Aqui em SP as pessoas têm orgulho de dizer que são descendentes de italianos e ficam repetindo isso a todo momento como papagaios. Se acham italianos só pq a tataravó era italiana. Infelizmente esse racismo estrutural permanece até hj.
No próprio Sul, grande parte senão a maioria dos sulistas acha que é europeu pelo fato dos pais ou avós serem... Tá, ele pode até ser se formos levar em consideração o fator genético, porém, ele, sulista que se acha europeu, nasceu no Brasil, vive no Brasil desde pequeno e aprendeu a cultura daqui e não da Itália, da Alemanha, da Espanha ou de Portugal. Ainda há o fator nacionalidade, pois há país, que por exemplo, não basta vc ter nascido lá para ser considerado como tal, na Itália, se não me engano é assim, por exemplo, você precisa ter descendência genética italiana para ser considerado como tal, já há outros países que não tem essa consideração rigorosa que para alguns mais liberais isso pode ser considerado xenofobo como, por exemplo, o Brasil, aqui vc não precisa ter descendência ou ascendência brasileira pra ser considerado brasileiro, basta nascer aqui e já és considerado, pelo menos naturalmente, cidadão brasiliano.
Pior que esse "preconceito" velado pelos asiáticos, durou mto tempo, só mudou dps que o Japão, nesse caso, passou a ser uma potência econômica e tecnológica mundial. Eu lembro de meu pai dizendo, olha que ele nasceu dps da Era Vargas, mais precisamente 1956. Então sabe de mta coisa. Eu não sabia, hj vejo mta zoeira, no sentido, de que os Japoneses são mais inteligentes, o que é uma questão mais cultural do que genética.
Por favor divulga as fontes e bibliografia para ler e acompanhar
4 года назад+5
Sim. Este foi um dos primeiros vídeos do canal, então acabei não divulgando. No meu site tem apenas os decretos que citei no Vídeo www.outroladodahistoria.com/2019/04/historia-mal-contada-imigracao-de.html?m=1 Mas nos episódios mais recentes que fiz eu coloco toda a bibliografia no site para saberem todas as fontes que utilizei.
Para reflexão! O Brasil tinha muita mão de obra qualificada. Era só dar continuidade com os negros, mas não queriam remunera-los. A verdade era a intenção de embranquecer a nação. Mas se ferraram! Mesmo com todas as tentativas de eugenias, não conseguiram tal fato. Pois somos 54% da população brasileira. Mas a verdade tem que ser dita! Os Negros foram jogados ao léu, e a introdução desses miseráveis estrangeiros, só fez foi reforçar o preconceito racial contra os negros. Preconceito esse destilados por imigrantes italianos, alemães, japoneses e etc. Quando digo miseráveis, é porque na época esses tais viviam em condições de miséria em seus respectivos países, vindo para cá na intenção de melhorar de vida. Partindo a outro assunto, mas dentro do mesmo contexto! A quem tiver curiosidade e interesse sobre o assunto, pesquise sobre o bairro "Rocha Miranda" no Rio de janeiro. Vai descobrir que a família que deu seu nome ao bairro era uma familia extremamente racista, e fortemente ligada ao nazismo. Inclusive foram achado tijolos com gravuras da suastica em suas construções.
Irajá, Rocha Miranda, Méier, Tijuca, Vista Alegre, Vila da Penha, etc... A maior parte da Zona Norte, e quando digo ZN quero me referir aos queridos bairros do nosso querido subúrbio, são compostos por moradores filhos de imigrantes portugueses, é só vê nas padarias dos bairros, sempre tem uma padaria onde o dono é português ou descendente de tal. A Zona Norte carioca e parte da Zona Oeste é recheada desse pessoal, inclusive mts bicheiros donos de Escolas de Samba são libaneses, turcos ou portugueses, o próprio patrono e presidente da Unidos da Tijuca é português. O bicheiro patrono da Beija Flor, o Anísio Abraão é descendente de libanês, o Turcão, ex presidente da Viradouro morto, era turco, o Escafura vulgo Piruinha, o Capitão Guimarães... Quando esse povo não é descendente europeu de alguém de país do Oriente Médio, que coisa.
