Não é só nos EUA que não é disseminado que no Brasil se fala Português. Aqui nestas postagens várias menções de países mundo afora pensam que falamos Espanhol no Brasil. Eu vim para os EUA com 17 anos a 45 anos atrás e regulamente me deparo com a pergunta se falo Espanhol mesmo morando numa cidade cosmopolita onde o turismo é a indústria número um. Quando você vai para o interior dos EUA (longe das costas ou fronteiras), aí a vaca vai para o brejo em pleno século vinte um. Sendo assim eu visto a camisa com orgulho que sou Brasileiro e por necessidade não me identifico como Latino. É bom lembrar que onde moro (Califórnia), era território Espanhol, com incontáveis cidades e ruas com nomes Espanhóis, San Francisco, Los Angeles etc… Aqui a história e cultura Hispânica é enraizada, ser Brasileiro é ser uma ave estranha, e digo mais se não fosse o futebol seríamos como alienígenas! 😊🌎⚽️🇧🇷
Como um americano o qual morou por varios anos no Brasil, acredito que a percepcao dos americanos sobre os brasileiros e diversa de como os brasileiros se observam entre os demais cidadaos do America Latina. La no Brasil, as pessoas nao tem muita conexao com os paises da Central America e a cultura e predominantemente portuguesa e europeia. Existe uma forte conexao com os USA, mas acredito que isso exista pela influencia do geopolitica. De algum modo, para os americanos, portugues tem sonorizacao bem diferente de espanhol e os brasileiros aparentam ser diferentes, etnicamente falando. Como o Brasil e um pais formado por cidadaos do mundo todo, existe um pluralidade de brasileiros, enquanto que o resto da america hispanica tem uma concentracao muito maior entre espanhois e indigenas locais. Talvez isso contribua para o percepcao que temos sobre brasileiros nao serem exatamente latinos como o termo nos direciona a pensar. Em tempo, Brasil foi um dos paises mais fantasticos que ja morei. Foram 15 anos muito bons com muita gente boa e vibracoes positivas. Um nacao inesquecivel! Ps: desculpa falta de acentos e erros. Meu teclado nao tem acentos e meu portugues enferrujou depois de 10 anos de partida do Brasil.
acho q a percepção latina dos americanos se resumem muito sobre a America central, como vc disse, já aqui na America do Sul, não só no Brasil, nós tivemos muitos imigrantes pós guerras ... alemães, italianos, japonese, africanos etc... disseminaram bem não só no brasil mas na argentina, uruguai, chile, colombia... mas no brasil realmente tivemos bem mais imigrantes que os restantes
Tentar acoplar a semelhança linguística da língua portuguesa apenas ao espanhol é errado. Na verdade, línguas românicas se assemelham por possuírem a mesma origem. Essa tentativa de unir a língua portuguesa ao espanhol é gritante e errônea. Somos uma língua românica, logo somos coirmãos da língua francesa, da língua italiana, da língua romena. Todas de mesma origem. Gramática, fonologia e vocabulário são parecidos. TENTAR UNIR A LÍNGUA PORTUGUESA A ESPANHOLA É FORÇAR A BARRA. Mas não é isso. O português se assemelha ao francês. O português se assemelha ao italiano. O português se assemelha ao romeno. São línguas de msm origem. Inclusive, a gramática é igual👍 EXEMPLO: a gramática da língua romena é igual a gramática da língua portuguesa. É errado falar que a língua portuguesa é semelhante APENAS ao espanhol. Para onde foram as línguas francesa, italiana e romena??? 🤔🤔 Essa tentativa forçada de “união de povo” acaba transmitindo a informação errada de forma tendenciosa!!!
@@ofranzcastela_IG Acho que a definição de país latino (para eles) ser país que tem sua língua nativa o Espanhol se deve apenas ao fato de que a maioria dos países da América Latina falarem Espanhol. Imagino que seja um pensamento "simples" assim que eles tiveram ao fazer essa classificação.
Essa posição do brasileiro de querer arrastar tudo para uma proximidade com o espanhol é errado. A língua portuguesa não é só parecida com o espanhol, mas tmb se parece com as línguas francesa, italiana e romena, fazendo parte das línguas românicas. Talvez por viver rodeado de países de língua hispânica o brasileiro tende a achar que somos iguais por questão regional. Mas não somos. Esse mesmo brasileiro não sabe da proximidade linguística que a língua portuguesa tem com o grupo de línguas românicas. Esse é o erro!!! Sendo assim o italiano deveria ser chamado de latino tmb. O francês deveria ser chamado de latino. Enfim…
@@franck101 A única diferença é a geográfica. Eles são norte-americanos, enquanto nós somos sul-americanos. Muitos vão ficar de queixo caído perguntando onde fica essa tal América do Sul.
Os brasileiros não sabem a diferença entre o continente chamado “América” e o país chamado “ Estados Unidos da América” (EUA), que nós chamamos apenas de “Estados Unidos” e eles se chamam apenas de “América”. Quem nasce lá tem cidadania americana. Quem nasce aqui, não.
Verdade, quem mora na continente asiático é asiático, quem mora no continente da Europa é europeu. Quem mora no continente da África é africano. Quem mora na Oceania é oceânico. Quem mora na América é AMERICANO. Estamos considerando pelo campo de blocos continentais. Agora falando sobre língua, aí é outra coisa… Eu prefiro dizer que sou Brasileiro e pronto. Todo mundo entende e fim. 😅
Tentar acoplar a semelhança linguística da língua portuguesa apenas ao espanhol é errado. Na verdade, línguas românicas se assemelham por possuírem a mesma origem. Essa tentativa de unir a língua portuguesa ao espanhol é gritante e errônea. Somos uma língua românica, logo somos coirmãos da língua francesa, da língua italiana, da língua romena. Todas de mesma origem. Gramática, fonologia e vocabulário são parecidos. TENTAR UNIR A LÍNGUA PORTUGUESA A ESPANHOLA É FORÇAR A BARRA. O português se assemelha ao francês. O português se assemelha ao italiano. O português se assemelha ao romeno. São línguas de msm origem. Inclusive, a gramática é igual👍 EXEMPLO: a gramática da língua romena é igual a gramática da língua portuguesa. É errado falar que a língua portuguesa é semelhante APENAS ao espanhol. Para onde foram as línguas francesa, italiana e romena??? 🤔🤔 Essa tentativa forçada de “união de povo” acaba transmitindo a informação errada de forma tendenciosa!!!
@@ofranzcastela_IG Pois é! Onde estão ou outros idiomas, tais como você citou? E os franceses, portugueses e italianos que estão lá nos EUA? Onde se encaixam?
Estou nos EUA, Flórida especificamente, entro nas lojas e os vendedores vêm falar espanhol. Eu respondo em inglês. Quando perguntam de onde sou falo Brasil com muito orgulho. Dois motivos: alguns atendentes só falam espanhol ou acham que qualquer pessoa que não é americana fala espanhol. Eu poderia responder em espanhol, mas gosto de explicar que a gente fala português kk :)
@@einfachallan eles sabem, americanos são bem brancos e quando tomam sol ficam vermelhos (literalmente), a gente fica mais bronzeado. Brasileiro e latino usa bastante calça jeans tb, aqui e só usa quem é mais de fazenda.
Moro nos EUA, quase todos americanos quando me escutam falando português pensam que é francês ou italiano. E quando falo que sou brasileiro, eles dizem que achavam que falávamos espanhol no Brasil.
@@danyxavier2606 pior que eles não sabem. As palavras são realmente bem similares entre português e espanhol, mas o acento é bem diferente, por isso eles pensam que é outra coisa.
Gracias mi querido 🎉 Obrigada meu querido 🎉 Concordo 😅 Somos irmãos "latinos" cuja fala é a linda e melodiosa língua Portuguesa 🎶 🎵 Dios te bendiga 🙏 Beijos 💋 y Besitos 💋 Lucinha Pisarro
Sou americano, nasci na América. Também sou brasileiro e latino. Mas os EUA têm essa tradição de fazer confusão com a Geografia, o próprio termo "americano" é ambíguo. Lá pela década de 50, eles decidiram ensinar diferente do resto do mundo, e dizer que América não era mais um continente, mas sim o nome do país. Os continentes seriam "North America" e "South America", e os dois juntos são as "Americas" no plural. Acontece que o continente já era chamado de América muito antes de os EUA existirem. Pra consertar isso, usamos "estadunidense" - e não, não é invenção da esquerda. Na verdade, é usado no meio acadêmico pra evitar ambiguidades em português, espanhol, italiano... Edit: quem não sabe o significado de "americano" não deve conhecer uma das maiores cantoras do mundo, Mercedes Sosa, conhecida como "A Voz da América" (sim, do continente, ela é argentina), cantando "Corazón Americano" com Milton Nascimento... Não conhece as canções nativistas cantando sobre os "irmãos americanos", nunca ouviu Caetano Veloso cantando "América, América, América" - hino da imigração italiana no Brasil. A América tem uma história e um significado muito mais antigo e amplo do que apenas restrito aos EUA.
Um falso brasileiro que prefere ser "americano". Legal que você se considera latino, mas tem gente que não gosta. E ponto! Cada um no seu quadrado e segue o baile!
@@LAN-ug1nh Outro que não sabe geografia. Como se chama uma pessoa que nasceu no Continente Americano? Não é questão de preferir nada, é questão de lógica.
Birrinha de adolescente intelectual. Os americanos sempre foram vistos como americanos assim como os demais do continente, mas os demais países latinos e caribenhos e o Canadá, focaram-se no nacionalismo de estado-nação; os Estados Unidos idem. Só que, os Estados Unidos, graças sua cultura do entretenimento tem um softpower maior que todos e foram visto com esse gentílico. Do mesmo jeito que nós brasileiros não falamos "República Federativa do Brasil", mas sim só "Brasil", eles também não falam "Estados Unidos da América" (só em questões oficiais), mas focam-se em "América". Continente americano é classificado em "Américas" por questão regional. Isso também ocorre na Europa, Ásia e África. O norte da África é chamado de magreb e faz parte do Oriente Médio. Assim como Israel e Armênia e Turquia estão na Ásia, mas fazem parte na União Europeia. Conspiração de quinta de esquerdoide latino-americano que vive de birra com os muricas por causa de uma gentílico continental em falar que fizeram isso ou aquilo por causa de uma nome. Sim, o continente era chamado de América muitos antes do Estados Unidos vir a existir assim como o continente já foi chamado de índia Ocidental (ou Índias Ocidentais). Disso ninguém lembra, né? Acho que você não sabe o que é "sub-continente" e do fato de existir nomenclaturas.
@@claudio8551 O termo "estadunidense" é oficial na linguagem formal e na academia mesmo, não apenas usado por adolescentes. Estudo na Itália. Em artigos científicos e livros do meio acadêmico usam STATUNITENSE, não usam "americano", que é ambíguo em português, espanhol, italiano... (assim também é a Wikipedia, por exemplo, que procura refletir regras acadêmicas.) Os professores todos também falam assim: imagina você, se achando o esperto, chamando todos os professores italianos de adolescentes kkkk... A linguagem científica deve evitar ambiguidades, e isso nada tem a ver com política, adolescência, ou birra. É que o nome que eles escolheram é ambíguo mesmo. Mas pelo seu discurso, não espero que você tenha conhecimento sobre a linguagem usada em artigos acadêmicos e no meio científico.
Sou americano e sim, é um desastre. Perdão se meu português é ruim. Em primeiro lugar, a maioria das pessoas que conheço pensa que os brasileiros falam espanhol. Pensam também que países como El Salvador ou Nicarágua fazem parte do México. Além disso, pensam que toda a gente na América Latina é pobre, não tem televisão nem internet, etc. Deve realmente haver uma mudança na educação do meu país sobre o resto do mundo nos Estados Unidos, para os nossos filhos. Quer dizer, acho que a maioria dos americanos não conseguiria apontar o Brasil num mapa. Estamos todos fodidos se isto continuar.
Não estudam Geografia nesse país? Porque é na geografia que se aprende sobre as características básicas do mundo do qual fazemos parte. Não creio que um país que se diz tão desenvolvido seja analfabeto geográfico.
Estou no Canadá e há algumas semanas teve um festival latino americano aqui, teve música, comida e barracas de todos os países exceto do Brasil! Aliás, em um dos momentos da festa o próprio cantor latino agitando a platéia começou a falar o nome de cada país e advinha, nada de Brasil!rs estão, acho que até para alguns latinos nós não somos latinos tb. Rs
Ustedes desde hace muchas décadas siempre negaron ser latinos, siempre han dicho que no son latinos que son Brasileños, sudamericanos o americanos, pero jamás latinos, así que no se sorprendan si nunca se les involucra en algo que sea de latinoamericanos. Jamás ví a ningún futbolista hablando de la xenofobia y racismo por ser latino, jamás han dicho soy latinoamericano, ni nada de nada. ¿Por qué alguien tendría que incluir a personas que no quieren ser parte de algo? YA sea en festivales, deporte, música etc etc
Será que precisa? Acho que eles apenas não se importam. Em questoes científicas por exemplo ganham de goleada de outras nações. Então vai ver apenas não ligam em saber.
Estadunidenses entendem tanto de geografia e geopolítica quanto eu entendo de física quântica. Geralmente os países fora do nosso continente não sabem nem a língua que é falada no Brasil
@C.S Braga É, mas nós nao somos o país mais rico do mundo, o EUA é. É bem vergonhoso o quão pouco eles sabem sobre o resto do mundo, estão bem atrás de muitos outros países desenvolvidos nesse sentido.
@@gosteiefavoritei1 Qual a língua falada no Azerbaijão? Turcomenistão? Namíbia? países não relevantes no cenário mundial não são conhecidos, infelizmente somos de terceiro mundo e não estamos coletivamente tentando melhorar
@@charlesdesouza5965 Brasil não é relevante? Essa é nova, literalmente diversos países parabenizando nossas eleições e as aberturas comerciais que iriam vir kkkkkkkkkk
Um certo professor que eu tive disse na aula que todos os povos que falavam línguas derivadas do latim, eram classificados como "latinos". Estes são os principais idiomas derivados do latim: -italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno.
Para um povo ser latino nao basta apenas falar uma lingua originaria do latim (embora sem duvida esse seja o componente principal), mas também é importante que suas instituiçoes e bases culturais principais sejam de origem latina; Por exemplo : Brasil, França, Romênia e Chile sao paises latinos, pois falam uma lingua latina, utilisam o "direito romano", tem presença forte da igreja romana, etc... Em todo caso, nao existe uma definiçao clara e precisa de "ser latino", logo duvido nada de haver algum pais latino aleatorio que destoe de tudo isso ai que eu disse kkkkkk
Acredito que o Brasil seja um país único na América. Na América do Sul estamos “isolados” porque há muitas diferenças culturais e de idioma, de mesma forma na América Central e do Norte. Se a classificação fosse latina aumentaria ainda mais o pensamento de que a América do Sul é singular e não tem nenhuma diferença entre os países, além de aumentar o pensamento de que o Brasil fala espanhol
E isto ai, nao temos nada igual a eles, uma cultura completamente diferente, nao gosto da cultura deles, ate a bunda das brasileiras sao diferente das delas.Da proxima ficha q eu preencher vou colocar Raca BRANCA.
Vergonhoso uma fala dessas... Achar que a Jamaica e a Argentina são a mesma coisa... Lhe digo que a Jamaica esta muito mais para o Brasil que para a Argentina. Na America Latina existe muito mais diversidade que a America do Norte ou Europa.
Um garoto brasileiro residente nos EUA foi tirar habilitação e mostrou em um video que seus documentos o classificavam como "latino". O garoto é caucasiano e não constava simplesmente "branco" com campo COR. O campo Nacionalidade já contempla a estatística de origem, o lance é que eles não colocam branco ou negro no campo Cor para estrangeiros. Imagina uma busca policial atras de um "latino" e chegando lá encontram um brasileiro de 1,85 branco e loiro...
Explicar isso de uma maneira fácil. Nosso país se chama REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL assim nos chamamos normalmente de BRASIL, pra não falar o nome todo. O nome do país deles são ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, assim como no Brasil pra não ter que falar o nome todo eles resumem em AMERICA. Tem nada de errado acontecendo aqui não.
@@GustavoHenrique-vs9li, tentou explicar e não saiu nada, Republica federativa quer dizer o tipo de regime do Brasil, não exatamente um nome, já Brasil é o nome (não atoa você ver assim em todos os mapas). Já EUA você ver ele assim em todos os mapas "Estados Unidos". Isso de ser chamados de Americanos é coisa deles. Não é que não pode, mas da a impressão que pensam que são a unica america, pela maneira de falar, com isso menosprezando os demais continentes. Algumas vezes fica até como preconceituoso, já que se considerar America, menospreza a existencia das outras. Tipo sou primeiro mundo e as demais não existem.
@@Zael2011 Amigo pesquisa antes de digitar o nome do Brasil é Republica federativa do Brasil, esse é o nome oficial do pais, não é atribuição de titulo não. Assim como existe o continente Africa e o pais Africa, existe o continente America e o pais America, são justamente a primeira porção do continente descoberta que levou o nome, ou seja o continente só chama America por que a porção de terra que primeira foi colonizada se chamava America. Entendeu? o nome do País America veio antes do nome do continente America, quando a porção sul do continente foi descoberta a porção norte ja se chamava America a muito tempo, isso é uma questão de Historia, adoro como zoam os Americanos por serem ruins de geografia o que realmente na maioria dos casos são, mas são horriveis em historia o Brasileiro na grande maioria são. Enfim mais uma vez explicado esperado que tenha entendido.
Cara, o Brasil é um continente e inegavelmente somos mto diferentes dos nossos vizinhos e a língua é o fator principal. Eu já rodei mto esse país e posso afirmar que msm com tds as nossas diferenças internas, vc pode colocar um gaúcho numa mesa de bar com um carioca e um amapaense e em 20 minutos de conversa eles nem percebem mais que são de estados diferentes. O próprio brasileiro fala dos latinos ou sulamericanos como "eles" e "nós" como brasileiros. Quem curte futebol e nunca falou "esses times latinos/sulamericanos são catimbeiros..."? O Brasil é tão grande que nós temos dificuldade de nos vermos dentro de um continente, nós somos o continente e não interagimos muito com nossos vizinhos fora desse nosso "continente". Mas como eles são mto menores que nós e interagem entre si o tempo todo, especialmente na internet, a relação deles com outros países hispânicos é como a nossa com outros estados brasileiros. É quase como se eles fossem irmãos e nós primos meio distantes. Isso não é ruim ou bom, é apenas como as coisas são.
@@hugo-garcia sou belo, impávido e colosso, meus bosques têm mais vida, sou uma mãe gentil, mas minhas ruas são cheias de buracos. Sim meu filho, sou eu, o Brasil.
Mas eu interajo com nossos irmãos latinos na internet e nos sites de mangá espanhóis pela ansiedadepor capítulos novos. De fato português e espanhol são línguas primas de primeiro grau. Linguisticamente falando. 😅
Faz muita diferença, na prática. A diferença é você chegar aqui e ir num médico e ter um intérprete que fale português, tirar carteira e ter a prova em português, ou usar qualquer tipo de serviço governamental na língua portuguesa. Sim, somos latinos e culturalmente muito próximos dos hermanos. Mas se você vive nos EUA e marca latino, ao invés de escolher "Other" ou Outro e escrever "Brazilian," você está, sem má-intenção, fazendo um desserviço a comunidade brasileira pois a língua portuguesa nunca será oferecida enquanto eles pensarem que todo mundo fala espanhol. E sim, em espanhol, a gente se vira, mas não é a mesma coisa de jeito nenhum.
