Acabei de ler esse livro. A impressão que tive é que o trio principal (Basil, Dorian e Henry) representam três situações diferentes. Dorian, no início, é a pureza, algo imaculado, quase divino, mas que acaba sendo corrompido por Henry, que representa o mal, os vícios e o pecado. Já o Basil é a junção desses dois personagens. Ele busca ser bom, como Dorian era, mas, justamente por admirar tanto a pureza e a beleza de Dorian, acaba decaindo para uma espécie de vício, que é a valorização exagerada do que é superficial. Basil seria aqui é face humana, alguém que vive na gangorra entre o bem e o mal.
Não gostava de ler e um amigo deixou uma caixa de livros em casa pq ele não tinha espaço na nova casa dele e um dia entendiado abri a caixa e escolhi esse livro pra tentar ler... esse foi o primeiro livro que li e abriu as portas da minha mente e me fez despertar o prazer de ler. ..
O que fizeram com o Oscar wilde foi horrível, bárbaro. Preso apenas por sua orientação sexual, fazendo trabalhos forçados e ficando quase cego e praticamente surdo. Saindo da cadeia em 1897, foi exilado em Paris, em 1900, oscar wilde falece de meningite agravada pela sífilis,passando os últimos anos de sua vida alcoolizado, doente e pobre. Uma palavra :horrível
@@Alessandro-1708 Muito pelo contrário!! Temos milhares de casos, todos os anos, de homicídios que tiveram como motivação, unicamente, a orientação sexual da vítima! Famílias abandonam os filhos por serem gays, muitos casos de suicídio de jovens em conflito com sua orientação sexual... Não me venha com essa falsa narrativa. As coisas melhoraram de fato, muito graças aos direitos humanos que alguns tanto abominam, mas temos um longo caminho ainda! Só o seu comentário e o seu desprezo pelo próximo já corrobora meu ponto.
Gustavo Oliveira "Temos milhares de casos" blá, blá, blá. Para com essas estatísticas fajutas. Maioria dos casos de morte de gays é pela vida que levam na noite, outros são mortos por seus companheiros. Pesquisa aí como gays são tratados na Rússia, em Cuba, Coréia do Norte... Para com esse vitimismo e choradeira, caralho. Tá vivendo no melhor país do mundo pra ser gay e fica se vitimizando. Porra!
@@Alessandro-1708 os índices de homicídios países como Filipinas é percentualmente maior que o do Brasil e mesmo assim vivemos uma crise de segurança pública não é mesmo?? Ser pior em algum lugar não justifica a situação atual. Os índices não são fajutos como você afirma dizer, podemos citar só o estudo que serviu de auxílio para o julgamento do pleno do STF na ADO 26. Favor observar o voto do ministro Celso de Mello que ele dá uma aula sobre a situação! O último relatório que tenho notícia é da GBB que apontou um aumento de 30% no número de homicídios "homofóbicos" (entre aspas porque esse termo não existe juridicamente). Me aponte os estudos e relatórios sobre os dados que você afirma que terei o maior prazer de lê-los.
Gustavo Oliveira Os índices são fajutos sim, todos manipulados, e nós temos 60mil assassinatos por ano DE PESSOAS. Englobando homens, mulheres, crianças, gays, anões e afim. Agora...? Puta que pariu, STF?! Aquele antro de vagabundos socialistas?? Tá de sacanagem, não dá pra levar a sério aqueles patifes. Não acredito neles e em nenhum órgão de pesquisas. E pra deixar claro aqui, não tenho nada contra gays, tenho contra gente sem caráter, é bem diferente.
Como de praxe, uma resenha maravilhosa que instiga uma aproximação maior à boa literatura. De longe, a melhor. Parabéns e continue com esse trabalho maravilhoso.
Quando ele cita.. todo retrato pintado com sentimento retrata o artista e não o modelo. Acho que todos nós temos um pouco disso. Ao pintar ao se fotografar. A fotografia muitos dizem que quando fotografamos temos um pouco da gente nela. Muitas vezes por mais feio que seja, vemos uma beleza.
Eu amo esse livro, mas a vida de Wilde consegue ser bem mais interessante (risos) Isa se puder leia de "De Profundis" que são as cartas que ele fez na prisão para o seu amado Lorde Douglas, que se segundo o próprio tinha "lábios feitos para a loucura de beijar"...
Confesso que alguns diálogos principalmente do Lorde Henrry por vezes me deixaram sem um pleno entendimento por ter uma oratória muito complexa...mas da pra ler numa boa,em um modo geral é um livro que dá pra entender sua essência e tem uma narrativa muito agradável e viciante,por isso eu não achei um livro cansativo!
Tenho 17 anos. Comecei a ler e consigo compreender 😮 é impressionante. Parece mais compreensível do que FRANKESTEIN. Talvez por esse ter mais diálogos em si. Achei muito interessante, saí grifando praticamente o livro todo por tantos trechos interessantes que gostaria de relembrar! Acho que o que me ajudou a entender foi ter lido devagar. Cada palavra. E quando não entendia eu relia a página ou quando achava interessante.
Isa, comprei esse livro ano passado e só agora li, comecei ontem e terminei hoje, não deu pra parar! Muita reflexão, partes filosóficas, lições. Sempre que acabo um livro, é sagrado ir ver resenha do canal da Isa e da Tati.
Aprendi essa palavra no próprio livro e é, para mim, a melhor representação do Dorian Gray. egotismo é a tendência dos indivíduos de atribuir seus sucessos a fatores internos, como inteligência, esforço etc. enquanto atribuem seus fracassos a fatores externos, como azar ou incompetência alheia.
Esse livro é de uma magnitude tamanha que por mais absurdo que pareçam as filosofias de Henry você por um momento concorda com tudo aquilo, como se Wilde por meio do Henry manipulasse o leitor! Incrível! Engraçado que a vida do autor se confunde com a história do livro de tal forma que ao ser preso pelo crime de indecência (sodomia) Wilde carregava um livro de capa amarela exatamente a mesma cor do livro que envenenou Dorian, a data e a idade quando a transformação é operada em Gray é a mesma que Wilde descobre sua homossexualidade. Referências colocadas pelo ambíguas. O teor homossexual é latente em todo o romance praticamente um triangulo amoroso entre Henry, Basil e o nosso protagonista, tanto que Wilde disse "que talvez Dorian seria o que eu queria ser em outra época" (mais ou menos gente eu não sei decorado) outra época em referencia a era helenística onde a homossexualidade era livre, por isso Dorian ( Amor Dórico). Ao meu ver Henry molda Dorian e o coage a fazer tudo o que ele nunca teve coragem de fazer, como se o próprio criasse um monstro.
Literatura e grego? Não tenho a menor afinidade. Esta obra me atraiu. O exemplar me foi dado por uma professora aposentada. Achei que o retrato da capa era de uma mulher. Muito tempo depois reparei que era o retrato de homem. Daí li. E li outra vez. E preciso ler outra vez. Infinitos significados.
