A Europa está numa situação difícil. Em países como Portugal que também tem problemas de baixa natalidade, o governo abriu as fronteiras para imigração e estrangeiros comprarem imóveis por lá. Resultado foi que diminuiu o problema de decréscimo populacional mas criou problemas com falta de moradia. Em outros países como França, Alemanha, Inglaterra e Itália, o problema é com imigrantes vindos de suas ex-colônias.
Itália é um desastre, velha e pobre, a maioria dos imigrantes na Itália sonha em viver na França ou na Alemanha, a mesma coisa é em Portugal e Espanha, países trampolins.
@@jeffmesquita8237 Itália, Espanha e Portugal não perdem população como os países do leste europeu, além de terem um nível de vida bem superior a eles.
Itália tevê o colonialismo mais fraco de todos, alguns países que eles entraram como a Etiópia ainda nem há um consenso se foi colonizada e os demais países que eles procuraram eles ficaram por pouco tempo se comparado aos britânicos , franceses , portugueses , espanhóis , otomanos , russos
Bem com a evolução da IA e robótica acho que as pessoas vão começar a perder espaço em algumas áreas profissionais, não digo que seremos totalmente substituídos ( pelo menos não no curto e médio prazo ) imagina se uma redução populacional seja algo pensado para amenizar uma futura crise de desempregados já pensou ? Eu posso está louco também kkkkkkk
Georgia não faz parte da UE e ainda foi invadida por um pais estrangeiro, mesma coisa c a Ucrânia. Então, essa galera tem ainda outro motivo pra emigrar.
Vá se informar primeiramente. A Ucrania, passou por um golpe de estado, patrocinado pelo ocidente, em 2014, onde, a bacia do Donbass, proclamou independencia, pois, é uma região de maioria russa. Aí, a Ucrania, invadiu esses paises independentes, e o que fizeram, massacres, assassinatos, mortes de opositores, e o Donbass, pediu ajuda a sua pátria-mãe, a Federação Russa. Levou 8 anos aproximadamente, em negociações, tentativas diplomaticas de resolver a situação, mas, todas sem sucesso, então, com os consentimentos das autoridades locais da bacia do Donbass, a Federação Russa, começou sua operação militar especial. Que no caso, a propria Ucrania, está invadindo 3 países. Republica popular de Donestk, Republica Popular de Lughansk, e a Federação Russa. Eu sei disso, pois, há fontes lá, que para midias não ocidentais, revelam o drama, desde o golpe de estado da Ucrania. Ah, se tá com duvidas, se debruce em pesquisas, e estudos geopoliticos, antes de vomitar asneiras.
Brasil já tem uma redução populacional absurda, fora a Diáspora ocultada pelo IBGE nos últimos 10 anos com emigração para EUA, Portugal,... Em uma pesquisa em 2022, 47% se tivesse a oportunidade sairia do país, sendo que 2.7% já está morando fora (Sem contar os ilegais, sendo do número potencialmente acrescenta 50%). Sem contar que a tendência de emigração e redução de natalidade é acelerar ainda mais devido poder de compra corroído e emissão recorde de passaportes. Se a Europa der uma "piscadinha" abrindo as fronteiras, o Brasileiro com melhor capacitação e recursos, ele vai!!
No Brasil a situação também não é boa. Uma população mal educada, favelizada que não gosta de trabalhar e só vive às custas do governo não para de crescer. 90% nunca leu um livro e nunca lerá. Acredito que o Brasil não dure mais 100 anos.
Brasil ainda não tá sofrendo retração populacional igual na Europa, mas é fato que temos crescimento bem baixo e se as taxas de fecundidade não aumentarem, teremos retração em no máximo 15 anos.
Obrigado por esse vídeo, Capital Financeiro. Escrevi uma monografia pro mestrado sobre investimento em cultura em países do leste europeu. Esse vídeo me abriu os olhos para o que pode ser um bom tema para apresentar no doutorado. Abordando o como um maior investimento na cultura local, pode aumentar o vinculo do povo com seu país, e como esse pode desenvolver o país localemnte. Com a internet se perdeu muito da cultura local, por consumirmos muita cultura externa, o que alimenta a fuga de capital, e menos esse vinculo com a terra.
O problema nunca vai ser encarado com eficiência pelos políticos. São mais capazes de proibir a saída da população do que baixar as regulações e impostos que fazem as empresas empregar menos. Fora que só se abrir para todo tipo ds imigrante não ajuda, só causa novos problemas.
Oi parça! Gostei muito do seu vídeo! Eu tô assistindo da 🇮🇹. Esse é o meu primeiro vídeo do seu canal! Desculpa só por meu português tô aprendendo ainda! Continua assim! Ficou muito bacana! Top!
Que legal cara, uma dica para seu português, se for usar o "parça", que é uma gíria para nós aqui do Brasil, principalmente em São Paulo, use "Eae/E aí" ao invés de "oi", "E aí, parça"
O antigo governo conversador da Polônia dava 500 reais por mês se não me engano para cada filho do casal até os filhos completarem 18 anos, já vi e conversei com vários poloneses que tinham 3 filhos ou com jovens que tem 2 ou 3 irmãos, acredito que isso era uma forma de fazer o país sempre crescer populacionalmente e não ficar dependendo só da imigração.
@@amadeusoliveira9846 sim, tem sentido o que você falou, mas pelo o que já conversei com poloneses eles tem bastante filhos, então esse plano meio que de alguma forma deu certo
@@kessler1338 a taxa de natalidade da Polônia atualmente é 1,4 filhos por mulher (longe de uma média que sai do decréscimo populacional, que é 2,1) então definitivamente não deu certo. A Polônia vai ter que apostar em atração de imigração e aumento nas oportunidades de emprego.... Vai ser uma grande briga.
@@amadeusoliveira9846 sim, sim, vi que a taxa é baixa, mas eles não são tão a favor da imigração, em projeções a população da Polônia em 2050 se não me engano vai ser de 34 milhões
A Moldávia que faz fronteira com a Ucrânia e "Transnistría" é um dos mais pobres no continente Europeu segundo os dados e fontes sugeridas a respeito da economia.
@@PedroSamurai622 está rolando tráfico humano nessa imigração ilegal. Se tornou mais lucrativo traficar pessoas para a europa do que drogas, pra vc ter idéia, as pessoas vendem tudo que tem na áfrica pra ir pra europa viver como refugiado/asilado, 99% vão por motivos financeiros.
@@PedroSamurai622Dezenas de milhares de imigrantes invadiram a Europa, causando roubos, estupros e assassinados. Pessoas sem o mínimo de estudo sobre costumes e língua local.
@@PedroSamurai622 pq o imigrantes vão engolir o destino... Olhe para os mulçumanos na Europa por exemplo, enquanto eles têm uma média de 4-6 filhos por casal mulçumano, os casais europeus mal querem ter 1! Só vc colocar isso em números daqui a uns 20 anos não vai existir mais cultura daquele país, tá muito desenfreado na França, Alemanha e Reino Unido... Se eles não começarem a frear isso vai dar ruim
Eu moro aqui na Holanda, e não me assusto dizer que a taxa de fertilidade seja tão baixa. Os Europeus numa maioria são viciados em cigarros, alcool e drogas, o que ajuda exponencialmente em acabar com a saude de homens e mulheres no longo termo
@@raphaelrafael2051"eu moro aqui na Holanda" se ele vê com os próprios olhos ele precisa mais de qual prova? Se ele realmente mora na Holanda então tem mais propriedade que 🫵 pra falar Outra coisa, não é de se espantar essa tendência mundial, praticamente 80% das pessoas que conheço usam cigarros compulsivamente ou bebem, os outros 15% devem usar drogas escondidos (que o fazem mt bem, devido a essa necessidade compulsiva de ser mentiroso e parecer ser uma coisa e ser outra do brasileiro, herdado dos portugueses), enfim, isso da 95% de viciados, aqui no Bostil é claro
Moro na Itália e concordo plenamente com você, aqui é do mesmo jeito. Muito cigarro, bebida alcoólica, Dr@g e de quebra um cachorro do lado pra compensar o peso de não ter tido filhos...pra nós que vivemos aqui, tem muito bem estar e ninguém quer ter filho, é sinônimo de despesa....
