Bom, vou falar da minha experiência com uma M6 mark 2, câmera incrível que vendeu horrores na Asia mas parou por lá. Comprei a minha de segunda mão por um preço ótimo, um kit completo com adaptador pra lentes EF/EF-S , a lente do kit, um Rig fechado no corpo da câmera que é ótimo para a empunhadura e 4 baterias paralelas extras que vieram com um carregador separado, pois o original não carrega as paralelas. Pra foto, é muito boa, desde que voce compreenda que está com um sensor APS-C em mãos e todos sabem que Iso alto, não é bem o forte deles, mas da pro gasto tranquilamente até Iso 3.200. É uma metralhadora em termos de fotos por segundo e usa cartão SD UHS-2 para a minha felicidade, da pra trabalhar em esportes tranquilamente, sem gargalos. Eu uso a câmera para fazer alguns casamentos, e fica ótimo. Vou dar um exemplo, tenho uma 135 mm F2.0 que é uma lente ótima, quando foca (quem já usou uma, sabe do que estou falando), passei a usar essa lente na M6mk2 e honestamente, mudou da água suja pro vinho bom em termos de precisão de foco, sem brincadeira isso. O arquivo CR-3 é bem diferente do CR-2, mas depois de uns dias apanhando, consegui deixa-los bem próximos nos ajustes. Para fotos, em resumo, desde que saiba o que tem em mãos pra trabalhar, da conta do recado tranquilamente. Vídeos, bom eu sou um completo iniciante nesse mundo, mas o que posso falar sobre é que fica muito bom, o auto foco é bem preciso em 4K 30 fps ou no 1080, que tem a opção nativa de fazer 1080 em 120 fps e nessa segunda opção, infelizmente não tem auto foco. É praticamente o modo que mais uso, o 120 fps porque faço vídeos de no máximo 20 segundos. A câmera inclusive uma única vez, super aqueceu, mudei pro 4K 30 fps e voltou a gravar imediatamente. Acho que isso é mais um temporizador do que uma proteção térmica, senão teria parado de gravar em qualquer configuração e estava em um ambiente com temperatura de 16 graus, sem sol. A saída mais limpa de vídeo que usei até agora, foi um perfil de cor que tem chamado EOS HD C-Log, que é bem neutro e dá pra ajustar no Davinci Resolve sem maiores problemas. Em resumo, eu li e vi muito review gringo antes de compra-la no lugar de uma 90D que tem as mesmas baterias que eu uso nas outras câmeras, porém pelo fato dela ser muito pequena, usar em ambientes com bastante luz, acabei por pegar a M6 mark 2 e não me arrependo em nada, principalmente em fotos e como sou iniciante nos vídeos, da pra se divertir muito. Ah e façam o update de firmware viu, na m6mk2 já estamos na versão 1.1.1
Comecei com a m50 e fiz todo meu kit com lentes ef-m. A 32mm 1.4 é simplesmente maravilhosa. Numa pequena mochila consigo levar flash, m50 e 4 lentes incluindo a 55-200.
Ótimo. Tenho uma M6 Mark II e uma RP. A M6 mark II tem mais recursos e 03 dials giratórios. Sinto falta disso na RP. A M6 Mark II por sinal grava em 4k sem crop e compartilha do mesmo sensor de 32mp da 90D. O que não achei legal na M6 mark II é a tela, que não gira como na RP e o fato do EVF usar a sapata do flash, o que impossibilita de usar o EVF e flash ao mesmo tempo. Fora isso a câmera é mto boa e o corpo parece sólido.
@@brunobrito9155 o ISO dela é bom, mas a RP tem uma qualidade melhor em questão do ISO. Ela leva desvantagem nesse ponto. Uma vantagem da M6 Mark 2 é que seus 32mp possibilita cortar as imagens com mais flexibilidade, mantendo a qualidade. Nesse quesito ela é melhor que a RP, que tem apenas 26mp. Também acho o foco no olho/rosto dela melhor q o da RP. Ela reconhece melhor a face. A RP acho q tem mais dificuldade. Se a pessoa está de óculos então... Por outro lado, mesmo usando a mesma bateria, LP-E17, na M6 ela acaba mais rápido. Enfim, pontos positivos: 32mp, foco rápido e eficiente. Muitos recursos e possibilidades de realizar configurações personalizadas dos botões. 03 dials giratórios. Corpo sólido e compacto. Flash incorporado (para uma emergência). Grava em 4k sem crop. Pontos negativos: EVF usa a sapata do flash, sendo impossível usar os dois ao mesmo tempo. LCD traseiro não é giratório, só rebatível. Bateria dura pouco. Mais ruído em iso elevado que a RP. Para mim é a melhor câmera Canon com sensor APSC disponível, principalmente para filmagens, batendo fácil na RP nesse quesito.
@@brunobrito9155 complementando. Meu foco é fotografia, e não filmagem. Já fiz casamento com ela. Com um flash e uma boa lente não tem dificuldade em fazer boas fotos.
3 года назад+6
Eu uso a M50 e adoro essa pequena camera. Sempre indico para quem quer uma mirrorless mais barata que a RP. Para vídeo ela me entrega o que eu preciso. Podia ter só saída para fone de ouvido tb, ficaria perfeito.
Conheço seu canal há um bom tempo e nossa até que enfim você fez um vídeo sobre essas câmeras, seria muito bom ver um review individual da m200, acho uma camera muito linda!!
Pois é, tentei fazer esse vídeo esclarecendo um pouco, e depois farei reviews de cada modelo, a Canon por um tempo ficou com muitas linhas simultâneas e eles mesmos se perderam no meio da bagunça, DSLR aps-c, DSLR full, mirrorless aps, mirrorless full, camcorders, linha cine... é muita coisa.
Boa Noite, esse seu vídeo tem mais de 6 meses, hoje ele saiu pra eu assistir, por coincidência hoje eu vi no jared Polin rumores que realmente vão tirar de linha a série M, veremos nos próximos dias.
Olha, nem eu, nem o Jared nem nenhum outro no RUclips conseguiu até agora que a Canon confirmasse se a linha vai ser descontinuada ou não, há anos existem indícios disso pois não lançam novas lentes pro sistema. Por outro lado, a M50 Mark II é o modelo da Canon mais vendido no Japão e é complexo do ponto de vista mercadológico a marca abandonar naquele mercado um grupo muito grande de usuários, a M200 vendeu feito água entre influencers do Japão sendo um modelo de muito sucesso lá, a própria M6 Mark II, que aparentemente saiu de linha recentemente, vendeu bem no seu lançamento, então não está claro se a Canon vai ter uma escala de produção mais reduzida da linha M focada no mercado Japonês (e ali competir com modelos da Olympus por exemplo), mantendo na linha R os focos de grande volume de produção e maiores mercados, ou se a linha M efetivamente vai sumir, isso acho que ninguém sabe no momento. Mas como mencionei no começo deste ano, sairão duas R aps-c, R7 e R10, antecipei isso no primeiro vídeo deste ano, se elas venderem bem no Japão, podem decretar o fim da linha M.
Muito bom ver boas eplicaçoes sobre essas cameras pequenas, leves, discretas e com bom desempenho segundo os dados tecnicos. Tambem muito importante e o tamanho e peso tanto das cameras como das lentes. Gosto de ufologia e astrofotografia e pensei em comprar uma dessas cameras para tal finalidade.
Há um tempo, acabei comprando baratinho uma EOS M3 usada (na Portssar), em excelente estado, para ter um corpo (ainda) menor em que pudesse usar lentes EF e EF-S. Na época, também comprei o adaptador original e uma 15-45mm (também em excelente estado), para completar o "kit". As lentes pequenas EF-S ficam até que legais nela, formam um conjunto "coerente", mas não sei se lentes maiores como as da série L ficariam boas - "quebrariam um galho" no caso de usar como câmera de backup e ter que fazer um trabalho, ou mesmo montada em tripé. Não resisti e acabei "correndo atrás" da 22mm f2, encontrei uma usada que parece nova, de tão bem conservada. Aí sim, ficou um par realmente interessante, nada como as lentes nativas para acompanhar esses corpos, já que foram projetados para trabalhar em conjunto. Cumpre muito bem como câmera de viagem e para fotografar paisagens (tanto com a 22mm quanto com a 15-45mm). Para alguns outros usos, o sistema de foco não acompanha, recomendaria para quem quer uma câmera do sistema M pegar algo mais novo, com Dual Pixel. A M3 é a câmera esquecida dentro dessa linha subestimada da Canon, já que ninguém lembra dela (até você "pulou" ela quando falou das câmeras que usam o CMOS de 24MP da Canon) e tem uma "pegada" bem parecida com a M6. Na época, foi um passo na direção correta, mas o sistema de foco realmente é o ponto fraco dela - funciona legal, melhor que o dos modelos mais antigos como EOS M e M2/M10, mas é um pouco lento, principalmente se comparado às mais novas. Já considerei fazer upgrade para uma M6, depois para uma M50 e, mais recentemente, para uma M50 MkII. No entanto, já prometi a mim mesmo que só vou pensar em fazer upgrade ou comprar qualquer equipamento novo depois que estudar e treinar bem mais, quero melhorar significativamente minhas imagens antes de gastar qualquer valor com equipamento. Uma pena que a Canon só "invista" no sistema no Japão, onde ele vende muito bem. Alguns modelos nunca chegaram por aqui, as lentes são difíceis de encontrar e caras. Na minha opinião, poderia ser o melhor sistema para quem não precisa de full frame (batendo todos os outros APS-C e M43), com muito pouco esforço por parte da Canon - basicamente, investir em lentes com boa relação custo x benefício e acertar o marketing. Sou um dos que torcem muito para que a Canon não abandone de vez o sistema. Excelente vídeo, eu veria um review completo de cada uma delas, embora entenda que a M50 MkII é tão semelhante ao modelo anterior que não faria sentido. Muito obrigado por mais um excelente vídeo! :)
Obrigado pelo relato meu caro, de fato a M3 é a T6i da linha M, já carrega o CMOS de 24mp (primeira versão dele) mas sem o dual pixel, que é o mesmo que rola na T6i. Aí ajustaram esse CMOS por conta da implementação do dual pixel e na versão seguinte dele está em todas as câmeras que citei, repara que não mencionei a T6i pela mesma razão. E estou dizendo isso agora para disfarçar que esqueci da M3 e da T6i mesmo na hora que gravei. 🤣
Achei a M6 Mk II bem interessante pelo 4k com dual pixel e sem crop.. E a M200 parece uma boa proposta para aqueles que querem sair das fotos em celular. Tem o tamanho só um pouco maior que as compactas e permite trocar lentes...
