Para países gigantes como Brasil, China, Rússia e EUA tem ainda o problema das diferenças internas. Algumas regiões ricas e saudáveis e outras miseráveis.
Os EUA virou um país rico de fachada que vive no cheque especial desde o governo Obama. Pois os EUA tem a maior dívida do mundo e uma economia INSOLVENTE e FALIDA que funciona a base de empréstimo desde o governo Obama. POIS O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRO MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO GOVERNO (ATRAVÉS DE TÍTULOS DO TESOURO, JUROS ALTOS E EXCESSO DE PRIVATIZAÇÃO)!
Os EUA virou um país rico de fachada que vive no cheque especial. Pois os EUA tem a maior dívida do mundo e uma economia INSOLVENTE e FALIDA que funciona a base de empréstimo desde o governo Obama. POIS O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRO MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO GOVERNO (ATRAVÉS DE TÍTULOS DO TESOURO, JUROS ALTOS E EXCESSO DE PRIVATIZAÇÃO)!
Os EUA virou um país rico de fachada que vive no cheque especial desde o governo Obama. Pois tem a maior dívida do mundo e uma economia INSOLVENTE e FALIDA que funciona a base de empréstimo desde o governo Obama.
No Brasil: Os políticos têm vários privilégios exemplo auxílio paletó 🤦🏿♀️ Enquanto pessoas desfavorecidas precisam sobreviver com um salário mínimo para ajudar a pagar água, luz e aluguel 🤷🏿♀️
4:15 outro problema são as distorções no PIB, como é o caso da irlanda ali em segundo lugar Grande parte do pib dela vem de umas poucas tech giants que se instalaram aqui, mas são basicamente jogos contábeis, sem reflexo pra população.
Concordo eu morei no Reino Unido e hoje na Suécia e ambos países continuam recebendo trabalhadores justamente da Irlanda! Todo irlandês que eu converso confirma oque você disse, esses falsetes contábeis são apenas pra inglês ver, a maioria dos irlandeses não ganham mais que 2 mil euros por mês!
Muito bom e esclarecedor o vídeo sobre os países mais ricos do mundo e sua complexidade em definir critérios confiáveis. De certa forma, concluo que há diversos países mais ricos e mais pobres do mundo e uma dinâmica que pode fazer surgirem novos critérios e novas riquezas. Parabéns pela matéria!
Uma alternativa ao PIB é uma série de indicadores proposta por Kate Raworth, autora do livro Economia Donut que considera o teto ecológico e o alicerce social.
Os EUA virou um país rico de fachada que vive no cheque especial desde o governo Obama. Pois os EUA tem a maior dívida do mundo e uma economia INSOLVENTE e FALIDA que funciona a base de empréstimo desde o governo Obama. POIS O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRO MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO ESTADO (ATRAVÉS DE TÍTULOS DO TESOURO, JUROS ALTOS E EXCESSO DE PRIVATIZAÇÃO)!
@@dziuba3989bem, vc está mais perto dos miseráveis do que dos milionários 😅 Não se deve aceitar a desigualdade, porque a desigualdade e a concentração de renda na mão de poucos. Concentração de renda na mão de poucos significa a exploração de muitos. Ninguém fica rico sendo bonzinho. Fica a dica.
Realmente é muito difícil e é preciso conhecer o lugar pra fazer um ranking. Pois, a FIRJAN (Federação das Indústrias do estado do RJ), de tempos em tempos, emite o índice equivocado de qualidade de vida dos municípios brasileiros, o qual nao condiz com a realidade dos municípios.
Gerou curiosidade o caso da Irlanda. Não é pequena e paraíso fiscal igual a Luxemburgo, não tem petróleo igual a Noruega. Tem 5 milhões de habitantes, a comunidade brasileira grande e tem aumentado seu PIB per capita nesses últimos tempos. Será que só porque tem multinacionais? E por que tem muitas multinacionais lá?
@@cleyton_lopes.40 correto. Foi tudo no momento certo para a Irlanda, atraiu multinacionais com incentivos de impostos, e ainda teve o Brexit, que fez mais empresas sairem de Londres e irem para la. Eu trabalho numa das maiores consultorias do mundo, e o Headquarter e justamente em Dublin.
Como essa BBC é necessária, mano. Sempre nos presenteando com maravilhosas reportagens. Sobre os indicadores, o IDH é o melhor dos apresentados, porque é o que considera os elementos que nos dão um pouco de noção da realidade social de cada país, ainda mais por considerar a questão educacional. Não sei como está essa questão, mas será que não seria possível pensar nas demais problemáticas citadas no âmbito do próprio IDH? Por exemplo, incluir a questão da proteção ambiental, igualdade de gênero e democracia?
IDH, como medida de riqueza, é péssimo indicador. Basta ver que Cuba tem um dos maiores IDHs da América Latina e a sua população é paupérrima. Para mim, o PIB per Capita é o que melhor indica a riqueza de uma POPULAÇÃO. Quando você vê o ranking desse índice, faz todo sentido.
@@romulobrandaomadeira322 Por Pessoa também é errado. Pois Catar nunca seria melhor que Suíça. Mas para vocês "Oriente Médio" é uma espécie de Suíça. Deveriam trocar o Brasil para lá.
@@comentaristasoyoutube Leia a palavra que vc escreveu: MELHOR. Em nenhum momento eu disse que um lugar é melhor do que outro por ter PIB per Capita maior. Estou falando de riqueza, de DINHEIRO. Nesse aspecto sim, o Catar é comparável com a Suíça.
Eu acho que o melhor padrão de país é a Singapura. É seguro, industrializado, limpo, bonito e literalmente rico quanto a capital fisico. Além disso a maioria dos países do sudeste e leste asiático são um bom exemplo para o Brasil seguir.
Acredito que o Brasil deva seguir um exemplo ocidental. Culturalmente não temos quase nada parecido com Singapura ou qualquer país asiático. Temos exemplos na Europa, como Países Baixos e França.
