Moreno A Origem do Conceito

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 окт 2024

Комментарии • 629

  • @HistoriadaAfrica
    @HistoriadaAfrica  7 месяцев назад +48

    INSIDER: www.insiderstore.com.br/CacadorDeHistorias
    Cupom de desconto: AFRICA12 . Garante 15% de desconto em qualquer compra no site até o dia 31 de Março!

    • @margaretholiveira2146
      @margaretholiveira2146 7 месяцев назад

      Excelente trabalho, exposição brilhante!

    • @anazucatti
      @anazucatti Месяц назад

      Meu filho adora as roupas da insider

  • @nilsonportela3896
    @nilsonportela3896 7 месяцев назад +130

    Sou filho de um nordestino de descendência portuguesa e uma nortista indígena. Minha certidão de nascimento consta como a cor morena, o Ibge me classificou como Pardo, já fui tratado como preto por pessoas brancas e por branco por pessoas negras. De todo lado já fui discriminado.

    • @candidamaria215
      @candidamaria215 7 месяцев назад +15

      Difícil! Sinto muito, a diversidade étnica brasileira precisa ser reconhecida, respeitada e estudada com responsabilidade.

    • @Cuahutemoc-RJ
      @Cuahutemoc-RJ 7 месяцев назад +28

      O IBGE não classifica ninguém durante o Censo. A cor da pele é autodeclaração do entrevistado. Digo isso porque trabalhei no Censo de 2022 e não era eu que classíficava o entrevistado pois era uma afirmação do próprio. Todos os entrevistados tiveram liberdade de responder o que eles se consideram como branco, preto, pardo ou indígena. Não existe esse tipo de denominação "moreno" para o IBGE.

    • @alysson8746
      @alysson8746 7 месяцев назад +7

      Acho que quando vemos um humano nas outra pessoa, não distinguimos cor, mas claro sempre respeitando seu valores crenças culturas e etc...

    • @apache008
      @apache008 7 месяцев назад +3

      Pra todo lado que vira, leva pancada.

    • @PauloOliveira-pq3qr
      @PauloOliveira-pq3qr 7 месяцев назад

      kkkkk

  • @porake.munduruku
    @porake.munduruku 7 месяцев назад +99

    Como uma pessoa indígena empenhada na luta anticolonial e antirracista, sou grato pelo seu trabalho e generosidade em compartilhar com todos nós seus conhecimentos aqui, professor. Aguardando o vídeo sobre o termo "pardo". Gratidão! Kûekatureté!

    • @omarr.dasilva9530
      @omarr.dasilva9530 7 месяцев назад

      Sobre nome espanhol rafael moreno , bianca moreno 🐸

    • @Meigle11
      @Meigle11 7 месяцев назад +2

      Eu também sou parda e gostaria muito de um vídeo sobre o termo!

    • @VitorCoisinhamaisfofa-yy6ut
      @VitorCoisinhamaisfofa-yy6ut 7 месяцев назад +1

      Vc não muda sua própria vida, essa sua "luta" é um delírio seu.

    • @MoisésSilva-k9k
      @MoisésSilva-k9k 7 месяцев назад +5

      Já fui chamado de negrinho feio, em uma escola que em que eu estudava quando eu tinha uns dezessete anos de idade. E olha que, na época, eu era um negro com a cor da pele café com leite. Atualmente, a mi há cor é marrom, quase mogno. Todavia, nas partes do corpo onde não toma sol, a pele continua café com leite.Ensuma, sou negrão!😂😂😂😂😂😂😂

    • @IraniVilela
      @IraniVilela 7 месяцев назад +4

      A primeira vez que vi a palavra pardo foi em minha certidão de nascimento, eu invoquei, tinha uns cinco anos de idade, minha pele é a mais clara de meus irmãos, minha mãe tem pele branca e meu pai era negro ou como ele dizia chocolate. Eu queria saber como o homem do cartório sabia minha cor se ele não tinha me visto, nasci na madrugada e meu pai me registrou logo cedo na manhã. Depois para mim pardo era o papel que minha mãe tinha encapado meus primeiros livros na escola.

  • @MazinhoRufino
    @MazinhoRufino 7 месяцев назад +73

    Eu sempre sou chamado de moreno para me distanciarem do preto. Quando digo que sou preto ou negro, me dizem que não, que sou moreno e tal, como se ser negro fosse ser depreciativo. Posso não ser negro retinto, pretinho, mas carrego a negritude comigo. Embora eu tenha feito o teste do Genera e tenha mais ancestralidade europeia do que africana, minha pele marrom e meus cabelos crespos estão sempre a me indicar que sou filho da Grande África, com todo o orgulho.

    • @socialistapatriota3444
      @socialistapatriota3444 7 месяцев назад +8

      Aposto que o Lázaro Ramos nunca passou por isso. Portanto, se alguém comenta para uma pessoa que se diz negra, dizendo que na verdade ela não é, é porque não e mesmo. Pois quem é jamais vai ver alguém dizendo que não é. A desculpinha de que as pessoas apontam a não negritude de alguém que se entende por negro por achá-la depreciativa é só desculpa mesmo. Negro é etno-aça e não etno-cultura, logo não existe uma identidade negra sem o respectivo fenótipo identificado enquanto tal.

    • @donramonn12
      @donramonn12 7 месяцев назад

      @@socialistapatriota3444 aqui no nordeste acontecia de que antigamente alguns negros se sentiam ofendidos, de serem chamados "negro" por estranhos. Então o povo usava o moreno pra evitar esse problema. Por exemplo, se alguem fosse chamar na rua.. "ei moreno!!!! vem cá".. era diferente de "ei pretooo, vem cá". agora que se o cara chamar.. "ei negão..." já é mais aceitavel. Felizmente o povo já leva de boa. Entao mesmo negros como o lazaro ramos podiam ser chamados de moreno sim. ja vi muito isso. aqui quando era criança.

    • @luismenghietta0000
      @luismenghietta0000 7 месяцев назад +11

      Ora, então eu, como mestiço, posso me considerar branco, mesmo tendo ascendência não-branca? Apenas porque a "branquitude" está em mim?

