En mi aprendizaje del idioma portugués brasileño el canal de la BBC news Brasil me ha ayudado mucho aprendiendo a escuchar, entender y leer el idioma y también aprendo sobre la hermosa cultural brasileña. Esta serie de documentales me esta enseñando mucho sobre el hermano país. Es tan rica y fascinante la cultura e historia no solo brasileña sino también la hispanoamericana. Excelente documental, sigan así. Saludos desde 🇵🇦 Panama. Obrigado e parabéns.
Admiro muito sua historia pq enquanto professor de inglês não foram poucas as vezes em que usei o BBC de lá nas minhas aulas. É um jeito realmente muito prazeroso de aprender um novo idioma e outras curiosidades mais. Espero q siga firme nos seus estudos, abração daqui do Paraná
@@ledisonbroedel Gente como você é o motivo do Brasil ser mau-olhado na América Latina. Ao invés de apertar a mão que um estranho estende à você, ao invés de simplesmente ficar quieto, em silêncio, você cospe na cara. Pessoa desprezível é você, que desdenha do teu irmão. Ou melhor, de su hermano. 🇧🇷🤝🇵🇦
Os jornalistas tem uma ótima dicção e esses tipos de vídeos são muito bons. Bons estudos para você da nossa língua. Que sejam momentos prazerosos, também me interesso pelo espanhol e seus dialetos latinos-americanos
Sim, uma equipe de muita qualidade! Tomara que futuramente não troquem por tendenciosos, que hoje em dia estragam o nome do jornalismo em prol de satisfazer seu próprio ego...
"Hoje eu deixo o Brasil, graças a Deus. Nas casas onde morei, no Recife e no RJ, as pessoas tinham pregos para, diariamente, esfolar os dedos dos escravos. Eles eram tão humilhados e aviltados, que nem o mais rude dos animais das savanas africanas o suportaria.. Certa feita, uma criança de 12 anos foi espancada quase até a morte, antes de eu intervir, porque me serviu um copo d'água que não estava perfeitamente limpo. Essas coisas eram toleradas e praticadas, por homens e mulheres, que, aos domingos, iam às suas igrejas e diziam, com a mão no peito, que amavam a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmos.." Charles Darwin (Diários), 03.07.1832. O que ele diria hoje..?
"A minha ida hoje à magnífica cidade do Rio de Janeiro, me deparo com um carro fuzilado com 80 tiros pelas forças armadas do país, a vítima, um músico, seu crime, ser negro."
@Flavio Chacon Não preciso, já moro no Brasil, onde negros são mortos todos os dias pela polícia e forças armadas. Agr tu deverias olhar para teu próprio país em vez de olhar para os estrangeiros.
@Flavio Chacon O fato de outros países ser racistas, não diminui os problemas do Brasil. Tivemos escravidão por mtos séculos, assim como os EUA e outros países. Não há como uma nação sair imune disso.
Conteúdo inspirador. Ser patriota não é andar feito idiota com uma bandeira é saber profundamente sobre a história de seu país. A música dele, as culturas e costumes, isso sim é ser um brasileiro.
A sociedade escravocrata que se estabeleceu forjou um tipo de estrutura social da qual o país não conseguiu se desprender dela ao longo dos anos. Excelente matéria!!!!
A Africa era uma sociedade muitissimo mais escravocrata miles de anos antes de chegarem os europeus. Eles ja comerciavam escravos e norte a sul em todo o continente e inclusive para o Oriente Meio e Asia. Foi gracas aos europeus q finalmente a escravidao foi abolida no mundo e com muita dificuldade na Africa pq os mesmos africanos nao queriam terminar com ela. NA MAIORIA DOS PAISES AFRICANOS OS EUROPEUS TIVERAM Q INTERVIR A FORCA PRA PROIBIR A ESCRAVIDAO!!! Os africanos juntos com os paises mulcumanos foram os ultimos paises em proibirem a escravidao. Ainda hoje ha paises africnos one existe escrevidao. Os africanos foram os maiores escravocratas a historia a humanidade.
Aí, Brasil Paralelo! Aqui tem documentos, livros, referências! Gratidão, BBC Brasil, pela forma academicamente correta de expor a história de um país! Aqui não tem "o que eu acho" ou "o que eu criei na minha cabeça pra explicar isso". Aqui tem "o que foi escrito por quem viu e viveu aquela época". 👏👏👏👏
Vocês repórteres da BBC Brasil fazem desse jornalismo o que considero eu, o melhor e mais completo pra assistir, imparcial, informativo e objetivo. Tanto reportagens sobre história como reportagens atuais são excelentes e mostram um posicionamento único de um jornalismo verdadeiramente útil.
Outro jornalismo muito bom é a DW BRASIL. É um jornal alemão, mas a BBC é inglesa... então, nada muda. Dá uma olhada no programa FUTURANDO da DW BRASIL
Sempre que me questiono o motivo do nosso país ser do jeito que é e me lembro da educação. Portugal jamais, enquanto o Brasil era colônia, permitiu a criação de universidades nessa nação, foram 300 anos em que nossa elite foi educada nas universidades de Porto e Coimbra, isso gerou uma elite que não tinha plano desenvolvimentista(diferente da americana ou, mais atualmente, da indiana) e uma massa de ignorantes. Resultado, tudo no Brasil é pela metade; somos um país industrializado, mas apenas algumas regiões; criamos universidades, mas o ensino primário é horrível; destruímos as ferrovias para dar lugar aos caminhões e carros, hoje, se interditarem uma rodovia, um estado para e por aí vai. Parece que o Brasil vai ser sempre o país do futuro. Excelente documentário, BBC. Vou passar nas minhas aulas.
