@@fabricionascimento2683 primeiro que como você pode ver pelo meu usuário, eu sou uma mulher. Segundo que em nenhum momento eu quis fazer um comentário profundo, só apontei um fato que não perde veracidade só porque foi feito em uma rede social. Escreva algo mais profundo então, senhor fiscal de comentários. Que tal desenvolver um pensamento em vez de criticar o dos outros? :)
gente isso é semiótica pura porque quando vemos um texto num formato de poema, já atrelamos que terá um significado reflexivo, que será tocante, e ja lemos num tom "emocionante e reflexivo". mesmo se lemos um poema que não entendemos, a gente procura esse efeito, porque é sabido que em tese, essas coisas sao atreladas a um poema aí quando se lê uma instapoesia, que tem a mesma métrica da poesia normal, nós ja começamos a ler procurando por esses efeitos e sensações. porque vemos um texto que possui versos e ja sabemos que poderá conter palavras interessantes e significados intrigantes. entao lemos a instapoesias, temos esse efeito, mas tem uma coisa que a poesia comum não tem: a objetividade, e o consequente entendimento completo dela. entao vem também a sensaçao de recompensa e alívio, porque conseguimos entender o que esse poema quis dizer, ao contrário da maioria dos poemas convencionais, então provoca um efeito diferente nas pessoas
isso me lembrou um menino que fez o msm curso q eu e fica colocando essas poesias da rupi kaur em todo o lugar como se fosse a coisa mais revolucionária do mundo, inclusive ele pôs várias vezes no próprio TCC. detalhe: nós tivemos uma matéria de POESIA e estudamos Sylvia Plath, Lord Byron, Shakespeare etc. literalmente aprendemos analisar e a valorizar poesias de qualidade considerando todos os aspectos métricos e simbólicos dela e o cara mete um "antes eu sofria. hoje sou fria" na porra da capa do TCC.
O que eu acho meio merda (e que é um reflexo do nosso momento, redes sociais, etc) é que, se esses poemas tao fazendo mais sucesso ppr serem tao obvios e escanarados, significa que as pessoas tambem tao ficando menos dispostas a tentarem fazer interpretações mais profundas de obras (mas talvez tambem tenha sido sempre mais ou menos assim, nao sei)
Depois de minha primeira grande desilusão amorosa o insta começou a me sugerir mais e mais reels sobre esse tema, com esse tipo de frase (eu nem sabia que isso era poesia). Na época eu me sentia tão compreendido, como se as frases fossem especificamente feitas pra mim. Isso mostra que quem tem autoestima baixa, como eu naquele momento, está acostumado a aceitar qualquer tipo de migalha - nem que seja migalhas de poesia.
Pra mim poesia é o gênero literário que mais precisa que o leitor se esforce. Sim, ler um romance de 500 páginas é cansativo, mas leva o mesmo tempo e talvez até menos esforço mental que ler uma antologia de poesia de 70 páginas. Poesia é uma pergunta, o que sentimos é a sua resposta. E muitas vezes precisamos ler de novo, ler em voz alta, ou só olhar pro nada enquanto as palavras ecoam na nossa cabeça. Então se esse estilo está dando uma experiência mais suave desse jogo de perguntas, atraindo leitores que não conseguem ter tempo ou disposição pra responder as perguntas mais densas: isso é ótimo. Que essa "semente" faça o mundo inteiro sentir alguma coisa nas palavras, novamente.
a questão que as pessoas falam também que algo é cansativo de ler é porque quer ler rápido por quantidade e não por qualidade, a maioria dos booktubers não lê poesia.... ai o pessoal deixa de lado... Ler demanda tempo qualquer tipo de coisa, as pessoas tem que dar valor ao tempo e vão ler melhor.... E muitos desses leitores já não quer ler e só leem o instagram não sei se ajuda muito, acho que as pessoas estão misturando as coisas, porque nem todo conteúdo é bom e nem por gosto, existem coisas simples e boas, mas agora que o pessoal cria qualquer coisa só pra ficar famoso na internet fica difícil
@@esmeraldinacastro3447 sempre que eu vejo um review de livro de poesia nunca tem nada de realmente importante pra dizer. Acho que é muito difícil falar de poesia, eu lembro de uma review, não lembro de quem, (mas lembro que era de uma Ant de E. Allan Poe.) Que pegou vários pedaços de texto pra ilustrar e comentar sobre. Acho que talvez esse seja um jeito melhor de fazer esses reviews.
@@SpaceCybor Não é que poesia seja difícil de resenhar, qualquer boa resenha é difícil de ser feita. Falta é repertório em muitos booktubers pra falar algo além de um resumo e "gostei/não gostei", seja contos, novelas romances ou poesias.
Eu, como escritora e também amante de poesia, critico os instapoemas e concordo com sua opinião. É muito do óbvio sem o mínimo de esforço para transformar aquelas palavras em algo tocante. É vazio, até. Concordo contigo fico até aliviada por não ser a única pessoa no mundo que não gosta desse tipo de coisa escrita.
Quatro. Eu sou escritor q adora HP Lovecraft e consigo dar mais profundidade q uma auto entitulada poeta. E se alguém q ama terror tem mais beleza q um poeta então temos sérios problemas.
Gastei meu dinheiro de estagiaria na época que bombou "a bruxa não vai para a fogueira neste livro", quando li percebi que o que foi pra fogueira foi meu dinheiro suado
Última vez que o Epifania recomendou um canal bom assim ele ainda postava vídeo... kkk BRINCADEIRA. Estamos esperando a próxima obra-prima com paciência e ansiedade.
Epifaniaaa seu lindo :) Eu não aguento mais esperar pelo seu vídeo e desculpe não te deixar em paz em lugar nenhum. É amor :) Muito obrigada pela recomendação de ouro, aliás. Que canal lindo! @Ficcomos
Lembro muito de uma cena em Sociedade dos Poetas mortos em que o professor pede pros alunos produzirem um texto poético e um dos estudantes faz uma gracinha, ele debocha e cria um poema sobre um gato. Então é dito que o poema mais bonito pode ser sobre a coisa mais simples, a gente só não pode permitir que um poema seja banal. Sim, é um estilo que torna a compreensão acessível, porém (e essa é a minha experiência pessoal) não me toca, peca muito na profundidade. Também tenho essa mesma sensação de que uma frase é simplesmente fragmentada em versos, mas não gera o impacto emocional que espero ter ao ler poesia. É um texto tão simples que termina nele mesmo. Leio, gosto da mensagem e esqueço. Por outro lado, sinto que a instapoesia é produto de um tempo em que tudo o que acontece é instantâneo e que se há demanda pra esse estilo, ele deve continuar ganhando mais espaço e pescando mais leitores. Tomara que crie mais oportunidades pra escritores independentes, vejo isso acontecendo e acho um aspecto bastante positivo. Defenderia até o fim que a instapoesia é válida tanto quanto defenderia que a qualidade dela tende a ser baixa.
Boa tarde Mari, concordo sim sobre a validade. É difícil mensurar o que é ou não válido pois isso sempre vai depender do espectador, de quem faz o julgamento. O que dá para constatar materialmente é que o sistema das big techs busca o lucro acima de tudo e acima de todos, sendo aquilo que gera mais engajamento o que vai ser mostrado mais vezes e para mais pessoas. Isso é sim, muito problemático, devido ao fato de que existem camadas e camadas de filtragem por algoritmo, levando a escrita do instagram (a eficaz geradora de engajamento) para um "lugar comum". As redes tendem a isso, o que gera engajamento vai ser mais publicado e isso é natural. Não sei se é possível mensurar o quanto isso vai ser útil para novos artistas, mas eu pessoalmente vejo com maus olhos, até porque pessoas viciadas em experiências curtas e digeríveis terão que fazer um esforço hercúleo para consumir qualquer tipo de mídia que seja um pouquinho mais cheia de substância, que seja menos comercial. Então tudo tende ao comercial. Tudo tende ao espetáculo e as coisas, tendem à ação da performance, ou seja, são feitas para likes e para engajamento. É como as coisas funcionam. Eu escrevo sobre isso e é uma das minhas maiores angústias atualmente. Tudo vai virar performance, que gera engajamento, que gera lucro, até não sobrar mais nada. É esse o diagnóstico que faço da situação atual e o prognóstico da humanidade toda, principalmente com o crescimento de poder desenfreado das big techs, é sombrio.
9 месяцев назад+2
@@vinilm290olha... obrigada por ter me poupado de escrever isso kkkkkkk concordo 100% com tudo
@@vinilm290Não discordo do seu diagnóstico, mas tudo isso é o preço que se paga pela facilidade comunicacional que as big techs trouxeram à vida cotidiana. Um mar infinito de conhecimentos de todas as áreas, a poucos cliques de distância e a um custo ridiculamente barato. É o canto da sereia. Quem estaria realmente disposto a abrir mão? E qual o preço a ser pago por isso? Não é tão simples solucionar esse problema, se é que isso realmente constitui um problema ou seja meramente uma nova forma de viver. A única certeza que a história humana me faz ter é: sempre que se tenta consertar o mundo, se criam problemas novos decorrentes desse conserto.
Oq me incomoda na instapoesia é justamente o vazio simbólico, q, aliás, é um reflexo da nossa sociedade atual como um todo. As pessoas leem, se identificam superficialmente e cinco minutos depois já partem para outro objeto de identificação. Não sei se esse movimento dá ênfase ao mercado literário ou só enfraquece ainda mais o desejo das pessoas em se aprofundarem nas próprias emoções (e leituras como espelho delas). Falo como leitora, escritora mas também psicóloga. Cada vez a sociedade se mostra mais urgente de respostas prontas e abandona a necessidade de um olhar profundo em si mesmo e no universo a própria volta. Tento não ser pessimista, mas é a realidade.
Esse caminho de buscar incessantemente por outros objetos de identificação está, assustadoramente, comum. Até com outras pessoas. Enquanto há migalhas de algum entretenimento que cabe ao momento, ótimo, quando não, adeus. É o ser humano, ele mesmo, vivendo a obsolescência programada.
Esse é o sentimento. Não acho que esse tipo de livro tira o foco de outros, pq na real a pessoa nem iria atrás de outros mais profundos mesmo, só queria o livro pra ter uma distração rápida e fazer uma fotinha pro feed
Acho que a poesia acabou virando um reflexo dos pensamentos, e deixou de ser um reflexo dos sentimentos. A beleza da poesia, é que assim como os sentimentos, ela é complexa, profunda, meio bagunçada, e às vezes diz coisas que não tem muito sentido lógico mas mesmo assim acabam tocando algum lugar na gente. Ela diz coisas bonitas que vc não diria pra um amigo em uma conversa, ela não é um conselho nem um desabafo, é uma explosão. Ela tem de ser intensa, se não ela não tem propósito. Se fosse assim todos seriamos poetas.
eu vejo essas "poesias de insta" mais como uma forma de pessoas deprimidas conseguirem colocar seus sentimentos em palavras, de forma bruta, não necessariamente poética ou artística. é um exagero chamar esses textos de poesia, mas de qualquer forma, não acho que sejam de todo ruim
finalmente alguém falando sobre isso! comprei o livro "textos cruéis demais para serem lidos rapidamente" e me decepcinonei demais... parecia que eu estava lendo Twitters imprimidos
eu comprei na bienal por causa dos desenhos, mais o chorar de alegria. não consegui ler ambos pq além de não entender a proposta achava muito bobo os poemas (tinha 17 na época). me arrependo de ter comprado. tbm comprei o da princesa, é um pouco melhorzinho (e um gasto de papel kkk) mas n o suficiente pra comprar o resto da mesma escritora.
