Teoria e Prática são imbatíveis!!! Esse tipo de informação evita horas de trabalho e até viabiliza aquele projeto aquele projeto que estava engavetado. Excelente dica!!!
Wagner, aula muito importante, mas se tivesse colocado no título como motor ligado na base vs. motor ligado no coletor me pouparia de queimar os neurônios um tempão tentando entender que diabos era esse negócio de cima ou de baixo, rsrsrs. Abraço irmão, muito boas as suas aulas e obrigado por compartilhar conhecimento.
Wagner, muito obrigado pelo conteúdo. Fiz escola técnica em eletrônica aqui no RJ. E trabalho com conserto de centrais de Injeção Eletrônica (automóveis) e praticamente todos os atuadores tem esse acionamento com os Drivers na Região de saturação. "Enviando" negativo ao atuador (relé, bobina de ignição, solenoide....) Agora entendi na essência o motivo da engenharia escolher dessa forma! Muito obrigado!
No início do vídeo parecia que tinha um jeito certo e um errado, mas no final afirmou que os 2 jeitos são usados, só depende da sua tensão para acionar o transistor, mas ainda assim parece que é melhor sempre usar o NPN embaixo da carga. Estranho.
Que coincidência, fiz esse teste essa semana, mas era pra converter 5V para 3,3V simulando sensores de 5V para usar no ESP32 e vi que havia menos queda de tensão com o tbj na parte de baixo mesmo. No fim acabei fazendo um divisor de tensão pq na prática a saída ia até 4,5V, então não daria certo. Ótima explicação como sempre! Parabéns!
Entao e por isao que alguns amplificadores usam no circuito vas uma tensao maior que no coletor do transistor de saida, deve ser para uma maior sautação , exelente video parabéns.
Grande Wagner... Mais um show de conhecimento hein... Parabéns companheiro... Já pensou em fazer uma aula semelhante utilizando os PNP? Sucesso meu amigo... Abraços...
Eu sabia que na segunda configuração não funcionava direito por teste próprios, agora sei o real motivo. Valeuuuuuuu..........
3 года назад+1
Muito obrigado Wagner! Estas "pequenas" (no sentido de rápidas e pragmáticas, mas de extrema importância) nos ajudam muito! Muito obrigado e parabéns!!
O arranjo com transistor como seguidor de emissor seria o que acontece numa fonte regulada,em que a tensão variando em sua base varia na saída,mas com uma tensão maior para compensar está perda
Bom, sempre aprendo muito no seu canal, fiz eletrônica já há algum tempo e como não quero esquecer mas ando sem recurso pra investir acompanho você, agradeço pela ajuda!
na minha opinião o meu palpite é o seguinte, o circuito possui duas baterias, uma bateria de 12 volts que alimenta a carga ( no caso o motor ) e outra bateria de 5 volts para polarizar o transistor, os dois negativos das duas baterias não podem ficar ligados juntos formando um ponto comum , quando trazer o motor para baixo para ser ligado no emissor do transistor ,tem que pegar o negativo da bateria de cinco volts e ligar no emissor do transistor para que ele seja polarizado, do jeito que está mostrado no circuito do vídeo o negativo da bateria de cinco Volts tem que vencer toda a `` resistência ´´ toda a impedância das bobinas do motor ou seja tem que atravessar o motor e chegar no emissor para formar a diferença de potencial em relação ao positivo da bateria de cinco volts , só que ao passar pelo motor o negativo sofre um colapso , por isso acho que o transistor fica sem polarização , em resumo para funcionar , no emissor tem que sair dois fios , um fio vai ligado no motor e outro fio vai ligado no Negativo da bateria de cinco volts , os dois negativos das duas baterias não podem ficar ligados juntos ( fechados em paralelo formando um ponto comum )
Existe algum componente eletrônico que tenha saída fechado e também algum componente eletrônico com saída aberto? Seria mesma coisa com relé auxiliar de 5 pinos. Esse relé tem um ponto de entrada de tensão comum, e saída de contato fechado, e uma saída de contato aberto . Eu queria eliminar o relé e usar um componente eletrônico que faz a mesma função. a corrente dod componente eletrônicos, deverá ser no mínimo 5A. A minha fonte será 12VDC. A minha carga será 800 led's
Muito esclarecedor Wagner os transistores e suas tensões e correntes de trabalho me geram duvidas por muito tempo mas hoje em dia com vídeos como esse eu quase não tenho mais duvidas
Muito bom. Recentemente usei um bc548 como chave para testes e fixar o aprendizado e realmente esse detalhe faz muita diferença. Puxando aqui na memória, coloquei o coletor no vcc e os leds no emissor. Realmente achei que os leds poderiam ter maior brilho. Parabéns e obrigado.
