As raízes Negro Africanas do Tango argentino
HTML-код
- Опубликовано: 25 ноя 2024
- ✏️Matrícule agora no Curso de Introdução a História da África. - go.hotmart.com...
Apoie o canal Caçador de Histórias : PIX: afrohistorica@gmail.com
Adquira o nosso livro📕E-book: Introdução à História do Reino do Kongo - Adquira já o seu! chk.eduzz.com/...
Junte se a nossa Comunidade de Estudos Históricos Africanos. Clique no link: chat.whatsapp....
Aulas e Palestras / Contato pelo telefone: +55 (34) 9 9115 6930 ou pelo E-mail : afrohistorica@gmail.com
🤲🏾Apoie o canal Caçador de Histórias para que possamos continuar trazendo à tona a História da África e dos Afrodescendentes: apoia.se/histo...
🔎Conheça o perfil do Professor Flávio Muniz : www.flaviomuniz.pro.br
Referências
Do Congo ao Tango: associativismo, lazer e identidades entre os afroportenhos na segunda metade do século XIX
www.unesco.org...
indyweek.com/c...
transpanish.bi...
buenosaires.go...
anaforas.fic.e...
www.labrujatan...
www.tangomaste...
www.cultura.go...
issues.apertur...
La historia negra del tango - www.nacionmult...
lafolkargentin...
www.brasildefa...
www.cultura.go...
Registers of African-derived lexicon in Uruguay: etymologies, demography and semantic change Laura Álvarez López / Magdalena Coll
No primeiro ano da faculdade, no curso de RI na USP, na época, o professor de história, um argentino branco disse em toda sala: o Tango é criação do povo preto que veio do continente africano. Eu como africano que sou e não sabia da informação, fiquei atônito e ao mesmo muito feliz.
@@atlas567 Sim, o Tango é Europeu tal como o antigo Egípto fora governada por europeus. Vai catar outra coisa para fazer. Essa informação de que o Tango foi criado pelos africanos foi dito por um argentino branco filho de italianos e não por mim, então quem tu és para falar que o Tango é dos Europeus? Pochas, o vídeo do professor trouxe bibliografia e fatos históricos para sustentar a tese, mas tu continuas preso neste pensamento de superioridade europeia, vai estudar.
@@mosifabumi2613Deixa esse nazi racista urrando ! Nem identificação tem !
No sul do continente americano, o Tango e o Samba e Capoeira, no meio o Reggae e ritmos caribenhos, ao norte o Blues e o Rock...
A música e dança Americana é toda Negro Africana.
Na América do Sul também tem a Cúmbia e a Lambada
Presado professor. Amo Musica, dança e etc. desde menina.Sou do Rio Grande do Sul. Com minhas madrinhas de origem espanholas tive oportunidade de aprender musica, danças. Só não continuei, porque papai era transferido. Mas o amor pela arte permaneceu.❤ Uma ocasião, tem um bom tempo. Comententei, que o tango tinha sua origem nos povos africanos. Fui chacota. Apesar que esse comentário ter ocorrido a bastante tempo, vou procurar nas livrarias os livros. Vou apresentar aos incultos que não sou senil. Rsrs.😅 Sou uma apaixonada por história e leio muito. Muito obrigada. Abri seu vidio por acaso e assisti sua aula fantástica. SÓ Gratidão.🙏🙏
Que lindo trabalho professor, um resgate precioso da história do tango e principalmente suas raízes na cultura negra!! Amei❤
Muito obrigado
Somos tão geniais que os nossos irmãos brancos sempre se questionaram de onde vem tanto talento.
Isso é fato!
@@atlas567n vem n
@@atlas567 talvez foi pq os brancos sempre imitaram ou tentaram fazer uma versão avançada do ritmo sendo este africano,afinal são conhecidos como apropriadores de culturas, inclusive da cultura negra N POSSO FAZER NADA UE!
