voce tem que atentar qual porta o seu microfone esta plugado...ou utiliza? USB, BLUTOOTH, OU RCA- SE FOR RCA, ENCONTRE UM MICROFONE QUE SE CONECTA NA PORTA USB E POR AI VAI VENDO COMO FICA....
@@DTERCAS Ele está plugado na placa de áudio da Waver, que está via USB, pode ser que não tenha reconhecido a placa de áudio, mas a questão da Virtualização me pegou também.
Fala riker na paz , quando estudei sobre os bsds há uns 10 anos percebi que era um sistema dedicado para servidores e firewalls , o problema dele no desktop é a carencia de drivers de audio e de video e multimidia e pelo fato de sua licensa ser mais permitiva quando um sistema bsd novo é feito não significa que o freebsd vai herdar esses novos recursos . Os sistemas da sony dos olaystations sao baseados em bsd , parte do kernel do macOS e IOS possue implementações de recursos do bsd ,windows, android e linux também .No fim das contas é um ótimo sistema para firewalls e criptografia.
O Mac OS X é derivado do FreeBSD. Tem uma parte dele chamada de Darwin que é o sistema por baixo da interface gráfica, e é derivado do FreeBSD. Chegou ao ponto da Apple contratar gente do Core Team do FreeBSD para desenvolver o Darwin.
@@nao_e_minecraft uma pena a Apple não disponibilizar o Darwin como antigamente agora é close source suas partes principais .mas pelo menos tem o hackintosh
Olha, tem um script que ajuda muito a subir interfaces gráficas. Inclusive te dá opções para escolher uma a seu gosto! É o "desktop-installer", que está nos repositórios oficiais do Sistema. Estou na mesma situação: tudo funcionou redondinho, até a hora que precisei da impressora... e por essa dificuldade tão boba (coisa até deve ser simples), mas para o iniciante, se não houver um passo a passo bem declarado, fica difícil resolver.
Já tive bastante contato com BSD na área de Redes. Atualmente, não muito. Por curiosidade, existem vários equipamentos de rede (Routers e Firewalls, geralmente) que usam o BSD como base, como os Juniper (MX5, MX80, MX104... os depois destes deixaram de lado o BSD e usam Linux). Há alguns anos subi um Servidor com FreeBSD pra fazer CGNAT (Que é um recurso de Firewall no fim das contas). Era bem eficaz! Até que batemos 10Gbps e o hardware já não dava mais conta e partimos pra soluções mais robustas e especializadas com maiores larguras de banda. Já usei também como servidor pra virtualização com FreeBSD + VirtualBox, mas tudo via CLI/Terminal. Também já foi aposentado, mas ficou de pé por anos e anos. Atualmente, em BSD, temos apenas um DNS Unbound. Esse vai continuar! Lembro de ter testado uma distro pra Desktop (Além do FreeBSD), a FuryBSD, mas usei por pouco tempo pra dar um feedback.
Eu gosto muito do FreeBSD apesar de acreditar que como desktop ele pode atender até certo ponto, e pra falar a verdade eu gosto muito pela facilidade e simplicidade do sistema, minha curva de aprendizado foi mais rápida que em distros linux, fiquei encantado com o gerenciador de pacotes apesar de reconhecer que falta muita coisa, mas ao meu ver ele é limpo e pronto para ser personalizado seja qual for a aplicação.
Sobre o /etc/rc.conf. Ele é um script com a função de sobrescrever variáveis. Quando o sistema está subindo como multi usuário, o script chama o /etc/defaults/rc.conf que configura o sistema com um padrão, e depois chama o /etc/rc.conf para sobrescrever as configurações padrão. O arquivo /etc/defaults/rc.conf nunca deve ser alterado, pois estas alterações podem ser perdidas em uma atualização do sistema. As distribuições do FreeBSD são tipicamente para usos especializados, como desktop, NAS, firewall etc. O DragonFlyBSD é um fork do FreeBSD. Faltou falar do ports tree, que permite instalar compilando no computador, e assim pode mudar facilmente opções de compilação e otimizar para o seu computador. Por exemplo, pode ligar ou desligar o OpenMP, escolher quais bancos de dados uma aplicação suportará, escolher línguas etc. Tem listas de discussão e grupos de usuários no Brasil. Eu faço parte deles. O pessoal gosta de ajudar. Eu uso o FreeBSD faz uns 20 anos, e mais de 20 anos como meu desktop padrão. Os drivers de placas de vídeo, por vezes, perturbam a paciência, mas é mais por culpa dos fabricantes de placas de vídeo, pelo que entendi.
Faz uns 15 dias que instalei o FreeBSD no meu notebook e estou gostando bastante. Sim, a gente passa algumas dificuldades para deixar o hardware 100%. Mas garimpar, garimpar e garimpar informação, isso é algo que aprendi a fazer desde os tempos do OS/2...8. Só uma coisa que não encontrei ainda: uma comunidade brasileira de usuários FreeBSD para trocar idéias. Se alguém souber alguma, agradeço a dica.
Passei pelo FreeBSD, NetBSD (o que mais gostei - mais leve e rápido que o FBSD), Distros do FBSD, mas o suporte a hardware para usuário doméstico me levou a deixar pra lá.
Gosto muito do freebsd, porém é mais dificil de usar do que linux, minha dica é usar o TrueOS, que é um freebsd que já vem configurado e observar quais pacotes estão instalados e como estão os arquivos de configurações (ou seja, um modelo pronto). Depois disso vc pode instalar o freebsd replicar o que quiser. Freebsd para servidores é fantástico, segurança e desempenho juntos, más usar para trabalho é complicado.
