Excelente resenha. Embora um grande livro, realmente "Casa de pensão" está longe da perfeição quase irretocável de "O cortiço". Obrigado pela ótima resenha, Isabella!
Li ele recentemente, e gostei. Esse ano coloquei como meta reler os livros de literatura brasileira que eu li durante o ensino médio, e ler conhecer novos livros da nossa literatura, e Casa de Pensão foi um desses novos.
Que história interessante esse da mãe do Aluísio, já tinha ouvido falar dessa mãe corajosa e cheia de amor próprio fugindo de um casamento idiota. Um verdadeiro exemplo para mulheres que ainda hoje em dia aguentam maus tratos.
Eu li Casa de Pensão, gostei muito. Aluízio Azevedo é um dos melhores escrtores brasileiros. O que eu acho incrível é que excelentes livros dele não são muito reconhecidos. Eis três exemplos: O Coruja (na minha opinião, a obra-prima do escritor); A Condessa Vésper (um romance incrível, a gente não consegue parar de ler - o dia que a Globo descobri-lo virará uma ótima minissérie); e O Homem (surpreendente. Aluízio Azevedo antes de Freud já falando em histeria, alucinação...). Abraços!!!!
Sou fã dos escritores naturalistas. Com ênfase em Aluísio Azevedo. Li, praticamente, todos os livros dele, a partir de Casa de Pensão. Considero o melhor dessa fase de A.A. Aluísio Azevedo foi talvez o único escritor que conseguiu viver só da literatura. Escrevia muito por encomenda. O Cortiço, O Mulato e Casa de Pensão têm a marca forte do movimento Naturalista.
Já li anteriormente "O Mulato" e "O Cortiço" do Aluízio, mas pelo bom argumento este entrou pra lista e já tá no kindle para futuras leituras. Que bom que vc está de volta, Isa!
Sou apaixonado por tudo que já li do autor. Mesmo sendo obras realistas e até pesadas de ser ler, Aluísio Azevedo tem um humor meio Walcyr Carrasco pra contar histórias que eu amo. Os personagens são muito carismáticos hahaha ❤️
Fiquei curioso de conhecer a história de Casa de Pensão. Não cheguei a ler essa obra na escola, mas O Cortiço é um dos meus livros favoritos. Obrigado, Isa, por essa resenha e pelo estímulo à apreciação da nossa literatura 🤩
NESSES ULTIMOS DOIS ANOS ME INTERESSEI MUITO POR JORGE AMADO E FOI EM UMA PESQUISA POR MAIS TITULOS DE JORGE AMADO QUE DESCOBRI O SEU CANAL ATRAVES DESSA PESQUISA E QUE POR SINAL E O MELHOR CANAL DE LITERATURA. OBRIGADA POR TER ESSE CANAL MARAVILHOSO QUE NOS PROPORCIONA UM OTIMO CONTEUDO DE GRACA E DE QUALIDADE.
Estou estudando para o vestibular da UFPR e este vídeo vai ajudar muito na compreensão desse livro. Não sei como tem gente que prefere decorar tópicos em vez de ler esses clássicos: a leitura é desafiadora, mas vale a pena.
Pela resenha, acho que é uma obra interessante. Gosto de histórias com muitos personagens. Gosto também quando parte da história não tem qualquer impacto no enredo principal se for escrito de forma agradável. E esse desenvolvimento do personagem de bom para melhor ou coisas similares para mim é bastante irrelevante, eu até gosto quando não acontece dependendo do caso.
Olhe que há outros tantos bons livros que se é obrigado a ler para o vestibular, viu, Isa?! Rsrs Gosto muito quando você fala de literatura brasileira e essa resenha está incrível.
O livro realmente é maravilhoso, é muito interessante ver que ele foi escrito durante o amadurecimento do autor enquanto escritor. Na minha opinião, os personagens secundários são muito detalhados e os principais acabam sendo esquecidos no meio da trama. Quando eu acabei de ler, fiquei com a impressão de que esse livro poderia ter sido um conto de menos de 100 páginas, apenas com a história principal que é ótima. Parabéns pela resenha Isa!!
