Muito bom ver a história da Capoeira sendo tão bem contada. Trabalho com a capoeira há mais de 20 anos na Inglaterra e com ela comecei grupos na China, Irã e Indonésia. O público brasileiro pouco conhece sobre a arte que hoje é o maior exportador cultural do Brasil
Pedro A ... Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera! --- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA: Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida. • água dura… pedra mole… tanto repete... DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM! Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo! Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO! VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR! Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade. AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO. Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir. Tenho Dito! A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE! OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS. Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC “cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo. Teacher | Musician | Composer | Author CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus E. mestrejeronimo@gmail. com Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Tudo que vi nesse vídeo foi uma visão superficial e preconceituosa da capoeira. Acompanho o canal e tem conteúdos mt interessantes, mas vou ficar bem mais veiaco com o que ver aqui dado o pouco estudo e as poucas referências que se usou nesse caso específico. Fala da capoeira como se fosse algo individual, algo que teria espaço para registros "históricos", esquece de toda a cultura no negro, do samba, do candomblé... do ritmo e do principal, a roda de capoeira, o nosso campo de mandinga onde a magia acontece. É lá que se aprendia capoeira e não sendo explorado como capanga.
@@gilbertoaguiar7332 sempre a inventarem bichos de sete cabeças para a vitimização ! A segunda teoria sustenta que o termo mulato provém do árabe mowallad ("aquele que é nascido de pai árabe e de mãe estrangeira, ou de pai escravo e de mãe livre"). Também remete à ideia de filho nascido de pais de etnias diferentes
Quero aqui parabenizar o Canal Buenas Ideias pela produção desta temática. Sou capoeirista há mais de duas décadas e sei bem como a ausência de documentação dá margens a muitas falácias. A capoeira foi muito perseguida e até nos dias atuais, por mais que o IPHAN e a UNESCO tenham dada a ela reconhecimentos tardios, ainda sim não tem na prática tal reconhecimento. O Brasil tem uma dívida histórica para com a CAPOEIRA. A capoeira é resistência e resistiu a todos estas intempéries históricas praticamente sozinha e hoje é a maior divulgadora do idioma português mundo a fora, tornando nossa cultura cada vez mais global. E como já era de se esperar, tem muitos políticos sacanas tentando se beneficiar com isso.
Corroboro com seu comentário. Também faz pelo menos 20 anos que pratico e busco informações com algum recorte comprovável para servir a história e a origem concreta da Capoeira. O amor as vezes faz com alguns episódios sejam distorcidos, mas a importância nunca será diminuída.
Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera! --- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA: Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida. • água dura… pedra mole… tanto repete... DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM! Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo! Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO! VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR! Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade. AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO. Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir. Tenho Dito! A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE! OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS. Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC “cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo. Teacher | Musician | Composer | Author CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus E. mestrejeronimo@gmail. com Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
@@marcosfernandes9695 __ Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera! --- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA: Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida. • água dura… pedra mole… tanto repete... DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM! Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo! Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO! VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR! Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade. AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO. Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir. Tenho Dito! A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE! OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS. Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC “cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo. Teacher | Musician | Composer | Author CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus E. mestrejeronimo@gmail. com Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Pra mim a capoeira tinha que ser implementada nas escolas como aula de educação física, assim como outras artes são em outros países. Não pra ensinar os jovens a brigar, mas sim para aprenderem a ter disciplina e respeito, e terem uma boa atividade física.
Na minha escola tinha um projeto chamado "Mais educação", isso quando tinha uns 9 anos. E eu conheci a capoeira por esse projeto, embora não tenha mais esse projeto nas escolas daqui, foi uma grande oportunidade para conhecer essa arte! Concordo. O ensino educacional no Brasil é péssimo, não valoriza sua cultura e tradições
Prezado Leandro, compactuo com seu pensamento, mas discordo que deveria ser ensina como educação física, capoeira é capoeira e deve ser levada as escolas como ela é na sua essência. Como luta, como resistência, como meio de formação do indivíduo, provocando a igualdade do ser, trazendo as tradições e reflexões africanas, em fim, tudo o que ela pode fazer. Abraço.
Tá aí, um grande episódio. Tive o privilégio de ter sido aluno desses dois mestres em Salvador: Pastinha e Bimba. Era os anos 60 e eu servia o exército em Amaralina. Pastinha ensinava no Pelourinho e Bimba no bairro do Nordeste, próximo ao quartel. Lembro de capoeiristas conhcidos como Vermelho, Mão de onça, João grande, Sagui, Peixinho, etc. Mestre Nenel de hoje, filho de mestre Bimba, era menino. Saudade...
Que incrível!Sou iniciante na capoeira e tenho pouco conhecimento ainda,mas é incrível que você teve a oportunidade de conhecer e participar de treinos e ainda conhecer esse tanto de gente importante ,incrível!!
@ Esses grandes mestres não ensinavam só a capoeira, mas davam também lição de vida e bons conselhos. Era uma comunidade unida. Dávamos um boi para não entrar numa briga...
Aprendi a Arte da Capoeira com 6 anos de idade, um movimento que deu oportunidade a muitos Jovens da minha cidade, os tirando da rua e os ensinando disciplina e responsabilidade
3:50 100% Brasileira 8:17 capoeira no quilombo de palmares 9:10 capueira vs caapoeira 9:57 unica arte martial com musica? 12:17 a capoira capanga 12:37 Major Vidigal Capoeirsta 13:04 a Guerra do Paraguai 14:25 as proibições da capoeira 14:52 as maltas do rio de janeiro e o malandro 15:45 a repressão de Sampaio Ferraz 17:10 o playboy da capoeira: Jucas Reis 17:33 Presos Capoeiras em Fernando de Noronha 18:14 a revolta da vacina 20:13 a chegada de Bimba e Pastinha Otimo trabalho Dr Eduardo Bueno. Me lembro de uma frase : "A verdadeira Historia da capoeira um dia sera escrita" - Raimundo Cesar Alves de Almeida, Mestre Itapoan cerca de 2012
Caramba! Aquí vejo que tenho que rever o vídeo ponto por ponto. Conhecí a capoeira quando em 1980 mudei do Rio para Bahia, não era na época tão popular no Rio, mas 20 anos depois eu fiquei admirado em Tahití, sabendo que os polinésios são muito orgulhosos com as suas danças, encontrei um baiano que tinha uma escola de capoeira em Papeete. Eu já morava na Europa, mas fui de férias para Tahití no 2000. Nunca imaginei que até por lá a capoeira já era tão popular.
@@MarcelosToyRoom na Europa tinha começado antes de 2000, mas um lugar como Tahití nunca iria crer que locais iriam fazer capoeira. Os polinésios também rodam o mundo com as suas danças, sei, não é luta também. NY é cosmo-polita, entende? Uma anecdota de um colega que foi trabalhar em NY, nunca vou esquecer, na sua primeira folga saiu por Manhattan fazendo charme, de paletó e gravata, e de repente viu alguém fazendo ioga encima de um container de lixo, outro dando cambalhota, desfile de brasileiros sambando, cada um no seu mundo rsrs e diversidade. Em lugares isolados é mais difícil de ver culturas tão diversas, até porque se intenta proteger a cultura local. Nunca vou me esquecer que achei incrível num país cosmo-polita como o Brasil, quando cheguei em 1979, ouvia-se 99% música local. Até quando li o protecionismo que existia e perdurou nos '80, não sei se foi política ainda sob a ditadura militar ou já vinha desde antes. Eu nascí na Argentina e embora por lá se escutava tango e música local, a música estrangeira inclusive do Brasil se ouvia tanto quanto, como na Europa. Levei uma surpresa de veras, quando cheguei ao Brasil. E no Rio, se a capoeira tinha, era bem menos popular, estou falando de 1979/80. Só quando cheguei na Bahia conhecí a capoeira. Lá nos '90 sim, eu estava na Europa mas descia pro Brasil todos os anos e vi chegar a Capoeira no Rio. Não sei a sua idade, mas eu viví no Rio desde 1982 a 1988. Em Salvador, de 1980 a 1982. Diria que muitos cariocas nem sabiam o que era capoeira, a pesar da canção Berimbau, de Vinícius de Moraes.
Finalmente um canal de história falando sobre a capoeira, uma luta que tanto lutou para não morrer diante tanto preconceito que ainda não é reconhecida como merece. O melhor canal do RUclips é esse! ♥️
Jamylle Gomes.... prosperidade pra tua Vida = Capuera! --- *te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA: ----- Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida. • água dura… pedra mole… tanto repete... DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM! Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo! Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO! VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR! Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade. AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO. Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir. Tenho Dito! A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE! OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS. Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC “cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo. Teacher | Musician | Composer | Author CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus E. mestrejeronimo@gmail. com Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Olá Eduardo, gostaria de dizer que sou fã do seu trabalho e de sua maneira "descolada" de apresentar a História. Sou capoeirista e agradeço a divulgação positiva que esse vídeo pode fazer, porém já existem estudos mais aprofundados que não deixam dúvidas sobre o surgimento da Capoeira ser efetivamente realizado no Brasil. Além disso, algumas datas e termos estão equivocados no vídeo, como o ano de reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial e a Capoeira Angola (e não angolana), que teve em Mestre Pastinha um dos maiores (se não, o maior) ícones. Sugiro a quem se interessar pelo tema que leiam as obras de Jair Moura, Frede Abreu e Carlos Eugênio Líbano Soares, entre outros. Este último aborda de forma muito profunda a capoeiragem e a cultura afro-brasileira no Rio de Janeiro. Grande abraço a todos!
@@m1a2x31000 não tem nada de subjetivo nisso, Capoeira Angola nomeia um tipo específico de jogo (isto é, substativa) que não se confunde com a adjetivação "angolana", que poderia facilmente esvaziar de significado esse modo ancestral de jogar a capoeira. Se ainda não sabe, quem fala ali é Mestre Perninha, um dos atuais expoentes da capoeira, e portanto fundamento não falta a ele. Não sabe o que é "fundamento" na capoeira? Pois é, quem sabe são os guardiões dessa cultura, e nessa condição têm toda a pertinência pra falar.
@@jeanfillipemarquesaragao2686 Sei muito bem quem é. Sem também quem é o pai do mesmo. Ser um "expoente da capoeira" nao significa que ele é o detentor de toda a sabedoria da capoeiragem. Dizer que o certo é angola e nao angolana é perda de tempo. Seria muito mais rico apresentar as datas corretas referentes a como o Estado enxerga a arte marcial em vez de bancar o cdf que senta na frente e fica fazendo perguntas das quais já sabe a resposta para ver se o professor é bom mesmo. Abraço.
