A última frase desse livro , que foi a frase dirigida por Ana Rosa ao Dias, foi a que me fez chorar , na madrugada de hoje(20/11/2024), quando ela ontrara carinhosamente, já casada e com filhos dele e não tendo nenhum filho de Raimundo, pq havia perdido pelo susto que tomou ao ver o seu amor morto. Quando ela trata Dias, com todo o carinho e cuidado a lágrima desceu dos meus olhos 😭. Na minha mente prefiro imaginar que eles ficaram juntos e pronto
Concordo com suas considerações Isa. Este lance da "superioridade branca" é algo que volta a aparecer em O Cortiço. Por isto, por mais "mente aberta" que Aluízio procurasse ser, ele tbm trazia vários preconceitos de sua época. Em O Mulato esta questão racial é ainda mais incômoda, pois se choca justamente com o core da história: o preconceito. Parabéns pela resenha! Foi ótima!
Ouvi esse livro em audiobook, encantei-me com as definições dos personagens, com os diálogos e com a crítica à Igreja. Qto a definição dos escravos como poderia o autor fugir de contar as limitações destes, ocasionadas pelos maus-tratos e péssima alimentação, creio eu. Não sou romântica, mas me vi torcendo pelo casal e achei o Raimundo covarde e hesitante (o q fez resultar o final) e a Ana Rosa muito mais corajosa. Final surpreendente 📚📚📚
@@glauqueiroz5586eu também torci por isso o tempo todo. Mas aí reside a genialidade do autor: ele, o padre, um homem do clero, jamais pagaria pelo mal que fez. Não perante a justiça dos homens. Pra quem crê na justiça divina, pode ser que a alma do miserável, tenha ido para o inferno. Eu como não acredito nisso 😔 E pensar que existe muitos cônegos Diogo por aí😢E muitas Marias Bárbara. Por isso esse livro é tão impactante.
Aluísio descreveu toda sua revolta contra nossa terra (Maranhão). Conhecendo um pouco de sua verdadeira história, não digo que o livro seja ao todo preconceituoso, ele simplesmente expôs tudo que viveu e por isso não poupou críticas. O preconceito não é arcaico, ele é vivo fere e mata.
Eu gostei muito deste livro, me identifiquei muito com o Raimundo, também sou mulato, fiz ensino superior e me sentia deslocado no meio dos colegas brancos (nunca fui desrespeitado por nenhum deles), assim como ele se sentia no meio da sociedade maranhense.
Maranhão é berço de grandes escritores de renome nacional : Aluízio Azevedo, Gonçalves Dias Coelho Neto, Josué Montelo, Sozandrade e etc. São Luis já foi considerada Atenas Brasileira pela grande atividade culural
Acabei de terminar o livro e vi ver seu vídeo. :) Amei! "O Mulato" não é melhor que "O Cortiço", mas a crítica a igreja é algo historicamente ousado pra época e é o viés mais interessante do romance.
Iza, o Naturalismo não é uma escola literária, e sim uma ramificação ou tendência do movimento Realista. Não é considerado escola, pois trata de explorar, de forma mais direta, o aspecto materialista da existência humana. Como o Realismo tem características específicas, coube a uma de suas tendências-o Naturalismo- explorar o caráter do homem, o seu instinto, como resultado do ambiente ao qual está inserido . O homem é visto como um produto biológico, pressionado pelo seu ambiente social. Abraços. Adoro suas resenhas. São sempre maravilhótimas!
Josivaldo, ela trata dessa forma o Naturalismo, creio eu, que seja porque a esmagadora parte das escolas ensinam dessa forma! Inclusive meu professor de literatura do Pre Vestibular, que dá aula nas maiores escolas de Santa Catarina , ensina o Naturalismo com escola! Fica a dica😉
Aqui em Portugal tive literatura brasileira, na universidade , foi aí que ouvi falar a primeira vez deste livro, mas nunca o cheguei a ler. Agora, vou, certamente, fazê-lo. Obrigada, mais uma vez.