Amo quando você traz esses livros mais clássicos ou muito de vestibular/escola, porque eu tenho um pouco de preconceito e acabo ficando com vontade de ler por causa desses vídeos.
Olá, boa tarde, li seu cometi e achei muito interessante, pq no vestibular da minha cidade, essa obra é uma das que precisa, eu queria lhe perguntar: Você que leu, achou as perguntas no vestibular difícil?
@@helloabarrosoevangelistalo1285 não, são perguntas básicas, como saber a escola literária do autor e muitas vezes trechos do livro e perguntando o que motivou aquilo e tals...
Participo de um grupo no Whatsapp de leitura coletiva de clássicos, chegou notificação do teu vídeo, quando vi que era clássico nacional enviei o vídeo pra lá antes mesmo de assistir, certeza que vai ficar na lista para as próximas leituras conjuntas.
Talvez o Autor quis dizer que o Amâncio(personagem principal) era um homem sem noção do que fazia ou seja sem escrúpulos.Que não tinha compromisso com boas maneiras da Sociedade.
Spoilers O cara era um pinto louco, esse tipo não vive muito, felizmente. Queria a esposa do campos, a Lúcia, e "desvirtuou" a Amélia, que na época era um crime grave. Se não fosse o coqueiro, o próprio Campos iria matar ele.
Bom dia, Isa!! Fiquei muito empolgada para ler o livro. Suas resenhas são incríveis, quero comprar todos ...rs, já tem alguns me aguardando na estante. 🤭 Bjs 😘
Gosto de passear na livraria, viajando pela grande variedade de livros. Mas me chama a atenção a pouca oferta de livros nacionais, principalmente grandres clássicos
Estava um pouco desanimada do livro porque o protagonista me irritava kkkkk porém, quando isso ocorre, e eu sei que o livro é bom de um modo geral, eu venho ver um vídeo seu, me anima de mais a continuar a leitura!
Isa, vc foi tão fundamental e importante para a minha vida como leitor! Eu comecei a assistir seu canal quando eu tinha 13 anos e desde então comecei a me interessar cada vez mais por literatura brasileira. Ngm gostava desses livros, mas o jeito q vc falava deles era tão empolgante e tão bom, q eu amava ler Jorge Amado, Machado de Assis etc. Por isso nunca senti dificuldade em ler esses clássicos
Preciso ver menos o seu canal. Todo livro de que você fala entra pra minha lista, você tem o dom de cativar e nos deixar com vontade de ler! O problema é que a vida é uma só pra dar conta de tanta leitura! Kkkk
Li há mais de 30 anos, muito jovem. Depois de ler O Cortiço, me interessei por conhecer outras obras do autor e encontrei essa. Gostei muito. Mas desiludi cedo demais com a humanidade kkkk
Mas, Isa, essa questão do não desenvolvimento emocional do personagem, será que não foi proposital? Afinal a escrita do autor tem como premissa a realidade... logo que pessoa rica depois de um acontecimento chocante, muda de fato...
Menos de dois min. De vídeo e já me convenceu. Tenho uma ed de sebo TB. Já quero ler pra ontem, ainda que tenha os defeitos que vc mencionou. Acho q vale a leitura!
Nostalgia dos meus 20 anos, que foi quando conheci esse livro, " Cortiço " ... até já quis chamar um filho de Alouísio, se eu o tivesse, rsrsrsrsrs por causa do autor desse livro. Não li Cortiço inteiro, mas pretendo viu. (Precisei editar a postagem, pq tinha confundido os nomes dos livros do Alouísio, rsrsrsrsrsrs).