Bom video irmão, obrigado Trabalho na indústria mecânica e gostaria de passar uma informação que talvez ajude , pois estudo o mesmo tema por outro viés A precarização de mão de obra é eterna , isso é a tal da mais valia que o Marx descreveu a quase 200 anos e os progressistas de hoje parecem não conhecerem ou terem vergonha de trazer pro debate Os negros , indígenas e mestiços como eu e vc supriram a demanda trabalhista até entrarem novas máquinas no mercado e esses serem descartados na marginalidade social Hoje estamos passando exatamente o mesmo processo com a tecnologia 4G , 5G , nós criamos as facilidades , e quando as máquinas vem, ficamos de fora ....até a lei dos nossos benefícios conseguem mudar Isso é uma questão social , não uma questão racial , africanos e asiáticos, assim como americanos sempre se exploraram também Se não trouxemos a demanda para ser debatida a níveis trabalhistas, nunca teremos unidade para reivindicar a fatia da distribuição dos frutos do trabalho , continuaremos produzindo para o burguês, pelo sonho da liberdade , até virem novas maquinas , e o pião que trabalhou as vezes 10 , 15 anos pra levantar o estabelecimento é descartado Acompanho seu trabalho irmão, parabéns pela originalidade
4 года назад+2
Sim, camarada, é uma questão social, mas existe no Brasil também uma questão racial. Por anos foram feitos projetos para que as características físicas dos negros fossem consideradas inferiores, assim como a cultura e a religião. Claro que para a elite do país, o interesse é por uma mão de obra barata, mas além do objetivo da precarização das camadas populares, a um olhar preconceituoso em torno das contratações. É preciso sim discutir a questão de trabalho, economia e a desigualdade social, mas a desigualdade racial e de gênero também são alarmantes.
@ , concordo que toda demanda deve ser debatida sim Mas imagine um barco afundando , as eleições de 2022 estão próximas, e o "negro" brasileiro , se identifica com o jay-z e não com o Mandela, consequência, compra o argumento da Globo que o problema do Brasil é a corrupção, coordenada pelo "Paraíba"......irmão, eu briguei em baile , nos subúrbios do Brasil, basta um rádio pra formar uma quisila e separar famintos pra brigarem por fama , sem trabalho digno e participação na distribuição dos frutos , somos todos , potenciais " racistas ".......Isso não é uma teoria , é uma realidade Eu trabalho desde 13 anos em oficinas pelo Brasil e o único ambiente democrático que conheci é o ambiente laborativo de produção, pois peões se veem como iguais , essa geração o Temmer matou e Bolsonaro enterrou Essa geração de profissionais formada nos governos trabalhistas , foram todos esquecidos , como se aço e petróleo dessem em árvores, ou dentro das igrejas ......nós construímos plataformas, refinarias e usinas nucleares , e agora não sabemos fazer mais nada ? O comentário que fiz , foi num sentido de dar voz a quem no momento , está sendo morto pela política do país, e vocês, TEÓRICOS, deveriam dar mais atenção à estas pessoas, elas sabem produzir máscaras , remédios e respiradores , eu não produzo textos ou vídeos, eu produzo peças de aço , com décimos de milímetro de precisão, se cada teórico Brasileiro encarasse sua expressão verbal , escrita e falada , com a mesma ênfase, não teríamos tantos alarmes na hora que o povo precisa agir como um conjunto e não como raças O outro lado da história, no momento é esse , a mão de obra qualificada das nossas indústrias, que nunca vem a tona no debate , estou passando um direcionamento de um pião, que está no mercado desde 93, converse mais com profissionais da indústria, a maioria está desempregado e querendo um lugar de fala , cada cara desse é um livro vivo Acho sua proposta bastante interessante de abordar a história sem clichês.......parabens , e obrigado pela resposta