@@andrediego1142 mas se formos seguir o exemplo desses países que vc citou, quem poderíamos colonizar para acumular capital e investir no desenvolvimento do nosso país??
brasil pode ser um dos principais países a provar que medição de PIB não significa muito. Estamos no TOP 10 maiores PIB mas 50% da população não tem saneamento básico.
Mesmo determinado país tendo um PIB per capita alto, não está imune a desigualdade social. Tenho uma amiga estadunidense que literalmete estava passando fome, ou ela pagava o aluguel ou comia, ela estava sobrevivendo a base de tacos. O rico está cada vez mais rico e o pobre mais pobre. ''E o motivo todo mundo já conhece. É que o de cima sobe e o de baixo desce.'' Essa música reflete basicamente a nossa sociedade. hahaha
Interessante, mostra que realmente PIP diz algo sobre o país, e desigualdade esconde. Sua amiga e nós somos o exemplo escancarado disso. Br com PIP praticamente igual a Canadá. Se não fosse triste, seria piada!
Excelente trabalho. Tomando em conta de que nenhum dos indicies é suficiente para determinar a riqueza de um país, seria interessante ter um indicie promedio baseado em todos os índices.
Qualidade de vida se trata de uma habitação com segurança, conforto e tranquilidade. Nas favelas da América latina isso não existe. Comparem com os bairros de Los Angeles que são dominados por gangues. Ruas pavimentadas, calçamento, esgoto, drenagem pluvial, mobilidade, acessibilidade, etc. Eles só não têm tranquilidade.
@@comentaristasoyoutube Passou do 79º para o 84º lugar entre 189 países. O IDH brasileiro foi de 0,762, em 2018, para 0,765, em 2019. Não dá pra dizer que é uma coisa ruim, mas também não há motivos pra soltar fogos. O Brasil ainda está muito distante dos países desenvolvidos.
Imprecionante que Brasil e Canadá tenha praticamente o mesmo PIP. Exemplifica bem o efeito da desigualdade no Brasil. O país faz quase o mesmo dinheiro que um país geograficamente muito inferior, com alto custo de vida, no entanto aqui temos a fome e a miséria. Isso só faz sentido se pensarmos na riqueza de alguns poucos brasileiro. Vergonha da nossa falta de vergonha!
A riqueza total do país não mede a sua real, já que assim você estaria dizendo que a china é mais rica que a Alemanha ou que a índia é mais rica que a Austrália e Itália juntos. Atualmente os reais mais ricos 1° Luxemburgo 2° Irlanda 3° suiça ... 7° lugar: estados unidos
@@heldercaze6333 Muito menos a Por Pessoa vulgo Catar da vida. Mas vocês querem continuar pressionado uma coisa que não funciona e que traz desavenças entre nações e até mesmo entre os próprios habitantes de uma mesma nação. Vá estudar!!!
Parabéns pela matéria! Senti falta de falar que também entra no cálculo do PIB imposto e gastos do governo. Então, o PIB aumenta em governos que cobram mais impostos e gastam mais.
Muito bom o vídeo, bem informativo. Considero o PPP (Paridade do poder de compra) per capita um indíce mais confiável além do IDH que abrange mais questões que de fato relata quanto um país tem uma qualidade de vida boa ou não. PIB e PIB per capita em dólares já esta totalmente defasado e fora da realidade do quão rico um país.
A Irlanda é realmente excelente, exceto a crise de acomodação que existe no país. Isso diminui drasticamente na qualidade de vida das pessoas e aumentam absurdamente o custo.
O Brasil com 200 milhões de habitantes e um território continental produz menos que paises cujas populações oscilam entre os 38 milhões e os 120 milhões sem matérias primas e com áreas menores que minas gerais, como é o caso da Alemanha, Japão, Itália, França e o Reino Unido á excepção do Canadá. O problema é estrutural no Brasil e começa logo com o facto de o sistema de ensino ser muito atrasado. Trabalham muito mas pouco ou nada produzem.
Ótima síntese! Realmente é muito difícil aplicar um parâmetro para medir a qualidade de vida dos habitantes de um país. O IDH não diz tudo, mas toca em pontos importantes. Poderia acrescentar a este dados ambientais e liberdade de expressão, por exemplo.
Esse panorama explica bem a razão de o estados unidos e china serem um potência mundial, pois eles mesmos sendo extensos em sentido territorial, consegue manter um bom nível nos rankings de países com maior desenvolvimento humano. O Brasil na contramão, possui grande extensão geográfica mas não se preocupa em distribuir renda e diminuir as desigualdades sociais. esquece-se a elite brasileira, que ao contrario dos países cujo tamanho são inferiores ao do estado de minas gerais, a população mais pobre e miserável do pais representa uma quantidade absurdamente maior de pessoas do que os muito ricos e que se alguma coisa não for feita pelos meios democráticos, todo o sistema ruirá em detrimento da sobrevivência de dos mais de noventa porcento da população brasileira.
Como Economista eu ficava so pensando na próxima medida que complementa a anterior. Eles cobriram as mais importantes, só faltou Lorenz curve e PPP. A pergunta que não quer calar é para que o You Tube me recomendou isso no meu horário livre 😂🤣
Talvez o título do video nao seja tão adequado ao conteúdo? Medir somente a riqueza ou a qualidade de vida? OU RIQUEZA = PAÍS DESENVOLVIDO? As vezes nem todo país rico signifique que a maior parte da população tenha uma vida boa - segurança, educação, lazer, moradia, renda, democracia etc. Afianl queremos medir apenas o econômico? Social? Ambos? Ou reflexo de um no outro!?
@@Thainara-r2p a tipos de desigualdade, como no Brasil a desigualdade é de um certo modo e atinge determinada parte da população enquanto na Alemanha a desigualdade é diferente.
@@Thainara-r2p Acesso a moradia segura, alimentacao, educacao e saude não te faz rico. Te fazer ter bem-estar social. A desigualdade existe em todos, mas esse minimo todo cidadao do mundo deveria ter.
