O meu pai nasceu em palmeira dos índios Alagoas, agora tenho certeza que meu bisavô e tataravô viveram desses quilombos. Sou paulista filho de negro e mãe branca, precisamos mostras esses vídeos valiosos ao povo negro e nordestino, porquê as escolas não ensinam nada, escondem a verdadeira história do Brasil ao povo. Vc é um mestre professor, fala a verdade sem medo. Parabéns ótima aula 👏👏👏👏👏
Eu moro em Palmeira dos Índios e aqui a população não valoriza a cultura negra. O Quilombo da Tabacaria é um quilombo muito importante para a origem da nossa cidade, além das aldeias indígenas
Excelente! Eu, que sou natural de União dos Palmares-AL, nasci no pé da Serra da barriga, fico emocionado com o tema. Parabéns por mais essa preciosidade!!!
Não sei verá isso, porém se ver, veja tbm, Luiz Gama, André Rebouças, Francisco de Paula Brito, vc irá gostar deles, pesquise tbm sobre o professor Paulo Cruz. Ele é ótimo!!
Leia Clóvis Moura; sociologia do negro brasileiro, uma obra e tanto! Rebeliões da Senzala tbm, nessa ele explica que quem aboliu a escravidão foi a luta quilombola e as práticas de rebeldia, devido o prejuízo que causavam.
@@gscjr Esse foram negros que realmente fizeram diferença para os negros. O dinheiro que ganhava usava para libertar negros escravos. Diferente de zumbi um negro que escravizava negro e mandava matar quem tentava se retirar dos quilombos. Foi uma invensão da esquerda para pois atende o esteriótipo revolucionário. Como Luiz Gama, Rebouças, etc não eram vitimistas e fizeram sua história pelo esforço próprio, não agradam a narrativa da esquerda que ser manter negros em suas favelas ideológicas
Sensacional. Se a História fosse ensinada assim nas escolas, seríamos outro país. A propósito: tão cruel quanto o tratamento dos judeus foi a vinda dos escravos no Brasil - e eu ainda acho que o segundo é muito menos comentado no país.
@@longedozome A escravidão de africanos por outros africanos não era o mesmo sistema em que ocorreu aqui. Eram por motivos de guerra e eram temporárias. Aqui, era pura e simplesmente por sermos africanos. Só isso. Há livros que detalham isso melhor, pesquise.
'Por todos aqueles que acreditam na liberdade do ser humano e na destruição daqueles que acreditam que podem ser senhores de outros humanos"......Sensacional!
@@brunocaique7433 não se iluda com políticos, o PT te doutrinava de uma forma e a "direita" de outra. No final das contas todos vão te doutrinar de acordo com o interesse deles.
Para mim, esse professor é o melhor historiador, pois ele dá muita ênfase a história com muita intensidade, nos fazendo vivenciar aquela época, não tem como não se inscrever!👏🤝👍♥️
Não te conhecia, mas hoje vc entrou em minha casa de uma maneira linda! Minha filha de 9 anos assistiu seu video na Escola e ficou encantada. Parabéns pela forma simples e direta de esclarecer e ensinar sobre a nossa história!
Sim! Proposital e sintomáticoa. Porque a história era escrita por aqueles que tinham poder político oficial e a escrita. O fato da história do zumbi resistir, ainda que muitos tentem agredí-la, representa uma resistência formidável!
Só teria documentos se tiver escritos, a história do Reino do Congo tem alguns documentos como o parentesco de Ganga Zumba com a Família Real, tambem conta como possivelmente eles foram escravizados
@@nathatos ... esses caras pensam que documentos antigos andam por aí em cada esquina. Ou ainda, que existem documentos sobre "tudo". Como se tudo fosse digno de registro.
Olha, sou obrigado a dizer que esse é um dos melhores canais que está tendo no youtube ultimamente. Parabéns, Eduardo e quem mais estiver envolvido nessa web preciosidade!
Cara vc é demais.Voce deveria ser o ministro da educação no Brasil e fazer livros de história pois através de você nós estamos conhecendo a verdadeira história do nosso Brasil, parabéns querido professor
Em agosto desse ano o Uruguai fará 190 anos de independência. Poderia ter um vídeo sobre esse fato tão ligado ao Brasil que é tão pouco ensinado nas escolas.
Mano , nem sabem a Historia da Independência daqui. nada contra a sugestão, mas é mal de brasileiro querer saber dos outros , quando não sabe nem de si mesmo
@@xandfaccini1070 eu te entendo, mas é que pelo que sei o Uruguai era um território disputado entre espanhóis e portugueses e mais recentemente (mas nem tanto) por Brasil e Argentina. Por isso a minha sugestão.
@@BioHawkeye Uruguay era "el hueso" disputado por los dos perros hambrientos: Argentina y el imperio negrero. Éste último lo invadió no sé cuántas veces, hasta que Inglaterra dio el veredicto salomónico: no pertenecería a ninguno; sería independiente. Ésto sólo en los papeles porque tu imperio (negrero) siguió metiendo el hociquito imperialista en él, tratándolo de hecho como si fuera colonia suya.
Neste exato momento, em que me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as). A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, muito obrigado por tudo, amém e gratidão.
Eduardo, assisto seus vídeos há pouco tempo e tenho adorado. Vc me lembra as melhores aulas de história de grandes professores do segundo grau, do ginásio e cursinho. Continue assim e muito obrigado.
@@karinaferreiravieira2453 qual é a fonte dessa afirmação? Porque até onde já li e estudei esse MITO sobre ele ser TIRANO é só achismo de um escritor brasileiro. Não existe nada que prove que ele era mau.
que maravilha!!!!realizo um trabalho com capoeira e sempre estou procurando assuntos relacionados á cultura negra e sua história no Brasil, adorei este vídeo!!!
Sou da cidade fundada por domingos Jorge velho após a morte de zumbi. A cidade se chama Atalaia, que significa olheiro ou vigia, a cidade tem esse nome por conta de uma posição estratégica no alto da cidade que dava para se ver os escravos indo para os quilombos.
Perfeito Peninha, o melhor episódio do canal na minha opinião. Eu sempre me perguntei por qual motivo tanta gente tenta hoje desmistificar a importância de Zumbi e do quilombo dos palmares, com certeza não é por zelo à história real, pois vc mesmo diz que não há muitos registros sobre ele, portanto só posso concluir que seja por causa do desprezo à luta do negro no Brasil, um racismo velado e covarde que infelizmente ainda assola nosso país.
com toda certeza cara! da mesma forma como o brasil paralerdos agora está querendo insinuar que a maria da penha inventou tudo... é uma necessidade da extrema direita de mudar completamente a história em favor das narrativas ideológicas deles
Gostei muito da maneira que história foi traduzida sou Alagoano conheço a história bém de perto e tenho o prazer de ser capoeirista onde cantamos e contamos quase todos os dias esse fato da História Brasileira.