Parabéns pelo vídeo. Tenho uma 6D Mark II e estou pensando em uma M50 para carregar no dia a dia pelo tamanho e peso. Se possível, sugiro um vídeo sobre a lente do kit e outras da série M. Sobre sugestão de review dos equipamentos do vídeo acho que M6 Mark II.
Pois é, precisaria de correção óptica pelo flange e correção de diâmetro pois o RF tem diâmetro bem maior que o EF-M, então fica um negócio meio complicado de existir um dia.
Bem observado. Nas câmeras DSLRs, as lentes EF são compatíveis com as câmeras APS-c. Por esse motivo, quem trabalha simultaneamente com Full Frame e Aps-c, ou inicia com uma Apsc com pretensões futuras de migrar para full frame tem a liberdade de investir nas lentes EF já pensando nessa compatibilidade. Qual seria a razão de a Canon não ter feito isso na linha EOS-M?
Excelente vídeo, Vernaglia! Adquiri a pouco tempo a M6 mark II e confesso que fiquei com um pouco de dúvida entre ela e a RP. Pesou o fato de eu já possuir uma M5, de já possuir os adaptadores para lentes EF (Canon e Viltrox), além dos recursos mais avançados para vídeo, que é algo que vou me dedicar agora para 2022. Fiquei surpreso positivamente com a precisão do foco dela e com a qualidade do arquivo. Uma coisa que ainda não me acostumei foi com o EVF. Eu prefiro deixar sem e utilizar o LCD, até na M5 eu prefiro usar só o LCD.
Sabe que em trabalho de estúdio e em institucionais eu só trabalho no LCD também, isso permite ficar com a cara fora da câmera e ir conversando com as pessoas que estou retratando além de dar uma preservada nas costas ao fim do dia de trabalho.
Possuo uma eos m e uma m50, vale ressaltar o rolling shutter da m50 que torna o 4k muito instavel, junto ao crop e a falta de dual pixel af no modo 4k, mas em 60 1080p ela é fantástica
Acabei de ver seu vídeo sobre as câmeras da linha R da cânon, e vim pra cá depois e fiquei confusa. Explico: trabalho com fotografia infantil, basicamente, então lido com assuntos que precisam de muito foco e se mexem o tempo todo haha. Comecei com uma Nikon D5100, até sentir que não me atendia tecnicamente e mudei pra minha full d610. Agora sinto que a d610 deixa a desejar em relação a quantidade de pontos de foco... como preciso de fotos rápidas e mais precisas, nao costumo trabalhar usando o visor e ai fico muito limitada. Além disso, em épocas de grande fluxo de trabalho, sofro bastante com o peso da câmera e acabo não usando ela no cotidiano e em viagens pela falta de comodidade mesmo. Comprei uma Nikon M50 e não consegui me adaptar de jeito nenhum... estou fazendo uma viagem longa e nao consigo chegar nem próximo do resultado da minha DSLR+50mm. Sinto falta da nitidez e do desfoque de fundo, ao mesmo tempo preciso de um equipamento versátil, com ótimos resultados profissionais, mas que não seja um trambolho pra carregar na mochila em viagem. Tô no seguinte dilema: do mais uma chance pra minha M e tento investir em uma lente mais poderosa OU me desfaço dela e migro pro sistema R (com ressalvas por causa do investimento). HELP
Tenho uma M200, comprei por ser mirrorless e pelo preço menos caro, gosto dela, mas sinto falta do EVF que eu tinha na Rebel T3. Na época que comprei só vi dois vídeos brasileiros sobre ela, e foram de unboxing. Gostaria de ver um review completo sobre a M6 Mark 2, estava interessado na RP, mas seus comentários me fizeram coçar a cabeça rs.
Possuo a M50, acho o fator tamanho um ponto muito forte mesmo com uma lente da linha ef ou efs inseridas com adaptador. Sinto a sensação de estar carregando somente a lente enquanto fotografo. Otima para passeios.
Adquiri uma EOS M5 em Fev / 2020, quando começei a estudar fotografia, e gosto muito. O único detalhe que me incomoda é que é muito pequena para o tamanho da minha mão. Estou pensando em trocar por uma RP.
O tamanho das M, que é o ponto forte delas para muitos, gerará esse inconveniente para outros, é assim mesmo, se esse é um ponto talvez tivesse que ir direto para a R que é pouco maior ainda que a RP.
Tenho uma M200. Notei que com adaptador as lentes EF ou EF-S dão mais reflexo, um flare estranho que não tem na 80D. Comprei por causa das lentes claras de outros fabricantes com Viltrox, TTArtisan, 7Artisans, Meike, Kamlan, etc. lentes com abertura de até 0,95. O vídeo noturno é melhor, 8s de velocidade contra 24s da 80D. Poderia fazer um review focado nas lentes claras chinesas.
Quando estava pesquisando para comprar minha primeira câmera, considerei uma eos m pelo tamanho reduzido e a tecnologia mais moderna mirrorless, mas optei por uma sl2 por ser compatível com toda a variedade de lentes ef-s e ef sem adaptadores.
É uma linha de pensamento válida, as M com o adaptador perdem a vantagem do tamanho (o que acontece com toda mirrorless usando adaptador, a ergonomia e o tamanho ficam prejudicados) e em qualidade de imagem todas com o CMOS de 24mp da Canon darão na mesma, é um ótimo nível de qualidade.
Gostei muito do vídeo, Armando. Nao vou mentir que tenho um certo preconceito com essa linha de câmeras pela maior dificuldade em achar lentes nativas ao comparar com a linha EF. Se torna quase obrigatório o uso de adaptador. Mas esse vídeo me fez ver com melhores olhos. Um review da M6II seria bem interessante. Num futuro breve vou ver se consigo uma pra alugar e sentir como ela é. Abraço!
É, eu tenho o mesmo ponto que você... acho que se é para usar as M, é ideal que seja com as lentes nativas para aproveitar a vantagem de tamanho delas então as lentes nativas tem que resolver o problema específico de cada um, no meu caso, estou pensando na M6 Mark II e na lente 22mm apenas para ser a câmera de gravação do canal e de outras produções 4k que eu venha a fazer, pois uso a R, que tem um codec muito pesado em 4k, e a RP não tem dual pixel no 4k... como quero passar o RUclips para 4k em algum momento, a M6 Mark II seria boa opção, então estou estudando isso e gravando estes dias com a M6 Mark II um curso que estou criando para aproveitar e testar ela mais pesadamente, vamos ver, seria bacana ver a Canon lançando mais lentes para a linha, seria uma boa sinalização de continuidade.
Olá, Armando! Tudo bem? Caí de paraquedas aqui no seu canal e já adorei! Tenho uma Eos M3, coloquei para venda, quase não usei e nem vou usar. 😂 Você já fez ou tem intenção de fazer um review sobre ela? Obrigada! Abraços.😊
Eu tive uma Samsung NX30, que foi minha 2ª mirrorless, depois de uma Sony F3. Eu realmente gostava dela até perceber que a Samsung abandonou o projeto, aí eu vendi. Depois eu ganhei uma M2 da Canon e comprei uma M50, porque eu já tinha o adaptador, além de poder usar nelas as lentes e o flash que já tinha. Meu projeto seria usar a M3 para fotografia de rua em locais com segurança um tanto crítica. Confesso que no fim das contas ainda prefiro a boa e velha DSLR por ter os controles mais à mão e de forma mais intuitiva. Obrigada pelo review. Me fez lembrar que eu preciso voltar à fotografar, para mim, a melhor terapia. 🧡
A M50 Mark II confesso certa "implicância" minha com ela por que a Canon mudou quase nada sobre a original, da M200 eu até já gravei, e aí a M50 Mark II é a M200 com EVF... mas vamos vendo, se der tempo gravo todas, devolverei as câmeras em breve mas vamos ver o que consigo fazer.
Iria comprar a m50, encontrei a um tempo atraz por um preço bem atratativo no mercado de usadas, mas tive medo de arriscar por causa das lentes que ficaram muito defasadas, diferente das ef que ainda da pra usar adpatador nas rf... esse tbm eh um dos motivos que ainda não investi em nenhuma lente rf, visto que não funciona em dsrl. Tenho medo da miroless da pau no evento e não ter lente ef pra usar na outra camera que é dsrl kkkkkk. Só vou mudar quando trocar todos os meus corpos pra rf, se eu mudar não vejo tanta nessecidade e nem preciso de toda essa qualidade ainda.
