🎥 Documentário - Violência nas escolas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 ноя 2023
  • O aliciamento das comunidades de ódio, a importância da escuta afetiva e o trabalho integrado entre saúde e educação. Após os ataques reincidentes no primeiro semestre do ano, quando a onda de violência nas escolas desafiou e mobilizou autoridades e educadores, assustou estudantes e famílias e provocou terror e mortes, a TV Justiça apresenta um documentário que propõe reflexões sobre as causas e consequências desses episódios. A equipe ouviu educadores, alunos e pesquisadores que há anos se debruçam sobre o tema. O Ministério da Justiça e Segurança Pública mostra o trabalho de repressão e prevenção à violência, sobretudo às ações articuladas pelas comunidades de ódio na internet.
    O psicólogo especialista em estresse pós-traumático Antonio Gomes da Rosa chama atenção para a importância da saúde mental ser incluída no debate. Ele atuou com familiares das vítimas e de funcionários da Creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau (SC), onde um homem matou quatro crianças e feriu outras quatro em abril deste ano.
    A equipe da TV Justiça conversou ainda com a mãe de um aluno sobrevivente do atentado na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), em março de 2019. Sandra Ramos é mãe de José Vitor Ramos, que recebeu golpes de machado de um dos adolescentes encapuzados que atacaram estudantes. A dona de casa afirmou que, a cada novo ataque a escolas, a família resgata traumas que jamais serão esquecidos.
    Não perca!

Комментарии • 3

  • @ac-barros
    @ac-barros 8 месяцев назад

    Que documentário necessário!
    Parabéns à toda a equipe!

  • @samuel6266
    @samuel6266 4 месяца назад

    O depoimento da diretora em 25:04 é perfeito. O amor para germinar leva tempo e requer paciência; já o ód1o se propaga numa velocidade impressionante.

  • @monicacristinacampellodeso9584
    @monicacristinacampellodeso9584 3 месяца назад

    Acho que os filmes hoje na Netflix exploram a violência o tempo todo. Quando eu era adolescente este tipo de filme era censurado. E havia um maior controle sobre a faixa etária que deveria assistir o filme. Hoje ninguém liga para isso. Esse tipo de filme acaba "deseducando" os jovens. Porque eles passam mais tempo vendo esse tipo de filmes do que conversando e interagindo com pais, professores, adultos que possam orientar ou ensinar valores como respeito, amor, afeto. Todo adolescente precisa ter contato o tempo todo com isso AFETO. Sem AFETO eles se fecham, se isolam e este tipo de coisa não se resolve só com psicólogo. É preciso cercar a pessoa de AFETO não apenas na infância. O jovem precisa de orientação e de AFETO antes de chegar nesse ponto.