Moro em Brasília e já tive amigos da Embaixada da República Dominicana. Eles relataram uma grande diferença racial, religiosa e cultural, entre os dois lados da ilha. Etnia/raça: Os Haitianos em seu processo de independência executaram ou expulsaram toda a população branca e mestiça, o que deu a sua população características raciais bem definidas, as diferenças físicas são muito nítidas. Língua: Os Haitianos falam francês com uma forte influência de dialetos, enquanto os Dominicanos falam Espanhol. Religião: No Haiti se pratica o Vodu (existem outras religiões), enquanto os Dominicanos mantém valores cristãos. Na época percebi como as práticas religiosas dos Haitianos geravam desconforto nos Dominicanos. Não vou entrar em detalhes das diferenças culturais que me foram relatadas na época. A verdade é que apesar de dividirem uma mesmo Ilha as diferenças são muito fortes.
Esse relato faz muito sentido pra mim. Religião e origem da raça entendo que são determinantes no destino de um povo. Do contrário, o que explicaria a diferença de desenvolvimento entre esses dois lados de uma mesma ilha...?!
Discordo de quem citou a resposta aí embaixo ao seu comentário pois a origem de raça e muito menos religião são fatores determinantes de um povo. A origem comprovada da miséria e desgraça haitiana são seus colonizadores. Toda colônia dos tiranos franceses jamais prosperaram. No caso do Haiti, a "independência" entre aspas porque tudo continuou sob domínio dos tiranos franceses em especial os bancos e o controle da moeda. Pergunte a um francês quem foi que financiou a construção da famosa torre Eifel para a feira mundial de 1889 em Paris para comemorar o centenário da revolução de 1789 e que é um símbolo do país tirano e que agora quer se meter na Amazônia: foi o dinheiro surrupiado do povo haitiano para ser "independente".
Tbm sou de Rondônia e confirmo. E eles são extremamente trabalhadores. Conversei com vários que no Haiti eram professores, engenheiros e com alguma profissão no Haiti, mas que no Brasil estavam trabalhando de servente de pedreiro, de faxineira... Pra conseguir sobreviver e se adaptar ao país. E quando falavam do próprio país era exatamente o que vc disse, eles falavam da situação precária que o país estava passando.
Estive na RD ano passado, realmente é lindo e o povo é extremamente acolhedor e alegre, muitos haitianos vão pra la pra ganhar a vida, porém o governo impõe tantas taxas e impostos pra eles trabalharem que, é basicamente uma escravidão de carteira assinada. Fiquei hospedado em um resort e realmente é um mundo a parte e lá tinha muitos haitianos trabalhando em serviços ditos de menor importancia, como jardineiros, catadores de lixo, pedreiro, pintores essas coisas mais básicas, isso tudo dentro do resort, enquanto os dominicanos eram os que realmente faziam os melhores trabalhos, desde cozinheiros a animadores. Consegui conversar com um rapaz haitiano e ele explicou como q era viver lá na RD, ele disse que era ruim pois o governo sabota muito os hatianos em prol dos dominicanos. Um bom exemplo é q uma empresa que se instala na RD e busca diminuir taxas com impostos e tal, contrata uma maão de obra haitiana e cobra deles uma parte do salário pra manter eles trabalhando e com isso, a empresa paga menos impostos por estar mantendo "refugiados" no trabalho. Eu até falei q parecia escravidão, ele só concordou, uma outra coisa que me chamou atenção é q os haitianos são sérios por natureza, extremamente fechados e não são de falar muito sobre. A feição deles é muito mais fechada q os dominicanos por exemplo, que são alegres e vibrantes, sabendo que sou brasileiro, era papo de futebol, neymar, ronaldo e cia, como o carnaval daqui é tão bom qnt la e tal. Isso foi algo que me mostrou uma realidade que mal vejo sendo veiculado.
Depois da pandemia quase não se encontra haitianos em RD. Antes uma grande parte dos trabalhadores na maioria nos resorts em Punta cana eram de haitianos. La tudo é muito explorado, os trabalhadores são como “tripulantes” de navio, trabalham muitas horas e muitos moram em alojamentos dos hotéis para fazerem mais horas e consequentemente “ganhar” mais. Passam meses longe da família, por isso quando vou pra lá não economizo na propina, sei que estão ali fazendo seu melhor porque precisam muito!
@@PriscilaleticiaDasilvacomo assim que não tem tantos Haitianos em RD? Será que toda vez que vc vier aqui, só fica dentro dos resorts de luxo 🫠🫠 Eu sou Dominicano, moro em Santo Domingo, o país tá cheio de Haitianos, aqui na capital é bem raro não ver Haitianos na rua, tem até comunidades na fronteira com o Haiti onde a maioria dos habitantes hoje em dia são Haitianos…
E no fundo os dominicanos não gostam tanto dos haitianos pq lá atrás na história, os haitianos aproveitaram um momento que a Rep. Dominicana estava fragilizada e invadiram eles.
Os haitianos certamente estão MUITO melhor na RD do que no violento, pobre e corrupto Haiti. E o governo da RD está corretíssimo em se preocupar em garantir melhores condições de vida a seus nacionais. Imigrante tem mais é que se sacrificar se quiser viver em um país estável e seguro, O QUAL NÃO AJUDARAM A CONSTRUIR. Se não estiverem satisfeitos, que voltem para o “paraíso” haitiano.
Estive no Haiti em 2012 e na republica dominicana em 2015. A diferenca de um país para outro é realmente brutal, vendo esse video agora posso confirmar que isso é verdade. Fiquei seis meses em Porto principe, muitos bairros pobres, muito perigo nas ruas e muitas casas abandonadas também, acredito que por conta do terremoto de 2010 na época. Faz muito tempo que n retorno... Espero que o país tenha melhorado nesse sentido
Vi uma vez uma imagem de um trecho da fronteira entre os dois, e é impressionante o quanto a floresta está preservada do lado dominicano e devastada do lado haitiano.
eles não podem comprar gás é inviável , então utilizaram toda a madeira , esse é o problema da falta do capitalismo : quanto menos capitalismo , mais arcaica se torna a vida da populaçao e , consequentemente o meio ambiente em que elas estão será degradado rapidamente
Espero que continuem por ai. Aqui agora são russos e ucranianos, Brasil parece a casa da mãe Joana. Todos vem para cá. Esta na hora de botar um freio nisso.
@@henriquemoreira2811mas o Brasil não tem tanta imigração como países tipo os EUA e outros países na Europa, aqui a imigração ainda é pouca o bastante pra não causar problemas.
@@hiagoemanuel8424 Mas são pessoas de países de terceiro mundo extremamente violentos e pobres. O Brasil ainda possui boom demográfico e não precisa de imigração; quer dar um de país europeu desenvolvido que é humanista.
Em Belém tbm, na verdade já vi bem mais, acho que maior parte deles migraram pra outro estado. Ainda vejo porém com pouca frequência. Sempre que via e vejo estão trabalhando com algo, nunca vi eles pedindo nada
E quanto mais tirano o governo, mais eles têm interesse de manter o povo na ignorância, para não usarem o poder que possuem para as mudanças necessárias.
Isso resume boa parte dos países da África. Não consigo ver nenhum país de lá onde o governo seja minimamente democrático. O povo daqui reclama, mas pelo menos não é qualquer comentário na internet que vai garantir a visita da PF na porta de casa. Se aqui fosse assim também, duvido que o gado aqui iria ter coragem de falar alguma coisa nas redes sociais como falam.
@@MatheusGelinski Concordo bastante, porém há sim países democráticos na África vide: Ilhas Maurício, Cabo Verde e Botsuana (país que merecia um vídeo deste canal) tem índice de democracia maior que a Bélgica, Namíbia, África do sul e Gana estão próximo do Brasil. A África é um continente bem complexo...
A Indonésia com Papua Nova Guiné e Indonésia com Timor-Leste também dividem uma Ilha, a fronteira é no meio pra dividir os países, seria legal vídeo sobre esses casos também.
Além da indenização à França, o país sofreu com sanções impostas por outros países. Não queriam que um país dominado por escravizados desse certo. Uma revolução desse tipo era um grande temor em outros países do novo mundo, inclusive no Brasil. Isso acabou condenando o país para sempre. No mais, muito interessante o vídeo. Obrigado!
Um país dominado por escravos sem ter direito a uma democracia, divisão de poderes etc nunca daria certo. O mais doido é a questão ditatorial desse e outros países que dizem contra o capitalismo acusar o erro de prosperar simplesmente por sanções do capitalismo mostrando dependência do sistema.