Fiz uma Eurotrip pelo leste europeu e as cidades parecem que ainda estão nos anos 80, 90, muitas lojas, comércios, carros, tudo antigo, pararam no tempo.
Se fosse assim o Brasil já era pra ter acabado também, porque aqui tbm tem fuga de cérebros. Mas óbvio que pra quem mora no leste europeu é mais fácil sair pro oeste europeu. Aqui já é difícil ir até pros EUA que é msmo continente.
Daqui uns 15 ou 20 anos essa tendência vai chegar aou Brasil e eu quero muuto saber cono o governo vai fazer para resolver isso porque os europeus ao menos tem dinheinho para amenizar um pouco e nós que somos miseraveis, eu mesmo tenho 17 e quando fizer 21 considero seriamente já fszer vasectomia de 9 amigos que tenho só 1 quer ter filho( sim, nós já tivemos essa conversa) eu quero ver como os paises latinos vão fazer para resolver esse problema
Os imigrantes que estão chegando no Brasil tem muitos filhos. Se o o governo federal pagar 1500 reais para cada filho nascido por mês, a população brasileira vai crescer bastante e se manter estável. 😊😊😊😊😊😊
O governo vai aumentar a idade da aposentadoria pra 70 anos, os idosos serão miseráveis, mais ainda do que são agora. E os políticos terão os mesmos privilégios. Não tenha filhos mesmo, só irão sofrer nessa merda de país.
Acho que não se deve fazer comparações políticas tendenciosas como essa, ainda mais com geopolítica, isso é até uma faca de dois gumes, pois, quando existiam 2 vietnãs, qual era o vietnã vitorioso e populista? É claro que não era o corrupto governo do sul, porém isso não tem muito haver com política, e sim com a situação geopolítica do norte em relação ao sul.
@@minirusho6486 tem haver com economia. Um país saudável economicamente, é mais atraente que um país fudido! E pais socialista e com políticas econômicas de esquerda, tendem a ser fudidos economicamente, logo o pessoal produtivo, larga fora
Moro na Itália e vejo essa situação de um outro ângulo, conheço cidades na Bulgária e Romênia que estão recebendo muitos nômade digitais devido a segurança, baixo custo de vida e impostos. Já pessoas do leste europeu que trabalham de modo tradicional saem de seus países em direção ao oeste europeu. Sei que para as estatísticas a comunidade nômade não é grande o suficiente para representar grandes mudanças nos números, mas existe esse movimento de pessoas saindo de países ricos e indo para países pobres para fugir dos problemas do oeste europeu (imigração descontrolada, cultura woke).
Ao contrário pessoas do oeste europeu normalmente fogem do conservadorismo e xenofobia dos países do leste. Já que vc falou da Itália, conversei uma vez com um italiano e perguntei sobre a Hungria a a Polônia e seus regimes políticos e ele falou desses países como se estivesse falando de uma república de bananas da américa latina ou um país do oriente médio.
Essa tendência já está começando em muitos outros países. A Europa está atualmente se destacando, mas esse é só o início que se refletirá em outras partes do mundo, infelizmente.
Se os produtos infantis fossem mais baratos e tivessem creches e escolas públicas de qualidade e alguns incentivos pros pais, talvez as pessoas teriam filhos, o problema é criar um filho, é caro e complicado por precisarmos trabalhar muito e no tempo livre nos capacitar e ainda tirar um tempo pra lazer. Ter filho com uma pessoa q daqui um tempo não pode nem estar mais com vc e ter todas essas dificuldades impactam muito, não é igual antes q casamento era regra e se separar era mal visto, hj nada dura e ter filhos atrapalha qq planejamento futuro
Eu eu tenho 21 anos de idade sou de natal do Brasil vim para cá para Lisboa Portugal como imigrante estou esperando o regularizar mas quando assim eu fizer vou mesmo para Alemanha já com o salário é muito mais alto inclusive muito dos imigrantes estão cá estão a fazer isso
@@lucas-amaral6e qual o problema do pobre ter filho? Você não assistiu o vídeo? Os países precisam de mão de obra, quem você acha que vai limpar as ruas, dirigir ônibus, ser porteiro, atendente etc se não os pobres? Filho de empresário rico formado em medicina é que não é. Reveja seus preconceitos, pobre também é gente e tem direto a formar família.
@@aleciasa Claro, é ótimo sair fazendo filho sem ter condições, transmitindo o legado da miséria para a frente, acho conflitante a pessoa que coloca alguém no mundo para sofrer e ainda dizer que os ama ...
Mas eles devem continuar sendo pobres ?para serem os escravos dá era moderna, só não esquecer de algo quanto mais pobres no país a mais criminalidade, desigualdade e etc (uma maravilha)
O mesmo se aplica a Portugal, a população de lá estava sumindo e a imigração principalmente de brasileiros faz a taxa de não ser tão baixa. Muitos portugueses mais velhos vão para o Brasil para empreender pois não vê perspectiva no seu país e muitos brasileiros vão para Portugal pois veem o país como porta de entrada para o restante da Europa. A maioria dos brasileiros que sonham em morar na Europa vê desafios linguísticos e indo para Portugal esse desafio é muito menor.
Já é um caminho sem volta, a geração atual de europeus não quer saber de casamento, filhos e constituir família e os governos já estão atento a essa situação a muito tempo. Tanto que estão permitindo a mais de uma década a entrada em massa de imigrantes, que estão aos poucos ocupando esse "vácuo" deixado pela baixa taxa de natalidade e envelhecimento de boa parte da população de "europeus nativos". E não só a Europa mas boa parte dos países no ocidente vem passando por esse fenômeno.
Se não fossem os imigrantes nem as ruas limpas a França teria já que a imensa maioria dos trabalhadores de limpeza são imigrantes já que a população local não quer fazer esses trabalhos, fora a parte da construção cívil e produção no agronegócio.
Se não quer ver mendigos na rua, torça pro governo criar políticas públicas eficientes pra tirar essas pessoas dessas situações,esse Papinho de anti imigração um dia vai matar o continente
O aumento da população europeia dos anos 1950 a1990 não tem relação com atração de pessoas ( imigração). A população do mundo até a metade da década de 1970 crescia a mais de 2% ao ano. A taxa de natalidade era alta em todo o mundo. E a queda de crescimento populacional será em todo o mundo exceto na África subsaariana.
Quando colocam a Polônia no "leste" europeu eu já desisto de assistir... houve fuga de jovens poloneses no início, quando se apartaram da "âncora" russa, mas de 10 anos para cá, todos praticamente voltaram, pois a Polônia já está entre os 5 países que mais crescem. Polônia é na Europa central.
Geograficamente A Polônia Já É No Leste Europeu, Europa Central É: Suíça, Áustria, Alemanha, Itália(Centro-Sul), Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca)
sim e não, os poloneses são um povo que não vai largar da sua terra para os estrangeiros e principalmente para os estrangeiros que não tem olhos claros ou se chama Mohammed, desde a idade media os poloneses foram invadidos por vários povos tendo o seu povo perseguindo ou expulso das suas terras, hoje na mentalidade de um polonês médio eles preferem desparecer do que abrir uma mesquita em Varsóvia.
@@luizuea1, é só não ir para a Europa, ficar em seu país não sendo escravizado. Algum país manda buscá-los? São obrigados a ir para a Europa ou vão por vontade própria?
Existem várias manobras dos senhores do mundo visando diminuir a população mundial. Nestes países do leste europeu, ainda tem uma escola pública de boa qualidade, que é um apoio considerável às crianças. Mas, no Brasil, nem com isto podemos contar.
Dinamarca... Só que é um dos países mais caros de se viver e precisa ser muito bem especializado em algo... É bom saber alemão, as línguas são inteligíveis, saca
@@JM_ACR Eu falei brincando, mas já pensei em imigrar pro Canadá, acho que seria um dos meus únicos destinos. Tive uma professora que foi morar na Alemanha, daqui do interior do Ceará kkkkk. Sério o Brasil perde muito cientista pra esses países.
@@junomendes Canadá? Parece uma boa, basicamente são os EUA melhorado kkkkk E, sobre sua professora, imagino o quanto nós perdemos, cientistas e economistas principalmente...
