O Condor e o Graf Spee -
HTML-код
- Опубликовано: 27 янв 2025
- Você sabia que uma companhia aérea brasileira ajudou a Marinha de Hitler no Atlântico Sul?
Conheça a história secreta de uma operação clandestina envolvendo um avião comercial de matrícula brasileira, que poderia ter mudado o resultado de um combate naval épico!
Num vídeo exclusivo, Claudio Lucchesi e Kowalsky revelam os detalhes de como uma empresa aérea do Brasil realizou uma missão de reconhecimento marítimo em apoio ao cruzador pesado alemão Graf Spee, protagonista de uma das maiores batalhas navais de grandes navios de combate na guerra no Atlântico, a Batalha do Rio da Prata.
Conspiração, voos clandestinos, guerra de propaganda - e o destino de um dos mais modernos e importantes navios de guerra de Hitler!
COLOQUE A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!
Use máscara! Pratique o distanciamento social!
A sua atitude afeta toda a sociedade.
E se você quiser saber mais sobre a operação na América Latina de aeronaves civis e militares fabricadas pela Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini, o Kowalsky recomenta este livro único, imperdível, sobre esse tema:
Axis Aircraft in Latin America, de Santiago Rivas e Amaru Tincopa, Hikoki Publications, 2016
Conheça a loja de ASAS, adquira diretamente as edições de ASAS (em formato impresso ou digital): www.edrotacult...
Para pedidos via Whatsapp: +55 11 98250-5919
Conheça as redes sociais de ASAS:
/ revistaasas
/ revistaasas
Conheça a loja da Hangar 33, a grife de aviação do Brasil! www.hangar33.c...
Reitero congratulações pelo bordão "Pensar faz bem". Vida Feliz, Longa e Próspera.
Muitíssimo obrigado!
Forte abraço! Claudio Lucchesi.
É roteiro para um excelente filme de mais uma batalha da Segunda Guerra Mundial! 👏👏
De fato, Edwald, foi feito um filme sobre essa batalha em 1956, The Battle of the River Plate. Mas com os recursos de hoje, essa história merecia com certeza uma nova produção de cinema! Abraço! Claudio Lucchesi
O telêmetro do Graf Spee foi resgatado e encontra-se em exposição no Porto de Montevidéu. Tive a satisfação de vê-lo em 05 Nov 2014. A suástica também foi resgatada, mas, infelizmente, não está disponível ao público.
Já havia lido sobre o tema, mas essa dos Condor espiões foi novidade!!!!
Claudio esses Condor que vc mencionou nunca foram comentados anteriormente, quer em livros quer em filmes. Parabéns pela narrativa.
A guerra é ganha por quem sorte e comete menos erros
Parabéns!
Showw de história, 😀👍
Excelente vídeo Cláudio, nunca tinha ouvido falar dessa história do condor brasileiro. Aliás só o sindicato Condor brasileiro merecia um episódio inteiro, assim como aquela águia de bronze que não foi citada. Um grande abraço.
Parabéns Cláudio
Otima historia
Mais um documento de qualidade! Obrigado
Um roteirista bem bom e um diretor dava para fazer uns filme muito bom a segunda guerra Mundial
Existe um filme, razoavel, A Batalha do Rio da Prata, se bobear, tem no RUclips de 1956, em que o Peter Fintch faz o papel do Capitão Hans Langsdorff
Que historia louca, sensacional
Eu conhecia esta história até de um " possível " envolvimento do Condor do Brasil mas só agora soube bem DETALHADA o envolvimento da Condor no afundamento do Gráf Spee.
Como sempre uma excelente história!
Boa noite Claudio, adoro historias pouco conhecidas especialmente da 2ªGM e essa do Condor eu desconhecia, valeu!
Aproveitando a deixa, me lembrei que nos planos originais de fabricação sob licença de aeronaves da Focke-Wulf na fabrica do Galeão p/ a MB que começou c/ os FW-44 e FW-58 ( o único sobrevivente no mundo está no Musal ) constava tambem o FW-200, mas isso nunca se tornaria realidade.
Abraço, amigo.
Sim, Luciano, é isso mesmo - o acordo da Marinha com a Focke-Wulf incluia a produção licenciada do Fw-200. Continue sempre aqui com a gente, para descobrir outras histórias incríveis como essa! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
que história! parabéns
Que história incrível. Só você Cláudio pra trazer pra nós. Grande abraço!
Boa noite...
Gos... mas vou tomar a liberdade de deixar mais 2 outras indicações
1- o livro
A Batalha do Rio da Prata: o Drama do Couraçado Graf Spee de E. Millington-drake de 1968 da antiga editora Flaboyant
Você vai conseguir somente em sebo, vale a caçada para poder lê-lo.
