Parabéns à Juventude por procurar conhecimento. Mas precisam sair do Revisionismo Histórico de MEC(1930) Sabe o que houve em 1930? Golpe Ditatorial Caudilhista Assassino Esquerdopata-Fascista, que transforma uma das Raras Democracias Republicanas Representativas Federalistas do Mundo em DITADURA (sabe quantos países eram democráticos até 1930? E depois disto, quantas Ditaduras se seguiram, inclusive o Brasil?). Fomos os últimos no fim da Escravização, só que os 1.os e maiores na Miscigenação. Os EUA onde a EUGENIA foi amplamente difundida é profundamente racista e segregacionista até hoje(onde casamentos inter-raciais ainda sofrem preconceitos nos dias de hoje) Influenciando não somente a Alemanha Nazista como Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda e grande parte da Europa. O Brasil a partir de 1930 vira QUINTAL DOS OUTROS, 3.o MUNDO, ANÃO DIPLOMÁTICO, abandona sua Cultura Miscigenada embarcando no EUROCENTRISMO SERVIL. Luis Gama, André Rebouças, Lima Barreto, Machado de Assis,... então trocados por Mulher Européia Branca Portuguesa com penca de frutas na cabeça virou a referência cultural Brasileira. Nossa Referências Miscigenadas, Negras são todas anteriores a 1930. Inclusive Nossos Presidentes da República Negros: Nilo Peçanha, Campos Salles, Rodrigues Alves,...
Vale lembrar tambem q a ideia da eugenia em si não e ruim se vc tirar a parte racista escrota dela, vc incentivar que pessoas saudaveis, inteligentes, sem doenças geneticas tenham filho obviamente melhora a saude da população geral, por exemplo, esquizofrenia e uma doença comprovadamente genetica, logo, eu jamais iria querer ter filhos com alguem esquizofrenico ou com historico de esquizofrenia muito proximo na familia, e por isso a tecnica CRISPR e algo saudavel e benefico para melhorar a humanidade, nos livrando de ter filhos com doenças.
é absurda a capacidade desse canal de condensar tanta informação de qualidade em apenas dez minutos. parabéns pelo serviço de utilidade pública! sou fã de vocês
Nem tanto as vezes ele fala umas mentiras só pra esconder o vdd intuito da história ou da uma ideologização legal nas história sem ng perceber reparei nisso algum tempo
Minha família foi a encenação desse quadro do Lacerda. Minha bisavó era negra, ex-escrava e contaminada com essa forma de pensar, obrigou minha avó a casar com um branco. Pois seu grande sonho era ter netos de "cabelo bom" e pele clara. Literalmente o quadro.
Excelente vídeo e conheci o canal através de um amigo e já tinha ouvido falar desses projetos "enbranquecimento das raças", isso é um loucura total! Não existe homem superior ou inferior, cada um é cada um! Não é porque alguém é japonês que é mais inteligente em matemática ou fulano que é alemão é mais forte. Cada ser humano tem as mesmas capacidades e qualquer pode ser bem-sucedido na vida se com esforço estudar e trabalhar.
@@USERUNK2408 Eu até concordo com você que as mesmas não possuem as mesmas potencialidades, mas isso se compensa com estudo e trabalho duro. O que você não sabe fazer, você pode aprender com um mestre ou professor que será responsável por guiá-lo.
Manteve a raça, mas não teve como impor a aceitação, o que adianta não acabar com a raça e ter toda essa discriminação. Quem sofre é o povo negro que fica as margens de todos os incentivos, melhores empregos, melhor qualidade de vida dentre várias outras coisas! Deus não existe, se existisse mesmo, ele já teria acabado com todos os racistas!
Moro e tenho orgulho disso no Pará, norte do país. Somos discriminados por nossa cor,cultura e muitas vezes chamados de selvagem. Aqui houve Uma política no século 16 de Portugal pra misturar os nativos (índios) com os brancos europeus. Mas a misturar maior foi de negros e índios. Temos orgulho disto. Já Rio e São Paulo é triste essa segregação.
1-Vc e racista,pois não aceita o sangue europeu em suas veias 2-A cultura do seu estado tem influênc ia de cultura portuguesa,um deles e o carimbo e quem fundou o para foi um português. 3-nao teve nada de política portugue sa não,era preciso POVOAR a Colônia isso e normal
Gosto muito de estudar historia, é uma pena que muitas dessas ideias ainda persistem hoje em dia, na escola só tive racismo 2 vezes mas isso não me impediu de seguir nos meus estudos de inglês e violão 👍🏽👍🏽
Isso que vc disse são palavras que esse cara do vídeo distorceu tudo deu uma passada de pano pra parecer inocentes e belo pra praticas costumes gestos que realmente de proposito prejudica e atrapalham a vida de outras pessoas que vivem total conforto e vida qualificavel bom essa é aminha opinião claro que reparei muito nesse vídeo
Todas as vezes que explico genética nas aulas, passo boa parte tendo que desmentir uma cacetada de mentiras sobre diferentes povos... E digo que nos últimos anos, foi bem mais complicado.
@@oNEGAO concordo, mas qualquer extremo é primitivo e racismo é uma palavra muito abstrata, e por ser abstrata nem tudo é ruim algo que pode ser super racista mas é biologicamente correto de afirma, um casal com IQ alto, vai ter filhos com IQ alto também, ai coloca isso em pratica ou não vale do governo (e sim isso é racista, mas leva ao progreso) e como o "liberal" é algo positivo e bonitinho para sociedade, falando algo sobre genetica ainda. sobre permitir a criança escolhe o proprio genêno antes dos 18, ou mesmo coloca luz nesse mundo, isso é ruim, pois afeta em muitas coisas, e não se há maturidade ainda
@@oNEGAO Não podemos dizer que é primitivo, afinal, ele só defendem a perseverança de uma raça (ou etnias de um determinado grupo), apenas podemos dizer se é para o bem ou mal.
@@lusitanus. primitivo pois esse negócio de que uma etnia é superior e outra deve desaparecer já é uma coisa do ser humano desde tempos primitivos, sendo que a etnias se misturam e formam outra nova, é assim desde sempre. Não tem por que fazer todo um chororô
As pessoas precisam acordar para os perigos do eugenísmo, integralismo e fascismo, que ainda estão vivos. Tem que ser lidado com a mesma seriedade que se dá contra o nazismo. Parabéns pelo vídeo.
@@NikaLidka Foi um pouco longe... O perigo dentro desses que falou é mais pontual de distorções que fizeram sobre tais ideologias/folosofias/religiões, diferente dos que mencionei que são estruturalmente problemáticos, que sempre irá colocar um ser humano na inferioridade por discriminação.
Pois é, no século 21 não tem mais espaço pra defesa de idéias totalitários, preconceituosas ou que ataquem a democracia que tivemos tanta luta pra conquistar, por isso deveriam ser proibidos no Brasil a defesa do fascismo, do nazismo e do comunismo/socialismo
Vcs vao ser engolidos pelo que defendem e nao vao nem ver de onde saiu e pq isso aconteceu com voces. Se não acordou até agora nao acorda mais. Ainda caindo nesse papo de homem branco opressor. Como se os outros povos fosse mar de caramelo. Erros historicos existiram. Em outras geraçoes. Mas acertos tb. Voces vao ser engolidos por isso que ficam papagaiando e nem vao se dar conta.
Estou fazendo um tcc em teologia falando sobre racismo nas igrejas e tudo inquérito vc falou corrobora com o meu tcc. Tudo que falou evidência o processo de hegemonia que os loucos queriam implantar no Brasil. Valeu Vogel por um vídeo muito bom e cheio de conhecimento!!!!!
Um assunto que vejo ser pouco comentado, é que muitos dos pastores/missionários estadunidenses que vieram pra cá no século XIX, se opuseram à abolição e, inclusive, traziam pra cá "seus escravos", além de defender a prática da escravidão em seus púlpitos.
@@barbarakronberger4864 corretíssima Bruna! A igreja principalmente a protestante, estabeleceu bases no Brasil pós guerra de secessão. Muitos missionários tinh escravos e pastores defendiam a escravidão. Igrejas tradicionais o qual o nome não vou dizer, vieram para o Brasil principalmente para manter o status quo que tinham no sul dos Estados Unidos. Vale a pena a falar disso. Hoje alguns não comentam sobre seu passado escravocrata mas é só estar nelas que vc percebe a diferença de tratos!!!
Minha família vem dessa miscigenação, minha avó era bem branca dos olhos verdes e meu avô negro, a maior parte da minha família ficou com a pele mais branca, eu sou negro, e vi um racismo estrutural dentro da minha família até por parte do meu avô que também era negro, quando minha prima de pele branca arrumou um namorado negro, o rapaz foi proibido até de frequentar a casa da minha prima, e vi comentários o diminuindo até por parte do meu avô, essa atitude me deixou indignado , e me fez se afastar.
Tbm acontece coisa desse tipo na minha família, meu avô era negro, tinha um pai retinto mas vivia chamando os outros de anú, e ficava bravo quando as filhas se relacionavam com outros negros.
