Lembre-se que na época dele liberal significava outra coisa! Vamos evitar anacronismos, por favor! Se a gente não tomar cuidado com a veracidade, com o tempo e com o espaço, pode-se falar que Jesus cristo era Marxista e que a corrupção do Brasil começou no Éden e nós sabemos que não é assim
Que? Cara, tu tá viajando, é? Voltaire era sim liberal, como Locke, Mill, Hobbes, KaSmith, Ricardo, Say, etc. Os mesmos ideais pelos quais Voltaire lutava, hoje lutmm os liberais: Liberdade de expressão, livre-comercio, o da emancipação do homem através da razão... Não é NENHUM Anacronism.
Tem certeza de que são os mesmos? Não tenho visto essa emancipação através da razão não ein! Sério mesmo! Nós transformamos o conceito algumas tantas vezes que ele não se restringe mais ao que se restringia. Hoje em dia vemos por exemplo um liberalismo conservador, mais paradoxal impossível, que não preza tanto por esse ideal platônico da libertação através da razão e muito menos pela liberdade de expressão.
Esse busto do Voltaire é a cara do Suassuna! hahahaha Cândido é um dos melhores livros que já li! É maravilhoso! Li recentemente e me apaixonei pela escrita!
Excelente vídeo, e essa introdução ficou mais que soberba. Fez-me lembrar dos anos do curso de Direito, quando eu era um dos poucos que adorava ler toda a doutrina de apoio indicada pelos professores, principalmente essa gama mais filosófica dos grandes pensadores. De Maquiavel a Hobbes, me aprofundei em todos. E como todos eles foram responsáveis por imprimir imensas mudanças sociológicas em padrões de pensamento que sequer questionamos em nossos dias, apenas os vivenciamos como se assim fosse desde sempre. Parabéns minha cara. Seu trabalho é demais. Simplesmente top.
Isa , as suas contextualizaçoes são uma das melhores partes dos vídeos do seu canal . Acredito que seja um ponto positivo e diferencial e não algo negativo . Bjs
Parabéns, Isabella! Além de bela, é inteligente e sensata. É uma das poucas pessoas jovens que publicam esses vídeos aqui, que não cometeu anacronismos. Ademais, tem uma boa retórica e carisma...
Isabela é muito bom saber que o "Ler antes de morrer" promove cultura com o melhor da literatura. Sou estudante de filosofia (quase me formando) e te digo: não se preocupe, você não falou bobagem nesse preâmbulo quanto às referências filosóficas do Cândido não rs. Só quero contribuir e acrescentar que o Cândido foi uma obra de escárnio mesmo dirigida principalmente a Leibniz, como você bem disse, mas o problema fundamental para esse livro é a critica à concepçao de Leibniz sobre a Teodiceia (disciplina filosofica qie investiga a origem do mal no mundo). E a questão fundamental dessa disciplina é: "se Deus é bom, pq existe o mal no mundo (que Ele criou)? Essa questão é essencial para entendermos a nossa própria condição humana, que é contingente e paradoxal mesmo - bom e mal, fortes e fracos, tudo no mesmo saco. Mais uma vez, parabéns pela resenha! Se se interessar, veja um pouquinho sobre o que tem a te acrescentar o estudo da Teocideia, vale muito a pena... Grande abraço!
Não acredito tanto em destino, mas se tudo está realmente predestinado, não sem em quê isso me impede o questionamento, sério. Ninguém nasce preso, exceto à morte. Suas resenhas são verdadeiras aulas, rs. Parabéns pela criatividade e empenho. ;)
Professora ilza, tu eis muito bela, uma linda professora de literatura, como é bom te houvir, assim que posso, estou sempre te ouvindo suas reflexões, parabéns, pelo canal, nota 10 Boa tarde a todos obrigado Messias
Acabei de chegar, comecei a ler o livro Cândido ou otimismo, de Volteire. Para contextualizar melhor a leitura, mandou muito bem você tb é muito inteligente. Grata por compartilhar. Obrigada por me ajudar !
Sempre gostei de ler e tenho permanentemente um livro sobre o criado mudo mas agora, conhecendo canal, o prazer pela leitura se multiplicou e muito. Confesso q gostaria ter sido mais "CDF" e lido mais. Hoje tenho uma linda sobrinha entrando na adolescência q adora ler e eu adoraria que vc fizesse (ou se já tem) uma resenha de um livro adolescente para q eu enviasse a ela.
Entre tantas coisas incríveis que vc pontuou quanto à leitura e a experiência dessa leitura, fiquei mto feliz em saber q vc tbm achou que se têm a sensação de estar mais inteligente após ela. Eu fiquei com vontade de ligar pra amigos, professores, fazer stories e obrigar todo a fazer o mesmo. Obrigado pelo trabalho q vc faz aqui.
