Eu amo a Capitu . Sabemos como é difícil lidar com pessoas desconfiadas , ciumentas e mimadas . Bentinho era esse homem , a melhor coisa para ela foi o divórcio pois como ele mesmo descreveu , teve idéias de tirar a vida da família e também de si mesmo . Claramente precisava de ajuda / terapia e também de um acorda para vida , com tantas regalias creio que houvesse muita bajulação e nada de verdade na lata . Capitu não traiu , não foi ouvida e nem apresentados fatos que me faz pensar o contrário. Ela é uma personagem mulher que se vestia e agia como queria numa sociedade patriarcal , uma mulher incrível.
Eu acho um absurdo ninguem nunca ter mencionado sobre Bentinho levantar a hipótese de envenenar o próprio filho, por conta de dúvida da infidelidade de sua mulher. Não importa se Ezequiel é ou não seu filho de sangue, o menino ama Bentinho e mesmo assim ele pensa em acabar com a vida do único inocente nessa estória.
Se traiu ou não traiu, a narração de Dom Casmurro é uma coisa muito perspicaz! Machado era realmente um gênio. off: a dicção dessa mulher é minha meta de vida
Amo esse livro, quando eu era adolescente tive um professor de português que era advogado. Pra fazer a turma se interessar pelo livro ele fez um julgamento da Capitu na sala de aula. A minha equipe defendeu a tese de que ela nunca traiu o Bentinho e de que ele e era um fraco. No final ela foi inocentada e o Bentino condenado a pagar uma indenização e fizemos até o DNA do filho deles, o Bentinho teve que pagar pensão. Foi legal que a gente se envolveu com o livro por meses, me lembro até hoje.
Eu acho que o Machado deixou em aberto justamente por não achar esse detalhe importante. O que me faz amar essa obra de arte é o mergulho, não apenas na psique dos personagens, mas no âmago da sociedade brasileira: a hipocrisia, as relações parasitárias, a elite ociosa, as ações por interesse, etc. E a ironia, tão sagaz quanto incisiva.
Gostei dos comentários neste vídeo porque a grande maioria das pessoas não levam a questão como uma disputa entre Bentinho e Capitu. Na maioria dos canais parece um fla flu; uma coisa de meu time contra o teu e vice versa. No meu entendimento houve a traição. No entanto não vejo isso como uma questão de acusar Capitu ou defender Bentinho. Mas sim uma questão de defender a história, que sem traição torna-se sem humor e sem calor. Além disso, se Capitu é inocente, por lógica, Escobar também é. Um romance machadiano povoado de personagens inocentes?!?!? Isso me parece muito pouco verossímil.
@123bardox : A leitura é obrigatória, e além disso, o professor já dá o " spoiler " , dizendo que o narrador é doente, não confiável ( porque escreve em primeira pessoa ), paranóico, machista... Ficando claro que, na maioria das vezes, o professor não leu o romance, e se o fez, foi por obrigação e contrariado. Não acho Dom Casmurro um " melodrama de quinta ", nesse ponto discordo de você. Gosto da história e da narração. No entanto concordo com você que é um crime a leitura obrigatória.
Concordo com você. A suposta traição não é de longe tão relevante pra história em si. Do meu ponto de vista é mais uma questão de confiança, algo do tipo: você confia na pessoa( Bento/Casmurro) que está narrando essa história?( nao importa qual seja, podia até ser a de que passou um dia no parque dando comida pras pombas). Ele me dá razões pra que eu acredite? ou não? O que Machado diz nas entrelinhas? Isso q torna o livro incrível pra mim. Machado nao só faz um estudo psicológico dos personagens( ninguém é santo ali, muito menos Dona Glória) como dos leitores também. A resposta que cada leitor tirar do romance diz muito mais sobre si próprio do que sobre a história em si. Cada leitura é única, não existe o certo ou errado, é um belo retrato da sociedade e suas aparências e hipocrisias da época(muitas continuam até hoje).... E não, nao confio em Bento Santiago, mas não o culpo totalmente, acho ele um "fruto do seu meio". Se tivesse uma criação melhor se tornaria uma pessoa melhor também? Enfim, nunca saberemos.
@@rosineideverissimo5545 : Discordo de você, entendo que a suposta traição é o principal ponto do livro, que transpira traição da primeira à última página. Dizer que traição não é de tanta importância em Dom Casmurro, é o mesmo que dizer isso sobre Madame Bovary ( Flaubert ), Primo Basílio ( Eça de Queiróz ) ou Anna Karenina ( Tolstoi ). Também discordo da leitura que " diz mais sobre si do que da história ". Partindo deste pressuposto, o leitor ficará com receio de interpretar uma traição, pois se o fizer, será rotulado de machista, paranóico, doente...etc. Portanto o leitor que ler e interpretar uma traição, ficará constrangido de se expressar com sinceridade. Como trata-se de um clássico secular e muito conhecido, na grande maioria das vezes quando o leitor vai ler pela primeira vez Dom Casmurro, já tem uma noção do enredo, e também tem na cabeça os pré conceitos sobre a obra. A pessoa abre o livro e já pensa, antes de começar a leitura: " tenho que tomar cuidado com a interpretação, pois se eu entender que não houve traição, é porque eu sou um cara normal, legal e do bem; no entanto se eu entender que houve traição... "
@@Antonio-tt3wf Ta tudo certo em discordar, essa é a magia do livro. Você quando leu decidiu confiar no narrador e acreditar em sua história ja outras pessoas não, e ninguém está errado. Agora na questão do jovem que lê e tem medo de "escolher um lado" ai é problema dele por se deixar influenciar. Não concordo quando colocam Bento na caixinha de macho escroto, maluco, doente dentre outras coisas , isso é diminuir um personagem complexo e interessantíssimo. Ele é tanto manipulável quando manipulador( advogado né), senhor de gestos bons e outros terríveis, como todo ser Humano. O que o consumiu, e nos consome em menor grau, é a dúvida. Ele precisa provar pras pessoas e pra si próprio que agiu corretamente e estava com a razão. Vai da gente acreditar ou não nele....
O próprio Bentinho sendo o narrador, abre espaço para que a narrativa seja focada na visão e opinião dele. No final do livro acontece tanta coisa, que acho impossível ele não estar meio "ruim" da cabeça e ficar imaginando coisas, principalmente vendo as feições do defundo no filho. Mas ao mesmo tempo, as atitudes de Capitu quando Bentinho "descobriu" a traição entregam um pouco a traição. Mas ao mesmo tempo a traição não é provável. Sério, eu terminei a leitura hoje e eu tô 🤯🤯🤯🤯🤯
Pra mim a maior dúvida de Dom Casmurro é: até que ponto Bentinho realmente ainda estava tão convicto da traição de Capitu... Ou, se no fim da vida, em que "os espinhos já não causavam tanta moléstia", a convicção já não era mais a mesma, e o livro é uma tentativa do Bentinho de não só nos convencer, mas de SE convencer, de que fez msm o "certo"? Amei o depoimento da ilustradora! E concordo com ela: a FORMA como o Machado conta essa história é o que a torna tão especial! Edit: Ps - Não traiu! Hahaha ;)
Adoro os narradores de Machado de Assis!! E o Bentinho é o meu preferido! Ele realmente consegue convencer muita gente que ele é vítima, mas eu nunca caí no papo dele!!!!
