Mostrei esse video pra minha vó. Pq ela me considera ruim por ser maconheira. E gente, hj ela repassou o vídeo pro resto da familia dizendo que achou tudo "muito coerente". A historia abrindo mentes.
Tenho 66 anos, já fumei bastante maconha, e não conheço ninguem que tenha cometido algum ato violento sob seu efeito e tb não conheço ninguem q tenha morrido por ter fumado maconha. Mas sei e tive varios amigos que morreram em consequencia do uso de cocaína. A maconha não causa dependencia, como o alcool, a nicotina , cocaina, heroina e qq opiácio.
Lembro do Adidas Hemp, tênis todo feito em fibra de cânhamo lançado na saudosa década de 1990. Até da propaganda eu me lembro: "o tênis que você pediu a Jah".
Quando li isso tudo pela primeira vez abriu o terceiro olho. Foi ai que percebi o baita tiro no pé monstro da história do Brasil né? Hoje trabalho com cannabis a mais de 15 anos e a 4 anos no Uruguai, quando estudei essas histórias e cai no assunto lá atrás foi uma explosão na mente. Obrigado por trazer a luz essa história de forma tão didática! Que legalize o uso social e industrial logo!
Que coincidência, estou neste momento a estudar a possibilidade de começar a produzir cânhamo no norte de Portugal, existem um programa da União Europeia com muitos incentivos monetários para cultivar cânhamo por causa de ser muito mais sustentável.
Ainda estou só a estudar a possibilidade, já há alguns produtores em algumas regiões de Portugal, mas não existem industria de processamento em Portugal, neste momento o mais fácil é escoar o produto para França, que é quem neste momento domina a produção e a indústria de transformação aqui na Europa, os gajos até fibra de cânhamo já metem nos plásticos dos carros. Acho que neste momento os apoios andam nós 90€ por tonelada.
Acho que ele se refere aos conflitos e discórdias intencionais que os brancos instigam na época pra manter o controle dos povos negros e indigenas, eles colocavam uns contra os outros para manter a dominância e reduzir a força desses povos que poderiam culminar em revoltas e revoluções. Mas também tem que se levar em consideração que tribos rivais tanto entre negros quanto entre indígenas sempre existiram e foram reduzidos a uma única categoria pelos brancos. Seria interessante ver um episódio sobre as relações entre eles e os conflitos que ocorreram.
Nem sei quantas vezes já assisti esse vídeo! Meu querido professor, quero lhe pedir que deixe de herança esse livro “ Maconha: coletânea de trabalhos brasileiros” para a Sativoteca. Me chamo Rodrigo e desenvolvo esse projeto bibliográfico sobre a maconha. Fui o primeiro adulto brasileiro a ter o direito de plantar em casa e desde então quero ajudar outras pessoas a terem conhecimento sobre os benefícios da planta. Esse livro é uma raridade 😮
@@samuelsantos4834 por trás da dependência tem um histórico familiar, de amizade que leva a pessoa a usar. Por que aqui não é liberado o uso? Porque teria que se investir em clínicas públicas, já não querem gastar com os hospitais! Porque em alguns estados americanos é liberados e outros não, por que na Holanda é liberado? A planta para fins medicinais movimenta a economia? Sempre há uma intenção em proibir economicamente algo, principalmente, os USA. Mas, os USA queriam ampliar seu mercado consumidor de produtos derivados da maconha! Quantas patentes eles tem registradas da flora brasileira? Muitas.
@@geovanna5498 vai na periférica, que é de onde eu sou, que vc vai ver, começa na maconha e termina no crack, não dá pra eu te explicar por aqui, só a vivência mesmo.
Eduardo Bueno é o Heródoto brasileiro! O cara transpira cultura e sabedoria. Um brinde à uma das raras pessoas no Brasil que realmente são capazes de raciocinar de forma isenta.