Zumbi, o maior herói negro do Brasil, o homem em cuja data de morte se comemora em muitas cidades do país o Dia da Consciência Negra, mandava capturar escravos de fazendas vizinhas para que eles trabalhassem forçados no Quilombo dos Palmares. Também sequestrava mulheres, raras nas primeiras décadas do Brasil, e executava aqueles que quisessem fugir do quilombo. Essa informação parece ofender algumas pessoas hoje em dia, a ponto de preferirem omiti-la ou censurá-la, mas na verdade trata-se de um dado óbvio. É claro que Zumbi tinha escravos. Sabe-se muito pouco sobre ele - cogita-se até que o nome mais correto seja Zambi -, mas é certo que viveu no século XVII. E quem viveu próximo do poder no século XVII tinha escravos, sobretudo quem liderava algum povo de influência africana. Desde a Antiguidade, os humanos guerrearam, conquistaram escravos e muitas vezes venderam os que sobravam. Até o século 19, em Angola e no Congo, de onde veio a maior parte dos africanos que povoaram Palmares, os sobás se valiam de escravos na corte e invadiam povoados vizinhos para capturar gente. O sistema escravocrata só começou a ruir quando o Iluminismo ganhou força na Europa e nos Estados Unidos. Com base na ideia de que todos as pessoas merecem direitos iguais, surgiu a Declaração dos Direitos da Virgínia, de 1776, e os primeiros protestos populares contra a escravidão, na Inglaterra. Os abolicionistas apareceram um século depois de Zumbi e a 7 mil quilômetros da região onde o Quilombo dos Palmares foi construído. É difícil acreditar que, no meio das matas de Alagoas, Zumbi tenha se adiantado ao espírito humanista europeu ou previsto os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa. É ainda mais difícil quando consultamos os poucos relatos de testemunhas que conheceram Palmares. Elas indicam o esperado: o quilombo se parecia com um povoado africano, com hierarquia rígida entre reis e servos. Os moradores chamavam o lugar de Ngola Janga, em referência aos reinos que já existiam na região do Congo e de Angola. Significa ”novo reino” ou ”novo sobado”. Ganga Zumba, tio de Zumbi e o primeiro líder do maior quilombo do Brasil, provavelmente descendia de imbangalas, os ”senhores da guerra” da África Centro-Ocidental. Os imbangalas viviam de um modo similar ao dos moradores do Quilombo dos Palmares. Guerreiros temidos, eles habitavam vilarejos fortificados, de onde partiam para saques e sequestros dos camponeses de regiões próximas. Durante o ataque a comunidades vizinhas, recrutavam garotos, que depois transformariam em guerreiros, e adultos para trocar por ferramentas e armas com os europeus. Algumas mulheres conquistadas ficavam entre os guerreiros como esposas. ”As práticas dos imbangalas tinham o propósito de aterrorizar a população em geral e de encorajar as habilidades marciais - bravura na guerra, lealdade total ao líder militar e desprezo pelas relações de parentesco”, afirma o historiador Americano Paul Lovejoy. ”Essas práticas incluíam a morte de escravos antes da batalha, canibalismo e infanticídio.” Tanta dedicação a guerras e sequestros fez dos imbangalas grandes fornecedores de escravos para a América. Lovejoy estima que três quartos dos cerca de 1,7 milhão de escravos embarcados entre 1500 e 1700 vieram da África Centro-Ocidental, sobretudo do sul do Congo. Como a aliança com os portugueses às vezes se quebrava, os guerreiros também acabavam sendo escravizados. Provavelmente foi assim que os pais ou avôs de Zumbi chegaram ao Brasil. Entre os soldados que lutaram para derrubar o Quilombo de Palmares, o que mais impressionava, além da força militar dos quilombolas, era o modo como eles se organizavam politicamente. Segundo o relato do capitão holandês João Blaer, que lutou contra o quilombo em 1645, todos os quilombolas eram [...] obedientes a um que se chama o Ganga Zumba, que quer dizer Senhor Grande; a este têm por seu rei e senhor todos os mais, assim naturais dos Palmares como vindos de fora; tem palácio, casas de sua família, é assistido de guardas e oficiais que costumam ter as casas reais. É tratado com todos os respeitos de rei e com todas as honras de senhor. Os que chegam à sua presença põem os joelhos no chão e batem palmas das mãos em sinal de reconhecimento e protestação de sua excelência; falam-lhe ”majestade”, obedecem-lhe por admiração. Não há relatos de que os moradores de Palmares cometessem infanticídio ou canibalismo, mas diversos falam de ataques a camponeses, sequestros de homens e mulheres e ainda de vilarejos fortificados. Para obter escravos, os quilombolas faziam pequenos ataques a povoados próximos. ”Os escravos que, por sua própria indústria e valor, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados livres, mas os escravos raptados ou trazidos à força das vilas vizinhas continuavam escravos”, afirma Edison Carneiro no livro O Quilombo dos Palmares, de 1947. No quilombo, os moradores deveriam ter mais liberdade que fora dele. Mas a escolha em viver ali deveria ser um caminho sem volta, o que lembra a máfia hoje em dia. ”Quando alguns negros fugiam, mandava lhes crioulos no encalço e uma vez pegados, eram mortos, de sorte que entre eles reinava o temor”, afirma o capitão João Blaer. ”Consta mesmo que os palmaristas cobravam tributos - em mantimentos, dinheiro e armas - dos moradores das vilas e povoados. Quem não colaborasse poderia ver suas propriedades saqueadas, seus canaviais e plantações incendiados e seus escravos sequestrados”, afirma o historiador Flávio Gomes no livro Palmares. Não dá para ter certeza de que a vida no quilombo era assim mesmo, mas os vestígios e o pensamento da época levam a crer que sim. Apesar disso, Zumbi ganhou (um retrato muito diferente por historiadores marxistas das décadas de 1950 a 1980. Décio Freitas, Joel Rufino dos Santos e Clóvis Moura fizeram do líder negro do século XVII um representante comunista que dirigia uma sociedade igualitária. Para eles, enquanto fora do quilombo predominava a monocultura de cana-de-açúcar para exportação, faltava comida e havia classes sociais oprimidas e opressoras (tudo de ruim), em Palmares não existiam desníveis sociais, plantavam-se alimentos diversos e por isso havia abundância de comida (tudo de bom). ”Nesta bibliografia de viés marxista há um esforço em caracterizar Palmares como a primeira luta de classes na História do Brasil”, afirma a historiadora Andressa Barbosa dos Reis em um estudo de 2004. A imaginação sobre Zumbi foi mais criativa na obra do jornalista gaúcho Décio Freitas, amigo de Leonel Brizola e do ex-presidente João Goulart. No livro Palmares: A Guerra dos Escravos, Décio afirma ter encontrado cartas mostrando que o herói cresceu num convento de Alagoas, onde recebeu o nome de Francisco e aprendeu a falar latim e português. Aos 15 anos, Atendendo ao chamado do seu povo, teria partido para o quilombo. As cartas sobre a infância de Zumbi teriam sido enviadas pelo padre Antônio Melo, da vila alagoana de Porto Calvo, para um padre de Portugal, onde Décio as teria encontrado. Ele nunca mostrou as mensagens para os historiadores que insistiram em ver o material. A mesma suspeita recai sobre outro livro seu, O Maior Crime da Terra. O historiador Cláudio Pereira Elmir procurou por cinco anos algum vestígio dos registros policiais que Décio cita. Não encontrou nenhum. ”Tenho razões para acreditar que ele inventou as fontes e que pode ter feito o mesmo em outras obras”, disse-me Cláudio no fim de 2008. O nome de Francisco, pura cascata de Décio Freitas, consta até hoje no Livro dos Heróis da Pátria da Presidência da República. Também se deve à historiografia marxista o fato de Zumbi ser muito mais importante hoje em dia do que Ganga Zumba, seu antecessor. Enquanto o primeiro ficou para a história como herói da resistência do quilombo, seu tio faz o papel de traidor. Essa fama se deve ao acordo de paz que fez com os portugueses em 1678. Ganga Zumba, recebido em Recife quase como chefe de Estado, prometeu ao governador de Pernambuco mudar o quilombo para um lugar mais distante e devolver os moradores que não tivessem nascido em Palmares. Em troca, os portugueses se comprometeriam a deixar de atacar o grupo. Os historiadores marxistas acharam a promessa de entregar os negros uma traição, que Zumbi teria se recusado a levar adiante. ”A ele [Zumbi] foram associados os valores da guerra, da coragem, do destemor e principalmente a postura de resistir continuamente às forças coloniais”, conta a historiadora Andressa dos Reis. ”Esta visão de Freitas foi a imagem do Quilombo e de Zumbi que se cristalizou nas décadas de 1980 e 1990.” Os poucos documentos do período não são o bastante para dizer que Zumbi agiu diferente de Ganga Zumba e foi mesmo contra o acordo de paz. Se foi, pode ter agido contra o próprio quilombo, provocando sua destruição. Acordos entre comunidades negras e os europeus eram comuns na América Latina - e nem sempre os quilombolas cumpriram a promessa de devolver escravos. No Suriname, o quilombo dos negros chamados saramacás respeitou o acordo de paz com os holandeses. Esse grupo, que o historiador Americano Richard Price considera a ”experiência mais extraordinária de quilombos no Novo Mundo”, conseguiu manter o povoado protegido dos ataques europeus. Tem hoje 55 mil habitantes. Em 1685, na tentativa de fazer um acordo de paz com o quilombo, o rei de Portugal mandou uma mensagem carinhosa para Zumbi. Um trecho: ”Convido-vos a assistir em qualquer estância que vos convier, com vossa mulher e vossos filhos, e todos os vossos capitães, livres de qualquer cativeiro ou sujeição, como meus leais e fiéis súditos, sob minha real proteção
amerika euro masters of genosid indian australia the king of kolonialism invaders of all nations until now They are not strong in war but they have a strategy of fighting each other and are cunning in violating peace agreements many times
Questões sobre Zumbi: 1 - Ele possuía escravos? 2 - Zumbi comercializava escravos? 3 - Houve algum golpe contra Ganga-Zumba, se houve, como se deu e no que resultou? 4 - O que levava alguns escravos a fugir do Quilombo? Se capturados, pelos membros do Quilombo, o que acontecia com eles? Acho que são questões, pulgas atrás da orelha, para pensar. Eu apenas dei uma olhadinha na Wikipedia, assim que vi esse vídeo. Questão de não aceitar tudo o que nos passam. Ainda acredito que uma grande referência negra é Morgan Freeman, esse é o cara, muito embora, Neil deGrasse Tyson, um Astrofísico norte-americano seja um referência intelectual de magnitude quase que inatingível.