Dom Casmurro é o livro da minha vida! foi uma obra essencial na minha construção como leitora e como professora de Literatura. é simplesmente uma obra prima!
Eu amo a Capitu prla ideia dela criar esses sentimentos no Bentinho. Sempre amei pensar que ela era transgressora, uma mulher "devoradora" de homens... Bentinho que lute.
Meu grande trauma com este livro, tanto na época do colégio como hoje em dia e talvez pra sempre, é a impossibilidade ABSOLUTA de saber se Capitu traiu ou não (gostaria de pensar que isso não importa, mas não consigo me convencer). Aliás, essa é uma diferença da história de Otelo. Sabemos (desde o início! )que Desdemona não traiu! Outra agonia é saber a verdade e ver Otelo sendo enganado... Ahh, livros...
A primeira vez que li Dom Casmurro não consegui entender nada e parei antes do final, mas ainda bem que não desisti porque reler o livro anos depois mudou minha vida. Machado é eterno, incrível! A edição da Antofágica ficou maravilhosa e já estou louca para comprar a minha.
O professor e acadêmico Domício Proença Filho escreveu o livro - Capitu: memórias póstumas q traz uma outra versão , a da personagem Capitu , que narra a história . Vale a pena averiguar . Parabéns , Livia , vc está disseminando o amor à literatura nacional e internacional através desses vídeos-aulas interessantes e muito bem estudados . Fico muito feliz em vê-la como mulher jovem e conhecedora dessa arte que só nos engrandece como pessoas . Obrigada !
Eu li com o intuito de saber se Capitu traiu ou não traiu, mas quando eu terminei, a primeira coisa que me veio à mente foi: Mas gente, pq as pessoas ainda se questionam isso? É claro que não dá pra acreditar no que esse homem desequilibrado fala!
Eu li Dom Casmurro e tinha um "Bentinho" em casa. Também filho único , super mimado pela mãe. Por 42 anos convivi com essa pessoa extremamente ciumenta - quase uma doença -, insegura e cheia de suspeições e suposições. Então... diante dessa desagradável experiência... posso garantir: Capitu não traiu Bentinho. Quem se traiu... foi ele próprio com sua imaginação doentia, com sua insegurança como homem. Muitos dirão: é mas ela engravidou!!! Eu diria: engravidou sim, dele, no momento em que ela quis engravidar. Simples assim.
@@_anstrengung_2988 kkkkkkkkk vo usa essa de argumento
4 года назад+4
Li Dom Casmurro na escola. Foi tipo um ato de "rebeldia nerd". A professora dividiu os grupos, por números da chamada para ler alguns livros, eu deveria ler o Cortiço, mas MINHA NAMORADA, na época, e MEU MELHOR AMIGO deveriam ler Dom Casmurro, então eu peguei o livro na biblioteca do curso técnico que fazia e decidi ler também... Se não me engano, a minissérie "Capitu" passou na tv no fim do mesmo ano 2008. Apesar da discussão "Capitu traiu ou não traiu", eu sempre prefiri pensar que o livro não é só sobre isso. É mais sobre a mente de Bentinho, não sobre a história que ele nos conta, mas sobre quem nos conta essa história. Bentinho é uma pessoa perturbada e amargurada contando sua história de vida e, de certa forma, até me identifico com ele (talvez isso não seja bom kkkkk)... Mas se meu argumento não estiver se sustentando, meu último recurso é dizer que o Mestre Machado de Assis deu o título de Dom Casmurro a essa história, nenhum outro. Bentinho não é apenas o protagonista, mas é o "objeto de análise" desta obra. Agora aguardo ansiosamente esse lançamento de Antofagica, para poder reler, mais de dez anos depois, este que é um dos meus livros favoritos da vida. Enquanto escrevia esse comentário apareceu a notificação da Amazon aqui. "Entregue". Tchau vou ler.
Graças a obrigatoriedade da escola conheci Dom Casmurro. E é um dos meus favoritos da vida. Esperando ansiosa o meu chegar para reler. Aaaaaaaaah🖤 Cuida, Amazon.😂
Dom Casmurro foi um clássico fundamental para a minha formação como leitora, até hoje é um dos meus livros favoritos da vida. Só tenho que agradecer por essa edição lindíssima e por esse vídeo maravilhoso. Obrigada, Antofágica! ♡
Acabei de ler há pouco, foi a segunda tentativa depois de um desanimo no ensino médio. Amei demais! E já tenho ciência que terei de ler de novo pra ficar mais certo na opinião de que houve traição, haha
Esse é um dos livros da minha vida! A cada releitura ganha uma nova interpretação. Adorei a participação da Paula, que delícia ouvir um pouco sobre esse processo. 💙
eu amo a literatura de Graciliano Ramos. seus melhores romances são Angustia ( li três ou quatro vezes), Vidas Secas tbem. pra mim é um romance em forma de poesia. sempre me identifiquei com aquela secura, rusticidade, honestidade e amargura que lhe é peculiar
Dom Casmurro merecia uma edição maravilhosa como essa! Vídeo impecável, como sempre, Lívia! Na minha opinião, Capitu não traiu Bentinho. Mas, devia, porque ele é mimado, insuportável!
4 года назад+4
😂😂 é uma boa opinião, Denise. Obrigada pelo comentário!
Terminei de ler Dom Casmurro hoje e eu não tenho certeza da minha opinião mas a princípio eu acreditei que a Capitu não traiu o Bentinho,pois na minha cabeça ela amava o Bentinho demais para fazer isso e também não conseguia imaginar Escobar traindo a confiança de Bentinho dessa forma. No geral até o momento eu acho que por estar consumido de ciúme ele cometeu um equívoco em relação a fidelidade da Capitu Ótimo vídeo
Ler o livro com um olhar de detetive é maravilhoso, em uma das minhas releituras fiz isso. E colhi provas bem concretas de que Capitu não traiu bentinho 😂 maravilhoso esse vídeo
Ai eu li a primeira vez em 2010, no segundo ano do ensino médio. Fiz uma peça de teatro com os colegas de turma pra disciplina de Português, na peça o mesmo menino que interpretava Escobar, interpretava o filho de Capitu e Bentinho kkkk
Como já diz o nome do livro, Dom Casmurro... A teimosia e os ciúmes de Bentinho o fez perder bem mais que a razão, perdeu sua família. Sobre a semelhaça de Ezequiel, percebi que esta só começa a ser pauta depois que a ideia da possível traição lhe rodeia a mente, antes disso só mencionava uma imitação da maneira de olhar do amigo... ou seja, de imitação para ser uma versão mais jovem do defunto, há uma grande diferença. Sobre as atitudes de Capitu depois do afastamento, acho que são compreensíveis... já havia sofrido muito, e o próprio Bentinho não queria mais olhar e conviver com o filho. Por fim, mesmo sendo o narrador da história, Bentinho não consegue comprovar a traição de Capitu.