SE VOÇE QUISER SABER SOBRE HSIOTRIA DO MUNDO NAO PODE FICAR A OUVIR BRASILEIRO IDIOTA E IGNORANTE OU MACONAHDO,,, nem ouvindo youtub....TM Q IR LER E ESTUDAR, ASSIM EU VOU MOSTRAR UMA DAS MUITAS MENTIRAS Q FOI DITAS NO VIDEO: os portugeuses nao comercializavam droga nao:: isso foi coisa dos negros,,,,a maior aprte dos negros nao foram pro basil como escravos nao, forma como imigrantes.... a benfeitoria portuguesa de canhamo o que é? o canhamo é uma planta com baixo teor de THC ou seja, nao e uma droga. O canhamo era produzido apra se fazer varias cosias, velas, cordas, papel, tecidos resistentes, sacos, etc, papel (nessa altura nao havia eucalipto pra produzir papel) por causa das suas fibras muito resistentes, nao era droga nao... A droga se chama marijuana, muito parecida com o canhamo mas com altos teores de THC. Para brasileiro e tudo igual, porque brasileiro e idiota e ignorante.
Gostei do vídeo, mas preciso fazer uma observação... Entenda que as bonecas - Abayomi - feitas no navio negreiro é um símbolo de resistência e de extrema importância para nós pretos na diáspora. Essas bonecas são feitas com retalhos de tecido, chamam-se Abayomi. Elas serviam de conforto para as crianças submetidas a violência brutal. Conheçam a origem da Abayomi para que não confundam com "boneca de vodu" e aproveitem para pesquisar sobre a prática religiosa Voodo, que vai além dos bonecos alfinetados.
Cara, esse tema dava duas horas de episódio fácil. Sensacional. Fiquei curioso se a palavra cana, vem de cannabis. Por favor, façam mais um episódio posteriormente. Inclusive, pensei em alguns pontos interessantes que podem ser citados num segundo episódio sobre o assunto e tomo a liberdade, e o abuso, de sugerir : a influência da indústria do nylon e do petróleo pra substituir as fibras de cânhamo, assim como a indústria da celulose pra substituir a matriz da produção de papel. A teoria do Jack Herer em seu livro "O rei vai nu" , bíblia do cânhamo que o sugere como a única alternativa de substituição da matriz energética global, de forma ecológica e sustentável, e que reverta o nível de carbono da atmosfera. Sobre a ligação com o Brasil e nossa cultura, o espetáculo Hair no Rio de Janeiro, que praticamente inaugura no país a utilização em teatros e lugares fechados, que anos depois se tornaram praxe em shows e apresentações no Brasil, mas que antes não era nada comum. Também frisaria sobre as "landraces" brasileiras, genéticas de origem africana adaptadas ao clima brasileiro, uma delas que ao ser levada para Amsterdam e cruzada com uma genética indiana deu origem a White Widow, "strain" que até hoje domina os coffeshops holandeses, e o faz desde que surgiu, na década de 90. Também frisaria o trabalho do israelense Raphael Mechoulan, pois é uma história maravihosa que tem conexão com o Brasil, o bioquímico descobriu em textos judaicos milenares que a cannabis era usada antigamente para o tratamento de convulsões, e após isolar tanto o CBD quanto o THC, fez testes clínicos em São Paulo comprovando a eficácia em pacientes epilépticos. Obrigado por esse episódio, aguardava ansiosamente. "Maconha pode, cloroquina não pode"!
Na faculdade de medicina veterinária da UFSC tem a matéria de Endocanabinologia Veterinária, além dos grandes Padre Ticão e o Dr Elisaldo Carlini (que trabalhou junto com Mechoulan)!
a maconha salvou a minha vida. Em 1989, indo com com Yamaha DT180 de um cliente a outro, a um quarteirão de distância, o casco no braço,.pois a pressa era grande e a distância era curta. Eu era representante de peças de motos. No semáforo, numa avenida de Campinas, saí acelerado, como todas as motos, e soltou a mola que segurava o pezinho, que desceu, fez uma alavanca e fui com a cabeça ao chão. Perdi a coordenação motora, fiquei talvez 2 semanas como um zumbi, não me.lembro de quase nada, até que veio me visitar um amigo, o Ticô, trouxe um baseado, e na primeira "bola", voltou a luz,...eu posso afirmar que a maconha salvou a vida
Sofri acidente de moto, quebrei femur em varios pedaços e tambem o ombro. 2 anos de tratamento e o medico me tirou codeina, dores fortes , muito fortes e sem analgesico ta sendo foda. Bem inclinado a partir para uma terapia natural.
