Se medi a resistência da bobina, e pegando a voltagem , usando a lei do ohms dá para ver o consumo do relé em anperes é uma suposição não testei ainda, faço isso com motor de passo quando não tenho a amperagem mais tenho a voltagem
Legal. Dica simples mas valiosa. No dia-a-dia da Instrumentação, em uma química, o inverso também é válido. Para podermos utilizar a saída digital transistorizada de certos instrumentos, precisamos saber a capacidade de chaveamento dos transístores das respectivas saídas e dai dimensionarmos um rele mecânico ou de Estado Sólido que opere abaixo dos limites especificados pelos fabricantes dos instrumentos.
A última placa que fiz para uma chave de transferência de um gerador 220v trifásico utilizei um BD139, e para excitar o BD um BC547. tive que fazer com dois estágios pois fiz um temporizador RC, e o BD tem o Hfe baixo, drena muita corrente na base.
MUITO LEGAL ESSE CIRCUITO. ESTOU TENTANDO FAZER UM ACELERADOR ELETRICO, COM UM POTENCIOMETRO DE EFEITO "HALL". SERÁ QUE VOCE PODE ME AJUDAR,? TRATA-SE DE UMA ELETRO-VÁLVULA ( SOLENÓIDE ), QUE CONSOME DE 9 À 5 AMPERES, ALIMENTADA POR UMA TENSÃO VARIADA PELO ALTERNADOR DO VEÍCULO DE 12,60V. A 14,60VCC. O POTENCIOMETRO EM QUESTÃO, É ALIMENTADO POR 5VCC, DIVIDIDO EM DOIS ( EM REPOUSO ESTÁ MANTENDO, 2,50VCC PARA CADA LADO, POIS ELE POSSUI 6 FIOS ) AO SER ACIONADO, AUMENTA A TENSÃO DE 2,50VCC PARA 4,95VCC PARA UM LADO, AO MESMO TEMPO QUE DIMINIU DE 2,50VCC PARA 0,980VCC PARA O LADO OPOSTO .
Para projetos básicos de usar o relé apenas para ligar uma bomba d'água de aquário, por exemplo, posso dispensar o diodo e o transistor e ligar direto? Obrigado.
Bom dia Wagner Rambo, Vi esse Projeto de controle de Motores de Passo, Matéria: revista Eletrônica Total; N° 150 Set / Out - 2011 em pdf Poderia me explicar o que é essa informação no texto: (Em primeiro lugar, devem ser montadas as cinco pontes do fio de cobre sem proteção (ou seja, sem isolador), depois continua-se com as resistências e os restantes componentes, por ordem crescente da altura. Como sempre, deve-se prestar a maior atenção à correta orientação dos componentes polarizados: díodos (incluído o Zener TZ), transistores e circuitos integrados, já soldados ou no alvéolo) Não sei o que é ponte de fio de cobre sem proteção. Vou tentar montar esse circuito mesmo não conhecendo eletrônica. At.te. Gobatto.
Muito bom. Gosto muito de eletrônica antiga e, quase sempre que vejo projetos com 555 com relé, estes utilizam transistores como chave. Os reles consomem pouca corrente, menos que 100mA é o 555 aguenta 200mA. Pq utilizar transistores entao neste caso?
Em um circuito chinês de uma placa q não acionava o relé, usei um Mosfet canal P pra resolver...mais facil, pois os transistores e resistores ficavam em uma mini plaquinha soldada na posição vertical
Sempre tive a ideia de que colocar um mosfet para acionar reles e cargas indutivas era mais "profissional". De fato, se precisar utilizar PWM com tensões de 5V é bem melhor. Mas comecei a usar o BC337 para acionar reles desde que conheci as aulas de PIC da WR Kits e não me decepcionei até agora. Ainda mais para sistemas com ESP32, que utilizam 3,3V é ainda mais fácil que mosfets. Belo conteúdo, Rambo. Abraço.
