É a primeira vez que alguém consegue me ensinar o que é bloqueio de diferencial. Sabe porque? Porque foi a primeira pessoa que teve a sensibilidade de perceber que quem pergunta NÃO SABE O QUE É DIFERENCIAL. Muito obrigada!
Caramba! Que vídeo bacana. Meu nobre! Você está de parabéns pela didática e paixão que colocou nesta explicação. Maravilha de vídeo para os amantes da vida off-road e para aqueles que estão vislumbrando está maravilhosa experiência.
Você está se tornando uma referência meu irmão. Nada como um leigo ensinando para leigos. Se fosse um profissional, ia querer dar uma explicaçâo perfeita , cheia de jargões e sem entendimento nenhum.
Top hein às explicações! Bem detalhado e simples de entender. Deu aula. O que mais gostei foi a observação de que não existe qual o sistema é melhor mas, sim, a necessidade de uso de cada um. Vejo muitos "puristas" criticando o último sistema por demanda. Tive um Willys 1958 por mais de 20 anos, Hilux das quadradas, por 8 anos e agora um Renegade Trailhawak e com TODOS me diverti e sigo me divertindo, até hoje. Abs.
Parabéns pelo trabalho! Só faltou mencionar o Symmetrical AWD da Subaru. rs É o melhor sistema de tração automático moderno. Subaru Forester XT tem 240cv, 35,7 kgfm de torque, motor boxer turbo com intercooler e injeção direta de combustível, que proporciona menor nível de vibração e baixo centro de gravidade, câmbio CVT com acionamento por corrente que permite uma maior gama de relações de “marcha” (até 8 simuladas), 4 modos de condução: 1) Intelligent; 2) Sport; 3) Sport Sharp e 4) X-Mode, display gráfico com pressão do Turbo, carga do acelerador, temperatura do óleo e distribuição da tração, partida sem chave, teto solar panorâmico, câmera de ré, sensor de chuva e crepuscular, controles de tração e estabilidade, abertura elétrica do porta-malas, assistente de partida em rampa, assistente de descida, e tração AWD-Simétrica. Ele faz 0-100km/h na faixa de 7,5s e possui 220mm de altura livre do solo. É o único Crossover que consegue rivalizar com os SUV’s tradicionais, ou seja, aqueles 4x4 montados sobre chassis e que possuem caixa de transferência com relação reduzida. O Subaru Forester XT é rápido como um esportivo, possui dirigibilidade de automóvel, e capacidade “off road” de utilitário. O modo Intelligent, aliado ao baixo centro de gravidade, combinado com sua direção, acelerador e freios muito precisos, o tornam muito fácil de conduzir, resultando em baixíssimo stress ao volante, e fazendo jus ao lema da montadora “peace of mind”. Pressionando o botão Sport Sharp ele se transforma num esportivo arisco, que faz curvas sobre trilhos graças a tração 4x4 AWD Simétrica. E com o acionamento da tecla X-Mode esta mesma tração o transforma num valente veículo Fora de Estrada. Ou seja, você tem três carros em um: um carro familiar com um ótimo espaço interno e bom porta-malas; um esportivo rápido; e um valente veículo Fora de Estrada. É um excelente Crossover que o brasileiro comum desconhece. O fato dele ser simétrico faz com que ele tenha mais capacidade de tração em pisos escorregadios, pois a força normal é aproximadamente a mesma para cada roda. Teste e Você vai se surpreender!
Excelente carro, péssimo negócio. Discordo em rivalizar com SUV's tradicionais em termos fora de estrada. É inegável o benefício da reduzida e bloqueio de diferencial (ou diferenciais em alguns casos). Isso vai muito além da propaganda, só andando mesmo.
@@joaocampos8802 , já tive um Kia Sorento 2008/2009 3.8 V6, com 4x4 part-time e reduzida (2,5:1), modelo antigo, com carroceria montada sobre chassi e eixo rígido na traseira. Todos os percursos que eu fiz com o Sorento eu fiz com o Forester (subidas bem íngremes com e sem lama, erosões, areia fofa, etc.). Passei pelos mesmos lugares. Posso atestar que o Forester, apesar de ser um Crossover, rivaliza com os 4x4 tradicionais. Ele não é um GP! Seus ângulos de entrada e saída não são grandes, mas os do Sorento também não eram. Ele tem 220 mm de altura livre do solo, o que não é pouco, e o Sorento tinha 208 mm. Concordo que reduzida é muito útil em subidas e descidas íngremes, e em percursos com rochas, por fazer o carro andar com baixa velocidade e ter força. Entretanto, a primeira "marcha" do Forester é extremamente reduzida pelo fato dele usar corrente no CVT, e acaba equivalendo a uma marcha com reduzida. É possível andar com ele a menos do que 5km/h. As descidas íngremes são feitas com total segurança usando o hill descent control. O "bloqueio" do diferencial ele faz de forma eletrônica usando o ABS. Limitações: não é um carro para ficar fazendo só fora de estrada o tempo todo, mas permite ir bem longe; tem suspensão independente, o que faz ele perder o contato de uma roda com o solo com certa frequência em ondulações maiores, mas o S-AWD transfere muito bem o torque para as demais rodas; assim como no Sorento a transposição de cursos d'água deve ser feita com água até a metade da roda (não existem respiros elevados para câmbio e diferenciais). Eu saí de um 4x4 tradicional, fui para o Subaru Forester, e estou muito satisfeito. Não sou adepto de fora de estrada pesado com trilhas casca grossa. Eu volto a afirmar: muita gente pode se surpreender com a capacidade "off road" do Forester. É um veículo muito confortável, rápido (XT), e que encara muito bem uma estrada de terra mal conservada ou uma trilha moderada. Se você me perguntar qual o melhor veículo fora de estrada que temos aqui no Brasil, com a experiência que eu tenho hoje, eu te diria, Suzuki Jimny (antigo). Ele tem eixo rígido na dianteira e na traseira, é pequeno, é leve, tem respiro dos diferenciais e snorkel de fábrica, e é relativamente barato. Só faltaria para ele o bloqueio do diferencial traseiro, pois ele não faz isso via ABS.
