@lucas ferkys não preciso disso sou advogada e té hoje nunca ocorreu isso pq geralmente sou eu que sustento a casa. Prefiro homens com salarios menores justamente pq eu gosto de comandar a situação. Mas independente disso Só acho q só vc nao confia no parceiro pra q casar? Faz q nem os animais so transa
Uma aula fina e muito elucidativa para quem não quer fazer besteira no casamento e proteger seu patrimônio para não se complicar financeiramente! Afinal, durante o casamento, é: "Meu bem pra lá, meu bem pra cá." Já na hora do divórcio, a coisa muda: "Meus bens pra lá, seus bens pra cá." 🍷🗿
Se existe uma coisa maravilhosa que fizerao nesse brasil foi a separacao total de bens, me deu ate uma ideia de procurar de quem foi esse projeto agora!
Só tem validade em caso divórcio . Se um dos cônjuges falecer soma-se todo o patrimônio .tanto os adquiridos antes mais os adquiridos depois e divide em partes iguais com os filhos. Pois com a morte de um dos cônjuges encerra o contrato. E todo o patrimônio entra na partilha
Na comunhão total de bens, e parcial de bens, no caso de adultério comprovado, deveria existir uma cláusula, que o cônjuge traído, teria a posse de 50% dos bens, e mais 20% dos bens do cônjuge traidor, num total de posse de 70%! Então, esse seria o peso ao adúltero, abrir mão de 20%, lhe sobrando a totalidade de 30%, justo!
Gostei desse pacto nupcial de bens, esse se enquadra melhor aos casais moderno que possuem interesse distintos, ou seja minha esposa que investir na beleza e eu na construção de casas para alugar e pontos comerciais, e ela em viagens e curso. Gostei vou mudar rapidinho
@@celenealmeida6061 Muito grato a sua resposta, já se passou tanto tempo desde a pergunta que o problema foi resolvido de forma amigável, grato pela ajuda e boa noite
@@celenealmeida6061 Bom dia, essas questões são super problemáticas e que bom que não resistiu a tirar minha dúvida, além de mim creio que vc tenha ajudado outras pessoas. Valeu e muito obrigado
Na comunhão parcial de bens. Se eu tiver por exemplo 100 mil reais em conta corrente devido esforço da minha poupança... Se eu separar terei que dividir o meu dinheiro suado?
Bom dia doutor estou num processo de separação de união instável e nessa separação temos um filho de 6 anos, tivemos uma audiência de conciliação e não teve acordo, o juiz estipulou o provisório da pensão alimentícia. E durante essa união, adquirimos um imóvel financiado que esta em posse dela. Eu tive que sair de casa devido clima muito ruim, e com isso tive que pagar aluguel e não tenho condições de ajudar a pagar a prestação e a audiência foi marcada para agosto de 2019. Gostaria de saber como que fica a minha situação sobre esse imóvel ate a separação. A minha EX esta pagando as parcela do imóvel sozinha, eu tenho direito na parte do que ela esta pagando ate a separação ou não.
Se fosse só vc professor a fazer esses vídeos eu me escreveria no seu canal, mas como é muita gente e assuntos fora do meu interesse por hora ... prefiro deixar quieto.. parabéns pela aula... resumida, de forma clara, e objetiva, porém poderia falar um pouco mais auto... mas obrigada! ;) foi bem essa matéria que eu perdi quando eu me operei qdo estava na facú! vlw! ;)
Bom dia, descobri este seu canal estou começando a “saga” de ver todos os vídeos e este muito me chamou a atenção e muito bem especiado. Porém restou uma dúvida; Posso me casar com Separação total de bens e após um período (3 anos) mudar o regime de união?! Muito obrigado pela ajuda
Olá Dr. Me casei com um homem que não tinha nada. Nem emprego. E eu, tenho uma casa, carro e emprego fixo. NOSSO CASAMENTO FOI COM ABSOLUTA SEPARAÇÃO DE BENS. Também fiz o PACTO ANTE NUPCIAL. E eu não tenho filhos, nem pais e nem avós vivos. Se eu morrer, a filha que meu marido tem de um outro relacionamento herdará meus bens, juntamente com ele? Também tenho 5 irmãos que nunca me ajudaram em nada. QUEM HERDARÁ MEUS BENS? Ficarei grata pelo esclarecimento. E feliz Ano Novo!
Olá Dr. Por gentileza me tira uma duvida, estou morrando com um Senhor de 83 anos há 9 anos , ele tem 5 filhos maiores de idade . Ele tem uma empresa há mais de 50 anos, tem bens particulares, tem herança e doações. Fomos até o cartório para casarmos más o tabeliao me informou que o regime séria o da separação obrigatório de bens, por esse regime eu não quis casar. Nunca tive nada em meu nome , esse Senhor que me mantém com todas as minhas despensas. Caso ele venha a falecer quais são os meus direitos já que estou vivendo com ele. Obrigado
A separação de bens se divide em (i) obrigatória/legal e (ii) voluntária/convencional- e não em (i) obrigatória/legal e (ii) "absoluta", como foi dito no vídeo.
Dr. Eu casei com comunhão de bens é possível durante o casamento mudar para separação total de bens...o que eu comprar é meu e o que o meu cônjuge comprar é dele??