Para sempre!!!! Expulsaram que pensava e os caras saíram da senzala para o palácio do governo e vc queria que desse certo? Papa Doc. Baby Doc. Aristide e outros déspostas governando por décadas, país com viagem eterna ao fracasso e com as placas tectónicas na cola.
@@JeanSumanvai estudar cara... Haiti é e sempre foi (ou melhor tentou ser) capitalista... Para de chupar seu político de estimação que estudar não dói viu.
a história do Haiti é uma história, com muita luta foi a primeira colônia francesa a se tornar independente, o Haiti tinha um grande potencial de prosperar e ser um dos países mais ricos da América central, mais hoje enfrenta crises internas, guerra de gangues, pobreza, terremotos, muitos haitianos estão migrando para vizinha república dominicana, o que motivou o governo de lá a construir um muro na fronteira entre os dois países para impedir a imigração, de haitianos...
@@brigadadoslobos77eu acho q eles deveriam fiscalizar ou fazer algo pra evitar pessoas ruins e ajudar os povos q estão passando necessidade não sei tentar fazer um programa pra ajudar lo
@@gameplaybr273 Muros e campos minados são eficientes. O dever do Haiti melhorar e dos próprios Haitianos. Questão de evolução pessoal e coletiva daquela sociedade. São muito primitivos e bárbaros como sociedade. Acreditam que tudo se resolve com guerras e violência. Enquanto não superarem. Não vão evoluir.
Depois da independência do Haiti no começo do século XIX, os europeus procuraram outro fornecedor de açúcar, e os canaviais de cidades do oeste da cidade de São Paulo SP, cerca de cem quilômetros da capital, passaram a suprir os consumidores de açúcar, para suprir a falta do açúcar do Haiti.
@@lucaFLUUm dos comentários mais idiotas que eu já vi no RUclips. Na Coréia do norte vc tem direito a trabalhar nos campos forçados e adorar o líder supremo. As moradias gratuitas são só para aqueles próximos do centro de poder na capital, o resto tá fudido. Não é à toa que o pessoal foge de lá para a Coréia do Sul ou até pra China. Vá pra lá. Soube de um americano que foi achando que era um paraíso e se deu super bem. Kkkkk
@@lucaFLU Você está num navio inimigo que irá te desterrar em algum dos dois países. Eu imagino que vc preferirá ficar na Coréia do Norte do que na do Sul, a não ser que seja mais um hipócrita de internet...
É mais um fato que vai acontecer em uma situação de sobrevivência a longo tempo, e ainda tem mais. É a prática. Ainda pode ter intervenção da política dominante e novos estilos de sobrevivencialismo surgindo para mostrar uma realidade mais plausível (na ótica deles). Continuo firme aqui pq abriu demais a minha mente
Em 2010 participei de uma missão humanitária no Haiti. O aeroporto estava fechado por conta do terremoto, pousamos em Santo Domingo e fomos em uma van até Porto Príncipe no Haiti. Atravessamos a fronteira, situação muito precária, era um país com praias e paisagens bonitas, mas quase sem arvores, muito lixo espalhado e a capital estava devastada pelo terremoto.
Sim cara, uma pena ele ter falado de maneira tão rasa da história do Haiti. Toussaint Louverture e Jean Jacques Dessaline, foram pessoas fundamentais para libertação de um dos primeiros países da América a conseguir independência, e mais tarde serviu de inspiração até pra nós Brasileiros. Quem se interessou, recomendo ir atrás da história desse país que é muito boa. Se quiser um caminho, pesquise o podcast do Geopizza que tem 3 eps dedicado somente a este tema.
@@MarcoSolidx Eles eram uma colônia escravagista, lógico que eles iriam queimar o local em que eles eram explorados (mesmo sendo uma má ideia financeiramente)
Se tiver algum haitiano aqui gostaria de saber a opinião, tive a oportunidade de conversar com um que está a quase 20 anos no país, ele tinha um pequeno restaurante de beira de estrada eu estava em viagem, ele reclamou dos altos impostos no Brasil em comparação com o Haiti, que dizia na época ser de 5%, época que estava no Haiti, mas disse que o governo não dá nada em troca, não existe saúde, para concluir o ensino médio lá termina aproximadamente com 28 anos, eu perguntei 28 anos ele disse que sim, a filha dele brasileira tinha passado no ENEM e ia cursar enfermagem ele diz que aqui há muitas ações sociais e que depois da filha dele ser formar ia voltar pra lá ele, tinha voltado algumas vezes, há também disse que lá a escola publica não existe é paga, pode me dizer se essas informações dele refletem a realidade geral? pois aqui no Brasil existe muitas realidades você pode ir em um estado e as coisas serem de um jeito e em outro diferente.
Eu gostaria que fosse abordada também os inúmeros embargos financeiros que o Haiti sofreu e sofre após a sua independência. Talvez em um próximo vídeo demonstrando o quanto esses embargos comerciais afetam alguns países e afetam o seu desenvolvimento.
É uma prova da desinteligência daquele povo, pois em mais de dois séculos não aprenderam a se virar sozinhos nem a arte da negociação, pois quem passa aperto baixa a guarda e busca a conciliação... Pelo contrário, nenhum governante terminava mandato, era deposto e geralmente executado. Sempre foi um Estado terrorista contra seu próprio povo, sendo fundado com base no terrorismo. A história haitiana é sombria, aquela terra é maldita...
Recursos naturais não são críticos para a prosperidade. Até mesmo terremotos podem ser secundários nesse aspecto. A prosperidade pode estar muito mais ligada ao tipo de lei que rege a nação e o tipo de cultura também.
Amei o vídeo, só que o haiti não é de fato pobre o país tem uma terra boa pra agricultura 🚜, tem sol, tem rio, tem um povo trabalhador eu como haitiano eu gostaria de ficar no meu país só que esses políticos corruptos do haiti e o presidente Luis abinader da República dominicana.. estão massacrando a população haitiana, temos que imigrar em massa todo mês milhões de todo tipo de arma de fogo que estão vindo da fronteira da República dominicana
O mais curioso que o Haite foi primeiro mais a se libertar da escravidão mais com isso se tornou mais pobre das Américas. As colônias francesas tem muito esse histórico.
@@tuliodosanjos260 Guiana Francesa é território da França, e não um país independente, como tu mesmo disse. E pelo que pesquisei parece que eles são bem dependentes da França. Eles não teriam ajuda francesa, nem o euro, se fossem independentes, acredito eu.
@@douglasfarias4945 pra ter euro o pais tem que estar no continente europeu ne amigo. Eu falei que guiana é territorio, leia de novo, que é o mesmo que uma colônia da época, a diferença é que nasce francês até em território. O Haiti não é a única ex-colônia europeia no caribe majoritariamente negra, a Jamaica e Barbados também são e estão bem melhor que o Haiti.
E nao e coincidência e muito menos culpa dos haitianos ,um pais se libertar da escravidão pelo proprio povo nao era um exemplo q os países imperialistas queriam , imagina dar esperança de se livrar da escravidão pros povos se outros paises ?? Claro q nao ficaram quietos sobre isso e temos o resultado ... Paises q aboliram escravidão sem revolução fizeram isso apenas pq nao era mais tão interessante na época,nao foi pena das pessoas sofrendo
Uma ex colônia de exploração e deposito de mão de obra escrava, dificilmente iria prosperar com o tempo. E o mesmo aconteceu com dezenas de outras colônias de exploração francesas e britânicas mundo a fora.
Um outro motivo para o nível alarmante de subdesenvolvimento do Haiti, é o fato de a revolução de independência deles ter sido feita por escravos, e não por uma classe intelectual, assim como foi com os outros paises da américa, com eles inclusive matando toda a classe intelectal francesa que residia no Haiti, além de queimarem edifícios públicos, bibliotecas e outras instituições que poderiam existir no Haiti ainda naquela época. Isso certamente deve ter sido um grande motivador para tornar o Haiti o país que é hoje. Muito bom o vídeo
O motivo que o Haiti ficasse nessa situação é que foi obrigado a pagar para a França e eles foram boicotados economicamente e nunca tiveram nenhum apoio econômico ou social.
Haiti foi o unico lugar nas Américas onde os escravos conseguiram se levantar contra os senhores e se libertar, nao é atoa que o pais ficou pobre, gracas as sancoes que sofreu nessa época.
Na verdade, os escravos destruíram toda a infraestrutura econômica do Haiti. Queimaram as usinas de açúcar e as plantações. Mataram os brancos e os mestiços. Assim, não havia ninguém que entendesse de administração, finanças, economia, investimentos, navegação etc. Sobraram apenas escravos incultos e violentos. O resto são apenas desculpas.