    • @MazinhoRufino
      @MazinhoRufino 7 месяцев назад +3

      @@socialistapatriota3444 pois é. No Brasil a sua cor e raça aparece pela conta bancária. Não gosto desse tipo de coisa, acho uma merda. Eu sou negro de côr, raça e ancestralidade. Não é o posicionamento de alguém que vai me dizer o que sou ou o que não sou.

    • @socialistapatriota3444
      @socialistapatriota3444 7 месяцев назад +2

      @@luismenghietta0000 A pessoa pode se considerar o que ela quiser. Inclusive as interações entre uma auto-afirmação e as hetero-identificações que a negam fazem parte do processo de construção pessoal das identidades. Eu já me vi como branco por conta do ideal de branqueamento social. Também já me vi como negro, influenciado por esses ativismos, e em ambos os casos fui questionado ( neste último caso por negros e não por pessoas brancas supostamente querendo me retirar de algo "depreciativo' ). Hoje me vejo como realmente sou : pardo. Obs:. já me via assim quando superei os complexos de não querer ser visto como não branco, isso na adolescência. A identificação como negro, sendo eu um pardo moreno ( mulato quadroon com um pouco de índio e de mouro ) foi um breve lapso de consciência que considero uma fase fiasquenta. Igual muitos aí tipo aquele Spartakus, a clarinha de turbante dentre outros fiasquentos.

  • @SolLua-k7w
    @SolLua-k7w 7 месяцев назад +6

    Eu nunca olhei as pessoas por sua cor e sim por sua simpatia.

  • @VeraDonna
    @VeraDonna 6 месяцев назад +22

    Sou negra, filha de caboverdianos, e na Bahia, um homem negro, de pele mais escura do que a minha, perguntou se no meu país (Portugal) há muitos negros. Eu disse que na região de Lisboa sim e que eu era um exemplo disso. Ele respondeu que eu não era negra; negro era ele e eu era "morena".
    Aquilo surpreendeu-me porque socialmente sempre fui lida como preta. A cor da minha pele, o meu fenótipo, a textura do meu cabelo nem deixam margem para ambiguidade. Até então só havia sido chamada "morena" em tom de comiseração, por pessoas brancas que, com tanta boa-fé quanto ignorância, achavam que "preta" ou "negra" era algo negativo e que deviam usar um suposto eufemismo, tal como o Flávio descreve. Mas aquela era a primeira vez que eu estava a ser "embranquecida" por uma pessoa negra como eu - e justamente no estado "mais africano do Brasil".

    • @eunicemineiromeirelesmeire4855
      @eunicemineiromeirelesmeire4855 6 месяцев назад +1

      Quem disse que a Bahia é o estado mais africano do Brasil isso não existe pq no Maranhão a maioria das pessoas são negras por tanto não existe isso de estado mais africano do Brasil.

    • @thamy2582
      @thamy2582 6 месяцев назад

      ​@@eunicemineiromeirelesmeire4855No Maranhão a maioria é parda

    • @edsonalmeida2719
      @edsonalmeida2719 6 месяцев назад

      @@eunicemineiromeirelesmeire4855 Em se falando de negro retinto sim.

    • @sandracamposcampos3563
      @sandracamposcampos3563 5 месяцев назад

      Sou negra, e achei muito interessante a contextualização, as minhas amigas me tratam assim, no sentido da comiseração, dizer que sou morena, no entanto , sou bem resolvida com a minha cor e identidade racial, pois acredito que Deus não faz discriminação da cor da pele. Nos enxerga, como pessoas e seus filhos ❤Que Deus te abençoe ❤

  • @alexandrefeijo7453
    @alexandrefeijo7453 7 месяцев назад +67

    Boa noite, professor, gostaria de sugerir um vídeo sobre colonização mental, falando dos pretos que não gostam de ser pretos!

    • @omarr.dasilva9530
      @omarr.dasilva9530 7 месяцев назад

      Já vi negros quê não gostam de negros uma piada 🐸

    • @shoryu22leo
      @shoryu22leo 7 месяцев назад +7

      boa

    • @99Gara99
      @99Gara99 5 месяцев назад +1

      Excelente tema
      O jordan peele trabalha muito isso nos filmes dele, invertendo papéis tradicionalmente dado a negros e brancos em hollywood. Pouco se fala nisso, acho que fingem que não vêem.

    • @alexandrefeijo7453
      @alexandrefeijo7453 5 месяцев назад

      @@99Gara99 Muito importante, as vezes os pretos não tem nem noção que não gostam de ser pretos, mas tomam atitudes que demonstram isso na prática, como, ter uma religião branca, se sentir melhor em um ambiente branco, ter o sentimento de indiferença com outros pretos, desejar ter muito uma mulher branca e logo um filho menos preto.
      Mesmo que não perceba, isso não seria querer ser branco!?
      " Um povo que não se conhece, está sujeito a cometer todos os erros!"
      Cheik Anta Diop.

  • @crismarialves
    @crismarialves 7 месяцев назад +49

    Estive na Andaluzia e me confundiam com o povo de lá. Sempre me perguntam se tenho ascendência libanesa, turca, mas nunca me perguntaram se tenho africanos na minha ascendência e tenho. Quando criança, me chamavam de índia (mas tipo parecia indiana q eu tinha pele queimada de sol). Pra mim, até hoje, não sei o que sou, mas entendo que sou lida como branca, muito confuso tudo isso pra mim.

    • @natalgiramundo
      @natalgiramundo 6 месяцев назад +3

      vC E FRUTO DA SUA CILTURA....AQUILO QUE FOI SOMANDO NO SEU CAMINHO CULTURAL. SEJA VC. MESMO E NÃO ACEITE NADA QUE VENHA DE FORA!

    • @hailtonvieira
      @hailtonvieira 6 месяцев назад +2

      Você é parda.
      Assim como eu.

  • @jerusahawass9824
    @jerusahawass9824 6 месяцев назад +10

    Que perfeição esse video como muçulmana negra e soteropolitana apaixonada pela didadica do seu video professor.
    Aqui em salvador temos varias infleuncias dos Muçulmanos malês como o bairro da Mouraria no centro de salvador, uso de varias palavras e inclusive uma igreja que por dentro é uma mesquita é a igreja da lapinha.