É mto louco Tdo isso.. é mta tecnologia estes carros ..o negócio é aprender dirigir com calma estes carros .. e saber usar na hora que precisar este processo Tdo.. é mto legal isso..
você faz vídeos de altíssima qualidade, super inteligente, super didático, impressionante, imagino o trabalhão que dá pra fazer e quantas horas de vida investidas em conhecimento teórico e prático… parabéns e muito obrigado por compartilhar tudo isso conosco!
A BMW X5 é 4x4 sob demanda. Na maior parte do tempo é 40% de tração dianteira e 60% traseira, por priorizar mais uma condução esportiva. Porém em situações adversas ela equilibra a tração. Já o Passat CC seria full-time.
Muito bom vídeo. Tenho um Renegade 4x4 e acho que o maior problema dele é a eletrônica. Em casos de atolamento, onde aceleração forte tiraria o carro do lugar, a eletrônica simplesmente não permite isso, você aperta forte o acelerador e simplesmente o carro não responde, mesmo com controle de tração e estabilidade desligado. Infelizmente tem lugar que você só vence em 1ª ou 2ª e com aceleração extrema. Falta de força do motor eu garanto que não é, é eletrônica mesmo.
Muito bem explicado ! Da mesma forma que aprendi depois de muita pesquisa e experiências desde 1991 quando comprei meu primeiro jipe até ter um Land . Poucas pessoas mesmo mecânicos ou trilheiros sabem destes detalhes todos de funcionamento do diferencial de eixos , central e dos bloqueios possíveis para eles , ou mesmo dos sistemas diferentes de tração 4X4.
Parabéns Ricardo, show de explicação Não entendo nada de 4x4, comprei um compass agora e a cada vez q coloco ele numa estradinha de terra me apaixona cada vez mais, não dá nem vontade de andar em asfalto kkk
Pocholo meus parabens nao somente por este video tao ilustrarivo mas por todo conteudo do canal!!! Pocholo nao sou especialista mas tenho uma critica do sistema sob demanda. O youtube esta recheado de videos com a falta de sucesso deste sistema em situacoes severas (na grande maioria dos terrenos ele vai muito bem)... eu achei sistema muito inteligente mas so toca uma roda por eixo qdo necessario. No caso do bloqueio mecanico as duas rodas juntas impulsionam o veiculo portanto sou mais pelos outros sistemas q permitem mesmo o bloquei das duas rodas... Gde abraco Pocholo parabens mais uma vez...
Escolha também de acordo com o bolso. Essas tecnologias modernas demandam manutenção mais cara também. Meu Suzuki que tem tração de jipe, a mais simples, tem 4 caixas de óleo q precisavam ser trocados de vez em quando.
17:07 Em Ilhabela, quando eu tive uma rav4 2007, o 4x4 sob demanda dela fez muita diferença na parte das estradas não asfaltadas, o que tinha de carro que derrapava nesses locais era impressionante, detalhe que essa rav4 tinha opção de bloqueio mas não precisei usar... foi um baita carro e recomendo de olhos fechados mas hoje estou com uma SW4 a diesel 2007, meu primeiro carro a diesel que não vou sair dele tão cedo.
Tudo bem? Aquelas rampas de Ilha ela, quase sempre molhadas são um bom termômetro mesmo. Mas hj vc está melhor montado. Eheheheehe! Parabéns pela escolha dos dois carros. Abração!
Melhor explicação sobre tração que eu vi até agora, principalmente dando exemplo de carros no mercado. Realmente desenhou! Comprei uma s10 Z71 que diz que é para of road mas não possui o bloqueio, não entendi! A range possui. Vai etender.... No futuro vou trocar por uma que possui bloqueio
Que bom que curtiu o vídeo! Fico contente. Eu adoraria preparar uma Full, mas não tenho esse carro e não tenho apoio de empresas para adquirir os acessórios. Quem sabe futuramente eu consiga algo. Abração!
