O que eu gosto nesse canal é como ele apresenta um vasto conhecimento que eu nunca teria acesso ou procuraria por nem sequer passar um centigrama de farelo na minha mente. Eu tô tendo meu ensino médio aqui praticamente, aprendendo história, arte, filosofia e sociologia tudo junto. Amo a Ilha Kaijuu.
Cara, que aula fantástica sobre história da arte! Parabéns demais pelo trabalho, sou artista gráfico formado em design e muitos dos temas que vc tocou não foram comentados na faculdade ou nos cursos técnicos. Conteúdo super rico, vou até pesquisar mais sobre pq fiquei fascinado.
Vídeo incrível. Eu como leigo em história da arte saí daqui com uma ideia clara dos períodos e de quebra entendendo algumas obras e seus contextos. Arrisco a dizer que foi o melhor vídeo que vi no ano de 2024. Parabéns, mano.
Galera geralmente esquece que muito da influência do Ross está na "Era de Ouro da Ilustração Americana", também. Dorne, Al Parker, Ernest Chiriaka, Rockwell... Ele usa grisaille que era uma técnica de guache muito comum a esses caras.
Tava pensando nisso ontem mesmo. Tenho odiado profundamente essa ideia totalmente torta que tem se espalhado por aí de que artistas de uma tendência neoclássica seriam necessariamente ligados à uma estética fascista (se é assim, preto no branco, então a arte de vanguarda, abstrata, é anti fascista? E o futurismo?). Ter um contraponto a um pensamento tão ignorante em um canal grande e dentro dessa esfera é importante, dando uma possibilidade de desfazer o estrago que foi feito por uma ideia tão simplista e anti-arte. Logo logo assisto. 😊
Também acho que é uma moralização rasteira da discussão. Se coloca x artista como tendo uma estetica fascista, não como uma forma de buscar debater isso de forma crítica, mas sim, porque esse não é querido por quem apontou isso, e muitas vezes, pelo seu público. É basicamente fugir da discussão em torno da qualidade artística, colocando sua opinião sobre como correta ao trazer um elemento moral para história. O que é particularmente complicado porque uma coisa não tem de fato haver com a outra, com um filme politicamente problemático, podendo ser bom, por exemplo, logo, apontar seu suposto viés não válida de forma alguma o que você pensa sobre a obra em outros termos. É o puro suco de internet mesmo.
@@gabipanqueca Foi uma ótima argumentação do Rafael, nessa concordo com ele por ser bem fundamentado, o Alexandre errou ali mais por se apegar demais na estética em vez do detalhe da ética, o liberalismo e o facismo bebem na mesma fonte,mas não são necessariamente os mesmos animais. Era interessante apenas levantar a questão,mas afirmar de forma contudente exige provas contudentes para fazer afirmações como essas,que geralmente acabam em erro.
Vi um vídeo do Alexandre Linck do Quadrinhos sarjeta sobre o tema e acho que seu argumento faz mais sentido, foi ficar com seu ponto de vista do assunto. Da pra montar um debate entre os dois , seria legal.
@@victorraphael156o Linck é insuportável, não gosta de ser rebatido, vive criando treta nas suas redes sociais, é igual ao thiago da comix zone , gostam de serem bajulados pela suas bolhas
Não acabei de ver o vídeo ainda e nem sei o que esse comentário poderia vir a querer dizer, mas percebo na narrativa de O Reino do Amanhã algo similar à ideia de Vitrúvio de ascensão, ápice e queda ("nadir", certo? aliás, conheço o termo por conta de Pound, o grande poeta modernista, que acabou associado ao fascismo italiano, por acaso). No quadrinho de Waid/Ross, o retorno do Super-Homem e dos heróis "clássicos" é apresentado como um "renascimento" dos heróis após uma era das trevas...
Muito bom, meu velho. É sempre interessante lembrar que a arte não é intrinsicamente nada, de um ponto de vista hermenêutico, e que a leitura política é sempre condicional, e não necessária. Estética e política são esferas que se tangenciam, mas não se definem e não se confundem. Boa abordagem!
Muito obrigado pelo vídeo e toda a explicação, sempre me incomodou essa ideia da arte do Alex Rosa ser fascista, não concordava, agora com toda essa explicação, além de ir por terra essa ideia, explicou vários períodos históricos da arte. Baita vídeo!
O motivo do ilha kaijuu ser um dos meus canais favoritos é o fato do rafael mencionar so uma coisinha pra contextualizar o que ele ira elaborar durante o vídeo e essa coisinha durar quase o vídeo todo, e isso nao é ruim, pelo contrário é muito bom, entender de onde surgiu o termo classico e como isso está relacionado diretamente com o liberalismo e também diretamente com a história dos estados unidos é incrível, um ótimo video e uma otima aula sobre arte classica
Caramba, é um prazer te conhecer, irei assistir o video aos poucos, sinceramente, é bom ver alguém Apresentando um contra-ponto para esse tipo de ideia torta
Excelente video e muito bem fundamentado! É triste ver "gibitubers" que jogam contra alguns artistas, fazendo malabarismos para tentar imputar falsas acusações em troca de views. Quem perde é a nona arte, pela irresponsabilidade de uns.
Gosto muito do seu canal por vários motivos, mas um especial é o trabalho de divulgação das ciências humanas usando objetos conhecidos por muita gente. De um modo geral, você explica conceitos, corrige imprecisões (como no caso desse vídeo) e ajuda a expandir o entendimento de quadrinhos.
Fala, Rafael! Beleza, meu caro? Acompanho seu canal a bastante tempo e sou muito fã! Se me permite dar um conselho técnico para melhorar a apreciação de seus vídeos: quando for editar aplica um efeito de "retirar ruido" do seu áudio para não ficar chiando muito. Geralmente o efeito se chama denoise, dependendo do software que você usa. Acredito que isso vai melhorar bastante a qualidade e trazer mais resultados pra você e seus seguidores. Grande Abraço!
