Excelente explicação! Me ajudou muito para um trabalho da matéria de Mercado de Capitais que estou fazendo do curso de graduação em Contabilidade. Muito obrigada!!
Maravilhoso! Meus parabéns por nos trazer tal conhecimento que ajuda a todos a conseguir melhorar seus investimentos e facilitar a conquista de seus objetivos pessoais!!!
Muito obrigado, Fabio. Acredito que ainda estamos apenas no começo de todo o potencial desta carreira! Vou continuar contribuindo com o maximo de tempo que eu posso. Grande abraço!
Olà Marcelo. Sim, tem razao. Talvez no dia a dia outros pontos devem ser adicionados, mas ao menos os fundamentos estao ai disponiveis para quem quiser se aprofundar. Muito obrigado e grande abraço!
Boa noite Leandro. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Consegue me ajudar informando como consigo consultar o histórico de retorno de um ativo no site Fundamentos. Grato!
Excelente como sempre !! Muito obrigado pelo conteúdo ! (Já que vais continuar com o mesmo exemplo com o código em "R", detalhezinho de q BBDC4 em 2019 = 1,31%)
Obrigado André. Eu não tenho como disponibilizar com mais ativos porque estou focado nas outras aulas. Porém o princípio é o mesmo dessa, basta acrescentar as linhas e colunas e seguir a Lógica. Muito obrigado pelo comentário e abraços
Olà Lucas, muito obrigado. Ao pé da letra nao existe nenhum ativo livre de risco. Porém, a teoria recomenda que geralmente sao os titulos publicos do pais de referencia, dados que eles sao o que poderia ser de mais seguro. Sabemos que nao é bem assim, mas é uma aproximaçao feita pelo mercado. Se alguém quiser ser ainda mais conservador, poderia até mesmo pensar na poupança. Muito obrigado pelo comentàrio e abraço.
@@OutspokenMarket muito obrigado , acompanho suas aulas já um tempo e são Muito boas! , O que ficaria legal junto seria um modelo de Correlação ou Cointegração.
Também estou no Instagram, com conteùdo diàrio. Me siga là: instagram.com/leandrowar Download da planilha: www.outspokenmarket.com/blog/otimizacao-da-carteira-pelo-modelo-de-markowitz
Olá Leandro, tudo bem? Estou gostando do conteúdo divulgado, parabéns. Gostaria de saber se consegue mostrar video unindo monte carlo com markowitz e cointegração junto com markowitz? Obrigado.
Leandro, mais uma vez uma excelente aula, parabéns. Só tem um pequeno erro na sua matriz de covariância na coluna SELIC, todas linhas estão com o mesmo valor ( SELIC x PETR4) abraços.
Oi Fabricio, obrigado pelo comentàrio. Para incluir short teria que ir para còdigo. Neste video aqui mostro como: ruclips.net/video/HcZaEw2OLuY/видео.html Abraços
Boa tarde. Muito bom o seu vídeo sobre o uso do Solver. Mas fiquei com uma dúvida, tem como adicionar uma restrição limitando a quantidade de papéis para formação da carteira. Estou analisando 44 ativos e quero uma carteira com base na teoria de Markowitz, mas limitada a 10 ativos. Saberia dizer se teria como adicionar uma restrição nesse sentido?
Prezado Leandro (xará), só uma dúvida: na planilha, na matriz de covariâncias, na coluna relativa à Selic, as formulas estão corretas? Todas as células dessa coluna estão fazendo a correlação da Selic com o ITAÚ. É isso mesmo? Obrigado.
Olà xarà. Boa observaçao, muito obrigado. Na verdade é com a PETR4. Precisa alterar a formula arrastando os elementos para cada um dos respectivos ativos. Muito obrigado pela revisao e abraços!
Olá Eduardo. Não, jamais garante. Mas a teoria de alocação de carteira não está prometendo retorno futuro. Apenas um modo de otimização da alocação. Além disso ela é usada em sinergia com as simulações de monte-Carlo para avaliar os possíveis cenários de risco. Nada mais do que isso. Muito obrigado pelo comentário e abraço.