Brasileiro sofre preconceito no exterior? Luciano estava em casa,hospedando seu velho amigo,Lorenzo. Que estava com suas malas,pois no dia seguinte Lorenzo ia até o aeroporto,Luciano ia lhe dar carona. Os 2 tinham acabado de jantar. Por curiosidade,Luciano perguntou ao Lorenzo: -Você vai ao aeroporto por quê? -Tenho que ir trabalhar fora! - Respondeu Lorenzo. -Irei me mudar para outro país. -Você tá louco?- Luciano perguntou desesperado - Não vê que os estrangeiros são tudo preconceituoso? Odeiam brasileiros e latinos em geral,não vai não! Fica aqui! Vc pode sofrer preconceito. - Lorenzo olha espantado para Luciano,que estava implorando com todas as suas forças para que ficasse no país para que não sofresse preconceito fora do Brasil. -Mas senhor, os estrangeiros...-Tentou argumentar Lorenzo -Os estrangeiros nada! Vão te discriminar,vc vai sofrer xenofobia,vc é latino! É melhor ficar aqui! Não sabe como os estrangeiros nos odeiam? Vc não vê direto no YT os brasileiros que moram fora e foram vítimas de xenofobia? Vc ñ vê os filmes americanos que dizem que odeiam latinos? Acho incrível brasileiro tratar super bem estrangeiros mas lá fora sofrer preconceito!-Neste momento,a campainha da casa de Lorenzo toca. Entra um entregador de pizza. O mesmo diz a Luciano: -O que foi,por que está estressado? -O cara aqui quer sair do país! - Disse Luciano -Qual o problema dele querer sair do país?-disse o entregador de pizza. -Ué,vc não vê que brasileiro sofre preconceito no exterior? Imagina o que ele vai sofrer por ser latino... -Vc sabe o que é latino? -Claro que sei,quem nasce do México para baixo! -Não,latino é quem fala línguas derivadas do latim. Latim era uma língua falada na Roma antiga,hoje em dia ela não é mais utilizada. Mas,deixou suas filhas. São elas o português,o espanhol,o francês,o italiano e o romeno. Quem fala essas línguas,é latino! Sabia que os canadenses são latinos? -Como assim? Os canadenses moram em cima dos Estados Unidos,não vivem do México para baixo. -Sim,mas no Canadá tem a província de Québec,que fala francês. Francês é uma língua latina. -Você já viu o filme Bacurau? Nele tem uma cena que mostra que os gringos enxergam brasileiros como latinos e inferiores? -Tudo que mostra em um filme é real? Seguindo essa linha de raciocínio, em "Os Três Patetas",quando você se joga do 10° andar de um prédio você não morre,se levanta na hora e está tudo bem,ninguém se machuca ou morre. Por que não se joga do 10° andar, Luciano? -Não sou louco de fazer isso! -Pois é. Além do mais, essa coisa de "Latino" é praticamente algo exclusivo dos EUA. Fora dos Estados Unidos,há relevância 0. Nem mesmo na Europa ou no Canadá você escuta essa expressão,somente para se referir às pessoas que falam linguas latinas! Você sabia que a Gisele Bündchen é considerada branca no exterior? -Mentira! -Pois é! -Mas isso não anula o fato de brasileiro sofrer preconceito no exterior. -Bom,deixa eu lhe fazer uma pergunta: com que frequência vc fica pensando em países como Guatemala,Filipinas,Vietnã,Moldávia,Cazaquistão? -Eu nem sabia que esses países existiam! -Pois é,um estrangeiro não deve ficar pensando 24 horas por dia no Brasil e em brasileiro,não acha? Isso por um certo lado é bom. Há sim muitos estrangeiros que sofrem preconceito em outros países. Caso dos mexicanos quando vão aos EUA ou os árabes quando vão à França. O brasileiro não é um desses. Inclusive,recomendaria vc a assistir um filme francês chamado SAMBA,onde um argelino vai morar na França e na imigração ele diz que é brasileiro,porque na França é melhor ser brasileiro do que ser argelino. Mas,voltando ao assunto... como eu disse,os estrangeiros não ficam 24 horas por dia pensando no Brasil e em brasileiro,correto? E vc sabe o porquê desses outros estrangeiros sofrerem preconceito em outros países? Porque fazem coisas que não devem. Você faz o que vc quer na casa de outras pessoas? -Não! -Então,é só vc ir para outros países e seguir as culturas locais que vc será bem tratado. E por vc ser brasileiro,já é uma coisa boa,pois como eu disse,quase ninguém lá fora conhece o Brasil direito. Então significa que vc estará começando do 0. Vamos imaginar que seu vizinho tenha nascido na Malásia,mas fala o português perfeitamente,se comporta que nem brasileiro,é educado... Vc iria desconfiar que ele é estrangeiro? -Jamais! -A mesma coisa vc,brasileiro indo morar fora. O maior erro do brasileiro é achar que lá fora é igual ao Brasil. Querer ter uma vida igual à que vc tinha no Brasil,caso vc queira seguir suas culturas,é recomendado que vá para países multiculturais,tais como Canadá,Nova Zelândia e Austrália. E como vc disse de que "Nós recebemos bem os estrangeiros",me lembrou outra coisa: Primeiro que nós tratamos bem americanos,europeus ocidentais,japoneses,coreanos... Mas como brasileiros tratam haitianos,bolivianos,subsaarianos etc.? -É verdade! -Viu? Todo mundo tem um certo preconceito. -Mas eu sei que minha vizinha já morou na Europa e disse que lá o povo tinha preconceito com ela. Ela morava em Portugal... -Portugal não representa a Europa toda. Já foi para Holanda? Alemanha? Itália? -Meu primo foi para a Alemanha e sofreu preconceito lá. O povo vivia olhando para ele com olhar torto. -O mesmo os europeus fazem para eles mesmos. O erro do brasileiro é estender tapete vermelho para estrangeiros e achar que lá fora tem que acontecer a mesma coisa. Se os estrangeiros não olharem para ele com sorriso,jogando dinheiro para o alto,é preconceito. Sabia que muitos conhecem o povo brasileiro por ser um povo alegre,e mts amam nosso povo? Os italianos vivem cantando o hino da FEB para homenagear nossos soldados que salvaram eles dos nazistas! Portugueses amam ver as novelas brasileiras! Se vc chegar em um lugar na Europa e falar que é brasileiro,eles já abrem um sorriso,pois lembram que nosso povo é um povo alegre;inclusive,mts brasileiros que são descendentes de italianos vão para a Itália e falam mal do Brasil,com a intenção de serem aceitos pelos italianos. Mas os italianos não gostam disso e não deixam brasileiro falar mal do Brasil. Quando eu morava na Itália e dizia que eu era brasileiro,eles me perguntavam o que fui fazer lá,italianos tem inveja do nosso país. Há sim muitos estrangeiros preconceituosos,mas nem todos. A maioria deles são frios,até conhecer um brasileiro. Fora que isso depende muito da experiência de cada um. Eu posso ir para fora e sofre preconceito e vc pode ir para fora e ter uma vida maravilhosa! Saia desta bolha que não te permite abrir os olhos para o mundo! Ok? -Depois dessa mijada... -Espero ter lhe ajudado. -Me ajudou mt. Lorenzo,me leva junto? Para onde vc vai? -Vou para Londres,Reino Unido. -Respondeu Lorenzo. -Eu quero ir junto. -O entregador de pizza foi embora,dando essa lição aos brasileiros com síndrome de vira-lata...
@@6epao Amigo, todo país de primeiro mundo oferece serviços básicos em múltiplas línguas, pois eles entendem a importância do imigrante. Acho que quem imigra tem a obrigação de aprender a língua e cultura do país que o acolheu, sim, mas aprender uma língua não acontece do dia pra noite. Sem contar que do ponto prático, um imigrante (ou cidadão mesmo) doente e com fome, sem acesso as necessidades básicas é um problema infinitamente maior em termos de recursos pra um país do que o custo de traduzir um folheto ou provir intérpretes.
O Brasil é culturalmente um pais fechado. Não so com o restante da América Latina mas com o mundo. No Brasil é dificil achar gente que fale inglês por exemplo, exatamente pela força cultural. A grande maioria dos filmes e series estrangeiras são dubladas e a maioria das músicas tocadas nas rádios são brasileiras. É um fenômeno que acontece em lugares como França, Rússia, Japão. Quando estive no Chile percebi que há um orgulho entre eles em serem latinos, coisa que não ha no Brasil. Quando morei na Indonesia notei que há grande abertura para que haja influência e consumo do que vem de fora, apesar de inglês não ser a língua oficial, tá quase tudo em inglês por lá, enquanto no Brasil a cultura e a lingua ainda são extremamente valorizados.
Definiu bem! Desde 91 resido fora do Brasil entre Portugal, Alemanha e EUA (onde moro há quase 25 anos). Conheci alguns indonésios na Holanda e aqui nos EUA também, e em Portugal alguns timorenses - e como você disse, são extremante abertos ao "diferente". Possivelmente, por ser um país extremante turístico. Achei teu canal interessantíssimo, pena que não tenho nenhuma intimidade com as diversas línguas indonésias 😂 Sucesso e grande abraço!
Brasil não se orgulha de ser chamado de latino pq nós não nos identificamos com tal nomenclatura. O brasileiro se orgulha de ser brasileiro, mesmo apesar dos incontáveis erros e problemas que nosso país enfrenta. Sabemos que falamos um língua latina, mas Latino é para o restante da América do Sul. Falamos uma língua com origem europeia e nos nos consideramos parte dela. Brasil criou sua própria cultura, e gosta de manter ela, querer nos colocar como a mesma coisa que outros povos da América do Sul, para o brasileiro é bizarro.
Quando eu morei nos EUA eu me identificava como "multiracial" ou "others", pois nos formulários só haviam as opções "Hispanic" como "Spanish background" (não sou descendente de espanhol e nem falo espanhol), "Native American" (não pertenço a nenhuma tribo indígena), "white, european" (não sou 100% branca embora eu tenha ascendência européia e do oriente médio), "black" (tenho ascendência africana mas minha pele é branca, meus cabelos são lisos e não tenho traços negroides), "Asian" (não tenho ascendência asiática)... Complicado isso para nós brasileiros.... E o mais bizarro é que, quando eu morava lá, quando eles me perguntavam de onde eu era e eu falava "I'm from Brazil", eles diziam surpreendidos "But you are white!" ( Você é branca!)... Então, isso é ser brasileiro nos EUA... Uma raça indefinida... 😂
E provavelmente "white, european" para os EUA significa Norte da Europa louro de olhos azuis apenas. O que é ridículo, a maioria dos europeus não é assim, e os da Europa do Sul, os latinos, têm toda essa mistura, e, mesmo quando têm genes com pouca influência exterior à Europa, têm a capacidade de bronzear a pele. Um europeu mediterrânico não é "branco" para os EUA 🤦♀️🙄, nem latino, apesar de ser essa a origem dos latinos. Enfim, nós, europeus e brasileiros e hispânicos (espero), sabemos quem somos, somos irmãos, e a família alargou com os primos indígenas da América. E cada um orgulha-se da sua herança, basta ver os festivais por todo o mundo, com cada herança sendo celebrada. Adorei alguns festivais multiculturais a que fui no Sul do Brasil. Há Centros dedicados a cada origem, com folclore/cultura de cada um lembrada, mantida, celebrada. Centro Português, Alemão, Italiano, etc, Argentino, culturas nativas americanas, etc. Comida típica de cada um que todos comem, grupos de dança, música, todos juntos 🙂 É lindo!!
Tive a mesma experiência na Inglaterra, eles ficam curiosos em saber de onde somos, pois é impossível identificar apenas pela fisionomia. Lá fora pude finalmente perceber que o Brasil é realmente uma cultura incrível.
Li que o humano é a única espécime no mundo animal em que não se há diferentes raças do ponto de vista genético, ou seja, só existe a raça humana. Todos os outros animais no planeta tem diferenciação no código genético por raça. Achei isso maravilhoso!!! Essa tentativa de nos separar por raças é ridícula!!!
@OByp0 Eu aprendi que qd alguém não gosta da gente e pq temos qualidades q eles não têm ou admiram em nós. Sempre que desdenham as " "" uvas do vizinho dizendo q estão verdes ou estragadas é pq não conseguem ter uma plantação igual !!
Exatamente filho eles não acham nada sobre nós, inclusive 90% da população americana nem saberia apontar o Brasil num mapa mundi, eles vivem bem pra que se envolver com o nosso brasilzão corrupto e cheio de fome?
Que tal pararmos com essas classificações? Somos Humanos.Period. Espanhós, francesees, italianos, romenos e portugueses vindos da Europa são latinos nos Estados Unidos?
Percebi no Canadá que era comum brasileiro ser visto como algo a parte. Não parecia que eles me viam como latino. Tenho a impressão que o sotaque não ser o hispânico era fundamental na percepção deles. Inclusive eu vi espanhóis serem vistos como latino-americanos 😂😂😂 Muitos lá acham nosso sotaque bonitinho pq é como se estivéssemos falando no diminutivo pra eles o tempo todo.
@@car105day5 Historicamente a percepção do que é ser latino mudou, tem mais a ver com estar na América Latina do que alguma ligação com o idioma latino dos romanos na Antiguidade. Os ítalo-americanos em Nova York não se veem como latinos.
@@trabelo2023sim, por causa do nosso sotaque falando inglês. Exemplo: quando falamos a palavra "house", a gente tende a falar "rauzi", que soa como se tivesse um Y no fim da palavra, parecendo estar no diminutivo (em inglês).
Perfeito. Ser brasileiro não é apenas uma denominação geográfica, mas também de identidade cultural. Não somos latinos (destaco que o termo latino decorre uma subdivisão cultural das américas, tornando as Américas não Britânicas, Latinas). Somos sul-americanos e com orgulho, mas não somos efetivamente latinos.
Iludido, E que somos burros mesmo e ignorante. Eles vê a gente como piadas, e eu não desconcordo deles. Nossa cultura e espiritualidade(Não me refiro a Bíblia) são muitos fracos. Não e atoa que só existem vagabundos, analfabetos, corruptos e sem união do povo br.
@@zeno1172 Orgulho de pertencer a um país incrivelmente diverso e rico em cultura, belezas naturais e patrimônio histórico. Que tem uma economia diversificada, com setores como agricultura, indústria e serviços desempenhando papéis significativos. Que possui uma população vibrante, criativa e acolhedora, que contribui para o cenário artístico, científico e esportivo global. Em um mundo tão diverso, você deve reconhecer que nenhum lugar é perfeito, Porém a verdadeira beleza tá na sua capacidade de enxergar além dos problemas e focar nas qualidades que tornam cada lugar especial.
Somos únicos em tudo não dá prá fazer Cópia de brasileiro. O Brasil é o País mais miscigenado do mundo com uma culinária riquíssima e paisagens exuberantes . Amo ser brasileira ❤
Eu concordo, não faz sentido para mim nos classificar como latinos eu mesmo não me identifico com os faladores de espanhol (culturalmente falando) não falo isso de forma depreciativa mas é que somos diferentes.
Ja passei o natal em cleveland ohio , la nao tem dessas de vizinho se abraçar e desejar feliz natal !! Como aqui no brasil . É um ambiente frio e cada um na sua . Fora que em dezembro estava nevando pra caramba !
@@JoseR347 qual a diferença!? Tem um país na América que se chama América, e tem um país na África que se chama África. No Brasil tem uma cidade chamada Rio de Janeiro, e tem um estado com mesmo nome, assim com tem uma cidade chamada São Paulo, é um estado também chamado São Paulo.
@@Daniel-ft2id , sul africano, mas quem nasce nos EUA é isso e mais, norte americano e americano. Eles foram os primeiros a terem um território nacional que já estavam chamando de Estados Unidos da América, é por direito histórico e não geográfico e mais, foram os chineses que inventaram essa história de Estados Unidos e ficou até hoje, direito histórico, primeira nação do continente, simples de entender!
@@Daniel-ft2id a África do Sul não se considera o Continente africano e engraçado que ninguém da Irlanda do Norte ou do Sul se considerar dona da Islândia pq isso não faz sentido.
Eu acho que a maior diferença é a lingua mesmo, em visita ao Chile fomos fazer um passeio em Vina del mar, e havia lá um cantor Colombiano "muito famoso" a galera estava na frente do hotel com cartazes gritando e acenando para o ídolo. O guia nos mostrou a cena e falou: esse é fulano de tal, vcs conhecem? Como só haviam brasileiros na van, ninguém nunca ouviu falar. Enfim parece que somos separados pela lingua e cultura.
assim como os cantores brasileiros não são famosos na América Espanhola. Entretanto, há mais cantores hispanicos famosos no Brasil, como Shakira, RBD, Rick Martin, Rosália, Thalia, Maluma, do que cantores brasileiros na América Espanhola
@@seinaumaluco brasileiro não é, latino é e sempre foi um termo usado pra falantes de espanhol, depois inventou se entre os famosos sábios do povao que latino era porque falava língua latina e até hoje ninguém responde pq então os milhões falantes de francês do Canadá nunca foram chamados latinos, é simples ninguém nunca achou que eles falassem espanhol 😂
@@pokemonward1747 Discordo, morei por toda america do sul e me impressionei como muita gente conhece e sabe até cantar várias canções do Brasil enquanto eu conhecia pouquíssimos cantantes dos países vizinhos. Na Argentina há vários cantantes que fazem parte da infância, sem falar das boliches em BA que estão a todo momento a tocar canções de funk e eletro brasileiro.
Eu trabalhei no censo de 2010. Se vc marca latino no censo, as verbas do governo vão para programas que beneficiam à comunidade que fala espanhol. Vc tem q marcar outro, e escrever brasileiro.
No caso todo brasileiro é latino, faria mais sentido se identificar como branco ou pardo, indígena ou preto. A sociedade brasileira é racista não tem essa unidade de se considerar brasileiro (só no esporte e olha lá)...aqui o que conta em primeiro lugar é o "colorismo", a cor da sua pele. Ao colocar brasileiro vc não ajuda nem os pretos nem os pardos ou indígena, o que acaba ajudando quem já sai na frente, os brancos, que são minoria perante negros e pardos....
Ontem já era tarde. Farto de ver o Português que se fala no resto do mundo associado a esse idioma crioulo sem valor académico. Alguém vai ao Brasil fazer curso de Português? Não. Já em Portugal são dezenas de milhar anualmente... si liga ai mano...
@@mariafernanda5971 o belo é subjectivo. Por exemplo, para ti, a tua mãe é linda, ou a mais linda, mas não necessariamente para a maioria. Ou seja, dizermos que o português brasileiro é muito mais bonito que o português de Portugal, é uma sentença muito forte. Não vejo o porquê de termos a necessidade de olhar para o português dessa forma. Aqui o ponto é que se a língua portuguesa é latina e se o Brasil se encontra na América Latina, por que razão não sao considerados latinos. E o mesmo vai para os países latinos Europeus, incluindo Portugal.
@@1vespa negativo, o português brasileiro é a versão mais popular do português, então respeite. Sobre a questão de aprender português: tem muito mais estrangeiros que falam português brasileiro que o português de um país pequeno... todos os aplicativos de educação de idiomas, sites de tradução e cursos famosos de idiomas estão em português brasileiro 🇧🇷. Em suma, nosso sotaque é sim uma mistura de línguas indígenas + línguas africanas + línguas imigrantes + português... eu tenho muito orgulho de falar português brasileiro ❤🇧🇷
A cultura brasileira é realmente uma cultura a parte dos países de língua hispânica. A barreira idiomática faz com que haja muito mais conteúdo cultural compartilhado entre eles do que entre a gente. Estou morando na argentina há 1 ano e percebo o quanto é comum conhecerem cultura do Chile, Colômbia, Uruguai e muitas vezes não conhecem quase nada da cultura brasileira além da caricatura comum conhecida pelo mundo todo (samba, rio de janeiro e praia).
Também estou morando na Argentina e vi que muita gente tem noção da cultura dos países latinos, mais do que noção na verdade, eles realmente sabem e sobre o Brasil eles perguntam bastante, eles não tem o mesmo nível de noção cultural em relação ao Brasil do que eles têm em relação aos outros países sul americanos
Não faz, mas se for seguir a linha de raciocinio deles não estão errado, segundo foi falado no video o termo Latino foi pra diferir aqueles que falam a lingua hispânica no continente americano, só que na epoca que isso foi criado acredito que os americanos não sabiam que o brasil falava uma lingua diferente, e se for levar o raciocinio deles, não estão errado até por que somos lusitanos e não hispânicos.
Estive em 13 países da América Latina e em quase todos eles percebe - se uma semelhança cultural além da língua, Por exemplo a Argentina , chile e Uruguai são bem parecidos culturalmente, assim como Paraguai , Perú e Bolivia , Costa Rica e Panamá tive impressão de estar no mesmo país , como aconteceu quando estive na Colômbia e no México , Guatemala e El salvador tbm são muito parecidos os costumes, a Impressão que tive foi que em nenhum deles eu como brasileiro me encaixava, tanto pelo idioma ou pelos costumes, embora eu não me considere, mas de fato somos Latinos- americanos, Mas o Brasil tem sim uma certa Exclusão do restante da América Latina.
Mas você não acha que regiões do Brasil se assemelham? Por exemplo, eu noto muita semelhança entre o sul do Brasil, o Uruguai e uma parte da Argentina (Província de Buenos Aires).
