Vou ao parque ibirapuera desde pequeno ou seja mais de 20 anos, até hoje fico perdido na onde atraveso por onde ando pq o acesso ao parque não é nada voltado ao pedestre
O entorno do Ibirapuera é o pedacinho de Brasília dentro de SP. Feito pra carro, não pra pedestre. Estudei e trabalhei muito no Dante Pazzanese, e mesmo ao lado, era muito chato ir andando do Hospital até o parque!!! Mas eu gosto da pracinha da rua Curitiba, ela até tem uma frequência bem alta!!! Corri muito por alí!!! Amo o Paraíso de paixão
Sem mencionar,vcs com certeza não viram, a trágica entrada da 23 de maio para dentro do parque A 23 é terreno do Ibirapuera! Deviam ter feito um túnel, como no caso da Juscelino, que sem pressão do povo, teria descaradamente fatiado o parque mais uma vez. Eu lia a sombra de lindas árvores onde hoje passa 23 e as adjacências
São Paulo sonha em ser Brasília: menos lotado, mais arborizado, ciclovias e calçadas para pedestres, espaços públicos com academias ao ar livre, vai andando pra qualquer lugar e o melhor: NÃO TEM TRÂNSITO PESADO!
Você conseguiu traduzir nesse vídeo tudo que sempre senti quando precisava ir ao parque, mas não sabia por em palavras. Era exatamente isso, obrigada por este olhar tão sensível.
Moro no interior de Goiás, nunca fui a São Paulo. Mas como é prazeroso ouvir alguém esclarecido falar sobre um assunto tão relevante, que é a relação da cidade com as pessoas que "deveriam" usufruir dela! 👏🏻👏🏻👏🏻
mas as pessoas usufruem de São Paulo, eu moro em Maringá por exemplo é a melhor cidade pra viver do Brasil atualmente, mas não tem nem um parque decente pra fazer um pick nick.
@@canaldojoe4214 O problema de SP é que parques são de dificil acesso ou só de carro ou de onibus, metro nem pensar. Então a critica é a cidade ser excludente de pessoas.
Como turista de Belém do Pará, experimentei em um domingo ir ao Parque de metrô. Saltei com a família da estação de metrô mais próxima e andamos 2km. Como éramos 5 pessoas, deixei de pagar dois UBER, mas no meio do caminho, vendo ruas isoladas, pensei que poderíamos ser assaltados. Pelo menos uma estação de metrô ajudaria. Parabéns pela visão humana do Parque!
Estive em Belém 2 vezes, lá ouvi que não era prudente andar pelas ruas até chegar ao ver o peso por conta do perigo, e isso durante o dia. São Paulo não é uma cidade segura, assim como qualquer metrópole. Moro próximo ao parque, vou e volto andando e nunca tive problema, mas, não recomendo andar a noite, não só lá, mas por toda a cidade, assim como também ocorre em Belém
Minha tia morou nessa rua que mostrou próximo ao parque, na Charles Camoin. No início dos anos 90 esses muros gigantes eram casas com portões baixos e era uma rua bem agradável. Infelizmente a especulação imobiliária canibalizou essa região.
Eu nunca gostei do Ibira. A princípio achava que era só o modernismo dos edifícios, mas agora percebo que não: o divórcio dele da cidade é outro fator. E pensar que poderíamos ter os parques de Bienos Aires...
Muito coerente suas análises! Lembrando que a "violência" é uma fonte de renda para alguns setores muitos ricos como empresas de vigilãncia, câmeras, muros altos, grades, segurança particular, cancelas, etc....A "insegurança" de todos é excelente fonte de renda para alguns... Qualis são os critérios para a criação das leis de zoneamento? Parecem incompatíveis com a saúde urbana da cidade...
Tem uma estação de trem há menos de 1km e a caminhada é super agradável por uma região de casas, calçadas largas e super arborizada. Só tem dificuldade quem não conhece, várias linhas de ônibus, muitas faixas de pedestres no entorno. Digo por experiência.
@@caiosouzasantos7965 entendo sim, já vi vários outros vídeos desse canal. O canal defende o super adensamento das áreas centrais para que a população das periferias possa morar perto de seus locais de trabalho e usufruir de toda a infraestrutura já existente. Acredite nada é tão simples assim. Você frequenta o parque? Se frequenta sabe que ele está sempre cheio inclusive durante a semana. Finais de semana e feriados é inviável de tão lotado. O canal critica o entorno do parque por ele pertencer a uma Z1, dentro da lei de zoneamento Z1 consiste em uma zona de casas térreas e totalmente residencial não podendo haver comércio, por lei, ao contrário do que foi dito há muitas pessoas morando em casas ao redor do Ibirapuera. E para o canal isso é um desperdício de espaço, de infraestrutura, o ideal seria encher de prédios quanto mais altos melhor. Minha região segue a risca o que defende este canal, os prédios aqui estão quase uns sobre os outros, único detalhe é que não tem ninguém da periferia aqui os apartamentos são de 30/40 metros quadrados com aluguéis de no mínimo 1800 reais ou são mobilizados para serem alugados por temporada. Acredite adensar não é tão maravilhoso quanto o canal diz ser e nem mesmo atende ao objetivo maior de trazer a periferia para mais perto do centro. E como para mim para muitas pessoas que moram em regiões onde os muitos e muitos prédios estão praticamente uns sobre os outros, andar em uma z1 é algo muito prazeroso e extremamente bem vindo.
@@AnaPaula-ro6yo obrigado pelo empenho e cordialidade na resposta. Entendi o seu ponto, porém, tenho outros a acrescentar. Irei elaborar algo e envio por aqui 😊
Esta visão que você deu andando pela rua, como se estivéssemos lá ficou fantástico. Eu morava no Campo Belo, bairro próximo ao parque. A impressão que eu tinha quando ia pra lá de bike era que o Ibirapuera se assemelhava com shopping, mas ao céu aberto. Ou seja, as pessoas chegavam de carro para fazer seus exercícios e pós isto, pegavam seu carros e iam embora. Não havia uma relação com o ambiente, algo que se via bastante com os turistas por ali.
Ali tem duas linhas de ônibus que vão até o metrô Santa Cruz e Metrô Ana Rosa. Essas linhas são demoradas. Saia do parque lá pelas 16:00 A noite nem pensar.
o Ibirapuera é bem excludente em relação aos outros parques da cidade. Tinha até postado uma proposta trazida pelo próprio Raul, em sua coluna numa revista daqui, de uma passarela verde ligando o parque às praças e ao Obelisco, integrando e facilitando o acesso. Acredito que ele a removeu por questões comerciais/legais. Todavia, achei a sugestão dada sensacional e melhoraria em muito o acesso. Pena que essas propostas não são avaliadas. O parque é um destino para muitos turistas e facilitar o acesso e promover atividades comerciais no entorno são essenciais para movimentação da economia.
seria muito bom enterrar essas pistas mesmo, Tiago, e fazer a ligacao pro pedestre _ uma cobertura verde _ entre os dois lados. Sera que algum dia sai? abracao
Existe faixa de pedestre em todos os acessos ao parque, só é preciso aguardar o semáforo fechar para atravessar, coisa que muitos não tem paciência de esperar
Você tem um ponto de vida incrível sobre são paulo, coisas que estamos acostumados há anos porém nunca nos questionamos sobre. Parabéns pelo canal, tenho certeza que você vai longe!
Que diferença pros parques de Londres! Passei uma semana na capital inglesa, e os parques daquela cidade se tornaram meus lugares preferidos no planeta Terra! Todos alcançáveis a pé!
@@grumpybulldog19 O clima de Londres não é dos melhores, mas a cidade em si é ótima. Cheia de museus gratuitos de interesse mundial e atrações incríveis; parques acessíveis por toda a cidade com áreas verdes; arquitetura histórica bem preservada que em cada esquina você acha um cantinho interessante; o térreo dos prédios privados são integrados aos espaços públicos com áreas de circulação e convívio, calçadas, jardins, bancos para sentar; o sistema de transporte funciona super bem e com uma cobertura invejável; prioridade aos pedestres nas áreas centrais, com ruas contendo ilhas entre as pistas para facilitar a travessia; sinais de pedestre com botão em praticamente todo cruzamento; rio cortando a cidade sem poluição significativa; com caminhos na orla para ciclistas e pedestres por boa parte da extensão; com uso ativo por embarcações de turismo, lazer e transporte, que dão vida ao rio; calçadas e ruas bem mantidas e padronizadas; bem como os mobiliários urbanos e sinalizações, quase tudo com materiais robustos, duráveis, e esteticamente agradáveis; cada bairro possui seu próprio centrinho com lojas, restaurantes e comércios, o que torna a cidade mais viva e acessível a pedestres; cheia de pubs, cafés e restaurantes, dos simples aos sofisticados, com boa cerveja, comidas ótimas do mundo inteiro, e boa apresentação; além das áreas de feiras e outros eventos periódicos que são bem interessantes...
voce esclareceu o que eu sentia, tinha imensa resistencia a ir ao ibirapuera e as pessoas nao entendiam, é porque elas nunca tentaram chegar a pé! grande desperdicio mesmo!... obrigada pelo video!