Momentos de transição são complicados pois ficamos com equipamentos de vários tipos e teremos que lidar com isso, padrões diferentes de lentes, de baterias etc. Ideal era a gente ter grana para trocar tudo, mas aí a coisa complica BEM mais. 🤣 Mas você tem razão no que apontou, por hora as lentes EF são as opções ideias por servirem em todos os sistemas com os adaptadores, aí vai gerenciando o uso dos corpos de câmera.
Armando eu tenho a Canon M6 Mark I e ela tem estabilizador de imagem para vídeo de 5 eixos, o que foi retirado na Mark 2, ou seja, melhorou algumas coisas mas piorou em outras, mas no geral, são ótimas câmeras, antes eu tinha a Sony A6000, vendi para comprar a Canon M6 por conta da praticidade da articulação do visor, maior resolução e possibilidade de diversas lentes mais baratas com adaptador.
Na verdade não devemos confundir (e a Canon dá uma enrolada nisso) o IBIS (estabilizador no sensor, físico, que move o sensor para compensar tremidos), com o que a Canon fez na M6, e que tem na M6 Mark II, que é o casamento da estabilização digital no sensor (similar ao que fazemos em edição no After Effects) com o IS da lente, não é a mesma coisa que o IBIS. Essa estabilização de 5 eixos divulgada pela Canon é parte física (o IS da lente) e parte digital (o IS digital de vídeo que aciona pelo menu, que tem 2 níveis de atuação), então IBIS, como tem nas EOS R5 e R6, em alguns modelos Sony e outros, não tem na M6 Mark II, não tinha na M6 original e acredito que eu não me expliquei bem no vídeo.
Vai ter um vídeo em breve falando dela em termos de recursos de foto e vídeo comparando com a EOS RP, acho que esse vídeo vai ser útil para você, ainda não tenho a data de publicação mas será neste mês mesmo.
Fala Armando! Uso uma M50 há uns 3 anos pra fotografia de rua e estou bem satisfeito, acho uma pena a Canon não investir mais nelas. Tenho uma 70D que acho melhor, mas o tamanho e peso atrapalham pra mim.
Já vi tantos RUclipsrs criticando a M50 e nunca consegui entender muito bem o por que! Comprei ela depois que vi seu review e adoro ela, realmente, o único problema que vejo nela é a falta de oferta de lentes EOS M aqui no Brasil, fora isso, é uma câmera maravilhosa!
Tenho a M6 Mark ll e me entrega tudo que preciso, ela só tem um probleminha, queria poder desligar o sensor de aproximação do Evf-dc2 porque uso em uma caixa estanque e só consigo mexer nas configurações ou ver fotos olhando no Evf-dc2 e isso me atrapalha um pouco, se alguém souber como desligar esse sensor de aproximação, ficaria grato pois já pesquisei em tudo e não achei nada.
Não é possível no seu caso apenas mergulhar sem o EVF? Já que ele é destacável da câmera, aí trabalharia no LCD o tempo todo. Fora isso, se não me engano, tem no menu a opção de ser automática a passagem de EVF para LCD ou não, se não deixar no automático ele para de ir sozinho pro EVF.
Eu adoro a minha M50, apesar da canon ter desistido delas principalmente com lentes novas, a sigma tem 3 lentes excelentes, além disso tem as empresas chinesas com ótimas lentes, laowa, 7artisans, ttartisans, viltrox, meike, zhongyi lens etcs.. Eu faço retratos com a 7artisans 50mm f0.95, além disso adoro a laowa 9mm zero-D, uma abertura sensacional sem distorção (ou quase nenhuma)
Faça um review da icônica e classica Eos M, a primeira. Entre outras coisas, faz vídeo 4k com o controverso, porém amado, Magic Lantern. Tenho uma. Se quiser posso emprestar para o review.
Nenhuma dessas câmeras faz vídeo em raw, algumas delas você pode instalar o Magic Lantern (que não é exatamente raw), mas não saberei te dizer quais dos modelos da linha M possuem compatibilidade com o magic lantern.
Minha opinião, a m200 acho que foi uma piada de mal gosto. Não ter entrada de microfone é uma coisa surreal kk por 1000 a mais na brazilbox você leva a Sony zv-e10, se não subiu o preço leva com lente. Quem tiver curiosidade compara as specs das duas, chega ser frustrante. Fora que a Sony partilha de todas as lentes de suas atuais séries pra ser usada em uma câmera de vlog. Ótimo vídeo Armando, como sempre! Obrigado pelo conteúdo 🤗
Tenho uma M200 mais pela praticidade do tamanho do que pela qualidade. Com o adaptador EF-M consigo usar minhas lentes EF numa boa, apesar do conjunto ficar desbalanceado, pois o centro de gravidade fica muito deslocado pra frente, prejudicando a ergonomia e conforto.
Mestre Vc recomenda a M6 mkii pra evento social? Uso a RP pra vídeos ( não uso 4k ) e utilizo uma boa iluminação com leds, dificilmente passo de 1600. Vc acha viável?
Viável é sim, a M6 Mark II faz tudo que uma EOS 90D faz, e tudo que uma EOS RP faz, a RP é melhor em ISO, já a M6 Mark II tem mais recursos de vídeo e é mais veloz no disparo, então é um equipamento competente em eventos tanto foto como vídeo, desde que você não passe mesmo desses 1600 de ISO.
essa m6 seria um sonho. quando decidi comprar uma camera eu ia comprar a m50. mas ela era mais de mil reais mais cara do que a sl3 na época. fiquei com a sl3
Faz vídeo da m6 mk2. Estou pensando em pegar ela e bate uma dúvida cruel. Qro câmera pequena pra viajar,mas tbm que me entregue qualidade quando precisar de algo mais profissional. Entrou na dúvida de Canon m6mk2, fuji xt30,Nikon z50. Os 32 megapixel da Canon m6mk2 prejudica muito no desempenho de ISO?
Entre as citadas eu escolheria fácil a M6 Mark II. Mas muito fácil... Z50 e X-T30 são ótimas câmeras, mas pro meu uso, o auto foco em vídeo com dual pixel no 4K da M6 Mark II define fácil isso em vídeo e a resolução dela em foto bate as outras duas, assim nessas citadas a M6 Mark II é fácil a minha escolha, pros meus usos. Sobre ISO, ela vai bem tranquilo entre 3200 e 6400, mesma faixa das outras citadas.
Tenho o privilégio de ter boas câmeras como 90D e RP, mas a que eu mais uso é minha M100 que tá sempre à mão e cabe literalmente no bolso usando a lente 22mm 2.0. Pra fotos de viagem, redes sociais, eu não tenho uma reclamação. Muitas vezes optei em levar ela e não a RP com lente L pelo peso.
Tenho M100 tb. Meu xodó; impossível não gostar se você quer algo para viagem sem perder praticamente nada em qualidade de imagem em relação ao seu equipamento "oficial". A birra da Canon com essa linha me fez pegar birra da Canon tb... Queria mirrorless com corpo e lentes um pouco menos frágeis, "whether resistant" e, principalmente, com boa portabilidade e qualidade de imagem. Sonhava com uma câmera da série M, com a robustez de uma 90D e tamanho de série M. Não deu. Fui pra Fuji... Mas é impressionante a determinação da Canon em continuar ignorando E fabricando a série M. Impossível entender isso.
Armando bom dia. Eu não entendo nada da canon e estou adquirindo uma M50 pra uso pessoal, viagens... Eu queria aproveitar minhas lentes da Nikon APC. É possível?
Vai ter muita dificuldade de achar um adaptador que mantenha as funcionalidades de foco. Sinceramente eu não faria isso se fosse você, a M50 é compacta, mas pensando em adaptador e lentes, vai ficar meio grande. No seu lugar eu pensaria em duas hipóteses, a primeira é usar a M50 com a lente de kit dela em suas viagens e só, isso te garantirá um kit compacto e funcional, outra opção, se precisa muito aproveitar lentes Nikon, é adquirir uma Z30 e não uma Canon, a Z30 é bem compacta, bem completa e tem adaptador da própria Nikon para usar lentes mais antigas, mantendo todas as funcionalidades.
@@ArmandoVernagliaJunior a intenção é eu ter a z30 futuramente mesmo. Mais no momento estou com zero condições de comprar. Acabei de adquirir a D750. Estou iniciando profissionalmente na fotografia. Apareceu uma oportunidade de ter uma M50 por 1800 reais. E como será só pra uso pessoal, acho que vai me atender. Mais vou seguir seu conselho e ficar somente com a lente do kit. Muito obrigada por responder tão prontamente.
@@ArmandoVernagliaJunior eu tinha a sony nex f3 e para minhas viagens atendia muito bem. Porém fui emprestar e estragaram ela. E carregar minha D750 pra lá e prá cá, é bem pesada e quero deixa-la somente para trabalho.
Eu tenho a M50 e era doido pela M2… antigamente custava R$450,00 no AliExpress sem lente, comi bola de não ter pego uma. Lembrando que tem também a lente 18-55 f3.5-5.6 aparentemente até mais nítida que a 15-45. Um acessório que abre incríveis possibilidades é o redutor focal, também conhecido como Speedbooster, pois ganha 1 stop e luz em lentes EF além de transformar a câmera APSC no Ângulo da Full Frame. Uma lente que tenho muita vontade de ter são a trinca da Viltrox EF-M: 23mm, 33mm e 56mm f1.4, no caso a 23 que seria melhor para gravar vlog.