"Tudo que acontece de bão na vida da gente, é pra miorá!" Kkkkkk eu conheci Candido depois de ver a novela da Globo "Eta Mundo Bom" e fiquei impressionado ao descobrir que foi escrita por um iluminista! Ainda mais quando descobri o filme "Candinho" do Mazzaropi, aí vim correndo ver um vídeo sobre no seu canal, e gostei muito! Parabéns
Uau estou sem folego com tanto conhecimento que vc me passou....Poderia te falar um monte mas estou anciosa p continuar com a minha leitura....vim procurar por vc apos ler a historia da princesa cujo ele chama de velha ao termino da historia dele cpmpreendi,fiquei tão emprecionada que corri ate aqui p vc me direcionar os estudo em vez de só ficar chocada.....Muita luz em sua jornada gratidão.
Isa. Sei que é questão de opinião. Mas acho que contextualizar faz toda a.diferença no seu canal. Resumos rasos e rápidos tem vários por aí. Parabéns mais uma vez pela bela resenha! Amei!
QUE VÍDEO MA RA VI LHO SO! Nunca ninguém me apresento os pensadores antigos com tanta elucidação, transformando-os em leituras interessantes. Foi oootima a contextualização, ela despertou o interesse. Tive que colocar na minha lista! Obrigado.
Isa, a contextualização dos seus vídeos são indispensáveis. Elas, com certeza, influenciam diretamente na nossa vontade de ler a obra da qual se fala. Adoro ouvir você contar sobre história e estória 😘
Gosto de pensar nas contextualizações , que a Isabela faz , como introduções necessárias. Isso facilita a compreensão. Além de nos levar ao contexto do enredo da obra, de forma respeitosa sem precisar dar spoillers e, por incrível que pareça, ainda aguça a nossa curiosidade pela leitura! 😍
Parabéns, Isabella!!! Obrigada pela maravilhosa resenha! Li Cândido e estou fazendo um trabalho sobre Voltaire num curso da Aliança Francesa e me ajudou muito!!! Obrigada bjs!
Bah, nada como uma mulher bonita, inteligente e que goste de história e política. Não resisti à inscrição, mesmo após um único vídeo, e olha que são raras. Parabéns e sucesso!
Primeira vez em seu canal e que ótima primeira impressão, como tu se expressas bem, com um entusiasmo contagiante e passa uma credibilidade enorme, o que só fez eu querer voltar a ler Cândido e eu já era um grande fã do livro e de Voltaire e concordo muito com suas falas e como eu amo o livro do Cândido, apesar de ser uma crítica a um período específico que foi o séculos XVIII e diretamente ao otimismo e nos chocamos lamentavelmente em como pode se retratar perfeitamente nos dias atuais e isso só me deixa ainda mais fã do Voltaire e que genialidade, que sarcasmos e ele torna assuntos tão pesados e críticas tão vividas numa roupagem da filosofia pouca explorada na época, que é o humor.
Vídeo Excepcional. Eu sou particularmente interessado pelo Iluminismo Francês, principalmente pelos seus filósofos (Voltaire, Diderot...) serem racionalistas dogmáticos. Voltaire defendia a liberdade religiosa , porém em alguns de seus escritos observa-se uma forte tendência antissemita. Trechos do livro "Os caminhos para a modernidade", da Gertrude Himmelfarb
Ler Antes de Morrer esse vídeo ficou muito bom essa obra do Voltaire "Cândido ou O Otimismo" me marcou bastante e eu tenho uma estória engraçada dela. Quando eu era estudante de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul - RS (PUCRS) eu sofri um assalto durante a noite ao sair da faculdade e o assaltante pediu a minha mochila e eu entreguei. Pequeno detalhe: Minha carteira estava no meu bolso e dentro da minha mochila tinha apenas algumas canetas, um caderno e o livro "Cândido e O Otimismo" do Voltaire. Quando fui registrar o boletim de ocorrência na delegacia o delegado me perguntou: "Tinha algo de valor dentro da mochila" ? E eu respondi: "Sim tinha o livro "Cândido e O Otimismo" do Voltaire. Me lembro do delegado rindo sem parar na minha frente. Quanto a Constituição Federal de 1988 eu como Advogado não tenho essa mesma perspectiva positiva que tu tens de nossa Magna Carta. Eu honestamente não gosto de nossa atual Constituição Federal e acho ela muito extensa e sem objetividade além de contraditória em alguns pontos vou te dar um exemplo... Na Constituição Federal de 1988 lê - se em seu Artigo. 4° e Inciso III que a República Federativa do Brasil nas suas Relações Internacionais rege - se pelos Princípios... III - Autodeterminação dos povos; e no Artigo. 