Sou um exemplo vivo desta politica, nascido no Amazonas, meus tetra-avos migraram da Holanda e se misturaram com os indigenas, depois que meus tri-avos e bisavos nasceram, eles foram proibidos de se casarem com um "não branco" e isso ainda passou muito pra geração dos meus avós que tem horror a indigenas e negros. Holadês é um dos meus idiomas, eu tinha de "aprender pra voltar pra europa", onde moro hoje.
A minha família tbm pensa dessa forma (apesar de nem todos exprimirem isso). Quando namorei uma pessoa de origem indígena, fui bastante criticada na família (sou gaúcha).
Que nojo tudo isso. Uma tristeza sem precedentes. Somos todos seres humanos, com pigmentação da pele diferente, só . Uma adaptação do corpo as regiões com mais ou menos sol. Só a educação para mudar isso ….🙌🏻
@@WallaceRoxose incomodou com a vdd né? miscigenação é ruim pra todas as raças miscigenação acaba com as características das raças e uma forma de extinção tanto pro homem negro quanto pro homem branco ela cria pessoas sem identidade,o povo br é o maior exemplo disso povo totalmente sem identidade e feio pra crlho, e o que tem a ver eu ser fã de hasbin hotel com isso?
Trabalho impecável, a história nas escolas deveriam abordar muito esses assuntos pra a gente crescer sabendo oque é certo e oque é errado, enquanto houver neglicencia por parte do sistema sobre esse assunto as coisas não vão mudar
Ótimo vídeo! Mas vale ressaltar que, desde o começo do século XIX, já se discutia no Brasil o assunto da miseginação. José Bonifácio de Andrada e Silva, Padre Feijó, Frei Caneca e outros intelectuais do período da década de 1820-30 já viam que a divisão da população baseada na cor da pele iria atrasar o crescimento do país, ao ponto que José Bonifácio teria proposto quase uma "reforma agrária" para não só aproveitar melhor as terras do interior como também impedir que a população de negros e mestiços fossem marginalizadas. Vale lembrar que o Conde de Gobineau, esteve no Brasil na época Imperial e achou um absurdo que a nobreza e a elite "tolerasse" a miseginação. Ao ponto de se referir, de forma perjorativa, a como muitos estadias brasileiros eram "morenos" e como era surpreendente que eles estavam em cargos tão altos do governo.
Kamilo M. deveriam ter orgulho da miscigenação sim! não se esqueçam que com as estrutruras de miscigenação implementadas pelos portugueses no Brasil, o território teve o seu presidente negro/mestiço cem anos antes do Sr. Obama negro/mestiço nos EUA
Kamilo M. Encontramos por exemplo que "O antropólogo, médico João Baptista de Lacerda foi um dos principais expoentes da "tese do branqueamento racial" entre os brasileiros, tendo participado, em 1911, do Congresso Universal das Raças, em Londres. Esse congresso reuniu pessoas do mundo todo para debater o tema do racialismo e da relação das raças com o progresso das civilizações (temas de interesse corrente à época). Baptista levou ao evento o artigo Sur les métis au Brésil (Sobre os mestiços do Brasil, em português), em que defendia o fator da miscigenação como algo positivo, no caso brasileiro, por conta da sobreposição dos traços da raça branca sobre as outras, a negra e a indígena...."
@@pmlbeirao @pmlbeirao essa teoria da superioridade branca espalhou-se pelos países da Europa essencialmente nos séculos XIX e XX e chegou ao Brasil, assim muito se escreve sobre esse branqueamento... os Escandinavos também mudaram a sua visão do mundo e nem todos têm o mesmo discurso tem exemplos em várias publicações "...Em 1820 destacou-se o médico Robert Knox, de Edimburgo (1791-1862), que foi um dos mais importantes cientistas raciais na Inglaterra..." ou Nascido no dia 14 de julho de 1816 em Ville-d'Avray, comuna da França, Joseph Arthur de Gobineau exerceu atividades como filósofo, escritor e diplomata. Durante o século XIX, suas teorias sobre o racismo foram consideradas as mais importantes entre estudiosos do tema. acontece que, nos séculos mencionados, vários países do norte não tiveram ondas de movimentação de povos do sul ou de outros continentes, e assim pouca necessidade de "defender" o seu estatuto de branqueamento
uma matéria interessante seria falar sobre os negros proeminentes na história do Brasil, a citar Juliano Moreira, Conceição Evaristo, Milton Santos, Lélia Gonzales, Machado de Assis, Luis Gama, Carolina Maria de Jesus, André Rebouças, dentre tantos outros, sem citar artistas e desportistas.
Vocês falaram dos povos europeus que vieram pro brasil, mas não falaram dos agudás, um grupo de escravizados descendentes de africanos que voltaram para a áfrica que hoje residem em Benin,Nigéria e outros países da costa oeste africana. Acho um tema interessantíssimo que vale um vídeo
Assustador...e até hj, até inconsciente, é quase uníssono que um sobrenome europeu é chique😮😮 e são intuitivamente identificados....já africanos ( eu mesmo não faço idéia de exemplos)...nunca tinha pensado nisso 😮😮😮
Por muito tempo tinha medo de viajar pra fora do país pois tinha medo de sofrer racismo pelo meu cabelo e minha cor mas quando fui crescendo, percebi que sofro com isso todos os dias em lojas, nas ruas e quando mando um currículo pouca gente fala mas é muito difícil ser negro no Brasil
Pois é Igor, infelizmente tem muita gente estupida e ignorante por aí. Inclusive já foram feito pesquisas que descobriram que um norueguês pode até mesmo ser mais compatível geneticamente com um negro africano do que com outro norueguês. Isso só prova que somos só uma espécie!
A vida é difícil para todos e a maioria da população brasileira que não faz parte dos 10%mais ricos a vida é difícil Independentemente de cor,gênero,idade. Inclusive a maioria dos brasileiros brancos são pobres ou classe média baixa.
devemos conservar a existencia de nossa raça e o futuro dos nossos filhos negros, para que a beleza negra brasileira não desaparecer da Terra. (sim, sou cafuzo etnico)
Olá! O vídeo é muito bom. Vou apresentar para acadêmicos de Pedagogia surdos, porém há muitos erros na legenda automática. E ao final elas nem aparecem porque colocam a música junto. seguem abaixo alguns acertos das legendas. 1:39 - e o termo Eugenia se credita a um cientista 1:42 - em inglês chamado Francis Galton 1883 1:49 - Gobineau também foi uma grande defensor 2:06 - aqui é Renato Kehl era médico foi um dos 2:32 - de fazer isso acontecer e uma identidade 2:51 - no fim do século 19 os ex-escravizados 2:53 - e seus descendentes já 3:12 - Livres eram presos e precisavam provar que 3:18 - um livres e quando não conseguiam 3:29 - casa e trabalho algo muito difícil em 5:15 - quisesse vir para cá pelo espontânea 5:27 - incentivos os fiscais aos fazendeiros também 5:56 - isso iria eliminar a população negra é 6:25 - fardo do homem branco que tinha que levar a 6:29 - mundo como Ásia e África só para justificar as 6:56 - clara e esses filhos se relacionariam com 7:07 - obra A Redenção de Cam (Está escrito Campo) que foi usada 7:30 - africano é descendente de Cam (Está escrito câncer) e ser 8:24 - tivessem filhos na estimativa do cara 8:36 - a compor o povo brasileiro naturalmente a 8:38 - população negra deixaria de existir em Até 9:05 porque entra uma música de fundo e a legenda não funciona. Ele cometa que um conhecido comentou com ele ter lido um artigo científico que comprovou que pessoas negras eram menos inteligentes por comprovação científica. O pesquisador teria medido e comparado crânios.
adoro quando estou estudando algo na escola que não imaginava ser um tema popular e aparece um video de um canal que eu gosto falando sobre esse tema, obrigado por vogalizar meus dias
Esse projeto de branqueamento no Brasil na parte da minha família falhou miseravelmente, minha família é uma mistureba de raças, etnias, gaúchos,capixabas, baianos e mineiros, me considero um brasileiro nato.
Sem dúvidas, esse é um dos mais fascinantes e controversos assuntos da história do país. Com o objetivo de criar uma sociedade supostamente mais desenvolvida e civilizada, muitas políticas e práticas foram adotadas para "clarear" a população brasileira, promovendo a imigração europeia e incentivando a miscigenação entre brancos e negros. No entanto, esse projeto também trouxe consigo consequências profundas e dolorosas para a cultura e a identidade dos povos indígenas e afro-brasileiros. Compreender esse impacto histórico do projeto de branqueamento é fundamental para entender a sociedade brasileira contemporânea e a luta pela igualdade racial.
Sugiro um vídeo sobre o Largo da Forca (atual Praça da Liberdade, em São Paulo) e a história de Chaguinhas. Por trás do atual bairro japonês há uma história esquecida ligada à escravidão.