Isa, eu sinceramente até acho coerente o Amâncio não ter mudado em nada ao longo dessa aventura, pois, como você mesma disse, ele não era lá muito inteligente. E, se ele tivesse pelo menos um pouco o costume de refletir, não acredito que seria para se tornar uma pessoa melhor, mas sim apenas para não cair em outra armadilha dessas de novo.
O grande pecado de Aluízio, a exemplo de Silvio Romero era nutrir uma inveja doentia em relação ao talento de Machado; covardemente, deixou transbordar só após morte de Machado. Cabe registrar que Machado era um dos melhores amigo de seu irmão, o Arthur. Isso não diminuiu o valor da sua obra, contudo, nos causa tédio.
Poderia fazer uma resenha sobre o livro "A Dívida"? Seria muito legal se aprofundar nos livros de Artur de Azevedo com o teor realista que ele aplicava.
Com todo respeito aos que discordam, mas esse livro é uma incrível confluência de personagens detestáveis ( até o narrador se torna isso, em certos momentos), misturado com uma reunião de fatos incrivelmente patéticos e sem nenhuma consistência lógica. O personagem pensa/quer varias coisas, e faz deliberada e espontaneamente outras totalmente diferentes. Agente percebe que o que havia de bom em o Cortiço foi estragado, e o que havia de ruim tornou-se ainda pior, tornando essa obra um livro que foi lido por mim sem tanta seriedade, só para rir desse cenário de tanta imundice e perfídia.
Esse livro me fez concluir que não gosto do naturalismo, as descrições são muito grotescas. Agora, sendo mais específica, "A casa de pensão" é um livro um tanto engraçado, tem muitas expressões muito diferentes, porém, achei os personagens muito dramaticos e interesseiros, o que me causou muita agonia. Enfim, a leitura foi muito interessante, no começo achei chato mas depois não consegui parar de ler.
Lembrando o quarto de despejo tmbm, eu sempre faço essa associação não sei o pq kk o cortiço eu li e fiquei qrendo q acabasse logo na metade kk acho q foi pq eu era adolescente e precisava dele pra prova kk
Objetivo atingido... fiquei com muita vontade de ler. Já li o Mulato e estava com O Cortiço na fila, mas acho que Casa de Pensão vai passar na frente :-)
É um prazer ver seus comentários sobre livros, muitos que já li mais de uma vez estão merecendo uma releitura. Aluísio Azevedo é um grande escritor e seu irmão Artur Azevedo é um contista excepcional. Os jovens precisam se interessar mais pela literatura brasileira. Sugiro o livro "Os tambores de São Luis" do nosso grande escritor Josué Montello.
Acho que o personagem do Amâncio não demonstra evolução emocional na história, pois é o que chamamos hoje de um sociopata. Ele só se importa com o saciamento de seus desejos, não está aí para ninguém.
Li duas vezes, apenas por prazer, e confesso que fiquei inclinado a ler de novo, depois de assistir seu vídeo. Rsrs...
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente resenha. Embora um grande livro, realmente "Casa de pensão" está longe da perfeição quase irretocável de "O cortiço". Obrigado pela ótima resenha, Isabella!
Li ele recentemente, e gostei. Esse ano coloquei como meta reler os livros de literatura brasileira que eu li durante o ensino médio, e ler conhecer novos livros da nossa literatura, e Casa de Pensão foi um desses novos.
Eu reli Memórias Póstumas de Brás Cubas. A-m-e-i 💓
Eu também quero reler os livros
Não acredito que não conhecia esse vídeo!!!! EU SIMPLESMENTE AMOOO ALUISIO! E Casa de Pensão é maravilhoso! Dei muita risada
Que história interessante esse da mãe do Aluísio, já tinha ouvido falar dessa mãe corajosa e cheia de amor próprio fugindo de um casamento idiota. Um verdadeiro exemplo para mulheres que ainda hoje em dia aguentam maus tratos.
Isabela é um Deleite te Ver! Uma Flor Bela! Linda!
