Resenha de Vassoler: Match Point | Woody Allen
HTML-код
- Опубликовано: 8 ноя 2024
- #flavioricardovassoler #woodyallen #matchpoint
Resenha sobre o filme "Match Point" (2005), do diretor estadunidense Woody Allen (1935 - ), em diálogo com o romance "Crime e castigo" (1866), do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881).
Link para o DVD do filme "Match Point", de Woody Allen, a partir do site da Amazon: amzn.to/33mNPnv
Referências bibliográficas mencionadas:
00:34 "Crime e castigo" (1866), romance do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881): link para o livro (Amazon): amzn.to/3hpiBRV
22:37 "O príncipe" (1532), obra do pensador político e escritor florentino Nicolau Maquiavel (1469-1527): link para o livro (Amazon): amzn.to/32ljer9
Acompanhem-me nas redes sociais:
RUclips - Flávio Ricardo Vassoler:
/ flávioricardovassoler
Facebook: / flavioricardo.vassoler
Instagram: / flavioricardovassoler
Twitter: / frvassoler81
Links a partir do site da Amazon para você adquirir as obras de Flávio Ricardo Vassoler:
(i) "O evangelho segundo talião" (nVersos, 2013): amzn.to/3bdbOZX
(ii) "Tiro de misericórdia" (nVersos, 2014): amzn.to/2ERmQYC
(iii) "Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo" (Hedra, 2018): amzn.to/2YQMt2X
(iv) "Diário de um escritor na Rússia" (Hedra, 2019): amzn.to/31JBlac
LINK PARA INSCRIÇÃO NO "CURSO DE INTRODUÇÃO À OBRA DE DOSTOIÉVSKI: ANÁLISE DO ROMANCE 'CRIME E CASTIGO'", COM O PROF. DR. FLÁVIO RICARDO VASSOLER, A PARTIR DA PLATAFORMA SYMPLA: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234.
Brilhante análise e explanação. Match Point é um tesouro que merece esse cuidado. Parabéns.
Grande filme, de fato. Um abraço!
Acho simplesmente a cena do restaurante brilhante, eles conversando e o garçom esperando eles terminarem a conversa para anotar o pedido. Simplesmente a arrogância de quem sempre foi acostumado a ser servido.
A chloe falando "nao acredito em sorte, só em trabalho duro kkkkk", disse a menina rica que nunca precisou se esforçar.
Bom comentário, Marcos. Um abraço!
Anos atrás quando investi um tempo pra conhecer mais o mundo do cinema, cheguei a esse filme do Allen pela referência a Crime e Castigo, que é facilmente o livro da minha vida.
Já havia assistido quase todos os conteúdos do prof. Vassoler falando sobre Dostoiévski no youtube - e hoje revisitando a trilha sonora do filme, me deparo com esse vídeo.
Que grata surpresa!
Bem-vindo, Gabriel! Fico contente por você acompanhar o meu trabalho. Se quiser assistir aos cursos que venho ministrando sobre Dostoiévski pelo Zoom (valores acessíveis e democráticos), mande, por favor, um e-mail para mim: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Assisti novamente Match Point esta semana, véspera da aula deste sábado. E esta foi a resenha em que mais me senti totalmente " sintonizado" com minha percepção desta obra. Ter lido Crime e Castigo foi fundamental. Grande filme , fantástica resenha , com o plus do pensamento de Machiavel sobre a sorte.
Muito obrigado, Edson, grande abraço!
Eu sou um grande admirador do Woody Allen, e "Match Point" é um dos filmes dele que eu mais gosto, talvez o mais. A alusão às colônias britânicas com relação à Irlanda e aos Estados Unidos é bem interessante, vou assistir mais uma vez com base na sua análise.
E com relação à trilha sonora, diria que foi uma feliz escolha, sobretudo a ária "Desdemona Rea", no momento do assassinato.
Estava esperando muito por esta resenha.
Muito boa!
Felipe, meu caro, muito obrigado pelo reconhecimento! Aproveito a deixa para te fazer o seguinte convite: se inscreva no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre o romance “Crime e castigo”, do mestre russo Fiódor Dostoiévski, a partir do dia 15/10. Todas as informações sobre o curso - programa, cronograma, valor do curso (bem acessível) e link para inscrição - podem ser acessadas a partir do seguinte link que consta da plataforma Sympla: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234. Se você não puder assistir às aulas ao vivo, não se preocupe: você terá acesso às aulas gravadas e poderá assistir a elas conforme sua disponibilidade. Por fim, vale reiterar que o curso tem um valor bastante democrático e acessível. Um grande abraço!
Muito obrigado!
Eu tenho certeza que o curso será bastante profícuo.
