PAIS ENVELHECENDO, o TRABALHO NÃO preenche MAIS e outras crises da meia idade.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 сен 2024
  • Vídeo com audio corrigido!
    Esse é um vídeo para quem tem mais de 30 anos e está começando a mudar de posição na vida, começando uma fase com responsabilidades desafiadoras e que nos tiram da nossa zona de conforto. Vem ver!
    APOIE O ACIDEZ FEMININA - apoia.se/acidez...
    ➤ CONHEÇA MINHA LOJA - www.loja.acidez...
    ➤ INSTAGRAM - / tatyferreira
    CONTATO - canalacidezfeminina@gmail.com
    CONTATO PUBLICITÁRIO - assessoria@acidezfeminina.com.br ou 34 99817-6769

Комментарии • 336

  • @acidezfeminina
    @acidezfeminina  Месяц назад +14

    Já tem um livro da Taty? - Clique na loja e pede o seu loja.acidezfeminina.com.br

    • @guiga1
      @guiga1 28 дней назад

      😅🎉 *Sim! O negócio é desapegar. Isso tudo que vc disse, tem controle? Você consegue facilmente (de preferência)? Se não, só siga a vida e aceite. Desculpe o termo mas, "aceita que dói menos". 😊 É meio fatalista, aceleracionista, meio Nietzsche. 😅 Mas, é muito melhor que surtar. E também, temos que ser realistas: pra mim, o mundo deveria ter acabado no dia da crucificação de Jesus Cristo ou, séculos antes quando os humanos começaram a maltratar outros seres humanos. 😮 Atualmente então, vivemos em meio a tanto problema social e ninguém liga, vivendo cada um na sua bolha egoísta. E continuar essa vida mesquinha e desonesta, além de totalmente desumana, melhor a espécie acabar mesmo por si só! Até pq somos o câncer da humanidade. Todos nós sem exceção alguma, por mais que essa frase doa e gere revolta pois, em algum termo, momento, ação, estamos fazendo mal a alguém e, muitas das vezes, deliberadamente. 😢 Então, que o fim venha logo. E, enquanto não vem, seguimos.* 😅

  • @praticandooautoconhecimento
    @praticandooautoconhecimento 22 дня назад +34

    52 anos, divorciada, sem filhos, Pai com 82 anos, dando sinais de demência, ele envelheceu 10 anos em 1 ano, da noite para o dia não se lembra de várias coisas, Mãe com 77 e Madrasta com 71. Idosos e Teimosos rs. Tenho mais uma irmã que não ajuda em absolutamente nada. Sou autônoma por opção justamente para ter tempo livre. Vou dar um conselho: façam terapia. A gente dá uma pirada com tanta demanda externa e as nossas próprias. A Terapia convencional e os florais (que amoooo) me dão suporte emocional bem legal. Mesmo com todo o trabalho, sou grata por tê-los aqui.

  • @paulasilva3890
    @paulasilva3890 Месяц назад +298

    Resumão dos meus 30 anos: Sem absolutamente NENHUM amigo(a), ou pq se casaram, ou se mudaram, eu troquei de carreira, então os assuntos de repente não se encaixam mais, dúvida acerca do futuro pois não tenho perspectiva de me casar e a vontade de ter filhos está cada vez menor, penso na velhice dos meus pais, especialmente do meu pai que é uma pessoa de saúde frágil, insegurança emocional e profissional pois minha geração falhou miseravelmente no quesito independência financeira. Pressão social para constituir família, mas a sociedade mudou e quase ninguém consegue perceber que cada vez menos as famílias se formarão, pressão interna para ser financeiramente estável... Uma série questões mal resolvidas! Não é fácil, nem gostoso, mas seguimos. Obrigada pelo vídeo Tate! Adoro sua lucidez

    • @silvioribeirodossantos4869
      @silvioribeirodossantos4869 Месяц назад +13

      Me identifiquei, eu acho que tá todo dessa idade em uma situação meio parecida rs.

    • @agatha9958
      @agatha9958 Месяц назад +9

      Também estou na mesma nos 30 e poucos

    • @rafaeldalvi
      @rafaeldalvi Месяц назад +37

      42 anos aqui, mas cheguei à conclusão de que não fomos nós que falhamos com a independência financeira.
      Não estão tornando possível nossa independência financeira. Ricos nunca foram tão ricos e nós é que somos os culpados por não termos casa nem aposentadoria?
      Tenho uma filha de 7 anos que amo mais do que a mim mesmo e que planejei. Mas hoje, eu não a colocaria no mundo pois acredito que há grande chance de a vida dela ser mais dura do que a minha.
      Força, organize-se (como classe trabalhadora) e não se culpe.

    • @cynaratavares5491
      @cynaratavares5491 Месяц назад +16

      Olha, procura fazer parte de algum grupo de trilhas. Isso me salvou a vida.

    • @GabrielaRodrigues-sd7rk
      @GabrielaRodrigues-sd7rk Месяц назад +3

      Eu também! 🫠

  • @giulianafva2197
    @giulianafva2197 Месяц назад +204

    Ninguém tá preparado pra envelhecer e nem pra lidar com envelhecimento dos pais...

    • @jacksonnogueira154
      @jacksonnogueira154 Месяц назад +2

      E verdade

    • @hellequinm
      @hellequinm 29 дней назад +14

      Preparado, concordo. Mas não tenho essas ansiedades que as pessoas falam. Sempre fui uma pessoa muito observadora e sempre foi muito claro o fluxo da vida nesse planeta. O que me parece mais é que as pessoas querem viver como se o amanhã fosse sempre muito distante. Estou chegando aos 40 e não vejo com nenhum pesar meus pais envelhecerem, fico é grata, se eles estão envelhecendo é porque estão vivos e comigo, conheço pessoas que não tem mais essa oportunidade. Meu marido perdeu a mãe a 5 anos, ele não tem mais essa chance.

    • @akilahankh
      @akilahankh 28 дней назад

      Essa sociedade CAPITALISTA é que não aceita que envelhecemos e morrermos. Em outros tempos e sociedades a velhice era/são tidos como o ápice da evolução emocional e espiritual do ser humano. E a morte, encerra nossa missão aqui nesse plano. Isso de ficar glorificando a juventude como "melhor fase da vida" é bem típico de uma sociedade que nos enxerga apenas como objetos e consumidores.

    • @mrssol8750
      @mrssol8750 27 дней назад

      Verdade

    •  26 дней назад

      Isso é vdd, não tem cursinho pra isso...

  • @Frafra847
    @Frafra847 Месяц назад +87

    Sou filha única e perdi meu pai em janeiro deste ano aos 33 anos. 😢 foi uma dor enorme, mas ele deixou tudo organizado! E eu sempre achei que ele pensasse que eu e a mamãe não tínhamos condições emocionais para lidar com a perda e ausência dele… ele nem imagina como ele foi bem sucedido na preparação que ele fez conosco. ❤️‍🩹 Muito sábio e corajoso ele

    • @akilahankh
      @akilahankh 28 дней назад +17

      As gerações passadas sabiam que um dia iam morrer e enfrentava a realidade como um evento normal na vida. Minha avó pagava td mês o carnê da funerária. No enterro dela, não precisamos nos procupar com nada. Isso para os parentes é de um cuidado, consideração com o outro e delicadeza absurdos. Hj em dia vc fala pra uma pessoa sobre morte e a primeira coisa q ela diz é "não quero nem pensar nisso".

  • @martafernandes1837
    @martafernandes1837 29 дней назад +78

    Tenho 55 anos, ainda trabalho, Não tenho filhos e Não sou casada.
    Minha mãe 87 anos, me divido entre trabalho, minha casa e ir ajudar minha mãe.
    Por sorte, meus irmãos me ajudam a cuidar dela, mas tenho pensado, quem irá cuidar de mim?
    Afinal estou à caminho da velhice, ainda tenho bastante disposição.
    Quero me exercitar e me cuidar, pra envelhecer bem.😊

    • @vivianeups
      @vivianeups 25 дней назад +14

      Bora pra grupos de corrida (ou grupos de esporte em geral). Vc conhece pessoas com mesmos interesses, se exercita e conhece gente nova

    • @renatacausso3256
      @renatacausso3256 23 дня назад +7

      Cuide da sua saúde ❤ tenho colegas de treino de 80, 90 anos fazendo musculação alguns com prótese de joelho ou quadril e estão super bem . Faça exercícios e cuide da alimentação! Eu demorei para entender o quanto é importante agora não me descuido mais 🙏🏼

  • @anacarolinakindlmann9925
    @anacarolinakindlmann9925 Месяц назад +52

    Momento delicado quando percebemos a inversão de nós passarmos a cuidar dos pais.