@@andersondekomodo6141 como ele mesmo disse. Esse ocorrido carece de documentos. A história tem mais de 3 séculos. Não há como saber direito se sim ou se não.
Só rola esse revisionismo no BRASIL, porque essa galera tentou emplacar o NAZISMO DE ESQUERDA mas a Alemanha e Israel desmentiram na hora... Mas teve retardado que concordou. Só falta dizerem que mataram zumbi dos palmares e arrancaram sua cabeça para proteger os negros. Não vejo essa galera dizendo que os judeus vivem se vitimizando por causa do holocausto... porque o buraco é mais embaixo neh? Racismo é uma prática horrenda e não importa que quem a pratique seja branco ou negro; deve ser repudiado sempre!
Existir outros líderes ou heróis negros, não invalida outros. Não é preciso negar Dom Pedro pra levantar o Duque de Caxias, cada um foi importante em algum momento do Brasil. O problema é que qdo se trata de um líder ou herói negro na história do país, se fica com "ciumes" historiográfico, tipo reclamando. Nesse sentido, eu acho que se deveria enaltecer outros TAMBEM, e não achar ruim e dizer que um foi mais que outro. Pq todos foram importantes. O ideal seria falar tbem, mencionar tbem. Mas se um pouco que for mencionado numa data especial, recebe ataques, por aí já se tira o quanto de preconceito temos e não percebemos.
Sério, mas pessoas como Luiz Gama e João Cândido, só existiram pois pessoas como Zumbi derramaram sangue, suor e lágrimas para que os brancos largassem o osso da escravidão! Tá complicado, os capitães do mato estão dominando o país, mas não pela sabedoria, mas pela ignorância e burrice, eles são muitos!
Excelente vídeo! Haveria possibilidade de um vídeo sobre Ganga Zumba??? A história brasileira é documentada e repassada de forma exclusória, infelizmente poucos possuem a possibilidade de compreenderem as dimensões da escravidão...
E que ele não fala que Zumbi foi um negro que fazia tudo que os dono de escravos faziam. Era carrasco, violento, metido a besta, safado, escroto. Isso eles esconde.
Pois é disse que a história verdadeira é que ele judiava dos próprios negros ele escravizava então para mim ele não é um herói ele não lutou pela Liberdade dos escravos mas sim escravizavam os próprios irmãos
Não esquece do Nilo Peçanha primeiro presidente negro do Brasil (na verdade era vice q virou presidente por um ano após a morte do antigo presidente, mas ele fez muuita coisa nesse um ano)!
Lindo episódio mesmo! História pura de um povo lutador! Meu respeito a todos os descendentes desse e de outros quilombos espalhados pelo Brasil! Que legal esse estudo patrocinado pela National Geografic. Assumo que não sabia!
Só faltou dizer que: Se tem 1 escravo, ou, pelo menos 1 sujeito que viveu lá em condições análogas a de escravo, então, Zumbi é diferente de Liberdade. Simples, se não sabe, vai ler.
+Anderson de Komodo Vc está pedindo para que Eduardo Bueno leia? Ele passa a vida lendo, procurando informações. Eu tendo a acreditar que pessoas que fazem questão de reiterar discursos como " o negro escravizou o próprio negro" são pessoas que querem desmerecer a nossa luta... Qual é o sentido disso? Vcs fazem parecer que negros eram tds parte de um mesmo povo, com uma mesma cultura. Eram diversas tribos, cada uma com sua visão de mundo. Assim como existem vários países de população branca que brigaram/ brigam entre si, existiam povos negros que faziam isso o mesmo na África.
Parabéns Eduardo. Sendo guia de turismo, fico grato por aprender tantas coisas no seu canal. Parabéns também a turma da edição do canal, fica show de bola!
Zumbi dos Palmares não lutou contra a escravidão, não foi ativista da causa. Foi líder de um quilombo, logo, lutou pelos próprio interesses, não é atoa que matou o próprio tio. Diferente de muitos outros personagens "esquecidos" na história que bateram de frente com o sistema e conseguiram a verdadeira liberdade (carta de alforria).
Mentira, não existe nenhuma documentação que comprove que no Quilombo dos Palmares havia escravidão, nem aqueles que ganharam a guerra contra Zumb, registraram isso! Isso não passa de mentiras sem comprovação histórica nenhuma, feita por manipuladores de direito, mentiras aliás como as dos sábados da esquerda que chegavam a disser que o Quilombo dos Palmares era uma sociedade utópica quase comunista... Os mentirosos tanto de esquerda quanto de direita sem desprovidos de caráter!
Conheci seu trabalho a pouco, mas já sou fã. Comprei seu livro de coleção de crônicas, mas confesso q pelo menos metade de suas referências eu não sou familiar com elas. Vc me lembra uma professora de História que tive na escola. Ela me ensinou a gostar de História com sua empolgação e extremo conhecimento. Vc tb. Um contador de causos baseados em fatos reais kkkk Amo
Verdadeiros heróis negros: •José do Patrocínio: Farmacêutico, Jornalista e Ativista. •Luís Gama: Advogado, Jornalista e Poeta. •André Rebouças: Engenheiro. •Nilo Peçanha: Primeiro presidente Mulato do Brasil. •João Cândido: Almirante. •Machado de Assis: Escritor e poeta
No livro do Edison Carneiro "O quilombo dos palmares" de 1947 e no livro do historiador Flávio Gomes "Palmares" é relatado que: Zumbi sequestrava negros de fazendas vizinhas para servirem de escravos no quilombo; Sequestrava mulheres para estupra-las; Matava quem ameaçasse fugir do quilombo; Cobrava impostos dos moradores; Queimava as casas dos que não pagavam os impostos entre outras barbaridades. Essa fama de herói vem do livro de Décio Freitas "Palmares a guerra dos escravos" que o associa a um revolucionário. Décio, não por acaso, se considerava marxista.
na realidade isso é mentira, não sei de onde vc tirou mas o que edison falou foi que havia prisioneiros de guerra em palmes e que esses prisioneiro eram tratados como escravos. quem distorceu isso foi aquele livro do ''guia politicamento incorreto do brasil'' onde o próprio distorceu isso e induz o leito a acredita q em palmares havia escravos. detalhe 'que o proprio autor falou em entrevista q ficou tentado a criar e inventar mas coisa no livro, simplesmente da cabeça dele mesmo
zeus vdd , nos quilombos se reproduzia os MSM costumes da terra deles. E a escravidão era um desses costumes seja por divida , guerra ou outra coisas . Mas muito gente não entende isso
@@elieltonamaro4357 errado, a maioria dos escravo nas fazendas jamais teria moral com outro escravo, até porq quem mandava era o jagunço do fazendeiro. pra vc afirmar algo assim vc tem q provar q tal fato aconteceu, vc não pode simplesmente imaginar isso, se for pra imagina eu imagino q unicórnios existem
Bim Na Correria acredita-se que ele tinha escravos... não tem provas. da mesma forma que muitas outras histórias dele não tem provas..foi o que o professor disse né
Eu já sou diferente, nem espero a notificação, fico dando f5 na pagina do canal toda hora pra ver se já está disponível. Fora quando não aguento esperar e na segunda ou terça revejo os meus videos preferidos a espera do novo episódio.
Muito bacana, tem gente que acha de o Getúlio queria lutar do lado do eixo... Getúlio era muito inteligente, ele queria deixar os aliados lutarem pela entrada no Brasil na guerra, assim sendo vantagem pra gente, como de fato fato foi.
Muito bom vídeo. Se não for falta de educação acrescentar um detalhe, antes do livro de Rocha Pitta (7:53), houve um livro chamado o Brasil Holandês de 1647, escrito por Gaspar Barléu. Nele o Quilombo dos Palmares é mencionado.
os quilombolas faziam pequenos ataques a povoados próximos. ‘Os escravos que, por sua própria indústria e valor, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados livres, mas os escravos raptados ou trazidos à força das vilas vizinhas continuavam escravos. Com todo respeito pela consciência negra, pois, também sou negro. Pelo que entendi referente a essa época, e poço estar errado. Eles não almejavam a liberdade completa dos negros, só queriam sobrevier essa época turbulenta com seus pro pios interesses.
eduardo, sugiro que quando for tecer alguma crítica em relação a alguma área do nordeste, especifique a qual aspecto essa crítica se refere. quando, por exemplo, você fala "ali é um lugar terrível porque é o reduto do renan calheiros", pegaria bem melhor se você acrescentasse um "politicamente" à sua frase; "ali é um lugar terrível politicamente porque é o reduto do renan calheiros" (a menos que você ache que recife, no geral, é um lugar terrível. o que eu não acredito que seja o caso). acho que ja tivemos incompreensões o bastante num passado recente. no mais, belo trabalho!