@@edgar_thiz5104 Brodher analisa a possibilidade pô!Quem tá sofrendo com a dor é vc e não alguém que não sente e fica discriminando uma planta que é remédio como se drogas se vende também em farmácia! Um dorflex não vai te aliviar no entanto é uma droga! Quem julga a maconha pode mandar vc tomar um tilex....e a o tilex também não é uma droga? Vê se tu se dá melhor com o concentrado ou um beck de Kush mesmo! Busque a sua qualidade de vida independente de qual remédio vai tirar a sua dor....faça!
@@danielpassaia8469 kkk " nao deixa tu pensar" tirou da onde isso amigo? Muito pelo contrário ela estimula a circulação sanguínea no cérebro(por isso os olhos ficam vermelhos e baixos) estimulando a conexão neural,ou seja, te faz pensar mais só qie vários pensamento por isso vc fica 'chapado' pq os pensamentos vem um atras do outro se vc trabalha isso com foco consegue até entender melhor as coisas!
@@danielpassaia8469 eu diria que ela faz pensar mais, só que tem que saber usar, uma vez na casa de um amigo, enrolei um baseado na palha, e comecei a fumar, em seguida chegou um rapaz crente, e me pediu um trago, pensando que era fumo de corda. Falamos da maconha e ele não parava de criticar, dizendo que era a erva do diabo, etc... depois tivemos altos papos, bem iluminados, uma ótima vibração, numa frequência quase roçando outra dimensão, foi super legal. Ele só passou mal depois que ficou sabendo que o que tinha fumado era maconha, para vc ver como o preconceito afeta a saúde
@@maxr.2791 Eu sei que ambos foram escravizados o que me interessa é em como se viam, se ajudavam uns aos outros se faziam amizade, relacionamento, ataques aos brancos etc.
@@maxr.2791 Verdade eu não tinha pensado nisso... Ou seja, que os nativos daqui veriam qualquer um como invasor... Talvez o quilombo dos Palmares tenha sido diferente porque já havia passado algum tempo da chegada desses "estranhos" aqui na terrinha... Seria legal saber mais sobre isso, é interessante. Obrigada pela atenção!
Esta é a melhor performance que eu já vi de Eduardo Bueno em seus vídeos: expressivo, mas equilibrado; seguro sobre o assunto tratado. Parabéns e obrigado pelas informações.
eu já sabia desse lado da história, mas ver você dando essa aula de um jeito mais "desenvoltoso", ficou ainda melhor de entender e de refrescar a memória.
Meu pai era fã do Burton, tem vários livros dele aqui em casa. O Burton detestou o Brasil e os brasileiros, não gostava dos africanos também, mas foi cônsul ou coisa parecida aqui. Ele gostava mesmo era dos árabes. Vou ver o episódio sobre o cabra, valeu!
Cara, vou repetir quantas vezes for preciso, vc é realmente o CARA, seu trabalho e sério, cultural e competente e o seu talento posso assegurar é no momento inigualável, com sinceridade, meus Parabéns...... abraços....jPs.
Aprender sempre...Obrigado professor🙏sou um jovem aprendiz com meus 60 anos (da lata💨💨💨💨💨🙈🙈🙈🙈) hj desconfio da metate e a outra metade sei a verdade ABRAÇO FIQUE NA PAZ!! cada vídeo uma aula👍👍👍👏👏
Teu video junto com o do Greg News sobre a maconha, são uma otima fonte de informação, tu na parte históricas brasileira é o dele na parte científica e de uso variado industrial !!