Saverinho Cross tem o "bloqueio eletronico" que se trata desse por demanda utilizando o sensor abs pra tracionar a roda que tem contato no solo, é muito bom, torna o carro diferente! Tivemos uma em casa e a danada é valente kkkkkk Video top parabens!
Eu tenho uma Amarok e ela tem o sistema four motion (full 4X4), já enfiei ela em lugares de off road, muito agressivos, e em todos os casos, ela se superou e me surpreendeu. Sou campista, montanhista, escalador de rocha, instrutor de rapel, apaixonado por natureza e um pouco radical, e aqui em Santa Catarina, temos lugares com grau de off road, que podem ser muito interessantes. Conclusão; estou surpreendido e satisfeitíssimo com minha Amarok.
So recentemente conheci seu canal. Simplesmente o melhor que ja conheci. E nao falo so do melhor sobre off road nao. É o melhor de todos os canais que eu conheço, à medida em que nenhum outro explana tao bem sobre o assunto a que se propõe. Estou assistindo tudo e indicando para os amigos e conhecidos. Parabens
@@SerialTrippers já sou seguidor assíduo do canal. Entre os muitos motivos que eu quero que a quarentena acabe, um deles é pra que e tu teu grupo voltem a fazer as expedições. Viajo junto com vocês kkk
É de vídeos assim curto pra caramba. Pra motivo de informação. A pajerinho Tr4 tem 4x2 4x4 acoplamento viscoso 70x30, 4x4 bloqueio e 4x4 reduzida. Cara os japa sao fera. Sábado fiz a trilha do Viaduto 13 e tunel abandonado. Da uma olhada no Google. Vespasiano Corrêa RS
Bacana o vídeo, sempre bom e bem vindo conteúdo 4x4 mas preciso pontuar o seguinte: O 4x4 part time pode ser usado em situações além de chão "totalmente liso" como foi dito. Senão quem gente enfrenta trilhas fortes de verdade em terreno seco, com um veículo "part-time", tipo erosões de terra ou pedras (aonde a tracao é alta), precisaria desligar o 4x4? com certeza nao. Mais um ponto que acho importante frisar. Uma caixa de transferencia part time fornece 2 vantagens chave na hora de uso pesado que são: 1- Maior simplicidade mecânica portanto maior confiabilidade. 2- Menor desgaste das peças moveis do eixo dianteiro, desde as cruzetas até coroa/pinhão, diferencial e homocinéticas, etc. Portanto, mais confiavel além do menor consumo de combustível por causa do menor arrastro (vs aqueles "full time" que não conseguem ficar no 4x2) No mundo 4x4 severo, menos é mais.
Tavares, bacana suas colocações. Ele quis dizer baixa aderência. De fato, é mais prejudicial você andar em um Troller na cidade fazendo as curvas de 90 com 4x4 ligado do que em erosões. Claro, não estou falando daquelas erosões gigantes que precisam de trocentos upgrades no jipe pra vencer. Esse assunto abordado foi bastante interessante, cada aplicação tem uma preferência. Valeu.
Muito bom .mas quero todos de pesquisada nós bloqueio da Kaiser . incrível é. Soube a 2 semanas atrás só vê you tube sobre e caros fazendo teste amostra. E caro mas não emcomoda e compensa sim e muito.adei um e é inacreditável
Cara vc não tem noção da ajuda que me deu , acabei de comprar uma ranger 2013 meu primeiro 4x4 e eu estava estranhando o fato dela quicar quando ligava o 4x4 e entrava na curva , até pensei q o carro estava com algum problema na tração, muito obrigado já ganhou mais um inscrito
Didática excelente. Melhor vídeo sobre o assunto até agora. Vou assistir mais de uma vez pra absorver todo conteúdo. Parabéns, cara e posta mais vídeos sobre o mundo 4x4!
Muito bom, irmão! Trouxeste um pedaço fundamental do funcionamento de um veiculo, mas que depende de conhecimento um tanto profundo, dado a complexidade do assunto, ao alcance dos que curtem o tema e não possuem o referido conhecimento. Inclusive, desperta no leigo o interesse em adquirir mais conhecimento acerca. Didática show. Parabéns!
tinha uma ecosport 2010 4wd, era full time, (rodava normalmente com 95% na dianteira e 5% na traseira, e tinha um botão no painel que fazia a tração ficar 50% na dianteira e 50% na traseira) ganhava em aderência, porém perdia em velocidade e bebia mais do que as convencionais...
@@SerialTrippers Tudo certo. Realmente não existe almoço grátis, porém vale a pena a segurança de um 4x4. Parabéns pela explicação, com certeza vai ajudar muita gente. Abraço
@@SerialTrippersbom dia mestre. Sugestão de vídeo, há muitas controvérsias no tocante ao uso e desligamento do controle de estabilidade do carro antes de pegar chão. Estar com ele ativado atrapalha o trabalho da tração?
Por isso acho a tr4 top, 4x2, 4x4 full time, 4x4 com bloqueio e 4x4 com bloqueio e reduzida , sem contar o preco que e bem acessível
É a primeira vez que alguém consegue me ensinar o que é bloqueio de diferencial. Sabe porque? Porque foi a primeira pessoa que teve a sensibilidade de perceber que quem pergunta NÃO SABE O QUE É DIFERENCIAL. Muito obrigada!
