"A obra de Stalin é de uma candente atualidade para todos os povos que se encontram engajados no combate por sua libertação da dominação imperialista.Stalin representa,tanto quanto Lenin,a firmeza nas lutas de classes mais dura,mais impiedosa.Stalin mostrou que,nas situações mais difíceis, só uma atitude firme e inflexível frente ao inimigo de classe permite resolver os problemas fundamentais das massas trabalhadoras.A atitude conciliadora,oportunista,derrotista e capitulacionista conduz, necessariamente,'a catástrofe e 'a revanche sangrenta das forças reacionárias" Ludo Martens
Cara didático, simples e concreto, pena que é notável pelos comentários q alguns não assitiram o video! Sobre seu apontamento de beber de todas as fontes do marxismo, lembrei de um encontro de 2016 de organizações negras na UFRJ. Nossa organozação(preta marxista/classista) sabia que os organizadores do evento, quase todos eram afrocentrados e nas apresentações das organizações iniciou os ataques a Marx e o marxismo, então na nossa apresentação colocamos que não temos nenhum problema com Marx tampouco com a teoria marxista, e afirmamos "é conhecimento humano por isso queremos usufruir do mesmo!"... Dito isso ganhamos alguns inimigos!
camarrrrada MARX é um branco capitalista vamox marrar até destruir a estatua dessi porcu capitalista brancu nujentu foda-si a cabeçada mesmo poix qui nu CU munismu nao precisamos de pensar havera sempre um camarrada staline para pensar por nos e nada melhor para os camarrrradas preguiçosos que ter um camarrrrada pensandu por noix VIBA o CU munismu
Achei mto boa a forma como você delineou suas idéias, se o autor conseguiu criar uma contribuição ao materialismo histórico , Então porque não escuta-lo ou ler suas obras ? Poxa a obra da Rosa Luxemburgo: A acumulação do capital é incrível!
Jones Querido, "descobri" vc por mero acaso (e que Belo acaso! ). Sua simplicidade é linda, e a capacidade expositiva extraordinária. Nessa Esquerda eu acredito e ponho FÉ ! Parabéns rapaz, parabéns, a luta só está começando ✌👍
Jones, em termos historiográficos (já que tua formação é de historiador), quê que tu acha da corrente marxista mais popular dentro dos departamentos de História: dos britânicos (Eric Hosbawn, E. P. Thompson, Christopher Hill, etc)?
Senti uma certa empatia para com Stalin, quando que recentemente aprendi que os "Gulags" eram inicialmente os latifundiários ou grandes proprietários de terras que tentaram de todas as formas "minar" as iniciativas da revolução de fazer a distribuição de bens/terras/produção.
Cheguei a pouco tempo no seu canal, e to curtindo muito. Aliás: Che era mais gostoso, mais acho que tem que estabelecer um corte temporal nessa análise. Stalin jovem era maravilha.
ótimo livro. Não é apenas desabafo. É mais. é um fôlego novo para todos que pensam parecido e que ja passaram por situações parecidas do Camarada Jones.
Isso q chama d anti-capitalismo revolucionário!Ponha O Mao e o Stalin na parede✋🏻🇻🇳. Tá na hra d colocar às claras nossos grandes líderes internacionalistas,chega d falsas acusações na Esquerda raíz,o importante é sentir o Espírito rubro no seu sangue Jones,tá d parabéns kra👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻.
Grande Jonas, parabéns pelo excelente trabalho. Conheci recentemente pela entrevista na TV247. Gosto muito desse rompimento que você propõe dessa dualidade stalinismo x trotskismo, e quando você fala da importância do "nacionalismo de periferia", digamos assim (ou pelo menos é como eu entendo). Ganhou um inscrito.
tb não considero ecletismo quando se tem o método como base. São amplas contribuições dentro do marxismo e não podemos atenuar a relevância dos estudos de diferentes autor@s. O importante é compreender de forma crítica a perspectiva de cada um e o que podemos avançar (práxis) coletivamente a partir destas contribuições.