Boa noite Armando, como vai? Minha perguntao nao tem a ver com o assunto do video, mas estava assistindo seu video sobre a nomenclatura das lentes nikon e me bateu uma duvida Gostaria de saber se as lentes antigas da nikon (anos 80, por ai vai) funcionam nativamente nas cameras DSLR atuais da marca, pois tenho uma D5100 e penso em adquirir uma lente analogica da propria nikon, e gostaria de saber se precisaria de adaptador ou nao Agradeco desde já!
@@edubassplayer2 Entendi, é que o preco de lentes analogicas acaba que sao mais em conta... e eu penso no uso pra video, onde usaria foco manual. Mas obrigado pela resposta! bom saber que é o mesmo mount
Sera que a canon ainda vai lançar a m5 mk2 como diziam os rumores pré p4ndemia? Eu tenho uma t5i e não tenho intenção de ir pra full frame tão cedo, então queria uma m6mk2
Vernaglia tudo bem? Vc sabe quais são as expectativas para as câmeras com espelhos da canon? Linha 6D, 7D, 90D, 5D etc... Essas câmeras tem futuro garantido ou estão com os dias (anos) contados? Obrigado
Está com os dias (anos) contados! Inclusive as lentes a Canon já anunciou que não vai mais fazer. Mas não se preocupe,quem tem essas câmeras e lentes ainda tem muitos anos com bom equipamento. Os preços vão baixar e da pra ter uma (câmera e lentes) top com preço mais em conta.
O que todo mundo reclamava na época de lançamento das M50, M6 e M100 é que a Canon sempre capava alguma função essencial da câmera, por exemplo lançava a câmera com 4k mas sem o dual pixel, com crop absurdo, ou sem entrada pra microfone, enquanto vc tinha isso na Sony, sem contas as funções mais avançadas de vídeo, quando lançou a M6 mk II, a Sony já tinha dominado esse segmento, pelo menos nos EUA.
Olha, entre 90D e M6 Mark II, considerando que por dentro são a mesma câmera, eu ficaria com a menor e mais leve para andar na natureza, que é a M6 Mark II.
Uso a EOS M Original e gosto demais, é superior a uma T5i com um corpo bem menor. Além disso, com magic lantern eu consigo gravar em 2.5k RAW e o bocal dela me dá acesso a varais lentes chinesas bem baratas e de ótima qualidade otica.
Tenho uma Nikon D3200, no entanto perdi as objetivas. Pretendo adquirir uma Canon de entrada e me deparei com essa questão: continuo com DSLR ou vou na Mirrorless. Acho que vou DSLR mesmo, pois gosto de fotografar pássaros e quero uma câmera mais versátil para fotografar natureza, retratos e paisagens e quem sabe começar a fazer alguns vídeos de paisagens.
Eu tenho uma M6 (MK 1) cor prata e uma RP. Quando peguei a RP não tive coragem de me desfazer da M6, muito competente, pequena e robusta, parece ser até mais pesada e resistente que a RP, sem contar que não chama muito a atenção nas ruas. Presença certa na minha mochila, adoro. Sonho com o dia que a Canon fizer um adaptador de lentes RF para a linha M, aí mata qualquer uma concorrente.
Falou tudo, realmente sao muito subestimadas. M6 MK2 eh uma monstra, uma camera muito boa e eh uma das minhas cameras q esta sempre comigo, se tiver a oportunidade, aconselho a comprar a M6 MK2.
Pois é, a Canon perdeu uma oportunidade de ouro de fazer muito mercado na linha aps-c ao não fazer o devido marketing dessa linha, espero que percebam a mancada e corrijam.
@@ArmandoVernagliaJunior Quando a comprei fiz um workshop com a galera da Canon Colletive e alguns dos embaixadores da marca. Eles nao conseguiam explicar o descaso com a linha, na epoca eu tava usando M6 MK2 e a EOS R. Gosto muito da EOS R mais a M6 MK2 tem basicamente os mesmos recursos numa versao mais compacta e facil para levar para viagens ou esta na mochila para o dia a dia. Hoje eu uso a EOS R5 com a EOS R de reserva e e tenho a M6 MK2 a tira colo, sempre pronta para complementar os angulos. As lentes da linha EF-M, sao muito boas , geralmente tenho a 11-22mm ou a 22mm nela e o adaptador faz a vida ficar mais facil assim mesmo como vc comentou, em relacao ao vasto arsevo de lentes q a Canon ja lancou para EF e a EF-S. Muito bom seu trabalho, acredito q esse eh o primeiro video em portugues q vejo sobre a M6, achava q nao tinha sido lancado no Brasil.
Da M50 Mark II não farei pois a mesma já saiu de linha e o que temos em venda são estoques, além disso tem aqui no canal o da M50 que é muito parecida, mudou pouco para a Mark II então o que foi dito no review da M50 vale integralmente para a Mark II. Aqui o link ruclips.net/video/rfmciXvBeRE/видео.html
Bom, vou falar da minha experiência com uma M6 mark 2, câmera incrível que vendeu horrores na Asia mas parou por lá. Comprei a minha de segunda mão por um preço ótimo, um kit completo com adaptador pra lentes EF/EF-S , a lente do kit, um Rig fechado no corpo da câmera que é ótimo para a empunhadura e 4 baterias paralelas extras que vieram com um carregador separado, pois o original não carrega as paralelas. Pra foto, é muito boa, desde que voce compreenda que está com um sensor APS-C em mãos e todos sabem que Iso alto, não é bem o forte deles, mas da pro gasto tranquilamente até Iso 3.200. É uma metralhadora em termos de fotos por segundo e usa cartão SD UHS-2 para a minha felicidade, da pra trabalhar em esportes tranquilamente, sem gargalos. Eu uso a câmera para fazer alguns casamentos, e fica ótimo. Vou dar um exemplo, tenho uma 135 mm F2.0 que é uma lente ótima, quando foca (quem já usou uma, sabe do que estou falando), passei a usar essa lente na M6mk2 e honestamente, mudou da água suja pro vinho bom em termos de precisão de foco, sem brincadeira isso. O arquivo CR-3 é bem diferente do CR-2, mas depois de uns dias apanhando, consegui deixa-los bem próximos nos ajustes. Para fotos, em resumo, desde que saiba o que tem em mãos pra trabalhar, da conta do recado tranquilamente. Vídeos, bom eu sou um completo iniciante nesse mundo, mas o que posso falar sobre é que fica muito bom, o auto foco é bem preciso em 4K 30 fps ou no 1080, que tem a opção nativa de fazer 1080 em 120 fps e nessa segunda opção, infelizmente não tem auto foco. É praticamente o modo que mais uso, o 120 fps porque faço vídeos de no máximo 20 segundos. A câmera inclusive uma única vez, super aqueceu, mudei pro 4K 30 fps e voltou a gravar imediatamente. Acho que isso é mais um temporizador do que uma proteção térmica, senão teria parado de gravar em qualquer configuração e estava em um ambiente com temperatura de 16 graus, sem sol. A saída mais limpa de vídeo que usei até agora, foi um perfil de cor que tem chamado EOS HD C-Log, que é bem neutro e dá pra ajustar no Davinci Resolve sem maiores problemas. Em resumo, eu li e vi muito review gringo antes de compra-la no lugar de uma 90D que tem as mesmas baterias que eu uso nas outras câmeras, porém pelo fato dela ser muito pequena, usar em ambientes com bastante luz, acabei por pegar a M6 mark 2 e não me arrependo em nada, principalmente em fotos e como sou iniciante nos vídeos, da pra se divertir muito. Ah e façam o update de firmware viu, na m6mk2 já estamos na versão 1.1.1
Comecei com a m50 e fiz todo meu kit com lentes ef-m. A 32mm 1.4 é simplesmente maravilhosa. Numa pequena mochila consigo levar flash, m50 e 4 lentes incluindo a 55-200.
Sempre um aprendizado assistir os vídeo aqui do canal. Obrigado por esse conteúdo de excelente qualidade professor.
Muito obrigado. :)
Ótimo. Tenho uma M6 Mark II e uma RP. A M6 mark II tem mais recursos e 03 dials giratórios. Sinto falta disso na RP. A M6 Mark II por sinal grava em 4k sem crop e compartilha do mesmo sensor de 32mp da 90D. O que não achei legal na M6 mark II é a tela, que não gira como na RP e o fato do EVF usar a sapata do flash, o que impossibilita de usar o EVF e flash ao mesmo tempo. Fora isso a câmera é mto boa e o corpo parece sólido.
Concordo com suas opiniões, penso da mesma forma.
O 4k dela tem dual pixel?
Boa tarde amigo, vc usa essa câmera pra evento social como casamento por exemplo? Como é o ISO dela ?
@@brunobrito9155 o ISO dela é bom, mas a RP tem uma qualidade melhor em questão do ISO. Ela leva desvantagem nesse ponto. Uma vantagem da M6 Mark 2 é que seus 32mp possibilita cortar as imagens com mais flexibilidade, mantendo a qualidade. Nesse quesito ela é melhor que a RP, que tem apenas 26mp. Também acho o foco no olho/rosto dela melhor q o da RP. Ela reconhece melhor a face. A RP acho q tem mais dificuldade. Se a pessoa está de óculos então... Por outro lado, mesmo usando a mesma bateria, LP-E17, na M6 ela acaba mais rápido. Enfim, pontos positivos: 32mp, foco rápido e eficiente. Muitos recursos e possibilidades de realizar configurações personalizadas dos botões. 03 dials giratórios. Corpo sólido e compacto. Flash incorporado (para uma emergência). Grava em 4k sem crop. Pontos negativos: EVF usa a sapata do flash, sendo impossível usar os dois ao mesmo tempo. LCD traseiro não é giratório, só rebatível. Bateria dura pouco. Mais ruído em iso elevado que a RP. Para mim é a melhor câmera Canon com sensor APSC disponível, principalmente para filmagens, batendo fácil na RP nesse quesito.