4 года назад+3
Camarada, mas não desqualifico nada do que você disse quanto a discutir a questão do trabalhador, do peão. Este é um ponto que falo aqui também no canal e não é desprezado, como por exemplo abordei no da Reforma trabalhista ruclips.net/video/uGLCWGCldZY/видео.html, mas tem outros. Até porque, antes de ser um "teórico", vivi e vivo esta realidade. Venho de família humilde, criado no morro, em São João de Meriti (RJ). Então toda esta situação de desemprego, péssimas condições de trabalho ou perda de direitos me atinge em cheio também. A questão que é o que falei, além de abordar esta situação econômica e social, é fundamental falar destes outros problemas. Você falou aí sobre pessoas "se identificarem com Jay Z e não com o Mandela", mas isso existe muito mais pelo desconhecimento de quem foi e o que fez Mandela, e este acaba sendo o meu foco. Pois, humildemente, acredito que estou longe de ter o alance de propor soluções no canal ou apresentar a saída, então foquei mais em apresentar cenários e histórias. E muito obrigado pelos elogios e não precisa agradecer pela resposta. É uma satisfação enorme receber comentários como os seus, trazendo a sua visão. Fique a vontade sempre para falar o que pensa aqui nos vídeos que estarei sempre pronto para ouvir e batermos esse papo.
Bom trabalho amigo!! Eugênia brasileiro é muito inocente! Parece que nosso país nunca fez parte da crueldade disseminada pelo Eurocentrismo. Seres dóceis? Pero no mucho.
Realmente faz muito sentido essa sua colocação. Uma vez que a escravidão havia sido abolida, não custava nada o Brasil contratar a mão de obra dos afrodescendentes. Havia muita mão de obra dos negros disponível então a imigração europeia não pode ter sido simplesmente para suprir mão de obra. Havia outro motivo que foi muito bem explicitado neste vídeo.
Aqui em SP as pessoas têm orgulho de dizer que são descendentes de italianos e ficam repetindo isso a todo momento como papagaios. Se acham italianos só pq a tataravó era italiana. Infelizmente esse racismo estrutural permanece até hj.
@@GuessWho121o Brasil tem 40 milhões de decedentes de italianos segundo a própria embaixada italiana no Brasil 🇮🇹, 40 milhões de decedentes de portuguêses dos imigrantes portuguêses que vieram após a independência do Brasil 🇵🇹, 15 milhões de decedentes de alemães 🇩🇪, 15 milhões de decedentes de espanhois 🇪🇸, 10 milhões de decedentes de libanêses que são brancos também, e 2 milhões de decedentes de franceses 🇫🇷 e 1 milhões de decedentes de holandeses 🇳🇱, chora mais.
Aqui em SP as pessoas têm orgulho de dizer que são descendentes de italianos e ficam repetindo isso a todo momento como papagaios. Se acham italianos só pq a tataravó era italiana. Infelizmente esse racismo estrutural permanece até hj.
Normal. Não é só em São Paulo não, isso ocorre todo o país. 😂
No próprio Sul, grande parte senão a maioria dos sulistas acha que é europeu pelo fato dos pais ou avós serem... Tá, ele pode até ser se formos levar em consideração o fator genético, porém, ele, sulista que se acha europeu, nasceu no Brasil, vive no Brasil desde pequeno e aprendeu a cultura daqui e não da Itália, da Alemanha, da Espanha ou de Portugal. Ainda há o fator nacionalidade, pois há país, que por exemplo, não basta vc ter nascido lá para ser considerado como tal, na Itália, se não me engano é assim, por exemplo, você precisa ter descendência genética italiana para ser considerado como tal, já há outros países que não tem essa consideração rigorosa que para alguns mais liberais isso pode ser considerado xenofobo como, por exemplo, o Brasil, aqui vc não precisa ter descendência ou ascendência brasileira pra ser considerado brasileiro, basta nascer aqui e já és considerado, pelo menos naturalmente, cidadão brasiliano.