Excelente vídeo ! Me fez lembrar da época em que trabalhei na ALESP e era um sufoco pra chegar de ônibus, especialmente depois que a prefeitura retirou exatamente o único ônibus que saia de onde eu morava para aquela região. Tive que começar a dar uma volta até a Brigadeiro Luiz Antônio e de lá descer até a Assembléia.
Nunca tinha pensado muito no porque é estranho e perigoso andar ao redor do parque, especialmente fazendo aquele trajeto até o metrô a pé. Nesse vídeo você pontuou precisamente a causa dessa sensação, são tantas fortalezas, mares de asfalto com enormes SUVs em altas velocidades, ruas desertas e tudo parece distante e morto. Como pode uma região tão importante ter sido asfixiada dessa forma? É difícil ter esperança de que um dia isso vai mudar.
Eu ando por ali e tenho uma impressão totalmente diferente, é uma região totalmente residencial, casas, calçadas largas, super arborizada, toda rua tem uma guarita com um segurança, não vejo nenhuma SUV em velocidade. Eu moro em um bairro onde os prédios só faltam subirem uns nos outros e por isso adoro ir para bairros de casas térreas. São experiências de cada um, as percepções são diferentes.
É tão bom ouvir sua opinião. Sou do interior e lá tudo é perto, aberto, fácil de chegar à pé, com comércio local... aqui parece que tudo foi feito pra carro e parece que todo mundo acha normal. Calçadas mortas, sem vida, sem função. Uma pena 😔
Foi cirúrgico! Mesmo morando próximo à região, nunca entendi o porquê de toda vez em que penso em visitar o parque me desanimo. No geral, para quem optou morar em São Paulo e não utilizar carro, é realmente um desafio! Agora entendo! 😁
Pode falar do boom imobiliário que a cidade de São Paulo está tendo ?No meu bairro Moema, centenas de lojas,cabeleireiros,padarias,casas e pequenos negócios estam sendos destruídos para colocar prédios.
Se ao menos os térreos fossem dedicados ao comércio novamente seria ótimo, mas não é o que parece. Moema está com quarteirões inteiros sendo derrubados, não sou contra mas tenho receio do que vai acontecer com o bairro.
Mesma coisa no Jardim Paulista. Fora a Cracolândia que já está se alastrando para a região da Paulista. Isso sim prioridade e risco de segurança pública e colapso urbanístico.
@@adrianojalowskibarbosa2874 Ninguém fala disso, esse é um assunto espinhoso que tem TUDO a ver com urbanismo. A cracolândia condenou à morte quarteirões inteiros do Campos Elísios, e anteriormente, da Luz, locais que outrora tinham vida (Moradores, comércios, ainda que humildes) e gradativamente, seus prédios históricos se converteram rapidamente em antros de consumo de drogas. E apesar de aquela região sofrer com decisões urbanisticas equivocadas (Abertura de uma gigantesca rodoviária e fechamento abrupto desta, "tolerância" com certas contravenções, não a toa a região era conhecida como "boca do lixo" há algumas décadas), infelizmente, tudo indica que os novos pontos onde as cracolândias sectárias se instalaram (Paulista, Higienópolis, Santa Cecília) vão seguir para o mesmo caminho...
Como é bom ouvir alguém falar algo que toca a gente, essa sensação de vazio sempre senti nessa região, por muito tempo frequentei o parque onde fiz vários cursos, e realmente nem a entrada de acesso é digna para quem vem a pé, temos que disputar com carros 😞
Excelente voce falou exatamente o que penso e sinto, Nao apenas do parque más da cidade toda. Estamos inseridos Numa cultura de segregacao e distanciamiento. Na cidade universitaria mesmo o conselho universitario impediu que a estacao do metro fosse na Praca do Relogio simplemente por querer impedir o acesso fácil a universidade.
O metrô já deveria passar pela região há vários anos, havia uma linha saindo do Paraíso, mas na época os moradores do Ibirapuera deram chilique e a administração pública refez o projeto e desviou a rota do metrô. Quero aproveitar e deixar meu agradecimento pelo trabalho que o canal vem fazendo, muito importante porque o assunto urbanismo foi deixado de lado por muito tempo e hoje nossas cidades pagam um preço altíssimo por isso.
Moro no ABC, já fui muitas vezes saltando na Estação Ana Rosa e descendo a pé, e chegando na boca do parque, nenhuma via pra pedestre, um perigo. Parabéns pelo canal, gosto muito das suas explicações.
O que tem de belo, tem de inacessível. Quando vou a esse parque a pé e uma longa caminhada do metrô mais perto e se for de carro ao final de semana vai ter dificuldade de achar vaga além de pagar caro.
Ou seja, toda essa dificuldade de acessar esse parque, ja tira toda vontade de ir. Tudo pensando pela elite, pra dificultar o acesso dos maia humildes..essa Cidade é tenebrosa...
Ótima análise sobre o uso dos espaços urbanos. É isso não é só em SP. Vemos nas universidades e debates de urbanismo, da política urbana nas cidades e capitais brasileiras em geral exaltação exatamente desse tipo de zoneamento. Os Planos Diretores restrições e todo mundo achando que isso é bom. Quando na verdade se criam espaços vazios e pouco ocupados, incentivam o trânsito pois moram todos longes dos grandes centros. Mas os que defendem essa “não ocupação” vai a NYC e adoram preciso ao lado do Central Park…
Grande Raul! É inacreditável o planejamento urbano da cidade continuar ignorando o enorme potencial dessa região. São Paulo é campeã em desperdiçar oportunidades do tipo! Sonho um dia ver alguém com essas mesmas ideias na prefeitura da cidade
O único projeto que conheço é o de uma estação da futura linha celeste do metrô, que ficará próxima à ALESP e ao portão do Monumento às Bandeiras. Mas é um projeto ainda muito distante, a primeira fase da linha prevista ligará o centro histórico à Guarulhos. O trecho que passa pelo Ibirapuera ficará para uma expansão ainda depois.
Faz um vídeo sobre o Parque do Carmo! Eu moro a 10 minutos do Parque do Carmo e não tenho coragem de ir lá a pé. O caminho é bem ermo, com praças abandonadas no entorno. Sempre que ando pela cidade, penso nos seus vídeos, em como acessibilidade torna a cidade mais segura e a falta dela explica o porquê de termos tanto medo de sair de casa.
linda discussão! os próprios acessos de pedestre e ciclista, nos portões, são terríveis. estreitos, secundários, cheios de obstáculos. nada ali recebe bem os dois públicos.
Isso é verdade....enquanto isso para carros, acesso amplo e todo sinalizado. Isso é a mentalidade carrocrata de quem projetou aquilo e acha que a maioria anda de carro, qdo na verdade a maioria dos deslocamentos é feito a pé e de transporte publico, sem contar a bike.
Não moro em SP, mas acompanho o canal; já fui muito a passeio aí e de todas vezes, mesmo como turista, sempre fiquei com esse sentimento de que só entendia como circular no Ibirapuera e arredores de carro. A pé, é um completo tiro no escuro.
Muito bom o vídeo. Parei pra refletir sobre o parque CERET no Tatuapé. Eu tinha parentes que moravam próximos e era incrível a facilidade de chegar lá. Apesar de algumas ruas vazias na região lá sempre tinha gente de todas as idades e comércio até tarde da noite. O Parque do Carmo, mais perto de Itaquera, é mais parecido com o Ibirapuera. Apesar de estar próximo de um bairro residencial e de ter apartamentos recém construídos, continua uma região que não passa nenhuma segurança. Pouco comércio e muita avenida. Próximo a uma das entradas, tem escolas e comércio -- todas as outras entradas são vazias. A avenida principal que passa pelo parque só tem grades, garotas de programa e imóveis abandonados. Uma pena, tudo feito pra se passar de carro ou a pé, sempre com desconfiança
Esse vídeo foi um tapa na cara. Moro na av. Paulista e desço sempre a brigadeiro pra chegar no Pq. Ibirapuera. Mas faço isso só de dia e sei que poucos se dispõe a fazer a caminhada que faço pra chegar lá. O entorno do parque é uma das coisas mais surreais em termos de projetos de cidade. Anti-central park é o melhor termo pro Parque Ibirapuera
Nossa eu lembro da primeira vez que eu foi no parque Ibirapuera, foi difícil kkkkkkk a gente pegou o ônibus Santo Amaro no parque Dom Pedro, e chegando lá o ônibus parou do outro lado da avenida, a gente teve que atravessar aquela avenida todinha até lá.
O parque em si já é um problema, pois ele é um destino para caminhadas e pequenos consumos limitados. Dentro do parque já há desperdício de espaço, pois há estruturas possíveis de termos cafés, bares, restaurantes. O entorno é lindo de se ver dentro do carro, mas pedalar e caminhar é um desafio, pois como são vias onde inexiste comércio, todas as ruas e avenidas no entorno se tornaram "expressas". É importante que toda avenida tenha vida, tenha agência, café, supermercado, padaria, vagas, ciclovia. Quando você passa na República do Líbano, nota como ela mais parece a 23 de maio do que a Augusta.