@@atlas567 vem n
Não existem irmãos brancos!!!!!!!Não existem irmãos asiáticos, irmão negros, irmãos turcos, irmãos indígenas etc.., Apenas existem seres de Luz, que aqui nesse planeta são irmãos humanos de jornada, todos somos um espírito de Luz, esses corpos pesados e densos, são apenas um traje tecnológico desenvolvido por inteligências superiores, para seres de Luz viessem realizar suas missões, evoluírem, e aprendizado! A genialidade de alguns seres de Luz, se deve ao fato de terem vindo outros lugares no universo, o espírito não desaprende suas habilidades, apenas adquire mais destreza e conhecimento!
Nossa eu nuca imaginei que o tango era de origem africano, que bacana!!! Como eu muitos pensam que a danca tango e de origem europeia!!
Eu já fiz vários workshops de tango e descobri isso numa aula. Fiquei encantada!
@@elianemoreno1907 Que legal! É uma pena que não é muito divulgado p/ todos conhecerem ficou um tanto camuflado kkkk! Existe várias coisas que são de origem africana, mas nem tudo são exposto que é uma pena😥
mentira
@@atlas567 Olá boa noite!! Se é verdade ou mentiras, pouco me importa, isso não vai mudar nada na minha vida! Mas, se vc crê que é mentira, se é importante p/ vc , procure mais informações!!
Sabemos que na historia do mundo todas as grandes mentes negras foram apagadas da história, tiveram suas ideias roubadas em todas as áreas, uma prova disso é nas pirâmides do egito quando arqueologos descobriram que tinham faraós negros e tentaram apagar da história.
Material impecável, Flávio. Nunca foi negada a orgulhosa negritude do tango. É claro que as novas gerações não tenham conhecimento disso, porque o interesse delas está direcionado para outras coisas. Mas como eu sou argentino e velho, posso afirmar que o reconhecimento á raiz africana do tango sempre existiu. O tango hoje é um produto para turistas, e você não mais vai encontrar sua prática popular como era antigamente. Mas, o povão canta e dança freneticamente a Cumbia colombiana, que também é de raiz africana. Em relação à Milonga, esta modalidade é cultuada até hoje em círculos tradicionalistas uruguaios, argentinos e riograndenses. Há um tipo de milonga rural (que não é baile) amplamente conhecida nesses lugares,, onde pode se usar o improviso ( Payada), ou textos elaborados e em muitos casos refinados (como José Larralde, Alfredo Zitarrosa, Atahualpa Yupanqui, Tabaré Etcheberry, Nestor Feria e outros). Mas a milonga urbana, também tango-milonga, ao contrário da outra, é totalmente coreográfica, de ritmo mais acelerado e vibrante .Às vezes com letras humoradas ou irónicas (Milonga Sentimental, El Firulete, Silueta Porteña, Taquito Militar,etc.) e muitas vezes executadas só instrumental nos bailes antigos. Tango, milonga, candombe, cumbia, samba, maxixe, boi bumba, habanera, jongo, jazz... e outros. Sem África a música popular não existe. Abraço !!
Que honra resceber este comentário. Muitissímo obrigado por esta rica informação.
@@HistoriadaAfrica A honra é toda minha. Mas aproveito para adicionar outro comentário: Todo mundo sabe que Carlos Gardel foi o maior intérprete vocal da música popular rioplatense. Teve uma fase da sua carreira em que era acompanhado por grandes violonistas em suas gravações e apresentações nacionais e internacionais. Aguilar, Riverol, Ricardo e Barbieri. Pois é !!! Este Barbieri foi um tremendo maestro do violão, autor, compositor, ator. O próprio Gardel gravou 32 canções dele. Adivinha por que era chamado de "El Negro Barbieri" ? Sim, este artista gigante era um portenho afrodescendente. Morreu junto com Gardel no acidente de avião do 24 de junho de 1935 em Medellín, Colômbia.
@@diegojourdan8911Isto sim é uma contribuição importante ! Informação que , pelo menos eu , nem imaginava ! Obrigado , Deus te proteja !
Eu amei o seu rico comentário .❤ Como é bom ler comentários de pessoa bem informado.❤💋 Luana.
É so verem a kizomba de Angola
milongo em kimbundu lingua Angolana quer dizer remedio ( para tratamemto)
Tanga em kimbundu quer dizer pano,
Kandombe....
