Concordo contigo, Ricardo! E posso aproveitar aqui e te pedir um apoio!? Faça comentários nos vídeos, dê o seu like, e nos ajude a conquistar mais inscritos! É muito importante - este é um fronte novo da ASAS, e precisamos mesmo do apoio de nossos fãs e seguidores! Abraço forte. Claudio Lucchesi.
Sim, tem mesmo! Assisti "quase" inteira... Bastante boa, para uma série de TV. E um ponto interessante nela é que mostra muito bem esse "protagonismo" que as aviadoras soviéticas tinham na linha de frente, mesmo em unidades mistas! Um abraço, Claudio Lucchesi.
Oi Cláudio, estou acompanhando recentemente e com muito prazer suas publicações, especialmente sobre aviação russo/soviética. Também sou de Guaratinguetá. Abraços
Olha, que legal! Um conterrâneo, seja bem vindo! Tenho muito carinho por Guará. Ainda tenho grandes amigos lá! Quando quiser prosear, estamos à disposição!!! Um grande abraço! Claudio Lucchesi
Grande Claudio, na chamada p/ estreia do vídeo eu já tinha comentado que seria sobre as Bruxas da Noite, rs. Me lembrei que devido ao som característico de seu motor, o Polikarpov Po-2 foi apelidado pelo alemães de 'Máquina de Costura" - além de outros apelidos. Apesar de não entrarem em combate é também notável o serviço das mulheres do WASP ( e outros serviços congêneres de outras nações ) que arriscaram sua vidas p/ testar e transportar aeronaves, fazendo muitas vezes voos transoceânicos, distacando-se que a confiabilidade dos equipamentos da época era muito inferior a dos atuais, agravado pelo fato de uma produção de guerra visa muitas vezes a alta taxa de produção em detrimento da qualidade. Abraços, amigo.
Grande Luciano - vi sim, que você já acertou de cara! Sobre o Po-2, ele tinha mesmo esse apelido, e diversos outros, como "espalhador de sementes" ou "kukuruza" (do russo para "milho") - por ter atuado muito como avião agrícola. Um grande avião, esse Po-2! Quero ver se ainda consigo voar num! E concordo com você, que também foi notável o trabalho das aviadoras dos serviços auxiliares aliados, como o WASP e o ATA, ligado à RAF. De minha parte, por diversas questões (incluindo a Guerra Fria e seu viés político-ideológico), até conhecemos bem essa saga das aviadoras do WASP e ATA - apesar de nunca ser demais divulgar ainda mais, como também é o caso dos Tuskegee Airmen. Mas as aviadoras soviéticas - que foram ao combate direto, além de muitas atuarem de modo similar ao WASP/ATA, só agora começam a ser (re)conhecidas aqui no Ocidente - e ainda com muita coisa ERRADA sobre elas, sobretudo na internet, e no próprio RUclips. Por isso que vamos, sim, voltar a esse tema apaixonante! Um grande abraço, Claudio Lucchesi.
Mais um ótimo vídeo, obrigado Claudio! Um tempo atrás eu li "Una donna può tutto - 1941: volano le Streghe della notte" de Ritanna Armeni. Vou pesquisar essas indicações do Kowalski e escolher a próxima leitura sobre o tema :-) ps: adorei a ideia da bibliografia! Sempre que for possível, seria ótimo ter esses conselhos de livros relacionados ao vídeo
Oi, Fabrizio! Fico feliz que esteja curtindo! Aqui no DOCUMENTO ASAS, vamos sim colocar bibliografias, como já fizemos nos vídeos do Petlyakov Pe-2 e do Messerschmitt Bf-110! Um grande abraço! Claudio Lucchesi.
Lucchesi seu canal é excelente!! Pena eu só tê-lo descoberto agora. Se me permitisse um pitaco eu diria para fazer mais vídeos exclusivos sobre histórias da II Guerra; pois, tem muito picareta pagando de especialista aqui no youtube. Gente que se gaba de ter 750 mil seguidores e um punhado de fotos autografadas, mas, que não chega nem perto do seu nível de minúcia e precisão fatual. Essa é a diferença entre um trabalho jornalístico sério e um "mister TI/EAD" metido a historiador.