Estava ansioso por seus vídeos e não decepcionou, um dos vídeos mais críticos que você já fez, curto e direto, parabéns! Mas se tivesse mais 10 minutos assistiria com gosto!
lembro-me de certa vez ter passado (de carro) ao lado do obelisco, na praça que só hoje vejo que se chama Ibrahim Nobre, e vi jovens jogando rugby muito improvisadamente. Isto me fez pensar que é preciso gostar muito (mas muito mesmo) tanto do esporte (raro e pouco incentivado no Brasil) como do Ibirapuera (que é tratado pelos políticos como se não existisse). Persistir é resistir, parabéns pelo vídeo!
Se São Paulo tivesse a honra de ter um prefeito que realmente quisesse cuidar da cidade (e não pular no meio do mandato para outro cargo), com vereadores que igualmente pensassem na cidade e não na próxima reeleição, as tais 'leis' que impedem isso e aquilo poderiam ser revistas.
Perfeito, principalmente as leis que fazem o zoneamento de áreas comerciais e residenciais. Imagine um comércio pulsante ao redor do Ibirapuera, junto com uma estação de metrô a menos de 1 quilômetro do parque? Um sonho, não?
Raul, parabéns por este trabalho maravilhoso! Nosso desejo, moradores de SP, é que esta voz que carrega conhecimento de tantos detalhes históricos, sociais e culturais, possa reunir forças, com muitos outros cidadãos, e assim incomodarmos o sistema para tornar a cidade mais adequada para os paulistanos! Força!!! 💪
Estou impressionado com o isolamento do parque e a péssima conexão com a cidade. Autopistas, muros, grades. É muito ruím. Eu conheci o parque anos atrás porque eu fui a bienal de arte de SP mais eu fiz o trajeto em bus especial desde o metro Ana Rosa então nunca fui como pedestre. Espero que nos anos que vem as autopistas sejam soterradas e tenham prédios com lojas e restaurantes no térreo com vista ao parque. Quem sabe algum día!... Saudações desde Chile.
Muito importante ter documentada essa "membrana protetora (sic)" entre o parque e as ruas dos bairros que circundam. É um convite a não comparecer se você for pedestre. Além disso, também assusta demais o espaço sacrificado na confluência da 23 de Maio com outras avenidas. Precisamos sensibilizar mais coletivamente esse olhar pra um debate mais pragmático que discuta a persistência "disso" ou não para os próximos anos.
Mto bem observado, amo o ibira mas a dificuldade de acesso limita muito. A falta de movimentação na área tbm faz com que a área se mostre um pouco perigosa em determinados horários e finais de semana. Triste pois o parque é lindo e deveria estar mais disponível ao povo.
A ALESP, assim como o Palácio dos Bandeirantes, tb se esconde no meio de um bairro chique onde não mora quase ninguem. O certo era ambos passarem pro Centro, pra Rio Branco, por exemplo. O entorno do Parque, como os Jardins, deveria ja ter liberado a construção de prédios e abertura de comércios, é totalmente sem função termos uma área de casarões tombados onde não só não mora ninguem, como se instala um laboratório ou banco, que não agrega vida à região.
Tentaram mudar isso no plano diretor feito pelo Haddad, deu maior bafafá na época pois a elite idiota foi contra... Sem falar da briga pt x PSDB na época.
@@georgererisson100 A meu ver, é pq o plano diretor (e não é só o daqui, praticamente todos são assim) padece do mesmo problema de qualquer código de leis aqui no Brasil: quer contemplar tudo, detalhar tudo, incluir tudo, mas só cria proibição sem sentido e dificulta a inovação e o empreendedorismo
Mas o palácio dos Bandeirantes já foi no centro, campos Elíseos, daí tiraram de lá, e colocaram no bairro no Morumbi, coicidentemente, o Campos Elíseos começou a se deteriorar
@@janespereira8074 Sim, foi um video até relativamente recente do canal, acredito que, apesar de bem "menos longe", a ALESP tb tenha um pouco disso. Assim, existe uma separação de responsabilidades, e seria na verdade função da prefeitura e da câmara dar conta desses problemas estruturais da cidade, mas o fato de nem os poderes estaduais quererem ficar no centro da capital, já mostra um sinal de algo errado.
Sou arquiteto e urbanista e me surpreendo sempre com o olhar critico e não ortodoxo de Raul JusAL te Lores. SENSACIONAL o video "arquitetura do não pode". Infelizmente nossos colegas se perdem em meio aos codigos de uso e ocupação de solo de nossas cidades, faltando bom senso, empatia com a cidade, esquecendo que a cidade é um ser fisiologico, interagindo com satisfação e prazer de seus habitantes. GOSTARIA QUE RAUL JUSTE LORES, VIESSE DAR UMA PALESTRA AQUI NA FAC. ARQUITETURA UFBA
O negócio é que é meio que não ortodoxo praticamente só em países desconectados do mundo como o Brasil e outros países subdesenvolvidos. No mundo desenvolvido (excluindo a América) isso já é meio que o consenso atual no urbanismo, principalmente na Europa e Ásia. Tá faltando os urbanistas daqui se atualizarem para o século XXI e mudarem um pouco a forma retrógrada de pensar.
Basta ver os dois extremos que já foi mostrado aqui no canal: o esquartejado Parque Dom Pedro e o inacessível (até certo ponto) Ibirapuera. O descaso do poder público com ambos os parques é notório, porém no Ibirapuera há de se conviver com a mentalidade egoísta dos milionários da região que não permitem metrô na região e o comércio regular no entorno. Nem preciso citar o que se passa no Dom Pedro, porém no lado extremo do descaso.
@@MrFehjp 1,7 km a mais próxima. Em New York é do lado e lá tem vizinhos riquissimos em torno do parque e todo mundo usa, mas lá é diferente, não se tem medo de pobre e oportunidades são melhores mesmo em tempos de crise.
@@MrFehjp Mas não é o suficiente. Perto, para uma cidade do tamanho de São Paulo, tem que ser uma estação a, pelo menos, 500 metros de distância desse parque mais badalado da cidade.
Moro no extremo leste de São Paulo, em São Miguel Paulista, bem em frente ao meu prédio tem uma praça, conhecida como praça do Shinguichi, com muitas opções de lazer como quadras, playgrounds, vendedores ambulantes de comida, e recentemente criaram até um espaço pet. É impressionante como essa praça faz o bairro ser vivo, aos domingos muitas famílias, adolescentes e adultos aproveitam pra correr, brincar e jogar. Fico pensando em como a gente é privilégiado por algo tão simples, e que bom seria se tivesse mais espaços, mesmo que pequenos como nossa praça, ajudariam na qualidade de vida dessas comunidades mais carentes.
Raul teus vídeos me fazem refletir muito sobre o urbanismo das cidades, eu gostaria que você fosse o prefeito de São Paulo, tem ideias ótimas, você teria muito apoio, pense nisso.
Muito bem explicado e cirúrgico Raul! Aqui na minha cidade Belém do Pará vão fazer um "Ibirapuera" e o entorno é exatamente igual: pouca densidade populacional, asfalto, áreas militares ao redor. Esse novo parque vai ser construido onde é o Aeroporto Brigadeiro Protásio.
Olhem os trabalhos de Frederick Olmstead Law em Buffalo New York e Boston MA No primeiro , o paisagista foi convidado para edificar um parque sobre a cidade. Ele olhou , olhou .... E resolveu que colocaria a cidade dobre um parque. A cidade, exceção a estrada que corta ,próxima ao lago , é um caso de estudo de como se fazer paisagismo. Em Boston , ele construiu o colar de pérolas , que vai desde o Public Gardens ( adiante do Commons ) sobe Commonwealrh Avenue, corta pelo Fenway , sobe Jamaica Plain ( Jamaica Way ) e deságua em um jardim botanico( the Arboretum ). Em ambos casos , o paisagismo se integra com a cidade. O mesmo paisagista executou Roland Park em Baltimore . Psulistano virou retém de incorporadora. Acha que concreto e progresso. Pior, quando tem área de jardim em casa , enche de cimento. Tem preguiça de mexer na terra. Até em NYC iniciativas foram tomadas por cidadãos para abrir áreas verdes . Veja as guerrilhas de brigadas verdes forjadas por cidadãos , como Hartie Carthan ( deu no Vox ).
Obrigada pelo conteúdo, Raul. Qdo foi inaugurado o metrô AACD e alardeado como o metrô pra chegar no Ibirapuera, fiz o trajeto a pé e fiquei horrorizada, mtas partes sem calçada e lugares onde não há travessia para pedestres. Melhor descer mais longe e andar mais. Um horror.
Que caminho você fez? Conheço bem esse lugar , minha esposa trabalha no IAMSP e sai frequentemente do hospital ao parque sem NENHUMA dificuldade … afinal , é só atravessar a avenida Ibirapuera e tem sim faixas de pedestres acessível para ir ao parque …
A Avenida Pedro Álvares Cabral (do Obelisco e do Monumento aos Bandeirantes) implora por uma estação de metrô. Ajudaria e muito a aliviar o trânsito, a lotação dos ônibus e dos estacionamentos na região, que não são baratos.
Uma estação que deixe perto do complexo do Ibirapuera ainda serviria pra incentivar o melhor uso dos espaços públicos mal aproveitados ao redor do parque. Até o Ginásio do Ibirapuera sofre de obsolescência com isso, e São Paulo não tem uma arena indoor moderna multiuso pra esportes e shows.