A desigualdade no Brasil é brutal, um continente inteiro que é paraíso fiscal, para corrigir isso é preciso fazer como os países ricos fazem, isto é, Taxar as Grandes Fortunas, no mínimo tem de cobrar 50% do valor das heranças, e aí com esse dinheiro financiar o renda básica, educação, etc.
@@Juan-pf3ob entenda… sem mercado consumidor não tem para quem a indústria vender. Com o renda básica, a indústria terá para quem vender. E a acumulação de fortunas tem de ser podada sempre, ou vira o caos. Países como EUA, Japão, Inglaterra, Alemanha, etc. Cobram grandes porcentagens das heranças acima de 10 milhões.
É "rico" sim, se a gente for considerar, que é um país que dar uma excelente qualidade de vida para a população e consequentemente gera mais riqueza na medida certa para eles. O Brasil por exemplo é mal/mau administrado assim como a Índia, por isso, que temos pobreza e um IDH baixíssimo (754/765) para o seu *potencial* ... o Brasil é aquele país que é rico, mas a população não é. Digamos que a população da Suíça é mais rica e vive melhor por ter seu dinheiro melhor administrado, entretanto, o Brasil é rico por muito dinheiro e não fazer uma administração correta desse bem, tendo assim, uma população pobre.
Parece ser o mais tranquilo, e um bom país para pessoas já de meia idade, casada e com filhos. Eu acho que a Singapura também deve ter uma qualidade de vida igual ou superior a da Suiça, eu sempre quis ir pra lá.
@@gabriel-moreira Singapura não é igual que Suíça e sim um estado cheio de milionário que consequentemente aumenta o Por Pessoa e como é um mini estado conseguiu se desenvolver e se tornar um país "desenvolvido" (como vocês ignorantes e complexados gostam dizer), aliás pelo que vi, segundo os dados mundiais, Suíça tem um IDH mais alto, embora seja pouca diferença, mas isso mostra que ela tem que aprender com ela, como se faz um país, já que Singapura mesmo sendo super pequena (mais fácil de administrar na teoria) é pouco desenvolvida em menor escala que a própria Suíça.
@@comentaristasoyoutube Pesquisa como a Singapura ficou rica, e depois como a Suiça ficou rica. Também compara as empresas que tem nos dois países. Não estou desmerecendo a Suiça, só dando minha opinião. Eu gosto de estudar o mercado financeiro, então a Singapura é um país mais atrativo para mim. A Suiça já não foca tanto nisso, mesmo tendo diversas empresas de asset management e muitos AUMs qualificados.
Fatou citar o cálculo do PIB por paridade de pode de compra (PPP, em inglês), metodologia mais precisa do que a aferição tradicional do PIB por considerar a capacidade produtiva do país sem converter a moeda ao dólar, evitando diversas distorções.
O Brasil é um país rico sim ,o problema daqui é que agente compra tudo como se fosse dólar mas, ganhando em real por isso não temos poder de compra ex: um carro que custa 20 mil dólar nos EUA aqui custa 100 mil reais, uma smart tv 800 dólares aqui 5 mil reais...etc, além disso, os governantes aqui sufoca a classe produtiva e a sociedade em geral oferecendo muitas vantagens para o trabalhador escolher ter o estado como patrão desestimulando a iniciativa privada. Na minha opinião esse é o maior problema do Brasil. Enquanto nós e nossos filhos estivermos com o objetivo de entrar para o serviço público isso aqui não vai pra frente. Porque o estado não produz nada de riqueza
Brasil passou a importa materiais e produtos básicos. Esse é o problema que afeta toda cadeia produtiva e por isso quando o dólar sobe nossa inflação cresce de forma absurda. A iniciativa privada brasileira é preguiçosa, de exemplo temos os fertilizantes que importamos quase todo da Rússia, EUA e Oriente médio. Não é por falta de tecnologia, simplesmente empresários não querem investir em fabricas, tanto que só a Petrobras fabrica fertilizante no Brasil.
É quase inacreditável saber q o Brasil está entre os 10 mais ricos, conhecendo a realidade q ele é por dentro 👀...Eu confio mais na segunda lista...kkkk
Brasil é um país rico, porém MUITO desigualdade socialmente. Como a Índia. Tem muito dinheiro concentrado em poucas mãos enquanto uma parte do país nem saneamento básico tem.
@@xxxEr1caxxx que tal começando cortando a raiz do problema: altíssimos salários pra políticos e centenas de benefícios. Depois começar a taxar grandes fortunas. 😂
nos estados unidos tem isso, pra um grupo. Qualidade de vida são todos terem uma moradia segura, acesso à educacao, saúde, alimentacão balanceada que usa pouco ultraprocessado e não é comprar um smartphone.
O indicador de riqueza poderia ser uma equação compostas por esses apresentados, algo que equalize capacidade produtiva, distribuição de renda e qualidade de vida.
Tem PIB , tem PIB per Capita , renda da população anual , salário médio da população , IDH do país...enfim , há várias formar de tantar dizer qual é o mais rico de todos
E deveriam começar a falar de dívida também! Tem país que tem divida 3x o tamanho do PIB, emite moeda sem lastro de forma desenfreada e ate os titulos da divida ninguem mais quer comprar, ainda assim figura entre mais ricos. Se um dia a divida for cobrada não tem a menor condiçao de pagar, vai ser calote generalizado. Caos. Nao considerar a dívida dos países é praxe pq se considerassem esse tipo de ranking mudaria totalmente. Se se trata de pessoas comuns um endividado sem lastro ja estaria todo lascado, mas se quem faz os dados esta endividado, tudo bem.
Escutei o que foi demonstrado com o titulo , falou, falou e demonstrou o inconcebivel ou melhor o que achou ou foi indicada a dizer, que para quem presta atenção, apenas falou e nada disse, não me reriro a nomes , mas escala em escala; quem se disposer : escute e concluia, a forma de tal demonstração. Só vale para quem nada entende e gosta de escutar conversa (em giria), para boi dormir.-
É só pegar os dados de todos os indicadores e traçar uma média, ainda assim não vai refletir a realidade, eu sei. Mas penso que será um pouco mais completo.