    • @HistoriadaAfrica
      @HistoriadaAfrica  6 месяцев назад +3

      Salam Aleikum ,uma honra ter você por aqui

  • @jerusahelena2204
    @jerusahelena2204 7 месяцев назад +25

    Aqui em Tubarão SC onde nasci me chamam de morena, branca social porque sou professora e eles forçam para mudar minha etnia, sou filha de cearenses, minha mãe indígena da região de Itapagé CE,

    • @EdsonSantana-we6pw
      @EdsonSantana-we6pw 6 месяцев назад

      Tbm sou de tubarão SC, moreno significa "negro" independente do tom da sua pele, brancos são considero aqueles que tem o sobrenome europeu.

  • @sr.luther
    @sr.luther 7 месяцев назад +29

    Definitivamente el mejor canal.
    Aprendí muchas cosas contigo.
    Aquí en mi país Bolivia la mayoría nos consideramos morenos.
    Y hay una danza , morenada que hace referencia a los negritos caminando encadenados.

    • @natalialinharesaguiar2983
      @natalialinharesaguiar2983 6 месяцев назад +2

      Interessante, mas vocês são nativos e não mouros , a palavra moreno só distancia vocês da sua ancestralidade original; como disse o criador desse vídeo.

  • @draanamartínezlagomarsino
    @draanamartínezlagomarsino 6 месяцев назад +7

    Recién encontré este canal! Muy bueno! Gracias desde Uruguay ! 🇺🇾🙏🏻

  • @luciana9262
    @luciana9262 7 месяцев назад +16

    38 denominações para moreno!!!
    Eu já fui chamada de muitas formas diferentes:
    Branca, preta, morena, morena clara,desbotada, negra, negona, mulata, clarinha, cor de burro quando corre, çarara (não sei como escreve!), amarelada, cor bufenta e sem cor...
    Sou oficialmente parda e não tenho nenhum problema com isso, mas geral que me diz essas denominações têm!!!

  • @luiz.brandao
    @luiz.brandao 7 месяцев назад +8

    Sou do norte de Minas Gerais. Aqui eu sou referido como branco e as vezes como loiro, mas quando morei no Piauí fui chamado de pardo. Não estranhei, até gostei porque sempre me referi assim, aprendi em casa e com o IBGE.
    Tenho pele clara e como trabalho longe do sol, estou mais pálido ainda, mas sou descendente de negros, indígenas e europeus. Não fiz teste de ancestralidade ainda, mas conheci meus bisavôs de cada grupo étnico e atualmente suspeito de uma leve ancestralidade judia sefardita.

    • @HistoriadaAfrica
      @HistoriadaAfrica  7 месяцев назад +2

      Muito interessante sua história. Sou do norte de Minas também, e sou descendente de africanos,indígenas, europeus e também de judeus .

  • @ouropaulocesar1469
    @ouropaulocesar1469 7 месяцев назад +8

    Me considero negro,filho de uma negra com um mestiço de negro com branco e as pessoas dizem que não sou negro mas sim moreno

  • @maurapoeta
    @maurapoeta 7 месяцев назад +14

    Meu nome Maura e um irmão Mauro. Mais clara impossível. Nasci com cabelo vermelho, herança da família. Eu e mais dois irmãos. Os outros louros, castanhos. Achei interessante a primeira vez que soube o significado do meu nome. Atribuímos ao nosso pai que todos os 10 filhos os nomes são
    Com 5 letras e a letra U central. Muito bom seu trabalho. Já me inscrevi. Gosto de história.

    • @BrunaMussolin23
      @BrunaMussolin23 7 месяцев назад +2

      Que bacana, quais os nomes dos teus outros irmãos?

  • @atenorferreira1640
    @atenorferreira1640 7 месяцев назад +10

    Quanto mais eu estudo as histórias humanas, mais eu gosto dos animais.

  • @lord.fabricio.amador
    @lord.fabricio.amador 7 месяцев назад +10

    Em mim predomina os traços indigenas, mas eu tive uma avó materna que era "negra", e até os dias atuais eu tenho tios, tias, primos e primas com outra raiz predominante de negros, mas que por afastamento de amizade social, então acabei nem tenho expressões emocionais iguais os deles, mas sou uma pessoa de cor "moreno claro" as vezes ao logo do dia "vou ficando mais escuro" caso pegue sol intenso. mas, já fui vitima de racismo tanto de por " brancos" ("civilizados") quando por negros que afirmam que não tenho traços negroides, mas nem me importo pela certificações dois outros, de ser ou não "negro", aliás... sou a cara do brasileiro pois para piorar as coisas tive um avô paterno que era Portugues nato da Europa. mais um para completar a festa familiar e misigeração americana. Na verdade, eu me identifico com o esteriootipo da Amazônia, moreno, tom pardo que pode ser escuro, e subtom vermelho, claro, cabelos indigenas, liso, estatura médiana, pele fina, traços levemente euroamericanizados,... alguns, amigos estrangeiros já juraram que tenho traços indigenas, me questionavam sobre a ligação com os Orientais, ( Asiaticos) tanto que os proprios Indianos e chineses no campus universitários se confundem imaginando eu ser natural daqueles paises asiaticos, engano! sou Brazucka do Norte. Não sou ligado a nem um partido politico e nem a nem uma padrão de beleza, pois por educação meus avois sempre me educaram a acolher bem as pessoas, sejam qual origens for, ou quem seja, pois todos somos humanos

  • @CarlosPereiradaSilva-ok1iv
    @CarlosPereiradaSilva-ok1iv 7 месяцев назад +6

    Sim a palavra moreno deriva do latim "maurus" que tem outras palavras cognatas, como o nome próprio "mauritius", que originou o nome Maurício em português. Porém não é certo se essa palavra derivou-se realmente dos mauri ou mauroi, ou se tal palavra já existia com esse significado e passou a ser empregada para designar esses povos de pele mais escura. Existe um paralelo com a palavra "laurus", louro, que originalmente designava apenas a planta do mesmo nome, mas passou a designar tbm pessoas de cabelos claros, e tem tbm como cognato o nome "laurentius", que deu o nome próprio português Lourenço.

  • @ricardotrigueiros2017
    @ricardotrigueiros2017 2 месяца назад +1

    Aula brilhante. Concisão, clareza, domínio do tema, conteúdo altamente relevante. Parabéns pela contribuição cultural ao nosso país.

