(ALERTA DE SPOILER) Livro finalizado, e... Em nenhum momento durante a leitura eu fiquei achando que a Capitu havia traído o Bentinho. Inclusive o próprio Bentinho, parece não acreditar muito também nos últimos capítulos, quando o Ezequiel volta da Europa para visitar o pai, ele fala, que se José Dias visse Ezequiel, ele acharia que era igual ao pai (ao Bentinho). Portanto, para mim, o Bentinho é que ficou maluco depois da morte do Escobar e começou a ter esses delírios. Sinceramente, não tem praticamente nenhuma pista ou indícios fortes de traição, antes da morte de Escobar... O respeito do Escobar com Capitu é muito grande... Enfim... Gostei da leitura. E fiquei feliz de não saber muita coisa sobre a obra, e descobrir que é muito mais que "Traiu ou não Traiu?"
Excelente vídeo Luiza. Eu li o livro na escola e não tinha maturidade para apreciar essa bela obra. Ainda não possuo a edição do Clube, mas agora fiquei doido para reler de novo.
Estou na metade dele, nesse exato momento. Nunca tinha lido, só sabia de tudo que precisava para os vestibulares, mas agora estou descobrindo esse mundo fantástico... O livro é muito mais que Traiu ou Não Traiu kkkkkk mas confesso que preferia não ter esse spoiler, e não concordo que a leitura durante o ensino médio seja necessário, pq a leitura não é fácil...
Entendo sua posição crítica, mas o uso no Ensino Médio tem a missão de apresentar a literatura canônica aos adolescentes. Muitos deles e muitas delas encaram na boa! Abraços Prof Marcos José de Souza, Fátima Bahia.
Estou lendo tambem! Iniciei ontem, e estou quase na metade. A forma como literatura classica em geral (assim como filmes/outras formas de artes) são nos apresentadas, parecem inalcançavel e tudo o mais...pasme! Não é não. talvez exija mais da nossa atenção, o que é bom... estou gostando do livro também acho q deveriam abordar obras clássicas com mais naturalidade, e não algo "boring"
Obrigado pelo vídeo Luiza. Salvo engano meu, o próprio Bentinho compara a situação dele com a de Otelo em determinado momento na obra. No meu entender o fato do bentinho não ser um narrador confiável não significa que ele mentiu. Mas mostra que ele mesmo não se convenceu da culpa e nem da inocência da Capitu. Como ele não sabe de forma definitiva, nós também nunca saberemos. E acho que esse é o ponto. Muita vezes temos duvidas sobre traições ou más intenções e supomos o pior sem provas definitivas. Segundo Jesus no Sermão do Monte, ao desejar a mulher do próximo já nos fazemos adúlteros. Então olhando pela perspectiva cristã (e mais especificamente a católica), que é importante dentro dos eventos da historia, antes mesmo do Bentinho ter começado a suspeitar de uma possível traição, ele se mostrou adultero e infiel para com a esposa ao fantasiar e desejar a esposa do Escobar. E mais ainda, ao tentar envenenar Ezequiel, o Bentinho é, aos olhos de Cristo, um homicida! A saída para ele estaria clara caso ele acreditasse na tradição que foi ensinada a ele, seria o perdão. Pois ele, como pecador de fato deveria ser capaz de perdoar um pecado em potencial de sua esposa, quer tenha certeza ou não. Se ele não tem como ter certeza (e nós também não!) nem da inocência e nem da culpa (afinal, confissão de culpa da Capitu selaria sua culpa, mas negação não selaria sua inocência), sua única saída seria perdoar supondo o pior. Nessa saída haveria o único caminho para a felicidade dele, e ele optou por selar a culpa dela em sua cabeça, sempre duvidando se ela seria inocente afinal, e a exilar com seu filho. Com frequencia, a via do perdão é a única aberta a nós em situações semelhantes também...optar pela via do Bentinho significa não apenas infelicidade, mas potencialmente condenação.
O romance social "Dom Casmurro" é uma das mais emblemáticas obras do escritor brasileiro, Machado de Assis! A narrativa se desenvolve sobre um tema bastante polêmico: o adultério! Será que Capitu amava realmente Bentinho ou " pensava" que amava? Sabemos que a moral cristã na nossa sociedade não admite a traição, deve haver respeito entre os cônjuges. Diante da dúvida, Bentinho desfez o casamento, pois inexistia o teste de DNA e uma pergunta ficou no ar: Capitu o traiu ou não? Grata pelo vídeo.
Acho incrível como Esaú e Jacó não tem destaque nos debates, inclusive na academia, outra obra prima do Bruxo do Cosme Velho! Além do prazer estético, temos uma de História do Brasil, mesmo que o Machado, como fala a profa Maria Lúcia Dal Farra, não tenha essa intenção, a de informar, mas provocar emoções, reações, sensações! Abraços Prof Marcos José de Souza, Fátima, Bahia.