Eu como Paraguaio posso te dizer que o paraguay não tem nada a ver com o Peru e a Bolívia, a cultura paraguaia e mais parecida ao litoral da Argentina (misiones e corrientes e também formosa) kkk sei lá pra qual paraguay tu foi, o peru e a Bolívia são países ANDINOS, de cultura andina, nada a ver com o Paraguay
@@fernandogauto1608 Missiones e Corrientes no LITORAL da Argentina? Man não tô dizendo que é regra, de fato eu me enganei na hora de escrever, mas sim vocês são mais parecidos com os bolivianos do que pensam, e os brasileiros tirando a região sul que se parece um pouco com Argentina e Uruguai, o resto de nós não somos parecidos com nenhum outro povo da América Latina, seja pelo idioma, cultura, os costumes e por aí vai... O Brasil é sim meio que "Excluído" do restante dos povos latinos
@@FernandoLopezi7 pesquisa litoral argentino, também acho estranho mais essas províncias são, cara o paraguay bebê chimarrão igual argentino e brasileiro, a comida típica do Litoral argentino e igualzinha ou paraguay, não vejo SOPA DE MANI no paraguay como tem na Bolívia ou peru, mas sim o MBEJU, CHIPA e coisas assim que tem no paraguay e no litoral argentino. Wikipédia ajuda pra quem não conhece e acha que sabe kkk
Pela lógica descendentes de espanhóis, portugueses, italianos, romenos e franceses deveriam ser classificados como latinos pela origem linguística, mas os franceses são incluídos nos anglo-saxões e os italianos apenas como italo-americanos por fatores históricos e culturais
@@clausroxin9633 se vivemos em uma floresta então somos animais kkkkkkkkkkkkkk errado num tá
Год назад
@@clausroxin9633Kkkkkkkkkkkkkk 😂 para. Negros ou se for como eu vão me achar latina ou se for como a modelo Gisele branca. Ou podem me chamar de mestiça penso que não vão me achar negra, tem muitos latinos falantes de espanhol mestiços parecidos um pouco comigo. Brasileiro não tem classificação automática, vai da aparência física que tem, 95% dos considerados brancos brasileiros entrarão semelhantes à latinos na aparência e 5% como brancos mas tem que ser como a Gisele pra acharem brancos mas escuros latinos ou mestiço sul americano kkkkkk e se for pardo automaticamente considerado negro.
@@gilogrieferSul americanos ué, estadunidense não gosta de ser chamado de Anglo Saxã, mas sim de norte americano, igual alguns brasileiros odeiam serem chamados de latino.
Nos negócios, há muito tempo se fala por lá "Latin America and Brazil", ou seja, já fazem a diferença pela própria diferença cultural e tamanho do Brasil.
@@igorfonseca1141 e no mundo dos negócios tbm. A mentalidade geral do americano é essa, vide Donald Trump, um homem de negócios que diz que latino só traz crimes e drogas para os EUA
Quais diferenças? Nossa cultura, comidas,músicas, danças, literatura,festas é muito parecida com os países da América Latina, mais que Portugal, além da história, ambos tiveram os povos indígenas mortos em um genocídio e sua cultura descartada e trocada pela européia, escravidão dos negros, ditaduras militares apoiadas pelos Estados Unidos, instabilidade política, economia e social, desigualdade, brasileiros que saem do país geralmente fazem amizade mais facilmente com os latinos, há muitas semelhanças.
@@matheusalmeida5016 Mas fomos colonizados por países de idiomas diferentes. Mesmo sendo idiomas parecidos, a diferença cria uma bolha cultural. Pra mim a América Hispânica é como um Brasil que se dividiu.
Isso aí deem ouvidos a esses infelizes querendo criar um "dividir pra conquistar". Daqui uns dias estão classificando a gente como a Ilha de Brasil kkk
@@matheusalmeida5016 Brasil é um continente literalmente, existe o Quebec no Canadá que fala exclusivamente Francês e é gigante. Vai me dizer que eles também são parecidos com a gente culturalmente ou com os hispânicos? Não, cada um suas particularidades, sai na rua vê se um brasileiro vai falar se ele se considera “latino-americano”. A América Latina foi inventada pelos anglófonos do norte pra nós inferiorizar e negar que os brasileiros fazem parte do ocidente.
morei 17 anos na Alemanha, e lá também nós brasileiros, somente nos livros somos considerados latinos, porque somos da américa latina, mas qdo se fala em festa latina, nós brasileiros , não estamos incluídos, ou seja há festas brasileira e festas latina, e isso é bem separado na comunidade latina, brasileira e alemã na Alemanha.
Mas eu concordo. Nem da música latina a gente gosta.. minha amiga alemã me manda umas músicas latinas que fazem sucesso lá perguntado se conheço e são músicas que nunca ouvi! Além disso quando vou aos estado unidos participar de um congresso sempre tem a sala par aos latinos e sinceramente... Não me identifico com eles. Prefiro participar das salas em inglês!
Sou um gringo 😅 alemão e, para mim, os brasileiros são considerados latinos. Não se esqueça de que muitos festivais "brasileiros" na Alemanha são organizados pelos brasileiros, talvez para ser especiais? (Espero que meu português é compreensível. Ainda estou aprendendo 😬)
@@rodrigoalves3848eu gosto! Me identifico, e vejo muita gente da América do Sul que ouve música do Brasil, e pq aqui N se escuta música da América do Sul?
Na Europa a expressão "latino" é muito mais usada para se referir a línguas latinas do que para se referir a América Latina. Falo por experiência própria.
Prefiro ser chamado de brasileiro do que ser colocado numa classificação de latino, pois o Brasil sozinho já é um continente. Realmente nós somos diferentes dos falantes de espanhol. Somos únicos. Viva o Brasil com sua cultura continental.
Errados eles não estão Tem umas pessoas bestas, falta de discernimento, mal saiu da sua cidade, nem conhece o Brasil pátria amada como todo... vem incluir o Brasil como espanhóis culturalmente... me poupe. Brasil é único
Brasileiro é diferente mesmos. É um povo que elegeu um expresidiario. Super diferentao mesmo. O mundo deveria se espelhar no Brasil. É um povo e país que deu certo.
Eu acho que há um certo preconceito quando um americano classifica alguém como latino. Aqui ,nós sabemos que somos latinos unicamente pelo fato do português assim como o italiano, espanhol e francês serem derivados do latim falado no império romano, então nesse aspecto, somos latino americanos sim , assim como um francês por exemplo é latino europeu. Contudo , por falarmos português nos sentimos afastados culturalmente dos nossos vizinhos, tanto que nenhum brasileiro sai por aí se identificando como latino, mas sim como brasileiro, justamente por causa da concepção de latino que se criou nos EUA( aquele esteriótipo que vemos em filmes que ninguém no Brasil se identifica). Explico, Nos EUA o termo latino é usado pra classificar uma RAÇA de pessoas... além de fazerem essa conexão automática de latino com espanhol...sim, lá há um certo preconceito com esse idioma também ( eles nem devem imaginar que um falante de francês, idioma que eles tanto admiram , é latino também kkk) já que todos os outros países do EUA pra baixo com exceção do brasil falam espanhol eles logo generalisaram na " America Latina" muito mais pelo espanhol do que pelas raízes do latim em si...por isso a surpresa de muitos ao saberem que um brasileiro não fala espanhol...Um exemplo disso é que se você for um Mexicano e branco para eles você não é considerado branco e sim latino...assim como se for iraniano por exemplo e branco, lá voce não é branco e sim árabe.. se for japonês é asiático, o termo latino lá é mais empregado para dividir raças de pessoas do que simplesmente para indicar o idioma que ela fala....mas a falta de conhecimento em história e geografia mundial do americano é assombrosa. Então não dá de esperar muito entendimento disso por parte deles... E ps: as línguas latinas são indiscutivelmente as mais belas do mundo.
Quando eu estive nos Estados Unidos eu me apresentei como Latino (eu sou português...). Quem são os norte-americanos para dizer que eu não sou. latino? E foi até divertido quando, na companhia de 2 colegas italianos, tentámos explicar aos norte-americanos que italiano é latino, sim...
"Eu sou apenas um rapaz latino-americano Sem dinheiro no banco sem parentes importantes E vindo do interior Mas trago de cabeça uma canção do rádio Em que um antigo compositor baiano me dizia Tudo é divino tudo é maravilhoso Tenho ouvido muitos discos conversado com pessoas Caminhado meu caminho Papo, som, dentro da noite E não tenho um amigo sequer Que ainda acredite nisso não Tudo muda E com toda razão..." Eu sou Belchior 😊
Imitei Mr. Bob Dylan I know Eu já cansei de ver o Sol se pôr Agora eu sou apenas um latino-americano Que não tem cheiro nem sabor E as perguntas continuam sempre as mesmas Quem eu sou? Da onde venho? E aonde vou, dá? E todo mundo explica tudo Como a luz acende como um avião pode voar Ao meu lado um dicionário Cheio de palavras que eu sei que nunca vou usar
Além de sermos gigantes na geografia, em todo continente americano somente nós falamos português, na copa libertadores da América de futebol somos os "estrangeiros", devido a língua portuguesa. A língua portuguesa é linda.
A minha vida e de fazer um filme em Hollywood, acho tudo culpa do Sr. Hitler. Simplesmente, meu pai era Russo, minha mae Alema, eu fui "feito" em Salzburg, Austria, mais nasci em Sao Paulo em 1949. Em 1961 com 12 anos minha familia imigrou para USA, aonde ainda estou agora com 74 anos. Por causa disso, as minhas linguas sao, Russo, Alemao, Ingles, Portugues, Espanhol, e um monte de raizes de outros idiomas, entao me fala, quen sou eu, eu mesmo nao sei, somente que POR GEOGRAFIA sou Brasileiro! E, tambem Corinthiano! Ainda!
No seu caso não é problema. Você é muita coisa. O duro é aqui no Brasil a mídia ( inglesou) todas as palavras. PatrICk, do francês, é PÁtric. PlatINUM do latim é PLAtinum. NoKIA do japonês é NÓkia. Email
E parece que os professores se perderam nessa porque a juventude fala tudo errado. E quando falamos correto (se somos seus pais) eles morrem de vergonha. E mais U e L agora na escrita de vários internsutas, é a mesma coisa.
Tentar acoplar a semelhança linguística da língua portuguesa apenas ao espanhol é errado. Na verdade, línguas românicas se assemelham por possuírem a mesma origem. Essa tentativa de unir a língua portuguesa ao espanhol é gritante e errônea. Somos uma língua românica, logo somos coirmãos da língua francesa, da língua italiana, da língua romena. Todas de mesma origem. Gramática, fonologia e vocabulário são parecidos. TENTAR UNIR A LÍNGUA PORTUGUESA A ESPANHOLA É FORÇAR A BARRA. O português se assemelha ao francês. O português se assemelha ao italiano. O português se assemelha ao romeno. São línguas de msm origem. Inclusive, a gramática é igual👍 EXEMPLO: a gramática da língua romena é igual a gramática da língua portuguesa. É errado falar que a língua portuguesa é semelhante APENAS ao espanhol. Para onde foram as línguas francesa, italiana e romena??? 🤔🤔 Essa tentativa forçada de “união de povo” acaba transmitindo a informação errada de forma tendenciosa!!!
Nenhuma, 😅 no meu documento tá latina não hispânico então não interfere em anda, porque dentre as origem que tem não tem outra opção, ou é latina, ou negra ou asiático, é americana ou não tem outra opções 😅😅😅
Eu sou português e moro aqui nos EUA e por 25 anos era dono principal de uma agência de publicidade para Hispanos/Latinos. Em todos os estudos que nós fizemos, os portugueses nem os brasileiros foram incluídos como Latinos. Quando um brasileiro me pergunta como se classificar, eu sempre digo: “White-non Hispanic” embora a palavra White não seja aplicável a todos os brasileiros. Sempre colocam uma opção: Others _______ . Eu sempre escrevo Lusitanic porque é uma palavra que já existe na Wikipedia e define melhor todos aqueles países onde o português e a língua oficial. Também para pessoas que tem raízes portuguesas e falam português em países o lugares do mundo onde o português não é a língua oficial. Lusitanic is a term used to refer to people who share the linguistic and cultural traditions of the Portuguese-speaking nations, territories, and populations, including Portugal, Brazil, Madeira, Macau, Timor-Leste, Azores, Angola, Mozambique, Cape Verde, São Tomé and Príncipe, Guinea Bissau and others, as well as the Portuguese diaspora generally. Oxalá houvesse um consenso entre todos nós que falamos português para pedir que esta palavra faça parte da nossa identidade. Não somos Hispânicos; somos Lusitânicos.
Trabalho em Portugal em um restaurante toda vez , que vejo um estadunidense eu faço questão de falar que sou americano, depois me perguntam de qual Estado, falo Goiás ,é lindo ver a tela azul na cabeça deles
@@marcosduartejunior4828 É mesmo nao sabia disso kkkk, por mim espanhol é espanhol, português é português assim como Argentino é argentino. Latino, Europeu, escandinavos é meu egg.
Quando eu tava morando nos EUA e tinha que preencher algum formulário sempre achava estranho ter que marcar como outra e não como latina porque eles sempre colocam latino/hispanic então os brasileiros realmente não se encaixam. Sempre fiquei me perguntando se tem algum outro grupo que fica nesse limbo
Vindo de um país que acha que É A AMÉRICA, não me surpreende essa classificação particular deles. Nós falamos uma língua de origem latina e moramos na América Latina, logo somos latinos, embora hajam algumas peculiaridades na nossa "latinês", como o idioma e a cultura. Edit1: como vi muitos comentários aqui, resolvi adicionar um outro comentário. Eu sei que o nome de país deles tem América, no entanto o problema é que eles se consideram os únicos americanos de fatos. Muitos deles nem sabem que Brasil e demais países americanos estão na América. Então assim, eles deveriam escolher outra nomenclatura. Por exemplo, o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo têm o mesmo nome, mas chamamos uns de paulistas e os outros de paulistanos. Então não tem justificativa.
Cara, mas o país deles se chama América. Não confunda a América continente, com a América país. É o mesmo que na Europa ter um país chamado República Democrática da Europa.
@@leonardoalcantara1509 Não se chama América e sim Estados Unidos DA AMÉRICA, ou seja DA AMÉRICA e não América. Isso vai muito além da nomenclatura, pois muitos Estadunidenses se consideram a própria América e esquecem que outros países compõem o continente
@@leonardoalcantara1509 realmente: "Estados Unidos da América", o "Estados Unidos" é uma designação de confederação. O México é, por exemplo, "Estados Unidos Mexicanos". No passado, o Brasil era "Estados Unidos do Brasil"; hoje é "República Federativa do Brasil".
Os paises latinos, exceto o Brasil, compartilham mais do que o idioma: cultura e culinária tem muitas semelhanças. O estilo de vida tb. Apesar de estarmos no mesmo continente, realmente é difícil se sentir “latino”, pois somos muito diferentes dos vizinhos. Não temos as mesmas raizes. Sempre que visito nossos vizinhos de continente penso nisso.
Isso é uma mentira que só um brasileiro poderia contar. 😂😂😂 Os países hispânicos latinos têm culturas extremamente diferentes. Você encontrará poucas semelhanças entre Uruguai e Panamá ou Peru e Cuba. Apesar das diferenças culturais, existe um sentimento de irmandade por falar a mesma língua, ser colonizado por uma cultura europeia, ter muita imigração estrangeira (mesmo que seja diferente dependendo do país) e também por odiar os Estados Unidos da América.
Ser latino es mucho más que hablar una lengua Latina! No hay fronteras geográficas para quien habla español, somos "hermanitos". "Amo o Brasil, mas culturalmente é diferente" ❤
Tentar acoplar a semelhança linguística da língua portuguesa apenas ao espanhol é errado. Na verdade, línguas românicas se assemelham por possuírem a mesma origem. Essa tentativa de unir a língua portuguesa ao espanhol é gritante e errônea. Somos uma língua românica, logo somos coirmãos da língua francesa, da língua italiana, da língua romena. Todas de mesma origem. Gramática, fonologia e vocabulário são parecidos. TENTAR UNIR A LÍNGUA PORTUGUESA A ESPANHOLA É FORÇAR A BARRA. O português se assemelha ao francês. O português se assemelha ao italiano. O português se assemelha ao romeno. São línguas de msm origem. Inclusive, a gramática é igual👍 EXEMPLO: a gramática da língua romena é igual a gramática da língua portuguesa. É errado falar que a língua portuguesa é semelhante APENAS ao espanhol. Para onde foram as línguas francesa, italiana e romena??? 🤔🤔 Essa tentativa forçada de “união de povo” acaba transmitindo a informação errada de forma tendenciosa!!! Pesquise por “línguas românicas” e esse assunto morrerá dentro de vc de vez
Eu também. E outra coisa, como eles querem classificar raças desse jeito? Latino não é raça. Gisele Bundchen branca e Tais Araujo negra e são do mesmo país porém de raças distintas.
Faz sentido para eles. Uma extença parte do território deles fazia parte das colônias espanholas como o Texas, a Califórina e vários outros e uma alta porceentagem da população é descendente destas colônias.
Eu tenho uma solução pra isso: fiquem no Brasil porque, aqui, seremos sempre tratados como brasileiros e ponto final. E que f0d@-se o que acham ou pensam de nós.
Acho que nós brasileiros temos um sentimento de exclusão cultural devido sermos os únicos da América Latina a ter o português como idioma oficial. Eu me orgulho disso porquê somos um povo que abraça todo mundo.
Não é muito diferente não. Vai pros interiores dos estados brasileiros pra você ver, ou da uma olhada na arquitetura do Brasil imperial e vai ver que é muito parecida com a arquitetura da época dos nossos países vizinhos e até mesmo com países da América Central e México. Até mesmo nossas músicas, procura por sertanejos antigos ou mesmo nem tão antigos como "Galopeira" de Chitãozinho e Xororó ou "Deus" de Zezé Di Camargo e Luciano, até os trompetes típicos de música latina são usados.
e so uma pesquisa como nosso....censo do ibge...e depois a culpa e nossa porque a nossa volta todos ablam...somente nos falamos...veja o mercosul quantos paises de linguagem espanica e o que sabemos ou aprendemos de lingua espanhola ou cultura? muito dificil criar identificação com a cultura latina espanhola se nao dominamos a lingua espanhola
Não liguem ao que dizem os americanos, têm muitos estereótipos. Latino deriva de latim, aquele que fala línguas latinas: português, espanhol, italiano, francês e romeno. Sou portuguesa, latina e europeia, com muito orgulho!
Não moça, "latino" é uma palavra pejorativa, afim de denegrir os centro e sul-americanos, em especial os mexicanos. Eles não podem dizer o que somos, apenas nós.
Eu nunca liguei para os que dizem de mim, por ser latino, brasileiro, eu não ligo pra essas coisas, afinal de conta sou gente. Todos somos pessoas e que tudo isso um dia acaba. Na verdade acho tudo isso uma baita ignorância. Kkkkkk
Como brasileiro que já morou nos EUA, digo que faz todo sentido que não sejamos considerados latinos nos EUA, porque o termo realmente se refere as pessoas de origem de países que falam espanhol. E a cultura brasileira é completamente diferente dos outros países da América Latina. Então se a gente não for classificado como latino lá, com certeza ajudará a evidenciar que sim, somos muito diferentes. E para ilustrar, uma vez eu falei para um americano que era do Brasil e ele pensou imediatamente na cultura latina. Então ele disse que eu comia muitos tacos e burritos. Mas mais de 90% da população brasileira nunca deve ter comido isso. Não existe nada na nossa culinária que seja parecido com essas comidas. Não tem nada a ver.
Pior que é uma duvida que eu tambem tenho, moramos na America Latina ,somos rodeados por paises que falam espanhol mas falamos a lingua portuguesa diferente de Portugal.
Boa matéria; O Brasil é o único país da América Latina que fala português e o México, o único país latino que se encontra na Améica do Norte. Tb interessante lembrar que as línguas latinas, ou seja que derivam do latim são: português,castellano ("espanhol"), italiano e francês.
Eu sempre tive dificuldade em enxergar o brasileiro como latino pq eu vejo o termo “latino” muito estereotipado aos países sul americanos de língua espanhola. Se pararmos para analisar sob esse ponto de vista todos eles tem costumes que se conversam/parecem, nós somos quase que completamente diferentes. Então sempre tive essa dificuldade em encaixar os brasileiros na “mesma caixa”.
Estas loco, los estereotipos son más de los países caribeños, desde Venezuela hasta México, toda esa costa hispana caribeña, junto con las antillas (Cuba, República Dominicana y Puerto Rico) si te das cuenta casi siempre ponen las culturas de estos países, la manera de bailar, los ritmos y todo eso, Sudamérica si sacas a Venezuela y Colombia y una parte algunos estados de Ecuador verás que no parecen casi estos estereotipos, son mucho más diferentes, un caribeño sudamericano con un caribeño antillano es más parecido que los demás sudamericanos. Aparte de eso yo creo que también es cosas de su manera de pensar, siempre piensan que nadie los quiere o que son diferentes, cuando no es así, si fuese por eso todos los hispanos tenemos nuestros propios géneros musicales, nuestras comidas y culturas, pero siempre hay cosas similares y eso nos alegra, igual que con Brasil, si empezarán a buscar cosas fuera de ños estereotipos te darás cuenta que no somos muy diferentes a ustedes
O fato de ser altino além da lingua, tem muitas mais coisas que deven se ter em conta, como a musica, a comida, o esporte, os costumes. Eu sou Colombiano e morei no Brasil muito tempo e nunca me senti diferente, já que Brasileiro é caloroso e aberto com pessoas que falam espanhol, até pra nós é muito mais facil aprender o portugués pela semelhanca que existe entre os dois.