Os livros de história do futuro saberão identificar a causa raiz de toda a transformação social que está acontecendo no mundo desde a década de 90 e acelerando-se notoriamente nos anos 2000: a emancipação das mulheres. A entrada em massa das mulheres no mercado de trabalho e na universidade alterou para sempre a dinâmica socioeconômica e política do ocidente. Se antes as mulheres eram mães em tempo integral e cuidadoras do lar, agora são profissionais ambiciosas e que ocupam posições cada vez maiores em empresas e perante a sociedade, ao prejuízo de muitos homens que, tradicionalmente, deram por certo que tais posições lhes pertenciam. O aumento sem precedentes de trabalhadores assalariados na economia, somada a um aumento desproporcional dos preços dos combustíveis e da energia - fato que se desenvolve globalmente - leva a um aumento do custo de vida sem paralelo no século XX. Essas mulheres entendem, e MUITO BEM entendem, que ter filhos na sua situação de vida é uma renúncia, e possivelmente uma volta àquele papel materno que suas mães, avós e bisavós desempenhavam com dedicação exclusiva. É preciso que as políticas públicas de todos os países do ocidente levem isto em consideração. Não se pode pensar em sociedade mais sem que se considere o papel de protagonismo que a mulher conquistou. Agora, ou nos adaptamos de alguma maneira a essa situação, ou iremos padecer, como o vídeo bem explicita.
Aquela ideia de família tradicional acabou. Antes era o pai, a mãe e os filhos. Hoje muitos não casam e há famílias de homossexuais e de lésbicas. E boa parte prefere ter um cão ou um gato que filhos. A alternativa para combater a crise da natalidade vai ser o estado favorecer o nascimento de seres humanos produzidos pelo banco de semen e por mães de aluguel. Estas já eram muito frequentes na Ucrânia antes da guerra e onde iam casais estéreis do ocidente encomendar filhos. O famoso jogador Cristiano Ronaldo encomendou alguns filhos a uma mãe de aluguel dos EUA. Tudo isso vai ficar mais comum no próximo futuro.
Matou a pau amigo, só corrijo dizendo q mulher começou a trabalhar no pós guerra (mas ainda era minoria), e de consolidou nos anos 60/70, q é quando a natalidade despencou tb, mas como ainda tava acima de 2, ninguém ligou.
@@Lucas_Ficz Esse texto feminista parece escrito por uma mulher, não por um homem.... Na realidade a família no sentido tradicional está acabando. Poucos homes e mulheres querem casar porque é um saco aguentar o outro, homem casa com homem, mulher com mulher e no lugar de filhos todos preferem ter um cao ou um gato. Não tem políticas públicas que revertam isso.
@@davidfreitasmaAlemanha oferece educação e saúde de qualidade pra sua população. Incentivar a natalidade é uma solução bem melhor do que se entupir de imigrante.
Primeiro que o ocidente europeu em sua maioria tem o acesso ao grande Oceano Atlântico bem mais facilitado em comparação com o oriente, vemos isso com Portugal, Espanha, França e Reino Unido, coisa que consequentemente facilitou a colonização, coisa que fez com que essas nações fossem grandes impérios influentes e aglomerassem muito mais riqueza! Mas um dos maiores motivos com certeza é a União Soviética que dominou a Europa oriental com o comunismo, enquanto os Estados Unidos dominou a ocidental com o capitalismo, ajudando nessa grande diferença!
Europa toda tá indo pro buraco, a diferença é que a parte ocidental "Disfarça" isso com a imigração de refugiados islâmicos de segunda categoria, daí quem tá com aumento de população não é o europeu nativo mas sim os imigrantes islâmicos. Daí nós gráficos aparece que a população deles tá aumentando, quando na verdade está diminuindo ainda mais do que no leste, os islâmicos que deixam isso maquiado pois tem muitos filhos. Países do leste europeu como a Polônia são ultra conservadores e ortodoxos, eles não querem imigrantes islâmicos.
@@karloseduardo7176 Alemanha teve,mas perdeu tudo. gales nem governo tem,dinamarca tem a Groelândia, Suécia teve a noruega, república tcheca é um país "pobre", Escócia é reino unido também, suíça é fica pq é o centro dos bancos,o único país que só se fodeu na história e conseguiu superar tudo aí é a irlanda
Concordo, o Brasil poderia fazer um acordo com os países do leste europeu, facilitando a ida de brasileiros para esses países e trazerem aqueles que quiserem ao Brasil.
Jamais, nós deviamos resolver os nossos problemas e dar uma qualidade melhor de vida para os nossos cidadãos e não abrir as portas para imigrantes europeus e darem empregos para os mesmos.
@@MestrepicallEsse é problema... Sustentamos pobres gerando indivíduos sem planejamento! Financiamos favelizacao e violência desde as maternidades estatais...
@@CarlosEduardo-qt8np Empresa pequena e média, é bom especificar. Pq quando bate uma crise igual 2008 as grandes empresas vão logo pedir ajuda pro papai Estado
Quanto mais um país se torna libertino (liberal), mais chance de encolher populacionamente o mesmo tem. Pois quando há "liberdade de mais" para seus cidadãos, mais diminui o interesse em constituir família por causa da facilidade de relacionamento, dificuldade em adquirir responsabilidade matrimoniais e o foco em alcançar sucesso na vida. Isso são condicionantes que distraem o ser humano do real intuito que é nascer, crescer e multiplicar, coisa que países menos desenvolvidos não tem (...). Por isso vemos países ricos encolherem populacionamente, seja ela por fuga de pessoas do país ou por queda da natalidade.
@@alehbor Rússia não é conservadora e nunca vai ser, só pelo nome do país vemos que conservadorismo não existe por lá. Rússia é um país ex-socialista que se tornou tradicionalista em algumas questões mas segue o progressismo do mesmo jeito.
@@arnoldcoelho6703 lá as paradas lbgt são proibidas, mulheres não tem direitos, a religião ortodoxa é influente e o feminismo é desestimulado. Igual à hungria. Vai dizer que a Hungria de orban aliada do bolsonaro é de esquerda?
@@arnoldcoelho6703 não fala besteira. A Rússia do Putin é extremamente admirada como exemplo de conservadorismo. Até o Trump elogiou o ditador. Lá feminismo, lgbt, aborto, ambientalismo, etc são proibidos e punidos
@@arnoldcoelho6703 e não só, a Hungria do orban tb é exemplo de conservadorismo. Admirada até pelos bolsonaros Fico da Eslováquia tb é conservador de direita.
@@joan6504 Verdade. Mas, é só assim que o europeu resolve seus problemas. Eles não enxergam seus descendentes no continente americano. Só chamam os de turbantes.
O leste europeu não teve acesso ao oceano, oq prejudicou as jornadas marítimas (super importantes naquela epoca). Acho q não seria mto diferente mesmo sem a existência da URSS
@@emillyxyz Suíça no meio de montanhas, tendo que construir túneis para chegar aos vizinhos. Polônia e Tchéquia em planícies ao lado da Alemanha. Finlândia isolada no mar Báltico, que passa parte do ano congelado, Hungria no centro da Europa e atravessada pelo Danúbio, uma via natural de comunicação. Cara, deixa de arrumar desculpa, o socialismo desgraçou a Europa oriental e os efeitos são sentidos até hoje. Ainda duvida? Por que a parte oriental da Alemanha ainda é menos desenvolvida do que o lado ocidental? Não apela. Tá feio.
Alguém sabe dizer por que a taxa de desemprego é tão alta? Se têm tão poucas pessoas não deveriam ter opções de emprego? E por que são tão pobres se tem tão poucos habitantes? Alguém pode me explicar?
Não vejo a hora que a população do Brasil comece a cair. Aqui tem gente demais! Como seria bom se aqui tivesse uma população 10 vezes menor tipo a Austrália.
Ué, mas o socialismo acabou faz mais de 30 anos, cade toda a prosperidade e liberdade prometida a eles? São livres pra lavar banheiros na Europa Ocidental pelo menos
Europa Oriental é pobre desde a idade média, até os Bálcãs, mas a Grécia pelo menos era rica na antiguidade. Europa Oriental era ruim com a União Soviética e pior sem ela.
@@Libertário-A25 na verdade ta até que se mantendo constante a população da Rússia, esse exercício militar na Ucrânia não está gerando grandes perdas na Rússia.