  • @jr.marcondes2814
    @jr.marcondes2814 24 дня назад +19

    Passei dos 30 e estou tendo o privilégio de passar por esse momento de troca com minha Mãe e é uma honra poder estar ao lado dela assessora-la, nao deixar ela se sentir sozinha e dar todo o amor que é possível em 24 horas de cada dia.
    Graças a Deus!

  • @dayanamaciel9493
    @dayanamaciel9493 Месяц назад +25

    Tenho 27 anos, e estou tendo essa crise, me tornei mãe recentemente, me fez enxergar o mundo de uma forma mais séria. Esse rolê do envelhecimento dos pais, está me assustando MUITO, sou temporona, nasci meu pai já tinha mais de 50 e minha mãe mais de 40.

  • @hellequinm
    @hellequinm 29 дней назад +109

    Só envelhece quem está vivo, nunca tive problema com a idade, tenho 36 anos e faço 37 hoje. Não é que o trabalho não preenche mais as crises, NUNCA preencheu. Enquanto nossa cultura continuar a colocar trabalho como "meu eu" essas crises só tendem a piorar. Seus amigos, seus familiares e seus filhos NUNCA irão recordar de você como "Meu pai, o engenheiro que trabalhava 80h por semana", você não é seu trabalho, somos aquilo que doamos e recebemos dos nossos entes queridos, você será lembrado por como tratou aqueles que o amam.

    • @lugoncalves8891
      @lugoncalves8891 26 дней назад +3

      Nos 40 anos a gente conversa....até os 39 levava de boaaa

    • @CarloQevedo
      @CarloQevedo 26 дней назад +9

      Perfeito. Penso do mesmo jeito.
      Trabalho existe para resolver problemas, seus ou dos outros. É apenas um meio, que deveria ser temporário, no entanto o homem vive escravo de um labor infinito que o adoece e o mata de tanto trabalhar...

    • @hellequinm
      @hellequinm 26 дней назад +3

      @@lugoncalves8891 ta certo cavaleiro do apocalipse... obrigada pela aviso 🤣

    • @Ermisu
      @Ermisu 25 дней назад +9

      Toma meu like porque penso o mesmo “não sou o meu trabalho”. Isso é minha profissão que me gera renda para viver. Meus filhos lembrarão de mim como um pai presente e amoroso. Não um bem sucedido, rico e que não tinha tempo nem paciência para a família.

    • @CarloQevedo
      @CarloQevedo 25 дней назад +2

      @@Ermisu Mandou bem. Enfim vida inteligente na net.

  • @rodrigovieirademorais2031
    @rodrigovieirademorais2031 Месяц назад +32

    Minha maior preocupação é a falta de amizades que meus filhos vão ter ao longo da vida pela falta de amizades construídas na infância. Será um grande problema no futuro desta geração. Pessoas vão ficar cada vez mais isoladas.

    • @acidezfeminina
      @acidezfeminina  Месяц назад +4

      Esse é um outro ponto muito importante de nos questionarmos e falarmos sobre

    • @dateerrado
      @dateerrado 22 дня назад +1

      Percebo que as crianças ficam mais nos celulares e quando estão num parque se "ignoram", estão cada vez mais antissociais.

    • @Rossdd44
      @Rossdd44 12 дней назад

      Até minhas amizades de mais de 10 anos (estou com 30) vem aos poucos passando por isso. Com toda a facilidade pra manter contato hoje, poucos se dão ao trabalho de responder, manter um papo, compartilhar a vida. E olha que eu sempre fiz questão de procurar e consegui manter a maioria até mesmo nos anos que morei em outro estado. Infelizmente uma hora cansa fazer tudo sozinho.

  • @Debora-cs4id
    @Debora-cs4id 29 дней назад +21

    Eu moro com minha filha de 14anos fora do Brasil, todo o restante da família está no Brasil.
    E por pensar que se algo acontecer comigo, ela estará sozinha, ela precisa saber que não estará completamente desamparada.
    Já mostrei o ela onde tem dinheiro em espécie e a minha senha do banco.
    Já orientei a ela, com esse dinheiro vc compra uma passagem p o Brasil, vai ficar com teu pai e com o restante, teu pai põe num investimento p vc e qdo vc tiver com 18, vc terá um ponto de partida, um respaldo para começar a vida adulta!🙏🏻🥰
    Não sabemos o dia de amanhã, mas temos que ao menos tentar ter o mínimo de preparo!😬☺️

    • @cavalcanti9563
      @cavalcanti9563 22 дня назад +2

      Dependendo de onde você mora é preciso deixar um testamento informando quem terá a guarda da criança, pois com essa idade ela ainda é de menor e portanto dependendo de onde você more ela pertence ao Estado e não à sua família do Brasil. Falo isso pois moro na Inglaterra e aqui é assim, se o guardião legal da criança morrer é não houver testamento, diferente do Brasil, onde a guarda vai imediatamente para o parente mais próximo, aqui é o estado que vai virar o guardião dessa criança e ela será encaminhada para uma foster family.

    • @Debora-cs4id
      @Debora-cs4id 22 дня назад

      @@cavalcanti9563 sim, mas no meu caso minha filha e o pai são brasileiros!☺️

  • @FlaviaCGFL
    @FlaviaCGFL 26 дней назад +10

    Meu pai faleceu quando eu tinha 31 anos e minha mae faleceu quando eu tinha 42. Hoje tenho 44 anos . É bem dificil!!! Hoje eu sou a referencia para o meu irmão, filho, marido, sogra , etc mas sinto muito a falta de ser cuidada , de ter um ombro para chorar, mas vida que segue !!!!!

  • @carolefavaretto
    @carolefavaretto Месяц назад +64

    Tati, já parou pra pensar que daqui uns anos um vídeo como o seu será pra falar sobre como lidar com pais envelhecidos e doentes sendo uma pessoa tão nova? Sua mãe teve vc com 20 e poucos e vc tem uma maturidade pra lidar com tudo isso. Eu nasci minha mãe tinha 37 anos, como está acontecendo mto atualmente, que bom que mulheres tem a liberdade de escolher se e quando querem ser mães. Mas antes dos meus 30 anos minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer, sou filha única e lidar com isso nessa idade é outra experiência. Espero que no futuro o diálogo no núcleo familiar seja bom, claro e honesto para facilitar todo o processo!
    Seu vídeo tá ótimo, assunto necessário. Beijo

    • @kergineto
      @kergineto Месяц назад

    • @sheilamoreira490
      @sheilamoreira490 Месяц назад +5

      Muito difícil lidar com isso, há 3 meses a minha mãe que tem 62 anos teve um aneurisma, graças a Deus ela tem se recuperado muito bem, mas a cognição dela não é mais a mesma e ela era totalmente independente, trabalhava, muito ativa e agora a nossa vida mudou totalmente e é muito difícil lidar com isso.