Olá Nelson, tudo bem? Obrigada pelo vídeo, sucinto e esclarecedor. Dúvida: Se eu me casar em regime de separação total de bens, ainda assim, posso comprar um bem com meu esposo e solicitar (preciso solicitar?) que o contrato de compra mencione a proporção de cada um na posse de tal bem (ex.: imóvel)? Mesmo que seja financiado e o financiamento esteja em nome de um dos dois? Por exemplo: Eu pago 60% e ele paga 40%. O contrato poderá sair com esta proporção? O que você sugere? Muito obrigada!
Salvo engano, o que compraram juntos, é dividido entre os dois, mas o que compram separados, é cada um com o seu. Posso estar errado, mas acho que é assim.
No regime separação total de bens o que nós adquirimos depois de casar mesmo se tiver no nome de um ou de outro por ex: os móveis de dentro de casa ou qq outra coisa que comprar, tem que dividir na separação? E pensão do inss recebe ou não?
Quando compra-se um imóvel financiado e posteriormente casa-se sob o regime parcial de bens, pela lei, considera-se este bem pertencente ao casal ou ao conjuge que financiou?
Consegui...o imóvel só é seu após quitado, ou seja, se o casamento é em regime divisão parcial de bens e acontece antes da quitação, o imóvel se comuncará entre os conjuges. Sugestão, vá a um cartório de imóveis e opte pela separação total de bens, a menos que tenha sido comprado com contribuição do casal. Se foi por seu esforço sozinho ou então do dela, o justo no meu entendimento é que não entre na partilha. respeito inteiramente opiniões diferentes.
Me tira uma dúvida João tinha certa quantia na poupança Antes de casar com Maria, depois se divorciaram.Maria tem parte também a esse dinheiro da poupança ?
Se meu pai morreu em 2007, os documentos ainda estão no nome dele, minha mãe também tem direito; eu gostaria de saber se meu esposo tem direito sendo q casamos em 2012??
Sou casada no regime separação obrigatória...tudo que temos foi conquistado pós casamento, ele não tinha a idade de 70 anos e nem eu era de menor .... tudo que conseguimos está em nome das empresas poucos imóveis no nome dele ...caso haja uma separação eu não levo nada é isso ?😀
Valdisney e Cleia com 17 anos cada, pretendem casar-se, já tendo autorização dos representantes legais e ingressam com o pedido de habilitação do casamento, contudo, os mesmos não querem que o casamento seja por comunhão parcial de bens, mas sim pelo regime de participação final nos aquestos. Diante disso, como deverá ser procedida tal situação afim de garantir a vontade de ambos?
Por favor me ajude !! Vou me casar já tenho um imóvel e tenho um filho, se eu vier a falecer o meu futuro marido vai concorrer com o meu filho na herança do apto onde não ajudou em nada??? Obgada
Bom dia Dr, estando viúvo com uma casa e dois finhos, casou de novo em regime de separação de bens, o finho do segundo casamento é herdeiro da casa do primeiro casamento
@@cicerocostacamposcicero5285 Não sou advogada, mas tenho visto muitos vídeos e se bobear até namoro vira união estável, pois não mais precisa mais aquele tempo de 5 anos. Porém filhos é herdeiros de qualquer relação, pode ser até fora do casamento e da União Estável. Isso já é lei antiga, hoje até filho sociofetivo está tendo direito.
Meu ex-marido pediu o Divórcio e na época tínhamos 2 carros. Ele disse: - Fico com o mais novo. Além disso ele tinha Poupança. Mas não perguntaram nada a ele sobre isso. E aí ?
Doutor bom dia! Por favor me esclareça uma coisa,merei 19anos e não temos bem,comum,tenho uma uma filha menos,mas ele tem bens particulare,ele ficou comigo ,ele adoeu, que cuidou dele foi,eu,dando banho enfim,ele tem uma filha de outro relacionamento,sendo que eu tenho fillho menores de outro relacionamento, após minha morte meus filhos vão ficar desamparados,porque eu não erdei nada?
Liguei hoje para CDHU e perguntei como me inscrevi para financiar com separação de bens? Aí cada um têm que ter seu apartamento o documento já comprova que cada um têm o seu e se por os dois no financiamento quando separar só um pega o imóvel.
Eu e minha amásia compramos uma casa financiada, nessa compra eu dei o dinheiro de um carro e meu FGTS na entrada da casa, agora separamos e tenho dividir a casa, a minha dúvida é a seguinte, eu tenho o direito de pegar meu FGTS e o dinheiro do carro que já era meu antes da união?
Queremos casar porém tem como eu continuar com o que é meu no meu nome e depois do casamento eu comprar uma casa sem ela ter parte , pois quero comprar sozinho ? Desde de já agradeço 🤗
@@suelencaroline2835 Regime de participação final nos aquestros os bens comprados durante o casamento são divididos entre os dois. o cara não quer que os bens se comunicam tem que ser regime total de bens.
Sérgio Duarte só com regime com separação total de bens, regime da participação final nos aquestros os bens comprados durante por você ou por ela se comunicam, caso ocorra o divórcio você tem que dividir o que você comprou na constância do casamento com a sua esposa e se ela comprar ela também terá que dividir com você. É como se você fosse casado com separação total de bens e depois passou para o regime de comunhão parcial de bens.
olá boa noite gostaria de saber, se um casal tem uma casa que eles construíram, porém eles usaram o nome do pai ou da mãe para compra o lote para construir a casa, e agora estao se separando a casa fica para o casal dividir ou fica para o pai ou a mae que está com o imóvel no nome ?