Oi! Valeu a dica! Fica ciado aqui quando chove forte, daí é o barulho da água caindo sobre as telhas. Esse efeito consegue dar conta do barulho da chuva?
@@IlhaKaijuu Consegue sim, amigo! Eu uso o premiere para edição e quando aplico dois efeitos, a qualidade do áudio melhora bastante. Os efeitos geralmente são do denoise para ruído e dereverb para tirar a reverberação do ambiente. Abraços!
Ainda estou em um pedaço do vídeo e Rafael q belo trabalho de pesquisa, excelente vídeo, pretende em fazer um artigo dps? Podemos dizer q o Vitrúvio tinha um ego pequeno heim kkkk.
Muito bom... como está tarde e eu estou cançado, parei no tempo 28:02, mas amanhã eu retomo! Não dá de perder um vídeo com tantas informações... Curto muito teu trampo
Ótimo vídeo! Sempre me incomodou essa relação que fazem com o Alex Ross. Lembro de ouvir isso pela primeira vez lá no FIQ 2013 ou 2015. Um momento em que boa parte da turma que tava se formando ali estava entendendo pela primeira vez o que era fascismo e fazendo muitas confusões estéticas.
Por falar no Plínio Velho, o Plínio Jovem escreveu o que talvez seja o relato mais antigo de uma casa mal-assombrada, que atormentou Atenodoro de Tarso (escrevi uma HQ sobre isso). Ótimo vídeo, pena que muito curto.
Obrigado pela aula e toda a explicação bem fundamentada! Nunca cai nessa falácia propagada por "pseudo críticos" de que a arte do Alex Ross é fascist4, obrigado pela elucidativa e didática explicação!
Apesar do Vídeo ter sido extremamente longo eu vi muito conteúdo rico e de grande valor para compreensão de inúmeros movimentos artísticos, sociais e políticos. Parabéns pela aula. Sou desenhista e levarei seus ensinamentos para meus trabalhos.
Apoio demais, gostaria mtu de um vídeo de Saint Seiya, posso estar louco mas o primeiro arco dos cavaleiros negros me lembra mtu o inicio de Kamen Rider, mas pode ser loucura msm kkkk.
Seus vídeos são ótimos, gosto muito como eles têm um formato de aula contando uma linha do tempo e de raciocínio pra chegar no ponto e amarrar tudo. Trabalho como ilustrador e tenho um desejo bem grande de voltar pra UFRGS e fazer História da Arte e quando te assisto mais eu tenho vontade de fazer logo isso. Sabe como andam as oportunidades pro ingresso de diplomado? Sei dos editais e o número de vagas que costumam abrir, mas pra além disso, tem alguém que valeria a pena eu conversar pra auxiliar nesse processo? 😄
Faz uns anos que eu não acompanho o processo, mas costumava ter vagas para ingresso de diplomado com frequência. Acho que vale escrever um e-mail para a COMGRAD do curso e pedir informações.
Essa questão da ascensão e queda e essa glorificação da arte naturalista me persegue demais como ilustrador e professor de desenho. O tempo todo tentando desconstruir isso nos alunos e vez ou outra me aparece um ilustrador querendo dar aula de história da arte e falando que a idade média foi a "era das trevas pra arte", ou então quadrinista reclamando de falta de qualidade técnica no hqmix
Obrigado! Os textos gregos não falam de perspectiva, mas sim do Óptica. O Erwin Panofsky em "A Perspectiva como Forma Simbólica" que levanta a ideia de que os textos gregos que conhecemos que tratam da visão, que são dessa área, descrevem a visão humana de forma mais próxima com as regras da Perspectiva Angular.
É aquilo que o Pirula fala, é necessário um especialista falar horas e horas para desmentir o que um leigo fala em minutos. Que vídeo maravilhoso, já sou fã!
tá mais se for o QnS a parte do leigo só gostaria de falar que ele é DOUTOR em literatura e MESTRE em ciencia da linguagem e ministrava aula de estetica pra pos-doc
@victorgabrielli5970 Ter doutorado não quer dizer muita coisa porque o viés sempre vai ficar em cima da análise isso é natural aquele vídeo do Alex Ross é cheio disso usar argumento de autoridade sempre é ruim.
Parabéns Rafael, excelente aula! Humberto Ecko estava correto quanto a internet dar voz aos idi0tas, vide aqueles que afirmam que a arte de Alex Ross é fascista! Tenho vontade de me isolar no mato depois de ter estudado e ver a estudez ser exaltada. Desculpa o desabafo, abraços!
Vídeo esclarecedor, e todas as voltas foram necessárias! Uma dúvida, os conceitos de clareza absoluta e clareza relativa (Wölfflin), ainda são válidos?
Obrigado! As teorias do Wölfflin são válidas, só saber usar contextualizar. Inclusive ele foi muito importante na virada do século XIX para o XX para construir a noção de que o Barroco é um estilo autônomo, e não a decadência do Renascimento.
Excelente vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾. Acho que alguns "críticos de gibi", geralmente, indicam uma proximidade entre os desenhos de Ross e as linhas gerais da estética totalitária porque comparam imagens específicas de propagandas dos regimes políticos daquela linha/filosofia (ilustrações, fotos, vídeos e etc da alemanha e da Itália nazifascistas) à alguns quadros, também específicos, da arte de Ross, sobretudo na dc. Tem um canal gringo onde se fez isso e é tão interessante quanto este vídeo.
o facismo na arte não está na estética mas no conteúdo. O facismo italiano, por exemplo, era abstrato e expressivo no futurismo mas foi também figurativa e naturalista motivada por nostalgia idealiazada de arte romana
Salve Rafael! Não sei se tu lembra, mas eu pedi umas dicas de textos sobre crítica/história da arte uns meses atrás. As recomendações me serviram muito bem. O engraçado é que eu comecei a ler livros sobre crítica e fui parar em Metafísica de Aristoteles kkkkk. Mas acho que esse canal é meio assim tbm né?