Ô irmão, assim que chegar em casa do trabalho vou assistir. Quase nunca tenho tempo de assistir, mas esse vou assistir. Um forte abraço! PS1: Nos conhecemos na celebração do aniversário de 201 anos do Karl Marx. PS2: Vou assinar a Jacobin Brasil por sua causa e pra aprender mais também.
@@JonesManoel Parabéns camarada! Muito bom o vídeo, estou ansioso pelo livro. Não participo de nenhuma rede social então não tenho como compartilhar, sinto muito. Siga firme irmão!
Esse discurso de abandonar alguns autores é a jogada que a RB tá fazendo, infelizmente. A Angélica veio aqui na minha cidade, só faltou fazer uma lista do que podemos ler ou não.
Amo a obra de Gramsci também! Muito boa a tua argumentação! Considero-me uma "marxiana" justamente para driblar a questão da ortodoxia, que deve ser discutida sob os auspícios do método. Avante! Grata. Abraços.
Dizer que existe "Stalinismo" é um pouco demais para mim. Até onde eu sei esse termo foi empregado pelos opositores contrarrevolucionários de Stálin (Kruschev e Trotsky). Eu considero Apenas o Marxismo, o Marxismo-leninismo e o Marxismo-leninismo-Maoísmo não como vertentes, mas sim como aperfeiçoamentos do socialismo científico. Os outros "marxismos" como Luxemburguismo ou Trotkismo, eu os considero como revisionistas, e portanto são desprezados por mim
Gostei da linha de raciocínio do vídeo. De fato, algumas figuras são estigmatizadas e demonizadas, enquanto outras são alçadas a posição de comum admiração.
Estou em total acordo com sua visão de mundo. Vc é maravilhoso. Uma dádiva dos ninjas negros. Eu iniciei o marxismo por leituras, ou seja, por teoria, longe de uma prática de luta social ou política. Sempre estive aberto para ler todos os autores tanto do marxismo como das ciências sociais-históricas. Eu tive uma fase mais ignorante em que Staline aparecia como um cara mau, mas eu ainda o respeitava por ter sido chefe da URSS, depois passei a uma fase de verdadeiro amor por Staline e desprezo por Trotsky, que me parecia só um derrotado sem brilho, passado anos, eu fui compreendendo e na verdade voltando ao início, que não vale a pena ficar escolhendo ídolos, o mais importante é compreender, sem moralismo. Agora estou lendo Trotsky e gostando, achando engraçado os argumentos contraditórios dele, mas entendendo que ele era comunista, como Staline, que ele era uma pessoa normal. A luta contra o trotskismo me fez demonizar Trotsky, e santificar Staline. O inverso ocorre com aqueles que lutam contra o Stalinismo, eu penso. Temos que acabar com essas divisões, um dia faremos isso. Pq Staline e Trotsky são apenas dois caras mortos, enterrados e no final, derrotados. A vitória será nossa, eles são só exemplos. Não acho que exista hoje "stalinismo", mas há sim um trotskismo muito danoso que infunde confusão e divisão das nossas fileiras, contribuindo com a contrarrevolução. Mas eu estou com o PCO, que é trotskista, mas na prática está acertando nas análises atuais e nas palavras de ordem.