Bom dia Leandro, tem como fazer usando o libre office (Calc)? Outra pergunta: Ao inves de colocar apenas uma linha dizendo a variacao do ativo, se eu colocar, por exemplo dados mensais ou semanais da variacao? nao seria mais preciso? E se sim, nesta planilha tua, dá pra fazer? Grato.
Oi Alysson. Se o Calc tiver as mesma funçoes (o que eu acredito que tenha) seria exatamente seguir os mesmos passos, apenas adaptando para a nova sintaxe. Sobre a periodicidade dos dados, ai fica a critério do investido. Diàrio nao acho que faz sentido, mas mensal acho bem interessante. Obrigado e abraços!
Olá Edilson, tudo bem meu caro, e você? Sim, pode. Nos próximos vídeos vou mostrar exemplos com Forex e criptomoedas, para vermos a diferença. Grande abraço
Ótimo vídeo, muito obrigada! Gostaria de tirar uma dúvida apenas... preciso realizar um trabalho para a faculdade onde necessito dessas porcentagens do retorno igual no seu exemplo no minuto 6:45. Como posso pegar esses valores para fazer a média deles e obter os retornos? tem que ter a variação dos preços das ações ou tem um site específico que fornece as porcentagens?
Olà Nat, muito obrigado pelo comentàrio. Para esse video eu peguei do site fundamentus.com.br Se voce precisar de periodos mais longos, pode pegar via codigo com a biblioteca quantmod do R. Muito obrigado e abraços!
Olá Mathews, muito obrigado pelo comentário. Como é um vídeo introdutório, não fiz nenhum preparo ou avaliação prévia dos ativos. Vou aprofundar estes detalhes na parte 2. Grande abraço
Parabéns pelo vídeo! Estou no aguardo da parte 2 utilizando o R. Mas tenho algumas dúvidas. No caso de aportes mensais você calcularia todo mês os pesos ótimos, que representariam os aportes que teriam de ser realizados? Nesse caso também teria que fazer o cálculo dos retornos com periodicidade mensal? você acha interessante utilizar uma série temporal de qual tamanho?
Olà Pedro, muito obrigado pelo comentario. Estava discutindo isso com o Eric, eu acredito que sim, é possivel manter a carteira recalculando e fazendo o balanceamento em modo mais frequente. Até porque isto garante sempre que o seu risco x retorno otimo esta sempre atualizado. Eu ainda nao achei na literatura nenhuma indicaçao do tamanho otimo da série. Vou seguir estudando e atualizo por aqui. Grande abraço!
Leandro, fiz uma planilha para minha carteira seguindo seu exemplo mas o solver não consegue encontrar uma solução, você poderia me ajudar com a planilha ?
Oi Jefferson, Isto é bem comum no Excel e nao necessariamente é erro seu. Se ele nao consegue minimizar, acontece isso. O melhor é fazer no python. Abraços
Leandro, você considera apenas a variação dos ativos na B3, ou também considera os Dividendos, Rendimentos e JSCP de cada um dos ativos como um somatório de todo o R$ que cada ativo irá gerar? Eu uso Markowitz há alguns anos para estudar quais os melhores produtos que devem compor um mix em Ponto de Vendas, usando a Margem de Contribuição de cada produto como variável (ativo).
Olá Cláudio. Pelas pesquisas que fiz até o momento, este é um debate dentro da teoria com implicações diversas. Dividendos e JCP são incertos, apesar de haver uma certa estimativa sobre eles. Posto isto, e dado que os valores das cotações são ex dividendos e jcp, não levei em conta aqui, e particularmente eu não levaria mais adiante também. Vou continuar pesquisando sobre o assunto e se tiver mais insights, posto por aqui. Você considera? Obrigado pelo comentário e abraço
@@OutspokenMarket Leandro, grato pelo retorno! Eu ainda estou modelando baseado apenas em histórico passado, imputando as demais receitas (div, rend e jscp) somadas aos ganhos de capital brutos. Logo, eu não estou ainda fazendo forecasting, quero fazer após um certo período onde já tenha uma estabilidade e robustez das medidas. Estou considerando o período de cada ativo em carteira individualmente através do cálculo de rentabilidade diária. Estou ansioso para ver isso em R! (rsrsrsrs)
@@OutspokenMarket Ativos de Fundos Imobiliários pagam rendimentos mensais. Apenas uma dica! agrupando por tipos de ativos: ações, Renda Fixa, FFII pode ser uma boa alternativa de análise.