Bom vídeo. Contudo, de certa forma, passou longe de confirmar a tese presente no título, já que apesar de algumas especificidades, tanto a arte fascista quanto esse movimento aí que o Alex Ross faz parte, segundo a sua descrição, bebem da mesma tradição e tentam evocar valores muito semelhantes.
Tem base na mesma tradição, a arte clássica. Mas a arte n@zi também tem uma influência do Romantismo que se mistura com os elementos clássicos. Além de que se manifestam de formas diferentes nas convenções formais, bem como os temas e valores são bem diferentes.
Ótimo vídeo, compartilhou muito conhecimento. Só queria compartilhar umas notas sobre o segmento do iluminismo e liberalismo: A França da época tinha sim um problema sério de corrupção envolvendo a monarquia e religião. Mas os valores e resultados da revolução liberal não são necessáriamente todos superiores. A revolução francesa resultou em um período de cáos, os revolucionários eventualmente entraram numa espiral de pureza se matando entre eles e teve loucuras como um novo calendário, uma "religião" deísta e culminou em Napoelão. A democracia grega durou apenas 80 anos e o voto era restrito aos cidadãos, os gregos não eram igualitários nem liberais. Os pais fundadores dos EUA escreveram a constituição deles com valores liberais mas partindo da premissa de que a sociedade tinha certos morais e em diversos períodos os EUA tiveram leis que limitavam liberdades individuais, pois se entendia que uma sociedade entrege a vícios apesar de gozar de liberdade individual não é realmente livre. E é isso que vemos nas democracias modernas hoje, elas se intrometem muito mais na vida das pessoas do que as monarquias com auxílio da tecnologia e códigos de leis que regulam todos os aspectos da vida privada das pessoas. Você comentou que no absolutismo monarquico os agentes do estado se confundiam com as instituições do estado e hoje vemos bem isso quando críticas a um certo juiz calvo são noticiadas como "ataques a instituição do tribunal". Ainda sobre tribunais, conceitos como presunção de inocência e outros conceitos que formam o que entendemos como devido processo legal são anteriores a revolução francesa e vem das inquisições, que apesar de polêmicas, não são análisadas levando em contexto a época e em comparação com os tribunais estatais eram mais brandas e lenientes.
Bom dia, Raphael. Queria fazer duas correções se me permite: 1- Sócrates era um CRÍTICO FERRENHO da Democracia ateniense! E isso pode ser visto no livro A República de Platão onde Sócrates é personagem principal e propóe uma aristocracia intelectual do "rei-filósofo" como governante da pólis perfeita. "Sócrates era crítico da democracia, mas expressou suas críticas de forma democrática, respeitando as regras fundamentais da democracia, como o livre exercício do pensamento e da fala. Algumas das razões pelas quais Sócrates era crítico da democracia são: Acreditava que a democracia estava fadada à derrota Acreditava que as massas não tinham consciência de sua ignorância, e que o verdadeiro sábio é aquele que tem essa consciência Acreditava que a democracia era uma "forma agradável de anarquia" que entraria em colapso devido às suas próprias contradições Sócrates acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, e não por meio de crenças tradicionais ou populares. Ele defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica."
2- Roma nunca foi uma "democracia". Foi um república, e uma república que não dava poder ao povo. No máximo dava voz ao povo por meio da nomeação dos "Tribunos da Plebe". ARepública Romana era uma mistura de vários sistemas políticos. "A República Romana teve uma estrutura política que combinou elementos de democracia, aristocracia e monarquia, o que a torna uma democracia com tendências oligárquicas: Democracia Os cidadãos romanos tinham o direito de participar das assembleias e votar em leis e na eleição de magistrados. Aristocracia O Senado, composto por membros da aristocracia romana, exercia grande influência no governo. Monarquia Inicialmente, a República Romana era governada por dois cônsules, eleitos anualmente, que representavam a monarquia. A votação era aberta a todos os cidadãos romanos plenos, mas excluía mulheres, escravos e aqueles que viviam fora de Roma. O eleitorado foi aumentando à medida que Roma crescia. O sistema político de Roma se transformou ao longo dos séculos, culminando na instauração do Império Romano, com um imperador governando de forma autocrática. "
1 Sim, o Sócrates era crítico à democracia. Mas ele defendia um conjunto de valores comunitários que foi o suficiente para os iluministas construírem uma imagem dele como herói da democracia. É um pouco contraditório, mas o que importava mais para os iluministas a imagem do Sócrates como símbolo que criaram do que o Sócrates pessoal real histórica. 2 A República Romana era uma democracia, sim. Primeiro que a democracia moderna, como vai ser definida pós Rousseau, é um tanto diferente da noção de democracia clássica, na qual o status de cidadão era bem mais restrito, admitia escravidão e outros pontos que são inadmissíveis em uma democracia moderna. Ainda, democracia não é oposto à monarquia. A Inglaterra atual é uma monarquia e é uma democracia ao mesmo tempo.
É interessantíssima essa discussão acadêmica. Percebece todo o background das perspectivas filosóficas que embasaram as artes e que co-influenciaram tanto ao nazismo, quanto ao Alex Ross. É muito tênue a barreira entre a convergência de opiniões e/ou inspirações, e as diferentes abordagens (sua e de outros canais) nesse debates são muito agregadoras.