@@brunobrito9155 complementando. Meu foco é fotografia, e não filmagem. Já fiz casamento com ela. Com um flash e uma boa lente não tem dificuldade em fazer boas fotos.
Eu uso a M50 e adoro essa pequena camera. Sempre indico para quem quer uma mirrorless mais barata que a RP. Para vídeo ela me entrega o que eu preciso. Podia ter só saída para fone de ouvido tb, ficaria perfeito.
Conheço seu canal há um bom tempo e nossa até que enfim você fez um vídeo sobre essas câmeras, seria muito bom ver um review individual da m200, acho uma camera muito linda!!
O da M200 está gravado já, vamos ver se consigo fazer das outras este ano ou se fica pro começo do próximo.
@@ArmandoVernagliaJunior estou pensando em comprá-la... vou esperar sair o vídeo! haha
Tenho uma M50 mark 2 com adaptador, gosto muito dela e me atende muito bem, obrigado pelo vídeo e explicações. :)
Vc usa com o adpatador original da canon ou outro?
@@wandersonxavier829 Viltrox, nenhum problema até aqui.
@@marcosr.buhnemann6475 obrigado!
Sensacional seu vídeo. Eu tenho um 70d e atualmente estou olhando algumas câmeras canon para da o up grade. Obg pelas excelentes explicações
Ótimo vídeo Vernaglia!! Eu que trabalho com equipamentos fico confuso com esses modelos, imagina quem nunca comprou uma câmera?
Pois é, tentei fazer esse vídeo esclarecendo um pouco, e depois farei reviews de cada modelo, a Canon por um tempo ficou com muitas linhas simultâneas e eles mesmos se perderam no meio da bagunça, DSLR aps-c, DSLR full, mirrorless aps, mirrorless full, camcorders, linha cine... é muita coisa.
Então faça um Review da M6 Mark ii fala sobre configurações pq o manual não tem em português, grato.
Para mim, que pretendo iniciar aos poucos no mundo das mirrorless, o review de cada uma será muito interessante.
Faz um video curto de cada uma, uns 10 minutos só ta bom já.
E muito obrigado.
Fale mais sobre a M6! Parabéns pelo vídeo, sempre muito completo
Boa Noite, esse seu vídeo tem mais de 6 meses, hoje ele saiu pra eu assistir, por coincidência hoje eu vi no jared Polin rumores que realmente vão tirar de linha a série M, veremos nos próximos dias.
Olha, nem eu, nem o Jared nem nenhum outro no RUclips conseguiu até agora que a Canon confirmasse se a linha vai ser descontinuada ou não, há anos existem indícios disso pois não lançam novas lentes pro sistema. Por outro lado, a M50 Mark II é o modelo da Canon mais vendido no Japão e é complexo do ponto de vista mercadológico a marca abandonar naquele mercado um grupo muito grande de usuários, a M200 vendeu feito água entre influencers do Japão sendo um modelo de muito sucesso lá, a própria M6 Mark II, que aparentemente saiu de linha recentemente, vendeu bem no seu lançamento, então não está claro se a Canon vai ter uma escala de produção mais reduzida da linha M focada no mercado Japonês (e ali competir com modelos da Olympus por exemplo), mantendo na linha R os focos de grande volume de produção e maiores mercados, ou se a linha M efetivamente vai sumir, isso acho que ninguém sabe no momento. Mas como mencionei no começo deste ano, sairão duas R aps-c, R7 e R10, antecipei isso no primeiro vídeo deste ano, se elas venderem bem no Japão, podem decretar o fim da linha M.
Muito bom ver boas eplicaçoes sobre essas cameras pequenas, leves, discretas e com bom desempenho segundo os dados tecnicos. Tambem muito importante e o tamanho e peso tanto das cameras como das lentes. Gosto de ufologia e astrofotografia e pensei em comprar uma dessas cameras para tal finalidade.
Show se vídeo. Eu procurando uma câmera compacta, mas com alto nível de qualidade...achei ! ☝️👍👏👏👏
Há um tempo, acabei comprando baratinho uma EOS M3 usada (na Portssar), em excelente estado, para ter um corpo (ainda) menor em que pudesse usar lentes EF e EF-S. Na época, também comprei o adaptador original e uma 15-45mm (também em excelente estado), para completar o "kit". As lentes pequenas EF-S ficam até que legais nela, formam um conjunto "coerente", mas não sei se lentes maiores como as da série L ficariam boas - "quebrariam um galho" no caso de usar como câmera de backup e ter que fazer um trabalho, ou mesmo montada em tripé.
Não resisti e acabei "correndo atrás" da 22mm f2, encontrei uma usada que parece nova, de tão bem conservada. Aí sim, ficou um par realmente interessante, nada como as lentes nativas para acompanhar esses corpos, já que foram projetados para trabalhar em conjunto. Cumpre muito bem como câmera de viagem e para fotografar paisagens (tanto com a 22mm quanto com a 15-45mm). Para alguns outros usos, o sistema de foco não acompanha, recomendaria para quem quer uma câmera do sistema M pegar algo mais novo, com Dual Pixel.
A M3 é a câmera esquecida dentro dessa linha subestimada da Canon, já que ninguém lembra dela (até você "pulou" ela quando falou das câmeras que usam o CMOS de 24MP da Canon) e tem uma "pegada" bem parecida com a M6. Na época, foi um passo na direção correta, mas o sistema de foco realmente é o ponto fraco dela - funciona legal, melhor que o dos modelos mais antigos como EOS M e M2/M10, mas é um pouco lento, principalmente se comparado às mais novas.
Já considerei fazer upgrade para uma M6, depois para uma M50 e, mais recentemente, para uma M50 MkII. No entanto, já prometi a mim mesmo que só vou pensar em fazer upgrade ou comprar qualquer equipamento novo depois que estudar e treinar bem mais, quero melhorar significativamente minhas imagens antes de gastar qualquer valor com equipamento.
Uma pena que a Canon só "invista" no sistema no Japão, onde ele vende muito bem. Alguns modelos nunca chegaram por aqui, as lentes são difíceis de encontrar e caras. Na minha opinião, poderia ser o melhor sistema para quem não precisa de full frame (batendo todos os outros APS-C e M43), com muito pouco esforço por parte da Canon - basicamente, investir em lentes com boa relação custo x benefício e acertar o marketing. Sou um dos que torcem muito para que a Canon não abandone de vez o sistema.
Excelente vídeo, eu veria um review completo de cada uma delas, embora entenda que a M50 MkII é tão semelhante ao modelo anterior que não faria sentido.
Muito obrigado por mais um excelente vídeo! :)
Obrigado pelo relato meu caro, de fato a M3 é a T6i da linha M, já carrega o CMOS de 24mp (primeira versão dele) mas sem o dual pixel, que é o mesmo que rola na T6i. Aí ajustaram esse CMOS por conta da implementação do dual pixel e na versão seguinte dele está em todas as câmeras que citei, repara que não mencionei a T6i pela mesma razão. E estou dizendo isso agora para disfarçar que esqueci da M3 e da T6i mesmo na hora que gravei. 🤣
Achei a M6 Mk II bem interessante pelo 4k com dual pixel e sem crop.. E a M200 parece uma boa proposta para aqueles que querem sair das fotos em celular.
Tem o tamanho só um pouco maior que as compactas e permite trocar lentes...
Agora com o lançamento da r100 se vier com lente do kit ai não vou mais sonhar com a m200 kkk 😍
Show, Vernaglia! Se puder, faz o review da M6 MII, seria meu principal interesse. Grande abraço!
Sugestão anotada. :)
Seria uma boa, TB gostaria principalmente comparando com a RP no sentido de qualidade para impressão das fotos, ;) obrigado
como todos os videos,,, grande monstro sagrado,,, parabéns,,,
Gostei demais do vídeo cara! Parabéns, ótima explicação
Obrigado. :)
Ae Vernaglia ótimo vídeo, como sempre!
Obrigado. :)
Parabéns pelo vídeo. Tenho uma 6D Mark II e estou pensando em uma M50 para carregar no dia a dia pelo tamanho e peso. Se possível, sugiro um vídeo sobre a lente do kit e outras da série M. Sobre sugestão de review dos equipamentos do vídeo acho que M6 Mark II.
Também fiquei curioso com mais informações da m6 mark II
Excelente vídeo, Armando!
Obrigado 😃
Se as câmeras EOS-M fossem compatíveis com lentes RF, seriam à prova de futuro. Infelizmente não existe adaptador que caiba nesta distância de flange.
Pois é, precisaria de correção óptica pelo flange e correção de diâmetro pois o RF tem diâmetro bem maior que o EF-M, então fica um negócio meio complicado de existir um dia.
Bem observado. Nas câmeras DSLRs, as lentes EF são compatíveis com as câmeras APS-c. Por esse motivo, quem trabalha simultaneamente com Full Frame e Aps-c, ou inicia com uma Apsc com pretensões futuras de migrar para full frame tem a liberdade de investir nas lentes EF já pensando nessa compatibilidade. Qual seria a razão de a Canon não ter feito isso na linha EOS-M?