@@LucasSeiLa2058 só no início, mas logo a Rússia iria transformar todo o novo território em regiões próspera e atrativas, principalmente para imigrantes da Ásia Central
O leste europeu e os Balcãs sempre foram pobres, isso desde a idade média. Durante o domínio da URSS as grandes mentes se mudavam para URSS em busca se uma condição melhor, como não podiam ir para o ocidente, a melhor opção era a URSS. Com o fim da União soviética, aconteceu e acontece até hj o contrario, agora as grandes mentes fogem para o ocidente em busca de condições melhores.
@@Mafisoon-lb2iy é o escambal, somente para o ditador russo aquilo é rússia, o resto do mundo sabe que é Ucrânia e reconhece que é Ucrânia, a carta da ONU proíbe mudança de fronteiras por meio da força, é um território em ocupação temporária.
@@luidsonfelix2481 eu escrevo um papel aqui e digo que anexei sua casa, não vale absolutamente nada esse papel, foi o que eles fizeram, ninguém reconhece, portanto não vale nada
A Europa está numa situação difícil. Em países como Portugal que também tem problemas de baixa natalidade, o governo abriu as fronteiras para imigração e estrangeiros comprarem imóveis por lá. Resultado foi que diminuiu o problema de decréscimo populacional mas criou problemas com falta de moradia. Em outros países como França, Alemanha, Inglaterra e Itália, o problema é com imigrantes vindos de suas ex-colônias.
Itália é um desastre, velha e pobre, a maioria dos imigrantes na Itália sonha em viver na França ou na Alemanha, a mesma coisa é em Portugal e Espanha, países trampolins.
Estamos em 2024 em 2044 a população Européia deve cair uns 20% cada vez mais idosos.
@@jeffmesquita8237 Itália, Espanha e Portugal não perdem população como os países do leste europeu, além de terem um nível de vida bem superior a eles.
Itália tevê o colonialismo mais fraco de todos, alguns países que eles entraram como a Etiópia ainda nem há um consenso se foi colonizada e os demais países que eles procuraram eles ficaram por pouco tempo se comparado aos britânicos , franceses , portugueses , espanhóis , otomanos , russos
Bem com a evolução da IA e robótica acho que as pessoas vão começar a perder espaço em algumas áreas profissionais, não digo que seremos totalmente substituídos ( pelo menos não no curto e médio prazo ) imagina se uma redução populacional seja algo pensado para amenizar uma futura crise de desempregados já pensou ? Eu posso está louco também kkkkkkk
Georgia não faz parte da UE e ainda foi invadida por um pais estrangeiro, mesma coisa c a Ucrânia. Então, essa galera tem ainda outro motivo pra emigrar.
Exato.
Geórgia não faz mas a Armênia faz
Ucrânia ja vem em queda populacional desde a década de 90. Antes da guerra a população havia caido de 52 milhões para 43 milhões.
Vá se informar primeiramente. A Ucrania, passou por um golpe de estado, patrocinado pelo ocidente, em 2014, onde, a bacia do Donbass, proclamou independencia, pois, é uma região de maioria russa. Aí, a Ucrania, invadiu esses paises independentes, e o que fizeram, massacres, assassinatos, mortes de opositores, e o Donbass, pediu ajuda a sua pátria-mãe, a Federação Russa. Levou 8 anos aproximadamente, em negociações, tentativas diplomaticas de resolver a situação, mas, todas sem sucesso, então, com os consentimentos das autoridades locais da bacia do Donbass, a Federação Russa, começou sua operação militar especial. Que no caso, a propria Ucrania, está invadindo 3 países. Republica popular de Donestk, Republica Popular de Lughansk, e a Federação Russa. Eu sei disso, pois, há fontes lá, que para midias não ocidentais, revelam o drama, desde o golpe de estado da Ucrania. Ah, se tá com duvidas, se debruce em pesquisas, e estudos geopoliticos, antes de vomitar asneiras.
@@edneydenis7856 ah sim né porque só hoje a Rússia invadiu a Ucrânia, não é como se fosse desde 2010 isso 😂😂😂
A qualidade de vida no oeste europeu é muito maior. Isso sem contar o clima e os constantes conflitos do leste europeu.
Eu já mando o 👍 antes mesmo de assistir porque o canal tem conteúdo!
Brasil já tem uma redução populacional absurda, fora a Diáspora ocultada pelo IBGE nos últimos 10 anos com emigração para EUA, Portugal,...
Em uma pesquisa em 2022, 47% se tivesse a oportunidade sairia do país, sendo que 2.7% já está morando fora (Sem contar os ilegais, sendo do número potencialmente acrescenta 50%).
Sem contar que a tendência de emigração e redução de natalidade é acelerar ainda mais devido poder de compra corroído e emissão recorde de passaportes.
Se a Europa der uma "piscadinha" abrindo as fronteiras, o Brasileiro com melhor capacitação e recursos, ele vai!!
No Brasil a situação também não é boa. Uma população mal educada, favelizada que não gosta de trabalhar e só vive às custas do governo não para de crescer. 90% nunca leu um livro e nunca lerá. Acredito que o Brasil não dure mais 100 anos.
Quanto menos melhor 👏👏👏.
Brasil ainda não tá sofrendo retração populacional igual na Europa, mas é fato que temos crescimento bem baixo e se as taxas de fecundidade não aumentarem, teremos retração em no máximo 15 anos.
Essa saída foi compensada,em parte, pela entrada de bolivianos, venezuelanos e outros imigrantes.
@@RobertGames2030 E quem ficar trabalhando aqui, sustenta os outros...
Obrigado por esse vídeo, Capital Financeiro. Escrevi uma monografia pro mestrado sobre investimento em cultura em países do leste europeu. Esse vídeo me abriu os olhos para o que pode ser um bom tema para apresentar no doutorado. Abordando o como um maior investimento na cultura local, pode aumentar o vinculo do povo com seu país, e como esse pode desenvolver o país localemnte. Com a internet se perdeu muito da cultura local, por consumirmos muita cultura externa, o que alimenta a fuga de capital, e menos esse vinculo com a terra.
concordo contigo. adoraria ler teu trabalho!
Países comunistas colhendo os estragos soviéticos.
Concordo, quero saber mais
O problema nunca vai ser encarado com eficiência pelos políticos. São mais capazes de proibir a saída da população do que baixar as regulações e impostos que fazem as empresas empregar menos. Fora que só se abrir para todo tipo ds imigrante não ajuda, só causa novos problemas.
Oi parça! Gostei muito do seu vídeo! Eu tô assistindo da 🇮🇹. Esse é o meu primeiro vídeo do seu canal! Desculpa só por meu português tô aprendendo ainda! Continua assim! Ficou muito bacana! Top!
Que legal cara, uma dica para seu português, se for usar o "parça", que é uma gíria para nós aqui do Brasil, principalmente em São Paulo, use "Eae/E aí" ao invés de "oi", "E aí, parça"
O antigo governo conversador da Polônia dava 500 reais por mês se não me engano para cada filho do casal até os filhos completarem 18 anos, já vi e conversei com vários poloneses que tinham 3 filhos ou com jovens que tem 2 ou 3 irmãos, acredito que isso era uma forma de fazer o país sempre crescer populacionalmente e não ficar dependendo só da imigração.
Acontece que isso é apenas um plano idiota, porquê as pessoas estão deixando de ter filhos por conta do tempo e do custo gastos
@@amadeusoliveira9846 sim, tem sentido o que você falou, mas pelo o que já conversei com poloneses eles tem bastante filhos, então esse plano meio que de alguma forma deu certo
@@kessler1338 a taxa de natalidade da Polônia atualmente é 1,4 filhos por mulher (longe de uma média que sai do decréscimo populacional, que é 2,1) então definitivamente não deu certo. A Polônia vai ter que apostar em atração de imigração e aumento nas oportunidades de emprego.... Vai ser uma grande briga.
@@amadeusoliveira9846 sim, sim, vi que a taxa é baixa, mas eles não são tão a favor da imigração, em projeções a população da Polônia em 2050 se não me engano vai ser de 34 milhões
@@amadeusoliveira9846ser uma londonistao , nem fu dendo
A Moldávia que faz fronteira com a Ucrânia e "Transnistría" é um dos mais pobres no continente Europeu segundo os dados e fontes sugeridas a respeito da economia.
