Análise do filme MATCH POINT e como ele nos ensina que não devemos esperar pela sorte

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024

Комментарии • 29

  • @Arakko-i7h
    @Arakko-i7h 11 месяцев назад +9

    “Jamais ter nascido pode ser a maior dádiva de todas.”
    Em um dos momentos do filme, vemos o protagonista Chris lendo um livro de Dostoievski. Segundos após a cena se iniciar, vemos o mesmo Chris trocar o livro na qual estava lendo (Crime e Castigo) por outro autor. Sim, isso literalmente segundos depois! Ora, estamos falando de Dostoievski, um autor que passa longe da casualidade. Somente um gênio conseguiria intercalar duas obras do autor russo ao mesmo tempo sem sofrer um colapso mental. E como Chris passa longe da genialidade, isso nos passa uma importante informação acerca do personagem: ele não liga substancialmente para o que está lendo; ele só deseja que todo mundo conheça seu gosto por Dostoievski. Em outro momento, o personagem menciona que está “viciado” no vinho que experimentou no jantar com sua noiva e o cunhado, mesmo que a tal bebida tenha um altíssimo valor. Imagem. Aparência.
    Na parte dos livros que citei o primeiro é Dostoievski. O segundo é " guia para Dostoievski". Autores diferentes
    Protagonistas atípicos e dúbios em suas questões morais já estão calejados em nossas mentes, tamanha suas variações não apenas no cinema, mas na Arte em si. Mas, o que será que difere nosso Chris Wilton de Michael Corleone, Vincent Vega, ou Alex DeLarge? Fácil: a personalidade. Enquanto os três exemplos citados possuem personalidades fortes e magnéticas, Chris carece da mesma. Ele lê um livro apenas para impressionar a família da noiva. Ele gosta de transparecer uma irrepreensível aura de honestidade quando insiste em pagar os drinks na companhia de seu amigo rico, mas na primeira oportunidade de ocupar a sala de seu superior, ele não hesita, abraçando o nepotismo do sogro. Por pouco, Chris quase obtém nossa admiração, quando discursa sobre seu desejo de fazer algo diferente, algo que realmente valha alguma coisa. Porém seu desejo empalidece conforme Chris vai, gradualmente, aceitando os pormenores da esposa. Afinal de contas, ele tem tudo o que quer. Chris é um protagonista totalmente sem carisma. Então por quê, quando o terceiro ato se inicia, torcemos tanto por ele?
    Woody Allen sabe que seu público é tão complexo quanto os personagens que cria com tanta originalidade. E ele também conhece a sétima arte o bastante para reconhecer a imensa gama de filmes onde, no final,“o bem prevalece”. E por isso, com base no próprio Dostoievski, Allen concebe um roteiro onde não se sobra nenhum resquício moral de justiça ou bom senso. Apenas a sorte como fio mediador de todos aqueles envolvidos, incluindo principalmente Chris. Por que nós, espectadores, mesmo já saturados da babaquice do personagem, ainda nos compadecemos com seus atos e torcemos a seu favor? Talvez estejamos mais saturados ainda com tamanha hipocrisia dos roteiros habituais, que insistem num maniqueísmo barato que apela para punições e redenções, mesmo que para isso sejam criadas histórias que passam longe da verossimilhança.
    Talvez nós sejamos muito mais parecidos com Vincent Vega do que com Forrest Gump. E filmes como Dogville, Onde Os Fracos Não Tem Vez, Se7en, e este belíssimo Match Point, apenas reforçam essa ideia.
    Woody Allen demonstrando sua faceta trágica e pessimista da melhor forma. Estou realmente surpreso com esse filme. É um trabalho muito diferente do que o Woody Allen costuma fazer, nunca imaginaria um thriller tão bem feito das mesmas mãos que amam uma comédia.
