É muito divertido esse livro. As vezes a gente tem medo de ler esses clássicos. Vc pega um livro com o nome Voltaire e fica meio com medo. Mas não tenha é incrível.
O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade" Que mulher!! Meta: chegar à esse nível de inteligência com o poder de simplicar a vida 🙏❤
Tati!!! Adorei esse livro! Foi uma surpresa, porque achei que não ia gostar, mas desde o começo me prendeu. Esse ritmo acelerado e as desgraças com o coitado do Cândido te levam a continuar a leitura, imaginando "no próximo capítulo o Cândido vai ter mais sorte" #sqn...rs. Também vou guardar a frase "É preciso cultivar o nosso jardim". O engraçado é que li um livro logo antes de Cândido que tinha um conceito parecido: "cuide de sua rosa". Terminei o livro e pensei "preciso ver se a Tati já leu e comentou esse livro". Adoro seu canal! Bjo
O filme "Candinho" do Abílio Pereira de Almeida com Mazzaropi estrelando, foi inspirado na obra. E foi dessa completa adaptação pro sertanejo brasileiro da década de 1920 que Walcyr Carrasco se inspirou para a telenovela. Eu fico com o filme ;) e recomendo!!
Vendo esse vídeo em 2024 me vi com 2 pensamentos: que espetáculo de moça, que tenha inúmeras bençãos na vida; vou reler esse Livro pois aos 18 não acho que soube aproveitar todo o seu potencial. Aos 48 pode ser diferente. Obrigado.
Tati! Descobri o teu canal ao acaso, mas foi um dos melhores acasos da minha vida! Assisti todos os vídeos do canal e agora fico super feliz toda vez que recebo notificação de novos vídeos! Você trata a literatura com uma naturalidade ímpar. Obrigada por nos alimentar com tuas leituras e opiniões sempre bem colocadas! Super abraço! Sucesso!
Descobri por outro canal, q meio abandonei depois da Tati. Adoro os comentários dela, nesse então é de um entusiasmo admirável que contagia. Ñ sossegarei até compra-lo e ler.
E uma LP e uma Telecaster, sem mais para comentar por hora. Com certeza você deve viver em um dos melhores mundos possíveis tendo estas duas peças (e possível que tenha um amplificador também) que faria os músicos de Eldorado te invejarem, custaria um bons carneirinhos.
Tati, sugiro a você a leitura do livro "A Luneta Mágica", de Joaquim Manoel de Almeida . Se você adorou Cândido, vai adorar ainda mais a Luneta. Um extraordinário clássico da literatura brasileira, absurdamente ignorado pelo público.
Olá Tatiana. Por conta do seu empolgado vídeo li o conto. Achei que já tivesse lido em 2005, mas na verdade li um outro dele que acho que foi o Zadig ou o Destino. Muito engraçado mesmo esse Cândido ou o Otimismo! É muuuito rápido!!! Já no primeiro curto capítulo o mundo vira de cabeça pra baixo! Estou lendo também, por conta de outro vídeo seu o A Montanha Mágica e a noção de tempo muda com-ple-tamente! O lance do cultivar o jardim me fez lembrar uma frase que estava em voga a um tempinho atrás... 'Não fale em crise, trabalhe', mas concordo que o trabalho faz com que a gente foque nossos esforços. Obrigado por me fazer pegar, ler e me divertir com um livro que estava abandonado na estante a mais de uma década. Va-leu!
Terminei de ler esse livro ontem. Cara que livro sensacional e divertido! Obrigado pela indicação Tatiana!!! Segunda começo Submissão do Michel Houellebecq, também por indicação do canal.
Conheci o seu canal este ano, mas gostaria de ter conhecido antes, é uma forma de guiar as minhas leituras. Obrigada por nos proporcionar algo tão bom =)
Hahahaha pensei que eu tava louco ao ouvir os nomes e a associar à novela das seis, mas aí lembrei que o Walcyr Carrasco sempre pega elementos de clássicos da literatura pra fazer as histórias dele (tipo O Cravo e a Rosa ser uma adaptação caipira de A Megera Domada). Fiquei super curioso em ler esse livro do Voltaire! Depois que finalmente dar conta das minhas pilhas de livros atrasados com certeza vou atrás!