Boa noite, ...isso que escreveste é uma grande falácia e começa logo com o anacronismo da defenição de universidade ( que vem do final do séc.XIX )...para desmontar essa narrativa falsa, só pesso resposta a duas questões: como foi fundada a cidade de São Paulo ???? e como sem ensino poderia o padre António Vieira ter sido embaixador do Reino nos Países Baixos ???? ( lembro que esta já chega à Europa como padre )....é muito triste a perpectuação desses mitos falsos e caluniosos, disse !!!
Se o povo começar a estudar, nosso país vai longe. Mas o problema é muita pobreza, muitos tem que trabalhar desde cedo para se sustentar. O que nos atrapalhou foi a escravidão e quando houve a libertação dos escravos, não deram terras aos negros, nem empregos, o que causou essa pobreza da população.
Esta é uma aula de história que não se aprende na escola. E desta época ainda é muito marcada a desigualdade social até nossos dias . Uma hora isto precisa mudar. Excelente reportagem da BBC Brasil.
Simplesmente incrível! BBC Brasil com uma qualidade editorial de muito bom gosto! Uma aula que precisava ser assistida pelos revisionistas do Brasil Paralelo.
Uma coisa que tenho a impressão é que o Brasil é uma obra inacabada. É uma construção que parou e apodreceu antes mesmo da criação da república, e que agora não basta só renovar, temos que terminar de construí-la.
Fiquei assustado e triste em perceber que os problemas do país em relação as pessoas da classe social menos privilegiada na época do Império são as mesmas dos dias atuais " acesso à informação ( cultura) , trabalho e à uma vida descente" :(
O que me deixa assustado é que uma pergunta tão importante como a sua, tenha recebido apenas quatro curtidas (incluindo a minha ),enquanto outros comentários esbanjam um número absurdamente inexpressivo sem sentido .Que resultado péssimo da educação nesse país do oba- oba...
@@nco822 Digo mais! Entramos no século XXI com os mesmos problemas e potencializados pelo estabelecimento do neoliberalismo econômico principalmente. Na verdade, a educação que tivemos durante todo esse percurso histórico foi de uma história que nos foi contada e ensinada nas escolas que sempre tentou arrefecer, nublar e mascarar a realidade em prol de um projeto político excludente dirigido por uma classe política e econômica que difere muito pouco daquela que atuava no século XVIII.
Maravilha! A apresentação nos prende do início ao fim. Riqueza de informações, objetividade na abordagem, belo e criativo trabalho gráfico, ótimo ritmo da apresentação, roteiro claro, acesso a curiosidades histórias como diários e cartas, Camila carismática como sempre, enfim, excelente trabalho em equipe e um presente para o público! Acredito estarmos diante de um novo formato de documentários, diferente de muitos outros que induzem ao sono! Aproveito para parabenizar pela série 21 fatos que marcaram o século 21, simplesmente maravilhoso!
As reportagens da BBC e, principalmente, da Camilla Veras Mota são sempre sensacionais! Esse quadro também está muito bom! Parabéns pelo jornalismo extremamente profissional e de altíssima qualidade.
O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foi a Argentina. Esse é um erro comum e que explorei na minha tese de doutorado, além de ter um bom artigo de um colega sobre o tema.
Estudo história e digo que admiro muito Dom Pedro 2 por ser um patrono das ciências e artes no Brasil. Um homem muito avançado ao seu tempo. Pena que as elites políticas da época atrapalharam em muito seu reinado.
Obrigada por fazerem essa série. É fundamental revisitarmos a nossa história através de fontes confiáveis, sem marabalismos nem atalhos visando views e likes. Parabéns pela qualidade dessa produção!
Que reportagem da Camilla!! Incrível, baseados em registros históricos, sem contar que ela indo aos lugares mesmo!!! A independência sempre foi passada que foi feita em paz, não!!! Teve vários conflitos!! E os relatos dos estrangeiros que passaram pelo século XIX, há vários livros publicados, do Spix& Martius, Maria Graham, Auguste François, que é possível ler como funcionava a sociedade naquela época, leituras que valem a pena. Muito bom acordar e ver o vídeo com excelente produção!!! 👏😁
Que série incrível. Eu amo história, sempre prestei muito atenção nas aulas, mas meus professores que mesmo sendo grandes docentes nunca chegaram a mostrar essa visão maravilhosa entre dom Pedro, o estrangeiro e os passos políticos dados pelo império Brasileiro. Bbc, eu te amo🤟 casa cmg enquanto sou jovem pelo amor de Deus.
Incrível, pessoal da BBC!! Obrigado pelas enormes contribuições ao desenvolvimento cultural e intelectual das pessoas que acompanham esse documentário! :D Abraços e animado para os próximos episódios!!