Os moralismos pessoais dividem mais que unem, e o achismo é a ideologia reacionária dos fanáticos separatistas individuais kkkk. Um estranho afora(anônimo) joga na sociedade uma ideia pra confundir as consciências mentais do ser real, eaí a realidade totalmente mundial fica deturpada por lapsos psíquicos, isto é, devaneios e entre outros colapsos mentais deixados por pessoas desinformadas. Idolatrar um líder é o mesmo que pedir subserviência haha, o mesmo vale pros portadores de ideias irreais. É fácil incutir rótulos pessoais pra se esconder d nós. E destes, abrem espaço pra formar estereótipos que não correspondem com a essência do ser em si. E concordo q não se deve eleger ídolos algo que já era feito há milênios. Prazer, sou um socialista ateu(iliberal), de um estado confederado 🌟: sudeste. O Materialismo, pretende-se ser uma corrente científica, mas vira um dogma quando tentam encontrar uma interpretação comum a tds os seres sociais, às vezes, ignorando um dos fatores: a identidade coletiva. Enquanto uma ciência inexata, abre espaço para esta ou aquela ideia vinda de um indivíduo externo: Stalin e Trotsky, se fosse exata, não existiria o indivíduo no meio.
Camarada, poderia indicar leituras em torno do Direito e do racismo, to querendo fazer um artigo pra jornada jurídica da faculdade com uma viés mais marxista e que englobe essas duas áreas e os efeitos no Brasil. De toda forma, excelente vídeo.
Jones, agradeço pelos seus vídeos. Tenho aprendido muito sobre marxismo com você e gosto muito desse suposto ecletismo que, aparentemente, alguns criticam em você. Produzir esses cercadinhos é uma forma bastante óbvia de proteção de feudos intelectuais. Nesse sentido, me lembro da fala de Milton Santos, que se disse, certa vez, marxizante e, não, marxista.
Jones, eu não comento mais. Sai das redes pois sempre xingam por tudo. Se você comenta algo contrário a política econômica para a elite dominante te xingam. Se você comenta algum exagero de alguma forma te xingam. Se você der uma opinião que não seja EXATAMENTE a esperada por esse ou aquele grupo, te xingam. Se você fizer um elogio te xingam. Minha conclusão: já fui e sou muito xingado nessa vida, que tristeza, que chatice. Desisti. Fui xingado por reconhecer que sou um homem preto, sou gay e não aceitam (a maioria) o meu modo de deixar o processo do tempo agir no meu corpo então sou xingado por ser um homem careca, não preciso fazer academia e não gosto, não me sinto bem em festas pois tem muito barulho e não se pode conversar. Me xingam de esquerda caviar e olha que sou vegano. Tiraram meu lugar de fala pois depois de mais de 40 anos de luta e ralo danado conseguimos morar num lugar melhor. Eu vendi um carro pois diziam que eu estava errado por ser grande e poluir. Em contra partida fui criticado por hoje ter uma mercedinha 2001: disseram que sou avarento. Na verdade estou sem ação e sai de todos os canais de viés esquerdo, afro, gay não sei o que está a acontecer na sociedade. Realmente eu guardarei meu pensamento e farei o que sempre fiz. Fazer o que posso: SOZINHO. Gente chata do karayyy. Boa sorte na caminhada eu gosto do seu conteúdo.
Uma tese eu defendo: há que se combater a fome, a violência, o desemprego, o analfabetismo, a falta de moradia... Se cada uma destas corrente oferecem formas de construir uma sociedade assim, devemos aprender com elas, inclusive aprender com seus erros.
Camarada Jones, respeito muito sua posição e seu trabalho. Gostaria de saber qual balanço você faz sobre as políticas estalinistas como um todo e se é possível dissociar práticas totalitárias da teoria oriundas da mesma mente. Uma dúvida genuína mesmo. Abraços!
Concordo plenamente. Che era mais gostoso. A maior contribuição de Marx foi o método. Se o seu Marxismo leva o método, vamos ter convergências, mas eu não abro mão da perspectiva popular orgânica, revolucionária, partidária, centralista, anti-opressão, ecológica, global, e nacional anti-imperialista.
Penso que, devemos evitar rótulos, cada vez mais, hoje em dia, eles são uma camisa de força, uma prisão. Evitá-los, sempre que possível, é uma vacina contra o dogmatismo e sectarismo.
Essa sensatez de análise não consigo encontrar nos camaradas trotskistas e eu reconheço a relevância da obra trotskistas. Estão presos às disputas de poder entre Stálin x Trotskistas. Identifico-me com suas ponderações.