Estou a ler esse livro agora mesmo. Fiz só pausa para procurar mais informação adicional sobre o mesmo, apesar de já conhecer a época, as suas teorias e as dos autores que menciona e estou a gostar muito.
OOOObriiiiigaaaaadaaaaaaaa Tatiana!!!!! Muita Gratidão por ver muito do que eu penso ser dividido com você. Eu li Cândido antes de Don Quixote, mas ainda no meio de Don Quixote já tinha percebido muito a familiaridade entre as obras. Comentei com algumas pessoas que mais ou menos entenderam o que eu queria dizer, ou mais ou menos entenderam o que os autores quiseram dizer e acabou que fiquei guardando essa impressão até ver você dizer A MESMA COISA! Estou, já fazem semanas, escrevendo um comentário sobre o Video do Carl Sagan, mas como ele é delicado e estou atarefadíssima com o mestrado vai demorar um pouco ainda pra postar. Também amei o vídeo sobre jogos vorazes e o comentário pontual e necessário que você fez quando disse que essas trilogias estão querendo dizer aos jovens que talvez eles não sejam capazes de ler as distopias clássicas, George Orwell e Huxlei. Me empolguei no comentário, nem era pra dizer tudo isso, em sntese adoro seu canal!
Essa crítica dele ao Leibniz pode ter a ver com sua intuição de "cuide do seu jardim, faça o que deve", já que Leibniz deu uma bela "complicada" na filosofia hahaha - além de o filósofo comprar briga com muita gente da época. A filosofia de Leibniz, apesar de complexa, é bem interessante e são peças (artigos, capítulos, etc) bem escritas, vale a pena conhecer :)
Os iluministas franceses também simpatizavam-se muito com a física newtoniana. E Leibniz tinha outros modelos distintos nessa área. A filosofia de Leibniz tmbm tem toques de conciliar fé e razão. Coisa que o iluminismo francês não buscava. Enfim, fica bem claro os motivos da "treta" entre esses dois.
Amo este livro, Tati. Ele era cobrado na segunda etapa do PAS da UnB, em 2012. Não sei se ainda é cobrado. Eu sempre achei que era uma novela. Obrigado por esclarecer esse ponto!
Oi, Tati! Achei muito inesperado você mencionar o Leibniz. Em exatas a gente escuta muito falar dele porque ele e o Newton desenvolveram o cálculo diferencial e integral! Mas, né.... nessa época em que as pessoas eram filósofas, matemáticas, cientistas, políticas... não é de se surpreender! xD Adorei o vídeo! Beijos.
Quando vc falou do Joseph Climber eu ri muito, foi justamente quem me veio a mente sempre que eu lia Candido, que livro maravilhoso, e sinceramente, a escrita dele é tão gostosa de ler que nem parece ser um livro clássico!!
oi Tati! Desculpe-me se minha comparação anterior não foi pertinente. Adoro seu canal e só estava dando um toque, de coração. Admiro muito o que você faz de graça e no seu tempo livre, o incentivo que você nos dá a ler é fantástico, não tenho nada de ruim pra falar de você ou do seu trabalho. Sua organização e disciplina com o canal, a maneira que lida com os críticos e haters, sempre educada porém incisiva, nossa, só tenho elogios para tecer sobre o que vejo. Obrigada por videos tão divertidos e instrutivos!
Oi, Tati :) Estava no seu bate-papo na bienal e você comentou que estava muito empolgada nesse vídeo e acabou não falando nada sobre o livro. Eu achei que não, você dá uma ideia geral do livro sim e me deixou muito curiosa! Já está na minha lista de futuras leituras. Abraços.
Os nomes da novela das 6!! (Cândido e Cunegundes) Faz mt sentido com o enredo da novela, não sabia que tinha sido baseada num livro. O único nome que eu tinha me familiarizado na novela era Eponina.