Reli Memórias Póstumas...Que livro! Que autor! Que tudo! 👏👏👏
Casa de pensão, o mulato e o cortiço. São obras imortais.
Estou lendo atualmente, realmente é muito bom. ❤
Um dos meus escritores favorito já lir o mulato e cortiço Filomena uj
Meu também.
Eu li Casa de Pensão, gostei muito. Aluízio Azevedo é um dos melhores escrtores brasileiros. O que eu acho incrível é que excelentes livros dele não são muito reconhecidos. Eis três exemplos: O Coruja (na minha opinião, a obra-prima do escritor); A Condessa Vésper (um romance incrível, a gente não consegue parar de ler - o dia que a Globo descobri-lo virará uma ótima minissérie); e O Homem (surpreendente. Aluízio Azevedo antes de Freud já falando em histeria, alucinação...).
Abraços!!!!
Interessante. Vou procurar essas obras.
Sou fã dos escritores naturalistas. Com ênfase em Aluísio Azevedo.
Li, praticamente, todos os livros dele, a partir de Casa de Pensão. Considero o melhor dessa fase de A.A.
Aluísio Azevedo foi talvez o único escritor que conseguiu viver só da literatura. Escrevia muito por encomenda.
O Cortiço, O Mulato e Casa de Pensão têm a marca forte do movimento Naturalista.
Já li anteriormente "O Mulato" e "O Cortiço" do Aluízio, mas pelo bom argumento este entrou pra lista e já tá no kindle para futuras leituras. Que bom que vc está de volta, Isa!
Simplesmente O cortiço é meu livro nacional preferido! 😻🥰
Sou apaixonado por tudo que já li do autor. Mesmo sendo obras realistas e até pesadas de ser ler, Aluísio Azevedo tem um humor meio Walcyr Carrasco pra contar histórias que eu amo. Os personagens são muito carismáticos hahaha ❤️
Fiquei curioso de conhecer a história de Casa de Pensão. Não cheguei a ler essa obra na escola, mas O Cortiço é um dos meus livros favoritos. Obrigado, Isa, por essa resenha e pelo estímulo à apreciação da nossa literatura 🤩
Este livro é realmente muito bom mesmo!!! Gostei dele desde minha adolescência.
Estou na vibe de literatura brasileira. Li O cortiço de Aluísio de Azevedo.
Li muito esse livro. É uma delícia .
Eu li e adorei esse livro. 💯🤩📕💜
Li faz muito tempo, nem lembrava mais o conteúdo, tô me sentindo idosa entre vcs. Rssss
NESSES ULTIMOS DOIS ANOS ME INTERESSEI MUITO POR JORGE AMADO E FOI EM UMA PESQUISA POR MAIS TITULOS DE JORGE AMADO QUE DESCOBRI O SEU CANAL ATRAVES DESSA PESQUISA E QUE POR SINAL E O MELHOR CANAL DE LITERATURA. OBRIGADA POR TER ESSE CANAL MARAVILHOSO QUE NOS PROPORCIONA UM OTIMO CONTEUDO DE GRACA E DE QUALIDADE.
Um dos melhores livros que li. Há 10 anos li. Vou relê-lo.
O melhor autor.
Sonhava com essa resenha kkkk. Seus livro é maravilhoso. A história é muito envolvente . Parabéns pelo Canal. Bjos
Esse livro é ótimo.🤩
Eu morro de rir com as descrições da Isa sobre as capas dessa série da Editora Ática KKKKKKKKKKKK
Gostei. Irei ler. Estou tentando ler mais os clássicos brasileiros.
Eu preciso ler pelo vestibular, mas você acabou me convencendo a ler por prazer Hahaha. Ameiii❤
Que louco isso, quase comprei esse livro anteontem na livraria
AMO você trazendo os classicos brasileiros! ❤
Estou estudando para o vestibular da UFPR e este vídeo vai ajudar muito na compreensão desse livro. Não sei como tem gente que prefere decorar tópicos em vez de ler esses clássicos: a leitura é desafiadora, mas vale a pena.