Malamba em kimbundu lingua Angolana quer dizer pensamentos
Caramba! Eu sempre me emocionei ao ouvir tango. A dramaticidade e a passionalidade sempre me chamaram a atenção. Eu jamais imaginaria a origem africana do tango e jamais ouvi falar sobre o grande Gabino Ezeiza.
Num dos teus vídeos eu comentei que o Tango é o Samba tinham raízes comuns, como já fui dançarino e adorava o tango e o samba bailado por casais compartilhavam os mesmos passos, quem dança um consegue dançar o outro com relativa facilidade, desfrutam das mesmas raízes.
Que honra! Considere este vídeo em sua homenagem.
@@atlas567Se não conheces a influência da cultura africana na sociedade e na cultura portenha, incluindo a forte contribuição para a formação do Tango, tanto musical como coreográfico, vá estudar que cultura não faz mau algum.
Saudações cordiais, começo por agradecer por essa linda Aula, eu sou Angolano, nasci em Luanda mas minha mãe tem origens do Congo ela nasceu lá por tanto eu sei falar Lingala que é a língua falada no Congo, palavra ," Matanga" quer dizer óbito em Lingala.
Um abraço TMJ
Obrigado.
Que maravilha de informação! Como tudo, fica claro da influência dos nossos ancestrais em todos os aspectos da sociedade! Admirando este canal! Obrigada por esta informação!
Há um filme de Carlos Saura, chamado Tango, onde encontramos essa música.
Ontem, 09set23, eu fiquei procurando no seu canal, algum assunto referente a influência dos negros no tango e hoje você postou esse vídeo sobre o tango e a influência dos negros no tango! Parabéns, eu tinha esperança que um dia alguém iria falar sobre esse assunto 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@atlas567 fala besteira não POR FAVOR.espero que não seja da turma dos "chamadores de ET" . ABRAÇO
@@atlas567 bem antes desse video do "professor , eu já sabía disso só não tinha visto NINGUÉM falar aliás tem um video de um argentino BRANCO falando o mesmo. Boa semana.
Tambem pode falar da origem das musicas candombe e murgas africana no carnaval do uruguai, ya que está explorando as culturas e musicas do rio da prata.
Abraço do Uruguai..
Obrigado pela sugestão. Anotado.
Abraços direto do Brasil.
Maravilha de vídeo professor! Fui eu quem comentei sobre isso no seu vídeo sobre escravidão na Argentina... Obrigado pela rápida resposta! 😁🙌🏽💯💫
Considere em sua homenagem. Obrigado
@@HistoriadaAfrica Uma honra pra mim! Vou compartilhar nos grupos de tango que participo!
@@atlas567Você que nem se identifica éque procura desqualificar o professor ! Deve ter mais conhecimentos que ele , não é sabichão ? 6:44
Parabéns pela sua dedicação em contar com muita sabedoria e sem revanchismo a história da cultura negra. Gosto muito da maneira como você adota seus temas e fala com muita propriedade. Parabéns.
@tvvitoraco5886 O que seria "revanchismo" a história da cultura negra?
@@blimp100 Não. A história da cultura negra é belíssima e tem que ser contada sim. Até por que ela é pouco explorada. A cultura negra, a história dos povos negros, sua participação social e econômica não são divulgada pela grande mídia. Ainda bem que existe canais como o seu para divulgar a história dos negros no Brasil e no mundo. Estou aprendendo e muito com seus vídeos. Depois que descobri seu canal não perco um documentário. Você tá de parabéns.
Conta a história de forma científica e didática. Você tá de parabéns.
Mais um importante trabalho de desconstrução. Que o mestre me corrija, se eu estiver equivocado, mas a evolução do Tango é semelhante à que se deu com o Rock que se desenvolveu a partir de uma mistura de estilos como o Blues, Rhythm and Blues e o Gospel que têm profundas raízes na comunidade negra. Obrigado. Compartilhado.
Excelente análise. Muito orgulho.
LOUVADO SEJA O CRIADOR DA VIDA 👑🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊O IMPORTANTE É QUE FIQUEM COM O CRIADOR DA VIDA. 🧚🏽♂️🧚🏽♀️🐞🌹🦄
Sensacional!