Eu que vivi com uma narcisista 😮😮😮😮 Esse livro é a mais pura verdade sobre os narcisistas! Seres que vivem na miséria emocional, destruindo a vida de suas vítimas!!!!
Isa, senti falta de pelo menos uma menção ao Lord Henry na trajetória do Dorian. Na minha opinião, o Lord Henry é, ao mesmo tempo, o estopim para as grandes mudanças na vida do Dorian e o alter ego mais evidente do próprio Oscar Wilde. É impossível compreender o livro sem considerar a presença desse personagem - da forma como você mencionou o momento em que o Dorian se "apaixonou" pelo próprio quadro, parece que aquilo aconteceria independentemente da influência do Lord Henry. Ah, e sugiro você ler no futuro a "versão sem cortes" da Biblioteca Azul! Há trechos que ficaram bem diferentes na versão mais difundida.
Concordo. As vezes me sentia "manipulado" pelo Lord Henry, ele fazia agente concorda com as barbaridades que ele falava, Wilde é um gênio. A edição da biblioteca azul é maravilhosa. Com notas muito interessantes, algumas informações que poderiam passar batidas são reveladas para o leitor não tão atento, super vale a pena.
É uma pena termos tão pouco de um autor tão maravilhoso, que embora não sentisse a obrigação de passar nada com as obras o fazia, por simples ignorância da sociedade. A Inglaterra vitoriana foi mt hipócrita e cruel, mas incrivelmente uma época com uma ótima produção literária né? Essa edição da Leya era tão bonita, só consegui o corcunda de Notre dame, queria ter colecionado. Bjs
- O Retrato de Dorian Gray é um livro maravilhoso, consegue ser muito intenso em alguns momentos e extremamente inteligente em outros (através reflexões e pensamentos filósoficos) personagens maravilhosos e carismáticos e muito bem desenvolvidos, tudo isso se transforma em algo extremamente belo. Oscar Wilde gênio demais.
Acabei de ler o livro e adorei! Saí com a cabeça explodindo principalmente com o Henry. Ele na minha opinião muitas vezes se faz como os pensamentos do próprio Oscar Wilde, que eram considerados imorais, do mesmo modo como o Henry era considerado um imoral
Achei que faltou falar do Lord Henry. Afinal a história, mesmo que meio mascarada, era também sobre um triângulo amoroso. Sem contar que os insights do Lorde Henry são maravilhosos. aa edição da Editora Biblioteca Azul além de muitas notas, é a versão original que o Oscar Wilde escreveu antes da intervenção do editor que transformou o livro suavizando principalmente as questões de homossexualidade.
11 месяцев назад
Sim, Henry é o gande "diabão" da história, responsável por encarnar a filofosia hedonista e hipócrita da época.
Quando li este livro não sabia quem tinha sido o autor, nem absolutamente nada sobre o livro… Que sensação maravilhosa ao virar cada página avidamente para ver o desenrolar dos acontecimentos … e as cenas pareciam se desenhar na minha mente … acho q vale a releitura!
Esse livro com certeza é um dos meus preferidos da vida. Os momentos de reflexões aos quais o autor nos remete sobre a vida, beleza, cobiça e até sobre a própria natureza humana são arrebatadores e inescapáveis. A filosofia é presente principalmente nas passagens em que Lord Henry expõe suas idéias. Além disso, o próprio contexto da escrita da obra torna tudo mais interessante, cativante, é uma leitura realmente predadora. A ressaca literária É CERTA depois desse livro hahah E sobre o prefácio: "Podemos perdoar um homem por fazer alguma coisa útil, desde que ele não a admire. A única desculpa para fazer alguma coisa inútil é podermos admirá-la intensamente. Toda arte é completamente inútil." Parabéns pelo vídeo =)
Uma sugestão pra mais uma leitura maravilhosa de Oscar Wilde: "Contos de Fadas". Publicado em 1888, contos infantis (mas encanta a todos) que escreveu para seus próprios filhos!!! Simplesmente maravilhoso!!
O Retrato de Dorian Gray é um dos meus livros preferidos de todos os tempos. Me fez pensar muito sobre esta questão do envelhecimento, do valor que a gente dá à beleza e à juventude, muitas vezes sacrificando nossas outras qualidades...enfim, um grande livro que merece ser lido e relido.
Isabella, parabéns pela bela resenha, eu amo tudo de Oscar Wilde, tenho a obra completa (presente de meu pai, numa bela edução em volume único - um primor de livro - o meu maior tesouro na estante), tenho ainda, três edições do livro "O retrato de Dorian Gray". Gosto muito dos contos voltado ao público infantil e das peças, ele tinha uma forma única de escrever sobre a sociedade e seus componentes. Meu autor favorito. Valeu muito assistir seu vídeo, parabéns mais uma vez. Um abração carioca.
Eu gosto muito da maneira com que você contextualiza a obra, o autor, as referências, Isabela. Ao contrário de alguns booktubers que só passam a sinopse do livro, o seu conteúdo é muito original e completo.
Amo esse livro, já li duas vezes e já estou pensando em ler novamente. A forma como o autor escreveu, juntamente com as cenas de diálogo entre as personagens, são incríveis. Esse é um livro que eu sempre recomendo as pessoas.
MINHA JOVEM, TE ACHO UM BARATO!!!! QUANDO ESTOU COM OS ALUNOS TAMBÉM FALO ASSIM : COM ALEGRIA, GARRA, ENTUSIASMO !!! E ASSIM ELES FICAM CURIOSOS E PADSAM A GOSTAR DE LER! CONTINUE COM ESSE BELÍSSIMO TRABALHO! PARABÉNS!!!!!
Já li esse livro mais de 15 vezes, sou absolutamente incapaz de precisar quantas foram as releituras. Concordo de todo e em tudo com o Oscar: a arte não é apenas totalmente inútil, eu diria mais: ela tem a OBRIGAÇÃO de não servir para nada, além de nos despertar momentos de enlevo estético. Tá, ela pode também servir pra algo, mas se esse "serviço" é a sua razão de ser, não é mais arte: é panfleto disfarçado, só isso. Nada contra panfletos: mas panfletagem é uma coisa, literatura é outra. Como diz o Thom Yorke da banda inglesa Radiohead, "Everything in its right place"... Mas, Arrá! O Oscar, sem querer, se trai em seu próprio romance: porque, no fim, quado o Dorian vai rasgar a tela com seu retrato com a mesma faca que acabara de usar para matar o Basil... ele enfia a faca em si mesmo e morre. Ou seja, se uma pessoa só tem beleza e nenhuma moral, se ela mata a beleza ela comete suicídio - porque beleza é tudo de que ela é feita, é tudo que a constitui. Ou, pra dar um golpe ainda mais baixo: um livro onde o vilão, após cometer inúmeras vilanices, é punido no final. Tchã-Rã!!!