Amei o vídeo, só que o haiti não é de fato pobre o país tem uma terra boa pra agricultura 🚜, tem sol, tem rio, tem um povo trabalhador eu como haitiano eu gostaria de ficar no meu país só que esses políticos corruptos do haiti e o presidente Luis abinader da República dominicana.. estão massacrando a população haitiana, temos que imigrar em massa todo mês milhões de todo tipo de arma de fogo que estão vindo da fronteira da República dominicana
achei meio simplista resumir o fracasso de um lado a Multa + Terremotos. japão é assolado por muitos terremotos a anos. acho que é bem mais profundo essa discussão. cultura, corrupção e outros fatores sociais também tiverem seu peso, acho que seria legal ter abordado isso.
O Haiti não teve uma quantidade enorme de dinheiro injetado pós guerra pelos EUA pra servir como combate ao comunismo, e o Japão não foi isolado do mundo pela França e pelos EUA como "castigo"
@@marianaaraujo9663mimimi... sim a cultura influencia sim. A Cultura de Corrupção é uma das que mais torna um local miserável. Até mesmo essa sua cultura ai, de falar antes de pensar.... "Jeitinho brasileiro".... cultura muda tudo... E não tem nada a ver com cor ou origem, isso é só um detalhe. mas é muito mais fácil sempre colocar a culpa nos outros pelos seus erros.
Se terremoto fosse causa de subdesenvolvimento, o Japão seria miserável. E é colocada uma diferença populacional como se fosse "estrondosa", quando a diferença é mínima.
Japão foi destruído e reconstruído com subsídios dos EUA, enquanto isso, Haiti teve que se endividar só pra se livrar da cola dos franceses e ser reconhecido como país. Situações completamente diferentes, ondem um teve muito mais apoio, e o outro praticamente não
@@eduardosouza1246 Isso não é racismo, é constatação. Vc não pode brigar contra os fatos. Pode até tecer teorias de causa e efeito, mas NUNCA negar os fatos, aquilo que se vê e que acontece na prática... Nenhum país do mundo onde a maioria da população seja composta E governada por descendentes de ex-escravos é um país rico (na verdade estão entre os mais pobres do planeta), e o Haiti foi o primeiro a se tornar independente e autogovernado por mais de 2 séculos. Deveria ser um exemplo bom, mas se tornou ruim... A África do Sul durante o abominável regime do apartheid era um país com infraestrutura melhor que a brasileira, inclusive tendo conseguido construir uma bomba atômica e tendo feito a primeira cirurgia bem-sucedida de transplante cardíaco do mundo. A taxa de violência era baixíssima, mesmos nos bantustões, porque o Estado era coercitivo. Entregaram o governo para os nativos e deu no que deu, trinta anos depois virou um Moçambique com vidro elétrico...
O Haiti foi o primeiro país da América Latina a ter independência e infelizmente SOFREU por isso. Ele é o maior exemplo do que o colonialismo causa em um país
O Haiti está colhendo apenas o que plantou. Durante a Revolução Haitiana, ocorreram diversos atos de violência por parte dos escravos revoltosos contra os senhores de engenho. Esses atos incluíram situações em que muitos escravos retaliaram de maneira extrema, como incêndios em plantações e propriedades, execuções de senhores de engenho e de suas famílias, incluindo mulheres e crianças mortas. Além disso, em alguns casos, escravos estupraram mulheres e crianças. Não era apenas quebrar o colonialismo; eles fizeram isso da forma mais cruel possível. O que o vídeo deixou de mencionar é que uma das principais razões foi a má administração pelos ex-escravos no comando do Haiti. Entretanto, é crucial analisar com sensibilidade histórica, reconhecendo a complexidade do período e evitando generalizações que possam distorcer a compreensão completa dos acontecimentos.
Tem sim vai ver Beni um dos países mais pobres da África tbm gosta da bruxaria,países que mexe com isso são todos fudidos,só ver o Maranhão e o sul paraense@@artico6733
@@artico6733Tem sim, não é a toa que os países mais pobres do mundo sejam justamente esses onde o povo mexe com feitiços e magias, em especial os africanos, isso só atrai coisa ruim
Lembrando que a República Dominicana é muito rica apesar de no século XX ter tido um dos piores ditadores da história da América, Trujillo de 1930 a 1960
Mostra que sem estabilidade interna, não é possível um país prosperar, independente de seu sistema econômico. Haiti sofre dos mesmos problemas do Japão. Porém não são japoneses.
Fiquei feliz , pq já perdi a conta de brasileiros me perguntando se o haiti está na África é surreal, têm uns que chegaram a discutir comigo que o Haiti tá na África, infelizmente na língua portuguesa tem poucos conteúdos falando sobre o Haiti , percebi que a maioria dos brasileiros não faz ideia onde fica o Haiti.
Teve o genocídio lá em 1804 da população branca mesmo aqueles branco s não racistas foram presos e depois mortos depois disso com os negros no poder foi golpe em cima de golpe
Porque a França pegava vários escravos de vários países diferentes e jogavam eles para trabalhar em suas colônias, como eles não falavam a mesma língua dificultava a comunicação entre eles, então acabou que esses povos acabaram não conseguindo prosperar
Fiz uma missão de paz no Haiti em 2011\2012 pelo Exército Brasileiro logo após o terremoto de 2010, eles aumentaram o contingente da missão, e pude conferir a realidade dos 2 países.
Vc tem que fala também A missão da paz era um verdadeiro absurdo tirando os soldados brasileiros, a maioria eram pedófilo, estupradores, e ficavam o tempo todo sem fazer nada e recebiam milhões de dólares ...enfim existe um Deus e todos os culpados serão julgados
@@Amazonas.Com15 bom, havia alguns países como Jordânia, Nepal, Coreia do Sul entre outros que estava lá só para ocupar espaço mesmo. Mais isso é outro assunto
É muito triste a situação do Haiti, apesar de ser uma única ilha e dois países totalmente distantes. Inclusive no meu canal tenho um vídeo sobre o mesmo assunto
Tá errado isso. O bonequinho mais escuro deveria ser o da RD, e o do Haiti deveria ser pretinho. Dominicano é na maioria mulato, não tem brancos lá. Haitiano é tudo retinto, como nos países africanos da costa ocidental...
@@Soulbotagem-BR aqui ainda tem índios. No Canadá. México. USA e etc..já no Haiti. Jamaica e ilhas do Caribe. Eles desapareçam. Mais concordo com vc foi a mestiçagem. e vai ser assim com todas as outras etnias. Ou seja no futuro só vai ter negros na terra. Como diria Charles darwin. A especie que vai sobreviver não é a mais inteligente mais a mais adaptável
@brasilnews5984 Não os negros, mas sim os mestiços. No Brasil há poucos negros, há muito é mestiços... Neguinho da Beija-Flor, negro retinto, tem 70% de ascendência europeia em seu DNA...
Conheço os dois países e posso garantir que referir-se como "muito rico" para designar a República Dominicana é um equívoco. Eu diria que o Haiti (que de fato foi próspero até início do séc. XIX) é miserável; e a Rep. Dominicana é pobre (embora tenha potencial para crescimento). No mais, o vídeo é muito bom; só pecou mesmo no "muito rica" para se referir à Rep. Dominicana. Ok?
Já viajei ao Haiti e do sul ao norte da República Dominicana e posso afirmar, a RD não é rica! República Dominica não se resume a resorts. Tem pobreza tbm! Não vi o vídeo, mas a capa já não faz sentido pra mim. Grande abraço aos Haitianos. Povo de história revolucionária. São trabalhadores, boa gente, muito educados. Que Deus os abençoe 🙏🏽
Todo país tem a sua parte pobre. Até mesmo os EUA. Então o que mais importa é que o Haiti, um país governado pela esquerda, é sim miserável. Tomara que o povo haitiano se livre da esquerda, assim como a Argentina conseguiu!
@@renato5930 os EUA mesmo tendo suas partes pobres não deixa de ser rico. A República Dominicana mesmo com sua partes ricas não deixa de ser pobre! Não desvie o raciocínio meu caro. Haiti nem se pode considerar que tem governo. Nem presidente eleito eles possuem no momento. E toda política do país é alimentada e financiada por interesses externos. De onde vc acha que vem as armas que as gangues utilizam para aterrorizar a população? Eles não tem dinheiro para bancar essa estrutura não. Muleque sem tem o que comer com um fusil na mão. É de interesse que o país se mantenha no caos e pobreza. Esquerda ou direita não importa! Nada mudará.