Não uso maconha mas sempre fui fã da erva por ser curiosa e ler sobre, agora o pouco que eu sabia foi confirmado por você obrigada por compartilhar conosco suas histórias pois agora com 59 anos estou adorando saber, meus professores da época me fazia dormir😴
Democracia e liberdade ...é tudo que precisamos como sociedade....Viver sem correntes...sem medo...sem proibições...e acima de tudo respeitando a Natureza... a mãe de todos nos...a mãe do Planeta Terra...Deixar a maconha na paz ou travar guerra contra ela tem sido uma discussão que dura 5 décadas ....Desde dos tempos de Beatles .... Bob Dylan...até a nova geração dos século 21 a erva sempre esteve no ar....Buonas Ideias!
Faltou voce falar do lobby das industrias emergentes do algodao e quimicas nos EUA no inicio do seculo XX que promoveram a criminalizaram da canabis para acabar com a concorrencia que o canhamo oferecia pelo uso dela na producao mais barata de oleo comestivel, combustivel, borracha, solventes, lonas, fibras texteis, etc
Isso, comecei a ler os comentários pra ver se alguém tocava no assunto, segundo alguns relatos históricos que já li sobre o assunto, os EUA com o surgimento das fibras sintéticas, especialmente o Nylon, passou a ter total interesse na demonização do cânhamo, e hoje dominam o mercado e poluem livremente o planeta com suas fibras sintéticas não recicláveis e nada biodegradáveis. Mais um capítulo podre na história da humanidade. Faltou citar essa, que talvez seja uma das mais significativas, se não a derradeira, parte dessa história.
Maravilhoso vídeo, sonho em ser jardineiro da minha própria erva, ser usuário de um produto de qualidade sem financiar o tráfico! Só quem fuma sabe como a planta nos faz melhor! Pensamento crítico é necessário!
Muito real cara, eu tinha muito preconceito até experimentar, de todos os vicios que ja tive maconha é o mais saudavel e não dá aquela sensação de vazio que você sente quando passa um dia inteiro no videogame, não da aquela ressaca miseravel, dor de cabeça. Maconha é libertador, você se sente livre de pensamentos negativos, você não procura briga.. é uma paz extrema mas as pessoas insistem em ter preconceito
Disso se faz um grande comunicador, felicidade e euforia ao contar sobre o assunto. Isso dito por Josh Kesselman, da Raw rolling papers, e super concordo! Ótimo vídeo, continuarei aqui no canal!
Eu faço musculação e na hora de dormir sinto muitas dores musculares,passei a fumar antes de dormir na intenção de melhorar isso e foi um santo remédio,melhorou inclusive o sono.Pra alguém ser contra a maconha com certeza é por que não conhece essa erva milagrosa kk
Fica a dica, tem uma empresa que desenvolveu um produto 100% vegetal, natural e legalizado que proporciona efeitos similares da cannabis de ótima qualidade. Prefiro comprar esse produto ao invés de plantar ou comprar porcaria sem procedência. Sempre uso , muito TOP recomendo.
É muito interessante como a maconha foi introduzida no território que hoje constitue o Brasil; obrigado Professor Peninha por nos trazer estes fatos históricos em minuscias 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
A proibição das drogas resulta numa guerra ao tráfico, que além de causar mortes em decorrência da violência dos conflitos entre políciais e criminosos, também mata os consumidores do produto, que precisam recorrer a um mercado cuja a qualidade é duvidosa.
Osmar é um careta cagão que tem medinho de maconha. Ou foi estuprado por um maconheiro, ou se apaixonou por uma maconheira e tomou um forão hahahah Pode puxar a fixa que aí tem trauma na adolescência kkkkkkkk
Vim rever esse episódio porque estou pesquisando sobre os usos do óleo de cannabis pra tratar depressão, ansiedade e confusão mental do transtorno do espectro autista. Uma luz no fim do túnel pra mim.