Quando eu era criança eu não sabia que era negra. Sério. Eu achava que nem existia isso de " negra" ou " branca", pra mim era tudo igual, pessoas. Era "eu , Vanessa", era " minha amiga", entende? N me enxergava cor , eu enxergava somente pessoas. Até que um dia aconteceram 2 coisas comigo. 1: uma menina, criança, em uma lotérica estava inquieta e a mãe dela brigou com ela e disse pra ela ficar quieta igual a mim , que estava comportada. Aí ela, uma criança, olhou pra mim com cara de nojo , outra criança e disse " Mas mãe ela é negra" . Eu escutei aquilo e isso ficou na ecoando , " eu sou negra? Mas o que é ser negra? Porque ela disse que eu era negra ? Eu sou normal. Negra ?" Isso ficou ecoando, porque eu não conseguia entender o que isso significava, qual era o problema, o peso , a importância. Eu só senti que aquilo não era algo bom , pois ela usou como se ser negra não fosse bom. 2: Eu estava em um ônibus com minha mãe para ir pra casa , o ônibus estava cheio e íamos segurando nas cadeiras do ônibus. Então, em uma das balançadas do ônibus eu encostei na mulher que estava sentada sem querer. Minha mãe é branca. Então a mulher olhou pra minha mãe e falou como se ela n fosse minha mãe e disse " Tira essa menina de perto de mim , ela tá suja , vai me sujar" Eu não estava suja. De nada. Ela começou limpar o braço. E minha mãe ficou com raiva e começou a discutir com ela e eu não entendi porque minha mãe ficou com tanta raiva e nem porque a mulher falou que eu estava suja , pois eu não estava. Eu sinceramente não entendi. Quando chegamos em casa vi minha mãe chorar, e ela me disse " nunca deixe ninguém dizer nada com vc , vc não tem nenhum problema, vc é normal sim filha " Foi aí que eu entendi que era porque eu era " negra" e muitos viam que ser negra era ruim. Era apenas uma criança. Queria nunca ter entendido isso tão cedo.
Oi Isa, adoro seus vídeos e você sempre me inspira. Só queria fazer um comentário, que, embora menos frequente (ou um evento raro), essa pessoa poderia sim ter olhos azuis. A genética é muito, muito, mas muito mais complexa do que previu Mendel e muitos outros eventos interagem para definir nossas características. Parabéns por ser sempre incrível!
Foi o primeiro livro do Naturalismo que li. Amei a escola Naturalista logo de cara! A história é muito boa (os vilões são maus feito pica-paus e o retrato da sociedade hipócrita e racista é muito bem feito)e o final, por mais cruel que seja, é bem "a vida como ela era". Não dá pra comparar com o " Cortiço " que é o opus magnum mas é muito bom, sim.
Aluísio não teve "azar" de nascer no Maranhão. Até porque, se tivesse nascido em outro local, ele não teria escrito O Mulato da maneira que é... ou de maneira alguma.
Resenha excelente! A sociedade de São Luís no século XIX é muito semelhante à sociedade paulistana do século XXI. Vide o diálogo recente da primeira dama da capital paulista.
Poliana Silva Nossa li esse livro e fiquei um pouco perdida!! Gostei de uma forma geral, mas teve partes que mesmo relendo ficou confuso para mim... Ia amar uma resenha dele aqui!!
Isa, amei essa resenha. Parabéns. Além do embasamento que vc deu, adorei o fato de saber não só o resumo e contexto, mas sua opinião sobre o livro. Tanto os aspectos positivos como negativos. Ótimo formato de vídeo!