Falta uma linha de ligação entre a linha Lilás a linha Amarela, ou a Lilás e a Esmeralda da CPTM. Ambas poderiam passar pela Vila Nova Conceição com estação na Avenida Santo Amaro e pelo Itaim com estação na JK x Faria Lima, que precisam desesperadamente de estações de metrô dentro do bairro.
Obrigada por essa explanação, Raul! Sempre observei isso e ainda não tinha encontrado alguém que pontuasse tão bem a problemática do entorno do parque. Uma região que não foi feita ao pedestre.
Dá medo, mesmo! 😟☹️😖 Sim, já deu. Já passou muito da hora, do poder público e da sociedade abrirem a cabeça e caminhos! Sinceramente, não dá para administrar São Paulo, sem se inscrever no teu canal, Raul! Parabéns! Abraço!
Fui passear no Brasil entre Setembro e Outubro ( moro nos Estados Unidos)… entre minhas viagens fiquei em São Paulo apenas 2 dias. Fiquei no bairro Bela Vista e pude caminhar nos 2 dias da Av Paulista até o Ibirapuera e voltar. Achei um trajeto fácil sai do da Av Paulista e fui caminhando pela Av Brigadeiro Faria Lima até o Ibirapuera. Realmente andei muito e notei a falta de bancos ! É uma pena que o parque não recebe mais atenção da prefeitura de São Paulo. Um local bonito que poderia se beneficiar de mais jardinagem principalmente! Muito poucas plantas, flores .
Sou muito leigo pra falar, fui uma única vez a são Paulo. Na época fui no Ibirapuera e na volta fui andando até metrô eu acho, foi bem que vc falou era eu e minha esposa então namorada na época andando sozinhos . Foi bem estranho ao mesmo tempo que é lindo o parque é muito ilhado. Aquela avenida que passa de frente é uma loucura. Muito medo estampado nos muros
Seus vídeos são excelentes! Já morei próx. à Sena Madureira e era impraticável ir ao parque caminhando. Hoje estou próx. à Hélio Pelegrino e o acesso é bem melhor, mas ainda assim nada convidativo. Nem precisa comparar com o Central Park, o Sarah kubitschek de Brasília já é bem mais amigável, apesar daquele mundaréu de asfalto no entorno. Um viva à Dona Lolita!
Sempre que vou ao parque desço na AACD servidor, nunca tive problemas, mas observei sim que as praças no caminho são muito vazias, até brinquei com isso da última vez com minha minha esposa,
Hoje tem uma estação um pouco mais próxima, mas eu lembro que na minha adolescência eu e meus amigos descíamos no metro ana rosa e fazíamos TOOOODO aquele caminho e atravessava naqueles pedaços que nem semaforo tinha.
perfeito pra quem tem seu carro, um terror pra quem só pode ir de transporte público...Este vídeo é muito importante para mostrar aos paulistanos, como também aos brasileiros que querem conhecer o parque e talvez morar num bairro próximo. concordo com a análise do Ibirapuera ser um anti- Central park, pelas dificuldades de acesso e tudo que foi relatado no vídeo.
Mais 1 Ótimo Vídeo Reportagem! Central Park é o Exemplo de Parque com acesso fácil! Você tem metrô da 110 St até a Columbus Circle e com várias estações servindo o entorno do parque. Só estive 2 vezes no Ibirapuera e de carro. Tive que procurar lugar para estacionar nas ruas próximas e da medo realmente.
Sou de Porto Alegre e apesar da cidade estar longe de ser um exemplo urbanístico, somos muito bem servidos de parques e praças! A esmagadora maioria deles não são cercados (de tempos em tempos essa discussão vem a tona pelo poder publico, mas é sempre rechaçada pela população) são de fácil acesso via transporte coletivo e a população os usufrui intensamente!!!
Tem paulistano que adora pensar que São Paulo é Manhattan. A diferença é que Manhattan atualmente é voltada para os pedestres, ciclistas e transporte público. São Paulo, como quase todas as capitais brasileiras, continua pensando a cidade para os carros.🚶♀️🚴♀️🚎
Amo o Parque do Ibirapuera. No verão passo os sábados inteiros lá Vou de ônibus e entro sempre pelo portão próximo ao monumento às Bandeiras. Saio sempre pelo mesmo portão de entrada. Caminho até o viaduto da antigo Detran e pego o ônibus de volta Amo estar lá 🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳
Caramba velho! Como assim? Está perfeito. Eu ia bastante no Ibirapuera antes da pandemia, e só passava lá pra usar l banheiro e descansar um pouco após estar vindo da zona sul, e sinceramente não tenho o que reclamar, está tuso perfeito.
Agr tem uma estação nova de metrô bem perto do parque Ibiraquera que dá pra ir até andando, mas pouca gente conhece ainda e até o próprio Google ainda não atualizou como recomendação pra quem quer fazer esse trajeto, mas dá sim. Acabei usando há poucos meses atrás. Descobrindo e aprendendo, vamos que vamos…mas curti o vídeo!
Excelente vídeo, chama atenção para o que importa e para a irracionalidade que é manter tanta área valorizada mal-ocupada. É viável produzir uma vizinhança ao redor do parque com gente de todos os estratos de renda e que possa aproveitar esse bem público. Seria interessante fazer um contraponto com o Parque do Flamengo no Rio de Janeiro, 10 anos mais novo, e que, ao contrário do Ibirapuera, é um sucesso, ainda que também sofra um pouco com a má conservação.
Cara, cada comentário seu é uma deliciosa aula de cabeça que sabe pensar, só precisaríamos de mais uns milhões iguais a Você, espalhados pelo nosso lindo e judiado país.
Vou ao parque ibirapuera desde pequeno ou seja mais de 20 anos, até hoje fico perdido na onde atraveso por onde ando pq o acesso ao parque não é nada voltado ao pedestre
E é péssimo para pegar ônibus. Não tem informação de onde as linhas passam , tem q andar de ponto em ponto para ver
O entorno do Ibirapuera é o pedacinho de Brasília dentro de SP. Feito pra carro, não pra pedestre. Estudei e trabalhei muito no Dante Pazzanese, e mesmo ao lado, era muito chato ir andando do Hospital até o parque!!! Mas eu gosto da pracinha da rua Curitiba, ela até tem uma frequência bem alta!!! Corri muito por alí!!! Amo o Paraíso de paixão
Is escrever isso. Parece quma pequena Brasilia de tão ruim.
Sem mencionar,vcs com certeza não viram, a trágica entrada da 23 de maio para dentro do parque
A 23 é terreno do Ibirapuera!
Deviam ter feito um túnel, como no caso da Juscelino, que sem pressão do povo, teria descaradamente fatiado o parque mais uma vez.
Eu lia a sombra de lindas árvores onde hoje passa 23 e as adjacências
São Paulo sonha em ser Brasília: menos lotado, mais arborizado, ciclovias e calçadas para pedestres, espaços públicos com academias ao ar livre, vai andando pra qualquer lugar e o melhor: NÃO TEM TRÂNSITO PESADO!
@@arielpuma4512 tudo isso é verdade exceto o "vai andando pra qualquer lugar..." Esse não.kkkkkkk. Brasília sem carro não dá!!!!
@@arielpuma4512 E para que teria? só se for uma procissão de ladrão!
Você conseguiu traduzir nesse vídeo tudo que sempre senti quando precisava ir ao parque, mas não sabia por em palavras. Era exatamente isso, obrigada por este olhar tão sensível.
Moro no interior de Goiás, nunca fui a São Paulo. Mas como é prazeroso ouvir alguém esclarecido falar sobre um assunto tão relevante, que é a relação da cidade com as pessoas que "deveriam" usufruir dela! 👏🏻👏🏻👏🏻
Acho que toda Capital devia ter um Raul, é muito bom ter alguém expondo o que precisa ser mudado, isso já é um ponto de partida.
mas as pessoas usufruem de São Paulo, eu moro em Maringá por exemplo é a melhor cidade pra viver do Brasil atualmente, mas não tem nem um parque decente pra fazer um pick nick.
acho que ha muita informacao boa no video mas muitas ideias perdidas tb.
@@canaldojoe4214 O problema de SP é que parques são de dificil acesso ou só de carro ou de onibus, metro nem pensar. Então a critica é a cidade ser excludente de pessoas.
@@antthony2 sim, toda cidade tem problema. ja morei no Brasil todo e nenhuma cidade chega aos pés de São Paulo.
Como turista de Belém do Pará, experimentei em um domingo ir ao Parque de metrô. Saltei com a família da estação de metrô mais próxima e andamos 2km. Como éramos 5 pessoas, deixei de pagar dois UBER, mas no meio do caminho, vendo ruas isoladas, pensei que poderíamos ser assaltados. Pelo menos uma estação de metrô ajudaria. Parabéns pela visão humana do Parque!
É o fim da picada. Mas deve ser de propósito
Estive em Belém 2 vezes, lá ouvi que não era prudente andar pelas ruas até chegar ao ver o peso por conta do perigo, e isso durante o dia. São Paulo não é uma cidade segura, assim como qualquer metrópole. Moro próximo ao parque, vou e volto andando e nunca tive problema, mas, não recomendo andar a noite, não só lá, mas por toda a cidade, assim como também ocorre em Belém
Minha tia morou nessa rua que mostrou próximo ao parque, na Charles Camoin.