O Brasil imperial foi marcado por contrastes geográficos e sociais, além das diferenças de personalidades e estilo de administração de Pedro I e Pedro II e pela presença degradante da escravidão. Ótima série, parabéns.
Essa série de reportagens é maravilhosa, brilhante. E a escolha da Camila para apresentar a pilotagem desse barco é excelente. Parabéns a todos os envolvidos
D. Pedro representava bem o Brasil em uma época que ser culto era essencial. Hoje, o presidente da republica mal sabe falar , que tristeza em saber que todos os esforços em uma época que as grandes navegações era única forma de aproximar outros países. Hoje, a imagem do Brasil deve ser exatamente de séculos atrás sem desenvolvimento , agressivo e subalterno, com questões raciais gravíssimas e pobreza extremas, como vemos em matérias jornalistas. Retrocedemos séculos atrás na educação, sem investimentos na Ciências, na preservação de nossas florestas, saúde com mais 600 mil mortes etc.... Lamentável !!! Parabéns pela matéria BBC News!!
O Canal esta de parabéns resgatando nossa história muito desconhecida, é importante nos inclinarmos para nossa história para saber quem somos o que queremos e pra onde devemos ir.
Pulei a 1 parte assisti a segunda e amei ,um dia vou ao Rio de janeiro visitar o museu ,não sei se acontece com muitas pessoas mas ao me deparar com a estória do Brasil sinto uma emoção tão grande de saber quem tantas estórias,tantas lutas,dores e alegrias ,amo meu Brasil do jeito que ele é e desejo profundamente que o povo sustente essa nação com respeito,lealdade e amor porque somos um país de pessoas boas de coração forte.
Essa serie de reportagem sobre o Brasil está sensacional! Nunca comento aqui mas dessa vez não tinha como não comentar. Parabéns pelo excelente trabalho!!
Pior,tem memória fantasios, se acha branco. Até pardos querem de livrar de negros. Mal sabem que pardos vinham de estupros e ia pro canavial com canela parda acorrentada.
E o brasileiro não conheço sua propria historia, vive no vel da mentira e nem conhece seus próprios heróis. Ou seja o brazil não é nunca sera um pais serio, experto é quem abandona essas terras e se valoriza em um pais serio e com liberdade economica
Muito interessante documentário... parabéns! E hoje como está? A sociedade continua um exemplo de falta de educação distribuição desigual de rendimentos e oportunidades ... Vamos ver como lidam com a democracia depois de 2 de outubro... Boa sorte Brasil
O Brasil sempre se preocupou com o olhar estrangeiro sobre nós, mas nunca (como o próprio documentário mencionou), sobre como nossos vizinhos nos veem, e muito menos ainda, como nós mesmos nos vemos. O documentário trouxe no depoimento da historiadora, algumas similaridades do nosso processo de independência, como o dos Estados Unidos, visto que na América do Norte, as pessoas nacionalmente, se identificavam como cidadãos de uma das 13 Colônias e não dos "Estados Unidos". O processo de expansionismo territorial também tem similaridades com o norte-americano, visto que a "marcha para oeste", logo avançou sobre territórios franceses como a Louisiana, da fração espanhola e por fim do México até a Califórnia, além da anexação do Texas. O Brasil ainda chegou a perder território com a Cisplatina (atual Uruguai), portanto, a visão "imperialista" de nossos vizinhos é até injusta, se comparada ao mesmo processo visto nos Estados Unidos. Mas o tamanho do nosso território ultimamente tem sido razão para muitos incômodos estrangeiros, alegados por uma suposta incompetência no trato ambiental. Parece que o mundo vê o Brasil como um país sem leis que não pune quem destrói a natureza; quando na verdade, temos uma legislação ambiental ainda mais severa que a do restante do mundo. O Brasil se manterá inteirinho como sempre foi e nenhuma desculpa esfarrapada ambiental, nos fará abrir mão de parte do nosso território. A Amazônia é nossa, do Brasil e dos países vizinhos.
Boa tarde Marcio, ...desculpa ser tão frontal, mas é ridiculo afirmares que os processos de independência e expansão têm similaridades com os EUA, simplesmente ridiculo !!!!...comparando a questão do território, os EUA só existiam na costa Este e em 13 counties ( colónias ), o que representa cerca de 23% do actual território !!!!...e a independência dos EUA foi um roptura total com o status quo, excepto na escravatura, que foi um retrocesso comparado com o restante Império Britanico....é só ridiculo e cheio de achismos esta parte do teu comentário e por favor não venhas com a escola de Frankfurt de povoamento versus exploração, é fácilmente desmontável e muito lamentável alimentarem tamanha mentira.... Um abraço fraterno de Lisboa, Rui Ascenção
@@henriquenascimento7052 Quem invadiu e começou a guerra foi o ditador paraguaio que queria ser o Napoleão paraguaio e ainda no final enviou mulheres e crianças pra guerra pra tentar fugir!
Centenas de nações indígenas foram exterminados pelos impérios de Portugal e Brasil. Milhões de escravizados foram comprados pelos impérios de Portugal e do Brasil. Essa desumanidade genocida não é coisa de um império?
Camila, espetacular de novo!! BBC show! Contudo, dei falta de mencionarem que o telefone de Gran Bell só foi adiante devido ao interesse de D Pedro nesta exposição da Filadélfia. D Pedro conhecia Gran Bell.