Ah, me poupe, se o algoritmo recomenda conteúdo merda, pasme, significa que as pessoas estão consumindo conteúdo merda. O algoritmo é apenas o mensageiro, o sangue está nas mãos da geração Z
Se uma poesia, mesmo que muito simples, te fez chorar (ou te tocou/conversou contigo de qualquer outra forma), ela foi efetiva. O papel artístico foi cumprido.
"E pessoas com o coração partido e autoestima baixa são tocadas e confrontadas por qualquer pequena coisa, mesmo que essa pequena coisa seja um poema ruim"
Gente, ali são trechos, fora que cada geração funciona de forma diferente. Isso não quer dizer que poesias longas, complexas, sejam menos apreciadas. Eu vejo editora (trabalho rondando o seguimento) publicando livros poesias de monte até hoje. Isso significa que isso ainda se consome normalmente. Na rede social ocorre o imediatismo, então a pessoa não vai parar pra ler tudo naquele meio, isso não quer dizer que fora, ela não leia algo do tipo.
Gostei do vídeo. Sou professor de literatura e me entristece bastante ver meus alunos (inclusive os alunos que gostam de escrever) só conseguirem ver valor nesse tipo de poesia. Eu não gosto de rebaixar o que eles consumem nem o que escrevem, mas tento sempre partir do tema do poema que eles me trazem (de alguém, ou deles próprios) para mostrar outras referências. Não me choca nem um pouco quando eles não conseguem interpretar ou apreciar essas outras referências (que eu aqui vou usar da liberdade que a internet e o anonimato me dão pra chamar de POESIA DE VERDADE). Vejo que sim, existe uma influência muito forte das redes sociais no crescimento desse tipo de texto, mas não podemos nos manter nessa análise rasa. Redes sociais e algoritmo são movidos por dinheiro e patrocínio. As editoras estão lucrando com esses poemas rasos porque eles são mais fáceis mesmo, mais tragáveis, exigem menos contato, menos intimidade com o contexto do poema. É plástico, superficial, industrializado. É fast-food literário. Observem também que isso tem acontecido com absolutamente TUDO na nossa sociedade, toda forma de arte está se afetando por isso, além da nossa alimentação, nossa educação e até mesmo nossos afetos. Me desculpa quem pensa diferente, mas não consigo não associar isso ao sistema capitalista, onde tudo se torna mercadoria, tudo precisa ser vendido logo, ou descartado. E o que me parece comprovar isso é o fato das editoras (que em tese seriam um filtro de livros antes da publicação) não só abraçaram esse gênero "instapoesia" como também patrocinarem e investirem pesado pra serem alavancadas. Desculpa o textão, mas é que isso realmente tem me incomodado.
Eu escrevo poesia com certa frequência fazem uns 12 anos e só agr lancei meu primeiro livro juntando as melhores. Combinei tipos de rima, métrica e estrutura, fiz inclusive haikais, e coloquei nelas oq havia em mim de mais profundo, levei mt tempo em cada uma e revisei mts vezes, quis fazer algo duradouro. Me sinto mt realizado lendo minhas poesias mesmo sabendo que pouca gente vai ler e captar oq eu transmiti. Fico mt feliz de ter criado algo tão unico e significativo pra mim, e sei que vai tocar as pessoas certas no momento certo. Pretendo começar outro em breve. Por enquanto tem ele físico pra vender, mas logo vai ter digital, e eu to até doando alguns, o foco não é lucrar, é deixar uma contribuição para a literatura. O nome do livro é: Coletânea de Poesias Experimentais, são 60 páginas e mais de 100 poesias.
Epifania mandou, eu vi e agora esse vídeo vai direto pros meus alunos :) Sou professor de literatura e não conseguiria explicar, nem de perto, com tanta clareza. Parabéns!
Isso é nítido nas próprias obras musicais de hoje, não me refiro a eletrônica, funk, pagode e etc… Me refiro a músicas que eram pra ter essa essência poética mais profunda. Por exemplo, o álbum “Ventura” dos Los Hermanos é uma riqueza em poesia, há dezenas de portas pra interpretação do ouvinte, isso estimula o pensar, é magnífico. Hoje em dia temos coisas óbvias demais pra pessoas que não querem pensar muito. (Não quero bancar o veio que vive de passado, mas é real)
Acho que quem critica esse tipo de poesia é mais vazio e fechado que oque dizem sobre a própria poesia. A linguagem é viva, ela é uma ferramenta que nos deve servir, e não o oposto.
Faz parte de um processo de empobrecimento da nossa experiência sensível no mundo. No mundo especulativo de hoje, todo dia surge um “novo clássico”, do qual amanhã ninguém lembra mais. Parabéns pelo vídeo! Legal demais ver essa discussão.
Verdade. É o óbvio dito em versos mas quando dirigido ao público certo, parece ser a coisa mais incrível já dita, até a gente superar aquela fase e ler novamente.
A importância dessa poesia, Talvez vejamos no futuro, Ela retratam nosso tempo sombrio, Em que as pessoas tem preguiça de pensar, Seja por falta de repertório, Seja porque estão automatizando as relações.
muito isso, eu gosto de escrever por hobbie, mas percebo q no ritmo do mundo em q a gnt vive, a gnt vai deixando ser criativo, se tornando mais prático e tbm com más aflições, isso impacta, hj eu sinto q eu quero muito escrever algo q eu sinto, mas n saí muita coisa como antes, só o óbvio demais
@@francvitorianossa sim, também percebo isso! fiquei até um bom tempo sem escrever e posso dizer que não me sinto mais tão satisfeita com o que eu escrevo quanto sentia há um tempo atrás, mas sigo tentado até onde o desejo me leva
@@francvitoria eu tbm escrevo, queria botar pra fora e escrevia, aí percebi que às vezes algumas frases rimavam. provável que não seja bom como uma verdadeira poesia até pq nunca planejei que fosse, mas meio que esse sentimento de rimar fluiu e só funciona quando estou sobrecarregada de sentimentos. se eu tentar escrever por tentar, a rima não sai, fica algo como essas poesias de insta. então nessa síntese, acho que o melhor é não forçar, e sim só deixar o sentimento falar por si. não sei se fez sentido mas é um desabafo pois esse vídeo e os comentários siplesmente mexeram cmg kk
Eu imagino que a poesia se transforme, constantemente. Em todos os sentidos. Por exemplo: grafite, 'pichações', arte urbana são poesia. Isto está relacionado com qual objetivo do texto e onde ele quer chegar. Isso vale pra poesia do insta ou twitter (no meu caso, é onde escrevo e dps posto no insta). Poesia também é música, é som, é desenho, é relato, etc. É experiência.
Sim... sem contar que antes havia todo um molde para produzir um poema, uma metrificação e versificação, mas hoje em dia tudo mudou, acredito que é bom e também tem os aspectos ruins.
O problema disso é uma definição ampla demais do que é poesia. Grafite não é poema, é grafite (tá no campo das artes visuais, não dá literatura). Música não é poema (tá em outro campo de artes, apesar da letra poder ser lida como poema). E aí é bom diferencia poesia e poema. De um jeito bem simples e grosseiro, a poesia é a substância (o conteúdo) e o poema é a disposição em versos (a forma). As referências pra isso eu coloquei nessa crítica à Rupi Kaur: logopeia.com/home-body-de-rupi-kaur/
concordo com você, e também acho que isso vai criando um comodismo, principalmente porque as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais e é mais fácil, isso é bom pra ler no cotidiano, na correria, mas deixar de lado obras que tem a essencia pura da poesia, classicas, pode acabar criando pessoas incapazes de pensar, de tentar buscar entender e interpretar o que lê, isso seria um grande problema. conheci o canal agora, gostei bastante do vídeo.
Nossa senhora, até que enfim. Eu mesmo nunca fui fã de instapoesia, mas sempre pensei que fosse uma falta de conhecimento histórico e/ou literário. Mas não! É isso mesmo. Mas sei o valor disso, a quantidade de meninas que eu via lendo isso na ensino médio era exorbitante. Insta poesia é muito comunicativa, e é como no próprio vídeo: uma frase corta em versos para parecer poesia. Mas eu fico pensando: se algo tão óbvio e fácil de se comunicar levou espaço apenas dizendo o óbvio em versos, o que mais da pra fazer de óbvio, mas que com versos fica mais... instagramável?
Vai chegar o dia em que as pessoas vão defender um piano mal tocado, uma dança mal dançada dizendo que não é porque não está no seu potencial ideal que não seja arte 🤡
Eu acho que quem cria poesias um negocio realmente muito magico,existem muitas regras e conceitos poeticos que vc precisa aprender,ainda hoje nunca entendi isso ao certo,eu só faço poemas ja que eles n tem tanta exigência na forma e rimas e gosto de usar eles mais como uma outra forma de colocar minhas reflexões no papel
Como poetisa estou agradecida por esse vídeo, essa onda de poesia comercial é terrível, e poetas como eu que ainda estão tentando escrever uma poesia pura e real, sofrem muito porque as pessoas não dão chances para os nossos livros 😢.
Não podemos perder o sublime da poesia: tanto o encanto da estética quanto as entrelinhas do conteúdo e os impactos que isso gera no leitor . Quando se faz poesia de modo mecânico, banalizado ou mesmo de modo artificial (IA), estamos diante de uma nova realidade (a sensibilidade se perdendo em uma sociedade líquida , muitas vezes vazia e interessada na futilidade e/ou na rapidez das informações)
O RUclips me recomendou esse vídeo, mesmo eu não tendo interesse em poesia, pautas da internet ou se quer usar Instagram. Mas o jeito como vc contextualizou tudo, soube separar os fatos da sua opinião, procurou ver os pontos positivos (mesmo não sendo do seu gosto) e ainda abriu a mente do público para discussão me fez sair do vídeo como de eu fosse uma especialista no assunto. E tudo isso em só 10 minutos. Ótimo vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
Isso tá acontecendo com tudo, não só com a poesia. Nos filmes, não há mais diálogos para que haja uma reflexão que revelem as camadas dos personagens, os romances são fáceis porque não precisa de interpretação. A literatura contemporânea tá assim e muitos jovens leitores não tem senso crítico, não sabem formar as próprias opiniões. Tudo bem querer ler algo mais fácil vez ou outra, mas não abdicar da reflexão, da crítica. Adorei o vídeo!
E isso me preocupa individualmente pelo lado do quanto a poesia é um tipo de linguagem “intangível “ o ato de sentir coisas q você nem sabia que podia sentir, ou reorganizar sentimentos por meio de uma expressão complexa que você sentiu de forma tão bonita que nunca conseguiria explicar. Enfim isso é a coisa mais incrível e mágica na poesia, essa mesclagem de vulnerabilidade e sonhos mágicos
A gente tem que julgar uma obra pelo que ela se propõe a fazer. Instapoema, como qualquer meio artístico, tem uma pilha de lixo, mas também tem coisa boa
Amei o vídeo! Acho que como a arte imita a vida, essas instapoesias tem muito a dizer sobre nosso estilo de vida. Procurar uma semente é justamente o que estamos fazendo o tempo todo: dopamina, um propósito, algum tipo de sentimento que seja, o problema é que sentir além da compreensão é muito empenho
Assim, apesar de concordar com todos os pontos do video, acredito que faltou o essencial : entender o porquê esses livros de "instapoetry" foram mais famosos, principalmente aqui no Brasil. A maioria dos brasileiros não tem bagagem cultural (justamente pela precariedade da educação básica) para melhor compreensão ou ate gosto para poesia tradicional. Pode se tornar até chato ler (e eu entendo esse sentimento). Não acho correto demonizar e sim entender como podem ser "portas de entrada" para começar a gostar de poesia (mesmo que essa seja rasa, supérflua), mas a pessoa pode ir buscando cada vez mais.