No início dos anos 90 esses muros gigantes eram casas com portões baixos e era uma rua bem agradável.
Infelizmente a especulação imobiliária canibalizou essa região.
Eu nunca gostei do Ibira. A princípio achava que era só o modernismo dos edifícios, mas agora percebo que não: o divórcio dele da cidade é outro fator. E pensar que poderíamos ter os parques de Bienos Aires...
Muito coerente suas análises! Lembrando que a "violência" é uma fonte de renda para alguns setores muitos ricos como empresas de vigilãncia, câmeras, muros altos, grades, segurança particular, cancelas, etc....A "insegurança" de todos é excelente fonte de renda para alguns... Qualis são os critérios para a criação das leis de zoneamento? Parecem incompatíveis com a saúde urbana da cidade...
Exatamente o que eu falo para muitos amigos, a insegurança dá muito lucro para corporativistas amiguinho de certos políticos
Amo o parque; odeio ir ao parque.
Não frequento mais pela dificuldade de acesso.
Tem uma estação de trem há menos de 1km e a caminhada é super agradável por uma região de casas, calçadas largas e super arborizada. Só tem dificuldade quem não conhece, várias linhas de ônibus, muitas faixas de pedestres no entorno. Digo por experiência.
@@AnaPaula-ro6yo Acho que vc não assistiu ou não entendeu a essência do vídeo.
@@caiosouzasantos7965 entendo sim, já vi vários outros vídeos desse canal. O canal defende o super adensamento das áreas centrais para que a população das periferias possa morar perto de seus locais de trabalho e usufruir de toda a infraestrutura já existente. Acredite nada é tão simples assim. Você frequenta o parque? Se frequenta sabe que ele está sempre cheio inclusive durante a semana. Finais de semana e feriados é inviável de tão lotado. O canal critica o entorno do parque por ele pertencer a uma Z1, dentro da lei de zoneamento Z1 consiste em uma zona de casas térreas e totalmente residencial não podendo haver comércio, por lei, ao contrário do que foi dito há muitas pessoas morando em casas ao redor do Ibirapuera. E para o canal isso é um desperdício de espaço, de infraestrutura, o ideal seria encher de prédios quanto mais altos melhor. Minha região segue a risca o que defende este canal, os prédios aqui estão quase uns sobre os outros, único detalhe é que não tem ninguém da periferia aqui os apartamentos são de 30/40 metros quadrados com aluguéis de no mínimo 1800 reais ou são mobilizados para serem alugados por temporada. Acredite adensar não é tão maravilhoso quanto o canal diz ser e nem mesmo atende ao objetivo maior de trazer a periferia para mais perto do centro. E como para mim para muitas pessoas que moram em regiões onde os muitos e muitos prédios estão praticamente uns sobre os outros, andar em uma z1 é algo muito prazeroso e extremamente bem vindo.
@@AnaPaula-ro6yo obrigado pelo empenho e cordialidade na resposta. Entendi o seu ponto, porém, tenho outros a acrescentar. Irei elaborar algo e envio por aqui 😊
@@AnaPaula-ro6yo perfeito!
São Paulo nas Alturas deveria ser semanal :-)
Sim!
Esse predinho onde o Clodovil morava é um charme !!!! Era na época das heras e continuou lindinho mesmo depois da pintura.
acho que teve algum problema com as plantas ou com a manutenção, tiveram que remover, mas ja estão crescendo de novo.
Esta visão que você deu andando pela rua, como se estivéssemos lá ficou fantástico. Eu morava no Campo Belo, bairro próximo ao parque. A impressão que eu tinha quando ia pra lá de bike era que o Ibirapuera se assemelhava com shopping, mas ao céu aberto. Ou seja, as pessoas chegavam de carro para fazer seus exercícios e pós isto, pegavam seu carros e iam embora. Não havia uma relação com o ambiente, algo que se via bastante com os turistas por ali.
Ali tem duas linhas de ônibus que vão até o metrô Santa Cruz e Metrô Ana Rosa. Essas linhas são demoradas. Saia do parque lá pelas 16:00 A noite nem pensar.
o Ibirapuera é bem excludente em relação aos outros parques da cidade. Tinha até postado uma proposta trazida pelo próprio Raul, em sua coluna numa revista daqui, de uma passarela verde ligando o parque às praças e ao Obelisco, integrando e facilitando o acesso. Acredito que ele a removeu por questões comerciais/legais. Todavia, achei a sugestão dada sensacional e melhoraria em muito o acesso. Pena que essas propostas não são avaliadas. O parque é um destino para muitos turistas e facilitar o acesso e promover atividades comerciais no entorno são essenciais para movimentação da economia.
seria muito bom enterrar essas pistas mesmo, Tiago, e fazer a ligacao pro pedestre _ uma cobertura verde _ entre os dois lados. Sera que algum dia sai? abracao
Existe faixa de pedestre em todos os acessos ao parque, só é preciso aguardar o semáforo fechar para atravessar, coisa que muitos não tem paciência de esperar
Você tem um ponto de vida incrível sobre são paulo, coisas que estamos acostumados há anos porém nunca nos questionamos sobre. Parabéns pelo canal, tenho certeza que você vai longe!
Que diferença pros parques de Londres! Passei uma semana na capital inglesa, e os parques daquela cidade se tornaram meus lugares preferidos no planeta Terra! Todos alcançáveis a pé!
Paris e Nova York idem
Verdade, aliás só o que presta em Londres são os parques, rs
Não precisamos ir tão longe Buenos Aires é um bom exemplo assim como Porto Alegre.
@King Soccer Londres é chata, clima péssimo. Paris é muito pior, só é bonita mas é uma grande armadilha de turista, cara e com pessoas mal humoradas
@@grumpybulldog19 O clima de Londres não é dos melhores, mas a cidade em si é ótima.
Cheia de museus gratuitos de interesse mundial e atrações incríveis; parques acessíveis por toda a cidade com áreas verdes; arquitetura histórica bem preservada que em cada esquina você acha um cantinho interessante; o térreo dos prédios privados são integrados aos espaços públicos com áreas de circulação e convívio, calçadas, jardins, bancos para sentar; o sistema de transporte funciona super bem e com uma cobertura invejável; prioridade aos pedestres nas áreas centrais, com ruas contendo ilhas entre as pistas para facilitar a travessia; sinais de pedestre com botão em praticamente todo cruzamento; rio cortando a cidade sem poluição significativa; com caminhos na orla para ciclistas e pedestres por boa parte da extensão; com uso ativo por embarcações de turismo, lazer e transporte, que dão vida ao rio; calçadas e ruas bem mantidas e padronizadas; bem como os mobiliários urbanos e sinalizações, quase tudo com materiais robustos, duráveis, e esteticamente agradáveis; cada bairro possui seu próprio centrinho com lojas, restaurantes e comércios, o que torna a cidade mais viva e acessível a pedestres; cheia de pubs, cafés e restaurantes, dos simples aos sofisticados, com boa cerveja, comidas ótimas do mundo inteiro, e boa apresentação; além das áreas de feiras e outros eventos periódicos que são bem interessantes...
voce esclareceu o que eu sentia, tinha imensa resistencia a ir ao ibirapuera e as pessoas nao entendiam, é porque elas nunca tentaram chegar a pé! grande desperdicio mesmo!... obrigada pelo video!
Ou de ônibus , moro na zona sul , onde fica o parque mas é tenho q pegar ,3 ônibus para chegar lá. O q vai direto passa cada 1h
Excelente vídeo ! Me fez lembrar da época em que trabalhei na ALESP e era um sufoco pra chegar de ônibus, especialmente depois que a prefeitura retirou exatamente o único ônibus que saia de onde eu morava para aquela região. Tive que começar a dar uma volta até a Brigadeiro Luiz Antônio e de lá descer até a Assembléia.
Nunca tinha pensado muito no porque é estranho e perigoso andar ao redor do parque, especialmente fazendo aquele trajeto até o metrô a pé. Nesse vídeo você pontuou precisamente a causa dessa sensação, são tantas fortalezas, mares de asfalto com enormes SUVs em altas velocidades, ruas desertas e tudo parece distante e morto. Como pode uma região tão importante ter sido asfixiada dessa forma? É difícil ter esperança de que um dia isso vai mudar.
É o lugar mais seguro da cidade, ando a pé lá tem uns 8 anos, nunca vi nada demais.
@@ronaldooliveira3610 Concordo com você
tomara que não mude ! já basta ver a esculhambação que o povão faz quando vêm nos finais de semana...
@@AnaPaula-ro6yo Povão,se tiver acesso fácil vai trazer é degradação,essa é a verdade
Eu ando por ali e tenho uma impressão totalmente diferente, é uma região totalmente residencial, casas, calçadas largas, super arborizada, toda rua tem uma guarita com um segurança, não vejo nenhuma SUV em velocidade. Eu moro em um bairro onde os prédios só faltam subirem uns nos outros e por isso adoro ir para bairros de casas térreas. São experiências de cada um, as percepções são diferentes.