    • @danielleandrade-sp1pu
      @danielleandrade-sp1pu Месяц назад

      É barra.....tem uma médica Ana Cláudia Quintana, fala sobre esses assuntos ,aqui é no insta.
      O podpeople tbm.
      Terapia se possível tbm ajuda ,mas é barra

    • @dinabarbosa2299
      @dinabarbosa2299 28 дней назад +4

      Pensei em tentar ter filhos mais velha (minha mãe me teve com 42 anos) mas fiquei pensando no fato de que eu nem tenho 35 e já perdi meu pai (ele faleceu com 88 anos, há 3 anos) e terei que cuidar da minha mãe... Mal tive tempo para viver as experiências que desejava ter tido e sei que em menos de 5 anos terei que assumir o papel de uma cuidadora, recebendo minha mãe em casa. É legal poder ter filhos mais velha, mas também pode ser um pouco de egoísmo pois o filho em pouco tempo de vida adulta já terá que assumir os cuidados de um idoso. [não sei se deu pra entender kkk]

    • @danielleandrade-sp1pu
      @danielleandrade-sp1pu 28 дней назад +4

      @@dinabarbosa2299 entendi.
      Mas essas questões as vezes chegam cedo tbm.
      Eu tenho um conhecido que com 40 descobriu Parkinson.
      Minha mãe até 73 anos era saudável, eu tinha 37 anos .
      Tem pessoas com mais idade que ela que são totalmente independentes .
      O ideal ( se possível ) é fazer uma terapia ,p ajudar a organizar as ideias.

  • @fernandaraquellbezerradasi2127
    @fernandaraquellbezerradasi2127 Месяц назад +11

    Eu aos 35 preste a fazer 36, vejo no espelho que já iniciou o processo em que me tornarei uma outra pessoa, os traços jovens estão se dissolvendo lentamente, não estou preparada para ver no espelho esse novo rosto que virá.

  • @anakarina.
    @anakarina. Месяц назад +74

    Desde os 18 anos, fui morar fora da casa dos meus pais em uma cidade diferente deles. Inicialmente para estudar, depois para trabalhar. Aos 30 anos, eu já morava no meu próprio imóvel e tinha uma vida financeira estável, mas nunca tive vontade de ter filhos, apesar de ter sofrido forte pressão da sociedade para tê-los. Agora que passei dos 40 anos, os meus pais entraram nessa fase que você citou no vídeo de dependência por cuidados de saúde. Posso dizer que é uma fase bem difícil, principalmente quando eles são teimosos. Em alguns momentos dessa fase, eu já me perguntei se deveria ter filhos para ter quem cuidasse de mim na velhice como algumas pessoas gostam de dizer, mas a primeira resposta que vem na minha cabeça é: Não há nenhuma garantia de que os filhos vão cuidar dos pais na velhice, é melhor aplicar o dinheiro que gastaria com a criação deles em um investimento que possibilite no futuro pagar uma temporada num asilo ou pagar um cuidador de idoso a domicílio quando eu estiver na fase que os meus pais estão vivenciando atualmente.

    • @sheilamoreira490
      @sheilamoreira490 Месяц назад +5

      Eu tbm penso muito nisso e faz todo sentido

    • @triplexlegends5845
      @triplexlegends5845 Месяц назад +22

      Voce fez Certo! Nao se cria filho para ser cuidador de idoso

    • @elianegregory2541
      @elianegregory2541 29 дней назад +9

      Olha... Geralmente quem abandona os pais é pq: eles foram péssimos pais; o filho é sociopata; os filhos tem uma condição pior que os pais (como muitos netos e pouco tempo disponível, trabalhando muito); moram e estão estruturados em outro estado.
      Cuidador é funcionário, e não poderá assinar papéis importantes em nome do idoso, caso precise. Minha amiga trabalha em hospital e fala sobre isso. As vezes os médicos simplesmente não encontram NINGUÉM pra auxiliar aquela pessoa.
      Sinto muito dizer mas, se vc não tem sobrinhos, vai ter uma velhice solitária e abandonada sim.

    • @sorayanunes1
      @sorayanunes1 27 дней назад +9

      Penso q ter filhos para cuidar dos pais é muito egoísmo; filhos se tem qdo se quer amar alguém, cuidar, educar.
      Agora, cuidador é funcionário, alguém tem q fiscalizar esse funcionário. Ex: veja as entrevistas da Laís de Souza ex ginasta q ficou tetraplégica e a luta dela ao lidar com cuidadores ( e olha q ela é jovem e lúcida!)…

    • @soskika419
      @soskika419 24 дня назад +6

      Concordo. Estou envelhecendo e estou fazendo planos para viver em uma clínica. Tenho uma filha mas tenho a mentalidade de que na clínica tem geriatra, enfermeiros, fisioterapia etc. Não me vejo dando trabalho pra minha filha ❤

  • @alexandrecamara95
    @alexandrecamara95 Месяц назад +29

    Aos 20 anos de idade tive que começar a lidar com esse processo, principalmente se tratando de auxiliar meus pais com a tecnologia. Porém aos 25 meu pai se foi e com essa falta meu mundo desabou e tive que lidar com questões muito além do que era capaz, brigas judiciais, inventário de família e ter a responsabilidade de confortar e reorganizar a vida da minha mãe. Hoje os trinta estão chegando, algumas questões melhoraram, outras nem a terapia resolveu, ainda tenho uma mãe muito dependente do meu auxílio e uma etapa onde desejo casar e ter filhos. A vida é imprevisível, somos poeira no vento, então o diálogo deve ser sempre aberto, a vida teve ter uma organização para que a gente possa lidar com a dor da perda, que já é imensa, para ter que pensar em outra coisa quando isso acontecer.

    • @florzinhaestudiosa8670
      @florzinhaestudiosa8670 18 дней назад +1

      Verdade. Essa dor está chegando para os jovens cada vez mais cedo. Tem gente com 18 anos já tendo q desistir da própria vida pra cuidar de pais idosos que viveram a juventude como se não houvesse amanhã.

  • @taniarodrigues2163
    @taniarodrigues2163 26 дней назад +8

    Tenho 42 anos, separada e dois filhos. Minha preocupação maior é eles.
    Meus pais (também separados) então envelhecendo e moro em uma cidade que fica 100 km longe deles. Me cobro de estar mais presente, mas também penso que minha responsabilidade maior agora é com os meus filhos. Ainda estou lutando para ter uma profissão que nos proporcione uma vida financeira mais confortável.
    Sinto que já tenho que começar a refletir sobre como será minha velhice, começar a me oreparar para ela.

  • @wagnersouza4463
    @wagnersouza4463 22 дня назад +7

    Esse video serve muito pros pais atuais em relação aos seus filhos. Não mimem seus filhos, deixem eles sairem na rua ( violencia nao é problema, já foi MUITO pior - eu sei disso pq morei num dos bairros mais violtenos de SP em 90 e vivia na rua - e violencia só é um argumento justo, se vc mora num lugar em que sua rua tem tiroteios ou coisa assim, ninguem vai sair abordando crianças em rua residencial ), andarem sozinho até a escola, terem um pingo de autonomia, pq a verdade é que um dia eles vão tá na nossa situação ( descrita no video ) e se não tiverem um minimo de resiliência, vão sofrer e muito. Principalmente pq estamos tendo filhos mais tarde. Quando eu tiver 60 anos, meu filho ainda vai ter 20. Falta as nossas gerações ( X e Millenials ) essa honestidade, a gente tá escolhendo fechar os olhos e fingir que nossos filhos serão nossos eternos bebezinhos. A gente acha que superproteger nossos filhos é um favor, mas provavelmente a gente tá acabando com a vida adulta deles. Nossas gerações estão falhando miseravelmente nisso, tanto que formamos cada vez menos laço comunitário com bairro, mesmo em cidades de interior.

  • @aleixo.camilla
    @aleixo.camilla 27 дней назад +13

    Eu tive uma crise existencial perto dos 30, mas não se compara com a que estou passando perto dos 40, pois sinto que não fiz nada na minha vida e ainda descuidei tanto da minha saúde que agora mês sim outro também estou doente.

    • @KamiPinheiro
      @KamiPinheiro 25 дней назад +5

      Compartilho da mesma sensação às vezes. Mas foco no agora, e sigo um dia de cada vez, me firmando na sabedoria e esperança. Força! ❤

    • @renatacausso3256
      @renatacausso3256 23 дня назад

      Quer passar suave na crise dos 50 foque na sua saúde ❤ ❤❤

  • @andiarapeixoto6580
    @andiarapeixoto6580 29 дней назад +33

    33 anos, pai separado teve acidente de moto ficou tretraplegico 2 anos no hospital, faleceu em 2016 madrastas faleceu 3 meses depois de câncer.
    Tbm em 2016 mãe descobre câncer de mama, tratou e está bem.
    Esposo faleceu em 2021 de câncer de pâncreas com 45 anos, temos uma filha, q hoje esta com 7 anos.
    Todas doenças que tive q lidar e os trâmites jurídicos ainda existentes, acho q já vivi por 100 anos...