Sempre quando vejo uma série histórica lembro dos eventos esporádicos do mercado... Brumadinho, Twitter do trump, incêndio em alguma plataforma, logo, esta série fica (um pouco) frágil. Porém, a maior parte do tempo os eventos inexistem... por isso o motivo do “um pouco” entre parênteses rsrs
Oi Diogo, esta aqui www.outspokenmarket.com/blog/otimizacao-da-carteira-pelo-modelo-de-markowitz logo abaixo da janela do video dentro do proprio site. Abraços!
não sei o que fiz de errado, coloquei pra rodar 20 ativos, e deu 99% em selic e 1% em OIBR3 kkkk ... Podem me ajudar, coloquei 20% como meta, a planilha está com todas formulas certas.
Oi Mauricio, isso pode acontecer mesmo, como um problema de convergencia. A meta neste caso é alta e eu optaria por reduzir a outros valores e entender se o problema persiste...e também retiraria OIBR3. Obrigado pelo comentàrio e abraços.
Olà Clauton. Na pàgina do ativo dentro do Fundamentos tem a informaçao na tabela à esquerda, que chama "Oscilações". Obrigado pelo comentàrio e abraços!
Fiz exatamente a mesma coisa aqui no meu Excel e aparece a resposta "O solver não encontrou uma solução viável" Baixei a planilha e usei os mesmo valores. =/
Oi Ravi. As vezes pode ser um problema de versao. No mais, de um modo geral, a funçao solver é uma funçao de otimizaçao que depende dos estados iniciais. Tente também mudar o tipo de algoritmo e ver se fica viàvel. Obrigado pelo comentàrio e abraços!
Nossa esse é o tipo de babaca que sempre vê o copo meio vazio! Obrigado pelo vídeo Outspoken. Não é necessário pedir desculpas. Excelente trabalho. Sinto muito pela postura de algumas pessoas. Obrigado pelo conteúdo. Abraços!
Link para a parte 2:
ruclips.net/video/HcZaEw2OLuY/видео.html
Le evoPhrea Clio are
cada vídeo seu enche meu coração de alegria, que lindo ver a matemática no lugar do achismo
Muito obrigado! Essa parte da objetividade jamais pode ser esquecida. Grande abraço.
Você me salvou tanto no trabalho de FIN 2 da facul.... Lenda!!! se eu pudesse daria 10000 likes
Só esse comentário já vale 10000 likes! Muito obrigado!
Obrigado!
Sempre ao dispor!
Que aula maravilhosa ! Esperando o próximo vídeo.
Olá Julio. Muito obrigado meu caro. Grande abraço
Valeu, obrigado.
Muito obrigado!
Excelente explicação! Me ajudou muito para um trabalho da matéria de Mercado de Capitais que estou fazendo do curso de graduação em Contabilidade. Muito obrigada!!
Que bom que ajudou. Fico contente. Muito obrigado mesmo. Abraços!
Parabens meu caro.. vc é um ÓTIMO professor! avemaria! sem palavras... Claro, objetivo, didático!
Eu que agradeço, Carlos. Muito obrigado pelo feedback. Abraços.
Parabéns pelo vídeo a melhor aula mostrando no excel a teoria
Muito obrigado pelo apoio! Abraços
Maravilhoso! Meus parabéns por nos trazer tal conhecimento que ajuda a todos a conseguir melhorar seus investimentos e facilitar a conquista de seus objetivos pessoais!!!
Demais Guilherme, muito obrigado e grande abraço!!!
eu posso incluir fundos, junto com ações nesse modelo?
Muito bom mesmo, parabéns . Muito obrigado.