Cara vc e demais... adoro assistir suas aulas... porra, dou aula mais ou menos assim, contando história, histórias... Quê bom assistir vc domingo de manhã...
Sensacional meu caro, sem palavras!! História antiga, linda e tão injustiçada de nossa plantinha companheira e guerreira. Obrigado pelo conhecimento...
Muito obrigado pelo seu conhecimento, seu canal é seu desempenho em mostrar um Brasil de muitas é muitas histórias, liberdade e lei para todos, Que Deus te abençoe ..Por mostrar a muitas pessoas o valor de nosso país, Somos gratos.. Sou um patriota com muito orgulho obrigado.🙏🏾🙌🏾
Como pode um canal FODA com esse tem menos de 1 milhão de inscritos enquanto outros canais de cultura inútil beiram os 10 milhões? Cultura tb é uma escolha...
Parabéns, você se superou criando o episódio que agora é o meu preferido! Pena que eu esqueci de ver antes hahaha, mas valeu a pena! Valeu Peninha e DÁ LHE GRÊMIO!
Mais uma das muitas Riquezas que nossos ancestrais trouxeram, lamentável, incrível essa jdeia que eles sempre tinham uma erva para curtir e relembrar da África, é lindo!!! Hoje é fundamental que as pessoas não se submetam a repressão sem nenhum embasamento...
É uma planta incrível e que geraria bastante capital pro país, que tem uma terra ótima para plantação ainda por sima. É uma idiotice proibir uma coisa que ajudaria muito o país, e a legalização ajudaria a derrubar grande parte do dinheiro do tráfico.
Muito bacana a historia ! Valeu pela aula! Amo maconha e atualmente moro num pais onde ela e legalizada, que diferenca poder comprar minha erva na loja e consumi-la sem vergonha, nem medo de ser feliz. Espero poder fazer isso um dia no Brasil....
Não fumo maconha e nem gosto do cheiro. Não gostaria de ver meus filhos nessa. Mas reconheço que os efeitos deletérios da guerra contra as drogas são muito maiores do que os efeitos das próprias drogas. Acho que a regulamentação não irá resolver o problema, mas ao menos irá amenizar. Dos males, o menor. Legalize já!
A maconha salvou minha vida, sempre fui um cara agressivo tanto dentro de casa quanto fora dela e isso me prejudicou durante anos principalmente na minha fase inicial de namoro, fumo maconha desde 2017 e só tem me feito muito bem me acalma de um jeito maravilhoso, meu humor melhorou sou outra pessoa, o ruim e ter q ter medo de plantar e ser preso, atualmente estou comprando 25 gramas por 120 reais e isso que me deixa triste nesse Brasil. Cannabis natural é vida.
2:28 - Pelo que eu saiba os Citas referidos por Heródoto eram um povo de pastores seminômades que ficava ao norte do mar negro e em geral nas estepes da Ucrânia, Russia e Cazaquistão. Nada tem a ver com a Síria de hoje, que já era bem sedentarizada em razão do Império Aquemênida, mais conhecido como Persa.
Eu, quando era criança, morria de medo dos maconheiros. Mas agora que eu cresci, vejo que nós somos tudo gente boa.
O "nós" me pegou KkKKKKKKKKKK
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Gostei de você ... 😂😂😂😂😂😂
Tinha uma pergunta pra fazer, mas esqueci. :)
Vera rolou o mesmo aqui...
Rolou, acendeu e viajou...venham visitar o Canadá. Aqui é o paraíso... tirando o inverno...mas inverno né com THC de qualidade é lindo rsrs
Como você comentou antes do vídeo ser publicado?
@@petrvs_lefebvre O vídeo é liberado antes para os membros
Da 2 q tu lembra
Mostrei esse video pra minha vó. Pq ela me considera ruim por ser maconheira. E gente, hj ela repassou o vídeo pro resto da familia dizendo que achou tudo "muito coerente". A historia abrindo mentes.