👍🏿Canal absolutamente diferenciado,de conteúdo singular, riquíssimo em suas pesquisas e informações detalhadas.
Obrigado pelo reconhecimento André.
@@HistoriadaAfrica Somos nós quem lhe agradecemos por tanto conteúdo disponibilizado.
Será muito útil no trabalho que faço com algumas crianças no meu Morro da Formiga.
Fale de lutas (artes marciais) de origens na diáspora africana em países como Colômbia, Venezuela, Martinica, Haiti, Cuba, Barbados, Trinidad e Tobago e claro, do Brasil.
Excelente tema.
@@atlas567nitidamente não entendeu o vídeo e nem o título do vídeo
@@atlas567 tá bom rsrsrsrs
@@atlas567 tu sabe tudo, até que eu gosto de ser enganado kkkkkkk
@@atlas567 tô vendo kkkkkkkk
Que maravilha eu estou aqui e isto no sabia.
Que honra.
Sabia !!!🙏🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽saludos de Chile
Quanta história apagada! Pior que estes dias estava ouvindo um tango, fiquei reflexiva: "Será que é uma dança totalmente branca?" E aí me deparo com com esse vídeo. Obrigada, professor, por contar do nosso legado. Ótima aula!
Todos os ritmos são releituras de outros anteriores. Nada é puro por que sempre têm contribuições de diversas partes.
Melhor canal da cultura negra . Sem mi-mi-mi . Estou adorando.
Muito obrigado
SEUS VIDEOS SAO OTIMOS.VOU USSA'R PARA CONVERSAR COM OS MEUS MENINOS.
q este canal chegue a milhoes d inscritos.
Questi balli sono arte sintonia sensualità trasmette tanta armonia ❤❤❤❤
Vc vai encontrar em Montevideu numa rua chamada isla de flores bairro sur lugar onde até hj se concentra a maioria dos descentes africanos e berço de um ritmo chamado candombe as origens do tango q é um ritmo de 2 cidades montevideo e Buenos Aires.
Excelente informação!
Eu não sabia que o tango era de origem africana, que maravilha!!! Obrigada professor por mais outro esclarecimento!
Hermoso!
Que lindo!!!
obrigada professor que maravilha, tango é tão lindo mais uma bela história.
Eu que agradeço
Maravilha, me delicio com os tangos de Astor Piazolla, fiquei surpreso, pela origem, pois hoje o tango ficou muito branco, enganando aos menos desavisados a sua origem, excelente trabalho.
Sim. É preciso um olhar cuidadoso com certeza.
Irmão, fez um maravilhosso trabalho!!!! ✌ amei.
Que maravilha, muito grato.
Esse trabalho é essencial no RUclips, informações de qualidade q enriquecem muito o nosso conhecimento, parabéns!
Que vídeo maravilhoso!!! adorei conhecer toda a história
Demais seu vídeo!! Eu sou músico e não fazia idéia dessa origem do Tango! Fiz uma pesquisa rápida sobre a Habanera e ela tem fama de ter uma origem "anglofrancohispanoafrocubano" que mistura ingleses, franceses, espanhóis, africanos e cubanos. É uma mistura tão interessante que o ritmo afro e o violino rasgado criam uma sintonia áspera e cheia de breques que vão ser lá na frente a força do tango! Claramente dá para ver a conexão entre Habanera e Milonga sendo a Habanera mais cortada e a Milonga mais fluida. E claramente dá para ver que na harmonia passou pela mão dos eruditos europeus que encheram de dissonâncias! O mais interessante é que parece que é algo semelhante ao que Villa-Lobos fez. Ele tinha um estudo europeu de música e ficava viajando o Brasil e misturando o popular com erudito criando obras como "trenzinho do caipira", "bachianas brasileiras" e por aí vai! E eu diria que esse "erudito" europeu é essa natureza de teorizar tudo e analisar e dissecar! E depois que fazem isso, transformam em teoria e manipulam racionalmente! Eles inventaram isso pra tudo! rsrs Excelente vídeo!! Acho que um detalhe importantissimo que valeria dizer é que esse ritmos surgem aqui na américa, misturando cultura afro e europeia, voltam para europa e fazem sucesso lá, e aí quando chega pra gente já vem tudo com nome de compositor branco europeu!! Por exemplo, a Habanera mais famosa que conhecemos é da Ópera Carmen escrita por um Francês!! Aí que parece realmente criação de europeu! Valeuuuuuuuuu
Que linda susa experiência e conhecimento.