O Brasil deve muito à sua população negra. E não é só desculpas. É dinheiro, posses, oportunidades. O trabalho negro construiu o país. Com correntes, chicotes e pelourinhos de pagamento.
Esse assunto caiu justamente na minha disciplina do curso de Jornalismo "Branqueamento e Mestiçagem". Parabéns aí pra vocês Vogel e o seu colega aí!!! Excelente canal
Hj nós nordestinos somos descriminados assim cm os índios e negros pois foi aqui que sempre teve muitos negros e índios então nunca houve investimento do governo federal pra nossos Estados nordestino não há políticas públicas aqui tudo é ruim empreo quase não existe, só sub-empregos , sub-salarios e assim vai não temos industrias, fábricas , saúde, educação, segurança pública
Foda que hoje em dia não é muito diferente do passado, não, hein! Hoje só tá implícito. Você pega os grandes cargos e setores econômicos só dá branco. Os subempregos é um mostruário de pretos, pardos etc.
Que vídeo show, é assim, com informações verdadeiras que vamos poder ajudar a minar cada vez mais esse racismo totalmente sem sentido, que alguns ainda insistem em cultivar. Parabéns Vogel e Marco!
Ouvir essa história foi a mais difícil de todas no RUclips que pensamento tão miserável era aqueles homens do início do Século XX com pensamentos e condutas atrasadas na vida fora racismo nós somos todos iguais perante Deus.
Essa teoria do branqueamento como projeto esbarra em alguns fatos: 1. Seria muito pouco provável que um negro africano livre viesse de livre e espontânea vontade trabalhar em um país que a poucos anos comprava escravos negros. Digamos que a oferta pareceria um tanto quanto indecorosa; 2. A imigração europeia não foi um mar de rosas. As condições eram precárias tanto no transporte quanto de trabalho e moradia e desde sempre eles eram vistos como pessoas de segunda classe. 3. O atrativo do pagamento das passagens e moradia muitas vezes deixava as famílias reféns de quem pagou, criando um esquema parecido com escravidão. 4. Em alguns anos o fluxo imigratório foi negativo, com europeus voltando pra casa ou indo em busca de países que os acolhessem melhor. 5. As culturas que o Brasil cultivava e a própria industria nascente não eram tão alheias ao europeus quanto eram para os africanos.
Fiquei muito interessado sobre quais são os pesquisadores que refutaram todas essas ideias, pra mim esse é um assunto muito importante pra ser explicado pra todas as pessoas.
@@ander6368 se você está com preguiça de pesquisar saiba que até a década de 80 do Século passado existiam leprosarios, locais que eram usados pra confinar doentes de Hanseníase. Quando diagnosticados podiam ser velhos ou crianças eram retiradas das famílias e obrigadas a viver nesses locais; Aqui em Aracaju existiu um que funcionou até os anos 90.
Há muito que se joga cultura dos povos africanos, indígenas e mestiços num patamar inferior no Brasil. Ouvimos recentemente pataquadas até sobre o Nordeste. Muita gente esquece que dentro de uma cultura estrangeira, européia e americana, vêm também uma série de problemas junto. Nem tudo é lindo. Precisamos valorizar e desenvolver a nossa herança cultural nacional tomando o cuidado de identificar seus vícios. Um deles é definitivamente o racismo, que ainda impregna o pensar nacional.
Que odio disso mano.. nada contra os imigrantes que eram uns ferrados tmb.. mas se o estado brasileiro tivesse feito essa política com os ex escravos e pais seria outro! Sem esse marcador absurdo de pobreza q é a cor, ainda hoje!
O pintor tinha uma ideia baseada no mundo (época)em que viveu e tinha um pouco de razão , hoje são raras no Brasil raças puras de humanos , porém ele errou quando presumiu que seriam todos brancos e que seria melhor assim .Somos um povo mestiço bonito e inteligente, só nos falta dignidade. nossa educação é ruim e os impostos castigam a população pobre.
E, pasmem, tem filósofo, professor e escritor brasileiro que diz não existir racismo estrutural. E demoniza qualquer tema sobre identitarismo. Ótimo resumão.
Ninguem é diadatico ao ser branco e fingir que é vitima da colinização e não um agente, kkkkk, sindrome de indigena perdido, mas faz parte do discurso de esquerda
O maior racismo de hoje, é o social. Gera MUITO mais interesse social, uma pessoa preta e rica, do que branco e pobre. Afinal, a grana fala mais alto que tudo. Inclusive da raça.
uma aula excelente, poderia falar sobre o hospital colonia de Barbacena MG, onde ocorreu o holocausto brasileiro, lugar onde o preconceito da sociedade tinha grande reflexo
Ele faz boas vídeos as vezes, mas eu te digo que não entre na bolha de sua comunidade. Não há nada mais tóxico e alienador que aquilo, chega a ser absurdo.
Irmão absolutamente ninguém tá incomodando com isso, o problema em sí desse vídeo é a droga desse sistema Demoníaca que foi criado pra fazer esterilização de Pessoas por conta da Raça!!
Francis Galton é descrito no livro *"Guerra Contra os Fracos"* de Edwyn Black. Mostra a "bondade" dos EUA, e a exportação de barbárie (através dos exemplos) racista....
Eu sabia sobre isso daí, o mais triste é que durante um período deu certo 😢. Os: tem gente que não sabe que o Getúlio Vargas era Fascista e era declaradamente Eugenista e vive exaltando o mesmo.
@@LopesRicarte olha exalta alguém por algo é uma coisa, por quem ela é, é outra coisa, ou você acha que seus herois não tem um lado horrivel? nikola tesla? gandhi? madre teresa? chico xavier? nelson mandela? lula? fala qualquer pessoa que voce admira
Muito bacana esse video! Ótimo trabalho! Só um detalhe, a discriminação acontecia inclusive entre os imigrantes europeus, havia uma preferência sobre quais os europeus o Brasil queria atrair. A intenção era que se pudesse povoar o Brasil com mais povos germânicos, escandinavos, norte-italianos e anglosaxões: pois havia a crença que dentre os povos europeus, estes eram os que tinham as melhores índoles, cultura e que mais poderiam contribuir com o país. Nem preciso dizer que essa política não deu muito certo. Muitos desses povos optavam por outros países que estavam em alta naquela época, como EUA, Canadá, Argentina e Australia.
Vocês poderiam fazer um vídeo sobre os 'Watts Riots' em Los Angeles em 1965. Foi um evento relevante na questão racial do qual não se encontra quase nada na internet. Fica a sugestão.
@@gmantov irmão, minha família tbm. E olha que sou negro. Meu avô materno sempre vinha de piadinha racista pro meu lado. Até o dia que mandei ele tomar no cu, no meio de um almoço de família. Ele como bom ex militar disse que ia me ensinar uma lição. Falei pra ele tentar a sorte, pq hoje era dia de azar. Até hoje não falo com ele. E quando ele sofreu um acidente que quase morreu, eu falei que era o dia mais triste, pois ele não tinha morrido. Cara, racista pra mim tem que ser levado pra tratamento, de preferência abaixo de 7 palmos.
A muito tempo atrás recebi na minha casa, uma aluna do curso de nutrição da UNASP que defendeu essa superioridade através das raças, fico imaginando o que não se aprende nos Colégios Adventistas de São Paulo SP?
O vira-latismo no Brasil tem uma longa história. Hoje os EUA, antes a França. Como o país se prejudica ao desvalorizar o seu povo, a sua história e cultura perante o estrangeiro.
Enquanto os caras grandes pensavam essa bobagem, até porque eles eram brancos e não iriam querer viver em um lugar onde branco é minoria, o MOVIMENTO NEGRO também não, por isso cooptou os pardos, mas enfim, a maior parte da população tava nem aí, tava fudendo na moita, casando com todas as cores possiveis,
Cara, eu já estava saltando fora de igrejas antes, mas ao ver a declaração desse inútil e descobrir que igrejas evangélicas em geral o apoiavam, passei a abominar esse povo.
@@gabrielnascimento1067 Sim, esse traste falou que negros foram amaldiçoados por Deus. Sim esse é nosso Deputado Federal estvprador que diz falar direto com Jesus.
Sou descendente de alemão e português, tive namoradas negras,pardas e mulatas, quando dizia que se tivéssemos um filho gostaria que fosse como a mãe, sabe o que elas respondiam? Negativo de negro já basta eu,e aí quem é o racista nessa história ?
