"São Paulo Nas Alturas"

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Somos uma organização sem fins lucrativos. Sua contribuição é essencial para mantermos atividades e transmissões ao vivo. Associe-se à Tapera e obtenha descontos e recompensas: taperatapera.c...
    ------------------
    Na sexta-feira (26/01/20), após o feriado do aniversário da cidade, recebemos o jornalista Raul Juste Lores, autor do aclamado "São Paulo nas Alturas: a revolução modernista da arquitetura e do mercado imobiliário nos anos 1950 e 1960" (Três Estrelas), para conversa sobre a obra. Além de competente jornalista, tendo sido correspondente da Folha em Buenos Aires, Pequim e Washington, entre outras funções, Raul é um bom amigo da Tapera, um dos primeiros a visitar o espaço, ainda em fins de 2015.
    O bate-papo será mediado pela jornalista Marianne Wenzel, editora da Casa Cláudia, ex-redatora da Revista Arquitetura e Construção, co-autora do livro "Museu do Futebol: Arquitetura e Requalificação no Estádio do Pacaembu" (Romano Guerra), com o arquiteto Mauro Munhoz, em 2013, e do livro "Paraty é uma Festa" (Casa Azul), com Zuenir Ventura, Sérgio Augusto, Humberto Werneck e Ángel Gurria-Quintana, em 2012.
    ________
    A Tapera Taperá é uma biblioteca, livraria e espaço cultural. Um ensaio, um esboço em construção. Sem fins lucrativos, sem objetivos claros: um experimento político-cultural. Estamos numa esquina da charmosa Galeria Metrópole, com muito verde por perto, na Av. São Luís, 187, centro de São Paulo, a cerca de 150 metros da estação República do metrô. Aberta ao público das 10h até 20h de segunda a sexta e de 10h às 18h aos sábados. Venha nos visitar, tomar um café e conhecer nosso acervo e atividades.
    Acesse nosso site e assine nossa newsletter semanal: taperatapera.c...
    Acompanhe nossas redes sociais, compartilhe e divulgue a Tapera para seus amigos e familiares.
    / taperataperah
    / taperatapera

Комментарии • 22

  • @felipepin23
    @felipepin23 4 года назад +9

    Quando minha professora pediu para ver o vídeo e vi que tinha mais de 1 hora reclamei, porém eu assisti, e gostei, desculpe ter julgado mal... Ótimas conversas e idéias 👍🏽✌🏽

  • @mosmanLAB
    @mosmanLAB Год назад

    Ótima Conversa! O livro e o Canal SP nas alturas é muito bom!

  • @tattianasalles3019
    @tattianasalles3019 3 года назад +6

    "Kitnets não são familiares. Trás mto estudante. Estudantes tem costumes estranhos." Foi a caretice brasileira que fez lobby para passar leis que impediram o adensamento populacional nos lugares centrais de São Paulo.

  • @denisestarblue
    @denisestarblue 3 года назад +1

    Que assunto bacana, eu sempre gostei do Centro, era lugar de compras, Cultura, diversão, vi a banda Led Zeplim, a primeira vez na vida, num filme no Cine Metrópole, hoje aí da tem uma linda casa de shows, fui a pouco tempo ver um show do Otto e da Tulipa Ruiz, mas o Centro virou uma coisa antiga, tivemos de mudar nossas necessidades para outras partes da Cidade. Essa Arquitetura bonita, só tínhamos acesso qdo tinha restaurante o na cobertura, ou bar café de . hotel no térreo. Mas comecei a admirar a Arquitetura depois viajar para fora. Voltei e encontrei uma cidade jovem, pós 1900, comecei a admirar uma parte da arquitetura, mas vi que os arquitetos eram europeus. Tem uma arquitetura bela, mas a outra não é, e eu espero que tenha projetos de reforma, vejo nos filmes prédios reformados e eles continuam muito bonitos e úteis, espero que parem de construir prédios, já tem prédio e sombra demais na cidade. Sobre os prédios novos, eu acho que não vai ter público para morar neles, e quem tiver os recursos necessários, não vai querer morar lá. Mas fiquei encantada sobre a palestra, sobre a arquitetura de SP e desse vídeo e dos outros do São Paulo nas alturas, comecei a buscar os Arquitetos da cidade, a aprender com eles, a prestigiar suas páginas. Obrigada por compartilharem!! Parabéns as pessoas que promoveram esse bate papo.