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 26 дней назад +11

      Muitas perdas em pouco tempo. Difícil e dolorido.
      Paz pra vc.❤

    • @MarthaSantanaMartins
      @MarthaSantanaMartins 22 дня назад +4

      Poxa vc passou por situações muito difíceis! A sensação é que se envelhece mesmo . Força, fé e muito amor para cuidar de sua filha, preciosa!!!

    • @M.M.M285
      @M.M.M285 18 дней назад +1

      Deus traga ainda muitas alegrias na sua vida

  • @CristinaDallaNoraCDN
    @CristinaDallaNoraCDN Месяц назад +22

    Temas espinhosos, mas extremamente necessários. Precisamos naturalizar falar sobre a morte, principalmente. Ansiosa para o vídeo do término. Capricha pra eu poder compartilhar com minhas pacientes hehehe (psicóloga)

  • @cynthia_lima20
    @cynthia_lima20 Месяц назад +11

    Eu acho super importante saber essas informações dos pais. A minha mae me mostrava isso desde os meus 20 ela sempre mostrou onde está os documentos dela de seguro e as senhas de banco e dos cartoes e do telefone dela. Inclusive ela tem uma pasta organizada por nome escritura da casa, planos funeral. Td isso! Acho mto importante saber mesmo.
    E sim é mto triste! Eu vejo meus pais fazerem tanto por mim e eu só tenho eles, alem do meu marido. Amigos nao tenho mais depois dos 20.
    Hoje mesmo meu pai tava me trazendo pra casa e eu fiquei reparando q nos seus 70 anos ele n é flacido e nem cheio de rugas como eu via os idosos qdo era adolescente. E depois fiquei triste por saber q o tempo dele está cada vez mais reduzindo😢

  • @thaisecairess
    @thaisecairess 25 дней назад +5

    eu vivo isso desde os 17 anos rs, mas muito porque eu achei que eu tinha que ser responsável pelo meu pai, tinha que ficar junto, tinha que entender tudo, tinha que amá-lo incondicionalmente etc. mas, bateu mesmo aos quase 30, quando ele começou a adoecer e não queria de jeito nenhum, buscar ajuda. meu pico de estresse e preocupação foi nas alturas... com muito custo e já em estágio avançado, convenci ele e descobrimos o que já temíamos. no meio tempo, eu cuidei de tudo, do remédio à consulta, e no fim, do enterro e da exumação. tenho irmãos, mas estive sempre sozinha nessa função. fora, todas questões em vida... quando ele morreu, sentei com minha mãe e deixei claro que eu não faria isso de novo, ajudo no que eu puder, mas enquanto ela for lúcida e tiver saúde, eu apoiarei, mas não viverei a vida dela. e assim tenho feito há 8 anos. me preocupo sim, ajudo como posso, mas não carrego mais a responsabilidade... falamos de morte, inclusive da minha, porque concordo que precisamos. viajo e aviso sobre tudo, inclusive sobre seguro de vida, previdência, onde deixei a chave do apto hahaha e assim, vamos encarando a realidade da maneira que podemos, porque não vamos controlar nada, no final.

  • @JonasBispo
    @JonasBispo Месяц назад +9

    Tem um livro muito bom chamado "As grandes cidades e a vida do espírito" de Geog Simmel que fala exatamente sobre essas questões de como as nossas relações e nossas amizades acontecem nesse mundo moderno e capitalista

  • @dudasc94
    @dudasc94 28 дней назад +12

    Fui criada com minha mãe me ensinando onde tava tudo, e ai comecei assumir tudo isso muito jovem,dai veio pandemia onde me coloquei na linha de frente pra proteger eles e logo após minha mãe teve um câncer; resultado,hoje, aos 30 anos sinto que assumi uma família e tenho um "cansaço" e vivi coisas que muitos outros jovens viverão só na meia idade, enquanto eles viveram mais a juventude...quem assume muito tem uma carga enorme nas costas

    • @florzinhaestudiosa8670
      @florzinhaestudiosa8670 18 дней назад

      Engraçado que seus pais viveram como bem quiseram na juventude.. Por que não se cuidaram e não se prepararam para a velhice? Esse negócio de abdicar da vida para cuidar dos pais é injusto.

  • @elainegomes3997
    @elainegomes3997 Месяц назад +15

    Tati!!! Te acompanho a mais de 15 anos (não fiz contas exatas pra não sofrer o choque da idade kkk), desde a época do blog, não sou de comentar e interagir, mas hoje entendo a importância. Queria te dizer que senti muito a evolução da minha vida acompanhando a evolução da sua, esse vídeo com certeza traz realidades doloridas, mas que sendo faladas, nos ajuda a ver que não estamos passando por isso sozinhas 😂 Obrigada por ser essa pessoa ❤

    • @camis3113
      @camis3113 28 дней назад

      Também sigo desde a época do blog, talvez desde 2008, 2009, não sou boa com datas...

  • @renatacausso3256
    @renatacausso3256 23 дня назад +3

    Passei por isso com 37 anos de idade quando minha mãe viúva teve Alzeimer eu como filha caçula e recém divorciada na época me dediquei muito a ela, nas internações tive que me licenciar do trabalho para ficar com ela no hospital , foi um período desgastante, porém estreitou muito a nossa relação mãe e filha, que sempre foi conturbada rsrs, não me arrependo fiz o que deu sou humana🙏🏼 agora com 50 estou melhor fisicamente e emocional cuido muito da minha alimentação e esporte agora com 50 e vou ser mãe solo acho que o grande barato da vida é não se comparar , pois cada vida é única e tudo bem 😂 tenho amigas que já são mães, outras que já são avós e outras que optaram por não ter filhos .

  • @hudsera
    @hudsera 27 дней назад +5

    Se eu puder dar um conselho: converse sempre com idosos. Entenda absolutamente tudo o que vivem e o que fazem. Se der tudo certo, você chega lá e terá os mesmos desafios… além disso, terá vários amigos, nada como conversar com quem viveu muito mais do que você… Valeu Tate! ❤

  • @pauladeoliveira1913
    @pauladeoliveira1913 29 дней назад +28

    E quem tem 40 + sem filhos, sem família, sem namorado, sem amigos… e aí?

    • @anonimo-mc6po
      @anonimo-mc6po 27 дней назад +7

      Estou na mesma situação que vc...fora os problemas financeiros.. A falta de perspectiva de conseguir comprar uma casa... de aposentar.... Me sinto sem esperança...

    • @ronaldojosegroto8746
      @ronaldojosegroto8746 27 дней назад +1

      Arrumar pets

    • @Simplelivingslowliving
      @Simplelivingslowliving 26 дней назад +4

      Complicado. Se apega à Deus. Quem perde tudo e tem Deus, nao perdeu nada. Quem tem tudo e nao tem Deus, nao tem nada.

    • @GirlieAndie
      @GirlieAndie 26 дней назад +3

      Tamo junto!

    • @user-nu4uu3je9h
      @user-nu4uu3je9h 22 дня назад +1

      Busque descansar em Deus e busque a Deus, quem sabe se a vontade bater no coração e tiver uma vida estável, compartilhar a vida com alguém que tbm não tenha família e precise de uma, adotar tbm é uma opção🙃

  • @JuliaBenevento
    @JuliaBenevento Месяц назад +21

    Tenho 34 e não sou mãe. E ao mesmo tempo q eu estou vivendo essa fase de preocupações com meus pais penso que eu não vou ter quem esteja do meu lado nessa fase (apesar de filho não ser garantia de nada né).
    Quando vc fizer descobertas sobre essa questão da aposentadoria do autônomo por favor compartilha com a gente, pq quanto mais eu me informo sobre isso, mais perdida eu fico!