1° da Constituição Federal de 1988 lê - se: Art. "1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos". O que seria um povo ? Seria um agrupamento de pessoas que vivem em um mesmo território esse é o conceito segundo o Direito Internacional Público (DIP) tem vários internacionalistas que trabalham isso posso te citar alguns: Nguyen Quoc Dinh, Alaim Pallet, Iam Browlie, Valério de Oliveira Mazzuoli, Francisco Rezek, Hidelbrando Accioly entre outros... Resumo em um mesmo Estado-Nação podem existir milhares de povos como por exemplo, povo gaúcho, pernambucano, baiano, carioca, paulista... Bem veja que o Princípio da Autodeterminação dos povos do Artigo. 4° e Inciso III contrasta com o que é dito no Artigo. 1° da Constituição Federal, pois afinal caso a região sul do Brasil formada por PR, SC e RS tivessem interesse em se separar da união o que deveria prevalecer o Princípio da Autodeterminação dos povos do Artigo. 4° e Inciso III ou o que prevê o Artigo. 1° da Magna Carta ? E esse foi só um exemplo tem muito outros. O conceito de igualdade literal desenvolvido não só por Voltaire, mas por todos os demais iluministas que afirmam que todos são iguais diante da Lei também não sou muito simpático. Eu prefiro a forma como Aristóteles lida com a igualdade no livro "Ética a Nicômaco" que é tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual. Acho que a forma Aristotélica é a melhor a mais justa. Ler Antes de Morrer eu amo seu canal continue por aqui com seu nobre trabalho. Daqui de Porto Alegre - RS um grande abraço.
Li esse livro na faculdade de Letras, e nem em curso de graduação em Literatura ele foi tão bem explicado como nesse vídeo. Vontade de reler agora! Obrigado!
Isa adoro suas contextualizações, é melhor ainda quando relaciona com o nosso sistema jurídico e a carta política. Já quero ler esse livro. E quando você falou de Pangloss, me lembrei que Machado cita ele várias vezes em Memórias Póstumas de Brás Cubas ("Pangloss de Voltaire"), e eu não entendia qual era a relação! Obrigada pelo vídeo.
Ótima análise, gostei também da introdução, uma boa parte já conhecia porque esse é um dos meus livros preferidos. Tem um frase do livro que adoro, "E depois a vida é assim, se num da errado, a gente arranja noutro sendo tudo a mesma coisa. Desde que li, achei uma frase tão simplória e mesmo sendo sarcástica, mas que a vida é assim.
Mocinha! Magnifique esta tua explanação!!!!!!!!!! Este livro me é mt especial 💓. Uma das obras mais belas já escritas. Reli o livro por estes dias e, no momento, pra mim, este é o melhor de todos! Dostoievski e Machado q sempre foram meus maiores amores já estão até enciumados rsrsrsrs
Oi, Isa, você pode demorar sim, pois assistir a cada vídeo seu é uma satisfação imensa, dá uma aliviada nesse caos que é a vida. Um abraço daqui, de Mossoró/RN. Ah, parabéns pelo vídeo de hoje, e essas contextualizações fazem um grande diferencial, continue assim, querida.
Legal lembrar dessa obra! Na graduação ganhei esse livro pois estávamos falando sobre influência do Iluminismo na Música (disciplina História da Música). O livro foi sorteado pelo professor entre os que tiraram A numa prova. 😜
Isa, continue com suas contextualizações..é isso que faz com que os seus videos fiquem completos!! Dá uma vontade imensa de ler o livro após sua resenha, parabéns!!!!
A gente achando que a Internet inventou o blogueiro gratiluz e Voltaire mostra que eles caminham sobre a terra desde sempre. Que vídeo maravilhoso! Excelente contextualização e análise. Um dos livros mais divertidos já escritos.
Ótima resenha, só faltou vc falar das teorias sobre o que Voltaire quis dizer com a frase final "é preciso cultivar o seu jardim" depois de tanta desgraça rs
É exatamente os seus preâmbulos e as suas contextualizações que fazem seua vídeos tão maravilhosos. São resenhas sempre bem completas. Amo seu canal 🤗😘
Adorei sua contextualização da obra. Não vou me prolongar muito no comentário, porque concordei com grande parte do que você falou a respeito do livro. Sobre a comparação com o porta dos fundos, achei que os capítulos de Cândido parecem realmente pequenas esquetes que juntas compõem a estória. Livro muito bom de se ler, muito divertido.
Isa que resenha fantástica, eu tenho formação em filosofia mas eu nunca me aprofundei especificamente na obra de Voltaire, agora vou ter que fazer isso porque fiquei apaixonado pelo livro.