Que sensacional esta reportagem. Parabéns para vc Camilla por suas pautas tão pertinentes e tão bem roteirizada. Precisamos de mais profissionais assim.
A Camila abreviou muito 1808, havia conflito entre Inglaterra e França , os precursores da revolução Industrial , Portugal tinha algodão, materia prima para a indústria têxtil. A Inglaterra e França pressionaram D João a escolher um lado !
O fututo do preterito é o tempo verbal com o qual montamos frases condicionais. Exemplo: Se o brasileiro estudasse, o Brasil se 'desenvolveria'. Se os portugueses neoroticos cuidassem da mente deles, 'teriamos' menos conflitos nas redes sociais.
Assistam aqui ao primeiro episódio: ruclips.net/video/B55pQTBeWwM/видео.html
Tecnicamente e historicamente o Brasil nunca foi colónia.
Elites brasileiras…..colonos
Adoro essa repórter, gostaria de conhecer a Camilla um dia! XD
Parabéns equipe bbc!
e quando sai o 3?
quantos episódios serão?
@@gabriel.giorno Roberto
En mi aprendizaje del idioma portugués brasileño el canal de la BBC news Brasil me ha ayudado mucho aprendiendo a escuchar, entender y leer el idioma y también aprendo sobre la hermosa cultural brasileña. Esta serie de documentales me esta enseñando mucho sobre el hermano país. Es tan rica y fascinante la cultura e historia no solo brasileña sino también la hispanoamericana. Excelente documental, sigan así. Saludos desde 🇵🇦 Panama. Obrigado e parabéns.
Admiro muito sua historia pq enquanto professor de inglês não foram poucas as vezes em que usei o BBC de lá nas minhas aulas. É um jeito realmente muito prazeroso de aprender um novo idioma e outras curiosidades mais. Espero q siga firme nos seus estudos, abração daqui do Paraná
Sim, é muito bom. Parabém!
Então passe a escrever em português. É nosso idioma! Não falamos espanhol nem pretendemos 😅
@@ledisonbroedel Gente como você é o motivo do Brasil ser mau-olhado na América Latina. Ao invés de apertar a mão que um estranho estende à você, ao invés de simplesmente ficar quieto, em silêncio, você cospe na cara.
Pessoa desprezível é você, que desdenha do teu irmão.
Ou melhor, de su hermano.
🇧🇷🤝🇵🇦
Os jornalistas tem uma ótima dicção e esses tipos de vídeos são muito bons. Bons estudos para você da nossa língua. Que sejam momentos prazerosos, também me interesso pelo espanhol e seus dialetos latinos-americanos
Essa equipe da BBC News foi uma das melhores coisas que já aconteceram no jornalismo brasileiro
sim, concordo 👏👏👏
Só podia ser bolsonarista
Kkkkk nunca
Sim, uma equipe de muita qualidade! Tomara que futuramente não troquem por tendenciosos, que hoje em dia estragam o nome do jornalismo em prol de satisfazer seu próprio ego...
@@paulovinicius3775 Por isso gosta de educação e busca conhecimento,caso contrário estaria só assistindo novelas da Globe
"Hoje eu deixo o Brasil, graças a Deus.
Nas casas onde morei, no Recife e no RJ, as pessoas tinham pregos para, diariamente, esfolar os dedos dos escravos.
Eles eram tão humilhados e aviltados, que nem o mais rude dos animais das savanas africanas o suportaria..
Certa feita, uma criança de 12 anos foi espancada quase até a morte, antes de eu intervir, porque me serviu um copo d'água que não estava perfeitamente limpo.
Essas coisas eram toleradas e praticadas, por homens e mulheres, que, aos domingos, iam às suas igrejas e diziam, com a mão no peito, que amavam a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmos.."
Charles Darwin (Diários), 03.07.1832.
O que ele diria hoje..?
Não mudamos nada.
"A minha ida hoje à magnífica cidade do Rio de Janeiro, me deparo com um carro fuzilado com 80 tiros pelas forças armadas do país, a vítima, um músico, seu crime, ser negro."
@Flavio Chacon Não preciso, já moro no Brasil, onde negros são mortos todos os dias pela polícia e forças armadas. Agr tu deverias olhar para teu próprio país em vez de olhar para os estrangeiros.
@Flavio Chacon
O fato de outros países ser racistas, não diminui os problemas do Brasil. Tivemos escravidão por mtos séculos, assim como os EUA e outros países. Não há como uma nação sair imune disso.
@Flavio Chacon Reino Unido é bem menos racista que o Brasil. Muito mais fácil o racismo de lá partir de um polonês, do que de um britânico.
Conteúdo inspirador. Ser patriota não é andar feito idiota com uma bandeira é saber profundamente sobre a história de seu país. A música dele, as culturas e costumes, isso sim é ser um brasileiro.
A sociedade escravocrata que se estabeleceu forjou um tipo de estrutura social da qual o país não conseguiu se desprender dela ao longo dos anos. Excelente matéria!!!!
Ate no seculo 20 ainda não conseguiu se desprender
@@sansiomohammed2285 21. Os problemas oriundos daquela época permanecem à vista de todos no tempo presente. Lamentável.