Na verdade é o mais pobre
O ngc é a imigração legalizada, essa imigração desenfreada que está ocorrendo na Europa é completamente ruim.
Pq exatamente?
@@PedroSamurai622 está rolando tráfico humano nessa imigração ilegal. Se tornou mais lucrativo traficar pessoas para a europa do que drogas, pra vc ter idéia, as pessoas vendem tudo que tem na áfrica pra ir pra europa viver como refugiado/asilado, 99% vão por motivos financeiros.
@@PedroSamurai622Dezenas de milhares de imigrantes invadiram a Europa, causando roubos, estupros e assassinados. Pessoas sem o mínimo de estudo sobre costumes e língua local.
Imagina terroristas transitando pelo seu bairro, acha que daria bom? Agora multiplica por dezenas de milhares....
@@PedroSamurai622 pq o imigrantes vão engolir o destino... Olhe para os mulçumanos na Europa por exemplo, enquanto eles têm uma média de 4-6 filhos por casal mulçumano, os casais europeus mal querem ter 1! Só vc colocar isso em números daqui a uns 20 anos não vai existir mais cultura daquele país, tá muito desenfreado na França, Alemanha e Reino Unido... Se eles não começarem a frear isso vai dar ruim
Eu moro aqui na Holanda, e não me assusto dizer que a taxa de fertilidade seja tão baixa. Os Europeus numa maioria são viciados em cigarros, alcool e drogas, o que ajuda exponencialmente em acabar com a saude de homens e mulheres no longo termo
seleção natural
Com quais bases cientificas e reconhecidas, seu comentario, se baseia??
@@raphaelrafael2051"eu moro aqui na Holanda" se ele vê com os próprios olhos ele precisa mais de qual prova? Se ele realmente mora na Holanda então tem mais propriedade que 🫵 pra falar
Outra coisa, não é de se espantar essa tendência mundial, praticamente 80% das pessoas que conheço usam cigarros compulsivamente ou bebem, os outros 15% devem usar drogas escondidos (que o fazem mt bem, devido a essa necessidade compulsiva de ser mentiroso e parecer ser uma coisa e ser outra do brasileiro, herdado dos portugueses), enfim, isso da 95% de viciados, aqui no Bostil é claro
Moro na Itália e concordo plenamente com você, aqui é do mesmo jeito. Muito cigarro, bebida alcoólica, Dr@g e de quebra um cachorro do lado pra compensar o peso de não ter tido filhos...pra nós que vivemos aqui, tem muito bem estar e ninguém quer ter filho, é sinônimo de despesa....
@@raphaelrafael2051 precisa de mais do que duas pessoas que viram com os proprios olhos?
Fiz uma Eurotrip pelo leste europeu e as cidades parecem que ainda estão nos anos 80, 90, muitas lojas, comércios, carros, tudo antigo, pararam no tempo.
Impressionante, andando pelo velho continente vemos essa situação bem definida
Se fosse assim o Brasil já era pra ter acabado também, porque aqui tbm tem fuga de cérebros. Mas óbvio que pra quem mora no leste europeu é mais fácil sair pro oeste europeu. Aqui já é difícil ir até pros EUA que é msmo continente.
Vagas de emprego muito procuradas para o pessoal da Bósnia e Romênia, é der Pick pocket. Tinha até algumas filas pra fazer o alistamento do emprego.
Daqui a 10 anos a Europa vai querer uns imigrantes para ela não se tornar o primeiro continente fantasma kkkkkkkk
Vao chamar Brasileiros pra irem pra lá kkkkk
@@RafaelDan585 isso nunca vai acontecer.
@@RafaelDan585Sinto muito pena da Europa ao ter que chamar os seres mais burros, hipócritas e nojentos pará lá 😢
@@SadFurry-FResses são os😂 britanicos kkkk
Assim como Japan
Daqui uns 15 ou 20 anos essa tendência vai chegar aou Brasil e eu quero muuto saber cono o governo vai fazer para resolver isso porque os europeus ao menos tem dinheinho para amenizar um pouco e nós que somos miseraveis, eu mesmo tenho 17 e quando fizer 21 considero seriamente já fszer vasectomia de 9 amigos que tenho só 1 quer ter filho( sim, nós já tivemos essa conversa) eu quero ver como os paises latinos vão fazer para resolver esse problema
Os imigrantes que estão chegando no Brasil tem muitos filhos. Se o o governo federal pagar 1500 reais para cada filho nascido por mês, a população brasileira vai crescer bastante e se manter estável. 😊😊😊😊😊😊
O governo vai aumentar a idade da aposentadoria pra 70 anos, os idosos serão miseráveis, mais ainda do que são agora. E os políticos terão os mesmos privilégios. Não tenha filhos mesmo, só irão sofrer nessa merda de país.
@@gargonsancteori não pode faltar escravos😊
Chegar no Brasil? O que mais vejo é gente na rua tendo vários filhos
@@shinjishinjs6060 por isso em 15 ou 20 anos
Ficaram atrás da cortina de ferro por décadas, depois que a urss caiu adivinha pra que lado a turma foi...
só se arrependeram depois mas disso ninguém fala
Acho que não se deve fazer comparações políticas tendenciosas como essa, ainda mais com geopolítica, isso é até uma faca de dois gumes, pois, quando existiam 2 vietnãs, qual era o vietnã vitorioso e populista? É claro que não era o corrupto governo do sul, porém isso não tem muito haver com política, e sim com a situação geopolítica do norte em relação ao sul.
Deixa de falar merda rapaz
@@minirusho6486 tem haver com economia.
Um país saudável economicamente, é mais atraente que um país fudido!
E pais socialista e com políticas econômicas de esquerda, tendem a ser fudidos economicamente, logo o pessoal produtivo, larga fora
Agora a Polonia tem que combater o Wokismo.
Crescer através da imigração não é uma solução. Muito pelo contrário: é um problema a mais!
Pronto já vi o vídeo, agora vamos aos especialistas.
Kkkkk😂
Muiito bom 👍🏽 para todas as postagens históricas e culturais.
Moro na Itália e vejo essa situação de um outro ângulo, conheço cidades na Bulgária e Romênia que estão recebendo muitos nômade digitais devido a segurança, baixo custo de vida e impostos. Já pessoas do leste europeu que trabalham de modo tradicional saem de seus países em direção ao oeste europeu. Sei que para as estatísticas a comunidade nômade não é grande o suficiente para representar grandes mudanças nos números, mas existe esse movimento de pessoas saindo de países ricos e indo para países pobres para fugir dos problemas do oeste europeu (imigração descontrolada, cultura woke).
Ao contrário pessoas do oeste europeu normalmente fogem do conservadorismo e xenofobia dos países do leste. Já que vc falou da Itália, conversei uma vez com um italiano e perguntei sobre a Hungria a a Polônia e seus regimes políticos e ele falou desses países como se estivesse falando de uma república de bananas da américa latina ou um país do oriente médio.
cultura woke?
@@niniasemira2269primeiramente você devia respeitar o Brasil porque aqui não é uma república de bananas não
@@niniasemira2269república das banana e seu cool vira lata
@@BRASILEIRO-BrasilBR Eu não citei o Brasil no meu comentário, citei Hungria e Polônia para quem sabe ler direito.
Excelente estudo! Parabéns equipe
Belíssimo conteúdo como sempre!!! 👏👏👏👏
Não devemos esquecer que houve um genocídio na Bósnia, o que pode ajudar a entender parte do declínio populacional
Capital financeiro,Plano piloto e hoje no mundo militar são os melhores canais de geografia e geopolítica atualmente.
Exato!
EconoSimples também!
E Razão Econômica também.
hoje no mundo militar é um canal muito tendencioso tanto que é chamado de "hoje no mundo da otan"
Professor hoc tambem, no ambito da geopolítica
Essa tendência já está começando em muitos outros países. A Europa está atualmente se destacando, mas esse é só o início que se refletirá em outras partes do mundo, infelizmente.
"- E sempre que você vir esses mapas, lembre-se do capital financeiro."