Muito bom! Compartilho da sua visão. Não há demérito nesses textos. A literatura sempre teve suas fases, temáticas mais recorrentes, etc. Mas a beleza das metáforas, de "brincar" com as palavras, construir uma estrutura mais pensada por parte do autor, mostra de um jeito lindo o compromisso em criar fora do óbvio e assim fazer quem lê poesia sentir como se estivesse ouvindo uma música bem escrita e executada, colocando mesmo uma subjetividade particular na experiência da leitura. Para mim, música e poesia se assemelham muito nessas características.
Também acho que esse tipo de poesia faz sucesso pq são curtos e simples, maravilhoso pra nosso estilo de vida hoje, apressado e com dificuldade de manter a atenção. Ps.: eu gosto de várias dessas poesias 😂😂😂😂
Concordo que existem muitas poesias aí "vazias", mas não acho isso ruim. A poesia por gerações, assim como parte da literatura, era algo bem elitizado associado a algo "culto". O que vemos hoje é uma popularização maior tanto do acesso, quanto da produção. Olha quantos autores existem hj de livros? Cada um quer contar uma história, cada um quer fazer sua poesia. O que difere msm é o caráter subjetivo de cada trabalho, que pode não ser impactante pra mim, mas pra outros foi o motivo de um sorriso do dia. Como costumo dizer por aí, o mundo muda muito, e cabe a gente acompanhar ou não o processo.
Excelente vídeo. Acho que ainda adicionaria um comentário: Outros jeitos de usar a boca, a primeira obra da Rupi Kaur, de alguma forma ainda possuía elementos do lirismo que caracteriza a poesia. Com o passar do tempo, isso foi se perdendo mais e mais na obra da Rupi e na instapoesia. No mais, excelentes colocações e principalmente o seu exemplo da Hilda Hilst, porque ele mostra perfeitamente que um poema não precisa ser longo ou "complexo" pra ter esse lirismo que falta na instapoesia.
Eu acredito que a instapoesia é uma expressão valiosa da nova geração, que muitas vezes não se identifica tanto com a poesia tradicional. Embora alguns critiquem a instapoesia por considerá-la vazia, é importante considerar que ela aborda temas relevantes, como e$tupr0, violência, machismo e a posição da mulher na sociedade. Autores contemporâneos, como Amanda Lovelace e Rupi Kaur, têm contribuído significativamente para essa forma de expressão poética, oferecendo uma voz autêntica e sincera para seus próprios sentimentos e experiências. A poesia é uma arte em constante evolução, e a instapoesia representa uma maneira acessível e poderosa de compartilhar emoções e se conectar com a geração mais nova.
Na faculdade eu tive que fazer um livro objeto e escolhemos fazer uma edição diferentona de O Corvo, do Edgar Allan Poe. Escolhemos a tradução de Fernando Pessoa, ao invés de tentar traduzirmos sozinhos. Ano passado eu li uma edição esteticamente bonita, mas que a tradução me deixou incomodado. Ainda mais porque o texto original estava na página ao lado, e dava pra perceber como a pessoa que traduziu parecia que tinha ignorado as rimas*. Quando eu era criança eu tentava escrever poemas, um pouco mais grandinho [mas ainda criança] comecei a achar rimas uma coisa tosca. Hoje percebo o quanto elas são importantes. * Gente, quem traduziu simplesmente ignorou o "Nunca mais", pra vocês terem noção. Impossibilitando assim as rimas com "umbrais", "ancestrais" e coisas que ficadma óbvias na versão do Fernando Pessoa.
Maaaaaaaaasss, será que na década de 50 o pessoal não deve ter sentido a mesma coisa com o concretismo? Acho que a questão é extremamente relativa. Se a gente der brecha para para a relativização de uma poesia de instagram, vamos ter que relativizar toda produção artística que virá nos próximos anos.
Finalmente estou vendo alguém dizer o que eu penso! "Instapoesias" é isso mesmo! Apenas frases disfarçadas de poesia feitas para pessoas de coração partido compartilharem como forma de indireta, rsrs. Normalmente os "leitores" são jovens que iniciaram a vida amorosa e o início das frustrações adultas e precisam se reconfortar com frases óbvias para sentirem que não são os únicos a passarem por aquele mau momento. Eu li umas 4 páginas do livro "Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente", foi o meu limite. Nunca li algo tão ruim em toda a minha vida!
Acho interessante justamente como uma forma de revitalização da poesia atualmente, algo parecido com o Modernismo ao negar as normas tradicionais ao escrever um poema / uma poesia. Mas concordo plenamente com tudo que foi dito sobre os Instapoetas em relação aos textos serem às vezes rasos. Sem essa estética que justamente define esse gênero. Mas claro, a profundidade de um poema / uma poesia é algo relativo, de pessoa para pessoa.
Eu sou da Letras e das Artes Cenicas e SEMPRE detestei poesia, o que significa que eu não concorde que há poemas incríveis por aí. Eu sempre detestei essas poesias de Instagram, mas achava que fosse implicância minha... com seu vídeo, meu coração se acalmou e agora eu sei que não, não era implicância, os trecos são só ruins
@@nathanmadeira4054 arte se transforma e arte é literalmente expressão, mudam se as formas de expressão muda-se a arte e as formas de arte. Mas ninguém é obrigado a gostar ;)
Eu penso que isso pode ser um problema porque as pessoas estão cadê vez mais preguiçosas, não tem paciência pra pensar muito sobre um poema e talvez isso acabe mudando a poesia literária e a cabe se tornando essa poesia de Instagram, não acho de todo o ruim, porque as vezes o óbvio também precisa ser dito, mas se isso pode ser considerado poesia aí eu já não sei.
230 - POETA ANÔNIMO Ó, quem me dera fosse enfim poeta, Desses com livro publicado e fama, Que, na noite de autógrafos, declama Do seu poema a parte predileta. Mas, mesmo com a pena tão completa, Cá sobre mim ainda se derrama Do anonimato a pegajosa lama E tudo o que componho se engaveta. Poetas e leitores deste mundo Vão todos logo ao túmulo profundo. Por fim, ninguém se importará com isto. Ó que me baste então que o Deus eterno Conheça, neste mísero caderno, Os versos meus que provam que eu existo. (Autor: EDEN SANTOS OLIVEIRA. Escrito em 04/10/2020)
Quanto ao mercado não sei, mas tipo parece daora pra falar com nossos anseios. É um jeitinho novo, não acho algo revolucionário, mas parece ter uma relevância.
Respondendo a pergunta do final do vídeo, não acho que tenha um problema na popularização deste tipo de poema. Entretanto, apesar de não ser errado, não quer dizer que seja bom. Não acho que possa ser considerado arte. Não acho que tenha algum valor poético. Digo isso como poeta: são afirmações. Não há o que interpretar. Não há do que refletir. Tão raso quanto pular em uma poça d'água feita de miragem. Suficientemente vazio para esta mensagem conter mais emoção. Suficientemente simplório para essa mensagem ser mais poética que um livro de poemas. Ótimo vídeo!
textos cruéis demais pra mim é uma bomba de excessos, ele peca demais pelo tanto de coisa escrita que poderia ser menor, poderia ser um livro de 100 páginas mas são 200 e pouco de puro excesso. E você tem razão sobre ler quando está com baixa auto estima/desilusão pq eu li num momento q estava bem e pra mim foi chato dma
Eu gosto de ambas as formas de poesia, porém tem dias que uma fica mais interessante do que a outra pelo simples fato da facilidade para ler. Às vezes eu gosto de leituras mais divertidas e menos cansativas, e a instapoesia se encaixa bem nisso (com enormes níveis de melâncolia). Amo a poesia tradicional e me aprofundar nela é maravilhoso, mas foi de fato a instapoesia que me incentivou a começar a escrever poesia de forma que eu expressasse o que eu sinto e foi libertador.
Sendo uma escritora e amante da poesia, ja me peguei pensando sobre isso e concordo. Não gosto de generalizar, mas essas poesias em sua grande maioria, são vazias de sentimentos profundos que de fato, nos tocam verdade. Já esbarrei em muitos que realmente carregavam algo mais profundo, com uma escrita boa, não nego, mas infelizmente os mais alcançados são esses que trabalham no obvio e não dizem nada.
Eu acho bom instapoesia, poesia é pra se expressar de maneira especial, nem tudo precisa seguir regras, as vezes pode ser modificado pra algo simples muito bom o vídeo 👍🏻
É mais uma catarse, expressa de maneira descontraída. Aliás, entendo que essa característica por si só pode ser considerada poesia. Porém, ao meu ver, o ser humano tem por si só essa questão de identificação. E bom, pessoas que leem poesia têm um senso de empatia maior que boa parte das pessoas. Justamente por isso que, na minha opinião, deve ser algo único. Creio que o que torna essas instapoesias tão simples é justamente a maneira básica de se referir a uma situação específica, porém comum. Gramaticalmente falando, uma poesia tem uma estrutura a ser seguida, como dito no vídeo. Na minha opinião, quanto mais a intensidade se torna recorrente e desenfreada, mais ela perde seu devido valor. Como é realmente dito no vídeo, é algo bem mais simplista. Diria que em decorrência da nossa sociedade, cada vez mais parte das pessoas está ficando mais sensível e consequentemente, isso não é algo que seria condizente de uma "essência". E sim altamente caracterizado pela volatilidade emocional e líquida da nossa sociedade caótica. Poesia sempre foi um nicho. Afinal, contemplar a genialidade de usar as palavras habilmente, é visto por poucos como um dom. Promover alusões e metáforas visuais a fim de representar a complexidade dos nossos sentimentos, através da expressão em forma de escrita. Quanto mais sensíveis as pessoas estiverem, mais elas reconhecerão e começarão a superestimar algo ou alguém. Eu digo por experiência própria, nunca me considerei totalmente lírico... Porém, em certos momentos, diria que arrisquei dizer algumas palavras.
" De tudo escrito, amo apenas o que se escreve com o próprio sangue. Escreve com sangue: e verás que sangue é espírito. Não é coisa fácil compreender o sangue alheio: eu detesto os que leem por passatempo. Quem conhece o leitor nada mais faz pelo leitor. Mais um século de leitores - e até o espírito federá. Que todo mundo possa aprender a ler, a longo prazo isso estraga não só a escrita, mas também o pensamento. Outrora o espírito era Deus, depois se tornou homem, agora está se tornando plebe. Quem escreve em sangue e em máximas não quer ser lido, quer ser aprendido de cor. Nas montanhas, o mais curto caminho é aquele entre um cume e outro: mas para isso tens de ter pernas compridas. Máximas devem ser cumes: e aqueles a quem são ditas devem ser grandes e altos " esse vídeo me lembrou muito esse corte do mano friederico
Não fazia ideia que aquelas frases do Instagram eram consideradas poesia. Realmente são coisas óbvias, sem muita emoção. Li um desses livros que ela mencionou no vídeo em um momento meio triste, procurando consolo, e não conseguia encontrar. Mesmo estando triste conseguia perceber que aquelas "poesias" não me edificavam em nada, não consegui ler nem metade.
Mano nem tudo precisa ser profundo e extraordinário, assim como tem coisas e ocasiões especiais, tem coisas e ocasiões não especiais também. Não acho que seja a melhor forma, e nem acho que seja poesia de fato, talvez uma outra coisa. Mas é um jeito incrível de fazer as pessoas "comuns" pelo menos se proporem a ler um livro!