Estou perplexo com essa narrativa. Só estou no capítulo III, e por retratar a escravidão no Maranhão essa trama nos provoca fortes emoções, como por exemplo: •O preconceito de Maria Bárbara, avó de Rosa, que chamava os negros de "sujos"; •O descaso com o jovem português Manuelzinho; •Quitéria, esposa de José da Silva, que açoitou Domingas, amante do seu marido e escrava, por raspar-lhe a cabeça e deixar-lhe completamente nua e com as partes genitais queimadas a ferro em brasa, e isso na frente do seu filho.
ruclips.net/video/Fc7sxAySoOE/видео.html "Brancos aprendem a ser racistas por construção social" - Dra. Lia Vainer Schucman Entrevista com a Dra. Lia Vainer Schucman na TV Folha (2015). Psicóloga e pesquisadora, a Dra. Lia Schucman é autora da tese e do livro: "Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo".
Acabei de ler o livro . .estou com uma raiva 😂😂😂 principalmente com o final, de la para ca a Vida de um mulato, continua nao valendo muita coisa ! Eu fiquei imaginando mil finais e me deparo com essa coisa fria ! Acho qué sou muito romantica / vingativa para essa era naturalista 😂😂😂😂 se eu Fosse ele tinha feito igual a historia do livro ventos uivantes ...ai Como EU sou maldosa 😅😅😅
Sou Mulato Solteropolitano e Sou Contra o Preconceito Racial deveria Ser Crime Aqueles ou Aquelas que Não Respeita Quem Nasceu Mulato de Misturas de Raças e Descendentes de pai negro com Mãe Branca Eu Sou Mulato Filho de Meu Pai Biológico Negro Com Mãe Branca E Viva o 13 de Maio Só Pra Mim e Para Todos Mulatos e Todas as Mulatas que Eu Sou Gilmar da Boca do Rio Salvador Bahia E Eu Sou Mulatão e Mereço Respeito como Todos e Como Todas
+jessycaluz Na época do Brasil imperial, não havia a divisão por regiões como hoje (nordeste, centro-oeste etc). O próprio narrador de O Mulato fala que o Maranhão é uma província do norte, porque ele tem como referência a Corte (Rio de Janeiro).
Ler Antes de Morrer Não, amor. Paes é um vestibular aqui do Maranhão para Universidade Estadual (UEMA). Eles indicam três obras literárias e dessa vez foi: Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto Auto da Compadecida - Ariano Suassuna O Mulato - Aluísio Azevedo AH, E OBRIGADA POR MAIS UM VÍDEO ENCANTADOR.
Isabela, querida, reassisti essa resenha. A leitura do livro me envolveu muito. Mas o motivo pelo qual comento aqui, é para pedir a você para resenhar a obra FOGO MORTO, de José Lins do Rego, se é que não já a fez. Foi minha última leitura, incrível do início ao fim.
Oi, Isa! Amei ver uma resenha de um autor da minha terra por aqui! Já li O Mulato e Casa de Pensão do autor e gosto bastante das obras dele. Adoro os clássicos nacionais porque foi por eles que comecei a gostar da literatura, O Mulato foi um dos primeiros clássicos que li e mesmo não tendo na época absorvido todo o contexto da obra amei a leitura. Parabéns pelo vídeo!
Georgia Santos Felizmente estamos, aos poucos, nos livrando dessa oligarquia maldita. Nas últimas eleições para governador a família Sarney não foi muito bem. Desejo, de coração, que em 2018 sejam derrotados novamente! Amo meu Maranhão.
Atrasada está você, o Maranhão é o único estado do Brasil que os índices nos seus indicadores melhoraram e onde é o maior salário de professor que chega a quase 6 mil reais, o governo sabe que o que pode mudar a educação é o professor e ele valoriza, convido a você vim visitar o Estado para ver a diferença! Viva o Maranhão terra de Gonçalves Dias, Aluísio de Azevedo, Alcione, Zeca Baleiro, entre outros...