Na capoeira me chamo GÉNIO. Sou de sao goncalo RJ. Prático desde 1987. Quero parabenizar seu trabalho . Pois a CAPOEIRA e assim .e malícia e manhã. O capoeira Vadeia cheio de artimanhas.axe
Lindo percurso onde a história sendo apenas um fio, fino traço condutor, aberta ao fora e às estórias , movimento em profusão, filosofia da história, arte, vida. parabéns , e para o belo
Bimba criou o centro de cultura física e luta regional baiana, fundando assim o primeiro ambiente para a prática regulamentada desse hj conhecido método, sou aluno de um dos filhos legítimos dele Mestre Nenel presidente da Filhos de Bimba escola de capoeira e um dos responsáveis pela fundação Mestre Bimba, Peninha se houver interesse em fazer um episódio sobre o Mestre Bimba tenho certeza que a família do Mestre poderá colaborar com informações e documentos históricos, fico a disposição para prover o contato se você e sua equipe quiser, obrigado pelo episódio fantástico!!!!
Em portugal conheci uma francesa que estudava português. Ela dizia que tinha se apaixonado pelo português ao conhecer a música brasileira através de aulas de capoeira. Olha o poder disso! Imaginem agora se tivessemos vontade política e social pra cultivar e divulgar nossa cultura no mundo!
Se não tivéssemos uma "elite" que repudia e criminaliza tudo que tem origem em comunidades negras a capoeira seria um esporte nacional e teria ido para as olimpíadas do Rio de Janeiro. No lugar de pagarmos para ter franquias de federações de karatê japonesas, nós teríamos federações de capoeira graduando mestres mundo afora e faturando com isso.
Por que as pessoas sempre esperam pelo estado? Vocês vivem criticando o estado, vivem dizendo que o estado não os valoriza, e mesmo assim clamam pelo estado pedindo ajuda.
@@evandnedasilva8575 Qual a vantagem de ter a capoeira como esporte olímpico? Taikwendo foi descaracterizado depois que entrou mas olimpíadas, compare o Taikwendo tradicional com o olímpico nem parecem ser a mesma arte marcial. Qual vantagem ter uma elite moldando a capoeira e dizendo como ela deve ser? Os capoeiras vivem criticando a elite e ao mesmo tempo mendinga atenção, e o amparo da elite.
@@jeffcicloperodrigues3423 Eu prefiro um esporte com status de esporte nacional do que uma prática marginalizada. Como ser um esporte de competição e ainda ser efetivo fora dos ginásios é algo que todas as lutas enfrentam. Quando se amacia uma prática para ser segura numa olimpíada ela fica mole demais.
Que alegria ver a Capoeira no maior canal de ensino de história do RUclips. Sou Capoeirista, Professor em escolas particulares e em projetos Sociais nas favelas do Rio de Janeiro. Seu vídeo fará parte das minhas aulas. Obrigado Eduardo.
Amei cada comentário, só me intristece o desdenho do prédio da CEF,ao qual tenho ótimas lembranças de quando minha mãe era funcionária e eu a acompanhava. Hoje em dia é uma loja de cacarécos e,os painéis lindíssimos foram escondidos por tapumes.. Mas você é um baita historiador.
Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha)assim como Bimba começa na capoeira ainda criança, se torna marinheiro e, ao dar baixa, começa a dar aula e tentar resgatar as raízes da capoeira. Tido como um filósofo da capoeira Pastinha nomeia seu estilo de capoeira Angola para se diferenciar da capoeira regional de Bimba. Homem de grande intelecto mesmo sem atributos acadêmicos deixou um enorme legado para nós capoeiristas.
Obrigado pela biografia. Também lembrando que este enorme brasileiro morreu na miséria e no esquecimento estatal, sem direito a uma aposentadoria. Preservou e criou patrimônio imaterial da humanidade. Um dos maiores intelectos brasileiros ao lado de Bimba, Santos Dummont, Mario de Andrade e tantos outros. "Capoeira é tudo o que a boca come".
EMOCIONADO aqui por ver um vídeo do Peninha sobre a capoeira! Sou capoeirista e prof. de história, é uma satisfação enorme ver um trabalho tão bem feito sobre a capoeira!!! Leitura honesta e muito coerente, diferente das vastas distorções e vieses que nós vemos por aí... OBRIGADO por isso!!!
@@caiomurilopawilak6217 isso eu sei, pratico faz uns 5 anos, só a questão da musica ninguém nunca soube me responder e eu tbm não achei nada especificamente sobre isso no yt
@@Liviahel não está ligado a uma técnica específica, mas sim ao evento ou festival, a música é tocada para acompanhar a luta em si, inclusive o ritmo da música acompanha o ritmo da luta
Maravilhoso conteúdo, o conhecimento real do passado não apaga as transformações do presente, seu valor como luta ficam evidenciados por suas participações em vários segmentos para o bem ou para o mal dentro da sociedade. O que não impede a sua releitura como luta e sua valorização cultural.
Boa Noite Eduardo, como vai? Meu nome é Gastón e sou da Argentina. Eu gosto muito de seu canal ja que eu posso praticar o portugues e aprender da historia de Brasil ao mesmo tempo. Eu sei que voce fala principalmente de historias que tem que ver com o Brasil, mas hoje 24/03/21 na Argentina faz 45 anos atras acontecia a pior das ditaduras que nos tivemos, ela durou 7 anos desde 1976 ate 1983, e deixou 30.000 desaparecidos, bebes roubados, pessoas torturadas. O 24/03 passou a ser "O día da Memoria". Eu gostaria que voce falasse em algum video sobre a ditadura na Argentina e esse periodo tao ruin para toda latinoamerica. Parabens pelo seu canal!
A Argentina é um exemplo a ser seguido, não esquecem sua história. AQUI no Brasil a ditadura durou muito mais tempo e ainda tem quem queira a sua volta. Uma vergonha
Muita gente acha q futebol e música são as principais fontes de exportação da cultura brasileira. Mas, de verdade, o q o gringo realmente sabe o q é, são jiu-jitsu brasileiro e capoeira.
Bruno Cunha __ Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera! --- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA: Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida. • água dura… pedra mole… tanto repete... DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM! Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo! Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO! VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR! Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade. AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO. Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir. Tenho Dito! A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE! OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS. Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC “cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo. Teacher | Musician | Composer | Author CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus E. mestrejeronimo@gmail. com Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Concordo, inclusive os gringos valorizam muito mais do que os próprios brasileiros idiotas que ficam só na frente da TV vendo futebol, acreditando nessa falácia de país do futebol. Aposto que é desprezível a quantidade de estrangeiros que assinam ou assistem a algum campeonato de futebol do BR
@@mestrejcicnoclast3135 adorei a explanação, muito obgda. E tens razão, precisa de todo um trabalho de anos pra acabar com o racismo histórico desse país .só com cultura e educação. E não basta não ser racista, tem q ser ANTI racista.
Parabéns! Como capoeirista, já tendo sido pesquisador, com publicações a respeito... digo, fizeste um ótimo trabalho e uma ótima apresentação de ampla visão do que é de fato esse nosso fenômeno humano chamado Capoeira. E é óbvio, que com seu brilhante trabalho, trouxeste elementos novos e muito específicos a cerca de alguns personagens! Parabéns... Foi uma bela "vadiação" pelo tema!
Apesar de discordar em alguns pontos nem tanto relevantes, agradeço ao canal , e em especial ao grande contramestre( mesmo que honorário, porém merecido) Peninha (pensa num nome bom pra batizar na capoeira), pela atenção e o carinho com o assunto, que na minha humilde opinião de aluno com mais de 25 anos, é uma das poucas fontes de orgulho para quem precisa lutar todos os dias apenas pelo direito de ser tratado como iguais, e ainda assim, como no projeto social do qual faço parte em Florianópolis, educa e dá várias oportunidades para as crianças das comunidades menos favorecidas. Muito axé para todos do canal Buenas Ideias .
Gostei do episódio, mas merece uma parte dois com a história da capoeira no nordeste, que inclusive é maior. A história da capoeira nos canaviais do reconcavo também são importantíssimas pra gente poder pensar a capoeira.
Só pra tentar acrescentar: tanto mestre pastinha quanto mestre bimba deram aula pra militares. O mestre pastinha serviu a marinha. Ao mesmo tempo, mestre pastinha era próximo a Jorge Amado, Carybe e tem um raro registro dele em video feito por um comunista baiano. Tudo leva a crer que eles sentiram de perto a perseguição do momento. Alguns relatos de mestres que conviveram com mestre bimba falam de frequentadores da academia que anos depois foram identificados como agentes. Enfim, boa iniciativa.
Uma possível soma neste conteúdo: Quem levou a capoeira para academias e “formalizou” a capoeira Angola criando a Regional , foi mestre Bimba. Sugiro ver o livro Capoeira Angola de Waldeloir Rego. Todos os grandes mestres deste período como Samuel Querido de Deus, Canjiquinha, Pastinha, Bimba, Besouro, aprenderam a capoeira angola, Bimba criou a Regional mais acrobática, mais formatada inclusive na vestimenta e ai se inicia apresentações inclusive para o presidente Getúlio Vargas. Pastinha foi o mestre que se tornou o que cuidava de uma tradicional roda de capoeira e sim depois teve sua academia, mas ele representa a corrente da raiz da capoeira dos velhos mestres do Recôncavo. Mas sim a capoeira não tem registros de sua origem, de seu nome e no Rio muitos brancos eram famosos capoeiras, como Manduca da Praia que tinha uma banca de peixe na praça quinze.
3 года назад+7
A Luta Regional Baiana de Mestre Bimba conseguiu provar para o mundo que a Capoeira é boa para o corpo e para mente. E contínua sendo até hoje no mundo inteiro.
Fernando P. ... Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera! --- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA: Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida. • água dura… pedra mole… tanto repete... DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM! Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo! Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO! VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR! Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade. AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO. Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir. Tenho Dito! A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE! OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS. Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC “cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo. Teacher | Musician | Composer | Author CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus E. mestrejeronimo@gmail. com Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Olá camarada, vc e quem escreveu sobre a história da capoeira está equivocado! Getúlio Vargas queria que a capoeira se enquadrassem em uma espécie de modalidade esportiva com regras como as outras modalidades de lutas tinham e os praticantes da capoeira " Angola " não queriam ,pois não precisariam do aval de um homem branco para dar seguimento as suas práticas... bimba na verdade passou a ser considerado uma espécie de traidor por ter acordado com Getúlio Vargas . Bimba que tinha alunos abastados e que influenciou ele a misturar golpes oriundo de outra arte marcial na capoeira ,já que bimba lutava nessa época,mas a capoeira regional não eh uma capoeira original ,com a mística das raízes originais nem com a resistência do seu povo .