Pior que é verdade kkkkkkkk rindo pra não chorar. Vai chegar o dia em que as pessoas vão defender um piano mal tocado, uma dança mal dançada dizendo que não é porque não está no seu potencial ideal que não seja arte 🤡 @@teruhashipleasenocrimefav5815
Eu acho que esse tipo de poesia é bom sim pois, muitas vezes, nos inspira a ler, talvez a partir deles podemos passar a procurar outros tipos mais profundos. E, mesmo que não tenha esse efeito, ao menos capta alguns leitores que não leriam outros formatos… através desse tipo de texto eu tenho me sentido instigado a procurar mais poesias, mais profundas.
A poesia hoje (pela intensificação) vive em equilibrios. Seja a tradicional como essa poesia mais simplificada. No final da leitura o que vai te tocar é a etapa em que se ler e o que cada pessoa passou. Seja a tradicional ou não… No final, ninguém pode decifrar o que te emociona porque essa arte é individual. O clichê as vezes é necessário.
eu levo que a arte tem que transmitir uma emoção, porque para mim, arte é sentir, se eu sinto com música e poesia, automaticamente se torna uma obra-prima. da mesma forma é o nosso idioma, ele transmite uma mensagem se você falha em passar o que você quer, ou deixa bem difícil de entender, você não é muito bom nisso. por isso, (minha opinião) clássicos são péssimos assim como poesia rebuscada, você se esforça para tentar entender uma mensagem que deveria ser expressa facilmente, de forma clara, claro que a sutileza das entrelinhas é sempre bem vinda, mas, como sabemos, nada em excesso é bom, nem de menos, nem de mais, as vezes o básico já basta [...] (outro dia termino de expressar minha ideia de forma mais coesa)
Caramba!!! Eu nao conhecia o termo, sou poeta, mas escrevo poesia de forma clássica, raiz kkk. Nao conheço muitos outros poetas como eu, que estao em um lugar de maior visibilidade, espero que mais e mais surjam, viva a poesia! Otimo video!!!
Pra mim, as poesias refletem a maneira que vivemos hoje. Com pressa e simplista. Como autora se poesia independente, o lugar da "popularidade" que vem pelas redes é super limitante.
Não sei se é instapoesia mas a poesia que eu sei de cabeça e me marcou muito foi Poesia particular: Eu gostava dela sem tirar nem por mas se eu pudesse tirar e por, tirar e por gostaria ainda mais...
Eu li "o que o sol faz com as flores" da rupi e fiquei encantada/sentida. No livro, ela põe muitos sentimentos e vivências próprias dela que vc msm sente um pouco/entende. É um livro muito forte, sobre relacionamentos, abuso, relações, etc. Nao posso falar dos outros livro, pois ainda nao li! De qualquer forma, as vezes o que é claro pra vc, nao é para o outro. O obvio precisa ser dito! Mas confesso que realmente existem muitos que hj em dia fazem "poesia" dizendo coisas óbvias no estilo coach. Acho que o pior sao as pessoas que compartilham pra se sentirem "evoluídos" sendo q no fundo, poesia nem é sobre isso! Enfim.. sao muitas camadas. Gosto nao se discute, né..
Até que enfim alguém falou sobre isso. Fico de cara quando vejo poemas rasos, com trechos óbvios, sem emoção alguma, de "poetas" que posam com fotos de cigarro, e muita gente comenta como se aquilo fosse o suprassumo da literatura.
Eu gosto de poemas Que tocam o coração, Que me tiram o fôlego, Que rimam como uma canção. Que tragam essa mesma sensação ao destinatário, Que faça mais sucesso Que os poemas Dessa sessão de comentários. - Chan. Yukinna, 2024.
Eu li um livro de poesia comum e achei okay, ai li li outro nesse estilo de instagram e adorei. Eu tinha um preconceito enorme com poesia até chegar nesse estilo, depois que li um assim, li oito depois, eu adoro esse estilo curto. É direto e fácil de entender. Meu cérebro com tdah agradece kkkkkkk
Tenho uns problemas com a instapoesia mas sempre leio. Eu escrevo poemas e sei lá se oq eu faço se encaixa nisso... eles não são sobre exs, o que eu acho que é um ponto ao meu favor né KKKKKKKK é mt mais sobre oq eu levo pra terapia doq arte, de qualquer forma, eu gosto deles
Sou ilustrador e faço tirinhas sentimentais/existencialistas, acho que não configura como poesia, mas já fiz sim muita instapoesia nessas tirinhas por falta de experiência mesmo, confesso, me cuido pra não ser tão literal agora kkk. Fiz muito texto que hoje acho constrangedor de tão óbvio, mas serviu pelo menos de escape pros sentimentos ruins. Talvez se eu não divulgar como poesia, e sim só minha expressão artística indidivual, tá tudo bem.
poema minimalista sempre existiu a questão é que "poema óbvio" é uma novidade e não acho que instigam uma real reflexão, apenas uma galerinha rasa tentando pagar de cult poemas minimalistas geralmente usam de figuras de linguagem, trocadilhos, etc e possuem mais de uma interpretação, o que traz uma profundidade maior para o poema agora poema óbvio, já não sei se pode ser chamado de poema. edit: fiz o comentário a cima antes de assistir o vídeo todo e achei legal como eu e você tivemos basicamente a mesma conclusão.
O que foi dito sobre a poesia atual, poderia ser dito mto bem sobre as letras das musicas atuais... Seria legal se tivesse um video sobre esse tema. As letras de músicas, que eram verdadeiras poesias, como as de Belchior, Renato Russo e Cazuza, que eram chamados de poetas pela qualidade dos versos que faziam. Daria um ótimo video.
O que está acontecendo é simples. Os escritores de poesia esqueceram o que é poesia. Quando você ignora as grandes obras do passado você começa a criar o que você ACHA que alguma coisa é. Hoje em dia o pessoal acha que poesia é escrever uma frase emotiva em um formato estranho. Inclusive 8:32 KKKKKKK essa parte aqui me quebrou legal.
É a falta de referência de boas poesias das pessoas hj, só querem consumir uma coisa rápida sem pensar muito igual um tik tok e o minamalismo industrial dentro da literatura.
@@SpaceCybor Com certeza não é um fenômeno complexo. Tem que fazer muitas ginásticas mentais pra derivar algum tipo de significado maior das poesias de instagram, e a Wlange já praticamente esgotou o que tinha pra falar sobre isso. E se você discorda, por favor, sinta-se livre para falar mais sobre. O seu comentário foi basicamente "eu acho que você está errado pq escreveu pouco". Quer que eu escreva um tcc sobre poesia merda?
Concordo com a sua opinião, acredito que a palavra que cabe bem para a instapoesia é o "instagramável" a poesia para você ler, pegar seu celular e compartilhar no seu feed, não ler, absorver as palavras, as vezes até ler mais uma vez, enfim, vazia.
Quer dicas para escrever poesia? Vem conferir o curso EU SOU POETA: bit.ly/curso-poemas
A real é que as redes sociais estão deixando o ser humano cada vez menos profundo e sem paciência pra esforço.
exato.
Verdade. 😢
A rupi bem que poderia pegar essa sua frase e pôr no livro dela
irmão esse comentário foi extremamente raso, sem paciência e sem esforço e feito em uma rede social
@@fabricionascimento2683 primeiro que como você pode ver pelo meu usuário, eu sou uma mulher.
Segundo que em nenhum momento eu quis fazer um comentário profundo, só apontei um fato que não perde veracidade só porque foi feito em uma rede social.
Escreva algo mais profundo então, senhor fiscal de comentários. Que tal desenvolver um pensamento em vez de criticar o dos outros? :)
As poesias da Rupi Kaur são tipo
Meu pai
Foi comprar cigarros
E nao voltou
Dói até hoje......
Dói
- poesia
Nóis dá risada
Mas só a gente sabe
Como ta a mente
Do palhaço
-😎👉👉
@@gionniwild4640
só Deus
sabe
como está
a mente
do dono da Hilux
tuts tuts
- 😞
@@millys.Kkkkk
gente isso é semiótica pura
porque quando vemos um texto num formato de poema, já atrelamos que terá um significado reflexivo, que será tocante, e ja lemos num tom "emocionante e reflexivo". mesmo se lemos um poema que não entendemos, a gente procura esse efeito, porque é sabido que em tese, essas coisas sao atreladas a um poema
aí quando se lê uma instapoesia, que tem a mesma métrica da poesia normal, nós ja começamos a ler procurando por esses efeitos e sensações. porque vemos um texto que possui versos e ja sabemos que poderá conter palavras interessantes e significados intrigantes. entao lemos a instapoesias, temos esse efeito, mas tem uma coisa que a poesia comum não tem: a objetividade, e o consequente entendimento completo dela. entao vem também a sensaçao de recompensa e alívio, porque conseguimos entender o que esse poema quis dizer, ao contrário da maioria dos poemas convencionais, então provoca um efeito diferente nas pessoas
isso me lembrou um menino que fez o msm curso q eu e fica colocando essas poesias da rupi kaur em todo o lugar como se fosse a coisa mais revolucionária do mundo, inclusive ele pôs várias vezes no próprio TCC. detalhe: nós tivemos uma matéria de POESIA e estudamos Sylvia Plath, Lord Byron, Shakespeare etc. literalmente aprendemos analisar e a valorizar poesias de qualidade considerando todos os aspectos métricos e simbólicos dela e o cara mete um "antes eu sofria. hoje sou fria" na porra da capa do TCC.
AKAKAKAKAK o final
😂😂😂😂
Doeu na alma... Por que a criatura fez isso?!
A Poesia é a Canção de Amor de quem Amou e Ama. É a Prova de Amor para a Musa. A expressão mais pura da alma.
@@geraldom.dasilva7752 Que lindo!
tantas páginas pra uma frase chega dá pena do desperdicio
Imagina todos os anos de vida perdidos por aquelas árvores pra virar essas páginas sem nada escrito 😢
@@taionalmeida5337 sim, aí desperdiçam as folhas (que dava pra encaixar varias poesias em uma página) e cobram mais caro
Tudo pra bater foto depois
Frase merda ainda por cima
Depois dá uma olhada na edição da editora 34 dos poemas da Safo
Isso me lembra um "poema" do livro O jantar secreto:
"Qualquer coisa pode ser poesia se você der um
Enter de vez em quando"
livrão hein, mds muito bom
Pior que esse é um poema legal kkkkkkkkk
SIMM, fiquei tentando lembrar "em qual livro q eu li isso?", dps me liguei
Qualquer
coisa
pode ser poesia
se você der um enter de vez
em quando (em itálico)
Esse livro é bom? Eu tô querendo ler ele...
O que eu acho meio merda (e que é um reflexo do nosso momento, redes sociais, etc) é que, se esses poemas tao fazendo mais sucesso ppr serem tao obvios e escanarados, significa que as pessoas tambem tao ficando menos dispostas a tentarem fazer interpretações mais profundas de obras (mas talvez tambem tenha sido sempre mais ou menos assim, nao sei)
EXATAMENTEEEE
real mano
Sempre foi um pouco assim, mas piorou muuuitoo
Sim, as pessoas estão ficando mais idiotas do que se poderia esperar.
siim, eu acho isso também. muitos livros são abandonados porque o leitor achou "difícil" e nem mesmo se dar um tempo pra tentar entender.
Tanto o conteúdo
Como o formato
Do vídeo
Me acertaram
- parabéns
Kkkkkk perfeito
chorei lendo, tocante como o vento no verão de 40º C
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk amei
o final foi a quebra de expectativa kkkkkk tava esperando um ~~poesia
Depois de minha primeira grande desilusão amorosa o insta começou a me sugerir mais e mais reels sobre esse tema, com esse tipo de frase (eu nem sabia que isso era poesia). Na época eu me sentia tão compreendido, como se as frases fossem especificamente feitas pra mim. Isso mostra que quem tem autoestima baixa, como eu naquele momento, está acostumado a aceitar qualquer tipo de migalha - nem que seja migalhas de poesia.