Quero comprar uma câmera pra fazer vídeos tocando violão e guitarra no home studio, tô pensando em pegar essa M200 !!! Ótimo seu vídeo!!
Excelente vídeo, Vernaglia! Adquiri a pouco tempo a M6 mark II e confesso que fiquei com um pouco de dúvida entre ela e a RP. Pesou o fato de eu já possuir uma M5, de já possuir os adaptadores para lentes EF (Canon e Viltrox), além dos recursos mais avançados para vídeo, que é algo que vou me dedicar agora para 2022. Fiquei surpreso positivamente com a precisão do foco dela e com a qualidade do arquivo. Uma coisa que ainda não me acostumei foi com o EVF. Eu prefiro deixar sem e utilizar o LCD, até na M5 eu prefiro usar só o LCD.
Sabe que em trabalho de estúdio e em institucionais eu só trabalho no LCD também, isso permite ficar com a cara fora da câmera e ir conversando com as pessoas que estou retratando além de dar uma preservada nas costas ao fim do dia de trabalho.
Possuo uma eos m e uma m50, vale ressaltar o rolling shutter da m50 que torna o 4k muito instavel, junto ao crop e a falta de dual pixel af no modo 4k, mas em 60 1080p ela é fantástica
Concordo com os pontos levantados, e que seguem válidos na M50 Mark II e na M200. Já na M6 Mark II é BEM diferente isso, ela é bem melhor em vídeo.
Vejo esse videos e fico babando por nao poder comprar uma Sem espelho cortado otimo video
Essa lente do kit é muito interessante, uso muito ela.
Review da M6 mk II seria ótimo
Ótimo vídeo, faz revivem da m 6 Mark 2
Sugestão anotada. :)
Acabei de ver seu vídeo sobre as câmeras da linha R da cânon, e vim pra cá depois e fiquei confusa. Explico: trabalho com fotografia infantil, basicamente, então lido com assuntos que precisam de muito foco e se mexem o tempo todo haha. Comecei com uma Nikon D5100, até sentir que não me atendia tecnicamente e mudei pra minha full d610. Agora sinto que a d610 deixa a desejar em relação a quantidade de pontos de foco... como preciso de fotos rápidas e mais precisas, nao costumo trabalhar usando o visor e ai fico muito limitada. Além disso, em épocas de grande fluxo de trabalho, sofro bastante com o peso da câmera e acabo não usando ela no cotidiano e em viagens pela falta de comodidade mesmo. Comprei uma Nikon M50 e não consegui me adaptar de jeito nenhum... estou fazendo uma viagem longa e nao consigo chegar nem próximo do resultado da minha DSLR+50mm. Sinto falta da nitidez e do desfoque de fundo, ao mesmo tempo preciso de um equipamento versátil, com ótimos resultados profissionais, mas que não seja um trambolho pra carregar na mochila em viagem. Tô no seguinte dilema: do mais uma chance pra minha M e tento investir em uma lente mais poderosa OU me desfaço dela e migro pro sistema R (com ressalvas por causa do investimento). HELP
Tenho uma M200, comprei por ser mirrorless e pelo preço menos caro, gosto dela, mas sinto falta do EVF que eu tinha na Rebel T3.
Na época que comprei só vi dois vídeos brasileiros sobre ela, e foram de unboxing.
Gostaria de ver um review completo sobre a M6 Mark 2, estava interessado na RP, mas seus comentários me fizeram coçar a cabeça rs.
Possuo a M50, acho o fator tamanho um ponto muito forte mesmo com uma lente da linha ef ou efs inseridas com adaptador. Sinto a sensação de estar carregando somente a lente enquanto fotografo. Otima para passeios.
E com lente EF-m fica menor ainda. :)
EOS M original será minha primeira camera em breve
Tenho uma Canon M10 quase não acho videos sobre ela no youtube em PT tem poucos acessorios tbm
Adquiri uma EOS M5 em Fev / 2020, quando começei a estudar fotografia, e gosto muito. O único detalhe que me incomoda é que é muito pequena para o tamanho da minha mão. Estou pensando em trocar por uma RP.
O tamanho das M, que é o ponto forte delas para muitos, gerará esse inconveniente para outros, é assim mesmo, se esse é um ponto talvez tivesse que ir direto para a R que é pouco maior ainda que a RP.
@@ArmandoVernagliaJunior muito grato.
Gostaria de um review completo da m6 armando por gentileza
Tenho uma M200. Notei que com adaptador as lentes EF ou EF-S dão mais reflexo, um flare estranho que não tem na 80D. Comprei por causa das lentes claras de outros fabricantes com Viltrox, TTArtisan, 7Artisans, Meike, Kamlan, etc. lentes com abertura de até 0,95. O vídeo noturno é melhor, 8s de velocidade contra 24s da 80D. Poderia fazer um review focado nas lentes claras chinesas.
Quando estava pesquisando para comprar minha primeira câmera, considerei uma eos m pelo tamanho reduzido e a tecnologia mais moderna mirrorless, mas optei por uma sl2 por ser compatível com toda a variedade de lentes ef-s e ef sem adaptadores.
É uma linha de pensamento válida, as M com o adaptador perdem a vantagem do tamanho (o que acontece com toda mirrorless usando adaptador, a ergonomia e o tamanho ficam prejudicados) e em qualidade de imagem todas com o CMOS de 24mp da Canon darão na mesma, é um ótimo nível de qualidade.
Gostei muito do vídeo, Armando.
Nao vou mentir que tenho um certo preconceito com essa linha de câmeras pela maior dificuldade em achar lentes nativas ao comparar com a linha EF. Se torna quase obrigatório o uso de adaptador.
Mas esse vídeo me fez ver com melhores olhos. Um review da M6II seria bem interessante. Num futuro breve vou ver se consigo uma pra alugar e sentir como ela é.
Abraço!
É, eu tenho o mesmo ponto que você... acho que se é para usar as M, é ideal que seja com as lentes nativas para aproveitar a vantagem de tamanho delas então as lentes nativas tem que resolver o problema específico de cada um, no meu caso, estou pensando na M6 Mark II e na lente 22mm apenas para ser a câmera de gravação do canal e de outras produções 4k que eu venha a fazer, pois uso a R, que tem um codec muito pesado em 4k, e a RP não tem dual pixel no 4k... como quero passar o RUclips para 4k em algum momento, a M6 Mark II seria boa opção, então estou estudando isso e gravando estes dias com a M6 Mark II um curso que estou criando para aproveitar e testar ela mais pesadamente, vamos ver, seria bacana ver a Canon lançando mais lentes para a linha, seria uma boa sinalização de continuidade.
Tenho uma m200 mas vou fazer o upgrade para a M6 mark ii 😄 pensei em mudar para a sony mas acho que a canon tem uma interface mais simplificada
Olá, Armando! Tudo bem? Caí de paraquedas aqui no seu canal e já adorei! Tenho uma Eos M3, coloquei para venda, quase não usei e nem vou usar. 😂 Você já fez ou tem intenção de fazer um review sobre ela? Obrigada! Abraços.😊
Eu tive uma Samsung NX30, que foi minha 2ª mirrorless, depois de uma Sony F3. Eu realmente gostava dela até perceber que a Samsung abandonou o projeto, aí eu vendi. Depois eu ganhei uma M2 da Canon e comprei uma M50, porque eu já tinha o adaptador, além de poder usar nelas as lentes e o flash que já tinha. Meu projeto seria usar a M3 para fotografia de rua em locais com segurança um tanto crítica. Confesso que no fim das contas ainda prefiro a boa e velha DSLR por ter os controles mais à mão e de forma mais intuitiva.
Obrigada pelo review. Me fez lembrar que eu preciso voltar à fotografar, para mim, a melhor terapia. 🧡
Ótimo vídeo, gostaria muito de um vídeo só da M200 que é a câmera que estou pensando em comprar. Abraço
O da M200 eu senti que existiria interesse então já gravei, resta editar e publicar, até o fim do ano publico ele.
@@ArmandoVernagliaJunior publica antes da black friday, por favor! :)
Tenho uma Canon T100 e penso num upgrade para a M200....🤔🤔🤔
Eu comprei M50 Mk II no final de 2021 e adorei, comprei um adaptador para usar as lentes EOS e não quero outra coisa. Vendi minha 7D e sigo feliz.
Vc comprou o adaptador original da canon o7 outra marca?
comprei o original@@wandersonxavier829
Boa! Seria bacana um review da M50MKII com uma lente adaptada, mas vejo que a M6 está dominando os comments.
A M50 Mark II confesso certa "implicância" minha com ela por que a Canon mudou quase nada sobre a original, da M200 eu até já gravei, e aí a M50 Mark II é a M200 com EVF... mas vamos vendo, se der tempo gravo todas, devolverei as câmeras em breve mas vamos ver o que consigo fazer.
Iria comprar a m50, encontrei a um tempo atraz por um preço bem atratativo no mercado de usadas, mas tive medo de arriscar por causa das lentes que ficaram muito defasadas, diferente das ef que ainda da pra usar adpatador nas rf... esse tbm eh um dos motivos que ainda não investi em nenhuma lente rf, visto que não funciona em dsrl. Tenho medo da miroless da pau no evento e não ter lente ef pra usar na outra camera que é dsrl kkkkkk. Só vou mudar quando trocar todos os meus corpos pra rf, se eu mudar não vejo tanta nessecidade e nem preciso de toda essa qualidade ainda.