Bravo! Sempre fui fascinada por esse filme, vi várias vezes. Sua resenha ampliou a compressão. Obrigada, professor!
Oi, Giovana! Tudo bom? Que bom, querida: trata-se de um belo diálogo entre Allen e Dostoiévski. E, bom, por falar no mestre russo, Giovana, gostaria de convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, a partir de outubro, pela plataforma Zoom, a respeito do romance "Crime e castigo", de Dostoiévski. O valor do curso é bastante democrático e acessível, Giovana, e as inscrições estão sendo feitas pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234. Dê uma boa lida no programa do curso, querida. Conto com você como aluna. Um abraço e muito obrigado!
Excelente resenha! Já assisti algumas vezes esse filme e não tinha me dado conta da questão colonialista que aparece sutilmente nele. Suas resenhas sempre me ajudam a ampliar a compreensão da obra. Obrigada!
Muito obrigado, querida! Um abraço em ponte aérea :-) Denise, minha amiga, aproveito para te fazer o seguinte convite: se inscreva no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre o romance “Crime e castigo”, do mestre russo Fiódor Dostoiévski, a partir do dia 15/10. Todas as informações sobre o curso - programa, cronograma, valor do curso (bem acessível) e link para inscrição - podem ser acessadas a partir do seguinte link que consta da plataforma Sympla: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234. Se você não puder assistir às aulas ao vivo, não se preocupe: você terá acesso às aulas gravadas e poderá assistir a elas conforme sua disponibilidade. Por fim, vale reiterar que o curso tem um valor bastante democrático e acessível. Um grande abraço!
Valeu, professor! Reassisti o filme ontem, lembrei que tinha resenha aqui.
Maravilha, Arturo, um abraço!
Já vi duas vezes esse filme, professor. Mas depois dessa análise vou ver com outros olhares. Excelente resenha!
Kleriton, muito obrigado, meu amigo! Seja sempre muito bem-vindo. Caro, eu aproveito para convidar você a se inscrever no curso sobre "Crime e castigo", do mestre Dostoiévski, que eu vou ministrar a partir do dia 15 de outubro. O curso será ministrado pela plataforma Zoom, Kleriton, e tem um valor bastante democrático e acessível, como você poderá ver. Aqui vai o link para a inscrição no curso a partir da plataforma Sympla: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234. Lá você vai encontrar o programa completo do curso e a discriminação das atividades aula a aula. Um abraço, Kleriton, e conto com você como aluno.
Tô adorando essas resenhas do canal
Que bom, Angélica - e olha que ainda não completamos 2 meses :-) Daqui a pouco, serão 2 anos. Um forte abraço!
Outro do Woody Allen de que gostei muito com cenários europeus foi o “Para Roma, com Amor”. Tem umas sacadas muito interessantes.
Ainda farei resenhas sobre outros filmes de Woody Allen, Sandrinha, pode esperar. Gosto muito de "Meia-noite em Paris", "Crimes e pecados" e "O sonho de Cassandra". Um abraço!
Ótima reflexão
Excelente
Muito obrigado, um abraço!
Incrível!
Um abraço!
Análise cirúrgica. Parabéns!!
Ótima resenha!
Muito obrigado, Roberta, um abraço!
Melhor canal do RUclips! Um privilégio!
Muito obrigado, Luan. Um abraço, amigo, e seja sempre bem-vindo!
Olá Flavio, mais uma excelente.
Caro paesano Vazzoler, muitíssimo obrigado por sempre acompanhar o meu trabalho com afinco. Marco, você sabe que minha dentista é sua afilhada? Ela entrou em contato com você. Ficamos muito contentes em nos dar conta, na semana passada, dos entrelaçamentos deste mundão de Deus :-) Meui caro, quero aproveitar a deixa para te convidar a se inscrever em meu novo curso, a ser ministrado pela plataforma Zoom, a respeito do romance "Crime e castigo", de Dostoiévski. Valor acessível e democrático, Marco, e aulas que podem ser vistas ao vivo ou gravadas, a depender da sua disponibilidade. Aqui vai o link para o curso: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234. Conto com você como aluno, paesano, e estenda o convite para sua esposa e sua filha/minha ex-aluna. Um grande abraço!
Excelente análise Prof. Outro filme do Wody allen que acredito se debruçar bastante sobre essa temática é o Homem irracional, quem sabe não vemos uma resenha dele por aqui também hein? vlw pela explanação, os conteúdos dos vídeos estão ótimos.