Show de bola as informações! Sou de Guarulhos, SP e treinei capoeira por 10 anos. Cheguei a me formar tbm nessa arte maravilhosa. Parabéns pelo o vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Capoeira amo amo,sou de pernabumco meu pai e tio zezinho brincava capoeira momentos lindos ,eu dera muito pequena, logo fui moral em em Sao Paulo, là nao brincadeira de capoeira,passaram 40 anos, hoje Vivo na europa tenho uma filha,de 10 anos capoeirata, com boas enegias eu treno com ELA ,Partcipo de batizados e festivals de capoeira amo amo, esta ginga,Malicia, e Tudo que a capoeira tem,salve le movmentos da vida. Quando esta crise sanitaria passa vamos vadiia juntos.capoeristas do brasil e do mundo, saldades do som ,
Carmelita... saude e prosperidade na Roda da tua Vida. --- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA: Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida. • água dura… pedra mole… tanto repete... DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM! Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo! Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO! VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR! Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade. AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO. Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir. Tenho Dito! A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE! OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS. Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC “cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo. Teacher | Musician | Composer | Author CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus E. mestrejeronimo@gmail. com Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Sou negro e apaixonado pela capoeira, porém, devido as minhas pouquíssima habilidade em dar saltos e voadoras, fui para o judo. Mas capoeira é linda demais. Espero que ela se globalize e não morra. Um dia desses, soube que ha um mundial de capoeira, onde consiste na exibição de sua técnica. Parece que uma coreana foi campeã em sua categoria. Demais issp.
Eu prático capoeira há quase 30 anos , não tenho dúvidas que ela tem influência africana , mais é uma arte genuinamente brasileira.Pois capoeira só é oq é graça a pessoas como mestre Pastinha e mestre Bimba, dois brasileiros que não deixaram nossas tradições morrerem apressar das tentativas do nosso (sistema )em apagar a nossa história.
A cada fato histórico eu sinto uma tremenda falta do que poderia ser grandes histórias contadas pelo cinema nacional, imagina um filme falando sobre o prata preto, sensacional!
Obrigado Prof. Eduardo Bueno pelo teatro que você faz em cada tema para trazer a história ao conhecimento do público. O senhor um artesão muito criativo. A gente ri e aprende!
Prezado Peninha, aqui no Cerrado, quando topamos uma capoeira, por ser formação secundária (ou seja que está regenerando o local, abaixo de um dossel pouca a bastante fechado), encontramos, fora o subbosque (mudas já do tamanho de uma pessoa) uma grande quantidade de cipós, pela sintropi e também pela competição, pela luz que passa. As vezes pra passar através, é necessário abaixar, depois levantar e dar aquela jogada de perna, continuar esgueirando, desviar meio de lado etc um conjunto de movimentos que lembra muito...a capoeira.
Nem fale! As Maltas de Capoeira do RJ durante o Império da um filmão, série, jogo de videogame e merchandising! só precisamos de capital inicial rsrsrsrs
Eu aprendi na escola que a palavra "Capoeira" vem da clareira criada pelos praticantes da luta/dança no meio do mato. Quando um índio via uma clareira característica sabia que tinha ocorrido um jogo no local e chamava de Capoeira. Faz mais de 20 anos e escutei isso e nunca esqueci, pelo visto também foi romantizado.
Eduardo, boa tarde! So uma aclaraçao de uma coisa que tu falou, nao foi Mestre Pastinha quem deu aula para militares e levou a capoeira a recintos fechados (academias) e sim foi Mestre Bimba. Pastinha Mestre de Capoeira Angola, a mais antiga e tradicional; Mestre Bimba que creo a Capoeira Regional da Bahia, onde esta arte teve uma renovaçao.
Ótimo. Vim aos comentários só para ver se alguém também tinha percebido essa imprecisão. Nessa aí a história deu uma rasteira no Peninha. kkkkkk Mas ele contínua ótimo. Salve Mestre Peninha!
É, esse DETALHE é muito importante. Pastinha é a principal referência da Capoeira de Angola tem uma pegada muito diferente da Regional, que é mais rápida, agressiva e acrobática. Já treinei as duas, me identifico mais com a Angola, considero mais "raíz". Mas sem dúvida, ambas podem ser lúdicas ou lutas, e quando "jogamos" simulamos o que faríamos num combate.
Mais um excelente vídeo! Resgata atores políticos, ratifica outros canalhas, contextualiza com o momento atual! Esse merece muito mais de um milhão de membros!
"Mãe África engravidou em Angola, saiu de Ruanda e de Benguela, chegou e pariu a capoeira, no coração do Brasil verde e amarela .." Paulo Cesar Pinheiro - capoeira de besouro :)
Cara você precisa contar a história do Padre Roberto Landell de Moura, o primeiro a transmitir áudio através de rádio no Brasil. Esse sim nunca vai cair no ENEM
Esse padre era Brasileiro, pós ele era um padre diferente ,ele não só pensava em religião e sim nas tecnologia Eletromagnéticas, com isso muitos das pessoas próxima a a ele tinha muita invejas, inclusive o responsável das Arquedioceses , que sempre estava mandado ele vários lugares, ele não só encantou o rádio, o telefone, e a televisão, e não foi mas longe porque o presidente da época não quis investir nele, e o povo não aceitava que um padre visece esse tipo de coisas e começaram a chamar ele de bruxo, e falado que era magia, com tido isso ele achou melhor para ,e morreu de espremido por não poder melhorar a vidas das pessoas
Não conheço nada de capoeira e outros com muito mais propriedade irão por suas opiniões e observações com muito mais conhecimento de causa, então só posso agradecer. Ilumine-se com mais conhecimentos assim.
PREZADOS (EQUIPE DE TRABALHO DO PENINHA) Parabéns pelo vídeo, apesar de ter alguns pontos históricos equivocados, mas a intenção de trazer e apresentar esses registros foi de grande valia, para a nossa arte capoeira. A Capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN no ano de 2008, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014. O que ocorreu de fato e documentado, que no ano de 1934 o Presidente Getúlio Vargas assiste uma apresentação de capoeira do Mestre Bimba e seus alunos, e então, diz ser uma luta genuinamente brasileira, mas, somente na década de 40 ela sai do código penal. Sua importância para o Brasil se deve ao fato de a capoeira representar a luta de resistência dos escravizados a violência a que eram submetidos nos tempos do Brasil Colônia, nas guerras e batalhas que ocorram no Brasil e fronteiras e, da época do Brasil Império em diante foi protagonista de defesa política, religiosa e social, e já no Brasil República, a capoeira vem contribuir com a construção cultural do povo brasileiro e a disseminação de culturas na literatura, na música, nos folguedos e outras de descendência afro-brasileira. Capoeira Angola (Mestre Pastinha foi o responsável por organiza-la) e a Luta Regional Baiana ou Capoeira Regional (criada por Mestre Bimba).
Mestre Peninha, que episódio maravilhoso. Seria legal um episódio sobre o Jiu Jitsu Brasileiro, tanto dos Gracie (Aproveita e fala dos Gracie Integralistas) quanto dos Fadda. E a nossa evolução esportiva até criar o MMA e nos tornamos referência mundial nos esportes de combate. Muito obrigado por nos iluminar com essa sua sabedoria retumbante.
Excelente aula, como sempre. Mas entendo que as repetidas proibições da capoeira nos possibilita afirmar que esta foi sim uma arte/arma popular contra a dominação senhorial. E assim como tantas expressões populares de resistência sempre eram coptadas ou criminalizadas.
Já teve uma apresentação de capoeira há alguns anos atrás na escola que eu estudava, foi muito massa, os cara fazia o negócio mó rápido, tava quase voando kkkkk
Obrigado Professor, tú não tens ideia do quanto agregou conhecimento e foi importante esse video pra mim, faço bacharelado em educação física e estou fazendo um trabalho justamente sobre a capoeira! Acompanho o canal faz muito tempo e de fato é um dos melhores canais do YT. Obrigado e um grande abraço a todos do Buenas Ideias!
Obrigado, Peninha! Boas contribuições, como sempre! Só queria colocar que entendo que a tradição da capoeira é mantida pelo respeito que se tem aos mestres fundadores do ritual. Mestre Pastinha com a tradição da Capoeira Angola e mestre Bimba com a tradição da Capoeira Regional.
Sei meia dúzia de Artes Marciais, sou Mestre em Kung Fu, e também sou Capoeirista, e não troco a Capoeira por nenhuma Arte Marcial, tenho orgulho de ser Brasileiro, só não tive o privilégio de me formar na Capoeira. Novo inscrito, sucesso e muita paz à você, gratidão.
Pratico capoeira (ou simplesmente “sou capoeirista”) desde os meus 9 anos de idade (hoje estou aos 30), e só agora fiquei a saber de tudo isso (da criminalização) 😶
Uma breve pesquisada. Os indios não eram como bichos, eles sabiam fazer roupas, até mesmo porque eles eram descendentes dos cro-magno que matavam mamutes e faziam casaco de pele. Quando era frio eles pegavam os seu casacos de pele e ficava tudo de boa.
Era uma maneira peculiar de treino e bem eficaz para sua época, parabéns a quem colocou sua essência na arte pois se manteve muito forte apesar de tudo e todos, não a prático pois vejo opções mais eficazes porém merece dente as demais , tem uma história forte e resistiva .
Para complementar ainda mais esse grande vídeo, procurem os escritos e os vídeos do professor e Dr. Carlos Eugênio Líbano Soares. Ele esmiuça ainda mais a História aqui contada pelo Mestre Peninha.
Peninha, não fala muito alto q a capoeira é patrimonio nacional, se o Paulo Guedes descobre, vai querer privatizar. Parabens por suas aulas, sensacional!!!!!
Exelente conteúdo e deve ser compartilhado com toda comunidade da capoeira e afro descendência, mais gostaria de saber se fatos como esses sobre a capoeira na BAHIA .
Capoeira atraindo atenção com muita volúpia! O crescimento deste belo canal deve passar pelo mundo das artes marciais. Cães cultos, bebendo nesta fonte, melhora o horizonte!
Excelente tópico e explicação do Peninha. Entretanto, faltou dar mais ênfase à contribuição indígena na capoeira. Não é só no nome de origem tupi. Várias etnias indígenas também possuíam lutas em forma de dança praticadas nas clareiras abertas na mata (capoeira).
Nesse caso, falando fa quadrilha, a relação é com a quadrilha. A quadrilha teve origem na Inglaterra,, acabou sendo incorporada e adaptada à cultura francesa e daí para o Brasil.
Sou professor de dancas de salão a cerca de 30 anos, tenho uma ideia do assunto. São diversas danças chamadas de forró e cada um com suas raízes e história.
Excelente vídeo! A.historia da Capoeira é realmente interessante. Ela se confunde com a história da capangagem no Brasil. Eu gostaria que o assunto fosse retomado e que fosse abordada a história da Capoeira carioca , a chamada "Capoeira Primitiva" do mestre Sinhozinho, do Mestre Cirandinha e do Madame Satã. A Capoeira Primitiva tem chutes diferentes que os estivadores que praticavam teriam aprendido com marinheiros franceses que praticavam uma arte francesa chamada " Savate".
"Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é impensável ao mais sábio capoeirista". Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha)
Fala meu conterrâneo!!! Peninha, queria pedir em nome de todos que praticam o Jiu Jitsu que vc falasse sobre a história real do Jiu Jitsu no Brasil. Existem muitas contradições, e não tiro o mérito da família Gracie, mas queríamos muito saber mais coisas sobre o início da difusão desse esporte no por aqui!!.. parece que o condi coma, que ensinou os Gracies, começou a sua primeira viajem ao Brasil iniciando sua chegada por Porto Alegre e indo ficar um tempo no bairro da vila nova, parece que ele veio por causa da Universidade da Kodokan onde ela saiu da faixa branca e pegou a preta no mesmo dia, se tornando o maior nome Nacional na transição do judô para o Jiu jitsu sobre a tutela do mestre Gigoro Kano. Foi designado pra difundir a cultura japonesa pelo mundo, levando sementes de pêssego e divulgando a cultura do seu país. Gostava muito da cachaça e sobrevivia nos lugares por onde passava fazendo desafios de luta por dinheiro... conta mais pra noix sobre isso PENINHA...🙌🙏🐾
Gostei muito da história da capoeira ter sido contada. É de extrema importância termos nossos bens culturais, no caso da capoeira, um bem imaterial, ser contado e relacionada a nossa formação cultural e também de luta. Parabéns !!!
@@poligrafodasilva701 --vou te sugerir que diga a ele como se escreve a palavrra. Pra evitar de parecer um "ataque" entende. Assim, educando, podemos progredir e nos evoluir. Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera! --- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA: Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida. • água dura… pedra mole… tanto repete... DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM! Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo! Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO! VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR! Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade. AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO. Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir. Tenho Dito! A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE! OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS. Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC “cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo. Teacher | Musician | Composer | Author CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus E. mestrejeronimo@gmail. com Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
@@mestrejcicnoclast3135 Boa sugestão, mas deixe pra lá, seguramente o mesmo vai me xingar, mas vai pesquisar sobre o tema e sem querer o meu comentário vai faze-lo melhorar. Opavave Tapichakuéra Tetã Isãsómava Hina Rupi, jaikuaa hina Ypykuéra ñande re’y’iha upe tetã oikoha terã oiko haguépe Ambue Tetã oikeramoguare Avakuéra pa’ũme terã tetã joapy rembe’y ha ndojekuaaséihina mba’eichapa oĩ mohendapy, oñongatu va’erã opaichagua tekove rape rehegua, tekojoja pirapire rehegua, tekotee ha Tetã Ñeñangarekokuéra terã michĩve jepe As nossas tribos encontraram-se num passado que não podemos mudar, mas juntos mudaremos o futuro para que os nossos filhos tenham um mundo melhor.
@@poligrafodasilva701 obrigado pela dica de quem não perguntou nada. E ao mencionar sobre ser alguém melhor, se preocupe em ser melhor de alma, de caráter, educação, de bom senso de bondade, etc... Contida a certeza não cairei em sua provocação. Até porque não vou ficar debatendo com um personagem fictício. Se preocupe em ser melhor realmente. Pois o simples fato de escrever bem não p torna "melhor," o torna detentor de uma conhecimento, que se você não for melhor como pessoa, de nada adiantará. Enfim, creio que a mensagem principal e importante é que apesar de ser uma excelente iniciativa, a história contada não é bem essa. Abraço.
@@poligrafodasilva701 olha, só, nem havia visto esse seu segundo comentário. E lendo, nem deveria responder. Pois já se mostrou, indelicado, mau educado, sem o menor senso na primeira. E agora se mostra preconceituoso ao supor que eu o xingaria. Viu só, deveria tentar ser uma pessoa melhor. Só uma sugestão. Abraço irmão.
Mestre Bimba foi o criador da capoeira regional, tendo sido fundamental na descriminalização dessa arte/luta/dança. Criou a primeira academia de capoeira do país, em Salvador, atraindo os filhos da classe média e da elite, rompendo a bolha.
3 года назад+1
Muito bem citado. Mestre Bimba junta a Capoeira Primitiva e o Batuque formando a Luta Regional Baiana e discriminalisa ali a Capoeira marginalizada surgindo a Capoeira Regional
Muito bom ver a história da Capoeira sendo tão bem contada. Trabalho com a capoeira há mais de 20 anos na Inglaterra e com ela comecei grupos na China, Irã e Indonésia. O público brasileiro pouco conhece sobre a arte que hoje é o maior exportador cultural do Brasil
Congrats ! pelo seu trabalho de levar a cultura brasileira para os 4 cantos do planeta
Pedro A ... Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera!
--- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA:
Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida.
• água dura… pedra mole… tanto repete...
DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM!
Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo!
Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO!
VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR!
Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade.
AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO.
Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir.
Tenho Dito!
A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE!
OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS.
Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC
“cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo.
Teacher | Musician | Composer | Author
CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus
E. mestrejeronimo@gmail. com
Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Tudo que vi nesse vídeo foi uma visão superficial e preconceituosa da capoeira. Acompanho o canal e tem conteúdos mt interessantes, mas vou ficar bem mais veiaco com o que ver aqui dado o pouco estudo e as poucas referências que se usou nesse caso específico.
Fala da capoeira como se fosse algo individual, algo que teria espaço para registros "históricos", esquece de toda a cultura no negro, do samba, do candomblé... do ritmo e do principal, a roda de capoeira, o nosso campo de mandinga onde a magia acontece. É lá que se aprendia capoeira e não sendo explorado como capanga.
Sugiro o livro "Fighting for Honor: The History of African Martial Art in the Atlantic World" do professor M. Thomas J. Desch-Obi
@@gilbertoaguiar7332 sempre a inventarem bichos de sete cabeças para a vitimização !
A segunda teoria sustenta que o termo mulato provém do árabe mowallad ("aquele que é nascido de pai árabe e de mãe estrangeira, ou de pai escravo e de mãe livre"). Também remete à ideia de filho nascido de pais de etnias diferentes
Quero aqui parabenizar o Canal Buenas Ideias pela produção desta temática. Sou capoeirista há mais de duas décadas e sei bem como a ausência de documentação dá margens a muitas falácias. A capoeira foi muito perseguida e até nos dias atuais, por mais que o IPHAN e a UNESCO tenham dada a ela reconhecimentos tardios, ainda sim não tem na prática tal reconhecimento.
O Brasil tem uma dívida histórica para com a CAPOEIRA. A capoeira é resistência e resistiu a todos estas intempéries históricas praticamente sozinha e hoje é a maior divulgadora do idioma português mundo a fora, tornando nossa cultura cada vez mais global. E como já era de se esperar, tem muitos políticos sacanas tentando se beneficiar com isso.
Tbm sou capoeira, tenho uma extrema paixão pela arte. É de arrepiar, só quem é capoeira sabe! Salve!
Corroboro com seu comentário. Também faz pelo menos 20 anos que pratico e busco informações com algum recorte comprovável para servir a história e a origem concreta da Capoeira. O amor as vezes faz com alguns episódios sejam distorcidos, mas a importância nunca será diminuída.
@@AdanRibeiro concordo plenamente!
Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera!
--- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA:
Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida.
• água dura… pedra mole… tanto repete...
DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM!
Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo!
Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO!
VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR!
Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade.
AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO.
Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir.
Tenho Dito!
A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE!
OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS.
Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC
“cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo.
Teacher | Musician | Composer | Author
CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus
E. mestrejeronimo@gmail. com
Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
@@marcosfernandes9695 __ Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera!
--- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA:
Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida.
• água dura… pedra mole… tanto repete...
DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM!
Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo!
Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO!
VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR!
Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade.
AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO.
Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir.
Tenho Dito!
A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE!
OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS.
Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC
“cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo.
Teacher | Musician | Composer | Author
CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus
E. mestrejeronimo@gmail. com
Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Pra mim a capoeira tinha que ser implementada nas escolas como aula de educação física, assim como outras artes são em outros países. Não pra ensinar os jovens a brigar, mas sim para aprenderem a ter disciplina e respeito, e terem uma boa atividade física.
Nosso atual sistema de ensino detesta qualquer coisa que mencione DISCIPLINA e RESPEITO em sua grade de aulas.
Na minha escola tinha um projeto chamado "Mais educação", isso quando tinha uns 9 anos. E eu conheci a capoeira por esse projeto, embora não tenha mais esse projeto nas escolas daqui, foi uma grande oportunidade para conhecer essa arte!
Concordo. O ensino educacional no Brasil é péssimo, não valoriza sua cultura e tradições
Prezado Leandro, compactuo com seu pensamento, mas discordo que deveria ser ensina como educação física, capoeira é capoeira e deve ser levada as escolas como ela é na sua essência.
Como luta, como resistência, como meio de formação do indivíduo, provocando a igualdade do ser, trazendo as tradições e reflexões africanas, em fim, tudo o que ela pode fazer.
Abraço.
@@roggerfreitas2821 disciplina e respeito vem de casa. É esperar demais das escolas, se a gente não faz o MÍNIMO.
isso aí mano eu concordo com Leandro Hister
Tá aí, um grande episódio. Tive o privilégio de ter sido aluno desses dois mestres em Salvador: Pastinha e Bimba. Era os anos 60 e eu servia o exército em Amaralina. Pastinha ensinava no Pelourinho e Bimba no bairro do Nordeste, próximo ao quartel. Lembro de capoeiristas conhcidos como Vermelho, Mão de onça, João grande, Sagui, Peixinho, etc. Mestre Nenel de hoje, filho de mestre Bimba, era menino. Saudade...
Que incrível!Sou iniciante na capoeira e tenho pouco conhecimento ainda,mas é incrível que você teve a oportunidade de conhecer e participar de treinos e ainda conhecer esse tanto de gente importante ,incrível!!
muito maneiro o seu relato
@
Esses grandes mestres não ensinavam só a capoeira, mas davam também lição de vida e bons conselhos. Era uma comunidade unida. Dávamos um boi para não entrar numa briga...
Nooooooosa que sonhoooo 😬😲😲😲
Meu Tio Viló foi aluno de Bimba tambem
Aprendi a Arte da Capoeira com 6 anos de idade, um movimento que deu oportunidade a muitos Jovens da minha cidade, os tirando da rua e os ensinando disciplina e responsabilidade
Sou Mestre em capoeira, muito interessante essa história da capoeira carioca.
@@Mestrespinhela⁰ppppp0⁰pp
3:50 100% Brasileira
8:17 capoeira no quilombo de palmares
9:10 capueira vs caapoeira
9:57 unica arte martial com musica?
12:17 a capoira capanga
12:37 Major Vidigal Capoeirsta
13:04 a Guerra do Paraguai
14:25 as proibições da capoeira
14:52 as maltas do rio de janeiro e o malandro
15:45 a repressão de Sampaio Ferraz
17:10 o playboy da capoeira: Jucas Reis
17:33 Presos Capoeiras em Fernando de Noronha
18:14 a revolta da vacina
20:13 a chegada de Bimba e Pastinha
Otimo trabalho Dr Eduardo Bueno.