Muito interessante. Vendo isso resolvi fazer um teste no proteus. +3v3 -> coletor npn I+5v -> resistor 10k -> Base emissor > +3v3 Com isso, seria possível fazer um level shifter de sentido único. +3v3 -> coletor npn GPIO;IC +5v --> Resistor 10k -> Base NPN Emissor NPN -> GPIO;IC (que trabalha em 3v3) Correto? Faltou algum componente (pensei num segundo resistor, de 1k, entre a base e o resistor de 10k, para o gnd, fazendo um pulldown)? ou minha ideia está equivocada? é seguro?
A queda de 200 milivolts não seria por ocasião da impedancia do motor? Pois você estava medindo nos terminais dentre o motor e não dentre ou apos o transistor, mas pode ser sobre o transistor tambem por ocasião da frequencia de consumo
E hoje umas boas explicações desta naqueles tempo ficava tudo mais fácil, más hoje ainda aprendo mais ainda relembrando estes princípio fantástico dá eletrônica valeu amigo
Perfeito muito claro vou aproveitar aqui que vc fez um circuito saindo sem Flip Flop e vou usar este transistor para acionar um relé só uma dúvida na saída do Flip Flop 74ls74 uma liga e outra desliga as correntes são iguais ou só tenho corrente quando aciono o Flip Flop porq está namorado os pinos 6e pinos 2
Wagner, eu gostaria de saber o seguinte: eu quero variar a rotação desse motor. Coloco um potenciômetro na base. Gostaria de saber se, mesmo neste caso, ainda é melhor usar o transistor embaixo da carga? Ou seja; ligar a carga no coletor. Vale a mesma regra? Me ajude aí, por favor... Fico grato. Abraço.🤝
Pelo fato de termos uma tensão de referência estável, como um zener ou outro circuito, que será aplicada na base do transistor de potência. Dessa forma, poderemos alimentar o circuito com tensões diferentes, obtendo uma saída regulada pela tensão de referência.
No caso dos reguladores e fontes de alimentação que usam essa config. seguidor de emissor, a referência de tensão é obtida da própria fonte primária( com zener e resistor) que está conectada ao coletor diretamente, ou seja, fica mais simples pois vc já tem o nível de tensão suficiente para operar a base na região ativa na própria fonte primária, já considerando a queda de tensão Vbe característica na saída, diferente da situação onde vc quer controlar por exemplo de 0 a 12v na saída a partir de microcontrolador que fornece no máximo 5v na saída, por exemplo na saída analógica (DAC). Como dito pelo Wagner Rambo, em config seguidor de emissor, a excursão da base na região ativa começa com Vb > Vbe e vai até Vb de saturação, ou seja, fora dessa faixa, ou é corte ou saturação, que foi o caso do segundo exemplo, o sinal estava na região ativa pois Vb era maior que Vbe mas não estava saturado (situação esperada nesse exemplo) pois Vb era menor que tensão de coletor Vc que era igual a +vcc nesse exemplo.
@@canalwrkits Que nada Wagner, obrigado, pra mim é uma honra ser reconhecido por você, grato sempre a ti pelo conteúdo de qualidade e igual o amigo disse aí nos comentários, just in time, já me salvou muitas vezes em algum projeto ou exercício de faculdade, muita vezes parecia que eu havia lhe pedido que fizesse vídeo sobre tal conteúdo e vualá, você postava exatamente o que eu estava pesquisando, thank you Bro!
Sim, mas normalmente fica melhor usando mosfet pois o controle de velocidade é feito por pwm ou seja, ou está corte ou na saturação, e o mosfet na saturação tem resistência entre dreno e fonte bem baixa, com poucos miliohms tornando mais eficiente o circuito. Mas a dica para ponte H usando transistores é vc usar complementares npn e pnp equivalentes, os npn que ficam em baixo com os emissores no terra serão ativados com qualquer tensão acima de 0,7V e os pnp que ficam em cima com seus emissores no +Vcc serão ativados com qualquer tensão < (+Vcc - 0,7v), ou seja, com 0 e 5V vc controla motores com tensões muito maiores que 5v como por exemplo 12v e 24V. Espero ter esclarecido a dúvida.
