O Retratista: Processo Completo de CIANOTIPIA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 окт 2024

Комментарии • 35

  • @edvaldol.s.edinho7102
    @edvaldol.s.edinho7102 4 года назад +10

    Pessoal. Trabalhei muito tempo com as famosas ''CÓPIAS HELIOGRÁFICAS''. Cheguei a conhecer o processo semi automático, no qual consistia em colocar o papel vegetal com um projeto ou um desenho, sobre a folha emulsionada do papel heliográfico (era uma base amarelada); em seguida passava-se pela luz Uv. Retirava-se o papel ''queimado''' e, o processo de revelação dava-se através do vapor de amoníaco. Neste caso, todos os pontos onde tinhamos o desenho à tinta (normalmente desenhos feitos com tinta nakim) apareciam na copia e a parte onde não queimada, ficava azul após a fixação com o vapor de amoníaco.
    Não cheguei a ver, mas antigamente, o processo de cópias de projeto eram efetuadas exaramente conforme o vídeo de vocês (vidro, papel emulsionado, desenho no vegetal, outro vidro) - Diretamente ao sol e, amoníaco. E a mágica acontecia.
    Posteriormente, entre 1984 e 1987, adquri duas maquinas heliográficas, ''automatizadas'', onde colocávamos o vegetal sobre o papel emulsionado, passando pela luz UV, retirávamos o vegetal e o papel seguia por outra esteira, passando automaticamente pelo vapor de amoníaco, sendo insstantaneamento revelado.
    Bons e velhos tempos. Estes equipamentos praticamente ''sumiram'' do mercado à partir dos anos 90.
    Ainda possuo as duas velhas maquinas, mas hoje há aposentadas.
    Bem, parabéns pelo video.
    Edvaldo Luiz.

  • @kellyamaral2825
    @kellyamaral2825 Год назад

    Queridos... video perfeito!!!

  • @luishenrique222
    @luishenrique222 2 месяца назад +1

    Olá ,a cianotipia reage apenas com a luz uv do sol ou luzes de lampadas estragam o papel tbm?
    Posso misturar os quimicos tudo de uma vezes e pintar várias folhas de papel e armazenar num lugar escuro?
    As folhas vão escurecer ou estragar com o tempo? Aí é bem prático para usar já fica pronto

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  2 месяца назад

      Olá, Luis! 1) Luz UV artificial ou natural iniciam a reação química. Qualquer outra lâmpada que emita luz UV inicia a reação, ainda que de forma lenta. No momento de emulsionar o papel, dê preferência para luz ambiente (sem incidência direta da luz solar), luz de filamento (incandescente), ou luz vermelha. 2) Não é indicado fazer a mistura dos químicos A+B para armazenar e usar depois, ideal é que a mistura seja feita momentos antes do emulsionamento. Você até pode emulsionar alguns papéis de uma vez, seca-los e armazenar em local escuro, mas é recomendável que a exposição destes papéis seja feita em até 48h após seu emulsionamento. 3) Não compreendi sua última pergunta - se estiver falando da Cianotipia depois de pronta, se o processo for realizado da forma correta (emulsionamento, secagem, exposição e lavagens) sua Cianotipia deve durar por muitos anos. Se estiver falando do papel emulsionado, se passar muito tempo do emulsionamento até a exposição, sim, pode estragar / oxidar / embolorar neste meio tempo. Seguimos à disposição.

    • @luishenrique222
      @luishenrique222 2 месяца назад

      @@oretratistaboutique obrigado por responder!! Vcs são incriveis ,já comprei quimicos de revelação P&B e sempre com um cuidado absurdo, eu vou utilizar essas cianotipias como filme de camera fotográfica ,vi gente fazendo e tentei fazer com a antotipia (feito com tinturas naturais de plantas) e depois de 1 semana de exposicão dentro de uma camera ,percebi que tinha uma fotografia (bem fraca mas tinha)
      Então para deixar mais rápido vou utilizar a cianotipia ,indo de 2 semanas de exposição para apenas algumas horas ,e a cianotipia é simples e não tão tóxico quanto a fotografia tradicional

  • @aparecidacardosodeoliveira1176

    Perfeito ! ❤

  • @souzarodrigues6487
    @souzarodrigues6487 5 лет назад +1

    O vídeo ficou muito bom, mais acho que para efeitos didáticos acho que uma foto ilustrativa melhor o processo

  • @HRBBrazil
    @HRBBrazil 2 года назад +1

    Alguém sabe de alguma técnica para emulsionar chapas de vidro e usar como negativos?

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  2 года назад

      Oi, Ricardo! Existem algumas técnicas para emulsionar chapas de vidro: Colódio Úmido, Gelatina de Prata (Placa Seca de Gelatina). Pensando na Cianotipia, se for sua intenção de uso com o negativo, o acetato te dá uma maior flexibilidade (contraste e outros ajustes). Abs.