Tenho dito e visto desde moleque que vivemos em um Mundo dividido Um Mundo de Classes É real a ideia E meio que inconsciente para alguns e bem nítido para outros e fazem parte desse distúrbio plantado lá atrás E sim No Brasil os Negros e me coloco como tal estamos sendo dizimados naturalmente Haja Vista a Campanha desde sempre e pelos maiores veículos de comunicação de por o Negro em submissão nunca em ascensão A pouco em 2023 no 13 de Maio Ouvi dentre vários materiais na internet uma explanação de uma Professora que nunca tinha visto alguém cobrar. Abre Aspas : Não precisamos de Reparação ou Igualdade Racial pois o Gênero Humano é igual perante a Deus O que precisamos é que os Negros e as Classes baixas sejam inseridos no REGIME de TENDÊNCIA Regime de Tendência foi criado nos Tempos idos do Final da Escravidão E Tendenciosamente Excluiram os Negros de qualquer chance igualitária Seja Social Seja de Assistência Seja de Educação Seja de Trabalho Seja de Credo Enfim Essa Professora falou em poucas palavras o que se reflete hoje 2 Mundos Temos nós Negros nos informar eles querem o nosso Fim
NÃO EXISTEM RAÇAS SUPERIORES UMAS ÀS OUTRAS . EXISTEM CARACTERÍSTICAS NATURAIS ESPECIFICAS DE CADA RAÇA . NO RESTO, TUDO É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES IGUAIS . SOMOS TODOS UM , FILHOS DO MESMO CRIADOR . AS DIFERENÇAS RACIAIS SÃO AMBIENTAIS .
Em pensar que minha família passou por isso, meu tataravô era angolano e se casou com uma italiana, o filho deles, meu bisavô se casou com uma filha de judeus austríacos, e meu avô se casou com a minha vó que é descente de portugueses. Pelo menos por causa de toda essa miscigenação, eu cresci numa família sem preconceitos, eu não sabia o que era racismo e homofobia antes de eu completar 10 anos, para mim todos eram iguais e preconceito só acontecia em novelas de época e que também era burrice das pessoas más. Hoje em dia com 24 anos eu ainda acho que qualquer tipo de preconceito é burrice e ignorância. Tenho muito orgulho das minhas raízes africanas, sou católica, porém me sinto muito mais segura sabendo que meu guia, um Exu Mirim, tá sempre comigo me protegendo e olhando por mim 🙌🙌
@@leonardomarinho9979 a história pode ser facilmente manipulado, expecialmente de um canal que em vez de passar informação, transforma aquilo em propaganda politica. O video dele do Holodomor é a prova disso.
Vota na gente no prêmio iBest! Dá essa força pro Vogalizando!
ibest.vote/479869238
up
Faz um vídeo sobre o genocídio de mulheres indígenas no canada
Votei lá agora.
Parabéns à Juventude por procurar conhecimento. Mas precisam sair do Revisionismo Histórico de MEC(1930) Sabe o que houve em 1930? Golpe Ditatorial Caudilhista Assassino Esquerdopata-Fascista, que transforma uma das Raras Democracias Republicanas Representativas Federalistas do Mundo em DITADURA (sabe quantos países eram democráticos até 1930? E depois disto, quantas Ditaduras se seguiram, inclusive o Brasil?). Fomos os últimos no fim da Escravização, só que os 1.os e maiores na Miscigenação. Os EUA onde a EUGENIA foi amplamente difundida é profundamente racista e segregacionista até hoje(onde casamentos inter-raciais ainda sofrem preconceitos nos dias de hoje) Influenciando não somente a Alemanha Nazista como Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda e grande parte da Europa. O Brasil a partir de 1930 vira QUINTAL DOS OUTROS, 3.o MUNDO, ANÃO DIPLOMÁTICO, abandona sua Cultura Miscigenada embarcando no EUROCENTRISMO SERVIL. Luis Gama, André Rebouças, Lima Barreto, Machado de Assis,... então trocados por Mulher Européia Branca Portuguesa com penca de frutas na cabeça virou a referência cultural Brasileira. Nossa Referências Miscigenadas, Negras são todas anteriores a 1930. Inclusive Nossos Presidentes da República Negros: Nilo Peçanha, Campos Salles, Rodrigues Alves,...
Vale lembrar tambem q a ideia da eugenia em si não e ruim se vc tirar a parte racista escrota dela, vc incentivar que pessoas saudaveis, inteligentes, sem doenças geneticas tenham filho obviamente melhora a saude da população geral, por exemplo, esquizofrenia e uma doença comprovadamente genetica, logo, eu jamais iria querer ter filhos com alguem esquizofrenico ou com historico de esquizofrenia muito proximo na familia, e por isso a tecnica CRISPR e algo saudavel e benefico para melhorar a humanidade, nos livrando de ter filhos com doenças.
é absurda a capacidade desse canal de condensar tanta informação de qualidade em apenas dez minutos.
parabéns pelo serviço de utilidade pública! sou fã de vocês
Nem tanto as vezes ele fala umas mentiras só pra esconder o vdd intuito da história ou da uma ideologização legal nas história sem ng perceber reparei nisso algum tempo
@@LukeKenobi Tem algum exemplo?
Quem entende a história...entende as situações presentes !!
Por isso saber da história é muito importante! Muito bom.
Minha família foi a encenação desse quadro do Lacerda. Minha bisavó era negra, ex-escrava e contaminada com essa forma de pensar, obrigou minha avó a casar com um branco. Pois seu grande sonho era ter netos de "cabelo bom" e pele clara. Literalmente o quadro.
E vc todo dia lamenta sua cor atual. Buááá
Ele não se lamenta, porque ser branco é um previlegio. Ele só tem consciência, coisa que 99% não tem.
@@marcelloholland5874cala a boca
@@marcelloholland5874 tá uns 80 anos atrasado
Tua bisavó era racista...
“A Europa é indefensável.” Aimé Césaire
Excelente vídeo e conheci o canal através de um amigo e já tinha ouvido falar desses projetos "enbranquecimento das raças", isso é um loucura total! Não existe homem superior ou inferior, cada um é cada um!
Não é porque alguém é japonês que é mais inteligente em matemática ou fulano que é alemão é mais forte. Cada ser humano tem as mesmas capacidades e qualquer pode ser bem-sucedido na vida se com esforço estudar e trabalhar.
@@USERUNK2408 Eu até concordo com você que as mesmas não possuem as mesmas potencialidades, mas isso se compensa com estudo e trabalho duro. O que você não sabe fazer, você pode aprender com um mestre ou professor que será responsável por guiá-lo.
Que baita vídeo! Parabéns! Deveria ser mostrado em toda sala de aula!
Manteve a raça, mas não teve como impor a aceitação, o que adianta não acabar com a raça e ter toda essa discriminação. Quem sofre é o povo negro que fica as margens de todos os incentivos, melhores empregos, melhor qualidade de vida dentre várias outras coisas! Deus não existe, se existisse mesmo, ele já teria acabado com todos os racistas!
Moro e tenho orgulho disso no Pará, norte do país. Somos discriminados por nossa cor,cultura e muitas vezes chamados de selvagem.
Aqui houve
Uma política no século 16 de Portugal pra misturar os nativos (índios) com os brancos europeus.
Mas a misturar maior foi de negros e índios.
Temos orgulho disto.
Já Rio e São Paulo é triste essa segregação.
estado de SP foi formado por caboclos
1-Vc e racista,pois não aceita o sangue europeu em suas veias
2-A cultura do seu estado tem influênc ia de cultura portuguesa,um deles e o carimbo e quem fundou o para foi um português.
3-nao teve nada de política portugue sa não,era preciso POVOAR a
Colônia isso e normal
Gosto muito de estudar historia, é uma pena que muitas dessas ideias ainda persistem hoje em dia, na escola só tive racismo 2 vezes mas isso não me impediu de seguir nos meus estudos de inglês e violão 👍🏽👍🏽
Assunto espinhoso demais. Porém as atitudes vindas de uma boa educação e cultura para TODAS as etnias faria de nós uma potência mundial inquestionável
Isso que vc disse são palavras que esse cara do vídeo distorceu tudo deu uma passada de pano pra parecer inocentes e belo pra praticas costumes gestos que realmente de proposito prejudica e atrapalham a vida de outras pessoas que vivem total conforto e vida qualificavel bom essa é aminha opinião claro que reparei muito nesse vídeo
Todas as vezes que explico genética nas aulas, passo boa parte tendo que desmentir uma cacetada de mentiras sobre diferentes povos... E digo que nos últimos anos, foi bem mais complicado.
as pessoas agora são mais guiada por ideias ou liberais ou racista, sem meio termo, falta um pouco de ciencia e bom senso
@@NikaLidka falando sério, esses caras que defendem o racismo tem uma ideologia bem primitiva
@@oNEGAO concordo, mas qualquer extremo é primitivo
e racismo é uma palavra muito abstrata, e por ser abstrata nem tudo é ruim
algo que pode ser super racista mas é biologicamente correto de afirma, um casal com IQ alto, vai ter filhos com IQ alto também, ai coloca isso em pratica ou não vale do governo (e sim isso é racista, mas leva ao progreso)
e como o "liberal" é algo positivo e bonitinho para sociedade, falando algo sobre genetica ainda.
sobre permitir a criança escolhe o proprio genêno antes dos 18, ou mesmo coloca luz nesse mundo, isso é ruim, pois afeta em muitas coisas, e não se há maturidade ainda
@@oNEGAO Não podemos dizer que é primitivo, afinal, ele só defendem a perseverança de uma raça (ou etnias de um determinado grupo), apenas podemos dizer se é para o bem ou mal.
