Olha, falo por mim e minhas reflexões sobre nossa auto liberdade. A pior prisão é aquela que não tem muros nem correntes ou grades e achamos que podemos fugir, mas que no fundo estamos aprisionados na ideia de algo, alguém ou alguma coisa. Penso no auto aborto, no suicídio. Não posso tirar minha própria vida porque senão... Isso, aquilo, aquilo outro. Ora, se não posso deliberar sobre minha própria existência, então só refém de uma condição que me aprisiona. No entanto, o que é pior, é que o suicida ainda é penalizado e condenado por ser algoz de si mesmo. Se o suicida comete o ato por extrema angústia e desespero, logo ele é vítima e não pode carregar um fardo pior que a própria desgraça e decisão infeliz. Se o suicida comete o ato por profunda deliberação e pelas condições naturais da existência (velhice, senilidade, estorvo, etc) logo está consciente do próprio processo e da inevitabilidade da morte, portanto o desencarne premeditado deve ser uma libertação e não um aprisionamento de ordem sobrenatural, que diga-se de passagem, nem é algo que nos reconforta realmente, porque há a possibilidade de ser um nada, ser uma desgraça ou ser um paraíso no pós vida. Mas isso é uma loteria.
@@vagnerrodrigues5606 Obrigado pela associação de que o suicídio é uma espécie de auto aborto! Não sei se já leu, mas recomendo o livro de James Hillman: Suicídio e Alma.. Abraços Waldemar
Sempre espetacular Waldemar! Sou suspeita pra falar de seus ensinamentos, mas neste video, acho que houve coisas que poderiam desinformar mais do que informar! Não sei se à certa altura não se criou um estigma para com o adotado! Gostaria muito de poder discutir isto com vc! Sei que seria enriquecedor!!
@@laczlacz7248 Adorei essa metáfora de usarmos óculos flutuantes para vermos, com a alma, que imagino ser uma energia dinâmica, integrativa, plural, diversificada e flutuante, por se antagonizar com qualquer unilateralidade, absolutista e estática.. Valeu Waldemar Magaldi - IJEP
Excelente convite à reflexão. Temas tão profundos abordados de forma clara e tocante.
Valeu Waldemar! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Uma rede de referências para reflexões de muito valor, professor. Muito obrigada.
Gratidão pela iluminação do tema na minha consciência.
Fala muito necessária. Obrigada professor 🙏
Maravilhosa reflexão. Incríveis inversões de nossos e de todos os tempos.
Reflexões importantíssimas. Abrindo nossos olhos para uma realidade encoberta/ou manipulada.
Como sempre, Professor Magaldi traz reflexões muito pertinentes...
Olha, falo por mim e minhas reflexões sobre nossa auto liberdade.
A pior prisão é aquela que não tem muros nem correntes ou grades e achamos que podemos fugir, mas que no fundo estamos aprisionados na ideia de algo, alguém ou alguma coisa.
Penso no auto aborto, no suicídio. Não posso tirar minha própria vida porque senão... Isso, aquilo, aquilo outro.
Ora, se não posso deliberar sobre minha própria existência, então só refém de uma condição que me aprisiona. No entanto, o que é pior, é que o suicida ainda é penalizado e condenado por ser algoz de si mesmo.
Se o suicida comete o ato por extrema angústia e desespero, logo ele é vítima e não pode carregar um fardo pior que a própria desgraça e decisão infeliz.
Se o suicida comete o ato por profunda deliberação e pelas condições naturais da existência (velhice, senilidade, estorvo, etc) logo está consciente do próprio processo e da inevitabilidade da morte, portanto o desencarne premeditado deve ser uma libertação e não um aprisionamento de ordem sobrenatural, que diga-se de passagem, nem é algo que nos reconforta realmente, porque há a possibilidade de ser um nada, ser uma desgraça ou ser um paraíso no pós vida.
Mas isso é uma loteria.
@@vagnerrodrigues5606
Obrigado pela associação de que o suicídio é uma espécie de auto aborto!
Não sei se já leu, mas recomendo o livro de James Hillman: Suicídio e Alma..
Abraços
Waldemar
Que vídeo importante. Entender e falar sobre, discutir e repensar, independente das nossas convicções pessoais.
Excelente vídeo! Grata pelas indicações.
Excelente vídeo, tema necessário. Movimentos de retrocesso, tão bem descritos por Jung em Presente e Futuro. Obrigado pelo vídeo!
Excelente video! Obrigado, Wal!
Sempre espetacular Waldemar! Sou suspeita pra falar de seus ensinamentos, mas neste video, acho que houve coisas que poderiam desinformar mais do que informar! Não sei se à certa altura não se criou um estigma para com o adotado! Gostaria muito de poder discutir isto com vc! Sei que seria enriquecedor!!
Parabéns professor Magaldi! Temas muito contemporâneos e importantes! 👏
Dr Waldemar Magaldi - como faço para conectar-me com
Vocês e verificar a possibilidade de fazer uma Formação no IJEP.
Bom dia .
ÓCULOS FLUTUANTES!!!!😂
@@laczlacz7248
Adorei essa metáfora de usarmos óculos flutuantes para vermos, com a alma, que imagino ser uma energia dinâmica, integrativa, plural, diversificada e flutuante, por se antagonizar com qualquer unilateralidade, absolutista e estática..
Valeu
Waldemar Magaldi - IJEP
Passa pano para estuprador chapa ?!