Se parar para analisar, por exemplo, a cultura argetina, a cultura colombiana, a cultura hondurenha e a cultura mexicana, são bastante diferentes, mesmo todos sendo países latinos. O Brasil, por si só, já tem uma gama enorme de diferentes culturas (alimentação, sotaques/palavras regionais, danças, comidas, vestimenta), então ter uma classificação "latina" já é querer colocar muitas coisas diferentes juntas. O próprio Estados Unidos também é um país com imensa diversidade, ou alguém acha que Iowa tem a mesma cultura da Califórnia e que Wyoming é parcido com Boston? Eu entendo a necessidade de classificações para algumas áreas, para facilitar alguns projetos, planos e programas (e até para discriminação), mas, no geral, essas classificações também causam muitos desentendimentos. Acho importante valorizar quem nós somos, tanto pelas nossas particularidades quanto pelas nossas semelhanças com países vizinhos e com nós mesmos.
super concordo com sua posição! Dentro do Brasil, tem vários culturas diferentes, linguagem, comidas, paladar etc ... Somo únicos no mundo, e isso é maravilhoso 🎉 kkk
Sim. Nos EUA eles costumam botar cultura latina sendo só cultura mexicana, cubana, portorriquenha e colombiana como uma cultura só. A cultura dos gaúchos no Uruguai, Argentina e sul do Brasil é menos latina que a cultura do dia de los muertos no México.
@@RomeuVerconnidentro do México tbm tem várias culturas e sotaques, dentro da Argentina tbm, dentro da Colômbia tbm, vocês que são ignorantes e acham que só no Brasil tem essa 'diversidade' pois estão presos na bolha dos EUA
Brasil pra mim é um continente a parte, com culturas muitos distintas, culturas as quais são muito similares nos paises espanhóis das americas, eu particularmente me considero brasileiro.
@@robertacamilo4414Não esqueça dos pseudorussos 😂😂😂😂 E o nordeste brasileiro é um caso a parte, criaram uma raça própria: a nordestina. Porém, é dividido em três raças: pernambucanos, baianos e os nordetinos.
No fundo no fundo, bem la no Fundo dos Alfabetos... todos do continente Americano e alguns Europeus...São Latinos ! A Forma como organisamos nossas palavras, vem do Alfabeto Latino. As Letras que o inglês usa, tambem vem do Alfabeto Latino. De A até o Z nós usamos as mesmas Letras. Apenas a organização é diferente. Então no fundo, todos são Latinos Americanos e Latinos Europeu. Pois o idioma predominante era o Latim... ... e seu Alfabeto ta em uso até hoje. Porem uns mora na Europa outros mora na América.
Se vc realmente quer levar ao pé da Letra, então saiba que o sul dos Estados Unidos inteiro falam espanhol e os EUA não possuem um idioma oficial, sem contar que o Francês que também é uma lingua latina, é um dos idiomas oficiais do Canadá, então seguindo a sua lógica EUA e Canadá também são paises latinos.
Eu nao entendi uma coisa, se eles consideram latino uma raça (o ideia) e nao consideram brasileiros de pele clara como brancos, entao nos somos o q para eles do ponto de vista racial?
Eles consideram brasileiros como brancos (os que são brancos) e negros (os que são negros..) pra eles eu sou negro e minha mulher è branca…. Aqui cada um preenche os documentos como querem
Quem é latino? São os nascidos nos países da América que possuem como línguas oficiais o português, o francês e o espanhol, línguas que têm origem no latim. Mas o que importa mesmo é que somos brasileiros com muito orgulho.
Justamente, mas no caso nós somos latino americanos, os latinos propriamente ditos são os povos da parte Sul da Europa (italianos, portugueses, espanhóis, franceses e romenos pra ser mais exatos).
@@LucasAlves-jr9wq sim, falal isso pra eles, ja tentei argumentar a origem de ser latino, latim, roma, origem europa...a reacao nao eh agradavel. Eless so vao usar e bater no peito caso seja de interesse na situacao, do contrario nao, ser LATINO tem conotacao inferior. O brasileiro precisa parar de aceitar o termo. Assim como "colonizacao", errado foi INVASAO "manifestacao" errado, PROTESTO engracado, tem BBC BRASIL, CNN BRASIL, MTV BRASIL DW BRASIL, tudo tem separado, pra vc ver como somos culturalmente conectados!
@@LucasAlves-jr9wqEspanha e Portugal são países latinos tbm, inclusive um português já até corrigiu um Brasileiro dizendo que Portugal é um país latino
Jovem , vou te contar um segredo , tu tá na América do Sul e latina . E para sua surpresa , Espanha , Itália , são países da Europa Latina , incrível né ? 😂
Kkkkķ, pior, meu amigo; tens razão. Vejo da mesma forma: e se tratarmos de racismo aí mesmo que a coisa piora porque os próprios americanos não se entendem, mesmo os brancos da grande maçã (New York) não entendem a maneira de pensar e agir dos texanos, e vice versa, kkkkk. No final das contas morremos e viramos pó, e nada é difrente depois disso!
se vc mora nos Estadoa Unidos, a maneira como eles te classificam pode mudar muita coisa na sua vida... pense um pouco... reflita... desde contratos de emprego à maneira como te tratam em restaurante. Identidade cultural é uma coisa, identidade civil é outra. Sou privilegiada com 3 cidadanias diferentes, já fiz o teste e posso te afirmar: apresente um passaporte ou outro e tenha vantagem ou discriminação. Mas sim, sou brasileira e latino americana, esse sentimento identitário ninguém tira de mim.
Lembro-me quando fui á faculdade em Washington D.C uma senhora negra era a International Couselor (espécie de diretora da instituição de ensino superior, que lidava com alunos estrangeiros). Ela perguntou de onde eu era e classificou como da América do Sul. Até aí tudo bem, mas na hora de entrevista, ela danou a falar espanhol. Eu até entendia uma coisa ou outra. Daí ela viu que não tinha entendido e ela ficou surpresa, porque pra ela TODOS NA AMÉRICA DO SUL falavam espanhol. Enfim, claro que em matéria de impotância o Brasil não tá lá em cima nesse quesito. Mas a tal reitora era autoridade no assunto, estudantes internacionais. Dai minha surpresa maior.
Pq pra eles latino/hispano é algo étnico (racializado e exótico) É gente parda miscigenada de espanhol e indígena q fala espanhol e é um mix de estereótipos culturais do México, Caribe e Colômbia. Gente mt pobre e sofrida, mora em favelas controladas pelo narcotráfico, ditadores corruptos e comunistas. Mulheres promíscuas e prostitutas, quer dar pra quaquer branco loiro. Gente incivizada extrovertida, fala alto e grita, mora 10 parentes td junto, festa e cachaça td hora, é folgado preguiçoso ñ trabalha. Lixo, amimais e moradores de rua por tds os lados, gente robada e morta a cada esquina. Se é branco é filho de nazi refugiado pq só se for divida de jogo pra ter gente branca em lugares como esse, tem dinheiro pra tar fora do país é alguém da elite um um imigrante ilegal. Isso q é america latina pra eles, ditoa pesquisadores e jornalistas vem pra estudar e cobrir as coias exoticas dessas culturas. Maioria nunca pisou aq, fora de lugares turísticos as outras realidades pra eles ñ exitem. É uma África 2.0
Minha surpresa foi quando cheguei no Brasil e saber que vcs não conhecem nem o próprio país, respondem que falam brasileiro e nem conhecem o Amazonas, muitos nem conhecem o sul e assim vai, muito preconceito entre vcs e minha maior surpresa foi descobrir que só vão pra escola 3h por dia e ainda faltam, daí ficou compreensível tanta ignorância e agora tens um analfabeto como presidente ! 🙀 O complexo vira lata que tem os brasileiros és terrível, só beijam a bunda de USA E Europa o resto não existe para vcs! 🙀
Sempre soube, observem as séries de TV americana, somos classificados como brasileiros, geograficamente somos latinos, mas a personificação e identidade, tanto americanos como os irmãos latinos não vêem nossas familiaridades com a região.😯
o termo latino se refere a origem da lingua portuguesa , latina-românica , assim como o espanhol, não tem nada a ver como geografia ou etnias. Pela localização geografica brasileiro um sul-americano
Falou falou e no final não concluiu… Qual é então a nossa classificação nos EUA? Não latinos? Não existe nenhum formulário com essa opção aqui… Às vezes aparece outros, mas não é comum ter essa opção nos formulários
Não classificam a gente como latinos mas acham que falamos espanhol, enfim.
kkkkkkk, bem lembrado.
Verdade ja ouvi falar disso
Aqui na Itália,todos pensam que falamos espanhol.
Ai é burrice msm.
Eles não sabem a diferença entre espanhol, português e italiano. Os americanos que falam apenas inglês.
A pergunta é: Desde quando os EUA sabem de geografia?
Perfeito! Você disse tudo. 👏🏻👏🏻👏🏻
kkkk boa, aposto se perguntar para um americano aonde fica a venezuela eles não vão saber
Ótima!!🤣
E desde quando o Brasil sabe de geografia?
Brasileiro não é tão diferente disso.
Sugestão para a próxima matéria: Por que o brasileiro se importa tanto com a opinião gringa?
Os Estados Unidos não me definem. Minha identidade é dada a mim e definida por mim, não pelos Estados Unidos. Eles podem se alegrar em sua ignorância.
Resquícios de uma ex colônia europeia eu acho
Porque brasileiro é muito vira lata
Kkkkk boa
Não é só nos EUA que não é disseminado que no Brasil se fala Português. Aqui nestas postagens várias menções de países mundo afora pensam que falamos Espanhol no Brasil. Eu vim para os EUA com 17 anos a 45 anos atrás e regulamente me deparo com a pergunta se falo Espanhol mesmo morando numa cidade cosmopolita onde o turismo é a indústria número um. Quando você vai para o interior dos EUA (longe das costas ou fronteiras), aí a vaca vai para o brejo em pleno século vinte um. Sendo assim eu visto a camisa com orgulho que sou Brasileiro e por necessidade não me identifico como Latino. É bom lembrar que onde moro (Califórnia), era território Espanhol, com incontáveis cidades e ruas com nomes Espanhóis, San Francisco, Los Angeles etc… Aqui a história e cultura Hispânica é enraizada, ser Brasileiro é ser uma ave estranha, e digo mais se não fosse o futebol seríamos como alienígenas! 😊🌎⚽️🇧🇷
E qual a importância disso e do que eles acham?
Então... kkķkk
Kkkkkkkkkkk
né! a opinião deles nn mudou e nem vai mudar nada na minha vida.
É só mais uma constatação da “inteligência” deles rs
@@kcy.m.s KKKKKKKKKKKKKKKK
Como um americano o qual morou por varios anos no Brasil, acredito que a percepcao dos americanos sobre os brasileiros e diversa de como os brasileiros se observam entre os demais cidadaos do America Latina. La no Brasil, as pessoas nao tem muita conexao com os paises da Central America e a cultura e predominantemente portuguesa e europeia. Existe uma forte conexao com os USA, mas acredito que isso exista pela influencia do geopolitica.
De algum modo, para os americanos, portugues tem sonorizacao bem diferente de espanhol e os brasileiros aparentam ser diferentes, etnicamente falando. Como o Brasil e um pais formado por cidadaos do mundo todo, existe um pluralidade de brasileiros, enquanto que o resto da america hispanica tem uma concentracao muito maior entre espanhois e indigenas locais.
Talvez isso contribua para o percepcao que temos sobre brasileiros nao serem exatamente latinos como o termo nos direciona a pensar.
Em tempo, Brasil foi um dos paises mais fantasticos que ja morei. Foram 15 anos muito bons com muita gente boa e vibracoes positivas. Um nacao inesquecivel!
Ps: desculpa falta de acentos e erros. Meu teclado nao tem acentos e meu portugues enferrujou depois de 10 anos de partida do Brasil.
Excelente explicação!
muito bem dito mano.
👍
acho q a percepção latina dos americanos se resumem muito sobre a America central, como vc disse, já aqui na America do Sul, não só no Brasil, nós tivemos muitos imigrantes pós guerras ... alemães, italianos, japonese, africanos etc... disseminaram bem não só no brasil mas na argentina, uruguai, chile, colombia... mas no brasil realmente tivemos bem mais imigrantes que os restantes
vc ainda sim escreve melhor que muitos brasileiros, parabéns!
Sinceramente, não me importo nem um pouco como eles nos classificam. Mas é interessante saber que nós causamos essa confusão, haha.
Tentar acoplar a semelhança linguística da língua portuguesa apenas ao espanhol é errado. Na verdade, línguas românicas se assemelham por possuírem a mesma origem. Essa tentativa de unir a língua portuguesa ao espanhol é gritante e errônea. Somos uma língua românica, logo somos coirmãos da língua francesa, da língua italiana, da língua romena. Todas de mesma origem. Gramática, fonologia e vocabulário são parecidos. TENTAR UNIR A LÍNGUA PORTUGUESA A ESPANHOLA É FORÇAR A BARRA. Mas não é isso. O português se assemelha ao francês. O português se assemelha ao italiano. O português se assemelha ao romeno. São línguas de msm origem. Inclusive, a gramática é igual👍 EXEMPLO: a gramática da língua romena é igual a gramática da língua portuguesa. É errado falar que a língua portuguesa é semelhante APENAS ao espanhol. Para onde foram as línguas francesa, italiana e romena??? 🤔🤔 Essa tentativa forçada de “união de povo” acaba transmitindo a informação errada de forma tendenciosa!!!
@@ofranzcastela_IG Acho que a definição de país latino (para eles) ser país que tem sua língua nativa o Espanhol se deve apenas ao fato de que a maioria dos países da América Latina falarem Espanhol. Imagino que seja um pensamento "simples" assim que eles tiveram ao fazer essa classificação.
Essa posição do brasileiro de querer arrastar tudo para uma proximidade com o espanhol é errado. A língua portuguesa não é só parecida com o espanhol, mas tmb se parece com as línguas francesa, italiana e romena, fazendo parte das línguas românicas. Talvez por viver rodeado de países de língua hispânica o brasileiro tende a achar que somos iguais por questão regional. Mas não somos. Esse mesmo brasileiro não sabe da proximidade linguística que a língua portuguesa tem com o grupo de línguas românicas. Esse é o erro!!! Sendo assim o italiano deveria ser chamado de latino tmb. O francês deveria ser chamado de latino. Enfim…
kkkkk
A análise dela está errada .
A classificação lá é POR RAÇA e não nacionalidade .
Daí a confusão com o Brasil , que é composto por várias raças .
Imaginem quando eles descobrirem que somos AMERICANOS rs...
E nós somos Americanos mesmo.
Pois moramos no no continente chamado America.
@@franck101 A única diferença é a geográfica. Eles são norte-americanos, enquanto nós somos sul-americanos. Muitos vão ficar de queixo caído perguntando onde fica essa tal América do Sul.
Os brasileiros não sabem a diferença entre o continente chamado “América” e o país chamado “ Estados Unidos da América” (EUA), que nós chamamos apenas de “Estados Unidos” e eles se chamam apenas de “América”. Quem nasce lá tem cidadania americana. Quem nasce aqui, não.
Sul Americanos
Verdade, quem mora na continente asiático é asiático, quem mora no continente da Europa é europeu. Quem mora no continente da África é africano. Quem mora na Oceania é oceânico. Quem mora na América é AMERICANO.
Estamos considerando pelo campo de blocos continentais. Agora falando sobre língua, aí é outra coisa…
Eu prefiro dizer que sou Brasileiro e pronto. Todo mundo entende e fim. 😅
Chorei de emoção ao receber tanta cultura, espero que a BBC continue galgando os confins da sabedoria como nesse documentário.
Li uma frase e isso faz rodo o sentido nesse contexto. "O Brasil não cabe no quintal de ninguem". É unico, grande em todos os sentidos.
Tentar acoplar a semelhança linguística da língua portuguesa apenas ao espanhol é errado. Na verdade, línguas românicas se assemelham por possuírem a mesma origem. Essa tentativa de unir a língua portuguesa ao espanhol é gritante e errônea. Somos uma língua românica, logo somos coirmãos da língua francesa, da língua italiana, da língua romena. Todas de mesma origem. Gramática, fonologia e vocabulário são parecidos. TENTAR UNIR A LÍNGUA PORTUGUESA A ESPANHOLA É FORÇAR A BARRA. O português se assemelha ao francês. O português se assemelha ao italiano. O português se assemelha ao romeno. São línguas de msm origem. Inclusive, a gramática é igual👍 EXEMPLO: a gramática da língua romena é igual a gramática da língua portuguesa. É errado falar que a língua portuguesa é semelhante APENAS ao espanhol. Para onde foram as línguas francesa, italiana e romena??? 🤔🤔 Essa tentativa forçada de “união de povo” acaba transmitindo a informação errada de forma tendenciosa!!!
Brasil é um gigante anāo
@@ofranzcastela_IG Pois é! Onde estão ou outros idiomas, tais como você citou? E os franceses, portugueses e italianos que estão lá nos EUA? Onde se encaixam?
@@treinecomigoSimplesmente ninguém considera os espanhóis italianos e Franceses como latinos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estou nos EUA, Flórida especificamente, entro nas lojas e os vendedores vêm falar espanhol. Eu respondo em inglês. Quando perguntam de onde sou falo Brasil com muito orgulho. Dois motivos: alguns atendentes só falam espanhol ou acham que qualquer pessoa que não é americana fala espanhol. Eu poderia responder em espanhol, mas gosto de explicar que a gente fala português kk :)
Como eles sabem de cara que vc não é americana?
@@einfachallan eles sabem, americanos são bem brancos e quando tomam sol ficam vermelhos (literalmente), a gente fica mais bronzeado. Brasileiro e latino usa bastante calça jeans tb, aqui e só usa quem é mais de fazenda.
Ótimo!😅
@@flaviasu Entendi. Nessa questão da calça jeans eu estou com os americanos, não gosto mesmo.
Moro fora e em qualquer lugar do mundo brasileiro reconhece brasileiro, então acredito ser a mesma coisa com eles, eles reconhecem os seus.
Moro nos EUA, quase todos americanos quando me escutam falando português pensam que é francês ou italiano. E quando falo que sou brasileiro, eles dizem que achavam que falávamos espanhol no Brasil.
Normal, americano é burro 😂
Kkkkkkk e nos EUA eles sabem diferenciar o português do espanhol? O idioma são muito parecidos 😂😂😂
Já passei por isso kkk foi igualzinho
@@danyxavier2606 pior que eles não sabem. As palavras são realmente bem similares entre português e espanhol, mas o acento é bem diferente, por isso eles pensam que é outra coisa.
Caraca, os caras confundem até com o francês?! Bem que falam que o americano médio é burrinho.
parabéns pela aula excelente seu trabalho.
como mexicano, isso é besteira, vocês são nossos irmãos latinos. Amo o Brasil
Gracias mi querido 🎉
Obrigada meu querido 🎉
Concordo 😅
Somos irmãos "latinos" cuja fala é a linda e melodiosa língua Portuguesa 🎶 🎵
Dios te bendiga 🙏
Beijos 💋 y Besitos 💋 Lucinha Pisarro
Sim , claro que somos latinos abraços irmão 🎉😊
Ta bom falso
Eu sou mineiro e não brasileiro
@@Enma6069kkkkkkkkkkkkk
Sou americano, nasci na América. Também sou brasileiro e latino. Mas os EUA têm essa tradição de fazer confusão com a Geografia, o próprio termo "americano" é ambíguo. Lá pela década de 50, eles decidiram ensinar diferente do resto do mundo, e dizer que América não era mais um continente, mas sim o nome do país. Os continentes seriam "North America" e "South America", e os dois juntos são as "Americas" no plural. Acontece que o continente já era chamado de América muito antes de os EUA existirem. Pra consertar isso, usamos "estadunidense" - e não, não é invenção da esquerda. Na verdade, é usado no meio acadêmico pra evitar ambiguidades em português, espanhol, italiano...
Edit: quem não sabe o significado de "americano" não deve conhecer uma das maiores cantoras do mundo, Mercedes Sosa, conhecida como "A Voz da América" (sim, do continente, ela é argentina), cantando "Corazón Americano" com Milton Nascimento... Não conhece as canções nativistas cantando sobre os "irmãos americanos", nunca ouviu Caetano Veloso cantando "América, América, América" - hino da imigração italiana no Brasil. A América tem uma história e um significado muito mais antigo e amplo do que apenas restrito aos EUA.