Tudo que vc falou eu concordo e assino embaixo. Porém, eu acho que faltou trabalhar o ponto principal da questão que você deixa para os 3 minutos finais. O ponto crucial aqui é a apropriação de um estilo por outro. Dessa maneira, concordo com tudo que vc falou, mas infelizmente é o que hoje se tem como pensamento ideológico. Ou seja, uma arte focada exatamente no que o Alex Ross faz. "Ahhhh mas o Alex Ross não é fascista!", na boa, dane-se o que o Ross seja. Infelizmente aqui não cabe essa crítica. O caminho é justamente falar da apropriação do produto, que realmente foi apropriado. Então se vc pegar o fascista clássico, que queiram quer não ele vai ter como modelo de básico de associação sim as pinturas "a lá Alex Ross", que queriam quer não pegou. Acho que poderia ter gastado mais tempo explicando essa correlação de aparição de movimentos ultranacionalistas e outros com as pinturas e elementos naturalistas e como hoje tem-se esse modelo de Alex Ross como facista. O vídeo foi bom, mas eu acho que esse ponto crucial não foi abordado. Pelo contrário ele pode crescer ainda mais o ego de quem é fascista e se apropria da imagem do Alex Ross, e agora pode dizer "tá vendo ele não é fascista."
Acabei de ver que tem um jovem senhor no RUclips que chama o estilo de Alex Ross de totalitario. Por que ele nao explica da arquitetura austera do regime totalitario e a arquitetura desumanizada e também austera do Niemeyre?
Wow! Que aula de História da Arte! Obrigado por compartilhar tanto conhecimento! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado pelo apoio!
O que eu gosto nesse canal é como ele apresenta um vasto conhecimento que eu nunca teria acesso ou procuraria por nem sequer passar um centigrama de farelo na minha mente. Eu tô tendo meu ensino médio aqui praticamente, aprendendo história, arte, filosofia e sociologia tudo junto. Amo a Ilha Kaijuu.
Obrigado por acompanhar o canal!
@@IlhaKaijuu Eu que agradeço, continue com o conteúdo firme e forte.
Muito bom né! Também acho legal demais todo esse assunto aprofundado sobre os temas.
É incrível pq os vídeos são "só" ele falando, mas é tão bom
Cara, que aula fantástica sobre história da arte! Parabéns demais pelo trabalho, sou artista gráfico formado em design e muitos dos temas que vc tocou não foram comentados na faculdade ou nos cursos técnicos. Conteúdo super rico, vou até pesquisar mais sobre pq fiquei fascinado.
Obrigado!
Um curso completo de história da arte em um único vídeo.
Verdade
É por isso que gosto desse canal. Ótimo vídeo!
Muito obrigado!
Vídeo incrível. Eu como leigo em história da arte saí daqui com uma ideia clara dos períodos e de quebra entendendo algumas obras e seus contextos. Arrisco a dizer que foi o melhor vídeo que vi no ano de 2024. Parabéns, mano.
Obrigado!
Galera geralmente esquece que muito da influência do Ross está na "Era de Ouro da Ilustração Americana", também. Dorne, Al Parker, Ernest Chiriaka, Rockwell... Ele usa grisaille que era uma técnica de guache muito comum a esses caras.
Conheci o seu canal recentemente, gostei da profundidade das aulas! Por favor, faça vídeo de Kentaro Miura, Rafael!
Mais uma aulinha do Ilha Caju 🙏
Tava pensando nisso ontem mesmo. Tenho odiado profundamente essa ideia totalmente torta que tem se espalhado por aí de que artistas de uma tendência neoclássica seriam necessariamente ligados à uma estética fascista (se é assim, preto no branco, então a arte de vanguarda, abstrata, é anti fascista? E o futurismo?). Ter um contraponto a um pensamento tão ignorante em um canal grande e dentro dessa esfera é importante, dando uma possibilidade de desfazer o estrago que foi feito por uma ideia tão simplista e anti-arte. Logo logo assisto. 😊
é a generalização de varios termos que ocorre atualmente, ninguém sabe nada, mas fala.
É desonestidade intelectual de uns gibitubers por aí!
Também acho que é uma moralização rasteira da discussão. Se coloca x artista como tendo uma estetica fascista, não como uma forma de buscar debater isso de forma crítica, mas sim, porque esse não é querido por quem apontou isso, e muitas vezes, pelo seu público. É basicamente fugir da discussão em torno da qualidade artística, colocando sua opinião sobre como correta ao trazer um elemento moral para história. O que é particularmente complicado porque uma coisa não tem de fato haver com a outra, com um filme politicamente problemático, podendo ser bom, por exemplo, logo, apontar seu suposto viés não válida de forma alguma o que você pensa sobre a obra em outros termos. É o puro suco de internet mesmo.
Porém, faz ele ser anti comunista. Como comentei no Instagram do Ilha
@@gabipanqueca Foi uma ótima argumentação do Rafael, nessa concordo com ele por ser bem fundamentado, o Alexandre errou ali mais por se apegar demais na estética em vez do detalhe da ética, o liberalismo e o facismo bebem na mesma fonte,mas não são necessariamente os mesmos animais. Era interessante apenas levantar a questão,mas afirmar de forma contudente exige provas contudentes para fazer afirmações como essas,que geralmente acabam em erro.
esse canal é uma das maiores relíquias que a Internet viu
Obrigado!
Vi um vídeo do Alexandre Linck do Quadrinhos sarjeta sobre o tema e acho que seu argumento faz mais sentido, foi ficar com seu ponto de vista do assunto. Da pra montar um debate entre os dois , seria legal.
Acho que é impossível. Mas seria.
@@victorraphael156 pq impossivel?