Queria usar o FreeBSD na minha máquina, mas tenho algumas dúvidas sobre ele, como o suporte a hardware, enquanto não instalo ele, vou usando em uma máquina virtual para ver se consigo me adaptar a ele.
Eu não tive muitos problemas, a não ser algumas chatices com drivers de vídeo. Tive problemas com o áudio do meu notebook, mas pouco tempo depois, em uma atualização, foi resolvido. Foi mais de 10 anos atrás. E só vi uma vez na minha vida o FreeBSD não subir em um hardware. Era uma controladora SCSI da Tekram, que eu chamava de trecão. E mesmo assim o FreeBSD conseguiu detectar o fabricante da placa SCSI.
Tem um erro no arquivo rc.conf, você está tentando carregar snd_hda_load="YES" em /etc/rc.conf mas essa configuração deveria estar em /boot/loader.conf para o kernel carregar no momento do boot, esse é um módulo do kernel. Você consegue carregar esse módulo em tempo de execução com o comando kldload snd_hda, assim o kernel carrega o módulo e vc pode testar. O freebsd tem uma documentação bem extensa e dificilmente vc precisará procurar por ajuda nas comunidade, grande parte da documentação está em português, por isso eu não entendo a sua dificuldade em conseguir informações sobre a compatibilidade binária com Linux e etc.
@@rikerlinux a compatibilidade binário permite que você execute pacotes rpm, por exemplo, no BSD sem precisar recompilar ou fazer modificações no código fonte.
@@rikerlinux Você baixa o pacote e instala usando o rpm2cpio, para executar você precisa especificar que o arquivo é um binário elf Linux, para isso vc usa o comando brandelf -t Linux nome_do_programa
Cara, sugestão de sistema: OpenSUSE Tumbleweed com Plasma. É um sistema que gosto muito e é bem estável. As atualizações são bem frenéticas, coisa de 1 ou 2gb por semana mas como tu não vai ficar com ele pra sempre, vale a pena. Enfim, fica aqui a minha recomendação. O zypper é bem organizado também, bonito de ver. Só não é mais bonito que o pacman mas aí já é sujeira, né? Hahaha
OpenSUSE Tumbleweed ou Leap,Yast...Baixa o OPI e no Terminal só dar um "opi packman" Repositório Packman de Multimidia Opi é vida Opi é Saude...Arch Linux...Não
@@rikerlinux Não, claro que não. O OpenSUSE tem duas versões, a Tumbleweed, que é RR e Bleeding Edge e a Leap, mais estável voltada também pra servidores, semelhante ao Debian Stable.
Faz um tutorial de instalação. Há tempos tentei instalar (na vm uma e outra vez passava a tela de login e na maquina real não subia a interface). Quem sabe com tuas dicas dê certo, até pq tu usou Wayland em vez de Xorg.
É a minha única reclamação. O driver funciona, uma vez feito funcionar, mas é um problema fazer funcionar depois de uma atualização. Tem vezes que flui bem, tem vezes que não.
acredito que toda vez que alguem reclama que nao conseguiu instalar driver de microfone, multimidia, etc no BSD..estas coisas mais ligadas a desktop-user... ninguém vai lutar no futuro para melhorar isto, porque o forte do BSD é Server e não para Desktpo.da mesma forma que o Linux é mais facil para desktop,vai falhar em aplicações pesadas Server
@@kevinyoliveira68 "Falhar" significa não atender grandes requisições, um exemplo disto é a forma como o Linux e o BSD indexa nomes , o Linux coloca em arquivo, o BSD cria uma entrada no filesystem..BSD é para grandes requisições
O Linux é um excelente sistema operacional para servidores, ainda que existam alguns pontos de destaque para o FreeBSD. Ao contrário do que muitos pensam, o Linux não tem um foco definido, pois existem inúmeros parâmetros dele que podem ser modificados em tempo de compilação e em tempo de execução, então é possível criar um Linux melhor pra servidores, outro Linux melhor pra multimídia e etc.
Riker eu aqui de novo KKKKK Pelo amor de Deus, tu tens o tutorial de instalação do Slackware atual? Tenho visto seus vídeos e suas participações na comp do Dio Linux, e sim, admiro demais o trabalho de vocês dois como instrutor, criador de conteúdo e até como professor mesmo. Que o canal siga forte e o blog volte o quanto antes. ❤ Fé em Deus tmj
Olá, infelizmente não, acho que nunca falei do Slackware aqui no canal. Participação minha no Diolinux? Deve ser bem antigo ein? Ou está me confundindo com outra pessoa rsrs
Não foi comigo, mas vou dar meus dois cents. 😅 Se vc pegar um tutorial de instalação praticamente de qualquer versão do Slackware, vai servir. É incrível como o sistema não quase nenhuma mudança no instalador ao longo das versões.
freebsd é muito bom a melhor distro pra mim é RavnyOS antiga AiryxOS . Riker viu as novidades do HAiku? com o proximo lançamento teremos o primeiro navegador moderno o gnome-web isso é bom porque navegadores mais parrudos como o firefox e o chromium estão mais proximos de serem portados. Sobre uma distribuição mais amigavell tente o gostbsd ...nos pcs que instalei ele sempre funciona bem
Eu usei o FreeBSD mas até hoje não do conta nem de subir a interface gráfica, porém acho o FreeBSD melhor até que o Linux(minha opinião) apesar de não ter muitos driver para FreeBSD mas o sistema em si é excelente, o ZFS que e o sistema de arquivos padrão do FreeBSD e excelente muito melhor que o do Linux e olha que eu sou usuário iniciante, mas fechando aqui vou me inscrever no seu canal pois quero aprender um pouco mais sobre o FreeBSD ok 👍
Usar freebsd como usuário comum vai dar ruim. Tem que ser usuário médio a avançado. Cada maquina é uma situação diferente. E com isso volta pro Linux .