Eu tenho um certo preconceito de obras do século XIX, mas confio muito em vc e irei comprar. Obrigado pela indicação. Abraço.
Isabella adoro teu canal! Muito Obrigada pelo excelente trabalho!❤
Pela resenha, acho que é uma obra interessante.
Gosto de histórias com muitos personagens. Gosto também quando parte da história não tem qualquer impacto no enredo principal se for escrito de forma agradável. E esse desenvolvimento do personagem de bom para melhor ou coisas similares para mim é bastante irrelevante, eu até gosto quando não acontece dependendo do caso.
Olhe que há outros tantos bons livros que se é obrigado a ler para o vestibular, viu, Isa?! Rsrs
Gosto muito quando você fala de literatura brasileira e essa resenha está incrível.
Vou salvar para assistir depois porque gosto de ler a obra antes, mas, desde já, curiosa demais!😍😍😍🌸🌸🌸
O livro realmente é maravilhoso, é muito interessante ver que ele foi escrito durante o amadurecimento do autor enquanto escritor. Na minha opinião, os personagens secundários são muito detalhados e os principais acabam sendo esquecidos no meio da trama. Quando eu acabei de ler, fiquei com a impressão de que esse livro poderia ter sido um conto de menos de 100 páginas, apenas com a história principal que é ótima. Parabéns pela resenha Isa!!
Amo quando você traz esses livros mais clássicos ou muito de vestibular/escola, porque eu tenho um pouco de preconceito e acabo ficando com vontade de ler por causa desses vídeos.
Li por obrigação de vestibular e me apaixonei! Que desenrolar de história incrível, e um final digno de cinema!
Olá, boa tarde, li seu cometi e achei muito interessante, pq no vestibular da minha cidade, essa obra é uma das que precisa, eu queria lhe perguntar:
Você que leu, achou as perguntas no vestibular difícil?
@@helloabarrosoevangelistalo1285 não, são perguntas básicas, como saber a escola literária do autor e muitas vezes trechos do livro e perguntando o que motivou aquilo e tals...
Tem uma personagem nesse livro que é simplesmente tenebrosa que envolve a morte de um bebê.
Dando spoiler de um livro escrito há mais 100 anos 😱
Participo de um grupo no Whatsapp de leitura coletiva de clássicos, chegou notificação do teu vídeo, quando vi que era clássico nacional enviei o vídeo pra lá antes mesmo de assistir, certeza que vai ficar na lista para as próximas leituras conjuntas.
@@kellylimama1910 existe sim Kelly
Iniciamos a leitura de caninos brancos esse mês. Se quiser entrar manda teu número que dou um oi
@@aniquelecarvalho9737 Oi ainda existe esse grupo?
Esse grupo ainda existe? Kkkkk quero participar
@@kraken083 existe sim, passa teu número
@@kraken083 Existe sim, se quiser participar manda o número
Mais um vídeo incrível, e ainda por cima com o devido valor à memória e história! Esse canal é uma escola!
Talvez o Autor quis dizer que o Amâncio(personagem principal) era um homem sem noção do que fazia ou seja sem escrúpulos.Que não tinha compromisso com boas maneiras da Sociedade.
Spoilers
O cara era um pinto louco, esse tipo não vive muito, felizmente. Queria a esposa do campos, a Lúcia, e "desvirtuou" a Amélia, que na época era um crime grave. Se não fosse o coqueiro, o próprio Campos iria matar ele.
@@blackened5845 E eu pensando que campos ia da um de coronel jesuino e matar Amâncio
Nem vi ainda, mas é meu favorito dos clássicos então já amei a resenha. É mais sutil que o cortiço, naturalismo que não é taaao facilmente perceptível
Eu nem vou fazer vestibular e to lendo ele pela segunda vez!!! É muito bom cara kk o Aluísio é demais!!!