@@wallacegabriel4610 ônus da prova de algo é de quem afirma. Então vamos assumir que papai noel existe, pois não tem provas de que ele não existe kkkkkkk
@@wallacegabriel4610 entao porque suja de lama o movimento quilombola e a pseudo representacao de zumbi, n duvido q vc seja da galerinha da terra plana ...
Acho injusto atribuir o dia da conciencia Negra `a uma Historia de ficção, e à um personagem que é mais mito do que realidade. Existiu Negros verdadeiros hereis que lutaram verdadeiramente contra a escravidão no Brasil e deixaram um legado Incrivel na Nossa Historia. Uma pena o Mec nao colocar no corriculo da educação estes nomes para serem estudados. traria muito mais valiosas Lições de Liberdade . Luís Gama, o ex-escravo que se tornou advogado Maria Tomásia Figueira Lima, a aristocrata que lutou para adiantar a abolição no Ceará André Rebouças, o engenheiro que queria dar terras aos libertos Adelina, a charuteira que atuava como 'espiã' Dragão do Mar, o jangadeiro que se recusou a transportar escravos para os navios Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora abolicionista Sou Negro e Zumbi nao me representa nao engulo esta ficção dada pela esquerda Brasileira
É muito mais fácil ter um ídolo como Zumbi porque ele mesmo não tem história e daí pode-se dizer qualquer coisa. Concordo plenamente com o Sr, ou seja, devemos olhar com mais cuidado e carinho à aqueles que realmente deixaram legado.
Daqui a pouco alguns tolerantes defensores da democracia estarão te ofendendo com expressões tipo: capitão do mato, negro de alma branca ou coisas do gênero. Afinal, pra essa gentalha que "não tem preconceitos", quem.nao concorda com eles representa o mal a ser eliminado e ofendido. kkk
Buenas! Gostaria de ter ouvido tua perspectiva a respeito dos relatos sobre Zumbi ser possuidor de escravos também. De qualquer forma deixaste claro o teor de tua narrativa, a significação desta resistência em Palmares. Grande abraço xirú véio!
Infelizmente existe ódio em toda parte, porém o vídeo foi parcial historicamente falando. Não se pode confundir ambição com heroísmo ! Zumbi foi uma figura notória na história brasileira, todavia por ser ambicioso, fato que culminou no seu "golpe de estado" e posterior derrota !
O meu pai nasceu em palmeira dos índios Alagoas, agora tenho certeza que meu bisavô e tataravô viveram desses quilombos. Sou paulista filho de negro e mãe branca, precisamos mostras esses vídeos valiosos ao povo negro e nordestino, porquê as escolas não ensinam nada, escondem a verdadeira história do Brasil ao povo. Vc é um mestre professor, fala a verdade sem medo. Parabéns ótima aula 👏👏👏👏👏
Eu moro em Palmeira dos Índios e aqui a população não valoriza a cultura negra. O Quilombo da Tabacaria é um quilombo muito importante para a origem da nossa cidade, além das aldeias indígenas
80% dos brancos no Brasil tem sangue negro k
Excelente!
Eu, que sou natural de União dos Palmares-AL, nasci no pé da Serra da barriga, fico emocionado com o tema.
Parabéns por mais essa preciosidade!!!
Cara gosto muito dos seus vídeos sou um jovem negro pobre que aprende do seu povo com seus vídeos. Obrigado pelo que faz...
Não sei verá isso, porém se ver, veja tbm, Luiz Gama, André Rebouças, Francisco de Paula Brito, vc irá gostar deles, pesquise tbm sobre o professor Paulo Cruz. Ele é ótimo!!
Leia Clóvis Moura; sociologia do negro brasileiro, uma obra e tanto! Rebeliões da Senzala tbm, nessa ele explica que quem aboliu a escravidão foi a luta quilombola e as práticas de rebeldia, devido o prejuízo que causavam.
@@katiaraoliveira8526 errado! Quem aboliu a escravidão foram os abolicionistas na política que fizeram 4 leis para isso
Vídeos muito bons. Estude, trabalhe e com muito esforço; triunfaras
@@gscjr Esse foram negros que realmente fizeram diferença para os negros. O dinheiro que ganhava usava para libertar negros escravos. Diferente de zumbi um negro que escravizava negro e mandava matar quem tentava se retirar dos quilombos. Foi uma invensão da esquerda para pois atende o esteriótipo revolucionário. Como Luiz Gama, Rebouças, etc não eram vitimistas e fizeram sua história pelo esforço próprio, não agradam a narrativa da esquerda que ser manter negros em suas favelas ideológicas
Sensacional. Se a História fosse ensinada assim nas escolas, seríamos outro país. A propósito: tão cruel quanto o tratamento dos judeus foi a vinda dos escravos no Brasil - e eu ainda acho que o segundo é muito menos comentado no país.
Vai comparar sofrimento agora ?
Comparação ridículo. Negros escravizavam negros, zumbi era um ditador, Isabel nunca foi boazinha e os Judeus realmente sofreram inocentemente.
@@longedozome Você precisar estudar mais.
@@longedozome A escravidão de africanos por outros africanos não era o mesmo sistema em que ocorreu aqui. Eram por motivos de guerra e eram temporárias. Aqui, era pura e simplesmente por sermos africanos. Só isso. Há livros que detalham isso melhor, pesquise.
@@longedozome Vc precisa parar de ouvir canal furreco do youtube e se informar de verdade
'Por todos aqueles que acreditam na liberdade do ser humano e na destruição daqueles que acreditam que podem ser senhores de outros humanos"......Sensacional!
Impressionante a quantidade de coisas que não nos contam na escola.
Pt não deixava
Porque será que chamam de doutrinação??!!!
@@brunocaique7433 kkk piada né mano pt não deixava kkkk deve ser a parada total o pt que vc tinha isso sim
@@brunocaique7433 não se iluda com políticos, o PT te doutrinava de uma forma e a "direita" de outra. No final das contas todos vão te doutrinar de acordo com o interesse deles.
@@brunocaique7433 oq tem a ver?
Para mim, esse professor é o melhor historiador, pois ele dá muita ênfase a história com muita intensidade, nos fazendo vivenciar aquela época, não tem como não se inscrever!👏🤝👍♥️
Não te conhecia, mas hoje vc entrou em minha casa de uma maneira linda! Minha filha de 9 anos assistiu seu video na Escola e ficou encantada.
Parabéns pela forma simples e direta de esclarecer e ensinar sobre a nossa história!
Acho que é até proposital não tenham documentos relacionados a escravidão, aos escravizados e nem sobre as resistências que existiram no país
Sim! Proposital e sintomáticoa. Porque a história era escrita por aqueles que tinham poder político oficial e a escrita. O fato da história do zumbi resistir, ainda que muitos tentem agredí-la, representa uma resistência formidável!
E que tipo de documentos você queria?
Só teria documentos se tiver escritos, a história do Reino do Congo tem alguns documentos como o parentesco de Ganga Zumba com a Família Real, tambem conta como possivelmente eles foram escravizados
@@nathatos ... esses caras pensam que documentos antigos andam por aí em cada esquina. Ou ainda, que existem documentos sobre "tudo". Como se tudo fosse digno de registro.
@@juancastro8715 ... culpado de que? Esclareça.
A Serra da Barriga é realmente um lugar mágico!
Lá tem gordura ?????
Você já foi lá é verdade que o clima lá é pesado? No contexto histórico ou no contexto metafísico?
@@guiff2940 kakaakakkaakkaka
Eduardo Bueno é merecedor de um Premio Nobel de História!
cara é incrível o jeito que ele explica toda história. e conta coisas que não falaram na escola.
Olha, sou obrigado a dizer que esse é um dos melhores canais que está tendo no youtube ultimamente. Parabéns, Eduardo e quem mais estiver envolvido nessa web preciosidade!
Caraca, não consigo mais parar de assistir esse canal. Simplesmente MARATONANDO!
Cara vc é demais.Voce deveria ser o ministro da educação no Brasil e fazer livros de história pois através de você nós estamos conhecendo a verdadeira história do nosso Brasil, parabéns querido professor
Em agosto desse ano o Uruguai fará 190 anos de independência. Poderia ter um vídeo sobre esse fato tão ligado ao Brasil que é tão pouco ensinado nas escolas.