Entre uma infinidade de coisas, esqueceu de falar tambem de ports. Uma ferramenta de instalacao que possibilita escolher os dependentes e uma infinidade de possibilidades no momento da instalacao. BSD com certeza possui muito conteudo para falar do que apenas um video de 10 min.
Olá Rikker. É preciso muita paciência. Penei um bocado e desisti. Instalar até vai, com Gnome ou Mate. O problema é fazer as coisas funcionarem. Senti muita dificuldade em instalar wifi. Bluetooth não consegui. Há menos dicas. E são mais complicadas. Não se compara, por exemplo, ao AUR. Bem mais fácil é o Ghostbsd, que é Calamares. Mas o problema do wifi continuou.
Riker boa tarde , peço desculpas pela dúvida de "noob" eu recentemente venho usando o Windows em uma memória hd e pretendo instalar uma memória ssd pra colocar o biglinux , eu consigo fazer dual boot fazendo isso ? Tem algum tutorial que possa me indicar ?
Minha vida é freebsd tem uma interface top tamben eu sei como faz funcionar o microfone tem uma distribuição do Google Linux que ativa tudo isso cara tu não imagina o quanto você consegue fazer com ele
Eu também, acho que teria que quebrar a cabeça muito mais pra fazer tudo funcionar, e uma coisa que uso muito é a virtualização, e nos BSD dizem não ser tão boa como no Linux.
Riker, esse sistema, para uso pessoal, é um pouco complicado para usarmos ele no dia a dia porque tudo tem de ser configurado manualmente, tentei usar ele no meu pc, consegui funcionar todo o hardware do meu note, porém em alguns casos, ter de ficar compilando pacotes, não tenho muita paciencia, infelizmente acabei desistindo meu amigo, caso queira alguma ajuda só me chamar, abraços, parabéns pelo vídeo.
Teve uma época que eu queria usar BSD em vez de Linux! Mas para o meu uso, pelo menos, eu observei que, da mesma forma que alguem sai do WIndows e sofre no Linux, sair do Linux e ir pro BSD seria um outro sofrimento. De drivers de vídeo que simplesmente não funcionam, pacotes deb ou rpm que não existem em .pkg, interface de usuário sem o tratamento devido a baixa quantidade de mantenedores, entre outros problemas que não há nas distros Linux. De fato o kBSD ainda é melhor que o kernel Linux na parte de redes, onde o pfSense/OPNSense ainda tem um melhor desempenho geral se comparado ao IPFire por exemplo. Mas vejo uma questão de tempo, o dia que o Linux tiver uma baixa latência de rede pra ser usado em firewall com a mesma expertise do BSD, o BSD vai perder muitos adeptos e isso pode sim ser o começo do fim deste.
@@softwarelivre2389 Só se criarem uma implementação bem nova do flatpak que dependa menos do Linux e seja mais agnóstico. Porque o FreeBSD por exemplo não tem namespaces, que é algo bem intrínseco do Kernel Linux e obrigatório pra um flatpak executar. Mas tem outros problemas, esse foi apenas um. BSD e Linux são tão diferentes quanto Windows e macOS. Rodar flatpak em BSD provavelmente permitira que rode em Windows ou macOS, seria algo absurdamente independente do core do sistema, apenas a arquitetura do processador vai ditar as regras. E isso ainda é um sonho distante da realidade.
Tô vendo que vc usa arch... Eu tô com outro problema no Linux... Não consigo fazer meu controle de PS4 parar de ser ligado como dispositivo de áudio padrão. E olha que eu varri a internet inteira, pesquisando em outros idiomas e não consegui resolver nem mesmo criando script. Eu uso Debian, mas já usei todas as distros e isso tá me fazendo pensar em migrar pro bsd... Mas aí eu vejo q seu Mic não funciona, então, deve ser bem desafiador e masoquista usar um os assim... Ainda não testei com arch pra vê se resolve... O arch é minha última chance, pois se não resolver, eu volto pro windows e vms. Esses bugs aí de kernel no Linux com drivers me tiram o sono, às vezes.
Ahh deu merda, durante décadas tento experimentar FreeBSD live, simular instalação, ai vejo ta evoluir, mas sua experiência espartano, volto Linux, mas gostei evolução cada ano passa...
Tenta o seguinte: põe um microfone externo e selecione ele antes de testar o audio. Se der ok, significa q o microfone interno n é reconhecido pelo BSD. Foi oq identifiquei no meu Ubuntu. kkkkk
insira aqui uma fileira de pinguim com arminhas e com cara de "como vc pôde fazer isso com a gente Riker? foi usar ubuntu q te deixou assim né, ja te disse q eles tão melhorando aos poucos a distro dnv, n faz isso cara"
Muito legal o seu trabalho sobre o conhecimento sobre sistemas operacionais, mas tenho uma leve dúvida que me intriga: O fato de você mudar tanto de sistema operacional, pelo tempo de configuração, instalação de drivers, e pesquisa, não faz você ser menos produtivo do que se tivesse um windows basicão fixo onde todas as tuas configurações já foram feitas, mesmo de uma forma ruim em comparação ao linux?