Um dos meus livros preferidos da vida. ♥ O li 2 vezes este ano e, por mais que eu já o tenha lido várias vezes, a leitura é sempre recompensadora. A genialidade de Oscar Wilde com as palavras me impressiona toda vez que abro as páginas dessa maravilha que é O Retrato de Dorian Gray. Mas, infelizmente, também sempre lembraremos de que esse livro traz uma marca pesada no mundo: a da homofobia. Que triste um livro ser usado contra seu autor apenas por ter uma forma diferente de amar... Ótimo vídeo, Isa!
Plena véspera de Natal e eu enrolando em ir ter com a família para me atualizar nas resenhas perdidas! Tive muita dificuldade de ler este livro, provavelmente devido às divagações filosóficas. Acredito que mesmo que o Oscar Wilde não quisesse, acabamos tirando conclusões e "morais" da história porque é a nossa tendência. E é fácil ver o excesso de apreço à beleza que o Dorian desenvolveu como algo negativo, até mesmo pelo seu fim. Os maus serão castigados, é o que pensa nossa formação cristã do Ocidente. É interessante pensar que o Dorian dedicou a vida a apreciar a beleza pela beleza, como defendia Wilde, e isso o tenha levado à ruína. Me pergunto se o autor estava tão em paz com o que pregava quanto quis mostrar.
Esse livro mudou a minha vida. Estou relendo ele agora, direto pelo Kindle, uma experiência diferente. Eu adoro o personagem Lord Henry, sempre destaquei várias frases dele. Experiência incrível e não tinha me lembrado que a leitura é difícil, eu li a primeira vez aos 17 anos.
Fantástica resenha. Acompanho seu canal desde o ano passado e sempre fico com vontade de ler simplesmente tudo que você resenha. Aprendi a gostar de ler depois que conheci seu canal e hoje fico pasma de ver minha estante ficando cheia de livros pra ler. Este livro é um dos que estão na minha fila de leitura. Parabéns, você é maravilhosa!!
Eu amei esse livro do começo ao fim, a linguagem é de difícil interpretação aos que nunca tiveram contato com livros de época, mas pessoal , juro pra vocês , se tiveram a oportunidade de ler , leiam este livro, é de magnificência esplêndida e traz uma história única e favorável aos meus olhos, ele me prendeu e me fez ter uma bela interpretação do livro.
Adorei seu vídeo.. Quando eu era pequena passava na TV da Colômbia 🇨🇴 o retrato de Dorian Grey e lembrei agora dessa novela maravilhosa..depois dessa obra passava outra chamada cumbres borrascosas da Emily Bronte, mais a novela era feita na Venezuela. Os dois livros maravillosos
Isabella e vc com a sua beleza, seu charme arrebatador e sua voz macia que traz paz auditiva. Tudo isso conta. Todo dia vc deve se contemplar c a sua aparência bela estonteante. Pena que eu resido longe de SP. Senão a chamaria para tomar um bom vinho e conversar sobre literatura. Até o presente momento, minha mente pode contemplar seu rosto indefectível. Vc tem noção disso?
Grande livro. Oscar Wilde era um cara a frente do seu tempo. Ele tinha razão. Não podemos esperar condescendência dos artistas, escritores ou de quem quer que seja. Temos q tirar as nossas próprias conclusões.
Eu devorei esse livro em 3 dias. A escrita é fascinante,te hipnotiza.A história é bem construída, os diálogos inteligentes,excelentes personagens. Eu amo as falas do Henry,o meu favorito.Não achei um livro difícil de ler e tem muito à ensinar.Genial!
O fantasma de Canterville foi o 1° livro (sem ser infantil) que eu li, quando era bem novinha, porém não lembrava que o autor era Oscar Wilde. Hoje estou lendo "O retrato de Dorian Gray", fiquei surpresa com o vídeo e lembrei da minha infância. Descobri que já tinha bom gosto para livros desde novinha haha
Leitura marcante!!! Me lembro de dar este título de presente várias vezes. Sempre achei um livro de leitura obrigatória para todos! Fácil e apaixonante!!!!!!
Eu adoro a experiência da leitura acho única vc poder viver uma história, se emcionar e sonhar é algo q não tem como descrever...kl bem clichê mas fazer oq?? Sempre ouvir falar de Óscar Wilde e ainda confesso não Tinho lido nenhuma de suas obras mas no met gala desse ano uma atriz fez referência a ele e resolvi pesquisar mais sobre sua vida e então recebi indicações de sua OBRA PRIMA confesso q fui sem nenhuma expectativa pois já tinha feito isso antes e não me causaram impacto nenhum... Mas desde a primeira página eu não consegui parar é livro atemporal, Maravilhoso diálogos maravilhoso, estigantes, envolventes, personagens q meu Deus como são ricos, fortes e tão humanos em todo seu esplendor e fraquezas estou apaixonada 😍 de vdd esse livro me fez amar ainda mais o autor e qrer descobri-lo... Seus vídeos são incríveis adoro... Sucesso
Garota, conheci seu canal há pouco tempo e vejo que suas resenhas são ótimas, ditas com leveza, graça e bem didáticas que chegam a ser encantadoras. Já li o "Retrato de Dorian Gray", mas me deu vontade de relê-lo, agora, em uma outra tradução. Vou fazer isso assim que concluir os livros "Filosofia para Corajosos" do Luiz Felipe Pondé e "O Fim do Homem Soviético" de Svetlana Aleksiévitch. Parabéns pelo belo trabalho.
Este livro é magnífico! Ele escreveu contos fantásticos também, vale a pena procurar! E se alguém ficou chocado com o prefácio lido por esta bela youtuber, leiam "Aforismos". É diversão na certa! Viva Oscar Wilde!
O Lord Henry é um dos meus personagens preferidos de todos os tempos. Eu gosto muito da visão de mundo dele e como é um personagem profundo e persuasivo.
Eu mesma tenho uma relação muito curiosa com esse livro. Lembro que eu tinha uns 15 anos, e achei esse livro perdido nas coisas da minha tia, capa dura negra, uma edição antiga da abril, e que me interessou muito, pq já conhecia a história do Dorian pelos filmes. Fiquei fascinada pela real historia, mas fui obrigada a repassar o livro pra outra pessoa, pq meus pais descobriram que o autor era homosexual, e eles eram muito religiosos. O brilhantismo de Oscar Wilde ainda ofuscado pela homofobia... Uma tristeza. Perdi meu livro, e nunca mais encontrei outro igual. Aliás, adorei a resenha! Estou relendo o livro agora e achei legal procurar coisas sobre. Parabéns! Adorei o canal!