Me lembro de uma frase :
"A verdadeira Historia da capoeira um dia sera escrita" - Raimundo Cesar Alves de Almeida, Mestre Itapoan cerca de 2012
Caramba! Aquí vejo que tenho que rever o vídeo ponto por ponto. Conhecí a capoeira quando em 1980 mudei do Rio para Bahia, não era na época tão popular no Rio, mas 20 anos depois eu fiquei admirado em Tahití, sabendo que os polinésios são muito orgulhosos com as suas danças, encontrei um baiano que tinha uma escola de capoeira em Papeete. Eu já morava na Europa, mas fui de férias para Tahití no 2000. Nunca imaginei que até por lá a capoeira já era tão popular.
@@viagemeinvestir comecei em 2005 em nova york, hoje a capoeira ta em todo mundo:D
@@MarcelosToyRoom na Europa tinha começado antes de 2000, mas um lugar como Tahití nunca iria crer que locais iriam fazer capoeira. Os polinésios também rodam o mundo com as suas danças, sei, não é luta também. NY é cosmo-polita, entende? Uma anecdota de um colega que foi trabalhar em NY, nunca vou esquecer, na sua primeira folga saiu por Manhattan fazendo charme, de paletó e gravata, e de repente viu alguém fazendo ioga encima de um container de lixo, outro dando cambalhota, desfile de brasileiros sambando, cada um no seu mundo rsrs e diversidade. Em lugares isolados é mais difícil de ver culturas tão diversas, até porque se intenta proteger a cultura local. Nunca vou me esquecer que achei incrível num país cosmo-polita como o Brasil, quando cheguei em 1979, ouvia-se 99% música local. Até quando li o protecionismo que existia e perdurou nos '80, não sei se foi política ainda sob a ditadura militar ou já vinha desde antes. Eu nascí na Argentina e embora por lá se escutava tango e música local, a música estrangeira inclusive do Brasil se ouvia tanto quanto, como na Europa. Levei uma surpresa de veras, quando cheguei ao Brasil. E no Rio, se a capoeira tinha, era bem menos popular, estou falando de 1979/80. Só quando cheguei na Bahia conhecí a capoeira. Lá nos '90 sim, eu estava na Europa mas descia pro Brasil todos os anos e vi chegar a Capoeira no Rio. Não sei a sua idade, mas eu viví no Rio desde 1982 a 1988. Em Salvador, de 1980 a 1982. Diria que muitos cariocas nem sabiam o que era capoeira, a pesar da canção Berimbau, de Vinícius de Moraes.
Isso eu já sabia, a capoeira realmente é uma palavra tupi vindo da pronuncia popular caipira.
@@viagemeinvestir Que bacana! Eu dei aula de Capoeira no Tahiti de 2002 à 2005. ✌🏼
Finalmente um canal de história falando sobre a capoeira, uma luta que tanto lutou para não morrer diante tanto preconceito que ainda não é reconhecida como merece. O melhor canal do RUclips é esse! ♥️
Jamylle Gomes.... prosperidade pra tua Vida = Capuera!
--- *te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA:
-----
Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida.
• água dura… pedra mole… tanto repete...
DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM!
Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo!
Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO!
VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR!
Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade.
AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO.
Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir.
Tenho Dito!
A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE!
OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS.
Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC
“cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo.
Teacher | Musician | Composer | Author
CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus
E. mestrejeronimo@gmail. com
Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Concordo amplamente
não aceita no próprio berço..
Prefiro o Jiu Jitsu fadda bjj de quebrada
Olá Eduardo, gostaria de dizer que sou fã do seu trabalho e de sua maneira "descolada" de apresentar a História. Sou capoeirista e agradeço a divulgação positiva que esse vídeo pode fazer, porém já existem estudos mais aprofundados que não deixam dúvidas sobre o surgimento da Capoeira ser efetivamente realizado no Brasil. Além disso, algumas datas e termos estão equivocados no vídeo, como o ano de reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial e a Capoeira Angola (e não angolana), que teve em Mestre Pastinha um dos maiores (se não, o maior) ícones. Sugiro a quem se interessar pelo tema que leiam as obras de Jair Moura, Frede Abreu e Carlos Eugênio Líbano Soares, entre outros. Este último aborda de forma muito profunda a capoeiragem e a cultura afro-brasileira no Rio de Janeiro. Grande abraço a todos!
Quem diria, o Perninha dando aula pro Peninha
Boa
Idai que o cara falou angolana? Apresente as datas em vez de ficar corrigindo termo subjetivo.
@@m1a2x31000 não tem nada de subjetivo nisso, Capoeira Angola nomeia um tipo específico de jogo (isto é, substativa) que não se confunde com a adjetivação "angolana", que poderia facilmente esvaziar de significado esse modo ancestral de jogar a capoeira. Se ainda não sabe, quem fala ali é Mestre Perninha, um dos atuais expoentes da capoeira, e portanto fundamento não falta a ele. Não sabe o que é "fundamento" na capoeira? Pois é, quem sabe são os guardiões dessa cultura, e nessa condição têm toda a pertinência pra falar.
@@jeanfillipemarquesaragao2686 Sei muito bem quem é. Sem também quem é o pai do mesmo. Ser um "expoente da capoeira" nao significa que ele é o detentor de toda a sabedoria da capoeiragem. Dizer que o certo é angola e nao angolana é perda de tempo. Seria muito mais rico apresentar as datas corretas referentes a como o Estado enxerga a arte marcial em vez de bancar o cdf que senta na frente e fica fazendo perguntas das quais já
sabe a resposta para ver se o professor é bom mesmo. Abraço.
Na capoeira me chamo GÉNIO. Sou de sao goncalo RJ. Prático desde 1987. Quero parabenizar seu trabalho . Pois a CAPOEIRA e assim .e malícia e manhã. O capoeira
Vadeia cheio de artimanhas.axe
Lindo percurso onde a história sendo apenas um fio, fino traço condutor, aberta ao fora e às estórias , movimento em profusão, filosofia da história, arte, vida. parabéns , e para o belo
Bimba criou o centro de cultura física e luta regional baiana, fundando assim o primeiro ambiente para a prática regulamentada desse hj conhecido método, sou aluno de um dos filhos legítimos dele Mestre Nenel presidente da Filhos de Bimba escola de capoeira e um dos responsáveis pela fundação Mestre Bimba, Peninha se houver interesse em fazer um episódio sobre o Mestre Bimba tenho certeza que a família do Mestre poderá colaborar com informações e documentos históricos, fico a disposição para prover o contato se você e sua equipe quiser, obrigado pelo episódio fantástico!!!!
Em portugal conheci uma francesa que estudava português. Ela dizia que tinha se apaixonado pelo português ao conhecer a música brasileira através de aulas de capoeira. Olha o poder disso! Imaginem agora se tivessemos vontade política e social pra cultivar e divulgar nossa cultura no mundo!
Se não tivéssemos uma "elite" que repudia e criminaliza tudo que tem origem em comunidades negras a capoeira seria um esporte nacional e teria ido para as olimpíadas do Rio de Janeiro. No lugar de pagarmos para ter franquias de federações de karatê japonesas, nós teríamos federações de capoeira graduando mestres mundo afora e faturando com isso.
@@evandnedasilva8575 Concordo 100%
Por que as pessoas sempre esperam pelo estado? Vocês vivem criticando o estado, vivem dizendo que o estado não os valoriza, e mesmo assim clamam pelo estado pedindo ajuda.
@@evandnedasilva8575 Qual a vantagem de ter a capoeira como esporte olímpico? Taikwendo foi descaracterizado depois que entrou mas olimpíadas, compare o Taikwendo tradicional com o olímpico nem parecem ser a mesma arte marcial.
Qual vantagem ter uma elite moldando a capoeira e dizendo como ela deve ser?
Os capoeiras vivem criticando a elite e ao mesmo tempo mendinga atenção, e o amparo da elite.
@@jeffcicloperodrigues3423 Eu prefiro um esporte com status de esporte nacional do que uma prática marginalizada.
Como ser um esporte de competição e ainda ser efetivo fora dos ginásios é algo que todas as lutas enfrentam. Quando se amacia uma prática para ser segura numa olimpíada ela fica mole demais.
Que alegria ver a Capoeira no maior canal de ensino de história do RUclips. Sou Capoeirista, Professor em escolas particulares e em projetos Sociais nas favelas do Rio de Janeiro. Seu vídeo fará parte das minhas aulas. Obrigado Eduardo.
Esse deveria ser um dos maiores canais do Brasil!!! Mas o Brasil não está preparado para essa conversa...
Amei cada comentário, só me intristece o desdenho do prédio da CEF,ao qual tenho ótimas lembranças de quando minha mãe era funcionária e eu a acompanhava.
Hoje em dia é uma loja de cacarécos e,os painéis lindíssimos foram escondidos por tapumes..
Mas você é um baita historiador.
Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha)assim como Bimba começa na capoeira ainda criança, se torna marinheiro e, ao dar baixa, começa a dar aula e tentar resgatar as raízes da capoeira. Tido como um filósofo da capoeira Pastinha nomeia seu estilo de capoeira Angola para se diferenciar da capoeira regional de Bimba. Homem de grande intelecto mesmo sem atributos acadêmicos deixou um enorme legado para nós capoeiristas.
E pra sempre será lembrado
Obrigado pela biografia. Também lembrando que este enorme brasileiro morreu na miséria e no esquecimento estatal, sem direito a uma aposentadoria. Preservou e criou patrimônio imaterial da humanidade. Um dos maiores intelectos brasileiros ao lado de Bimba, Santos Dummont, Mario de Andrade e tantos outros. "Capoeira é tudo o que a boca come".
Salve!
Quem realmente tirou a capoeira da ilegalidade foi o mestre bimba com a demonstração para o Getúlio Vargas
Salve o imortal Mestre Pastinha
EMOCIONADO aqui por ver um vídeo do Peninha sobre a capoeira! Sou capoeirista e prof. de história, é uma satisfação enorme ver um trabalho tão bem feito sobre a capoeira!!! Leitura honesta e muito coerente, diferente das vastas distorções e vieses que nós vemos por aí... OBRIGADO por isso!!!
O Muay Thai, da Tailândia, é lutado com música também, em certos festivais. Inclusive, a tradição é que os músicos que tocam devem ser lutadores.
Bravo
mas a musica nesse caso está atrelada à alguma técnica? Eu pratico Muay Thai, mas aqui no Brasil ninguém coloca música tradicional nas academias
@@Liviahel Aqui no Brasil não aprendemos o muay thai da Thailândia. La , onde a parada é levada a sério é bem diferente. Não tem nem graduação.