KKK pse , dps q comecei a ler a bíblia vi q oq me ofereciam no insta não se comparava as lindas promessas desse livro
Falou tudo. Passei exatamente pelo mesmo que vc passou.
Eita glória @@talithagobato2012
@@talithagobato2012 bíblia x insta, n vejo diferença. ambos são perdas de tempo, e o que isso tem haver com poema? esquizo kkkkkkkkkkkkkkkk
@@PedroGabriel-ll9fb A bíblia possui livros poéticos também como por exemplo Cantares.
ótimo vídeo
vídeo ótimo
eu amei
é óbvio
-- poesia
Haha
Genial
És tu um poeteiro.
Tocou-me profundamente!
nunca li uma critica tão poetica kkkkkk amei
Lá ele
Ele lá
Lá Lá
Ele ele
- Baianês
Pra mim poesia é o gênero literário que mais precisa que o leitor se esforce.
Sim, ler um romance de 500 páginas é cansativo, mas leva o mesmo tempo e talvez até menos esforço mental que ler uma antologia de poesia de 70 páginas.
Poesia é uma pergunta, o que sentimos é a sua resposta. E muitas vezes precisamos ler de novo, ler em voz alta, ou só olhar pro nada enquanto as palavras ecoam na nossa cabeça.
Então se esse estilo está dando uma experiência mais suave desse jogo de perguntas, atraindo leitores que não conseguem ter tempo ou disposição pra responder as perguntas mais densas: isso é ótimo.
Que essa "semente" faça o mundo inteiro sentir alguma coisa nas palavras, novamente.
simmm
a questão que as pessoas falam também que algo é cansativo de ler é porque quer ler rápido por quantidade e não por qualidade, a maioria dos booktubers não lê poesia.... ai o pessoal deixa de lado... Ler demanda tempo qualquer tipo de coisa, as pessoas tem que dar valor ao tempo e vão ler melhor.... E muitos desses leitores já não quer ler e só leem o instagram não sei se ajuda muito, acho que as pessoas estão misturando as coisas, porque nem todo conteúdo é bom e nem por gosto, existem coisas simples e boas, mas agora que o pessoal cria qualquer coisa só pra ficar famoso na internet fica difícil
@@esmeraldinacastro3447 sempre que eu vejo um review de livro de poesia nunca tem nada de realmente importante pra dizer.
Acho que é muito difícil falar de poesia, eu lembro de uma review, não lembro de quem, (mas lembro que era de uma Ant de E. Allan Poe.) Que pegou vários pedaços de texto pra ilustrar e comentar sobre.
Acho que talvez esse seja um jeito melhor de fazer esses reviews.
@@SpaceCybor Não é que poesia seja difícil de resenhar, qualquer boa resenha é difícil de ser feita. Falta é repertório em muitos booktubers pra falar algo além de um resumo e "gostei/não gostei", seja contos, novelas romances ou poesias.
quem disse que a literatura é pra ser uma experiência suave?
Eu, como escritora e também amante de poesia, critico os instapoemas e concordo com sua opinião. É muito do óbvio sem o mínimo de esforço para transformar aquelas palavras em algo tocante. É vazio, até. Concordo contigo fico até aliviada por não ser a única pessoa no mundo que não gosta desse tipo de coisa escrita.
duas
três. Quando eu falo essas coisas eu fico de louco kkk
Quatro.
Eu sou escritor q adora HP Lovecraft e consigo dar mais profundidade q uma auto entitulada poeta.
E se alguém q ama terror tem mais beleza q um poeta então temos sérios problemas.
E pensar que não só isso mas coisas como fanfiqueiros ruins de Wattpad ganham atenção
cinco. Também fiquei aliviada em não ser a única a pensar dessa forma kkkk
Gastei meu dinheiro de estagiaria na época que bombou "a bruxa não vai para a fogueira neste livro", quando li percebi que o que foi pra fogueira foi meu dinheiro suado
nossa esses livros da amanda lovelace são tão tão tão tão tão ruins COMO q ainda sai livro dessa mulher eu n sei
Kkkkkk menina comprei esse livro e nem consegui terminar de tão ruim
KKKKKK Eu comprei o da princesa
😂😂😂😂
@@tiagoinenglish eu comprei os DOIS kkkkkk era um kit que vinha com uma blusa tenebrosa (na época era cool)
Vídeo bom demais.
Obrigada!! Adorei seu canal 😊
lindõesss
Última vez que o Epifania recomendou um canal bom assim ele ainda postava vídeo... kkk
BRINCADEIRA. Estamos esperando a próxima obra-prima com paciência e ansiedade.
Epifaniaaa seu lindo :)
Eu não aguento mais esperar pelo seu vídeo e desculpe não te deixar em paz em lugar nenhum. É amor :)
Muito obrigada pela recomendação de ouro, aliás.
Que canal lindo!
@Ficcomos
E crianças, foi assim que conheci a mãe de vocês.
Poesia da rupi kaur parece aquelas poesias que nós fazemos quando estamos na sétima série, e aprendemos sobre lírica.
Lembro muito de uma cena em Sociedade dos Poetas mortos em que o professor pede pros alunos produzirem um texto poético e um dos estudantes faz uma gracinha, ele debocha e cria um poema sobre um gato. Então é dito que o poema mais bonito pode ser sobre a coisa mais simples, a gente só não pode permitir que um poema seja banal. Sim, é um estilo que torna a compreensão acessível, porém (e essa é a minha experiência pessoal) não me toca, peca muito na profundidade. Também tenho essa mesma sensação de que uma frase é simplesmente fragmentada em versos, mas não gera o impacto emocional que espero ter ao ler poesia. É um texto tão simples que termina nele mesmo. Leio, gosto da mensagem e esqueço. Por outro lado, sinto que a instapoesia é produto de um tempo em que tudo o que acontece é instantâneo e que se há demanda pra esse estilo, ele deve continuar ganhando mais espaço e pescando mais leitores. Tomara que crie mais oportunidades pra escritores independentes, vejo isso acontecendo e acho um aspecto bastante positivo. Defenderia até o fim que a instapoesia é válida tanto quanto defenderia que a qualidade dela tende a ser baixa.
melhor filme da vida
Voce foi extremamente assertiva!
Boa tarde Mari, concordo sim sobre a validade. É difícil mensurar o que é ou não válido pois isso sempre vai depender do espectador, de quem faz o julgamento. O que dá para constatar materialmente é que o sistema das big techs busca o lucro acima de tudo e acima de todos, sendo aquilo que gera mais engajamento o que vai ser mostrado mais vezes e para mais pessoas. Isso é sim, muito problemático, devido ao fato de que existem camadas e camadas de filtragem por algoritmo, levando a escrita do instagram (a eficaz geradora de engajamento) para um "lugar comum". As redes tendem a isso, o que gera engajamento vai ser mais publicado e isso é natural. Não sei se é possível mensurar o quanto isso vai ser útil para novos artistas, mas eu pessoalmente vejo com maus olhos, até porque pessoas viciadas em experiências curtas e digeríveis terão que fazer um esforço hercúleo para consumir qualquer tipo de mídia que seja um pouquinho mais cheia de substância, que seja menos comercial. Então tudo tende ao comercial. Tudo tende ao espetáculo e as coisas, tendem à ação da performance, ou seja, são feitas para likes e para engajamento. É como as coisas funcionam. Eu escrevo sobre isso e é uma das minhas maiores angústias atualmente. Tudo vai virar performance, que gera engajamento, que gera lucro, até não sobrar mais nada. É esse o diagnóstico que faço da situação atual e o prognóstico da humanidade toda, principalmente com o crescimento de poder desenfreado das big techs, é sombrio.
@@vinilm290olha... obrigada por ter me poupado de escrever isso kkkkkkk concordo 100% com tudo
@@vinilm290Não discordo do seu diagnóstico, mas tudo isso é o preço que se paga pela facilidade comunicacional que as big techs trouxeram à vida cotidiana. Um mar infinito de conhecimentos de todas as áreas, a poucos cliques de distância e a um custo ridiculamente barato. É o canto da sereia. Quem estaria realmente disposto a abrir mão? E qual o preço a ser pago por isso?
Não é tão simples solucionar esse problema, se é que isso realmente constitui um problema ou seja meramente uma nova forma de viver. A única certeza que a história humana me faz ter é: sempre que se tenta consertar o mundo, se criam problemas novos decorrentes desse conserto.
Oq me incomoda na instapoesia é justamente o vazio simbólico, q, aliás, é um reflexo da nossa sociedade atual como um todo. As pessoas leem, se identificam superficialmente e cinco minutos depois já partem para outro objeto de identificação. Não sei se esse movimento dá ênfase ao mercado literário ou só enfraquece ainda mais o desejo das pessoas em se aprofundarem nas próprias emoções (e leituras como espelho delas). Falo como leitora, escritora mas também psicóloga. Cada vez a sociedade se mostra mais urgente de respostas prontas e abandona a necessidade de um olhar profundo em si mesmo e no universo a própria volta. Tento não ser pessimista, mas é a realidade.
Parabéns, ótima análise.
Esse caminho de buscar incessantemente por outros objetos de identificação está, assustadoramente, comum. Até com outras pessoas.
Enquanto há migalhas de algum entretenimento que cabe ao momento, ótimo, quando não, adeus.
É o ser humano, ele mesmo, vivendo a obsolescência programada.
Esse é o sentimento. Não acho que esse tipo de livro tira o foco de outros, pq na real a pessoa nem iria atrás de outros mais profundos mesmo, só queria o livro pra ter uma distração rápida e fazer uma fotinha pro feed
5 minutos vc foi generosa rs
É impressionante como a arte meio que reflete a media da sociedade. Daqui a uns bons anos dá para fazer umas teses comparando.
Legal saber
Que ainda existem
Pessoas lúcidas
- no mundo.
JKKKKKKKKKKKK é bem isso
Acho que a poesia acabou virando um reflexo dos pensamentos, e deixou de ser um reflexo dos sentimentos.
A beleza da poesia, é que assim como os sentimentos, ela é complexa, profunda, meio bagunçada, e às vezes diz coisas que não tem muito sentido lógico mas mesmo assim acabam tocando algum lugar na gente. Ela diz coisas bonitas que vc não diria pra um amigo em uma conversa, ela não é um conselho nem um desabafo, é uma explosão. Ela tem de ser intensa, se não ela não tem propósito. Se fosse assim todos seriamos poetas.
Você falou tudo
eu vejo essas "poesias de insta" mais como uma forma de pessoas deprimidas conseguirem colocar seus sentimentos em palavras, de forma bruta, não necessariamente poética ou artística.
é um exagero chamar esses textos de poesia, mas de qualquer forma, não acho que sejam de todo ruim
São frases óbvias. As vezes belas, as vezes não
É horrivel. Isso parece eu escrevendo aos 7 anos.
finalmente alguém falando sobre isso! comprei o livro "textos cruéis demais para serem lidos rapidamente" e me decepcinonei demais... parecia que eu estava lendo Twitters imprimidos
eu tentei ler a prévia e morri de rir no "eu nasci de olho aberto", desisti na hora
eu comprei na bienal por causa dos desenhos, mais o chorar de alegria. não consegui ler ambos pq além de não entender a proposta achava muito bobo os poemas (tinha 17 na época). me arrependo de ter comprado. tbm comprei o da princesa, é um pouco melhorzinho (e um gasto de papel kkk) mas n o suficiente pra comprar o resto da mesma escritora.