Oi Tatiana!! Fiquei curiosa para ler o livro... mas gostaria de ver, em um vídeo novo, suas marcações nos livros pois notei em outros vídeos, que é tudo marcadinho com posti's coloridos. Poderia deliciar-nós com essa curiosidade??? 😂😂 Beijos e adoro o seu canal! #Bêh💕
Tati, recomendo a vc o livro "Blasfêmia" da Editora Leya, escrito por Pathy dos Reis (ex-Galo Frito). Muito bom! Gostaria de ver sua resenha sobre ele. Bjs
Eu não assisti a novela, mas quando vi só o anuncio dela quando ainda ia estrear fiz essa conexão porque causa do nome dado a novela, acredito que o autor da novela leu Cândido ou O Otimismo.
Sou dramaturgo, um amigo meu me apresentou o seu canal e eu adorei. Parabéns. Tenho uma peça curta, publicada, e premiada pelo SESC, GOSTARIA DE SABER SE POSSO TE ENVIAR. Tem apenas 19 páginas. Beijo
Tati!! Esse é um dos meus livros favoritos, e eu realmente nunca imaginei que encontraria uma resenha dele aqui. Apenas expressando minha felicidade imensa por você ter gravado uma resenha para o incomparável "é preciso cultivar nosso jardim"
Só preciso compartilhar que a edição da Penguim é um martírio para quem não consegue ignorar as inúmeras notas de rodapé :( Quero muito ler essa edição, já que afinal tive aula com o tradutor, excelente professor, por sinal ;)
Tati, adorei o vídeo! Tenho uma edição antiga que encontrei em um sebo com vários contos do Voltaire, todos ótimos, mas os meus preferidos são Cândido ou O Oimismo e Zadig ou O Destino. Recomendo muito que tu leia o do Zadig, sem dúvida é um dos meus livros preferidos da vida. :D Abraços
Taty, não sei se é o mesmo Leibniz, mas Gottfried Wilhelm Leibniz foi um filósofo alemão que viveu no século XVIII e teve inúmeras contribuições na matemática e física. Juntamente com Newton desenvolveu e estruturou o cálculo moderno.. Todo aluno de um destes cursos conhece bem essa parte do trabalho de Leibniz.
Olá, li o seu comentário e sim é o mesmo Leibniz que desenvolveu e estruturou o cálculo moderno. Além disso ele também é um filósofo importante e tinha idéias originais. Parece que o Voltaire não gostava dele e de suas teorias cientificas, e por inveja escreveu esse livro Candido para ataca-lo.
+Edson Ferreira Não foi bem por atacá-lo. Eu tenho o livro do Leibnz que ele trata do melhor dos mundos possíveis. Nele o filósofo defende que Deus, não por ser Deus, mas por genialidade criou nosso mundo como a mais perfeito possível pois dizer o contrário seria o mesmo que dizer que Deus faz coisas imperfeitas o que não seria admissível. Logo o nosso mundo com tudo que tem nele, mesmo violência e injustiça, é o melhor que Deus poderia ter feito, o melhor possível.
+tatianagfeltrin Tati, você falou no seu video de Divergente que voce nao tinha gostado do primeiro filme. Também não é o meu favorito da série, mas experimente os outros dois que já saíram, gostei muito mais desses, especialmente do segundo. Por favor, fale no seu vídeo de filmes, séries, mangás, livros etc do mês o que você achou deles, ok? Obrigado
Eu também me divertir demais com esse livro, mas não consegui dar risadas com ele. Sabe aquele riso preso na garganta? Foi o que senti rs acho um livro divertido de um jeito extremamente bizarro. Só acontece tragédia com eles, gente Hahaha
Tati, li este livro quando estava na escola, como leitura obrigatoria para a 8ª série (na aula de História). Mantive o livro comigo, tenho a edição da L&PM pocket, talvez releia. Me lembro pouco da história, pois deve fazer uns 15 anos que li. A ÙNICA COISA que me traumatizou e eu lembro é uma parte que o cara tira um bife da carne da bunda da moça. tô viajando ou isso acontece mesmo na história? Rsrsrs Acho q vai rolar uma releitura em breve. Bjs
Turco: "O TRABALHO AFASTA DE NÓS 3 GRANDES MALES: O TÉDIO, VÍCIO E A NECESSIDADE."