Olá WR KITS acompanho sempre seus videos gosto mt das sua explicações, um dia quando der faz vídeo de módulo igbt tipo o PM20CSJ060 tenho dificuldades em entender esses módulos, vlw abraço..
Ótima prática, para acionamento de relé. Gostaria de tirar uma dúvida. Quando utilizamos um driver desse de acionamento, onde antes usamos um opto-acoplador, com a intenção de isolar circuitos. A alimentação do relé deve ser alimentado por outra fonte, ou pode ser usada a mesma. Caso esteja utilizar o Arduino para fornecer os 5V
Como sempre Wagner excelente aula meus filhos se interessam pela área graças a vc! Kkkkk Eu sou engenheiro também mas não consigo explicar da forma que vc faz talvez por isso eles te adoram!
Show!!! É sempre bom relembrar. Mas o que eu estou querendo é aprender mais sobre Assembler no Arduíno. Se já existe esse conteúdo em algum curso me avisa aê por favor. Obrigado.
Te recomendo o livro *AVR e Arduino - Tecnicas de projeto - 2a ed* dos autores Charles Borges de Lima e Marco V. M. Villaça. No blog do Borges você encontra o PDF do livro completo para baixar gratuitamente.
Pode-se mencionar a utilização de MOSFET também. Existem dispositivos de Vgs com 3.3V e baixo consumo que são muito úteis em circuitos com microcontroladores
Parabéns Wagner pela excelente aula. Lhe pergunto tem alguma maneira de pesquisar componentes por dada característica como neste caso a corrente de coletor ?
O certo é você conhecer a corrente que sua carga vai puxar e fazer o cálculo, pois o valor do resistor depende diretamente da carga que você está usando. Não existe valor padrão de resistor para colocar na base do transistor. Tudo depende do ganho do transistor e da corrente da carga. Tem que calcular para cada uso! Se você usar um resistor de valor muito maior do que deveria para aquela carga em específico você não estará saturando o transistor mas sim trabalhando com ele na região ativa, assim ele funcionará como um amplificador, ou seja, a tensão na sua carga será bem menor do que a você gostaria. Se você quiser que a carga receba a tensão correta, precisará garantir que o transistor esteja na sua região de saturação, pois só assim ele vai funcionar semelhante a uma chave (ou seja, tem que sempre calcular o resistor).
@@alvarosilvaferrari , errado! Para garantir a saturação do transistor você precisa ter uma corrente de base (ib) mínima, que varia conforme a corrente da carga. Quando você quer usar o transistor como chave usa-se a fórmula *ib = ic / hfe* , onde ib = corrente de base; ic = corrente da carga (ou do coletor) e hfe é o ganho mínimo do transistor. Conhecendo a ib, basta usar a seguinte fórmula para descobrir qual resistor de base você deve usar: *Rb = Vb / ib* , onde Rb = resistor da base do transistor; Vb = tensão na base do transistor. Note que ib está estritamente ligado à ic, não tem como ignorar a ic (corrente da carga). E isso é muito fácil de você testar no simulador e/ou na prática. Use sempre seu resistor de 1k na base do transistor e vá trocando a carga e medindo a tensão sem cima dela. Rapidamente você notará que a tensão na carga vai variar bruscamente conforme sua corrente (o que não é o desejado). Tente acionar um motor (ventoinha) com esse seu transistor e com esse resistor de 1k na base e meça a tensão em cima do motor (você ficará surpreso). Aí basta calcular o resistor de base correto que você terá a tensão correta em cima do motor e o motor funcionando em plena velocidade.
@@Rodrigo_RDA Será? Então porque você disse que sempre costuma usar um resistor de 4k7? A carga é um relé, e estou controlando ele fechando e abrindo o negativo, como no vídeo do Wagner, logo não tem variação de tensão.
Wagner, tenho uma dúvida em relação ao diodo. Eu fiz um projeto com a mesma montagem que você , ou seja, o anodo do diodo no coletor do transistor. Mesmo funcionando achei que estava errado e mudou a posição do anodo direto no emissor , lá no negativo. O que acha? Fiquei pensando que ao desligar o transistor o ckt ficará aberto e a tensão reversa não teria pra onde ir.