Tenho 66 anos, já fumei bastante maconha, e não conheço ninguem que tenha cometido algum ato violento sob seu efeito e tb não conheço ninguem q tenha morrido por ter fumado maconha. Mas sei e tive varios amigos que morreram em consequencia do uso de cocaína. A maconha não causa dependencia, como o alcool, a nicotina , cocaina, heroina e qq opiácio.
Poxa que mentira
Sua avó estava certa antes
Eu conheço vários maconheiros violentos: e nos presídios todo mundo é maconheiro@@marcelobrito9755
Muito bom
Lembro do Adidas Hemp, tênis todo feito em fibra de cânhamo lançado na saudosa década de 1990. Até da propaganda eu me lembro: "o tênis que você pediu a Jah".
eu tive! amava esse tênis
Muitos não sabem, mas o símbolo da Adidas é justamente uma folha de maconha, pq produziam os tênis com cânhamo.
kkkkk, salve Jah!!
Se você lembra da propaganda é pq não foi usuária.kkkkk
@@matheuspragana3769 pior que eu sou! 😂😂😂😂😂😂😂
(Pra vc ver como não faz mal, né?!)
Quando li isso tudo pela primeira vez abriu o terceiro olho. Foi ai que percebi o baita tiro no pé monstro da história do Brasil né? Hoje trabalho com cannabis a mais de 15 anos e a 4 anos no Uruguai, quando estudei essas histórias e cai no assunto lá atrás foi uma explosão na mente. Obrigado por trazer a luz essa história de forma tão didática! Que legalize o uso social e industrial logo!
oie mano trabalha com cannabis, faz oq?
@@rafaeldaboit9300 ele trafica kkkkkkk
Ironia
Traficante neh johw
Terceiro olho e o seu anel de couro
@@PedroDepizol1 mó preguiça desse pessoal que vêm com esses papos "ain estou transcendendo", "abri meu terceiro olho"
Esse, com certeza, é o melhor vídeo no RUclips sobre a história da maconha no Brasil.
Que coincidência, estou neste momento a estudar a possibilidade de começar a produzir cânhamo no norte de Portugal, existem um programa da União Europeia com muitos incentivos monetários para cultivar cânhamo por causa de ser muito mais sustentável.
Arranja um emprego pra mim,posso ser voluntário tmbm...?
me contrata!
Olá tem um canal que chama EMPREENDEDOR CANABICO, ele está mudando para Portugal , para iniciar estudos da cannabis!
Ainda estou só a estudar a possibilidade, já há alguns produtores em algumas regiões de Portugal, mas não existem industria de processamento em Portugal, neste momento o mais fácil é escoar o produto para França, que é quem neste momento domina a produção e a indústria de transformação aqui na Europa, os gajos até fibra de cânhamo já metem nos plásticos dos carros. Acho que neste momento os apoios andam nós 90€ por tonelada.
Enquanto isso no BraZil o Presidente acha que a Cloroquina e melhor que a Cannabis para fins medicinais ! rs rs rs
"A relação entre negros e índios não era muito amistosa" dessa eu nunca tinha ouvido falar... Gostaria de saber mais!!!
Manda um vídeo sobre isso profê
Acho que ele se refere aos conflitos e discórdias intencionais que os brancos instigam na época pra manter o controle dos povos negros e indigenas, eles colocavam uns contra os outros para manter a dominância e reduzir a força desses povos que poderiam culminar em revoltas e revoluções. Mas também tem que se levar em consideração que tribos rivais tanto entre negros quanto entre indígenas sempre existiram e foram reduzidos a uma única categoria pelos brancos. Seria interessante ver um episódio sobre as relações entre eles e os conflitos que ocorreram.
Simm
Up
Acho q é por isso que não se tem muito cafuzo no brasil. Se os indigenas e os negros tivessem se unido, ia ter mais cafuzo do que mestiço no brasil..