Quando você fala sobre ver a história sob os olhos de Capitu, me lembrei do "Capitu: memórias póstumas ", do Domício Proença Filho, que trás a narrativa pro ponto de vista dela. Aliás, tem uma série de livros que utilizam personagens ou cenários do Machado, mas não vejo sendo muito trabalhados no youtube. Um vídeo assim, explorando esse universo machadiano além do próprio autor seria algo sensacional! (na verdade só estou dizendo isso porque é um conteúdo que eu adoraria assistir!)
Confesso ter um pouco de preconceito com adaptações de clássicos da literatura para o cinema (acho que muitos me intendem aqui), quem nunca disse “o livro é melhor” não é mesmo? E quando o assunto é Machadão fica pior ainda. Algum tempo depois que li a obra “Dom Casmurro” veio ao meu conhecimento uma antiga minissérie da Globo chamada “Capitu”, dei uma chance a ela, e me impressionei, o brasileiro tem ainda o dom de produzir muita coisa bonita de se ver, ler e ouvir, vale a pena assistir. Fiquei encantado.
Vcccc argumenta tão bem, com tanta simpatia, elegância e de uma maneira tão agradável. Dá vontade de comprar todos os livros! Fico ansioso pelos vídeos, para ver algo com tanta leveza! Parabéns à vc e à Antofágica!
parabéns por seu esforço de produção deste vídeo. Assim como os outros, vc conseguiu manter a qualidade e objetividade esperadas para uma editora. Seguramente está ajudando a muitos brasileiros a descobrir o que é pensar literatura... Boa sorte!
Esse livro me marcou muito, é meu favorito. Me marcou como leitor e agora chegou a hora de fazer a releitura nessa edição perfeita da antofágica! Ah, e quanto mais Machado, melhor.
Meu Dom Casmurro chegará em breve. Foi enviado ontem pela Amazon.😊😊😊😊😊 O próximo que estou esperando é Os sofrimentos do jovem werther. Espero controlar-me até dezembro. 😂😂
Vídeo muito bem feito. Essa ideia de trazer a ilustradora para falar um pouco foi uma bela sacada. Continuem chamando e, se possível, façam vídeos com ilustradores de outras obras da editora já lançadas.
4 года назад+2
Nós temos uma playlist aqui no canal de vídeos com os ilustradores (o nome é: "Com a palavra, os artistas"), mostrando um pouco do espaço onde eles ilustram, conversando sobre o processo, etc., mas tivemos que pausar as produções por conta da pandemia :(
Dei a edição maravilhosa de Memórias Póstumas para o meu namorado e estou quase roubando dele, hehe. Hoje comprei O Alienista e já quero Dom Casmurro entre nós ❤️ vocês são incríveis!
Li Dom Casmurro pela primeira vez aos 15 anos por pura curiosidade. Naquela época, tinha lido um livro de Pedro Bandeira inspirado na narrativa de Machado de Assis e na peça de Shaskepeare. Minha primeira impressão ao ler era de que o narrador (o tal do Dom Casmurro) era um chato, e botei na cabeça que Capitu tinha sido injustiçada. Conforme ouvi a opinião dos outros, comecei a procurar por evidências no livro de que ela havia, de fato, o traído. Depois de anos fui perceber que isso não importa de todo. Não ter certeza faz parte da experiência de ler esse livro, e é isso que o faz tão especial.
Ahhh...como eu amei ler na escola, foi o livro que conseguiu me tirar do sério para uma leitura normal, fugiu da ideia de vestibular, obrigatório e tudo mais (eu não devo ser normal, hahaha). Eu já li ele 3 vezes depois da leitura obrigatória, sim com vários olhares diferentes e amo a minissérie Capitu da Globo, foi o mais legal e próximo do livro...✨✨✨ E essa edição da Antofágica, vou esperar o Natal pra ganhar ele e com certeza será a 5ª releitura, ave Maria... Leitor doido...eu...🤣🤣🤣
A escolha deste vídeo teve como finalidade ampliar ainda mais meus pontos de vista em relação a obra do Machado de Assis. A narrativa de Dom Casmurro, além de ser condicionada pela perspectiva do próprio autor, isto é, Bentinho, está muitos anos distante dos acontecimentos, tornando-se a narrativa menos confiável. Contudo, isso não prova absolutamente nada, se houve ou não traição por parte da Capitu. Em suma, não há um consenso estabelecido, mas opiniões diferentes são sempre bem-vindas.
Machado de Assis é excepcional, pra mim, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. E vocês escolheram os tops, incluo aí o de Memorial de Aires. Betinho é uma figura única, complexa, angustiada, insegura, um perfil psicológico complexo. Amei, vou ler pela quarta vez na leitura coletiva no Ler Antes de Morrer. E a propósito, Capitu traiu sim Bentinho, na minha humilde opinião. 😁
Antofagica traz uma edição de Morro dos Ventos Uivantes pfvrr ❤️ E de outros clássicos escritos por mulheres, como Frankeinstein tô só esperando a edição de vocês pra comprar
Leu meu pensamento. Acompanho o canal, assisti ao vídeo sobre o Machado de Assis e reparei que falou no Alienista e no Memórias Póstumas e senti muita falta do Dom Casmurro, talvez sua obra máxima. Obrigado pelo ótimo trabalho.
Pra mim Dom Casmurro não é uma historia sobre traição, é uma história sobre Casmurrice Acompanhamos Bento um personagem assumidamente sonhador, que não tem coragem de enfrentar a sua mãe de frente e sempre recebeu tudo de mão beijada. Bentinho fica sonhando com aparições do Papa ou do Imperador pra convencer a mãe dele a desistir da promessa, e em um ponto ate imagina a mãe dele morrendo e eles se livrando do fardo. Em contraste, temos personagens como José Dias, Capitu e Escobar, que são as pessoas que realmente mexem os pauzinhos pra ele sair do seminário, e sem eles, Bento teria mofado lá dentro. Enquanto Bentinho sonha, os outros agem. Betinho os inveja por isso. Ele tem inveja da astúcia e do pragmatismo de Capitu, do fisico e da inteligência de Escobar. Ele só não inveja José Dias, porque esse também é um fracassado. No final do livro, Bento transforma Capitu e Escobar, as duas pessoas que mais lutaram pela felicidade dele (até mais que ele mesmo) em vilões, criando uma fanfic na cabeça que pode ser tão absurda como todas as outras que ele criou ao longo do livro. Concluindo: Dom Casmurro é a historia de um homem que jogou fora a própria felicidade por que era imaturo, inseguro e passivo. E ainda que Capitu o tivesse traído, ele teria reconstruído a própria vida se não tivesse essas características.