Momentos de transição são complicados pois ficamos com equipamentos de vários tipos e teremos que lidar com isso, padrões diferentes de lentes, de baterias etc. Ideal era a gente ter grana para trocar tudo, mas aí a coisa complica BEM mais. 🤣 Mas você tem razão no que apontou, por hora as lentes EF são as opções ideias por servirem em todos os sistemas com os adaptadores, aí vai gerenciando o uso dos corpos de câmera.
Poderia fazer o review da m200. Ela tem controle de abertura de obturador, iso, etc?
Armando eu tenho a Canon M6 Mark I e ela tem estabilizador de imagem para vídeo de 5 eixos, o que foi retirado na Mark 2, ou seja, melhorou algumas coisas mas piorou em outras, mas no geral, são ótimas câmeras, antes eu tinha a Sony A6000, vendi para comprar a Canon M6 por conta da praticidade da articulação do visor, maior resolução e possibilidade de diversas lentes mais baratas com adaptador.
Na verdade não devemos confundir (e a Canon dá uma enrolada nisso) o IBIS (estabilizador no sensor, físico, que move o sensor para compensar tremidos), com o que a Canon fez na M6, e que tem na M6 Mark II, que é o casamento da estabilização digital no sensor (similar ao que fazemos em edição no After Effects) com o IS da lente, não é a mesma coisa que o IBIS. Essa estabilização de 5 eixos divulgada pela Canon é parte física (o IS da lente) e parte digital (o IS digital de vídeo que aciona pelo menu, que tem 2 níveis de atuação), então IBIS, como tem nas EOS R5 e R6, em alguns modelos Sony e outros, não tem na M6 Mark II, não tinha na M6 original e acredito que eu não me expliquei bem no vídeo.
Armando, por gentileza faz um review da M6 Mk II, estou montando um estudio de vídeo, gostaria de saber os recursos de vídeo dela!
Vai ter um vídeo em breve falando dela em termos de recursos de foto e vídeo comparando com a EOS RP, acho que esse vídeo vai ser útil para você, ainda não tenho a data de publicação mas será neste mês mesmo.
Parabéns pelo vídeo. Gostaria de um review da M200 se possível. Tomara que consiga fazer.
Review da M200 está gravado, entra no ar em breve. :)
@@ArmandoVernagliaJunior massa! Vou esperar para ver se compro.
Fala Armando! Uso uma M50 há uns 3 anos pra fotografia de rua e estou bem satisfeito, acho uma pena a Canon não investir mais nelas. Tenho uma 70D que acho melhor, mas o tamanho e peso atrapalham pra mim.
Olá! Gostei bastante!
Gostaria de saber sua opinião sobre a M6mkII em relação à 7DmkII que tenho. Valeria a pena a troca?
Obrigada desde ja!
Já vi tantos RUclipsrs criticando a M50 e nunca consegui entender muito bem o por que! Comprei ela depois que vi seu review e adoro ela, realmente, o único problema que vejo nela é a falta de oferta de lentes EOS M aqui no Brasil, fora isso, é uma câmera maravilhosa!
Concordo. Cada câmera tem seu espaço e seu público, vários modelos da linha M são bem interessantes.
Quero Review da M50 Mark2
Review da EOS M6 MK II... Achei muito interessante essa câmera.
Fiquei super curioso em ver um reviw da M6 MK 2. Principalmente comparando com a RP.
Vamos ter um vídeo só falando de M6 Mark II versus RP pois elas estão bem perto em preço.
Tenho a M6 Mark ll e me entrega tudo que preciso, ela só tem um probleminha, queria poder desligar o sensor de aproximação do Evf-dc2 porque uso em uma caixa estanque e só consigo mexer nas configurações ou ver fotos olhando no Evf-dc2 e isso me atrapalha um pouco, se alguém souber como desligar esse sensor de aproximação, ficaria grato pois já pesquisei em tudo e não achei nada.
Não é possível no seu caso apenas mergulhar sem o EVF? Já que ele é destacável da câmera, aí trabalharia no LCD o tempo todo. Fora isso, se não me engano, tem no menu a opção de ser automática a passagem de EVF para LCD ou não, se não deixar no automático ele para de ir sozinho pro EVF.
Eu adoro a minha M50, apesar da canon ter desistido delas principalmente com lentes novas, a sigma tem 3 lentes excelentes, além disso tem as empresas chinesas com ótimas lentes, laowa, 7artisans, ttartisans, viltrox, meike, zhongyi lens etcs.. Eu faço retratos com a 7artisans 50mm f0.95, além disso adoro a laowa 9mm zero-D, uma abertura sensacional sem distorção (ou quase nenhuma)
ps: as lentes que citei, além da sigma claro, são todas manuais
tenho uma laowa 15mm f4 macro, é uma das melhores lentes que já tive.
Faça um review da icônica e classica Eos M, a primeira. Entre outras coisas, faz vídeo 4k com o controverso, porém amado, Magic Lantern. Tenho uma. Se quiser posso emprestar para o review.
Vc tem a EosM?
@@MariaEduarda-ck7zf tenho sim
Ola amigo EOS M, que faz video em raw, e todas essas ai que vc mostrou ou tem um modelo especifico? quero comprar duas para evento
Nenhuma dessas câmeras faz vídeo em raw, algumas delas você pode instalar o Magic Lantern (que não é exatamente raw), mas não saberei te dizer quais dos modelos da linha M possuem compatibilidade com o magic lantern.
M6 sempre foi um sonho de consumo, mas pelo preço e opções de lentes, fui de SL3.
Minha opinião, a m200 acho que foi uma piada de mal gosto. Não ter entrada de microfone é uma coisa surreal kk por 1000 a mais na brazilbox você leva a Sony zv-e10, se não subiu o preço leva com lente. Quem tiver curiosidade compara as specs das duas, chega ser frustrante. Fora que a Sony partilha de todas as lentes de suas atuais séries pra ser usada em uma câmera de vlog. Ótimo vídeo Armando, como sempre! Obrigado pelo conteúdo 🤗
Tenho uma M200 mais pela praticidade do tamanho do que pela qualidade. Com o adaptador EF-M consigo usar minhas lentes EF numa boa, apesar do conjunto ficar desbalanceado, pois o centro de gravidade fica muito deslocado pra frente, prejudicando a ergonomia e conforto.
É, na M200 que é bem pequena o adaptador estraga boa parte da vantagem de tamanho dela.
Pensei nisso! Eu gosto de fotografar pássaros, acho que com o adaptador e uma teleobjetiva que pretendo adquirir (55-250mm), vai ficar desconfortável.
Vó falarem bem da M6 msm. Eu bem quero uma!!
Tenho a M1 e M2 olha trabalhei mais de 5 anos com elas agora vou me render a sony zve10 nao tem como
Mestre Vc recomenda a M6 mkii pra evento social? Uso a RP pra vídeos ( não uso 4k ) e utilizo uma boa iluminação com leds, dificilmente passo de 1600.
Vc acha viável?
Viável é sim, a M6 Mark II faz tudo que uma EOS 90D faz, e tudo que uma EOS RP faz, a RP é melhor em ISO, já a M6 Mark II tem mais recursos de vídeo e é mais veloz no disparo, então é um equipamento competente em eventos tanto foto como vídeo, desde que você não passe mesmo desses 1600 de ISO.
@@ArmandoVernagliaJunior ainda mais se colocar lentes claras 1.4 o ISO nem chega a tanto
essa m6 seria um sonho. quando decidi comprar uma camera eu ia comprar a m50. mas ela era mais de mil reais mais cara do que a sl3 na época. fiquei com a sl3
Faz review da M50 mk2
Vernaglia, tenho interesse na EOS M6 MKII, pois tenho uma Canon 90D e gostaria de ter uma segunda câmera para gravar vídeos.
Faz vídeo da m6 mk2. Estou pensando em pegar ela e bate uma dúvida cruel.
Qro câmera pequena pra viajar,mas tbm que me entregue qualidade quando precisar de algo mais profissional.
Entrou na dúvida de Canon m6mk2, fuji xt30,Nikon z50.
Os 32 megapixel da Canon m6mk2 prejudica muito no desempenho de ISO?
Nikon Z50 é a melhor entre elas.
Entre as citadas eu escolheria fácil a M6 Mark II. Mas muito fácil... Z50 e X-T30 são ótimas câmeras, mas pro meu uso, o auto foco em vídeo com dual pixel no 4K da M6 Mark II define fácil isso em vídeo e a resolução dela em foto bate as outras duas, assim nessas citadas a M6 Mark II é fácil a minha escolha, pros meus usos. Sobre ISO, ela vai bem tranquilo entre 3200 e 6400, mesma faixa das outras citadas.
Armando estou prestes a adquirir uma M50, e nem sabia que tinha a M6 agora fiquei com a pulga atras da orelha...irei estudar melhor esses 2 modelos.
Fala sobre a Ricoh GR3 por favor.
Se conseguir uma para testar falo sim.
Tenho o privilégio de ter boas câmeras como 90D e RP, mas a que eu mais uso é minha M100 que tá sempre à mão e cabe literalmente no bolso usando a lente 22mm 2.0. Pra fotos de viagem, redes sociais, eu não tenho uma reclamação. Muitas vezes optei em levar ela e não a RP com lente L pelo peso.
Algo similar ao que penso na ideia de pegar a M200, tenho boas câmeras e lentes aqui, mas levar elas em viagem nem sempre é interessante.