@@diegoros8336 O Linck e o Rafael já foram amigos, mas se desentenderam. Acho pouco provável que gravem juntos novamente.
@@victorraphael156o Linck é insuportável, não gosta de ser rebatido, vive criando treta nas suas redes sociais, é igual ao thiago da comix zone , gostam de serem bajulados pela suas bolhas
Não acabei de ver o vídeo ainda e nem sei o que esse comentário poderia vir a querer dizer, mas percebo na narrativa de O Reino do Amanhã algo similar à ideia de Vitrúvio de ascensão, ápice e queda ("nadir", certo? aliás, conheço o termo por conta de Pound, o grande poeta modernista, que acabou associado ao fascismo italiano, por acaso). No quadrinho de Waid/Ross, o retorno do Super-Homem e dos heróis "clássicos" é apresentado como um "renascimento" dos heróis após uma era das trevas...
Estou assistindo seu vídeo aos poucos, e está muito bom! Gostei do jeito como você explica. Vou seguir o canal.
Obrigado!
Muito bom, meu velho. É sempre interessante lembrar que a arte não é intrinsicamente nada, de um ponto de vista hermenêutico, e que a leitura política é sempre condicional, e não necessária. Estética e política são esferas que se tangenciam, mas não se definem e não se confundem. Boa abordagem!
Muito obrigado pelo vídeo e toda a explicação, sempre me incomodou essa ideia da arte do Alex Rosa ser fascista, não concordava, agora com toda essa explicação, além de ir por terra essa ideia, explicou vários períodos históricos da arte. Baita vídeo!
Obrigado!
Excelente vídeo, é impressionante como um assunto pode render e abordar tanta coisa, parabéns pelo vídeo (estou quase no final)...
Obrigado!
aulinha de história da arte antes de dormir sempre bom
Rafael, gostaria MUITO de ver uma análise sua sobre Berserk do Kentaro Miura!
Muito bom o video. Dá pra ver que você ama esse assunto. Sou artista escultor tradicional, e curti bastante
Obrigado!
Tá bom, Rafael. Com esse vídeo você me convenceu a ser apoiador. Parabéns pelo trabalho duro.
Obrigado por acompanhar!
O motivo do ilha kaijuu ser um dos meus canais favoritos é o fato do rafael mencionar so uma coisinha pra contextualizar o que ele ira elaborar durante o vídeo e essa coisinha durar quase o vídeo todo, e isso nao é ruim, pelo contrário é muito bom, entender de onde surgiu o termo classico e como isso está relacionado diretamente com o liberalismo e também diretamente com a história dos estados unidos é incrível, um ótimo video e uma otima aula sobre arte classica
Obrigado!
Cara, parabéns pelo vídeo é uma verdadeira aula.
Obrigado!
Bom hein... Não conhecia o canal, vou seguir agora
Obrigado! Espero que goste dos demais vídeos.
Conheci o canal agr tbm, precisamos divulgar isto!
Que aula, meus amigos!
Caramba, é um prazer te conhecer, irei assistir o video aos poucos, sinceramente, é bom ver alguém Apresentando um contra-ponto para esse tipo de ideia torta
Te encontrei novamente!
Ótimo vídeo, aula simplesmente fantástica
Obrigado!
Excelente video e muito bem fundamentado! É triste ver "gibitubers" que jogam contra alguns artistas, fazendo malabarismos para tentar imputar falsas acusações em troca de views. Quem perde é a nona arte, pela irresponsabilidade de uns.
A nona arte não perde nada e sim quem cai em papinho
Mais um video bom e informativo do nosso querido rafael
E cada dia mais perto do video sobre o rob liffeld
O vídeo sobre o Rob Liefeld eu comecei, mas não concluí ainda. Uma hora sai.
Grande aula de arte. Não imaginava que o momento político pudesse influenciar tanto a arte. Muito bom poder conhecer essas particularidades.
Obrigado!
Otimo video, realmente uma aula, parabens pelo conteúdos extremamente rico.
Obrigado!
Vídeo bom a pampa! É muito legal como tudo no final fica numa harmonia das informações passadas por longo do vídeo
Obrigado!
Foi realmente uma aula, muito bem explicada , parabéns pelo esforço.
Obrigado!
Meu Deus do céu! Que vídeo bom!
Obrigado!
Video incrível, vale apena esperar, continue assim.
Obrigado!
Mais um video incrível teu, qualquer dia eu quero poder me tornar um apoiador
Obrigado!
Gosto muito do seu canal por vários motivos, mas um especial é o trabalho de divulgação das ciências humanas usando objetos conhecidos por muita gente. De um modo geral, você explica conceitos, corrige imprecisões (como no caso desse vídeo) e ajuda a expandir o entendimento de quadrinhos.
Obrigado por acompanhar o canal!
Fala, Rafael! Beleza, meu caro? Acompanho seu canal a bastante tempo e sou muito fã! Se me permite dar um conselho técnico para melhorar a apreciação de seus vídeos: quando for editar aplica um efeito de "retirar ruido" do seu áudio para não ficar chiando muito.
Geralmente o efeito se chama denoise, dependendo do software que você usa. Acredito que isso vai melhorar bastante a qualidade e trazer mais resultados pra você e seus seguidores. Grande Abraço!
Up
Oi! Valeu a dica!
Fica ciado aqui quando chove forte, daí é o barulho da água caindo sobre as telhas. Esse efeito consegue dar conta do barulho da chuva?
@@IlhaKaijuu Consegue sim, amigo! Eu uso o premiere para edição e quando aplico dois efeitos, a qualidade do áudio melhora bastante. Os efeitos geralmente são do denoise para ruído e dereverb para tirar a reverberação do ambiente.
Abraços!