É tão bom ouvir sua opinião. Sou do interior e lá tudo é perto, aberto, fácil de chegar à pé, com comércio local... aqui parece que tudo foi feito pra carro e parece que todo mundo acha normal. Calçadas mortas, sem vida, sem função. Uma pena 😔
Parece não , foi feito pra carro
Foi cirúrgico! Mesmo morando próximo à região, nunca entendi o porquê de toda vez em que penso em visitar o parque me desanimo. No geral, para quem optou morar em São Paulo e não utilizar carro, é realmente um desafio! Agora entendo! 😁
Pode falar do boom imobiliário que a cidade de São Paulo está tendo ?No meu bairro Moema, centenas de lojas,cabeleireiros,padarias,casas e pequenos negócios estam sendos destruídos para colocar prédios.
Gostaria de entender de onde vem esta demanda - já que, a rigor, a inflação está reduzindo o poder aquisitivo.
Se ao menos os térreos fossem dedicados ao comércio novamente seria ótimo, mas não é o que parece. Moema está com quarteirões inteiros sendo derrubados, não sou contra mas tenho receio do que vai acontecer com o bairro.
Mesma coisa no Jardim Paulista. Fora a Cracolândia que já está se alastrando para a região da Paulista. Isso sim prioridade e risco de segurança pública e colapso urbanístico.
@King Soccer e 2 anos depois Selic 13,75%
@@adrianojalowskibarbosa2874 Ninguém fala disso, esse é um assunto espinhoso que tem TUDO a ver com urbanismo. A cracolândia condenou à morte quarteirões inteiros do Campos Elísios, e anteriormente, da Luz, locais que outrora tinham vida (Moradores, comércios, ainda que humildes) e gradativamente, seus prédios históricos se converteram rapidamente em antros de consumo de drogas. E apesar de aquela região sofrer com decisões urbanisticas equivocadas (Abertura de uma gigantesca rodoviária e fechamento abrupto desta, "tolerância" com certas contravenções, não a toa a região era conhecida como "boca do lixo" há algumas décadas), infelizmente, tudo indica que os novos pontos onde as cracolândias sectárias se instalaram (Paulista, Higienópolis, Santa Cecília) vão seguir para o mesmo caminho...
Finalmente alguém falando sobre isso! Parabéns
Acho mto pertinente a questão sobre o uso de espaços públicos para fins privados de militares.
Como é bom ouvir alguém falar algo que toca a gente, essa sensação de vazio sempre senti nessa região, por muito tempo frequentei o parque onde fiz vários cursos, e realmente nem a entrada de acesso é digna para quem vem a pé, temos que disputar com carros 😞
até os portões são para os carros... Obrigado, Luciana, se vc puder, compartilha o video com os amigos! abracao
Excelente voce falou exatamente o que penso e sinto, Nao apenas do parque más da cidade toda. Estamos inseridos Numa cultura de segregacao e distanciamiento. Na cidade universitaria mesmo o conselho universitario impediu que a estacao do metro fosse na Praca do Relogio simplemente por querer impedir o acesso fácil a universidade.
O metrô já deveria passar pela região há vários anos, havia uma linha saindo do Paraíso, mas na época os moradores do Ibirapuera deram chilique e a administração pública refez o projeto e desviou a rota do metrô.
Quero aproveitar e deixar meu agradecimento pelo trabalho que o canal vem fazendo, muito importante porque o assunto urbanismo foi deixado de lado por muito tempo e hoje nossas cidades pagam um preço altíssimo por isso.
Moro no ABC, já fui muitas vezes saltando na Estação Ana Rosa e descendo a pé, e chegando na boca do parque, nenhuma via pra pedestre, um perigo. Parabéns pelo canal, gosto muito das suas explicações.
O que tem de belo, tem de inacessível. Quando vou a esse parque a pé e uma longa caminhada do metrô mais perto e se for de carro ao final de semana vai ter dificuldade de achar vaga além de pagar caro.
Ou seja, toda essa dificuldade de acessar esse parque, ja tira toda vontade de ir. Tudo pensando pela elite, pra dificultar o acesso dos maia humildes..essa Cidade é tenebrosa...
Ótima análise sobre o uso dos espaços urbanos. É isso não é só em SP. Vemos nas universidades e debates de urbanismo, da política urbana nas cidades e capitais brasileiras em geral exaltação exatamente desse tipo de zoneamento. Os Planos Diretores restrições e todo mundo achando que isso é bom. Quando na verdade se criam espaços vazios e pouco ocupados, incentivam o trânsito pois moram todos longes dos grandes centros. Mas os que defendem essa “não ocupação” vai a NYC e adoram preciso ao lado do Central Park…
Grande Raul! É inacreditável o planejamento urbano da cidade continuar ignorando o enorme potencial dessa região. São Paulo é campeã em desperdiçar oportunidades do tipo!
Sonho um dia ver alguém com essas mesmas ideias na prefeitura da cidade
O único projeto que conheço é o de uma estação da futura linha celeste do metrô, que ficará próxima à ALESP e ao portão do Monumento às Bandeiras. Mas é um projeto ainda muito distante, a primeira fase da linha prevista ligará o centro histórico à Guarulhos. O trecho que passa pelo Ibirapuera ficará para uma expansão ainda depois.
Faz um vídeo sobre o Parque do Carmo!
Eu moro a 10 minutos do Parque do Carmo e não tenho coragem de ir lá a pé. O caminho é bem ermo, com praças abandonadas no entorno.
Sempre que ando pela cidade, penso nos seus vídeos, em como acessibilidade torna a cidade mais segura e a falta dela explica o porquê de termos tanto medo de sair de casa.
linda discussão! os próprios acessos de pedestre e ciclista, nos portões, são terríveis. estreitos, secundários, cheios de obstáculos. nada ali recebe bem os dois públicos.
Isso é verdade....enquanto isso para carros, acesso amplo e todo sinalizado.
Isso é a mentalidade carrocrata de quem projetou aquilo e acha que a maioria anda de carro, qdo na verdade a maioria dos deslocamentos é feito a pé e de transporte publico, sem contar a bike.
Não moro em SP, mas acompanho o canal; já fui muito a passeio aí e de todas vezes, mesmo como turista, sempre fiquei com esse sentimento de que só entendia como circular no Ibirapuera e arredores de carro. A pé, é um completo tiro no escuro.
Muito bom o vídeo.
Parei pra refletir sobre o parque CERET no Tatuapé. Eu tinha parentes que moravam próximos e era incrível a facilidade de chegar lá. Apesar de algumas ruas vazias na região lá sempre tinha gente de todas as idades e comércio até tarde da noite.
O Parque do Carmo, mais perto de Itaquera, é mais parecido com o Ibirapuera. Apesar de estar próximo de um bairro residencial e de ter apartamentos recém construídos, continua uma região que não passa nenhuma segurança. Pouco comércio e muita avenida. Próximo a uma das entradas, tem escolas e comércio -- todas as outras entradas são vazias. A avenida principal que passa pelo parque só tem grades, garotas de programa e imóveis abandonados. Uma pena, tudo feito pra se passar de carro ou a pé, sempre com desconfiança
e o Ceret trocou o muro por grade, ja foi um progresso!
Esse vídeo foi um tapa na cara. Moro na av. Paulista e desço sempre a brigadeiro pra chegar no Pq. Ibirapuera. Mas faço isso só de dia e sei que poucos se dispõe a fazer a caminhada que faço pra chegar lá. O entorno do parque é uma das coisas mais surreais em termos de projetos de cidade. Anti-central park é o melhor termo pro Parque Ibirapuera
Nossa eu lembro da primeira vez que eu foi no parque Ibirapuera, foi difícil kkkkkkk a gente pegou o ônibus Santo Amaro no parque Dom Pedro, e chegando lá o ônibus parou do outro lado da avenida, a gente teve que atravessar aquela avenida todinha até lá.
Vc provavelmente pegou o 5111, que vai pela Brigadeiro, tinha que pegar o 5300, que vai pela 23 e deixa na entrada do parque
Aí e falta de conhecimento seu, não justifica a preguiça sua de andar
O parque em si já é um problema, pois ele é um destino para caminhadas e pequenos consumos limitados. Dentro do parque já há desperdício de espaço, pois há estruturas possíveis de termos cafés, bares, restaurantes.
O entorno é lindo de se ver dentro do carro, mas pedalar e caminhar é um desafio, pois como são vias onde inexiste comércio, todas as ruas e avenidas no entorno se tornaram "expressas".
É importante que toda avenida tenha vida, tenha agência, café, supermercado, padaria, vagas, ciclovia. Quando você passa na República do Líbano, nota como ela mais parece a 23 de maio do que a Augusta.
Estava ansioso por seus vídeos e não decepcionou, um dos vídeos mais críticos que você já fez, curto e direto, parabéns! Mas se tivesse mais 10 minutos assistiria com gosto!
lembro-me de certa vez ter passado (de carro) ao lado do obelisco, na praça que só hoje vejo que se chama Ibrahim Nobre, e vi jovens jogando rugby muito improvisadamente. Isto me fez pensar que é preciso gostar muito (mas muito mesmo) tanto do esporte (raro e pouco incentivado no Brasil) como do Ibirapuera (que é tratado pelos políticos como se não existisse). Persistir é resistir, parabéns pelo vídeo!
Se São Paulo tivesse a honra de ter um prefeito que realmente quisesse cuidar da cidade (e não pular no meio do mandato para outro cargo), com vereadores que igualmente pensassem na cidade e não na próxima reeleição, as tais 'leis' que impedem isso e aquilo poderiam ser revistas.