Se eu estiver usando um Arduino UNO ou ESP32 não preciso fazer isso, certo? Ligaria diretamente o rele na saída digital… ou mesmo assim é necessário fazer alguma solução como demonstrado?
Quando for acionar um relé com qualquer microcontrolador você deve utilizar um driver ou um transistor. Ainda que a saída do microcontrolador consiga fornecer corrente para acionar o relé, poderão ocorrer resets inesperados em função da carga indutiva.
Olá Rafael! O transistor funciona como um driver para o relé. Vamos imaginar um relé que consuma 60mA de corrente. Queremos ligar ele a partir da saída de um microcontrolador. Porém o microcontrolador tem capacidade de fornecer apenas 20mA de corrente por saída. Este é um caso típico em que utilizamos um transistor, pois o polarizamos na saturação com o microcontrolador e conseguiremos ligar o relé, pois a corrente de coletor do transistor (sendo selecionado corretamente conforme falamos no vídeo) terá condições de ligar o relé.
Boa noite! Como poderia acionar este rele de forma simples sem micro controlador de forma que recebesse um pulso na base e o Bc 337 mantivesse o relé acionado por 2 minutos. Eu fiz em simulador com 2 transistores e um capacitor na base em serie com a fonte. Funcionou no simulador, porém não fucionou na pratica. Obrigado.
Fala Wagner, beleza cara? Você tem algum curso sobre arquitetura de computadores? só o básico mesmo...Vi que tem a playlist dos 8bits, mas queria aprender mais da parte teórica antes. Caso não tenha, tem algum que indica?
Porque geralmente usamos o relé na saída de um microcontrolador e os microcontroladores conseguem fornecer pouca corrente em suas saídas (ainda mais quando você está usando várias saídas dele). Já usando um transistor você não precisa se preocupar, pois o transistor precisa de muito pouca corrente para ser acionado. Nesse caso o transistor serve como um driver entre o relé e o microcontrolador.
mais não poderia usar o bc 548C que ainda seria mais fácil de achar ? e o consumo geral do circuito não seria maior no bc 337 ja que ele e usado mais de forma como amplificador ?
@@PauloHenrique-hg7iw , acho que não pois ambos tem uma corrente máxima de coletor de 100mA (mas essa é a corrente teórica, na prática a máxima corrente é bem menor. O que vale mesmo é você olhar o gráfico de 'Temperatura x Ic' no datasheet do componente, aí sim saberá a máxima corrente real). Na minha opinião o BC548 é até pior que o BC547 pois aceita tensões de até 30V (já o BC547 aceita até 45V). Eu particularmente prefiro usar o 2N222 ou então os transistores da série BD, como o BD135.
@@Rodrigo_RDA mais e o consumo deles ? em um circuito onde consumo e importante um bd135 não gastaria mais ? mais ele tendo o C no final ele tem mais ganho logo não sobe todos os parâmetros junto não ?
uma coisa que não entendo, nos tutoriais é a posição da pinagem no desenho e no corpo do rele. eu busco na internete mas não aparece. na realidade o que não sei colocar ó rele na pratica seguindo no desenho, parecem invertido! amigos. eu queria entender isso ao inves de copiar dos tutoriais que soldam o rele entre os tres pinos .
Excelente vídeo, muito bem explicado! TOP
Que bom isso me lembra das minhas experiências a quarenta anos atrás e também dos círcuitos que vinha nas revistas saber eletrônica,😁
Ja liguei até contatores de 24Vcc com o bc337, ele é bruto, deu conta do recado !
É o que eu estava pensando em fazer para usar em 12Vcc mas agora vou usar com certeza pq creio que dá conta do recado!
Muito legal professor essa serviu pra min sou iniciante
Informações cruciais para quem está começando, evita muito aborcimento e queima de componente.
Dicas excelentes!!!