Fiz essa configuração aqui no meu proteus idêntica a essa e não funciona ... Tensão no motor fica em 1,97 V e no transistor fica 10 V .. Transistor eh o mesmo e o resistor de base de 1 k ...... Será que eh alguma configuração do proteus ? Só pode ser , pois ate instalei uma versão mais nova e o resultado eh o mesmo ... alguem tbm está com esse problema ?
Só no meu proteus aqui que tá acontecendo isso ? . será alguma configuração ? só pode pois eu ate instalei uma versão mais atualizada , mas mesmo assim continuou a mesma coisa ..
Teoria e Prática são imbatíveis!!! Esse tipo de informação evita horas de trabalho e até viabiliza aquele projeto aquele projeto que estava engavetado.
Excelente dica!!!
Wagner, aula muito importante, mas se tivesse colocado no título como motor ligado na base vs. motor ligado no coletor me pouparia de queimar os neurônios um tempão tentando entender que diabos era esse negócio de cima ou de baixo, rsrsrs.
Abraço irmão, muito boas as suas aulas e obrigado por compartilhar conhecimento.
Sou mesmo um principiante do nível mais básico... imaginava que a posição do transistor não fazia nenhuma diferença... 🤔
Ótimo exemplo, devemos lembrar que o emissor é N então ligado no negativo.
Wagner, muito obrigado pelo conteúdo. Fiz escola técnica em eletrônica aqui no RJ. E trabalho com conserto de centrais de Injeção Eletrônica (automóveis) e praticamente todos os atuadores tem esse acionamento com os Drivers na Região de saturação. "Enviando" negativo ao atuador (relé, bobina de ignição, solenoide....) Agora entendi na essência o motivo da engenharia escolher dessa forma! Muito obrigado!
No início do vídeo parecia que tinha um jeito certo e um errado, mas no final afirmou que os 2 jeitos são usados, só depende da sua tensão para acionar o transistor, mas ainda assim parece que é melhor sempre usar o NPN embaixo da carga. Estranho.
Muito boa a aula. Muito conhecimento passado numa aula aparentemente simples.
Que coincidência, fiz esse teste essa semana, mas era pra converter 5V para 3,3V simulando sensores de 5V para usar no ESP32 e vi que havia menos queda de tensão com o tbj na parte de baixo mesmo. No fim acabei fazendo um divisor de tensão pq na prática a saída ia até 4,5V, então não daria certo. Ótima explicação como sempre! Parabéns!
Muito bom bela explicação como sempre , gostaria de ver também o comportamento de mosfets , canal n e canal p , nessas situações
São equivalentes, sendo os Mosfets mais eficientes devido à baixa resistência RdsOn.
Cada dia vou ficando melhor em pouco tempo de estudo ou seja o que estou aprendendo com vc, não aprendi em 30 anos.
Entao e por isao que alguns amplificadores usam no circuito vas uma tensao maior que no coletor do transistor de saida, deve ser para uma maior sautação , exelente video parabéns.
Grande Wagner... Mais um show de conhecimento hein... Parabéns companheiro...
Já pensou em fazer uma aula semelhante utilizando os PNP?
Sucesso meu amigo...
Abraços...
Muito obrigado Andre! Já temos vídeo sobre PNP, confira aqui: ruclips.net/video/Ibku8UF0rtw/видео.html
Abraços!
Eu sabia que na segunda configuração não funcionava direito por teste próprios, agora sei o real motivo. Valeuuuuuuu..........
Muito obrigado Wagner! Estas "pequenas" (no sentido de rápidas e pragmáticas, mas de extrema importância) nos ajudam muito! Muito obrigado e parabéns!!
Mais uma vez detalhista na explicação, parabéns professor.
Muito obrigado José!
Explicação nota 10 eu tinha essa dúvida.
Obrigado pelo conteúdo postado Deus o abençoe sempre!