EUA, Canada, Australia, Paises do Reino Unido, assim como outros paises europeus e países nórdicos, China e Japão compõem os países mais ricos do mundo
Uma prova de q PIB e PIB per capita ñ são sinônimos de qualidade de vida está no próprio Brasil: O Rio de Janeiro possui um dos maiores PIB per capita do país, mas nem todos por lá desfrutam de tal riqueza (Nem preciso falar das favelas, né?) Porém, em questão de Gini, o Rio está entre os estados com maior desigualdade econômica. Portanto, o Gini seria uma medição mais adequada nesse caso, apesar de continuar sendo um método imperfeito
Vocês esqueceram da métrica do Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à desigualdade (IDHI). Talvez seja a métrica mais definitiva de país rico em todos os sentidos.
@andre1991 Praticamente sempre fomos assim. Porque o Brasil não tem instituições fortes, é um problema empurrado com a barriga, a anos. Enquanto a Argentina mesmo na situação caótica deles, mesmo assim, o IDH deles é de 855 (ou quase isso). Imagina se eles estivessem bem!!!
Jargões emocionais não tem o poder de mudar a realidade. Qto mais bens e serviços um país produz, mais rico ele é. Todos ganham c isso. RICOS E POBRES. Desigualdade não é problema. Pobreza é o problema.
Para países gigantes como Brasil, China, Rússia e EUA tem ainda o problema das diferenças internas. Algumas regiões ricas e saudáveis e outras miseráveis.
Olá 👋🏻 Saudações da Flórida | EUA. como vai?
ricas e saudáveis sob que perspectiva? porque a parte "rica" do brasil tem índices sociais parecidos com as partes mais pobres dos estados unidos...
@@pedro.mmm9 Mais ricas e saudáveis comparadas entre elas, não quando comparadas com outros países.
@@pedro.mmm9 Sim, por exemplo o Mississippi ou Alabama, os estados mais pobres dos EUA, se equivalem a estados ricos brasileiros, como SC e PR.
@@AlexSantos-hu7mn Mas nesse caso é a percepção da desigualdade social, não da riqueza ou pobreza.
Ótima jornalista, Laís Alegretti.
Os EUA virou um país rico de fachada que vive no cheque especial desde o governo Obama.
Pois os EUA tem a maior dívida do mundo e uma economia INSOLVENTE e FALIDA que funciona a base de empréstimo desde o governo Obama.
POIS O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRO MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO GOVERNO (ATRAVÉS DE TÍTULOS DO TESOURO, JUROS ALTOS E EXCESSO DE PRIVATIZAÇÃO)!
Sem sombra de duvida, e também lindíssima!!
@@Mateus-ib2sf Abaixo assinado
Dei aula sobre isso ontem nas minhas turmas de segundo ano. Ótimo conteúdo!!! Parabéns!
Os EUA virou um país rico de fachada que vive no cheque especial.
Pois os EUA tem a maior dívida do mundo e uma economia INSOLVENTE e FALIDA que funciona a base de empréstimo desde o governo Obama.
POIS O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRO MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO GOVERNO (ATRAVÉS DE TÍTULOS DO TESOURO, JUROS ALTOS E EXCESSO DE PRIVATIZAÇÃO)!
Meus parabéns. Tremenda aula!!!!
Os EUA virou um país rico de fachada que vive no cheque especial desde o governo Obama.
Pois tem a maior dívida do mundo e uma economia INSOLVENTE e FALIDA que funciona a base de empréstimo desde o governo Obama.
No Brasil:
Os políticos têm vários privilégios exemplo auxílio paletó 🤦🏿♀️
Enquanto pessoas desfavorecidas precisam sobreviver com um salário mínimo para ajudar a pagar água, luz e aluguel 🤷🏿♀️
Viva a democracia liberal que vivemos e que nos fode de todo jeito possivel.
4:15 outro problema são as distorções no PIB, como é o caso da irlanda ali em segundo lugar
Grande parte do pib dela vem de umas poucas tech giants que se instalaram aqui, mas são basicamente jogos contábeis, sem reflexo pra população.
Ah ta.. ela fala dps..
Vc ta na irlanda? Me resgata daq do brasil pfvr
@@rafaelsilllva907 Tem várias alternativas para você sair do Brasil e ir para países melhores que a Irlanda.
Concordo eu morei no Reino Unido e hoje na Suécia e ambos países continuam recebendo trabalhadores justamente da Irlanda! Todo irlandês que eu converso confirma oque você disse, esses falsetes contábeis são apenas pra inglês ver, a maioria dos irlandeses não ganham mais que 2 mil euros por mês!
Poder de compra e qualidade de vida da Irlanda eo 1 primeiro da Europa se não do mundo...
Muito bom e esclarecedor o vídeo sobre os países mais ricos do mundo e sua complexidade em definir critérios confiáveis. De certa forma, concluo que há diversos países mais ricos e mais pobres do mundo e uma dinâmica que pode fazer surgirem novos critérios e novas riquezas. Parabéns pela matéria!
Uma alternativa ao PIB é uma série de indicadores proposta por Kate Raworth, autora do livro Economia Donut que considera o teto ecológico e o alicerce social.
sem dúvidas, uma das melhores jornalistas que eu já vi!!! aulas de profissionalismo!
A BBC Brasil sempre com excelentes conteúdos fazendo o seu papel de informar e também de formar esse país! Muito obrigado e parabéns pela iniciativa!
Que conteúdo bem produzido! Parabéns à BBC
Lastimável nossa desigualdade econômica brasileira.A perspectiva do trabalhador brasileiro, na média ,é desastrosa e instável.
Lastimável é a pobreza,nao a desigualdade.
Os EUA virou um país rico de fachada que vive no cheque especial desde o governo Obama.
Pois os EUA tem a maior dívida do mundo e uma economia INSOLVENTE e FALIDA que funciona a base de empréstimo desde o governo Obama.