A última frase desse livro , que foi a frase dirigida por Ana Rosa ao Dias, foi a que me fez chorar , na madrugada de hoje(20/11/2024), quando ela ontrara carinhosamente, já casada e com filhos dele e não tendo nenhum filho de Raimundo, pq havia perdido pelo susto que tomou ao ver o seu amor morto. Quando ela trata Dias, com todo o carinho e cuidado a lágrima desceu dos meus olhos 😭. Na minha mente prefiro imaginar que eles ficaram juntos e pronto
Orgulho dos literários maranhenses
Aposto que o Sarney naquela época já era vivo
KKKKKKK...!!! o Maranhão era uma província de costumes arcaicos e moralistas. A Dinastia Sarney foi herdeira da aristocracia patriarcal e escravista.
Concordo com suas considerações Isa.
Este lance da "superioridade branca" é algo que volta a aparecer em O Cortiço. Por isto, por mais "mente aberta" que Aluízio procurasse ser, ele tbm trazia vários preconceitos de sua época. Em O Mulato esta questão racial é ainda mais incômoda, pois se choca justamente com o core da história: o preconceito.
Parabéns pela resenha! Foi ótima!
Ouvi esse livro em audiobook, encantei-me com as definições dos personagens, com os diálogos e com a crítica à Igreja. Qto a definição dos escravos como poderia o autor fugir de contar as limitações destes, ocasionadas pelos maus-tratos e péssima alimentação, creio eu. Não sou romântica, mas me vi torcendo pelo casal e achei o Raimundo covarde e hesitante (o q fez resultar o final) e a Ana Rosa muito mais corajosa. Final surpreendente 📚📚📚
Fiquei indignada. Tava torcendo era pra que o padre pagasse de alguma forma pelo que fez
@@glauqueiroz5586eu também torci por isso o tempo todo. Mas aí reside a genialidade do autor: ele, o padre, um homem do clero, jamais pagaria pelo mal que fez. Não perante a justiça dos homens. Pra quem crê na justiça divina, pode ser que a alma do miserável, tenha ido para o inferno. Eu como não acredito nisso 😔 E pensar que existe muitos cônegos Diogo por aí😢E muitas Marias Bárbara. Por isso esse livro é tão impactante.
A crítica não é só uma crítica, é uma aula. Cheia de contextualização! Parabéns!!!
Alex Tzimisce Isso é o que mais amo aqui!!
Aluísio Azevedo é maravilhoso
Um titan da literatura brasileira quando o escritor e carioca e exelente
Aluísio descreveu toda sua revolta contra nossa terra (Maranhão). Conhecendo um pouco de sua verdadeira história, não digo que o livro seja ao todo preconceituoso, ele simplesmente expôs tudo que viveu e por isso não poupou críticas. O preconceito não é arcaico, ele é vivo fere e mata.
Eu gostei muito deste livro, me identifiquei muito com o Raimundo, também sou mulato, fiz ensino superior e me sentia deslocado no meio dos colegas brancos (nunca fui desrespeitado por nenhum deles), assim como ele se sentia no meio da sociedade maranhense.
viva a nossa literatura ♡♡♡♡
Maranhão é berço de grandes escritores de renome nacional : Aluízio Azevedo, Gonçalves Dias Coelho Neto, Josué Montelo, Sozandrade e etc.
São Luis já foi considerada Atenas Brasileira pela grande atividade culural
Olga Oliveira uma pena que a população e o governo não cuidam do estado, menos ainda do seu patrimônio artístico :/
Os detalhes que ele dá no livro, não são cansativas, são muito interessado pra quem gosta.
Acabei de terminar o livro e vi ver seu vídeo. :) Amei!
"O Mulato" não é melhor que "O Cortiço", mas a crítica a igreja é algo historicamente ousado pra época e é o viés mais interessante do romance.
Quas são os principais acontecimentos do 1° e 2° cap? Preciso muito da sua ajuda
Verdade!!
@@ST-is9do Eu li esse livro em duas semanas, para de ser preguiçoso...