  • @ildasant9913
    @ildasant9913 4 года назад +1

    Muito bom o vídeo, mas importante a informação onde adquirir os químicos

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  4 года назад

      Ilda, agradecemos pelo comentário. Os químicos você encontra no nosso site: www.diafragma8.com.br/boutique. Quaisquer dúvidas, estamos a disposição.

  • @petersonazevedophotographe3195
    @petersonazevedophotographe3195 3 года назад +1

    Onde achar ou fazer o negativo? Obrigado.

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  3 года назад +1

      Olá Peterson! Para criar um negativo digital, você precisa de um editor de imagens (podendo ser o photoshop) e um arquivo de imagem digital. Abra no photoshop, vá em modo de imagem > escala de cinza ou tons de cinza (grayscale). Depois vá em imagem > ajustes > Inverter. Depois basta realizar ajustes de brilho / contraste, você pode também mexer nas curvas. Assim, você terá o seu negativo digital pronto para impressão em acetado (transparência) - escolha no momento da impressão a maior qualidade de impressão disponível.
      Existem sites online, onde você não precisa de editor de imagens. Você faz o upload da imagem no site e ele gera um negativo digital (no site há opções para mexer no brilho e contraste da imagem também), um deles que você pode testar é o: www.jacquardsolarfast.com/. Uma outra opção é enviar o arquivo digital para uma gráfica e solicitar a impressão em acetado (instruindo o designer para inverter a imagem antes da impressão).

  • @paloureiro
    @paloureiro 3 года назад +3

    Os reagentes podem ser desprezados numa pia, em casa?

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  3 года назад +2

      Olá Pedro! Embora a quantidade de químico aplicada no suporte x quantidade que sai na lavagem já diluída seja pequena, ainda assim, teoricamente não é correto jogar na pia ou privada, porque mesmo em pouca quantidade, continua sendo reagentes químicos.
      Existem algumas formas de você descartar os químicos de forma "ambientalmente correta", seja para os processos históricos ou de revelação de filmes.
      1º você pode armazenar os químicos em garrafas / galões e procurar um laboratório de revelação fotográfica para que eles repassem para coleta [alguns laboratórios aceitam químicos externos e despacham junto com os descartes deles, e passam para empresas especializadas para darem o fim correto nos químicos]. Essa opção é "prática", mas não muito usual, porque muitos laboratórios não recebem químicos externos.
      2º a segunda opção, que é bastante viável, barata e simples, é você pegar um vaso, colocar areia ou terra (ou uma mescla dos dois) e ir descartando os químicos neste vaso [específico para isso], que, com o próprio tempo, ele vai secando [a terra / areia, vai absorvendo as soluções químicas e com o tempo evapora e seca].
      Vou deixar aqui o link de um vídeo, do canal Câmera Velha, onde o Antônio Neto, que inclusive é doutor em biologia, da dicas para descarte de soluções químicas: ruclips.net/video/vDLo3NOFgrA/видео.html

    • @paloureiro
      @paloureiro 3 года назад +1

      @@oretratistaboutique , obrigado! Parece que o ideal é ser entregue para uma empresa. Os laboratórios aqui no Rio já não têm muito boa vontade... Imagina ainda pedir esse favor!

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  3 года назад +1

      @@paloureiro , é nem todos os laboratórios aceitam. Talvez a solução do vaso com terra/areia seja mais fácil, inicialmente.

  • @teresacristinadelpasso5863
    @teresacristinadelpasso5863 2 года назад +1

    Não e mais fácil pegar um vidro grande Ambar e misturar TD o líquido dos dois vidros A+ B= 1 vidro com dois elementos.

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  2 года назад +1

      Olá, Teresa! Se fosse seguro, já enviaríamos misturado, de fato, na teoria é mais fácil. Ao misturar toda a solução A + B, você instantaneamente torna os reagentes químicos sensíveis a luz. Ao menor descuido ao deixar exposto a luz UV (aqui, consideramos luz natural e/ou artificial), corre-se o risco da solução (A+B) começar a reagir e torná-la imprópria para Cianotipia. Por isso, o indicado é que a mistura A+B seja feita antes do emulsionamento. Abs.

  • @Volt100C
    @Volt100C 2 года назад

    Olá, qual a concentração da água oxigenada?

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  2 года назад

      Olá Bruno.
      Nós utilizamos água oxigenada (antisséptica) de 10 volumes (peróxido de hidrogênio a 3%).
      Usamos na concentração de 5%. Abs.