O arranjo com transistor como seguidor de emissor seria o que acontece numa fonte regulada,em que a tensão variando em sua base varia na saída,mas com uma tensão maior para compensar está perda
Bom, sempre aprendo muito no seu canal, fiz eletrônica já há algum tempo e como não quero esquecer mas ando sem recurso pra investir acompanho você, agradeço pela ajuda!
O melhor canal de eletrônica do RUclips!!! Cada aula melhor que a outra, aqui se aprende de verdade!!!
Muito obrigado Denison!
na minha opinião o meu palpite é o seguinte, o circuito possui duas baterias, uma bateria de 12 volts que alimenta a carga ( no caso o motor ) e outra bateria de 5 volts para polarizar o transistor, os dois negativos das duas baterias não podem ficar ligados juntos formando um ponto comum , quando trazer o motor para baixo para ser ligado no emissor do transistor ,tem que pegar o negativo da bateria de cinco volts e ligar no emissor do transistor para que ele seja polarizado, do jeito que está mostrado no circuito do vídeo o negativo da bateria de cinco Volts tem que vencer toda a `` resistência ´´ toda a impedância das bobinas do motor ou seja tem que atravessar o motor e chegar no emissor para formar a diferença de potencial em relação ao positivo da bateria de cinco volts , só que ao passar pelo motor o negativo sofre um colapso , por isso acho que o transistor fica sem polarização ,
em resumo para funcionar , no emissor tem que sair dois fios , um fio vai ligado no motor e outro fio vai ligado no Negativo da bateria de cinco volts , os dois negativos das duas baterias não podem ficar ligados juntos ( fechados em paralelo formando um ponto comum )
Excelente, eu sempre tive esta dúvida. Sabia que havia diferenças mas não sabia exatamente quais.
Legal!
Mas não se compara quando vc faz com componentes reais!
Existe algum componente eletrônico que tenha saída fechado e também algum componente eletrônico com saída aberto? Seria mesma coisa com relé auxiliar de 5 pinos. Esse relé tem um ponto de entrada de tensão comum, e saída de contato fechado, e uma saída de contato aberto . Eu queria eliminar o relé e usar um componente eletrônico que faz a mesma função. a corrente dod componente eletrônicos, deverá ser no mínimo 5A. A minha fonte será 12VDC. A minha carga será 800 led's
Muito esclarecedor Wagner os transistores e suas tensões e correntes de trabalho me geram duvidas por muito tempo mas hoje em dia com vídeos como esse eu quase não tenho mais duvidas
Muito obrigado Vander!
Muito bom. Recentemente usei um bc548 como chave para testes e fixar o aprendizado e realmente esse detalhe faz muita diferença. Puxando aqui na memória, coloquei o coletor no vcc e os leds no emissor. Realmente achei que os leds poderiam ter maior brilho. Parabéns e obrigado.
Valeu Flavio!
Muito interessante. Vendo isso resolvi fazer um teste no proteus.
+3v3 -> coletor npn
I+5v -> resistor 10k -> Base
emissor > +3v3
Com isso, seria possível fazer um level shifter de sentido único.
+3v3 -> coletor npn
GPIO;IC +5v --> Resistor 10k -> Base NPN
Emissor NPN -> GPIO;IC (que trabalha em 3v3)
Correto? Faltou algum componente (pensei num segundo resistor, de 1k, entre a base e o resistor de 10k, para o gnd, fazendo um pulldown)? ou minha ideia está equivocada? é seguro?
Seria vantajoso adicionar um resistor entre base e emissor para estabilidade do circuito? Obrigado pela aula..
Aqui nesse canal todos os dias um novo aprendizado , parabéns aula excelente.
A queda de 200 milivolts não seria por ocasião da impedancia do motor? Pois você estava medindo nos terminais dentre o motor e não dentre ou apos o transistor, mas pode ser sobre o transistor tambem por ocasião da frequencia de consumo
Transistores confundem muito a gente, emissor é entrada, coletor é saída, base é base, mas o desenho é invertido em relação a peça real 😅
Mais uma da Série - Dicas Excelentes da Eletrônica ! Obrigado Mestre !
Ótima dica, Wagner! Dúvida totalmente esclarecida! Deus abençoe seu trabalho e seu canal!