Tomando como exemplo o que você disse sobre usar uma camisa com a imagem de lampião, ou outra pessoa qualquer, a ideia que se passa, inevitalvelmente, naturalmente, é de compatibilidade de pensamentos e/ou atitudes entre quem usa a camisa e a personalidade estampada. Seu nível de exigência com relação à interpretação que as pessoas devem fazer é ilusório.
"A obra de Stalin é de uma candente atualidade para todos os povos que se encontram engajados no combate por sua libertação da dominação imperialista.Stalin representa,tanto quanto Lenin,a firmeza nas lutas de classes mais dura,mais impiedosa.Stalin mostrou que,nas situações mais difíceis, só uma atitude firme e inflexível frente ao inimigo de classe permite resolver os problemas fundamentais das massas trabalhadoras.A atitude conciliadora,oportunista,derrotista e capitulacionista conduz, necessariamente,'a catástrofe e 'a revanche sangrenta das forças reacionárias"
Ludo Martens
Burrice mata
Muito bom! Importante valorizar todos os marxistas que contribuíram (e contribuem) para a derrota do capitalismo.
Sua concepção e suas análises me auxiliam muito nesse processo de estudo do legado revolucionário marxista.
Materialista, histórico, dialético e revolucionário. Simples.
E gay
Obrigada pelo video, Jones! Combate muito didaticamente a desonestidade intelectual, disfarcada de julgamento raso, que jogam em cima da gente.
Tamo junto, camarada. Se possível, compartilha o vídeo para ajudar o canal, favor.
@@JonesManoel sempre!
Cara didático, simples e concreto, pena que é notável pelos comentários q alguns não assitiram o video! Sobre seu apontamento de beber de todas as fontes do marxismo, lembrei de um encontro de 2016 de organizações negras na UFRJ. Nossa organozação(preta marxista/classista) sabia que os organizadores do evento, quase todos eram afrocentrados e nas apresentações das organizações iniciou os ataques a Marx e o marxismo, então na nossa apresentação colocamos que não temos nenhum problema com Marx tampouco com a teoria marxista, e afirmamos "é conhecimento humano por isso queremos usufruir do mesmo!"... Dito isso ganhamos alguns inimigos!
camarrrrada MARX é um branco capitalista vamox marrar até destruir a estatua dessi porcu capitalista brancu nujentu foda-si a cabeçada mesmo poix qui nu CU munismu nao precisamos de pensar havera sempre um camarrada staline para pensar por nos e nada melhor para os camarrrradas preguiçosos que ter um camarrrrada pensandu por noix VIBA o CU munismu
Excelente vídeo!!! Comprei a Jacobin e estou super ansiosa para ler o seu texto
Depois me diga o que achou, camarada
Salve Jones!
Salve, camarada. Se puder compartilhar o vídeo, eu agradeço.
@@JonesManoel espalhando aqui para os companheiros das Ciências Socias! Um abração!
Você tem me inspirado a trilhar esse caminho também. Obrigado Jones
Vídeo bem didático de quem deve ter passado uns dias planejando o conteúdo
Ótimo vídeo, Jones. Seu trabalho é muito importante para as próximas gerações.
O seu canal é tão bom!!! Já pensou em colocar um(a) intérprete de LIBRAS para difundir esse conteúdo para a comunidade surda?
Nossa, que aula de materialismo histórico!!!!!! Qnd eu for professora vou obrigar meus alunos a assistirem kkkkk
que bom dar aula para seus alunos com os vídeos do Jones
Achei mto boa a forma como você delineou suas idéias, se o autor conseguiu criar uma contribuição ao materialismo histórico , Então porque não escuta-lo ou ler suas obras ? Poxa a obra da Rosa Luxemburgo: A acumulação do capital é incrível!
Minha solidariedade a você, camarada! Boa reflexão!