Quando assisto uma aula e entendo tudo é muito prazeroso
bc548 e um diodo entre positivo e negativo do rele pra não queimar com inversão de polaridade
Já trabalhei no passado nas tvs de tubo, mas estou fora da eletrônica já faz muito tempo, gostaria de voltar
Depois dessa aula vou até fazer meu estoque de BC337
Se medi a resistência da bobina, e pegando a voltagem , usando a lei do ohms dá para ver o consumo do relé em anperes é uma suposição não testei ainda, faço isso com motor de passo quando não tenho a amperagem mais tenho a voltagem
Excelente video gracias por tu tiempo para compartir tu experiencia Un saludo desde bs as Argentina
Boa noite me escrevi agora.
Legal. Dica simples mas valiosa. No dia-a-dia da Instrumentação, em uma química, o inverso também é válido. Para podermos utilizar a saída digital transistorizada de certos instrumentos, precisamos saber a capacidade de chaveamento dos transístores das respectivas saídas e dai dimensionarmos um rele mecânico ou de Estado Sólido que opere abaixo dos limites especificados pelos fabricantes dos instrumentos.
Exelente
A última placa que fiz para uma chave de transferência de um gerador 220v trifásico utilizei um BD139, e para excitar o BD um BC547. tive que fazer com dois estágios pois fiz um temporizador RC, e o BD tem o Hfe baixo, drena muita corrente na base.
Show de bola Rudinei!
Muito bom,passos iniciais....relembrar sempre ajuda muito...parabens
Like 929, excelente explicação, parabéns Wagner !
Legal.
Bom relembrar esses detalhes !
Show. Excelente didática.
MUITO LEGAL ESSE CIRCUITO.
ESTOU TENTANDO FAZER UM ACELERADOR ELETRICO, COM UM POTENCIOMETRO DE EFEITO "HALL".
SERÁ QUE VOCE PODE ME AJUDAR,?
TRATA-SE DE UMA ELETRO-VÁLVULA ( SOLENÓIDE ), QUE CONSOME DE 9 À 5 AMPERES, ALIMENTADA POR UMA TENSÃO VARIADA PELO ALTERNADOR DO VEÍCULO DE 12,60V. A 14,60VCC.
O POTENCIOMETRO EM QUESTÃO, É ALIMENTADO POR 5VCC, DIVIDIDO EM DOIS ( EM REPOUSO ESTÁ MANTENDO, 2,50VCC PARA CADA LADO, POIS ELE POSSUI 6 FIOS )
AO SER ACIONADO, AUMENTA A TENSÃO DE 2,50VCC PARA 4,95VCC PARA UM LADO, AO MESMO TEMPO QUE DIMINIU DE 2,50VCC PARA 0,980VCC PARA O LADO OPOSTO .
Para projetos básicos de usar o relé apenas para ligar uma bomba d'água de aquário, por exemplo, posso dispensar o diodo e o transistor e ligar direto? Obrigado.
Bom dia Wagner Rambo, Vi esse Projeto de controle de Motores de Passo, Matéria: revista Eletrônica Total; N° 150 Set / Out - 2011 em pdf
Poderia me explicar o que é essa informação no texto: (Em primeiro lugar, devem ser montadas as cinco pontes do fio de cobre sem proteção (ou seja, sem isolador), depois continua-se com as resistências e os restantes componentes, por ordem crescente da altura. Como sempre, deve-se prestar a maior atenção à correta orientação dos componentes polarizados: díodos (incluído o Zener TZ), transistores e circuitos integrados, já soldados ou no alvéolo)
Não sei o que é ponte de fio de cobre sem proteção.
Vou tentar montar esse circuito mesmo não conhecendo eletrônica.
At.te.
Gobatto.
OLA ENG. WAGNER .....SABE ONDE COMPRO CONTR.VELOCIDADE P MOTOR MONOFASICO 2HP 220V ??? GRATO ....VIDEOS DE QUEM SABE .....PARABENS .....
É sempre bom relembrar
Top 10, Wagner.