  • @luishenrique222
    @luishenrique222 Месяц назад

    Oi , eu faço fotografias em cameras com cianotipia ,e é muito chato ficar emulsionando e carregando a camera com cianótipo novo toda vez que quiser fotografar ,se eu emulsionar vários papeis de uma vez e passar mais de 5 dias os papéis acabam perdendo a sensibilidade e não ficando mais azul da prússia ,e se eu fazer o método de 2 banhos??
    Eu emulsionar o papel só com o citrato (sensivel a luz) e expor ao sol, depois revela-lo em ferricianeto ,até aqui dá certo, porém e se eu guardar os papéis emulsionados só com o citrato (antes de expor a luz) ,eles vão perder a sensibilidade?

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  Месяц назад

      Olá, Luis! O ideal é que após o emulsionamento do suporte você use em até 24h por uma série de questões, dentre elas oxidação. Mas não entendi como faz seu processo, porque a Cianotipia se dá quando misturamos o citrato ferrico amoniacal com o ferricianeto de potassio em partes iguais (A+B = Azul da Prussia). A solução AB sim é sensível à luz. Você usar só o citrato como sensibilizante (?) não funciona. Para se tornar sensível a luz, precisa da mistura das soluções. E ferricianeto como "revelador" (?) também não é o caminho (que eu conheça). E, a exposição de Cianotipias em câmeras? Você obteve resultados?

    • @luishenrique222
      @luishenrique222 Месяц назад +1

      @@oretratistaboutique obtive ótimos resultados ,e sim o método de dois banhos funciona muito bem

  • @sansmartins
    @sansmartins 4 года назад +1

    Como descartar a água que lavei o químico?

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  4 года назад +1

      Olá, Sandra!
      Existem algumas formas de você descartar os químicos de forma "ambientalmente correta", seja para os processos históricos ou de revelação de filmes.
      1º você pode armazenar os químicos em garrafas / galões e procurar um laboratório de revelação fotográfica para que eles repassem para coleta [alguns laboratórios aceitam químicos externos e despacham junto com os descartes deles, e passam para empresas especializadas para darem o fim correto nos químicos]. Essa opção é "prática", mas não muito usual, porque muitos laboratórios não recebem químicos externos.
      2º a segunda opção, que é bastante viável, barata e simples, é você pegar um vaso, colocar areia ou terra (ou uma mescla dos dois) e ir descartando os químicos neste vaso [específico para isso], que, com o próprio tempo, ele vai secando [a terra / areia, vai absorvendo as soluções químicas e com o tempo evapora e seca].
      Vou deixar aqui o link de um vídeo, do canal Câmera Velha, onde o Antônio Neto, que inclusive é doutor em biologia, da dicas para descarte de soluções químicas: ruclips.net/video/vDLo3NOFgrA/видео.html

  • @medmustafa
    @medmustafa 4 года назад +1

    Like

  • @waltermartins3374
    @waltermartins3374 3 года назад

    Essa fixação com fita adesiva esta exagerada e desnecessária.

  • @ednacosta9161
    @ednacosta9161 4 года назад +1

    Como fazer esse negativo?

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  4 года назад +1

      Olá Edna, para criar um negativo digital, você precisa de um editor de imagens (podendo ser o photoshop) e um arquivo de imagem digital. Abra no photoshop, vá em modo de imagem > escala de cinza ou tons de cinza (grayscale). Depois vá em imagem > ajustes > Inverter. Depois basta realizar ajustes de brilho / contraste, você pode também mexer nas curvas. Assim, você terá o seu negativo digital pronto para impressão em acetado (transparência) - escolha no momento da impressão a maior qualidade de impressão disponível.
      Existem sites online, onde você não precisa de editor de imagens. Você faz o upload da imagem no site e ele gera um negativo digital (no site há opções para mexer no brilho e contraste da imagem também), um deles que você pode testar é o: www.jacquardsolarfast.com/

    • @ednacosta9161
      @ednacosta9161 4 года назад

      Muito obrigada!

    • @barbara_sodre_mov9152
      @barbara_sodre_mov9152 3 года назад

      @@oretratistaboutique , esse acetato é o papel acetato normal de papelaria? E qualquer impressora consegue imprimir? Obrigada

    • @oretratistaboutique
      @oretratistaboutique  3 года назад +1

      @@barbara_sodre_mov9152 acetado (transparência), daqueles que eram utilizados antigamente em retroprojetores. Eles são um pouquinho chato de achar, nem todas as papelarias comercializam mais. Mas você consegue encontrar na internet em sites como Mercado Livre ou Americanas.com. Existem acetatos para impressos jato de tinta e impressoras a laser. Você precisa verificar qual o seu tipo de impressora. Caso não encontre, ou ache complicado, gráficas rápidas fazem impressões em acetado. Espero que consiga :) seguimos a disposição.