A Africa era uma sociedade muitissimo mais escravocrata miles de anos antes de chegarem os europeus. Eles ja comerciavam escravos e norte a sul em todo o continente e inclusive para o Oriente Meio e Asia. Foi gracas aos europeus q finalmente a escravidao foi abolida no mundo e com muita dificuldade na Africa pq os mesmos africanos nao queriam terminar com ela. NA MAIORIA DOS PAISES AFRICANOS OS EUROPEUS TIVERAM Q INTERVIR A FORCA PRA PROIBIR A ESCRAVIDAO!!! Os africanos juntos com os paises mulcumanos foram os ultimos paises em proibirem a escravidao. Ainda hoje ha paises africnos one existe escrevidao. Os africanos foram os maiores escravocratas a historia a humanidade.
Pois a alta administração do pais, trabalha, para os mesmos de 300 anos atrás.
Aí, Brasil Paralelo! Aqui tem documentos, livros, referências!
Gratidão, BBC Brasil, pela forma academicamente correta de expor a história de um país!
Aqui não tem "o que eu acho" ou "o que eu criei na minha cabeça pra explicar isso".
Aqui tem "o que foi escrito por quem viu e viveu aquela época". 👏👏👏👏
Vocês repórteres da BBC Brasil fazem desse jornalismo o que considero eu, o melhor e mais completo pra assistir, imparcial, informativo e objetivo. Tanto reportagens sobre história como reportagens atuais são excelentes e mostram um posicionamento único de um jornalismo verdadeiramente útil.
Outro jornalismo muito bom é a DW BRASIL. É um jornal alemão, mas a BBC é inglesa... então, nada muda. Dá uma olhada no programa FUTURANDO da DW BRASIL
@@alejrcosta Eu também adoro a DW Brasil. Tem os mesmos moldes da BBC também ! Mas sinto que tem mais documentários sobre sobre outros países.
Sempre que me questiono o motivo do nosso país ser do jeito que é e me lembro da educação. Portugal jamais, enquanto o Brasil era colônia, permitiu a criação de universidades nessa nação, foram 300 anos em que nossa elite foi educada nas universidades de Porto e Coimbra, isso gerou uma elite que não tinha plano desenvolvimentista(diferente da americana ou, mais atualmente, da indiana) e uma massa de ignorantes. Resultado, tudo no Brasil é pela metade; somos um país industrializado, mas apenas algumas regiões; criamos universidades, mas o ensino primário é horrível; destruímos as ferrovias para dar lugar aos caminhões e carros, hoje, se interditarem uma rodovia, um estado para e por aí vai. Parece que o Brasil vai ser sempre o país do futuro. Excelente documentário, BBC. Vou passar nas minhas aulas.
Boa noite,
...isso que escreveste é uma grande falácia e começa logo com o anacronismo da defenição de universidade ( que vem do final do séc.XIX )...para desmontar essa narrativa falsa, só pesso resposta a duas questões: como foi fundada a cidade de São Paulo ???? e como sem ensino poderia o padre António Vieira ter sido embaixador do Reino nos Países Baixos ???? ( lembro que esta já chega à Europa como padre )....é muito triste a perpectuação desses mitos falsos e caluniosos, disse !!!
Se o povo começar a estudar, nosso país vai longe. Mas o problema é muita pobreza, muitos tem que trabalhar desde cedo para se sustentar. O que nos atrapalhou foi a escravidão e quando houve a libertação dos escravos, não deram terras aos negros, nem empregos, o que causou essa pobreza da população.
No Peru, a 1a universidade é do século 17 ou 18.
Júnior Silva o Brasil nunca foi colónia.
@@cesarmarinhosp1639 Brasil foi Colônia de Portugal até a vinda da família real
Trabalho ótimo!!! Acervos para a humanidade!
Esta é uma aula de história que não se aprende na escola. E desta época ainda é muito marcada a desigualdade social até nossos dias . Uma hora isto precisa mudar. Excelente reportagem da BBC Brasil.
Verdadeira aula de história do Brasil.
O lado manipulado
@@novatretatube6308qual o lado correto, amigo?
Simplesmente incrível! BBC Brasil com uma qualidade editorial de muito bom gosto!
Uma aula que precisava ser assistida pelos revisionistas do Brasil Paralelo.
Uma coisa que tenho a impressão é que o Brasil é uma obra inacabada. É uma construção que parou e apodreceu antes mesmo da criação da república, e que agora não basta só renovar, temos que terminar de construí-la.
Falou tudo! Também tenho essa sensação!
Então vamos nos mobilizar, se há o sentimento que falta construção, vamos em busca dela e desse progresso
Fiquei assustado e triste em perceber que os problemas do país em relação as pessoas da classe social menos privilegiada na época do Império são as mesmas dos dias atuais " acesso à informação ( cultura) , trabalho e à uma vida descente" :(
O que me deixa assustado é que uma pergunta tão importante como a sua, tenha recebido apenas quatro curtidas (incluindo a minha ),enquanto outros comentários esbanjam um número absurdamente inexpressivo sem sentido .Que resultado péssimo da educação nesse país do oba- oba...