  • @100Saco-61
    @100Saco-61 6 месяцев назад +6

    Eu acho que as palavras existem para serem usadas e para que as pessoas consigam se fazer entender da melhor forma possível.
    Em Portugal, moreno se refere a alguém de cabelo e pele mais escura (por oposição a louro) ou a alguém que tem a pele mais escura por acção da exposição ao sol.

  • @denisemaria4265
    @denisemaria4265 7 месяцев назад +17

    Você tendo que se conformar em ser marrom, me lembrou meu filho que em pequeno classificava as pessoas como marrons e cor de rosa.
    Filho de pai Negro e neto de avô Marrom,(meu pai) esse não se conformava quando o neto não o colocava junto com os cor de rosa. Mas não havia como, já que a mãe dele, minha avó, dizia que os filhos, (que sempre que possível se classificavam como brancos) eram por ela reconhecidos, como morenos roxos. 🤦‍♀🤦‍♀🤦‍♀🤦‍♀🤦‍♀🤦‍♀🤦‍♀Gesuis, Maria e José ser brasileiro não é para os fracos!
    Amei a explicação.

    • @belenelen4781
      @belenelen4781 6 месяцев назад

      😂😂😅😊

    • @edsonalmeida2719
      @edsonalmeida2719 6 месяцев назад

      "Cor de rosa" Se fosse realmente cor de rosa até que seria uma cor bonita.

  • @Sau_611
    @Sau_611 7 месяцев назад +9

    Aí se esse cara fosse meu professor de história. 🤷🏾‍♂️

  • @Andre-mj3pn
    @Andre-mj3pn 6 месяцев назад +2

    Amo esse canal, aprendo história de povos que recebiam pouca atenção ou destaque no conteúdo programático das escolas publicas da minha adolescência!

  • @trevopit8054
    @trevopit8054 7 месяцев назад +15

    O mundo, as pessoas caminham para o fracasso. Por ser branco, fui discriminado terrivelmente...Ora, temos a pele diferente, mas a cor do sangue e vermelho...minha esposa e negra

  • @IranDarunia
    @IranDarunia 6 месяцев назад +1

    Acabei de tropeçar nesse vídeo e me deparei com uma didática incrível, não é atoa que o prof. Flávio seja mestre. Só tenho à agradecer e a certeza que vou platinar o canal e compartilhar essa riqueza com o máximo de pessoas possíveis. Meu Obrigado de coração!

  • @zeqoliveroliver7288
    @zeqoliveroliver7288 6 месяцев назад +3

    Estou aprendendo MUITO com este Canal!❤

  • @guidodangelo193
    @guidodangelo193 7 месяцев назад +28

    Excelente... já mandei para todos os Maurício que conheço. E demais amigos.
    Seus "textos" são sempre muito interessantes e instrutivos. Sempre saio menos burro de suas explicações

  • @glaucesoueu
    @glaucesoueu 7 месяцев назад +5

    Vim de uma época, que era muito, muito difícil ser negro. Tinhamos que disfarçar nossa cor de todas as formas, para ser aceito, para ter um emprego. Desde alisar os cabelos, aceitar de piadinhas, gostar da frase: vc nem é tão preto, ou até o absurdo de achar maravilhoso, e se engrandecer , por ter um tatatatatataravô branco.
    E agradeço por tuas aulas

  • @elianemoreno1907
    @elianemoreno1907 7 месяцев назад +2

    Obrigada por trazer esse tema! Meu sobrenome é MORENO e minha família é de Granada, inclusive meu pai. Certeza que temos sangue mouro correndo nas veias.

  • @suelanesantosdematos8580
    @suelanesantosdematos8580 6 месяцев назад +1

    Quando eu era adolescente encontrei no caminho dois rapazes brancos e jovens. Um deles me disse que escura linda de traços finos ;mas o outro falou"seu Burro essa é morena não vê o quanto é linda" um deles estava com um bouquet de rosas tirou uma rosa beijou e me deu. Agradeci. Coloquei na água e abriu uma linda rosa. No galho tinha um joelho plantei e nasceu uma linda roseira. Verdade tudo que esse vídeo esclarece. Parabéns ao autor.

  • @romildobarboza7310
    @romildobarboza7310 7 месяцев назад +8

    Errata. A expressão "criolo" não significa necessariamente indivíduo de origem africana mas sim, não branco puro europeu ou mestiço.

  • @horusacoinox943
    @horusacoinox943 7 месяцев назад +3

    18:15 Quando se refere a branco moreno no anúncio do jornal, está se falando de cor de cabelo e não cor de pele. Ele poderia ser branco loiro ou branco ruivo. Isso acontece até hoje. Mulher pinta cabelo de amarelo e diz que ficou loira ou o contrário, pinta o cabelo loiro de preto ou castanho e diz que ficou morena.

  • @maristellaandradedeaguiar5841
    @maristellaandradedeaguiar5841 6 месяцев назад +1

    Conhecer esse canal me deixou feliz. Ser gente é muito complicado, cada hora as pessoas querem te tirar algo ou sei lá...um país com a história do Brasil...ser racista aqui pra mim no mínimo irracional, mas eu já sofri muito tipo de racismo na família, com amigos que hoje são colegas...uma hora por ser branco outra por não ser branco. Ser considerada morena é isso também. Eu era muito sem noção e não sabia que as pessoas eram tão ruins comigo até conhecer a palavra racismo e suas derivação... na verdade as pessoas estão sempre em busca de ser afirmarem e destruírem alguém..

  • @renatozanon732
    @renatozanon732 6 месяцев назад +1

    Como é alentador ver e ouvir quem nos enriquece o conhecimento .Que se multiplique tais canais.Chega de inutilidades tomando conta da mente de nossos jovens.Parabéns pelo seu trabalho!

  • @marilenedejesus4218
    @marilenedejesus4218 7 месяцев назад +43

    A maioria dos brasileiros tem o sangue africano, europeu e indígena. Independente da aparência. Pra mim, o principal é saber viver nesse mundo de lágrimas.