Um falso brasileiro que prefere ser "americano". Legal que você se considera latino, mas tem gente que não gosta. E ponto! Cada um no seu quadrado e segue o baile!
@@LAN-ug1nh Outro que não sabe geografia. Como se chama uma pessoa que nasceu no Continente Americano? Não é questão de preferir nada, é questão de lógica.
Birrinha de adolescente intelectual.
Os americanos sempre foram vistos como americanos assim como os demais do continente, mas os demais países latinos e caribenhos e o Canadá, focaram-se no nacionalismo de estado-nação; os Estados Unidos idem. Só que, os Estados Unidos, graças sua cultura do entretenimento tem um softpower maior que todos e foram visto com esse gentílico.
Do mesmo jeito que nós brasileiros não falamos "República Federativa do Brasil", mas sim só "Brasil", eles também não falam "Estados Unidos da América" (só em questões oficiais), mas focam-se em "América".
Continente americano é classificado em "Américas" por questão regional. Isso também ocorre na Europa, Ásia e África. O norte da África é chamado de magreb e faz parte do Oriente Médio. Assim como Israel e Armênia e Turquia estão na Ásia, mas fazem parte na União Europeia.
Conspiração de quinta de esquerdoide latino-americano que vive de birra com os muricas por causa de uma gentílico continental em falar que fizeram isso ou aquilo por causa de uma nome.
Sim, o continente era chamado de América muitos antes do Estados Unidos vir a existir assim como o continente já foi chamado de índia Ocidental (ou Índias Ocidentais). Disso ninguém lembra, né?
Acho que você não sabe o que é "sub-continente" e do fato de existir nomenclaturas.
@@claudio8551 O termo "estadunidense" é oficial na linguagem formal e na academia mesmo, não apenas usado por adolescentes. Estudo na Itália. Em artigos científicos e livros do meio acadêmico usam STATUNITENSE, não usam "americano", que é ambíguo em português, espanhol, italiano... (assim também é a Wikipedia, por exemplo, que procura refletir regras acadêmicas.) Os professores todos também falam assim: imagina você, se achando o esperto, chamando todos os professores italianos de adolescentes kkkk... A linguagem científica deve evitar ambiguidades, e isso nada tem a ver com política, adolescência, ou birra. É que o nome que eles escolheram é ambíguo mesmo. Mas pelo seu discurso, não espero que você tenha conhecimento sobre a linguagem usada em artigos acadêmicos e no meio científico.
Sempre usei o termo estadunidense desde criança, realmente não tem nada de invenção de esquerda
Sou americano e sim, é um desastre. Perdão se meu português é ruim. Em primeiro lugar, a maioria das pessoas que conheço pensa que os brasileiros falam espanhol. Pensam também que países como El Salvador ou Nicarágua fazem parte do México. Além disso, pensam que toda a gente na América Latina é pobre, não tem televisão nem internet, etc. Deve realmente haver uma mudança na educação do meu país sobre o resto do mundo nos Estados Unidos, para os nossos filhos. Quer dizer, acho que a maioria dos americanos não conseguiria apontar o Brasil num mapa. Estamos todos fodidos se isto continuar.
Não estudam Geografia nesse país? Porque é na geografia que se aprende sobre as características básicas do mundo do qual fazemos parte.
Não creio que um país que se diz tão desenvolvido seja analfabeto geográfico.
Sou brasileira e também sou americana
Nossa
Eu também sou americano.
Fala bem o português, já está até falando palavrão
Obrigado por nos ensinar isso.
Mudou a minha vida
Estou no Canadá e há algumas semanas teve um festival latino americano aqui, teve música, comida e barracas de todos os países exceto do Brasil! Aliás, em um dos momentos da festa o próprio cantor latino agitando a platéia começou a falar o nome de cada país e advinha, nada de Brasil!rs estão, acho que até para alguns latinos nós não somos latinos tb. Rs
Exatamente, porque nós deveríamos nos sentir latinos se não temos nada haver.
Ustedes desde hace muchas décadas siempre negaron ser latinos, siempre han dicho que no son latinos que son Brasileños, sudamericanos o americanos, pero jamás latinos, así que no se sorprendan si nunca se les involucra en algo que sea de latinoamericanos. Jamás ví a ningún futbolista hablando de la xenofobia y racismo por ser latino, jamás han dicho soy latinoamericano, ni nada de nada. ¿Por qué alguien tendría que incluir a personas que no quieren ser parte de algo? YA sea en festivales, deporte, música etc etc
@@GN06-11 e porque voces vivem nos chamando de macacos nao queremos nada com um bando de indios ignorantes
@@GN06-11eu me considero latino e gosto disso
Galera pros demais países Latinos = Hispânicos, nós não somos Hispânicos, somos Lusos.
uma nação inteira que precisa de um intensivão de GEOGRAFIA e HISTÓRIA!!!!!
O problema é que tem muitos brasileiros que não se consideram latinos
Tipo homens q se acham mulheres.
@@GIGACHAD77506?????????????
@ЖЦЦЖЦДУДВДВДВ Mano??????
Será que precisa? Acho que eles apenas não se importam. Em questoes científicas por exemplo ganham de goleada de outras nações. Então vai ver apenas não ligam em saber.
Estadunidenses entendem tanto de geografia e geopolítica quanto eu entendo de física quântica. Geralmente os países fora do nosso continente não sabem nem a língua que é falada no Brasil
@C.S Braga calma!
@C.S Braga É, mas nós nao somos o país mais rico do mundo, o EUA é.
É bem vergonhoso o quão pouco eles sabem sobre o resto do mundo, estão bem atrás de muitos outros países desenvolvidos nesse sentido.
@C.S Braga Pare humilhar seu povo. Somos vítimas da elite maldita e escravocrata.
@@gosteiefavoritei1 Qual a língua falada no Azerbaijão? Turcomenistão? Namíbia? países não relevantes no cenário mundial não são conhecidos, infelizmente somos de terceiro mundo e não estamos coletivamente tentando melhorar
@@charlesdesouza5965 Brasil não é relevante? Essa é nova, literalmente diversos países parabenizando nossas eleições e as aberturas comerciais que iriam vir kkkkkkkkkk
Um certo professor que eu tive disse na aula que todos os povos que falavam línguas derivadas do latim, eram classificados como "latinos". Estes são os principais idiomas derivados do latim: -italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno.
Exatamente isso.
Línguas Românicas.
Para um povo ser latino nao basta apenas falar uma lingua originaria do latim (embora sem duvida esse seja o componente principal), mas também é importante que suas instituiçoes e bases culturais principais sejam de origem latina; Por exemplo : Brasil, França, Romênia e Chile sao paises latinos, pois falam uma lingua latina, utilisam o "direito romano", tem presença forte da igreja romana, etc... Em todo caso, nao existe uma definiçao clara e precisa de "ser latino", logo duvido nada de haver algum pais latino aleatorio que destoe de tudo isso ai que eu disse kkkkkk
@@nandolds2008 que linda colocação 👏tbm acho muito.☺️
O povo e muito burro kkkkk
Acredito que o Brasil seja um país único na América. Na América do Sul estamos “isolados” porque há muitas diferenças culturais e de idioma, de mesma forma na América Central e do Norte. Se a classificação fosse latina aumentaria ainda mais o pensamento de que a América do Sul é singular e não tem nenhuma diferença entre os países, além de aumentar o pensamento de que o Brasil fala espanhol
E isto ai, nao temos nada igual a eles, uma cultura completamente diferente, nao gosto da cultura deles, ate a bunda das brasileiras sao diferente das delas.Da proxima ficha q eu preencher vou colocar Raca BRANCA.
Aí está o grande ponto! Neste momento da Historia, principalmente, espero que o Brasil continue "isolado".
Concordo! O Brasil tem uma singularidade na América.
Exatamente. Somos visivelmente diferentes, não temos a mesma homogeneidade cultural dos outros países
Vergonhoso uma fala dessas... Achar que a Jamaica e a Argentina são a mesma coisa... Lhe digo que a Jamaica esta muito mais para o Brasil que para a Argentina. Na America Latina existe muito mais diversidade que a America do Norte ou Europa.
O que os norte americanos sabem de geografia? 😅
Nada!!!!!!kkkkkk
Nem geografia do próprio país !
Eles acham que as bordas da terraplana ficam nos limites dos EUA... ❤
Nadaaaaa
Que mesmo com o NASA sendo de lá, tem gnt que acham que a terra é plana?
Um garoto brasileiro residente nos EUA foi tirar habilitação e mostrou em um video que seus documentos o classificavam como "latino". O garoto é caucasiano e não constava simplesmente "branco" com campo COR. O campo Nacionalidade já contempla a estatística de origem, o lance é que eles não colocam branco ou negro no campo Cor para estrangeiros. Imagina uma busca policial atras de um "latino" e chegando lá encontram um brasileiro de 1,85 branco e loiro...
O Brasil é um país único, ninguém se parece com a gente
A África inteira parece com o Brasil, em todos os sentidos kjjjjjkjjjj ☠️
@@samsaraS2 SS vdd
Venezuela, Cuba
Os argentinos e venezuelanos acho parecidos com os brasileiros
@@samsaraS2nem todos os sentidos
"Os brasileiros não são latinos"
Disse aqueles que acreditam ser a própria América
E não sabem que a América é o continente
Explicar isso de uma maneira fácil.
Nosso país se chama REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL assim nos chamamos normalmente de BRASIL, pra não falar o nome todo.
O nome do país deles são ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, assim como no Brasil pra não ter que falar o nome todo eles resumem em AMERICA.
Tem nada de errado acontecendo aqui não.
Na real nós que estamos fazendo errado chamando eles de Estados unidos, e tipo se outro país chamasse a gente de República federativa e só.
@@GustavoHenrique-vs9li, tentou explicar e não saiu nada, Republica federativa quer dizer o tipo de regime do Brasil, não exatamente um nome, já Brasil é o nome (não atoa você ver assim em todos os mapas). Já EUA você ver ele assim em todos os mapas "Estados Unidos". Isso de ser chamados de Americanos é coisa deles. Não é que não pode, mas da a impressão que pensam que são a unica america, pela maneira de falar, com isso menosprezando os demais continentes. Algumas vezes fica até como preconceituoso, já que se considerar America, menospreza a existencia das outras. Tipo sou primeiro mundo e as demais não existem.
@@Zael2011 Amigo pesquisa antes de digitar o nome do Brasil é Republica federativa do Brasil, esse é o nome oficial do pais, não é atribuição de titulo não.
Assim como existe o continente Africa e o pais Africa, existe o continente America e o pais America, são justamente a primeira porção do continente descoberta que levou o nome, ou seja o continente só chama America por que a porção de terra que primeira foi colonizada se chamava America.
Entendeu? o nome do País America veio antes do nome do continente America, quando a porção sul do continente foi descoberta a porção norte ja se chamava America a muito tempo, isso é uma questão de Historia, adoro como zoam os Americanos por serem ruins de geografia o que realmente na maioria dos casos são, mas são horriveis em historia o Brasileiro na grande maioria são.
Enfim mais uma vez explicado esperado que tenha entendido.
Cara, o Brasil é um continente e inegavelmente somos mto diferentes dos nossos vizinhos e a língua é o fator principal. Eu já rodei mto esse país e posso afirmar que msm com tds as nossas diferenças internas, vc pode colocar um gaúcho numa mesa de bar com um carioca e um amapaense e em 20 minutos de conversa eles nem percebem mais que são de estados diferentes. O próprio brasileiro fala dos latinos ou sulamericanos como "eles" e "nós" como brasileiros. Quem curte futebol e nunca falou "esses times latinos/sulamericanos são catimbeiros..."? O Brasil é tão grande que nós temos dificuldade de nos vermos dentro de um continente, nós somos o continente e não interagimos muito com nossos vizinhos fora desse nosso "continente". Mas como eles são mto menores que nós e interagem entre si o tempo todo, especialmente na internet, a relação deles com outros países hispânicos é como a nossa com outros estados brasileiros. É quase como se eles fossem irmãos e nós primos meio distantes. Isso não é ruim ou bom, é apenas como as coisas são.
É isso aí, é os brasileiros vs hispânicos/latino-americanos. Não vejo nenhuma massa de brasileiros querendo ser reconhecidos como latinos-americanos.
Você é a conta do Brasil mesmo ?
Eu vejo isso como bom, deveríamos ser os líderes dessa imensidão de terras chamadas América do Sul!
@@hugo-garcia sou belo, impávido e colosso, meus bosques têm mais vida, sou uma mãe gentil, mas minhas ruas são cheias de buracos. Sim meu filho, sou eu, o Brasil.
Mas eu interajo com nossos irmãos latinos na internet e nos sites de mangá espanhóis pela ansiedadepor capítulos novos.
De fato português e espanhol são línguas primas de primeiro grau. Linguisticamente falando. 😅
Entao, como somos clasificados? Como debemos responder como Brasileiro nos formularios.
Ser latino nos coloca em um pacote.
Ser brasileiro nos torna unicos! E pra mim isso basta.
pqp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk na moral kkkkkkkkkkkkk nem sei o que cmentar kkkkkkkkkkkkkkk
cala boca ai
Vcs não são os únicos que fazem malandragem ! 😂
Aff
Concordo, ser considerado latino é uma bosta
Para mim tanto faz a classificação, o que importa é ser bem tratado em qualquer lugar do mundo. Eu gosto de responder é que sou brasileiro! rs
Faz muita diferença, na prática. A diferença é você chegar aqui e ir num médico e ter um intérprete que fale português, tirar carteira e ter a prova em português, ou usar qualquer tipo de serviço governamental na língua portuguesa.
Sim, somos latinos e culturalmente muito próximos dos hermanos. Mas se você vive nos EUA e marca latino, ao invés de escolher "Other" ou Outro e escrever "Brazilian," você está, sem má-intenção, fazendo um desserviço a comunidade brasileira pois a língua portuguesa nunca será oferecida enquanto eles pensarem que todo mundo fala espanhol.
E sim, em espanhol, a gente se vira, mas não é a mesma coisa de jeito nenhum.
Brasileiro sofre preconceito no exterior?
Luciano estava em casa,hospedando seu velho amigo,Lorenzo. Que estava com suas malas,pois no dia seguinte Lorenzo ia até o aeroporto,Luciano ia lhe dar carona. Os 2 tinham acabado de jantar. Por curiosidade,Luciano perguntou ao Lorenzo:
-Você vai ao aeroporto por quê?
-Tenho que ir trabalhar fora! - Respondeu Lorenzo. -Irei me mudar para outro país.
-Você tá louco?- Luciano perguntou desesperado - Não vê que os estrangeiros são tudo preconceituoso? Odeiam brasileiros e latinos em geral,não vai não! Fica aqui! Vc pode sofrer preconceito. - Lorenzo olha espantado para Luciano,que estava implorando com todas as suas forças para que ficasse no país para que não sofresse preconceito fora do Brasil.
-Mas senhor, os estrangeiros...-Tentou argumentar Lorenzo
-Os estrangeiros nada! Vão te discriminar,vc vai sofrer xenofobia,vc é latino! É melhor ficar aqui! Não sabe como os estrangeiros nos odeiam? Vc não vê direto no YT os brasileiros que moram fora e foram vítimas de xenofobia? Vc ñ vê os filmes americanos que dizem que odeiam latinos? Acho incrível brasileiro tratar super bem estrangeiros mas lá fora sofrer preconceito!-Neste momento,a campainha da casa de Lorenzo toca. Entra um entregador de pizza. O mesmo diz a Luciano:
-O que foi,por que está estressado?
-O cara aqui quer sair do país! - Disse Luciano
-Qual o problema dele querer sair do país?-disse o entregador de pizza.
-Ué,vc não vê que brasileiro sofre preconceito no exterior? Imagina o que ele vai sofrer por ser latino...
-Vc sabe o que é latino?
-Claro que sei,quem nasce do México para baixo!
-Não,latino é quem fala línguas derivadas do latim. Latim era uma língua falada na Roma antiga,hoje em dia ela não é mais utilizada. Mas,deixou suas filhas. São elas o português,o espanhol,o francês,o italiano e o romeno. Quem fala essas línguas,é latino! Sabia que os canadenses são latinos?
-Como assim? Os canadenses moram em cima dos Estados Unidos,não vivem do México para baixo.
-Sim,mas no Canadá tem a província de Québec,que fala francês. Francês é uma língua latina.
-Você já viu o filme Bacurau? Nele tem uma cena que mostra que os gringos enxergam brasileiros como latinos e inferiores?
-Tudo que mostra em um filme é real? Seguindo essa linha de raciocínio, em "Os Três Patetas",quando você se joga do 10° andar de um prédio você não morre,se levanta na hora e está tudo bem,ninguém se machuca ou morre. Por que não se joga do 10° andar, Luciano?
-Não sou louco de fazer isso!
-Pois é. Além do mais, essa coisa de "Latino" é praticamente algo exclusivo dos EUA. Fora dos Estados Unidos,há relevância 0. Nem mesmo na Europa ou no Canadá você escuta essa expressão,somente para se referir às pessoas que falam linguas latinas! Você sabia que a Gisele Bündchen é considerada branca no exterior?
-Mentira!
-Pois é!
-Mas isso não anula o fato de brasileiro sofrer preconceito no exterior.
-Bom,deixa eu lhe fazer uma pergunta: com que frequência vc fica pensando em países como Guatemala,Filipinas,Vietnã,Moldávia,Cazaquistão?
-Eu nem sabia que esses países existiam!
-Pois é,um estrangeiro não deve ficar pensando 24 horas por dia no Brasil e em brasileiro,não acha? Isso por um certo lado é bom. Há sim muitos estrangeiros que sofrem preconceito em outros países. Caso dos mexicanos quando vão aos EUA ou os árabes quando vão à França. O brasileiro não é um desses. Inclusive,recomendaria vc a assistir um filme francês chamado SAMBA,onde um argelino vai morar na França e na imigração ele diz que é brasileiro,porque na França é melhor ser brasileiro do que ser argelino. Mas,voltando ao assunto... como eu disse,os estrangeiros não ficam 24 horas por dia pensando no Brasil e em brasileiro,correto? E vc sabe o porquê desses outros estrangeiros sofrerem preconceito em outros países? Porque fazem coisas que não devem. Você faz o que vc quer na casa de outras pessoas?
-Não!
-Então,é só vc ir para outros países e seguir as culturas locais que vc será bem tratado. E por vc ser brasileiro,já é uma coisa boa,pois como eu disse,quase ninguém lá fora conhece o Brasil direito. Então significa que vc estará começando do 0. Vamos imaginar que seu vizinho tenha nascido na Malásia,mas fala o português perfeitamente,se comporta que nem brasileiro,é educado... Vc iria desconfiar que ele é estrangeiro?
-Jamais!
-A mesma coisa vc,brasileiro indo morar fora. O maior erro do brasileiro é achar que lá fora é igual ao Brasil. Querer ter uma vida igual à que vc tinha no Brasil,caso vc queira seguir suas culturas,é recomendado que vá para países multiculturais,tais como Canadá,Nova Zelândia e Austrália. E como vc disse de que "Nós recebemos bem os estrangeiros",me lembrou outra coisa: Primeiro que nós tratamos bem americanos,europeus ocidentais,japoneses,coreanos... Mas como brasileiros tratam haitianos,bolivianos,subsaarianos etc.?
-É verdade!
-Viu? Todo mundo tem um certo preconceito.
-Mas eu sei que minha vizinha já morou na Europa e disse que lá o povo tinha preconceito com ela. Ela morava em Portugal...
-Portugal não representa a Europa toda. Já foi para Holanda? Alemanha? Itália?
-Meu primo foi para a Alemanha e sofreu preconceito lá. O povo vivia olhando para ele com olhar torto.
-O mesmo os europeus fazem para eles mesmos. O erro do brasileiro é estender tapete vermelho para estrangeiros e achar que lá fora tem que acontecer a mesma coisa. Se os estrangeiros não olharem para ele com sorriso,jogando dinheiro para o alto,é preconceito. Sabia que muitos conhecem o povo brasileiro por ser um povo alegre,e mts amam nosso povo? Os italianos vivem cantando o hino da FEB para homenagear nossos soldados que salvaram eles dos nazistas! Portugueses amam ver as novelas brasileiras! Se vc chegar em um lugar na Europa e falar que é brasileiro,eles já abrem um sorriso,pois lembram que nosso povo é um povo alegre;inclusive,mts brasileiros que são descendentes de italianos vão para a Itália e falam mal do Brasil,com a intenção de serem aceitos pelos italianos. Mas os italianos não gostam disso e não deixam brasileiro falar mal do Brasil. Quando eu morava na Itália e dizia que eu era brasileiro,eles me perguntavam o que fui fazer lá,italianos tem inveja do nosso país. Há sim muitos estrangeiros preconceituosos,mas nem todos. A maioria deles são frios,até conhecer um brasileiro. Fora que isso depende muito da experiência de cada um. Eu posso ir para fora e sofre preconceito e vc pode ir para fora e ter uma vida maravilhosa! Saia desta bolha que não te permite abrir os olhos para o mundo! Ok?