Nossa, tava muito com uns conflitos na cabeça, obrigada por esse vídeo
Jones Querido, "descobri" vc por mero acaso (e que Belo acaso! ). Sua simplicidade é linda, e a capacidade expositiva extraordinária. Nessa Esquerda eu acredito e ponho FÉ ! Parabéns rapaz, parabéns, a luta só está começando ✌👍
Que tapa na cara elegante, muito bom camarada!
Jones, entenda, você faz TUDO!
Excelente! Parabéns!
Grato, camarada. Se puder, compartilha, favor.
@@JonesManoel Sempre :)
Mandou benzão Jones! Parabéns! Viva a todos os revolucionarios e revolucionarias que ja dedicaram suas vidas a causa da libertação!
Parabéns Jones
Academicismo já deu.
É nós!
Jones, em termos historiográficos (já que tua formação é de historiador), quê que tu acha da corrente marxista mais popular dentro dos departamentos de História: dos britânicos (Eric Hosbawn, E. P. Thompson, Christopher Hill, etc)?
Curto bastante.
Senti uma certa empatia para com Stalin, quando que recentemente aprendi que os "Gulags" eram inicialmente os latifundiários ou grandes proprietários de terras que tentaram de todas as formas "minar" as iniciativas da revolução de fazer a distribuição de bens/terras/produção.
Acho que você está confundido gulag com kulak.
@@amaury5982 Verdade. Obrigado! :)
Dois
concordo marxismo é muito aberto , fechar os marxismo a dogmas , não é marxismo .
Cheguei a pouco tempo no seu canal, e to curtindo muito.
Aliás: Che era mais gostoso, mais acho que tem que estabelecer um corte temporal nessa análise.
Stalin jovem era maravilha.
Excelente! Estava doida esperando esse vídeo. Concordo muito com seus posicionamentos! Parabéns!!
Valeu demais, camarada. Abração!
Bom dia sempre!
Você já descobriu tudo isso, mas ainda é tão jovem para compreender a verdade!
ótimo livro. Não é apenas desabafo. É mais. é um fôlego novo para todos que pensam parecido e que ja passaram por situações parecidas do Camarada Jones.
Excelente vídeo camarada
Isso q chama d anti-capitalismo revolucionário!Ponha O Mao e o Stalin na parede✋🏻🇻🇳.
Tá na hra d colocar às claras nossos grandes líderes internacionalistas,chega d falsas acusações na Esquerda raíz,o importante é sentir o Espírito rubro no seu sangue Jones,tá d parabéns kra👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻.
Excelente, camarada Jones.
Grande Jonas, parabéns pelo excelente trabalho. Conheci recentemente pela entrevista na TV247. Gosto muito desse rompimento que você propõe dessa dualidade stalinismo x trotskismo, e quando você fala da importância do "nacionalismo de periferia", digamos assim (ou pelo menos é como eu entendo). Ganhou um inscrito.
Diferenças são saudáveis, já que oxigenar debates. Mas nunca podemos nos esquecer de linhas mestras, em que os adversários estão em outras esferas.
Che, que nada. Lindo é Jones e seu repertório incrível 😅Ótimas ponderações!
Esse vídeo é mais necessário que café da manhã!
tb não considero ecletismo quando se tem o método como base. São amplas contribuições dentro do marxismo e não podemos atenuar a relevância dos estudos de diferentes autor@s. O importante é compreender de forma crítica a perspectiva de cada um e o que podemos avançar (práxis) coletivamente a partir destas contribuições.
Que video massa hein mano!
Cara não imaginava que o marxismo fosse tão amplo assim. Preciso estudar mais. "Hasta la vitoria siempre camaradas"!!
Hahahah sim tou pesquisando muito e lendo
A foice arranca sua cabeça e o martelo te aprisiona
@@livia-.5779 Discordo. E é só isso. Sem mais.