Eu quem agradeço, Ignazio. Muito obrigado e abraços!
Obrigado pelo vídeo!
Eu que agradeço, abraços!
Parabéns por divulgar seu conhecimento sobre Ciência dos Dados. Uma carreira que vem crescendo muito nos últimos anos. Abraços.
Muito obrigado, Fabio. Acredito que ainda estamos apenas no começo de todo o potencial desta carreira! Vou continuar contribuindo com o maximo de tempo que eu posso. Grande abraço!
Muito legal. Parabéns pelo vídeo!
Muito obrigado, Vitor! Grande abraço!
Muito obrigado....Talvez não seja tão fácil aplicar, porém a explicação foi muito boa e clara.
Olà Marcelo. Sim, tem razao. Talvez no dia a dia outros pontos devem ser adicionados, mas ao menos os fundamentos estao ai disponiveis para quem quiser se aprofundar. Muito obrigado e grande abraço!
Excelente! Estou aguardando o vídeo do R. Abraço!
Muito obrigado! Grande abraço
Muito boa a explicação
Espero ter ajudado. Abraços!
excelente apresentação !
Obrigado pelo elogio. Abraços!
Obrigado pelo conteúdo. Você é um excelente professor 👍
Poxa, muito obrigado pelo apoio, Matheus. Grande abraço
Maravilhosa aula!
Muito obrigado mesmo, Eduardo. Abraços!
Boa noite Leandro. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Consegue me ajudar informando como consigo consultar o histórico de retorno de um ativo no site Fundamentos. Grato!
Video muito bom!!!
Muito obrigado, Claudio. Abraços
Obrigado pelo conteúdo
E muito obrigado a voce por assistir o canal. Grande abraço!
Excelente como sempre !! Muito obrigado pelo conteúdo ! (Já que vais continuar com o mesmo exemplo com o código em "R", detalhezinho de q BBDC4 em 2019 = 1,31%)
Muito obrigado! Vou atualizar com os valores do dia da gravação do próximo vídeo. Grande abraço!
Parabens, seus videos são muito bons.
Teria o link do video de monte carlo ?
Olà Caique, muito obrigado. Aqui esta: www.outspokenmarket.com/blog/introducao-simulacao-de-monte-carlo Abraços
Depois dê em probabilistic scenario optimisation, acho que vc vai gostar mais do que markowitz
Já gostei demais da introdução que acabei de ler! Muito obrigado pela sugestão, Luciano. Abraços!
Muito bom! Teria como disponibilizar a planilha com mais ativos?
Obrigado André. Eu não tenho como disponibilizar com mais ativos porque estou focado nas outras aulas. Porém o princípio é o mesmo dessa, basta acrescentar as linhas e colunas e seguir a Lógica. Muito obrigado pelo comentário e abraços
12:54 Minimizar retorno e maximizar risco? Não seria ao contrário?
Sem duvidas, Diego. Muito obriado :) Me equivoquei na hora que estava falando. Muito obrigado pelo comentàrio e abraços!
Olá Leandro, vídeo excelente!
Gostaria de entender melhor como a matriz de covariância foi calculada, obrigado!
Oi Tulio, tudo bem? Qual sua duvida especifica? Abraços e obrigado!
Olá Leandro,
para um investidor comum, que segue um sistema de swing trade, é importante o modelo Markowitz ?
Obrigado.
Não realmente. Eu fiz o teste na minha própria carteira por 2 anos. Não teria perdido, mas deixa de ganhar. Abraço
O retorno da ação no site da fundamentus, são as oscilçãos anuais?
Isto, sao anuais. Abraços
Uma otima Aula! Mto boa mesmo! , gostaria de saber como escolher 1 ativo livre de risco?
Olà Lucas, muito obrigado. Ao pé da letra nao existe nenhum ativo livre de risco. Porém, a teoria recomenda que geralmente sao os titulos publicos do pais de referencia, dados que eles sao o que poderia ser de mais seguro. Sabemos que nao é bem assim, mas é uma aproximaçao feita pelo mercado. Se alguém quiser ser ainda mais conservador, poderia até mesmo pensar na poupança. Muito obrigado pelo comentàrio e abraço.