E ser italiano se torna melhor quer quem?
Pior que esse "preconceito" velado pelos asiáticos, durou mto tempo, só mudou dps que o Japão, nesse caso, passou a ser uma potência econômica e tecnológica mundial. Eu lembro de meu pai dizendo, olha que ele nasceu dps da Era Vargas, mais precisamente 1956. Então sabe de mta coisa. Eu não sabia, hj vejo mta zoeira, no sentido, de que os Japoneses são mais inteligentes, o que é uma questão mais cultural do que genética.
Sim asiaticos e europeus praticam racismo triste fato.
Obrigada pelo vídeo, e as fontes.
Nós que agradecemos!
O início da república mostra quem são realmente os militares brasileiros.
Os sulistas piram com essa realidade.
Por favor divulga as fontes e bibliografia para ler e acompanhar
Sim. Este foi um dos primeiros vídeos do canal, então acabei não divulgando. No meu site tem apenas os decretos que citei no Vídeo www.outroladodahistoria.com/2019/04/historia-mal-contada-imigracao-de.html?m=1
Mas nos episódios mais recentes que fiz eu coloco toda a bibliografia no site para saberem todas as fontes que utilizei.
Parabéns
@ ótimo!
não, não teve.
N teve oque caralh0?
Ótimas reflexões
Obrigado
Muito bom esse vídeo!
Fiquei triste pelos europeus. Que dó!
O vídeo faz 4 anos, mesmo assim cade o link
Tem links na descrição
Muito obrigada
Eu que agradeço e continue acompanhando o canal :)
Para reflexão!
O Brasil tinha muita mão de obra qualificada. Era só dar continuidade com os negros, mas não queriam remunera-los. A verdade era a intenção de embranquecer a nação. Mas se ferraram! Mesmo com todas as tentativas de eugenias, não conseguiram tal fato. Pois somos 54% da população brasileira.
Mas a verdade tem que ser dita!
Os Negros foram jogados ao léu, e a introdução desses miseráveis estrangeiros, só fez foi reforçar o preconceito racial contra os negros. Preconceito esse destilados por imigrantes italianos, alemães, japoneses e etc. Quando digo miseráveis, é porque na época esses tais viviam em condições de miséria em seus respectivos países, vindo para cá na intenção de melhorar de vida.
Partindo a outro assunto, mas dentro do mesmo contexto!
A quem tiver curiosidade e interesse sobre o assunto, pesquise sobre o bairro "Rocha Miranda" no Rio de janeiro. Vai descobrir que a família que deu seu nome ao bairro era uma familia extremamente racista, e fortemente ligada ao nazismo. Inclusive foram achado tijolos com gravuras da suastica em suas construções.
Mds mano, onde posso saber mas sobre? 🤔
Errado. "Vocês" não são 54% da população. Segundo o IBGE, são só 8% da população.
54% mas é juntando com os pardos mas pardo ñ é negro o brasil é 9% negro, o pardo ñ pode ser considerado negro eu sou e ñ negro
Sim,eu vivo perto desse bairro.
Irajá, Rocha Miranda, Méier, Tijuca, Vista Alegre, Vila da Penha, etc... A maior parte da Zona Norte, e quando digo ZN quero me referir aos queridos bairros do nosso querido subúrbio, são compostos por moradores filhos de imigrantes portugueses, é só vê nas padarias dos bairros, sempre tem uma padaria onde o dono é português ou descendente de tal. A Zona Norte carioca e parte da Zona Oeste é recheada desse pessoal, inclusive mts bicheiros donos de Escolas de Samba são libaneses, turcos ou portugueses, o próprio patrono e presidente da Unidos da Tijuca é português. O bicheiro patrono da Beija Flor, o Anísio Abraão é descendente de libanês, o Turcão, ex presidente da Viradouro morto, era turco, o Escafura vulgo Piruinha, o Capitão Guimarães... Quando esse povo não é descendente europeu de alguém de país do Oriente Médio, que coisa.