Boa noit !minha amiga conviveu 20 anos com homem com escritura pública declaratória d união estável com cepa ração total d bens o terreno ela comprou a prestação só em nome dela a prestação e alinhando em banco pra fazer a casa o marido dela faleceu os filhos dele com outra mulher tem direito nesta casa se ele já deixou o q tinha antes com eles?fico agradecida s m responder.
Dr vivi uma audiência onde perdi sendo que ela alega união estável antes de c casar mas recebi uma herança antes de conhecer ela uma casa que veio a vender próximo ao casamento e comprei onde moro não entendo pq perdi.Por favor Dr. me explique
Vendeu e comprou outro bem não é mais herança ué. Bens adquiridos a título oneroso se comunicam, se você Não registrou no contrato de compra do novo imóvel que era por desfazimento do outro, com os dados do imóvel, tudo bonitinho em cartório, não tem como provar que foi uma "troca" com o dinheiro do imóvel de herança.
Seu marido terá direito somente a metade do saldo pago após o casamento até o dia em que se separarem de fato. Isso é se vcs não viviam antes do casamento civil em união estável. O saldo devedor fica a cargo daquele que ficar com o bem após o divórcio. O que foi pago antes do casamento cabe a vc comprovar que era dinheiro apenas seu. Se vcs viviam juntos antes do casamento civil a coisa muda ele terá direito.
Olá eu e meu marido mora junto a seis anos ,tudo que temos construimos juntos. Se eu casar na comunhão parcial de bens , esses bens sai incluso ?.me explica
Sim , mesmo antes de casar vcs já viviam em União estável e os bens foram adquiridos enquanto estavam juntos mesmo q não se casasse ele ja teria direito . SÓ não teria direito quando vc tem um bem adiquirido antes de conviver com a pessoa
a mãe do meu ex marido casou se novamente após meu casamento e o marido dela veio a falecer deixando tudo pra ela .pouco depois faleceu também deixando bens para o meu marido e seu irmão. me casei em regime parcial de bens ,tenho direito na herança que ela deixou.
Gostaria de saber quando morre o pai a mae e os netos foram criados pelos avos falecido ate casar e ter filhos e todos moravam na. Casa os netos que moravam na casa des de crianca tem direto??
Primeiro quem tem direito sao os conjuges, se o avo,e a vo faleceram,quem herda sao os filhos dessa relaçao, se os filhos dessas pessoas, falecem , quem herda sao os netos!
Quando a minha mãe casou com meu padrasto minha avó ainda era viva, minha avó morreu quando eu tinha 14 anos sendo que meu padrasto casou em 1982 dia 24 de dezembro e o regime que ele casou com a minha mãe foi sob o regime da comunhão de bens meu padrasto herda essa herança Por que essa lei terminou em 77
Minha avó deixou um terreno sendo que deixou também oito herdeiros sendo que desses oito verdadeiro três já são falecido sendo que dois dos Mortos deixaram cada um quatro filhos e o terceiro morto não deixou herdeiro mas gostaria de saber se o meu padrasto herda a herança que minha avó deixou para os filhos dela só lembrando que meu padrasto casou em 1982 dia 24 de dezembro sendo que a lei sobre o regime da comunhão de bem acabou 77
A pergunta é : Tive um filho e morei junto a minha atual esposa antes de me casar oficialmente , e comprei um apartamento onde sou mutuário e efetuo pagamento mensal das parcelas , como faço a separação ? Eu não tenho para onde ir , e ela tem, mas não quer sair . Alguém por favor , se puder me ajudar eu agradeço , pois depois do casamento adquiri diversas dividas por causa do casamento e minha atual futura ex esposa não quer assumir responsabilidades . Peço humildemente quem puder me ajudar .. agradeço
Me tira um dúvida, sou uma médica e compro um imóvel durante a constância do casamento (sala para atendimento/exercício profissional) esse bem comunicará?
É o que mais acontece, pensão, direito real de habitação e ainda pode casar de novo, tanto o viúvo ou a viúva, gostaria de saber aonde está o viúvo ou a viúva?
Bom dia . Por meio deste solicito os seus valiosos préstimos no sentido de esclarecer a seguinte questão: Se uma mulher com 53 anos se casar com um homem de 75 anos aposentado pelo INSS... não tendo ela nenhum provento, quais direitos ela faz jus e em que regime deve ser o casamento !?
Oi morei junto durante 4 anos porém ele me batia sempre resolvi me separar porém antes disso ele me fez assinar o papel de caminhão de total separação de bens pois não sabia exatamente noque estava assinando por que estava com o meu bebê no colo e ele me levou a o cartório onde o primo dele e dono temos uma filha ele disse que não tenhais direitos em nada porém eu não trabalhava e nem o carro ele deixou comigo o que posso fazer por favor me ajude pois eu não tenho nem como pagar um advogado!