@@OutspokenMarket muito obrigado , acompanho suas aulas já um tempo e são Muito boas! , O que ficaria legal junto seria um modelo de Correlação ou Cointegração.
Também estou no Instagram, com conteùdo diàrio. Me siga là:
instagram.com/leandrowar
Download da planilha:
www.outspokenmarket.com/blog/otimizacao-da-carteira-pelo-modelo-de-markowitz
Olá Leandro, tudo bem?
Estou gostando do conteúdo divulgado, parabéns.
Gostaria de saber se consegue mostrar video unindo monte carlo com markowitz e cointegração junto com markowitz?
Obrigado.
Olá Raphael. Boa! Estou devendo este vídeo! Vou providenciar. Abraços e obrigado
@@OutspokenMarket valeu, vou aguardar. Abraço
12:52 kkkkkkkkkkkk buy high sell low
:) tem gente que segue a risca este erro.
Leandro, mais uma vez uma excelente aula, parabéns.
Só tem um pequeno erro na sua matriz de covariância na coluna SELIC, todas linhas estão com o mesmo valor ( SELIC x PETR4) abraços.
Olà Wagner, muito obrigado pelo feedback! Abraços
Esse retorno é em relação em qual tempo? Anual?
Olà Ana. O retorno è anual. Obrigado pelo comentàrio e abraços!
Gostaria de saber se na planilha estava levando em consideracao apenas os ativos comprados, como incluir para short nos ativos?
Oi Fabricio, obrigado pelo comentàrio. Para incluir short teria que ir para còdigo. Neste video aqui mostro como:
ruclips.net/video/HcZaEw2OLuY/видео.html
Abraços
Boa tarde. Muito bom o seu vídeo sobre o uso do Solver. Mas fiquei com uma dúvida, tem como adicionar uma restrição limitando a quantidade de papéis para formação da carteira. Estou analisando 44 ativos e quero uma carteira com base na teoria de Markowitz, mas limitada a 10 ativos. Saberia dizer se teria como adicionar uma restrição nesse sentido?
Muito obrigado. Não diretamente pela função nativa, mas poderia por VBA. Mas esta parte eu não domino muito. Obrigado e abraços.
Prezado Leandro (xará), só uma dúvida: na planilha, na matriz de covariâncias, na coluna relativa à Selic, as formulas estão corretas? Todas as células dessa coluna estão fazendo a correlação da Selic com o ITAÚ. É isso mesmo? Obrigado.
Olà xarà. Boa observaçao, muito obrigado. Na verdade é com a PETR4. Precisa alterar a formula arrastando os elementos para cada um dos respectivos ativos. Muito obrigado pela revisao e abraços!
Mas histórico de rentabilidade, garante retorno futuro?
Olá Eduardo. Não, jamais garante. Mas a teoria de alocação de carteira não está prometendo retorno futuro. Apenas um modo de otimização da alocação. Além disso ela é usada em
sinergia com as simulações de monte-Carlo para avaliar os possíveis cenários de risco. Nada mais do que isso. Muito obrigado pelo comentário e abraço.
Bom dia Leandro, tem como fazer usando o libre office (Calc)? Outra pergunta: Ao inves de colocar apenas uma linha dizendo a variacao do ativo, se eu colocar, por exemplo dados mensais ou semanais da variacao? nao seria mais preciso? E se sim, nesta planilha tua, dá pra fazer? Grato.
Oi Alysson. Se o Calc tiver as mesma funçoes (o que eu acredito que tenha) seria exatamente seguir os mesmos passos, apenas adaptando para a nova sintaxe. Sobre a periodicidade dos dados, ai fica a critério do investido. Diàrio nao acho que faz sentido, mas mensal acho bem interessante. Obrigado e abraços!
Olá Leandro,
Como vai?
Que conteúdo maravilhoso!
Pode ser aplicado em moedas também? Forex?
Forte abraço!