Muito bom. Gosto muito de eletrônica antiga e, quase sempre que vejo projetos com 555 com relé, estes utilizam transistores como chave. Os reles consomem pouca corrente, menos que 100mA é o 555 aguenta 200mA. Pq utilizar transistores entao neste caso?
Este é o cara.
Em um circuito chinês de uma placa q não acionava o relé, usei um Mosfet canal P pra resolver...mais facil, pois os transistores e resistores ficavam em uma mini plaquinha soldada na posição vertical
Muito top
Sempre tive a ideia de que colocar um mosfet para acionar reles e cargas indutivas era mais "profissional". De fato, se precisar utilizar PWM com tensões de 5V é bem melhor. Mas comecei a usar o BC337 para acionar reles desde que conheci as aulas de PIC da WR Kits e não me decepcionei até agora. Ainda mais para sistemas com ESP32, que utilizam 3,3V é ainda mais fácil que mosfets. Belo conteúdo, Rambo. Abraço.
Valeu Carlos! Exatamente, os TBJs dão conta do recado. Abraço;
excelente o seu exemplo.maravilha.
Show, aqui uso muito o 2N3904 me atende bem nos projetos. trabalha com 200mA
Olá Wagner boa aula
Pra circuito simples com 12v na entrada somente pra acionar contato seco (somente ponte) precisa disso?
Sempre uso o bc337 para ter uma boa margem. Uma vez tive que usar um bc517, o relé era de qualidade questionável.kkkkkk
E o resistor do coletor?
Qual a corrente de base?
Usei um bc 548 para uma tensão de 12v, ele acionou o relé mas mas não desliga.
Olá WR KITS acompanho sempre seus videos gosto mt das sua explicações, um dia quando der faz vídeo de módulo igbt tipo o PM20CSJ060 tenho dificuldades em entender esses módulos, vlw abraço..
Ótima prática, para acionamento de relé. Gostaria de tirar uma dúvida. Quando utilizamos um driver desse de acionamento, onde antes usamos um opto-acoplador, com a intenção de isolar circuitos. A alimentação do relé deve ser alimentado por outra fonte, ou pode ser usada a mesma. Caso esteja utilizar o Arduino para fornecer os 5V
Como sempre Wagner excelente aula meus filhos se interessam pela área graças a vc!
Kkkkk
Eu sou engenheiro também mas não consigo explicar da forma que vc faz talvez por isso eles te adoram!
Excelente Tsukasa! Continue incentivando eles. Sucesso!
Show!!! É sempre bom relembrar. Mas o que eu estou querendo é aprender mais sobre Assembler no Arduíno. Se já existe esse conteúdo em algum curso me avisa aê por favor. Obrigado.
Valeu Elder! Por enquanto não temos mas anotei a sugestão.
Te recomendo o livro *AVR e Arduino - Tecnicas de projeto - 2a ed* dos autores Charles Borges de Lima e Marco V. M. Villaça. No blog do Borges você encontra o PDF do livro completo para baixar gratuitamente.
Show!
Boa tarde! Parabéns pelo conteúdo. Qual é o simulador que utiliza neste vídeo?
Proteus. Temos curso completo: go.hotmart.com/U8008895D
Vc eh phoda!
Top.
Pode-se mencionar a utilização de MOSFET também. Existem dispositivos de Vgs com 3.3V e baixo consumo que são muito úteis em circuitos com microcontroladores
Sim Gosto Do MOSFET AO3400 para o de nivel logico 3,3v e colocar um resistor de 10 no gate
Depois que eu descobri o 2N222 nunca mais eu usei o BC547...
Parabéns Wagner pela excelente aula. Lhe pergunto tem alguma maneira de pesquisar componentes por dada característica como neste caso a corrente de coletor ?
Obrigado Osvaldir! Sim, pode jogar as informações no Google.
Para a base do transistor, costumo usar um resistor de 4k7 na saída de um ATMEL328
Uso de 1k e nunca tive problema, é só pra limitar a corrente e não queimar a porta
O certo é você conhecer a corrente que sua carga vai puxar e fazer o cálculo, pois o valor do resistor depende diretamente da carga que você está usando. Não existe valor padrão de resistor para colocar na base do transistor. Tudo depende do ganho do transistor e da corrente da carga. Tem que calcular para cada uso!