Que legal, Leda! Fiquei muito contente com isso! Abração!
Caramba! Que vídeo bacana.
Meu nobre! Você está de parabéns pela didática e paixão que colocou nesta explicação.
Maravilha de vídeo para os amantes da vida off-road e para aqueles que estão vislumbrando está maravilhosa experiência.
Melhor explicação sobre tração que eu vi até agora, principalmente dando exemplo de carros no mercado. Realmente desenhou!
Valeu, cara! Abração!
Você está se tornando uma referência meu irmão.
Nada como um leigo ensinando para leigos. Se fosse um profissional, ia querer dar uma explicaçâo perfeita , cheia de jargões e sem entendimento nenhum.
Valeu, Yuri! TMJ!!! Abração!
Top hein às explicações! Bem detalhado e simples de entender. Deu aula. O que mais gostei foi a observação de que não existe qual o sistema é melhor mas, sim, a necessidade de uso de cada um. Vejo muitos "puristas" criticando o último sistema por demanda. Tive um Willys 1958 por mais de 20 anos, Hilux das quadradas, por 8 anos e agora um Renegade Trailhawak e com TODOS me diverti e sigo me divertindo, até hoje. Abs.
Muito bom, Ricardo!!
Não existe pior ou melhor! O 4x4 te introduz em um mundo que, uma vez dentro, é impossível sair!
Grande abraço!
Exatamente! A vontade é ter um de cada! akakakakak! Abração!
Bah,vídeo bem explicado
Prefiro o meu Mitsubishi hehehe
Como dizem, "DESENHOU"!!!! Parabéns!!!
kakakakakakkak! Valeu, João! Abraço!
Tenho um jippe cheroquis esporte 4.4 como é a trçao
rapaz tô pegando gosto pelo assunto e vc explica numa simplicidade que dá gosto,um abraço ✋🏻👊🏻
Que bom que está curtindo! 😉👊🏼
Parabéns pelo trabalho! Só faltou mencionar o Symmetrical AWD da Subaru. rs É o melhor sistema de tração automático moderno. Subaru Forester XT tem 240cv, 35,7 kgfm de torque, motor boxer turbo com intercooler e injeção direta de combustível, que proporciona menor nível de vibração e baixo centro de gravidade, câmbio CVT com acionamento por corrente que permite uma maior gama de relações de “marcha” (até 8 simuladas), 4 modos de condução: 1) Intelligent; 2) Sport; 3) Sport Sharp e 4) X-Mode, display gráfico com pressão do Turbo, carga do acelerador, temperatura do óleo e distribuição da tração, partida sem chave, teto solar panorâmico, câmera de ré, sensor de chuva e crepuscular, controles de tração e estabilidade, abertura elétrica do porta-malas, assistente de partida em rampa, assistente de descida, e tração AWD-Simétrica. Ele faz 0-100km/h na faixa de 7,5s e possui 220mm de altura livre do solo. É o único Crossover que consegue rivalizar com os SUV’s tradicionais, ou seja, aqueles 4x4 montados sobre chassis e que possuem caixa de transferência com relação reduzida. O Subaru Forester XT é rápido como um esportivo, possui dirigibilidade de automóvel, e capacidade “off road” de utilitário. O modo Intelligent, aliado ao baixo centro de gravidade, combinado com sua direção, acelerador e freios muito precisos, o tornam muito fácil de conduzir, resultando em baixíssimo stress ao volante, e fazendo jus ao lema da montadora “peace of mind”. Pressionando o botão Sport Sharp ele se transforma num esportivo arisco, que faz curvas sobre trilhos graças a tração 4x4 AWD Simétrica. E com o acionamento da tecla X-Mode esta mesma tração o transforma num valente veículo Fora de Estrada. Ou seja, você tem três carros em um: um carro familiar com um ótimo espaço interno e bom porta-malas; um esportivo rápido; e um valente veículo Fora de Estrada. É um excelente Crossover que o brasileiro comum desconhece. O fato dele ser simétrico faz com que ele tenha mais capacidade de tração em pisos escorregadios, pois a força normal é aproximadamente a mesma para cada roda. Teste e Você vai se surpreender!
Excelente carro, péssimo negócio. Discordo em rivalizar com SUV's tradicionais em termos fora de estrada. É inegável o benefício da reduzida e bloqueio de diferencial (ou diferenciais em alguns casos). Isso vai muito além da propaganda, só andando mesmo.