@@ArthurBullet que nada..foi o primeiro pais das mericas a se tornar livre da escravidao e independente de outro país..mas os político corruptos perduram até hj..são ratos que corroe tudo o que vê pela frente, são sujos e porcos assim como os nossos, tem paises que se tornaram independente há pouco tempo e estão bem..republica dominica na msm ilha e é totalmente o oposto do Haiti
Faltou esclarecer que os EUA já ocuparam militarmente a República Dominicana 2x, boa parte do século XX o país sofreu com ditaduras e problemas de crime organizados. Ainda hj esses problemas tornam o lado dominicano desigual socialmente, essa riqueza é muito recente e frágil. Governos anteriores oprimiram, massacraram e excluíram haitianos no outro lado da fronteira.
A República Dominicana tem vários locais complicados, igual que a maioria das nações do mundo. Tem riqueza, tem pobreza, analfabetismo... Além do Turismo, tem uma grande produção de café, açúcar e recursos muitos naturais. A República Dominicana é um país que está crescendo constantemente. O caso de Haiti é totalmente diferente.
@@manuelnovas2284 óbvio, colega. Mas essa informação não muda o fato de que a República Dominicana tem o turismo como força. Nem todo saudita trabalha com petróleo, nem todo brasileiro trabalha com soja/cana, nem todo colombiano trabalha com café e por aí vai.
Quem quiser se aprofundar um.pouco mais na história da ilha e principalmente do Haiti, recomendo a leitura do livro O conde Negro, de Tom Weiss, biografia do pai do escritor Alexandre Dumas, que se tornou general do exercito e rompeu vom napoleão durante a invasao so Egito
🔴 [Curso Grátis] Aprenda a Criar mapas como os Nossos: dozeroaomapaanimado.com.br/cap/
Como você erra a localização da ilha, dizendo que está localizada na América do Norte?
Tá dando erro na página
Por todos esses motivos...
Não tem motivos, que não humano...
Para isso...
Então é fácil resolver o problema dos haitianos, é unir com o país vizinho em um só
Moro em Brasília e já tive amigos da Embaixada da República Dominicana.
Eles relataram uma grande diferença racial, religiosa e cultural, entre os dois lados da ilha.
Etnia/raça: Os Haitianos em seu processo de independência executaram ou expulsaram toda a população branca e mestiça, o que deu a sua população características raciais bem definidas, as diferenças físicas são muito nítidas.
Língua: Os Haitianos falam francês com uma forte influência de dialetos, enquanto os Dominicanos falam Espanhol.
Religião: No Haiti se pratica o Vodu (existem outras religiões), enquanto os Dominicanos mantém valores cristãos. Na época percebi como as práticas religiosas dos Haitianos geravam desconforto nos Dominicanos.
Não vou entrar em detalhes das diferenças culturais que me foram relatadas na época.
A verdade é que apesar de dividirem uma mesmo Ilha as diferenças são muito fortes.
👍🏾
Esse relato faz muito sentido pra mim. Religião e origem da raça entendo que são determinantes no destino de um povo. Do contrário, o que explicaria a diferença de desenvolvimento entre esses dois lados de uma mesma ilha...?!
O fato do Haiti ter sido boicotado pelo resto do mundo após sua independência não faz diferença?
Discordo de quem citou a resposta aí embaixo ao seu comentário pois a origem de raça e muito menos religião são fatores determinantes de um povo. A origem comprovada da miséria e desgraça haitiana são seus colonizadores. Toda colônia dos tiranos franceses jamais prosperaram. No caso do Haiti, a "independência" entre aspas porque tudo continuou sob domínio dos tiranos franceses em especial os bancos e o controle da moeda. Pergunte a um francês quem foi que financiou a construção da famosa torre Eifel para a feira mundial de 1889 em Paris para comemorar o centenário da revolução de 1789 e que é um símbolo do país tirano e que agora quer se meter na Amazônia: foi o dinheiro surrupiado do povo haitiano para ser "independente".
@@franciscomedeiros3798 exatamente
Sou de Rondônia, após 2010 muitos Haitianos migraram para cá, todos vieram por conta do terremoto e afirmaram que o país estava devastado
Tbm sou de Rondônia e confirmo. E eles são extremamente trabalhadores. Conversei com vários que no Haiti eram professores, engenheiros e com alguma profissão no Haiti, mas que no Brasil estavam trabalhando de servente de pedreiro, de faxineira... Pra conseguir sobreviver e se adaptar ao país. E quando falavam do próprio país era exatamente o que vc disse, eles falavam da situação precária que o país estava passando.
A mesma situação com os venezuelanos, cubanos e etc.
@@piscininhaazul3754 Tirou isso do teu rabo?🤔🤣 Argentinos saem do país por causa do regime peronista que domina aquele país a mais de 70 anos.
@@eduardomoreira5468uma grande parte tambem virou coletor de lixo da marquise,a maioria dos caminhões de lixo,sao coletores hatianos
@renatojosemedeiros4688ainda nessa desculpa lixo? Acorda canhoteiro
Estive na RD ano passado, realmente é lindo e o povo é extremamente acolhedor e alegre, muitos haitianos vão pra la pra ganhar a vida, porém o governo impõe tantas taxas e impostos pra eles trabalharem que, é basicamente uma escravidão de carteira assinada.
Fiquei hospedado em um resort e realmente é um mundo a parte e lá tinha muitos haitianos trabalhando em serviços ditos de menor importancia, como jardineiros, catadores de lixo, pedreiro, pintores essas coisas mais básicas, isso tudo dentro do resort, enquanto os dominicanos eram os que realmente faziam os melhores trabalhos, desde cozinheiros a animadores. Consegui conversar com um rapaz haitiano e ele explicou como q era viver lá na RD, ele disse que era ruim pois o governo sabota muito os hatianos em prol dos dominicanos. Um bom exemplo é q uma empresa que se instala na RD e busca diminuir taxas com impostos e tal, contrata uma maão de obra haitiana e cobra deles uma parte do salário pra manter eles trabalhando e com isso, a empresa paga menos impostos por estar mantendo "refugiados" no trabalho.
Eu até falei q parecia escravidão, ele só concordou, uma outra coisa que me chamou atenção é q os haitianos são sérios por natureza, extremamente fechados e não são de falar muito sobre. A feição deles é muito mais fechada q os dominicanos por exemplo, que são alegres e vibrantes, sabendo que sou brasileiro, era papo de futebol, neymar, ronaldo e cia, como o carnaval daqui é tão bom qnt la e tal. Isso foi algo que me mostrou uma realidade que mal vejo sendo veiculado.
Depois da pandemia quase não se encontra haitianos em RD.
Antes uma grande parte dos trabalhadores na maioria nos resorts em Punta cana eram de haitianos.
La tudo é muito explorado, os trabalhadores são como “tripulantes” de navio, trabalham muitas horas e muitos moram em alojamentos dos hotéis para fazerem mais horas e consequentemente “ganhar” mais. Passam meses longe da família, por isso quando vou pra lá não economizo na propina, sei que estão ali fazendo seu melhor porque precisam muito!
@@PriscilaleticiaDasilvacomo assim que não tem tantos Haitianos em RD? Será que toda vez que vc vier aqui, só fica dentro dos resorts de luxo 🫠🫠 Eu sou Dominicano, moro em Santo Domingo, o país tá cheio de Haitianos, aqui na capital é bem raro não ver Haitianos na rua, tem até comunidades na fronteira com o Haiti onde a maioria dos habitantes hoje em dia são Haitianos…
E no fundo os dominicanos não gostam tanto dos haitianos pq lá atrás na história, os haitianos aproveitaram um momento que a Rep. Dominicana estava fragilizada e invadiram eles.
Os haitianos certamente estão MUITO melhor na RD do que no violento, pobre e corrupto Haiti. E o governo da RD está corretíssimo em se preocupar em garantir melhores condições de vida a seus nacionais. Imigrante tem mais é que se sacrificar se quiser viver em um país estável e seguro, O QUAL NÃO AJUDARAM A CONSTRUIR. Se não estiverem satisfeitos, que voltem para o “paraíso” haitiano.
os haitianos destruiram o dinamismo ao extinguir franceses os dominicanos fizeram o inverso atrairam mais boreanos
Estive no Haiti em 2012 e na republica dominicana em 2015. A diferenca de um país para outro é realmente brutal, vendo esse video agora posso confirmar que isso é verdade.
Fiquei seis meses em Porto principe, muitos bairros pobres, muito perigo nas ruas e muitas casas abandonadas também, acredito que por conta do terremoto de 2010 na época. Faz muito tempo que n retorno... Espero que o país tenha melhorado nesse sentido
Mas dizer que a República Dominicana é muito rica como diz na thumb tbm já é forçar a barra kkk.