@@lusitanus. primitivo pois esse negócio de que uma etnia é superior e outra deve desaparecer já é uma coisa do ser humano desde tempos primitivos, sendo que a etnias se misturam e formam outra nova, é assim desde sempre. Não tem por que fazer todo um chororô
As pessoas precisam acordar para os perigos do eugenísmo, integralismo e fascismo, que ainda estão vivos. Tem que ser lidado com a mesma seriedade que se dá contra o nazismo. Parabéns pelo vídeo.
também acorda para o perigo do catolicismo, islamismo, comunismo, democracia, liberais entre muitos outros
@@NikaLidka Foi um pouco longe... O perigo dentro desses que falou é mais pontual de distorções que fizeram sobre tais ideologias/folosofias/religiões, diferente dos que mencionei que são estruturalmente problemáticos, que sempre irá colocar um ser humano na inferioridade por discriminação.
@@NikaLidkaPq td vez q se ataca o nazi, aparece alguém p tentar ralativizar essa ideologia?
Pois é, no século 21 não tem mais espaço pra defesa de idéias totalitários, preconceituosas ou que ataquem a democracia que tivemos tanta luta pra conquistar, por isso deveriam ser proibidos no Brasil a defesa do fascismo, do nazismo e do comunismo/socialismo
Vcs vao ser engolidos pelo que defendem e nao vao nem ver de onde saiu e pq isso aconteceu com voces. Se não acordou até agora nao acorda mais. Ainda caindo nesse papo de homem branco opressor. Como se os outros povos fosse mar de caramelo. Erros historicos existiram. Em outras geraçoes. Mas acertos tb. Voces vao ser engolidos por isso que ficam papagaiando e nem vao se dar conta.
Estou fazendo um tcc em teologia falando sobre racismo nas igrejas e tudo inquérito vc falou corrobora com o meu tcc. Tudo que falou evidência o processo de hegemonia que os loucos queriam implantar no Brasil. Valeu Vogel por um vídeo muito bom e cheio de conhecimento!!!!!
Um assunto que vejo ser pouco comentado, é que muitos dos pastores/missionários estadunidenses que vieram pra cá no século XIX, se opuseram à abolição e, inclusive, traziam pra cá "seus escravos", além de defender a prática da escravidão em seus púlpitos.
@@barbarakronberger4864 corretíssima Bruna! A igreja principalmente a protestante, estabeleceu bases no Brasil pós guerra de secessão. Muitos missionários tinh escravos e pastores defendiam a escravidão. Igrejas tradicionais o qual o nome não vou dizer, vieram para o Brasil principalmente para manter o status quo que tinham no sul dos Estados Unidos. Vale a pena a falar disso. Hoje alguns não comentam sobre seu passado escravocrata mas é só estar nelas que vc percebe a diferença de tratos!!!
Desculpe é Bárbara kkkkkkk
Na teologia aprendemos a história da igreja e vemos muitos abusos
Que interessante Bárbara...
Gostaria de ler seu artigo!
Fala da igreja luterana de Canguçu que brancos e negros frequentam templos diferentes
Minha família vem dessa miscigenação, minha avó era bem branca dos olhos verdes e meu avô negro, a maior parte da minha família ficou com a pele mais branca, eu sou negro, e vi um racismo estrutural dentro da minha família até por parte do meu avô que também era negro, quando minha prima de pele branca arrumou um namorado negro, o rapaz foi proibido até de frequentar a casa da minha prima, e vi comentários o diminuindo até por parte do meu avô, essa atitude me deixou indignado , e me fez se afastar.
Tbm acontece coisa desse tipo na minha família, meu avô era negro, tinha um pai retinto mas vivia chamando os outros de anú, e ficava bravo quando as filhas se relacionavam com outros negros.
Vc serás admirado por eles, se vc se casar e ter filhos com uma branca!!
isso é triste, as pessoas brancas são tratadas como gadl reprodutor e campones feudal e mesmo assim odeiam alguém na medma situação mas negro
Essa mentalidade existe até hoje entre os Cidadãos de Bem.
A culpa é do “cidadão de bem” e não do governo brasileiro que quis literalmente matar negros né? Vsf maluco, vai com essa ideologia pra lá.
Sou um exemplo vivo desta politica, nascido no Amazonas, meus tetra-avos migraram da Holanda e se misturaram com os indigenas, depois que meus tri-avos e bisavos nasceram, eles foram proibidos de se casarem com um "não branco" e isso ainda passou muito pra geração dos meus avós que tem horror a indigenas e negros. Holadês é um dos meus idiomas, eu tinha de "aprender pra voltar pra europa", onde moro hoje.
que triste, se fosse pobre tu tava aqui, comendo farinha com toda a paleta de cores, kkk
A minha família tbm pensa dessa forma (apesar de nem todos exprimirem isso). Quando namorei uma pessoa de origem indígena, fui bastante criticada na família (sou gaúcha).
Deu sorte
Errado seus avós não estão!
Você fala holandês?
Que nojo tudo isso. Uma tristeza sem precedentes. Somos todos seres humanos, com pigmentação da pele diferente, só . Uma adaptação do corpo as regiões com mais ou menos sol.
Só a educação para mudar isso ….🙌🏻
Sim
nojo da miscigenação
@@userjkfh tinha que ser fã de gayzin hotel 🤣🤣🤣
@@WallaceRoxose incomodou com a vdd né? miscigenação é ruim pra todas as raças miscigenação acaba com as características das raças e uma forma de extinção tanto pro homem negro quanto pro homem branco ela cria pessoas sem identidade,o povo br é o maior exemplo disso povo totalmente sem identidade e feio pra crlho, e o que tem a ver eu ser fã de hasbin hotel com isso?
@@userjkfh Sim sim, tem que separar mesmo, deixa os brancos de um lado, e os negros do outro, e bota um muro para separar 🤣🤣🤣
Trabalho impecável, a história nas escolas deveriam abordar muito esses assuntos pra a gente crescer sabendo oque é certo e oque é errado, enquanto houver neglicencia por parte do sistema sobre esse assunto as coisas não vão mudar
Vou seguir a ideia de um amigo daqui, falem dos Agudás, a existência deles é algo fascinante
Que o fim de uma República cara e instável seja breve. Viva ao Império do Brasil.
Ótimo vídeo!
Mas vale ressaltar que, desde o começo do século XIX, já se discutia no Brasil o assunto da miseginação. José Bonifácio de Andrada e Silva, Padre Feijó, Frei Caneca e outros intelectuais do período da década de 1820-30 já viam que a divisão da população baseada na cor da pele iria atrasar o crescimento do país, ao ponto que José Bonifácio teria proposto quase uma "reforma agrária" para não só aproveitar melhor as terras do interior como também impedir que a população de negros e mestiços fossem marginalizadas.
Vale lembrar que o Conde de Gobineau, esteve no Brasil na época Imperial e achou um absurdo que a nobreza e a elite "tolerasse" a miseginação. Ao ponto de se referir, de forma perjorativa, a como muitos estadias brasileiros eram "morenos" e como era surpreendente que eles estavam em cargos tão altos do governo.
Kamilo M. deveriam ter orgulho da miscigenação sim!
não se esqueçam que com as estrutruras de miscigenação implementadas pelos portugueses no Brasil, o território teve o seu presidente negro/mestiço cem anos antes do Sr. Obama negro/mestiço nos EUA
Kamilo M.
Encontramos por exemplo que
"O antropólogo, médico João Baptista de Lacerda foi um dos principais expoentes da "tese do branqueamento racial" entre os brasileiros, tendo participado, em 1911, do Congresso Universal das Raças, em Londres. Esse congresso reuniu pessoas do mundo todo para debater o tema do racialismo e da relação das raças com o progresso das civilizações (temas de interesse corrente à época). Baptista levou ao evento o artigo Sur les métis au Brésil (Sobre os mestiços do Brasil, em português), em que defendia o fator da miscigenação como algo positivo, no caso brasileiro, por conta da sobreposição dos traços da raça branca sobre as outras, a negra e a indígena...."
E como sempre, o viralatismo já existia no Brasil na época. Se francês dizia, então tinha razão. O eugenismo era o "progresso".
@@pmlbeirao @pmlbeirao essa teoria da superioridade branca espalhou-se pelos países da Europa essencialmente nos séculos XIX e XX e chegou ao Brasil, assim muito se escreve sobre esse branqueamento...
os Escandinavos também mudaram a sua visão do mundo e nem todos têm o mesmo discurso
tem exemplos em várias publicações
"...Em 1820 destacou-se o médico Robert Knox, de Edimburgo (1791-1862), que foi um dos mais importantes cientistas raciais na Inglaterra..."
ou
Nascido no dia 14 de julho de 1816 em Ville-d'Avray, comuna da França, Joseph Arthur de Gobineau exerceu atividades como filósofo, escritor e diplomata. Durante o século XIX, suas teorias sobre o racismo foram consideradas as mais importantes entre estudiosos do tema.
acontece que, nos séculos mencionados, vários países do norte não tiveram ondas de movimentação de povos do sul ou de outros continentes, e assim pouca necessidade de "defender" o seu estatuto de branqueamento
@@pmlbeirao sim, triste mentalidade de se guiar pela opinião de um europeu racista
uma matéria interessante seria falar sobre os negros proeminentes na história do Brasil, a citar Juliano Moreira, Conceição Evaristo, Milton Santos, Lélia Gonzales, Machado de Assis, Luis Gama, Carolina Maria de Jesus, André Rebouças, dentre tantos outros, sem citar artistas e desportistas.