@@caiomurilopawilak6217 isso eu sei, pratico faz uns 5 anos, só a questão da musica ninguém nunca soube me responder e eu tbm não achei nada especificamente sobre isso no yt
@@Liviahel não está ligado a uma técnica específica, mas sim ao evento ou festival, a música é tocada para acompanhar a luta em si, inclusive o ritmo da música acompanha o ritmo da luta
Maravilhoso conteúdo, o conhecimento real do passado não apaga as transformações do presente, seu valor como luta ficam evidenciados por suas participações em vários segmentos para o bem ou para o mal dentro da sociedade. O que não impede a sua releitura como luta e sua valorização cultural.
Eduardo tu és o Cara! Gratidão - REPERCUTINDO AOS MEUS PARENTES
Uma obra bastante útil: A Capoeira Escrava e Outras Tradições Rebeldes no Rio de Janeiro(1808-1850) de Francisco Eugênio Libânio Soares.
Retificando: o nome do autor é Carlos Eugênio Líbano Soares.
Muito bom esse livro
Boa Noite Eduardo, como vai? Meu nome é Gastón e sou da Argentina. Eu gosto muito de seu canal ja que eu posso praticar o portugues e aprender da historia de Brasil ao mesmo tempo. Eu sei que voce fala principalmente de historias que tem que ver com o Brasil, mas hoje 24/03/21 na Argentina faz 45 anos atras acontecia a pior das ditaduras que nos tivemos, ela durou 7 anos desde 1976 ate 1983, e deixou 30.000 desaparecidos, bebes roubados, pessoas torturadas. O 24/03 passou a ser "O día da Memoria". Eu gostaria que voce falasse em algum video sobre a ditadura na Argentina e esse periodo tao ruin para toda latinoamerica.
Parabens pelo seu canal!
A Argentina é um exemplo a ser seguido, não esquecem sua história. AQUI no Brasil a ditadura durou muito mais tempo e ainda tem quem queira a sua volta. Uma vergonha
@@hellenfernandes8707 E na Argentina não??
Português tá fino hein hermano
@@jpedrosouza-w3c google
Muita gente acha q futebol e música são as principais fontes de exportação da cultura brasileira. Mas, de verdade, o q o gringo realmente sabe o q é, são jiu-jitsu brasileiro e capoeira.
Bruno Cunha __ Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera!
--- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA:
Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida.
• água dura… pedra mole… tanto repete...
DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM!
Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo!
Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO!
VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR!
Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade.
AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO.
Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir.
Tenho Dito!
A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE!
OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS.
Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC
“cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo.
Teacher | Musician | Composer | Author
CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus
E. mestrejeronimo@gmail. com
Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Concordo, inclusive os gringos valorizam muito mais do que os próprios brasileiros idiotas que ficam só na frente da TV vendo futebol, acreditando nessa falácia de país do futebol. Aposto que é desprezível a quantidade de estrangeiros que assinam ou assistem a algum campeonato de futebol do BR
@@mestrejcicnoclast3135 adorei a explanação, muito obgda. E tens razão, precisa de todo um trabalho de anos pra acabar com o racismo histórico desse país .só com cultura e educação. E não basta não ser racista, tem q ser ANTI racista.
Ainda não entendi a ideologia da capoeira. Tem muito praticante mal intencionado.
@@taniascheiddeoliveira1914 Axe'!
Nada me deixa msis feliz que entrar em um vídeo e o cara falar sobre o assunto logo de cara
Um dos melhores (se não o melhor) canal de história do Brasil!
Parabéns!
Como capoeirista, já tendo sido pesquisador, com publicações a respeito... digo, fizeste um ótimo trabalho e uma ótima apresentação de ampla visão do que é de fato esse nosso fenômeno humano chamado Capoeira.
E é óbvio, que com seu brilhante trabalho, trouxeste elementos novos e muito específicos a cerca de alguns personagens!
Parabéns... Foi uma bela "vadiação" pelo tema!
Aqui no Brasil temos também o Xondáro, arte marcial Guarani, também acompanhada por música.
@@italotoffolo Essa eu conheço de perto! Inclusive, clica no meu nome aí, tem vídeos que gravei.
Tem uma arte macial marajoara também, não sei se é essa
Apesar de discordar em alguns pontos nem tanto relevantes, agradeço ao canal , e em especial ao grande contramestre( mesmo que honorário, porém merecido) Peninha (pensa num nome bom pra batizar na capoeira), pela atenção e o carinho com o assunto, que na minha humilde opinião de aluno com mais de 25 anos, é uma das poucas fontes de orgulho para quem precisa lutar todos os dias apenas pelo direito de ser tratado como iguais, e ainda assim, como no projeto social do qual faço parte em Florianópolis, educa e dá várias oportunidades para as crianças das comunidades menos favorecidas. Muito axé para todos do canal Buenas Ideias .
Axé camará, mantendo viva a capoeira na Ilha
Gostei do episódio, mas merece uma parte dois com a história da capoeira no nordeste, que inclusive é maior. A história da capoeira nos canaviais do reconcavo também são importantíssimas pra gente poder pensar a capoeira.
Só pra tentar acrescentar: tanto mestre pastinha quanto mestre bimba deram aula pra militares. O mestre pastinha serviu a marinha. Ao mesmo tempo, mestre pastinha era próximo a Jorge Amado, Carybe e tem um raro registro dele em video feito por um comunista baiano. Tudo leva a crer que eles sentiram de perto a perseguição do momento. Alguns relatos de mestres que conviveram com mestre bimba falam de frequentadores da academia que anos depois foram identificados como agentes. Enfim, boa iniciativa.
Para mim Eduardo é o melhor contado as histórias dentro das histórias.
Uma possível soma neste conteúdo: Quem levou a capoeira para academias e “formalizou” a capoeira Angola criando a Regional , foi mestre Bimba. Sugiro ver o livro Capoeira Angola de Waldeloir Rego. Todos os grandes mestres deste período como Samuel Querido de Deus, Canjiquinha, Pastinha, Bimba, Besouro, aprenderam a capoeira angola, Bimba criou a Regional mais acrobática, mais formatada inclusive na vestimenta e ai se inicia apresentações inclusive para o presidente Getúlio Vargas. Pastinha foi o mestre que se tornou o que cuidava de uma tradicional roda de capoeira e sim depois teve sua academia, mas ele representa a corrente da raiz da capoeira dos velhos mestres do Recôncavo. Mas sim a capoeira não tem registros de sua origem, de seu nome e no Rio muitos brancos eram famosos capoeiras, como Manduca da Praia que tinha uma banca de peixe na praça quinze.
A Luta Regional Baiana de Mestre Bimba conseguiu provar para o mundo que a Capoeira é boa para o corpo e para mente. E contínua sendo até hoje no mundo inteiro.
Show!!!!
Fernando P. ... Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera!
--- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA:
Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida.
• água dura… pedra mole… tanto repete...
DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM!
Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo!
Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO!
VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR!
Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade.
AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO.
Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir.
Tenho Dito!
A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE!
OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS.
Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC
“cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo.
Teacher | Musician | Composer | Author
CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus
E. mestrejeronimo@gmail. com
Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
@@mestrejcicnoclast3135 axé!
Olá camarada, vc e quem escreveu sobre a história da capoeira está equivocado! Getúlio Vargas queria que a capoeira se enquadrassem em uma espécie de modalidade esportiva com regras como as outras modalidades de lutas tinham e os praticantes da capoeira " Angola " não queriam ,pois não precisariam do aval de um homem branco para dar seguimento as suas práticas... bimba na verdade passou a ser considerado uma espécie de traidor por ter acordado com Getúlio Vargas . Bimba que tinha alunos abastados e que influenciou ele a misturar golpes oriundo de outra arte marcial na capoeira ,já que bimba lutava nessa época,mas a capoeira regional não eh uma capoeira original ,com a mística das raízes originais nem com a resistência do seu povo .
Show de bola as informações! Sou de Guarulhos, SP e treinei capoeira por 10 anos. Cheguei a me formar tbm nessa arte maravilhosa. Parabéns pelo o vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Capoeira amo amo,sou de pernabumco meu pai e tio zezinho brincava capoeira momentos lindos ,eu dera muito pequena, logo fui moral em em Sao Paulo, là nao brincadeira de capoeira,passaram 40 anos, hoje Vivo na europa tenho uma filha,de 10 anos capoeirata, com boas enegias eu treno com ELA ,Partcipo de batizados e festivals de capoeira amo amo, esta ginga,Malicia, e Tudo que a capoeira tem,salve le movmentos da vida. Quando esta crise sanitaria passa vamos vadiia juntos.capoeristas do brasil e do mundo, saldades do som ,
Carmelita... saude e prosperidade na Roda da tua Vida.
--- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA:
Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida.
• água dura… pedra mole… tanto repete...
DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM!
Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo!
Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO!
VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR!
Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade.
AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO.
Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir.
Tenho Dito!
A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE!
OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS.
Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC
“cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo.
Teacher | Musician | Composer | Author
CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus
E. mestrejeronimo@gmail. com
Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
Cara eu acho que deveria ter mais canais como este. porquê o conhecimento e primordial. pra todas as pessoas. Valeu mesmo Eduardo Bueno vc é 10
Eduardo Bueno é fodao demais!!! Pqp. RESPEITO MÁXIMO. Um dos cidadãos mais importantes da atualidade, morando no Brasil!!!
Caraca, impressionante essa foto da avenida no RJ, muito lindo a escuridão imensa envolta dá cidade em contraste com a luzes na rua.
Sou negro e apaixonado pela capoeira, porém, devido as minhas pouquíssima habilidade em dar saltos e voadoras, fui para o judo. Mas capoeira é linda demais. Espero que ela se globalize e não morra. Um dia desses, soube que ha um mundial de capoeira, onde consiste na exibição de sua técnica. Parece que uma coreana foi campeã em sua categoria. Demais issp.
Esclarece mais isso. Nem sequer ouvi falar.
joereis1983 Eu tbm fui um bom lutador de boxe,mas tbm jogava capoeira pq é uma arte marcial belíssima.
Eu prático capoeira há quase 30 anos , não tenho dúvidas que ela tem influência africana , mais é uma arte genuinamente brasileira.Pois capoeira só é oq é graça a pessoas como mestre Pastinha e mestre Bimba, dois brasileiros que não deixaram nossas tradições morrerem apressar das tentativas do nosso (sistema )em apagar a nossa história.
A cada fato histórico eu sinto uma tremenda falta do que poderia ser grandes histórias contadas pelo cinema nacional, imagina um filme falando sobre o prata preto, sensacional!
A capoeira e a cultura e arte popular mais rica do mundo, várias artes englobada em uma só.
Obrigado Prof. Eduardo Bueno pelo teatro que você faz em cada tema para trazer a história ao conhecimento do público. O senhor um artesão muito criativo. A gente ri e aprende!