@@HistoriadaAfrica
Ouve essa aula de Habanera:
ruclips.net/video/_1WOjprrTp8/видео.html
Depois ouve a Habanera da Carmen
ruclips.net/video/KJ_HHRJf0xg/видео.html
Basicamente trocou o bongo pelos violinos! Sem nenhuma adaptação! Claramente o mesmo ritmo!
"tá tará tá" !! Demais isso!
Eu nunca tinha encontrado um exemplo tão explícito de uma cultura influenciando outra de forma tão clara!
Obrigado professor .
Arrebentou!
Sou professora de Tango, estudo a história e o contexto cultural da música e da dança há 2 décadas.
Lendo os comentários, acho importantíssimo frisar que o vídeo está correto sim.
É muito comum quem conta a história ocultar, ou decidir frisar, apenas as informações que lhe são convenientes.
Por exemplo, onde estão as figurinas femininas na história do tango? Maestrinas, cantoras, instrumentistas, bailarinas, professoras...
Foram muitas, mas para conhecê-las, é preciso pesquisar muuuuito, não porque sua importância seja menor, mas por questões de estrutura social.
Essa é a importância de se mostrar outros lados, os lados não tão relatados, da história.
Obrigado por sua comentário professora. É necessário sim mostrar as mulheres na história do Tango. Excelente ideia para uma aula. Quem sabe pode contribuir para fazer. Abraços
Muito interessante. Gostaria de saber mais sobre a participação das mulheres na história do tango.
Gostei deste canal já mandei p minha filha parabéns p o Sr professor é um grande Axé aqui da Bahia pra vc
Uma honra.
extrema qualidade. parabéns.
Obrigado pelo elogio
Recomiendo escuchar el mas bello de los candombes, AZABACHE, cuya letra habla del tradicional barrio negro de San Telmo, de los habitantes de "La vieja Buenos Aires". Para escuchar, la mejor verdion es la de la orquesta de Miguel Calo, cantando Raul Beron. Y crease o no, existe un video muy lindo donde AZABACHE es bailado por famosa.pareja de GINGER ROGERS y FRED ASTAIRE, pero es la version de otra gran orquesta de tango los años '30, la de FRANCISCO LOMUTO.
Gracias.
Professor faz um vídeo sobre a colonização italiana na eritréia líbia & Somália
Excelente sugestão
Obrigado, por mais este vídeoesclarecedor, é um facto que já muito desconfiava, que o tango tinha origens africanas, mais nunca encontrei uma fonte que me esclarecesse com tantos detalhes e certezas🙏🙏
Sensacional , muito bem explicado e apresentado , é muito importante e super interessante ouvir fatos escondidos da História , Parabéns
Muito obrigado
Amei!
Professor Boa noite! Espero que esteja bem de saúde.
Professor poderias falar do reino dos Tchokwes em África, se realmente existiu?
Obrigado. Anotado. Obrigado pela sugestão.
Surpreendente!
Uma história bonita e tão belamente contada; o professor se superou nessa; é um prazer ouvi-lo percorer essas histórias meio lembradas, meio esquecidas.
Obrigado pelo apoio.
Muito contente de aprender sobre meu pais com você Professor!!!!
Que honra!
@@HistoriadaAfrica Estou estudando português e assim também posso aprender da história da África na região!! Obrigado.
Muitíssimo obrigado Professor.
Eu que agradeço
So good
Muito obrigada professor mais um conhecimento adquirido
Eu que agradeço
Muito interessante!
Que bom que gostou
É importante a contribuição cultural do negro nas américas.
Muito top
Gratidão!
Nossa minha cabeça explodiu agora! Que video interessante! Dança, cultura, gastronomia! Tudo veio de África! Obrigada pelo conteúdo precioso Professor. Ganhou uma nova inscrita. O RUclips me recomendou seu vídeo.