Se os produtos infantis fossem mais baratos e tivessem creches e escolas públicas de qualidade e alguns incentivos pros pais, talvez as pessoas teriam filhos, o problema é criar um filho, é caro e complicado por precisarmos trabalhar muito e no tempo livre nos capacitar e ainda tirar um tempo pra lazer. Ter filho com uma pessoa q daqui um tempo não pode nem estar mais com vc e ter todas essas dificuldades impactam muito, não é igual antes q casamento era regra e se separar era mal visto, hj nada dura e ter filhos atrapalha qq planejamento futuro
Eu eu tenho 21 anos de idade sou de natal do Brasil vim para cá para Lisboa Portugal como imigrante estou esperando o regularizar mas quando assim eu fizer vou mesmo para Alemanha já com o salário é muito mais alto inclusive muito dos imigrantes estão cá estão a fazer isso
Parabéns pela coragem rs. Futuramente também tenho vontade de fazer isso
@@davidfreitasma o senhor consegue. O primeiro passo de pedir deu passaporte é sair do brasil e o mais difícil. ....
Se capacita também, irmão. Vejo que vc não usa alguns sinais de pontuação e isso demonstra fraco domínio da língua portuguesa .
@@matusalempachecoProvavelmente está a investir no alemão e esquecendo o português.
Excepcional vídeo! Se puder faça essa análise populacional sobre a Ásia .
esse título poderia perfeitamente ser de um vídeo sobre o Brasil
Aqui o problema é menor pois pobre ama fazer filho.
@@lucas-amaral6e qual o problema do pobre ter filho? Você não assistiu o vídeo? Os países precisam de mão de obra, quem você acha que vai limpar as ruas, dirigir ônibus, ser porteiro, atendente etc se não os pobres? Filho de empresário rico formado em medicina é que não é. Reveja seus preconceitos, pobre também é gente e tem direto a formar família.
@@aleciasa Claro, é ótimo sair fazendo filho sem ter condições, transmitindo o legado da miséria para a frente, acho conflitante a pessoa que coloca alguém no mundo para sofrer e ainda dizer que os ama ...
@@aleciasa pobre não deveria ter o direito de se reproduzir,falo isso sendo filho de pobres
Mas eles devem continuar sendo pobres ?para serem os escravos dá era moderna, só não esquecer de algo quanto mais pobres no país a mais criminalidade, desigualdade e etc (uma maravilha)
O mesmo se aplica a Portugal, a população de lá estava sumindo e a imigração principalmente de brasileiros faz a taxa de não ser tão baixa. Muitos portugueses mais velhos vão para o Brasil para empreender pois não vê perspectiva no seu país e muitos brasileiros vão para Portugal pois veem o país como porta de entrada para o restante da Europa. A maioria dos brasileiros que sonham em morar na Europa vê desafios linguísticos e indo para Portugal esse desafio é muito menor.
Só digo uma coisa...
"QUE O EUROPEU APRENDA A FAZER FILHO SE QUISEREM FUTURO"
A sociedade precisa fornecer condições para isso.
Já é um caminho sem volta, a geração atual de europeus não quer saber de casamento, filhos e constituir família e os governos já estão atento a essa situação a muito tempo. Tanto que estão permitindo a mais de uma década a entrada em massa de imigrantes, que estão aos poucos ocupando esse "vácuo" deixado pela baixa taxa de natalidade e envelhecimento de boa parte da população de "europeus nativos". E não só a Europa mas boa parte dos países no ocidente vem passando por esse fenômeno.
Como vão fazer filho, só tem veganos e todes la 😂
@@telmosantos8673eles possuem menos que nas Américas, eles que não querem ter filhos mesmo.
Eles não querem nem trabalhar direito kkkkk
Vídeo de extrema qualidade.❤
Abrir as portas pra tudo que tipo de imigrantes como a França fez? Nós podemos ver isso nas olimpiadas, Paris lotada de mendigos pelas ruas
Se não fossem os imigrantes nem as ruas limpas a França teria já que a imensa maioria dos trabalhadores de limpeza são imigrantes já que a população local não quer fazer esses trabalhos, fora a parte da construção cívil e produção no agronegócio.
@@jeffmesquita8237 e os sem tetos?
@@alehborme dê um país perfeito
@@mariajosemachado2975 Suíça
Se não quer ver mendigos na rua, torça pro governo criar políticas públicas eficientes pra tirar essas pessoas dessas situações,esse Papinho de anti imigração um dia vai matar o continente
Sensacional e muito rico esse vídeo. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Capital Financeiro faz um video do crescimento de natalidade na Nigéria
O aumento da população europeia dos anos 1950 a1990 não tem relação com atração de pessoas ( imigração). A população do mundo até a metade da década de 1970 crescia a mais de 2% ao ano. A taxa de natalidade era alta em todo o mundo. E a queda de crescimento populacional será em todo o mundo exceto na África subsaariana.
A culpa é do próprio estado
Isso prova que o mundo vai acabar e o planeta viverá tranquilamente.
Quando colocam a Polônia no "leste" europeu eu já desisto de assistir... houve fuga de jovens poloneses no início, quando se apartaram da "âncora" russa, mas de 10 anos para cá, todos praticamente voltaram, pois a Polônia já está entre os 5 países que mais crescem.
Polônia é na Europa central.
Geograficamente A Polônia Já É No Leste Europeu, Europa Central É: Suíça, Áustria, Alemanha, Itália(Centro-Sul), Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca)
Se o salário da Espanha é maior que o da Itália, por que a Espanha está azul e a Itália verde, se os verdes tem maior salário que os azuis?
3:42 O nordeste é a prova que isso é verdade KKKKKKKK
quem bom que as mulheres estão se tornando independentes
@@maliofx Bom para elas, não para a nação!
@@LucasSeiLa2058 verdade
@@LucasSeiLa2058 F0d4-se? Tem que ser bom pra elas mesmo, a nação se vira. Viva a liberdade.
E bom sim, o segredo e aumentar a produtividade por pessoa.@@LucasSeiLa2058
Show, obrigado pela aula.
Polonia vai receber muitos imigrantes em um futuro próximo , se vc souber o quanto o padrão de vida está melhorando por la!
sim e não, os poloneses são um povo que não vai largar da sua terra para os estrangeiros e principalmente para os estrangeiros que não tem olhos claros ou se chama Mohammed, desde a idade media os poloneses foram invadidos por vários povos tendo o seu povo perseguindo ou expulso das suas terras, hoje na mentalidade de um polonês médio eles preferem desparecer do que abrir uma mesquita em Varsóvia.
A direta europeia olha a Polônia e Hungria há um exemplo para o continente e capitaliza seu método para chegar no poder
Mais um grande video ! 👍🤠
Belo conteúdo
Criar 1 filho custa muito caro pelo retorno que trás
😂 A EUROPA PERDEU TODOS OS SEUS VALORES DE VIDA 😢
E o kiko?
Mulher trabalhar não fez bem para humanidade.
@@historiaamigabom, cuidar dos filhos tecnicamente é um trabalho (n remunerado, mas é um trabalho)
@@historiaamiga gzuis só o chorume
Muito bom, com dados matematicos que é o que importa.
Canal topzera
Deve-se levar o Funk aos Bálcãs, para aumentar a natalidade.
quem acha que esse é o melhor canal de geopolitica do brasil deixa o like
a que saudade que eu tava de ver aqueles videos sobre lugares onde pagam para ter uma mulher e familia kkkkkkkkkkkkkkk por causa da taxa de natalidade
Os africanos e Indianos já estão resolvendo esse problema na Europa 😅
@@luizuea1, é só não ir para a Europa, ficar em seu país não sendo escravizado. Algum país manda buscá-los? São obrigados a ir para a Europa ou vão por vontade própria?
@@luizuea1, tenho certeza que o senhor consegue melhorar esse raciocínio.
Existem várias manobras dos senhores do mundo visando diminuir a população mundial. Nestes países do leste europeu, ainda tem uma escola pública de boa qualidade, que é um apoio considerável às crianças. Mas, no Brasil, nem com isto podemos contar.
Esse país que tá pagando 5 mil euros de salário é qual mesmo? Começo a estudar o idioma ainda hoje.
Dinamarca...
Só que é um dos países mais caros de se viver e precisa ser muito bem especializado em algo...
É bom saber alemão, as línguas são inteligíveis, saca
@@JM_ACR Eu falei brincando, mas já pensei em imigrar pro Canadá, acho que seria um dos meus únicos destinos. Tive uma professora que foi morar na Alemanha, daqui do interior do Ceará kkkkk. Sério o Brasil perde muito cientista pra esses países.