Eu acho as suas belas contextualizações/introduções e a sua naturalidade na fala (não é um texto decorado, parece mesmo uma conversa entre amigos) os seus diferenciais. Adorei ter descoberto o seu canal.
“Que jogo de azar é a vida humana! (...) Isso deveria ensinar os homens a não perseguir outros homens; porque enquanto alguns santarrões embusteiros queimam alguns fanáticos, a terra se abre e engole a todos igualmente.” - Voltaire (24 de novembro de 1755). "Cândido ou o otimismo" é uma obra que tem como um dos temas centrais o terremoto de Lisboa de 1755. No inicio do ano resenhei a obra "O último dia do mundo", que aborda a tragedia que esse terremoto representou para os portugueses e a posterior reconstrução de Lisboa no período do iluminismo. Vou deixar o link para quem tiver interesse: cafe-musain.blogspot.com.br/2017/02/o-ultimo-dia-do-mundo-1-de-novembro-de.html Quanto ao vídeo: ótima explanação da obra!
Parabéns pela qualidade e leveza da exposição. Penso que seria muito interessante fazer um vídeo sobre a obra Emílio de Jean-Jacques Rousseau devido a grande importância que ela possui na formulação das teoria pedagógicas modernas e contemporâneas, além de ser um romance interessante. Forte abraço.
Correção, gente: eu me enganei quanto à promoção do Kindle. Infelizmente o desconto foi só até o dia 25/10 :(
Falando em comunismo, faltou dizer que Voltaire era liberal
Lembre-se que na época dele liberal significava outra coisa! Vamos evitar anacronismos, por favor!
Se a gente não tomar cuidado com a veracidade, com o tempo e com o espaço, pode-se falar que Jesus cristo era Marxista e que a corrupção do Brasil começou no Éden e
nós sabemos que não é assim
Que? Cara, tu tá viajando, é? Voltaire era sim liberal, como Locke, Mill, Hobbes, KaSmith, Ricardo, Say, etc. Os mesmos ideais pelos quais Voltaire lutava, hoje lutmm os liberais: Liberdade de expressão, livre-comercio, o da emancipação do homem através da razão... Não é NENHUM Anacronism.
O termo liberal já existia antes mesmo da Revolução Francesa.
Tem certeza de que são os mesmos? Não tenho visto essa emancipação através da razão não ein! Sério mesmo! Nós transformamos o conceito algumas tantas vezes que ele não se restringe mais ao que se restringia. Hoje em dia vemos por exemplo um liberalismo conservador, mais paradoxal impossível, que não preza tanto por esse ideal platônico da libertação através da razão e muito menos pela liberdade de expressão.
Adoro suas contextualizações! Pra mim, elas são justamente o diferencial do seu canal.
Oi Isa,
Eu adoro a contextualização que você faz antes das resenhas. Acho um dos pontos altos dos seus vídeos.
"Cê acha que ele tirou isso da bunda?!" Kkkkk vc é incrível
eu pulei da cadeira do nada kkkkk
Kkkkkkk, eu voltei o vídeo, achei que tinha ouvido errado 😂😂
RI MUITO COM ISSO... iSA SEMPRE SURPREENDE KKKKKKKKKKKKK
Eu voltei o vídeo pra ouvir novamente ... Sensacional, hahahaha.
Incrível por causa disso?
É o meu livro de cabeceira! Descobri por volta dos meus 15 anos e amei a sátira!
Esse livro me salvou e me salva em muitos momentos da minha vida.
Eu acabei de ler o livro,agora com o vídeo consegui compreender muito melhor.
Esse busto do Voltaire é a cara do Suassuna! hahahaha Cândido é um dos melhores livros que já li! É maravilhoso! Li recentemente e me apaixonei pela escrita!
paulorobertoberti caraca verdade kkkkkkkk igual suassuna
VERDADE!!!!Boa lembrada.....
Excelente vídeo, e essa introdução ficou mais que soberba. Fez-me lembrar dos anos do curso de Direito, quando eu era um dos poucos que adorava ler toda a doutrina de apoio indicada pelos professores, principalmente essa gama mais filosófica dos grandes pensadores. De Maquiavel a Hobbes, me aprofundei em todos. E como todos eles foram responsáveis por imprimir imensas mudanças sociológicas em padrões de pensamento que sequer questionamos em nossos dias, apenas os vivenciamos como se assim fosse desde sempre. Parabéns minha cara. Seu trabalho é demais. Simplesmente top.
Celso Luis Dornellas Cel. Parabéns
Isa , as suas contextualizaçoes são uma das melhores partes dos vídeos do seu canal . Acredito que seja um ponto positivo e diferencial e não algo negativo . Bjs
"Moda não se explica, moda se lamenta", Isabella Lubrano
Kkkkk. Genial.