  • @alexandrepohlmann7490
    @alexandrepohlmann7490 3 года назад +1

    58:22 falta "...um pouco de realismo... para nós..." a melhor frase do debate. Parabéns pelo livro Raul pelo trabalho. Realmente a história desses arquitetos e dessas obras foram deixados de lado. Durante meus anos de estudante de arquitetura eu fui negado várias e várias vezes pelos professores de história da arquitetura a fazer trabalhos de levantamento desse "tipo vulgar de arquitetura". Quando eu levantei o nome de Artacho Jurado por muito pouco não fui expulso de classe pela professora. Temos que reescrever o plano diretor de São Paulo. Apesar de duas vezes isso já ter acontecido, daqueles que eu conheço, parece que as coisas só pioraram. Talvez tenhamos hoje a oportunidade de mudar de vez essa realidade que faz a nossa cidade ser tão feia. Agora, vamos falar a verdade: arquiteto é igual a um trem de 200 vagões carregados de ego que quando desgovernado é um perigo e quando sai da linha... xivi! Enquanto TODO o arquiteto acreditar que está fazendo arte e acreditar que ele tem uma função social ele vai continuar nesse chororô. O arquiteto precisa cair na realidade e perceber que na verdade ele está fazendo um produto e ele precisa fazer um mercado se ele quer vender o seu produto e para fazer esse mercado ele precisa fazer marketing e lobby. Um falecido professor meu, muito boca suja, filho de um famosíssimo arquiteto brasileiro, me disse uma coisa que na época me deixou estarrecido, mas é muito verdade: "puta feia não terá meu dinheiro mesmo se prometer que faz gostoso e com amor." E para fechar, vocês já contaram quantos programas de decoração e reforma existem na televisão? Porque o arquiteto não tem espaço? Somos tão chatos e maçantes assim?!

  • @monferrat8897
    @monferrat8897 3 года назад +1

    Parabens raul. Vou comprar o livro.

  • @portinarih
    @portinarih 3 года назад +5

    cara queria muito ler esse livro mas po gente 430 reais na amazon o que é isso

  • @leonardormendes
    @leonardormendes 4 года назад +5

    14:18 - "Se você quer que a classe média leia sobre arquitetura, você tem que fazer um livro mais barato!" - O livro, em 2020, está esgotado em todas as livrarias e custa cerca de 300 reais no mercado de usados, que ironia! hehe

    •  4 года назад +1

      Leonardo, a pandemia provavelmente parou a impressão de novas edições, estamos em circunstancias excepcionais. Em sendo a procura alta, meritos do autor e da editora, aparecem espertalhoes querendo lucrar em cima.

    • @leonardormendes
      @leonardormendes 4 года назад +2

      ​@ Méritos esses muitíssimo merecidos, por sinal! O livro é sensacional, indispensável para fãs de Arquitetura, para quem trabalha com o mercado imobiliário e para quem mora em São Paulo de forma geral! Não sei se a falta de estoque se deve à pandemia, mas de qualquer forma torço para que se normalize em breve. Obrigado Taperá por disponibilizar conteúdo de qualidade, como esse, p/ nós no RUclips.
      PS: O primeiro comentário não foi uma crítica ao autor ou editora, só uma ironia curiosa que resolvi pontuar. :)

    •  4 года назад

      @@leonardormendes valeu, Leonardo.

    • @guilhermeaires4278
      @guilhermeaires4278 3 года назад

      @Jean Carlos Na Amazon está por 890 reais! chocante

  • @awdreyp
    @awdreyp 4 года назад +3

    Olá, é possível comprar o livro São Paulo nas Alturas com vocês? Existe venda por telefone ou internet?

    •  3 года назад +1

      ola, amigo... infelizmente com a pandemia estamos com vendas paralisadas!

    • @awdreyp
      @awdreyp 3 года назад +1

      @ muito obrigado, já comprei o livro kkk minha pergunta completou um ano

    •  3 года назад

      @@awdreyp pois eh, a pandemia veio que nem um tsunami... mas vamos superar! boa leitura!

    • @guilhermebarreto8782
      @guilhermebarreto8782 3 года назад +1

      @@awdreyp onde comprou amigo? Nao acho em nenhum lugar

    • @awdreyp
      @awdreyp 3 года назад

      @@guilhermebarreto8782 se não me engano foi na Saraiva, mas isso foi há um ano atrás

  • @caian_online
    @caian_online 3 года назад +5

    Vim pelo Arthur do Val (Mamãefalei) 51