Teresa Santos, também é um tema interessante.
Quase todos mestiços;;;;
Faz um vídeo falando sobre a briga da Caxemira envolvendo 3 poderosos da Ásia : China 🇨🇳 , Paquistão 🇵🇰 e a Índia 🇮🇳
Ja tem video
China e Índia realmente são poderosos, em sentido econômico, militar e geopolítico.
BOAAAA!!
Vocês falaram dos povos europeus que vieram pro brasil, mas não falaram dos agudás, um grupo de escravizados descendentes de africanos que voltaram para a áfrica que hoje residem em Benin,Nigéria e outros países da costa oeste africana. Acho um tema interessantíssimo que vale um vídeo
Isso é algo que raramente é citado bem interessante.
Lembro do carnaval da Unidos da Tijuca em 2004. Tratava desse tema. Samba enredo vencedor do estandarte de ouro.
Assisti um documentário no canal Curta, na TV fechada que falava disso. Infelizmente não lembro o nome do doc para indicar, mas foi muito instrutivo
@@Marcos_Paulo_PZ esse samba é lindo ❤️
Carnaval sempre dando um show de cultura e informação
@@cintiareginascofano8457 carnaval não tem nada que preste só nojeira 👍
Assustador...e até hj, até inconsciente, é quase uníssono que um sobrenome europeu é chique😮😮 e são intuitivamente identificados....já africanos ( eu mesmo não faço idéia de exemplos)...nunca tinha pensado nisso 😮😮😮
Por muito tempo tinha medo de viajar pra fora do país pois tinha medo de sofrer racismo pelo meu cabelo e minha cor mas quando fui crescendo, percebi que sofro com isso todos os dias em lojas, nas ruas e quando mando um currículo pouca gente fala mas é muito difícil ser negro no Brasil
É difícil ser negro em todo lugar no mundo!
Pois é Igor, infelizmente tem muita gente estupida e ignorante por aí. Inclusive já foram feito pesquisas que descobriram que um norueguês pode até mesmo ser mais compatível geneticamente com um negro africano do que com outro norueguês. Isso só prova que somos só uma espécie!
Falar que pouca gente fala disso é sacanagem. Muita gente fala sobre isso hoje em dia.
Nós EUA também é em qualquer lugar
A vida é difícil para todos e a maioria da população brasileira que não faz parte dos 10%mais ricos a vida é difícil
Independentemente de cor,gênero,idade.
Inclusive a maioria dos brasileiros brancos são pobres ou classe média baixa.
Muito bom vídeo, professor! Tem um documentário chamado " O menino 23" que fala um pouco desse processo eugenista, pra quem se interessar
Eu vi esse documentário na GloboNews. Incrível e doloroso.
Esse aqui?
ruclips.net/video/7wHNxOohoPA/видео.html
Já assiti, chorei horrores 😢
@@lucas-prado isso
@@maloumut pois é preta! É triste e angustiante
Lembrando que Monteiro Lobato era um eugenista declarado,assim como muitas figuras conhecidas e relevantes daquela época.
devemos conservar a existencia de nossa raça e o futuro dos nossos filhos negros, para que a beleza negra brasileira não desaparecer da Terra. (sim, sou cafuzo etnico)
Então o senhor e racista pois quer preservar a raça negra
Vídeo super necessário. Por isso que amo vocês! Obrigada.
Olá! O vídeo é muito bom. Vou apresentar para acadêmicos de Pedagogia surdos, porém há muitos erros na legenda automática. E ao final elas nem aparecem porque colocam a música junto.
seguem abaixo alguns acertos das legendas.
1:39 - e o termo Eugenia se credita a um cientista
1:42 - em inglês chamado Francis Galton 1883
1:49 - Gobineau também foi uma grande defensor
2:06 - aqui é Renato Kehl era médico foi um dos
2:32 - de fazer isso acontecer e uma identidade
2:51 - no fim do século 19 os ex-escravizados
2:53 - e seus descendentes já
3:12 - Livres eram presos e precisavam provar que
3:18 - um livres e quando não conseguiam
3:29 - casa e trabalho algo muito difícil em
5:15 - quisesse vir para cá pelo espontânea
5:27 - incentivos os fiscais aos fazendeiros também
5:56 - isso iria eliminar a população negra é
6:25 - fardo do homem branco que tinha que levar a
6:29 - mundo como Ásia e África só para justificar as
6:56 - clara e esses filhos se relacionariam com
7:07 - obra A Redenção de Cam (Está escrito Campo) que foi usada
7:30 - africano é descendente de Cam (Está escrito câncer) e ser
8:24 - tivessem filhos na estimativa do cara
8:36 - a compor o povo brasileiro naturalmente a
8:38 - população negra deixaria de existir em
Até 9:05 porque entra uma música de fundo e a legenda não funciona. Ele cometa que um conhecido comentou com ele ter lido um artigo científico que comprovou que pessoas negras eram menos inteligentes por comprovação científica. O pesquisador teria medido e comparado crânios.
eu não sou descendente de CAM sou torcedor do CAM clube atlético mineiro kkk
adoro quando estou estudando algo na escola que não imaginava ser um tema popular e aparece um video de um canal que eu gosto falando sobre esse tema, obrigado por vogalizar meus dias
Esse projeto de branqueamento no Brasil na parte da minha família falhou miseravelmente, minha família é uma mistureba de raças, etnias, gaúchos,capixabas, baianos e mineiros, me considero um brasileiro nato.
Tu deve ser lindchu
Na minha deu certo
Sem dúvidas, esse é um dos mais fascinantes e controversos assuntos da história do país. Com o objetivo de criar uma sociedade supostamente mais desenvolvida e civilizada, muitas políticas e práticas foram adotadas para "clarear" a população brasileira, promovendo a imigração europeia e incentivando a miscigenação entre brancos e negros. No entanto, esse projeto também trouxe consigo consequências profundas e dolorosas para a cultura e a identidade dos povos indígenas e afro-brasileiros. Compreender esse impacto histórico do projeto de branqueamento é fundamental para entender a sociedade brasileira contemporânea e a luta pela igualdade racial.
Faz um vídeo por favor sobre a Revolução dos Cravos em Portugal 🇵🇹
Sugiro um vídeo sobre o Largo da Forca (atual Praça da Liberdade, em São Paulo) e a história de Chaguinhas. Por trás do atual bairro japonês há uma história esquecida ligada à escravidão.
O Brasil deve muito à sua população negra. E não é só desculpas. É dinheiro, posses, oportunidades. O trabalho negro construiu o país. Com correntes, chicotes e pelourinhos de pagamento.
Por que não foram construir a África.....
deve nada
@userjkfh Falou um descendente de dono de escravos ou um descendente de escravos que não sabe qual sua classe?
@@nelinhocarvalhodesouza9645 tenho ascendência majoritáriamente caucasiana mas não sei se eram donos de escravos
@@alemdomisterio Será que é porque foram trazidos de lá como escravos em porões de navio?
Esse assunto caiu justamente na minha disciplina do curso de Jornalismo "Branqueamento e Mestiçagem".
Parabéns aí pra vocês Vogel e o seu colega aí!!!
Excelente canal
Oxe
Tô p pra ver como é q estão formando jornalistas hoje em dia...
Fala sério, esse cara é mais raso que pires. Melhor você procurar livros sobre o assunto.
Hj nós nordestinos somos descriminados assim cm os índios e negros pois foi aqui que sempre teve muitos negros e índios então nunca houve investimento do governo federal pra nossos Estados nordestino não há políticas públicas aqui tudo é ruim empreo quase não existe, só sub-empregos , sub-salarios e assim vai não temos industrias, fábricas , saúde, educação, segurança pública
@@USERUNK2408Rio de janeiro sempre foi um estado negro.
@@USERUNK2408RJ era a capital do Brasil. Depois de Salvador o RJ foi a capital que mais recebeu escravos.
Nossa o nordeste não tem branco ? Deixe de mentira
Sinto que essa conversa de 2019 ficou engasgada, e esse vídeo serviu um pouco como válvula de escape e cutucada, mas valeu cada frame, muito bom
Gostei , muita calma , tranquilidade , controle nos conhecimentos, valeu lhe ouvir !!!boa tarde
Mostrar o passado é contextualizar e explicar o presente para não repetir os erros no futuro.
Foda que hoje em dia não é muito diferente do passado, não, hein! Hoje só tá implícito. Você pega os grandes cargos e setores econômicos só dá branco. Os subempregos é um mostruário de pretos, pardos etc.