Excelente!
É muito divertido esse livro. As vezes a gente tem medo de ler esses clássicos. Vc pega um livro com o nome Voltaire e fica meio com medo. Mas não tenha é incrível.
Cândido ou o Otimismo foi um dos primeiros livros que li na vida. Me ajudou a gostar de ler. Bateu uma saudade.
A novela da Eta Mundo Bom foi toda inspirada nesse livro de Voltaire. Muito bom por sinal.
O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade" Que mulher!! Meta: chegar à esse nível de inteligência com o poder de simplicar a vida 🙏❤
❤
Tati!!! Adorei esse livro! Foi uma surpresa, porque achei que não ia gostar, mas desde o começo me prendeu. Esse ritmo acelerado e as desgraças com o coitado do Cândido te levam a continuar a leitura, imaginando "no próximo capítulo o Cândido vai ter mais sorte" #sqn...rs. Também vou guardar a frase "É preciso cultivar o nosso jardim". O engraçado é que li um livro logo antes de Cândido que tinha um conceito parecido: "cuide de sua rosa". Terminei o livro e pensei "preciso ver se a Tati já leu e comentou esse livro". Adoro seu canal! Bjo
O filme "Candinho" do Abílio Pereira de Almeida com Mazzaropi estrelando, foi inspirado na obra. E foi dessa completa adaptação pro sertanejo brasileiro da década de 1920 que Walcyr Carrasco se inspirou para a telenovela. Eu fico com o filme ;) e recomendo!!
Li pra disciplina de Literatura Francesa, sem nenhuma expectativa. Fiquei apaixonada pelo livro ao final da leitura...
Sensacional mesmo. Consegui lê-lo baixando-o do site domínio público, que aliás tem muitos outros clássicos maravilhosos.
Vendo esse vídeo em 2024 me vi com 2 pensamentos: que espetáculo de moça, que tenha inúmeras bençãos na vida; vou reler esse Livro pois aos 18 não acho que soube aproveitar todo o seu potencial. Aos 48 pode ser diferente. Obrigado.
Já li e Adorei.
A novela da Globo "Eta mundo bom" tem várias referências do livro, recontando de forma simplista várias passagens...
amo filosofia. voltaire e os iluministas de sua epoca sao importantíssimos na formacao dos pensamentos da nossa sociedade contemporanea
Tati!
Descobri o teu canal ao acaso, mas foi um dos melhores acasos da minha vida! Assisti todos os vídeos do canal e agora fico super feliz toda vez que recebo notificação de novos vídeos!
Você trata a literatura com uma naturalidade ímpar.
Obrigada por nos alimentar com tuas leituras e opiniões sempre bem colocadas!
Super abraço! Sucesso!
Aconteceu comigo tb! Só sosseguei depois que assisti a todos os vídeos! Totalmente viciada. Rsrs.
Descobri por outro canal, q meio abandonei depois da Tati. Adoro os comentários dela, nesse então é de um entusiasmo admirável que contagia. Ñ sossegarei até compra-lo e ler.
Muito amor
Esse livro é demais. Isso é uma delícia do livro.
Eu li este livro quando estava no ensino médio. Amei!
Comecei a ler esse livro hoje e estou amando, é muito bom.
E uma LP e uma Telecaster, sem mais para comentar por hora. Com certeza você deve viver em um dos melhores mundos possíveis tendo estas duas peças (e possível que tenha um amplificador também) que faria os músicos de Eldorado te invejarem, custaria um bons carneirinhos.
acabei de encontrar online na biblioteca virtual pearson. vou correndo ler!
Já quero ler, sempre pensei que esse livro era puramente filosófico, que bom descobrir que ele mescla essa filosofia com uma história divertida.