2 - do filme
A batalha do rio do prata de 1956, dirigido pela dupla Michael Powell e Emeric Pressburger, com John Gregson, Anthony Quayle, Peter Finch, etc...
Este filme tem em DVD, vale a pena assistir
Recomendo ler o livro é depois assistir o filme... 🙂👍
(Gosto muito desta história..) Desculpe este é o início de me comentário que se apagou...
Luiz Roberto, pode dar quantas indicações quiser! Só acrescenta e eu te agradeço muito! Esse livro da coleção da Flamboyant eu tenho :)
Um grande abraço! E obrigado pelo apoio. Claudio Lucchesi
Em 16 ou 17 de dezembro, o Condor FW-200, o "Abaitará" - PP-CBI , com o piloto Guenther Schuster, como seu comandante, saiu do Rio de Janeiro com escalas em SP e Porto Alegre, e destino a Buenos Aires. Retornou de Buenos Aires em 19 de dezembro. O outro Condor, o "Arumani" - PP-CBJ, havia em 29 de setembro, sofrido avarias em seu trem de pouso numa aterrissagem, e não há registros posteriores de voos até dezembro de 1939.
Carlos, que informação bacana, muito obrigado! Então, no caso, foi o "Abaitará" que deve ter sobrevoado os navios britânicos. Um grande abraço! Claudio Lucchesi
@@RevistaAsas Eu pesquisei as noticias e publicações comerciais dos horarios de voos para conseguir esta informação. Se alguem mais puder confirmar ou complementar seria ótimo.
Mais um vídeo incrível! Não conhecia essa história
Ainda não recebi o novo exemplar da revista asas, sou assinante.
Oi, Marcelo! Nessa época de pandemia, às vezes isso ocorre, mas estamos muito alertas com isso. Você não pode ficar sem a sua ASAS! Como assinante, para eu checar, você está como "Marcelo Celo"? Me confirme isso, por favor. Um grande abraço, Claudio Lucchesi!
Eu me lembro da série viagem ao fundo do mar que tinha um konvosc
Exato, Keith! Tinha mesmo um Kowalsky! Que eu saiba, foi o primeiro personagem com esse nome - que recebeu uma "tributo" com o nome de um dos pinguins da animação "Madagascar". Abraço forte! Claudio Lucchesi
O Graf Spee jamais venceria a possível segunda batalha. Não só tinha problemas com o filtro de óleo, como também tinha sua cozinha pesadamente avariada além de ter gasto quase 2/3 de sua munição principal de 280mm. Ou seja, seu destino estava selado.
Eu não sabia, que um avião do Sindicato Condor, era envolvido no caso do Graf Spee. Sabia todo a história desse Coraçado, mas do envolvimento dos aviões não ero informado.
Oi, Bruno! Pois é, mas aconteceu mesmo! Continue sempre aqui com a gente, para descobrir outras histórias incríveis como essa! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
Li uma versão diferente desta história contando que na realidade partiu de Hitler a ordem de afundar o navio para não vê-lo derrotado pelo inimigo. Segundo li, já tem alguns anos, Langsdorf queria sair com o navio e combater os ingleses para que o fim do navio fosse no campo de honra.
Nilton, compreendo, mas não acredito que tenha sido o caso. Acredito que Hitler desejasse mesmo ver o navio derrotado em batalha do que afundado por sua própria tripulação, sem combate. Raeder, de fato, deu essa liberdade de escolha a Langsdorff. E depois do episódio, Hitler (que sempre foi muito supersticioso), mandou imediatamente rebatizar o Deutschland como Lutzow, pois de modo algum podia conceber de um navio com o nome da própria Alemanha (Deutschland, em alemão) ser afundado ou derrotado em batalha. Essa fixação de Hitler com nomes, aliás, explica em parte (claro, não era só isso) a sua obsessão em tomar Stalingrado (a "Cidade de Stalin", em russo). Abraço! Claudio Lucchesi.
Sindicato Condor vulgo VARIG,kkk
Oi, Pedro Augusto! Nessa época, de fato existiam as duas companhias aéreas, a Varig e o Syndicato Condor. Com a 2ª Guerra, houve uma "nacionalização" dessa última, por razões óbvias, e a companhia foi rebatizada de Cruzeiro do Sul, em janeiro de 1943. Até que em maio de 1975, foi adquirida pela própria Varig, através da Fundação Rubem Berta. Um abração! Claudio Lucchesi
Pra variar, aprendi mais uns detalhes e olhe li dois livros sobre o Graf Spee, e nada foi dito sobre nossa interferencia... indesejada, kkkk
Eu não manjo nada e n entendo nada de guerra naval. Se me falar qualquer coisa eu acredito kkkkk