7:34 ..... Marco mandou a braba na edição. 👏🏼👏🏼👏🏼
Que vídeo show, é assim, com informações verdadeiras que vamos poder ajudar a minar cada vez mais esse racismo totalmente sem sentido, que alguns ainda insistem em cultivar. Parabéns Vogel e Marco!
Tá certo
Já vi um cara nos comentários dizendo ser contra a micsigenação
@@oNEGAO Pois é... Sempre tem gente racista e sem noção... Isso em pleno século XXI. Já passou da hora dessa galera evoluir.
@@oNEGAOTem até algumas pessoas do movimento negro que são contra a miscigenação.
Ignorantes infelizmente vem de muitas formas.
Boa tarde, vim aqui dizer que só o amor de Deus pode preencher nosso vazio. Só falem com Ele
Ouvir essa história foi a mais difícil de todas no RUclips que pensamento tão miserável era aqueles homens do início do Século XX com pensamentos e condutas atrasadas na vida fora racismo nós somos todos iguais perante Deus.
Para melhorar o mundo, e preciso amor ,consideração,respeito ,ajuda etc…ao próximo e EDUCAÇÃO, basicamente!
Muito obrigado por esse vídeo. Seu canal é incrível, e necessário. Vamos se amar. ❣
Essa quadro pra mim faz muito sentido, sendo neto de um avô preto e filho de um pai branco.
Essa teoria do branqueamento como projeto esbarra em alguns fatos:
1. Seria muito pouco provável que um negro africano livre viesse de livre e espontânea vontade trabalhar em um país que a poucos anos comprava escravos negros. Digamos que a oferta pareceria um tanto quanto indecorosa;
2. A imigração europeia não foi um mar de rosas. As condições eram precárias tanto no transporte quanto de trabalho e moradia e desde sempre eles eram vistos como pessoas de segunda classe.
3. O atrativo do pagamento das passagens e moradia muitas vezes deixava as famílias reféns de quem pagou, criando um esquema parecido com escravidão.
4. Em alguns anos o fluxo imigratório foi negativo, com europeus voltando pra casa ou indo em busca de países que os acolhessem melhor.
5. As culturas que o Brasil cultivava e a própria industria nascente não eram tão alheias ao europeus quanto eram para os africanos.
Excelente comentário
O Brasil não era o mais atrativo dos países para se migrar. EUA e Argentina passavam na frente.
Fiquei muito interessado sobre quais são os pesquisadores que refutaram todas essas ideias, pra mim esse é um assunto muito importante pra ser explicado pra todas as pessoas.
Leia sobre o sequenciamento do DNA e o projeto Genoma Humano. É a ciência sempre combatendo ideais racistas e supremacistas.
Que vídeo incrível! Tema que deveria ser mais abordado pra mostrar que de fato os imigrantes foram beneficiados.
Seus vídeos são muito úteis pra gente. ❤❤
Queria ver sobre história dos leprosários no Brasil e no mundo.
Que diabo é isso
@@ander6368 se você está com preguiça de pesquisar saiba que até a década de 80 do Século passado existiam leprosarios, locais que eram usados pra confinar doentes de Hanseníase. Quando diagnosticados podiam ser velhos ou crianças eram retiradas das famílias e obrigadas a viver nesses locais; Aqui em Aracaju existiu um que funcionou até os anos 90.
@@ander6368 leprosos
Conhecimento é bom, mas às vezes dói...😢
Há muito que se joga cultura dos povos africanos, indígenas e mestiços num patamar inferior no Brasil. Ouvimos recentemente pataquadas até sobre o Nordeste. Muita gente esquece que dentro de uma cultura estrangeira, européia e americana, vêm também uma série de problemas junto. Nem tudo é lindo. Precisamos valorizar e desenvolver a nossa herança cultural nacional tomando o cuidado de identificar seus vícios. Um deles é definitivamente o racismo, que ainda impregna o pensar nacional.
eu aceito essas ideias europeias e americanas com muitos bom gosto
Bom Material para Informações e Esclarecimentos
Que odio disso mano.. nada contra os imigrantes que eram uns ferrados tmb.. mas se o estado brasileiro tivesse feito essa política com os ex escravos e pais seria outro! Sem esse marcador absurdo de pobreza q é a cor, ainda hoje!
O pintor tinha uma ideia baseada no mundo (época)em que viveu e tinha um pouco de razão , hoje são raras no Brasil raças puras de humanos , porém ele errou quando presumiu que seriam todos brancos e que seria melhor assim .Somos um povo mestiço bonito e inteligente, só nos falta dignidade. nossa educação é ruim e os impostos castigam a população pobre.
E, pasmem, tem filósofo, professor e escritor brasileiro que diz não existir racismo estrutural. E demoniza qualquer tema sobre identitarismo. Ótimo resumão.
O que é racismo estrutural?
Cara vc não sabe o que está falando.
@@minka866 , peça ao Vogel para falar sobre, no canal.
Excelente explicação. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Seria interessante um episódio sobre os negros na história da Argentina. O que aconteceu com eles?
Os que não foram mandados de volta prá África , foram mortos aos milhões . Queimados nos barracões !!! Triste mais é a realidade ...
Recomendo também o vídeo do Ian Neves sobre o mesmo assunto, ele soltou faz pouco tempo.
Super completo, e ele é super didático.
Ninguem é diadatico ao ser branco e fingir que é vitima da colinização e não um agente, kkkkk, sindrome de indigena perdido, mas faz parte do discurso de esquerda
Iam Neves e lunático
@@sharezadealfa Não achei não. Me parece alguém que leu bastante, bem informado e articulado. Por que voce acha isso?
Espero que o Ian Neves não seja sua única fonte de informação. O cara é totalmente fanático e tóxico.
@@gmantov É porque o Ian é comunista, e Comunismo faz a função de bicho papao pra adulto retardado
O maior racismo de hoje, é o social.
Gera MUITO mais interesse social, uma pessoa preta e rica, do que branco e pobre.
Afinal, a grana fala mais alto que tudo. Inclusive da raça.
Preta, rica e conhecida (celebridade), pois se for preto, rico e desconhecido, vai sofrer racismo em qualquer lugar.
e a maioria dos negros são pobres vc sabe né
uma aula excelente, poderia falar sobre o hospital colonia de Barbacena MG, onde ocorreu o holocausto brasileiro, lugar onde o preconceito da sociedade tinha grande reflexo
Canal História Pública fez vídeo muito completo sobre esse tema. Tem várias fontes no vídeo. Recomendo muito.
Assisti lá primeiro. Muito completo e ligando alguns "intelectuais" do eugenismo a nossa "querida" família "real".
Historia pública tem um péssimo hábito de usar fontes tendenciosas
@@Hipotireoidismo666 tendenciosas a não aprovar ideais racistas/nazis ?
@@Hipotireoidismo666 Pois é
Ele faz boas vídeos as vezes, mas eu te digo que não entre na bolha de sua comunidade.
Não há nada mais tóxico e alienador que aquilo, chega a ser absurdo.
É o vídeo mais importante do canal.
Sou branco e tenho orgulho disso....da mesma forma como um negro tem orgulho da cor negra! Paz ✌️
Idem
Irmão absolutamente ninguém tá incomodando com isso, o problema em sí desse vídeo é a droga desse sistema Demoníaca que foi criado pra fazer esterilização de Pessoas por conta da Raça!!
Francis Galton é descrito no livro *"Guerra Contra os Fracos"* de Edwyn Black. Mostra a "bondade" dos EUA, e a exportação de barbárie (através dos exemplos) racista....
Eu sabia sobre isso daí, o mais triste é que durante um período deu certo 😢.
Os: tem gente que não sabe que o Getúlio Vargas era Fascista e era declaradamente Eugenista e vive exaltando o mesmo.
ta, e?
@@NikaLidka vc ainda pergunta
@@LopesRicarte olha exalta alguém por algo é uma coisa, por quem ela é, é outra coisa, ou você acha que seus herois não tem um lado horrivel? nikola tesla? gandhi? madre teresa? chico xavier? nelson mandela? lula? fala qualquer pessoa que voce admira
@@NikaLidka ok,todo mundo tem um lado ruim,mas fácîstá?e mesma coisa que comparar uma pessoa que roubou uma bala com uma pessoa que mátó7 uma pessoa
@@NikaLidka me diz nego véi, o que há de bom em um Fascista como Getúlio Vargas para ser exaltado?
"A raça humana é uma semana
Do trabalho de deus
A raça humana é a ferida acesa
Uma beleza, uma podridão" Gilblack Gil.
Muito bacana esse video! Ótimo trabalho! Só um detalhe, a discriminação acontecia inclusive entre os imigrantes europeus, havia uma preferência sobre quais os europeus o Brasil queria atrair. A intenção era que se pudesse povoar o Brasil com mais povos germânicos, escandinavos, norte-italianos e anglosaxões: pois havia a crença que dentre os povos europeus, estes eram os que tinham as melhores índoles, cultura e que mais poderiam contribuir com o país. Nem preciso dizer que essa política não deu muito certo. Muitos desses povos optavam por outros países que estavam em alta naquela época, como EUA, Canadá, Argentina e Australia.