Ô irmão, assim que chegar em casa do trabalho vou assistir. Quase nunca tenho tempo de assistir, mas esse vou assistir. Um forte abraço!
PS1: Nos conhecemos na celebração do aniversário de 201 anos do Karl Marx.
PS2: Vou assinar a Jacobin Brasil por sua causa e pra aprender mais também.
Salve, camarada. Espero que goste. Se gostar, favor, compartilha.
@@JonesManoel Parabéns camarada! Muito bom o vídeo, estou ansioso pelo livro. Não participo de nenhuma rede social então não tenho como compartilhar, sinto muito. Siga firme irmão!
Esse discurso de abandonar alguns autores é a jogada que a RB tá fazendo, infelizmente. A Angélica veio aqui na minha cidade, só faltou fazer uma lista do que podemos ler ou não.
Amo a obra de Gramsci também! Muito boa a tua argumentação! Considero-me uma "marxiana" justamente para driblar a questão da ortodoxia, que deve ser discutida sob os auspícios do método. Avante! Grata. Abraços.
ótimo! obrigada por tudo!!
Vc arrasa menino!!!! Itália presente nos seus vídeos !!!!!
Dizer que existe "Stalinismo" é um pouco demais para mim.
Até onde eu sei esse termo foi empregado pelos opositores contrarrevolucionários de Stálin (Kruschev e Trotsky).
Eu considero Apenas o Marxismo, o Marxismo-leninismo e o Marxismo-leninismo-Maoísmo não como vertentes, mas sim como aperfeiçoamentos do socialismo científico.
Os outros "marxismos" como Luxemburguismo ou Trotkismo, eu os considero como revisionistas, e portanto são desprezados por mim
ameei o painel de fundo
lanso a braba camarada
Eu acho que eu te amo, Jones!
Eu tenho muita dificuldade de entender essa coisa de "legado positivo de Lampião."
O som ta uma delicia.
ADOREI OUVIR VC JONES!!! obrigada.
Massa!
Sensacional!
Gostei da linha de raciocínio do vídeo. De fato, algumas figuras são estigmatizadas e demonizadas, enquanto outras são alçadas a posição de comum admiração.
Parabéns!
Muito bom, Jones Manoel´é ótimo!
Ótimo vídeo!
Stálin, claro!
Estou em total acordo com sua visão de mundo. Vc é maravilhoso. Uma dádiva dos ninjas negros. Eu iniciei o marxismo por leituras, ou seja, por teoria, longe de uma prática de luta social ou política. Sempre estive aberto para ler todos os autores tanto do marxismo como das ciências sociais-históricas. Eu tive uma fase mais ignorante em que Staline aparecia como um cara mau, mas eu ainda o respeitava por ter sido chefe da URSS, depois passei a uma fase de verdadeiro amor por Staline e desprezo por Trotsky, que me parecia só um derrotado sem brilho, passado anos, eu fui compreendendo e na verdade voltando ao início, que não vale a pena ficar escolhendo ídolos, o mais importante é compreender, sem moralismo. Agora estou lendo Trotsky e gostando, achando engraçado os argumentos contraditórios dele, mas entendendo que ele era comunista, como Staline, que ele era uma pessoa normal. A luta contra o trotskismo me fez demonizar Trotsky, e santificar Staline. O inverso ocorre com aqueles que lutam contra o Stalinismo, eu penso. Temos que acabar com essas divisões, um dia faremos isso. Pq Staline e Trotsky são apenas dois caras mortos, enterrados e no final, derrotados. A vitória será nossa, eles são só exemplos. Não acho que exista hoje "stalinismo", mas há sim um trotskismo muito danoso que infunde confusão e divisão das nossas fileiras, contribuindo com a contrarrevolução. Mas eu estou com o PCO, que é trotskista, mas na prática está acertando nas análises atuais e nas palavras de ordem.