@@nco822 Digo mais! Entramos no século XXI com os mesmos problemas e potencializados pelo estabelecimento do neoliberalismo econômico principalmente. Na verdade, a educação que tivemos durante todo esse percurso histórico foi de uma história que nos foi contada e ensinada nas escolas que sempre tentou arrefecer, nublar e mascarar a realidade em prol de um projeto político excludente dirigido por uma classe política e econômica que difere muito pouco daquela que atuava no século XVIII.
Já era de se esperar! O que me choca é saber que não mudou muito nos últimos 200 anos mesmo. Isso sim é angustiante
Maravilha! A apresentação nos prende do início ao fim. Riqueza de informações, objetividade na abordagem, belo e criativo trabalho gráfico, ótimo ritmo da apresentação, roteiro claro, acesso a curiosidades histórias como diários e cartas, Camila carismática como sempre, enfim, excelente trabalho em equipe e um presente para o público! Acredito estarmos diante de um novo formato de documentários, diferente de muitos outros que induzem ao sono!
Aproveito para parabenizar pela série 21 fatos que marcaram o século 21, simplesmente maravilhoso!
l
As reportagens da BBC e, principalmente, da Camilla Veras Mota são sempre sensacionais! Esse quadro também está muito bom! Parabéns pelo jornalismo extremamente profissional e de altíssima qualidade.
Estou adorando essa série. Parabéns BBC!
O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foi a Argentina. Esse é um erro comum e que explorei na minha tese de doutorado, além de ter um bom artigo de um colega sobre o tema.
coloca o link dos trabalhos quaggiù
Não foi os EUA?
@Pedro Victor Silva Ladeira só no futebol né kkkkkk
@@felipepires3912 É, no futebol pode
Divulga aí seu trabalho. Queremos ler.
Estudo história e digo que admiro muito Dom Pedro 2 por ser um patrono das ciências e artes no Brasil. Um homem muito avançado ao seu tempo. Pena que as elites políticas da época atrapalharam em muito seu reinado.
Muito bom ter a BBC para rever a história do Brasil ❤
A BBC faz jornalismo de qualidade por excelência!! AMO HISTÓRIA!!
kkkkk
Muito legal essa reportagen!
Abraços galera e saudações nordestinas do Brasil 😊🌹🙏🏻
Parabéns pela participação das Professoras da UERJ e do Prof e diretor do Museu Imperial
Que série absurdamente boa! excelente trabalho
Obrigada por fazerem essa série. É fundamental revisitarmos a nossa história através de fontes confiáveis, sem marabalismos nem atalhos visando views e likes. Parabéns pela qualidade dessa produção!
Essas séries são simplesmente magníficas! Parabéns a BBC 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Que vídeo incrível! Camila e BBC, obrigado pelo trabalho jornalístico de altíssimo nível.
Que matéria linda, chega da gosto de assistir, como eu não gostava de história na escola!?
Que show maravilhoso! Me tirou da depressão! ❤🎉
Estou amando a série, meus parabéns a toda a equipe e também a Camilla, que está sempre impecável!!
Gostei! Parabéns! Ótimo saber um pouco mais da história do Brasil.
A cada coisa nova que descubro sobre Dom Pedro II mais impressionado e orgulhoso eu fico.
Esse canal é um diamante no deserto da internet
2:13…batalha do jenipapo…um grande marco pra nossa história, muito relevante a nossa independência
Que reportagem da Camilla!! Incrível, baseados em registros históricos, sem contar que ela indo aos lugares mesmo!!! A independência sempre foi passada que foi feita em paz, não!!! Teve vários conflitos!! E os relatos dos estrangeiros que passaram pelo século XIX, há vários livros publicados, do Spix& Martius, Maria Graham, Auguste François, que é possível ler como funcionava a sociedade naquela época, leituras que valem a pena. Muito bom acordar e ver o vídeo com excelente produção!!! 👏😁
Parabéns Camila e equipa responsável por este documentário. Uma aula de história brilhante, obrigado!
Vocês são incríveis. Parabéns por reportagens tão maravilhosas. Estou sempre aqui.
Que série incrível. Eu amo história, sempre prestei muito atenção nas aulas, mas meus professores que mesmo sendo grandes docentes nunca chegaram a mostrar essa visão maravilhosa entre dom Pedro, o estrangeiro e os passos políticos dados pelo império Brasileiro.
Bbc, eu te amo🤟 casa cmg enquanto sou jovem pelo amor de Deus.
Camilla Veras Mota como sempre primorosa!
Obrigada pelo programa. Sou estudante da lingua portuguésa e estou aprendendo muito com a sua ensinanza.
Incrível, pessoal da BBC!! Obrigado pelas enormes contribuições ao desenvolvimento cultural e intelectual das pessoas que acompanham esse documentário! :D
Abraços e animado para os próximos episódios!!
Gratidão por conteúdos ricos, sempre 💥💥🙏🙏
Ótimo documentário! Parabéns a todos os que o produziram! E não posso deixar de dizer: Por mais vídeos com Camilla Veras Mota!
Série incrível! Ansioso pela parte 3
esse é um dos melhores videos da historia da BBC Brasil. É tão bem produzido e informativo que dá vontade de chorar de emoção. Parabens!
