Folha Explica os desafios da educação de surdos
HTML-код
- Опубликовано: 2 ноя 2024
- Os desafios para a formação educacional dos surdos: esse foi o tema da Redação do Enem de 2017.
A repercussão trouxe à tona a negligência com essa parte da população. Segundo o IBGE, dos 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, apenas 700 mil usam libras (língua brasileira de sinais) para se comunicar.
Além dos surdos que usam os sinais, há os que nascem surdos e aprendem a falar, chamados de oralizados.
Há os bilíngues e aqueles que perderam audição, mas sabiam falar antes. Há também surdos que não usam português, nem libras.
Ser surdo de nascença e se oralizar ou aprender libras vai depender de cada pessoa, depende dos acessos, das oportunidades, como mostra esse vídeo.
Assine a TVFolha
goo.gl/EBg4ag
Facebook
/ folhadesp
Instagram
/ folhadespaulo
A TV Folha poderia começar dando o exemplo colocando legenda em Libras como fez nesse vídeo em todos os demais vídeos né? Afinal, surdo não quer só entender a notícia sobre surdez, ele tem direito à informação como qualquer outra pessoa.
Não existe legenda em Libras. O que se poderia colocar é a Legenda em Português Escrito. Tendo a tela wipe (janela) onde se tem a presença do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais já é um grande recurso de acessibilidade.
"O primeiro passo não é procurar a arte da inclusão perfeita.
O primeiro passo é procurar as atitudes, junto com os alunos, junto com as famílias, que possam trazer essa criança para ser incluída em sala de aula.
Sao várias vertentes que a gente pode usar, mas a base de tudo é a atitude de querer incluir, de querer que o aluno seja parte da turma, e esse é o mais difícil."
😢🙌🏽🙏🏽📝🚀🎯⛪📖
Deve ter sido uma Bad pra quem escreveu a redação, sobre "Inclusão", quando o tema era "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" muito fácil fugir ao tema.
jhonstorleth mas pra eles se formarem no ensino acadêmico eles precisam pelo menos estar incluídos no cenário escolar, certo?
Gostei da reportagem, parabéns! Nós intérpretes, surdos e familiares batalhamos em pról da língua de sinais. Porém o editor do vídeo pecou em determinados momentos em que a pessoa surda sinalizava não houve tradução! No mais, usarei esse vídeo em minhas aulas
O governo era pra olhar mais pra essas pessoas, e tomar uma atitude, começando pelas escolas e com cursos para que assim, as pessoas que são deficiente auditivas não seja extremamente excluídas no mundo.
👏👏👏
Agora atualizaram os termos para ficar mais coerentes e certos. Para quem ainda não sabem ou porque não obteram certos informações, aí aproveito para informar a todos vocês, só umas dicas, não se usa mais 'linguagem' e sim 'língua', porque é assim, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, etc. Então Língua de sinais também, compreende? Como chamar uma pessoa surda? Portadora de necessidades especiais? Não, porque não possuem as necessidades especiais, nem são portadoras, são apenas pessoas que não escutam ou perderam audição, dependendo da sua situação e do seu tipo de grau de audição, ou seja são D.A (Deficiência Auditiva) ou melhor, de preferência, Surdos(as). Pois, para tirar alguma dúvidas sobre pessoas que tem sua "deficiência" nas diversas áreas, como educação, política, saúde, etc., corretor dizer, usar é PCD (Pessoa Com Deficiência).
Maravilhoso parabéns folha 🎉
Todo o corpo docente e discente da escola tem de trabalhar em conjunto para que o aluno não se sinta excluído dos demais. A pessoa que ficará com ele deverá sempre sentar de frente para ele e interpretar o que a professora fala com sinais,, gestos, ou a linguagem de sinais LIBRA. Nunca fale de lado ou de costa para ele, pois o mesmo não irá entender nada. Tem alguns que conseguem fazer leitura labial, mas não são todos. è necessário falar palavras simples e pausadamente para que possa absorver e compreender o que esta sendo dito.
Toda a comunidade escolar tem de se envolver para o bom aprendizado dele.
Vídeo curto, porém fortíssimo! Parabéns!
A linguagem é ampla, e incluir os surdos no processo do ensino formal o possibilita a possibilidades. LIBRAS é a ponte.
fiz essa redação do anem e hoje estou na faculdade de ADM com a matéria:
TÓPICOS ESPECIAIS: LIBRAS E INCLUSÃO
Parabéns por pronunciar de forma correta Língua brasileira de sinais. Muitas pessoas usam linguagem de sinais forma incorreta de se referir a língua brasileira de sinais.
Tem lei e não está sendo
cumprida libras nas escolas... a tecnologia está aí surdo pode sim está no mercado de trabalho ...
Todos falam mas na realidade os governantes não estão nem aí. Nas ruas eu não vejo nada de bom e útil para quem tem qualquer problema.
lindamente abordado. TV FOLHA
Parabéns pela reportagem! Pelo jeito me fodi na redação.