No Brasil sempre existiu o racismo ent
Sim,mas não era assumido como Estados Unidos africa do sul e Austrália.
@@diegopanzariello4433 Será?
@@diegopanzariello4433Acho que você tem razão mesmo, esses países que você citou o racismo é bem forte
Sim,lá as pessoas não são hipocrita e a situação do negro é bem melhor lá
Não é oque parece.
Bom video irmão, obrigado
Trabalho na indústria mecânica e gostaria de passar uma informação que talvez ajude , pois estudo o mesmo tema por outro viés
A precarização de mão de obra é eterna , isso é a tal da mais valia que o Marx descreveu a quase 200 anos e os progressistas de hoje parecem não conhecerem ou terem vergonha de trazer pro debate
Os negros , indígenas e mestiços como eu e vc supriram a demanda trabalhista até entrarem novas máquinas no mercado e esses serem descartados na marginalidade social
Hoje estamos passando exatamente o mesmo processo com a tecnologia 4G , 5G , nós criamos as facilidades , e quando as máquinas vem, ficamos de fora ....até a lei dos nossos benefícios conseguem mudar
Isso é uma questão social , não uma questão racial , africanos e asiáticos, assim como americanos sempre se exploraram também
Se não trouxemos a demanda para ser debatida a níveis trabalhistas, nunca teremos unidade para reivindicar a fatia da distribuição dos frutos do trabalho , continuaremos produzindo para o burguês, pelo sonho da liberdade , até virem novas maquinas , e o pião que trabalhou as vezes 10 , 15 anos pra levantar o estabelecimento é descartado
Acompanho seu trabalho irmão, parabéns pela originalidade
Sim, camarada, é uma questão social, mas existe no Brasil também uma questão racial. Por anos foram feitos projetos para que as características físicas dos negros fossem consideradas inferiores, assim como a cultura e a religião. Claro que para a elite do país, o interesse é por uma mão de obra barata, mas além do objetivo da precarização das camadas populares, a um olhar preconceituoso em torno das contratações.
É preciso sim discutir a questão de trabalho, economia e a desigualdade social, mas a desigualdade racial e de gênero também são alarmantes.
@ , concordo que toda demanda deve ser debatida sim
Mas imagine um barco afundando , as eleições de 2022 estão próximas, e o "negro" brasileiro , se identifica com o jay-z e não com o Mandela, consequência, compra o argumento da Globo que o problema do Brasil é a corrupção, coordenada pelo "Paraíba"......irmão, eu briguei em baile , nos subúrbios do Brasil, basta um rádio pra formar uma quisila e separar famintos pra brigarem por fama , sem trabalho digno e participação na distribuição dos frutos , somos todos , potenciais " racistas ".......Isso não é uma teoria , é uma realidade
Eu trabalho desde 13 anos em oficinas pelo Brasil e o único ambiente democrático que conheci é o ambiente laborativo de produção, pois peões se veem como iguais , essa geração o Temmer matou e Bolsonaro enterrou
Essa geração de profissionais formada nos governos trabalhistas , foram todos esquecidos , como se aço e petróleo dessem em árvores, ou dentro das igrejas ......nós construímos plataformas, refinarias e usinas nucleares , e agora não sabemos fazer mais nada ?