Ola amigo. Tenho uma duvida, no meu caso eu possou 2 casas financiadas feitas a 2 anos atras, e quero me casar na comunhão parcial de bens, em um eventual divorcio ela tera alguma coisa nesses 2 imoveis?
eu vou me casar em Dezembro agora e escolhemos o participação final nos aquestos; pois queremos ter a liberdade de comprar, vender sem ter autorização do outro, mas tbm numa possivel dissolução não queremos sair cada um com o seu, visto q casamento é união e se separarmos o erro é dos dois e se for por morte o outro tem q ter um amparo... Se há problemas ou dificuldades no final (dissolução) fazer o q, ngm quer começar pensando em terminar, né!?
Olá Dr. Me casei com um homem que não tem nada e ainda está empregado. E eu, tenho uma casa, carro e emprego fixo. NOSSO CASAMENTO FOI COM ABSOLUTA SEPARAÇÃO DE BENS. Fiz também o documento pacto ANTENUPCIAL e registrei no cartório. Eu não tenho filhos, também não tenho pais e nem avós vivos. Gostaria de obter as respostas destas 3 perguntas, por gentileza: > Se eu morrer, a filha que meu marido tem de um outro relacionamento herdará meus bens? > Meu marido herdará meus bens? > A mãe da filha dele pode pedir pra justiça me obrigar a pagar pensão pra adolescente (filha deles), pois meu marido está desempregado e eu sou funcionária pública!? Ficarei muito grata pelo esclarecimento. E feliz Ano Novo!
SEPARAÇÃO TOTAL DE BENS!
Pra quem quer ter poucos problemas no casamento.
Valeu pelos esclarecimentos.
Eu penso q se o homem ou a mulher pensa assim melhor nem casar.
@lucas ferkys não preciso disso sou advogada e té hoje nunca ocorreu isso pq geralmente sou eu que sustento a casa. Prefiro homens com salarios menores justamente pq eu gosto de comandar a situação. Mas independente disso Só acho q só vc nao confia no parceiro pra q casar? Faz q nem os animais so transa
@@joanabaroni comandar a situação kkkkk aiai
Mulher pode ganhar o que for que o homem sempre será dominante, a não ser que seja um banana
@@antoniojuniofeitosadasilva9835 olha a m3rd4 que vc tá falando
Nelson Sussumu, saudades do grande mestre e amigo, foi meu professor na Universidade de Guarulhos, admirado e querido por todos. Grande abraço.
Uma aula fina e muito elucidativa para quem não quer fazer besteira no casamento e proteger seu patrimônio para não se complicar financeiramente!
Afinal, durante o casamento, é: "Meu bem pra lá, meu bem pra cá." Já na hora do divórcio, a coisa muda: "Meus bens pra lá, seus bens pra cá." 🍷🗿
Ainda tem pessoa que curte como não gostou. Pq? 😏🤔
Válido demais obrigada.
Muito bom. Muito obrigado claríssima explanação dos fatos.
Aula excelente!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns por essa aula super didática e esclarecedora.
Excelente. Era o que eu queria saber. Nota 10 para o vídeo
Obrigado!!! Me ajudou muito
Maravilhoso professor, excelente explicação!!!!
Ótima explicação.....fácil de entender. parabéns
Excelente explicação!!
Aula maravilhosa!!
Parabéns muito bom!!
Parabens Professor, amo suas aulas, gostei do dacis...
Show, excelente
Excelentes informações.
Curto e direto, amei essa aula 👏
Muito boa a explicação
Mto esclarecedor..obg
Excelente vídeo aula. 👏👌
Aula simples e objetivo.🤣
EXCELENTE!
Vídeo excelente.
e viva a separação total de bens! rss
meu bem pra cá, meus bens pra lá.
Se existe uma coisa maravilhosa que fizerao nesse brasil foi a separacao total de bens, me deu ate uma ideia de procurar de quem foi esse projeto agora!
Só cornos com receio de chifre...
Só tem validade em caso divórcio . Se um dos cônjuges falecer soma-se todo o patrimônio .tanto os adquiridos antes mais os adquiridos depois e divide em partes iguais com os filhos. Pois com a morte de um dos cônjuges encerra o contrato. E todo o patrimônio entra na partilha
@@sandraborgesrodrigues7781 quem vai se importar com dinheiro quando está morto?
Na comunhão total de bens, e parcial de bens, no caso de adultério comprovado, deveria existir uma cláusula, que o cônjuge traído, teria a posse de 50% dos bens, e mais 20% dos bens do cônjuge traidor, num total de posse de 70%! Então, esse seria o peso ao adúltero, abrir mão de 20%, lhe sobrando a totalidade de 30%, justo!
Lkkkkkkkkkk
@Gabriel Maia calma cara
@Gabriel Maia problemas deles, não precisa ofender o cara na internet.
@Gabriel Maia Criança.
Tá cavando a própria cova kkk 99% dos casos de traição são os próprios homens que traem, então pensa bem aí
otima aula parabens !!
Dr. Faça mais vídeo sobre a nova lei na União estável.
Maravilhosa aula!
Parabéns,seu vídeos é show 👏
Muito bom! Obrigado professor!
Excelente, aula.
Agora ficou completa algumas brechas não compreendidas.
Obrigada, professor.
Parabéns. Sucesso.
