TIPOS DE REFORÇOS ESTRUTURAIS. COMO FAZER CADA UM DELES.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • A parte superior do reforço termina em uma cabeça ou base metálica dobrada, podemos até utilizar chapas dobradas e perfis em U.
    Para que este reforço trabalhe em conjunto com a estrutura em concreto, deve a ver uma perfeita e regida união entre todo o conjunto, da base até o topo, além da ligação do pilar com as vigas e se caso necessário com as fundações também. Para termos essa perfeita ligação é interessante a utilização de argamassa epóxi.
    O terceiro método são os Polímeros com Fibras, como as Fibras de carbono.
    Utilizados em elementos que necessitem de um reforço devido aos esforços de tração.
    É muito parecido com o funcionamento das chapas metálicas, porém, apresentam maior vantagem principalmente por causa do peso e maior velocidade de aplicação.
    A fibra de carbono é 10 vezes mais resistente que o concreto e possui deformabilidade similar. Além disso, seu peso especifico é 5 vezes menor que do aço estrutural.
    Possui a menor espessura, décimos de milímetros.
    E possui uma maior durabilidade, porque não tem possibilidade de corrosão, aqui na baixada santista podemos utilizar tranquilamente, e resiste bem a altas temperaturas também.
    E outra grande vantagem, é que conseguimos ajustar o reforço à necessidade de cada ponto da estrutura, com o emprego de distintas camadas de fitas.
    Nos utilizamos muito, quando há falta de armadura, e aumento de carga também.
    A parte mais importante, é instalação do reforço em fibra de carbono, porque não adianta nada a fibra de carbono possuir altas resistências a tração e também a compressão, se não for bem instalada. A maioria dos fabricantes vendes o kit de instalação, é de suma importância utilizar este kit, e não comprar separadamente.
    Outro ponto, é em relação a garantir aderência da fibra de carbono ao concreto: debastar o concreto, de 1 a 2mm, para abrir os poros do concreto, aí você vem com o primer, para garantir essa ancoragem, e depois vem com o epóxi estrutural, e a saturação da fibra com aplicação do estruturante tanto na fibra de carbono como no elemento de reforço, e depois cola a fibra de carbono.

Комментарии • 4

  • @paulobittencourt3902
    @paulobittencourt3902 3 месяца назад +1

    Top 👏🏻

  • @brunocastro8978
    @brunocastro8978 3 месяца назад +1

    Uma curiosidade a fibra de carbono serve para área externa? um exemplo uma viga em uma garagem?
    Parabéns pelo conteúdo

    • @RVEngenhariaCivil
      @RVEngenhariaCivil  3 месяца назад +1

      Sim! Nós usamos muito em viadutos. Mas precisamos fazer uma capa de proteção externa, ou com argamassa ou pintura.