Gostaria de obter esse volume do Clube da Literatura Clássica...Li quando adolescente, mas, Gostaria de fazê-lo, agora aos 78 anos.Sua descrição despertou a vontade!
Falta a possibilidade de uma terceira via na trama. Bentinho, Capitu e Escobar viveram um triângulo amoroso. Vamos a uma perspectiva freudiana: Bentinho e Escobar durante o período que passaram no seminário tiveram uma experiência homoafetiva (lembrando que Machado era anticlerical). Para Escobar foi só uma forma de extravasar a sexualidade pulsante da adolescência; para Bentinho não. Os dois saem juntos do seminário e cada um arruma uma namorada. Escobar se casa e Bentinho também. Então Escobar começa a flertar com Capitu e os dois viram amantes com o consentimento velado de Bentinho que não quer ficar longe do amigo por quem ainda nutre desejos. Escobar morre afogado e a partir daí Bentinho começa a nutrir ódio por Capitu. Machado de Assis não é considerado um bruxo a toa. É o maior gênio da nossa Literatura.
você assistiu o video? inteiro? acho que não, né... o ponto do video é exatamente questionar essa linha interpretativa da obra, e como esse tema é abordado pelo texto de introdução da edição do clube, que pelo seu comentário revoltado, acredito que vai ser muito bem aproveitado. Aconselho a obter essa edição, e se tornar assinante do clube, tenho certeza que vai adorar... ou, ao menos, assistir o video inteiro, tenho certeza que também vai gostar. 😉
@@ceciliaarantes8992 Não há revolta alguma em meu comentário😉, só acho estranho que esse suposto mistério seja discutido de maneira séria até hoje. Capitu traiu Bentinho. Ponto final. Não é uma questão de opinião. E como diria o outro..."se Capitu não traiu Bentinho Machado de Assis se chamaria José de Alencar". Fica na paz!
Realmente preciso reler esse clássico 🫶✨
Arrasou como sempre amiga 😻👏
(ALERTA DE SPOILER)
Livro finalizado, e... Em nenhum momento durante a leitura eu fiquei achando que a Capitu havia traído o Bentinho. Inclusive o próprio Bentinho, parece não acreditar muito também nos últimos capítulos, quando o Ezequiel volta da Europa para visitar o pai, ele fala, que se José Dias visse Ezequiel, ele acharia que era igual ao pai (ao Bentinho). Portanto, para mim, o Bentinho é que ficou maluco depois da morte do Escobar e começou a ter esses delírios. Sinceramente, não tem praticamente nenhuma pista ou indícios fortes de traição, antes da morte de Escobar... O respeito do Escobar com Capitu é muito grande... Enfim... Gostei da leitura. E fiquei feliz de não saber muita coisa sobre a obra, e descobrir que é muito mais que "Traiu ou não Traiu?"
Já Li 4 vezes dom casmurro ao longo de 20 anos. Ótimo livro de Machado de Assis
Excelente vídeo Luiza. Eu li o livro na escola e não tinha maturidade para apreciar essa bela obra. Ainda não possuo a edição do Clube, mas agora fiquei doido para reler de novo.
Que show de apresentação. O CLC faz tudo com perfeição.
Estou na metade dele, nesse exato momento. Nunca tinha lido, só sabia de tudo que precisava para os vestibulares, mas agora estou descobrindo esse mundo fantástico... O livro é muito mais que Traiu ou Não Traiu kkkkkk mas confesso que preferia não ter esse spoiler, e não concordo que a leitura durante o ensino médio seja necessário, pq a leitura não é fácil...
Entendo sua posição crítica, mas o uso no Ensino Médio tem a missão de apresentar a literatura canônica aos adolescentes. Muitos deles e muitas delas encaram na boa! Abraços
Prof Marcos José de Souza, Fátima Bahia.
Estou lendo tambem! Iniciei ontem, e estou quase na metade.
A forma como literatura classica em geral (assim como filmes/outras formas de artes) são nos apresentadas, parecem inalcançavel e tudo o mais...pasme! Não é não.
talvez exija mais da nossa atenção, o que é bom...