Realmente boas explicações, quando comecei era muito difícil entender tudo isso, aínda mais quando aprendermos lendo sem professor
E hoje umas boas explicações desta naqueles tempo ficava tudo mais fácil, más hoje ainda aprendo mais ainda relembrando estes princípio fantástico dá eletrônica valeu amigo
Nem na escola vi desta forma parabens bom video
Muito obrigado Washington!
Perfeito muito claro vou aproveitar aqui que vc fez um circuito saindo sem Flip Flop e vou usar este transistor para acionar um relé só uma dúvida na saída do Flip Flop 74ls74 uma liga e outra desliga as correntes são iguais ou só tenho corrente quando aciono o Flip Flop porq está namorado os pinos 6e pinos 2
Desculpe e jampeados os pinos 6 e 2 funciona muito bem aprendi aqui no seu canal
Sensacional...relrmbrando o basico....PARABENS
7:20 e o transistor está aquecendo pra caramba.
O transistor aquece muito quando a resistência de base é muito alta.
Como sempre show de aula, obrigado por compartilhar conhecimento valew Rambo.
Muito bom, já deixei o meu like. abraços professor
Como conseguir incluir o voltímetro em minha biblioteca Proteus
Wagner, eu gostaria de saber o seguinte: eu quero variar a rotação desse motor. Coloco um potenciômetro na base. Gostaria de saber se, mesmo neste caso, ainda é melhor usar o transistor embaixo da carga? Ou seja; ligar a carga no coletor. Vale a mesma regra?
Me ajude aí, por favor...
Fico grato. Abraço.🤝
Vc é fera Wagner
Boa noite a todos direto de São Paulo -- Brasil
Te desafio à fazer uma bateria com pack's de pilhas!
*OBS:* Tem que ser recarregável. :D
Boa aula prof. Obrigado
Obrigado. Otima aula.
Wagner eu diria que essa é uma dúvida clássica do iniciante!
rsrsrsrsrsrsr
Show mestre, aula de primeira qualidade.
Se a saída pelo coletor é mais eficiente, porque nas
fontes reguladas lineares,
na maioria das vezes, a
saída é através do emis-
sor?
Pelo fato de termos uma tensão de referência estável, como um zener ou outro circuito, que será aplicada na base do transistor de potência. Dessa forma, poderemos alimentar o circuito com tensões diferentes, obtendo uma saída regulada pela tensão de referência.
Ótima explicação como sempre, parabéns.
Bela explicação gostei, mas no caso de uma ponte h com transistores npn, haverá esta perca também?
Obrigado Leonardo! Sempre existirão algumas perdas.
Bela aula.
Olá Wagner boa aula
Boa tarde prof qual programa é este
Muito bom bela explicação como sempre. Cordial Saludo desde Argentina!
Muito boa a aula
Excelente sua experiência e explicação
H- bridge
Como e que ?
Faça a mesma analogia com pnp
Você é monstro, meu amigo
WR, you are the Best!
Obrigado professor Rambo ....sempre com conteúdo de alta qualidade......
Muito obrigado Paulo!
@@canalwrkits Eu é quem agradeço professor!!!! tu es o dicionario faixa preta da eletrônica!!!! estou espantado com o seu conhecimento!!!!
Recebi a notificação agora de um video de 5 meses atrás
Vai entender o RUclips, hehehe
Simplesmente top.....
Mt boa a explicação
adorei otimo..
Aula éxelente valeu professor Deus abençoe
Poderíamos usar a 2a opção (reg linear) para controlar a velocidade do motor?
Sim, mas o mais recomendo seria um pwm
Funciona Roberto, porém terá muitas perdas no transistor. O melhor é uso do PWM mesmo.
Obrigado por solucionar esta duvida.
Valeu Marcelo!
muiiiito interessante. gostei 👍
Muito show a dica de hoje. LIKE DE sempre.
Valeu professor
Grande mestre!
Bom dia Wagner, qual o comportamento dos transistores quando usamos em ponte H ?
Os TBJs trabalham no corte e na saturação em uma ponte H.
Em um ponte H então utilizando 4 transistores NPN, nos dois de baixo terei essa queda de tensão?
Sempre existirão algumas perdas.
@@canalwrkits obrigado Professor..
Boa mestre. Just in time for my test. Só uma pergunta: por que nos reguladores de tensão a saida +( positiva) sempre aparece no emissor ? Abçs.