Acabei de ler agora. Sem sombra de dúvidas um dos romances que mais me atingiram o espírito. Esteticamente extraordinário, ritmos e harmonias completamente sedutoras. Cada frase deste livro é perfeitamente esculpida.
Você fala lindamente sobre essa belíssima obra! Acabei de ler exatamente a mesma edição que você está com ela em mãos, e me apaixonei por esse romance! Pretendo reler em breve!
Li esse livro em inglês fiquei apaixonada, ja havia lido alguns contos de Oscar Wilde , meu favorito é o pescador e sua alma, mas fica empatado com o retrato de dorian grey
Oi Isa, adoro os seus vídeos. E sempre fui uma pessoa que nunca me dediquei a leitura, mas depois que assitir a um vídeo seu que indicava livros para iniciantes, comecei a ler aos poucos e comecei por Agatha Christie - Assassinado no Expresso do Oriente....e desde então tenho lido mais...comecei a ler por sua causa,as resenhas que vc faz e como faz os vídeos instiga as pessoas a querem ler conhecer essas estórias que esses livros contam, já estou até com vontade de ler o livro desta resenha. Só tenho a agradecer...muito obrigada!
Eu amo esse livro e amo também o filme, e adorei essa resenha, eu estou em processo de composição de uma música que o título terá o nome de Dorian Gray, sensacional
Olá, acabei de chegar, encantada com a literatura, e em especial esse mês por indicação de um trabalho, Literatura em Língua Inglesa sobre retrato de Dorian Gray conheci seu canal.
Irei comprar, acabei de me escrever, voce e uma fonte de (sabedoria) e nao posso negar que nao era apenas (Narciso) que era visto como belo, a senhora e muiiiito bonita, boa noite e muito obrigado ❤❤❤
É um dos meus livros favoritos. A forma como foi escrito é arte pura. Eu já li vários livros, mas nunca encontrei um livro que se equipara-se a este em questão da estética literária, talvez muito disto se de as traduções que são hoje mastigadas pela linguagem. Sem mencionar aqui as reflexões filosóficas sobra a moral. Este livro deveria estar na lista de qualquer um que ainda não leu. Até escrevi um aforismo sobre a beleza. Inspirado em Nietzsche e Wilde. Sobre Romance Filosófico o meu preferido é: A Morte de Ivan Ilich, não se compara com este em questões estéticas, mas me rendo ao existencialismo filosófico.
Um dos livros da minha vida! O maior hedonista da literatura, a ingenuidade que se perde justamente por causa dela. "Arte pela arte" - esteticismo "Nada que não tenha beleza tem valor" - hedonismo
Li nessa semana 2x o livro, aproveitando o feriado. Gostei muito da leitura. Várias partes do livro eu gostei, mas a mais cômica é a morte do marinheiro.
Quando eu vejo uma coisa dessas eu tenho o que gosto de chamar "orgasmo de conhecimento". Incrível o nível cultural que se encontra aqui no Ler antes de morrer. Parabéns pelo trabalho, com certeza O retrato de Dorian Grey está no topo da m8nha lista de livros que tenho que adquirir até o fim do ano. Abraço
2023 e eu tenho um seminário de literatura inglêsa sobre esse livro, e eu vou usar essa charada sim (colocando os créditos obviamente) obrigadaaa amo teu canal!!!😊
Eu só consegui terminar na segunda vez que li. O outro livro impactante dele é De Profundis, que trata da carta endereçada ao rapaz com quem ele se envolveu.
Gostei muito, li pela tradução de Clarice Lispector- infelizmente resumido- assisti o filme e acrescentou. Mas com certeza irei procurar outro livro com mais detalhes.
Isa amando cada vídeo Aos poucos estou conseguindo ver todos os vídeos antigos, as resenhas 😍 Ouvi falar dessa história, mas nunca pensei em ler, mas adorei o vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Acabei de ler esse livro. A impressão que tive é que o trio principal (Basil, Dorian e Henry) representam três situações diferentes. Dorian, no início, é a pureza, algo imaculado, quase divino, mas que acaba sendo corrompido por Henry, que representa o mal, os vícios e o pecado. Já o Basil é a junção desses dois personagens. Ele busca ser bom, como Dorian era, mas, justamente por admirar tanto a pureza e a beleza de Dorian, acaba decaindo para uma espécie de vício, que é a valorização exagerada do que é superficial. Basil seria aqui é face humana, alguém que vive na gangorra entre o bem e o mal.
Quando li também pensei nisso
Verdade . nao so o Brasil como outros países tambem . infelizmente
@@charlstonfarias7628 q?
Charlston Farias q
@@charlstonfarias7628 q
Não gostava de ler e um amigo deixou uma caixa de livros em casa pq ele não tinha espaço na nova casa dele e um dia entendiado abri a caixa e escolhi esse livro pra tentar ler... esse foi o primeiro livro que li e abriu as portas da minha mente e me fez despertar o prazer de ler. ..
Puxa, que sorte! Nunca ninguém deixou uma caixa de livros na minha casa, eu iria adorar. kkkkkkkkk
Beijo!!
Sonho para que alguém deixe uma caixa de livros na minha casa...
Também foi o meu primeiro livro ♥️
@@jessicamachado3243 Jessica pode me ajudar?
Também foi meu primeiro livro!
O que fizeram com o Oscar wilde foi horrível, bárbaro. Preso apenas por sua orientação sexual, fazendo trabalhos forçados e ficando quase cego e praticamente surdo. Saindo da cadeia em 1897, foi exilado em Paris, em 1900, oscar wilde falece de meningite agravada pela sífilis,passando os últimos anos de sua vida alcoolizado, doente e pobre.
Uma palavra :horrível
Coitado dele 😓
@@Alessandro-1708 Muito pelo contrário!! Temos milhares de casos, todos os anos, de homicídios que tiveram como motivação, unicamente, a orientação sexual da vítima! Famílias abandonam os filhos por serem gays, muitos casos de suicídio de jovens em conflito com sua orientação sexual... Não me venha com essa falsa narrativa. As coisas melhoraram de fato, muito graças aos direitos humanos que alguns tanto abominam, mas temos um longo caminho ainda! Só o seu comentário e o seu desprezo pelo próximo já corrobora meu ponto.
Gustavo Oliveira "Temos milhares de casos" blá, blá, blá. Para com essas estatísticas fajutas. Maioria dos casos de morte de gays é pela vida que levam na noite, outros são mortos por seus companheiros. Pesquisa aí como gays são tratados na Rússia, em Cuba, Coréia do Norte... Para com esse vitimismo e choradeira, caralho. Tá vivendo no melhor país do mundo pra ser gay e fica se vitimizando. Porra!