Ainda estou em um pedaço do vídeo e Rafael q belo trabalho de pesquisa, excelente vídeo, pretende em fazer um artigo dps?
Podemos dizer q o Vitrúvio tinha um ego pequeno heim kkkk.
Obrigado!
Sim, esse é o melhor canal de quadrinhos e mangá do YT Br. Ao contrário de outros canais da sarjeta
Muito bom... como está tarde e eu estou cançado, parei no tempo 28:02, mas amanhã eu retomo! Não dá de perder um vídeo com tantas informações... Curto muito teu trampo
Obrigado!
Ótimo vídeo! Sempre me incomodou essa relação que fazem com o Alex Ross. Lembro de ouvir isso pela primeira vez lá no FIQ 2013 ou 2015. Um momento em que boa parte da turma que tava se formando ali estava entendendo pela primeira vez o que era fascismo e fazendo muitas confusões estéticas.
Obrigado!
excelente video. como sempre
Obrigado!
Meu amigo, que aula fantástica!!
Obrigado!
Por falar no Plínio Velho, o Plínio Jovem escreveu o que talvez seja o relato mais antigo de uma casa mal-assombrada, que atormentou Atenodoro de Tarso (escrevi uma HQ sobre isso). Ótimo vídeo, pena que muito curto.
Obrigado! No blu-ray terá a versão estendida.
Obrigado pela aula e toda a explicação bem fundamentada! Nunca cai nessa falácia propagada por "pseudo críticos" de que a arte do Alex Ross é fascist4, obrigado pela elucidativa e didática explicação!
Quadrinhos na sarjeta toca muito nesse ponto. Cara chato demais
Apoiem o xará, os vídeos dele são foda, só aulas
Obrigado!
Adoraria ler a sua dissertação de mestrado, aonde poderia encontrá-la? Excelente vídeo por sinal!
Oi! Está disponível no Lume da UFRGS:
lume.ufrgs.br/handle/10183/153218
E também no meu perfil do academia.edu:
ufrgs.academia.edu/RCosta
Levei muitos dias pra terminar de assistir, mas valeu cada segundo.
Um dos meus artistas favoritos
Otimo video kaiju, continue assik.
Obrigado!
Apesar do Vídeo ter sido extremamente longo eu vi muito conteúdo rico e de grande valor para compreensão de inúmeros movimentos artísticos, sociais e políticos. Parabéns pela aula. Sou desenhista e levarei seus ensinamentos para meus trabalhos.
Obrigado por assistir!
Cara, você é diferenciado! Meus parabéns! 😎👍
Obrigado!
Aula genial!
Cara que vídeo maravilhoso.
Obrigado!
óptimo vídeo, mais um inscrito.
Obrigado!
cara queria muito ver uma analise tua sobre a obra Saint Seiya, a arte em si e até quem sabe o roteiro do Mestre Kurumada.
Pode ter esperanças. Pretendo fazer um vídeo falando sobre, sim.
Apoio demais, gostaria mtu de um vídeo de Saint Seiya, posso estar louco mas o primeiro arco dos cavaleiros negros me lembra mtu o inicio de Kamen Rider, mas pode ser loucura msm kkkk.
Seus vídeos são ótimos, gosto muito como eles têm um formato de aula contando uma linha do tempo e de raciocínio pra chegar no ponto e amarrar tudo. Trabalho como ilustrador e tenho um desejo bem grande de voltar pra UFRGS e fazer História da Arte e quando te assisto mais eu tenho vontade de fazer logo isso. Sabe como andam as oportunidades pro ingresso de diplomado? Sei dos editais e o número de vagas que costumam abrir, mas pra além disso, tem alguém que valeria a pena eu conversar pra auxiliar nesse processo? 😄
Faz uns anos que eu não acompanho o processo, mas costumava ter vagas para ingresso de diplomado com frequência. Acho que vale escrever um e-mail para a COMGRAD do curso e pedir informações.
Mais um vídeo da Ilha Caju
Q aula irmão
obrigado pelo video
Video excelente!
Obrigado!
Cara você tem que escrever um livro você ia ganhar muito com isso 😊😊
Que vídeo bom, mt obrigado pela aula.
Obrigado!
Que aula de história da arte! Valeu!
Obrigado por assistir!
Amém 🙏
Essa questão da ascensão e queda e essa glorificação da arte naturalista me persegue demais como ilustrador e professor de desenho. O tempo todo tentando desconstruir isso nos alunos e vez ou outra me aparece um ilustrador querendo dar aula de história da arte e falando que a idade média foi a "era das trevas pra arte", ou então quadrinista reclamando de falta de qualidade técnica no hqmix
Excelente vídeo
Obrigado!
não importa se é em 2024 ou se é em 4 a.c, sempre vai ter o papo do "bom mesmo era na minha epoca"
perfeito.
Obrigado!
Excelente vídeo! Quais são os textos falando sobre a perspectiva angular usada pelos gregos?
Obrigado! Os textos gregos não falam de perspectiva, mas sim do Óptica. O Erwin Panofsky em "A Perspectiva como Forma Simbólica" que levanta a ideia de que os textos gregos que conhecemos que tratam da visão, que são dessa área, descrevem a visão humana de forma mais próxima com as regras da Perspectiva Angular.
Vídeo TOOOOP ❗❗❗❗
Hypa o vídeo glr
Excelente vídeo.
Obrigado!
Te amo
É aquilo que o Pirula fala, é necessário um especialista falar horas e horas para desmentir o que um leigo fala em minutos. Que vídeo maravilhoso, já sou fã!