    • @creativekaz
      @creativekaz 24 дня назад +1

      Por isso ter mais de um filho é uma boa ideia. A chance de 1 "dar certo" é maior quando se tem mais filhos...
      E o autônomo não deveria adotar uma mentalidade de separar a própria aposentadoria ou háa possibilidade de se aposentar pelo governo? De qualquer não depender do estado é uma melhor opção. Logo o real não vai valer nada mesmo :/

    • @user-ib5hs3ze1e
      @user-ib5hs3ze1e 19 дней назад

      ​@@creativekazé cara ou coroa é?😂😂

  • @tfcaixeta
    @tfcaixeta Месяц назад +5

    Ja passei por isso (eu com 30anos) ajudando nos cuidados do meu pai e presenciando de perto o quanto ele definhou nos ultimos meses…. de um velho que fazia coisas que nao podia e mentia pro medico (eu deixava ele falar e corrigia o essencial) até nao conseguir sair da cama ou se limpar… nao me leve a mal, a gente (minha mae e irma, outros parentes deram a mão ocasionalmente, e mais pro fim cuidadora paga tbm) tentamos levar com leveza e rindo das situações bizarras que aconteciam.
    Trabalho em equipe é essencial e todos puderam visita-lo em casa. Ainda sobre trabalho em equipe é importante cuidar de quem ta cuidando pois é preciso ter momentos de respiro da rotina. Enfim foi muita peleja e fico feliz de ter participado.
    Hoje em dia valorizo a vaga de idoso, aprendi a pedir cadeira de rodas no hospital, conversamos em casa com mais naturalidade sobre morte/herança/velorio e tento convencer mamae a cuidar melhor da saude. Mas confesso que na epoca batia uma tristeza de estar passando por isso tao cedo, fora os momentos que ele nao estara presente (mas ele viu as filhas formadas e encaminhadas entao acredito que descansou tranquilo). Terapia foi fundamental.

  • @yolyberrueta
    @yolyberrueta 29 дней назад +6

    Não estou preparada para ser mãe da minha mãe, estou apenas me entendendo adulta, estou passando por uma queda, falência econômica e me reencontrando com ela depois de 13 anos de migração e me encontrei com a mesma mulher que me fez querer sair de casa com 8, 11, 14, 16, 17, 19 e por fim 21 anos… não é possível que eu evolui tanto nesses anos todos e ela ficou presa no tempo. Agora eu tenho que respeitar seu desejo de não mudar e também tentar cuidar mas sem poder cuidar pq ela é adulta e não deixa… ao mesmo tempo ouvindo esta reflexão percebo que não queria ser mãe da minha mãe, não ainda. Vejo que preciso me preparar pq é necessário. Faz parte do processo. Entre tanto, me sinto absolutamente só neste trajeto.

    • @cristinnemacedo4304
      @cristinnemacedo4304 26 дней назад

      Recomendo pra vc o livro "Uma Mulher", da Anne Ernaux.

    • @davsodesouzamachado
      @davsodesouzamachado 20 дней назад

      Estou passando pela mesma situação não reclama aguenta o processo

  • @dai649
    @dai649 24 дня назад +7

    Eu moro fora do Brasil, mas tenho uma relação muito próxima com minha mãe. Ela tem 68 anos, e trabalha muito. Ajudo financeiramente, aconselho, estou atenta na saúde dela. Meu pai é uma pessoa bastante complicada, teve AVC recentemente, e por serem separados, ele não tinha rede de apoio em casa pra cuidar dele. Decidimos colocá-lo em uma clínica. Estou participando das consultas todas remotamente. Agora ele vai precisar de cirurgia.... Não está fácil, principalmente pq minha irmã não ajuda em nada e só se preocupa com dinheiro. É emocionalmente desgastante.... Caí numa depressão muito grave por isso. Mas estou melhor, depois de 3 meses com sintomas graves. Nada é fácil... Mas não ter apoio da minha única irmã deixa as coisas mais pesadas pra mim.

    • @Diplonomads
      @Diplonomads 9 дней назад

      Onde mora? Também moro fora

  • @alessandralugon1268
    @alessandralugon1268 Месяц назад +22

    Meu Papito fala que eu sou a filha "secretária ". Eu faço IR, cuido de alguns pagamentos, sou consultada sobre orçamento de oficina, perguntam sobre seguro da casa...rss.
    E o telefone..... ahhh o telefone, esse é um caso à parte...rss
    Tenho que ensinar a não abrir qualquer link, já cairam em golpe.
    Enfim, estou nessa fase.
    Ele tbm já me passou senhas de banco, me apresentou ao gerente, passou telefone do plano funerário e onde eu deverei ligar para acionar a pensão da marinha.
    Papo difícil, mas necessário

  • @jeffr_ac
    @jeffr_ac 28 дней назад +5

    Chegou nossa hora pessoal kk estamos virando os tiozões, tiazonas e as pessoas ao nosso redor estão sumindo. Em breve chamaremos de melhor idade e estaremos sempre no escanteio das decisões e assuntos. É cruel mas é a vida.

  • @jadycardoso71
    @jadycardoso71 27 дней назад +3

    Caramba, de toda a sua carreira no RUclips este vídeo foi o que mais me tocou. Obrigada.

  • @marianamarques386
    @marianamarques386 Месяц назад +7

    Eu ainda não cheguei aos 30 (faltam 4 anos), mas recentemente tenho pensado muito sobre essas questões, principalmente depois de ter sido necessário assistir minha minha mãe após um acidente de trânsito, onde ela quebrou o braço e precisou operar; e também após o falecimento de um tio muito querido (tudo isso num intervalo de menos de 15 dias).
    Acredito que pra mim é ainda um pouco mais desafiador, porque ainda existe essa questão da ambição, de "querer conquistar o mundo". Inclusive, me senti muito culpada de estar de luto pois, apesar de eu ter passado a minha infância toda com esse meu tio que faleceu, ter muitas memórias, no início da adolescência eu me afastei.
    E assim, no caso da minha mãe, fiquei pensando o quanto essa responsabilidade do cuidado sempre recai sobre a mulher. Apesar de eu ser a filha mais velha, meu irmão tem seus 21 anos já e assim, ele visitou minha mãe no dia do acidente, depois que passou todo o caos e depois só quando ela já tinha quase 1 semana de operada.
    Foi eu quem corri no hospital no dia que aconteceu, depois fiquei com ela em casa até sair a cirurgia, fui a acompanhante no dia da cirurgia, fui a responsável por assinar a documentação da alta e prestar toda a assistência na volta pra casa...
    Enfim, esses dois acontecimentos bateram muito em mim! Principalmente porque minha família sempre foi muito jovem (minha sogra, por exemplo, tem a idade da minha avó materna, 66 anos), e quando caiu a ficha na terapia que o tempo estava passando, eu entrei em completo choque!

  • @vanessacardozo7729
    @vanessacardozo7729 21 день назад +2

    Passo por todos esses dilemas, tento lidar da maneira que aprendi…
    Estou nos 30 e poucos… 10 anos de uma carreira (não cheguei aonde queria chegar). Querendo mudar de rumo, outra profissão e outra cidade para morar… mas sem dinheiro e precisando cuidar da minha mãezinha, casada e sem filhos. Esperando a sorte aparecer mesmo sabendo que nunca contei com a sorte para chegar viva até aqui!