Oi, Giorgio! Muitíssimo obrigado por sua mensagem! Obrigado mesmo. Seja bem-vindo ao Canal! Tem muito vídeo nas nossas playlists pra você curtir (claro, você vai ver que, dos primeiros, de março de 2020, para cá, melhoramos muito, tecnicamente - te peço para ter "paciência" com isso, nos vídeos mais antigos). E, sim, vamos colocar mais coisas da 2ª Guerra Mundial! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Grande Sandro, infelizmente acredito que ainda não foi feito um longa sobre as Bruxas da Noite. Existe uma minissérie de TV, recente e produzida na Rússia, exatamente sobre as Bruxas da Noite. Mas, sinceramente, não posso atestar se a série é boa ou não. Vi apenas um trailer. Mas fica a dica! Abraços! Claudio Lucchesi
Isso fez parte daquilo que os alemães chamavam de "Resistência Teimosa" dos soviéticos... mesmo em condições precárias e ataques fracos, mesmo morrendo muita gente, todos eles e elas simplesmente continuavam lutando como podiam e resistindo sem parar.
Maloke Games, sim - até os generais alemães eram obrigados a reconhecer o estoicismo e a quase irracionalidade da resistência dos combatentes soviéticos. Algo que, no fim, contribuiu (e muito) para a derrota da Operação Barbarossa, no último trimestre de 1941 - hoje é possível se constatar isso. Quanto às Bruxas da Noite, porém, como mostro no vídeo, elas eram mais que isso. Sua tática de exaustão psicológica e física das tropas inimigas era efetiva e teve impacto direto no resultados dos combates. Tanto que o Regimento foi chamado para participar das grandes ofensivas do Exército Vermelho (em que já não era o caso de uma "resistência teimosa") - incluindo a gigantesca Operação Bagration, no verão de 1944, que varreu todo o Grupo de Exércitos Centro alemão. E até a Luftwaffe tentou copiar a tática de combate das Bruxas (outro atestado da efetividade real desta), organizando à partir de outubro de 1942, unidades noturnas com biplanos leves (como os Heinkel He-46, Fokker CV e Gotha Go-145) e outros tipos - incluindo até caças biplanos italianos Fiat CR.42! Mas sem o sucesso das Bruxas... Um abração, Claudio Lucchesi.
Estou lendo o livro Bruxas da Noite, tudo confere. Só discordo de um pequeno detalhe, não ligado ao tema: a Operação Barbarossa teve declaração de guerra. Sugiro vender os livros que forneça material para pesquisa no Editora Asas.
Prezado Diógenes, deixe-me esclarecer a questão da declaração de guerra. A Hora Zero da Operação Barbarossa foi 03h30 de 22 de junho de 1941, um domingo. Neste horário a Wehrmacht ultrapassou a fronteira soviética, e os primeiros ataques da Luftwaffe aconteceram contra os aeródromos militares soviéticos próximos da fronteira. Às 03h30, as formações aéreas já estavam em voo. De fato, às 03h20, o vapor soviético Gaisma, ao largo de Gottland, foi atacado e afundado por barcos de ataque da Kriegsmarine. Somente duas horas depois, às 05h30, é que o embaixador alemão em Moscou, Von Schulenburg, entregou ao Governo soviético a declaração de guerra. Portanto, a Barbarossa foi sim iniciada sem declaração de guerra. Porém, ao contrário do que ocorreu em 7 de dezembro de 1941, em que uma falha da Embaixada japonesa em Washington DC levou a declaração de guerra nipônica a ser feita quando já as aeronaves do Sol Nascente atacavam Pearl Harbor, no caso alemão, foi tudo calculado e premeditado. O chanceler do 3º Reich, Von Ribbentrop, instruiu toda a sua equipe a estar "ausente" no sábado (21), incomunicável. Neste dia, o embaixador soviético em Berlim, Dekanozov, tentou todo o dia contato com Von Ribbentrop - sem sucesso. Dekanozov tinha ordens do Kremlin de esclarecer o que eram as concentrações de tropas alemãs na fronteira. Chamado a explicar isso pelo Kremlin, o embaixador alemão Von Schulenburg NEGOU qualquer atitude hostil da Alemanha à União Soviética, às 21h30 do dia 21... Tudo o que lhe escrevo pode ser conferido no excelente e clássico livro sobre a guerra no Leste, "The Road to Stalingrad", de John Erickson (Cassell Military Books, 2003). Achei excelente a sua sugestão sobre as vendas de livros! Obrigado por estar conosco. Uma coisa que me orgulha é o altíssimo nível de nosso público. Sinceramente, obrigado. Um grande abraço, Claudio Lucchesi.