-Depois dessa mijada...
-Espero ter lhe ajudado.
-Me ajudou mt. Lorenzo,me leva junto? Para onde vc vai?
-Vou para Londres,Reino Unido. -Respondeu Lorenzo. -Eu quero ir junto.
-O entregador de pizza foi embora,dando essa lição aos brasileiros com síndrome de vira-lata...
@@porainessemundaoMuito bom 👏
@@mandysberi pronto!! quer chegar em outro país e ter serviços na sua própria lingue e ainda pensa nisso como uma obrigação... Acorda!!!!
@@6epao Amigo, todo país de primeiro mundo oferece serviços básicos em múltiplas línguas, pois eles entendem a importância do imigrante. Acho que quem imigra tem a obrigação de aprender a língua e cultura do país que o acolheu, sim, mas aprender uma língua não acontece do dia pra noite. Sem contar que do ponto prático, um imigrante (ou cidadão mesmo) doente e com fome, sem acesso as necessidades básicas é um problema infinitamente maior em termos de recursos pra um país do que o custo de traduzir um folheto ou provir intérpretes.
No final das contas terminou o vídeo e não entendi como nos classificam.
B0sta de vídeo
2:40 "reclassificados como não hispânicos ou latinos" Essa é a nossa classificação
se eles n tem classificação que encaixe a gnt, a gnt é o q a gnt quiser 🤷♀🤣🤣
Acho que entramos nas demais: negro, branco ou asiático, a depender da sua etnia predominante.
Vdd
Eu concordo que não somos latinos, mas como preencho os formulários então? Eu tenho colocado “2 or more races” / other …
O Brasil é culturalmente um pais fechado. Não so com o restante da América Latina mas com o mundo. No Brasil é dificil achar gente que fale inglês por exemplo, exatamente pela força cultural. A grande maioria dos filmes e series estrangeiras são dubladas e a maioria das músicas tocadas nas rádios são brasileiras. É um fenômeno que acontece em lugares como França, Rússia, Japão. Quando estive no Chile percebi que há um orgulho entre eles em serem latinos, coisa que não ha no Brasil. Quando morei na Indonesia notei que há grande abertura para que haja influência e consumo do que vem de fora, apesar de inglês não ser a língua oficial, tá quase tudo em inglês por lá, enquanto no Brasil a cultura e a lingua ainda são extremamente valorizados.
Definiu bem! Desde 91 resido fora do Brasil entre Portugal, Alemanha e EUA (onde moro há quase 25 anos). Conheci alguns indonésios na Holanda e aqui nos EUA também, e em Portugal alguns timorenses - e como você disse, são extremante abertos ao "diferente". Possivelmente, por ser um país extremante turístico.
Achei teu canal interessantíssimo, pena que não tenho nenhuma intimidade com as diversas línguas indonésias 😂
Sucesso e grande abraço!
Brasil não se orgulha de ser chamado de latino pq nós não nos identificamos com tal nomenclatura.
O brasileiro se orgulha de ser brasileiro, mesmo apesar dos incontáveis erros e problemas que nosso país enfrenta.
Sabemos que falamos um língua latina, mas Latino é para o restante da América do Sul. Falamos uma língua com origem europeia e nos nos consideramos parte dela.
Brasil criou sua própria cultura, e gosta de manter ela, querer nos colocar como a mesma coisa que outros povos da América do Sul, para o brasileiro é bizarro.
amei disse tudo
@@wesleydantas5326 PERFEITO...!!!
O Brasil é um mundo dentro de outro, e pra mim está ótimo assim
Quando eu morei nos EUA eu me identificava como "multiracial" ou "others", pois nos formulários só haviam as opções "Hispanic" como "Spanish background" (não sou descendente de espanhol e nem falo espanhol), "Native American" (não pertenço a nenhuma tribo indígena), "white, european" (não sou 100% branca embora eu tenha ascendência européia e do oriente médio), "black" (tenho ascendência africana mas minha pele é branca, meus cabelos são lisos e não tenho traços negroides), "Asian" (não tenho ascendência asiática)... Complicado isso para nós brasileiros.... E o mais bizarro é que, quando eu morava lá, quando eles me perguntavam de onde eu era e eu falava "I'm from Brazil", eles diziam surpreendidos "But you are white!" ( Você é branca!)... Então, isso é ser brasileiro nos EUA... Uma raça indefinida... 😂
Você é “White/european”. Qual a dúvida?
Vira-latas kkkkkkk
E provavelmente "white, european" para os EUA significa Norte da Europa louro de olhos azuis apenas. O que é ridículo, a maioria dos europeus não é assim, e os da Europa do Sul, os latinos, têm toda essa mistura, e, mesmo quando têm genes com pouca influência exterior à Europa, têm a capacidade de bronzear a pele.
Um europeu mediterrânico não é "branco" para os EUA 🤦♀️🙄, nem latino, apesar de ser essa a origem dos latinos.
Enfim, nós, europeus e brasileiros e hispânicos (espero), sabemos quem somos, somos irmãos, e a família alargou com os primos indígenas da América. E cada um orgulha-se da sua herança, basta ver os festivais por todo o mundo, com cada herança sendo celebrada.
Adorei alguns festivais multiculturais a que fui no Sul do Brasil. Há Centros dedicados a cada origem, com folclore/cultura de cada um lembrada, mantida, celebrada. Centro Português, Alemão, Italiano, etc, Argentino, culturas nativas americanas, etc. Comida típica de cada um que todos comem, grupos de dança, música, todos juntos 🙂 É lindo!!
Tive a mesma experiência na Inglaterra, eles ficam curiosos em saber de onde somos, pois é impossível identificar apenas pela fisionomia. Lá fora pude finalmente perceber que o Brasil é realmente uma cultura incrível.
Li que o humano é a única espécime no mundo animal em que não se há diferentes raças do ponto de vista genético, ou seja, só existe a raça humana. Todos os outros animais no planeta tem diferenciação no código genético por raça. Achei isso maravilhoso!!! Essa tentativa de nos separar por raças é ridícula!!!
Pouco me importa o que eles acham dos brasileiros, não precisamos que achem nada a nosso respeito
😂😂😂😂Até porque eles são Estadunidenses 😂😂😂😂😉😂😂😂
Né??😂😂
@OByp0
Eu aprendi que qd alguém não gosta da gente e pq temos qualidades q eles não têm ou admiram em nós.
Sempre que desdenham as " "" uvas do vizinho dizendo q estão verdes ou estragadas é pq não conseguem ter uma plantação igual !!
👍 falou tudo
Exatamente filho eles não acham nada sobre nós, inclusive 90% da população americana nem saberia apontar o Brasil num mapa mundi, eles vivem bem pra que se envolver com o nosso brasilzão corrupto e cheio de fome?
@@ligialg1000 admirar oq nesse teu Africazil? A pobreza e a corrupção? 🤜🏿🇧🇷🇧🇷🇧🇷🤣🤣🤣🤣🤣
Que tal pararmos com essas classificações? Somos Humanos.Period.
Espanhós, francesees, italianos, romenos e portugueses vindos da Europa são latinos nos Estados Unidos?
Percebi no Canadá que era comum brasileiro ser visto como algo a parte. Não parecia que eles me viam como latino. Tenho a impressão que o sotaque não ser o hispânico era fundamental na percepção deles. Inclusive eu vi espanhóis serem vistos como latino-americanos 😂😂😂
Muitos lá acham nosso sotaque bonitinho pq é como se estivéssemos falando no diminutivo pra eles o tempo todo.
Uma boa parta dos canadenses é latino igual a gente, a diferença é que eles falam francês e não português.
@@car105day5 Historicamente a percepção do que é ser latino mudou, tem mais a ver com estar na América Latina do que alguma ligação com o idioma latino dos romanos na Antiguidade. Os ítalo-americanos em Nova York não se veem como latinos.
Diminutivo?
É engraçado as pessoas tentando ‘adivinhar’ de que país somos.
@@trabelo2023sim, por causa do nosso sotaque falando inglês. Exemplo: quando falamos a palavra "house", a gente tende a falar "rauzi", que soa como se tivesse um Y no fim da palavra, parecendo estar no diminutivo (em inglês).
O Brasil é um país do tamanho de um continente, então a gente é brasileiros, único
Também eu brasileira SulAmérica
Perfeito. Ser brasileiro não é apenas uma denominação geográfica, mas também de identidade cultural. Não somos latinos (destaco que o termo latino decorre uma subdivisão cultural das américas, tornando as Américas não Britânicas, Latinas). Somos sul-americanos e com orgulho, mas não somos efetivamente latinos.
@@tiagosestrem7212 Orgulho de pertencer a um país e continente falido ?
Iludido, E que somos burros mesmo e ignorante. Eles vê a gente como piadas, e eu não desconcordo deles. Nossa cultura e espiritualidade(Não me refiro a Bíblia) são muitos fracos. Não e atoa que só existem vagabundos, analfabetos, corruptos e sem união do povo br.
@@zeno1172 Orgulho de pertencer a um país incrivelmente diverso e rico em cultura, belezas naturais e patrimônio histórico. Que tem uma economia diversificada, com setores como agricultura, indústria e serviços desempenhando papéis significativos. Que possui uma população vibrante, criativa e acolhedora, que contribui para o cenário artístico, científico e esportivo global. Em um mundo tão diverso, você deve reconhecer que nenhum lugar é perfeito, Porém a verdadeira beleza tá na sua capacidade de enxergar além dos problemas e focar nas qualidades que tornam cada lugar especial.
Somos únicos em tudo não dá prá fazer Cópia de brasileiro. O Brasil é o País mais miscigenado do mundo com uma culinária riquíssima e paisagens exuberantes . Amo ser brasileira ❤
Resumindo não somos latinos . Esse migué de idioma tem que acabar !!!
Eu concordo, não faz sentido para mim nos classificar como latinos eu mesmo não me identifico com os faladores de espanhol (culturalmente falando) não falo isso de forma depreciativa mas é que somos diferentes.
se não somos latinos pelo idioma então somos europeus pelo português kkkkk eita povo
PARABENS,
GOSTEI, É ASSIM QUE TEMOS DE SER , COM TODO RESPEITO AOS NOSSOS VIZINHOS, MAS SOMOS REALMENTE DIFERENCIADOS, PRONTO E ACABOU!
Mirian Ribeiro em minha opinião a única coisa q presta aqui no Brasil é a culinária
Ja passei o natal em cleveland ohio , la nao tem dessas de vizinho se abraçar e desejar feliz natal !! Como aqui no brasil .
É um ambiente frio e cada um na sua .
Fora que em dezembro estava nevando pra caramba !
vindo de um país que se considera continente não é de se surpreender.
@@Daniel-ft2id?
@@Sakura11774tem um país na África q se chama África do Sul.
@@JoseR347 qual a diferença!? Tem um país na América que se chama América, e tem um país na África que se chama África. No Brasil tem uma cidade chamada Rio de Janeiro, e tem um estado com mesmo nome, assim com tem uma cidade chamada São Paulo, é um estado também chamado São Paulo.
@@Daniel-ft2id , sul africano, mas quem nasce nos EUA é isso e mais, norte americano e americano. Eles foram os primeiros a terem um território nacional que já estavam chamando de Estados Unidos da América, é por direito histórico e não geográfico e mais, foram os chineses que inventaram essa história de Estados Unidos e ficou até hoje, direito histórico, primeira nação do continente, simples de entender!
@@Daniel-ft2id a África do Sul não se considera o Continente africano e engraçado que ninguém da Irlanda do Norte ou do Sul se considerar dona da Islândia pq isso não faz sentido.
Eu acho que a maior diferença é a lingua mesmo, em visita ao Chile fomos fazer um passeio em Vina del mar, e havia lá um cantor Colombiano "muito famoso" a galera estava na frente do hotel com cartazes gritando e acenando para o ídolo. O guia nos mostrou a cena e falou: esse é fulano de tal, vcs conhecem? Como só haviam brasileiros na van, ninguém nunca ouviu falar. Enfim parece que somos separados pela lingua e cultura.
Isso deveria ser óbvio, a Latinidade não envolve uma cultura homogênea entre os Latinos
assim como os cantores brasileiros não são famosos na América Espanhola. Entretanto, há mais cantores hispanicos famosos no Brasil, como Shakira, RBD, Rick Martin, Rosália, Thalia, Maluma, do que cantores brasileiros na América Espanhola
@@seinaumaluco brasileiro não é, latino é e sempre foi um termo usado pra falantes de espanhol, depois inventou se entre os famosos sábios do povao que latino era porque falava língua latina e até hoje ninguém responde pq então os milhões falantes de francês do Canadá nunca foram chamados latinos, é simples ninguém nunca achou que eles falassem espanhol 😂
@@pokemonward1747 Discordo, morei por toda america do sul e me impressionei como muita gente conhece e sabe até cantar várias canções do Brasil enquanto eu conhecia pouquíssimos cantantes dos países vizinhos.
Na Argentina há vários cantantes que fazem parte da infância, sem falar das boliches em BA que estão a todo momento a tocar canções de funk e eletro brasileiro.
@@pokemonward1747 verdade, se bem que em um restaurante um senhor chileno estava tocando violão e cantando Altemar Dutra, maior barato
Eu trabalhei no censo de 2010. Se vc marca latino no censo, as verbas do governo vão para programas que beneficiam à comunidade que fala espanhol. Vc tem q marcar outro, e escrever brasileiro.
Nossa, não sabia disso.
No caso todo brasileiro é latino, faria mais sentido se identificar como branco ou pardo, indígena ou preto. A sociedade brasileira é racista não tem essa unidade de se considerar brasileiro (só no esporte e olha lá)...aqui o que conta em primeiro lugar é o "colorismo", a cor da sua pele. Ao colocar brasileiro vc não ajuda nem os pretos nem os pardos ou indígena, o que acaba ajudando quem já sai na frente, os brancos, que são minoria perante negros e pardos....
Eita
Eu sempre coloco (Other)
e quando nao tem essa opcao de "other"? Como fica?
Melhor assim! SOMOS BRASILEIROS 🇧🇷 e falamos os PORTUGUÊS DO BRASIL (que daqui algum tempo será conhecido com IDIOMA BRASILEIRO)
Ontem já era tarde. Farto de ver o Português que se fala no resto do mundo associado a esse idioma crioulo sem valor académico. Alguém vai ao Brasil fazer curso de Português? Não. Já em Portugal são dezenas de milhar anualmente... si liga ai mano...
Hahaha também chamo assim "português brasileiro" 😊❤
Que por sinal é bem mais bonito que o Português de Portugal. 😂
@@mariafernanda5971 o belo é subjectivo. Por exemplo, para ti, a tua mãe é linda, ou a mais linda, mas não necessariamente para a maioria. Ou seja, dizermos que o português brasileiro é muito mais bonito que o português de Portugal, é uma sentença muito forte. Não vejo o porquê de termos a necessidade de olhar para o português dessa forma. Aqui o ponto é que se a língua portuguesa é latina e se o Brasil se encontra na América Latina, por que razão não sao considerados latinos. E o mesmo vai para os países latinos Europeus, incluindo Portugal.
@@1vespa negativo, o português brasileiro é a versão mais popular do português, então respeite. Sobre a questão de aprender português: tem muito mais estrangeiros que falam português brasileiro que o português de um país pequeno... todos os aplicativos de educação de idiomas, sites de tradução e cursos famosos de idiomas estão em português brasileiro 🇧🇷. Em suma, nosso sotaque é sim uma mistura de línguas indígenas + línguas africanas + línguas imigrantes + português... eu tenho muito orgulho de falar português brasileiro ❤🇧🇷
muito bem explicado!
A cultura brasileira é realmente uma cultura a parte dos países de língua hispânica. A barreira idiomática faz com que haja muito mais conteúdo cultural compartilhado entre eles do que entre a gente.
Estou morando na argentina há 1 ano e percebo o quanto é comum conhecerem cultura do Chile, Colômbia, Uruguai e muitas vezes não conhecem quase nada da cultura brasileira além da caricatura comum conhecida pelo mundo todo (samba, rio de janeiro e praia).
Estou de acordo
sim
Bom eu só fui saber q a musica do capital inicial na verdade é do Soda Pop outro dia, entao... faz sentido kkkkk
E bandidagem, também são da cultura do Brasil 😅😅😅😅😅😅
Também estou morando na Argentina e vi que muita gente tem noção da cultura dos países latinos, mais do que noção na verdade, eles realmente sabem e sobre o Brasil eles perguntam bastante, eles não tem o mesmo nível de noção cultural em relação ao Brasil do que eles têm em relação aos outros países sul americanos
Nos brasileiros precisamos da nossa própria classificação! Somos únicos 😌
qualquer povo é único...
Somos a própria zona isso sim
Eleitores de corruptos, que tal essa definição?
@@danieldesousacarvalho5412 infelizmente nao eh so brasileiro que elege corrupto. Portanto, nao.
qualquer povo é único... so isso - Orgulloso de hablar Espanol
Faz alguma diferença pra nós brasileiros o que representamos para os Estados Unidos?
Nenhuma ❤
Faz diferencça de como vc se sente e se posiciona
Mesma M. Pra eles.
No mundo dos negócios faz diferença.
Não faz, mas se for seguir a linha de raciocinio deles não estão errado, segundo foi falado no video o termo Latino foi pra diferir aqueles que falam a lingua hispânica no continente americano, só que na epoca que isso foi criado acredito que os americanos não sabiam que o brasil falava uma lingua diferente, e se for levar o raciocinio deles, não estão errado até por que somos lusitanos e não hispânicos.
Só fiquei com a seguinte dúvida: a qual categoria os brasileiros pertencem então? Por que não entraríamos em nenhuma das cinco apresentadas.
Estive em 13 países da América Latina e em quase todos eles percebe - se uma semelhança cultural além da língua, Por exemplo a Argentina , chile e Uruguai são bem parecidos culturalmente, assim como Paraguai , Perú e Bolivia , Costa Rica e Panamá tive impressão de estar no mesmo país , como aconteceu quando estive na Colômbia e no México , Guatemala e El salvador tbm são muito parecidos os costumes, a Impressão que tive foi que em nenhum deles eu como brasileiro me encaixava, tanto pelo idioma ou pelos costumes, embora eu não me considere, mas de fato somos Latinos- americanos, Mas o Brasil tem sim uma certa Exclusão do restante da América Latina.
Mas você não acha que regiões do Brasil se assemelham? Por exemplo, eu noto muita semelhança entre o sul do Brasil, o Uruguai e uma parte da Argentina (Província de Buenos Aires).
Eu como Paraguaio posso te dizer que o paraguay não tem nada a ver com o Peru e a Bolívia, a cultura paraguaia e mais parecida ao litoral da Argentina (misiones e corrientes e também formosa) kkk sei lá pra qual paraguay tu foi, o peru e a Bolívia são países ANDINOS, de cultura andina, nada a ver com o Paraguay
@@gabrieliudice6047 Eu falo do Brasil como um todo não regiões, sim eu acho que tem semelhanças entre o sul do Brasil com Argentina e Uruguai.
@@fernandogauto1608 Missiones e Corrientes no LITORAL da Argentina? Man não tô dizendo que é regra, de fato eu me enganei na hora de escrever, mas sim vocês são mais parecidos com os bolivianos do que pensam, e os brasileiros tirando a região sul que se parece um pouco com Argentina e Uruguai, o resto de nós não somos parecidos com nenhum outro povo da América Latina, seja pelo idioma, cultura, os costumes e por aí vai... O Brasil é sim meio que "Excluído" do restante dos povos latinos
@@FernandoLopezi7 pesquisa litoral argentino, também acho estranho mais essas províncias são, cara o paraguay bebê chimarrão igual argentino e brasileiro, a comida típica do Litoral argentino e igualzinha ou paraguay, não vejo SOPA DE MANI no paraguay como tem na Bolívia ou peru, mas sim o MBEJU, CHIPA e coisas assim que tem no paraguay e no litoral argentino. Wikipédia ajuda pra quem não conhece e acha que sabe kkk
Muitos brasileiros nem sequer se consideram latinos pra começo de conversa , é como se latino fosse sinônimo de espanhol
É vdd, a maioria dos brasileiros não se vê como tal.
@@taniascheiddeoliveira1914 a maioria dos brasileiros nos EUA se consideram latinos
70% dos brasileiros se identificaram como latinos. Aí vem você, com seu complexo de vira-lata lata, e fala essa baboseira.
Eles não se vêem como latinos mais sim como brancos.