Eu que agradeço. Seja bem vinda.
Eu já sabia disso, ao ler sobre uma pesquisa de um antropólogo, muito antiga, escaneada, em língua inglesa. Oque chamam de tango era uma luta, ou firma tribal de impor um desafio em algumas tribos africanas de forma ritmada. Enquanto um avança e lança o desafio, o outro recua, e vice-versa. Tango vem da pronúncia "NGÔ" que em Quiruanda significa "Falar, dizer o direito".
Boa tarde. Uma amiga enviou um link para um vídeo seu.
Parabéns! Conteúddo de altíssima qualidade e muito bem pesquisado!
Ganhou mais um inscrito, Eu sou inscrito em poucos canais.
Só inscrito no que vale realmente a pena.
E o seu canal acaba de entrar com honras na minha lista de canais!
OBRIGADO!
Muito obrigado pelo reconhecimento
Eu sou de Buenos Aires e aprendí das origens do Tango(africanas)na escola quando era pequena.detalhe tenho 63 anos.
Muito bom video parabéns muito bom mano!!
Muito bom. Desmistificando a história.
Super!
~fantástico, profe!!!
¡Que maravilla de información, Che! ❤
Tbm tem no Brasil, no sul. Mas ficou convencionado como patrimônio da Argentina.
Quando começou o uso do bandoleon no tango ?
Nao existe história sem mistura, tudo se copia nao se cria.
Gostei, vou manter- me atento as suas publicações
Os tambores Chico, Repique e Piano do Uruguai são idênticos aos tambores Kagan, Kidi e Sogo de Gana
Parabéns. Grande contribuição. Eu tenho uma, pouco criteriosa, pesquisa sobre a origem negra do tango. Mas com outra abordagem. Aprendi muito. Grato.
Que fantástico. Compartilhe conosco será um prazer divulgar seu trabalho. Meu email é afrohistorica@gmail.com
Muito obrigado. Há muito queria assistir um canal que abordasse essa origem do tango. E tu fez isso com muita precisão. Parabéns. Excelente canal. Sucesso!!!
Tinha um professor Abubwrka do Madagascar 🇲🇬 dizia que tudo que e arte saiu do nosso continente Africa . Mesmo sendo chamada de afro-americana eu gosto de ser chamada mesmo de africana esse adjetivo aí afrodescendente não me caí bem .
Também o malambo argentino é de origem dos kwanhamas (cunene) angola
Na internet eles dizem que é indígena ou gaúcha
Gratidão 🙏
Nossa preciso de mais material para leitura. Esse conteúdo precisa ser mais divulgado. Sou dançarino de tango e ter acesso a essas informações me fazem pensar na cultura do tango com um lugar de pertencimento.
Parabéns meu caro pela sua arte.
@@atlas567, a argumentação no vídeo não lhe agrada ou são erradas?
Na segunda hipótese, qual a sua indicação de leitura sobre o assunto.
@@atlas567Meu amigo, por favor, mostre onde o professor está errado e apresente a sua base argumentativa!
Essa história de dizer que o professor está mentindo só porque você acha, enche muito o saco sabe?
E não me venha com essa historinha de HATER, que adora dizer que os outros estão errados e somente "seres iluminados" como você estão certos!
Cara mais mala!
Poderia fazer um vídeo sobre a origem do Flamenco?
Por que os argentinos dizem que o tango é uma americanização do Flamenco espanhol.
De fato são muito parecidos.
Acredito que deva ter suas raízes africanas também.
Tango não tem raiz africana, isso é uma invenção, nem provado com documentos ou imagens são! O tango tem raízes no flamenco!
@@pedroarthurbarbosa Bom, eu também acho isso.
Mas se os negros argentinos participaram do início e deram um nome africano à versão sul-americana do flamenco, mais provas devem ser apresentadas para cravar que o tango foi criado pelos afrodescendentes argentinos.
Maravilhoso teu canal professor estou aprendendo muito
Confesso que eu desconhecia estas informações.