Obrigado!
tá mais se for o QnS a parte do leigo só gostaria de falar que ele é DOUTOR em literatura e MESTRE em ciencia da linguagem e ministrava aula de estetica pra pos-doc
Quem seria o leigo? Me fala só pra eu ver uma coisa
@victorgabrielli5970 Ter doutorado não quer dizer muita coisa porque o viés sempre vai ficar em cima da análise isso é natural aquele vídeo do Alex Ross é cheio disso usar argumento de autoridade sempre é ruim.
@@fabriziomarangoni449 como se chama alguém que nega a opinião de profissionais? Eu refresco a memória pra vc amigo,negacionista
Parabéns Rafael, excelente aula!
Humberto Ecko estava correto quanto a internet dar voz aos idi0tas, vide aqueles que afirmam que a arte de Alex Ross é fascista! Tenho vontade de me isolar no mato depois de ter estudado e ver a estudez ser exaltada. Desculpa o desabafo, abraços!
Obrigado!
** estupidez
Vídeo esclarecedor, e todas as voltas foram necessárias! Uma dúvida, os conceitos de clareza absoluta e clareza relativa (Wölfflin), ainda são válidos?
Obrigado! As teorias do Wölfflin são válidas, só saber usar contextualizar. Inclusive ele foi muito importante na virada do século XIX para o XX para construir a noção de que o Barroco é um estilo autônomo, e não a decadência do Renascimento.
Entrei no video leigo no assunto e sai com ranço do Vitrúvio. Excelente trabalho!
Obrigado!
Top
Chegando no século XVIII aqui no vídeo, muito cômico essa reversão de conceitos artísticos. É pra rir demais, vídeo muito bom!
Obrigado!
Alguém anotou a PLACA?
Gente! o cara é uma metralhadora de informação por quase 2 horas
Excelente vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾. Acho que alguns "críticos de gibi", geralmente, indicam uma proximidade entre os desenhos de Ross e as linhas gerais da estética totalitária porque comparam imagens específicas de propagandas dos regimes políticos daquela linha/filosofia (ilustrações, fotos, vídeos e etc da alemanha e da Itália nazifascistas) à alguns quadros, também específicos, da arte de Ross, sobretudo na dc. Tem um canal gringo onde se fez isso e é tão interessante quanto este vídeo.
É uma análise extremamente rasa, digna de dar pena
@@joaosilva2795 "tem pena de quem tem pena"
Sem falar que não precisa ser muito esperto pra perceber pq os nazi se apropriaram desse tipo de arte..
@@EvilPapagali666 mas produção artística é assim mesmo, depois que "sai" do autor, está sujeita aos mais diversos tipos de interpretação e uso
Só posso dizer: Obrigado 🤝
Eu que agradeço por assistir.
Parabéns mano por desfazer os estragos que o facínora do quadrinhos na s+&! fez no RUclips.
Ilha kaiju fazer um vídeo falando sobre kamen rider gotchard
Chiado no vídeo transformou o video em cinema 3
❤❤❤❤❤
o facismo na arte não está na estética mas no conteúdo. O facismo italiano, por exemplo, era abstrato e expressivo no futurismo mas foi também figurativa e naturalista motivada por nostalgia idealiazada de arte romana
Muito bom
Gostaria de um debate com o "quadrinhos na sarjeta"
Esquece, depois da treta e de tudo o que vem acontecendo, daqui a pouco o Link só vai ter ele mesmo pra "debater" ou trocar ideia.
@@1990fabr que treta? E o que vem acontecendo?
Fui surpreendido positivamente com o a notificação do RUclips agora que o Xuiter se foi no BR
O Bluesky tem servido como substituto.
Salve Rafael! Não sei se tu lembra, mas eu pedi umas dicas de textos sobre crítica/história da arte uns meses atrás. As recomendações me serviram muito bem. O engraçado é que eu comecei a ler livros sobre crítica e fui parar em Metafísica de Aristoteles kkkkk. Mas acho que esse canal é meio assim tbm né?
Que bom que lhe foram úteis. Aqui tem sempre o risco de se fazer uns desvios no caminho, mas quase sempre se volta pra casa com segurança.
Bom vídeo. Contudo, de certa forma, passou longe de confirmar a tese presente no título, já que apesar de algumas especificidades, tanto a arte fascista quanto esse movimento aí que o Alex Ross faz parte, segundo a sua descrição, bebem da mesma tradição e tentam evocar valores muito semelhantes.
Tem base na mesma tradição, a arte clássica. Mas a arte n@zi também tem uma influência do Romantismo que se mistura com os elementos clássicos. Além de que se manifestam de formas diferentes nas convenções formais, bem como os temas e valores são bem diferentes.
Esse Vitrúvio é uma figura 😂😂
Ótimo vídeo, compartilhou muito conhecimento. Só queria compartilhar umas notas sobre o segmento do iluminismo e liberalismo:
A França da época tinha sim um problema sério de corrupção envolvendo a monarquia e religião. Mas os valores e resultados da revolução liberal não são necessáriamente todos superiores. A revolução francesa resultou em um período de cáos, os revolucionários eventualmente entraram numa espiral de pureza se matando entre eles e teve loucuras como um novo calendário, uma "religião" deísta e culminou em Napoelão.
A democracia grega durou apenas 80 anos e o voto era restrito aos cidadãos, os gregos não eram igualitários nem liberais. Os pais fundadores dos EUA escreveram a constituição deles com valores liberais mas partindo da premissa de que a sociedade tinha certos morais e em diversos períodos os EUA tiveram leis que limitavam liberdades individuais, pois se entendia que uma sociedade entrege a vícios apesar de gozar de liberdade individual não é realmente livre.
E é isso que vemos nas democracias modernas hoje, elas se intrometem muito mais na vida das pessoas do que as monarquias com auxílio da tecnologia e códigos de leis que regulam todos os aspectos da vida privada das pessoas. Você comentou que no absolutismo monarquico os agentes do estado se confundiam com as instituições do estado e hoje vemos bem isso quando críticas a um certo juiz calvo são noticiadas como "ataques a instituição do tribunal".