O universo do surdo precisa ser mais valorizado, informações precisam ser mais divulgadas para o conhecimento .
Precisa melhorar a janela do intérprete de libras.
Sensacional !!
Excelente 👏
Excelente aula parabéns 😄😄😄
Parabéns pela matéria, folha 👏👏
Interessantíssimo.
Aula maravilhosa!
concordo plenamente com Cleide Alves,infelizmente ,escolas e a propria sociedade(não ve o caso do rapaz que queria visitar amiga no prédio? Acessibilidade é só p cadeirante ou deficientes físicos?) não estão preparadas para inclusão. Vídeo esclarecedor!
Muito bom!!
👏👏👏
Falaram " bonito ", mas ñ disseram nada de novo. Nenhuma proposta de solução. Perdi meu tempo vendo esse vídeo.
Um erro muito grande das escolas e principalmente do governo é não ensinar libras nas escolas públicas e particulares. Até porque libras também é uma linguagem de se comunicar, então se é uma forma de ser comunicar por quê? Não se aplica essa forma de comunicação? Por quê é como a mulher falou no vídeo, isso é falta de inclusão, que acaba como sendo excluído as pessoas que são deficiente auditivas nas escolas públicas.
Agora precisa é adequar a avaliação da inclusão acrescentando uma opção de avaliação para os surdos e para demais que fazem parte da inclusão, que não estão incluídos no processo avaliativo democrático para eles. Libras é fundamental porque libras é a fala do surdo depois ele pode ou não conseguir aprender a Língua Portuguesa.
Agora não adianta mais, Enem já passou.
Minha opinião respeito disso por UM surdo numa sala com 40 alunos ouvintes, dizendo que é inclusão rsrs, piada isso Injustiça com Surdos
Parabéns, Paulo Saldaña!
Você conseguiu de forma rápida, porém abrangente informar acerca desse tema tão importante e, ao mesmo tempo, tão pouco difundido e até negligenciado pelas nossas autoridades e sociedade. Gosto de dizer que Libras não é "Legal!". É necessária.
Surdo não é peça em exposição. É ser humano.
E não é coitadinho. Tem dificuldades específicas que precisam ser consideradas e solucionadas.
A omissão da sociedade é demonstrada pela falta de acessibilidade do surdo em seu próprio país.
A omissão do Governo é demonstrada no descaso em colocar em prática a Lei que afirma ser Libras a segunda língua do Brasil.
Por que Libras ainda não é ensinada desde a alfabetização de ouvintes?
Por que o brasileiro continua acreditando que Inglês é a segunda língua do Brasil?
Por que o surdo tem que buscar escolas especializadas, quando a Lei afirma que deve haver intérprete dentro da sala de aula para atendê-lo?
Por que os diretores, professores e demais profissionais da área da Educação trabalham em escolas sem terem a Libras nas pontas dos dedos? Isso sem falar de todos os outros setores da sociedade, nos quais o surdo não consegue ser entendido.
Não se muda esse quadro apenas com uma bonita Lei no papel ou uma vontade de ajudar.
Enquanto o Governo acha que já fez muito assinando a Lei, aprender Libras é fundamental. Assim, o surdo viverá melhor, a família do surdo viverá melhor. Porque a sociedade mudará seu conceito e atitudes em relação a acessibiidade do Deficiente Auditivo, do Surdo, do Mudo, do Surdo Oralizado. Deus te abençoe . 😘❤🙌
O caso é mais serio do que eu pensava,o nome disso é faltar com respeito com os surdos,com uma lingua de tanta importancia para comunicaçao dos surdos e ouvintes,sinceramento,o lei mediocre..sem respeito
Escola bilingue já!
Estou terminando a minha faculdade de educação física e 90% da minha sala não sabe nem ao menos socializar pessoas com deficiência, agora imagina surdos que necessita de cuidados na linguagem, estou dando um exemplo com 40 pessoas....imagina quantos professores têm por ai
Vir que vc também não aprendeu kk não se diz deficiência se diz necessidade especial .
Agora atualizaram os termos para ficar mais coerentes e certos. Aproveito para informar a todos vocês, só umas dicas, não se usa mais 'linguagem' e sim 'língua', porque é assim, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, etc. Então Língua de sinais também, compreende? Como chamar uma pessoa surda? Portadora de necessidades especiais? Não, porque não possuem as necessidades especiais, nem são portadoras, são apenas pessoas que não escutam ou perderam audição, dependendo da sua situação e do seu tipo de grau de audição, ou seja são D.A (Deficiência Auditiva) ou melhor, surdos(as). Pois, para tirar alguma dúvidas sobre pessoas que tem sua "deficiência" nas diversas áreas, como educação, política, saúde, etc., corretor dizer, usar é PCD (Pessoa Com Deficiência).
Eu passei por iso
Boa respeito interprete do Libras precisar surdos, porque difícil assim pouco ajuda para ensinar
Não existe inclusão mesmo! Só exclusão!!!!!
0l
0l