Mano , nem sabem a Historia da Independência daqui.
nada contra a sugestão, mas é mal de brasileiro querer saber dos outros , quando não sabe nem de si mesmo
Eles omitem a verdadeira
história do Brasil
@@xandfaccini1070 eu te entendo, mas é que pelo que sei o Uruguai era um território disputado entre espanhóis e portugueses e mais recentemente (mas nem tanto) por Brasil e Argentina. Por isso a minha sugestão.
@@BioHawkeye Uruguay era "el hueso" disputado por los dos perros hambrientos: Argentina y el imperio negrero. Éste último lo invadió no sé cuántas veces, hasta que Inglaterra dio el veredicto salomónico: no pertenecería a ninguno; sería independiente. Ésto sólo en los papeles porque tu imperio (negrero) siguió metiendo el hociquito imperialista en él, tratándolo de hecho como si fuera colonia suya.
@@malenamartinez6608 Agradeça ao Brasil por existirem, país sem relevância esse de vocês.
Sou aluno do 4° ano de história da Universidade de São Paulo. Acho os seus vídeos fantásticos. Está de parabéns. Sempre recomendo aos amigos.
Neste exato momento, em que me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as).
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, muito obrigado por tudo, amém e gratidão.
Eduardo, assisto seus vídeos há pouco tempo e tenho adorado. Vc me lembra as melhores aulas de história de grandes professores do segundo grau, do ginásio e cursinho. Continue assim e muito obrigado.
Muito bom os vídeos, eu não gostava de história agora é minha matéria favorita 💓💓💓💓
É verdade moça a história esta em tudo que vc ouve e vê , nas músicas nos filmes objetos .
Tudo é história !!!
Muito bom. Mas a real história que pra quem não conhece o zumbí foi um tirano e um traído do seu próprio povo e não o mito que idealizam dele.
A minha tb
@@karinaferreiravieira2453 qual é a fonte dessa afirmação? Porque até onde já li e estudei esse MITO sobre ele ser TIRANO é só achismo de um escritor brasileiro. Não existe nada que prove que ele era mau.
@@karinaferreiravieira2453 fonte?
Cara fiquei admirado com a forma que você narrou essa história que pra mim é maravilhosa grande abraço.
que maravilha!!!!realizo um trabalho com capoeira e sempre estou procurando assuntos relacionados á cultura negra e sua história no Brasil, adorei este vídeo!!!
Parabéns Eduardo, precisamos de mais pessoas igual a você neste mundo!
Obrigado pelo vídeo.
Escravidão é uma das maiores atrocidad3s que aconteceu na história do mundo.
Gosto da história narrada de forma leve e descontraída, facilita a compreensão.👍👏👏👏👏👏
Sou da cidade fundada por domingos Jorge velho após a morte de zumbi. A cidade se chama Atalaia, que significa olheiro ou vigia, a cidade tem esse nome por conta de uma posição estratégica no alto da cidade que dava para se ver os escravos indo para os quilombos.
Peninha você é simplesmente demais, não tem como não amor você falando. O Grêmista mais gente boa que existe, talvez o único.
Minha professora de história me indicou esse canal hoje ... E eu estou amando!!!❤
meu professor de história indicou esse canal tbm e é incrível
Sua professora concerteza é brankkka né.?
@@juliocesarmachadoribeiro8773 Meu caro você é extremamente preconceituoso. Vá rever seus conceitos!
Elaine depois busque na história o número de escravos que o Zumbi do Palmares tinha; Zumbi escravizava também, era um oportunista. Abraços
@@carlosrosa1241 kkkkkk quem disse isso? Há foi um brankkku kkkkkkk
Perfeito Peninha, o melhor episódio do canal na minha opinião. Eu sempre me perguntei por qual motivo tanta gente tenta hoje desmistificar a importância de Zumbi e do quilombo dos palmares, com certeza não é por zelo à história real, pois vc mesmo diz que não há muitos registros sobre ele, portanto só posso concluir que seja por causa do desprezo à luta do negro no Brasil, um racismo velado e covarde que infelizmente ainda assola nosso país.
Não se pode construir um personagem em cima de um mito. Não há dados suficientes. Isso não serve à causa da verdade histórica.
com toda certeza cara! da mesma forma como o brasil paralerdos agora está querendo insinuar que a maria da penha inventou tudo... é uma necessidade da extrema direita de mudar completamente a história em favor das narrativas ideológicas deles
Gostei muito da maneira que história foi traduzida sou Alagoano conheço a história bém de perto e tenho o prazer de ser capoeirista onde cantamos e contamos quase todos os dias esse fato da História Brasileira.
Eduardo Bueno, sempre com informações em formatos leves e esclarecedores!
PARABÉNS!!! UM DOS MELHORES CANAIS DO RUclips
Zumbi, o maior herói negro do Brasil, o homem em cuja data de morte se comemora em muitas cidades do país o Dia da Consciência Negra, mandava capturar escravos de fazendas vizinhas para que eles trabalhassem forçados no Quilombo dos Palmares. Também sequestrava mulheres, raras nas primeiras décadas do Brasil, e executava aqueles que quisessem fugir do quilombo.
Essa informação parece ofender algumas pessoas hoje em dia, a ponto de preferirem omiti-la ou censurá-la, mas na verdade
trata-se de um dado óbvio. É claro que Zumbi tinha escravos. Sabe-se muito pouco sobre ele - cogita-se até que o nome mais correto seja Zambi -, mas é certo que viveu no século XVII. E quem viveu próximo do poder no século XVII tinha escravos, sobretudo quem liderava algum povo de influência africana.
Desde a Antiguidade, os humanos guerrearam, conquistaram escravos e muitas vezes venderam os que sobravam. Até o século 19, em Angola e no Congo, de onde veio a maior parte dos africanos que povoaram Palmares, os sobás se valiam de escravos na corte e invadiam povoados vizinhos para capturar gente. O sistema escravocrata só começou a ruir quando o Iluminismo ganhou força na Europa e nos Estados Unidos. Com base na ideia de que todos as pessoas merecem direitos iguais, surgiu a Declaração dos Direitos da Virgínia, de 1776, e os primeiros protestos populares contra a escravidão, na Inglaterra. Os abolicionistas apareceram um século depois de Zumbi e a 7 mil quilômetros da região onde o Quilombo dos Palmares foi construído.
É difícil acreditar que, no meio das matas de Alagoas, Zumbi tenha se adiantado ao espírito humanista europeu ou previsto os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa. É ainda mais difícil quando consultamos os poucos relatos de testemunhas que conheceram Palmares. Elas indicam o esperado: o quilombo se parecia com um povoado africano, com hierarquia rígida entre reis e servos. Os moradores chamavam o lugar de Ngola Janga, em referência aos reinos que já existiam na região do Congo e de Angola. Significa ”novo reino” ou ”novo sobado”.
Ganga Zumba, tio de Zumbi e o primeiro líder do maior quilombo do Brasil, provavelmente descendia de imbangalas, os ”senhores da guerra” da África Centro-Ocidental. Os imbangalas viviam de um modo similar ao dos moradores do Quilombo dos Palmares. Guerreiros temidos, eles habitavam vilarejos fortificados, de onde partiam para saques e sequestros dos camponeses de regiões próximas. Durante o ataque a comunidades vizinhas, recrutavam garotos, que depois transformariam em guerreiros, e adultos para trocar por ferramentas e armas com os europeus. Algumas mulheres conquistadas ficavam entre os guerreiros como esposas. ”As práticas dos imbangalas tinham o propósito de aterrorizar a população em geral e de encorajar as habilidades marciais - bravura na guerra, lealdade total ao líder militar e desprezo pelas relações de parentesco”, afirma o historiador Americano Paul Lovejoy. ”Essas práticas incluíam a morte de escravos antes da batalha, canibalismo e infanticídio.” Tanta dedicação a guerras e sequestros fez dos imbangalas grandes fornecedores de escravos para a América. Lovejoy estima que três quartos dos cerca de 1,7 milhão de escravos embarcados entre 1500 e 1700 vieram da África Centro-Ocidental, sobretudo do sul do Congo. Como a aliança com os portugueses às vezes se quebrava, os guerreiros também acabavam sendo escravizados. Provavelmente foi assim que os pais ou avôs de Zumbi chegaram ao Brasil.