É uma Cuba com grife
@@AdrianoAndrade-zn5iy a República dominicana é muito rica COMPARADA ao Haiti.
@@AdrianoAndrade-zn5iy Cuba com grife aí vc já tá avacalhando a RD
Msf?
@@AdrianoAndrade-zn5iy😂além de muito rica é na América do norte😂😂😂😂😂
Vi uma vez uma imagem de um trecho da fronteira entre os dois, e é impressionante o quanto a floresta está preservada do lado dominicano e devastada do lado haitiano.
eles não podem comprar gás é inviável , então utilizaram toda a madeira , esse é o problema da falta do capitalismo : quanto menos capitalismo , mais arcaica se torna a vida da populaçao e , consequentemente o meio ambiente em que elas estão será degradado rapidamente
Olhando aqui agora no mapa, rapaz vc tem razão .
Ótima observação
A plantação de cana de açúcar destruiu terras aráveis e com poucas terras aráveis, os habitantes começaram a destruir florestas.
Ja estive no haiti, quase não se vê arvores nas paisagens
Existem muitos haitianos aqui em Boa Vista RR, são muito humildes e em geral trabalham com vendas e construção.
Espero que continuem por ai. Aqui agora são russos e ucranianos, Brasil parece a casa da mãe Joana. Todos vem para cá. Esta na hora de botar um freio nisso.
@@henriquemoreira2811mas o Brasil não tem tanta imigração como países tipo os EUA e outros países na Europa, aqui a imigração ainda é pouca o bastante pra não causar problemas.
@@hiagoemanuel8424
Mas são pessoas de países de terceiro mundo extremamente violentos e pobres. O Brasil ainda possui boom demográfico e não precisa de imigração; quer dar um de país europeu desenvolvido que é humanista.
Em Belém tbm, na verdade já vi bem mais, acho que maior parte deles migraram pra outro estado. Ainda vejo porém com pouca frequência. Sempre que via e vejo estão trabalhando com algo, nunca vi eles pedindo nada
@@henriquemoreira2811 eles são tranquilos e não dão problema, já não é o caso dos venezuelanos
Quanto mais pobre o país, mais tirano é o governo. Ali a política é golpe atrás de golpe.
E quanto mais tirano o governo, mais eles têm interesse de manter o povo na ignorância, para não usarem o poder que possuem para as mudanças necessárias.
E oque tá acontecendo aqui
É o contrário. É o sistema político que é base para a prosperidade
Isso resume boa parte dos países da África. Não consigo ver nenhum país de lá onde o governo seja minimamente democrático. O povo daqui reclama, mas pelo menos não é qualquer comentário na internet que vai garantir a visita da PF na porta de casa. Se aqui fosse assim também, duvido que o gado aqui iria ter coragem de falar alguma coisa nas redes sociais como falam.
@@MatheusGelinski Concordo bastante, porém há sim países democráticos na África vide: Ilhas Maurício, Cabo Verde e Botsuana (país que merecia um vídeo deste canal) tem índice de democracia maior que a Bélgica, Namíbia, África do sul e Gana estão próximo do Brasil. A África é um continente bem complexo...
A Indonésia com Papua Nova Guiné e Indonésia com Timor-Leste também dividem uma Ilha, a fronteira é no meio pra dividir os países, seria legal vídeo sobre esses casos também.
Up
Up
Além da indenização à França, o país sofreu com sanções impostas por outros países. Não queriam que um país dominado por escravizados desse certo. Uma revolução desse tipo era um grande temor em outros países do novo mundo, inclusive no Brasil. Isso acabou condenando o país para sempre.
No mais, muito interessante o vídeo. Obrigado!
Um país dominado por escravos sem ter direito a uma democracia, divisão de poderes etc nunca daria certo. O mais doido é a questão ditatorial desse e outros países que dizem contra o capitalismo acusar o erro de prosperar simplesmente por sanções do capitalismo mostrando dependência do sistema.
Terceirizando a culpa da imbecilidade do povo, eles eram e são incapazes de terem um lugar civilizado, a culpa é deles e de mais ninguém
Vitimização. São pobres porque são corruptos, dominados por gangues e uma classe política de ladrões.
Para sempre!!!! Expulsaram que pensava e os caras saíram da senzala para o palácio do governo e vc queria que desse certo?
Papa Doc.
Baby Doc.
Aristide e outros déspostas governando por décadas, país com viagem eterna ao fracasso e com as placas tectónicas na cola.
@@JeanSumanvai estudar cara... Haiti é e sempre foi (ou melhor tentou ser) capitalista... Para de chupar seu político de estimação que estudar não dói viu.
Faltou o "e sempre que você vir esses mapas lembre-se do capital financeiro".
😅😂😅😂
😂😂😂😂
Verdade
Hahahah
E tinha que falar chorando. Hehehe
a história do Haiti é uma história, com muita luta foi a primeira colônia francesa a se tornar independente, o Haiti tinha um grande potencial de prosperar e ser um dos países mais ricos da América central, mais hoje enfrenta crises internas, guerra de gangues, pobreza, terremotos, muitos haitianos estão migrando para vizinha república dominicana, o que motivou o governo de lá a construir um muro na fronteira entre os dois países para impedir a imigração, de haitianos...
Claro, imigrantes ilegais vem também criminalidade junto com os honestos a trabalho. E um país como Rep.Dominacana não pode e não quer retroceder
@@LucasDanielRBnão,isso foi vingança contra os europeus malditos é imperalistas que VOCÊ BRANCO PRIVILEGIADO apoia.
@@brigadadoslobos77eu acho q eles deveriam fiscalizar ou fazer algo pra evitar pessoas ruins e ajudar os povos q estão passando necessidade não sei tentar fazer um programa pra ajudar lo
@@DomGatoXVIII praticamente impossivel isso... mt mais eficaz o muro
@@gameplaybr273 Muros e campos minados são eficientes. O dever do Haiti melhorar e dos próprios Haitianos. Questão de evolução pessoal e coletiva daquela sociedade. São muito primitivos e bárbaros como sociedade. Acreditam que tudo se resolve com guerras e violência. Enquanto não superarem. Não vão evoluir.
Hoje mesmo eu tava pensando justamente nessa ilha e apareceu esse vídeo. Isso que eu chamo de sincronicidade!
Eu também
eu tbm :O
Porquê macho oque vocês perderam lá
a verdade é que seu cerebro já foi treinado o suficiente pela I.a do youtube a ponto de ficar em standby
@@projeto-112 🤣🤣🤣🤣
Depois da independência do Haiti no começo do século XIX, os europeus procuraram outro fornecedor de açúcar, e os canaviais de cidades do oeste da cidade de São Paulo SP, cerca de cem quilômetros da capital, passaram a suprir os consumidores de açúcar, para suprir a falta do açúcar do Haiti.
Tenho uma amiga dominicana cara é surpreendente a diferença da vida lá
Tem umas morenas lá que o cara nem precisa de Viagra. Só de olhar já dá um estalo... kkkkkkkkkkkkkkkkk!
Não sabia que havia essa dúvida se fazem parte da América do Norte ou central, foi a primeira vez que ouvi isso ...
Além de proble o lugar é violento, é oque construíram.
Lembrou um pouco a península coreana, claro, por razões diferentes.
Sim, no Norte as pessoas tem direito à Habitação gratuita.
No Sul, você paga 30% em média do seu salário pra ter apartamentos terríveis.
@@lucaFLUUm dos comentários mais idiotas que eu já vi no RUclips.
Na Coréia do norte vc tem direito a trabalhar nos campos forçados e adorar o líder supremo. As moradias gratuitas são só para aqueles próximos do centro de poder na capital, o resto tá fudido. Não é à toa que o pessoal foge de lá para a Coréia do Sul ou até pra China.
Vá pra lá. Soube de um americano que foi achando que era um paraíso e se deu super bem. Kkkkk
@@lucaFLU😂😂😂😂😂😂😂😂
O haiti é um latrina comparado a qualquer das Coréias...
@@lucaFLU Você está num navio inimigo que irá te desterrar em algum dos dois países. Eu imagino que vc preferirá ficar na Coréia do Norte do que na do Sul, a não ser que seja mais um hipócrita de internet...