@@RevistaAsas Magnífica e completa explicação. Confesso que não tinha visto sob está aspecto tão amplo, limitando meu entendimento em um possível desencontro motivado pelo fuso horário. Sou filho de ex-combatente, sobrevivente do Cruzador Bahia. Sempre me interessei pelo assunto, e seu canal é de alto nível. Mais uma vez grato pela "aula não presencial".
@@diogenesgurgel5676 que legal essa história do seu pai! Se tiver fotos dele, envie pra nós! Escreva umas linhas, para a gente colocar na "Comunidade" do Canal! Será uma honra! Nas informações do canal, você tem os nossos e-mails! Um abraço! Claudio Lucchesi.
Ao ver esse vídeo fico pensando na minha filha única. Seria com a maior das angústias vê-la, jovem e bela, ter que ir combater para defender sua casa contra um invasor bestial.
Espetáculo! As verdadeiras mulheres empoderadas.
Concordo contigo, Ricardo!
E posso aproveitar aqui e te pedir um apoio!? Faça comentários nos vídeos, dê o seu like, e nos ajude a conquistar mais inscritos! É muito importante - este é um fronte novo da ASAS, e precisamos mesmo do apoio de nossos fãs e seguidores! Abraço forte. Claudio Lucchesi.
Que baita historia! Grandiosa apresentação, parabéns!
Mais um vídeo muito bom. Traz detalhes que outros canais não trazem. Muito bom mesmo.
Conheci seu canal a poucos dias e não consigo mais parar de ver rsrsr
Parabéns amigo !! Ótimo canal!!!
Tem uma série da TV russa, Istrebiteli, "The attackers", de 2013, mto boa, claro, tem que dar um desconto, pois não é uma super produção
Sim, tem mesmo! Assisti "quase" inteira... Bastante boa, para uma série de TV. E um ponto interessante nela é que mostra muito bem esse "protagonismo" que as aviadoras soviéticas tinham na linha de frente, mesmo em unidades mistas! Um abraço, Claudio Lucchesi.
Tenho essa série completa
Também sou de Guaratinguetá, já há mto tempo em SBC desenvolvendo e fabricando radares ATC para o Brasil é exportação
Excelente documentário, primorosamente produzido e comentado, parabéns a tds os envolvidos.
Como sempre mais uma história fantástica
Muito bom.
Inscrito.
show!!!
cara ja e a quarta vez que assisto esse vieo,e acreditem ou nao cara ainda me arrepia no começo do video
Toujours excellent.
Continuez.Abraço.
Pierre Devin, lecteur de ASAS depuis le premier numéro
Que demais, Pierre, você ser leitor da ASAS desde o primeiro número! Um grande abraço! Claudio Lucchesi.
OU O POVO SOVIETICO LUTAVAM TODOS JUNTOS OU MORRERIAM, BRAVURA, HONRA, PATRIOTISMO NO SANGUE. ..... MEU RESPEITO AO EXERCITO VERMELHO.
SENSACIONAL
👏👏👏👏👏👏👏👏
Tinha que ser na União Soviética! 👏🏻👏🏻👏🏻
Oi Cláudio, estou acompanhando recentemente e com muito prazer suas publicações, especialmente sobre aviação russo/soviética. Também sou de Guaratinguetá. Abraços
Olha, que legal! Um conterrâneo, seja bem vindo! Tenho muito carinho por Guará. Ainda tenho grandes amigos lá! Quando quiser prosear, estamos à disposição!!! Um grande abraço! Claudio Lucchesi
Ótimo vídeo parabéns
Grande Claudio, na chamada p/ estreia do vídeo eu já tinha comentado que seria sobre as Bruxas da Noite, rs. Me lembrei que devido ao som característico de seu motor, o Polikarpov Po-2 foi apelidado pelo alemães de 'Máquina de Costura" - além de outros apelidos.
Apesar de não entrarem em combate é também notável o serviço das mulheres do WASP ( e outros serviços congêneres de outras nações ) que arriscaram sua vidas p/ testar e transportar aeronaves, fazendo muitas vezes voos transoceânicos, distacando-se que a confiabilidade dos equipamentos da época era muito inferior a dos atuais, agravado pelo fato de uma produção de guerra visa muitas vezes a alta taxa de produção em detrimento da qualidade.
Abraços, amigo.