Entre os soldados que lutaram para derrubar o Quilombo de Palmares, o que mais impressionava, além da força militar dos quilombolas, era o modo como eles se organizavam politicamente. Segundo o relato do capitão holandês João Blaer, que lutou contra o quilombo em 1645, todos os quilombolas eram [...] obedientes a um que se chama o Ganga Zumba, que quer dizer Senhor Grande; a este têm por seu rei e senhor todos os mais, assim naturais dos Palmares como vindos de fora; tem palácio, casas de sua família, é assistido de guardas e oficiais que costumam ter as casas reais. É tratado com todos os respeitos de rei e com todas as honras de senhor. Os que chegam à sua presença põem os joelhos no chão e batem palmas das mãos em sinal de reconhecimento e protestação de sua excelência; falam-lhe ”majestade”, obedecem-lhe por admiração.
Não há relatos de que os moradores de Palmares cometessem infanticídio ou canibalismo, mas diversos falam de ataques a camponeses, sequestros de homens e mulheres e ainda de vilarejos fortificados.
Para obter escravos, os quilombolas faziam pequenos ataques a povoados próximos. ”Os escravos que, por sua própria indústria e valor, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados livres, mas os escravos raptados ou trazidos à força das vilas vizinhas continuavam escravos”, afirma Edison Carneiro no livro O Quilombo dos Palmares, de 1947. No quilombo, os moradores deveriam ter mais liberdade que fora dele. Mas a escolha em viver ali deveria ser um caminho sem volta, o que lembra a máfia hoje em dia. ”Quando alguns negros fugiam, mandava lhes crioulos no encalço e uma vez pegados, eram mortos, de sorte que entre eles reinava o temor”, afirma o capitão João Blaer. ”Consta mesmo que os palmaristas cobravam tributos - em mantimentos, dinheiro e armas - dos moradores das vilas e povoados. Quem não colaborasse poderia ver suas propriedades saqueadas, seus canaviais e plantações incendiados e seus escravos sequestrados”, afirma o historiador Flávio Gomes no livro Palmares.
Não dá para ter certeza de que a vida no quilombo era assim mesmo, mas os vestígios e o pensamento da época levam a crer que sim. Apesar disso, Zumbi ganhou (um retrato muito diferente por historiadores marxistas das décadas de 1950 a 1980. Décio Freitas, Joel Rufino dos Santos e Clóvis Moura fizeram do líder negro do século XVII um representante comunista que dirigia uma sociedade igualitária. Para eles, enquanto fora do quilombo predominava a monocultura de cana-de-açúcar para exportação, faltava comida e havia classes sociais oprimidas e opressoras (tudo de ruim), em Palmares não existiam desníveis sociais, plantavam-se alimentos diversos e por isso havia abundância de comida (tudo de bom). ”Nesta bibliografia de viés marxista há um esforço em caracterizar Palmares como a primeira luta de classes na História do Brasil”, afirma a historiadora Andressa Barbosa dos Reis em um estudo de 2004.
A imaginação sobre Zumbi foi mais criativa na obra do jornalista gaúcho Décio Freitas, amigo de Leonel Brizola e do ex-presidente João Goulart. No livro Palmares: A Guerra dos Escravos, Décio afirma ter encontrado cartas mostrando que o herói cresceu num convento de Alagoas, onde recebeu o nome de Francisco e aprendeu a falar latim e português. Aos 15 anos, Atendendo ao chamado do seu povo, teria partido para o quilombo. As cartas sobre a infância de Zumbi teriam sido enviadas pelo padre Antônio Melo, da vila alagoana de Porto Calvo, para um padre de Portugal, onde Décio as teria encontrado. Ele nunca mostrou as mensagens para os historiadores que insistiram em ver o material. A mesma suspeita recai sobre outro livro seu, O Maior Crime da Terra. O historiador Cláudio Pereira Elmir procurou por cinco anos algum vestígio dos registros policiais que Décio cita. Não encontrou nenhum. ”Tenho razões para acreditar que ele inventou as fontes e que pode ter feito o mesmo em outras obras”, disse-me Cláudio no fim de 2008. O nome de Francisco, pura cascata de Décio Freitas, consta até hoje no Livro dos Heróis da Pátria da Presidência da República.
Também se deve à historiografia marxista o fato de Zumbi ser muito mais importante hoje em dia do que Ganga Zumba, seu antecessor. Enquanto o primeiro ficou para a história como herói da resistência do quilombo, seu tio faz o papel de traidor. Essa fama se deve ao acordo de paz que fez com os portugueses em 1678. Ganga Zumba, recebido em Recife quase como chefe de Estado, prometeu ao governador de Pernambuco mudar o quilombo para um lugar mais distante e devolver os moradores que não tivessem nascido em Palmares. Em troca, os portugueses se comprometeriam a deixar de atacar o grupo. Os historiadores marxistas acharam a promessa de entregar os negros uma traição, que Zumbi teria se recusado a levar adiante. ”A ele [Zumbi] foram associados os valores da guerra, da coragem, do destemor e principalmente a postura de resistir continuamente às forças coloniais”, conta a historiadora Andressa dos Reis. ”Esta visão de Freitas foi a imagem do Quilombo e de Zumbi que se cristalizou nas décadas de 1980 e 1990.” Os poucos documentos do período não são o bastante para dizer que Zumbi agiu diferente de Ganga Zumba e foi mesmo contra o acordo de paz. Se foi, pode ter agido contra o próprio quilombo, provocando sua destruição. Acordos entre comunidades negras e os europeus eram comuns na América Latina - e nem sempre os quilombolas cumpriram a promessa de devolver escravos. No Suriname, o quilombo dos negros chamados saramacás respeitou o acordo de paz com os holandeses. Esse grupo, que o historiador Americano Richard Price considera a ”experiência mais extraordinária de quilombos no Novo Mundo”, conseguiu manter o povoado protegido dos ataques europeus. Tem hoje 55 mil habitantes.
Em 1685, na tentativa de fazer um acordo de paz com o quilombo, o rei de Portugal mandou uma mensagem carinhosa para Zumbi. Um trecho: ”Convido-vos a assistir em qualquer estância que vos convier, com vossa mulher e vossos filhos, e todos os vossos capitães, livres de qualquer cativeiro ou sujeição, como meus leais e fiéis súditos, sob minha real proteção
amerika euro masters of genosid indian australia
the king of kolonialism invaders of all nations until now They are not strong in war but they have a strategy of fighting each other and are cunning in violating peace agreements many times
Cara estou, muito feliz com seus videos .
AÊê. Tô adorando a sequência dos vídeos. Falou da praça 11 com a cabeça do zumbi e agora um vídeo pra ele. BOA, Peninha.
Leyla Guimarães O que ele falou sobre isso? Acho aquela estátua muito forte
Questões sobre Zumbi:
1 - Ele possuía escravos?
2 - Zumbi comercializava escravos?
3 - Houve algum golpe contra Ganga-Zumba, se houve, como se deu e no que resultou?
4 - O que levava alguns escravos a fugir do Quilombo? Se capturados, pelos membros do Quilombo, o que acontecia com eles?
Acho que são questões, pulgas atrás da orelha, para pensar.
Eu apenas dei uma olhadinha na Wikipedia, assim que vi esse vídeo. Questão de não aceitar tudo o que nos passam.
Ainda acredito que uma grande referência negra é Morgan Freeman, esse é o cara, muito embora, Neil deGrasse Tyson, um Astrofísico norte-americano seja um referência intelectual de magnitude quase que inatingível.
+Anderson de Komodo tambem achei q tava faltando coisa nesse video
V
@@andersondekomodo6141 como ele mesmo disse. Esse ocorrido carece de documentos. A história tem mais de 3 séculos. Não há como saber direito se sim ou se não.
Aqui no Brasil colocam Zumbi por guela baixo e esquecem do João cândido o ALMIRANTE NEGRO .Este sim um verdadeiro líder Negro
Ambos. Não há porque criar embates e desmerecimento. É melhor somar do que subtrair.
@@Crytol1 Falou tudo mano falou tudo
Só rola esse revisionismo no BRASIL, porque essa galera tentou emplacar o NAZISMO DE ESQUERDA mas a Alemanha e Israel desmentiram na hora... Mas teve retardado que concordou.
Só falta dizerem que mataram zumbi dos palmares e arrancaram sua cabeça para proteger os negros.
Não vejo essa galera dizendo que os judeus vivem se vitimizando por causa do holocausto... porque o buraco é mais embaixo neh? Racismo é uma prática horrenda e não importa que quem a pratique seja branco ou negro; deve ser repudiado sempre!
Existir outros líderes ou heróis negros, não invalida outros. Não é preciso negar Dom Pedro pra levantar o Duque de Caxias, cada um foi importante em algum momento do Brasil. O problema é que qdo se trata de um líder ou herói negro na história do país, se fica com "ciumes" historiográfico, tipo reclamando. Nesse sentido, eu acho que se deveria enaltecer outros TAMBEM, e não achar ruim e dizer que um foi mais que outro. Pq todos foram importantes. O ideal seria falar tbem, mencionar tbem. Mas se um pouco que for mencionado numa data especial, recebe ataques, por aí já se tira o quanto de preconceito temos e não percebemos.