@@junomendes Canadá?
Parece uma boa, basicamente são os EUA melhorado kkkkk
E, sobre sua professora, imagino o quanto nós perdemos, cientistas e economistas principalmente...
@@junomendescanada? Ou canadakistao?
O maior capital de um país são as pessoas, sem isso nada se faz.
Os livros de história do futuro saberão identificar a causa raiz de toda a transformação social que está acontecendo no mundo desde a década de 90 e acelerando-se notoriamente nos anos 2000: a emancipação das mulheres. A entrada em massa das mulheres no mercado de trabalho e na universidade alterou para sempre a dinâmica socioeconômica e política do ocidente. Se antes as mulheres eram mães em tempo integral e cuidadoras do lar, agora são profissionais ambiciosas e que ocupam posições cada vez maiores em empresas e perante a sociedade, ao prejuízo de muitos homens que, tradicionalmente, deram por certo que tais posições lhes pertenciam. O aumento sem precedentes de trabalhadores assalariados na economia, somada a um aumento desproporcional dos preços dos combustíveis e da energia - fato que se desenvolve globalmente - leva a um aumento do custo de vida sem paralelo no século XX. Essas mulheres entendem, e MUITO BEM entendem, que ter filhos na sua situação de vida é uma renúncia, e possivelmente uma volta àquele papel materno que suas mães, avós e bisavós desempenhavam com dedicação exclusiva.
É preciso que as políticas públicas de todos os países do ocidente levem isto em consideração. Não se pode pensar em sociedade mais sem que se considere o papel de protagonismo que a mulher conquistou. Agora, ou nos adaptamos de alguma maneira a essa situação, ou iremos padecer, como o vídeo bem explicita.
Aquela ideia de família tradicional acabou. Antes era o pai, a mãe e os filhos. Hoje muitos não casam e há famílias de homossexuais e de lésbicas. E boa parte prefere ter um cão ou um gato que filhos. A alternativa para combater a crise da natalidade vai ser o estado favorecer o nascimento de seres humanos produzidos pelo banco de semen e por mães de aluguel. Estas já eram muito frequentes na Ucrânia antes da guerra e onde iam casais estéreis do ocidente encomendar filhos. O famoso jogador Cristiano Ronaldo encomendou alguns filhos a uma mãe de aluguel dos EUA. Tudo isso vai ficar mais comum no próximo futuro.
Matou a pau amigo, só corrijo dizendo q mulher começou a trabalhar no pós guerra (mas ainda era minoria), e de consolidou nos anos 60/70, q é quando a natalidade despencou tb, mas como ainda tava acima de 2, ninguém ligou.
@@Lucas_Ficz Esse texto feminista parece escrito por uma mulher, não por um homem.... Na realidade a família no sentido tradicional está acabando. Poucos homes e mulheres querem casar porque é um saco aguentar o outro, homem casa com homem, mulher com mulher e no lugar de filhos todos preferem ter um cao ou um gato. Não tem políticas públicas que revertam isso.
@@augustoribeiro4791 você realmente acredita que as pessoas do nada viraram gays porque não se suportam mais? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK é cada uma, viu
@@Lucas_Ficz Quem é que falou isso? Citei casos diversos que não têm ligação entre si a não ser a crise do matrimônio tradicional.
Muito bom!👏👏👏
Na Alemanha tem uma espécie de bolsa família para qualquer casal que tenha um segundo filho independente de ser pobre ou sócio da Porche .
Muito bom, por isso que a natalidade na Alemanha aumentou bastante 😊
Bom né tem que incentivar a fazer filho kkk
Depois coloca os filhos pra pagar impostos e manter o país, gênios
ta sabendo bastante hein
@@davidfreitasmaAlemanha oferece educação e saúde de qualidade pra sua população. Incentivar a natalidade é uma solução bem melhor do que se entupir de imigrante.
Vou ter que pra Bulgária mudar essas taxas de natalidade
Alguém sabe o que houve no Leste europeu que o ocidente, majoritariamente, não teve? A história explica...
Primeiro que o ocidente europeu em sua maioria tem o acesso ao grande Oceano Atlântico bem mais facilitado em comparação com o oriente, vemos isso com Portugal, Espanha, França e Reino Unido, coisa que consequentemente facilitou a colonização, coisa que fez com que essas nações fossem grandes impérios influentes e aglomerassem muito mais riqueza! Mas um dos maiores motivos com certeza é a União Soviética que dominou a Europa oriental com o comunismo, enquanto os Estados Unidos dominou a ocidental com o capitalismo, ajudando nessa grande diferença!
Europa toda tá indo pro buraco, a diferença é que a parte ocidental "Disfarça" isso com a imigração de refugiados islâmicos de segunda categoria, daí quem tá com aumento de população não é o europeu nativo mas sim os imigrantes islâmicos.
Daí nós gráficos aparece que a população deles tá aumentando, quando na verdade está diminuindo ainda mais do que no leste, os islâmicos que deixam isso maquiado pois tem muitos filhos. Países do leste europeu como a Polônia são ultra conservadores e ortodoxos, eles não querem imigrantes islâmicos.
colônias
@@pace___2kSuécia suíça Finlândia Noruega Dinamarca Irlanda república tcheca Escócia, gales e até mesmo Alemanha Tiveram grandes impérios Coloniais?
@@karloseduardo7176 Alemanha teve,mas perdeu tudo. gales nem governo tem,dinamarca tem a Groelândia, Suécia teve a noruega, república tcheca é um país "pobre", Escócia é reino unido também, suíça é fica pq é o centro dos bancos,o único país que só se fodeu na história e conseguiu superar tudo aí é a irlanda
Pq a Italia esta em verde se a media salarial mostrada da espanha é maior e está em azul?
3:36 pelo visto o 38tão não é tão "louco" como dizem...
Isso também acontece com os homens
Rusumo do vídeo: fizeram o desmonte da URSS e foram para os buraco...
O Brasil deveria aproveitar disso e trazer esses imigrantes da Europa oriental
Concordo, o Brasil poderia fazer um acordo com os países do leste europeu, facilitando a ida de brasileiros para esses países e trazerem aqueles que quiserem ao Brasil.
Jamais, nós deviamos resolver os nossos problemas e dar uma qualidade melhor de vida para os nossos cidadãos e não abrir as portas para imigrantes europeus e darem empregos para os mesmos.
@@MatheusBernardo-rs1fj pros africanos podem abrir as portas e pros europeus não? Tá de brincadeira
Já não damos conta dos problemas sociais daqui, vamos nos meter a resolver os dos outros?
Obrigado pelo conteúdo.
ÓTIMO! Menos humanos, mundo melhor...
Enquanto isso no hemisfério sul....
@@MestrepicallEsse é problema... Sustentamos pobres gerando indivíduos sem planejamento! Financiamos favelizacao e violência desde as maternidades estatais...
Esse é o pensamento dos esquerdistas, principalmente a galeria woke do amor, já comprou a ração do seu "filho pet" ???
Tá revoltada hj né?!
Se esse é o teu raciocínio, seja um exemplo para todos nós e ponha ele em prática em si mesmo!
Questão que esses mais ricos a desvantagem é o custo de vida que está ficando mais caro principalmente nas grandes cidades
E o poder de compra não aumenta para acompanhar o custo de vida.
FORAAA LULAAAAAA FORAAAA MADURO
Bebe uma água. 😅
Senta que aí vem treta
Adoro este Manuel já o vi em 2 canais diferentes a comentar isso só hoje
E concordo
Adoro este Manuel já o vi em 2 canais diferentes a comentar isso só hoje
E concordo
Caraí Manuel, quer namorar com o Lula né, por que o tanto que você fala dele só pode ser um amor escondido, vai Manuel, faz o L e rebola pros petistas
Ou seja: o aumento na longevidade das pessoas é um problema, não pra pessoas em si, mas sim pra todo mundo
Chega a ser ridículo uns países do tamanho de município não ter controle de nada! Nem um salário mínimo atrativo são capazes de oferecer
O estado não oferece nada , ele toma através de impostos . Quem gera empregos e paga salários são as empresas .
@@CarlosEduardo-qt8np Perfeita colocação!