@@joaocampos8802 , já tive um Kia Sorento 2008/2009 3.8 V6, com 4x4 part-time e reduzida (2,5:1), modelo antigo, com carroceria montada sobre chassi e eixo rígido na traseira. Todos os percursos que eu fiz com o Sorento eu fiz com o Forester (subidas bem íngremes com e sem lama, erosões, areia fofa, etc.). Passei pelos mesmos lugares. Posso atestar que o Forester, apesar de ser um Crossover, rivaliza com os 4x4 tradicionais. Ele não é um GP! Seus ângulos de entrada e saída não são grandes, mas os do Sorento também não eram. Ele tem 220 mm de altura livre do solo, o que não é pouco, e o Sorento tinha 208 mm. Concordo que reduzida é muito útil em subidas e descidas íngremes, e em percursos com rochas, por fazer o carro andar com baixa velocidade e ter força. Entretanto, a primeira "marcha" do Forester é extremamente reduzida pelo fato dele usar corrente no CVT, e acaba equivalendo a uma marcha com reduzida. É possível andar com ele a menos do que 5km/h. As descidas íngremes são feitas com total segurança usando o hill descent control. O "bloqueio" do diferencial ele faz de forma eletrônica usando o ABS. Limitações: não é um carro para ficar fazendo só fora de estrada o tempo todo, mas permite ir bem longe; tem suspensão independente, o que faz ele perder o contato de uma roda com o solo com certa frequência em ondulações maiores, mas o S-AWD transfere muito bem o torque para as demais rodas; assim como no Sorento a transposição de cursos d'água deve ser feita com água até a metade da roda (não existem respiros elevados para câmbio e diferenciais). Eu saí de um 4x4 tradicional, fui para o Subaru Forester, e estou muito satisfeito. Não sou adepto de fora de estrada pesado com trilhas casca grossa. Eu volto a afirmar: muita gente pode se surpreender com a capacidade "off road" do Forester. É um veículo muito confortável, rápido (XT), e que encara muito bem uma estrada de terra mal conservada ou uma trilha moderada. Se você me perguntar qual o melhor veículo fora de estrada que temos aqui no Brasil, com a experiência que eu tenho hoje, eu te diria, Suzuki Jimny (antigo). Ele tem eixo rígido na dianteira e na traseira, é pequeno, é leve, tem respiro dos diferenciais e snorkel de fábrica, e é relativamente barato. Só faltaria para ele o bloqueio do diferencial traseiro, pois ele não faz isso via ABS.
Esclareceu total. Eu que estou entrando no mundo 4x4 agora, cheio de dúvidas, já consigo me nortear por essa explicação. Abraço e muito grato.
Que bom que o video ajudou! 😉👊🏼👊🏼👊🏼
É mto louco Tdo isso.. é mta tecnologia estes carros ..o negócio é aprender dirigir com calma estes carros .. e saber usar na hora que precisar este processo Tdo.. é mto legal isso..
Tudo bem, Wilkerson? A engenharia desses carros é fantástica. Abração!
você faz vídeos de altíssima qualidade, super inteligente, super didático, impressionante, imagino o trabalhão que dá pra fazer e quantas horas de vida investidas em conhecimento teórico e prático… parabéns e muito obrigado por compartilhar tudo isso conosco!
Show de bola, mais conhecimento. Porque conhecimento não ocupa espaço!!
É isso aí, Itamar! Abração!
Uma aula, aprendi muito. Tenho uma Ranger 4x4 e não sabia de tudo isso.
A BMW X5 é 4x4 sob demanda. Na maior parte do tempo é 40% de tração dianteira e 60% traseira, por priorizar mais uma condução esportiva. Porém em situações adversas ela equilibra a tração. Já o Passat CC seria full-time.
Cara que vídeo top!!!! Todos que querem comprar um carro com tração 4x4 deviam ter essa instrução. Mínima em tempo e máxima em conhecimento.
Cara muito vídeo , ótima explicação pra quem não sabe nada de 4x4 assim como eu e quero aprender
Que bom que você curtiu! Valeu, cara! 😉👊🏼
17:37 Vamos viajar porque o VÍDEO é nosso. Errou o bordão 😂
verdade! akakakakakaak! Só vi na edição! Abraço!
Muito bom vídeo. Tenho um Renegade 4x4 e acho que o maior problema dele é a eletrônica. Em casos de atolamento, onde aceleração forte tiraria o carro do lugar, a eletrônica simplesmente não permite isso, você aperta forte o acelerador e simplesmente o carro não responde, mesmo com controle de tração e estabilidade desligado. Infelizmente tem lugar que você só vence em 1ª ou 2ª e com aceleração extrema. Falta de força do motor eu garanto que não é, é eletrônica mesmo.
Coloca o câmbio no manual, trava tudo, 4 low e 4 lock. Vai sair sossegado de 1a.
Muito bem explicado ! Da mesma forma que aprendi depois de muita pesquisa e experiências desde 1991 quando comprei meu primeiro jipe até ter um Land . Poucas pessoas mesmo mecânicos ou trilheiros sabem destes detalhes todos de funcionamento do diferencial de eixos , central e dos bloqueios possíveis para eles , ou mesmo dos sistemas diferentes de tração 4X4.
Finalmente entendi a parada toda! Parabéns Ricardo pela explicação!
Muito obrigado, Maestro!
Eu tenho um Gurgel X12 1988. O sistema citado é o Seletraction. Genial para a época.
Excelente vídeo ,comprei meu primeiro 4×4, muuto exclarecedor
muito obrigado pela aula, simples e direto ao ponto.
Valeu, Igor!