Perfeito, principalmente as leis que fazem o zoneamento de áreas comerciais e residenciais. Imagine um comércio pulsante ao redor do Ibirapuera, junto com uma estação de metrô a menos de 1 quilômetro do parque? Um sonho, não?
Quem coloca essa gente no poder? Pois é
Raul, parabéns por este trabalho maravilhoso! Nosso desejo, moradores de SP, é que esta voz que carrega conhecimento de tantos detalhes históricos, sociais e culturais, possa reunir forças, com muitos outros cidadãos, e assim incomodarmos o sistema para tornar a cidade mais adequada para os paulistanos! Força!!! 💪
Perfeita reflexão sobre a atual situação do nosso lindo parque, que merece uma grande reformulação.
Estou impressionado com o isolamento do parque e a péssima conexão com a cidade. Autopistas, muros, grades. É muito ruím. Eu conheci o parque anos atrás porque eu fui a bienal de arte de SP mais eu fiz o trajeto em bus especial desde o metro Ana Rosa então nunca fui como pedestre. Espero que nos anos que vem as autopistas sejam soterradas e tenham prédios com lojas e restaurantes no térreo com vista ao parque. Quem sabe algum día!... Saudações desde Chile.
Muito importante ter documentada essa "membrana protetora (sic)" entre o parque e as ruas dos bairros que circundam. É um convite a não comparecer se você for pedestre. Além disso, também assusta demais o espaço sacrificado na confluência da 23 de Maio com outras avenidas. Precisamos sensibilizar mais coletivamente esse olhar pra um debate mais pragmático que discuta a persistência "disso" ou não para os próximos anos.
Mto bem observado, amo o ibira mas a dificuldade de acesso limita muito. A falta de movimentação na área tbm faz com que a área se mostre um pouco perigosa em determinados horários e finais de semana. Triste pois o parque é lindo e deveria estar mais disponível ao povo.
Episódio que inspira transformações! Bela análise, reflexão e homenagem!
Muito obrigado, João! Se puder, manda o video pros amigos!
A ALESP, assim como o Palácio dos Bandeirantes, tb se esconde no meio de um bairro chique onde não mora quase ninguem. O certo era ambos passarem pro Centro, pra Rio Branco, por exemplo. O entorno do Parque, como os Jardins, deveria ja ter liberado a construção de prédios e abertura de comércios, é totalmente sem função termos uma área de casarões tombados onde não só não mora ninguem, como se instala um laboratório ou banco, que não agrega vida à região.
Tentaram mudar isso no plano diretor feito pelo Haddad, deu maior bafafá na época pois a elite idiota foi contra... Sem falar da briga pt x PSDB na época.
@@georgererisson100 A meu ver, é pq o plano diretor (e não é só o daqui, praticamente todos são assim) padece do mesmo problema de qualquer código de leis aqui no Brasil: quer contemplar tudo, detalhar tudo, incluir tudo, mas só cria proibição sem sentido e dificulta a inovação e o empreendedorismo
Mas o palácio dos Bandeirantes já foi no centro, campos Elíseos, daí tiraram de lá, e colocaram no bairro no Morumbi, coicidentemente, o Campos Elíseos começou a se deteriorar
@@janespereira8074 Sim, foi um video até relativamente recente do canal, acredito que, apesar de bem "menos longe", a ALESP tb tenha um pouco disso. Assim, existe uma separação de responsabilidades, e seria na verdade função da prefeitura e da câmara dar conta desses problemas estruturais da cidade, mas o fato de nem os poderes estaduais quererem ficar no centro da capital, já mostra um sinal de algo errado.
Conheci o canal a pouco tempo e tenho gostado muito. É incrível ver como uma cidade pode ser tão hostil as pessoas!
Sou arquiteto e urbanista e me surpreendo sempre com o olhar critico e não ortodoxo de Raul JusAL te Lores. SENSACIONAL o video "arquitetura do não pode". Infelizmente nossos colegas se perdem em
meio aos codigos de uso e ocupação de solo de nossas cidades, faltando bom senso, empatia com
a cidade, esquecendo que a cidade é um ser fisiologico, interagindo com satisfação e prazer de seus
habitantes.
GOSTARIA QUE RAUL JUSTE LORES, VIESSE DAR UMA PALESTRA AQUI NA FAC. ARQUITETURA UFBA
O negócio é que é meio que não ortodoxo praticamente só em países desconectados do mundo como o Brasil e outros países subdesenvolvidos. No mundo desenvolvido (excluindo a América) isso já é meio que o consenso atual no urbanismo, principalmente na Europa e Ásia. Tá faltando os urbanistas daqui se atualizarem para o século XXI e mudarem um pouco a forma retrógrada de pensar.
Basta ver os dois extremos que já foi mostrado aqui no canal: o esquartejado Parque Dom Pedro e o inacessível (até certo ponto) Ibirapuera. O descaso do poder público com ambos os parques é notório, porém no Ibirapuera há de se conviver com a mentalidade egoísta dos milionários da região que não permitem metrô na região e o comércio regular no entorno. Nem preciso citar o que se passa no Dom Pedro, porém no lado extremo do descaso.
Mas existe estação próxima
@@MrFehjp 1,7 km a mais próxima. Em New York é do lado e lá tem vizinhos riquissimos em torno do parque e todo mundo usa, mas lá é diferente, não se tem medo de pobre e oportunidades são melhores mesmo em tempos de crise.
@@antthony2 Depende do portão também, no caso a estação AACD-SERVIDOR fica bem próxima de uma entrada lateral do parque.
@@MrFehjp não é tão pertinho assim também não, realmente AACD é a estação mais próximo, mas tu leva 20 minutos a pé para chegar no parque,
@@MrFehjp Mas não é o suficiente. Perto, para uma cidade do tamanho de São Paulo, tem que ser uma estação a, pelo menos, 500 metros de distância desse parque mais badalado da cidade.
Que video maravilhoso!
Melhor canal que descobri em 2022!!
muito obrigado!
Moro no extremo leste de São Paulo, em São Miguel Paulista, bem em frente ao meu prédio tem uma praça, conhecida como praça do Shinguichi, com muitas opções de lazer como quadras, playgrounds, vendedores ambulantes de comida, e recentemente criaram até um espaço pet. É impressionante como essa praça faz o bairro ser vivo, aos domingos muitas famílias, adolescentes e adultos aproveitam pra correr, brincar e jogar. Fico pensando em como a gente é privilégiado por algo tão simples, e que bom seria se tivesse mais espaços, mesmo que pequenos como nossa praça, ajudariam na qualidade de vida dessas comunidades mais carentes.
Raul teus vídeos me fazem refletir muito sobre o urbanismo das cidades, eu gostaria que você fosse o prefeito de São Paulo, tem ideias ótimas, você teria muito apoio, pense nisso.
Certamente teria meu voto, parabéns Raul pelo vídeo!
Muito bem explicado e cirúrgico Raul! Aqui na minha cidade Belém do Pará vão fazer um "Ibirapuera" e o entorno é exatamente igual: pouca densidade populacional, asfalto, áreas militares ao redor. Esse novo parque vai ser construido onde é o Aeroporto Brigadeiro Protásio.
Parabéns por todas as iniciativas de melhorar São Paulo. Continue trazendo todas estas discussões na mesa. Forte abraço!
Agora entendi minha sensação sobre o parque. Estacionamentos lotados, caros, acessso difícil pra quem chega a pé.
Olhem os trabalhos de Frederick Olmstead Law em Buffalo New York e Boston MA
No primeiro , o paisagista foi convidado para edificar um parque sobre a cidade.
Ele olhou , olhou .... E resolveu que colocaria a cidade dobre um parque.
A cidade, exceção a estrada que corta ,próxima ao lago , é um caso de estudo de como se fazer paisagismo.
Em Boston , ele construiu o colar de pérolas , que vai desde o Public Gardens ( adiante do Commons ) sobe Commonwealrh Avenue, corta pelo Fenway , sobe Jamaica Plain ( Jamaica Way ) e deságua em um jardim botanico( the Arboretum ).
Em ambos casos , o paisagismo se integra com a cidade.
O mesmo paisagista executou Roland Park em Baltimore .
Psulistano virou retém de incorporadora. Acha que concreto e progresso. Pior, quando tem área de jardim em casa , enche de cimento.
Tem preguiça de mexer na terra.
Até em NYC iniciativas foram tomadas por cidadãos para abrir áreas verdes . Veja as guerrilhas de brigadas verdes forjadas por cidadãos , como Hartie Carthan ( deu no Vox ).
Seu canal é super necessário Raul, parabéns pelo ótimo trabalho
Obrigada pelo conteúdo, Raul. Qdo foi inaugurado o metrô AACD e alardeado como o metrô pra chegar no Ibirapuera, fiz o trajeto a pé e fiquei horrorizada, mtas partes sem calçada e lugares onde não há travessia para pedestres. Melhor descer mais longe e andar mais. Um horror.
Que caminho você fez? Conheço bem esse lugar , minha esposa trabalha no IAMSP e sai frequentemente do hospital ao parque sem NENHUMA dificuldade … afinal , é só atravessar a avenida Ibirapuera e tem sim faixas de pedestres acessível para ir ao parque …
Mais um vídeo maravilhoso, amo esse canal.