O filósofo "fulano de tal" (mais um.homem de peruca) 🤣🤣🤣🤣
Parabéns, Isabella! Além de bela, é inteligente e sensata. É uma das poucas pessoas jovens que publicam esses vídeos aqui, que não cometeu anacronismos. Ademais, tem uma boa retórica e carisma...
Não deixe de contextualizar. É fundamental para o entendimento da obra. Parabéns.
Contextualização fantástica. Sempre muito importante. Só tenho a agradecer!
Isabela é muito bom saber que o "Ler antes de morrer" promove cultura com o melhor da literatura.
Sou estudante de filosofia (quase me formando) e te digo: não se preocupe, você não falou bobagem nesse preâmbulo quanto às referências filosóficas do Cândido não rs. Só quero contribuir e acrescentar que o Cândido foi uma obra de escárnio mesmo dirigida principalmente a Leibniz, como você bem disse, mas o problema fundamental para esse livro é a critica à concepçao de Leibniz sobre a Teodiceia (disciplina filosofica qie investiga a origem do mal no mundo). E a questão fundamental dessa disciplina é: "se Deus é bom, pq existe o mal no mundo (que Ele criou)? Essa questão é essencial para entendermos a nossa própria condição humana, que é contingente e paradoxal mesmo - bom e mal, fortes e fracos, tudo no mesmo saco.
Mais uma vez, parabéns pela resenha! Se se interessar, veja um pouquinho sobre o que tem a te acrescentar o estudo da Teocideia, vale muito a pena...
Grande abraço!
Excelente video , Concordo com Voltaire . Vou ler o livro
A melhor parte das suas resenhas é a contextualização
Ela é muito inteligente, uma excelente análise histórica.
Sua contextualização só Enriqueça sua resenha, parabéns!
Amei o candito Voltaire Maravilha, ilza você é maravilhosa obrigado Messias
Parabéns adorei!!!! E quem não gostou é fácil, só não assistir ... As coisas são tão simples, nos que complicamos ..
Não acredito tanto em destino, mas se tudo está realmente predestinado, não sem em quê isso me impede o questionamento, sério. Ninguém nasce preso, exceto à morte.
Suas resenhas são verdadeiras aulas, rs. Parabéns pela criatividade e empenho. ;)
Professora ilza, tu eis muito bela, uma linda professora de literatura, como é bom te houvir, assim que posso, estou sempre te ouvindo suas reflexões, parabéns, pelo canal, nota 10 Boa tarde a todos obrigado Messias
Acabei de chegar, comecei a ler o livro Cândido ou otimismo, de Volteire. Para contextualizar melhor a leitura, mandou muito bem você tb é muito inteligente. Grata por compartilhar. Obrigada por me ajudar !
Acho ótimo você fazer uma contextualização, uma aula de história. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Boa noite, esse livro do Voltaire e bom demais!😄😄😄
me ajudou muito a estudar sobre Voltaire e Iluminismo, me apaixonei pelo canal!!
Sempre gostei de ler e tenho permanentemente um livro sobre o criado mudo mas agora, conhecendo canal, o prazer pela leitura se multiplicou e muito. Confesso q gostaria ter sido mais "CDF" e lido mais.
Hoje tenho uma linda sobrinha entrando na adolescência q adora ler e eu adoraria que vc fizesse (ou se já tem) uma resenha de um livro adolescente para q eu enviasse a ela.
Excelente, cada vez que leio um livro que sei que foi resenhado pelo seu canal é minha primeira ação depois de fechar a última página.
Entre tantas coisas incríveis que vc pontuou quanto à leitura e a experiência dessa leitura, fiquei mto feliz em saber q vc tbm achou que se têm a sensação de estar mais inteligente após ela. Eu fiquei com vontade de ligar pra amigos, professores, fazer stories e obrigar todo a fazer o mesmo. Obrigado pelo trabalho q vc faz aqui.
"Tudo que acontece de bão na vida da gente, é pra miorá!" Kkkkkk eu conheci Candido depois de ver a novela da Globo "Eta Mundo Bom" e fiquei impressionado ao descobrir que foi escrita por um iluminista! Ainda mais quando descobri o filme "Candinho" do Mazzaropi, aí vim correndo ver um vídeo sobre no seu canal, e gostei muito! Parabéns
Uau estou sem folego com tanto conhecimento que vc me passou....Poderia te falar um monte mas estou anciosa p continuar com a minha leitura....vim procurar por vc apos ler a historia da princesa cujo ele chama de velha ao termino da historia dele cpmpreendi,fiquei tão emprecionada que corri ate aqui p vc me direcionar os estudo em vez de só ficar chocada.....Muita luz em sua jornada gratidão.
