Farinha de Coco Babaçu: da Floresta à Mesa
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- As pesquisas desenvolvidas na 5ª edição do Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social têm o potencial de valorizar a produção de pequenos produtores, contribuindo na criação e na qualificação de produtos e nas estratégias de valorização para o mercado. As ações do Laboratório de Criação partem da compreensão de que a cultura alimentar precisa ter seu consumo estimulado para gerar o repasse dos saberes tradicionais, a geração de renda para o produtor artesanal e a proteção sustentável dos territórios.
Na região do Cariri, especificamente em Barbalha, Indra Nunes desenvolveu uma farinha do resíduo da produção do óleo do coco babaçu. Em parceria com as mulheres quebradeiras de coco babaçu da comunidade dos Angolas, o processo aproveita integralmente o fruto e também gera um produto mais sustentável.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Rua Manuel Dias Branco, 80 - Cais do Porto, Fortaleza-CE.
🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