Prezado Peninha, aqui no Cerrado, quando topamos uma capoeira, por ser formação secundária (ou seja que está regenerando o local, abaixo de um dossel pouca a bastante fechado), encontramos, fora o subbosque (mudas já do tamanho de uma pessoa) uma grande quantidade de cipós, pela sintropi e também pela competição, pela luz que passa. As vezes pra passar através, é necessário abaixar, depois levantar e dar aquela jogada de perna, continuar esgueirando, desviar meio de lado etc um conjunto de movimentos que lembra muito...a capoeira.
Eduardo já tô vendo uma série na NETFLIX com esse tema. Dá umas 03 temporadas. Vc é um excelente escritor e roteirista.
Netflix faz nada... só lixo
A Netflix ta perdendo de fazer uma serie com tudo isso!
Nem fale! As Maltas de Capoeira do RJ durante o Império da um filmão, série, jogo de videogame e merchandising! só precisamos de capital inicial rsrsrsrs
Sempre pensei isso, não entendo como não fazem isso, dava muita mas muita história mesmo
Realmente, é uma dança folclórica linda! 👏👏👏👏👏👏👏
muito bom!!!!"... a verdade nem sempre é bonita, mas é mais esclarecedora..."parabéns pelos esclarecimentos!!!
Eu aprendi na escola que a palavra "Capoeira" vem da clareira criada pelos praticantes da luta/dança no meio do mato.
Quando um índio via uma clareira característica sabia que tinha ocorrido um jogo no local e chamava de Capoeira.
Faz mais de 20 anos e escutei isso e nunca esqueci, pelo visto também foi romantizado.
Acho q parte é vdd, já q o próprio peninha disse q uma das origens prováveis da palavra, q significa descampado.
Eduardo, boa tarde! So uma aclaraçao de uma coisa que tu falou, nao foi Mestre Pastinha quem deu aula para militares e levou a capoeira a recintos fechados (academias) e sim foi Mestre Bimba. Pastinha Mestre de Capoeira Angola, a mais antiga e tradicional; Mestre Bimba que creo a Capoeira Regional da Bahia, onde esta arte teve uma renovaçao.
Ótimo. Vim aos comentários só para ver se alguém também tinha percebido essa imprecisão.
Nessa aí a história deu uma rasteira no Peninha. kkkkkk
Mas ele contínua ótimo. Salve Mestre Peninha!
É, esse DETALHE é muito importante. Pastinha é a principal referência da Capoeira de Angola tem uma pegada muito diferente da Regional, que é mais rápida, agressiva e acrobática. Já treinei as duas, me identifico mais com a Angola, considero mais "raíz". Mas sem dúvida, ambas podem ser lúdicas ou lutas, e quando "jogamos" simulamos o que faríamos num combate.
Meeeeu Deus. Tanto que eu pedi esse vídeo 🤸🏾♂️
Bravo Bravo gosto muito de suas histórias GRATIDÃO cara
O som do Berimbau é lindo 🥰🎶🎼
Mais um excelente vídeo!
Resgata atores políticos, ratifica outros canalhas, contextualiza com o momento atual!
Esse merece muito mais de um milhão de membros!
"Mãe África engravidou em Angola, saiu de Ruanda e de Benguela, chegou e pariu a capoeira, no coração do Brasil verde e amarela .." Paulo Cesar Pinheiro - capoeira de besouro :)
Sou aluno da capoeira antiga
Cara você precisa contar a história do Padre Roberto Landell de Moura, o primeiro a transmitir áudio através de rádio no Brasil. Esse sim nunca vai cair no ENEM
Esse padre era Brasileiro, pós ele era um padre diferente ,ele não só pensava em religião e sim nas tecnologia Eletromagnéticas, com isso muitos das pessoas próxima a a ele tinha muita invejas, inclusive o responsável das Arquedioceses , que sempre estava mandado ele vários lugares, ele não só encantou o rádio, o telefone, e a televisão, e não foi mas longe porque o presidente da época não quis investir nele, e o povo não aceitava que um padre visece esse tipo de coisas e começaram a chamar ele de bruxo, e falado que era magia, com tido isso ele achou melhor para ,e morreu de espremido por não poder melhorar a vidas das pessoas
@@albanysouza5137 isso não tem nada de diferente... o q mais tem na história é padre cientista e inventor... pesquisa aí q vc vai se surpreender
Não conheço nada de capoeira e outros com muito mais propriedade irão por suas opiniões e observações com muito mais conhecimento de causa, então só posso agradecer. Ilumine-se com mais conhecimentos assim.
Fantástico vídeo sobre a Capoeira. Sou capoeirista há 15 anos e muita informação desse vídeo para mim é novidade. Agregou muito conhecimento.
PREZADOS (EQUIPE DE TRABALHO DO PENINHA)
Parabéns pelo vídeo, apesar de ter alguns pontos históricos equivocados, mas a intenção de trazer e apresentar esses registros foi de grande valia, para a nossa arte capoeira.
A Capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN no ano de 2008, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014. O que ocorreu de fato e documentado, que no ano de 1934 o Presidente Getúlio Vargas assiste uma apresentação de capoeira do Mestre Bimba e seus alunos, e então, diz ser uma luta genuinamente brasileira, mas, somente na década de 40 ela sai do código penal.
Sua importância para o Brasil se deve ao fato de a capoeira representar a luta de resistência dos escravizados a violência a que eram submetidos nos tempos do Brasil Colônia, nas guerras e batalhas que ocorram no Brasil e fronteiras e, da época do Brasil Império em diante foi protagonista de defesa política, religiosa e social, e já no Brasil República, a capoeira vem contribuir com a construção cultural do povo brasileiro e a disseminação de culturas na literatura, na música, nos folguedos e outras de descendência afro-brasileira.
Capoeira Angola (Mestre Pastinha foi o responsável por organiza-la) e a Luta Regional Baiana ou Capoeira Regional (criada por Mestre Bimba).
Simplesmente fantástico, um trabalho feito com muito carinho e tbm muito esclarecedor. Parabéns Peninha. Aqui Mestre Hulk do Rio de Janeiro.
Adoro suas rimas Peninha... TODAS...mas essa ficou PERFEITA...como todas as outras!!!
Eduardo Bueno vc é muito bom!! Parabéns!!!
EDUARDO BUENO = GÊNIO !!
"Qui Canal!" "Qui conhecimento, hein?".
Este canal é um espetáculo de conhecimento e de forma de narrar episódios da nossa história tupiniquim.
Mestre Peninha, que episódio maravilhoso.
Seria legal um episódio sobre o Jiu Jitsu Brasileiro, tanto dos Gracie (Aproveita e fala dos Gracie Integralistas) quanto dos Fadda. E a nossa evolução esportiva até criar o MMA e nos tornamos referência mundial nos esportes de combate.
Muito obrigado por nos iluminar com essa sua sabedoria retumbante.
Leia "O livro proibido do Jiu Jitsu - A historia que os Gracie nao contaram" (Marcial Serrano).
O livro "Filho teu não foge a luta" é muito bacana também. Tem uma abordagem histórica bem construída.
Excelente aula, como sempre. Mas entendo que as repetidas proibições da capoeira nos possibilita afirmar que esta foi sim uma arte/arma popular contra a dominação senhorial. E assim como tantas expressões populares de resistência sempre eram coptadas ou criminalizadas.
Esse cara não tem igual!!!!!
Muito bom. Maneira alegre e descolada de ensinar sobre a nossa maravilhosa arte da Capeira.
Já teve uma apresentação de capoeira há alguns anos atrás na escola que eu estudava, foi muito massa, os cara fazia o negócio mó rápido, tava quase voando kkkkk
Faz sobre a historia de Ceilandia, cidade criada pelos militares em Brasilia para enxotar os pobres do centro.
Esse canal é perfeito❤
Obrigado Professor, tú não tens ideia do quanto agregou conhecimento e foi importante esse video pra mim, faço bacharelado em educação física e estou fazendo um trabalho justamente sobre a capoeira! Acompanho o canal faz muito tempo e de fato é um dos melhores canais do YT.
Obrigado e um grande abraço a todos do Buenas Ideias!
A historia é fabulosa, e esse video é o melhor que já ví.
Obrigado, Peninha! Boas contribuições, como sempre! Só queria colocar que entendo que a tradição da capoeira é mantida pelo respeito que se tem aos mestres fundadores do ritual. Mestre Pastinha com a tradição da Capoeira Angola e mestre Bimba com a tradição da Capoeira Regional.
Sei meia dúzia de Artes Marciais, sou Mestre em Kung Fu, e também sou Capoeirista, e não troco a Capoeira por nenhuma Arte Marcial, tenho orgulho de ser Brasileiro, só não tive o privilégio de me formar na Capoeira. Novo inscrito, sucesso e muita paz à você, gratidão.
vç levou quanto tempo para virar mestre&
@@gargonsancteori quase trinta anos, apenas um mestre e não O Mestre.
Meu pai já podia ser mestre capoeira, mas ele não quer em respeito ao atual Mestre Chocolate, inclusive, pesquisem sobre ele e sobre o Mestre Índio
Conta a história do STF!!!! Aguardamos ansiosamente.
FALAR SOBRE A HISTÓRIA DA MÁFIA É PERIGOSO!!!!!!
Demais Eduardo!!! Parabéns!!! Estou na capoeira há tanto tempo e nunca vi tantas evidências...o que chegam sempre são fragmentos...
A história ficou ainda mais bonita
Eduardo aqui no Espírito Santo o 38BI do exército brasileiro tem como arte marcial para os soldados a Capoeira, e por último o jiu-jitsu.
Pratico capoeira (ou simplesmente “sou capoeirista”) desde os meus 9 anos de idade (hoje estou aos 30), e só agora fiquei a saber de tudo isso (da criminalização) 😶
Sério isso??
Sou do Ceará. Tenho curiosidade em saber como os índios do Sul do Brasil conviva com o frio.
Boa pauta!
Ligava o aquecedor
Usavam roupas
Uma breve pesquisada. Os indios não eram como bichos, eles sabiam fazer roupas, até mesmo porque eles eram descendentes dos cro-magno que matavam mamutes e faziam casaco de pele. Quando era frio eles pegavam os seu casacos de pele e ficava tudo de boa.
Galera acha que só pq é índio tem que ficar pelado e viver em cabana
Só te agradeço por contar tão bem a nossa história, desde dos meus 11 anos faço capoeira. Muito obrigada 👏👏👏👏👏
Era uma maneira peculiar de treino e bem eficaz para sua época, parabéns a quem colocou sua essência na arte pois se manteve muito forte apesar de tudo e todos, não a prático pois vejo opções mais eficazes porém merece dente as demais , tem uma história forte e resistiva .
Para complementar ainda mais esse grande vídeo, procurem os escritos e os vídeos do professor e Dr. Carlos Eugênio Líbano Soares. Ele esmiuça ainda mais a História aqui contada pelo Mestre Peninha.