Pretendo fazer isso com uma distro Linux em breve, Windows não rsrs não uso Windows desde 2014, não curto ele, instalo se for pra mostrar algo do Windows, mas não gosto do Windows pra meu sistema
@@patopatovai9136 kkkkkkk fiz um paralelo referência a uma situação relacionada a outro contexto bastante comum nos anos 80 e 90, mas tranquilo, se vc entendeu de forma literal, ainda é possível ter "medo" se vc sabe que é obsessivo e vai acabar perdendo várias horas tentando aprender como usar esse sistema e descobrir no final que ele não atende suas necessidades, a aversão a essa possibilidade e o fato disso impedir que vc teste o sistema pode também ser chamado de medo
É... tive essa certeza também, mas te dizer que se meu microfone e a virtualização tivessem funcionando, teria sofrido, opa... quero dizer... testado mais um pouco ele
Tem gente que faz isso mesmo, mas no caso do canal RikerLinux isso é feito para produzir conteúdo, porque a família Unix é gigantesca e tem muita coisa pra mostrar. Eu particularmente não fico mudando de distro, só troco quando dá problema crítico. Talvez existam muitas variações do Windows quando o ReactOS estiver pronto.
Usando o cupom RIKER você têm 7% de desconto no valor total da compra na Hostinger, então acesse em: www.hostinger.com.br/riker
voce tem que atentar qual porta o seu microfone esta plugado...ou utiliza? USB, BLUTOOTH, OU RCA- SE FOR RCA, ENCONTRE UM MICROFONE QUE SE CONECTA NA PORTA USB E POR AI VAI VENDO COMO FICA....
@@DTERCAS Ele está plugado na placa de áudio da Waver, que está via USB, pode ser que não tenha reconhecido a placa de áudio, mas a questão da Virtualização me pegou também.
Fala riker na paz , quando estudei sobre os bsds há uns 10 anos percebi que era um sistema dedicado para servidores e firewalls , o problema dele no desktop é a carencia de drivers de audio e de video e multimidia e pelo fato de sua licensa ser mais permitiva quando um sistema bsd novo é feito não significa que o freebsd vai herdar esses novos recursos . Os sistemas da sony dos olaystations sao baseados em bsd , parte do kernel do macOS e IOS possue implementações de recursos do bsd ,windows, android e linux também .No fim das contas é um ótimo sistema para firewalls e criptografia.
De fato, ele é mais pra servidor mesmo, pra desktop parece não ter quase ninguém interessado em deixá-lo pronto
O Mac OS X é derivado do FreeBSD. Tem uma parte dele chamada de Darwin que é o sistema por baixo da interface gráfica, e é derivado do FreeBSD. Chegou ao ponto da Apple contratar gente do Core Team do FreeBSD para desenvolver o Darwin.
@@nao_e_minecraft o Darwin é o kernel, no caso.
@@mau9175 Que eu saiba é mais do que o kernel, mas também os utilitários por linha de comando que são comuns no Unix.
@@nao_e_minecraft uma pena a Apple não disponibilizar o Darwin como antigamente agora é close source suas partes principais .mas pelo menos tem o hackintosh
Usei o FreeBSD no início dos anos 2000 como servidor de rede internet. Gostava muito dele.
Olha, tem um script que ajuda muito a subir interfaces gráficas. Inclusive te dá opções para escolher uma a seu gosto!
É o "desktop-installer", que está nos repositórios oficiais do Sistema.
Estou na mesma situação: tudo funcionou redondinho, até a hora que precisei da impressora... e por essa dificuldade tão boba (coisa até deve ser simples), mas para o iniciante, se não houver um passo a passo bem declarado, fica difícil resolver.
Já tive bastante contato com BSD na área de Redes. Atualmente, não muito. Por curiosidade, existem vários equipamentos de rede (Routers e Firewalls, geralmente) que usam o BSD como base, como os Juniper (MX5, MX80, MX104... os depois destes deixaram de lado o BSD e usam Linux).
Há alguns anos subi um Servidor com FreeBSD pra fazer CGNAT (Que é um recurso de Firewall no fim das contas). Era bem eficaz! Até que batemos 10Gbps e o hardware já não dava mais conta e partimos pra soluções mais robustas e especializadas com maiores larguras de banda.
Já usei também como servidor pra virtualização com FreeBSD + VirtualBox, mas tudo via CLI/Terminal. Também já foi aposentado, mas ficou de pé por anos e anos.
Atualmente, em BSD, temos apenas um DNS Unbound. Esse vai continuar!
Lembro de ter testado uma distro pra Desktop (Além do FreeBSD), a FuryBSD, mas usei por pouco tempo pra dar um feedback.
Eu gosto muito do FreeBSD apesar de acreditar que como desktop ele pode atender até certo ponto, e pra falar a verdade eu gosto muito pela facilidade e simplicidade do sistema, minha curva de aprendizado foi mais rápida que em distros linux, fiquei encantado com o gerenciador de pacotes apesar de reconhecer que falta muita coisa, mas ao meu ver ele é limpo e pronto para ser personalizado seja qual for a aplicação.
Sobre o /etc/rc.conf.
Ele é um script com a função de sobrescrever variáveis.
Quando o sistema está subindo como multi usuário, o script chama o /etc/defaults/rc.conf que configura o sistema com um padrão, e depois chama o /etc/rc.conf para sobrescrever as configurações padrão.
O arquivo /etc/defaults/rc.conf nunca deve ser alterado, pois estas alterações podem ser perdidas em uma atualização do sistema.