@@MarcosVinicius-sh3sqkkkkkkk
Uma resenha nacional que gostaria que tu fizesse, seria O auto da compadecida! Excelente resenha, como sempre ☕😘
O MULATO é uma obra prima na literatura nacional
Iza, o Naturalismo não é uma escola literária, e sim uma ramificação ou tendência do movimento Realista. Não é considerado escola, pois trata de explorar, de forma mais direta, o aspecto materialista da existência humana. Como o Realismo tem características específicas, coube a uma de suas tendências-o Naturalismo- explorar o caráter do homem, o seu instinto, como resultado do ambiente ao qual está inserido . O homem é visto como um produto biológico, pressionado pelo seu ambiente social.
Abraços. Adoro suas resenhas. São sempre maravilhótimas!
Josivaldo, ela trata dessa forma o Naturalismo, creio eu, que seja porque a esmagadora parte das escolas ensinam dessa forma! Inclusive meu professor de literatura do Pre Vestibular, que dá aula nas maiores escolas de Santa Catarina , ensina o Naturalismo com escola! Fica a dica😉
Aqui em Portugal tive literatura brasileira, na universidade , foi aí que ouvi falar a primeira vez deste livro, mas nunca o cheguei a ler. Agora, vou, certamente, fazê-lo. Obrigada, mais uma vez.
nossa q legal vcs estudam literatura brasileira?
Amo literatura brasileira
Aluisio de azevedo tem clássicos que são preferidos pra mim.
Terminei de ler a obra nessa madrugada, e cá estou eu a assistir o vídeo com um sorriso de orelha a orelha. Aluísio é maravilhoso!
Eu amo o MULATO. É um livro corajoso e muito atual. Gosto muito de como descreve cada cena
Quando eu era criança eu não sabia que era negra. Sério. Eu achava que nem existia isso de " negra" ou " branca", pra mim era tudo igual, pessoas. Era "eu , Vanessa", era " minha amiga", entende? N me enxergava cor , eu enxergava somente pessoas. Até que um dia aconteceram 2 coisas comigo. 1: uma menina, criança, em uma lotérica estava inquieta e a mãe dela brigou com ela e disse pra ela ficar quieta igual a mim , que estava comportada. Aí ela, uma criança, olhou pra mim com cara de nojo , outra criança e disse " Mas mãe ela é negra" . Eu escutei aquilo e isso ficou na ecoando , " eu sou negra? Mas o que é ser negra? Porque ela disse que eu era negra ? Eu sou normal. Negra ?" Isso ficou ecoando, porque eu não conseguia entender o que isso significava, qual era o problema, o peso , a importância. Eu só senti que aquilo não era algo bom , pois ela usou como se ser negra não fosse bom. 2: Eu estava em um ônibus com minha mãe para ir pra casa , o ônibus estava cheio e íamos segurando nas cadeiras do ônibus. Então, em uma das balançadas do ônibus eu encostei na mulher que estava sentada sem querer. Minha mãe é branca. Então a mulher olhou pra minha mãe e falou como se ela n fosse minha mãe e disse " Tira essa menina de perto de mim , ela tá suja , vai me sujar" Eu não estava suja. De nada. Ela começou limpar o braço. E minha mãe ficou com raiva e começou a discutir com ela e eu não entendi porque minha mãe ficou com tanta raiva e nem porque a mulher falou que eu estava suja , pois eu não estava. Eu sinceramente não entendi. Quando chegamos em casa vi minha mãe chorar, e ela me disse " nunca deixe ninguém dizer nada com vc , vc não tem nenhum problema, vc é normal sim filha " Foi aí que eu entendi que era porque eu era " negra" e muitos viam que ser negra era ruim. Era apenas uma criança. Queria nunca ter entendido isso tão cedo.
Boa noite Isabella Lubrano, ótima resenha,de um grande,e excelente, clássico da literatura brasileira!!!
Um dos clássicos que mais me marcaram! Amei o vídeo!
que trabalho impecável!!!!
Que explicação maravilhosa. 😍😍😍
Tenho uma avaliação da Universidade hoje e seu vídeo está me ajudando bastante.