Muito bom o livro parabéns a editora! Estou ansioso p o meu chegar, esperando a Amazon ter a boa vontade de me enviar! Hahahahaha um dia chega... espero.
Bentinho teve um caso com Escobar na adolescência no seminário, Kkk Kkk Tem mais ou menos 30 anos que li Sempre ficam vários questionamentos. Eu sou muito leigo no assunto. Só gosto de ver os comentários. Cada ano tem novidades sobre don casmurro.
@juniorbatistaito9013 , você cita uma hipótese que não é totalmente inaceitável. O cara endeusava Capitu, mas preferiu ir para o seminário, onde só tem homens. Talvez, não tenha ido pela mãe, ou juntou o útil ao agradável. Lembrando que na época, e até nos dias atuais, muitos rapazes vão para o seminário por serem homossexuais. Uma espécie de fuga etc pra não me estender. Ele se sentia inferior a Capitu justamente por ela ser determinada, diferente dele. Saiu do seminário, voltou com Capitu, pois não tinha vocação para padre, ou pra tentar matar o amor por Escobar. Sabe-se lá como era a relação dos dois. Tudo que ele fala é dissimulado. Na verdade, o que ele vê em Capitu é sua imagem no espelho. Penso que Capitu o traiu por ser intensa e desejar sexo. E Bentinho, não admitindo seu fracasso fez o que todo homem escroto faz, ou seja, colocar a culpa só nela. Se hoje não é fácil sair do armário, imagine naquela época! Para Capitu não seria diferente, pois separar dele lhe traria sofrimento já que as separadas do marido eram consideradas vadias e eram maltratadas pela sociedade hipócrita machista, incluindo as próprias mulheres, tal e qual é agora. Se o filho fosse dele, talvez o aceitasse, mas há duas hipóteses para a recusa: 1- não admitiu o filho de Capitu por não ser dele e ter características físicas diferentes, o que geraria polêmica, e na cabeça dele, seria tirado de corno manso, trouxa). 2- E se ele inventou toda a história para se livrar do casamento? Aliás, essas ideias persistem ainda. Há um filme chamado "Beijo no Asfalto", de Bruno Barreto, que surpreende. Não darei spoiler, mas lembrei ao escrever estas minhas ideias. Junior, criamos uma nova teoria kkkkk Estou rindo, mas podemos estar certos. Afinal, o livro mostra como o senso comum pensava e agia na época, e ainda age. 🤮 Um abraço, bro!
@@dulceaguirre1186belíssimo comentário! Você conseguiu expressar muito bem. Agora eu tenho uma opinião mais clara do que eu pensava . Vou assistir ao filme com certeza Gosto do Bruno Barreto. Fiquei feliz por comentar Obrigado ❗
Percebi o quanto Betinho é maluco, quando ele começou a se perguntar se Manduca não poderia ter morrido outra hora KKAKKK
KKKKKKK teu comentário me tirou gargalhadas! Pobre Manduca!
😂😂😂
Eu já havia percebido desde que ele buscava respostas em objetos inanimados 😂
MANO SIMMM AKAKKAKAKAKAKAKAK
eu ri muito nessa parte
Eu amo a Capitu . Sabemos como é difícil lidar com pessoas desconfiadas , ciumentas e mimadas . Bentinho era esse homem , a melhor coisa para ela foi o divórcio pois como ele mesmo descreveu , teve idéias de tirar a vida da família e também de si mesmo . Claramente precisava de ajuda / terapia e também de um acorda para vida , com tantas regalias creio que houvesse muita bajulação e nada de verdade na lata . Capitu não traiu , não foi ouvida e nem apresentados fatos que me faz pensar o contrário. Ela é uma personagem mulher que se vestia e agia como queria numa sociedade patriarcal , uma mulher incrível.
Eu acho um absurdo ninguem nunca ter mencionado sobre Bentinho levantar a hipótese de envenenar o próprio filho, por conta de dúvida da infidelidade de sua mulher. Não importa se Ezequiel é ou não seu filho de sangue, o menino ama Bentinho e mesmo assim ele pensa em acabar com a vida do único inocente nessa estória.
Não gostava de literatura nacional, mas depois que li Dom Casmurro me apaixonei pelo Machado! Um mundo novo se abriu para mim!
❤
A literatura nacional é riquíssima. Eu me apaixonei desde os tempos de escola.
Finalmente edições à altura do gigante Machado! Valeu, galera da Antofágica!
Concordo
Uau, obrigada!! ❤️
Se traiu ou não traiu, a narração de Dom Casmurro é uma coisa muito perspicaz! Machado era realmente um gênio. off: a dicção dessa mulher é minha meta de vida
Amo esse livro, quando eu era adolescente tive um professor de português que era advogado. Pra fazer a turma se interessar pelo livro ele fez um julgamento da Capitu na sala de aula. A minha equipe defendeu a tese de que ela nunca traiu o Bentinho e de que ele e era um fraco. No final ela foi inocentada e o Bentino condenado a pagar uma indenização e fizemos até o DNA do filho deles, o Bentinho teve que pagar pensão. Foi legal que a gente se envolveu com o livro por meses, me lembro até hoje.
Minha professora de Português fez como se fosse um juri, vai ser amanhã, estou muito nervosa ksk
Hahaha que interessante!
Eu acho que o Machado deixou em aberto justamente por não achar esse detalhe importante. O que me faz amar essa obra de arte é o mergulho, não apenas na psique dos personagens, mas no âmago da sociedade brasileira: a hipocrisia, as relações parasitárias, a elite ociosa, as ações por interesse, etc.
E a ironia, tão sagaz quanto incisiva.
Gostei dos comentários neste vídeo porque a grande maioria das pessoas não levam a questão como uma disputa entre Bentinho e Capitu. Na maioria dos canais parece um fla flu; uma coisa de meu time contra o teu e vice versa.
No meu entendimento houve a traição. No entanto não vejo isso como uma questão de acusar Capitu ou defender Bentinho. Mas sim uma questão de defender a história, que sem traição torna-se sem humor e sem calor. Além disso, se Capitu é inocente, por lógica, Escobar também é. Um romance machadiano povoado de personagens inocentes?!?!? Isso me parece muito pouco verossímil.