    A associação de ideias é brilhante! Jogo de tênis, Crime e Castigo e até a cena do Ewen Bremner se referindo à heroína, lembrando o grande Trainspotting. Sem bajulação, o roteiro só poderia partir de um gênio, realmente!
    A sobriedade de Woody Allen nesse roteiro é de arrasar, o cara mostra sua outra faceta dramática num filme surpreendente sobre a SORTE. E assim como Woody, eu também acredito em sorte, uns tem, outros não. De tirar o fôlego, os lindos lábios da Scarlett Johansson, as óperas belíssimas, as referências a Dostoyevski e o clímax do filme é sensacional. Um obra que mexe inclusive com nossos princípios e senso de justiça, por ficar na torcida para que tudo acabe bem para o personagem Chris Wilton.
    A questão da sorte metaforizada com a bola que bate no alto da rede é brilhante, e eu simplesmente amei a alusão à essa cena do começo com a aliança da velha.
    As pessoas oscilam... uma hora estão fortes e decididas, em outra estão frágeis e manipuláveis. Assim é a vida, em suas diversas situações, momentos e realidades.
    Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. A morte é simbólica, matamos ao ser omissos, ao não dizer a verdade, ao evitar o diálogo sincero, ao deixar que se propalem inverdades para o nossa própria comodidade, tememos a reação do outro ou só queremos estar na posição mais confortável...
    ALERTA DE SPOILERS
    ...o egoísmo de Chris é a principal característica aqui, onde fica nítido que ele ama a si mesmo muito mais do que qualquer uma das duas mulheres.
    Foi inteligente em matar a velha, mas confesso que a amiga da loja saber da situação da Nola poderia render algo depois (como não rendeu seria melhor não ter mostrado essa cena).
    Guia prático avançado de como ser "O filho da ****"!! Ao contrário da maior parte dos comentários eu não fiquei com colossal ódio do protagonista... Ele se deu bem. Legal. Muito melhor do que uma previsível prisão aos 48 do segundo tempo. Só não me vi torcendo por ele, mereço castigo?
    Preferi a primeira parte do filme, na segunda metade a personagem da Nola fica bem chata, mesmo naquela situação de vulnerabilidade, esperava algo mais sólido da posição dela, mais compatível com o que ela se mostrou na primeira cena em que apareceu.
    O que mais gostei foi que no começo ele fala da sorte comparando com uma partida de tênis, que quando a bola bate na rede e para, se ela cair pro seu lado, é azar pois você perde, e pro outro, é sorte pois você ganha. E aí depois no final, ao jogar a aliança da velhinha no lago, e ela bater na grade, e cair pro lado dele, continua sendo a maior sorte, pois se tivesse caído no lago, teriam descoberto que ele era o assassino. Conclusão que a sorte é relativa! hahaha
    Que desagradável ver um criminoso se dando bem enquanto as pessoas ao seu redor não fazem a mínima ideia do monstro que circula por perto. E que aterrorizante saber que isso acontece cotidianamente e em todos os lugares do mundo...
    Só digo uma coisa:
    Eu DU-VI-DO que a Nola realmente estava grávida. Eu quero dizer, ela lança essa bomba no colo do Chis e fica por isso mesmo. Aí POW, ela morre. Aí acham o corpo. Aí sai no jornal. Aí acham O DIÁRIO DELA. E em nenhum momento ninguém comenta no corpo de delito que uma mulher grávida foi assassinada. Nem a polícia conversando com o Chris, nem a manchete de jornal, nem os amigos, ninguém. E vamos combinar que se ela realmente estivesse grávida, isso teria caído na boca de todo mundo.