As distribuições do FreeBSD são tipicamente para usos especializados, como desktop, NAS, firewall etc. O DragonFlyBSD é um fork do FreeBSD.
Faltou falar do ports tree, que permite instalar compilando no computador, e assim pode mudar facilmente opções de compilação e otimizar para o seu computador. Por exemplo, pode ligar ou desligar o OpenMP, escolher quais bancos de dados uma aplicação suportará, escolher línguas etc.
Tem listas de discussão e grupos de usuários no Brasil. Eu faço parte deles. O pessoal gosta de ajudar.
Eu uso o FreeBSD faz uns 20 anos, e mais de 20 anos como meu desktop padrão.
Os drivers de placas de vídeo, por vezes, perturbam a paciência, mas é mais por culpa dos fabricantes de placas de vídeo, pelo que entendi.
Rickerhopper 🤣🤣🤣 parabéns pelo conteúdo, abraço
rsrs
Obrigado
Faz uns 15 dias que instalei o FreeBSD no meu notebook e estou gostando bastante. Sim, a gente passa algumas dificuldades para deixar o hardware 100%. Mas garimpar, garimpar e garimpar informação, isso é algo que aprendi a fazer desde os tempos do OS/2...8.
Só uma coisa que não encontrei ainda: uma comunidade brasileira de usuários FreeBSD para trocar idéias. Se alguém souber alguma, agradeço a dica.
Passei pelo FreeBSD, NetBSD (o que mais gostei - mais leve e rápido que o FBSD), Distros do FBSD, mas o suporte a hardware para usuário doméstico me levou a deixar pra lá.
Gosto muito do freebsd, porém é mais dificil de usar do que linux, minha dica é usar o TrueOS, que é um freebsd que já vem configurado e observar quais pacotes estão instalados e como estão os arquivos de configurações (ou seja, um modelo pronto). Depois disso vc pode instalar o freebsd replicar o que quiser. Freebsd para servidores é fantástico, segurança e desempenho juntos, más usar para trabalho é complicado.
O TrueOS morreu, infelizmente.
Queria usar o FreeBSD na minha máquina, mas tenho algumas dúvidas sobre ele, como o suporte a hardware, enquanto não instalo ele, vou usando em uma máquina virtual para ver se consigo me adaptar a ele.
Eu não tive muitos problemas, a não ser algumas chatices com drivers de vídeo. Tive problemas com o áudio do meu notebook, mas pouco tempo depois, em uma atualização, foi resolvido. Foi mais de 10 anos atrás.
E só vi uma vez na minha vida o FreeBSD não subir em um hardware. Era uma controladora SCSI da Tekram, que eu chamava de trecão. E mesmo assim o FreeBSD conseguiu detectar o fabricante da placa SCSI.
O dragon Fly Bsd é uma boa distro, já sobe com interface gráfica, utilizei por algum tempo, más tive dificuldade para instalar pacotes.
Tem um erro no arquivo rc.conf, você está tentando carregar snd_hda_load="YES" em /etc/rc.conf mas essa configuração deveria estar em /boot/loader.conf para o kernel carregar no momento do boot, esse é um módulo do kernel.
Você consegue carregar esse módulo em tempo de execução com o comando kldload snd_hda, assim o kernel carrega o módulo e vc pode testar.
O freebsd tem uma documentação bem extensa e dificilmente vc precisará procurar por ajuda nas comunidade, grande parte da documentação está em português, por isso eu não entendo a sua dificuldade em conseguir informações sobre a compatibilidade binária com Linux e etc.
Acho que ele não teve contato com a comunidade brasileira de FreeBSD.
Eu não pesquisei ainda sobre essa compatibilidade com o Linux, só li algo dizendo que existia em algum lugar
@@rikerlinux a compatibilidade binário permite que você execute pacotes rpm, por exemplo, no BSD sem precisar recompilar ou fazer modificações no código fonte.
Caramba, bom saber. Mas no caso, como. Instalo ele, faço o download de um rpm e instalo com: pkg install pacote.rpm?
@@rikerlinux Você baixa o pacote e instala usando o rpm2cpio, para executar você precisa especificar que o arquivo é um binário elf Linux, para isso vc usa o comando brandelf -t Linux nome_do_programa
Cara, sugestão de sistema: OpenSUSE Tumbleweed com Plasma. É um sistema que gosto muito e é bem estável. As atualizações são bem frenéticas, coisa de 1 ou 2gb por semana mas como tu não vai ficar com ele pra sempre, vale a pena. Enfim, fica aqui a minha recomendação. O zypper é bem organizado também, bonito de ver. Só não é mais bonito que o pacman mas aí já é sujeira, né? Hahaha
OpenSUSE Tumbleweed ou Leap,Yast...Baixa o OPI e no Terminal só dar um "opi packman" Repositório Packman de Multimidia Opi é vida Opi é Saude...Arch Linux...Não
Mas ele não será descontinuado?
@@rikerlinux Não, claro que não. O OpenSUSE tem duas versões, a Tumbleweed, que é RR e Bleeding Edge e a Leap, mais estável voltada também pra servidores, semelhante ao Debian Stable.
@@rikerlinux claro que não eu uso tá mais ativo que nunca o opensuse existe desde 1994 e mantido e financiado por uma grande empresa
O que seria preciso para fazer flatpaks rodarem no BSD? Nem que fosse em alguma forma de "BSD Subsystem for Linux - BSL"
Porfavor amigo, sabe me informar onde consigo comprar uma vps com este sistema operacional? pesquisei mt e não achei em site nenhum...