Se você usar um resistor de valor muito maior do que deveria para aquela carga em específico você não estará saturando o transistor mas sim trabalhando com ele na região ativa, assim ele funcionará como um amplificador, ou seja, a tensão na sua carga será bem menor do que a você gostaria. Se você quiser que a carga receba a tensão correta, precisará garantir que o transistor esteja na sua região de saturação, pois só assim ele vai funcionar semelhante a uma chave (ou seja, tem que sempre calcular o resistor).
@@Rodrigo_RDA não existe carga, é só pra polarizar o transistor ele trabalha na região de saturação
@@alvarosilvaferrari , errado! Para garantir a saturação do transistor você precisa ter uma corrente de base (ib) mínima, que varia conforme a corrente da carga. Quando você quer usar o transistor como chave usa-se a fórmula *ib = ic / hfe* , onde ib = corrente de base; ic = corrente da carga (ou do coletor) e hfe é o ganho mínimo do transistor.
Conhecendo a ib, basta usar a seguinte fórmula para descobrir qual resistor de base você deve usar: *Rb = Vb / ib* , onde Rb = resistor da base do transistor; Vb = tensão na base do transistor.
Note que ib está estritamente ligado à ic, não tem como ignorar a ic (corrente da carga). E isso é muito fácil de você testar no simulador e/ou na prática. Use sempre seu resistor de 1k na base do transistor e vá trocando a carga e medindo a tensão sem cima dela. Rapidamente você notará que a tensão na carga vai variar bruscamente conforme sua corrente (o que não é o desejado). Tente acionar um motor (ventoinha) com esse seu transistor e com esse resistor de 1k na base e meça a tensão em cima do motor (você ficará surpreso). Aí basta calcular o resistor de base correto que você terá a tensão correta em cima do motor e o motor funcionando em plena velocidade.
@@Rodrigo_RDA Será? Então porque você disse que sempre costuma usar um resistor de 4k7? A carga é um relé, e estou controlando ele fechando e abrindo o negativo, como no vídeo do Wagner, logo não tem variação de tensão.
Otima aula professor👍
Obrigado Marcio!
Wagner, tenho uma dúvida em relação ao diodo. Eu fiz um projeto com a mesma montagem que você , ou seja, o anodo do diodo no coletor do transistor. Mesmo funcionando achei que estava errado e mudou a posição do anodo direto no emissor , lá no negativo. O que acha?
Fiquei pensando que ao desligar o transistor o ckt ficará aberto e a tensão reversa não teria pra onde ir.
LIKE SUPER
Qual nome desse programa pra fazer esses circuitos ??? Ele é pago ?
Se eu estiver usando um Arduino UNO ou ESP32 não preciso fazer isso, certo? Ligaria diretamente o rele na saída digital… ou mesmo assim é necessário fazer alguma solução como demonstrado?
Quando for acionar um relé com qualquer microcontrolador você deve utilizar um driver ou um transistor. Ainda que a saída do microcontrolador consiga fornecer corrente para acionar o relé, poderão ocorrer resets inesperados em função da carga indutiva.
Muito bom! Porém tenho um dúvida, porque utilizar um transistor para acionar um rele? Sendo que ao aplicar tensão diretamente ele também aciona.
Olá Rafael! O transistor funciona como um driver para o relé. Vamos imaginar um relé que consuma 60mA de corrente. Queremos ligar ele a partir da saída de um microcontrolador. Porém o microcontrolador tem capacidade de fornecer apenas 20mA de corrente por saída. Este é um caso típico em que utilizamos um transistor, pois o polarizamos na saturação com o microcontrolador e conseguiremos ligar o relé, pois a corrente de coletor do transistor (sendo selecionado corretamente conforme falamos no vídeo) terá condições de ligar o relé.