É mais um fato que vai acontecer em uma situação de sobrevivência a longo tempo, e ainda tem mais. É a prática. Ainda pode ter intervenção da política dominante e novos estilos de sobrevivencialismo surgindo para mostrar uma realidade mais plausível (na ótica deles). Continuo firme aqui pq abriu demais a minha mente
Sempre aprendendo um pouquinho a mais com o capital financeiro
Em 2010 participei de uma missão humanitária no Haiti. O aeroporto estava fechado por conta do terremoto, pousamos em Santo Domingo e fomos em uma van até Porto Príncipe no Haiti.
Atravessamos a fronteira, situação muito precária, era um país com praias e paisagens bonitas, mas quase sem arvores, muito lixo espalhado e a capital estava devastada pelo terremoto.
O Haiti 🇭🇹 possui uma história muito interessante, pena que esteja nessa situação.
Sim cara, uma pena ele ter falado de maneira tão rasa da história do Haiti. Toussaint Louverture e Jean Jacques Dessaline, foram pessoas fundamentais para libertação de um dos primeiros países da América a conseguir independência, e mais tarde serviu de inspiração até pra nós Brasileiros.
Quem se interessou, recomendo ir atrás da história desse país que é muito boa.
Se quiser um caminho, pesquise o podcast do Geopizza que tem 3 eps dedicado somente a este tema.
@@Gustavoovo1995grato por contribuir. Vou pesquisar
@@Gustavoovo1995 Valeu, obrigado pela informação.
Primeiro ato do Haiti independente: queimar plantações de açúcar… começa por aí
@@MarcoSolidx Eles eram uma colônia escravagista, lógico que eles iriam queimar o local em que eles eram explorados (mesmo sendo uma má ideia financeiramente)
Muito obrigado! Curto o trabalho desta excelente equipe! Forte abraço de Jaguarão-RS, Brasil.
Obrigado meu querido, também somos do Sul. Abraço
Diferenças culturais, etnicas e religiosas entre os 2 paises.
Aulas de história sempre são bem vindas!
Se tiver algum haitiano aqui gostaria de saber a opinião, tive a oportunidade de conversar com um que está a quase 20 anos no país, ele tinha um pequeno restaurante de beira de estrada eu estava em viagem, ele reclamou dos altos impostos no Brasil em comparação com o Haiti, que dizia na época ser de 5%, época que estava no Haiti, mas disse que o governo não dá nada em troca, não existe saúde, para concluir o ensino médio lá termina aproximadamente com 28 anos, eu perguntei 28 anos ele disse que sim, a filha dele brasileira tinha passado no ENEM e ia cursar enfermagem ele diz que aqui há muitas ações sociais e que depois da filha dele ser formar ia voltar pra lá ele, tinha voltado algumas vezes, há também disse que lá a escola publica não existe é paga, pode me dizer se essas informações dele refletem a realidade geral? pois aqui no Brasil existe muitas realidades você pode ir em um estado e as coisas serem de um jeito e em outro diferente.
Deve ser um problema para a RD ser vizinho de um país tão pobre com tantos problema sociais e econômicos.
Inclusive, a República Dominicana já praticou genocídio contra os haitianos, resultando em 20 mil mortes.
😏
Poderia fazer um vídeo sobre oq esta acontecendo no equador?
República Dominicana es la tierra del merengue y la bachata, ritmos candentes musicales 🎶 que ponen a bailar al mundo entero.
Faz sobre a geografia de Cuba ou Nova Zelândia
Lugares interessantes
Parabéns pelo vídeo
Muitas informações importantes para o conhecimento desses dois países da América central.
Eu gostaria que fosse abordada também os inúmeros embargos financeiros que o Haiti sofreu e sofre após a sua independência. Talvez em um próximo vídeo demonstrando o quanto esses embargos comerciais afetam alguns países e afetam o seu desenvolvimento.
É uma prova da desinteligência daquele povo, pois em mais de dois séculos não aprenderam a se virar sozinhos nem a arte da negociação, pois quem passa aperto baixa a guarda e busca a conciliação... Pelo contrário, nenhum governante terminava mandato, era deposto e geralmente executado. Sempre foi um Estado terrorista contra seu próprio povo, sendo fundado com base no terrorismo. A história haitiana é sombria, aquela terra é maldita...
Finalmente uma curiosidade sobre a grande hispaniola
Recursos naturais não são críticos para a prosperidade. Até mesmo terremotos podem ser secundários nesse aspecto. A prosperidade pode estar muito mais ligada ao tipo de lei que rege a nação e o tipo de cultura também.
O Japão tem terremoto toda hora, possui 90% de cobertura florestal e é o que é. Cultura e mentalidade explicam tudo. Veja-se a África...
Bem completo o vídeo, gostei demais do canal.
Bem editado, fundamentado, material de fácil entendimento.
Parabéns pelo canal.
*Vivendo e aprendendo 😊*
YES, BABY. 😉
😂😂😂😂😂
Amei o vídeo, só que o haiti não é de fato pobre o país tem uma terra boa pra agricultura 🚜, tem sol, tem rio, tem um povo trabalhador eu como haitiano eu gostaria de ficar no meu país só que esses políticos corruptos do haiti e o presidente Luis abinader da República dominicana.. estão massacrando a população haitiana, temos que imigrar em massa todo mês milhões de todo tipo de arma de fogo que estão vindo da fronteira da República dominicana
Sempre!
Existem bastante Haitianos aqui em SC, é um povo muito trabalhador e educado
O mais curioso que o Haite foi primeiro mais a se libertar da escravidão mais com isso se tornou mais pobre das Américas. As colônias francesas tem muito esse histórico.
Boicote da própria França sanguessuga
A guiana francesa é territorio ate hoje e ta muito bem obrigado
@@tuliodosanjos260 Guiana Francesa é território da França, e não um país independente, como tu mesmo disse. E pelo que pesquisei parece que eles são bem dependentes da França. Eles não teriam ajuda francesa, nem o euro, se fossem independentes, acredito eu.
@@douglasfarias4945 pra ter euro o pais tem que estar no continente europeu ne amigo. Eu falei que guiana é territorio, leia de novo, que é o mesmo que uma colônia da época, a diferença é que nasce francês até em território. O Haiti não é a única ex-colônia europeia no caribe majoritariamente negra, a Jamaica e Barbados também são e estão bem melhor que o Haiti.
E nao e coincidência e muito menos culpa dos haitianos ,um pais se libertar da escravidão pelo proprio povo nao era um exemplo q os países imperialistas queriam , imagina dar esperança de se livrar da escravidão pros povos se outros paises ?? Claro q nao ficaram quietos sobre isso e temos o resultado ... Paises q aboliram escravidão sem revolução fizeram isso apenas pq nao era mais tão interessante na época,nao foi pena das pessoas sofrendo
Uma ex colônia de exploração e deposito de mão de obra escrava, dificilmente iria prosperar com o tempo. E o mesmo aconteceu com dezenas de outras colônias de exploração francesas e britânicas mundo a fora.
isso é como aquelas empresas que faliram quando colocaram os trabalhadores como donos dela.
Grande parte das britânicas prosperaram.
@@megapeironPq receberam imigrantes europeus, o Haiti é uma África na América
@@LuzitaniumAcontece que países não são empresas, são situações completamente diferentes 🤡
@@laudemar-A.B.6386 mas os paises são geridos como empresas, não podem dar só despesa senão abrem bancarrota 🤡
Um outro motivo para o nível alarmante de subdesenvolvimento do Haiti, é o fato de a revolução de independência deles ter sido feita por escravos, e não por uma classe intelectual, assim como foi com os outros paises da américa, com eles inclusive matando toda a classe intelectal francesa que residia no Haiti, além de queimarem edifícios públicos, bibliotecas e outras instituições que poderiam existir no Haiti ainda naquela época. Isso certamente deve ter sido um grande motivador para tornar o Haiti o país que é hoje. Muito bom o vídeo
Bem feito pra eles 😂
O motivo que o Haiti ficasse nessa situação é que foi obrigado a pagar para a França e eles foram boicotados economicamente e nunca tiveram nenhum apoio econômico ou social.
@@LucianaSantos-jp5jq esse é um dos motivos. Eu deixei bem claro que o que eu disse foi apenas um dos motivos do Haiti ser tão pobre
Os haitianos escolheram ser uma África na América
@@LucianaSantos-jp5jqDe fato, mas sem intelectuais para desenvolver um sistema de governo sustentável... não deu muito certo não
Cara,não conhecia o canal,muito bom e sensacional atitude em relação a questão de direitos. Parabéns.
A ilha é a mesma, diferença é o povo.
Haiti foi o unico lugar nas Américas onde os escravos conseguiram se levantar contra os senhores e se libertar, nao é atoa que o pais ficou pobre, gracas as sancoes que sofreu nessa época.