Faz um tutorial de instalação. Há tempos tentei instalar (na vm uma e outra vez passava a tela de login e na maquina real não subia a interface). Quem sabe com tuas dicas dê certo, até pq tu usou Wayland em vez de Xorg.
Usei um tempo só sofri um pouco com o driver proprietário Nvidia, mas deu certo.
É a minha única reclamação. O driver funciona, uma vez feito funcionar, mas é um problema fazer funcionar depois de uma atualização. Tem vezes que flui bem, tem vezes que não.
Dá uma forcinha,aì.....como instalar o PHP no FREEBSB?
acredito que toda vez que alguem reclama que nao conseguiu instalar driver de microfone, multimidia, etc no BSD..estas coisas mais ligadas a desktop-user... ninguém vai lutar no futuro para melhorar isto, porque o forte do BSD é Server e não para Desktpo.da mesma forma que o Linux é mais facil para desktop,vai falhar em aplicações pesadas Server
Linux falhar em server? Até a Nasa usa Linux kkkkkkkkkk
@@kevinyoliveira68 "Falhar" significa não atender grandes requisições, um exemplo disto é a forma como o Linux e o BSD indexa nomes , o Linux coloca em arquivo, o BSD cria uma entrada no filesystem..BSD é para grandes requisições
O Linux é um excelente sistema operacional para servidores, ainda que existam alguns pontos de destaque para o FreeBSD.
Ao contrário do que muitos pensam, o Linux não tem um foco definido, pois existem inúmeros parâmetros dele que podem ser modificados em tempo de compilação e em tempo de execução, então é possível criar um Linux melhor pra servidores, outro Linux melhor pra multimídia e etc.
Riker eu aqui de novo KKKKK
Pelo amor de Deus, tu tens o tutorial de instalação do Slackware atual?
Tenho visto seus vídeos e suas participações na comp do Dio Linux, e sim, admiro demais o trabalho de vocês dois como instrutor, criador de conteúdo e até como professor mesmo. Que o canal siga forte e o blog volte o quanto antes. ❤ Fé em Deus tmj
Olá, infelizmente não, acho que nunca falei do Slackware aqui no canal.
Participação minha no Diolinux? Deve ser bem antigo ein? Ou está me confundindo com outra pessoa rsrs
Não foi comigo, mas vou dar meus dois cents. 😅
Se vc pegar um tutorial de instalação praticamente de qualquer versão do Slackware, vai servir. É incrível como o sistema não quase nenhuma mudança no instalador ao longo das versões.
freebsd é muito bom a melhor distro pra mim é RavnyOS antiga AiryxOS . Riker viu as novidades do HAiku? com o proximo lançamento teremos o primeiro navegador moderno o gnome-web isso é bom porque navegadores mais parrudos como o firefox e o chromium estão mais proximos de serem portados. Sobre uma distribuição mais amigavell tente o gostbsd ...nos pcs que instalei ele sempre funciona bem
FreeBSD bem legal, eu só não fiquei por causa de hardware proprietário. Mas, é um mundo bem diferente do Linux apesar das similaridades.
Em /etc/default/rc.conf, tem todas as opções do rc.conf. Dá uma olhada.
Eu expliquei sobre isso no meu comentário.
Estava oculto, não havia visto a tua resposta.
Também utilizo o FreeBSD, a mais de 20 anos, desde a versão 3.1.
Eu usei o FreeBSD mas até hoje não do conta nem de subir a interface gráfica, porém acho o FreeBSD melhor até que o Linux(minha opinião) apesar de não ter muitos driver para FreeBSD mas o sistema em si é excelente, o ZFS que e o sistema de arquivos padrão do FreeBSD e excelente muito melhor que o do Linux e olha que eu sou usuário iniciante, mas fechando aqui vou me inscrever no seu canal pois quero aprender um pouco mais sobre o FreeBSD ok 👍
@rikerlinux gostei do seu wallpaper do Arch Linux pode me passar link de onde vc achou?
Opa, só ir na parte de papel de parede do Kde e colocar Arch Linux que aparece
Como faço para voltar do bsd pra o windows, tô com problemas
Pro Windows? 🤔 Só criar um pen-drive bootavel e ir pra instalação do Windows normalmente
Usar freebsd como usuário comum vai dar ruim.
Tem que ser usuário médio a avançado.
Cada maquina é uma situação diferente.
E com isso volta pro Linux .
Entre uma infinidade de coisas, esqueceu de falar tambem de ports. Uma ferramenta de instalacao que possibilita escolher os dependentes e uma infinidade de possibilidades no momento da instalacao. BSD com certeza possui muito conteudo para falar do que apenas um video de 10 min.
Seria muito legal postar conteúdos sobre temas e modificações na distro, percebo que é um assunto muito vazio no Brasil.
Você leu o handbook? Esses problemas que você falou são abordados lá
@@otaciliodearaujo vou revisar agradeço
Po cara.. eu to usando q emu instalado no pfsense q eh freebsd
Virtualizei o debian nele e esta a contento
Caramba, usou qual configuração pra rodar ele?
Olá Rikker. É preciso muita paciência. Penei um bocado e desisti. Instalar até vai, com Gnome ou Mate. O problema é fazer as coisas funcionarem. Senti muita dificuldade em instalar wifi. Bluetooth não consegui. Há menos dicas. E são mais complicadas. Não se compara, por exemplo, ao AUR. Bem mais fácil é o Ghostbsd, que é Calamares. Mas o problema do wifi continuou.