Grande Luciano - vi sim, que você já acertou de cara! Sobre o Po-2, ele tinha mesmo esse apelido, e diversos outros, como "espalhador de sementes" ou "kukuruza" (do russo para "milho") - por ter atuado muito como avião agrícola. Um grande avião, esse Po-2! Quero ver se ainda consigo voar num!
E concordo com você, que também foi notável o trabalho das aviadoras dos serviços auxiliares aliados, como o WASP e o ATA, ligado à RAF. De minha parte, por diversas questões (incluindo a Guerra Fria e seu viés político-ideológico), até conhecemos bem essa saga das aviadoras do WASP e ATA - apesar de nunca ser demais divulgar ainda mais, como também é o caso dos Tuskegee Airmen. Mas as aviadoras soviéticas - que foram ao combate direto, além de muitas atuarem de modo similar ao WASP/ATA, só agora começam a ser (re)conhecidas aqui no Ocidente - e ainda com muita coisa ERRADA sobre elas, sobretudo na internet, e no próprio RUclips. Por isso que vamos, sim, voltar a esse tema apaixonante! Um grande abraço, Claudio Lucchesi.
Fantásticas 👏👏👏
Salve!!! Esse assunto de aviação no front Leste é showwwww. Faz um vídeo sobre os Normandie-Niemen. Abraço
MachineHead, obrigado! E vem muito mais por aí! Abração, Claudio Lucchesi.
Mais um ótimo vídeo, obrigado Claudio!
Um tempo atrás eu li "Una donna può tutto - 1941: volano le Streghe della notte" de Ritanna Armeni. Vou pesquisar essas indicações do Kowalski e escolher a próxima leitura sobre o tema :-)
ps: adorei a ideia da bibliografia! Sempre que for possível, seria ótimo ter esses conselhos de livros relacionados ao vídeo
Oi, Fabrizio! Fico feliz que esteja curtindo! Aqui no DOCUMENTO ASAS, vamos sim colocar bibliografias, como já fizemos nos vídeos do Petlyakov Pe-2 e do Messerschmitt Bf-110! Um grande abraço! Claudio Lucchesi.
Lucchesi seu canal é excelente!! Pena eu só tê-lo descoberto agora. Se me permitisse um pitaco eu diria para fazer mais vídeos exclusivos sobre histórias da II Guerra; pois, tem muito picareta pagando de especialista aqui no youtube. Gente que se gaba de ter 750 mil seguidores e um punhado de fotos autografadas, mas, que não chega nem perto do seu nível de minúcia e precisão fatual. Essa é a diferença entre um trabalho jornalístico sério e um "mister TI/EAD" metido a historiador.
Oi, Giorgio!
Muitíssimo obrigado por sua mensagem! Obrigado mesmo.
Seja bem-vindo ao Canal! Tem muito vídeo nas nossas playlists pra você curtir (claro, você vai ver que, dos primeiros, de março de 2020, para cá, melhoramos muito, tecnicamente - te peço para ter "paciência" com isso, nos vídeos mais antigos).
E, sim, vamos colocar mais coisas da 2ª Guerra Mundial!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Que história fantástica! Claudio você não tem dicas de filmes sobre as Bruxos da Noite?
Grande Sandro, infelizmente acredito que ainda não foi feito um longa sobre as Bruxas da Noite. Existe uma minissérie de TV, recente e produzida na Rússia, exatamente sobre as Bruxas da Noite. Mas, sinceramente, não posso atestar se a série é boa ou não. Vi apenas um trailer. Mas fica a dica! Abraços! Claudio Lucchesi
Que legal. E estaria disponível por aqui?
Isso fez parte daquilo que os alemães chamavam de "Resistência Teimosa" dos soviéticos... mesmo em condições precárias e ataques fracos, mesmo morrendo muita gente, todos eles e elas simplesmente continuavam lutando como podiam e resistindo sem parar.
Maloke Games, sim - até os generais alemães eram obrigados a reconhecer o estoicismo e a quase irracionalidade da resistência dos combatentes soviéticos. Algo que, no fim, contribuiu (e muito) para a derrota da Operação Barbarossa, no último trimestre de 1941 - hoje é possível se constatar isso. Quanto às Bruxas da Noite, porém, como mostro no vídeo, elas eram mais que isso. Sua tática de exaustão psicológica e física das tropas inimigas era efetiva e teve impacto direto no resultados dos combates. Tanto que o Regimento foi chamado para participar das grandes ofensivas do Exército Vermelho (em que já não era o caso de uma "resistência teimosa") - incluindo a gigantesca Operação Bagration, no verão de 1944, que varreu todo o Grupo de Exércitos Centro alemão. E até a Luftwaffe tentou copiar a tática de combate das Bruxas (outro atestado da efetividade real desta), organizando à partir de outubro de 1942, unidades noturnas com biplanos leves (como os Heinkel He-46, Fokker CV e Gotha Go-145) e outros tipos - incluindo até caças biplanos italianos Fiat CR.42! Mas sem o sucesso das Bruxas... Um abração, Claudio Lucchesi.