Não sei vcs, mas eu só assisto vídeos se for com essa repórter. 💞💞
tbm
O Brasil imperial foi marcado por contrastes geográficos e sociais, além das diferenças de personalidades e estilo de administração de Pedro I e Pedro II e pela presença degradante da escravidão. Ótima série, parabéns.
Estou amando essa série! Parabéns, BBC! 👏🏼👏🏼👏🏼
Essa parte da história do Brasil, dos nossos 2 imperadores, de nossa construção de identidade, é FANTÁSTICA !! EXCELENTE
Vcs são tão necessários, obggg por essa série
Essa série de reportagens é maravilhosa, brilhante. E a escolha da Camila para apresentar a pilotagem desse barco é excelente. Parabéns a todos os envolvidos
Muito boa a serie.
Continuem, mal posso esperar pra o próximo episodio.
D. Pedro representava bem o Brasil em uma época que ser culto era essencial. Hoje, o presidente da republica mal sabe falar , que tristeza em saber que todos os esforços em uma época que as grandes navegações era única forma de aproximar outros países. Hoje, a imagem do Brasil deve ser exatamente de séculos atrás sem desenvolvimento , agressivo e subalterno, com questões raciais gravíssimas e pobreza extremas, como vemos em matérias jornalistas. Retrocedemos séculos atrás na educação, sem investimentos na Ciências, na preservação de nossas florestas, saúde com mais 600 mil mortes etc.... Lamentável !!! Parabéns pela matéria BBC News!!
Na época dele era muito pior amigo e ele apoiava kkkk
Amando a série!!
adoro esta reporter. parabens a todos os envolvidos na série
Bravo finalmente alguém mostrou os verdadeiros portugueses e franceses !!!
só falta os ingleses
O Canal esta de parabéns resgatando nossa história muito desconhecida, é importante nos inclinarmos para nossa história para saber quem somos o que queremos e pra onde devemos ir.
Sensacional! Trabalho que exala qualidade pela telinha 🥇🏆👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🎯
Posso estar exagerando. Mas a Camila é a melhor jornalista da BBC Brasil. Admiro.
Impresionante labor informativo, claro y preciso, aprendiendo mucho sobre Brasil, lo de Darwin me dejó impactada, abrazos de Uruguay,
Pulei a 1 parte assisti a segunda e amei ,um dia vou ao Rio de janeiro visitar o museu ,não sei se acontece com muitas pessoas mas ao me deparar com a estória do Brasil sinto uma emoção tão grande de saber quem tantas estórias,tantas lutas,dores e alegrias ,amo meu Brasil do jeito que ele é e desejo profundamente que o povo sustente essa nação com respeito,lealdade e amor porque somos um país de pessoas boas de coração forte.
Essa serie de reportagem sobre o Brasil está sensacional! Nunca comento aqui mas dessa vez não tinha como não comentar. Parabéns pelo excelente trabalho!!
Maurício, que orgulho ter sido seu aluno e ter tido a oportunidade de aprender um pouco com você.
Que ótimo vídeo, e que trilha sonora maravilhosa!
Parabéns, excelente reportagem
Se eu admirava o Dom Pedro II, eu o admiro ainda mais agora. Parabéns e obrigado, BBC e Camila Veras Mota pela apresentação!
Que documentário lindo, que riqueza de detalhes, narrativa doce que só essa profissional linda sabe fazer.
Obrigado BBC por este presente valioso.
Tão interessante que grande parte dos brasileiros desconhecem de grande parte da história da nossa nação.
Por favor BBC, divulga todos os episódios de uma vez ahahahhaha tô querendo assistir logo sempre o próximo.
Obs. Camila arrasa como sempre
Vídeo de utilidade pública... Parabéns muito obrigado por nos ajudar a saber mais e mais de nossa Bella história..
Camilla Veras Mota você é simplesmente perfeita, BCC vocês são os melhores que esse país já viu. Obrigado 🙏🏻
essa serie tá maravilhosa, parabéns pelo excelente trabalho bbc
BBC como sempre é maravilhosa!
Essa série tá incrível! Ótimo trabalho!
O povo q não conhece sua história está fadado a repeti-la, e brasileiro tem memória curta
Pior,tem memória fantasios, se acha branco.
Até pardos querem de livrar de negros.
Mal sabem que pardos vinham de estupros e ia pro canavial com canela parda acorrentada.
E o brasileiro não conheço sua propria historia, vive no vel da mentira e nem conhece seus próprios heróis. Ou seja o brazil não é nunca sera um pais serio, experto é quem abandona essas terras e se valoriza em um pais serio e com liberdade economica
@@deus2222 vá se tratar. 🎉🎉🎉
Me acenei com o vieram " de mala e cuia". Uso muito essa expressão 😅.
Continuo mineira até hoje!❤❤
Excelente! Ansioso pelo terceiro episodio.
Você é top Camilla!👏👏👏
Muito interessante documentário... parabéns!
E hoje como está? A sociedade continua um exemplo de falta de educação distribuição desigual de rendimentos e oportunidades ...
Vamos ver como lidam com a democracia depois de 2 de outubro... Boa sorte Brasil
Parabéns BBC Brasil, conteúdo histórico riquíssimo ❤❤
A BBC é a transcendência ou a versão 2.0 dos meus professores de História da época de escola. Obrigado por mais uma aula.