Pela lógica descendentes de espanhóis, portugueses, italianos, romenos e franceses deveriam ser classificados como latinos pela origem linguística, mas os franceses são incluídos nos anglo-saxões e os italianos apenas como italo-americanos por fatores históricos e culturais
Amo o Brasil e adoro a ideia de sermos tão singulares
mas a pergunta que fica é, se não somos vistos como latinos como somos caracterizados? wtf asiáticos que não somos 😂😂😂😂
@@clausroxin9633 se vivemos em uma floresta então somos animais kkkkkkkkkkkkkk errado num tá
@@clausroxin9633Kkkkkkkkkkkkkk 😂 para. Negros ou se for como eu vão me achar latina ou se for como a modelo Gisele branca. Ou podem me chamar de mestiça penso que não vão me achar negra, tem muitos latinos falantes de espanhol mestiços parecidos um pouco comigo. Brasileiro não tem classificação automática, vai da aparência física que tem, 95% dos considerados brancos brasileiros entrarão semelhantes à latinos na aparência e 5% como brancos mas tem que ser como a Gisele pra acharem brancos mas escuros latinos ou mestiço sul americano kkkkkk e se for pardo automaticamente considerado negro.
@@gilogrieferSul americanos ué, estadunidense não gosta de ser chamado de Anglo Saxã, mas sim de norte americano, igual alguns brasileiros odeiam serem chamados de latino.
sendo o unico pais da america que fala português, é bem singular mesmo
E se não é latino, é definido como o quê pra eles? O que temos que responder no formulário, quais as opções?
Nos negócios, há muito tempo se fala por lá "Latin America and Brazil", ou seja, já fazem a diferença pela própria diferença cultural e tamanho do Brasil.
O povo americano não faz essa distinção não. Nós consideram latinos como qq outro do México para baixo
@@peterkm23 não falei do "povo", falei de quem está no mundo dos negócios. O "povo" americano é ignorante quanto aos demais "povos".
@@igorfonseca1141 e no mundo dos negócios tbm. A mentalidade geral do americano é essa, vide Donald Trump, um homem de negócios que diz que latino só traz crimes e drogas para os EUA
Mas é um grande erro, os brasileros são tão latinos quanto os países que falam o espanhol.
@@luisalbertocorreamundaca8159 tão latinos quanto portugueses, espanhóis, italianos, franceses, romenos... se for pela língua, não fenótipo.
Embora sejamos latinos, considero que tenhamos grandes diferenças em relação aos países latinos de origem espanhola
Quais diferenças? Nossa cultura, comidas,músicas, danças, literatura,festas é muito parecida com os países da América Latina, mais que Portugal, além da história, ambos tiveram os povos indígenas mortos em um genocídio e sua cultura descartada e trocada pela européia, escravidão dos negros, ditaduras militares apoiadas pelos Estados Unidos, instabilidade política, economia e social, desigualdade, brasileiros que saem do país geralmente fazem amizade mais facilmente com os latinos, há muitas semelhanças.
@@matheusalmeida5016 sinceramente a cultura brasileira diferente, festas, músicas, afinidade com outros países...
@@matheusalmeida5016 Mas fomos colonizados por países de idiomas diferentes. Mesmo sendo idiomas parecidos, a diferença cria uma bolha cultural. Pra mim a América Hispânica é como um Brasil que se dividiu.
Isso aí deem ouvidos a esses infelizes querendo criar um "dividir pra conquistar". Daqui uns dias estão classificando a gente como a Ilha de Brasil kkk
@@matheusalmeida5016 Brasil é um continente literalmente, existe o Quebec no Canadá que fala exclusivamente Francês e é gigante. Vai me dizer que eles também são parecidos com a gente culturalmente ou com os hispânicos? Não, cada um suas particularidades, sai na rua vê se um brasileiro vai falar se ele se considera “latino-americano”. A América Latina foi inventada pelos anglófonos do norte pra nós inferiorizar e negar que os brasileiros fazem parte do ocidente.
morei 17 anos na Alemanha, e lá também nós brasileiros, somente nos livros somos considerados latinos, porque somos da américa latina, mas qdo se fala em festa latina, nós brasileiros , não estamos incluídos, ou seja há festas brasileira e festas latina, e isso é bem separado na comunidade latina, brasileira e alemã na Alemanha.
Mas eu concordo. Nem da música latina a gente gosta.. minha amiga alemã me manda umas músicas latinas que fazem sucesso lá perguntado se conheço e são músicas que nunca ouvi! Além disso quando vou aos estado unidos participar de um congresso sempre tem a sala par aos latinos e sinceramente... Não me identifico com eles. Prefiro participar das salas em inglês!
Sou um gringo 😅 alemão e, para mim, os brasileiros são considerados latinos. Não se esqueça de que muitos festivais "brasileiros" na Alemanha são organizados pelos brasileiros, talvez para ser especiais? (Espero que meu português é compreensível. Ainda estou aprendendo 😬)
@@rodrigoalves3848eu gosto! Me identifico, e vejo muita gente da América do Sul que ouve música do Brasil, e pq aqui N se escuta música da América do Sul?
Na Europa a expressão "latino" é muito mais usada para se referir a línguas latinas do que para se referir a América Latina. Falo por experiência própria.
@@rodrigoalves3848 Eu adoro e menindentifico bastante com as músicas "Latina" super me considero latino-americano.
E mais, a classificacao eh pelo pais de origem ou da cor da pele? Fiquei sem entender o que responder no final das contas.
Prefiro ser chamado de brasileiro do que ser colocado numa classificação de latino, pois o Brasil sozinho já é um continente. Realmente nós somos diferentes dos falantes de espanhol. Somos únicos. Viva o Brasil com sua cultura continental.
Errados eles não estão
Tem umas pessoas bestas, falta de discernimento, mal saiu da sua cidade, nem conhece o Brasil pátria amada como todo... vem incluir o Brasil como espanhóis culturalmente... me poupe.
Brasil é único
Tão diferentes que estamos nos espelhando na Venezuela, já já alcançamos eles. Faz o L que o amor venceu!
@@JackNicholson.KKKKKKJJJJJKKKKKJJJKK faz o L🇨🇳🇧🇷
@@JackNicholson. Se não alcançamos com o imbroxavel que usa cloroquina não alcançamos mais
Brasileiro é diferente mesmos. É um povo que elegeu um expresidiario. Super diferentao mesmo. O mundo deveria se espelhar no Brasil. É um povo e país que deu certo.
Eu acho que há um certo preconceito quando um americano classifica alguém como latino. Aqui ,nós sabemos que somos latinos unicamente pelo fato do português assim como o italiano, espanhol e francês serem derivados do latim falado no império romano, então nesse aspecto, somos latino americanos sim , assim como um francês por exemplo é latino europeu. Contudo , por falarmos português nos sentimos afastados culturalmente dos nossos vizinhos, tanto que nenhum brasileiro sai por aí se identificando como latino, mas sim como brasileiro, justamente por causa da concepção de latino que se criou nos EUA( aquele esteriótipo que vemos em filmes que ninguém no Brasil se identifica). Explico, Nos EUA o termo latino é usado pra classificar uma RAÇA de pessoas... além de fazerem essa conexão automática de latino com espanhol...sim, lá há um certo preconceito com esse idioma também ( eles nem devem imaginar que um falante de francês, idioma que eles tanto admiram , é latino também kkk) já que todos os outros países do EUA pra baixo com exceção do brasil falam espanhol eles logo generalisaram na " America Latina" muito mais pelo espanhol do que pelas raízes do latim em si...por isso a surpresa de muitos ao saberem que um brasileiro não fala espanhol...Um exemplo disso é que se você for um Mexicano e branco para eles você não é considerado branco e sim latino...assim como se for iraniano por exemplo e branco, lá voce não é branco e sim árabe.. se for japonês é asiático, o termo latino lá é mais empregado para dividir raças de pessoas do que simplesmente para indicar o idioma que ela fala....mas a falta de conhecimento em história e geografia mundial do americano é assombrosa. Então não dá de esperar muito entendimento disso por parte deles... E ps: as línguas latinas são indiscutivelmente as mais belas do mundo.
Mas japoneses são mesmo asiáticos
Excelente análise. Na Suécia não sou considerada branca, minha cor é latina. Mesmo parecendo um fantasma de tão branca.
@@RafaelaPhDprof mds kkkkkk n imaginava isso
Se bem me lembro, Suriname e as Guianas também não falam espanhol, mas os coitados são esquecidos até dentro da América do Sul.
Krai veio, melhora.
Convenhamos que o Brasil é muito diverso dentro de si mesmo, quem dirá se comparado aos outros países, os de colonização hispânica! É MUITA diferença.
Os outros países também são. Argentina, República Dominicana e Peru são países muito diferentes e todos são latinos
Nossos vizinhos também amigo. Olhe a diversidade cultural existente entre Argentina, Peru, Chile, Mexico...
esse argumento faz zero sentido se o intuito dele é defender o governo estaduniense
Não tô defendendo não.
Lógico que sim, mas nós somos muito mais diferentes deles. Já começa pelas diferenças regionais do próprio país. Nós somos quase um continente.
Quando eu estive nos Estados Unidos eu me apresentei como Latino (eu sou português...). Quem são os norte-americanos para dizer que eu não sou. latino? E foi até divertido quando, na companhia de 2 colegas italianos, tentámos explicar aos norte-americanos que italiano é latino, sim...
"Eu sou apenas um rapaz latino-americano
Sem dinheiro no banco sem parentes importantes
E vindo do interior
Mas trago de cabeça uma canção do rádio
Em que um antigo compositor baiano me dizia
Tudo é divino tudo é maravilhoso
Tenho ouvido muitos discos conversado com pessoas
Caminhado meu caminho
Papo, som, dentro da noite
E não tenho um amigo sequer
Que ainda acredite nisso não
Tudo muda
E com toda razão..." Eu sou Belchior 😊
🤍
Kkkkk
Que brisa dos infernos kkk
Imitei Mr. Bob Dylan I know
Eu já cansei de ver o Sol se pôr
Agora eu sou apenas um latino-americano
Que não tem cheiro nem sabor
E as perguntas continuam sempre as mesmas
Quem eu sou? Da onde venho? E aonde vou, dá?
E todo mundo explica tudo
Como a luz acende como um avião pode voar
Ao meu lado um dicionário
Cheio de palavras que eu sei que nunca vou usar
Grande Belchior!! 👏👏👏👏👏👏
Além de sermos gigantes na geografia, em todo continente americano somente nós falamos português, na copa libertadores da América de futebol somos os "estrangeiros", devido a língua portuguesa.
A língua portuguesa é linda.
A minha vida e de fazer um filme em Hollywood, acho tudo culpa do Sr. Hitler. Simplesmente, meu pai era Russo, minha mae Alema, eu fui "feito" em Salzburg, Austria, mais nasci em Sao Paulo em 1949. Em 1961 com 12 anos minha familia imigrou para USA, aonde ainda estou agora com 74 anos. Por causa disso, as minhas linguas sao, Russo, Alemao, Ingles, Portugues, Espanhol, e um monte de raizes de outros idiomas, entao me fala, quen sou eu, eu mesmo nao sei, somente que POR GEOGRAFIA sou Brasileiro! E, tambem Corinthiano! Ainda!
@@dc10fomin65 é isso ai, heheh
No seu caso não é problema. Você é muita coisa. O duro é aqui no Brasil a mídia ( inglesou) todas as palavras. PatrICk, do francês, é PÁtric. PlatINUM do latim é PLAtinum. NoKIA do japonês é NÓkia. Email
E parece que os professores se perderam nessa porque a juventude fala tudo errado. E quando falamos correto (se somos seus pais) eles morrem de vergonha. E mais U e L agora na escrita de vários internsutas, é a mesma coisa.
💚💛🇧🇷
O Brasil está na América Latina, então somos latinos, mas tenho o maior orgulho de termos uma identidade própria.
Tentar acoplar a semelhança linguística da língua portuguesa apenas ao espanhol é errado. Na verdade, línguas românicas se assemelham por possuírem a mesma origem. Essa tentativa de unir a língua portuguesa ao espanhol é gritante e errônea. Somos uma língua românica, logo somos coirmãos da língua francesa, da língua italiana, da língua romena. Todas de mesma origem. Gramática, fonologia e vocabulário são parecidos. TENTAR UNIR A LÍNGUA PORTUGUESA A ESPANHOLA É FORÇAR A BARRA. O português se assemelha ao francês. O português se assemelha ao italiano. O português se assemelha ao romeno. São línguas de msm origem. Inclusive, a gramática é igual👍 EXEMPLO: a gramática da língua romena é igual a gramática da língua portuguesa. É errado falar que a língua portuguesa é semelhante APENAS ao espanhol. Para onde foram as línguas francesa, italiana e romena??? 🤔🤔 Essa tentativa forçada de “união de povo” acaba transmitindo a informação errada de forma tendenciosa!!!
Pesquise por “línguas românicas” é esse assunto morrerá dentro de vc
Tem nada a ver estar na América Latina, até pq Europeus são latinos
@@marciooliveira5451 , teria a ver se estivéssemos em Marte, né? O que não tem nada a ver é o seu comentário.
@@helenavicentini8383 amore, eu disse que não somos latinos por isso. Bjos
E o que importa/qual a consequência disso para os brasileiros nos EUA?
Nenhuma, 😅 no meu documento tá latina não hispânico então não interfere em anda, porque dentre as origem que tem não tem outra opção, ou é latina, ou negra ou asiático, é americana ou não tem outra opções 😅😅😅
Eu sou português e moro aqui nos EUA e por 25 anos era dono principal de uma agência de publicidade para Hispanos/Latinos.
Em todos os estudos que nós fizemos, os portugueses nem os brasileiros foram incluídos como Latinos. Quando um brasileiro me pergunta como se classificar, eu sempre digo: “White-non Hispanic” embora a palavra White não seja aplicável a todos os brasileiros. Sempre colocam uma opção: Others _______ . Eu sempre escrevo Lusitanic porque é uma palavra que já existe na Wikipedia e define melhor todos aqueles países onde o português e a língua oficial. Também para pessoas que tem raízes portuguesas e falam português em países o lugares do mundo onde o português não é a língua oficial.
Lusitanic is a term used to refer to people who share the linguistic and cultural traditions of the Portuguese-speaking nations, territories, and populations, including Portugal, Brazil, Madeira, Macau, Timor-Leste, Azores, Angola, Mozambique, Cape Verde, São Tomé and Príncipe, Guinea Bissau and others, as well as the Portuguese diaspora generally.
Oxalá houvesse um consenso entre todos nós que falamos português para pedir que esta palavra faça parte da nossa identidade.
Não somos Hispânicos; somos Lusitânicos.
E também não é aplicável a todos portugas, a saber que existes milhares de afros-portugas.
@@rodrigo8857 gay
@@rodrigo8857 concordo 100% Pensei incluir isso em relação a Portugal mas todos sabemos que existe mais mistura de outras raças no Brasil.
@@_..1.._ kakakaka boa
Interessante essa tua colocação. Tenho amigos brasileiros q residem nos EUA, e na carteira de vacinação da covid eles colocaram eles como latinos.
Trabalho em Portugal em um restaurante toda vez , que vejo um estadunidense eu faço questão de falar que sou americano, depois me perguntam de qual Estado, falo Goiás ,é lindo ver a tela azul na cabeça deles
🤭🤭🤭🤭 cara vc não tá errado não, errado e o racismo e neonazismo deles, mas fica de longe pra não se contaminar com as ideologias porcas deles não.
😂😂😂
Kkkkk
Estados Unidos do Brasil 😂😂😂
Muito bom 😂😂.
Tem Americanos, Europeus, Hispânicos, Latinos e nós os BRASILEIROS, somos únicos.❤️
Mas somos Americanos
@@marcosduartejunior4828 no meu RG vem Brasileiro e nao americano.
@@juniorjr802 igual no do espanhol vem espanhol e não europeu,
América é um continente meu chapa
TRATADOS COMO NADA! CUCARACHA
@@marcosduartejunior4828 É mesmo nao sabia disso kkkk, por mim espanhol é espanhol, português é português assim como Argentino é argentino. Latino, Europeu, escandinavos é meu egg.
Quando eu tava morando nos EUA e tinha que preencher algum formulário sempre achava estranho ter que marcar como outra e não como latina porque eles sempre colocam latino/hispanic então os brasileiros realmente não se encaixam. Sempre fiquei me perguntando se tem algum outro grupo que fica nesse limbo
Vindo de um país que acha que É A AMÉRICA, não me surpreende essa classificação particular deles. Nós falamos uma língua de origem latina e moramos na América Latina, logo somos latinos, embora hajam algumas peculiaridades na nossa "latinês", como o idioma e a cultura.
Edit1: como vi muitos comentários aqui, resolvi adicionar um outro comentário. Eu sei que o nome de país deles tem América, no entanto o problema é que eles se consideram os únicos americanos de fatos. Muitos deles nem sabem que Brasil e demais países americanos estão na América. Então assim, eles deveriam escolher outra nomenclatura. Por exemplo, o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo têm o mesmo nome, mas chamamos uns de paulistas e os outros de paulistanos. Então não tem justificativa.
Cara, mas o país deles se chama América. Não confunda a América continente, com a América país. É o mesmo que na Europa ter um país chamado República Democrática da Europa.
@@leonardoalcantara1509 eles IGNORAM a america continental. Pra eles essa palavra america só pode ser unicamente deles. São uns hipócritas
@@leonardoalcantara1509 Não se chama América e sim Estados Unidos DA AMÉRICA, ou seja DA AMÉRICA e não América. Isso vai muito além da nomenclatura, pois muitos Estadunidenses se consideram a própria América e esquecem que outros países compõem o continente
@@leonardoalcantara1509 realmente: "Estados Unidos da América", o "Estados Unidos" é uma designação de confederação. O México é, por exemplo, "Estados Unidos Mexicanos". No passado, o Brasil era "Estados Unidos do Brasil"; hoje é "República Federativa do Brasil".
Eles só pegam o final do nome do país deles...Estados Unidos da América!
Eu também pensava que era palhaçada kkkkkkkk
Os paises latinos, exceto o Brasil, compartilham mais do que o idioma: cultura e culinária tem muitas semelhanças. O estilo de vida tb. Apesar de estarmos no mesmo continente, realmente é difícil se sentir “latino”, pois somos muito diferentes dos vizinhos. Não temos as mesmas raizes. Sempre que visito nossos vizinhos de continente penso nisso.
Isso é uma mentira que só um brasileiro poderia contar. 😂😂😂 Os países hispânicos latinos têm culturas extremamente diferentes. Você encontrará poucas semelhanças entre Uruguai e Panamá ou Peru e Cuba.
Apesar das diferenças culturais, existe um sentimento de irmandade por falar a mesma língua, ser colonizado por uma cultura europeia, ter muita imigração estrangeira (mesmo que seja diferente dependendo do país) e também por odiar os Estados Unidos da América.
Só faltou dizer que o Brasil possui essas diferenças pq fomos colônia sueca
@@non.newtonianfluidSeu sentimento de irmandade latino inclui odiar os EUA?! Irmandade do ódio?
Se você não sabe o Brasil tem muito em comum com a Colombia, e ser latino não é ter algo comum, ser latino é falar um idioma latino.
Ser latino es mucho más que hablar una lengua Latina! No hay fronteras geográficas para quien habla español, somos "hermanitos".
"Amo o Brasil, mas culturalmente é diferente" ❤
Eu gosto de me definir mais como brasileiro.
Tentar acoplar a semelhança linguística da língua portuguesa apenas ao espanhol é errado. Na verdade, línguas românicas se assemelham por possuírem a mesma origem. Essa tentativa de unir a língua portuguesa ao espanhol é gritante e errônea. Somos uma língua românica, logo somos coirmãos da língua francesa, da língua italiana, da língua romena. Todas de mesma origem. Gramática, fonologia e vocabulário são parecidos. TENTAR UNIR A LÍNGUA PORTUGUESA A ESPANHOLA É FORÇAR A BARRA. O português se assemelha ao francês. O português se assemelha ao italiano. O português se assemelha ao romeno. São línguas de msm origem. Inclusive, a gramática é igual👍 EXEMPLO: a gramática da língua romena é igual a gramática da língua portuguesa. É errado falar que a língua portuguesa é semelhante APENAS ao espanhol. Para onde foram as línguas francesa, italiana e romena??? 🤔🤔 Essa tentativa forçada de “união de povo” acaba transmitindo a informação errada de forma tendenciosa!!! Pesquise por “línguas românicas” e esse assunto morrerá dentro de vc de vez
Eu sou brasileira só isso
Eu tbm
Eu também. E outra coisa, como eles querem classificar raças desse jeito? Latino não é raça. Gisele Bundchen branca e
Tais Araujo negra e são do mesmo país porém de raças distintas.