    • @sharezadealfa
      @sharezadealfa 7 месяцев назад +4

      Todo brasileiro tem sangue indigena

    • @aroldooliveira176
      @aroldooliveira176 7 месяцев назад

      E árabe também, já que os mouros dominaram Espanha e Portugal; mas parece que todo mundo aqui descendem de judeus 😊. Justo um povo que , no passado, só casavam entre eles.

    • @cronnosli
      @cronnosli 7 месяцев назад +2

      @@aroldooliveira176 Portugal tinha muitos, mas muitos Judeus! Tantos Judeus que o funcionamento do reino de Portugal era intrinsecamente ligado aos Judeus tanto no comércio, quanto na legislação, ao ponto do Clero Católico reclamar com o Rei sobre o poder dos Judeus na época("a cristandade submetida à jurisdição judaica"), o que só diminuiu após as expulsões e conversões forçadas.
      Não de se espantar, que existe uma quantidade absurda de brasileiros que são descendentes de Judeus a menos de 500 anos. Algumas estimativas vão de cerca de 12 milhões de brasileiros até 40 milhões!
      Outro fato é que os Judeus já viviam na Península Ibérica muito antes das invasões Muçulmanas!

    • @aroldooliveira176
      @aroldooliveira176 7 месяцев назад

      @@cronnosli mas acho que estes números eram ou são superestimados, pois a nação judia na época da diáspora era pequena; contando que eles foram espalhados pelo vasto império romano.
      Então quando um religioso diz que a maior descendência brasileira é judia eu discordo, pois a maior é a africana depois a portuguesa,( que por sua vez tiveram grande influência dos árabes proveniente do Norte da África , dos judeus e de outros povos do império romano)

    • @JoseAlves-sd9uf
      @JoseAlves-sd9uf 4 месяца назад

      Igualmente temos no Brasil etnias não mestiças,com suas características raciais íntegras.

  • @darlanviana-c5h
    @darlanviana-c5h 7 месяцев назад +6

    Sou mestiço de europeu com África!!!

  • @clovisoliveira3005
    @clovisoliveira3005 7 месяцев назад +140

    Já fui discriminado por um cidadão que se via como branco, no entanto, era um ‘Mestiço’ ou, ‘Negro’. Tudo bem, normal, tudo muito normal. Ele se enxergava como ‘Branco’.

    • @eloimessiassama4906
      @eloimessiassama4906 7 месяцев назад +13

      Tem um monte aqui com esse equívoco, aqui em Pindorama são 305 etnias vítimas do etnocidio, ninguém fala nas narrativas de historiadores. Pardismo truque colonial como diz Ailton krenac, a maior confusão histórica é no estatuto da igualdade racial o pardo é negro, mas em outros contexto social somos chamados de branco. O etnocidio é apagamento cultural de um povo.

    • @bilisome4257
      @bilisome4257 7 месяцев назад +22

      Oq mais tem é essa galera. Hj msm vi um post racista de um preto de pele mais clara.
      Obs; Ele se achava branco

    • @marinadeoliveira134
      @marinadeoliveira134 7 месяцев назад +16

      Tem muitos, e infelizmente esse comportamento é ensinado pelos pais, eu já vi mães negras ensinando aos filhos mestiços que são brancos. Acho que algumas pessoas fazem isso de forma ilusória para se afastar das mazelas que é ser negro.

    • @JohnnyHavilla
      @JohnnyHavilla 7 месяцев назад

      Vocês precisam escutar o discurso do deputado brasileiro Marcus Santos, e tê estômago forte, ele acha que é branco, europeu e seus discursos são extremamente preconceituosos.

    • @sharezadealfa
      @sharezadealfa 7 месяцев назад +20

      Ele é Branco trans , respeite .

  • @nonatorodrigues5417
    @nonatorodrigues5417 5 месяцев назад +1

    Boa noite professor! Aula excelente. Sou de Belém do Pará e aqui a palavra Moreno(a) tem uma conotação de beleza e formosura, inclusive uma música interpretada pela cantora Fafá de Belém trata a palavra moreno como um jovem bonito e atraente, nossa capital é conhecida como cidade morena.😊

  • @nailsonsilvamiranda9089
    @nailsonsilvamiranda9089 7 месяцев назад +7

    Boa noite, Professor, eu muitos outros aqui nas lojas de Salvador ( eu e meu tio mais jovem principalmente) por sermos negros de pele marrom, sempre fomos abordados como " Morenos" até 2015 ( eu pelo menos foi até 2015). Apenas em algumas ocasiões, de ofensas e críticas corrosivas, é que, se dirigiam a mim , como:" negão" . É deverás estupefaciente. Boa noite e uma excelente semana!✊🏽✔️

  • @elianecarvalho601
    @elianecarvalho601 5 месяцев назад +2

    Tenho olhos e cabelos castanhos cacheados, minha pele é cor de areia e minha certidão diz que minha cor é branca, mas me sinto morena. Me causa mal estar escrever que sou branca nos documentos. Realmente é difícil essa classificação no Brasil.

  • @eduardocarneiroaraujo3326
    @eduardocarneiroaraujo3326 7 месяцев назад +2

    Nasci com pele branca e cabelos lisos e pretos, devido a ascendência indígena me confundiam com japonês, sendo que até hoje perguntam se tenho ascendência japonesa, porém, também já fui chamado de moreno.

  • @ninamedeiros2325
    @ninamedeiros2325 7 месяцев назад +9

    Eu sou morena ,mas falo que sou preta,eu quero ser preta❤

  • @batthomaz
    @batthomaz 7 месяцев назад +4

    Hj, por falta de internet não consegui acompanhar a live, mas de todos os seus vídeos esse foi o que mais me tocou, minha mãe tem o sobrenome Carvalho, típico nome de judeu ou mulçumano convertido, herdei do meu pai o de o sobrenome Campos de ibéricos sem origem específica, sei que sou descendente de negros, provavelmente da Nigéria, olho no espelho e me vejo como mestiço, moreno, "de cor branca que lembra um pouco as tinturas de marmelo" a UFPA, me barra quando me auto designo afro descendente, mas ao mesmo tempo sei que minha mãe foi doméstica e meu pai foi caminhoneiro e sofreram TD exclusão como afrodescendentes. Sou professor de história, sei que nossas lutas e imagens estão muito além do "negro do pilão". Este vídeo lavou minha alma! Eu me sentia culpado por ser branco na pele, mas vir de família excluída.