Gostei muito do comentário-resumo sobre o Mulato, de Aluísio de Azevedo, a obra inaugural do Naturalismo no Brasil. Parabéns!
Oi Isa, adoro seus vídeos e você sempre me inspira. Só queria fazer um comentário, que, embora menos frequente (ou um evento raro), essa pessoa poderia sim ter olhos azuis. A genética é muito, muito, mas muito mais complexa do que previu Mendel e muitos outros eventos interagem para definir nossas características. Parabéns por ser sempre incrível!
Bem lembrado! E amei ver que essa história despertou uma discussão que envolve Biologia🤗
Análise completa , parabéns 👏📚
Foi o primeiro livro do Naturalismo que li. Amei a escola Naturalista logo de cara! A história é muito boa (os vilões são maus feito pica-paus e o retrato da sociedade hipócrita e racista é muito bem feito)e o final, por mais cruel que seja, é bem "a vida como ela era". Não dá pra comparar com o " Cortiço " que é o opus magnum mas é muito bom, sim.
Me apaixonei por essa mulher❤❤ que mulher linda,e inteligente!
Aluísio não teve "azar" de nascer no Maranhão. Até porque, se tivesse nascido em outro local, ele não teria escrito O Mulato da maneira que é... ou de maneira alguma.
Exatamente! Comentário cirúrgico o seu!
Suas resenhas sempre incríveis!
A literatura brasileira é maravilhosa demais da conta rsrs
Fala incrivelmente bem e tem uma eloquência magistral , parabéns e obg !
Obrigada ❤❤❤
Belíssima apresentação!
ele fala de lugares ate hoje existem. muito bom hoje se chama projeto reviver que é o centro histórico legal.!!!
Gostei muito da forma que você abriu o vídeo.
Aliás, eu gostei de tudo. Você apresenta tudo de forma maravilhosa.
O mulato devia virar uma novela ou então um filme💬 gostei mt do vídeo.👏👏👏👏
Melhor não... Eles iriam fazer dele outro "cortiço"...
Uma série!!!
Sou do Maranhão e você está certinha, o nosso Estado é bem atrasado em quase tudo.
Suas resenhas são excelentes!!!! Cada uma mais feliz que a outra. Parabéns!!!!!!!!!!!!!
Faz sobre "O primo Brasílio " adoraria ver suas críticas sobre o livro. Adoro seus vídeos !!!!!!!!!
Li o mulato. Adorei suas análises desse livro. Parabéns pelo vídeo! Ficou demais
Resenha excelente! A sociedade de São Luís no século XIX é muito semelhante à sociedade paulistana do século XXI. Vide o diálogo recente da primeira dama da capital paulista.
Literatura brasileira 😍 Não vejo a hora de ouvir uma resenha sobre MACUNAÍMA.
Poliana Silva Nossa li esse livro e fiquei um pouco perdida!! Gostei de uma forma geral, mas teve partes que mesmo relendo ficou confuso para mim... Ia amar uma resenha dele aqui!!
Tbm quero Macunaíma!
Muito bom, excelente explanação 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Tá ai um livro que poderia virar uma série/filme para introduzir ao público.
Faz resenha dos livros do Carl Sagan. ❤❤❤❤
Boa noite
Li esse livro há muito tempo. Adorei sua resenha, como sempre.
bjs
Como sempre, resenha muito bem explicada e cheia de informações. Adorei o livro e o vídeo. Beijos!!!!
Muito bem comentado
Faz um bom tempo que li esse livro. Está na lista dos que pretendo reler.
Adorei!!!!
Amei muito bom
Livro incrível! Ótima resenha! (:
Isa, amei essa resenha. Parabéns. Além do embasamento que vc deu, adorei o fato de saber não só o resumo e contexto, mas sua opinião sobre o livro. Tanto os aspectos positivos como negativos. Ótimo formato de vídeo!
Amo seu jeito de resenhar. Aprendendo muuuuito... rsrsrs
Muito bom, Parabens!