Me surpreendi ao lê-lo. Maravilhoso. Voltaire terá tempo garantido em minhas leituras.
Isa. Sei que é questão de opinião. Mas acho que contextualizar faz toda a.diferença no seu canal. Resumos rasos e rápidos tem vários por aí. Parabéns mais uma vez pela bela resenha! Amei!
MARAVILHOSA SUAS CONTEXTUALIZAÇÕES, PAPO INTELIGENTE E ENVOLVENTE !!!
Olá Isabela, por favor, não tiras as contextualizações, eu gosto demais, são muito interessantes e enriquece muito o vídeo.
QUE VÍDEO MA RA VI LHO SO! Nunca ninguém me apresento os pensadores antigos com tanta elucidação, transformando-os em leituras interessantes. Foi oootima a contextualização, ela despertou o interesse. Tive que colocar na minha lista! Obrigado.
Adorei! Foi muito mais que uma resenha, foi uma aula de história. Parabéns!
Isa, a contextualização dos seus vídeos são indispensáveis. Elas, com certeza, influenciam diretamente na nossa vontade de ler a obra da qual se fala. Adoro ouvir você contar sobre história e estória 😘
Gosto de pensar nas contextualizações , que a Isabela faz , como introduções necessárias. Isso facilita a compreensão. Além de nos levar ao contexto do enredo da obra, de forma respeitosa sem precisar dar spoillers e, por incrível que pareça, ainda aguça a nossa curiosidade pela leitura! 😍
Ótimo introdução! É sempre bom ver como estava o mundo e como influenciou o escritor.
acho que sua contextualização é o que nos faz sentir mais especial, pois só nos enriquece em conhecimentos e expectativas para a leitura.
Só me apaixono mais por esse canal. Que coisa mais linda essa chuva de conhecimento
Parabéns, Isabella!!! Obrigada pela maravilhosa resenha! Li Cândido e estou fazendo um trabalho sobre Voltaire num curso da Aliança Francesa e me ajudou muito!!! Obrigada bjs!
Suas contextualizações são muito boas! Está me incentivando a ler mais, obrigado!
O que mais gosto é a contextualização. Faz toda diferença. Parabéns!!
Bah, nada como uma mulher bonita, inteligente e que goste de história e política. Não resisti à inscrição, mesmo após um único vídeo, e olha que são raras. Parabéns e sucesso!
Excelente!!!Resenha incrível.Contextualização muito lúcida.Muito esclarecedor.Filosofia é algo maravilhoso. Abraços fraternos
Moça sua contextualização é incrível
Primeira vez em seu canal e que ótima primeira impressão, como tu se expressas bem, com um entusiasmo contagiante e passa uma credibilidade enorme, o que só fez eu querer voltar a ler Cândido e eu já era um grande fã do livro e de Voltaire e concordo muito com suas falas e como eu amo o livro do Cândido, apesar de ser uma crítica a um período específico que foi o séculos XVIII e diretamente ao otimismo e nos chocamos lamentavelmente em como pode se retratar perfeitamente nos dias atuais e isso só me deixa ainda mais fã do Voltaire e que genialidade, que sarcasmos e ele torna assuntos tão pesados e críticas tão vividas numa roupagem da filosofia pouca explorada na época, que é o humor.
Esse vídeo foi tão apaixonante que comprei o livro imediatamente após assistir, estou ansiosa pra ler! Fui.
Gente, que maravilhosa!!! Essa contextualização é uma verdadeira aula, e amo que vc não é modesta ao reconhecer isso ❤❤❤❤
Vídeo Excepcional. Eu sou particularmente interessado pelo Iluminismo Francês, principalmente pelos seus filósofos (Voltaire, Diderot...) serem racionalistas dogmáticos.
Voltaire defendia a liberdade religiosa , porém em alguns de seus escritos observa-se uma forte tendência antissemita.
Trechos do livro "Os caminhos para a modernidade", da Gertrude Himmelfarb
Ler Antes de Morrer esse vídeo ficou muito bom essa obra do Voltaire "Cândido ou O Otimismo" me marcou bastante e eu tenho uma estória engraçada dela.
Quando eu era estudante de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul - RS (PUCRS) eu sofri um assalto durante a noite ao sair da faculdade e o assaltante pediu a minha mochila e eu entreguei.
Pequeno detalhe: Minha carteira estava no meu bolso e dentro da minha mochila tinha apenas algumas canetas, um caderno e o livro "Cândido e O Otimismo" do Voltaire.
Quando fui registrar o boletim de ocorrência na delegacia o delegado me perguntou: "Tinha algo de valor dentro da mochila" ?