Parabéns Ricardo, show de explicação
Não entendo nada de 4x4, comprei um compass agora e a cada vez q coloco ele numa estradinha de terra me apaixona cada vez mais, não dá nem vontade de andar em asfalto kkk
Compass é um carraço, Flavio! Entrou na terra, desliga o controle de tração e manda bala. O carro é bão demais! Abração!
@@SerialTrippers obrigado pela dica
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Aprendi muito com essa aula.
Que bom que curtiu! Abração!!
Perfeito meu amigo. Uma verdadeira aula. Tenho uma TR 4, excelente.
Valeu!!! 😉👍🏼
Muito legais suas explicações, eu que sou totalmente leigo no assunto, tô achando bem valiosas essas informações. 👍👍
Pocholo meus parabens nao somente por este video tao ilustrarivo mas por todo conteudo do canal!!!
Pocholo nao sou especialista mas tenho uma critica do sistema sob demanda. O youtube esta recheado de videos com a falta de sucesso deste sistema em situacoes severas (na grande maioria dos terrenos ele vai muito bem)... eu achei sistema muito inteligente mas so toca uma roda por eixo qdo necessario. No caso do bloqueio mecanico as duas rodas juntas impulsionam o veiculo portanto sou mais pelos outros sistemas q permitem mesmo o bloquei das duas rodas... Gde abraco Pocholo parabens mais uma vez...
Incrivelmente didático! Saudações!
Valeu, João!
Muito bem explicado, parabéns pelo seu trabalho e muito sucesso.
Muito obrigado, Cesar!
Escolha também de acordo com o bolso. Essas tecnologias modernas demandam manutenção mais cara também. Meu Suzuki que tem tração de jipe, a mais simples, tem 4 caixas de óleo q precisavam ser trocados de vez em quando.
17:07 Em Ilhabela, quando eu tive uma rav4 2007, o 4x4 sob demanda dela fez muita diferença na parte das estradas não asfaltadas, o que tinha de carro que derrapava nesses locais era impressionante, detalhe que essa rav4 tinha opção de bloqueio mas não precisei usar... foi um baita carro e recomendo de olhos fechados mas hoje estou com uma SW4 a diesel 2007, meu primeiro carro a diesel que não vou sair dele tão cedo.
Tudo bem? Aquelas rampas de Ilha ela, quase sempre molhadas são um bom termômetro mesmo. Mas hj vc está melhor montado. Eheheheehe! Parabéns pela escolha dos dois carros. Abração!
PARABÉNS, APRENDI MUIIIIIIIIITOOOOO.
Tamo junto, Valdir!!!! 👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼
Cherokee Sport 98-01 tem na maioria dos modelos os 3 sistemas : 4x2 , 4x4 Full Time e 4x4 Partime Reduzida.
Tudo bem, Alexandre? Esse é um clássico do offroad. Queria ter um na garagem pela importância história dele. heheheheh! Abração!
Perfeita a lembrança do Gurgel! Parabéns!
Valeu, cara! Abração!
Vdd ! Esse Gurgel (dono) estava anos luz à frente ! Lembro de em 74 chegou a lançar praticamente o primeiro carro elétrico no Brasil. 👏🏼👏🏼👏🏼
Parabens. Aposentei após 40 anos na estrada. E aprendi muito com o seu video.
Ótimo vídeo excelentes e claras explicações, show!
Muito obrigado, Eduardo! 😉👊🏼
Melhor explicação sobre tração que eu vi até agora, principalmente dando exemplo de carros no mercado. Realmente desenhou! Comprei uma s10 Z71 que diz que é para of road mas não possui o bloqueio, não entendi! A range possui. Vai etender.... No futuro vou trocar por uma que possui bloqueio
Que bom que vc curtiu, cara! Fico contente. Abração!
Muito boa a explicação, uma das melhores que eu já vi no YT. Parabéns.
Valeu, Luiz Felipe! 😉👊🏼
Ótima explicação. Tenho um Suzuki SX4. Tração por demanda. Serviu como uma luva para minha necessidade. Viagem, Ladeira com grama, sitio.
Boa! Perfeito para isso que vc descreveu mesmo. Abração, Carlos!
Olá. Parabéns. Clareou muito pra mim. Queria um vídeos seu sobre preparação da pajeiro full
Que bom que curtiu o vídeo! Fico contente. Eu adoraria preparar uma Full, mas não tenho esse carro e não tenho apoio de empresas para adquirir os acessórios. Quem sabe futuramente eu consiga algo. Abração!
Excelente vídeo , parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Valeu, Thiago! 😉👊🏼
Vídeo espetacular para quem esta procurando seu primeiro 4x4, meu caso.
Que bom que vc curtiu, Rafael! 😉👊🏼
Saverinho Cross tem o "bloqueio eletronico" que se trata desse por demanda utilizando o sensor abs pra tracionar a roda que tem contato no solo, é muito bom, torna o carro diferente! Tivemos uma em casa e a danada é valente kkkkkk Video top parabens!
Novamente um excelente trabalho ao detalhar os tipos de 4x4 existentes. Eu tenho um Compass e aproveitarei muito suas explicações. Obrigado.