Tenho M100 tb. Meu xodó; impossível não gostar se você quer algo para viagem sem perder praticamente nada em qualidade de imagem em relação ao seu equipamento "oficial".
A birra da Canon com essa linha me fez pegar birra da Canon tb... Queria mirrorless com corpo e lentes um pouco menos frágeis, "whether resistant" e, principalmente, com boa portabilidade e qualidade de imagem. Sonhava com uma câmera da série M, com a robustez de uma 90D e tamanho de série M. Não deu. Fui pra Fuji...
Mas é impressionante a determinação da Canon em continuar ignorando E fabricando a série M. Impossível entender isso.
Armando bom dia. Eu não entendo nada da canon e estou adquirindo uma M50 pra uso pessoal, viagens... Eu queria aproveitar minhas lentes da Nikon APC. É possível?
Vai ter muita dificuldade de achar um adaptador que mantenha as funcionalidades de foco. Sinceramente eu não faria isso se fosse você, a M50 é compacta, mas pensando em adaptador e lentes, vai ficar meio grande. No seu lugar eu pensaria em duas hipóteses, a primeira é usar a M50 com a lente de kit dela em suas viagens e só, isso te garantirá um kit compacto e funcional, outra opção, se precisa muito aproveitar lentes Nikon, é adquirir uma Z30 e não uma Canon, a Z30 é bem compacta, bem completa e tem adaptador da própria Nikon para usar lentes mais antigas, mantendo todas as funcionalidades.
@@ArmandoVernagliaJunior a intenção é eu ter a z30 futuramente mesmo. Mais no momento estou com zero condições de comprar. Acabei de adquirir a D750. Estou iniciando profissionalmente na fotografia. Apareceu uma oportunidade de ter uma M50 por 1800 reais. E como será só pra uso pessoal, acho que vai me atender. Mais vou seguir seu conselho e ficar somente com a lente do kit. Muito obrigada por responder tão prontamente.
@@ArmandoVernagliaJunior eu tinha a sony nex f3 e para minhas viagens atendia muito bem. Porém fui emprestar e estragaram ela. E carregar minha D750 pra lá e prá cá, é bem pesada e quero deixa-la somente para trabalho.
Eu tenho a M50 e era doido pela M2… antigamente custava R$450,00 no AliExpress sem lente, comi bola de não ter pego uma.
Lembrando que tem também a lente 18-55 f3.5-5.6 aparentemente até mais nítida que a 15-45.
Um acessório que abre incríveis possibilidades é o redutor focal, também conhecido como Speedbooster, pois ganha 1 stop e luz em lentes EF além de transformar a câmera APSC no Ângulo da Full Frame.
Uma lente que tenho muita vontade de ter são a trinca da Viltrox EF-M: 23mm, 33mm e 56mm f1.4, no caso a 23 que seria melhor para gravar vlog.
Eu gostaria de ver um video sobre a M50
Boa noite Armando, como vai?
Minha perguntao nao tem a ver com o assunto do video, mas estava assistindo seu video sobre a nomenclatura das lentes nikon e me bateu uma duvida
Gostaria de saber se as lentes antigas da nikon (anos 80, por ai vai) funcionam nativamente nas cameras DSLR atuais da marca, pois tenho uma D5100 e penso em adquirir uma lente analogica da propria nikon, e gostaria de saber se precisaria de adaptador ou nao
Agradeco desde já!
O mount é o mesmo. Porém não sei se tu vai tirar muito proveito de tais lentes. Imagino (não tenho certeza) que nem fotometro funcionará.
@@edubassplayer2 Entendi, é que o preco de lentes analogicas acaba que sao mais em conta... e eu penso no uso pra video, onde usaria foco manual.
Mas obrigado pela resposta! bom saber que é o mesmo mount
Sera que a canon ainda vai lançar a m5 mk2 como diziam os rumores pré p4ndemia? Eu tenho uma t5i e não tenho intenção de ir pra full frame tão cedo, então queria uma m6mk2
a m50 mk2 tbm tem saida hdmi limpa ao contrario da mk1 certo?
Review da m50 mark 2
Vernaglia tudo bem? Vc sabe quais são as expectativas para as câmeras com espelhos da canon? Linha 6D, 7D, 90D, 5D etc... Essas câmeras tem futuro garantido ou estão com os dias (anos) contados? Obrigado
Está com os dias (anos) contados! Inclusive as lentes a Canon já anunciou que não vai mais fazer. Mas não se preocupe,quem tem essas câmeras e lentes ainda tem muitos anos com bom equipamento. Os preços vão baixar e da pra ter uma (câmera e lentes) top com preço mais em conta.
Pena que não usa o mesmo mount da mirrorless Full Frame, assim como as Sony fazem. Seria muito bom poder usar as mesmas lentes em ambas as câmeras.
O que todo mundo reclamava na época de lançamento das M50, M6 e M100 é que a Canon sempre capava alguma função essencial da câmera, por exemplo lançava a câmera com 4k mas sem o dual pixel, com crop absurdo, ou sem entrada pra microfone, enquanto vc tinha isso na Sony, sem contas as funções mais avançadas de vídeo, quando lançou a M6 mk II, a Sony já tinha dominado esse segmento, pelo menos nos EUA.
Concordo, a Canon deixou a Sony ganhar alguns mercados pelos próprios erros de posicionamento e um tanto de conservadorismo nos produtos.
Se fizer Review eu vejo. rsrs tava pensando em comprar uma 90d, porque gosto de fotografia de natureza, ainda assim você indica ela M6 Mk II?
Olha, entre 90D e M6 Mark II, considerando que por dentro são a mesma câmera, eu ficaria com a menor e mais leve para andar na natureza, que é a M6 Mark II.
@@ArmandoVernagliaJunior entendi, obrigado pela dica. Abraço.
Beleza,na sua opinião qual a melhor,
Das 3 que comento no vídeo? Certamente M6 Mark II
Uso a EOS M Original e gosto demais, é superior a uma T5i com um corpo bem menor. Além disso, com magic lantern eu consigo gravar em 2.5k RAW e o bocal dela me dá acesso a varais lentes chinesas bem baratas e de ótima qualidade otica.
Sério? Vc tem Instagram? Tô querendo uma câmera leve, é fácil de guardar é me interessei
Eos m com magic lantern é absurda.
Tenho uma Nikon D3200, no entanto perdi as objetivas. Pretendo adquirir uma Canon de entrada e me deparei com essa questão: continuo com DSLR ou vou na Mirrorless. Acho que vou DSLR mesmo, pois gosto de fotografar pássaros e quero uma câmera mais versátil para fotografar natureza, retratos e paisagens e quem sabe começar a fazer alguns vídeos de paisagens.
#foco cravado
Essa M 200 parece interessantíssima pra fotografia urbana. Dependendo da lente, é praticamente uma câmera de bolso
Exato, ela é muito pequena e bem prática.
Eu tenho uma M6 (MK 1) cor prata e uma RP. Quando peguei a RP não tive coragem de me desfazer da M6, muito competente, pequena e robusta, parece ser até mais pesada e resistente que a RP, sem contar que não chama muito a atenção nas ruas. Presença certa na minha mochila, adoro. Sonho com o dia que a Canon fizer um adaptador de lentes RF para a linha M, aí mata qualquer uma concorrente.
Não existirá o adaptador RF-M, não tem como, infelizmente, mas não tem como.
Uma mancada da Canon é o fato das lentes do malte RL não servem, até porque a Cânon está deixando de fabricar as lentes EF e EF-S
a EOS M6 Mark 2 é muito Foda, a 90D compacta e sembre vejo elogios sobre essa camera..
Falou tudo, realmente sao muito subestimadas. M6 MK2 eh uma monstra, uma camera muito boa e eh uma das minhas cameras q esta sempre comigo, se tiver a oportunidade, aconselho a comprar a M6 MK2.
Pois é, a Canon perdeu uma oportunidade de ouro de fazer muito mercado na linha aps-c ao não fazer o devido marketing dessa linha, espero que percebam a mancada e corrijam.
@@ArmandoVernagliaJunior Quando a comprei fiz um workshop com a galera da Canon Colletive e alguns dos embaixadores da marca. Eles nao conseguiam explicar o descaso com a linha, na epoca eu tava usando M6 MK2 e a EOS R. Gosto muito da EOS R mais a M6 MK2 tem basicamente os mesmos recursos numa versao mais compacta e facil para levar para viagens ou esta na mochila para o dia a dia. Hoje eu uso a EOS R5 com a EOS R de reserva e e tenho a M6 MK2 a tira colo, sempre pronta para complementar os angulos. As lentes da linha EF-M, sao muito boas , geralmente tenho a 11-22mm ou a 22mm nela e o adaptador faz a vida ficar mais facil assim mesmo como vc comentou, em relacao ao vasto arsevo de lentes q a Canon ja lancou para EF e a EF-S. Muito bom seu trabalho, acredito q esse eh o primeiro video em portugues q vejo sobre a M6, achava q nao tinha sido lancado no Brasil.
Seria interessante sobre a m6
Olá. Tenho uma M200. Gostaria de pedir um review desta câmera. Na verdade, achei ela inferior à SL3, mas não sou profissional; apenas um entusiasta.
Faz da M50 ii
Da M50 Mark II não farei pois a mesma já saiu de linha e o que temos em venda são estoques, além disso tem aqui no canal o da M50 que é muito parecida, mudou pouco para a Mark II então o que foi dito no review da M50 vale integralmente para a Mark II. Aqui o link ruclips.net/video/rfmciXvBeRE/видео.html