Excelente vídeo. Uma adição: um grande problema da instapoesia é o ALGORITMO. O algoritmo é um risco para toda arte.
Falou tudo !!!!
Ah, me poupe, se o algoritmo recomenda conteúdo merda, pasme, significa que as pessoas estão consumindo conteúdo merda.
O algoritmo é apenas o mensageiro, o sangue está nas mãos da geração Z
Se uma poesia, mesmo que muito simples, te fez chorar (ou te tocou/conversou contigo de qualquer outra forma), ela foi efetiva. O papel artístico foi cumprido.
A discussão não é a efetividade, se tem tanta gente que gosta é claro que é efetivo.
Graças a Deus, a curadoria de nada está em suas mãos
"E pessoas com o coração partido e autoestima baixa são tocadas e confrontadas por qualquer pequena coisa, mesmo que essa pequena coisa seja um poema ruim"
Tá entre aspas, mas essa citação é de quem? KKKKKKKKKKK
@@Alison.Dilaurentis da moça do vídeo, ela fala em um momento
@@megumi1329 Não tinha terminado o vídeo ainda! Acabei de finalizar, muito bom.
Gente, ali são trechos, fora que cada geração funciona de forma diferente. Isso não quer dizer que poesias longas, complexas, sejam menos apreciadas. Eu vejo editora (trabalho rondando o seguimento) publicando livros poesias de monte até hoje. Isso significa que isso ainda se consome normalmente. Na rede social ocorre o imediatismo, então a pessoa não vai parar pra ler tudo naquele meio, isso não quer dizer que fora, ela não leia algo do tipo.
tô pegando ranço de poesia do instagram! E vc traduziu meu ranço, coisa que nem eu tava conseguindo!!
Aquilo sequer poesia é.
Gostei do vídeo. Sou professor de literatura e me entristece bastante ver meus alunos (inclusive os alunos que gostam de escrever) só conseguirem ver valor nesse tipo de poesia. Eu não gosto de rebaixar o que eles consumem nem o que escrevem, mas tento sempre partir do tema do poema que eles me trazem (de alguém, ou deles próprios) para mostrar outras referências. Não me choca nem um pouco quando eles não conseguem interpretar ou apreciar essas outras referências (que eu aqui vou usar da liberdade que a internet e o anonimato me dão pra chamar de POESIA DE VERDADE).
Vejo que sim, existe uma influência muito forte das redes sociais no crescimento desse tipo de texto, mas não podemos nos manter nessa análise rasa. Redes sociais e algoritmo são movidos por dinheiro e patrocínio. As editoras estão lucrando com esses poemas rasos porque eles são mais fáceis mesmo, mais tragáveis, exigem menos contato, menos intimidade com o contexto do poema. É plástico, superficial, industrializado. É fast-food literário. Observem também que isso tem acontecido com absolutamente TUDO na nossa sociedade, toda forma de arte está se afetando por isso, além da nossa alimentação, nossa educação e até mesmo nossos afetos.
Me desculpa quem pensa diferente, mas não consigo não associar isso ao sistema capitalista, onde tudo se torna mercadoria, tudo precisa ser vendido logo, ou descartado. E o que me parece comprovar isso é o fato das editoras (que em tese seriam um filtro de livros antes da publicação) não só abraçaram esse gênero "instapoesia" como também patrocinarem e investirem pesado pra serem alavancadas.
Desculpa o textão, mas é que isso realmente tem me incomodado.
Eu escrevo poesia com certa frequência fazem uns 12 anos e só agr lancei meu primeiro livro juntando as melhores. Combinei tipos de rima, métrica e estrutura, fiz inclusive haikais, e coloquei nelas oq havia em mim de mais profundo, levei mt tempo em cada uma e revisei mts vezes, quis fazer algo duradouro. Me sinto mt realizado lendo minhas poesias mesmo sabendo que pouca gente vai ler e captar oq eu transmiti. Fico mt feliz de ter criado algo tão unico e significativo pra mim, e sei que vai tocar as pessoas certas no momento certo. Pretendo começar outro em breve.
Por enquanto tem ele físico pra vender, mas logo vai ter digital, e eu to até doando alguns, o foco não é lucrar, é deixar uma contribuição para a literatura.
O nome do livro é: Coletânea de Poesias Experimentais, são 60 páginas e mais de 100 poesias.
Onde encontramos?
tem no site da ui clap
Poxa, isso é incrível 😁 quero ler um dia
Lembre-se, no entanto, Leo, que poesia é, muitas vezes, fingir. Poucas são feitas colocando o que há em nós. O poeta nada mais é que uma antena.
❤
Epifania mandou, eu vi e agora esse vídeo vai direto pros meus alunos :)
Sou professor de literatura e não conseguiria explicar, nem de perto, com tanta clareza.
Parabéns!
Sou poetisa (creio eu) e não gosto dessas frases de Instagram que as pessoas chamam de poesia mas nem sabia porque, agora eu sei, obrigada!
"frases comuns
cortadas
em versos
- poesia"
isso é genuinamente uma poesia muito boa só pela ironia
7:16
Sim!
Isso é nítido nas próprias obras musicais de hoje, não me refiro a eletrônica, funk, pagode e etc… Me refiro a músicas que eram pra ter essa essência poética mais profunda. Por exemplo, o álbum “Ventura” dos Los Hermanos é uma riqueza em poesia, há dezenas de portas pra interpretação do ouvinte, isso estimula o pensar, é magnífico. Hoje em dia temos coisas óbvias demais pra pessoas que não querem pensar muito. (Não quero bancar o veio que vive de passado, mas é real)
Acho que quem critica esse tipo de poesia é mais vazio e fechado que oque dizem sobre a própria poesia. A linguagem é viva, ela é uma ferramenta que nos deve servir, e não o oposto.
Faz parte de um processo de empobrecimento da nossa experiência sensível no mundo. No mundo especulativo de hoje, todo dia surge um “novo clássico”, do qual amanhã ninguém lembra mais. Parabéns pelo vídeo! Legal demais ver essa discussão.
Verdade. É o óbvio dito em versos mas quando dirigido ao público certo, parece ser a coisa mais incrível já dita, até a gente superar aquela fase e ler novamente.
A importância dessa poesia,
Talvez vejamos no futuro,
Ela retratam nosso tempo sombrio,
Em que as pessoas tem preguiça de pensar,
Seja por falta de repertório,
Seja porque estão automatizando as relações.
muito isso, eu gosto de escrever por hobbie, mas percebo q no ritmo do mundo em q a gnt vive, a gnt vai deixando ser criativo, se tornando mais prático e tbm com más aflições, isso impacta, hj eu sinto q eu quero muito escrever algo q eu sinto, mas n saí muita coisa como antes, só o óbvio demais
@@francvitorianossa sim, também percebo isso! fiquei até um bom tempo sem escrever e posso dizer que não me sinto mais tão satisfeita com o que eu escrevo quanto sentia há um tempo atrás, mas sigo tentado até onde o desejo me leva
@@francvitoria eu tbm escrevo, queria botar pra fora e escrevia, aí percebi que às vezes algumas frases rimavam. provável que não seja bom como uma verdadeira poesia até pq nunca planejei que fosse, mas meio que esse sentimento de rimar fluiu e só funciona quando estou sobrecarregada de sentimentos. se eu tentar escrever por tentar, a rima não sai, fica algo como essas poesias de insta. então nessa síntese, acho que o melhor é não forçar, e sim só deixar o sentimento falar por si. não sei se fez sentido mas é um desabafo pois esse vídeo e os comentários siplesmente mexeram cmg kk
Eu imagino que a poesia se transforme, constantemente. Em todos os sentidos. Por exemplo: grafite, 'pichações', arte urbana são poesia. Isto está relacionado com qual objetivo do texto e onde ele quer chegar. Isso vale pra poesia do insta ou twitter (no meu caso, é onde escrevo e dps posto no insta).
Poesia também é música, é som, é desenho, é relato, etc. É experiência.
Sim... sem contar que antes havia todo um molde para produzir um poema, uma metrificação e versificação, mas hoje em dia tudo mudou, acredito que é bom e também tem os aspectos ruins.
O problema disso é uma definição ampla demais do que é poesia. Grafite não é poema, é grafite (tá no campo das artes visuais, não dá literatura). Música não é poema (tá em outro campo de artes, apesar da letra poder ser lida como poema).
E aí é bom diferencia poesia e poema. De um jeito bem simples e grosseiro, a poesia é a substância (o conteúdo) e o poema é a disposição em versos (a forma).
As referências pra isso eu coloquei nessa crítica à Rupi Kaur: logopeia.com/home-body-de-rupi-kaur/
Pichasoes com pau continuar se do ruins igual instapoesia
Aí tu estás a tomar poesia como sinônimo de arte. O que seria incorreto no caso aqui.
@@dziuba3989 poesia não pode ser ruim porque ela tem de ser perfeita. Goethe muito bem falou sobre isso.
concordo com você, e também acho que isso vai criando um comodismo, principalmente porque as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais e é mais fácil, isso é bom pra ler no cotidiano, na correria, mas deixar de lado obras que tem a essencia pura da poesia, classicas, pode acabar criando pessoas incapazes de pensar, de tentar buscar entender e interpretar o que lê, isso seria um grande problema.
conheci o canal agora, gostei bastante do vídeo.
Concordo plenamente
Nossa senhora, até que enfim. Eu mesmo nunca fui fã de instapoesia, mas sempre pensei que fosse uma falta de conhecimento histórico e/ou literário. Mas não! É isso mesmo.
Mas sei o valor disso, a quantidade de meninas que eu via lendo isso na ensino médio era exorbitante.
Insta poesia é muito comunicativa, e é como no próprio vídeo: uma frase corta em versos para parecer poesia.
Mas eu fico pensando: se algo tão óbvio e fácil de se comunicar levou espaço apenas dizendo o óbvio em versos, o que mais da pra fazer de óbvio, mas que com versos fica mais... instagramável?
A questão é que pra ganhar views todo tema é saúde mental
Vai chegar o dia em que as pessoas vão defender um piano mal tocado, uma dança mal dançada dizendo que não é porque não está no seu potencial ideal que não seja arte 🤡
Já chegamos nessa época. '
MAS ESSE JÁ É O PRESSÁGIO DE QUE ESTAMOS NESSE DIAAA!!!
Eu acho que quem cria poesias um negocio realmente muito magico,existem muitas regras e conceitos poeticos que vc precisa aprender,ainda hoje nunca entendi isso ao certo,eu só faço poemas ja que eles n tem tanta exigência na forma e rimas e gosto de usar eles mais como uma outra forma de colocar minhas reflexões no papel
Como poetisa estou agradecida por esse vídeo, essa onda de poesia comercial é terrível, e poetas como eu que ainda estão tentando escrever uma poesia pura e real, sofrem muito porque as pessoas não dão chances para os nossos livros 😢.
Não podemos perder o sublime da poesia: tanto o encanto da estética quanto as entrelinhas do conteúdo e os impactos que isso gera no leitor . Quando se faz poesia de modo mecânico, banalizado ou mesmo de modo artificial (IA), estamos diante de uma nova realidade (a sensibilidade se perdendo em uma sociedade líquida , muitas vezes vazia e interessada na futilidade e/ou na rapidez das informações)
O RUclips me recomendou esse vídeo, mesmo eu não tendo interesse em poesia, pautas da internet ou se quer usar Instagram. Mas o jeito como vc contextualizou tudo, soube separar os fatos da sua opinião, procurou ver os pontos positivos (mesmo não sendo do seu gosto) e ainda abriu a mente do público para discussão me fez sair do vídeo como de eu fosse uma especialista no assunto. E tudo isso em só 10 minutos.