Os moralismos pessoais dividem mais que unem, e o achismo é a ideologia reacionária dos fanáticos separatistas individuais kkkk. Um estranho afora(anônimo) joga na sociedade uma ideia pra confundir as consciências mentais do ser real, eaí a realidade totalmente mundial fica deturpada por lapsos psíquicos, isto é, devaneios e entre outros colapsos mentais deixados por pessoas desinformadas. Idolatrar um líder é o mesmo que pedir subserviência haha, o mesmo vale pros portadores de ideias irreais. É fácil incutir rótulos pessoais pra se esconder d nós.
E destes, abrem espaço pra formar estereótipos que não correspondem com a essência do ser em si.
E concordo q não se deve eleger ídolos algo que já era feito há milênios.
Prazer, sou um socialista ateu(iliberal), de um estado confederado 🌟: sudeste.
O Materialismo, pretende-se ser uma corrente científica, mas vira um dogma quando tentam encontrar uma interpretação comum a tds os seres sociais, às vezes, ignorando um dos fatores: a identidade coletiva.
Enquanto uma ciência inexata, abre espaço para esta ou aquela ideia vinda de um indivíduo externo: Stalin e Trotsky, se fosse exata, não existiria o indivíduo no meio.
Che era um homão da porra hahaha, ótimos vídeos, Jones! Acho você bem didático nas suas explicações, parabéns e vamos lutar pela revolução!
Bom. Eu tbém gosto de todos. Pois todos são odiados pela a burguesia fascista ou não.
É por isso que eu nunca odiei Staline kkk
Camarada, poderia indicar leituras em torno do Direito e do racismo, to querendo fazer um artigo pra jornada jurídica da faculdade com uma viés mais marxista e que englobe essas duas áreas e os efeitos no Brasil. De toda forma, excelente vídeo.
Jones vamos pra cima ....liga NÃO
Amei, camarada. Sou eclético desde 1977.
Muito bons vídeos Jones! Você podia fazer um vídeo sobre a indústria cultural né
Jones, agradeço pelos seus vídeos. Tenho aprendido muito sobre marxismo com você e gosto muito desse suposto ecletismo que, aparentemente, alguns criticam em você. Produzir esses cercadinhos é uma forma bastante óbvia de proteção de feudos intelectuais. Nesse sentido, me lembro da fala de Milton Santos, que se disse, certa vez, marxizante e, não, marxista.
Excelente explanação. 👏
O que esse pessoal faz nessa richa é desmobilizar o movimento.
CONCORDO UNIÃO ESQUERDA TODAS AS ESQUERDAS . PARA BEM O MAIOR
👏 👏 👏 falou tudo camarada! Jones para presidente!
Isso Jones muito bom a explicação
Massa obg pelo esclarecimento
Muito esclarecedor
porra, chegar em casa do trampo pra ver um vídeo do Jones é show.
sensacional, muito bom o vídeo
Pra mim e um fenomeno brasileiro, futebolismo dentro da esquerda, como reflexo do futebolismo que tomou conta da politica eleitoral brasileira recente
Jones, eu não comento mais. Sai das redes pois sempre xingam por tudo. Se você comenta algo contrário a política econômica para a elite dominante te xingam. Se você comenta algum exagero de alguma forma te xingam. Se você der uma opinião que não seja EXATAMENTE a esperada por esse ou aquele grupo, te xingam. Se você fizer um elogio te xingam. Minha conclusão: já fui e sou muito xingado nessa vida, que tristeza, que chatice. Desisti. Fui xingado por reconhecer que sou um homem preto, sou gay e não aceitam (a maioria) o meu modo de deixar o processo do tempo agir no meu corpo então sou xingado por ser um homem careca, não preciso fazer academia e não gosto, não me sinto bem em festas pois tem muito barulho e não se pode conversar. Me xingam de esquerda caviar e olha que sou vegano. Tiraram meu lugar de fala pois depois de mais de 40 anos de luta e ralo danado conseguimos morar num lugar melhor. Eu vendi um carro pois diziam que eu estava errado por ser grande e poluir. Em contra partida fui criticado por hoje ter uma mercedinha 2001: disseram que sou avarento. Na verdade estou sem ação e sai de todos os canais de viés esquerdo, afro, gay não sei o que está a acontecer na sociedade. Realmente eu guardarei meu pensamento e farei o que sempre fiz. Fazer o que posso: SOZINHO. Gente chata do karayyy. Boa sorte na caminhada eu gosto do seu conteúdo.