E eu respondi: "Sim tinha o livro "Cândido e O Otimismo" do Voltaire.
Me lembro do delegado rindo sem parar na minha frente.
Quanto a Constituição Federal de 1988 eu como Advogado não tenho essa mesma perspectiva positiva que tu tens de nossa Magna Carta.
Eu honestamente não gosto de nossa atual Constituição Federal e acho ela muito extensa e sem objetividade além de contraditória em alguns pontos vou te dar um exemplo...
Na Constituição Federal de 1988 lê - se em seu Artigo. 4° e Inciso III que a República Federativa do Brasil nas suas Relações Internacionais rege - se pelos Princípios... III - Autodeterminação dos povos; e no Artigo. 1° da Constituição Federal de 1988 lê - se: Art. "1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos".
O que seria um povo ?
Seria um agrupamento de pessoas que vivem em um mesmo território esse é o conceito segundo o Direito Internacional Público (DIP) tem vários internacionalistas que trabalham isso posso te citar alguns: Nguyen Quoc Dinh, Alaim Pallet, Iam Browlie, Valério de Oliveira Mazzuoli, Francisco Rezek, Hidelbrando Accioly entre outros...
Resumo em um mesmo Estado-Nação podem existir milhares de povos como por exemplo, povo gaúcho, pernambucano, baiano, carioca, paulista...
Bem veja que o Princípio da Autodeterminação dos povos do Artigo. 4° e Inciso III contrasta com o que é dito no Artigo. 1° da Constituição Federal, pois afinal caso a região sul do Brasil formada por PR, SC e RS tivessem interesse em se separar da união o que deveria prevalecer o Princípio da Autodeterminação dos povos do Artigo. 4° e Inciso III ou o que prevê o Artigo. 1° da Magna Carta ?
E esse foi só um exemplo tem muito outros.
O conceito de igualdade literal desenvolvido não só por Voltaire, mas por todos os demais iluministas que afirmam que todos são iguais diante da Lei também não sou muito simpático.
Eu prefiro a forma como Aristóteles lida com a igualdade no livro "Ética a Nicômaco" que é tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual.
Acho que a forma Aristotélica é a melhor a mais justa.
Ler Antes de Morrer eu amo seu canal continue por aqui com seu nobre trabalho.
Daqui de Porto Alegre - RS um grande abraço.
Muito bom tratar sobre história do pensamento e contextualizar antes para depois discorrer sobre o livro.
Parabéns!!!!!!
Li esse livro na faculdade de Letras, e nem em curso de graduação em Literatura ele foi tão bem explicado como nesse vídeo. Vontade de reler agora! Obrigado!
Isa adoro suas contextualizações, é melhor ainda quando relaciona com o nosso sistema jurídico e a carta política. Já quero ler esse livro. E quando você falou de Pangloss, me lembrei que Machado cita ele várias vezes em Memórias Póstumas de Brás Cubas ("Pangloss de Voltaire"), e eu não entendia qual era a relação! Obrigada pelo vídeo.
Excelente vídeo e um dos melhores que já vi !!! Aula magnifique 👏👏👏🏾👏🏿👏🏻
Excelente vídeo. Excelente contextualização. Parabéns!
as melhores resenhas ♥️♥️
Ótima análise, gostei também da introdução, uma boa parte já conhecia porque esse é um dos meus livros preferidos. Tem um frase do livro que adoro, "E depois a vida é assim, se num da errado, a gente arranja noutro sendo tudo a mesma coisa. Desde que li, achei uma frase tão simplória e mesmo sendo sarcástica, mas que a vida é assim.
Mocinha! Magnifique esta tua explanação!!!!!!!!!! Este livro me é mt especial 💓. Uma das obras mais belas já escritas. Reli o livro por estes dias e, no momento, pra mim, este é o melhor de todos! Dostoievski e Machado q sempre foram meus maiores amores já estão até enciumados rsrsrsrs
Oi, Isa, você pode demorar sim, pois assistir a cada vídeo seu é uma satisfação imensa, dá uma aliviada nesse caos que é a vida. Um abraço daqui, de Mossoró/RN. Ah, parabéns pelo vídeo de hoje, e essas contextualizações fazem um grande diferencial, continue assim, querida.
Excelente vídeo Isa!! Além de muito completo, adorei o tom mais descontraído! Faça mais vídeos de filosofia poorr favooor!! Abraço ❤
Neste ano foi o melhor livro que li. Uma surpresa! mesmo amando a Filosofia, só "descobri" esta obra através de um outro canal.
Legal lembrar dessa obra! Na graduação ganhei esse livro pois estávamos falando sobre influência do Iluminismo na Música (disciplina História da Música). O livro foi sorteado pelo professor entre os que tiraram A numa prova. 😜
Isa, continue com suas contextualizações..é isso que faz com que os seus videos fiquem completos!! Dá uma vontade imensa de ler o livro após sua resenha, parabéns!!!!