@@Alessandro-1708 os índices de homicídios países como Filipinas é percentualmente maior que o do Brasil e mesmo assim vivemos uma crise de segurança pública não é mesmo?? Ser pior em algum lugar não justifica a situação atual. Os índices não são fajutos como você afirma dizer, podemos citar só o estudo que serviu de auxílio para o julgamento do pleno do STF na ADO 26. Favor observar o voto do ministro Celso de Mello que ele dá uma aula sobre a situação! O último relatório que tenho notícia é da GBB que apontou um aumento de 30% no número de homicídios "homofóbicos" (entre aspas porque esse termo não existe juridicamente). Me aponte os estudos e relatórios sobre os dados que você afirma que terei o maior prazer de lê-los.
Gustavo Oliveira Os índices são fajutos sim, todos manipulados, e nós temos 60mil assassinatos por ano DE PESSOAS. Englobando homens, mulheres, crianças, gays, anões e afim. Agora...? Puta que pariu, STF?! Aquele antro de vagabundos socialistas?? Tá de sacanagem, não dá pra levar a sério aqueles patifes. Não acredito neles e em nenhum órgão de pesquisas. E pra deixar claro aqui, não tenho nada contra gays, tenho contra gente sem caráter, é bem diferente.
Até as brincadeiras dos intelectuais são diferentes...."Charadas literárias." Kkkkk
Num é kkkkk
Queria, alô Paulistanos bora marcar um rolê literário?
Essa Isabella é outro nível! Sorte do marido dela!
Eu super me identifiquei com ela kkkk😂😂😂
Kkkk muito isso
O Retrato de Dorian Gray é, sem dúvida, o livro que mais me impactou em toda minha vida. Seguido, muitos anos depois, de O Estrangeiro, de Camus.
Li essas duas pedradas esse ano. Realmente, são muito impactantes.
Como de praxe, uma resenha maravilhosa que instiga uma aproximação maior à boa literatura. De longe, a melhor. Parabéns e continue com esse trabalho maravilhoso.
Quando ele cita.. todo retrato pintado com sentimento retrata o artista e não o modelo. Acho que todos nós temos um pouco disso. Ao pintar ao se fotografar. A fotografia muitos dizem que quando fotografamos temos um pouco da gente nela. Muitas vezes por mais feio que seja, vemos uma beleza.
Isso é lógico
Eu amo esse livro, mas a vida de Wilde consegue ser bem mais interessante (risos) Isa se puder leia de "De Profundis" que são as cartas que ele fez na prisão para o seu amado Lorde Douglas, que se segundo o próprio tinha "lábios feitos para a loucura de beijar"...
Julio Henrique Baltazar Que livro sensacional!
Confesso que alguns diálogos principalmente do Lorde Henrry por vezes me deixaram sem um pleno entendimento por ter uma oratória muito complexa...mas da pra ler numa boa,em um modo geral é um livro que dá pra entender sua essência e tem uma narrativa muito agradável e viciante,por isso eu não achei um livro cansativo!
Tenho 17 anos. Comecei a ler e consigo compreender 😮 é impressionante. Parece mais compreensível do que FRANKESTEIN. Talvez por esse ter mais diálogos em si. Achei muito interessante, saí grifando praticamente o livro todo por tantos trechos interessantes que gostaria de relembrar! Acho que o que me ajudou a entender foi ter lido devagar. Cada palavra. E quando não entendia eu relia a página ou quando achava interessante.
@@loysesilva7751 Maravilha 👏👏👏
Isa, comprei esse livro ano passado e só agora li, comecei ontem e terminei hoje, não deu pra parar! Muita reflexão, partes filosóficas, lições. Sempre que acabo um livro, é sagrado ir ver resenha do canal da Isa e da Tati.
Idem!!!
Aprendi essa palavra no próprio livro e é, para mim, a melhor representação do Dorian Gray.
egotismo é a tendência dos indivíduos de atribuir seus sucessos a fatores internos, como inteligência, esforço etc. enquanto atribuem seus fracassos a fatores externos, como azar ou incompetência alheia.
Li o Livro na minha adolescência e tem gente que tem a síndrome de Dorian Gray ...eterna juventude !
Esse livro é de uma magnitude tamanha que por mais absurdo que pareçam as filosofias de Henry você por um momento concorda com tudo aquilo, como se Wilde por meio do Henry manipulasse o leitor! Incrível! Engraçado que a vida do autor se confunde com a história do livro de tal forma que ao ser preso pelo crime de indecência (sodomia) Wilde carregava um livro de capa amarela exatamente a mesma cor do livro que envenenou Dorian, a data e a idade quando a transformação é operada em Gray é a mesma que Wilde descobre sua homossexualidade. Referências colocadas pelo ambíguas. O teor homossexual é latente em todo o romance praticamente um triangulo amoroso entre Henry, Basil e o nosso protagonista, tanto que Wilde disse "que talvez Dorian seria o que eu queria ser em outra época" (mais ou menos gente eu não sei decorado) outra época em referencia a era helenística onde a homossexualidade era livre, por isso Dorian ( Amor Dórico). Ao meu ver Henry molda Dorian e o coage a fazer tudo o que ele nunca teve coragem de fazer, como se o próprio criasse um monstro.
Literatura e grego? Não tenho a menor afinidade. Esta obra me atraiu. O exemplar me foi dado por uma professora aposentada. Achei que o retrato da capa era de uma mulher. Muito tempo depois reparei que era o retrato de homem. Daí li. E li outra vez. E preciso ler outra vez. Infinitos significados.
Eu amo como ela não só fala do livro, mas dá todo um contexto da época e da vida do autor ❤️
Eu que vivi com uma narcisista 😮😮😮😮 Esse livro é a mais pura verdade sobre os narcisistas!
Seres que vivem na miséria emocional, destruindo a vida de suas vítimas!!!!
Mulher culta é outro nível em... Parabéns... Excelente resenha da obra.
Isa, senti falta de pelo menos uma menção ao Lord Henry na trajetória do Dorian.
Na minha opinião, o Lord Henry é, ao mesmo tempo, o estopim para as grandes mudanças na vida do Dorian e o alter ego mais evidente do próprio Oscar Wilde. É impossível compreender o livro sem considerar a presença desse personagem - da forma como você mencionou o momento em que o Dorian se "apaixonou" pelo próprio quadro, parece que aquilo aconteceria independentemente da influência do Lord Henry.
Ah, e sugiro você ler no futuro a "versão sem cortes" da Biblioteca Azul! Há trechos que ficaram bem diferentes na versão mais difundida.
Concordo. As vezes me sentia "manipulado" pelo Lord Henry, ele fazia agente concorda com as barbaridades que ele falava, Wilde é um gênio. A edição da biblioteca azul é maravilhosa. Com notas muito interessantes, algumas informações que poderiam passar batidas são reveladas para o leitor não tão atento, super vale a pena.