  • @ricardonascimento9461
    @ricardonascimento9461 7 месяцев назад +2

    Uma curiosidade, o nome Bruno/Bruna tem o mesmo significado de moreno/morena (se nao me engano vem do germanico Brunhild).
    Outra curiosidade, no Brasil colonial os termos "negro da terra", "negro de cabelo corredio" entre outros se referiam aos indigenas.

  • @ElenCristinaTobias
    @ElenCristinaTobias 7 месяцев назад +4

    Eu não passo roupas: coloco pingando no varal, não torço ou centrífugo. Leva umas duas horas a mais para secar Duram mais e não estragam tão rápido. Saem sem amassados também

  • @lucimarmartins1022
    @lucimarmartins1022 5 месяцев назад

    Sou Pardo de pele mais escura do que clara, me chamam de negro ou índio mas me indentificarm muito mais como Moreno! Parabéns Professor pelo Excelente Vídeo!!!

  • @marluce7071
    @marluce7071 5 месяцев назад +1

    😅 as pessoas costumam falar que sou morena...
    Ótimo video!
    Obrigada!

  • @iwanignatowicz3891
    @iwanignatowicz3891 7 месяцев назад +3

    Gostei muito da explicação. Nunca tinha pensado em relacionar um negro com um moreno. Claro, sou um branquelo eslavo e sempre tive afinidades com morenas. A minha esposa é morena, descendente parte de índio e português. PARABENS pela explicação.

  • @cristiannesampedro5695
    @cristiannesampedro5695 6 месяцев назад

    Muito obrigada, pela primeira vez em 20 anos vivendo na Espanha, acabo de saber a verdadeira história!

  • @juliaaraujo7203
    @juliaaraujo7203 7 месяцев назад +5

    Excelente live!!!

  • @clecioc.m.8543
    @clecioc.m.8543 7 месяцев назад +4

    Moreno pode ser usado também para designar se diferenciar de loiro. Loira e morena. A cor indígena também é morena.
    Além do branco e negro, existem outras tonalidades de pele. Ou não ????????????????????

    • @HistoriadaAfrica
      @HistoriadaAfrica  7 месяцев назад +3

      Existem mais de 100 tonalidades entre o branco e preto.

    • @gameformol9789
      @gameformol9789 6 месяцев назад +1

      Até mesmo dentro da etnia branca ou caucasiano existem tons diferentes exemplo o branco mediterrâneo países italia Espanha port Grécia etc tem a pele mais bronzeada cabelos e olhos escuros castanhos geralmente já o branco alpino região Suíça austria tem pele pálida e cabelos escuros pretos ou castanhos com olhos claros já os germânicos alemães dinamarquês suecos noruegueses tem cabelos olhos claros e pele branca rosada e claro que tem as misturas destas etnias brancas que geram outras etnias europeias

  • @Vagalume1949
    @Vagalume1949 7 месяцев назад +5

    A Mauritânia atual foi fundada por Mauritânia Di Nassau, quando foi expulso do Brasil. Foi o homem que trouxe a Cana de Açúcar e começou a produzir o Açúcar Mascavo, que era refinado na Europa.

    • @il_gran_signore
      @il_gran_signore 7 месяцев назад +2

      O nome Mauritânia é em homenagem à província romana da Mauritânia (cujo território correspondia aproximadamente ao país moderno do Marrocos); sem nenhuma ligação com Maurício de Nassau, que nunca colonizou a Mauritânia.

  • @robertosantosrobertinho9353
    @robertosantosrobertinho9353 6 месяцев назад

    Excelente trabalho. Grato por isso. O brasileiro precisa conhecer-se melhor. O povo do sul do Brasil, logo será moreno, voltando a natureza a dominar o ambiente, como ela sempre faz.

  • @stephanylukeni6975
    @stephanylukeni6975 6 дней назад +1

    Excelente aula

  • @MorehOmar
    @MorehOmar 7 месяцев назад +3

    *Maravilhoso seu canal, cada vez melhor!* 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @marcoantoniosoaresdemoraes7354
    @marcoantoniosoaresdemoraes7354 3 месяца назад

    BD ! Ao Prof° Flávio Muniz e a todos !.

  • @MarciaFerreira-tv7cl
    @MarciaFerreira-tv7cl 6 месяцев назад +1

    Por incrível que pareça, as pessoas que mais discriminam, são "os da mesma cor", ou da mesma etnia. Não são todos, que assim procedem. Infelizmente é fato e é mais comum do que imaginamos.

  • @mariadasgracascatarinoferr1535
    @mariadasgracascatarinoferr1535 7 месяцев назад +3

    Q interessante !! Eu gosto mto dessas histórias ogda por trazer um conhecimento tão importante como este

  • @gloriaroque1916
    @gloriaroque1916 3 месяца назад

    Achei muito interessante a leitura e interpretação etimológica da palavra moreno!
    Sou portuguesa e de uma família onde existem pessoas louras ou também denominadas russas e de pessoas morenas!
    Não podemos esquecer que Portugal tem na sua formação populacional com as invasões 🎉povos vindos do Norte como os viking, suevos, celtas... entre outros e tem os povos vindos do sul, em especial a invasões islâmica.
    O ser moreno ou russo é categorizado de forma muito diferente!!!
    Moreno representa a civilização, resistência física, saúde e beleza por i ainda hoje isso é cantado na cultura e nas canções populares portuguesas . ( quando uma criança está a crescer de forma saudável, é frequente ouvir "está tão bonita, está com tão boas cores, tão moreninha
    Os bárbaros (sem civilização)vinham do norte,as pessoas de pele mais clara, são muito vezes categorizadas de " russas" e quando muito claras de anémicos e pouco saudáveis, e quando de mau feitio e bárbaros de vândalos, diz se mesmo sobre os muito brancos " esse é um russo má pêlo !!!
    vejam como é que Lúcia, umas videntes de Fátima, categoriza entede por Rússia, ela não sabia da existência deste país! Categoriza por pessoa e russa= branca loura que se tinha de converter!
    Para minha alegria sou filha de uma mãe, loura, russinha quase albina e de um pai moreno, considerada a mais morena, a mais saudável, a mais bonita, social e alegre da família!!!!
    Sendo de notar que viviamos sem noção de negro/brancos! Isso é uma categorização adquirida muito recente!
    Nas nossas aldeias as pessoas ou eram mais morenas ou russas!!
    Era fonte de preocupação quando eram muito branquinhos, estavam anémico e a ficar sem sangue e portanto a morrer

  • @elismarpereiracardosojunio7079
    @elismarpereiracardosojunio7079 7 месяцев назад +4

    Sensacional professor!!!!