Riker boa tarde , peço desculpas pela dúvida de "noob" eu recentemente venho usando o Windows em uma memória hd e pretendo instalar uma memória ssd pra colocar o biglinux , eu consigo fazer dual boot fazendo isso ? Tem algum tutorial que possa me indicar ?
Procure tutoriais de como fazer dual boot. Não se atente em ser HD ou SSD. Os SSDs, por questões de compatibilidade, imitam HDs.
Respondido pelo colega, tem uma playlist aqui no canal mostrando dualboot, pode te ajudar também
A melhor forma de fazer dual boot é usando dois drives mesmo. Você não terá problemas.
Bem vindo ao mundo Windows Riker
Win... Que? Não obrigado 😅🤣🤣
Mundo Windows = Bugs diários
Sim rsrs
Minha vida é freebsd tem uma interface top tamben eu sei como faz funcionar o microfone tem uma distribuição do Google Linux que ativa tudo isso cara tu não imagina o quanto você consegue fazer com ele
tem o ghostbsd ele ja eh para desktop
tentei rodar o sistema / instalei mas o wifi nada de reconhecer a placa .. desisti ! voltei pro debian e fui feliz ..rs
Eu também, acho que teria que quebrar a cabeça muito mais pra fazer tudo funcionar, e uma coisa que uso muito é a virtualização, e nos BSD dizem não ser tão boa como no Linux.
Fala Riker já testou o hello System que também e BSD?
Ainda não, depois irei olhar esse
freebsd só usei em servidores, não vi realmente uma distro dele que realmente atendam o desktop.
Riker, esse sistema, para uso pessoal, é um pouco complicado para usarmos ele no dia a dia porque tudo tem de ser configurado manualmente, tentei usar ele no meu pc, consegui funcionar todo o hardware do meu note, porém em alguns casos, ter de ficar compilando pacotes, não tenho muita paciencia, infelizmente acabei desistindo meu amigo, caso queira alguma ajuda só me chamar, abraços, parabéns pelo vídeo.
É... ficar compilando tudo é complicado, obrigado, se voltar pro freebsd e precisar, falo contigo sim.
Abraços
Opa, blz, qual seria a sua opinião sobre as distros BSD? tipo o ghostBSD, talvez funcionaria o seu mic, acho kk
Verdade, talvez funcione neles, depois vou olhar
Faz um vídeo sobre o Void Linux, Riker! Valeu, um abraço!
Teve uma época que eu queria usar BSD em vez de Linux!
Mas para o meu uso, pelo menos, eu observei que, da mesma forma que alguem sai do WIndows e sofre no Linux, sair do Linux e ir pro BSD seria um outro sofrimento.
De drivers de vídeo que simplesmente não funcionam, pacotes deb ou rpm que não existem em .pkg, interface de usuário sem o tratamento devido a baixa quantidade de mantenedores, entre outros problemas que não há nas distros Linux.
De fato o kBSD ainda é melhor que o kernel Linux na parte de redes, onde o pfSense/OPNSense ainda tem um melhor desempenho geral se comparado ao IPFire por exemplo. Mas vejo uma questão de tempo, o dia que o Linux tiver uma baixa latência de rede pra ser usado em firewall com a mesma expertise do BSD, o BSD vai perder muitos adeptos e isso pode sim ser o começo do fim deste.
VC está arrependido de ter saido de windows para linux?
@@exigenteinvestidor1838 De forma alguma, eu comentei da minha experiencia no BSD.
Uso Linux até pra games ja tem 7 anos
@@linuxuniverseofficial Você acha que podemos ter flakpaks rodando no BSD no futuro?
@@softwarelivre2389 Só se criarem uma implementação bem nova do flatpak que dependa menos do Linux e seja mais agnóstico.
Porque o FreeBSD por exemplo não tem namespaces, que é algo bem intrínseco do Kernel Linux e obrigatório pra um flatpak executar.
Mas tem outros problemas, esse foi apenas um. BSD e Linux são tão diferentes quanto Windows e macOS. Rodar flatpak em BSD provavelmente permitira que rode em Windows ou macOS, seria algo absurdamente independente do core do sistema, apenas a arquitetura do processador vai ditar as regras. E isso ainda é um sonho distante da realidade.
@@linuxuniverseofficial Faz sentido. Os snaps precisam de um namespace também? Ou é algo mais exclusivo dos flatpaks?
isso sim que se chama de aventura
Com certeza
Eu uso o OrbisOS, que é uma distro do BSD.
roda no notbook Dual Core 2.8Ghz Dell 3 Gb de ram? e um not dell já tem 10 anos tu acha que vai rodar?
DragonFly e GhostBSD são bem legais.
Tô vendo que vc usa arch... Eu tô com outro problema no Linux... Não consigo fazer meu controle de PS4 parar de ser ligado como dispositivo de áudio padrão. E olha que eu varri a internet inteira, pesquisando em outros idiomas e não consegui resolver nem mesmo criando script. Eu uso Debian, mas já usei todas as distros e isso tá me fazendo pensar em migrar pro bsd... Mas aí eu vejo q seu Mic não funciona, então, deve ser bem desafiador e masoquista usar um os assim... Ainda não testei com arch pra vê se resolve... O arch é minha última chance, pois se não resolver, eu volto pro windows e vms. Esses bugs aí de kernel no Linux com drivers me tiram o sono, às vezes.
Já utilizei FreeBSD como principal, mas precisei voltar ao Linux por causa de um driver de impressora.