Gente, adoro as dicas de música da Taty 💕
Tati, você poderia fazer um vídeo falando dos livros de apoio q vc usa ? Gostaria de saber quais você tem, como vc escolhe, quais indica... ^^
Li esse livro nesse ano , e com toda certeza são poderosas as palavras presente nele, leva-lo-ei por toda minha existência.
Tati, sugiro a você a leitura do livro "A Luneta Mágica", de Joaquim Manoel de Almeida . Se você adorou Cândido, vai adorar ainda mais a Luneta. Um extraordinário clássico da literatura brasileira, absurdamente ignorado pelo público.
Olá Tatiana. Por conta do seu empolgado vídeo li o conto. Achei que já tivesse lido em 2005, mas na verdade li um outro dele que acho que foi o Zadig ou o Destino. Muito engraçado mesmo esse Cândido ou o Otimismo! É muuuito rápido!!! Já no primeiro curto capítulo o mundo vira de cabeça pra baixo! Estou lendo também, por conta de outro vídeo seu o A Montanha Mágica e a noção de tempo muda com-ple-tamente! O lance do cultivar o jardim me fez lembrar uma frase que estava em voga a um tempinho atrás... 'Não fale em crise, trabalhe', mas concordo que o trabalho faz com que a gente foque nossos esforços. Obrigado por me fazer pegar, ler e me divertir com um livro que estava abandonado na estante a mais de uma década. Va-leu!
Terminei de ler esse livro ontem. Cara que livro sensacional e divertido! Obrigado pela indicação Tatiana!!! Segunda começo Submissão do Michel Houellebecq, também por indicação do canal.
Conheci o seu canal este ano, mas gostaria de ter conhecido antes, é uma forma de guiar as minhas leituras.
Obrigada por nos proporcionar algo tão bom =)
Uma direção de comportamento em relação ao mundo contemporâneo .
Hahahaha pensei que eu tava louco ao ouvir os nomes e a associar à novela das seis, mas aí lembrei que o Walcyr Carrasco sempre pega elementos de clássicos da literatura pra fazer as histórias dele (tipo O Cravo e a Rosa ser uma adaptação caipira de A Megera Domada).
Fiquei super curioso em ler esse livro do Voltaire! Depois que finalmente dar conta das minhas pilhas de livros atrasados com certeza vou atrás!
Voltando aqui pra dizer que li o livro, após ver sua resenha, que livro. Lista de livros pra ler e reler durante a vida ;)
Estou a ler esse livro agora mesmo. Fiz só pausa para procurar mais informação adicional sobre o mesmo, apesar de já conhecer a época, as suas teorias e as dos autores que menciona e estou a gostar muito.
OOOObriiiiigaaaaadaaaaaaaa Tatiana!!!!!
Muita Gratidão por ver muito do que eu penso ser dividido com você.
Eu li Cândido antes de Don Quixote, mas ainda no meio de Don Quixote já tinha percebido muito a familiaridade entre as obras.
Comentei com algumas pessoas que mais ou menos entenderam o que eu queria dizer, ou mais ou menos entenderam o que os autores quiseram dizer e acabou que fiquei guardando essa impressão até ver você dizer A MESMA COISA!
Estou, já fazem semanas, escrevendo um comentário sobre o Video do Carl Sagan, mas como ele é delicado e estou atarefadíssima com o mestrado vai demorar um pouco ainda pra postar.
Também amei o vídeo sobre jogos vorazes e o comentário pontual e necessário que você fez quando disse que essas trilogias estão querendo dizer aos jovens que talvez eles não sejam capazes de ler as distopias clássicas, George Orwell e Huxlei.
Me empolguei no comentário, nem era pra dizer tudo isso, em sntese adoro seu canal!
Quando quero pesquisar sobre qualquer livro venho ao seu canal antes de tudo, já na certeza que vc leu. 😅 Ótimo vídeo, como sempre! 💕
Essa crítica dele ao Leibniz pode ter a ver com sua intuição de "cuide do seu jardim, faça o que deve", já que Leibniz deu uma bela "complicada" na filosofia hahaha - além de o filósofo comprar briga com muita gente da época.