  • @eu...voce..nos...3938
    @eu...voce..nos...3938 Месяц назад +4

    Taty, muito obrigado por falar sobre essas questões da vida. Me sentir conversando com uma amiga querida.
    Abraços e fica com Deus

  • @Arthurcuervo
    @Arthurcuervo Месяц назад +12

    Tati, você continua incrivel! Uma das melhores produtoras de conteudo desse youtube.
    Longevidade hoje é uma palavra ligada à velhice, mas nós, na casa dos 30, ainda podemos construir a nossa longevidade!
    Eu sinto muita falta de algum jovem falando sobre longevidade para JOVENS. Acho que essa pessoa serei eu. So me falta coragem pra botar a cara kkkkk.
    Longevidade é uma tríade entre saude financeira, saude fisica e saude mental. As 3 estao interligadas e sao interdependentes, nao adianta pensar em uma e esquecer da outra. É um tripé e se constrói na juventude. Nao adianta falar sobre longevidade com 70 anos.
    Eu realmente nao consigo entender o fato de que nós sofremos por zilhoes de incertezas e preocupacoes improvaveis ao longo da vida mas nao paramos para avaliar de forma pragmática as DUAS ÚNICAS POSSIBILIDADES que temos na vida: a velhice e a morte.
    Envelhecer é maravilhoso! A outra alternativa é que é horrivel.
    Precisamos urgentemente mudar esse paradigma.
    Minha esposa e minha sogra ja tem todos os passos de acesso aos bens, contas e etc. A gente nao quer, mas a morte nao pede licença, ela te pega numa quarta-feira voltando do trabalho, mesmo que sua toalha ainda esteja molhada em cima da cama que vc deixou de manhã pq estava atrasado. (Atrasado pra quê mesmo?)
    Outra dica: jovens, PENSEM EM PREVIDÉNCIA COMPLEMENTAR!!! Minha filha de 3 anos ja tem um plano de previdencia. JAMAIS, SOB NENHUMA HIPOTESE confiem sua renda futura ao INSS.
    Eu sou especialista em seguros, previdência e finanças, mas nao vendo nada (ainda). Quem quiser bater um papo, estou por aí. Sou ABSOLUTAMENTE FASCINADO por esse tema "envelhecimento". 😊

  • @aldaligiaventura7954
    @aldaligiaventura7954 21 день назад +1

    Acabei de conhecer seu canal, sua abordagem é muito interessante e sincera. O sentimento é esse mesmo. Continue a trazer bons conteúdos como este. Grata.🌷

  • @BananaVintage
    @BananaVintage Месяц назад +36

    Sinceramente, tô chegando nos 30 e não quero mais envelhecer, pra mim a velhice não tem nada de bom. Se eu puder ir antes pra mim vai ser um privilégio

    • @redvelvetchanel
      @redvelvetchanel Месяц назад +12

      Também to com um problema serissimo com isso, lidando com o medo de não ter mais a pele retinha, medo de ir embora todo o tesão, uns dilemas umas coisas ... uns fantasmas que tem sido dificil de lidar.

    • @user-ub2ix4ct2d
      @user-ub2ix4ct2d Месяц назад +2

      Concordo e penso como vc!

    • @carolcf100
      @carolcf100 Месяц назад +8

      Moça, eu entendo bem o que vc está passando, pois a sociedade brasileira é muito focada no aspecto material (sentido amplo), portanto, as pessoas dão um sobrevalor ao item (chamarei aqui de item) estético. Ok., a passagem do tempo é algo que não temos como controlar, certo? Portanto, ficar sofrendo por algo que não temos controle, não é saudável para a nossa saúde mental. Não foque as suas energias naquilo que você está perdendo, mas sim naquilo que vc ainda tem e está conquistando. Quem diz que a passagem do tempo representa algo 100% ruim é pq, na verdade, não soube trabalhar a cabeça (desde a juventude) no sentido de que ser belo e jovem NÃO é a coisa mais fundamental da vida. Fundamental é ter saúde, foco na vida e inteligência emocional. Quanto mais a gente detém conhecimento, menos atrelados ao estético ficamos. Aviso já as meninas de 20 e poucos que estão aqui, que comecem a dar mais sentido na vida e foquem menos no material e estético. Por exemplo, o que mais vejo no instagram é gente linda, jovem e estúpida. Meu maior conselho, então, seria: desenvolva o seu EU e seja uma cidadã melhor para o meio ambiente, Esqueça a opinião alheia e tenha um objetivo na vida. Beijos 😘

    • @BananaVintage
      @BananaVintage Месяц назад +5

      @@carolcf100 não querer envelhecer vai muito além da estética, na verdade a estética é o de menos. Eu como filha única, e caçula da família já sei que, se tudo ocorrer naturalmente terei que viver o luto de todos os meus familiares e cuidar sozinha dos meus pais, para no fim morrer sozinha. A velhice traz debilidade da saúde, solidão e tristeza. Se envelhecer fosse só estética a gente fazia uma harmonização facial e está tudo bem.

    • @akilahankh
      @akilahankh 28 дней назад +2

      Ah, balela! A maturidade é incrível!!! Vc fala isso pq essa sociedade capitalista enxerga nossos corpos úteis ao lucro do capital. Corpos jovens, geram mais lucro, trabalham por mais horas e gastam mais porque são estimulados a estarem sempre belos, estilosos e sarados. Isso é td induzido! Nada mais genuíno do que estar em paz com quem vc é de verdade, aceitar a brevidade da vida e como somos pequenos e vulneráveis. Cada um tem sua crença, mas para mim, a maturidade é o momento de vc se encontrar com a verdade do seu ser, que não está apenas no corpo, mas tb em espírito.

  • @vanessarodrigues1842
    @vanessarodrigues1842 26 дней назад +2

    Jesus, Tati...totalmente minha fase de vida e meus questionamento. ..amei ...Obrigada

  • @liareginaconstelar1203
    @liareginaconstelar1203 24 дня назад +3

    Importante os filhos não se sentirem como pais dos pais, mas se manterem num lugar, internamente, menor quebos pais.
    Às vezes os pais querem colocar os filhos nesse lugar, mas cabe aos filhos se manterem no lugar de filho enquanto os pais se mostrarem capazes fisicamente

  • @rafaellisboa5123
    @rafaellisboa5123 Месяц назад +4

    Nossa que vídeo, não estou nesse nível que você está vivenciando com seus país e família, mas essas situação estão começando a acontecer na minha vida, é bom ver que a gente não está sozinho nesse barco. top de mais esse assunto!

  • @arletebarros9599
    @arletebarros9599 25 дней назад +1

    Pensamentos pipocando dentro da cabeça, e na espera do próximo video. Amei te ouvir ❤️

  • @giovana1490
    @giovana1490 Месяц назад +5

    A diva ouviu o nosso apelo em relação à música!!! Grata!!!

    • @acidezfeminina
      @acidezfeminina  Месяц назад +2

      Siiim! Tirei o outro do ar e corrigimos aqui! Obrigada pelos feedbacks de vcs

  • @elis.lis.e9261
    @elis.lis.e9261 22 дня назад +1

    A minha vida foi ruim desde sempre, acho ótimo que o tempo passe, pois as coisas vao se resolvendo e um dia acaba!

  • @dcarolina20
    @dcarolina20 Месяц назад +3

    Tati esse vídeo trouxe várias coisas que me pego pensando constantemente. As amizades que queria tá mais perto e a vida adulta não deixa, a saúde dos meus pais que nunca se incomodaram em não ter convênio de saúde, minha carreira e aposentadoria, a vida que tenho e que quero sempre manter dentre outros. Mas o tema que vc escolheu não poderia ser melhor.

  • @joicecorrea
    @joicecorrea Месяц назад +1

    Esse video veio na hora certa! Por aqui, muita angústia com todas estas questões. Obrigada ❤

  • @karinne_krys
    @karinne_krys 26 дней назад +3

    Eu com 23 anos na crise de meia idade, sem filho, mas são meus pais que constantemente estão em meus pensamentos. Vivo me perguntando, e quando a velhice deles chegar? Eu ainda não formei, só trabalho, tenho metas e planos que envolvem questões financeiras. Quero resolver tudo pra ontem e ter uma vida confortável e dar conforto aos meus pais. Pausei o vídeo pra fazer esse comentário pq tenho o pensamento acelerado e escrever me ajuda a controlar essa ansiedade.

    • @dateerrado
      @dateerrado 22 дня назад

      Nossa, você é super nova ainda. Fique tranquila, as coisas se ajustam conforme o tempo, é natural até os 30 ainda não ter uma carreira estável, isso tem a ver com a idade.