No caso dos reguladores e fontes de alimentação que usam essa config. seguidor de emissor, a referência de tensão é obtida da própria fonte primária( com zener e resistor) que está conectada ao coletor diretamente, ou seja, fica mais simples pois vc já tem o nível de tensão suficiente para operar a base na região ativa na própria fonte primária, já considerando a queda de tensão Vbe característica na saída, diferente da situação onde vc quer controlar por exemplo de 0 a 12v na saída a partir de microcontrolador que fornece no máximo 5v na saída, por exemplo na saída analógica (DAC). Como dito pelo Wagner Rambo, em config seguidor de emissor, a excursão da base na região ativa começa com Vb > Vbe e vai até Vb de saturação, ou seja, fora dessa faixa, ou é corte ou saturação, que foi o caso do segundo exemplo, o sinal estava na região ativa pois Vb era maior que Vbe mas não estava saturado (situação esperada nesse exemplo) pois Vb era menor que tensão de coletor Vc que era igual a +vcc nesse exemplo.
O Saulo já respondeu para você, obrigado, abs!
Excelente explicação Saulo, valeu!
@@Sauspin. Muito obrigado a ambos. Abçs.
@@canalwrkits Que nada Wagner, obrigado, pra mim é uma honra ser reconhecido por você, grato sempre a ti pelo conteúdo de qualidade e igual o amigo disse aí nos comentários, just in time, já me salvou muitas vezes em algum projeto ou exercício de faculdade, muita vezes parecia que eu havia lhe pedido que fizesse vídeo sobre tal conteúdo e vualá, você postava exatamente o que eu estava pesquisando, thank you Bro!
top hem. eu já fiz essas experiencias na pratica.
Aula muto top
tem como fazer uma ponte H com esse esquema de maior tensão na base?
Sim, mas normalmente fica melhor usando mosfet pois o controle de velocidade é feito por pwm ou seja, ou está corte ou na saturação, e o mosfet na saturação tem resistência entre dreno e fonte bem baixa, com poucos miliohms tornando mais eficiente o circuito. Mas a dica para ponte H usando transistores é vc usar complementares npn e pnp equivalentes, os npn que ficam em baixo com os emissores no terra serão ativados com qualquer tensão acima de 0,7V e os pnp que ficam em cima com seus emissores no +Vcc serão ativados com qualquer tensão < (+Vcc - 0,7v), ou seja, com 0 e 5V vc controla motores com tensões muito maiores que 5v como por exemplo 12v e 24V. Espero ter esclarecido a dúvida.
Boa noite!
Muito bom.
Valeu
Prof, quando utilizarmos a condição do transistor na região ativa podemos variar a tensão linearmente e assim variar a velocidade do motor?
Tbm gostaria de saber, será que um gerador pwm, tipo NE555, resolveria o problema da pergunta acima?
Sim, porém na região linear as perdas serão muito grande. Só é válido se a carga for muito leve.
Faça como o amigo sugeriu, um PWM é sempre mais eficiente.
Exatamente Nelson, porém como já comentaram teremos altas perdas no transistor. A melhor forma de controlar a velocidade do motor é através de PWM.
Show... sempre.
Fiz essa configuração aqui no meu proteus idêntica a essa e não funciona ... Tensão no motor fica em 1,97 V e no transistor fica 10 V .. Transistor eh o mesmo e o resistor de base de 1 k ...... Será que eh alguma configuração do proteus ? Só pode ser , pois ate instalei uma versão mais nova e o resultado eh o mesmo ... alguem tbm está com esse problema ?
Só no meu proteus aqui que tá acontecendo isso ? . será alguma configuração ? só pode pois eu ate instalei uma versão mais atualizada , mas mesmo assim continuou a mesma coisa ..
Ou então com fonte negativa
Muito bom
Show
Vim correndo pois eu sei que o conteúdo aqui sempre é ótimo!
Vídeo complementar:
ruclips.net/video/a6HoEtGGFG0/видео.html
Eu consegui entender melhor por este vídeo, valeu.
@@aferri2010 Eu também.
Realmente este vídeo ficou muito mais claro.
👍👍👍👍👍😎
like 331. assistindo...
LIKE
Resumindo , 12v+ motor+ NPN
show
Show!!!!