Ótimo vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
A mim, já parece um formato que tem a sua certa saturação, que sobrevive pura e simplesmente por uma necessidade de mercado.
Isso tá acontecendo com tudo, não só com a poesia. Nos filmes, não há mais diálogos para que haja uma reflexão que revelem as camadas dos personagens, os romances são fáceis porque não precisa de interpretação. A literatura contemporânea tá assim e muitos jovens leitores não tem senso crítico, não sabem formar as próprias opiniões.
Tudo bem querer ler algo mais fácil vez ou outra, mas não abdicar da reflexão, da crítica. Adorei o vídeo!
E isso me preocupa individualmente pelo lado do quanto a poesia é um tipo de linguagem “intangível “ o ato de sentir coisas q você nem sabia que podia sentir, ou reorganizar sentimentos por meio de uma expressão complexa que você sentiu de forma tão bonita que nunca conseguiria explicar. Enfim isso é a coisa mais incrível e mágica na poesia, essa mesclagem de vulnerabilidade e sonhos mágicos
A gente tem que julgar uma obra pelo que ela se propõe a fazer. Instapoema, como qualquer meio artístico, tem uma pilha de lixo, mas também tem coisa boa
Gosto de ler instapoesia sempre q sinto que escrevo mal. Perto de muitos desses escritores, posso ser considerado o melhor poeta do mundo.
Rupi Kaur tranquilamente poderia ser a autora da frase de adolescente:
Se der ame
Se derrame
Ou:
Antes eu sofria
Agora eu sou fria
😂😂
leitores de Rupi Kaur são a representação perfeita da frase: tenho 14 anos e isso me parece tão profundo (pena que a maioria tem mais de 14 anos).
Amei o vídeo! Acho que como a arte imita a vida, essas instapoesias tem muito a dizer sobre nosso estilo de vida.
Procurar uma semente é justamente o que estamos fazendo o tempo todo: dopamina, um propósito, algum tipo de sentimento que seja, o problema é que sentir além da compreensão é muito empenho
As redes sociais está mudando a arte no geral
Assim, apesar de concordar com todos os pontos do video, acredito que faltou o essencial : entender o porquê esses livros de "instapoetry" foram mais famosos, principalmente aqui no Brasil.
A maioria dos brasileiros não tem bagagem cultural (justamente pela precariedade da educação básica) para melhor compreensão ou ate gosto para poesia tradicional. Pode se tornar até chato ler (e eu entendo esse sentimento). Não acho correto demonizar e sim entender como podem ser "portas de entrada" para começar a gostar de poesia (mesmo que essa seja rasa, supérflua), mas a pessoa pode ir buscando cada vez mais.
Muito bom! Compartilho da sua visão. Não há demérito nesses textos. A literatura sempre teve suas fases, temáticas mais recorrentes, etc. Mas a beleza das metáforas, de "brincar" com as palavras, construir uma estrutura mais pensada por parte do autor, mostra de um jeito lindo o compromisso em criar fora do óbvio e assim fazer quem lê poesia sentir como se estivesse ouvindo uma música bem escrita e executada, colocando mesmo uma subjetividade particular na experiência da leitura. Para mim, música e poesia se assemelham muito nessas características.
Também acho que esse tipo de poesia faz sucesso pq são curtos e simples, maravilhoso pra nosso estilo de vida hoje, apressado e com dificuldade de manter a atenção.
Ps.: eu gosto de várias dessas poesias 😂😂😂😂
Eles não são simples, são simplistas, medíocres. Essa é a merda do problema
Concordo que existem muitas poesias aí "vazias", mas não acho isso ruim. A poesia por gerações, assim como parte da literatura, era algo bem elitizado associado a algo "culto". O que vemos hoje é uma popularização maior tanto do acesso, quanto da produção. Olha quantos autores existem hj de livros? Cada um quer contar uma história, cada um quer fazer sua poesia. O que difere msm é o caráter subjetivo de cada trabalho, que pode não ser impactante pra mim, mas pra outros foi o motivo de um sorriso do dia.
Como costumo dizer por aí, o mundo muda muito, e cabe a gente acompanhar ou não o processo.
Excelente vídeo. Acho que ainda adicionaria um comentário: Outros jeitos de usar a boca, a primeira obra da Rupi Kaur, de alguma forma ainda possuía elementos do lirismo que caracteriza a poesia. Com o passar do tempo, isso foi se perdendo mais e mais na obra da Rupi e na instapoesia. No mais, excelentes colocações e principalmente o seu exemplo da Hilda Hilst, porque ele mostra perfeitamente que um poema não precisa ser longo ou "complexo" pra ter esse lirismo que falta na instapoesia.
Eu acredito que a instapoesia é uma expressão valiosa da nova geração, que muitas vezes não se identifica tanto com a poesia tradicional. Embora alguns critiquem a instapoesia por considerá-la vazia, é importante considerar que ela aborda temas relevantes, como e$tupr0, violência, machismo e a posição da mulher na sociedade. Autores contemporâneos, como Amanda Lovelace e Rupi Kaur, têm contribuído significativamente para essa forma de expressão poética, oferecendo uma voz autêntica e sincera para seus próprios sentimentos e experiências. A poesia é uma arte em constante evolução, e a instapoesia representa uma maneira acessível e poderosa de compartilhar emoções e se conectar com a geração mais nova.
Na faculdade eu tive que fazer um livro objeto e escolhemos fazer uma edição diferentona de O Corvo, do Edgar Allan Poe. Escolhemos a tradução de Fernando Pessoa, ao invés de tentar traduzirmos sozinhos.
Ano passado eu li uma edição esteticamente bonita, mas que a tradução me deixou incomodado. Ainda mais porque o texto original estava na página ao lado, e dava pra perceber como a pessoa que traduziu parecia que tinha ignorado as rimas*.
Quando eu era criança eu tentava escrever poemas, um pouco mais grandinho [mas ainda criança] comecei a achar rimas uma coisa tosca. Hoje percebo o quanto elas são importantes.
* Gente, quem traduziu simplesmente ignorou o "Nunca mais", pra vocês terem noção. Impossibilitando assim as rimas com "umbrais", "ancestrais" e coisas que ficadma óbvias na versão do Fernando Pessoa.
Eu AMO poesia. E, também, AMO seus vídeos! Esse vídeo ficou dinâmico e muito divertido ❤
Obrigada!!! Era exatamente isso que eu queria 🥰
Maaaaaaaaasss, será que na década de 50 o pessoal não deve ter sentido a mesma coisa com o concretismo? Acho que a questão é extremamente relativa. Se a gente der brecha para para a relativização de uma poesia de instagram, vamos ter que relativizar toda produção artística que virá nos próximos anos.
Que video IMPORTANTE. Como poeta, esse video conseguiu esclarecer o que tanto me incomodou por muito tempo, porém eu não sabia o porquê.❤
As redes sociais
Estão deixando
o ser humano
cada vez menos
menos
profundo, e
mais
e muito mais
-raso.
Finalmente estou vendo alguém dizer o que eu penso!
"Instapoesias" é isso mesmo! Apenas frases disfarçadas de poesia feitas para pessoas de coração partido compartilharem como forma de indireta, rsrs. Normalmente os "leitores" são jovens que iniciaram a vida amorosa e o início das frustrações adultas e precisam se reconfortar com frases óbvias para sentirem que não são os únicos a passarem por aquele mau momento.
Eu li umas 4 páginas do livro "Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente", foi o meu limite. Nunca li algo tão ruim em toda a minha vida!
Acho interessante justamente como uma forma de revitalização da poesia atualmente, algo parecido com o Modernismo ao negar as normas tradicionais ao escrever um poema / uma poesia. Mas concordo plenamente com tudo que foi dito sobre os Instapoetas em relação aos textos serem às vezes rasos. Sem essa estética que justamente define esse gênero. Mas claro, a profundidade de um poema / uma poesia é algo relativo, de pessoa para pessoa.
Eu sou da Letras e das Artes Cenicas e SEMPRE detestei poesia, o que significa que eu não concorde que há poemas incríveis por aí. Eu sempre detestei essas poesias de Instagram, mas achava que fosse implicância minha... com seu vídeo, meu coração se acalmou e agora eu sei que não, não era implicância, os trecos são só ruins
Arte se transforma. Frases "simples" podem sim trazer grandes significados e interpretação.
Vocês que chamam qualquer peido de “arte” que dão margem pra essa “tiktokzação da arte”
@@nathanmadeira4054 arte se transforma e arte é literalmente expressão, mudam se as formas de expressão muda-se a arte e as formas de arte. Mas ninguém é obrigado a gostar ;)
Tá bom, amiga, divirta-se com seus livros de colorir
Top,poeta De Recreio Mg Carlos Eugênio Ferreira. Mogi Das Cruzes SP. A este magnífico canal parabéns.
Eu penso que isso pode ser um problema porque as pessoas estão cadê vez mais preguiçosas, não tem paciência pra pensar muito sobre um poema e talvez isso acabe mudando a poesia literária e a cabe se tornando essa poesia de Instagram, não acho de todo o ruim, porque as vezes o óbvio também precisa ser dito, mas se isso pode ser considerado poesia aí eu já não sei.
230 - POETA ANÔNIMO
Ó, quem me dera fosse enfim poeta,
Desses com livro publicado e fama,
Que, na noite de autógrafos, declama
Do seu poema a parte predileta.
Mas, mesmo com a pena tão completa,
Cá sobre mim ainda se derrama
Do anonimato a pegajosa lama
E tudo o que componho se engaveta.
Poetas e leitores deste mundo
Vão todos logo ao túmulo profundo.
Por fim, ninguém se importará com isto.
Ó que me baste então que o Deus eterno
Conheça, neste mísero caderno,
Os versos meus que provam que eu existo.
(Autor: EDEN SANTOS OLIVEIRA. Escrito em 04/10/2020)
Quanto ao mercado não sei, mas tipo parece daora pra falar com nossos anseios. É um jeitinho novo, não acho algo revolucionário, mas parece ter uma relevância.
Respondendo a pergunta do final do vídeo, não acho que tenha um problema na popularização deste tipo de poema. Entretanto, apesar de não ser errado, não quer dizer que seja bom. Não acho que possa ser considerado arte. Não acho que tenha algum valor poético. Digo isso como poeta: são afirmações. Não há o que interpretar. Não há do que refletir. Tão raso quanto pular em uma poça d'água feita de miragem. Suficientemente vazio para esta mensagem conter mais emoção. Suficientemente simplório para essa mensagem ser mais poética que um livro de poemas. Ótimo vídeo!
textos cruéis demais pra mim é uma bomba de excessos, ele peca demais pelo tanto de coisa escrita que poderia ser menor, poderia ser um livro de 100 páginas mas são 200 e pouco de puro excesso. E você tem razão sobre ler quando está com baixa auto estima/desilusão pq eu li num momento q estava bem e pra mim foi chato dma
Eu gosto de ambas as formas de poesia, porém tem dias que uma fica mais interessante do que a outra pelo simples fato da facilidade para ler. Às vezes eu gosto de leituras mais divertidas e menos cansativas, e a instapoesia se encaixa bem nisso (com enormes níveis de melâncolia). Amo a poesia tradicional e me aprofundar nela é maravilhoso, mas foi de fato a instapoesia que me incentivou a começar a escrever poesia de forma que eu expressasse o que eu sinto e foi libertador.
Eu tenho neurodivergência, então...para mim é muito mais fácil ler e entender os "instapoesia" do que as que usam tantas metáforas..