Lorde Henry é um personagem incrível,ele se assemelha extremamente com a filosofia nietzschiana,materialista
Li essa versão também. Na introdução diz que Wilde comenta que Lorde Henry é quem pensam que ele é, Basil quem ele é e Dorian quem ele gostaria de ser
É verdade
É uma pena termos tão pouco de um autor tão maravilhoso, que embora não sentisse a obrigação de passar nada com as obras o fazia, por simples ignorância da sociedade. A Inglaterra vitoriana foi mt hipócrita e cruel, mas incrivelmente uma época com uma ótima produção literária né?
Essa edição da Leya era tão bonita, só consegui o corcunda de Notre dame, queria ter colecionado. Bjs
Oscar Wilde é maravilhoso! Um escritor muito culto e a frente da sua época...
- O Retrato de Dorian Gray é um livro maravilhoso, consegue ser muito intenso em alguns momentos e extremamente inteligente em outros (através reflexões e pensamentos filósoficos) personagens maravilhosos e carismáticos e muito bem desenvolvidos, tudo isso se transforma em algo extremamente belo. Oscar Wilde gênio demais.
Acabei de ler o livro e adorei! Saí com a cabeça explodindo principalmente com o Henry. Ele na minha opinião muitas vezes se faz como os pensamentos do próprio Oscar Wilde, que eram considerados imorais, do mesmo modo como o Henry era considerado um imoral
Poxa, não sabia que ele tinha sofrido tanto. Só conhecia a história por cima. Suas resenhas são verdadeiras aulas. Mto obrigado pelos vídeos 👏👏👏
Achei que faltou falar do Lord Henry. Afinal a história, mesmo que meio mascarada, era também sobre um triângulo amoroso.
Sem contar que os insights do Lorde Henry são maravilhosos.
aa edição da Editora Biblioteca Azul além de muitas notas, é a versão original que o Oscar Wilde escreveu antes da intervenção do editor que transformou o livro suavizando principalmente as questões de homossexualidade.
Sim, Henry é o gande "diabão" da história, responsável por encarnar a filofosia hedonista e hipócrita da época.
Li duas vezes. Vou ler de novo. Não morra, por favor. Precisamos de vocês.
Quando li este livro não sabia quem tinha sido o autor, nem absolutamente nada sobre o livro… Que sensação maravilhosa ao virar cada página avidamente para ver o desenrolar dos acontecimentos … e as cenas pareciam se desenhar na minha mente … acho q vale a releitura!
Esse livro com certeza é um dos meus preferidos da vida. Os momentos de reflexões aos quais o autor nos remete sobre a vida, beleza, cobiça e até sobre a própria natureza humana são arrebatadores e inescapáveis. A filosofia é presente principalmente nas passagens em que Lord Henry expõe suas idéias. Além disso, o próprio contexto da escrita da obra torna tudo mais interessante, cativante, é uma leitura realmente predadora. A ressaca literária É CERTA depois desse livro hahah
E sobre o prefácio:
"Podemos perdoar um homem por fazer alguma coisa útil, desde que ele não a admire. A única desculpa para fazer alguma coisa inútil é podermos admirá-la intensamente.
Toda arte é completamente inútil."
Parabéns pelo vídeo =)
Uma sugestão pra mais uma leitura maravilhosa de Oscar Wilde: "Contos de Fadas".
Publicado em 1888, contos infantis (mas encanta a todos) que escreveu para seus próprios filhos!!! Simplesmente maravilhoso!!
O Retrato de Dorian Gray é um dos meus livros preferidos de todos os tempos. Me fez pensar muito sobre esta questão do envelhecimento, do valor que a gente dá à beleza e à juventude, muitas vezes sacrificando nossas outras qualidades...enfim, um grande livro que merece ser lido e relido.
Isabella, parabéns pela bela resenha, eu amo tudo de Oscar Wilde, tenho a obra completa (presente de meu pai, numa bela edução em volume único - um primor de livro - o meu maior tesouro na estante), tenho ainda, três edições do livro "O retrato de Dorian Gray". Gosto muito dos contos voltado ao público infantil e das peças, ele tinha uma forma única de escrever sobre a sociedade e seus componentes. Meu autor favorito. Valeu muito assistir seu vídeo, parabéns mais uma vez. Um abração carioca.
Muito interessante pra incluir nas aulas de história da arte... Onde discutimos a função da arte segundo desde os gregos até a função atual.
Tô encantada com a sua didática em apresentar os livros. Dá vontade de ler mas ao mesmo tempo dá vontade de ouvir você contar a história
Meu Jesus, como amo essa mulher!! Resenha incrível, voz maravilhosa, que interpretação! O RUclips precisa de mais canais assim, é um bem necessário
Eu gosto muito da maneira com que você contextualiza a obra, o autor, as referências, Isabela. Ao contrário de alguns booktubers que só passam a sinopse do livro, o seu conteúdo é muito original e completo.
Esse é um clássico que já li e assisti o filme.
Ótima Obra!
👍🏻📚✨
Muito bom comentário. Estou iniciando a leitura do romance para trabalhá-lo com meus alunos no ensino médio.
Amo esse livro, já li duas vezes e já estou pensando em ler novamente. A forma como o autor escreveu, juntamente com as cenas de diálogo entre as personagens, são incríveis. Esse é um livro que eu sempre recomendo as pessoas.
Ana Carolina Ferreira dos Santos saberia me dizer quantas páginas ele tem?
Na versão que eu li, tem pouco menos de 200 páginas.
A vida real do escritor me lembra uma das vidas de Os Miseráveis. Trágico, humilhante e real. É revoltante , mas deixa um ensinamento.
MINHA JOVEM, TE ACHO UM BARATO!!!! QUANDO ESTOU COM OS ALUNOS TAMBÉM FALO ASSIM : COM ALEGRIA, GARRA, ENTUSIASMO !!! E ASSIM ELES FICAM CURIOSOS E PADSAM A GOSTAR DE LER! CONTINUE COM ESSE BELÍSSIMO TRABALHO! PARABÉNS!!!!!
Como demorei tanto a ler esse livro?! Simplesmente maravilhoso!! Excelente seu vídeo, Isa! Parabéns
Confesso que de início abandonei a leitura por achá-la densa, porém retomei a leitura e me encontro encantada com as reflexões apresentadas na obra.