Ótimo vídeo!
Esse livro é incrível
Muito bem.😃😃😃😃😃
Adorei o vídeo, parabéns!! Me ajudou bastante no meu trabalho para a escola.
Linda desde sempre!! Adoro as tuas resenhas!!
Achei engraçado o que você disse sobre os romances românticos de fato até hoje vende muito que o diga nora Roberts e similares
Estou perplexo com essa narrativa. Só estou no capítulo III, e por retratar a escravidão no Maranhão essa trama nos provoca fortes emoções, como por exemplo:
•O preconceito de Maria Bárbara, avó de Rosa, que chamava os negros de "sujos";
•O descaso com o jovem português Manuelzinho;
•Quitéria, esposa de José da Silva, que açoitou Domingas, amante do seu marido e escrava, por raspar-lhe a cabeça e deixar-lhe completamente nua e com as partes genitais queimadas a ferro em brasa, e isso na frente do seu filho.
pra mim o mais nojento de todos é o padre
ruclips.net/video/Fc7sxAySoOE/видео.html
"Brancos aprendem a ser racistas por construção social" - Dra. Lia Vainer Schucman
Entrevista com a Dra. Lia Vainer Schucman na TV Folha (2015).
Psicóloga e pesquisadora, a Dra. Lia Schucman é autora da tese e do livro:
"Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo".
São personagens que eu tive que ter paciência para aturar e terminar o livro
Olha, extremamente incômodo 😢 Me impactou de uma maneira, esse livro...
Isabella, você poderia em algum momento ler e falar sobre "O Brasil tem cura", acredito que seja um livro interessante!📗
Maravilhosa aul
Queria ver vc falando de um livro da fase romântica do Machado de Assis, vc iria se surpreender...
Acabei de ler o livro . .estou com uma raiva 😂😂😂 principalmente com o final, de la para ca a Vida de um mulato, continua nao valendo muita coisa ! Eu fiquei imaginando mil finais e me deparo com essa coisa fria ! Acho qué sou muito romantica / vingativa para essa era naturalista 😂😂😂😂 se eu Fosse ele tinha feito igual a historia do livro ventos uivantes ...ai Como EU sou maldosa 😅😅😅
Eu também
Me deu uma raiva tremenda, o desfecho dessa história 😡😣
Surtei, vim procurar a resenha desse livro maravilhoso no canal da Isa torcendo para ter resenha e TEM!
Sou Mulato Solteropolitano e Sou Contra o Preconceito Racial deveria Ser Crime Aqueles ou Aquelas que Não Respeita Quem Nasceu Mulato de Misturas de Raças e Descendentes de pai negro com Mãe Branca Eu Sou Mulato Filho de Meu Pai Biológico Negro Com Mãe Branca E Viva o 13 de Maio Só Pra Mim e Para Todos Mulatos e Todas as Mulatas que Eu Sou Gilmar da Boca do Rio Salvador Bahia E Eu Sou Mulatão e Mereço Respeito como Todos e Como Todas
Excelente!!!
Isa, só um alerta, o Maranhão é da região nordeste, beijinhos
+jessycaluz Na época do Brasil imperial, não havia a divisão por regiões como hoje (nordeste, centro-oeste etc). O próprio narrador de O Mulato fala que o Maranhão é uma província do norte, porque ele tem como referência a Corte (Rio de Janeiro).
Na época era norte.
jessycaluz .
jessycaluz ela disse que é do norte do Brasil e não da região Norte, não creio que esteja errada.
O Maranhão geograficamente né no Norte do Brasil, mas geopoliticamente no nordeste do Brasil! ;D
Isa, faz resenha da obra "O primo Basílio"!♡♥♡ Eu estou lendo e to adorando♡♥♡
eu tbm
Maravilhosa!
obra literária indicado pelo Paes 2019
Pelo Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio?
Não, o paes que ele se referiu é o processo seletivo de acesso à educação superior do Maranhão. É o vestibular tradicional da UEMA.