Isa, NUNCA troque essa musiquinha de fundo dos vídeos dos clássicos nacionais 😍💕
Bom dia, Isa!!
Fiquei muito empolgada para ler o livro. Suas resenhas são incríveis, quero comprar todos ...rs, já tem alguns me aguardando na estante. 🤭
Bjs 😘
Adooorooo
Amo Aloísio Azevedo.
Excelente resenha, Isa🥰
É sempre bom quando tem resenha de um clássico brasileiro 😉
Nunca li, vou procurar no sebo do meu bairro. A história da mãe do autor me lembrou a da Chiquinha Gonzaga, que também fugiu do marido violento.
Achei o meu por 10 reais kkkk.
Gosto de passear na livraria, viajando pela grande variedade de livros. Mas me chama a atenção a pouca oferta de livros nacionais, principalmente grandres clássicos
Faço eu a mesma pergunta! 😂🤣😂🤣😂 Valeu por mais essa sugestão minha linda.😘
Excelente
Estava um pouco desanimada do livro porque o protagonista me irritava kkkkk porém, quando isso ocorre, e eu sei que o livro é bom de um modo geral, eu venho ver um vídeo seu, me anima de mais a continuar a leitura!
Isa, vc foi tão fundamental e importante para a minha vida como leitor! Eu comecei a assistir seu canal quando eu tinha 13 anos e desde então comecei a me interessar cada vez mais por literatura brasileira. Ngm gostava desses livros, mas o jeito q vc falava deles era tão empolgante e tão bom, q eu amava ler Jorge Amado, Machado de Assis etc. Por isso nunca senti dificuldade em ler esses clássicos
Que conteúdo incrível 🥰
Preciso ver menos o seu canal. Todo livro de que você fala entra pra minha lista, você tem o dom de cativar e nos deixar com vontade de ler! O problema é que a vida é uma só pra dar conta de tanta leitura! Kkkk
Tive o prazer de ler este livro no início do ano
Ja li há muito tempo rsrsrs e eimu gostei muito , prefiro mais esse do que O cortiço 😘
Um dos nossos melhores romances.
Li há mais de 30 anos, muito jovem. Depois de ler O Cortiço, me interessei por conhecer outras obras do autor e encontrei essa. Gostei muito. Mas desiludi cedo demais com a humanidade kkkk
Um dos melhores livros que já li na vida.
Incrível como os personagens do Azevedo são humanos e cheios de defeitos e falhas de caráter.
Li O Cortiço há tanto tempo, que preciso reler. Obrigada pela indicação e pela pesquisa sobre o acontecimento que inspirou Casa de Pensão.
Já li. Ótimo livro.
Mas, Isa, essa questão do não desenvolvimento emocional do personagem, será que não foi proposital? Afinal a escrita do autor tem como premissa a realidade... logo que pessoa rica depois de um acontecimento chocante, muda de fato...
Uau, nunca tinha ouvido falar! Já quero ler!
Já tentei várias vezes ler o cortiço. Até hoje não consegui, mas não desisti.
Sério! Por que? Eu já li duas vezes.
Favoritei ano passado ❤️
Já li há muito tempo... vou reler... bjs
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Esse livro eeee maravilhoso
Queria muito um dia uma resenha de O Ateneu ❤️
Menos de dois min. De vídeo e já me convenceu. Tenho uma ed de sebo TB. Já quero ler pra ontem, ainda que tenha os defeitos que vc mencionou. Acho q vale a leitura!
Vc é ótima, Isa.
gostei mais de Casa de ~Pensão do que O Cortiço.
Nostalgia dos meus 20 anos, que foi quando conheci esse livro, " Cortiço " ... até já quis chamar um filho de Alouísio, se eu o tivesse, rsrsrsrsrs por causa do autor desse livro. Não li Cortiço inteiro, mas pretendo viu.