Olá Edilson, tudo bem meu caro, e você? Sim, pode. Nos próximos vídeos vou mostrar exemplos com Forex e criptomoedas, para vermos a diferença. Grande abraço
@@OutspokenMarket , Maravilha!
Obrigado Leandro!
Abração...
@@OutspokenMarket , Será no Excell também?
Ótimo vídeo, muito obrigada!
Gostaria de tirar uma dúvida apenas... preciso realizar um trabalho para a faculdade onde necessito dessas porcentagens do retorno igual no seu exemplo no minuto 6:45. Como posso pegar esses valores para fazer a média deles e obter os retornos? tem que ter a variação dos preços das ações ou tem um site específico que fornece as porcentagens?
Olà Nat, muito obrigado pelo comentàrio. Para esse video eu peguei do site fundamentus.com.br
Se voce precisar de periodos mais longos, pode pegar via codigo com a biblioteca quantmod do R. Muito obrigado e abraços!
@@OutspokenMarket Olá, poderia informar em que parte do site foi pego, ou se possível qual é o nome do indicador?
Boa Leandro! uma duvida, os ativos são correlacionados ou cointegrados???
Olá Mathews, muito obrigado pelo comentário. Como é um vídeo introdutório, não fiz nenhum preparo ou avaliação prévia dos ativos. Vou aprofundar estes detalhes na parte 2. Grande abraço
Outspoken Market show de bola! Aguardarei o próximo vídeo.
Não consegui achar esses valores na Fundamentus. Esses valores são baseados em que?
Estavam la no site na pagina de cada empresa. Ainda tem, mas no momento serão naturalmente diferentes porque muito tempo se passou. Abraços!
Parabéns pelo vídeo! Estou no aguardo da parte 2 utilizando o R. Mas tenho algumas dúvidas. No caso de aportes mensais você calcularia todo mês os pesos ótimos, que representariam os aportes que teriam de ser realizados? Nesse caso também teria que fazer o cálculo dos retornos com periodicidade mensal? você acha interessante utilizar uma série temporal de qual tamanho?
Olà Pedro, muito obrigado pelo comentario. Estava discutindo isso com o Eric, eu acredito que sim, é possivel manter a carteira recalculando e fazendo o balanceamento em modo mais frequente. Até porque isto garante sempre que o seu risco x retorno otimo esta sempre atualizado. Eu ainda nao achei na literatura nenhuma indicaçao do tamanho otimo da série. Vou seguir estudando e atualizo por aqui. Grande abraço!
Leandro, fiz uma planilha para minha carteira seguindo seu exemplo mas o solver não consegue encontrar uma solução, você poderia me ajudar com a planilha ?
Oi Jefferson,
Isto é bem comum no Excel e nao necessariamente é erro seu. Se ele nao consegue minimizar, acontece isso. O melhor é fazer no python. Abraços
Olá Leandro, gostei de seus vídeos, tentei usar sua planilha no Libreoffice, infelizmente não tive sucesso, se puder me ajudar agradeço. Abraço.
Olá Fabiano, tudo bem? Me mande um e-mail com a dúvida. O contato está lá no www.outspokenmarket.com
Obrigado pelo comentário e abraço
Leandro, você considera apenas a variação dos ativos na B3, ou também considera os Dividendos, Rendimentos e JSCP de cada um dos ativos como um somatório de todo o R$ que cada ativo irá gerar? Eu uso Markowitz há alguns anos para estudar quais os melhores produtos que devem compor um mix em Ponto de Vendas, usando a Margem de Contribuição de cada produto como variável (ativo).
Olá Cláudio. Pelas pesquisas que fiz até o momento, este é um debate dentro da teoria com implicações diversas. Dividendos e JCP são incertos, apesar de haver uma certa estimativa sobre eles. Posto isto, e dado que os valores das cotações são ex dividendos e jcp, não levei em conta aqui, e particularmente eu não levaria mais adiante também. Vou continuar pesquisando sobre o assunto e se tiver mais insights, posto por aqui. Você considera?