O
Muito bom, prof
aula top
Gostei desse pacto nupcial de bens, esse se enquadra melhor aos casais moderno que possuem interesse distintos, ou seja minha esposa que investir na beleza e eu na construção de casas para alugar e pontos comerciais, e ela em viagens e curso. Gostei vou mudar rapidinho
Te amo prof
Ótima aula, exímio professor!
Boa noite, como fica o pagamento do seguro de vida para o cônjuge sobrevivente no caso de regime de separação obrigatória de bens.?
Não sei te falar sobre o seguro de vida.
Só sei que na falta de um do casal a pessoa recebe pensão por morte mesmo em separação total de bens.
Na comunhão parcial de bens, se eu adquiri um imovel antes da união a companheira não teria tem direito, mesmo este imovel sendo financiado?
Sendo financiado passa a ter direito , pois irá continuar sendo quitado DURANTE a União
@@celenealmeida6061 Muito grato a sua resposta, já se passou tanto tempo desde a pergunta que o problema foi resolvido de forma amigável, grato pela ajuda e boa noite
@@T.deCarva verdade muito tempo, é q não resisti ,kkkk mas q bom q foi resolvido e deu tudo certo .Boa noite
@@celenealmeida6061 Bom dia, essas questões são super problemáticas e que bom que não resistiu a tirar minha dúvida, além de mim creio que vc tenha ajudado outras pessoas. Valeu e muito obrigado
Bom dia Nelson! Na, minha certidão de divórcio, está, separação de bens, minha dúvida é, .. é, a, mesma coisa de separação total de bens? O, brigado
Na comunhão parcial de bens. Se eu tiver por exemplo 100 mil reais em conta corrente devido esforço da minha poupança... Se eu separar terei que dividir o meu dinheiro suado?
Ate a alma vai ter que dividir
Bom dia doutor estou num processo de separação de união instável e nessa separação temos um filho de 6 anos, tivemos uma audiência de conciliação e não teve acordo, o juiz estipulou o provisório da pensão alimentícia. E durante essa união, adquirimos um imóvel financiado que esta em posse dela. Eu tive que sair de casa devido clima muito ruim, e com isso tive que pagar aluguel e não tenho condições de ajudar a pagar a prestação e a audiência foi marcada para agosto de 2019. Gostaria de saber como que fica a minha situação sobre esse imóvel ate a separação. A minha EX esta pagando as parcela do imóvel sozinha, eu tenho direito na parte do que ela esta pagando ate a separação ou não.
Se fosse só vc professor a fazer esses vídeos eu me escreveria no seu canal, mas como é muita gente e assuntos fora do meu interesse por hora ... prefiro deixar quieto.. parabéns pela aula... resumida, de forma clara, e objetiva, porém poderia falar um pouco mais auto... mas obrigada! ;) foi bem essa matéria que eu perdi quando eu me operei qdo estava na facú! vlw! ;)
Bom dia, descobri este seu canal estou começando a “saga” de ver todos os vídeos e este muito me chamou a atenção e muito bem especiado. Porém restou uma dúvida; Posso me casar com Separação total de bens e após um período (3 anos) mudar o regime de união?! Muito obrigado pela ajuda
Olá Dr. Me casei com um homem que não tinha nada. Nem emprego. E eu, tenho uma casa, carro e emprego fixo. NOSSO CASAMENTO FOI COM ABSOLUTA SEPARAÇÃO DE BENS. Também fiz o PACTO ANTE NUPCIAL. E eu não tenho filhos, nem pais e nem avós vivos. Se eu morrer, a filha que meu marido tem de um outro relacionamento herdará meus bens, juntamente com ele?
Também tenho 5 irmãos que nunca me ajudaram em nada.
QUEM HERDARÁ MEUS BENS?
Ficarei grata pelo esclarecimento. E feliz Ano Novo!
não entendo nada dessa área, mas parece que seria bom você mesma decidir isso num testamento.
Sou casada no regime comunhão parcial
Em acordo com meu esposo podemos mudar o regime do nosso casamento para regime universal de bens?
Fez a concretização do documentos da herança depois do casamento,fica como ?
Olá Dr. Por gentileza me tira uma duvida, estou morrando com um Senhor de 83 anos há 9 anos , ele tem 5 filhos maiores de idade . Ele tem uma empresa há mais de 50 anos, tem bens particulares, tem herança e doações. Fomos até o cartório para casarmos más o tabeliao me informou que o regime séria o da separação obrigatório de bens, por esse regime eu não quis casar. Nunca tive nada em meu nome , esse Senhor que me mantém com todas as minhas despensas. Caso ele venha a falecer quais são os meus direitos já que estou vivendo com ele. Obrigado
Eu tem uma amiga que o marido falou só por ela isso faz sentido eles separou ele disse que ela não tem direito a nada
Boa. Porém o áudio está um pouco ruim..
A separação de bens se divide em (i) obrigatória/legal e (ii) voluntária/convencional- e não em (i) obrigatória/legal e (ii) "absoluta", como foi dito no vídeo.
Absoluta gostei , perfeito
Minha dúvida é será q os casais devem comunicar os bens no contrato de casamento com separação total?
Dr. Eu casei com comunhão de bens é possível durante o casamento mudar para separação total de bens...o que eu comprar é meu e o que o meu cônjuge comprar é dele??