  • @cinthiaandreis
    @cinthiaandreis Месяц назад +2

    Vou assistir de novo pra fortalecer! Obrigada por repostar com o áudio corrigido, Tateee!!
    Achei este vídeo maravilhoso! Eu tenho 35 e já tenho um "manual se eu bater as botas: comece por aqui" 🤣

  • @BretasNanda
    @BretasNanda Месяц назад +2

    Maravilhoso tema, discussão importantíssima!!!!! ❤❤❤
    Obs: não sei se tô louca ou viajando no tempo, mas se estiver certa, obrigada por ter reeditado e diminuído o volume da trilha de fundo, q ontem tava mais alta q a sua voz.😅

  • @ocabreiro
    @ocabreiro Месяц назад +2

    Bons tempos de crise. Hoje em dia a crise vem acompanhada com transtorno. Uma coisa é certa, passou pela crise dos 30, certamente resiliente para crise dos 40.

  • @denisencordeiro
    @denisencordeiro 18 дней назад +1

    Pior ainda pra quem é filha única como eu, com um pai tóxico que causou traumas que preciso trabalhar até hoje com 31 anos e a sociedade se acha no direito de "exigir" que eu cuide dele porque agora tá ficando idoso e doente 🙄 Mas esquecem que a lei do retorno é pra todos e cada um vai colher o que plantou! Não permito ninguém julgar minhas ações e decisões, pois só eu sei o que vivi! Me afastei totalmente há 5 anos e vou continuar sem contato até o fim da vida!

  • @liliancosta1512
    @liliancosta1512 Месяц назад +4

    Sendo bem sincera, eu tenho 27 e me pego pensando sobre tudo isso a um tempo e me assusta muito pensar sobre o envelhecimento da minha mãe e no que posso proporcionar para ela.

  • @CesarAugusto-ix5vn
    @CesarAugusto-ix5vn 20 дней назад +1

    vc está certíssima ... parabéns e obrigado por compartilhar

  • @miria8475
    @miria8475 Месяц назад +2

    Apareceu pra mim, e inclusive, fazia anoooooooooos q eu não via um vídeo seu! Era das antigas e voltei hj 😊

  • @elenicearaujo2358
    @elenicearaujo2358 16 дней назад

    Brigada, Taty! Adorei o vídeo. Tô vivendo isso tem uns 4 anos já. E é assim mesmo.

  • @superandooautismo
    @superandooautismo 18 дней назад

    Desde pequenas somos incentivadas a ter carreira sólida e se cuidar, ser bonita, autossuficiente. Bom, pulei fira desse barco a um tempão! Me casei bem, tive 3 filhos queridos, 1 especial, meu pai é falecido e minha mãe é uma guerreira. 43 anos, mesmo tempo em que meu pai faleceu, isso me perturbou, aliás minha avó paterna tb faleceu nesse ano com alzaimer e que doença terrível, me sinto velha sabe. Minha saúde, minha mente, não tem sido a mesma. Quero cuidar mais de mim, quero me livrar mais do celular, quero mais contato íntimo com Deus. Aprendi a não carregar as cargas dos dilemas alheios e a suavizar as minhas...rsrsrs...a ser mais realista, alimentar amizade, amor de mulher, de mãe, de filha. Quero ser uma velhinha livre para ser velha, sem botox, nem prisão a imagem de uma jovem que já se foi. Quero curtir, resignificar as fases da vida e seguir.

  • @thalitaabe7668
    @thalitaabe7668 Месяц назад +1

    Eu gosto muito dos seus videos reflexivos, são pontos sempre muito válidos. Já tenho mais de 30 e estou me encaixando no que disse sobre os pais.

  • @Pittar0
    @Pittar0 Месяц назад +3

    RUclips virou meu amigo 🤡
    Fico aqui buscando videos de desenvolvimento pra sentir que tenho alguma amizade de mentalidade semelhante. Ao mesmo tempo reconheço qu eu mesma me isolo as vezes.

  • @yaraoliveira255
    @yaraoliveira255 15 дней назад

    Essa abertura conversou comigo. Tenho 31 e sinto grande parte do relatado. Me identifiquei muito com o "pq vc ta falando isso, não querer falar, ta pensando o q"

  •  19 дней назад

    Eu acompanho seu Canal desde do Início , gosto dos seus conteúdos, senti tua falta.

  • @punky.13
    @punky.13 Месяц назад +2

    Adorei o vídeo Tati! 💜 Realmente nossos pais é complicado...tenho um namoro longo mas não moramos juntos, ele tem uma família muito estruturada e os avós faleceram, agora os pais e tios tão tendo problemas de saúde, então eu até me sinto mal em pressionar um casamento e morar junto porque também tenho minha mãe que tem muita saúde e também tá envelhecendo e eu provavelmente eu vou ter que cuidar dela. Filhos? Quanto mais eu penso com 32, mais eu tenho medo. A gente não tem casa, não tem estabilidade, tá tudo um caos na economia, no clima, no trabalho...foda. Eu só quero que ele possa ajudar os pais e ficar presente o máximo de tempo porque a gente se tocou que eles não vão estar aqui muito tempo. 😢

  • @aguiarfabio
    @aguiarfabio Месяц назад +2

    Te assisto há anos. Adoro seu conteúdo!

  • @lucasaguiar1649
    @lucasaguiar1649 Месяц назад +2

    Boa tarde Taty e like sempre . Eu mesmo com 40 anos eu moro com minha mae , trabalho ajudo nas contas Mas um dia terei um canto só meu se Deus kizer . Bjz e boa tarde .❤

  • @gislaneka
    @gislaneka 27 дней назад +2

    Obrigada pelo vídeo, me identifiquei muito!

  • @MaariLopes2
    @MaariLopes2 15 дней назад

    Tatyyyyyy do Ceuuuuu!!!! Eu voltei a te seguir depois de 10 anosssss e não sei pq eu não te seguia mais 🫠🫠🫠 e estou CHOCADA com 2 coisas!! 1-a música da abertura que é a mesma hahaha 2- Vc continua lindonaaaa meu!!! Parabennnnssss!!! Agora vou maratonar teus vídeos!! Beijoss

  • @lucianapatricia6582
    @lucianapatricia6582 21 день назад

    Oie Taty, muito legal abordar esse tema. Passo por isso no momento, e como é complicado.

  • @douglasdoro
    @douglasdoro 4 дня назад +1

    Aqui do meu lado, duas coisas tem pegado bastante no processo de envelhecimento: ter que enterrar todos os meus familiares e a queda na performance do corpo/mente. Diria também que, é ruim não ter boas referências de pessoas mais velhas, mas isso chega a ser um problema que cause tristeza.
    De qualquer forma sigo otimista. Tenho uma saúde boa e sinto que tenho muita lenha para queimar. Estou sempre procurando algo novo para aprender e viajando sempre que possível.
    Se tiverem dicas para compartilhar nesse processo, comentem ai =)

  • @viniestevao
    @viniestevao 28 дней назад +3

    Pô, fiquei feliz pq esse problema só apareceu pra mim perto dos 40. Lá nos trinta eu tava de boa.

    • @MaFerreira-lf1pb
      @MaFerreira-lf1pb 26 дней назад +1

      Eu também

    • @florzinhaestudiosa8670
      @florzinhaestudiosa8670 18 дней назад

      Nas famílias com mais dinheiro e educação as pessoas levam uma vida estável até perto dos 60 anos. Os parentes começam a morrer bem velhos já

  • @luciaandradedossantos9869
    @luciaandradedossantos9869 22 дня назад +2

    Bom, são muitas histórias. Na minha família, ou melhor na família do meu falecido pai já estamos acostumados a cuidar dos idosos desde a infancia, tivemos muitos casos de demência inclusive simultaneos. Nesse ponto não me assusto. O que me apavora mesmo é meu próprio futuro. Estou sem peespectiva profissional. Tentei mudar de carreira mas sou um fiasco emocionalmente e socialmente...Tenho um bom casamento mas creio que me vendo como derrotada posso colocar minha vida afetiva no fundo do poço, não me vejo merecedora dessa história de amor... as vezes acho que ele merecia alguem melhor do que eu

    • @MarthaSantanaMartins
      @MarthaSantanaMartins 21 день назад

      Faça terapia, Lucia, será bom colocar pra fora esses sentimentos! felicidades!

  • @luartilheiro
    @luartilheiro Месяц назад +3

    Em relação aos pais envelhecendo: isso acontece com a minha vó também. Dos criadores de "mãe de planta" e "mãe de pet", veio ai: "mãe de senhores". Te entendo, viu!