Peninha, não fala muito alto q a capoeira é patrimonio nacional, se o Paulo Guedes descobre, vai querer privatizar. Parabens por suas aulas, sensacional!!!!!
kkkkk Boa piada.
E tá errado?
Hahahahahhahahaha
É patrimônio imaterial da humanidade
kkkkkkkkkkkk aí fudeu
Exelente conteúdo e deve ser compartilhado com toda comunidade da capoeira e afro descendência, mais gostaria de saber se fatos como esses sobre a capoeira na BAHIA .
Não tem como não gostar de você você é 10
Capoeira atraindo atenção com muita volúpia!
O crescimento deste belo canal deve passar pelo mundo das artes marciais.
Cães cultos,
bebendo nesta fonte,
melhora o horizonte!
"Capoeira, é jogo praticado na terra de São Salvador".
Mestre Suassuna.
Pela história seria Capoeira praticada na terra de São Sebastião do Rio de Janeiro.
@@tamoio6520 quem lhe falou isso onde pesquisou isso
@@Jelisson_Gregorov bimba quem é o mas velho procure saber
@@eddysantos7215 bimba e séc XX,no Rio de Janeiro vem desde séc XVIII como Peninha mostra aqui.
Excelente tópico e explicação do Peninha. Entretanto, faltou dar mais ênfase à contribuição indígena na capoeira. Não é só no nome de origem tupi. Várias etnias indígenas também possuíam lutas em forma de dança praticadas nas clareiras abertas na mata (capoeira).
Esperando ansiosamente sobre a história do Forró, ou "for all" e do êxodo nordestino ;)
Isso é mito.
Tem disco com a palavra forró muito antes da estrada de ferro e da base.
Forró vem da polca via Rio de Janeiro.
Max,
Apenas disse que a polca chegou ao Brasil pelo Rio e depois se espalhou pelo Brasil.
Nesse caso, falando fa quadrilha, a relação é com a quadrilha. A quadrilha teve origem na Inglaterra,, acabou sendo incorporada e adaptada à cultura francesa e daí para o Brasil.
Sou professor de dancas de salão a cerca de 30 anos, tenho uma ideia do assunto.
São diversas danças chamadas de forró e cada um com suas raízes e história.
Joguei capoeira por 3 anos, mais de 20 anos atrás!!! É magnífico fazer parte de uma roda de capoeira. É riquíssimo o aprendizado. Ô sorte!!!
A história tem que ser contada desse jeito
Excelente vídeo! A.historia da Capoeira é realmente interessante. Ela se confunde com a história da capangagem no Brasil. Eu gostaria que o assunto fosse retomado e que fosse abordada a história da Capoeira carioca , a chamada "Capoeira Primitiva" do mestre Sinhozinho, do Mestre Cirandinha e do Madame Satã. A Capoeira Primitiva tem chutes diferentes que os estivadores que praticavam teriam aprendido com marinheiros franceses que praticavam uma arte francesa chamada " Savate".
Até que enfim alguém citou Madame Satã :)
"Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é impensável ao mais sábio capoeirista".
Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha)
❤️
Fala meu conterrâneo!!!
Peninha, queria pedir em nome de todos que praticam o Jiu Jitsu que vc falasse sobre a história real do Jiu Jitsu no Brasil.
Existem muitas contradições, e não tiro o mérito da família Gracie, mas queríamos muito saber mais coisas sobre o início da difusão desse esporte no por aqui!!.. parece que o condi coma, que ensinou os Gracies, começou a sua primeira viajem ao Brasil iniciando sua chegada por Porto Alegre e indo ficar um tempo no bairro da vila nova, parece que ele veio por causa da Universidade da Kodokan onde ela saiu da faixa branca e pegou a preta no mesmo dia, se tornando o maior nome Nacional na transição do judô para o Jiu jitsu sobre a tutela do mestre Gigoro Kano. Foi designado pra difundir a cultura japonesa pelo mundo, levando sementes de pêssego e divulgando a cultura do seu país. Gostava muito da cachaça e sobrevivia nos lugares por onde passava fazendo desafios de luta por dinheiro... conta mais pra noix sobre isso PENINHA...🙌🙏🐾
UP, FAZ ESSE POR FAVOR
Up
Eu gosto de Jiu jitsu mas a familia gracie e so putaria e briga na rua ai fica foda falar sobre respeito.
Up
Parte da informação que vc procura, talvez encontre no livro Judô Caminho das Medalhas, escrito por Alexandre Velly Nunes. Boa sorte.
Gostei muito da história da capoeira ter sido contada. É de extrema importância termos nossos bens culturais, no caso da capoeira, um bem imaterial, ser contado e relacionada a nossa formação cultural e também de luta. Parabéns !!!
Fantastico episodio!!! Claro que nao poderia ser diferente !! Viva os capoeiristas !!!
Maravilhosa a sua iniciativa em contar nossa história. Mas houve muitos erros contados.
Houveram não existe em Português...
@@poligrafodasilva701 --vou te sugerir que diga a ele como se escreve a palavrra. Pra evitar de parecer um "ataque" entende. Assim, educando, podemos progredir e nos evoluir.
Axé! Saúde e Prosperidade na Roda da tua Vida = Capuera!
--- *e te envio minha mensagem que tb adicionei nessa RODA:
Iêê! ... Eduardo Bueno ... outros na Roda, da Vida.
• água dura… pedra mole… tanto repete...
DON'T SUPPORT ANY BUSINESS/ATTITUDE THAT GENERATES RACISM!
Valeu tua 'chamada'' pra educar o povo com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo!
Pois, o pensamento, que gera uma ideia, precisa da palavra exata pra existir. Portanto, as palavras que representam os pensamentos e ideias definirão a qualidade de vida e morte: DO POVO!
VAMOS EDUCAR o povo pra gerar a resistência cultural contra a corrupção da sua sociedade. Precisamos urgente educar a atitude que elimina pejorativos racistas contra a cultura: BRASILEIRA. As palavras que nos desrespeitam segregam o ser humano. Pois, quem ainda escrever o PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) do Povo Brasileiro, a cultura da Capoeira, como a palavra que identifica uma cultura de galinheiros do povo de Portugal, em caixa baixa, precisa urgentemente se re-EDUCAR!
Galera, a palavra brasileira é nome próprio e tem até um Título Cultural pra provar isso. Já a “capoeira” dos portuga é um nome simples e escreve-se em caixa baixa. Cuidado com o que escreve do que pensa de si, ok?! Pois, vira a tua realidade.
AÇÃO POVO! EDUCA CORRETAMENTE E LIBERTA-TE DA IGNORÂNCIA QUE PRODUZ RACISMO.
Axé! pro povo evoluir e o Brasil progredir.
Tenho Dito!
A EDUCAÇÃO É O PILAR DA NOSSA LIBERDADE!
OS EDUCADOS NÃO SERÃO SUBJUGADOS.
Mestre Jeronimo - iconoclasta capuerista JC
“cidadão do mundo” -- encarnado na selva amazônica brasileira e educado com a Cultura Brasileira Capuêra (Kaapoera, Capuera, Capoera, Capoeira) que é um PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE HUMANIDADE (UNESCO - 2014) & uma luta que EDUCA pra derrubar a opressão social e racismo.
Teacher | Musician | Composer | Author
CertEdTESOL | DipMus | BMus | GradDipMus | Mmus
E. mestrejeronimo@gmail. com
Quem queira se re-educar (sem demagogias) ... Meus livros bilíngues (BR-EN-ESP) estão disponíveis nas lojas virtuais da AMAZON, KOBO, APPLE e SMASHWORDS.
@@mestrejcicnoclast3135 Boa sugestão, mas deixe pra lá, seguramente o mesmo vai me xingar, mas vai pesquisar sobre o tema e sem querer o meu comentário vai faze-lo melhorar.
Opavave Tapichakuéra Tetã Isãsómava Hina
Rupi, jaikuaa hina Ypykuéra ñande re’y’iha
upe tetã oikoha terã oiko haguépe Ambue Tetã
oikeramoguare Avakuéra pa’ũme terã tetã joapy
rembe’y ha ndojekuaaséihina mba’eichapa oĩ
mohendapy, oñongatu va’erã opaichagua tekove
rape rehegua, tekojoja pirapire rehegua, tekotee
ha Tetã Ñeñangarekokuéra terã michĩve jepe
As nossas tribos encontraram-se num passado que não podemos mudar, mas juntos mudaremos o futuro para que os nossos filhos tenham um mundo melhor.
@@poligrafodasilva701 obrigado pela dica de quem não perguntou nada.
E ao mencionar sobre ser alguém melhor, se preocupe em ser melhor de alma, de caráter, educação, de bom senso de bondade, etc...
Contida a certeza não cairei em sua provocação.
Até porque não vou ficar debatendo com um personagem fictício.
Se preocupe em ser melhor realmente. Pois o simples fato de escrever bem não p torna "melhor," o torna detentor de uma conhecimento, que se você não for melhor como pessoa, de nada adiantará.
Enfim, creio que a mensagem principal e importante é que apesar de ser uma excelente iniciativa, a história contada não é bem essa.
Abraço.
@@poligrafodasilva701 olha, só, nem havia visto esse seu segundo comentário.
E lendo, nem deveria responder.
Pois já se mostrou, indelicado, mau educado, sem o menor senso na primeira. E agora se mostra preconceituoso ao supor que eu o xingaria.
Viu só, deveria tentar ser uma pessoa melhor. Só uma sugestão.
Abraço irmão.
É fantástico saber a história por trás da história
Mestre Bimba foi o criador da capoeira regional, tendo sido fundamental na descriminalização dessa arte/luta/dança. Criou a primeira academia de capoeira do país, em Salvador, atraindo os filhos da classe média e da elite, rompendo a bolha.
Muito bem citado.
Mestre Bimba junta a Capoeira Primitiva e o Batuque formando a Luta Regional Baiana e discriminalisa ali a Capoeira marginalizada surgindo a Capoeira Regional
@ Mais pela história foi no Rio de Janeiro de fato que se tem o registro mais antigo,pode se dizer que a Capoeira é Carioca.
E o Peninha comprovou.
@@tamoio6520 Que a história seja contada e que a Capoeira seja praticada. Não há fruto sem semente, mas da semente ao fruto há muito para se aprender!
@@tamoio6520 Capoeira nasceu em Sto Amaro.
Peninha devia le, inclusive, ler o MEstre Nestor Capoeira.
Vc já ouviu falar da Capoeira urbana mais técnica esportiva com mais golpes e mais agressiva como luta de defesa pessoal???
Parabens. Pelo video capoeira é luta é arte arainha do folclore brasileiro.
Vendendo moda pra gente que chic 👋👋👋👋 o professor de história que eu deveria ter