Ler Antes de Morrer Não, amor. Paes é um vestibular aqui do Maranhão para Universidade Estadual (UEMA). Eles indicam três obras literárias e dessa vez foi:
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
O Mulato - Aluísio Azevedo
AH, E OBRIGADA POR MAIS UM VÍDEO ENCANTADOR.
Samara Fr Já li todos.
caiu uma questão que ela citou, na hora da prova lembrei dela kkk sobre detalhismo exagerado do cenário onde as cenas ocorrem
Incrivel ...comecei hoje a mar literatura
Eu Gosto Muito Do Livro, O Mulato.
Caramba, literatura e genética!!! Tá arrebentando mesmo!!!
Isa você é maravilhosa !!!!
Parabéns
Viva A Mestiçagem e Viva Os Mulatos de Todo O Brasil Bahia Salvador e interior Da Bahia Conde e No Brasil inteiro
Isabela, querida, reassisti essa resenha. A leitura do livro me envolveu muito. Mas o motivo pelo qual comento aqui, é para pedir a você para resenhar a obra FOGO MORTO, de José Lins do Rego, se é que não já a fez. Foi minha última leitura, incrível do início ao fim.
Amei sua resenha!
Tinha desistido de ler logo no início... Mas depois desse vídeo decidi continuar kkkkk
faz análise de Morte e Vida Severina, por favor
Adorei sua resenha! Faz uma resenha de algum livro do Ariano Suassuna! Bjs!
Sobre escritores latinos, pode ser que no futuro vc faça algum vídeo sobre algum do Eduardo Galeano?
Ótima resenha! ❤
Que moça linda, e esse nariz? Perfeito
12:18 obrigado pela aula de biologia, Isa! rs
REPLY
incrivel , amei muitoooo. agora me fexplica como consegue ter cabelo maravilhoso ?
Oi, Isa!
Amei ver uma resenha de um autor da minha terra por aqui! Já li O Mulato e Casa de Pensão do autor e gosto bastante das obras dele. Adoro os clássicos nacionais porque foi por eles que comecei a gostar da literatura, O Mulato foi um dos primeiros clássicos que li e mesmo não tendo na época absorvido todo o contexto da obra amei a leitura. Parabéns pelo vídeo!
Casa de pensão me conquistou!. Sempre peço pra ela resenhar. Quem sabe um dia, né?
Casa de pensão me conquistou!. Sempre peço pra ela resenhar. Quem sabe um dia, né?
Amei! Ainda da uma breve aula de genetica!! s2 rss
Queria saber explicar um livro como vc😍👌
Incrivelmente o Maranhão continua atrasado, devido ao domínio Sarney e sua equipe.
Georgia Santos Felizmente estamos, aos poucos, nos livrando dessa oligarquia maldita. Nas últimas eleições para governador a família Sarney não foi muito bem. Desejo, de coração, que em 2018 sejam derrotados novamente! Amo meu Maranhão.
Concordo!!!!!
Atrasada são as informações que estão chegando até você o Maranhão não é mais governado pela família Sarney
Atrasada está você, o Maranhão é o único estado do Brasil que os índices nos seus indicadores melhoraram e onde é o maior salário de professor que chega a quase 6 mil reais, o governo sabe que o que pode mudar a educação é o professor e ele valoriza, convido a você vim visitar o Estado para ver a diferença! Viva o Maranhão terra de Gonçalves Dias, Aluísio de Azevedo, Alcione, Zeca Baleiro, entre outros...
Maranhão não é mais governado pela família Sarney. Precisa se informar mais, essa xenofobia é foda😤
O Maranhão está localizado na região NORDESTE do Brasil.
Querida, amo seu canal !
Entrei agora, então não sei se já foi falado sobre " Mil e uma noite "
Ganhou mais um inscrito! Gostei muito me só, você além de super inteligente é muito linda 😍 parabéns 👏👏👏❤️