  • @elianecarvalho601
    @elianecarvalho601 5 месяцев назад +1

    Excelente! Muito informativo. Adorei!

  • @marceloamaral3208
    @marceloamaral3208 6 месяцев назад +1

    Que bacana esse canal, um prato cheio pra que gosta de história. Parabéns pelo texto, narração e pesquisa. Abraço irmão!!!!!

  • @tih-agony6302
    @tih-agony6302 7 месяцев назад +2

    Elucidação fascinante! parabéns

    • @HistoriadaAfrica
      @HistoriadaAfrica  7 месяцев назад

      Agradecemos

    • @tih-agony6302
      @tih-agony6302 7 месяцев назад

      @@HistoriadaAfrica de modo nenhum, nos que agradecemos. Por muitos mais conteúdos como esse! Apenas uma observação: você entendeu que você explicou a evolução da banda de axé É o Tchan?! E não é uma piada leviana.

  • @valfrangoncalvesdeoliveira4550
    @valfrangoncalvesdeoliveira4550 7 месяцев назад +2

    Parabéns pelo canal, só enriquece o nosso conhecimento.

  • @mariabeatrizoliveiraneves9401
    @mariabeatrizoliveiraneves9401 7 месяцев назад +3

    Bem explicado a origem.

  •  6 месяцев назад +1

    Olá, gostei muito deste canal, com um teor informativo e histórico esclarecedor. Mas tenho uma dúvida: no Rio de janeiro, usa o termo " Nego, ou Neguin" com um carinho, tipo: oh meu neguin, vem cá... está certo ou errado?

    • @adercidiana6854
      @adercidiana6854 6 месяцев назад

      Na minha opiniao, tá certo, tá certo, quando fala com sentimento de amor e carinho. E não de desprezo.

  • @shenannynannyshenanny3036
    @shenannynannyshenanny3036 7 месяцев назад +2

    Vish, quantas vezes tentei explicar...Já ouvi que sou tão inteligente que nem pareço negra, morena, mulata, bombom... e acham que não era ofensa. Quando digo que sou negra, pensam que me refiro a cor. Como se houvesse algo vergonhoso. É o mesmo de dizer: " Você não tem culpa de ter nascido assim...escurinha!" Minha cor é linda, mostra a força de um povo que não é possível esconder o diferencial e potencial que está em nossa raiz. Sou uma negra por minha história e meus traços, com orgulho.

    • @sidnei3479
      @sidnei3479 7 месяцев назад

      👏🏾👏🏾 🤜🏾🤛🏾

  • @pedrovanius2025
    @pedrovanius2025 6 месяцев назад +1

    Sim já fui e continuo sendo mas de forma alguma me causa nenhum desconforto ou constrangimento !! 👍🏻

  • @ninamedeiros2325
    @ninamedeiros2325 7 месяцев назад +3

    Muito obrigada professor ❤

  • @gheorge357jherico8
    @gheorge357jherico8 6 месяцев назад +1

    Vc e o meu professor favorito

  • @carleisilva20
    @carleisilva20 6 месяцев назад

    Não tem como não lembrar das aulas de história,do meu saudoso e amigo Walter Passos,❤... parabéns irmão, vamos compartilhar conhecimentos

  • @isabelbandeespinosa6951
    @isabelbandeespinosa6951 5 месяцев назад +1

    Maravilhoso!😊

  • @LuizFelipeCostaRibeiro
    @LuizFelipeCostaRibeiro 7 месяцев назад +2

    Você é incrível professor, tava pesquisando muito sobre a herança moura na cultura espanhola e portugues a por curiosidade msm, e esse vídeo jogou uma baita luz no tema pra mim, muito obrigado, seu trabalho é excelente ❤❤❤

  • @Htoon2008
    @Htoon2008 7 месяцев назад

    Conteúdo muito bom para pesquisas. Faz a gente viajar pelos povos do mediterrâneo e pelo tempo. No Brasil a auto determinação sempre soa como um resgate de ancestralidade com elos perdidos. Não que falte materialidade histórica, contudo, a documentação não oral soa como base real e validante daquilo que é visto e notável. Tem uma frase de uma música que o cantor e intérprete Chico César que diz "deve ser legal ser negão no Senegal" e como ela criou em mim uma experiência única que se tornou base para uma pergunta: como deve ser poder ser livre para auto denominar e se reconhecer entre os seus? E por que os seus sempre são seus e de mais ninguém?

  • @edsonluizgoncalves4299
    @edsonluizgoncalves4299 6 месяцев назад

    Caraca, quanto conhecimento, até então achava que os invasores da iberia eram Árabes somente.

  • @sergiof1665
    @sergiof1665 6 месяцев назад +1

    Vídeo primorosamente elaborado!
    Parabéns!

  • @josecarlosdearaujo7542
    @josecarlosdearaujo7542 7 месяцев назад +3

    Boa noite , professor. Excelente aula.

  • @jwilson4163
    @jwilson4163 6 месяцев назад

    Parabéns professor por esta excelente aula de filologia. Fiquei intrigado com o nome Maurício, porque o famoso Maurício de Nassau (Johan Maurits van Nassau-Siegen) era, até onde sei, branco e cristão. Ainda assim recebeu esse belo nome mouro. Interessante, não é?

  • @carmersilver353
    @carmersilver353 7 месяцев назад

    Ha um tempo assisti uma série sobre Isabel de Castela e lá fala sobre a comunidade judaica que era uma comunidade forte antes da formação da Espanha e eles foram convidados a mudar de religião ou ir embora do país. E lá fala que no caminho para Polônia, França eles eram assaltados e mortos. Tem relação à está expulsão dos mouris???