Mais justo é o casamento parcial de bens
Olá Nelson, tudo bem? Obrigada pelo vídeo, sucinto e esclarecedor.
Dúvida: Se eu me casar em regime de separação total de bens, ainda assim, posso comprar um bem com meu esposo e solicitar (preciso solicitar?) que o contrato de compra mencione a proporção de cada um na posse de tal bem (ex.: imóvel)? Mesmo que seja financiado e o financiamento esteja em nome de um dos dois? Por exemplo: Eu pago 60% e ele paga 40%. O contrato poderá sair com esta proporção? O que você sugere?
Muito obrigada!
também queria saber isso
Salvo engano, o que compraram juntos, é dividido entre os dois, mas o que compram separados, é cada um com o seu. Posso estar errado, mas acho que é assim.
Regime de comunhão de bens quais os direitos
Doutor eu vou fazer união estável em comunhão universal. Preciso fazer o pacto também?
Sim!!
No regime separação total de bens o que nós adquirimos depois de casar mesmo se tiver no nome de um ou de outro por ex: os móveis de dentro de casa ou qq outra coisa que comprar, tem que dividir na separação? E pensão do inss recebe ou não?
Quando compra-se um imóvel financiado e posteriormente casa-se sob o regime parcial de bens, pela lei, considera-se este bem pertencente ao casal ou ao conjuge que financiou?
Paulo tenho essa mesma pergunta. Conseguiu descobrir?
Consegui...o imóvel só é seu após quitado, ou seja, se o casamento é em regime divisão parcial de bens e acontece antes da quitação, o imóvel se comuncará entre os conjuges. Sugestão, vá a um cartório de imóveis e opte pela separação total de bens, a menos que tenha sido comprado com contribuição do casal. Se foi por seu esforço sozinho ou então do dela, o justo no meu entendimento é que não entre na partilha. respeito inteiramente opiniões diferentes.
Quando me casei no cartório já morava em união estável os bens que foram adquiridos antes da oficir esse tempo tenho direito ?
Ou não
Me tira uma dúvida João tinha certa quantia na poupança Antes de casar com Maria, depois se divorciaram.Maria tem parte também a esse dinheiro da poupança ?
Se meu pai morreu em 2007, os documentos ainda estão no nome dele, minha mãe também tem direito; eu gostaria de saber se meu esposo tem direito sendo q casamos em 2012??
Sou casada no regime separação obrigatória...tudo que temos foi conquistado pós casamento, ele não tinha a idade de 70 anos e nem eu era de menor .... tudo que conseguimos está em nome das empresas poucos imóveis no nome dele ...caso haja uma separação eu não levo nada é isso ?😀
Isso!
@@sanjunior100 vixi
Valdisney e Cleia com 17 anos cada, pretendem casar-se, já tendo autorização dos representantes legais e ingressam com o pedido de habilitação do casamento, contudo, os mesmos não querem que o casamento seja por comunhão parcial de bens, mas sim pelo regime de participação final nos aquestos.
Diante disso, como deverá ser procedida tal situação afim de garantir a vontade de ambos?
Jordao Coutinho o regime adotado no Brasil e o de parcial d bens mas o casal poderá registrar o pacto antenupcial
Meu pai faleceu, era casado em comunhão parcial de bens depois dos 60. Quais meus direitos como filha já que ele vivia a 23 anos com a esposa atual.
Por favor me ajude !! Vou me casar já tenho um imóvel e tenho um filho, se eu vier a falecer o meu futuro marido vai concorrer com o meu filho na herança do apto onde não ajudou em nada??? Obgada
Faça separação de bens que ele não herdará nada.
Bom dia Dr, estando viúvo com uma casa e dois finhos, casou de novo em regime de separação de bens, o finho do segundo casamento é herdeiro da casa do primeiro casamento
Sim, não importa o regime e nem de qual mulher, se o filho é seu ele herda igual aos outros.
Obrigado doutora.
@@cicerocostacamposcicero5285 Não sou advogada, mas tenho visto muitos vídeos e se bobear até namoro vira união estável, pois não mais precisa mais aquele tempo de 5 anos. Porém filhos é herdeiros de qualquer relação, pode ser até fora do casamento e da União Estável. Isso já é lei antiga, hoje até filho sociofetivo está tendo direito.
Meu ex-marido pediu o Divórcio e na época tínhamos 2 carros. Ele disse: - Fico com o mais novo. Além disso ele tinha Poupança. Mas não perguntaram nada a ele sobre isso. E aí ?
Doutor bom dia! Por favor me esclareça uma coisa,merei 19anos e não temos bem,comum,tenho uma uma filha menos,mas ele tem bens particulare,ele ficou comigo ,ele adoeu, que cuidou dele foi,eu,dando banho enfim,ele tem uma filha de outro relacionamento,sendo que eu tenho fillho menores de outro relacionamento, após minha morte meus filhos vão ficar desamparados,porque eu não erdei nada?
tche em caso de financiamento como fica a situação
Liguei hoje para CDHU e perguntei como me inscrevi para financiar com separação de bens?
Aí cada um têm que ter seu apartamento o documento já comprova que cada um têm o seu e se por os dois no financiamento quando separar só um pega o imóvel.
Qual nome do casamento que o outro não tenha direito aos bens da pessoa antes de casar ?