POIS O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRO MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO ESTADO (ATRAVÉS DE TÍTULOS DO TESOURO, JUROS ALTOS E EXCESSO DE PRIVATIZAÇÃO)!
@@dziuba3989bem, vc está mais perto dos miseráveis do que dos milionários 😅
Não se deve aceitar a desigualdade, porque a desigualdade e a concentração de renda na mão de poucos. Concentração de renda na mão de poucos significa a exploração de muitos.
Ninguém fica rico sendo bonzinho. Fica a dica.
Matéria de primeira! Parabéns, BBC!
Realmente é muito difícil e é preciso conhecer o lugar pra fazer um ranking. Pois, a FIRJAN (Federação das Indústrias do estado do RJ), de tempos em tempos, emite o índice equivocado de qualidade de vida dos municípios brasileiros, o qual nao condiz com a realidade dos municípios.
Olá 👋🏻 Saudações da Flórida | EUA. como vai?
FIRJAN não consegue nem ser levada a sério no RJ, quem dirá no aspecto nacional.
Belíssima aula, mto obrigado !!!!
Vocês são demais! Grato pelo conhecimento que vocês trazem, esclarecendo, de forma simples, conceitos complexos para nós.
São ótimos os videos sobre geopolítica e economia global que a BBC proporciona.
Gerou curiosidade o caso da Irlanda. Não é pequena e paraíso fiscal igual a Luxemburgo, não tem petróleo igual a Noruega. Tem 5 milhões de habitantes, a comunidade brasileira grande e tem aumentado seu PIB per capita nesses últimos tempos. Será que só porque tem multinacionais? E por que tem muitas multinacionais lá?
Várias multinacionais e bigtechs tem instalado a sede na Irlanda por conta dos impostos q são beeeem menores q outros países da região
E pensar que a Irlanda já foi um dos países mais pobres da Europa, inclusive, houve uma grande fome neste país.
Liberou a economia pra empresas estrangeiras
O Breixt também tem favorecido a Irlanda.
@@cleyton_lopes.40 correto. Foi tudo no momento certo para a Irlanda, atraiu multinacionais com incentivos de impostos, e ainda teve o Brexit, que fez mais empresas sairem de Londres e irem para la. Eu trabalho numa das maiores consultorias do mundo, e o Headquarter e justamente em Dublin.
Eu adoro essa jornalista!! Muito profissional e clara!
Como toda a equipe da bbc Brasil!
Parabéns pelo trabalho excelente!
Como essa BBC é necessária, mano.
Sempre nos presenteando com maravilhosas reportagens.
Sobre os indicadores, o IDH é o melhor dos apresentados, porque é o que considera os elementos que nos dão um pouco de noção da realidade social de cada país, ainda mais por considerar a questão educacional. Não sei como está essa questão, mas será que não seria possível pensar nas demais problemáticas citadas no âmbito do próprio IDH? Por exemplo, incluir a questão da proteção ambiental, igualdade de gênero e democracia?
Sanidade mental também.
IDH, como medida de riqueza, é péssimo indicador. Basta ver que Cuba tem um dos maiores IDHs da América Latina e a sua população é paupérrima. Para mim, o PIB per Capita é o que melhor indica a riqueza de uma POPULAÇÃO. Quando você vê o ranking desse índice, faz todo sentido.
Já existe igualdade de genero na maioria dos países do ocidente entao isso nem deveria ser citado.
@@romulobrandaomadeira322 Por Pessoa também é errado. Pois Catar nunca seria melhor que Suíça. Mas para vocês "Oriente Médio" é uma espécie de Suíça. Deveriam trocar o Brasil para lá.
@@comentaristasoyoutube Leia a palavra que vc escreveu: MELHOR. Em nenhum momento eu disse que um lugar é melhor do que outro por ter PIB per Capita maior. Estou falando de riqueza, de DINHEIRO. Nesse aspecto sim, o Catar é comparável com a Suíça.
Como sempre ótimo os vídeos de vcs. Parabéns 🎉❤
Boa reportagem resumida.
Eu acho que o melhor padrão de país é a Singapura. É seguro, industrializado, limpo, bonito e literalmente rico quanto a capital fisico. Além disso a maioria dos países do sudeste e leste asiático são um bom exemplo para o Brasil seguir.
Mas é uma ditadura sem liberdade de expressão plena como temos no Brasil....
Singapura é um país melhor que o Brasil. Entrentanto mesmo pequena (que na teoria é mais fácil ser administrada) tem um IDH levemente menor que Suíça.
Acredito que o Brasil deva seguir um exemplo ocidental. Culturalmente não temos quase nada parecido com Singapura ou qualquer país asiático. Temos exemplos na Europa, como Países Baixos e França.
@@andrediego1142 Explique mais...
@@andrediego1142 mas se formos seguir o exemplo desses países que vc citou, quem poderíamos colonizar para acumular capital e investir no desenvolvimento do nosso país??
Fantástica essa matéria! Parabéns aos jornalistas. Muito bom tomar café e acompanhar as melhores notícias. 🎉😊
Parabéns BBC por mais um conteúdo de qualidade!
brasil pode ser um dos principais países a provar que medição de PIB não significa muito. Estamos no TOP 10 maiores PIB mas 50% da população não tem saneamento básico.
Situação pior é a da Índia.
@@Mateus-ib2sf A Índia é a 5° maior economia do mundo e a maioria da população vive na miséria
Lindíssima Laís!!!
Mesmo determinado país tendo um PIB per capita alto, não está imune a desigualdade social. Tenho uma amiga estadunidense que literalmete estava passando fome, ou ela pagava o aluguel ou comia, ela estava sobrevivendo a base de tacos.
O rico está cada vez mais rico e o pobre mais pobre. ''E o motivo todo mundo já conhece. É que o de cima sobe e o de baixo desce.'' Essa música reflete basicamente a nossa sociedade. hahaha
Só discordo do hahaha. Não é engraçado.