Na verdade, os escravos destruíram toda a infraestrutura econômica do Haiti. Queimaram as usinas de açúcar e as plantações. Mataram os brancos e os mestiços.
Assim, não havia ninguém que entendesse de administração, finanças, economia, investimentos, navegação etc.
Sobraram apenas escravos incultos e violentos.
O resto são apenas desculpas.
Amei o vídeo, só que o haiti não é de fato pobre o país tem uma terra boa pra agricultura 🚜, tem sol, tem rio, tem um povo trabalhador eu como haitiano eu gostaria de ficar no meu país só que esses políticos corruptos do haiti e o presidente Luis abinader da República dominicana.. estão massacrando a população haitiana, temos que imigrar em massa todo mês milhões de todo tipo de arma de fogo que estão vindo da fronteira da República dominicana
A gente tá pagando até hoje quem estuda de vdd como vc sabe 🎉
achei meio simplista resumir o fracasso de um lado a Multa + Terremotos.
japão é assolado por muitos terremotos a anos.
acho que é bem mais profundo essa discussão. cultura, corrupção e outros fatores sociais também tiverem seu peso, acho que seria legal ter abordado isso.
O Haiti não teve uma quantidade enorme de dinheiro injetado pós guerra pelos EUA pra servir como combate ao comunismo, e o Japão não foi isolado do mundo pela França e pelos EUA como "castigo"
E eu realmente me pergunto como a cultura do Haiti o deixou pobre, nem vou dizer o que esse tipo de discurso beira a eugenia
@@marianaaraujo9663mimimi...
sim a cultura influencia sim. A Cultura de Corrupção é uma das que mais torna um local miserável.
Até mesmo essa sua cultura ai, de falar antes de pensar....
"Jeitinho brasileiro"....
cultura muda tudo...
E não tem nada a ver com cor ou origem, isso é só um detalhe.
mas é muito mais fácil sempre colocar a culpa nos outros pelos seus erros.
@@CataFrild0 E você acha que a corrupção no Haiti nasceu como?
Tenho uma amiga do Haiti, ela é um amor de pessoa! O Haiti me parece um país interessante de se conhecer, embora tenha tanta pobreza.
Tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes.
O povo tem que ter cuidado com quem coloca no poder.
O lado pobre voltado para Cuba e o lado rico voltado para Porto Rico.
Coincidência ?
@@pacoloco9008perto de cuba é o paraíso.
Economia do Haiti nao tem nada a ver com Cuba. Haiti é capitalista. Inclusive há controle rigoroso na fronteira de Cuba com o Haiti.
Belo vídeo, simples, rápido mais detalhado👏👏👏👏
Resumindo, os franceses nunca souberem negociar suas colônias e territórios muito bem
Onde pssa a França dá m€rd@
Não foi o caso do Canadá, cujo uma parte muito grande é francófona
Eles exploraram, se tivessem colonizado não seria essa bagunça toda
Um dos melhores canais do youtube ❤
Conheço o Haiti através de Labadee,o lugar é encantador, porém pobre demais.
Gostei demais da franqueza e espontaneidade. Merece like e inscrição
Se terremoto fosse causa de subdesenvolvimento, o Japão seria miserável.
E é colocada uma diferença populacional como se fosse "estrondosa", quando a diferença é mínima.
O que esperar de um país formado por escravos? A explicação é unicamente isso, Itália também sofre com terremotos e é de primeiro mundo.
@@isaiasdionisio9802 não sabia que a galera tava criando coragem pra ser racista até no youtube, lamentável
Japão foi destruído e reconstruído com subsídios dos EUA, enquanto isso, Haiti teve que se endividar só pra se livrar da cola dos franceses e ser reconhecido como país. Situações completamente diferentes, ondem um teve muito mais apoio, e o outro praticamente não
@@eduardosouza1246 Isso não é racismo, é constatação. Vc não pode brigar contra os fatos. Pode até tecer teorias de causa e efeito, mas NUNCA negar os fatos, aquilo que se vê e que acontece na prática... Nenhum país do mundo onde a maioria da população seja composta E governada por descendentes de ex-escravos é um país rico (na verdade estão entre os mais pobres do planeta), e o Haiti foi o primeiro a se tornar independente e autogovernado por mais de 2 séculos. Deveria ser um exemplo bom, mas se tornou ruim... A África do Sul durante o abominável regime do apartheid era um país com infraestrutura melhor que a brasileira, inclusive tendo conseguido construir uma bomba atômica e tendo feito a primeira cirurgia bem-sucedida de transplante cardíaco do mundo. A taxa de violência era baixíssima, mesmos nos bantustões, porque o Estado era coercitivo. Entregaram o governo para os nativos e deu no que deu, trinta anos depois virou um Moçambique com vidro elétrico...
O Haiti foi o primeiro país da América Latina a ter independência e infelizmente SOFREU por isso. Ele é o maior exemplo do que o colonialismo causa em um país
Papo de comunista
Ótima respostas, por que há incautos aq participando que não sabem nem o endereço de sua própria casa....
Tbm, França né...
O Haiti está colhendo apenas o que plantou. Durante a Revolução Haitiana, ocorreram diversos atos de violência por parte dos escravos revoltosos contra os senhores de engenho. Esses atos incluíram situações em que muitos escravos retaliaram de maneira extrema, como incêndios em plantações e propriedades, execuções de senhores de engenho e de suas famílias, incluindo mulheres e crianças mortas. Além disso, em alguns casos, escravos estupraram mulheres e crianças. Não era apenas quebrar o colonialismo; eles fizeram isso da forma mais cruel possível. O que o vídeo deixou de mencionar é que uma das principais razões foi a má administração pelos ex-escravos no comando do Haiti. Entretanto, é crucial analisar com sensibilidade histórica, reconhecendo a complexidade do período e evitando generalizações que possam distorcer a compreensão completa dos acontecimentos.
Isso não foi culpa do colonialismo europeu, foi por que o país tem uma administração horrível mesmo, e acabou pagando o pato por isso
*O lado esquerdo dessa ilha escancara uma verdade: Pobreza é herdada.*
Haiti e sua herança esquerdista socialista. Deu no que deu.
Outra verdade mencionada é a "coincidência" das ex colônias francesas não terem sucesso
@@PlinioLisboaimperialismo europeu.
@@fabioneves1584tem o Canadá
@@Detetive00000Canadá muito mais Inglês do quê Francês
Parabéns! 👋👋👋👋👋 Muito de bom o conteúdo. Sucesso para toda à equipe
Uma outra disparidade entre paises ao lado do outro é entre a Coreia do Sul e Coreia do Norte
O caso das duas Coreias é muito diferente, foi o resultado do imperialismo americano e soviético após a segunda guerra mundial.
Excelente vídeo. Muito bem explicado. Parabéns.👏👏👏
Muito legal vocês falarem sobre a monetização do you tube. Trabalho muito bom e merecedor de todos os likes👏👏👏
Ótimo conteúdo como sempre. Parabéns pelo trabalho.
Sabemos que países só mudaram quando tiver governo que pense na população e em seus recursos.
governo não muda nada,quem muda é a população,o governo é fruto da população não o inverso.
Muito bom o conteúdo.
Nos no brasil conhecemos muito da europa, e nos praticamente nada sabemos da América Central.
esses vídeo dão gosto de assistir
Em ambos os lados há muita miséria. Dum lado é total e do outro lado é menos pior.
Efeito reverso do voodoo
Uma coisa não tem nada a ver com a outra
Tem sim vai ver Beni um dos países mais pobres da África tbm gosta da bruxaria,países que mexe com isso são todos fudidos,só ver o Maranhão e o sul paraense@@artico6733
@@artico6733
O lado CRISTÃO = trabalha & prospera !!!
@@artico6733Tem sim, não é a toa que os países mais pobres do mundo sejam justamente esses onde o povo mexe com feitiços e magias, em especial os africanos, isso só atrai coisa ruim
08:10 o cara andando de bicicleta no topo das árvores...
Lembrando que a República Dominicana é muito rica apesar de no século XX ter tido um dos piores ditadores da história da América, Trujillo de 1930 a 1960
Muito bom.. sou fã da equipe. N perco um vídeo. Parabéns.
Mostra que sem estabilidade interna, não é possível um país prosperar, independente de seu sistema econômico. Haiti sofre dos mesmos problemas do Japão. Porém não são japoneses.
Fiquei feliz , pq já perdi a conta de brasileiros me perguntando se o haiti está na África é surreal, têm uns que chegaram a discutir comigo que o Haiti tá na África, infelizmente na língua portuguesa tem poucos conteúdos falando sobre o Haiti , percebi que a maioria dos brasileiros não faz ideia onde fica o Haiti.