  • @elymeireles2417
    @elymeireles2417 19 дней назад

    Gente quantos relatos tristes 😢, Deus abençoe a cada um aqui e sigam em frente, sei que esse negócio de amigos e família é complicado.
    Ontem fui em um encontro de filhos e pais foi triste demais, muitos país não 🫂 abraçam os filhos a coisa mais comum aqui dentro da minha casa.
    O mundo não é ruim , mas as pessoas estão cada vez com mais medo de viver, eu não vejo que é o fim.
    Esse mundo pra mim é maravilhoso, eu vivo de pregar coisas boas.
    Att.

  • @mellissacamara4301
    @mellissacamara4301 Месяц назад +1

    Tateane , ñ consisegui escrever nada sobre tal foi minha emoçao e comoção. 😢😢😢 outro dia quem sabe!?❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @LehRauber
    @LehRauber Месяц назад +1

    Que vídeo bonito, muito bom poder refletir sobre isso. Mas esses assuntos sempre me deixam na bad.
    É aquele negócio de vc se perceber finito, uma hora essa vida acaba pra todo mundo.
    Acho que isso tbm é importante pra não perdermos tempo com relações que não nos acrescentam nada. Fazer as coisas que queremos sem termos medo de sermos julgados.

  • @seomaraoliveira5261
    @seomaraoliveira5261 Месяц назад +1

    Lembro q qnd tinha 25, minha māe me preparou sobre docs., e claro fiquei em luto antes do seu falecimento 1 ano após.Daí a falta d inteligência/saúde mental me conduziram fazer terapia desde 1998.Agora aos 53 sigo me preparando para o desfecho terreno.

  • @carolinamatos1760
    @carolinamatos1760 Месяц назад +1

    Quero o vídeo do tema! Estou próximo dos 30 e já estou. Vivendo esses estágios que você comentou .

  • @aussienarealmariantebrolacci
    @aussienarealmariantebrolacci 21 день назад +2

    Eu estou desesperada! Tenho 38 anos e moro na Austrália há 10 ! Sou filha única; não tive filhos; estou solteira e amo meus pais sou apegada mais a minha mãe! Agora estou entre voltar pro Brasil ou ficar aqui! E está em consumindo muito! Pq quero estar perto dos meus pais mas tenho medo de não me adaptar mais ao Brasil e não ter emprego! Mas me sinto solitária 😢 estou nesse momento agora pensando em tudo isso que você falou! Me ajuda se tiver uma opinião 😢

  • @clarissamenna412
    @clarissamenna412 28 дней назад +1

    Adoro seus vídeos, Taty! 💛

  • @carlacof
    @carlacof Месяц назад

    Minha senhora, tô voltando o vídeo pro início pq perdi a introdução só reparando como estás lindíssima!!

  • @lucasaguiar1649
    @lucasaguiar1649 Месяц назад +1

    Pois faz a parte 2 sobre esse assunto pois eu gostei.

  • @cavalcanti9563
    @cavalcanti9563 22 дня назад +1

    Tenho 38 anos, moro fora do país a 8 anos. Minha família está toda no Brasil (pais e irmãos), mas também tenho alguns parentes na espanha. Sou casada, nao tenho filhos e me preocupo bastante em adquirir um patrimônio que me permita ter uma aposentadoria tranquila e se preciso pagar alguem para cuidar de mim, ja que nao pretendo ter filhos.
    Meus pais estao adoecendo e sao super teimosos, nao aceitam opniao alguma com relação a maneira como cuidam da vida deles, tampouco como cuidam das proprias financas ou da saude. É desgastante pois sei que eles poderiam estar numa situação muito mais confortável e saudável, se nao fosse pela teimosia deles. Mas ja entendi que nao posso salva-los de si mesmos. Ajudo como posso mas nao sacrifico mais a minha própria saude mental ou financeira ja que elea nao querem que os filhos se metam nas decisoes deles 🤷‍♀️
    É dolorido, mas temos que respeitar as escolhas deles

  • @giselesarmento3450
    @giselesarmento3450 Месяц назад +1

    Excelente vídeo. Descobri que não estou sozinha. 😂

  • @lucasaguiar1649
    @lucasaguiar1649 Месяц назад +1

    Tati esse vídeo seu hj foi de utilidade Pública pois por eu morar com minha mãe aki pra mim não é facil pois eu trabalho e ela é aposentada e por eu trabalhar em bar no ponto de vista dela ela mim critica e com isso acaba mim xateando e as x ela fala k era melhor eu já ter ido embora 😢 e ouvir isso dela mim doi muito poxa . Mas sei k eu vou dar a volta por cima .Grande bjo❤

    • @NathVelasch
      @NathVelasch 26 дней назад

      Melhor você arrumar um cantinho.pra você , você não é obrigado a ouvir e aceitar desaforo se você parar de trabalhar apenas por ela nso gostar do seu emprego ela irá te sustenta?.tá na hora de crescer.

  • @Brasil810
    @Brasil810 Месяц назад +1

    Que vídeo necessário
    Pq ando me sentindo assim e achava que estava sozinha

  • @luartilheiro
    @luartilheiro Месяц назад +2

    Sobre a parte do trabalho: não cheguei nessa fase ainda. Mas, o trabalho já é diferente dos 18 pra cá... Tô com 30. Fiz esse ano. Mas estive repensando sobre isso também

  • @Jessica-bo3es
    @Jessica-bo3es Месяц назад +1

    Eu achando que era coisa da minha cabeça so eu surtava com esse pensamento pelo visto não estou sozinha 😅

  • @hericatz975
    @hericatz975 Месяц назад +1

    Por um momento eu iria responder que nenhum dos meus amigos tem relação com o meu trabalho, mas pensei direito e tem sim. Isso porque tenho 2 trabalhos, um que traz a minha renda principal e o segundo (que por enquanto dá mais gasto do que renda) que envolve eventos.... e todas as minhas amizades estão relacionadas de alguma forma com esse segundo trabalho. Se não fosse isso, quase não teria amigos inclusive. Reflexão interessante que me trouxe aqui...

  • @rafaeldalvi
    @rafaeldalvi Месяц назад +1

    Planeje video para daqui 30 anos de como devo passar minha vida financeira para minha filha sem assustá-la.
    E como reagir vendo amigos morrendo.

  • @Patricia-vn6cw
    @Patricia-vn6cw 27 дней назад +2

    Ohh crise foda hein! Tá uma desanimada em muita coisa. A gente percebe que não é mais a mesma. Mudamos! Energia diminuiu muito! Engordar? Mais fácil! Kkkk eitaaa lasqueiraaa ( eu com 3.9). Tô assim. 🤪

  • @pauloscborges5013
    @pauloscborges5013 Месяц назад +1

    Por um minuto achei que tivesse raspado o cabelo. Iria ficar incrível também! ✊🏾💃🏻

  • @carolcf100
    @carolcf100 Месяц назад +1

    Tati está belíssima👏🏼👏🏼👏🏼

  • @cristina2136
    @cristina2136 26 дней назад

    Adorei seu look,vc está linda! N consegui parar de reparar rsrs

  • @AndreSantosFotografia
    @AndreSantosFotografia Месяц назад +1

    Parabéns pelo conteudo
    valeu a pena o esforço de acompanhar o conteudo ate o final
    vale melhorar a revisão do audio pois a musica ta competindo. Foi nitido que o audio saiu do microfone pro audio-guia da camera.

  • @DrikSevero
    @DrikSevero 26 дней назад +1

    Eu penso nessas situações desde a pandemia. Minha maior preocupação é justamente dar uma melhor qualidade de vida a minha mãe que já tem 78 anos.. E sobre amigos, só restaram 3 após os 40 kkkk

  • @JonasBispo
    @JonasBispo Месяц назад

    cara você e o Banguela deveriam muuuuito ter algo junto na internet, um podcast, sei lá, algum programa... Os públicos e os papos de vocês tem convergido muito

  • @andreamiranda3275
    @andreamiranda3275 Месяц назад +1

    Sempre com boas conversas :)