Esse é definitivamente um dos meus livros da vida!!!!!!!!!!1
Sua contextualização foi ótima, parabéns
O "Zadig" do Voltaire também é ótimo.
A gente achando que a Internet inventou o blogueiro gratiluz e Voltaire mostra que eles caminham sobre a terra desde sempre. Que vídeo maravilhoso! Excelente contextualização e análise. Um dos livros mais divertidos já escritos.
Isabela super soltinha nesse vídeo! Adorei!!!!!
Ótima resenha, só faltou vc falar das teorias sobre o que Voltaire quis dizer com a frase final "é preciso cultivar o seu jardim" depois de tanta desgraça rs
Deu vontade de ler!
É exatamente os seus preâmbulos e as suas contextualizações que fazem seua vídeos tão maravilhosos. São resenhas sempre bem completas. Amo seu canal 🤗😘
Vendo o conteúdo dessa linda mulher, tenho a certeza que recebi uma educação miserável kkkkkkkkk
Adorei sua contextualização da obra. Não vou me prolongar muito no comentário, porque concordei com grande parte do que você falou a respeito do livro. Sobre a comparação com o porta dos fundos, achei que os capítulos de Cândido parecem realmente pequenas esquetes que juntas compõem a estória. Livro muito bom de se ler, muito divertido.
Isa que resenha fantástica, eu tenho formação em filosofia mas eu nunca me aprofundei especificamente na obra de Voltaire, agora vou ter que fazer isso porque fiquei apaixonado pelo livro.
Nossa, que análise de qualidade! Parabéns!
Eu acho as suas belas contextualizações/introduções e a sua naturalidade na fala (não é um texto decorado, parece mesmo uma conversa entre amigos) os seus diferenciais. Adorei ter descoberto o seu canal.
Sua contextualização é um máximo😘😍
Obrigado pela aula,adorei.
Etxa que minha lista de leitura só cresce.😀😁😁Obrigada! Um xero diretamente do Rio Grande do Norte!
Este vídeo é espetacular! Não quero ser demasiado otimista, mas acho que vou tirar boa nota na minha apresentação 😉
Conheci hoje este livro de Voltaire. Parabéns. Procurarei lê.
Essa foi a sua melhor resenha! Principalmente porque vc ligou o livro e a temática ao direito! Pfv faça mais isso!!!!
Sua contextualização foi mais que espetacular. Parabéns.
Maravilhosa!
Livre pensador sim e um ser humano além do seu Tempo.
Eu amo quando você da essa constestoalização antes do livro.
Análise muito boa!! Li esse livro há uns três anos e amei! Porém, só agora, com essa contextualização toda me deu vontade de ler mais sobre Voltaire.
Suas contextualizações já me renderam nota 100 na redação do meu concurso. Não para nunca! Seu canal é muito rico.
Continue contextualizando, Isabella. Continue com seu trabalho. Parabéns.
Fabulosa.. parabéns..
Um livro fundamental e divertidíssimo ao mesmo tempo, muito legal!
“Que jogo de azar é a vida humana! (...) Isso deveria ensinar os homens a não perseguir outros homens; porque enquanto alguns santarrões embusteiros queimam alguns fanáticos, a terra se abre e engole a todos igualmente.”
- Voltaire (24 de novembro de 1755).
"Cândido ou o otimismo" é uma obra que tem como um dos temas centrais o terremoto de Lisboa de 1755. No inicio do ano resenhei a obra "O último dia do mundo", que aborda a tragedia que esse terremoto representou para os portugueses e a posterior reconstrução de Lisboa no período do iluminismo. Vou deixar o link para quem tiver interesse:
cafe-musain.blogspot.com.br/2017/02/o-ultimo-dia-do-mundo-1-de-novembro-de.html
Quanto ao vídeo: ótima explanação da obra!
Tiago Rodrigues verdade amigo
Parabéns pela qualidade e leveza da exposição.
Penso que seria muito interessante fazer um vídeo sobre a obra Emílio de Jean-Jacques Rousseau devido a grande importância que ela possui na formulação das teoria pedagógicas modernas e contemporâneas, além de ser um romance interessante.
Forte abraço.
Eu já li Cândido e adorei seu sarcasmo e ironia.
Explicação e contextualização perfeita, parabéns.
Adoro os comentários iniciais, esse preâmbulo... introdução e história são importantes para entender os livros
Amo as contextualizações mais do que as resenhas em si, são elas que mais me prendem ao seu canal. Obrigada pelo otimo trabalho e continue assim!