Muito obrigado, Roberto!
Rapaz, nem imaginava que existia tantos tipos de 4x4. Valeu e brigadão. Gostei. Abração
Que bom que curtiu! Abração!!!
putz que aula, obrigado entrando nesse mundo maravilhoso do 4x4, lutando para pegar uma duster 4x4 de inicio
Eu tenho uma Amarok e ela tem o sistema four motion (full 4X4), já enfiei ela em lugares de off road, muito agressivos, e em todos os casos, ela se superou e me surpreendeu.
Sou campista, montanhista, escalador de rocha, instrutor de rapel, apaixonado por natureza e um pouco radical, e aqui em Santa Catarina, temos lugares com grau de off road, que podem ser muito interessantes.
Conclusão; estou surpreendido e satisfeitíssimo com minha Amarok.
O sistema da Amarok é muito funcional! Funciona bem pra caramba. Abração!
Parabéns, muito claro!
Valeu, Victor!
Uma baita aula. Muito obrigado!
Tamo junto! 👊🏼
Salve Ricardo! Curti o novo bordão no final do vídeo! ;-)
So recentemente conheci seu canal. Simplesmente o melhor que ja conheci. E nao falo so do melhor sobre off road nao. É o melhor de todos os canais que eu conheço, à medida em que nenhum outro explana tao bem sobre o assunto a que se propõe. Estou assistindo tudo e indicando para os amigos e conhecidos. Parabens
Melhor dos vídeos que assisti. Parabéns.
Que bom que gostou, Manoel! Fico contente. Abração, cara!
impressionante a sua didática, eu como leigo, acabei de ficar expert em 4x4 e diferencial....kkk
Show cara, parabéns, muito bom.
Valeu, Marcelo! 😉👊🏼
Melhor explicação sobre 4x4 que já vi! Parabéns!
Que aula. Melhor que muito professor kkk
akakakaakakak! Então clica no sininho para perder a chamada! akakakakakaakakakak! Abração, Emersson!
@@SerialTrippers já sou seguidor assíduo do canal. Entre os muitos motivos que eu quero que a quarentena acabe, um deles é pra que e tu teu grupo voltem a fazer as expedições. Viajo junto com vocês kkk
Excelente!!! Aprendi muito. Obrigado!!!
Muito didático. Esclarecedor.
Valeu, Rafael! Que bom que vc curtiu. Abração!
Parabéns pelo vídeo, muito rico em conhecimento de condução 4x4.
Valeu, cara! Fico contente que tenha curtido. Abração!
Boas explicações, tirou várias dúvidas minhas. Valeu!
Que bom que curtiu! Abração, Jonas!
É de vídeos assim curto pra caramba. Pra motivo de informação. A pajerinho Tr4 tem 4x2 4x4 acoplamento viscoso 70x30, 4x4 bloqueio e 4x4 reduzida. Cara os japa sao fera. Sábado fiz a trilha do Viaduto 13 e tunel abandonado. Da uma olhada no Google. Vespasiano Corrêa RS
Valeu, Jonas! A Mitsubishi é muito legal nessa aspecto, cara. Faz carros muito versáteis e bons de offroad. Abração!
excelente vídeo. parabéns pela explicação!
Valeu, Carlos!
Cara que aula foi essa hein?! PQP. gostei demais.
Valeu, Diego!!! TMJ!! 👊🏼👊🏼👊🏼
Topyzera
É nois no off road
Rio grande do Sul curte
Jipeiro raiz
TMJ, Cristiano! Abração!
Bacana o vídeo, sempre bom e bem vindo conteúdo 4x4 mas preciso pontuar o seguinte:
O 4x4 part time pode ser usado em situações além de chão "totalmente liso" como foi dito. Senão quem gente enfrenta trilhas fortes de verdade em terreno seco, com um veículo "part-time", tipo erosões de terra ou pedras (aonde a tracao é alta), precisaria desligar o 4x4? com certeza nao.
Mais um ponto que acho importante frisar. Uma caixa de transferencia part time fornece 2 vantagens chave na hora de uso pesado que são: 1- Maior simplicidade mecânica portanto maior confiabilidade. 2- Menor desgaste das peças moveis do eixo dianteiro, desde as cruzetas até coroa/pinhão, diferencial e homocinéticas, etc. Portanto, mais confiavel além do menor consumo de combustível por causa do menor arrastro (vs aqueles "full time" que não conseguem ficar no 4x2)
No mundo 4x4 severo, menos é mais.
Tavares, bacana suas colocações. Ele quis dizer baixa aderência. De fato, é mais prejudicial você andar em um Troller na cidade fazendo as curvas de 90 com 4x4 ligado do que em erosões. Claro, não estou falando daquelas erosões gigantes que precisam de trocentos upgrades no jipe pra vencer. Esse assunto abordado foi bastante interessante, cada aplicação tem uma preferência. Valeu.
Esse cara é fera demais... Que aula!
Valeu, Eduardo!