Sugestão anotada, Leonardo. Para não repetir autores/as e diretores/as, pode levar um tempo para Woody Allen retornar, mas, no futuro, isso acontecerá, sim. Meu caro, que tal se tornar membro humanista aqui do canal? Segundo sua possibilidade, você contribuiria para este projeto youtúbico de universidade aberta. Aqui vai o link: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - um abraço!
Resenha maravilhosa! Parabéns!!! Ganhou uma inscrita! 😊
Muito obrigado, Daniela, um abraço! P.S.: Ministrei um curso sobre Dostoiévski e Woody Allen (valor acessível). Se quiser ter acesso às gravações das aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Professor muito boa sua resenha, foi de muito auxílio para mim👏💙 peço que se possível me responda qual a relação do filme com a teoria neoclássica da Administração?
Olá, Elaine! Tudo bem? Muito obrigado! Amanhã, 23/10/21, terá início um curso sobre Dostoiévski e 4 grandes cineastas: Ingmar Bergman, Lars von Trier, Coppola e Woody Allen. Falarei, justamente, sobre "Match Point" e "Crime e Castigo", então você poderá acompanhar o aprofundamento da discussão a que sua pergunta remete. Para se inscrever no curso, que tem valor acessível e cujas aulas acontecerão pelo Zoom, acesse a página da plataforma Sympla a partir do seguinte link: www.sympla.com.br/se-deus-nao-existe-tudo-e-permitido-dostoievski-bergman-von-trier-coppola-e-woody-allen__1367289 - ademais, inscrevendo-se nesse curso, você poderá ter acesso a um outro curso que já ministrei sobre as obras de Dostoiévski (por exemplo, ao curso sobre "Crime e castigo"). Conto com você como aluna, um abraço!
Excelente análise!! 👏👏
Muito obrigado, querida! Vi que você se inscreveu no curso sobre "Crime e castigo": seja MUITO bem-vinda. Grande abraço! (E hoje, às 19h, tem Café com Vassoler, ao vivo, sobre o seguinte tema: "Por que ler os clássicos russos?".)
@ Não perderei por nada 😍😁.
Querido professor,sobre o imponderável...fico imaginando o fator "roleta russa",no qual a incerteza remete a caminhos desejados mas desconhecidos.E o instrumentalizar encobre um desejo de pertencer.E suas escolhas que aparecem no conjunto.
Como o canalha Chris Wilton, protagonista de "Match Point", diz no início, nós realmente temos dificuldade em aceitar a importância da sorte e do acaso em nossas vidas. Espiritualmente, como você sabe, não posso concordar com isso. Mas, se pensar nos termos niilistas da personagem, isso faz, tragicamente, bastante sentido. Que horror! Um grande abraço, querida!
Concordo, a vida é surpreendente mesmo🦋
Excelente resenha, mestre. Eu não havia percebido a questão do colonialismo subjacente à trama. Uma questão: Me parece que Mach Point é uma releitura de Crimes e Pecados, concorda? Gde abraço!
Olá, Flávio! Tudo bom? Muito obrigado, meu caro. "Crimes e pecados" traz aquilo que eu chamo de "divisão letal do trabalho": o oftalmologista encomenda a morte ao assassino de aluguel. Chris Wilton sintetiza, em si, o plano e a consecução. Então, há uma diferença estrutural entre as tramas, apesar de ambas serem galhos do mesmo tronco chamado "Crime e castigo". Por sinal, xará Flávio, aproveito a deixa para convidar você a se inscrever em meu novo curso sobre "Crime e castigo" que vou ministrar, a partir do dia 15/10, pelo Zoom. O curso tem valor bastante democrático e acessível, meu caro, e as aulas, ministradas ao vivo, também poderão ser acompanhadas em gravações, caso os horários em tempo real não lhe sejam viáveis. Aqui vai o link para a plataforma Sympla, Flávio, a partir do qual você encontrará o programa do curso e o link para fazer a inscrição: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234. Conto com você como aluno do curso, amigo. Um abraço!
Não assisti o filme, más li Crime e Castigo, depois da explicação e a semelhança, entre ambos, vou assistir ao filme . parabéns por essa resenha.AMEI.
Minha eterna amiga, tudo bom? Lolinha, eu vou te mandar o convite para o curso sobre "Crime e castigo" logo, logo. Um grande abraço!
Assistie esse filme faz tempo o que o homem tem de sorte a mulher tem de azar
Gostei muinto do filme mais fiquei chatiada como as vezes mulheres se deicham levar por cituações nao ruins a acaba perdendo a vida
assistir este filme e gostei! agora, sua dissertação sobre o mesmo, não existirá outra igual. acredito, sim.🎾
Se em “Crimes e pecados” havia desgosto algum arrependimento para o assassinato, 15 anos depois em “Match Point”, a falta de moralidade do protagonista já o libera destes sentimentos… Tristes tempos estes onde os fins justificam os meios…
Tristíssimos, Andrea. Um abraço!