Eu também
Faz sentido para eles. Uma extença parte do território deles fazia parte das colônias espanholas como o Texas, a Califórina e vários outros e uma alta porceentagem da população é descendente destas colônias.
Para nós aqui no Brasil isso não muda nada, pouco estamos nos preocupando como é feita a classificação por lá...
É melhor para n sofrer preconceito lá, já que tem muito contra latinos....e tende a piorar quando Trump ganhar
Q eles se lasquem 😂😂😂
Nem se estivéssemos lá mudaria, não faz diferença alguma, nosso passaporte é brasileiro
Eu tenho uma solução pra isso: fiquem no Brasil porque, aqui, seremos sempre tratados como brasileiros e ponto final. E que f0d@-se o que acham ou pensam de nós.
Latino ou não, amanhã tenho que sair cedo pra trabalhar e pagar os boletos no fim do mês. Assim como os caucasianos, os africanos, os asiáticos ...
Acho que nós brasileiros temos um sentimento de exclusão cultural devido sermos os únicos da América Latina a ter o português como idioma oficial. Eu me orgulho disso porquê somos um povo que abraça todo mundo.
Em compensação, o nosso país é praticamente um continente, ou seja, muita gente fala o português
Sou brasileiro e não me considero latino
@@Ribeiro691eu tb não , enfim os americanos estão certos kk
@@Ribeiro691 não adianta não se considerar sendo que você ser latino é fato jumento, única coisa que você não pode se considerar é hispânico
Aquele que é amigo de todos não é amigo de ninguém, Brasil devia parar de ser assim.
Justamente por não falarmos a mesma língua o Brasil é MUITO diferente dos outros países da América Latina.
Magina!
O espanhol é o idioma mais parecido com o português!
@@priscilacaviezel3818é sim, mas nem os nativos de espanhol tem dificuldade de nos entender, conseguem entender um pouco consegue.
@@mychaelhallef4678
Os que conheço entendem bem, o português brasileiro tem o ritmo diferente do luso, falamos mais devagar!
Não é muito diferente não. Vai pros interiores dos estados brasileiros pra você ver, ou da uma olhada na arquitetura do Brasil imperial e vai ver que é muito parecida com a arquitetura da época dos nossos países vizinhos e até mesmo com países da América Central e México. Até mesmo nossas músicas, procura por sertanejos antigos ou mesmo nem tão antigos como "Galopeira" de Chitãozinho e Xororó ou "Deus" de Zezé Di Camargo e Luciano, até os trompetes típicos de música latina são usados.
Para um Americano (ou europeu) Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, e tudo a mesma coisa.
e so uma pesquisa como nosso....censo do ibge...e depois a culpa e nossa porque a nossa volta todos ablam...somente nos falamos...veja o mercosul quantos paises de linguagem espanica e o que sabemos ou aprendemos de lingua espanhola ou cultura? muito dificil criar identificação com a cultura latina espanhola se nao dominamos a lingua espanhola
Não liguem ao que dizem os americanos, têm muitos estereótipos. Latino deriva de latim, aquele que fala línguas latinas: português, espanhol, italiano, francês e romeno. Sou portuguesa, latina e europeia, com muito orgulho!
Não moça, "latino" é uma palavra pejorativa, afim de denegrir os centro e sul-americanos, em especial os mexicanos. Eles não podem dizer o que somos, apenas nós.
Eles não são americanos, são estadunidenses!!!!
@@Davi_silva379 Não existe nada de pejorativo na palavra latino. Você está deixando o preconceito americano contaminar a sua cabeça.
@@Davi_silva379
se eles são "estadunidenses" nós somos "repuplicafedarativenses", deixe de ser burro que nem um americano.
Eu nunca liguei para os que dizem de mim, por ser latino, brasileiro, eu não ligo pra essas coisas, afinal de conta sou gente. Todos somos pessoas e que tudo isso um dia acaba. Na verdade acho tudo isso uma baita ignorância. Kkkkkk
São 8 idiomas de origem latina: Português, Francês, Italiano, Catalão, Galego, Provençal e Romeno. São línguas neolatinas.
Galego não é latino, língua de origem nórdica que colonizou o norte da Península Ibérica.
@@hamurablabalbuquerque5978 Língua de origem "nórdica" que soa mais como português brasileiro do que o de Portugal... Tudo errado isso ai.
@@RyuFireheart o dialeto tem influência ao longo do tempo do espanhol, mas sua origem é nórdica.
@@hamurablabalbuquerque5978 Então o Inglês é Germânico , né ?... ou seria latino ?
@@jefersondomingues729 o inglês é anglo e é um povo irmão dos germânicos.
Como brasileiro que já morou nos EUA, digo que faz todo sentido que não sejamos considerados latinos nos EUA, porque o termo realmente se refere as pessoas de origem de países que falam espanhol. E a cultura brasileira é completamente diferente dos outros países da América Latina. Então se a gente não for classificado como latino lá, com certeza ajudará a evidenciar que sim, somos muito diferentes.
E para ilustrar, uma vez eu falei para um americano que era do Brasil e ele pensou imediatamente na cultura latina. Então ele disse que eu comia muitos tacos e burritos. Mas mais de 90% da população brasileira nunca deve ter comido isso. Não existe nada na nossa culinária que seja parecido com essas comidas. Não tem nada a ver.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@Sheeva-rr1ueestá rindo por que, o que ele disse e um fato.
Vc acaba de falar com eles que fala português eles dizem: não falo espanhol kkkk
Aqui tem burros mas, burritos também.
@@eduardoferreiraferreira8295melhor resposta 😂😂😂😂😂
Pior que é uma duvida que eu tambem tenho, moramos na America Latina ,somos rodeados por paises que falam espanhol mas falamos a lingua portuguesa diferente de Portugal.
"Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior"
Boa lembrança "um tango argentino me vai bem melhor que um blues" já dizia o poeta
Boa matéria; O Brasil é o único país da América Latina que fala português e o México, o único país latino que se encontra na Améica do Norte.
Tb interessante lembrar que as línguas latinas, ou seja que derivam do latim são: português,castellano ("espanhol"), italiano e francês.
E também o romeno.
Galego e basco também se não me engano
então metade do canada tbm é latino kkkkkkk ja que o frances tbm é lingua oficial la!
Rumemo também é lingua latina, por mais incrível que pareça.
@@tarotcomPauloEvoLua Basco não é língua latina, não tem relação com nenhum idioma europeu
Eu sempre tive dificuldade em enxergar o brasileiro como latino pq eu vejo o termo “latino” muito estereotipado aos países sul americanos de língua espanhola. Se pararmos para analisar sob esse ponto de vista todos eles tem costumes que se conversam/parecem, nós somos quase que completamente diferentes. Então sempre tive essa dificuldade em encaixar os brasileiros na “mesma caixa”.
Nós temos costumes parecidos com os deles, eu comecei a me interessar pelas culturas "hispanas" e percebi várias semelhanças.
Estas loco, los estereotipos son más de los países caribeños, desde Venezuela hasta México, toda esa costa hispana caribeña, junto con las antillas (Cuba, República Dominicana y Puerto Rico) si te das cuenta casi siempre ponen las culturas de estos países, la manera de bailar, los ritmos y todo eso, Sudamérica si sacas a Venezuela y Colombia y una parte algunos estados de Ecuador verás que no parecen casi estos estereotipos, son mucho más diferentes, un caribeño sudamericano con un caribeño antillano es más parecido que los demás sudamericanos.
Aparte de eso yo creo que también es cosas de su manera de pensar, siempre piensan que nadie los quiere o que son diferentes, cuando no es así, si fuese por eso todos los hispanos tenemos nuestros propios géneros musicales, nuestras comidas y culturas, pero siempre hay cosas similares y eso nos alegra, igual que con Brasil, si empezarán a buscar cosas fuera de ños estereotipos te darás cuenta que no somos muy diferentes a ustedes
Incrível vc conseguir no mesmo comentário mencionar estereótipos e reproduzi-los.
Ah pronto kkkk
Enquanto esses países são irmãos nós seríamos um primo distante que evita o contato.
E nós devemos ser classificados como o que, em que categoria, para o governo americano?
O fato de ser altino além da lingua, tem muitas mais coisas que deven se ter em conta, como a musica, a comida, o esporte, os costumes. Eu sou Colombiano e morei no Brasil muito tempo e nunca me senti diferente, já que Brasileiro é caloroso e aberto com pessoas que falam espanhol, até pra nós é muito mais facil aprender o portugués pela semelhanca que existe entre os dois.
De fato brasileiro quando mora nos paises hispanicos é tratado como latino.
Isso quando vcs não chamam a gente de macaco.
quem faz isso e argentino
@@user-mf1bb4ef8s
Mas isso aí é coisa de Argentino, sem generalizar. Nosso amigo é colombiano!@@user-mf1bb4ef8s
@@user-mf1bb4ef8sColombianos não fazem isso não. Isso é coisa de argentino e alguns peruanos. Abraços!
O que realmente importa, como nos mesmos nos identificamos ou como um departamento estadunidense quer nos classificar?
Se for para lá importa ne
Nop
Como um departamento estadunidense quer nos classificar. Afinal, o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil ^^
@@rafaelramalho8673 você tá sendo irônico ou tá sendo gado?
é muito mais importante o que os EUA ou a Europa ocidental acha da gente... rsrsrs
Excelente explicação! Muito obrigado pelo vídeo! (:
Afinal, a classificação oficial para os brasileiros segundo eles é qual?
Se parar para analisar, por exemplo, a cultura argetina, a cultura colombiana, a cultura hondurenha e a cultura mexicana, são bastante diferentes, mesmo todos sendo países latinos. O Brasil, por si só, já tem uma gama enorme de diferentes culturas (alimentação, sotaques/palavras regionais, danças, comidas, vestimenta), então ter uma classificação "latina" já é querer colocar muitas coisas diferentes juntas. O próprio Estados Unidos também é um país com imensa diversidade, ou alguém acha que Iowa tem a mesma cultura da Califórnia e que Wyoming é parcido com Boston? Eu entendo a necessidade de classificações para algumas áreas, para facilitar alguns projetos, planos e programas (e até para discriminação), mas, no geral, essas classificações também causam muitos desentendimentos. Acho importante valorizar quem nós somos, tanto pelas nossas particularidades quanto pelas nossas semelhanças com países vizinhos e com nós mesmos.
super concordo com sua posição! Dentro do Brasil, tem vários culturas diferentes, linguagem, comidas, paladar etc ... Somo únicos no mundo, e isso é maravilhoso 🎉 kkk
Sim. Nos EUA eles costumam botar cultura latina sendo só cultura mexicana, cubana, portorriquenha e colombiana como uma cultura só. A cultura dos gaúchos no Uruguai, Argentina e sul do Brasil é menos latina que a cultura do dia de los muertos no México.
@@RomeuVerconnidentro do México tbm tem várias culturas e sotaques, dentro da Argentina tbm, dentro da Colômbia tbm, vocês que são ignorantes e acham que só no Brasil tem essa 'diversidade' pois estão presos na bolha dos EUA
A língua é um grande fator que nos “separa” do resto da América Latina
Nem todos os brasileiros se consideram latinos. Somos muito diferente dos povos classificados como latinos pelos EUA.
Não tem essa de " não se consideram". Simplesmente são.
@@luckyman5958 ne isso 😹🤣😂😝 🤪
@@luckyman5958 não é bem assim, somos luso brasileiros mas também latinos
@@helberteles6329 qual seria a classificação certa? Realmente estou boiando.
@@helberteles6329 boinando em minha cidade é... não estou entendendo. Qual seria a classificação usada a nós pelo Tio Sam
Brasil pra mim é um continente a parte, com culturas muitos distintas, culturas as quais são muito similares nos paises espanhóis das americas, eu particularmente me considero brasileiro.
Acho q todo brasileiro se considera brasileiro kkkk
@@loyaltynetonem todos. Em são paulo tem muitos pseudo italiano
@@wesleybezerra7975e no sul tem muitos pseudoalemães, pseudopoloneses, e por aí vai.
@@robertacamilo4414Não esqueça dos pseudorussos 😂😂😂😂
E o nordeste brasileiro é um caso a parte, criaram uma raça própria: a nordestina. Porém, é dividido em três raças: pernambucanos, baianos e os nordetinos.
@@robertacamilo4414o Rio Grande do Sul é igual o nordeste, criaram uma raça própria também: a gaúcha
Ok ... Mas Entao Qual e' a maneira correta de Marcar em um formulario O Que Sao os Brasileiros ... Latino ou Branco ??
Latinos são povos cujo idioma tem origem no Latim. E ponto final. Uma observação, jamaicanos falam Inglês.
Mas a e a maioria dos europeus são latinos então
nesse caso, ela se referiu ao latino americano da américa latina.
No fundo no fundo, bem la no Fundo dos Alfabetos... todos do continente Americano e alguns Europeus...São Latinos !
A Forma como organisamos nossas palavras, vem do Alfabeto Latino.
As Letras que o inglês usa, tambem vem do Alfabeto Latino.
De A até o Z nós usamos as mesmas Letras. Apenas a organização é diferente.
Então no fundo, todos são Latinos Americanos e Latinos Europeu. Pois o idioma predominante era o Latim...
... e seu Alfabeto ta em uso até hoje.
Porem uns mora na Europa outros mora na América.
Se vc realmente quer levar ao pé da Letra, então saiba que o sul dos Estados Unidos inteiro falam espanhol e os EUA não possuem um idioma oficial, sem contar que o Francês que também é uma lingua latina, é um dos idiomas oficiais do Canadá, então seguindo a sua lógica EUA e Canadá também são paises latinos.
Se fosse assim, Italianos e Franceses seriam latinos, não europeus
Eu nao entendi uma coisa, se eles consideram latino uma raça (o ideia) e nao consideram brasileiros de pele clara como brancos, entao nos somos o q para eles do ponto de vista racial?
Eles consideram brasileiros como brancos (os que são brancos) e negros (os que são negros..) pra eles eu sou negro e minha mulher è branca…. Aqui cada um preenche os documentos como querem
@joaodias5716 Sério mano já vi muitos casos que quando eles descobrem que a pessoa é da América Latina deixa de ser branco e vira Latino pra eles
@@ryansantos8509mas é assim mesmo
Quem é latino? São os nascidos nos países da América que possuem como línguas oficiais o português, o francês e o espanhol, línguas que têm origem no latim. Mas o que importa mesmo é que somos brasileiros com muito orgulho.
E os franceses, espanhois, italianos, romenos, portugueses, sao latinos? O termo é aplicado pra eles?
Ja adianto q eles nao veem assim
Justamente, mas no caso nós somos latino americanos, os latinos propriamente ditos são os povos da parte Sul da Europa (italianos, portugueses, espanhóis, franceses e romenos pra ser mais exatos).
@@LucasAlves-jr9wq sim, falal isso pra eles, ja tentei argumentar a origem de ser latino, latim, roma, origem europa...a reacao nao eh agradavel. Eless so vao usar e bater no peito caso seja de interesse na situacao, do contrario nao, ser LATINO tem conotacao inferior.
O brasileiro precisa parar de aceitar o termo.
Assim como "colonizacao", errado foi INVASAO
"manifestacao" errado, PROTESTO
engracado, tem BBC BRASIL, CNN BRASIL, MTV BRASIL DW BRASIL, tudo tem separado, pra vc ver como somos culturalmente conectados!
@@LucasAlves-jr9wqEspanha e Portugal são países latinos tbm, inclusive um português já até corrigiu um Brasileiro dizendo que Portugal é um país latino
@@pedro_ksks8872 Mas foi oque eu disse
Corrigindo, aqui não é América Latina e sim América do Sul. Se falar latim é ser Latino então Espanha e Itália são países latinos também?
Jovem , vou te contar um segredo , tu tá na América do Sul e latina . E para sua surpresa , Espanha , Itália , são países da Europa Latina , incrível né ? 😂
@caiotheodoro5069 bobagem. Seria o mesmo que dizer a América do Norte é América anglo-saxônica.
@@Marcos_Santos_Alpha são classificações diferentes 🤷🏻♂️
A burrice kkkskskskjwiwiauwuakkakaks
@@caiotheodoro5069 É só um rótulo pejorativo.
Como se fosse mudar alguma coisa na minha vida. Sou Brasileiro, Americano!!!
Kkkkķ, pior, meu amigo; tens razão. Vejo da mesma forma: e se tratarmos de racismo aí mesmo que a coisa piora porque os próprios americanos não se entendem, mesmo os brancos da grande maçã (New York) não entendem a maneira de pensar e agir dos texanos, e vice versa, kkkkk.
No final das contas morremos e viramos pó, e nada é difrente depois disso!
Na vdd vc n é nda. Bjs
@@Luan-eu7mt O que vc quer, ta mole ainda.
se vc mora nos Estadoa Unidos, a maneira como eles te classificam pode mudar muita coisa na sua vida... pense um pouco... reflita... desde contratos de emprego à maneira como te tratam em restaurante. Identidade cultural é uma coisa, identidade civil é outra. Sou privilegiada com 3 cidadanias diferentes, já fiz o teste e posso te afirmar: apresente um passaporte ou outro e tenha vantagem ou discriminação. Mas sim, sou brasileira e latino americana, esse sentimento identitário ninguém tira de mim.
_Sul-americano_ , os pontos cardeais ainda não foram abolidos.
Lembro-me quando fui á faculdade em Washington D.C uma senhora negra era a International Couselor (espécie de diretora da instituição de ensino superior, que lidava com alunos estrangeiros). Ela perguntou de onde eu era e classificou como da América do Sul. Até aí tudo bem, mas na hora de entrevista, ela danou a falar espanhol. Eu até entendia uma coisa ou outra. Daí ela viu que não tinha entendido e ela ficou surpresa, porque pra ela TODOS NA AMÉRICA DO SUL falavam espanhol. Enfim, claro que em matéria de impotância o Brasil não tá lá em cima nesse quesito. Mas a tal reitora era autoridade no assunto, estudantes internacionais. Dai minha surpresa maior.
Pq pra eles latino/hispano é algo étnico (racializado e exótico)
É gente parda miscigenada de espanhol e indígena q fala espanhol e é um mix de estereótipos culturais do México, Caribe e Colômbia.
Gente mt pobre e sofrida, mora em favelas controladas pelo narcotráfico, ditadores corruptos e comunistas.
Mulheres promíscuas e prostitutas, quer dar pra quaquer branco loiro.
Gente incivizada extrovertida, fala alto e grita, mora 10 parentes td junto, festa e cachaça td hora, é folgado preguiçoso ñ trabalha.
Lixo, amimais e moradores de rua por tds os lados, gente robada e morta a cada esquina.
Se é branco é filho de nazi refugiado pq só se for divida de jogo pra ter gente branca em lugares como esse, tem dinheiro pra tar fora do país é alguém da elite um um imigrante ilegal.
Isso q é america latina pra eles, ditoa pesquisadores e jornalistas vem pra estudar e cobrir as coias exoticas dessas culturas.
Maioria nunca pisou aq, fora de lugares turísticos as outras realidades pra eles ñ exitem.
É uma África 2.0
Tem muito analfabetismo funcional nos EUA...
Alunos internacionais falantes do espanhol, para ela.
Minha surpresa foi quando cheguei no Brasil e saber que vcs não conhecem nem o próprio país, respondem que falam brasileiro e nem conhecem o Amazonas, muitos nem conhecem o sul e assim vai, muito preconceito entre vcs e minha maior surpresa foi descobrir que só vão pra escola 3h por dia e ainda faltam, daí ficou compreensível tanta ignorância e agora tens um analfabeto como presidente ! 🙀
O complexo vira lata que tem os brasileiros és terrível, só beijam a bunda de USA E Europa o resto não existe para vcs! 🙀
Uma diretora que não sabia que no Brasil se falava português? Pelo amor de Deus né, que tipo de educação essa gente recebe?
Sempre soube, observem as séries de TV americana, somos classificados como brasileiros, geograficamente somos latinos, mas a personificação e identidade, tanto americanos como os irmãos latinos não vêem nossas familiaridades com a região.😯
Geograficamente os latinos vêm da EUROPA.
Os latinos são EUROPEUS nativos do Lácio que é uma região ITALIANA.
Ninguém mais é latino.
o termo latino se refere a origem da lingua portuguesa , latina-românica , assim como o espanhol, não tem nada a ver como geografia ou etnias. Pela localização geografica brasileiro um sul-americano
@@F.Picknaipa latinos se refere a origem da lingua
Pode perceber que se eles falarem que você é latino e você corrigir eles dizendo que é brasileiro, geralmente eles te tratam melhor.
@@F.Picknaipao
Falou falou e no final não concluiu… Qual é então a nossa classificação nos EUA? Não latinos? Não existe nenhum formulário com essa opção aqui… Às vezes aparece outros, mas não é comum ter essa opção nos formulários