@123bardox : A leitura é obrigatória, e além disso, o professor já dá o " spoiler " , dizendo que o narrador é doente, não confiável ( porque escreve em primeira pessoa ), paranóico, machista... Ficando claro que, na maioria das vezes, o professor não leu o romance, e se o fez, foi por obrigação e contrariado.
Não acho Dom Casmurro um " melodrama de quinta ", nesse ponto discordo de você. Gosto da história e da narração. No entanto concordo com você que é um crime a leitura obrigatória.
Concordo com você. A suposta traição não é de longe tão relevante pra história em si. Do meu ponto de vista é mais uma questão de confiança, algo do tipo: você confia na pessoa( Bento/Casmurro) que está narrando essa história?( nao importa qual seja, podia até ser a de que passou um dia no parque dando comida pras pombas). Ele me dá razões pra que eu acredite? ou não? O que Machado diz nas entrelinhas? Isso q torna o livro incrível pra mim. Machado nao só faz um estudo psicológico dos personagens( ninguém é santo ali, muito menos Dona Glória) como dos leitores também. A resposta que cada leitor tirar do romance diz muito mais sobre si próprio do que sobre a história em si. Cada leitura é única, não existe o certo ou errado, é um belo retrato da sociedade e suas aparências e hipocrisias da época(muitas continuam até hoje)....
E não, nao confio em Bento Santiago, mas não o culpo totalmente, acho ele um "fruto do seu meio". Se tivesse uma criação melhor se tornaria uma pessoa melhor também? Enfim, nunca saberemos.
@@rosineideverissimo5545 : Discordo de você, entendo que a suposta traição é o principal ponto do livro, que transpira traição da primeira à última página. Dizer que traição não é de tanta importância em Dom Casmurro, é o mesmo que dizer isso sobre Madame Bovary ( Flaubert ), Primo Basílio ( Eça de Queiróz ) ou Anna Karenina ( Tolstoi ).
Também discordo da leitura que " diz mais sobre si do que da história ". Partindo deste pressuposto, o leitor ficará com receio de interpretar uma traição, pois se o fizer, será rotulado de machista, paranóico, doente...etc. Portanto o leitor que ler e interpretar uma traição, ficará constrangido de se expressar com sinceridade.
Como trata-se de um clássico secular e muito conhecido, na grande maioria das vezes quando o leitor vai ler pela primeira vez Dom Casmurro, já tem uma noção do enredo, e também tem na cabeça os pré conceitos sobre a obra. A pessoa abre o livro e já pensa, antes de começar a leitura: " tenho que tomar cuidado com a interpretação, pois se eu entender que não houve traição, é porque eu sou um cara normal, legal e do bem; no entanto se eu entender que houve traição... "
@@Antonio-tt3wf Ta tudo certo em discordar, essa é a magia do livro. Você quando leu decidiu confiar no narrador e acreditar em sua história ja outras pessoas não, e ninguém está errado. Agora na questão do jovem que lê e tem medo de "escolher um lado" ai é problema dele por se deixar influenciar. Não concordo quando colocam Bento na caixinha de macho escroto, maluco, doente dentre outras coisas , isso é diminuir um personagem complexo e interessantíssimo. Ele é tanto manipulável quando manipulador( advogado né),
senhor de gestos bons e outros terríveis, como todo ser Humano. O que o consumiu, e nos consome em menor grau, é a dúvida. Ele precisa provar pras pessoas e pra si próprio que agiu corretamente e estava com a razão. Vai da gente acreditar ou não nele....
O próprio Bentinho sendo o narrador, abre espaço para que a narrativa seja focada na visão e opinião dele. No final do livro acontece tanta coisa, que acho impossível ele não estar meio "ruim" da cabeça e ficar imaginando coisas, principalmente vendo as feições do defundo no filho. Mas ao mesmo tempo, as atitudes de Capitu quando Bentinho "descobriu" a traição entregam um pouco a traição. Mas ao mesmo tempo a traição não é provável.
Sério, eu terminei a leitura hoje e eu tô 🤯🤯🤯🤯🤯
Pra mim a maior dúvida de Dom Casmurro é: até que ponto Bentinho realmente ainda estava tão convicto da traição de Capitu... Ou, se no fim da vida, em que "os espinhos já não causavam tanta moléstia", a convicção já não era mais a mesma, e o livro é uma tentativa do Bentinho de não só nos convencer, mas de SE convencer, de que fez msm o "certo"?
Amei o depoimento da ilustradora! E concordo com ela: a FORMA como o Machado conta essa história é o que a torna tão especial!
Edit: Ps - Não traiu! Hahaha ;)
Adoro os narradores de Machado de Assis!! E o Bentinho é o meu preferido! Ele realmente consegue convencer muita gente que ele é vítima, mas eu nunca caí no papo dele!!!!
Dom Casmurro é o livro da minha vida! foi uma obra essencial na minha construção como leitora e como professora de Literatura. é simplesmente uma obra prima!
Li e pretendo reler. Bentinho não nos deixa em paz, nunca!
Acabei a releitura desse livro hoje!
Eu amo a Capitu prla ideia dela criar esses sentimentos no Bentinho. Sempre amei pensar que ela era transgressora, uma mulher "devoradora" de homens... Bentinho que lute.
Meu comentário está na página do livro na Amazon. Quem quiser conhecer, será uma satisfação para mim.
Eu AMO os seus reviews na Amazon, Leila!
Para mim, vocês que escrevem fiéis resenhas são os verdadeiros mestres em nosso território árido, entretanto, sedento por conhecimento.
Já lhe vi pela Amazon, no skoob e agora aqui kkkkk
@@felipenevado, grata. Seu elogio me faz imensamente feliz.
@@henriqueoliveira7324, se bobear você ainda me acha em outro site de literatura. Rsrs.
Meu autor preferido da vida
Sempre
Desde meu primeiro contato com ele
Grande Machado ❤
Meu grande trauma com este livro, tanto na época do colégio como hoje em dia e talvez pra sempre, é a impossibilidade ABSOLUTA de saber se Capitu traiu ou não (gostaria de pensar que isso não importa, mas não consigo me convencer).
Aliás, essa é uma diferença da história de Otelo. Sabemos (desde o início! )que Desdemona não traiu! Outra agonia é saber a verdade e ver Otelo sendo enganado...
Ahh, livros...
A primeira vez que li Dom Casmurro não consegui entender nada e parei antes do final, mas ainda bem que não desisti porque reler o livro anos depois mudou minha vida. Machado é eterno, incrível! A edição da Antofágica ficou maravilhosa e já estou louca para comprar a minha.