A filosofia de Leibniz, apesar de complexa, é bem interessante e são peças (artigos, capítulos, etc) bem escritas, vale a pena conhecer :)
Os iluministas franceses também simpatizavam-se muito com a física newtoniana.
E Leibniz tinha outros modelos distintos nessa área. A filosofia de Leibniz tmbm tem toques de conciliar fé e razão. Coisa que o iluminismo francês não buscava.
Enfim, fica bem claro os motivos da "treta" entre esses dois.
Sem contar q o Voltaire era um grande fan do Newton, e o newton e o leibniz tiveram um conflito a respeito das origens do cálculo
Um livro para levar pra vida. Amooooo desde o colégio.
Um dos livros da minha infância. Amo demais.
Amo este livro, Tati. Ele era cobrado na segunda etapa do PAS da UnB, em 2012. Não sei se ainda é cobrado. Eu sempre achei que era uma novela. Obrigado por esclarecer esse ponto!
toda vez que assito um vídeo a lista de livros que quero/preciso ler só aumenta ☺
Oi, Tati! Achei muito inesperado você mencionar o Leibniz. Em exatas a gente escuta muito falar dele porque ele e o Newton desenvolveram o cálculo diferencial e integral! Mas, né.... nessa época em que as pessoas eram filósofas, matemáticas, cientistas, políticas... não é de se surpreender! xD
Adorei o vídeo! Beijos.
O Voltaire era um super fan do Newton, n a toa, ele critica tanto a filosofia do Leibniz
Adoraria ouvir uma playlist com tuas músicas preferidas Tati, que tal criar uma no spotify hahah 😊👌
Quando vc falou do Joseph Climber eu ri muito, foi justamente quem me veio a mente sempre que eu lia Candido, que livro maravilhoso, e sinceramente, a escrita dele é tão gostosa de ler que nem parece ser um livro clássico!!
Adorei o vídeo as frases que vc leu por se só já dar bastante pano pra manga , adorei 💞
Nossa Tati eu amei esse livro quando li a uns dois anos, e olha que sou uma adolescente de 16 anos
oi Tati! Desculpe-me se minha comparação anterior não foi pertinente. Adoro seu canal e só estava dando um toque, de coração. Admiro muito o que você faz de graça e no seu tempo livre, o incentivo que você nos dá a ler é fantástico, não tenho nada de ruim pra falar de você ou do seu trabalho. Sua organização e disciplina com o canal, a maneira que lida com os críticos e haters, sempre educada porém incisiva, nossa, só tenho elogios para tecer sobre o que vejo. Obrigada por videos tão divertidos e instrutivos!
sem problema, renata. 1 abç!
Não ouvi a voz da Tati cantando mas vi a vermelhidão da mesma. Rsrsrsrsrsrsr
Cândido é mesmo sensacional!
Oi, Tati :)
Estava no seu bate-papo na bienal e você comentou que estava muito empolgada nesse vídeo e acabou não falando nada sobre o livro. Eu achei que não, você dá uma ideia geral do livro sim e me deixou muito curiosa! Já está na minha lista de futuras leituras.
Abraços.
Personal trainer cultural. #gratidão
Tati, acabei de conhecer o canal e já estou viciada! Seus vídeos são realmente inspiradores! Parabéns pelo trabalho incrível!!!
Nossa li na oitava série e adorei! Bom relembrar esse livro, muito divertido!
Canta pra gente, Tati! #cantaTati
:D
rs, de jeito nenhum!
Poxa! Ela encobriu a voz dela. :(
+tatianagfeltrin mas poxa, eu amo tanto essa música hahaha
Esse é o livro do qual o autor Walcyr Carrasco, se baseou para escrever a sinopse da novela "Eta Mundo Bom"
também percebi algumas relações hahahah
Lembrei da novela na hora!
O próprio.
Eu acabei de fazer um coméntario como teu kkkk nem tinha visto.. ate acabei apagando o meu.. kkkkkk
+Everton Castro Globo copiando e estragando grandes obras da literatura mundial desde sempre!!!