Sério, mas pessoas como Luiz Gama e João Cândido, só existiram pois pessoas como Zumbi derramaram sangue, suor e lágrimas para que os brancos largassem o osso da escravidão! Tá complicado, os capitães do mato estão dominando o país, mas não pela sabedoria, mas pela ignorância e burrice, eles são muitos!
Amei!...gratidão mestre Eduardo!
Excelente vídeo! Haveria possibilidade de um vídeo sobre Ganga Zumba??? A história brasileira é documentada e repassada de forma exclusória, infelizmente poucos possuem a possibilidade de compreenderem as dimensões da escravidão...
Gente, que jeito maravilhoso de aprender história. Cheguei no canal agora e já estou "maratonando" seus vídeos.
Excelente professor, historiador, possui o dom nato de contar histórias.
Fico imaginando o tipo de pessoa que dá deslike em um assunto tão importante quanto a liberdade
E que ele não fala que Zumbi foi um negro que fazia tudo que os dono de escravos faziam. Era carrasco, violento, metido a besta, safado, escroto. Isso eles esconde.
@@gilvanpaulino8338 fonte?
@@gilvanpaulino8338 onde se fundamenta tal afirmação?
Eduardo, virei seu fã cara! Quanto conhecimento! Deus te abençoe
Peninha vc é um orador excepcional, parabéns!!
Zumbi, um símbolo da luta contra a escravidão que tinha escravos, esse é o Brasil.
Pois é disse que a história verdadeira é que ele judiava dos próprios negros ele escravizava então para mim ele não é um herói ele não lutou pela Liberdade dos escravos mas sim escravizavam os próprios irmãos
@@daldiraalmeidasilva7350 Escravizou e judiou de quem doida ??
ele libertou 30 mil pessoas
@@M0raes1 ..kkkkk
Palmares não tem mundial!
Cara, geralmente não curto muito comentários de " zoeira " ... Mas tu foi muito criativo hehe, parabéns.
hahahahahahahaahha
Kkkkklkkkk
Cristian , você é um gênio. Que comentário pertinente, inteligente. O Brasil precisa de pessoas inventivas como você. Parabéns!
Kkkkkkkkkk
Que aula!! Nunca foi tão simples e atrativo aprender história.
Parabéns pelo conteúdo!
heroi Negro foi o luiz Gama.
Também.
Ah, e tem o Cruz & Sousa, também.
Não esquece do Nilo Peçanha primeiro presidente negro do Brasil (na verdade era vice q virou presidente por um ano após a morte do antigo presidente, mas ele fez muuita coisa nesse um ano)!
@@igorsilveirademelo6317 perfeito
Cícero, concordo em gênero, número e grau. É um descaso deixar no esquecimento um vulto tão nobre e genial.
Seus vídeos estão ficando cada vez mais interessantes. Parabéns!
Pois é Cara, comecei a conhecer a nossa história depois ver seus vídeos.., parabéns pelo trabalho.
Cara, faça uma vaquinha online, seu canal é muito bom, tenho certeza de que terá uma galera disposta a contribuir...grande abraço
Lindo episódio mesmo! História pura de um povo lutador! Meu respeito a todos os descendentes desse e de outros quilombos espalhados pelo Brasil!
Que legal esse estudo patrocinado pela National Geografic. Assumo que não sabia!
Oi costei muito 👍😊
É a lei do retorno... Quem trai será traído.
Obrigada pelo vídeo, professor!
Esse canal é demais!!
Valeu, Filipi!
Só faltou dizer que: Se tem 1 escravo, ou, pelo menos 1 sujeito que viveu lá em condições análogas a de escravo, então, Zumbi é diferente de Liberdade. Simples, se não sabe, vai ler.
+Anderson de Komodo Vc está pedindo para que Eduardo Bueno leia? Ele passa a vida lendo, procurando informações. Eu tendo a acreditar que pessoas que fazem questão de reiterar discursos como " o negro escravizou o próprio negro" são pessoas que querem desmerecer a nossa luta... Qual é o sentido disso? Vcs fazem parecer que negros eram tds parte de um mesmo povo, com uma mesma cultura. Eram diversas tribos, cada uma com sua visão de mundo. Assim como existem vários países de população branca que brigaram/ brigam entre si, existiam povos negros que faziam isso o mesmo na África.
@@jessikacaroline72 não é por nada não mas fiquei com preguiça de ler ._.
Gostei muito da mensagem! nenhum grupo humano jamais aceitou ser escravizado.
Ótima escolha da música usando a do Jorge Ben Jor
Parabéns Eduardo. Sendo guia de turismo, fico grato por aprender tantas coisas no seu canal.
Parabéns também a turma da edição do canal, fica show de bola!
eu amo esse cara
Zumbi dos Palmares não lutou contra a escravidão, não foi ativista da causa. Foi líder de um quilombo, logo, lutou pelos próprio interesses, não é atoa que matou o próprio tio. Diferente de muitos outros personagens "esquecidos" na história que bateram de frente com o sistema e conseguiram a verdadeira liberdade (carta de alforria).
Mentira, não existe nenhuma documentação que comprove que no Quilombo dos Palmares havia escravidão, nem aqueles que ganharam a guerra contra Zumb, registraram isso! Isso não passa de mentiras sem comprovação histórica nenhuma, feita por manipuladores de direito, mentiras aliás como as dos sábados da esquerda que chegavam a disser que o Quilombo dos Palmares era uma sociedade utópica quase comunista... Os mentirosos tanto de esquerda quanto de direita sem desprovidos de caráter!
Ele escravisava ex-escravos.
não há provas documental. isso foi inventado por gente desonesta
Não há NENHUMA fonte (confiável) que comprove que Zumbi tinha escravos.
Ambrósio maior líder Quilombola do Estado de Minas e também sobre a Congada.
Conheci seu trabalho a pouco, mas já sou fã. Comprei seu livro de coleção de crônicas, mas confesso q pelo menos metade de suas referências eu não sou familiar com elas. Vc me lembra uma professora de História que tive na escola. Ela me ensinou a gostar de História com sua empolgação e extremo conhecimento. Vc tb. Um contador de causos baseados em fatos reais kkkk
Amo
Eu adoro história eu adoro os seus vídeos no youtube
Verdadeiros heróis negros:
•José do Patrocínio: Farmacêutico, Jornalista e Ativista.
•Luís Gama: Advogado, Jornalista e Poeta.
•André Rebouças: Engenheiro.
•Nilo Peçanha: Primeiro presidente Mulato do Brasil.
•João Cândido: Almirante.
•Machado de Assis: Escritor e poeta
João Cândido era cabra macho! 💪
Ainda bem que temos você para decidir quem é verdadeiro e quem não é.
@Emmanoel Matheus fonte: você. Cada um sabe seu herói. Não existe um ser humano real que seja um de verdade.
@Marcos Castro quais arbitrariedades? Pode me passar a fonte??
@@RufferBaraldi Pelamor filho
Como aprendo com suas aulas , obrigado
muito maravilhoso. Saludos desde México!
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Ótimo vídeo! Historiografia e política debatidas de maneira isenta e correta.
No livro do Edison Carneiro "O quilombo dos palmares" de 1947 e no livro do historiador Flávio Gomes "Palmares" é relatado que:
Zumbi sequestrava negros de fazendas vizinhas para servirem de escravos no quilombo;
Sequestrava mulheres para estupra-las;
Matava quem ameaçasse fugir do quilombo;
Cobrava impostos dos moradores;
Queimava as casas dos que não pagavam os impostos entre outras barbaridades.
Essa fama de herói vem do livro de Décio Freitas "Palmares a guerra dos escravos" que o associa a um revolucionário. Décio, não por acaso, se considerava marxista.
na realidade isso é mentira, não sei de onde vc tirou mas o que edison falou foi que havia prisioneiros de guerra em palmes e que esses prisioneiro eram tratados como escravos.
quem distorceu isso foi aquele livro do ''guia politicamento incorreto do brasil'' onde o próprio distorceu isso e induz o leito a acredita q em palmares havia escravos.
detalhe 'que o proprio autor falou em entrevista q ficou tentado a criar e inventar mas coisa no livro, simplesmente da cabeça dele mesmo
zeus vdd , nos quilombos se reproduzia os MSM costumes da terra deles. E a escravidão era um desses costumes seja por divida , guerra ou outra coisas . Mas muito gente não entende isso
@@elieltonamaro4357 errado, a maioria dos escravo nas fazendas jamais teria moral com outro escravo, até porq quem mandava era o jagunço do fazendeiro.
pra vc afirmar algo assim vc tem q provar q tal fato aconteceu, vc não pode simplesmente imaginar isso, se for pra imagina eu imagino q unicórnios existem
porque todo bolsominion é um completo retardado mental,hein?