Separação total de bens
Eu e minha amásia compramos uma casa financiada, nessa compra eu dei o dinheiro de um carro e meu FGTS na entrada da casa, agora separamos e tenho dividir a casa, a minha dúvida é a seguinte, eu tenho o direito de pegar meu FGTS e o dinheiro do carro que já era meu antes da união?
Com certeza vc pega o dinheiro que era seu
Queremos casar porém tem como eu continuar com o que é meu no meu nome e depois do casamento eu comprar uma casa sem ela ter parte , pois quero comprar sozinho ? Desde de já agradeço 🤗
Regime de Participação final nos aquestros
Comunhão total de bens.
@@suelencaroline2835 Regime de participação final nos aquestros os bens comprados durante o casamento são divididos entre os dois. o cara não quer que os bens se comunicam tem que ser regime total de bens.
Sérgio Duarte só com regime com separação total de bens, regime da participação final nos aquestros os bens comprados durante por você ou por ela se comunicam, caso ocorra o divórcio você tem que dividir o que você comprou na constância do casamento com a sua esposa e se ela comprar ela também terá que dividir com você. É como se você fosse casado com separação total de bens e depois passou para o regime de comunhão parcial de bens.
Em comunhão total de bens que nome se da pra q o cônjuge deixa 60% dos bens para outro cônjuge.
olá boa noite
gostaria de saber, se um casal tem uma casa que eles construíram, porém eles usaram o nome do pai ou da mãe para compra o lote para construir a casa, e agora estao se separando a casa fica para o casal dividir ou fica para o pai ou a mae que está com o imóvel no nome ?
Pai e mãe
meu familiares cebem beneficios de falecido e gastam com a segunda familia.
Boa noit !minha amiga conviveu 20 anos com homem com escritura pública declaratória d união estável com cepa ração total d bens o terreno ela comprou a prestação só em nome dela a prestação e alinhando em banco pra fazer a casa o marido dela faleceu os filhos dele com outra mulher tem direito nesta casa se ele já deixou o q tinha antes com eles?fico agradecida s m responder.
Diolanda França g
Dr vivi uma audiência onde perdi sendo que ela alega união estável antes de c casar mas recebi uma herança antes de conhecer ela uma casa que veio a vender próximo ao casamento e comprei onde moro não entendo pq perdi.Por favor Dr. me explique
Vendeu e comprou outro bem não é mais herança ué. Bens adquiridos a título oneroso se comunicam, se você Não registrou no contrato de compra do novo imóvel que era por desfazimento do outro, com os dados do imóvel, tudo bonitinho em cartório, não tem como provar que foi uma "troca" com o dinheiro do imóvel de herança.
sera que alguem poderia me ajudar?na comunhao parcial um imovel financiado antes de casar passa a ser dos dois tambem?
Seu marido terá direito somente a metade do saldo pago após o casamento até o dia em que se separarem de fato. Isso é se vcs não viviam antes do casamento civil em união estável.
O saldo devedor fica a cargo daquele que ficar com o bem após o divórcio.
O que foi pago antes do casamento cabe a vc comprovar que era dinheiro apenas seu.
Se vcs viviam juntos antes do casamento civil a coisa muda ele terá direito.
Não os bens não se comunicam antes do casamento.
Olá eu e meu marido mora junto a seis anos ,tudo que temos construimos juntos.
Se eu casar na comunhão parcial de bens , esses bens sai incluso ?.me explica
acredito que nao. comunhao parcial de bens o que construir agora serao dos dois, os de antes o nome de cada um fica com cada um
Sim , mesmo antes de casar vcs já viviam em União estável e os bens foram adquiridos enquanto estavam juntos mesmo q não se casasse ele ja teria direito . SÓ não teria direito quando vc tem um bem adiquirido antes de conviver com a pessoa
Sou casada separações de bens minha dúvida é caso meu esposo faleceu os outros filhos dele da outra família têm direito sem ter nada no nome dele
Se tiver no nome dele automáticamente é dos filhos.
Como vc disse separação de bens então os filhos dele não herdará nada que está no seu nome.
a mãe do meu ex marido casou se novamente após meu casamento e o marido dela veio a falecer deixando tudo pra ela .pouco depois faleceu também deixando bens para o meu marido e seu irmão. me casei em regime parcial de bens ,tenho direito na herança que ela deixou.
MEU DEUS o nível de sanguessuguice das pessoas é surreal, credo.
Gostaria de saber quando morre o pai a mae e os netos foram criados pelos avos falecido ate casar e ter filhos e todos moravam na. Casa os netos que moravam na casa des de crianca tem direto??
Primeiro quem tem direito sao os conjuges, se o avo,e a vo faleceram,quem herda sao os filhos dessa relaçao, se os filhos dessas pessoas, falecem , quem herda sao os netos!
Quando a minha mãe casou com meu padrasto minha avó ainda era viva, minha avó morreu quando eu tinha 14 anos sendo que meu padrasto casou em 1982 dia 24 de dezembro e o regime que ele casou com a minha mãe foi sob o regime da comunhão de bens meu padrasto herda essa herança Por que essa lei terminou em 77
Minha avó deixou um terreno sendo que deixou também oito herdeiros sendo que desses oito verdadeiro três já são falecido sendo que dois dos Mortos deixaram cada um quatro filhos e o terceiro morto não deixou herdeiro mas gostaria de saber se o meu padrasto herda a herança que minha avó deixou para os filhos dela só lembrando que meu padrasto casou em 1982 dia 24 de dezembro sendo que a lei sobre o regime da comunhão de bem acabou 77
A pergunta é :
Tive um filho e morei junto a minha atual esposa antes de me casar oficialmente , e comprei um apartamento onde sou mutuário e efetuo pagamento mensal das parcelas , como faço a separação ?