Muito obrigada ❤
excelente. essas historias "B" sobre o passado dos maiores símbolos brancos (como o tango), que na verdade contam como aquele símbolo é na origem negro, tem um poder de transformação imensurável no discurso branco, pois lhes tira a base histórica que tanto usam pra justificar a branquitude. sou branco e quero mais vídeos como esse que mostram a verdadeira historia dos símbolos que hoje são brancos!
Obrigado pelo comentário
El tango nació en la aduana de Montevideo... los afrodescendientes fueron expulsados de BsAs en 1850. Y el candombe y la Milonga plenamente ritmos uruguayos son parte fundacional del tango....en Argentina se expandió ampliamente... Hay mucha documentación...pero la parafernalia Argentina es muy amplia
Em poucos minutos resumo denso da história do tango argentino, mas que nasceu na África, a terra das danças!
Uma informação importante . Onde tem cultura, arte , paixão , tem influência negra , na Argentina não seria diferente .
Grande Cabino Ezeiza😉😉😉😉
👏👏👏😍📚🎓🙏🙌🚀!!!
Los afrodecendientes del Río de la Plata ( argentinos y uruguayos) aportaron mucho en la cultura que dió origen al tango actual. Es innegable la presencia e influencia creativa de los afrodecendientes en la cultura rioplatense pero existe una gran diferencia entre "raíces" ( dando a entender que en Africa existía algún ritmo o alguna danza similar) e "influencias" o "aportes" en la construcción ritmica y coreográficas del tango. La "milonga" que dá origen al tango es la milonga ciudadana pues existe la milonga campera también (la palabra"milonga" existe en varios paises con significados diferentes y sin relación al ritmo musical ni a la danza). El Candonbe (muy parecido al Maracatú brasileño) tambien se incorpora al repertório tanguero. El último aporte afro al tango es el Jazz, que llega indirectamente desde Estados Unidos con Astor Piazzola
Baseado em qual pesquisa "usted" se baseia pata dizer que não existe raízes africanas do Tango? Escreva sua pesquisa e demonstre o contrário. Creio que será uma pesquisa revolucionária se puder provar que não existe raízes africanas no Tango. Claro que posteriormente há outras influências, porém não são as matrizes e sim desenvolvimentos a partir dos africanos.
Muito bom 👏👏
Dança sensual e com contato físico só poderia ser uma obra de um povo incivilizado( nem existe está palavra, kkkk). O tango, zouk, samba, todas as dancas onde o corpo fala só poderia ter toques de um povo que fala com o corpo. Parabéns pelo vídeo. Aprendi mais uma história de um povo tão sofrido e bonito por natureza
Eu que agradeço.
Aula maravilhosa!! Aprendi algo novo hoje.
Agô! Que riqueza 👏🏾🙌🏿✨
Muito bom, obrigada 🙌🏼🥰
Eu que agradeço
Muito importante o trabalho que você está fazendo. Seu conteúdo é ótimo, muito bem explicado e didático.
Algum dia você poderia falar sobre a região da Pequena África que fica no bairro da Saúde (Rio de Janeiro).
A história é interessantíssima. O Instituto dos Pretos Novos criou o circuito da Herança Africana, onde as pessoas se reúnem e são guiadas para conhecer localidades importantes, como o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, casa da Tia Ciata, o jardim suspenso que foi criado em frente a um antigo ponto de venda de escravizados, etc. Eu fiz o circuito uma vez. É muito importante nós conhecermos a história de nossos ancestrais.
Falar sobre a Pedra do Sal tambem seria interessante! O berço do Samba.
Acho que é por isso que eu gosto tanto de tango!
Quando eu tinha 13 anos durante o período cinzento da ditadura militar brasileira todos os domingos, em todas as emissoras de rádio às 8 h da manhã havia um programa do MEC narrado por Cid Moreira e um outro locutor que falava sobre as origens da música, compositores, cantores. Eu passei a gostar de ouvir.
Um dia eles falaram sobre o Tango, lembro pouco. Mas o que nunca saiu da minha cabeça foi dizerem que a palavra Tango está relacionada com o mamífero Orangotango, só não explicaram o porquê. Seria preconceito? Já que no vídeo deixa claro a influência negra sobre o ritmo?
que vídeo meu nobre, conteúdo demais em 15min
wowww
Excelente explicación, felicitaciones.
Gracias.