(Precisei editar a postagem, pq tinha confundido os nomes dos livros do Alouísio, rsrsrsrsrsrs).
Já quero ler
Isa, eu sinceramente até acho coerente o Amâncio não ter mudado em nada ao longo dessa aventura, pois, como você mesma disse, ele não era lá muito inteligente. E, se ele tivesse pelo menos um pouco o costume de refletir, não acredito que seria para se tornar uma pessoa melhor, mas sim apenas para não cair em outra armadilha dessas de novo.
O grande pecado de Aluízio, a exemplo de Silvio Romero era nutrir uma inveja doentia em relação ao talento de Machado; covardemente, deixou transbordar só após morte de Machado. Cabe registrar que Machado era um dos melhores amigo de seu irmão, o Arthur. Isso não diminuiu o valor da sua obra, contudo, nos causa tédio.
Ariano sendo ariano kkk
Vou assistit o cortico. Ja li.
Poderia fazer uma resenha sobre o livro "A Dívida"? Seria muito legal se aprofundar nos livros de Artur de Azevedo com o teor realista que ele aplicava.
Isa, faz uma leitura coletiva do Mestre e Margarida bjs
Com todo respeito aos que discordam, mas esse livro é uma incrível confluência de personagens detestáveis ( até o narrador se torna isso, em certos momentos), misturado com uma reunião de fatos incrivelmente patéticos e sem nenhuma consistência lógica.
O personagem pensa/quer varias coisas, e faz deliberada e espontaneamente outras totalmente diferentes.
Agente percebe que o que havia de bom em o Cortiço foi estragado, e o que havia de ruim tornou-se ainda pior, tornando essa obra um livro que foi lido por mim sem tanta seriedade, só para rir desse cenário de tanta imundice e perfídia.
Mais um pra fila, comprando... Beep!
Esse livro me fez concluir que não gosto do naturalismo, as descrições são muito grotescas. Agora, sendo mais específica, "A casa de pensão" é um livro um tanto engraçado, tem muitas expressões muito diferentes, porém, achei os personagens muito dramaticos e interesseiros, o que me causou muita agonia.
Enfim, a leitura foi muito interessante, no começo achei chato mas depois não consegui parar de ler.
Isa perfeita!
Foi minha segunda leitura do Aluísio, e me recordo que na época fiquei “uauu” após terminar.
Ótimo vídeo minha cara👏🏽
Lembrando o quarto de despejo tmbm, eu sempre faço essa associação não sei o pq kk o cortiço eu li e fiquei qrendo q acabasse logo na metade kk acho q foi pq eu era adolescente e precisava dele pra prova kk
Objetivo atingido... fiquei com muita vontade de ler. Já li o Mulato e estava com O Cortiço na fila, mas acho que Casa de Pensão vai passar na frente :-)
Isa, amo seu canal
Oiiiii... avisa quando vai ler literatura brasileira, pra gente ler também.
Caraca fiz o pedido dele ante ontem essa resenha já vai me preparar pra quando ele chegar
É um prazer ver seus comentários sobre livros, muitos que já li mais de uma vez estão merecendo uma releitura. Aluísio Azevedo é um grande escritor e seu irmão Artur Azevedo é um contista excepcional. Os jovens precisam se interessar mais pela literatura brasileira. Sugiro o livro "Os tambores de São Luis" do nosso grande escritor Josué Montello.
Acho que o personagem do Amâncio não demonstra evolução emocional na história, pois é o que chamamos hoje de um sociopata. Ele só se importa com o saciamento de seus desejos, não está aí para ninguém.
Vou aproveitar as férias pra ler casa de pensão
Comenta algum livro que os booktoks indicam, tipo A biblioteca da meia-noite
Sobre o personagem não mudar nada, eu gosto da parte que o livro fala exatamente isso. Que ele não conseguiu se adaptar a cidade grande.