Sendo uma escritora e amante da poesia, ja me peguei pensando sobre isso e concordo.
Não gosto de generalizar, mas essas poesias em sua grande maioria, são vazias de sentimentos profundos que de fato, nos tocam verdade.
Já esbarrei em muitos que realmente carregavam algo mais profundo, com uma escrita boa, não nego, mas infelizmente os mais alcançados são esses que trabalham no obvio e não dizem nada.
Eu acho bom instapoesia, poesia é pra se expressar de maneira especial, nem tudo precisa seguir regras, as vezes pode ser modificado pra algo simples
muito bom o vídeo 👍🏻
É mais uma catarse, expressa de maneira descontraída.
Aliás, entendo que essa característica por si só pode ser considerada poesia.
Porém, ao meu ver, o ser humano tem por si só essa questão de identificação.
E bom, pessoas que leem poesia têm um senso de empatia maior que boa parte das pessoas.
Justamente por isso que, na minha opinião, deve ser algo único.
Creio que o que torna essas instapoesias tão simples é justamente a maneira básica de se referir a uma situação específica, porém comum.
Gramaticalmente falando, uma poesia tem uma estrutura a ser seguida, como dito no vídeo.
Na minha opinião, quanto mais a intensidade se torna recorrente e desenfreada, mais ela perde seu devido valor.
Como é realmente dito no vídeo, é algo bem mais simplista.
Diria que em decorrência da nossa sociedade, cada vez mais parte das pessoas está ficando mais sensível e consequentemente, isso não é algo que seria condizente de uma "essência".
E sim altamente caracterizado pela volatilidade emocional e líquida da nossa sociedade caótica.
Poesia sempre foi um nicho.
Afinal, contemplar a genialidade de usar as palavras habilmente, é visto por poucos como um dom.
Promover alusões e metáforas visuais a fim de representar a complexidade dos nossos sentimentos, através da expressão em forma de escrita.
Quanto mais sensíveis as pessoas estiverem, mais elas reconhecerão e começarão a superestimar algo ou alguém.
Eu digo por experiência própria, nunca me considerei totalmente lírico...
Porém, em certos momentos, diria que arrisquei dizer algumas palavras.
" De tudo escrito, amo apenas o que se escreve com o próprio sangue.
Escreve com sangue: e verás que sangue é espírito.
Não é coisa fácil compreender o sangue alheio: eu detesto os que leem
por passatempo.
Quem conhece o leitor nada mais faz pelo leitor. Mais um século de
leitores - e até o espírito federá.
Que todo mundo possa aprender a ler, a longo prazo isso estraga não só
a escrita, mas também o pensamento.
Outrora o espírito era Deus, depois se tornou homem, agora está se
tornando plebe.
Quem escreve em sangue e em máximas não quer ser lido, quer ser
aprendido de cor.
Nas montanhas, o mais curto caminho é aquele entre um cume e outro:
mas para isso tens de ter pernas compridas. Máximas devem ser cumes: e
aqueles a quem são ditas devem ser grandes e altos "
esse vídeo me lembrou muito esse corte do mano friederico
Até que enfim alguém falando disso, grata muito grata! Eu já debati isso e sempre sai como errada
Não fazia ideia que aquelas frases do Instagram eram consideradas poesia. Realmente são coisas óbvias, sem muita emoção. Li um desses livros que ela mencionou no vídeo em um momento meio triste, procurando consolo, e não conseguia encontrar. Mesmo estando triste conseguia perceber que aquelas "poesias" não me edificavam em nada, não consegui ler nem metade.
Mano nem tudo precisa ser profundo e extraordinário, assim como tem coisas e ocasiões especiais, tem coisas e ocasiões não especiais também.
Não acho que seja a melhor forma, e nem acho que seja poesia de fato, talvez uma outra coisa. Mas é um jeito incrível de fazer as pessoas "comuns" pelo menos se proporem a ler um livro!
Propuserem.
De nada.
Livros infantis tem mais poesia do que instapoesia
Pior que é verdade kkkkkkkk rindo pra não chorar. Vai chegar o dia em que as pessoas vão defender um piano mal tocado, uma dança mal dançada dizendo que não é porque não está no seu potencial ideal que não seja arte 🤡 @@teruhashipleasenocrimefav5815
Sorte que falou que pensa que não é poesia, senão seu comentário mostraria que não entende nada da teoria poética
Eu acho que esse tipo de poesia é bom sim pois, muitas vezes, nos inspira a ler, talvez a partir deles podemos passar a procurar outros tipos mais profundos. E, mesmo que não tenha esse efeito, ao menos capta alguns leitores que não leriam outros formatos… através desse tipo de texto eu tenho me sentido instigado a procurar mais poesias, mais profundas.
amei o vídeo
e o vídeo foi amado
nota 10 de 10
por esse vídeo estou apaixonado.
- Poeta de stories e, quando bêbado, de banheiro público.
A poesia hoje (pela intensificação) vive em equilibrios. Seja a tradicional como essa poesia mais simplificada. No final da leitura o que vai te tocar é a etapa em que se ler e o que cada pessoa passou. Seja a tradicional ou não…
No final, ninguém pode decifrar o que te emociona porque essa arte é individual.
O clichê as vezes é necessário.
Eu simplesmente amei a edição e o formato do vídeo, ficou show!! Parabéns, faz mais kkk
Obrigada!!! Quero fazer mais sim heheh
eu levo que a arte tem que transmitir uma emoção, porque para mim, arte é sentir, se eu sinto com música e poesia, automaticamente se torna uma obra-prima. da mesma forma é o nosso idioma, ele transmite uma mensagem se você falha em passar o que você quer, ou deixa bem difícil de entender, você não é muito bom nisso. por isso, (minha opinião) clássicos são péssimos assim como poesia rebuscada, você se esforça para tentar entender uma mensagem que deveria ser expressa facilmente, de forma clara, claro que a sutileza das entrelinhas é sempre bem vinda, mas, como sabemos, nada em excesso é bom, nem de menos, nem de mais, as vezes o básico já basta [...] (outro dia termino de expressar minha ideia de forma mais coesa)
Caramba!!! Eu nao conhecia o termo, sou poeta, mas escrevo poesia de forma clássica, raiz kkk. Nao conheço muitos outros poetas como eu, que estao em um lugar de maior visibilidade, espero que mais e mais surjam, viva a poesia! Otimo video!!!
Pra mim, as poesias refletem a maneira que vivemos hoje. Com pressa e simplista. Como autora se poesia independente, o lugar da "popularidade" que vem pelas redes é super limitante.
Não sei se é instapoesia mas a poesia que eu sei de cabeça e me marcou muito foi Poesia particular: Eu gostava dela sem tirar nem por mas se eu pudesse tirar e por, tirar e por gostaria ainda mais...
KKKKKKKKK pior que eu ri
Eu li "o que o sol faz com as flores" da rupi e fiquei encantada/sentida. No livro, ela põe muitos sentimentos e vivências próprias dela que vc msm sente um pouco/entende. É um livro muito forte, sobre relacionamentos, abuso, relações, etc. Nao posso falar dos outros livro, pois ainda nao li! De qualquer forma, as vezes o que é claro pra vc, nao é para o outro. O obvio precisa ser dito! Mas confesso que realmente existem muitos que hj em dia fazem "poesia" dizendo coisas óbvias no estilo coach. Acho que o pior sao as pessoas que compartilham pra se sentirem "evoluídos" sendo q no fundo, poesia nem é sobre isso! Enfim.. sao muitas camadas. Gosto nao se discute, né..
Até que enfim alguém falou sobre isso. Fico de cara quando vejo poemas rasos, com trechos óbvios, sem emoção alguma, de "poetas" que posam com fotos de cigarro, e muita gente comenta como se aquilo fosse o suprassumo da literatura.
Eu gosto de poemas
Que tocam o coração,
Que me tiram o fôlego,
Que rimam como uma canção.
Que tragam essa mesma sensação ao destinatário,
Que faça mais sucesso
Que os poemas
Dessa sessão de comentários.
- Chan. Yukinna, 2024.
Você foi tão cirúrgica nesse vídeo. Ótimo vídeo, ótima dicção, ótima produção. Obrigada!
Obrigadaaa! OBS: é a primeira vez que alguém elogia minha dicção kkk
Eu li um livro de poesia comum e achei okay, ai li li outro nesse estilo de instagram e adorei. Eu tinha um preconceito enorme com poesia até chegar nesse estilo, depois que li um assim, li oito depois, eu adoro esse estilo curto. É direto e fácil de entender. Meu cérebro com tdah agradece kkkkkkk
Tenho uns problemas com a instapoesia mas sempre leio. Eu escrevo poemas e sei lá se oq eu faço se encaixa nisso... eles não são sobre exs, o que eu acho que é um ponto ao meu favor né KKKKKKKK é mt mais sobre oq eu levo pra terapia doq arte, de qualquer forma, eu gosto deles
Sou ilustrador e faço tirinhas sentimentais/existencialistas, acho que não configura como poesia, mas já fiz sim muita instapoesia nessas tirinhas por falta de experiência mesmo, confesso, me cuido pra não ser tão literal agora kkk. Fiz muito texto que hoje acho constrangedor de tão óbvio, mas serviu pelo menos de escape pros sentimentos ruins. Talvez se eu não divulgar como poesia, e sim só minha expressão artística indidivual, tá tudo bem.
poema minimalista sempre existiu
a questão é que "poema óbvio" é uma novidade e não acho que instigam uma real reflexão, apenas uma galerinha rasa tentando pagar de cult
poemas minimalistas geralmente usam de figuras de linguagem, trocadilhos, etc e possuem mais de uma interpretação, o que traz uma profundidade maior para o poema
agora poema óbvio, já não sei se pode ser chamado de poema.
edit: fiz o comentário a cima antes de assistir o vídeo todo e achei legal como eu e você tivemos basicamente a mesma conclusão.
O que foi dito sobre a poesia atual, poderia ser dito mto bem sobre as letras das musicas atuais... Seria legal se tivesse um video sobre esse tema. As letras de músicas, que eram verdadeiras poesias, como as de Belchior, Renato Russo e Cazuza, que eram chamados de poetas pela qualidade dos versos que faziam. Daria um ótimo video.
O que está acontecendo é simples. Os escritores de poesia esqueceram o que é poesia. Quando você ignora as grandes obras do passado você começa a criar o que você ACHA que alguma coisa é. Hoje em dia o pessoal acha que poesia é escrever uma frase emotiva em um formato estranho.
Inclusive 8:32 KKKKKKK essa parte aqui me quebrou legal.
Desculpa, mas pegar um movimento artístico inteiro e definir os porquês como "simples" é implorar pra estar errado.
É a falta de referência de boas poesias das pessoas hj, só querem consumir uma coisa rápida sem pensar muito igual um tik tok e o minamalismo industrial dentro da literatura.
@@SpaceCybor Com certeza não é um fenômeno complexo. Tem que fazer muitas ginásticas mentais pra derivar algum tipo de significado maior das poesias de instagram, e a Wlange já praticamente esgotou o que tinha pra falar sobre isso. E se você discorda, por favor, sinta-se livre para falar mais sobre. O seu comentário foi basicamente "eu acho que você está errado pq escreveu pouco". Quer que eu escreva um tcc sobre poesia merda?
Concordo com a sua opinião, acredito que a palavra que cabe bem para a instapoesia é o "instagramável" a poesia para você ler, pegar seu celular e compartilhar no seu feed, não ler, absorver as palavras, as vezes até ler mais uma vez, enfim, vazia.
8:35 Isso é um poema?! Chocada!
Este tipo de escrita , me pareceu muito interessante, mas após este vídeo não acho a mesma coisa