O comentário que fiz , foi num sentido de dar voz a quem no momento , está sendo morto pela política do país, e vocês, TEÓRICOS, deveriam dar mais atenção à estas pessoas, elas sabem produzir máscaras , remédios e respiradores , eu não produzo textos ou vídeos, eu produzo peças de aço , com décimos de milímetro de precisão, se cada teórico Brasileiro encarasse sua expressão verbal , escrita e falada , com a mesma ênfase, não teríamos tantos alarmes na hora que o povo precisa agir como um conjunto e não como raças
O outro lado da história, no momento é esse , a mão de obra qualificada das nossas indústrias, que nunca vem a tona no debate , estou passando um direcionamento de um pião, que está no mercado desde 93, converse mais com profissionais da indústria, a maioria está desempregado e querendo um lugar de fala , cada cara desse é um livro vivo
Acho sua proposta bastante interessante de abordar a história sem clichês.......parabens , e obrigado pela resposta
Camarada, mas não desqualifico nada do que você disse quanto a discutir a questão do trabalhador, do peão. Este é um ponto que falo aqui também no canal e não é desprezado, como por exemplo abordei no da Reforma trabalhista ruclips.net/video/uGLCWGCldZY/видео.html, mas tem outros.
Até porque, antes de ser um "teórico", vivi e vivo esta realidade. Venho de família humilde, criado no morro, em São João de Meriti (RJ). Então toda esta situação de desemprego, péssimas condições de trabalho ou perda de direitos me atinge em cheio também.
A questão que é o que falei, além de abordar esta situação econômica e social, é fundamental falar destes outros problemas. Você falou aí sobre pessoas "se identificarem com Jay Z e não com o Mandela", mas isso existe muito mais pelo desconhecimento de quem foi e o que fez Mandela, e este acaba sendo o meu foco. Pois, humildemente, acredito que estou longe de ter o alance de propor soluções no canal ou apresentar a saída, então foquei mais em apresentar cenários e histórias.
E muito obrigado pelos elogios e não precisa agradecer pela resposta. É uma satisfação enorme receber comentários como os seus, trazendo a sua visão. Fique a vontade sempre para falar o que pensa aqui nos vídeos que estarei sempre pronto para ouvir e batermos esse papo.
amei o video
Obrigado
Bom trabalho amigo!! Eugênia brasileiro é muito inocente! Parece que nosso país nunca fez parte da crueldade disseminada pelo Eurocentrismo. Seres dóceis? Pero no mucho.
Obrigado camarada!
Hasta cierto punto, rsrsrs.
Cara vc se esqueceu de Galeses e Escoceses na minha cidade tem muito descente
Obs: Moro em Santa Catarina
Ele disse italianos pq foram a maioria mas veio europeu de toda parte ué
O brasil ainda continua sendo um país mestiço
Eu mim imagino se os europeus e os asiáticos ñ tivesse vindo pra cá o brasil seria um haiti total kkkk
@@lucassousa1945o Brasil deveria voltar a trazer imigrantes europeus pra se espalha pelo pais todo.
Realmente faz muito sentido essa sua colocação. Uma vez que a escravidão havia sido abolida, não custava nada o Brasil contratar a mão de obra dos afrodescendentes. Havia muita mão de obra dos negros disponível então a imigração europeia não pode ter sido simplesmente para suprir mão de obra. Havia outro motivo que foi muito bem explicitado neste vídeo.
Aqui em SP as pessoas têm orgulho de dizer que são descendentes de italianos e ficam repetindo isso a todo momento como papagaios. Se acham italianos só pq a tataravó era italiana. Infelizmente esse racismo estrutural permanece até hj.
melhor ser descendente de italiano do que ser de africano
@@kevinwillian6618 racista nojento
@@GuessWho121o Brasil tem 40 milhões de decedentes de italianos segundo a própria embaixada italiana no Brasil 🇮🇹, 40 milhões de decedentes de portuguêses dos imigrantes portuguêses que vieram após a independência do Brasil 🇵🇹, 15 milhões de decedentes de alemães 🇩🇪, 15 milhões de decedentes de espanhois 🇪🇸, 10 milhões de decedentes de libanêses que são brancos também, e 2 milhões de decedentes de franceses 🇫🇷 e 1 milhões de decedentes de holandeses 🇳🇱, chora mais.
Sim,permanece tristemente....
Não é só em São Paulo que ocorre isso 🧍🏻♂️