E tudo isso vira uma grande ironia quando o nome da estação é AACD
Você mente mal. Moro na região, e nada que disse condiz com a realidade.
O risco de ser atropelado é grande
Adoro os vídeos do canal, muito importante refletirmos os espaços que fazem parte da nossa cidade
Até hoje me revolta profundamente não ter uma estação de metrô NO Parque do Ibirapuera
A mim TB. Mas com certeza isso foi parte do projeto de não facilitar a chegada ao parque para os q usam transporte público
Mas está nos planos. Esperar né
A Avenida Pedro Álvares Cabral (do Obelisco e do Monumento aos Bandeirantes) implora por uma estação de metrô. Ajudaria e muito a aliviar o trânsito, a lotação dos ônibus e dos estacionamentos na região, que não são baratos.
Uma estação que deixe perto do complexo do Ibirapuera ainda serviria pra incentivar o melhor uso dos espaços públicos mal aproveitados ao redor do parque. Até o Ginásio do Ibirapuera sofre de obsolescência com isso, e São Paulo não tem uma arena indoor moderna multiuso pra esportes e shows.
Falta uma linha de ligação entre a linha Lilás a linha Amarela, ou a Lilás e a Esmeralda da CPTM. Ambas poderiam passar pela Vila Nova Conceição com estação na Avenida Santo Amaro e pelo Itaim com estação na JK x Faria Lima, que precisam desesperadamente de estações de metrô dentro do bairro.
Obrigada por essa explanação, Raul! Sempre observei isso e ainda não tinha encontrado alguém que pontuasse tão bem a problemática do entorno do parque. Uma região que não foi feita ao pedestre.
Obrigado, Elen!
Dá medo, mesmo! 😟☹️😖
Sim, já deu. Já passou muito da hora, do poder público e da sociedade abrirem a cabeça e caminhos! Sinceramente, não dá para administrar São Paulo, sem se inscrever no teu canal, Raul!
Parabéns! Abraço!
Muito obrigado, Leila! Se puder, manda o video pras amigas. Precisamos chacoalhar o marasmo paulistano... abracao
Fui passear no Brasil entre Setembro e Outubro ( moro nos Estados Unidos)… entre minhas viagens fiquei em São Paulo apenas 2 dias. Fiquei no bairro Bela Vista e pude caminhar nos 2 dias da Av Paulista até o Ibirapuera e voltar. Achei um trajeto fácil sai do da Av Paulista e fui caminhando pela Av Brigadeiro Faria Lima até o Ibirapuera. Realmente andei muito e notei a falta de bancos ! É uma pena que o parque não recebe mais atenção da prefeitura de São Paulo. Um local bonito que poderia se beneficiar de mais jardinagem principalmente! Muito poucas plantas, flores .
Vídeo sensacional! Bom seria se nossos gestores públicos tivessem esse mesmo pensamento…
Sou muito leigo pra falar, fui uma única vez a são Paulo. Na época fui no Ibirapuera e na volta fui andando até metrô eu acho, foi bem que vc falou era eu e minha esposa então namorada na época andando sozinhos . Foi bem estranho ao mesmo tempo que é lindo o parque é muito ilhado. Aquela avenida que passa de frente é uma loucura.
Muito medo estampado nos muros
Amo esse canal.
Uma área, como tantas outras em SP, que espanta mais do que convida.
Já passei pelos arredores do Parque à noite, e é sinistro.
Concordo plenamente! Já tentei uma vez de metrô/trem e foi um sufoco atravessar as ruas.
Seus vídeos são excelentes! Já morei próx. à Sena Madureira e era impraticável ir ao parque caminhando. Hoje estou próx. à Hélio Pelegrino e o acesso é bem melhor, mas ainda assim nada convidativo. Nem precisa comparar com o Central Park, o Sarah kubitschek de Brasília já é bem mais amigável, apesar daquele mundaréu de asfalto no entorno. Um viva à Dona Lolita!
muito obrigado, verdade. Mas tanta gente fala que é o "Central Park paulistano", que me deu vontade de contrastar. E viva a minha mãe mesmo!
ESSE CANAL É O MELHOR DO MUNDO SOBRE ARQUITETURA E URBANIZAÇÃO.
Fiquei surpreso do parque do Ibirapuera, com toda sua importância, estar tão longe do metrô.
Provavelmente lobby de riquinho que quer o parque como seu quintal particular com dinheiro público
Essa elite é nojenta. Tudo de ruim vem deles...
Sempre que vou ao parque desço na AACD servidor, nunca tive problemas, mas observei sim que as praças no caminho são muito vazias, até brinquei com isso da última vez com minha minha esposa,
Hoje tem uma estação um pouco mais próxima, mas eu lembro que na minha adolescência eu e meus amigos descíamos no metro ana rosa e fazíamos TOOOODO aquele caminho e atravessava naqueles pedaços que nem semaforo tinha.
perfeito pra quem tem seu carro, um terror pra quem só pode ir de transporte público...Este vídeo é muito importante para mostrar aos paulistanos, como também aos brasileiros que querem conhecer o parque e talvez morar num bairro próximo. concordo com a análise do Ibirapuera ser um anti- Central park, pelas dificuldades de acesso e tudo que foi relatado no vídeo.
Precisamos lutar pelo direito à cidade
Fantástico o trabalho do Raul J. Lores !!! Jornalismo de primeira qualidade !
Descanse em paz Dolores, seu filho continua inspirando muitas pessoas a pensarem a cidade como cidadãos!
Muito obrigado!
Muito bom ouvir e acompanhar essas observações,a pessoas acabam conhecendo os lugares antes de estar presente.Parabens pelo seu trabalho.
Prédio do Clodovil é Icônico ♡ pena que removeram, as heras que davam aquele charme ao local.
Esses videos são um serviço publico! Muito Obrigado
Que vídeo perfeito, acho que fui umas duas vezes só no ibira, exatamente por esses motivos.
Que apresentação hen meu amigo. Top de mais. Parabéns pelo video! 👏👏👏
Mais 1 Ótimo Vídeo Reportagem! Central Park é o Exemplo de Parque com acesso fácil! Você tem metrô da 110 St até a Columbus Circle e com várias estações servindo o entorno do parque. Só estive 2 vezes no Ibirapuera e de carro. Tive que procurar lugar para estacionar nas ruas próximas e da medo realmente.
Sou de Porto Alegre e apesar da cidade estar longe de ser um exemplo urbanístico, somos muito bem servidos de parques e praças! A esmagadora maioria deles não são cercados (de tempos em tempos essa discussão vem a tona pelo poder publico, mas é sempre rechaçada pela população) são de fácil acesso via transporte coletivo e a população os usufrui intensamente!!!
Tem paulistano que adora pensar que São Paulo é Manhattan. A diferença é que Manhattan atualmente é voltada para os pedestres, ciclistas e transporte público. São Paulo, como quase todas as capitais brasileiras, continua pensando a cidade para os carros.🚶♀️🚴♀️🚎
o seu canal merecia um horario na tv aberta é simplesmente sencacional
Já estava com saudades das suas lives. Sempre muito boas. Nunca tinha visto o Ibirapuera dessa forma.
Obrigada Raul.
Amo o Parque do Ibirapuera. No verão passo os sábados inteiros lá
Vou de ônibus e entro sempre pelo portão próximo ao monumento às Bandeiras. Saio sempre pelo mesmo portão de entrada. Caminho até o viaduto da antigo Detran e pego o ônibus de volta Amo estar lá
🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳
Caramba velho! Como assim? Está perfeito.
Eu ia bastante no Ibirapuera antes da pandemia, e só passava lá pra usar l banheiro e descansar um pouco após estar vindo da zona sul, e sinceramente não tenho o que reclamar, está tuso perfeito.
excelente vídeo
Desperdício... Dá até vergonha como dificultam p quem está a pé, chegar ao parque
Ir a pé é ruim e ir de carro há uma dificuldade enorme em estacionar
@@claudiosouza7147 concordo plenamente. Lembro a última vez q deixei o carro num hotel na paulista e fui de Uber (olha q loucura)
Geralmente eu vou de metrô até a ana rosa e o resto do caminho vou andando hahah
Agr tem uma estação nova de metrô bem perto do parque Ibiraquera que dá pra ir até andando, mas pouca gente conhece ainda e até o próprio Google ainda não atualizou como recomendação pra quem quer fazer esse trajeto, mas dá sim. Acabei usando há poucos meses atrás. Descobrindo e aprendendo, vamos que vamos…mas curti o vídeo!
Excelente vídeo, chama atenção para o que importa e para a irracionalidade que é manter tanta área valorizada mal-ocupada. É viável produzir uma vizinhança ao redor do parque com gente de todos os estratos de renda e que possa aproveitar esse bem público.
Seria interessante fazer um contraponto com o Parque do Flamengo no Rio de Janeiro, 10 anos mais novo, e que, ao contrário do Ibirapuera, é um sucesso, ainda que também sofra um pouco com a má conservação.
Incrivel como vc é MARAVILHOSO!
Essa canal tem uns dos conteúdos mais interessantes do youtube, parabéns pelo conteúdo!
Cara, cada comentário seu é uma deliciosa aula de cabeça que sabe pensar, só precisaríamos de mais uns milhões iguais a Você, espalhados pelo nosso lindo e judiado país.