Gostei Muito
Muito obrigado, Eliane. Um abraço, querida!
Oi, Flávio! Você está seguindo algum critério específico para definir quais os filmes serão resenhados aqui no canal? A gente pode sugerir uma listinha para entrar na fila? Kkkkk
Oi, querida! Tudo bom? Por ora, estou privilegiando os filmes dos diretores mais clássicos e consagrados, além de filmes com forte repercussão, como "A onda", que será resenhado depois de "Django livre", do Tarantino. E é claro que você pode fazer sugestões, elas serão devidamente anotadas. Um grande abraço! (P.S.: Logo todas as pessoas que se inscreveram no curso receberão o e-mail de boas-vindas :-)
@ Que bom! A Onda é um filme muito oportuno no momento, tendo em vista a conjuntura política que estamos enfrentando.
Ja vi e tenho q ver de novo depois disso. Tem um outro filme do Woody Alen que aparece o livro O Idiota. Sinal de que ele gosta de Dostoievski mesmo
Querida Vânia! Tudo bom? Minha amiga, muito obrigado por acompanhar o meu trabalho sempre com bastante afinco. Vânia, eu aproveito a deixa dostoievskiana para te convidar para o curso que vou ministrar, pela plataforma Zoom, sobre "Crime e castigo", do mestre Fiódor Dostoiévski. O valor do curso é bastante democrático, Vânia, e te deixo aqui o link, a partir da plataforma Sympla, para você fazer sua inscrição: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234. Convide a Dani para o curso também, Vânia. As vagas estão sendo ocupadas rapidamente, então garanta a sua :-) Um abraço!
Flávio Ricardo Vassoler a sim to querendo fazer sim. Uma ótima oportunidade!
@@vaniaazevedocardoso3184, querida, então conto com você como aluna, a inscrição te chama :-) Um forte abraço!
Professor, o que seria niilismo?
Kleriton, o niilismo tem uma longa tradição e uma série de acepções. Você pode ler a obra "Pais e filhos", de Turguêniev, para encontrar, na manjedoura mesma do termo, uma dimensão algo positiva de niilismo, termo que vem de "nihil", isto é, "nada", e que diz respeito à destruição do velho (a contradição contra a tradição) para o soerguimento do novo, como quem incendeia um terreno para fazer florescer uma nova colheita. No sentido de "Match Point", o niilismo tem uma acepção diversa: Chris Wilton subverte todas e quaisquer concepções ético-morais para buscar, como um míssil teleguiado, o seu objetivo de se tornar um figurão da alta burguesia londrina. Assim, o niilismo figura o relativismo radical e dá o tom para a dimensão de que, não importam os obstáculos (ainda que se trate de seres humanos), pois tudo, para o niilista Chris Wilton, é permitido. Um grande abraço, Kleriton!
@ Muito obrigado pela indicação, explicação e atenção em responder.
@@kleritonalbuquerque7827, conte comigo, amigo. Um abraço!
Inegável em um contexto subliminar, pensando aqui,se essas mulheres são referenciais aos arquétipos da vida de Woody Allen...dramas intensos,escuros, inconcebíveis,niilistas mesmo.
Patrícia, nesse caso, querida, eu creio que devemos ter bastante cuidado para não fazermos associações imediatas entre vida e obra. Infelizmente, muitos seres humanos se portam como mercadorias, tais como as personagens masculinas e femininas de "Match Point". Mas isso não significa, imediatamente, que Woody Allen assim o seja, é claro. O artista pode fazer um diagnóstico de época - ele está imerso nessa época, mas pode haver uma lancinante crítica em sua mensagem. Um abraço!
Sim professor,é preciso cautela sim,lembrei um pouco de Parasita também, gratidão viu.
Nunca quis assistir Woody Allen porque achava de muito mau gosto, antipático .....
Só depois de muito tempo tive coragem de ver um filme, filme bobo, sobre assassinato encomendado por um tio que tinha feito falcatrua e queria eliminar seu inimigo honesto que o denunciava, daí o tio pega dois sobrinhos pra isso...
Rapaz... Esse filme bobo me fez ver que Woody não pode ser subestimado como diretor e artista. Tive de dizer que era original e teria de ver mais filmes dele.
Assim que me rendi a essa genialidade do Woody.
Vi outros e certamente esse Match Point é mais um da minha lista
Bela resenha
Woody Allen é sensível ao passar uma ideia, enxerga possibilidades de leitura.
É um bom diretor, Leandro, sem dúvida. Um abraço!