Já li esse livro mais de 15 vezes, sou absolutamente incapaz de precisar quantas foram as releituras. Concordo de todo e em tudo com o Oscar: a arte não é apenas totalmente inútil, eu diria mais: ela tem a OBRIGAÇÃO de não servir para nada, além de nos despertar momentos de enlevo estético. Tá, ela pode também servir pra algo, mas se esse "serviço" é a sua razão de ser, não é mais arte: é panfleto disfarçado, só isso. Nada contra panfletos: mas panfletagem é uma coisa, literatura é outra. Como diz o Thom Yorke da banda inglesa Radiohead, "Everything in its right place"... Mas, Arrá! O Oscar, sem querer, se trai em seu próprio romance: porque, no fim, quado o Dorian vai rasgar a tela com seu retrato com a mesma faca que acabara de usar para matar o Basil... ele enfia a faca em si mesmo e morre. Ou seja, se uma pessoa só tem beleza e nenhuma moral, se ela mata a beleza ela comete suicídio - porque beleza é tudo de que ela é feita, é tudo que a constitui. Ou, pra dar um golpe ainda mais baixo: um livro onde o vilão, após cometer inúmeras vilanices, é punido no final. Tchã-Rã!!!
up
Um dos meus livros preferidos da vida. ♥ O li 2 vezes este ano e, por mais que eu já o tenha lido várias vezes, a leitura é sempre recompensadora. A genialidade de Oscar Wilde com as palavras me impressiona toda vez que abro as páginas dessa maravilha que é O Retrato de Dorian Gray. Mas, infelizmente, também sempre lembraremos de que esse livro traz uma marca pesada no mundo: a da homofobia. Que triste um livro ser usado contra seu autor apenas por ter uma forma diferente de amar...
Ótimo vídeo, Isa!
Plena véspera de Natal e eu enrolando em ir ter com a família para me atualizar nas resenhas perdidas! Tive muita dificuldade de ler este livro, provavelmente devido às divagações filosóficas. Acredito que mesmo que o Oscar Wilde não quisesse, acabamos tirando conclusões e "morais" da história porque é a nossa tendência. E é fácil ver o excesso de apreço à beleza que o Dorian desenvolveu como algo negativo, até mesmo pelo seu fim. Os maus serão castigados, é o que pensa nossa formação cristã do Ocidente. É interessante pensar que o Dorian dedicou a vida a apreciar a beleza pela beleza, como defendia Wilde, e isso o tenha levado à ruína. Me pergunto se o autor estava tão em paz com o que pregava quanto quis mostrar.
Esse livro mudou a minha vida. Estou relendo ele agora, direto pelo Kindle, uma experiência diferente. Eu adoro o personagem Lord Henry, sempre destaquei várias frases dele. Experiência incrível e não tinha me lembrado que a leitura é difícil, eu li a primeira vez aos 17 anos.
Fantástica resenha. Acompanho seu canal desde o ano passado e sempre fico com vontade de ler simplesmente tudo que você resenha. Aprendi a gostar de ler depois que conheci seu canal e hoje fico pasma de ver minha estante ficando cheia de livros pra ler. Este livro é um dos que estão na minha fila de leitura. Parabéns, você é maravilhosa!!
Eu amei esse livro do começo ao fim, a linguagem é de difícil interpretação aos que nunca tiveram contato com livros de época, mas pessoal , juro pra vocês , se tiveram a oportunidade de ler , leiam este livro, é de magnificência esplêndida e traz uma história única e favorável aos meus olhos, ele me prendeu e me fez ter uma bela interpretação do livro.
Adorei seu vídeo.. Quando eu era pequena passava na TV da Colômbia 🇨🇴 o retrato de Dorian Grey e lembrei agora dessa novela maravilhosa..depois dessa obra passava outra chamada cumbres borrascosas da Emily Bronte, mais a novela era feita na Venezuela. Os dois livros maravillosos
Isabella e vc com a sua beleza, seu charme arrebatador e sua voz macia que traz paz auditiva. Tudo isso conta. Todo dia vc deve se contemplar c a sua aparência bela estonteante. Pena que eu resido longe de SP. Senão a chamaria para tomar um bom vinho e conversar sobre literatura. Até o presente momento, minha mente pode contemplar seu rosto indefectível. Vc tem noção disso?
Grande livro. Oscar Wilde era um cara a frente do seu tempo. Ele tinha razão. Não podemos esperar condescendência dos artistas, escritores ou de quem quer que seja. Temos q tirar as nossas próprias conclusões.
Eu devorei esse livro em 3 dias. A escrita é fascinante,te hipnotiza.A história é bem construída, os diálogos inteligentes,excelentes personagens. Eu amo as falas do Henry,o meu favorito.Não achei um livro difícil de ler e tem muito à ensinar.Genial!
Faz uns dez anos que li esse livro e ver essa resenha me trouxe mais clareza quanto a história. Parabéns pelo vídeo
É um fantástico romance, uma história lapidar.
O fantasma de Canterville foi o 1° livro (sem ser infantil) que eu li, quando era bem novinha, porém não lembrava que o autor era Oscar Wilde. Hoje estou lendo "O retrato de Dorian Gray", fiquei surpresa com o vídeo e lembrei da minha infância. Descobri que já tinha bom gosto para livros desde novinha haha
Terminei de ler este livro e adorei. Tem um enredo bastante envolvente e reflexões filosóficas sensacionais proferidas, sobretudo, pelo lorde Henry.
Leitura marcante!!! Me lembro de dar este título de presente várias vezes. Sempre achei um livro de leitura obrigatória para todos! Fácil e apaixonante!!!!!!
Eu adoro a experiência da leitura acho única vc poder viver uma história, se emcionar e sonhar é algo q não tem como descrever...kl bem clichê mas fazer oq?? Sempre ouvir falar de Óscar Wilde e ainda confesso não Tinho lido nenhuma de suas obras mas no met gala desse ano uma atriz fez referência a ele e resolvi pesquisar mais sobre sua vida e então recebi indicações de sua OBRA PRIMA confesso q fui sem nenhuma expectativa pois já tinha feito isso antes e não me causaram impacto nenhum... Mas desde a primeira página eu não consegui parar é livro atemporal, Maravilhoso diálogos maravilhoso, estigantes, envolventes, personagens q meu Deus como são ricos, fortes e tão humanos em todo seu esplendor e fraquezas estou apaixonada 😍 de vdd esse livro me fez amar ainda mais o autor e qrer descobri-lo... Seus vídeos são incríveis adoro... Sucesso
Garota, conheci seu canal há pouco tempo e vejo que suas resenhas são ótimas, ditas com leveza, graça e bem didáticas que chegam a ser encantadoras. Já li o "Retrato de Dorian Gray", mas me deu vontade de relê-lo, agora, em uma outra tradução. Vou fazer isso assim que concluir os livros "Filosofia para Corajosos" do Luiz Felipe Pondé e "O Fim do Homem Soviético" de Svetlana Aleksiévitch. Parabéns pelo belo trabalho.
Este livro é magnífico! Ele escreveu contos fantásticos também, vale a pena procurar! E se alguém ficou chocado com o prefácio lido por esta bela youtuber, leiam "Aforismos". É diversão na certa! Viva Oscar Wilde!
Lorde Henry Wotton é o cara desse livro. Ia ser um parça dos bons nas noitadas daqui de Salvador hahaha
O Lord Henry é um dos meus personagens preferidos de todos os tempos. Eu gosto muito da visão de mundo dele e como é um personagem profundo e persuasivo.