Tbm foi assim comigo akkakakka
O professor e acadêmico Domício Proença Filho escreveu o livro - Capitu: memórias póstumas q traz uma outra versão , a da personagem Capitu , que narra a história . Vale a pena averiguar .
Parabéns , Livia , vc está disseminando o amor à literatura nacional e internacional através desses vídeos-aulas interessantes e muito bem estudados . Fico muito feliz em vê-la como mulher jovem e conhecedora dessa arte que só nos engrandece como pessoas . Obrigada !
Eu li com o intuito de saber se Capitu traiu ou não traiu, mas quando eu terminei, a primeira coisa que me veio à mente foi: Mas gente, pq as pessoas ainda se questionam isso? É claro que não dá pra acreditar no que esse homem desequilibrado fala!
Para mim, o livro Dom Casmurro foi imaginada e escrita para contar uma história de traição. Nada mais que isso!
Eu reli esse ano, mas essa edição está tão linda que estou cogitando comprá-la e ler de novo. Machado é meu autor clássico favorito.
Eu li na edição da Principis é boa e barata.
Excelente
Eu li Dom Casmurro e tinha um "Bentinho" em casa. Também filho único , super mimado pela mãe. Por 42 anos convivi com essa pessoa extremamente ciumenta - quase uma doença -, insegura e cheia de suspeições e suposições. Então... diante dessa desagradável experiência... posso garantir: Capitu não traiu Bentinho. Quem se traiu... foi ele próprio com sua imaginação doentia, com sua insegurança como homem.
Muitos dirão: é mas ela engravidou!!!
Eu diria: engravidou sim, dele, no momento em que ela quis engravidar. Simples assim.
👏👏👏
Também tenho a mesma opinião. Capitu não traiu Bentinho.
Então porque caralho o mlk é loiro kkkkkk... fiquei Tristão quando ele descobriu.
@@_anstrengung_2988 kkkkkkkkk vo usa essa de argumento
Li Dom Casmurro na escola. Foi tipo um ato de "rebeldia nerd". A professora dividiu os grupos, por números da chamada para ler alguns livros, eu deveria ler o Cortiço, mas MINHA NAMORADA, na época, e MEU MELHOR AMIGO deveriam ler Dom Casmurro, então eu peguei o livro na biblioteca do curso técnico que fazia e decidi ler também... Se não me engano, a minissérie "Capitu" passou na tv no fim do mesmo ano 2008.
Apesar da discussão "Capitu traiu ou não traiu", eu sempre prefiri pensar que o livro não é só sobre isso. É mais sobre a mente de Bentinho, não sobre a história que ele nos conta, mas sobre quem nos conta essa história. Bentinho é uma pessoa perturbada e amargurada contando sua história de vida e, de certa forma, até me identifico com ele (talvez isso não seja bom kkkkk)... Mas se meu argumento não estiver se sustentando, meu último recurso é dizer que o Mestre Machado de Assis deu o título de Dom Casmurro a essa história, nenhum outro. Bentinho não é apenas o protagonista, mas é o "objeto de análise" desta obra.
Agora aguardo ansiosamente esse lançamento de Antofagica, para poder reler, mais de dez anos depois, este que é um dos meus livros favoritos da vida.
Enquanto escrevia esse comentário apareceu a notificação da Amazon aqui. "Entregue". Tchau vou ler.
Graças a obrigatoriedade da escola conheci Dom Casmurro. E é um dos meus favoritos da vida. Esperando ansiosa o meu chegar para reler. Aaaaaaaaah🖤
Cuida, Amazon.😂
¿Pode fazer um analise da obra, Cem anos de solidão?
Nossa,eu sou apaixonada por esse livro❤.
Dom Casmurro foi um clássico fundamental para a minha formação como leitora, até hoje é um dos meus livros favoritos da vida. Só tenho que agradecer por essa edição lindíssima e por esse vídeo maravilhoso. Obrigada, Antofágica! ♡
💙💙💙💙
Acabei de ler há pouco, foi a segunda tentativa depois de um desanimo no ensino médio. Amei demais! E já tenho ciência que terei de ler de novo pra ficar mais certo na opinião de que houve traição, haha
Esse é um dos livros da minha vida! A cada releitura ganha uma nova interpretação.
Adorei a participação da Paula, que delícia ouvir um pouco sobre esse processo. 💙
eu amo a literatura de Graciliano Ramos. seus melhores romances são Angustia ( li três ou quatro vezes), Vidas Secas tbem. pra mim é um romance em forma de poesia. sempre me identifiquei com aquela secura, rusticidade, honestidade e amargura que lhe é peculiar
Dom Casmurro merecia uma edição maravilhosa como essa! Vídeo impecável, como sempre, Lívia! Na minha opinião, Capitu não traiu Bentinho. Mas, devia, porque ele é mimado, insuportável!
😂😂 é uma boa opinião, Denise. Obrigada pelo comentário!
sou completamente apaixonada por esse livro e por todas as obras do Machado. obrigada por esse vídeo perfeito!❤️
lívia piccolo citando helen caldwell, não esperava menos dessa maravilhosa!
Glória q eu achei esse canal, perfeito
💙💙💙
Faz um vídeo sobre o Hermann Hesse - Demian - por favor! ♥️
Vamos anotar aqui a sugestão!
Sim, sim! Demian e O lobo da Estepe.😊
@@renoazevedo3356 ♥️♥️♥️
Terminei de ler Dom Casmurro hoje e eu não tenho certeza da minha opinião mas a princípio eu acreditei que a Capitu não traiu o Bentinho,pois na minha cabeça ela amava o Bentinho demais para fazer isso e também não conseguia imaginar Escobar traindo a confiança de Bentinho dessa forma. No geral até o momento eu acho que por estar consumido de ciúme ele cometeu um equívoco em relação a fidelidade da Capitu
Ótimo vídeo
Li muito jovem. Esse seu jeitinho de falar sobre o livro me cativou a ler novamente...
Uau, até que enfim ! Não via a hora de chegar !
Chegou 💙
Ler o livro com um olhar de detetive é maravilhoso, em uma das minhas releituras fiz isso. E colhi provas bem concretas de que Capitu não traiu bentinho 😂 maravilhoso esse vídeo
Só as Enola Holmes sabem 👀😂
Todos os indícios apontam para a traição, os ciúmes dele podem iludir, mas a natureza nunca.
Ai eu li a primeira vez em 2010, no segundo ano do ensino médio. Fiz uma peça de teatro com os colegas de turma pra disciplina de Português, na peça o mesmo menino que interpretava Escobar, interpretava o filho de Capitu e Bentinho kkkk
Como já diz o nome do livro, Dom Casmurro... A teimosia e os ciúmes de Bentinho o fez perder bem mais que a razão, perdeu sua família.