Eu não tenho para onde ir , e ela tem, mas não quer sair .
Alguém por favor , se puder me ajudar eu agradeço , pois depois do casamento adquiri diversas dividas por causa do casamento e minha atual futura ex esposa não quer assumir responsabilidades .
Peço humildemente quem puder me ajudar
.. agradeço
Vá na justiça e lute pelos seus direitos não deixa uma oportunista tirar o que é seu.
Me tira um dúvida, sou uma médica e compro um imóvel durante a constância do casamento (sala para atendimento/exercício profissional) esse bem comunicará?
Sim .
@@mirianmuniz7493 mesmo relacionados ao exercicio profissional? Porque aprendi que eles gozam de protecão.
O que quer dizer superação de bens
Meu esposo era viúvo porém o cartório só autorizou o nosso casamento com separação obrigatória de bens tenho direito a pensão por morte
tem direito de trabalhar.
Tem direito sim porque vc está com ele.
@@blogdofogao2690 Mas se o direito é estabelecido por ele têm que pegar pensão se necessário for.
Porque o governo tira tanto de nós.
Meu casamento já era; só casado com regime de separação de bens antes de casa minha mãe mi deu uma casa; como é que fica a cituacao
Seria uma doaçao?
tenho umas tres tia que recebe beneficios do governo em nome do falecido e gastam com segunda familia, pode ser.
É o que mais acontece, pensão, direito real de habitação e ainda pode casar de novo, tanto o viúvo ou a viúva, gostaria de saber aonde está o viúvo ou a viúva?
E comunhão total de bens entra onde?!!!! É o universal?
Aline Santana sim, universal, art 1.667 do cc
Bom dia .
Por meio deste solicito os seus valiosos préstimos no sentido de esclarecer a seguinte questão:
Se uma mulher com 53 anos se casar com um homem de 75 anos aposentado pelo INSS... não tendo ela nenhum provento, quais direitos ela faz jus e em que regime deve ser o casamento !?
Mestre Shing-Ling acima de 60 anos o regime obrigatório e o de separação de bens ou participação nos aquestos
A lei agora e acima de 70 anos, o regime é separaçao de bens!
Gente eu casei com participação dos aqűestos nem sabia ok era isso
",... não faz mais sentido regime que não seja o de separação de bens..."
Oi morei junto durante 4 anos porém ele me batia sempre resolvi me separar porém antes disso ele me fez assinar o papel de caminhão de total separação de bens pois não sabia exatamente noque estava assinando por que estava com o meu bebê no colo e ele me levou a o cartório onde o primo dele e dono temos uma filha ele disse que não tenhais direitos em nada porém eu não trabalhava e nem o carro ele deixou comigo o que posso fazer por favor me ajude pois eu não tenho nem como pagar um advogado!
Procure a defensoria publica, la eles irao te orientar!
Ola amigo. Tenho uma duvida, no meu caso eu possou 2 casas financiadas feitas a 2 anos atras, e quero me casar na comunhão parcial de bens, em um eventual divorcio ela tera alguma coisa nesses 2 imoveis?
Alan comunhao parcial de bens, nao se comunicam os bens antes do casamento, nao tem direito.
Parcial de bens em caso de imovel financiado mesmo adquirindo antes mais continua sendo quitado durante a constancia da União se comunicam
eu vou me casar em Dezembro agora e escolhemos o participação final nos aquestos; pois queremos ter a liberdade de comprar, vender sem ter autorização do outro, mas tbm numa possivel dissolução não queremos sair cada um com o seu, visto q casamento é união e se separarmos o erro é dos dois e se for por morte o outro tem q ter um amparo... Se há problemas ou dificuldades no final (dissolução) fazer o q, ngm quer começar pensando em terminar, né!?
Olá Dr. Me casei com um homem que não tem nada e ainda está empregado. E eu, tenho uma casa, carro e emprego fixo. NOSSO CASAMENTO FOI COM ABSOLUTA SEPARAÇÃO DE BENS. Fiz também o documento pacto ANTENUPCIAL e registrei no cartório.
Eu não tenho filhos, também não tenho pais e nem avós vivos.
Gostaria de obter as respostas destas 3 perguntas, por gentileza:
> Se eu morrer, a filha que meu marido tem de um outro relacionamento herdará meus bens?
> Meu marido herdará meus bens?
> A mãe da filha dele pode pedir pra justiça me obrigar a pagar pensão pra adolescente (filha deles), pois meu marido está desempregado e eu sou funcionária pública!?
Ficarei muito grata pelo esclarecimento.
E feliz Ano Novo!
A mae ,da filha de seu esposo, pode entrar com alimentos contra os avos!
e continuam recebeno beneficios do falecido e gastam com senguda familia
Vou casar com comunhão universal de bens
casamento é um negócio mesmo pqp