    • @marceloheyde
      @marceloheyde 2 месяца назад

      No diário e no corpo de delito

    • @Arakko-i7h
      @Arakko-i7h 2 месяца назад

      @@marceloheyde Bem lembrado.

  • @lucas12566
    @lucas12566 2 месяца назад +1

    Filme muito bom!!!

    • @MensagensdoCinema
      @MensagensdoCinema  24 дня назад

      Olá! É um dos meus filmes preferidos. Obrigado por comentar. Abraços.

  • @MensagensdoCinema
    @MensagensdoCinema  3 года назад +5

    Olá! Você concorda que mesmo que a sorte exista, nós é que temos que pensar e atuar para construir nossas vidas?

    • @raikene15
      @raikene15 3 года назад +1

      Sorte existe

    • @MensagensdoCinema
      @MensagensdoCinema  3 года назад +2

      @@raikene15 Olá! Acho que a sorte é algo poderoso. Realmente ela pode determinar muitas situações. Eu só não gosto da ideia de "contar com ela". Obrigado por participar. Abraços.

  • @Arakko-i7h
    @Arakko-i7h 11 месяцев назад +3

    Não consigo entender como um roteiro desse recebe indicação ao Oscar. Ninguém enxergou que a aquela história não fazia sentido se passar na Inglaterra onde temos a melhor policia investigativa do mundo? que aquele personagem não era inteligente o suficiente para citar Dostoiévski e que a coincidencia (pior dos problemas ocorrido duas vezez e uma delas foi...) de encontrar a personagem da Johansson (uma sorrateira, oprimida pela beleza) dentro de uma pinacoteca, não faz nenhum sentido para prosseguimento da trama? Como não descobrir aquele assassinato obvio (ainda havendo testemunhas), e um assassino com uma escopeta que não é uma arma comum (ainda sabendo que o sogro praticava caça), sendo que a alegação da polícia era de um traficante portando a com o cano serrado. Como assim? E a trajetória das balas? Fácil comparar uma escopeta de cano serrado com uma não; uma vitima com ligações e com um amante, claramente crime passional.
    Não era unicamente uma questão de sorte, da aliança ter ou não caído no mar, como brinca o roteiro. Qualquer cego veria as evidencias e isso não é proposital como até se tenta insinuar com um humor patético dentro de um filme que se preze o realismo. Não é um conto de fadas como por exemplo a Dama Oculta de Hitchcock. É uma trama que deveria insinuar os problemas de relacionamento de forma coerente e não patética. Um trailler curto talvez rendia mais e poupava tempo. Um dos piores o diretor.
    No exame de corpo de delito não deu pra ver que a Nola estava grávida? A amiga dela de trabalho não foi procurada pra prestar depoimento? Pq ela sabia de tudo, no diário da Lola não tem nenhuma menção a gravidez?, O policial simplesmente sonha e soluciona tudo, mas aí vem a questão da joia bem conveniente, um plano cheio de falhas, uma investigação ridícula.
    O filme funciona como ficção mas isso nunca funcionaria na vida real. Ele certamente seria preso só pelo fato dela ter diários e conversas com ele, a polícia iria na casa dele obviamente e encontraria a arma de cara... Ali ele já seria preso, perderia tudo e ficaria ainda mais perturbado porque a vida real é assim. A mulher dele se casaria com outro homem em pouco tempo, dessa vez um rico de verdade.
    Qualquer homem ou mulher que tentar seguir esse filme vai se ferrar direitinho. As pessoas não são burras, muito menos a polícia que te prende só por dirigir com um copo de cerveja na mão ♡
    E se nós pensamos isso.. imagina a polícia. É ilusão infantil, por isso não ganhou o Oscar e nenhum prêmio importante, é sem dúvida criativo, mas não é real.
    Ps. Aquele chorinho dele provavelmente também o entregaria porque todo preso fica chorando hahahaha polícia brasileira não tem dó nenhuma, imagina britânica que te deporta ainda no aeroporto se não tiver a passagem de volta. Patético.
    Nota 3 pela criatividade ♡♡

  • @rafaelamartins1816
    @rafaelamartins1816 2 года назад +4

    Esse filme é muito bom!

    • @pimentasaleatoriass1292
      @pimentasaleatoriass1292 Год назад +2

      literalmente sim ,filme fascinant£... a beleza estética da lolla "perdeu" ... não foi páreo para o poder pecuniário ...kkkk 🙃🙃🙃

  • @Eu_mermo
    @Eu_mermo 6 месяцев назад +2

    Scarlett estava no auge da gostosura nessa época

    • @lucas12566
      @lucas12566 2 месяца назад +1

      Verdade ! Tava gata ao extremo!

  • @giovanibanks1339
    @giovanibanks1339 9 месяцев назад +2

    Filme disponível no prime video ( ano2023)

  • @ivanoliveira1573
    @ivanoliveira1573 Год назад

    Obrigado pela análise! 🙏🏾

    • @MensagensdoCinema
      @MensagensdoCinema  Год назад

      Olá! Fico feliz que gostou do vídeo. Eu que preciso agradecer sua participação. Abraços.

  • @nelsonmts790
    @nelsonmts790 9 месяцев назад

    Eu não tive muita sorte! A mulher que eu amava se casou com outro 😢

  • @elaineformiga9302
    @elaineformiga9302 2 года назад +1

    Olá preciso ver esse filme onde posso ver online e gratuito?

    • @elaineformiga9302
      @elaineformiga9302 2 года назад +2

      É pra fazer um trabalho da faculdade ... preciso fazer uma comparativa de situações do filme com a teoria neoclássica da Administração.

    • @MensagensdoCinema
      @MensagensdoCinema  2 года назад +4

      Olá. Gratuitamente eu não sei. Sei que a última vez que vi ele é exibido pelo Telecine e também está no Prime Vídeo da Amazon. Hoje tenho acesso a estes serviços de streaming (principalmente devido ao canal), mas geralmente quando quero assistir algum filme ou série que não tenho acesso eu procuro alguém que possui, faço uma visita e vejo. Obrigado por participar. Abraços.

    • @caroldiaslima6435
      @caroldiaslima6435 10 месяцев назад +1

      Agora, ele está disponível gratuitamente no Plutotv.

  • @CeliaCaleteCalete
    @CeliaCaleteCalete Год назад

    🙏

  • @vandamartins9881
    @vandamartins9881 11 месяцев назад

    Onde posso ver esse filme??