Obrigado pelo comentário e abraço
@@OutspokenMarket Leandro, grato pelo retorno! Eu ainda estou modelando baseado apenas em histórico passado, imputando as demais receitas (div, rend e jscp) somadas aos ganhos de capital brutos. Logo, eu não estou ainda fazendo forecasting, quero fazer após um certo período onde já tenha uma estabilidade e robustez das medidas. Estou considerando o período de cada ativo em carteira individualmente através do cálculo de rentabilidade diária. Estou ansioso para ver isso em R! (rsrsrsrs)
Entendi! Vou tentar acumular o máximo possível destas informações ao longo da semana para o próximo vídeo. Obrigado!
@@OutspokenMarket Ativos de Fundos Imobiliários pagam rendimentos mensais. Apenas uma dica! agrupando por tipos de ativos: ações, Renda Fixa, FFII pode ser uma boa alternativa de análise.
Faz muito sentido. Você sabe algum lugar decente para pegar cotação histórica de FIIs?
em qual endereço voce encontou essas taxas de retorno.pode enviar o link?
Olá Lucas, é o site fundamentus.com.br
Muito obrigado pelo comentário e abraços!
Sempre quando vejo uma série histórica lembro dos eventos esporádicos do mercado... Brumadinho, Twitter do trump, incêndio em alguma plataforma, logo, esta série fica (um pouco) frágil. Porém, a maior parte do tempo os eventos inexistem... por isso o motivo do “um pouco” entre parênteses rsrs
Taleb na veia. Essa é sua grande crítica: modelamos o mundo baseado em princípios de normalidade, mas os cisnes negros voam por aí de tempo em tempo!
Outspoken Market interessante!!! Vou pesquisar sobre ele
Fala Leandro...parabéns pelo material..
Estou tentando achar a planilha no seu site, mas não localizei...ainda está disponível para download?
Abraço
Oi Diogo, esta aqui www.outspokenmarket.com/blog/otimizacao-da-carteira-pelo-modelo-de-markowitz
logo abaixo da janela do video dentro do proprio site. Abraços!
No minuto 12:40 ->Minimizar o Retorno e Maximizar o Risco?!?!?!?
Oi Luiz, me equivoquei, é o contràrio obviamente. Obrigado pelo comentàrio e abraço.
não sei o que fiz de errado, coloquei pra rodar 20 ativos, e deu 99% em selic e 1% em OIBR3 kkkk ... Podem me ajudar, coloquei 20% como meta, a planilha está com todas formulas certas.
Oi Mauricio, isso pode acontecer mesmo, como um problema de convergencia. A meta neste caso é alta e eu optaria por reduzir a outros valores e entender se o problema persiste...e também retiraria OIBR3. Obrigado pelo comentàrio e abraços.
Olá, como o amigo encontra estes retornos anuais no Fundamentus?
Olà Clauton. Na pàgina do ativo dentro do Fundamentos tem a informaçao na tabela à esquerda, que chama "Oscilações". Obrigado pelo comentàrio e abraços!
Fiz exatamente a mesma coisa aqui no meu Excel e aparece a resposta "O solver não encontrou uma solução viável" Baixei a planilha e usei os mesmo valores. =/
Oi Ravi. As vezes pode ser um problema de versao. No mais, de um modo geral, a funçao solver é uma funçao de otimizaçao que depende dos estados iniciais. Tente também mudar o tipo de algoritmo e ver se fica viàvel. Obrigado pelo comentàrio e abraços!
12:55 ele quer que voce minimize o seu retorno e maximize o seu risco kkkkkkkkkkkkk
Olá Humberto, me equivoquei na fala hahahaha. Me desculpe, obviamente seria o contrário. Muito obrigado pelo comentário e abraço
Nossa esse é o tipo de babaca que sempre vê o copo meio vazio! Obrigado pelo vídeo Outspoken. Não é necessário pedir desculpas. Excelente trabalho. Sinto muito pela postura de algumas pessoas. Obrigado pelo conteúdo. Abraços!
O vídeo é bom, o único senão envolve a cara feia do sujeito da Empiriicus que volta e meia aparece na tela. Revoltante!!
Hahhaaa obrigado pelo feedback e pela risada 🤭 abraços