Sobre a semelhaça de Ezequiel, percebi que esta só começa a ser pauta depois que a ideia da possível traição lhe rodeia a mente, antes disso só mencionava uma imitação da maneira de olhar do amigo... ou seja, de imitação para ser uma versão mais jovem do defunto, há uma grande diferença.
Sobre as atitudes de Capitu depois do afastamento, acho que são compreensíveis... já havia sofrido muito, e o próprio Bentinho não queria mais olhar e conviver com o filho.
Por fim, mesmo sendo o narrador da história, Bentinho não consegue comprovar a traição de Capitu.
Show parabéns
Quando você fala sobre ver a história sob os olhos de Capitu, me lembrei do "Capitu: memórias póstumas
", do Domício Proença Filho, que trás a narrativa pro ponto de vista dela. Aliás, tem uma série de livros que utilizam personagens ou cenários do Machado, mas não vejo sendo muito trabalhados no youtube. Um vídeo assim, explorando esse universo machadiano além do próprio autor seria algo sensacional! (na verdade só estou dizendo isso porque é um conteúdo que eu adoraria assistir!)
Essa Edição é incrivel!!! E é impossivel nao se apaixonar por Machado de Assis. 💖
O prazer a releitura não tem preço, a atenção aos detalhes da escrita deste gênio, foi um presente pra mim ❤️
Confesso ter um pouco de preconceito com adaptações de clássicos da literatura para o cinema (acho que muitos me intendem aqui), quem nunca disse “o livro é melhor” não é mesmo? E quando o assunto é Machadão fica pior ainda. Algum tempo depois que li a obra “Dom Casmurro” veio ao meu conhecimento uma antiga minissérie da Globo chamada “Capitu”, dei uma chance a ela, e me impressionei, o brasileiro tem ainda o dom de produzir muita coisa bonita de se ver, ler e ouvir, vale a pena assistir. Fiquei encantado.
Esse livro é perfeito e cada vez q eu vejo uma crítica e análise eu amo mais ele
Vcccc argumenta tão bem, com tanta simpatia, elegância e de uma maneira tão agradável. Dá vontade de comprar todos os livros! Fico ansioso pelos vídeos, para ver algo com tanta leveza! Parabéns à vc e à Antofágica!
Obrigada André! Me enche de alegria saber que vcs gostam dos vídeos
parabéns por seu esforço de produção deste vídeo. Assim como os outros, vc conseguiu manter a qualidade e objetividade esperadas para uma editora. Seguramente está ajudando a muitos brasileiros a descobrir o que é pensar literatura... Boa sorte!
Juntando dinheiro pra comprar essa edição... É o livro perfeito, o que realmente me fez gostar de literatura
Esse livro me marcou muito, é meu favorito. Me marcou como leitor e agora chegou a hora de fazer a releitura nessa edição perfeita da antofágica!
Ah, e quanto mais Machado, melhor.
Independente se houve adultério ou não, Bentinho não confiava mais em Capitu. Não havia condições de permanecerem juntos.
Meu Dom Casmurro chegará em breve. Foi enviado ontem pela Amazon.😊😊😊😊😊
O próximo que estou esperando é Os sofrimentos do jovem werther. Espero controlar-me até dezembro. 😂😂
O meu "Dom Casmurro" acabou de chegar aqui em casa.
Ficou muito linda a edição, parabéns para todas as pessoas da Antofágica!!
Eba 💙 Que alegria saber que você gostou da edição. Obrigada pelo carinho e apoio ao nosso trabalho!
Vídeo muito bem feito. Essa ideia de trazer a ilustradora para falar um pouco foi uma bela sacada. Continuem chamando e, se possível, façam vídeos com ilustradores de outras obras da editora já lançadas.
Nós temos uma playlist aqui no canal de vídeos com os ilustradores (o nome é: "Com a palavra, os artistas"), mostrando um pouco do espaço onde eles ilustram, conversando sobre o processo, etc., mas tivemos que pausar as produções por conta da pandemia :(
Ei! Eu adoro esse canal e essa moça que o apresenta.
Precisamos que publiquem uma edição de oliver twist por favor !
Dei a edição maravilhosa de Memórias Póstumas para o meu namorado e estou quase roubando dele, hehe. Hoje comprei O Alienista e já quero Dom Casmurro entre nós ❤️ vocês são incríveis!
Ja adquirir pelo Amazon.
Já comprei e irei lê com Ler antes de morrer 🙃😌
Vai ser muito legal!
Li Dom Casmurro pela primeira vez aos 15 anos por pura curiosidade. Naquela época, tinha lido um livro de Pedro Bandeira inspirado na narrativa de Machado de Assis e na peça de Shaskepeare. Minha primeira impressão ao ler era de que o narrador (o tal do Dom Casmurro) era um chato, e botei na cabeça que Capitu tinha sido injustiçada. Conforme ouvi a opinião dos outros, comecei a procurar por evidências no livro de que ela havia, de fato, o traído. Depois de anos fui perceber que isso não importa de todo. Não ter certeza faz parte da experiência de ler esse livro, e é isso que o faz tão especial.
Por favor, poderia dizer qual esse livro do Pedro Bandeira ao qual você se referiu?
@@yarasilva7378 A Hora da Verdade, se não me engano
Obrigado por valorizar os nossos clássicos
Que edição linda, pretendo ler este livro
Depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas esse é meu livro favorito.🥰
Comprei a edição. Lindíssima! Parabéns aos responsáveis.
Obrigada pelo elogio 💙 Boa leitura!
AMOOOOOOOOO O MACHADÃO!!!🎄🎁
Nós também!!! ❤️
Será que a Antofágica pretente publicar todos os romances do Machado? Seria maravilhoso fazer uma coleção só com essas edições belíssimas deles.
Alguém sabe quando chega o Dom Casmurro da Antofagica ?
Ahhh...como eu amei ler na escola, foi o livro que conseguiu me tirar do sério para uma leitura normal, fugiu da ideia de vestibular, obrigatório e tudo mais (eu não devo ser normal, hahaha).
Eu já li ele 3 vezes depois da leitura obrigatória, sim com vários olhares diferentes e amo a minissérie Capitu da Globo, foi o mais legal e próximo do livro...✨✨✨
E essa edição da Antofágica, vou esperar o Natal pra ganhar ele e com certeza será a 5ª releitura, ave Maria... Leitor doido...eu...🤣🤣🤣
Acabei a releitura desse livro hoje!
Alguém em 2023 vendo resenha dessa obra? 🤩
A escolha deste vídeo teve como finalidade ampliar ainda mais meus pontos de vista em relação a obra do Machado de Assis. A narrativa de Dom Casmurro, além de ser condicionada pela perspectiva do próprio autor, isto é, Bentinho, está muitos anos distante dos acontecimentos, tornando-se a narrativa menos confiável. Contudo, isso não prova absolutamente nada, se houve ou não traição por parte da Capitu. Em suma, não há um consenso estabelecido, mas opiniões diferentes são sempre bem-vindas.