@@eduardoalmeida61 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem trabalha nos EUA não passa fome, isso é um fato!
Interessante, mostra que realmente PIP diz algo sobre o país, e desigualdade esconde.
Sua amiga e nós somos o exemplo escancarado disso. Br com PIP praticamente igual a Canadá. Se não fosse triste, seria piada!
Isso é sério.
Ótima reportagem e jornalista excelente 👏
Ótima reportagem!
Excelente matéria
Olá 👋🏻 Saudações da Flórida | EUA. como vai?
ótimo vídeo. A melhor coisa é utilizar todos esses índices conjuntamente, hehe.
Corcordo, todos juntos podem apontar..para a direção certa
Excelente trabalho. Tomando em conta de que nenhum dos indicies é suficiente para determinar a riqueza de um país, seria interessante ter um indicie promedio baseado em todos os índices.
parabéns pela reportagem
Excelente video, obrigado Alegretti.
Muito bom esse videos, vou ate salvar
Boa Reflexão !!!
Qualidade de vida se trata de uma habitação com segurança, conforto e tranquilidade. Nas favelas da América latina isso não existe. Comparem com os bairros de Los Angeles que são dominados por gangues. Ruas pavimentadas, calçamento, esgoto, drenagem pluvial, mobilidade, acessibilidade, etc. Eles só não têm tranquilidade.
Ótimo vídeo
O interessante é que Brasil só fica bem colocado quando se analisa o PIB, nos demais indicadores a situação é trágica.
Em 2019 ele tinha IDH considerado "alto" pela ONU.
@@comentaristasoyoutube Passou do 79º para o 84º lugar entre 189 países. O IDH brasileiro foi de 0,762, em 2018, para 0,765, em 2019. Não dá pra dizer que é uma coisa ruim, mas também não há motivos pra soltar fogos. O Brasil ainda está muito distante dos países desenvolvidos.
@@comentaristasoyoutube bostil nunca teve idh alto cara
@@fernando4885 Ele tem um IDH alto sim ---> 0,760 considerado alto
@@Souza-yg5xm * super desenvolvidos...
Imprecionante que Brasil e Canadá tenha praticamente o mesmo PIP. Exemplifica bem o efeito da desigualdade no Brasil. O país faz quase o mesmo dinheiro que um país geograficamente muito inferior, com alto custo de vida, no entanto aqui temos a fome e a miséria. Isso só faz sentido se pensarmos na riqueza de alguns poucos brasileiro. Vergonha da nossa falta de vergonha!
O Canadá é maior que o Brasil!!!!
@@stankiewicz1992 A diferença do PIP é mínima. São indicadores, não precisa ser igual para traçarmos uma relação.
A riqueza total do país não mede a sua real, já que assim você estaria dizendo que a china é mais rica que a Alemanha ou que a índia é mais rica que a Austrália e Itália juntos. Atualmente os reais mais ricos
1° Luxemburgo
2° Irlanda
3° suiça
...
7° lugar: estados unidos
@@heldercaze6333 Muito menos a Por Pessoa vulgo Catar da vida. Mas vocês querem continuar pressionado uma coisa que não funciona e que traz desavenças entre nações e até mesmo entre os próprios habitantes de uma mesma nação. Vá estudar!!!
@@comentaristasoyoutube bem, e que outra maneira você tem de medir isso?
O mais curioso é ver um especialista refutar uma forma de se medir a desigualdade e sendo tbm refutado por outro logo a seguir 😂
Excelente. Parabéns
Parabéns pela matéria! Senti falta de falar que também entra no cálculo do PIB imposto e gastos do governo. Então, o PIB aumenta em governos que cobram mais impostos e gastam mais.
Não sei se rio de desespero ou se choro de decepção pelo nosso querido Brasil
chocante o tanto que se gasta com guerra e se isentam pra fome
Excelente informação aos ouvintes!
Muito bom o vídeo, bem informativo. Considero o PPP (Paridade do poder de compra) per capita um indíce mais confiável além do IDH que abrange mais questões que de fato relata quanto um país tem uma qualidade de vida boa ou não.
PIB e PIB per capita em dólares já esta totalmente defasado e fora da realidade do quão rico um país.
Olá 👋🏻 Saudações da Flórida | EUA. como vai?
O PPP não é aplicável em todas as situações; ele tem a tendência de ser mais alto em países menos desenvolvidos economicamente.
Bom vídeo. É necessário informar e contribuir para a literacia económica e política dos brasileiros.
Excelente vídeo!😊
0:26; O Brasil é um exemplo desse argumento.
Muito bem explicado.
Parabens, bom vídeo
Que matéria incrível
Parabéns , obrigado por me Ensinar
3:40 quem são os grandes economistas que defendem o pib?
A Irlanda é realmente excelente, exceto a crise de acomodação que existe no país. Isso diminui drasticamente na qualidade de vida das pessoas e aumentam absurdamente o custo.
O Brasil com 200 milhões de habitantes e um território continental produz menos que paises cujas populações oscilam entre os 38 milhões e os 120 milhões sem matérias primas e com áreas menores que minas gerais, como é o caso da Alemanha, Japão, Itália, França e o Reino Unido á excepção do Canadá. O problema é estrutural no Brasil e começa logo com o facto de o sistema de ensino ser muito atrasado. Trabalham muito mas pouco ou nada produzem.
A verdade é a seguinte: produzimos o cacau para importar o chocolate.
ótima reportagem
Ótima síntese! Realmente é muito difícil aplicar um parâmetro para medir a qualidade de vida dos habitantes de um país. O IDH não diz tudo, mas toca em pontos importantes. Poderia acrescentar a este dados ambientais e liberdade de expressão, por exemplo.