A humanidade é regida por circunstâncias. Até ontem a eugenia era perfeitamente natural
Vocês poderiam fazer um vídeo sobre os 'Watts Riots' em Los Angeles em 1965. Foi um evento relevante na questão racial do qual não se encontra quase nada na internet. Fica a sugestão.
Não adiantar achar tudo um absurdo e perceber que tudo continua na mesma!!!!
?
Conheço muitos Cidadãos de Bem que defendem até hoje essa teoria.
Os negros continuam na mesma situação de sempre.
Não sábia da lenda da maldição de Can 7:19 😱 muito interessante o tema do vídeo.
Parabéns pelo vídeo. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.
Podia fazer um vídeo sobre o Dr Luís Gama e o Dr Juliano Moreira.
Faz um video sobre o branqueamento na Argentina
Eu usei isso como alusão histórica na introdução da redação deste ano
Ó pior disso tudo que tinha no passado, é saber que ainda tem gente que apóia monstruosidades como essa hoje em dia, na cara dura é sem punição!!!
Sem punição...
Minha família é toda cidadã de bem, racista pra caramba e eu sou obrigado a ouvir cada barbaridade na ceia de natal que dá vontade de vomitar o peru.
@@gmantov irmão, minha família tbm. E olha que sou negro. Meu avô materno sempre vinha de piadinha racista pro meu lado. Até o dia que mandei ele tomar no cu, no meio de um almoço de família. Ele como bom ex militar disse que ia me ensinar uma lição. Falei pra ele tentar a sorte, pq hoje era dia de azar. Até hoje não falo com ele. E quando ele sofreu um acidente que quase morreu, eu falei que era o dia mais triste, pois ele não tinha morrido. Cara, racista pra mim tem que ser levado pra tratamento, de preferência abaixo de 7 palmos.
@@Marcos_Paulo_PZ parece verdadeiro
@@jeremias8889 fácil falar com ironia, sobre algo que tu não passou e possivelmente nunca passará.
A muito tempo atrás recebi na minha casa, uma aluna do curso de nutrição da UNASP que defendeu essa superioridade através das raças, fico imaginando o que não se aprende nos Colégios Adventistas de São Paulo SP?
Triste saber q ainda existe gente com esse pensamento, q regressão
O vira-latismo no Brasil tem uma longa história. Hoje os EUA, antes a França. Como o país se prejudica ao desvalorizar o seu povo, a sua história e cultura perante o estrangeiro.
Oq vc quer dizer com isso ?
Faz um vídeo sobre Rholine Sonde, o último preso político da ditadura militar do Brasil.
Só lembrando que o preconceito contra ainda acontece de forma velada principalmente aqui na região Sul onde estou morando!
Uma colega que é de Sul mesmo falou, lá tem muito racismo, SIM
Para as pessoas que chamam racismo no Brasil de "mimimi".
Toma cuidado, algum retardado mental vai responder isso no seu comentário.
Enquanto os caras grandes pensavam essa bobagem, até porque eles eram brancos e não iriam querer viver em um lugar onde branco é minoria, o MOVIMENTO NEGRO também não, por isso cooptou os pardos, mas enfim, a maior parte da população tava nem aí, tava fudendo na moita, casando com todas as cores possiveis,
Hoje em dia é mi-mi-mi sim, A Argentina é um exemplo do que o Brasil deveria ser, etnicamente Europeu
@@GoldenTimeline Por que? Qual é o problema com o fato da maior parte dos brasileiros se autodeclararem negros?
@@GoldenTimelineVocê falando “ aí pq é mimimi” e logo depois metendo a frase mais racista possível sksksksksks tu é uma piada
Eu estudo história pra ficar triste e com raiva, só pode
a musica de fundo, suave, contrasta com os assunps sempre bem pesados
Sabe pq eu adoro esse canal. Olha a referência em 7:37 😅
Cara, eu já estava saltando fora de igrejas antes, mas ao ver a declaração desse inútil e descobrir que igrejas evangélicas em geral o apoiavam, passei a abominar esse povo.
O Feliciano falou que ser negro é uma maldição? Aliás, esse é o Feliciano mesmo? Kkkkkkk eu vi e fiquei boiando
Verdade! Tinha passado batido na 1a vez.
@@gabrielnascimento1067 Sim, esse traste falou que negros foram amaldiçoados por Deus. Sim esse é nosso Deputado Federal estvprador que diz falar direto com Jesus.
@@gabrielnascimento1067 Sim e sim. Inclusive a desculpa dele foi exatamente essa de descendente de Caim.
Obrigado pelo vídeo. Doloroso e necessário.
Sou descendente de alemão e português, tive namoradas negras,pardas e mulatas, quando dizia que se tivéssemos um filho gostaria que fosse como a mãe, sabe o que elas respondiam? Negativo de negro já basta eu,e aí quem é o racista nessa história ?
Rassenchande
bem antes os brancos era os mais racistas no mundo, agora o papel mudou, especialmente nos estados unidos, mas vida que segue, humanos são bobinhos :3
@@andreiaadm1510 olha Andréia eu juro que não deixaria jamais eles sofrerem,eu me conheço. Abraço!
Mulata por si só é uma frase bem racista, mulata é uma mula mestiça
Então são os negros os criminosos?
Tenho dito e visto desde moleque que vivemos em um Mundo dividido
Um Mundo de Classes
É real a ideia
E meio que inconsciente para alguns e bem nítido para outros e fazem parte desse distúrbio plantado lá atrás
E sim
No Brasil os Negros e me coloco como tal estamos sendo dizimados naturalmente
Haja Vista a Campanha desde sempre e pelos maiores veículos de comunicação de por o Negro em submissão nunca em ascensão
A pouco em 2023 no 13 de Maio
Ouvi dentre vários materiais na internet uma explanação de uma Professora que nunca tinha visto alguém cobrar.
Abre Aspas :
Não precisamos de Reparação ou Igualdade Racial pois o Gênero Humano é igual perante a Deus
O que precisamos é que os Negros e as Classes baixas sejam inseridos no REGIME de TENDÊNCIA
Regime de Tendência foi criado nos Tempos idos do Final da Escravidão
E Tendenciosamente Excluiram os Negros de qualquer chance igualitária
Seja Social Seja de Assistência Seja de Educação Seja de Trabalho Seja de Credo
Enfim
Essa Professora falou em poucas palavras o que se reflete hoje
2 Mundos
Temos nós Negros nos informar eles querem o nosso Fim
NÃO EXISTEM RAÇAS SUPERIORES UMAS ÀS OUTRAS . EXISTEM CARACTERÍSTICAS NATURAIS ESPECIFICAS DE CADA RAÇA . NO RESTO, TUDO É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES IGUAIS . SOMOS TODOS UM , FILHOS DO MESMO CRIADOR . AS DIFERENÇAS RACIAIS SÃO AMBIENTAIS .
Nessa época a eugenia era perfeitamente com lei da natureza. Cada época tem seu legítimo passado . hoje em dia essa ideia é absolutamente patética
Insano saber desse "bolsa imigrante europeu eugenica" pqp sinistro
Muita gente aqui nos comentários precisa ver este vídeo de novo.
Em pensar que minha família passou por isso, meu tataravô era angolano e se casou com uma italiana, o filho deles, meu bisavô se casou com uma filha de judeus austríacos, e meu avô se casou com a minha vó que é descente de portugueses. Pelo menos por causa de toda essa miscigenação, eu cresci numa família sem preconceitos, eu não sabia o que era racismo e homofobia antes de eu completar 10 anos, para mim todos eram iguais e preconceito só acontecia em novelas de época e que também era burrice das pessoas más.
Hoje em dia com 24 anos eu ainda acho que qualquer tipo de preconceito é burrice e ignorância. Tenho muito orgulho das minhas raízes africanas, sou católica, porém me sinto muito mais segura sabendo que meu guia, um Exu Mirim, tá sempre comigo me protegendo e olhando por mim 🙌🙌
PORRA DE EXU, EXU É COISA DO CAPETA.
Religião e pura mentira
@@sarcofago-1984 Já chegou o Pagão adorador de Odin ateu kkk
História devia ser a matéria mais importante na escola,teríamos uma sociedade muito melhor esclarecida
Vídeo excelente!!!
O CANAL HISTÓRIA PUBLICA SOLTOU UM VIDEO SOBRE ISSO ESSES DIAS, RECOMENDO MT RAPAZIADA.
Um canal com fontes duvidosas e criação de narrativas falsas.
@@goncalotavares90 Ah, mano, sou formado em História e cursando sociologia, as fontes são checaveis e a história fala por si só
@@leonardomarinho9979 a história pode ser facilmente manipulado, expecialmente de um canal que em vez de passar informação, transforma aquilo em propaganda politica. O video dele do Holodomor é a prova disso.
@@leonardomarinho9979 deve ser um liberal.
É sempre um liberal!
Pra eles a ideologia que conta não o materialismo histórico