O FreeBSD é chatinho mesmo pela falta de uns drivers
Ahh deu merda, durante décadas tento experimentar FreeBSD live, simular instalação, ai vejo ta evoluir, mas sua experiência espartano, volto Linux, mas gostei evolução cada ano passa...
Tenta o seguinte: põe um microfone externo e selecione ele antes de testar o audio. Se der ok, significa q o microfone interno n é reconhecido pelo BSD. Foi oq identifiquei no meu Ubuntu. kkkkk
Boa ! ahhha
O Diabo Gosta deste sistema porque não Tem Snap ou Flatpak?e Hardware?ele Aguenta a onda ou Torce o Rabinho??
Sai dele, falta muita coisa pra chegar no Linux
@@rikerlinux é um sistema muito embrionário,agora testa o Open Indiana,é outro sistema exótico base Unix....mas é código aberto.tipo o Open Solaris.
Já li a respeito dele, bateu curiosidade mesmo
BSD é tão bom quanto Linux, exceto em quesito suporte a drivers
insira aqui uma fileira de pinguim com arminhas e com cara de "como vc pôde fazer isso com a gente Riker? foi usar ubuntu q te deixou assim né, ja te disse q eles tão melhorando aos poucos a distro dnv, n faz isso cara"
🤣🤣🤣
Muito legal o seu trabalho sobre o conhecimento sobre sistemas operacionais, mas tenho uma leve dúvida que me intriga:
O fato de você mudar tanto de sistema operacional, pelo tempo de configuração, instalação de drivers, e pesquisa, não faz você ser menos produtivo do que se tivesse um windows basicão fixo onde todas as tuas configurações já foram feitas, mesmo de uma forma ruim em comparação ao linux?
De fato não kkkkkkkk
Pretendo fazer isso com uma distro Linux em breve, Windows não rsrs não uso Windows desde 2014, não curto ele, instalo se for pra mostrar algo do Windows, mas não gosto do Windows pra meu sistema
BSD é mais para servidor não desktop
Igual Linux...
Igual não, são sistemas semelhantes
Hypervisor de BSD se chama bhyve.
Dae Riker, reparei que tu tem um gadget tipo ar condicionado mini no fundo, isso presta? HAHAHA.
Para dias não tão quentes, sim
ja tentei usar
eu tinha muita vontade de instalar bsd, mas tenho medo de experimentar
Medo?
@@patopatovai9136 kkkkkkk fiz um paralelo referência a uma situação relacionada a outro contexto bastante comum nos anos 80 e 90, mas tranquilo, se vc entendeu de forma literal, ainda é possível ter "medo" se vc sabe que é obsessivo e vai acabar perdendo várias horas tentando aprender como usar esse sistema e descobrir no final que ele não atende suas necessidades, a aversão a essa possibilidade e o fato disso impedir que vc teste o sistema pode também ser chamado de medo
Ghostbsd e mais fácil
@@shinobirecoder não conheço, conheço o freebsd e openBsD, mas vou pesquisar, obrigado pela dica
Ou seja, melhor continuar com o Linux que cresce cada vez mais e eu torci muito pelo Linux durante anos
Com certeza
Ai vai um pensamento Se o bsd é o demonio o que o windows seria?
vc já parou para pensar que seria porque ele e a base para o mac?!
O Kernel do macOS? Tenho um vídeo aqui no canal falando dele
Riker, cadê o vídeo Top3 Distros favoritas? Bora seguir essa corrente, o Liquid te citou.
Sim, vou fazer é porque estou editando os que já estavam gravados
@@rikerlinux 😍
Não me engano o Mac OS tem o seu kernel um BSD
Na verdade Kernel OpenDarwin que é um Híbrido do Kernel FreeBSD com o Kernel Mach (um micro Kernel com um Kernel monolítico juntos)
Mac OS tbm tem uma certa proximidade com freeBSD
Não sei por que mais quase cancelei a inscrição 😂😂😂 falei pronto homem tá de Janela
Janela não 🤦🏻♂️ 🤣🤣
@@rikerlinux não consigo nem chamar aquele negócio de WINDO 🤣🤣
Hahahha
@@schorr__ Eu Chamo de Rwindows e em RUclipsrs linux em inglês Ruinows de ruin
pô, eu gosto do Windows, da versão 10 e 11. Ainda mais com WLS2, está muito bom.
Palestraaaa
Para desktop na boa, mas nao rola, mas sem duvidas é um otimo sistema.
É... tive essa certeza também, mas te dizer que se meu microfone e a virtualização tivessem funcionando, teria sofrido, opa... quero dizer... testado mais um pouco ele
Justo esse BSD, esse causa certo preconceito a categoria devido ao mascote.
O que? Por causa do diabinho? 😈👹👺
Um derivado desse BSD é o Dragonfly BSD.
BSD é bom pra servidor.
Wifi no FreeBSD é péssimo
Cara fala de pacotes do Free e sequer cita o Ports. Fala sério.
não usem o freeBSD para desktop
Dragon fly
Deus me livre de FreBsd
Voc~es são doidos! Ficam pulando de sistema operacional dia sim dia sim. Parece o pessoal do android custom rom
Tem mais coisas pra explorar, diferente do windows
@@GGVIC25 Tá maluco Brou! Windows é o mundo!
Tem gente que faz isso mesmo, mas no caso do canal RikerLinux isso é feito para produzir conteúdo, porque a família Unix é gigantesca e tem muita coisa pra mostrar.
Eu particularmente não fico mudando de distro, só troco quando dá problema crítico.
Talvez existam muitas variações do Windows quando o ReactOS estiver pronto.
Fato