Muito bom .mas quero todos de pesquisada nós bloqueio da Kaiser . incrível é. Soube a 2 semanas atrás só vê you tube sobre e caros fazendo teste amostra. E caro mas não emcomoda e compensa sim e muito.adei um e é inacreditável
São bloqueios muitos bons, tem um monte de gente que usa essas bloqueios. Abração!
Até eu que sou TOTALMENTE LEIGO em mecânica entendi!!!
Show de bola!!!
Valeu, cara! 👊🏼👊🏼👊🏼
Explicação claríssima. Muito obrigado.
Valeu, Marco!
MUITO BOA SUAS ESXPLICAÇÃO .
Valeu, Luciano!
Muito bom!
😉👊🏼
Ótimo vídeo, pode falar mais do Jimny que gosto de compartilhar nos grupos! 🚜📸👏🏻🇧🇷
Valeu, John!!! Vou fazer um video só sobre Jimny! Abração!
top a explicação! Obrigado pelo conteúdo!
Valeu, Vitor!
Excelente 👏🏾👏🏾👏🏾
Cara vc não tem noção da ajuda que me deu , acabei de comprar uma ranger 2013 meu primeiro 4x4 e eu estava estranhando o fato dela quicar quando ligava o 4x4 e entrava na curva , até pensei q o carro estava com algum problema na tração, muito obrigado já ganhou mais um inscrito
Tudo bem, ALe? Que bom que o vídeo foi útil pra vc! E parabéns pelo carro novo, é um baita carro! Abração!
Super didático! Brocou!!!!
Cai de paraquedas em seu canal . Parabéns . Belas matérias. Tenho um renegade diesel com tração sob demanda. Bela explicação . Abraço
Muito obrigado, Daniel! Abração!
Muito bom, vídeo perfeito
Muito obrigado, Álvaro!
Tirou muitas dúvidas !!
😉👊🏼
Ótimo vídeo, aprendi muito.
Que bom que ajudou! Abração!!
Didática excelente. Melhor vídeo sobre o assunto até agora. Vou assistir mais de uma vez pra absorver todo conteúdo. Parabéns, cara e posta mais vídeos sobre o mundo 4x4!
Fico contente que tenha gostado, cara. Pode deixar que vou continuar postando conteúdo assim. Abração!!
Muito bom, irmão! Trouxeste um pedaço fundamental do funcionamento de um veiculo, mas que depende de conhecimento um tanto profundo, dado a complexidade do assunto, ao alcance dos que curtem o tema e não possuem o referido conhecimento. Inclusive, desperta no leigo o interesse em adquirir mais conhecimento acerca. Didática show. Parabéns!
Que bom que você curtiu, cara! Muito obrigado pelo elogio. Abração!
Já sabia muito do que foi explicado, mas a didåtica e simplicidade da aula do Ricardo sempre fazem a gente aprender um algo a mais.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, Rodrigo! Abração!
Faz 1 semana que comprei meu primeiro 4x4
Muito bom o vídeo!
Parab´[ens, Andreas! Que vc tenha bons momentos e viagens com o carro! Abração!
Cara, que show de vídeo! Uma aula para quem quer entrar neste mundo, e nunca sabe na verdade a diferença entre os sistemas!
Excelente. Obrigado!!
Excelente explicação! Parabéns!!
Muito obrigado amigo. Sou novo no mundo 4x4 . Esperando a oportunidade de fazer uma expedicao com sua equipe..
Comprei meu primeiro 4x4 hoje. Já tive uma TR4 4x2 e hoje comprei uma TR4 4x4 automática. Medo de estragar, errar, travar
Hoje entendi um pouco mais do que 4x4. Obrigado
Que bom que o vídeo foi útil pra vc! Abração, Juvenal!
tinha uma ecosport 2010 4wd, era full time, (rodava normalmente com 95% na dianteira e 5% na traseira, e tinha um botão no painel que fazia a tração ficar 50% na dianteira e 50% na traseira) ganhava em aderência, porém perdia em velocidade e bebia mais do que as convencionais...
Tudo bem, Roney? É, não tem almoço grátis. Acaba gastando um pouco mais mesmo. Abração!
@@SerialTrippers Tudo certo. Realmente não existe almoço grátis, porém vale a pena a segurança de um 4x4. Parabéns pela explicação, com certeza vai ajudar muita gente. Abraço
Excelente >>>
Valeu, Ricardo!
Show! Obrigado por compartilhar....sucesso para o canal. Abraço
Valeu, Felipe!!! 😉👊🏼
Tanto tempo sem viajar que até errou a frase rsrsrsrs mundo por vídeo é nosso.... parabéns pela material aprendi mais uma abs
é verdade! akakakakakak! Percebi só na edição! ehehehehe! Abraço!
Muito boa explicação!
Espero ter ajudado! Abração!
Muito bom , so esqueceu de falar no Subaru hehe
Parabéns, muito boa explicação 🤝
Obrigado 👍
@@SerialTrippersbom dia mestre. Sugestão de vídeo, há muitas controvérsias no tocante ao uso e desligamento do controle de estabilidade do carro antes de pegar chão. Estar com ele ativado atrapalha o trabalho da tração?