Ainda sobre tribunais, conceitos como presunção de inocência e outros conceitos que formam o que entendemos como devido processo legal são anteriores a revolução francesa e vem das inquisições, que apesar de polêmicas, não são análisadas levando em contexto a época e em comparação com os tribunais estatais eram mais brandas e lenientes.
EUA ao meu ver não podem mais serem considerados liberais eles hoje são praticamente um estado policial.
Bom dia, Raphael. Queria fazer duas correções se me permite:
1- Sócrates era um CRÍTICO FERRENHO da Democracia ateniense! E isso pode ser visto no livro A República de Platão onde Sócrates é personagem principal e propóe uma aristocracia intelectual do "rei-filósofo" como governante da pólis perfeita.
"Sócrates era crítico da democracia, mas expressou suas críticas de forma democrática, respeitando as regras fundamentais da democracia, como o livre exercício do pensamento e da fala.
Algumas das razões pelas quais Sócrates era crítico da democracia são:
Acreditava que a democracia estava fadada à derrota
Acreditava que as massas não tinham consciência de sua ignorância, e que o verdadeiro sábio é aquele que tem essa consciência
Acreditava que a democracia era uma "forma agradável de anarquia" que entraria em colapso devido às suas próprias contradições
Sócrates acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, e não por meio de crenças tradicionais ou populares. Ele defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica."
2- Roma nunca foi uma "democracia". Foi um república, e uma república que não dava poder ao povo. No máximo dava voz ao povo por meio da nomeação dos "Tribunos da Plebe". ARepública Romana era uma mistura de vários sistemas políticos.
"A República Romana teve uma estrutura política que combinou elementos de democracia, aristocracia e monarquia, o que a torna uma democracia com tendências oligárquicas:
Democracia
Os cidadãos romanos tinham o direito de participar das assembleias e votar em leis e na eleição de magistrados.
Aristocracia
O Senado, composto por membros da aristocracia romana, exercia grande influência no governo.
Monarquia
Inicialmente, a República Romana era governada por dois cônsules, eleitos anualmente, que representavam a monarquia.
A votação era aberta a todos os cidadãos romanos plenos, mas excluía mulheres, escravos e aqueles que viviam fora de Roma. O eleitorado foi aumentando à medida que Roma crescia.
O sistema político de Roma se transformou ao longo dos séculos, culminando na instauração do Império Romano, com um imperador governando de forma autocrática. "
1 Sim, o Sócrates era crítico à democracia. Mas ele defendia um conjunto de valores comunitários que foi o suficiente para os iluministas construírem uma imagem dele como herói da democracia. É um pouco contraditório, mas o que importava mais para os iluministas a imagem do Sócrates como símbolo que criaram do que o Sócrates pessoal real histórica.
2 A República Romana era uma democracia, sim. Primeiro que a democracia moderna, como vai ser definida pós Rousseau, é um tanto diferente da noção de democracia clássica, na qual o status de cidadão era bem mais restrito, admitia escravidão e outros pontos que são inadmissíveis em uma democracia moderna. Ainda, democracia não é oposto à monarquia. A Inglaterra atual é uma monarquia e é uma democracia ao mesmo tempo.
Já Medeia trazia essa tensão entre lei estatal e lei moral
É interessantíssima essa discussão acadêmica. Percebece todo o background das perspectivas filosóficas que embasaram as artes e que co-influenciaram tanto ao nazismo, quanto ao Alex Ross. É muito tênue a barreira entre a convergência de opiniões e/ou inspirações, e as diferentes abordagens (sua e de outros canais) nesse debates são muito agregadoras.
com esse vídeo aula, ele fez muito mais que "agregar opinião", trouxe fatos!!.
@@rodrigosb3071 Uma linha de pensamento que bate com nossa opinião não é um fato. Não existem fatos na realidade, apenas narrativas.
Os alemãs copiaram a Grécia copiaram todo mundo.
Tudo que vc falou eu concordo e assino embaixo.
Porém, eu acho que faltou trabalhar o ponto principal da questão que você deixa para os 3 minutos finais.
O ponto crucial aqui é a apropriação de um estilo por outro.
Dessa maneira, concordo com tudo que vc falou, mas infelizmente é o que hoje se tem como pensamento ideológico.
Ou seja, uma arte focada exatamente no que o Alex Ross faz. "Ahhhh mas o Alex Ross não é fascista!", na boa, dane-se o que o Ross seja. Infelizmente aqui não cabe essa crítica.
O caminho é justamente falar da apropriação do produto, que realmente foi apropriado. Então se vc pegar o fascista clássico, que queiram quer não ele vai ter como modelo de básico de associação sim as pinturas "a lá Alex Ross", que queriam quer não pegou.
Acho que poderia ter gastado mais tempo explicando essa correlação de aparição de movimentos ultranacionalistas e outros com as pinturas e elementos naturalistas e como hoje tem-se esse modelo de Alex Ross como facista.
O vídeo foi bom, mas eu acho que esse ponto crucial não foi abordado. Pelo contrário ele pode crescer ainda mais o ego de quem é fascista e se apropria da imagem do Alex Ross, e agora pode dizer "tá vendo ele não é fascista."
como todo vídeo do canal, eu curto mas acho que parece mais interessado em discutir o background do que o gibi/artista
Acabei de ver que tem um jovem senhor no RUclips que chama o estilo de Alex Ross de totalitario. Por que ele nao explica da arquitetura austera do regime totalitario e a arquitetura desumanizada e também austera do Niemeyre?
Mas mano é só cara, faz desenhos realista, Esse povo quer procurar pelo em Ovo