Corrupção se chama
@@CarlosEduardo-qt8np Empresa pequena e média, é bom especificar. Pq quando bate uma crise igual 2008 as grandes empresas vão logo pedir ajuda pro papai Estado
Batista por favor joga ArtePlanet !!!
Quanto mais um país se torna libertino (liberal), mais chance de encolher populacionamente o mesmo tem. Pois quando há "liberdade de mais" para seus cidadãos, mais diminui o interesse em constituir família por causa da facilidade de relacionamento, dificuldade em adquirir responsabilidade matrimoniais e o foco em alcançar sucesso na vida. Isso são condicionantes que distraem o ser humano do real intuito que é nascer, crescer e multiplicar, coisa que países menos desenvolvidos não tem (...). Por isso vemos países ricos encolherem populacionamente, seja ela por fuga de pessoas do país ou por queda da natalidade.
leste europeu é bastante conservador, veja a Rússia
@@alehbor Rússia não é conservadora e nunca vai ser, só pelo nome do país vemos que conservadorismo não existe por lá.
Rússia é um país ex-socialista que se tornou tradicionalista em algumas questões mas segue o progressismo do mesmo jeito.
@@arnoldcoelho6703 lá as paradas lbgt são proibidas, mulheres não tem direitos, a religião ortodoxa é influente e o feminismo é desestimulado. Igual à hungria. Vai dizer que a Hungria de orban aliada do bolsonaro é de esquerda?
@@arnoldcoelho6703 não fala besteira. A Rússia do Putin é extremamente admirada como exemplo de conservadorismo. Até o Trump elogiou o ditador.
Lá feminismo, lgbt, aborto, ambientalismo, etc são proibidos e punidos
@@arnoldcoelho6703 e não só, a Hungria do orban tb é exemplo de conservadorismo. Admirada até pelos bolsonaros
Fico da Eslováquia tb é conservador de direita.
Tem que ter muita 'coragem' para por filho neste mundo... tá caro, tá complicado, e sem muita perpectiva de melhora...
Dá-lhe árabes neles kkkk É só assim que eles resolvem problemas!
Ou piora
@@joan6504 Verdade. Mas, é só assim que o europeu resolve seus problemas. Eles não enxergam seus descendentes no continente americano. Só chamam os de turbantes.
Áfricanos Subsaarianos são os que mais fazem filhos
Isso se chama jovens sem planos de vida so apenas pensando e curti a vida
Fui o 4° hoje, Droga.
Fuga de cérebros…. Está iniciando aqui em Banânia
PRIMEIRO
Sem contar a emigração muçulmana que se multiplicam mais que os europeus o que pode mudar a matriz européia nos próximos séculos!
Mesmo depois de se livrar do socialismo, o estrago provocado por essa desgraça de sistema continua por décadas.
Essa região sempre foi mais pobre que os países da Europa Ocidental, desde os tempos da Roma antiga...
O leste europeu não teve acesso ao oceano, oq prejudicou as jornadas marítimas (super importantes naquela epoca). Acho q não seria mto diferente mesmo sem a existência da URSS
@@emillyxyz claro. Suíça sem acesso ao mar, mandou lembranças.
@@omatematico9362 Suíça é um caso diferente, mesmo sem acesso ao mar ela tem ótimos vizinhos. Oq não é o caso da Letônia, por exemplo
@@emillyxyz Suíça no meio de montanhas, tendo que construir túneis para chegar aos vizinhos. Polônia e Tchéquia em planícies ao lado da Alemanha. Finlândia isolada no mar Báltico, que passa parte do ano congelado, Hungria no centro da Europa e atravessada pelo Danúbio, uma via natural de comunicação. Cara, deixa de arrumar desculpa, o socialismo desgraçou a Europa oriental e os efeitos são sentidos até hoje. Ainda duvida? Por que a parte oriental da Alemanha ainda é menos desenvolvida do que o lado ocidental? Não apela. Tá feio.
Alguém sabe dizer por que a taxa de desemprego é tão alta? Se têm tão poucas pessoas não deveriam ter opções de emprego? E por que são tão pobres se tem tão poucos habitantes? Alguém pode me explicar?
Um dos maiores culpados pela morte da Europa oriental, senão o único culpado, tem nome; Sérvia!
Como assim?
@@antoniooclone6433 foi a Sérvia quem começou a I WW, em 1914. De lá pra cá, o que veio foi um verdadeiro pesadelo
@@marcelobarreto9927 Na verdade na minha visão foi principalmente a URSS!
@@LucasSeiLa2058 mas a Sérvia é filhote da URSS. E ela colaborou tanto com os comunas quanto com os nazistas.
@@LucasSeiLa2058oq caralhos URSS tem aver com a ww1
Hoje morre mais do que nasce!
Onde o feminismo prevalece, o colapso populacional é apenas questão de tempo.
Pior que o Leste Europeu é mais conservador e religioso que o Oeste europeu.
@@bigerdino no oeste europeu as taxas de natalidade são bastante baixas, e os países estão tendo que apelar para facilitar a entrada de imigrantes.
Para de chorar, virjão
@@edvaldofilho2510 chamou de virjao, já sei que é 🐂.
@@edvaldofilho2510 você tem cara de periferento lascado, só pega crackuda.
Não vejo a hora que a população do Brasil comece a cair. Aqui tem gente demais! Como seria bom se aqui tivesse uma população 10 vezes menor tipo a Austrália.
Deus Pátria Família Liberdade 👍🇧🇷👌
Fui na parte ex sovietica da Europa, fiquei horrorizada com a pobreza
Ué, mas o socialismo acabou faz mais de 30 anos, cade toda a prosperidade e liberdade prometida a eles? São livres pra lavar banheiros na Europa Ocidental pelo menos
Europa Oriental é pobre desde a idade média, até os Bálcãs, mas a Grécia pelo menos era rica na antiguidade. Europa Oriental era ruim com a União Soviética e pior sem ela.
Além de guerras que rolou ali na região da Iugoslavia, guerras internas e guerras externas. O bombardeio na Sérvia pela OTAN em 99
É so a russia anexar tudo esses territoriozinhos e vai tudo estar resolvido
Manda tentar a sorte a Rússia está até pior com esse problema por causa da guerra
Na verdade isso só vai piorar a situação!
@@Libertário-A25 na verdade ta até que se mantendo constante a população da Rússia, esse exercício militar na Ucrânia não está gerando grandes perdas na Rússia.
@@LucasSeiLa2058 só no início, mas logo a Rússia iria transformar todo o novo território em regiões próspera e atrativas, principalmente para imigrantes da Ásia Central
@@DUDUBERSAMAHum sei, fonte: confia 😑
Putin super vai fazer isso
Pergunta: porque a maioria dos países citados são ex colonias da grande e poderosa URSS??
O leste europeu e os Balcãs sempre foram pobres, isso desde a idade média. Durante o domínio da URSS as grandes mentes se mudavam para URSS em busca se uma condição melhor, como não podiam ir para o ocidente, a melhor opção era a URSS. Com o fim da União soviética, aconteceu e acontece até hj o contrario, agora as grandes mentes fogem para o ocidente em busca de condições melhores.
Qual a razão da Ucrânia não estar com a Crimeia no mapa???
Por que não é dela e sim da Rússia, infelizmente.
@@Mafisoon-lb2iy é o escambal, somente para o ditador russo aquilo é rússia, o resto do mundo sabe que é Ucrânia e reconhece que é Ucrânia, a carta da ONU proíbe mudança de fronteiras por meio da força, é um território em ocupação temporária.
É pq a Rússia anexou ao seu território
@@luidsonfelix2481 eu escrevo um papel aqui e digo que anexei sua casa, não vale absolutamente nada esse papel, foi o que eles fizeram, ninguém reconhece, portanto não vale nada
@@mauriciomscnão importa, na prática é da Rússia. Quem governa é ela. Eu concordando ou não, é dela.
Faz vídeo de porque o parana é tão frio
mgtow is the way......
O Brasil tem que se alinhar ao Oriente, se não vai cair junto com o ocidente
Idiomas complicados, proximidade com a Rússia e população xenófoba apenas complicam ainda mais ida de imigrantes qualificados, ou não, para lá.
Romeno é fácil pra um brasileiro aprender
Moldávia tem unir novamente com Romênia