Estou lendo o livro Bruxas da Noite, tudo confere.
Só discordo de um pequeno detalhe, não ligado ao tema: a Operação Barbarossa teve declaração de guerra.
Sugiro vender os livros que forneça material para pesquisa no Editora Asas.
Prezado Diógenes, deixe-me esclarecer a questão da declaração de guerra. A Hora Zero da Operação Barbarossa foi 03h30 de 22 de junho de 1941, um domingo. Neste horário a Wehrmacht ultrapassou a fronteira soviética, e os primeiros ataques da Luftwaffe aconteceram contra os aeródromos militares soviéticos próximos da fronteira. Às 03h30, as formações aéreas já estavam em voo.
De fato, às 03h20, o vapor soviético Gaisma, ao largo de Gottland, foi atacado e afundado por barcos de ataque da Kriegsmarine.
Somente duas horas depois, às 05h30, é que o embaixador alemão em Moscou, Von Schulenburg, entregou ao Governo soviético a declaração de guerra.
Portanto, a Barbarossa foi sim iniciada sem declaração de guerra.
Porém, ao contrário do que ocorreu em 7 de dezembro de 1941, em que uma falha da Embaixada japonesa em Washington DC levou a declaração de guerra nipônica a ser feita quando já as aeronaves do Sol Nascente atacavam Pearl Harbor, no caso alemão, foi tudo calculado e premeditado. O chanceler do 3º Reich, Von Ribbentrop, instruiu toda a sua equipe a estar "ausente" no sábado (21), incomunicável. Neste dia, o embaixador soviético em Berlim, Dekanozov, tentou todo o dia contato com Von Ribbentrop - sem sucesso. Dekanozov tinha ordens do Kremlin de esclarecer o que eram as concentrações de tropas alemãs na fronteira.
Chamado a explicar isso pelo Kremlin, o embaixador alemão Von Schulenburg NEGOU qualquer atitude hostil da Alemanha à União Soviética, às 21h30 do dia 21...
Tudo o que lhe escrevo pode ser conferido no excelente e clássico livro sobre a guerra no Leste, "The Road to Stalingrad", de John Erickson (Cassell Military Books, 2003).
Achei excelente a sua sugestão sobre as vendas de livros!
Obrigado por estar conosco. Uma coisa que me orgulha é o altíssimo nível de nosso público. Sinceramente, obrigado. Um grande abraço, Claudio Lucchesi.
@@RevistaAsas
Magnífica e completa explicação. Confesso que não tinha visto sob está aspecto tão amplo, limitando meu entendimento em um possível desencontro motivado pelo fuso horário.
Sou filho de ex-combatente, sobrevivente do Cruzador Bahia.
Sempre me interessei pelo assunto, e seu canal é de alto nível. Mais uma vez grato pela "aula não presencial".
@@diogenesgurgel5676 que legal essa história do seu pai! Se tiver fotos dele, envie pra nós! Escreva umas linhas, para a gente colocar na "Comunidade" do Canal! Será uma honra! Nas informações do canal, você tem os nossos e-mails! Um abraço! Claudio Lucchesi.
As famosas Bruxas da noite com suas máquinas de costura tocavam o terror pra cima dos soldados alemães.
Olá, @expeditocottaguimaraes2847!
Obrigado pela mensagem!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
iSSO PRA MIM É O FEMINISMO REAL.. IGUALDADE NA ALEGRIA E NA TRISTEZA..
Ao ver esse vídeo fico pensando na minha filha única. Seria com a maior das angústias vê-la, jovem e bela, ter que ir combater para defender sua casa contra um invasor bestial.
O canal é patrocinado pela Embraer? Nem precisa de like kkkk
Ah, Jamilson, precisa de "like", sim!!!! kkkk
Conto com o seu apoio!
Forte abraço! Claudio Lucchesi