Eu mesma tenho uma relação muito curiosa com esse livro. Lembro que eu tinha uns 15 anos, e achei esse livro perdido nas coisas da minha tia, capa dura negra, uma edição antiga da abril, e que me interessou muito, pq já conhecia a história do Dorian pelos filmes. Fiquei fascinada pela real historia, mas fui obrigada a repassar o livro pra outra pessoa, pq meus pais descobriram que o autor era homosexual, e eles eram muito religiosos. O brilhantismo de Oscar Wilde ainda ofuscado pela homofobia... Uma tristeza. Perdi meu livro, e nunca mais encontrei outro igual.
Aliás, adorei a resenha! Estou relendo o livro agora e achei legal procurar coisas sobre. Parabéns! Adorei o canal!
Pais Sigmas
Um dos melhores livros que li e O Fantasma de Canterville é de uma originalidade ímpar...
Acabei de ler agora. Sem sombra de dúvidas um dos romances que mais me atingiram o espírito. Esteticamente extraordinário, ritmos e harmonias completamente sedutoras.
Cada frase deste livro é perfeitamente esculpida.
Você fala lindamente sobre essa belíssima obra! Acabei de ler exatamente a mesma edição que você está com ela em mãos, e me apaixonei por esse romance! Pretendo reler em breve!
Sensacional, é um praze ver o quanto vc se aplica no seu trabalho. Parabéns
essa leitura para mim foi bastante difícil nao por o livro ser ruim mas a intensidade dele a cada página. que livro incrível!
Li esse livro em inglês fiquei apaixonada, ja havia lido alguns contos de Oscar Wilde , meu favorito é o pescador e sua alma, mas fica empatado com o retrato de dorian grey
Oscar morreu de tristeza 😢amei seu conteudo.bjos❤
Oi Isa, adoro os seus vídeos. E sempre fui uma pessoa que nunca me dediquei a leitura, mas depois que assitir a um vídeo seu que indicava livros para iniciantes, comecei a ler aos poucos e comecei por Agatha Christie - Assassinado no Expresso do Oriente....e desde então tenho lido mais...comecei a ler por sua causa,as resenhas que vc faz e como faz os vídeos instiga as pessoas a querem ler conhecer essas estórias que esses livros contam, já estou até com vontade de ler o livro desta resenha. Só tenho a agradecer...muito obrigada!
Vi o filme,li o livro e vi também no Teatro, história impactante!!!
a sua paixão pelos livros é simplesmente inspirador ...amo seu canal♡
Hoje a Isa estava mais inspirada do que o normal, que resenha excelente 👏👏👏
Li Dorian Gray essa semana e amei!
Eu amo esse livro e amo também o filme, e adorei essa resenha, eu estou em processo de composição de uma música que o título terá o nome de Dorian Gray, sensacional
Olá, acabei de chegar, encantada com a literatura, e em especial esse mês por indicação de um trabalho, Literatura em Língua Inglesa sobre retrato de Dorian Gray conheci seu canal.
Estou lendo essa obra. Estou fascinada.
Esse ainda é o melhor livro que eu já li na vida. Li no início dos anos 90, e mais três vezes desde então. Fascinante e poderoso
Irei comprar, acabei de me escrever, voce e uma fonte de (sabedoria) e nao posso negar que nao era apenas (Narciso) que era visto como belo, a senhora e muiiiito bonita, boa noite e muito obrigado ❤❤❤
É um dos meus livros favoritos. A forma como foi escrito é arte pura. Eu já li vários livros, mas nunca encontrei um livro que se equipara-se a este em questão da estética literária, talvez muito disto se de as traduções que são hoje mastigadas pela linguagem. Sem mencionar aqui as reflexões filosóficas sobra a moral. Este livro deveria estar na lista de qualquer um que ainda não leu. Até escrevi um aforismo sobre a beleza. Inspirado em Nietzsche e Wilde.
Sobre Romance Filosófico o meu preferido é: A Morte de Ivan Ilich, não se compara com este em questões estéticas, mas me rendo ao existencialismo filosófico.
Um dos livros da minha vida! O maior hedonista da literatura, a ingenuidade que se perde justamente por causa dela.
"Arte pela arte" - esteticismo
"Nada que não tenha beleza tem valor" - hedonismo
Li o Fantasma desse autor, e não encontrei para comprar. Foi na internet e amei. Não é só literatura..que aula de história! amei!
Há um outro livro dele, na vdd uma "carta", que ele escreveu enquanto estava preso. Chama-se De Profundis. Recomendo a leitura! :):)
Li nessa semana 2x o livro, aproveitando o feriado. Gostei muito da leitura. Várias partes do livro eu gostei, mas a mais cômica é a morte do marinheiro.
Quando eu vejo uma coisa dessas eu tenho o que gosto de chamar "orgasmo de conhecimento". Incrível o nível cultural que se encontra aqui no Ler antes de morrer. Parabéns pelo trabalho, com certeza O retrato de Dorian Grey está no topo da m8nha lista de livros que tenho que adquirir até o fim do ano. Abraço
Aula de história grátis 😁
Amo tuas resenhas, sempre fico com vontade de reler
2023 e eu tenho um seminário de literatura inglêsa sobre esse livro, e eu vou usar essa charada sim (colocando os créditos obviamente) obrigadaaa amo teu canal!!!😊
Esse livro tem filosofia e mistério e cara...Comecei a ler e não consegui parar :O
Nunca foi tão atual essa obra 🌤️👏👏
Adoro a escrita do Oscar Wild! :)
Eu só consegui terminar na segunda vez que li. O outro livro impactante dele é De Profundis, que trata da carta endereçada ao rapaz com quem ele se envolveu.
Gostei muito, li pela tradução de Clarice Lispector- infelizmente resumido- assisti o filme e acrescentou. Mas com certeza irei procurar outro livro com mais detalhes.
Isa amando cada vídeo
Aos poucos estou conseguindo ver todos os vídeos antigos, as resenhas 😍
Ouvi falar dessa história, mas nunca pensei em ler, mas adorei o vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Resenha maravilhosa! Já estava querendo ler "O Retrato de Dorian Gray" antes, depois dessa resenha eu PRECISO ler! Adorei.
Cada pessoa no seu tempo.viva o seu tempo com amor e dedicação.
Oh, você conhece Pushkin :) eu sou da Rússia, minha monografia foi sobre as obras Oscar Wilde .
Gostei muito da resenha. E já vou incluir o retrato de Dorian Gray nas minhas metas de 2017.
Adorei a resenha pois me deixou ainda mais curioso para ler esta obra de Oscar Wilde.
Muito obrigado minha senhora, esse vídeo me ajudou muito para uma apresentação oral, continue o seu trabalho incrível!
Você também é simpatia e beleza, como a história do livro.
Li esse livro no primeiro período da faculdade. Hoje percebo melhor a importância de Oscar Wilde para a literatura mundial.