@@canalwrkits Agora entendi perfeitamente, muito obrigado pela explicação.
Qual o nome desse simulador que vc está usando??
Eu tava sem diodo e liguei um led em paralelo com o relé, na hora que eu desligo o relé o led pisca, por enquanto o led tá resistindo.
Boa noite! Como poderia acionar este rele de forma simples sem micro controlador de forma que recebesse um pulso na base e o Bc 337 mantivesse o relé acionado por 2 minutos. Eu fiz em simulador com 2 transistores e um capacitor na base em serie com a fonte. Funcionou no simulador, porém não fucionou na pratica. Obrigado.
Pode utilizar um 555 como timer. Temos vídeo no canal sobre isso.
Fala Wagner, beleza cara? Você tem algum curso sobre arquitetura de computadores? só o básico mesmo...Vi que tem a playlist dos 8bits, mas queria aprender mais da parte teórica antes. Caso não tenha, tem algum que indica?
Recomendo a playlist sobre o computador de 8 bits, pois tem bastante teoria por lá sim Maycon.
@@canalwrkits muito obrigado, vou acompanhar lá.
Uma dúvida de iniciante. Por quê colocar o transistor ligado ao relé ao invés de ligar os 5V do logic state direto a ele?
Porque geralmente usamos o relé na saída de um microcontrolador e os microcontroladores conseguem fornecer pouca corrente em suas saídas (ainda mais quando você está usando várias saídas dele). Já usando um transistor você não precisa se preocupar, pois o transistor precisa de muito pouca corrente para ser acionado. Nesse caso o transistor serve como um driver entre o relé e o microcontrolador.
Qual e o nome desse programa que vc usa para montar o circuito no computador? Bom dia swu canal e excelente. Parabens
Muito obrigado Daniel! O programa é o Proteus, temos curso completo sobre ele aqui: go.hotmart.com/U8008895D
mais não poderia usar o bc 548C que ainda seria mais fácil de achar ?
e o consumo geral do circuito não seria maior no bc 337 ja que ele e usado mais de forma como amplificador ?
Não, pois o BC548 tem quase as mesmas características do BC547.
@@Rodrigo_RDA mais o bc548c não e uma versão melhorada dele ?
@@PauloHenrique-hg7iw , acho que não pois ambos tem uma corrente máxima de coletor de 100mA (mas essa é a corrente teórica, na prática a máxima corrente é bem menor. O que vale mesmo é você olhar o gráfico de 'Temperatura x Ic' no datasheet do componente, aí sim saberá a máxima corrente real). Na minha opinião o BC548 é até pior que o BC547 pois aceita tensões de até 30V (já o BC547 aceita até 45V). Eu particularmente prefiro usar o 2N222 ou então os transistores da série BD, como o BD135.
@@Rodrigo_RDA mais e o consumo deles ?
em um circuito onde consumo e importante um bd135 não gastaria mais ?
mais ele tendo o C no final ele tem mais ganho logo não sobe todos os parâmetros junto não ?
Qual esse app pra fazer o projeto?
@@lucas82992 obrigado irmão!
Proteus Lucas. Temos curso completo dele aqui> go.hotmart.com/U8008895D
@@canalwrkits valeu Wagner. Vou ver aqui. Abraço!
5:37 ta com 6V
alguem pode me fazer um projetinho ai pra mim?? com 2 reles e com sensor de portao eletronico, molezinha
uma coisa que não entendo, nos tutoriais é a posição da pinagem no desenho e no corpo do rele.
eu busco na internete mas não aparece. na realidade o que não sei colocar ó rele na pratica seguindo no desenho, parecem invertido! amigos. eu queria entender isso ao inves de copiar dos tutoriais que soldam o rele entre os tres pinos .
TUDO NA FACE DA TERRA DEPENDE DO CUSTO BENEFÍCIO. se a carga for de 30mA usar um transistor de 3X o Valor. 100mA. Saudações.
alguem aqui em baixo poderia me explicar isso?
Só colocar um relé de baixa para acionar um relé de alta. "brincs"
:)