estou gostando do livro também
acho q deveriam abordar obras clássicas com mais naturalidade, e não algo "boring"
Obrigado pelo vídeo Luiza. Salvo engano meu, o próprio Bentinho compara a situação dele com a de Otelo em determinado momento na obra. No meu entender o fato do bentinho não ser um narrador confiável não significa que ele mentiu. Mas mostra que ele mesmo não se convenceu da culpa e nem da inocência da Capitu. Como ele não sabe de forma definitiva, nós também nunca saberemos. E acho que esse é o ponto. Muita vezes temos duvidas sobre traições ou más intenções e supomos o pior sem provas definitivas. Segundo Jesus no Sermão do Monte, ao desejar a mulher do próximo já nos fazemos adúlteros. Então olhando pela perspectiva cristã (e mais especificamente a católica), que é importante dentro dos eventos da historia, antes mesmo do Bentinho ter começado a suspeitar de uma possível traição, ele se mostrou adultero e infiel para com a esposa ao fantasiar e desejar a esposa do Escobar. E mais ainda, ao tentar envenenar Ezequiel, o Bentinho é, aos olhos de Cristo, um homicida! A saída para ele estaria clara caso ele acreditasse na tradição que foi ensinada a ele, seria o perdão. Pois ele, como pecador de fato deveria ser capaz de perdoar um pecado em potencial de sua esposa, quer tenha certeza ou não. Se ele não tem como ter certeza (e nós também não!) nem da inocência e nem da culpa (afinal, confissão de culpa da Capitu selaria sua culpa, mas negação não selaria sua inocência), sua única saída seria perdoar supondo o pior. Nessa saída haveria o único caminho para a felicidade dele, e ele optou por selar a culpa dela em sua cabeça, sempre duvidando se ela seria inocente afinal, e a exilar com seu filho. Com frequencia, a via do perdão é a única aberta a nós em situações semelhantes também...optar pela via do Bentinho significa não apenas infelicidade, mas potencialmente condenação.
O romance social "Dom Casmurro" é uma das mais emblemáticas obras do escritor brasileiro, Machado de Assis! A narrativa se desenvolve sobre um tema bastante polêmico: o adultério! Será que Capitu amava realmente Bentinho ou " pensava" que amava? Sabemos que a moral cristã na nossa sociedade não admite a traição, deve haver respeito entre os cônjuges. Diante da dúvida, Bentinho desfez o casamento, pois inexistia o teste de DNA e uma pergunta ficou no ar: Capitu o traiu ou não? Grata pelo vídeo.
Sugestão de livro: Helena- Machado de Assis.
Ótimo vídeo. Essa obra é maravilhosa ❤
Acho incrível como Esaú e Jacó não tem destaque nos debates, inclusive na academia, outra obra prima do Bruxo do Cosme Velho!
Além do prazer estético, temos uma de História do Brasil, mesmo que o Machado, como fala a profa Maria Lúcia Dal Farra, não tenha essa intenção, a de informar, mas provocar emoções, reações, sensações!
Abraços
Prof Marcos José de Souza, Fátima, Bahia.
Já li o livro várias vezes, dentre os autores brasileiros é meu autor favorito e livro favorito
Comecei a ler agora.
Essa thumbnail ficou muito boa
Gostaria de obter esse volume do Clube da Literatura Clássica...Li quando adolescente, mas, Gostaria de fazê-lo, agora aos 78 anos.Sua descrição despertou a vontade!
Interessante esse jornal, pena que não veio no meu box. Ótimo vídeo
Falta a possibilidade de uma terceira via na trama. Bentinho, Capitu e Escobar viveram um triângulo amoroso. Vamos a uma perspectiva freudiana: Bentinho e Escobar durante o período que passaram no seminário tiveram uma experiência homoafetiva (lembrando que Machado era anticlerical). Para Escobar foi só uma forma de extravasar a sexualidade pulsante da adolescência; para Bentinho não. Os dois saem juntos do seminário e cada um arruma uma namorada. Escobar se casa e Bentinho também. Então Escobar começa a flertar com Capitu e os dois viram amantes com o consentimento velado de Bentinho que não quer ficar longe do amigo por quem ainda nutre desejos. Escobar morre afogado e a partir daí Bentinho começa a nutrir ódio por Capitu. Machado de Assis não é considerado um bruxo a toa. É o maior gênio da nossa Literatura.
Se puderem trazer "As viagens de Gulliver " 📖 🖖
Macho de Assis é 💯 🖖🙂
Traiu ou não traiu? É sério isso?
Esse suposto mistério do TRAIU OU NÃO... é uma grande bobagem.
você assistiu o video? inteiro? acho que não, né... o ponto do video é exatamente questionar essa linha interpretativa da obra, e como esse tema é abordado pelo texto de introdução da edição do clube, que pelo seu comentário revoltado, acredito que vai ser muito bem aproveitado. Aconselho a obter essa edição, e se tornar assinante do clube, tenho certeza que vai adorar... ou, ao menos, assistir o video inteiro, tenho certeza que também vai gostar. 😉
@@ceciliaarantes8992 acho que quem não viu o vídeo até final foi você.🤔
@@ceciliaarantes8992 Não há revolta alguma em meu comentário😉, só acho estranho que esse suposto mistério seja discutido de maneira séria até hoje. Capitu traiu Bentinho. Ponto final. Não é uma questão de opinião.
E como diria o outro..."se Capitu não traiu Bentinho Machado de Assis se chamaria José de Alencar".
Fica na paz!
CAPITU SÓ TRAIU NA CABEÇA DE QUEM ESTÁ DOENTE IGUAL AO BENTINHO. Kkkk