  • @Casnota
    @Casnota 7 месяцев назад +1

    Muito bom o conteúdo do video, literalmente uma aula de historia. Oque mais me chama a atenção é o fato de que decrevendo todos esses fatos historicos vc mesmo sem querer acaba espondo as origens do povo prasileiro, que por predominancia é mestiço, mas com essas informações podemos presumir que as raças de origem são os povos da peninsula iberica, norte africana em sua maioria e tambem os indigenas que acabaram sendo assimilados logo apos serem dominados. Por mais estranho que isso possa parecer, acaba explicando muito sobre as origens do povo brasileiro como um todo, que por conta desses acontecimentos acabou herdando genes de outros continentes e de diversas nações consequentemente.

  • @lucianefrancamoreno7692
    @lucianefrancamoreno7692 5 месяцев назад +1

    Olha que interessante meu sobrenome é moreno e minha família justamente nessa região de Andaluzia.

  • @miryamhess2714
    @miryamhess2714 6 месяцев назад +1

    Parabéns por colocar o dedo na ferida. Este vídeo é muito profundo em sutilezas raciais. ❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @heliomoura3647
    @heliomoura3647 7 месяцев назад +3

    Mais uma excelente aula, mestre. 😃😃

  • @pablofalcao4323
    @pablofalcao4323 7 месяцев назад

    Importante exemplo de como a linguagem comum produz conceitos imprecisos que ganham peso cultural no decorrer da história

  • @williansmiranda8466
    @williansmiranda8466 7 месяцев назад +3

    Aula foda, top

  • @eduardorado
    @eduardorado 7 месяцев назад

    Conteúdo maravilhoso. Pena que o som ficou muito baixo... estou com o volume no máximo aqui e ainda está difícil de ouvir.

  • @RogerioAlmeida839
    @RogerioAlmeida839 7 месяцев назад +1

    Boa noite, o senhor conhece o canal História Islâmica? Acredito que seus canais tenham pontos em comum para discutirem.

  • @donramonn12
    @donramonn12 7 месяцев назад +2

    mais uma grande aula.

  • @laurinhacac
    @laurinhacac 5 месяцев назад

    Conteúdo excelente e que dá o que pensar para nós, "morenos"! Me entendo como parda, com ascendência preta e indígena, mas antes do termo se tornar mais conhecido (e até hoje em dia, na verdade) sou classificada como morena. E nunca senti nisso uma carga elogiosa, sabe? É totalmente diferente de ser chamado carinhosamente de "loirinha", por exemplo. Mesmo tendo a pele não muito escura e o cabelo liso, sempre senti uma reserva das pessoas em relação à minha aparência, um pé atrás, quase como se elas estivessem se segurando pra não fazer chacota de algo em mim, como a "discrepância" entre o tamanho do meu nariz e o cabelo liso. Então ser "morena" era sim algo pra amenizar os traços negros, mas NUNCA para me integrar à branquitude. Isso eu aprendi, com o tempo, que nunca vai acontecer. O mestiço, mesmo "embranquecido", quando para no meio do caminho do processo é visto como algo estranho, algo que não deveria ser daquela forma. A normatividade é branca, e entre eles nunca são usados eufemismos e reticências, nunca há risinhos nem condescendência. Quanto mais cedo a gente percebe, mais fácil fica entender o mundo.

  • @Tatypereira75
    @Tatypereira75 7 месяцев назад

    Uau! Q aula!❤ Sou aquele tipo de morena branca de cabelo preto, minha irmã nasceu loira, então todos diziam q minha mãe tinha uma morena e uma loira. Meu avô era um homem preto, na família havia uma conversa vinda dos tempos eugenistas de que na 5ª geração nao havia mais o "sangue negro", mesmo tendo nascido e crescido ouvindo isso sempre achei um absurdo

  • @eusouamone
    @eusouamone 6 месяцев назад

    Gente, que interessante!!! Eu me reconheço desde pequena como morena, sempre fui chamada de índia, tenho pele marrom e cabelos lisos e hoje ondulados, desde a adolescência. Por outro lado já fui e ainda sou chamada de neguinha por duas tias e um primo.
    Sei de uma bisavó indígena e de uma tia avó negra, ambas da parte do meu pai. Já por parte da minha mãe tenho mistura alemã, romena e espanhola. Resumindo, sou bem misturada, amo e creio que a beleza do brasileiro é justamente essa, ser uma mistura incrível de povos e suas culturas, todas juntas e ricas em histórias. Queria saber mais sobre meus antepassados, mas poucos sabem a respeito, fica difícil entender a fundo.

  • @angeloboer2846
    @angeloboer2846 6 месяцев назад

    OBRIGADO, POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS!

  • @lurusso1096
    @lurusso1096 6 месяцев назад

    Seu vídeo apareceu no meu feed e foi uma grata surpresa. Sou professora de História e achei o conteúdo excelente, parabéns!

  • @valeriavaleria4275
    @valeriavaleria4275 6 месяцев назад

    Axum cristã traz uma outra história. Assisto 2 oficinas sobre o tema com o professor Alfredo Cruz muitíssimo interessante, no IPN [Instituto Pretos Novos] no Rio de Janeiro.

  • @marceloeduardocruz964
    @marceloeduardocruz964 7 месяцев назад

    Somos tao proximos da peninsula iberica como da africa e ate do oriente , entre arabes e judeus
    Esse conceito de sangue azul vem das familias mais privilegiadas do tempo das incursões dos godos e visogodos que invadiram a península Ibérica sou neto de espanhol , português e também de africano por assim dizer...
    Somos todos irmãos , é filozofico mas tambem Biblico
    "Ele fez de um só homem , todos os homens para morar na superfície da terra..."
    Parabens professor

  • @eliana4127
    @eliana4127 6 месяцев назад

    É uma delícia ouvir sua voz. Conteúdo muito interessante. Parabéns.

  • @mariajosedossantossantos2191
    @mariajosedossantossantos2191 Месяц назад

    Sempre uma grande aula. Agradeço.

  • @ivanachaves6599
    @ivanachaves6599 6 месяцев назад +1

    Excelente explicação!!!!

  • @alcinaaguiarconfecco
    @alcinaaguiarconfecco 6 месяцев назад

    Não conhecia este canal. Os conteúdos são excelentes! Ricos em informações.
    Muito obrigada!