Acrescentar liberdade em geral não só expressão já daria um ótimo up
Esse panorama explica bem a razão de o estados unidos e china serem um potência mundial, pois eles mesmos sendo extensos em sentido territorial, consegue manter um bom nível nos rankings de países com maior desenvolvimento humano. O Brasil na contramão, possui grande extensão geográfica mas não se preocupa em distribuir renda e diminuir as desigualdades sociais. esquece-se a elite brasileira, que ao contrario dos países cujo tamanho são inferiores ao do estado de minas gerais, a população mais pobre e miserável do pais representa uma quantidade absurdamente maior de pessoas do que os muito ricos e que se alguma coisa não for feita pelos meios democráticos, todo o sistema ruirá em detrimento da sobrevivência de dos mais de noventa porcento da população brasileira.
Como Economista eu ficava so pensando na próxima medida que complementa a anterior. Eles cobriram as mais importantes, só faltou Lorenz curve e PPP.
A pergunta que não quer calar é para que o You Tube me recomendou isso no meu horário livre 😂🤣
Talvez o título do video nao seja tão adequado ao conteúdo? Medir somente a riqueza ou a qualidade de vida? OU RIQUEZA = PAÍS DESENVOLVIDO?
As vezes nem todo país rico signifique que a maior parte da população tenha uma vida boa - segurança, educação, lazer, moradia, renda, democracia etc.
Afianl queremos medir apenas o econômico? Social? Ambos? Ou reflexo de um no outro!?
Excelente!!!
FOI SHOW.
Vídeo excelente
Gostei do jornalismo
O Brasil é um pais rico e desigual, o que é diferente de ser um pais pobre.
Mas desigualdade há em todo mundo,por menor que seja. 😂
@@Thainara-r2p a tipos de desigualdade, como no Brasil a desigualdade é de um certo modo e atinge determinada parte da população enquanto na Alemanha a desigualdade é diferente.
BR é um país pobre.
@@Thainara-r2p Acesso a moradia segura, alimentacao, educacao e saude não te faz rico. Te fazer ter bem-estar social. A desigualdade existe em todos, mas esse minimo todo cidadao do mundo deveria ter.
Esqueceram de mencionar o FIB (felicidade interna bruta) onde o país mais rico é o Butão 😅
A desigualdade no Brasil é brutal, um continente inteiro que é paraíso fiscal, para corrigir isso é preciso fazer como os países ricos fazem, isto é, Taxar as Grandes Fortunas, no mínimo tem de cobrar 50% do valor das heranças, e aí com esse dinheiro financiar o renda básica, educação, etc.
Financiar a industrialização do país* Renda básica não vai adiantar porcaria nenhuma. É preciso gerar empregos
@@Juan-pf3ob entenda… sem mercado consumidor não tem para quem a indústria vender. Com o renda básica, a indústria terá para quem vender. E a acumulação de fortunas tem de ser podada sempre, ou vira o caos. Países como EUA, Japão, Inglaterra, Alemanha, etc. Cobram grandes porcentagens das heranças acima de 10 milhões.
Ótimo conteúdo
Onde há o ser humano, há a incerteza sobre o que é bom ou ruim.
Simplesmente não há um Sistema Perfeito!!! 21.05.2023
Muito interessante
A Suíça não é o mais Rico mas é com certeza o melhor país para se viver.
É "rico" sim, se a gente for considerar, que é um país que dar uma excelente qualidade de vida para a população e consequentemente gera mais riqueza na medida certa para eles. O Brasil por exemplo é mal/mau administrado assim como a Índia, por isso, que temos pobreza e um IDH baixíssimo (754/765) para o seu *potencial* ... o Brasil é aquele país que é rico, mas a população não é. Digamos que a população da Suíça é mais rica e vive melhor por ter seu dinheiro melhor administrado, entretanto, o Brasil é rico por muito dinheiro e não fazer uma administração correta desse bem, tendo assim, uma população pobre.
Parece ser o mais tranquilo, e um bom país para pessoas já de meia idade, casada e com filhos. Eu acho que a Singapura também deve ter uma qualidade de vida igual ou superior a da Suiça, eu sempre quis ir pra lá.
Errado, é a nação modelo, perfeita e o PIB per capita é alto!
@@gabriel-moreira Singapura não é igual que Suíça e sim um estado cheio de milionário que consequentemente aumenta o Por Pessoa e como é um mini estado conseguiu se desenvolver e se tornar um país "desenvolvido" (como vocês ignorantes e complexados gostam dizer), aliás pelo que vi, segundo os dados mundiais, Suíça tem um IDH mais alto, embora seja pouca diferença, mas isso mostra que ela tem que aprender com ela, como se faz um país, já que Singapura mesmo sendo super pequena (mais fácil de administrar na teoria) é pouco desenvolvida em menor escala que a própria Suíça.
@@comentaristasoyoutube Pesquisa como a Singapura ficou rica, e depois como a Suiça ficou rica. Também compara as empresas que tem nos dois países. Não estou desmerecendo a Suiça, só dando minha opinião. Eu gosto de estudar o mercado financeiro, então a Singapura é um país mais atrativo para mim. A Suiça já não foca tanto nisso, mesmo tendo diversas empresas de asset management e muitos AUMs qualificados.
Fatou citar o cálculo do PIB por paridade de pode de compra (PPP, em inglês), metodologia mais precisa do que a aferição tradicional do PIB por considerar a capacidade produtiva do país sem converter a moeda ao dólar, evitando diversas distorções.
O Brasil é um país rico sim ,o problema daqui é que agente compra tudo como se fosse dólar mas, ganhando em real por isso não temos poder de compra ex: um carro que custa 20 mil dólar nos EUA aqui custa 100 mil reais, uma smart tv 800 dólares aqui 5 mil reais...etc, além disso, os governantes aqui sufoca a classe produtiva e a sociedade em geral oferecendo muitas vantagens para o trabalhador escolher ter o estado como patrão desestimulando a iniciativa privada. Na minha opinião esse é o maior problema do Brasil. Enquanto nós e nossos filhos estivermos com o objetivo de entrar para o serviço público isso aqui não vai pra frente. Porque o estado não produz nada de riqueza
Os brasileiros compram como dólar?
Eu creio que seja como Libra esterlina.