Muito bom
Ajudou bastante, a minha prova é sobre Dom Casmurro
Machado de Assis é excepcional, pra mim, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. E vocês escolheram os tops, incluo aí o de Memorial de Aires. Betinho é uma figura única, complexa, angustiada, insegura, um perfil psicológico complexo. Amei, vou ler pela quarta vez na leitura coletiva no Ler Antes de Morrer. E a propósito, Capitu traiu sim Bentinho, na minha humilde opinião. 😁
Parabens, conteúdo excelente.
Você é incrível.
Perfeita leitura sobre Dom Casmurro !
Antofagica traz uma edição de Morro dos Ventos Uivantes pfvrr ❤️ E de outros clássicos escritos por mulheres, como Frankeinstein tô só esperando a edição de vocês pra comprar
Leti, você tem bola de cristal? 👀🤭
Tá chegando O Morro!
Muito ansiosa pela chegada do meu exemplar da Antofagica!
vai chegar logo ❤️
Já comprei e to aguardando!! Um dos livros minha sobrinha vai ganhar. *.*
Esse livro é incrível!
A grande sacada da história é que o autor deixa provas o suficiente para se ter certeza e também ter certeza que não
Como não querer ler Machado??? Eu tenho, de vocês, o Memórias, que edição, encanta os olhos antes de tudo é Dom Casmurro não pode ser diferente.
Leu meu pensamento. Acompanho o canal, assisti ao vídeo sobre o Machado de Assis e reparei que falou no Alienista e no Memórias Póstumas e senti muita falta do Dom Casmurro, talvez sua obra máxima.
Obrigado pelo ótimo trabalho.
Obrigada, Gustavo!
O livro da Helen Caldwell é maravilhoso também. Super recomendo.
valeu! maravilhoso!
Adorei o livro, mas do jeito que foi escrito não tive nenhuma dúvida da traição da Capitu.
Boa.
Essa edição é tão linda que eu estou passando mal!!💗💗💗💗
Pra mim Dom Casmurro não é uma historia sobre traição, é uma história sobre Casmurrice
Acompanhamos Bento um personagem assumidamente sonhador, que não tem coragem de enfrentar a sua mãe de frente e sempre recebeu tudo de mão beijada. Bentinho fica sonhando com aparições do Papa ou do Imperador pra convencer a mãe dele a desistir da promessa, e em um ponto ate imagina a mãe dele morrendo e eles se livrando do fardo.
Em contraste, temos personagens como José Dias, Capitu e Escobar, que são as pessoas que realmente mexem os pauzinhos pra ele sair do seminário, e sem eles, Bento teria mofado lá dentro.
Enquanto Bentinho sonha, os outros agem. Betinho os inveja por isso. Ele tem inveja da astúcia e do pragmatismo de Capitu, do fisico e da inteligência de Escobar. Ele só não inveja José Dias, porque esse também é um fracassado.
No final do livro, Bento transforma Capitu e Escobar, as duas pessoas que mais lutaram pela felicidade dele (até mais que ele mesmo) em vilões, criando uma fanfic na cabeça que pode ser tão absurda como todas as outras que ele criou ao longo do livro.
Concluindo: Dom Casmurro é a historia de um homem que jogou fora a própria felicidade por que era imaturo, inseguro e passivo.
E ainda que Capitu o tivesse traído, ele teria reconstruído a própria vida se não tivesse essas características.
Pois é Lívia, você conseguiu me convencer triplamente. Rsrsrs. Já li 2 vezes a obra e certamente haverá uma terceira vez.
Muito bom o livro parabéns a editora!
Estou ansioso p o meu chegar, esperando a Amazon ter a boa vontade de me enviar! Hahahahaha um dia chega... espero.
Olá eu amo dom casmurro adorei o vídeo pode doar livros de Machado de Assis pra mim só li um por favor eu agradeço
Parabéns a vocês por publicarem livros tão bons!!
obra impecável, edição impecável, Lívia impecável e o relato da Paula... igualmente!
Excelentes, esse vídeo!
Vou comprar na Black Friday ♥️
Bentinho teve um caso com Escobar na adolescência no seminário, Kkk Kkk
Tem mais ou menos 30 anos que li
Sempre ficam vários questionamentos.
Eu sou muito leigo no assunto.
Só gosto de ver os comentários.
Cada ano tem novidades sobre don casmurro.
@juniorbatistaito9013 , você cita uma hipótese que não é totalmente inaceitável. O cara endeusava Capitu, mas preferiu ir para o seminário, onde só tem homens. Talvez, não tenha ido pela mãe, ou juntou o útil ao agradável. Lembrando que na época, e até nos dias atuais, muitos rapazes vão para o seminário por serem homossexuais. Uma espécie de fuga etc pra não me estender. Ele se sentia inferior a Capitu justamente por ela ser determinada, diferente dele. Saiu do seminário, voltou com Capitu, pois não tinha vocação para padre, ou pra tentar matar o amor por Escobar. Sabe-se lá como era a relação dos dois. Tudo que ele fala é dissimulado. Na verdade, o que ele vê em Capitu é sua imagem no espelho. Penso que Capitu o traiu por ser intensa e desejar sexo. E Bentinho, não admitindo seu fracasso fez o que todo homem escroto faz, ou seja, colocar a culpa só nela. Se hoje não é fácil sair do armário, imagine naquela época! Para Capitu não seria diferente, pois separar dele lhe traria sofrimento já que as separadas do marido eram consideradas vadias e eram maltratadas pela sociedade hipócrita machista, incluindo as próprias mulheres, tal e qual é agora. Se o filho fosse dele, talvez o aceitasse, mas há duas hipóteses para a recusa: 1- não admitiu o filho de Capitu por não ser dele e ter características físicas diferentes, o que geraria polêmica, e na cabeça dele, seria tirado de corno manso, trouxa). 2- E se ele inventou toda a história para se livrar do casamento? Aliás, essas ideias persistem ainda.
Há um filme chamado "Beijo no Asfalto", de Bruno Barreto, que surpreende. Não darei spoiler, mas lembrei ao escrever estas minhas ideias. Junior, criamos uma nova teoria kkkkk Estou rindo, mas podemos estar certos. Afinal, o livro mostra como o senso comum pensava e agia na época, e ainda age. 🤮 Um abraço, bro!
@@dulceaguirre1186belíssimo comentário!
Você conseguiu expressar muito bem.
Agora eu tenho uma opinião mais clara do que eu pensava .
Vou assistir ao filme com certeza
Gosto do Bruno Barreto.
Fiquei feliz por comentar
Obrigado ❗