Se tem a Camila Veras, eu já dou like! Obrigado BBC pela equipe incrível, não perco nada. Série incrível!
Superbe, incroyable. Félicitations !!!
Que série maravilhosa!
Incrível o vídeo, obrigado, adorei as externas, abração a todos BBC e Camila Veraz Motas
O Brasil sempre se preocupou com o olhar estrangeiro sobre nós, mas nunca (como o próprio documentário mencionou), sobre como nossos vizinhos nos veem, e muito menos ainda, como nós mesmos nos vemos. O documentário trouxe no depoimento da historiadora, algumas similaridades do nosso processo de independência, como o dos Estados Unidos, visto que na América do Norte, as pessoas nacionalmente, se identificavam como cidadãos de uma das 13 Colônias e não dos "Estados Unidos". O processo de expansionismo territorial também tem similaridades com o norte-americano, visto que a "marcha para oeste", logo avançou sobre territórios franceses como a Louisiana, da fração espanhola e por fim do México até a Califórnia, além da anexação do Texas. O Brasil ainda chegou a perder território com a Cisplatina (atual Uruguai), portanto, a visão "imperialista" de nossos vizinhos é até injusta, se comparada ao mesmo processo visto nos Estados Unidos. Mas o tamanho do nosso território ultimamente tem sido razão para muitos incômodos estrangeiros, alegados por uma suposta incompetência no trato ambiental. Parece que o mundo vê o Brasil como um país sem leis que não pune quem destrói a natureza; quando na verdade, temos uma legislação ambiental ainda mais severa que a do restante do mundo. O Brasil se manterá inteirinho como sempre foi e nenhuma desculpa esfarrapada ambiental, nos fará abrir mão de parte do nosso território. A Amazônia é nossa, do Brasil e dos países vizinhos.
Essa visão de imperialista que eles têm da gente não é injusto não. Só perguntar ao Paraguai.
Boa tarde Marcio,
...desculpa ser tão frontal, mas é ridiculo afirmares que os processos de independência e expansão têm similaridades com os EUA, simplesmente ridiculo !!!!...comparando a questão do território, os EUA só existiam na costa Este e em 13 counties ( colónias ), o que representa cerca de 23% do actual território !!!!...e a independência dos EUA foi um roptura total com o status quo, excepto na escravatura, que foi um retrocesso comparado com o restante Império Britanico....é só ridiculo e cheio de achismos esta parte do teu comentário e por favor não venhas com a escola de Frankfurt de povoamento versus exploração, é fácilmente desmontável e muito lamentável alimentarem tamanha mentira....
Um abraço fraterno de Lisboa,
Rui Ascenção
@@henriquenascimento7052 Quem invadiu e começou a guerra foi o ditador paraguaio que queria ser o Napoleão paraguaio e ainda no final enviou mulheres e crianças pra guerra pra tentar fugir!
Enquanto Império fomos imperialistas sim.
Pois a própria palavra Império vem de um conceito de imposição ou impor algo.
Centenas de nações indígenas foram exterminados pelos impérios de Portugal e Brasil. Milhões de escravizados foram comprados pelos impérios de Portugal e do Brasil. Essa desumanidade genocida não é coisa de um império?
Maravilhosa série!! Muito obrigado!
Camila, espetacular de novo!! BBC show!
Contudo, dei falta de mencionarem que o telefone de Gran Bell só foi adiante devido ao interesse de D Pedro nesta exposição da Filadélfia. D Pedro conhecia Gran Bell.
nooooooooooooooooooooooooooooooossa!! que serie.Parabéns bbc!!!!!
Que sensacional esta reportagem. Parabéns para vc Camilla por suas pautas tão pertinentes e tão bem roteirizada. Precisamos de mais profissionais assim.
que vídeo.. magnífico!!!
Camila é demais! Excelente.
Belo documentário da BBC 👏
A Camila abreviou muito 1808, havia conflito entre Inglaterra e França , os precursores da revolução Industrial , Portugal tinha algodão, materia prima para a indústria têxtil. A Inglaterra e França pressionaram D João a escolher um lado !
Espetacular série. Obrigada BBC News Brasil e Camila Veras Mota
Estou fascinado nesses ep sobre nosso Brasil, bbc e este elenco fantástico 😍😍
O Brasil é país do futuro do pretérito. Parabéns aos brasileiros
O fututo do preterito é o tempo verbal com o qual montamos frases condicionais.
Exemplo:
Se o brasileiro estudasse, o Brasil se 'desenvolveria'.
Se os portugueses neoroticos cuidassem da mente deles, 'teriamos' menos conflitos nas redes sociais.
Caime mais ben quam credo a patriam solum du praeteritum! 😏
@@Edgar2023ES Tugas não são neuróticos.🐔
Cuide do seu Portugal sustentado pela ue e vá procurar conteúdo do seu país.
@@beatrizmenezes8690 Nao sou português e o Brasil tem conteúdo polêmico de sobra por culpa própria
eu sou estrangeiro mas moro no brasil eu amo o brasil agora sou brasileiro também.
Adorei a matéria. Parabéns a BBC NEWS e a você Camila Vera Mota .