Adorei o Panglos, não sei o porquê já que não concordo com ele rsrs
Os nomes da novela das 6!! (Cândido e Cunegundes)
Faz mt sentido com o enredo da novela, não sabia que tinha sido baseada num livro. O único nome que eu tinha me familiarizado na novela era Eponina.
Oi Tatiana!!
Fiquei curiosa para ler o livro... mas gostaria de ver, em um vídeo novo, suas marcações nos livros pois notei em outros vídeos, que é tudo marcadinho com posti's coloridos. Poderia deliciar-nós com essa curiosidade??? 😂😂
Beijos e adoro o seu canal!
#Bêh💕
esse livro está no desafio da rory, baixei esses dias para o kindle e, depois do seu vídeo quero ler mais ainda! :*** muá!
Eu fiquei muitooo curioso para ler esse livro!!!!
Obrigado pelo vídeo.
Oi, já fez um vídeo do livro - Contos Gauchescos - Simões Lopes Neto.
Tati, recomendo a vc o livro "Blasfêmia" da Editora Leya, escrito por Pathy dos Reis (ex-Galo Frito). Muito bom! Gostaria de ver sua resenha sobre ele. Bjs
Adorei a resenha, Tati! Quero ler esse livro faz muito tempo.
Maravilha de dica!
estou lendo esse livro,parece legal!
Adorei o livro e adorei seus comentários sobre ele😘
"Precisamos cultivar nosso jardim" = arruma um terreno pra carpir.🤣
Excelente livro. Gostei muito.
Tati, grava sobre o Pérolas absolutas, Heloísa Seixas. 💜
Gostei muito.
Adorei o vídeo...O livro entrou pra minha lista...Canta mais Tatiana,que pena que encobriu.grande bj
Quando finalmente cai a ficha de que a novela que minha mãe adora é inspirada nesse livro kkkkkk
Qual novela?
@@bhaltamosbr62 eta mundo bom, o candinho kkkkkkk
É preciso ler...
Vou procurar agora!++
Conheci esse livro por causa de uma ópera do Bernstein que é baseada nele.
Tati, você já fez resenha sobre Tratado sobre a tolerância, de Voltaire?
ajudou muitoo! obrigadoo! ameii
Deve ser massa conversar contigo. Tu deve saber uns milhões de coisas ehueheuheu Muito bom o vídeo!
Fiquei interessada em ler.
Que resenha boa, deu muita vontade de ler! A musiquinha animou o vídeo hahahahaha
rs, adoro essa musiquinha
Vixe, Tati, então a novela Eita Mundo Bom da Globo deu uma surrupiada no enredo! hahaha. Até o nome dos personagens são iguais!
Pensei que só eu tinha pensado nisso e olha que eu nem acompanho a novela.
Também achei isso... muito parecido com a novela kkk
Em uma entrevista no programa do Jô o ator que faz o Candinho na novela fala que ela foi inspirada neste conto do Voltaire.
Hahahah exatamente
Eu não assisti a novela, mas quando vi só o anuncio dela quando ainda ia estrear fiz essa conexão porque causa do nome dado a novela, acredito que o autor da novela leu Cândido ou O Otimismo.
Facil baixar e tem em audio...mais pratico....bonslivros...
Ain, quero ler agora depois dessa resenha tão entusiasmada!!
livrão, juliana ;)
Sou dramaturgo, um amigo meu me apresentou o seu canal e eu adorei. Parabéns. Tenho uma peça curta, publicada, e premiada pelo SESC, GOSTARIA DE SABER SE POSSO TE ENVIAR. Tem apenas 19 páginas. Beijo
Dei risada só vendo o vídeo, imagina lendo! Quero já.