2020, estamos aqui de novo
putsss falou tudo! esse vídeo é bom d+
Viva camarada você é um grande intelectual e mais belo ainda, pois é pobre, ou seja, conhece nossa dor.
Uma tese eu defendo: há que se combater a fome, a violência, o desemprego, o analfabetismo, a falta de moradia... Se cada uma destas corrente oferecem formas de construir uma sociedade assim, devemos aprender com elas, inclusive aprender com seus erros.
"tudo q eu n gosto é stalinismo" e "tudo q eu n gosto é pós modernismo" os dois a 80 km, qual deles n entendeu porra nenhuma?
Eu ri muito na parte de Robespierre... HahAh muito bom. Seus vídeos são fod+
Desabafo com teoria. Tá ótimo.
tá certo camarada Jones Manuel.
Gostei!, só que achei como se fosse um vídeo sobre mecânica quântica kkkk
Kkkkkk quântica e estudo de particulas não marxismo e Governo.
@@franciscovieira5660 Eu sei o que é, estou nos últimos semestres de eng. Física, só falei isso pela complexidade do vídeo.
@@rodolfotalavera5864 Ah tá desculpe se foi pretensioso
Hay que endurecerse, pero sin perder la ZUÊRA jamás!
Se não tiver um estado, um comando, intervenção na economia e mercado... Aí eu topo, tô dentro.
Depois tem que fazer um vídeo sobre o camarada Petkovic tbm hehehe... Ou convidar ele pra uma colab
Jones, faz um vídeo falando sobre anarquismo.
Camarada Jones, respeito muito sua posição e seu trabalho. Gostaria de saber qual balanço você faz sobre as políticas estalinistas como um todo e se é possível dissociar práticas totalitárias da teoria oriundas da mesma mente. Uma dúvida genuína mesmo. Abraços!
✊🏽✊🏽✊🏽✊🏽✊🏽PCBR
Concordo plenamente. Che era mais gostoso.
A maior contribuição de Marx foi o método. Se o seu Marxismo leva o método, vamos ter convergências, mas eu não abro mão da perspectiva popular orgânica, revolucionária, partidária, centralista, anti-opressão, ecológica, global, e nacional anti-imperialista.
Penso que, devemos evitar rótulos, cada vez mais, hoje em dia, eles são uma camisa de força, uma prisão. Evitá-los, sempre que possível, é uma vacina contra o dogmatismo e sectarismo.
como jones não sua estando coberto de razão nesse calor?
Essa sensatez de análise não consigo encontrar nos camaradas trotskistas e eu reconheço a relevância da obra trotskistas. Estão presos às disputas de poder entre Stálin x Trotskistas. Identifico-me com suas ponderações.
O que tem de "chato" nesse tema, tem de necessário!
Jones, propaganda do Brasil paralelo no sei vídeo bixo, esse algoritmo tá de fude
Surgiram 3 abas alertando quanto a conteúdo impróprio antes de eu poder ver o vídeo
Tomando como exemplo o que você disse sobre usar uma camisa com a imagem de lampião, ou outra pessoa qualquer, a ideia que se passa, inevitalvelmente, naturalmente, é de compatibilidade de pensamentos e/ou atitudes entre quem usa a camisa e a personalidade estampada. Seu nível de exigência com relação à interpretação que as pessoas devem fazer é ilusório.
Comente sobre o trotskista mario maestri e suas críticas a Losurdo e Stalin.