Faz sentido, ja que é um país africano, não tem arabe nem asiatico, nada
O tema da maioria das ex colônias francesas terem ficado pobres vale a pena ser explorado
Teve o genocídio lá em 1804 da população branca mesmo aqueles branco s não racistas foram presos e depois mortos depois disso com os negros no poder foi golpe em cima de golpe
a parte do canadá que era francesa não é pobre,pq será?
Seus vídeos são muito bons
É sempre esse contraste, países socialistas extremamente pobres e países capitalistas sempre minimamente desenvolvidos ou ricos
Parabéns pelo
Vídeo 😊
"Colônia próspera graças a mão de obra escrava " é de phoodhher
Papa Doc manda lembranças.
Resumindo, Haiti ficou pobre por ter deixado de "servir" a França precocemente.
A culpa é dos próprios haitianos
Que vídeo maravilhoso, tipo de conteúdo que a sociedade precisa
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkllk, quanta tolice
Sempre me perguntei por que os países colonizados pela França Vivem em uma pobreza absoluta
Por serem apenas colônias exploratória com pouca imigração de franceses
Porque a França pegava vários escravos de vários países diferentes e jogavam eles para trabalhar em suas colônias, como eles não falavam a mesma língua dificultava a comunicação entre eles, então acabou que esses povos acabaram não conseguindo prosperar
Motivos obvios
a parte do canadá que era francesa não é pobre,pq será?
O Haiti é um país da África Subsaariana.
Por isso que são pobres
Fiz uma missão de paz no Haiti em 2011\2012 pelo Exército Brasileiro logo após o terremoto de 2010, eles aumentaram o contingente da missão, e pude conferir a realidade dos 2 países.
Vc tem que fala também A missão da paz era um verdadeiro absurdo tirando os soldados brasileiros, a maioria eram pedófilo, estupradores, e ficavam o tempo todo sem fazer nada e recebiam milhões de dólares ...enfim existe um Deus e todos os culpados serão julgados
@@Amazonas.Com15 bom, havia alguns países como Jordânia, Nepal, Coreia do Sul entre outros que estava lá só para ocupar espaço mesmo. Mais isso é outro assunto
É muito triste a situação do Haiti, apesar de ser uma única ilha e dois países totalmente distantes. Inclusive no meu canal tenho um vídeo sobre o mesmo assunto
triste foi a situação dos nativos(indios)que foram exterminados
Cara, faltou falar sobre o haitianismo (o medo generalizado de revoltas de escravizados) que gerou boicote comercial internacional.
Canal maravilhoso !
Isso reflete um pouco no cenário do nordeste e sudeste do Brasil, existe um contraste econômico devido a ideologia política
Não, existe um contraste devido à história das duas regiões. Não cometa esse erro.
👶🏼 que nasce na R. Dominicana: 😄
👶🏾 que nasce no Haiti: 😥
Tá errado isso. O bonequinho mais escuro deveria ser o da RD, e o do Haiti deveria ser pretinho. Dominicano é na maioria mulato, não tem brancos lá. Haitiano é tudo retinto, como nos países africanos da costa ocidental...
@@Soulbotagem-BR e os indios os vdds donos da terra sumiram
@@brasilnews5984 Na verdade aconteceu igual aqui. Foram assimilados pela mestiçagem...
@@Soulbotagem-BR aqui ainda tem índios. No Canadá. México. USA e etc..já no Haiti. Jamaica e ilhas do Caribe. Eles desapareçam. Mais concordo com vc foi a mestiçagem. e vai ser assim com todas as outras etnias. Ou seja no futuro só vai ter negros na terra. Como diria Charles darwin. A especie que vai sobreviver não é a mais inteligente mais a mais adaptável
@brasilnews5984 Não os negros, mas sim os mestiços. No Brasil há poucos negros, há muito é mestiços... Neguinho da Beija-Flor, negro retinto, tem 70% de ascendência europeia em seu DNA...
Conheço os dois países e posso garantir que referir-se como "muito rico" para designar a República Dominicana é um equívoco. Eu diria que o Haiti (que de fato foi próspero até início do séc. XIX) é miserável; e a Rep. Dominicana é pobre (embora tenha potencial para crescimento). No mais, o vídeo é muito bom; só pecou mesmo no "muito rica" para se referir à Rep. Dominicana. Ok?
tbm achei mt estranho o titulo do video.
Já viajei ao Haiti e do sul ao norte da República Dominicana e posso afirmar, a RD não é rica! República Dominica não se resume a resorts. Tem pobreza tbm! Não vi o vídeo, mas a capa já não faz sentido pra mim. Grande abraço aos Haitianos. Povo de história revolucionária. São trabalhadores, boa gente, muito educados. Que Deus os abençoe 🙏🏽
Todo país tem a sua parte pobre. Até mesmo os EUA. Então o que mais importa é que o Haiti, um país governado pela esquerda, é sim miserável. Tomara que o povo haitiano se livre da esquerda, assim como a Argentina conseguiu!
@@renato5930 os EUA mesmo tendo suas partes pobres não deixa de ser rico. A República Dominicana mesmo com sua partes ricas não deixa de ser pobre! Não desvie o raciocínio meu caro. Haiti nem se pode considerar que tem governo. Nem presidente eleito eles possuem no momento. E toda política do país é alimentada e financiada por interesses externos. De onde vc acha que vem as armas que as gangues utilizam para aterrorizar a população? Eles não tem dinheiro para bancar essa estrutura não. Muleque sem tem o que comer com um fusil na mão. É de interesse que o país se mantenha no caos e pobreza. Esquerda ou direita não importa! Nada mudará.
Comparado con haiti claro que lo es ademas es un pais pequeño y es la economia 7 de america latina
quem se deu mal nessa historica td foram os indios que desapareram.
Gostei muito do vídeo.Pessoal vale a pena assistir.
Acredito que o fator principal da pobreza do Haiti é a política
O fator principal foi a frança. Da uma olhada no vídeo do nerdologia da revolução do Haiti
@@ArthurBullet que nada..foi o primeiro pais das mericas a se tornar livre da escravidao e independente de outro país..mas os político corruptos perduram até hj..são ratos que corroe tudo o que vê pela frente, são sujos e porcos assim como os nossos, tem paises que se tornaram independente há pouco tempo e estão bem..republica dominica na msm ilha e é totalmente o oposto do Haiti
@@ArthurBullet bla bla bla
@@brasilnews5984 argumentos dos burros
O que faz um país são os habitantes que ali vivem e não clima e condições geográficas.
Quanto mais pobre mais também se multiplicam, planejamento familiar zero, princípio do prazer 10.
Vc não gosta de sexo?
Faltou esclarecer que os EUA já ocuparam militarmente a República Dominicana 2x, boa parte do século XX o país sofreu com ditaduras e problemas de crime organizados. Ainda hj esses problemas tornam o lado dominicano desigual socialmente, essa riqueza é muito recente e frágil. Governos anteriores oprimiram, massacraram e excluíram haitianos no outro lado da fronteira.
FODA BICHO ESPERO QUE O HAITI E TODOS OS PAISES DA AMERICA CENTRAL SEJAM RICOS UM DIA 🙂🙂
Parabéns a vcs, excelente trabalho!!!
Só uma observação PIB per capita não significa dinheiro no bolso do povo.
É... mesmo?.... 😮
Mais um excelente vídeo, parabéns pelo trabalho! Uma inspiração para outros canais.
A Republica Dominicana também tem varios locais complicados. O que realmente alavanca o país é o turismo. O Haiti nem isso tem...
A República Dominicana tem vários locais complicados, igual que a maioria das nações do mundo. Tem riqueza, tem pobreza, analfabetismo... Além do Turismo, tem uma grande produção de café, açúcar e recursos muitos naturais. A República Dominicana é um país que está crescendo constantemente. O caso de Haiti é totalmente diferente.
Mais de 90% da população dominicana não vive do turismo ou de qualquer coisa relacionada
@@manuelnovas2284 óbvio, colega. Mas essa informação não muda o fato de que a República Dominicana tem o turismo como força.
Nem todo saudita trabalha com petróleo, nem todo brasileiro trabalha com soja/cana, nem todo colombiano trabalha com café e por aí vai.
Quem quiser se aprofundar um.pouco mais na história da ilha e principalmente do Haiti, recomendo a leitura do livro O conde Negro, de Tom Weiss, biografia do pai do escritor Alexandre Dumas, que se tornou general do exercito e rompeu vom napoleão durante a invasao so Egito