@@bru8510 Por que tantos esquerdistas escrevem tão errado?
Um cara que dizia ser contra a escravidão tinha escravos kkk bela luta
Não tem relato nenhum disso
Nao tem provas disso
Parabéns Eduardo Bueno.
Você está levando o conhecimento para o povo brasileiro. Você e um grande professor
Tava procurando um vídeo sobre Zumbi pra passar pros meus alunos hoje, acabei de encontrar! rs 😘
Passando esse bosta para as crianças? Passa alguém decente.
Já esrou vendo, porque o Canal é top
Boa!!!
🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐😯😯😯😯🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐😑😑😑😑😑😑😑🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐
Adoro geografia e história...
Apesar dos Calheiros de "muriqui", tenho um imenso orgulho de ser alagoano! Avisa ao Henry Castelli que aqui vende quebra-queixo...
Kkkkkkkkkkkkk
Que Zumbi foi guerreiro tudo bem... Mas libertador dos Escravos é outra história. É certo que ele também tinha escravos!
Bim Na Correria acredita-se que ele tinha escravos... não tem provas. da mesma forma que muitas outras histórias dele não tem provas..foi o que o professor disse né
Mostre suas provas que ele tinha escravos.
NÃO
Que legal essa história poderia se tornar um filme .
Eu sou assim, vejo uma notificaçao do Buenas Ideias, venho correndo!!
hahaha seja sempre bem-vindo!
Eu já sou diferente, nem espero a notificação, fico dando f5 na pagina do canal toda hora pra ver se já está disponível. Fora quando não aguento esperar e na segunda ou terça revejo os meus videos preferidos a espera do novo episódio.
Arthur Gama venho mais rapido que escravo fugindo das garras do Zumbi dos Palmares
Mano, que episódio maravilhoso!!!!! Se é loco cachorro...
Herói negro só tem um no Brasil. O Mussum dos trapalhões. Adorava assistir.
Que canal Foda!
Fala do brasil na segunda guerra
Sim, fala sobre a FEB e os "Cobras Fumantes"
FEB, senta pua, Monte Castelo, Montese..daria para fazer uma série sobre a grande participação brasileira na segunda guerra. Muito apoiado esse tema
apoiado!
Muito bacana, tem gente que acha de o Getúlio queria lutar do lado do eixo... Getúlio era muito inteligente, ele queria deixar os aliados lutarem pela entrada no Brasil na guerra, assim sendo vantagem pra gente, como de fato fato foi.
Mais fácil a cobra fumar que o Brasil entrar na guerra! haha
Estou gostando de história por sua causa !
Viva !
muito bom
Esse eh o melhor canal do RUclips! Parabéns!!!
Este aqui vale a pena ver nais esta história. do Brasil.
Muito bom vídeo. Se não for falta de educação acrescentar um detalhe, antes do livro de Rocha Pitta (7:53), houve um livro chamado o Brasil Holandês de 1647, escrito por Gaspar Barléu. Nele o Quilombo dos Palmares é mencionado.
os quilombolas faziam pequenos ataques a povoados próximos. ‘Os escravos que, por sua própria indústria e valor, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados livres, mas os escravos raptados ou trazidos à força das vilas vizinhas continuavam escravos.
Com todo respeito pela consciência negra, pois, também sou negro.
Pelo que entendi referente a essa época, e poço estar errado.
Eles não almejavam a liberdade completa dos negros, só queriam sobrevier essa época turbulenta com seus pro pios interesses.
Gostei da sua visão!!!!! Finalmente alguém coerente
Fontes: Guia do politicamente incorreto
Mbl
ele era um monarquistas e ponto final
Lindo demais, obrigado professor, o nosso povo merece esse respeito!
eduardo, sugiro que quando for tecer alguma crítica em relação a alguma área do nordeste, especifique a qual aspecto essa crítica se refere. quando, por exemplo, você fala "ali é um lugar terrível porque é o reduto do renan calheiros", pegaria bem melhor se você acrescentasse um "politicamente" à sua frase;
"ali é um lugar terrível politicamente porque é o reduto do renan calheiros"
(a menos que você ache que recife, no geral, é um lugar terrível. o que eu não acredito que seja o caso).
acho que ja tivemos incompreensões o bastante num passado recente.
no mais, belo trabalho!
Zumbi tinha escravos. Nunca foi contra a escravidão, queria ele ser o escravocrata.
Nao existem provas históricas disso.
@@DanielKursch Não existem de que não tinha também, tudo é, de certa forma, uma incógnita, existem poucos documentos.
@@wallacegabriel4610 ônus da prova de algo é de quem afirma. Então vamos assumir que papai noel existe, pois não tem provas de que ele não existe kkkkkkk
Fonte: Nando Moura
@@wallacegabriel4610 entao porque suja de lama o movimento quilombola e a pseudo representacao de zumbi, n duvido q vc seja da galerinha da terra plana ...
O Sr quando não está falando de política é um excepcional historiador
Acho injusto atribuir o dia da conciencia Negra `a uma Historia de ficção, e à um personagem que é mais mito do que realidade. Existiu Negros verdadeiros hereis que lutaram verdadeiramente contra a escravidão no Brasil e deixaram um legado Incrivel na Nossa Historia. Uma pena o Mec nao colocar no corriculo da educação estes nomes para serem estudados. traria muito mais valiosas Lições de Liberdade .
Luís Gama, o ex-escravo que se tornou advogado
Maria Tomásia Figueira Lima, a aristocrata que lutou para adiantar a abolição no Ceará
André Rebouças, o engenheiro que queria dar terras aos libertos
Adelina, a charuteira que atuava como 'espiã'
Dragão do Mar, o jangadeiro que se recusou a transportar escravos para os navios
Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora abolicionista
Sou Negro e Zumbi nao me representa nao engulo esta ficção dada pela esquerda Brasileira
É muito mais fácil ter um ídolo como Zumbi porque ele mesmo não tem história e daí pode-se dizer qualquer coisa. Concordo plenamente com o Sr, ou seja, devemos olhar com mais cuidado e carinho à aqueles que realmente deixaram legado.
@@roklanym nossa historia e muito linda, pena que nossa educação foi assaltada pela esquerda. e tiraram todos nosso Herois
Daqui a pouco alguns tolerantes defensores da democracia estarão te ofendendo com expressões tipo: capitão do mato, negro de alma branca ou coisas do gênero. Afinal, pra essa gentalha que "não tem preconceitos", quem.nao concorda com eles representa o mal a ser eliminado e ofendido. kkk
Quando vcs irao perceber que nunca existiu esqerda ou direita?! Enfim concordo mas fantasiar o termo culpa da esqerda acho burrice!
Kkkkkkkkkk caralho tio,n passa vergonha,Zumbi era puta resistência
A história é assim, cada um conta a parte que lhe "interessa", infelizmente!
Qual a parte que lhe interessa?
Exatamente.
Na verdade é uma interpretação, história é diferente dependendo de quem conta e quando conta
Verdade!Se o brasileiro conseguisse ouvir todas as opniões com respeito ao proximo o brasil não seria tão dividido politicamente
Falou tudo
Caríssimo Prof. Eduardo
Você é fera , meu nobre.
Obrigado pelas suas aulas.
Máximo, com certeza não cai no Enem.
Aquele abraço e tudo de bom.
Buenas! Gostaria de ter ouvido tua perspectiva a respeito dos relatos sobre Zumbi ser possuidor de escravos também. De qualquer forma deixaste claro o teor de tua narrativa, a significação desta resistência em Palmares. Grande abraço xirú véio!
VIVA BENGUELA-BAHIA-ANGOLA-BRASIL.... Eita E nos!!!!!
Extraordinário, fala dinâmica , despretensiosa muito próxima dos locutários
" O sentido simbólico é mais importante que a realidade"
Vindo de um historiador é assustador.
Nossa nos comentários tem muita gente com raiva do Zumbi... será porque? :OP
Infelizmente existe ódio em toda parte, porém o vídeo foi parcial historicamente falando. Não se pode confundir ambição com heroísmo ! Zumbi foi uma figura notória na história brasileira, todavia por ser ambicioso, fato que culminou no seu "golpe de estado" e posterior derrota !
Narloc, nando moura é olavo...
Porque ele tinha um pau maior
Perfeito em todas as palavras
Se falou de Zumbi, agora tem que falar de XICA DA SILVA! Pfv rsrsrs