Tati!! Esse é um dos meus livros favoritos, e eu realmente nunca imaginei que encontraria uma resenha dele aqui. Apenas expressando minha felicidade imensa por você ter gravado uma resenha para o incomparável "é preciso cultivar nosso jardim"
A gente vai
Só preciso compartilhar que a edição da Penguim é um martírio para quem não consegue ignorar as inúmeras notas de rodapé :( Quero muito ler essa edição, já que afinal tive aula com o tradutor, excelente professor, por sinal ;)
compartilho de sua opinião Camila... Sofri horrores por causa das notas serem no final do livro e tinha que estar indo lá todo momento :/
Parabéns pela iniciativa. Vale a pena uma resenha do ZADiG também!
Tem um filme do cineasta brasileiro Mazzaropi chamado "Candinho" que foi baseado nesse livro.
Oi Tati! Gostaria de saber se você já leu o livro Vinte mil pedras no caminho, e qual a sua opinião sobre ?
Tati, adorei o vídeo!
Tenho uma edição antiga que encontrei em um sebo com vários contos do Voltaire, todos ótimos, mas os meus preferidos são Cândido ou O Oimismo e Zadig ou O Destino. Recomendo muito que tu leia o do Zadig, sem dúvida é um dos meus livros preferidos da vida. :D
Abraços
Valeu pela dica, vou procurar o livro.
Parece que aquela novela Eita Mundo Bão é meio baseado nessa história, né não?
Tenho que ler este livro, não acredito que nunca tinha ouvido falar na ligação à Vestfália, eu que vivo neste estado à 5 anos!
o melhor dos mundos possíveis ;)
♥️
LÊ PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN
Adorei o Vídeo Tati
Taty, não sei se é o mesmo Leibniz, mas Gottfried Wilhelm Leibniz foi um filósofo alemão que viveu no século XVIII e teve inúmeras contribuições na matemática e física. Juntamente com Newton desenvolveu e estruturou o cálculo moderno.. Todo aluno de um destes cursos conhece bem essa parte do trabalho de Leibniz.
Olá, li o seu comentário e sim é o mesmo Leibniz que desenvolveu e estruturou o cálculo moderno. Além disso ele também é um filósofo importante e tinha idéias originais. Parece que o Voltaire não gostava dele e de suas teorias cientificas, e por inveja escreveu esse livro Candido para ataca-lo.
Interessante, vou procurar saber um pouco mais sobre o assunto. Valeu.
+Edson Ferreira Não foi bem por atacá-lo. Eu tenho o livro do Leibnz que ele trata do melhor dos mundos possíveis. Nele o filósofo defende que Deus, não por ser Deus, mas por genialidade criou nosso mundo como a mais perfeito possível pois dizer o contrário seria o mesmo que dizer que Deus faz coisas imperfeitas o que não seria admissível. Logo o nosso mundo com tudo que tem nele, mesmo violência e injustiça, é o melhor que Deus poderia ter feito, o melhor possível.
Lerei! ^^
+tatianagfeltrin Tati, você falou no seu video de Divergente que voce nao tinha gostado do primeiro filme. Também não é o meu favorito da série, mas experimente os outros dois que já saíram, gostei muito mais desses, especialmente do segundo. Por favor, fale no seu vídeo de filmes, séries, mangás, livros etc do mês o que você achou deles, ok? Obrigado
êta mundo bom!
Mais um livro que fiquei curiosa! hehehe
Eu também me divertir demais com esse livro, mas não consegui dar risadas com ele. Sabe aquele riso preso na garganta? Foi o que senti rs acho um livro divertido de um jeito extremamente bizarro. Só acontece tragédia com eles, gente Hahaha
Diverti *
Tati, li este livro quando estava na escola, como leitura obrigatoria para a 8ª série (na aula de História). Mantive o livro comigo, tenho a edição da L&PM pocket, talvez releia.
Me lembro pouco da história, pois deve fazer uns 15 anos que li. A ÙNICA COISA que me traumatizou e eu lembro é uma parte que o cara tira um bife da carne da bunda da moça. tô viajando ou isso acontece mesmo na história? Rsrsrs
Acho q vai rolar uma releitura em breve. Bjs
Tati, obrigada por "humanizar" a literatura kkkkk. Mais um pra minha lista de leitura
eu que agradeço pela companhia, Karine ;)