Brasil passou a importa materiais e produtos básicos. Esse é o problema que afeta toda cadeia produtiva e por isso quando o dólar sobe nossa inflação cresce de forma absurda. A iniciativa privada brasileira é preguiçosa, de exemplo temos os fertilizantes que importamos quase todo da Rússia, EUA e Oriente médio. Não é por falta de tecnologia, simplesmente empresários não querem investir em fabricas, tanto que só a Petrobras fabrica fertilizante no Brasil.
Interessante esse tema
Renda per capita em dólar! Adam Smith já disse que a riqueza de uma nação é medida pelo povo e não pelos seus príncipes.
É quase inacreditável saber q o Brasil está entre os 10 mais ricos, conhecendo a realidade q ele é por dentro 👀...Eu confio mais na segunda lista...kkkk
Enfim, PIB Per Capita engana. Vá morar no Catar, EAU, AS vai!!!
Brasil é um país rico, porém MUITO desigualdade socialmente.
Como a Índia. Tem muito dinheiro concentrado em poucas mãos enquanto uma parte do país nem saneamento básico tem.
@@xxxEr1caxxx que tal começando cortando a raiz do problema: altíssimos salários pra políticos e centenas de benefícios. Depois começar a taxar grandes fortunas. 😂
@@comentaristasoyoutube , PIB nominal que engana muito mais que o per capita!
Esta por causa do tamanho da população, não pq é de fato um país rico
No meu ponto de vista país rico são aqueles que têm uma boa qualidade de vida, poder de compra e salários altos.
nos estados unidos tem isso, pra um grupo. Qualidade de vida são todos terem uma moradia segura, acesso à educacao, saúde, alimentacão balanceada que usa pouco ultraprocessado e não é comprar um smartphone.
Os mais ricos são os que mais tem recursos naturais.
Por isso que esses países são também os mais roubados do mundo.
Infelizmente, por mais exatos que tentamos ser e/ou fazer as coisas, não alcançamos a perfeição almejada
Legal!
Excelente, afina, o que adianta os países terem o PIB tão alto se ainda existem tantas desigualdades?
País rico é país que tem liberdade econômica.
Eu acho que o IDH é melhor, pois mede a expectativa de vida. Sem qualidade de vida não se vive muito.
O indicador de riqueza poderia ser uma equação compostas por esses apresentados, algo que equalize capacidade produtiva, distribuição de renda e qualidade de vida.
Brasil no top 10 com maiores PIBs do mundo!! 🇧🇷👍😁
Sim??!!!! 😂😂😂 E o percentual por pessoa? População miserável, para meia dúzia de ricos!🤣😝🤣😝
Tem PIB , tem PIB per Capita , renda da população anual , salário médio da população , IDH do país...enfim , há várias formar de tantar dizer qual é o mais rico de todos
PIB Per Capita não é parâmetro de riqueza.
E deveriam começar a falar de dívida também! Tem país que tem divida 3x o tamanho do PIB, emite moeda sem lastro de forma desenfreada e ate os titulos da divida ninguem mais quer comprar, ainda assim figura entre mais ricos.
Se um dia a divida for cobrada não tem a menor condiçao de pagar, vai ser calote generalizado. Caos.
Nao considerar a dívida dos países é praxe pq se considerassem esse tipo de ranking mudaria totalmente.
Se se trata de pessoas comuns um endividado sem lastro ja estaria todo lascado, mas se quem faz os dados esta endividado, tudo bem.
@@coracora161 U*A não é? Inclusive aqui é c. por ele para falar bem dele.
@@comentaristasoyoutube , o nominal que não é exatamente o parâmetro, mas o per capita é o melhor parâmetro, mesmo não sendo perfeito!
@@coracora161 , que país seria esse, suponho que seja país pobre?
Escutei o que foi demonstrado com o titulo , falou, falou e demonstrou o inconcebivel ou melhor o que achou ou foi indicada a dizer, que para quem presta atenção, apenas falou e nada disse, não me reriro a nomes , mas escala em escala; quem se disposer : escute e concluia, a forma de tal demonstração. Só vale para quem nada entende e gosta de escutar conversa (em giria), para boi dormir.-
É só pegar os dados de todos os indicadores e traçar uma média, ainda assim não vai refletir a realidade, eu sei. Mas penso que será um pouco mais completo.
EUA, Canada, Australia, Paises do Reino Unido, assim como outros paises europeus e países nórdicos, China e Japão compõem os países mais ricos do mundo
Brasil ficou onde? O que vale é IDH!!! É o que mais chega perto, mesmo sendo imperfeito, também.
China é rica apenas em PIB nominal e PPC.
Uma prova de q PIB e PIB per capita ñ são sinônimos de qualidade de vida está no próprio Brasil: O Rio de Janeiro possui um dos maiores PIB per capita do país, mas nem todos por lá desfrutam de tal riqueza (Nem preciso falar das favelas, né?)
Porém, em questão de Gini, o Rio está entre os estados com maior desigualdade econômica. Portanto, o Gini seria uma medição mais adequada nesse caso, apesar de continuar sendo um método imperfeito
PIB ambiental, onde se leva em conta o potencial de crescimento e conhecimento passivo no ambiente a ser explorado civilizadamente.
Isso com certeza é resultado de análise pouco realista e pouco aplicável...
Muito bom
Conclusão: Cada um por si, Deus pra todos.
Vocês esqueceram da métrica do Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à desigualdade (IDHI). Talvez seja a métrica mais definitiva de país rico em todos os sentidos.
@andre1991 Praticamente sempre fomos assim. Porque o Brasil não tem instituições fortes, é um problema empurrado com a barriga, a anos. Enquanto a Argentina mesmo na situação caótica deles, mesmo assim, o IDH deles é de 855 (ou quase isso). Imagina se eles estivessem bem!!!
Jargões emocionais não tem o poder de mudar a realidade. Qto mais bens e serviços um país produz, mais rico ele é. Todos ganham c isso. RICOS E POBRES. Desigualdade não é problema. Pobreza é o problema.
Vídeo ótimo
Ótimo