Nem sei quantas vezes já assisti esse vídeo! Meu querido professor, quero lhe pedir que deixe de herança esse livro “ Maconha: coletânea de trabalhos brasileiros” para a Sativoteca. Me chamo Rodrigo e desenvolvo esse projeto bibliográfico sobre a maconha. Fui o primeiro adulto brasileiro a ter o direito de plantar em casa e desde então quero ajudar outras pessoas a terem conhecimento sobre os benefícios da planta. Esse livro é uma raridade 😮
Não fumo maconha, mas sempre me perguntei "porque proibir uma pessoa de fumar uma planta", o Brasil nunca foi a favor da liberdade
Descobri a história num trabalho sobre o cânhamo!
Porque ela faz pensar !!!
Te explico, a maconha e só o início para outras , como cocaína e heroína .
@@samuelsantos4834 por trás da dependência tem um histórico familiar, de amizade que leva a pessoa a usar. Por que aqui não é liberado o uso? Porque teria que se investir em clínicas públicas, já não querem gastar com os hospitais! Porque em alguns estados americanos é liberados e outros não, por que na Holanda é liberado? A planta para fins medicinais movimenta a economia? Sempre há uma intenção em proibir economicamente algo, principalmente, os USA. Mas, os USA queriam ampliar seu mercado consumidor de produtos derivados da maconha! Quantas patentes eles tem registradas da flora brasileira? Muitas.
@@geovanna5498 vai na periférica, que é de onde eu sou, que vc vai ver, começa na maconha e termina no crack, não dá pra eu te explicar por aqui, só a vivência mesmo.
Eduardo Bueno é o Heródoto brasileiro! O cara transpira cultura e sabedoria. Um brinde à uma das raras pessoas no Brasil que realmente são capazes de raciocinar de forma isenta.
SE VOÇE QUISER SABER SOBRE HSIOTRIA DO MUNDO NAO PODE FICAR A OUVIR BRASILEIRO IDIOTA E IGNORANTE OU MACONAHDO,,, nem ouvindo youtub....TM Q IR LER E ESTUDAR, ASSIM EU VOU MOSTRAR UMA DAS MUITAS MENTIRAS Q FOI DITAS NO VIDEO:
os portugeuses nao comercializavam droga nao:: isso foi coisa dos negros,,,,a maior aprte dos negros nao foram pro basil como escravos nao, forma como imigrantes....
a benfeitoria portuguesa de canhamo o que é? o canhamo é uma planta com baixo teor de THC ou seja, nao e uma droga. O canhamo era produzido apra se fazer varias cosias, velas, cordas, papel, tecidos resistentes, sacos, etc, papel (nessa altura nao havia eucalipto pra produzir papel) por causa das suas fibras muito resistentes, nao era droga nao... A droga se chama marijuana, muito parecida com o canhamo mas com altos teores de THC. Para brasileiro e tudo igual, porque brasileiro e idiota e ignorante.
Gostei do vídeo, mas preciso fazer uma observação... Entenda que as bonecas - Abayomi - feitas no navio negreiro é um símbolo de resistência e de extrema importância para nós pretos na diáspora. Essas bonecas são feitas com retalhos de tecido, chamam-se Abayomi. Elas serviam de conforto para as crianças submetidas a violência brutal. Conheçam a origem da Abayomi para que não confundam com "boneca de vodu" e aproveitem para pesquisar sobre a prática religiosa Voodo, que vai além dos bonecos alfinetados.
Oh Bueno tu tá doido caboco
🙏🏾🙏🏾
Boa noite preciosas informações.
Nos preparativos pra semana da Consciência Negra no colégio sempre fazíamos essas bonecas
Comentário top
Esse cara é uma máquina do tempo! Sensacional! Obrigado pelo trabalho e por compartilhar! Muita gente precisa aprender e eu me incluo nisso.
Vc é muito especial para nós
Vejo vários vídeos vc deveria ser o presente que nunca teve
Muito bom, tenho 50 anos e nem penso em parar. Parabéns, nos somos os marginais.
Isso mesmo olha meus prensados
@@florecanhamo8900 Olhar só? Olho mesmo
@@florecanhamo8900 Ai. Parabéns pelo vídeo. Não pode comentar lá mas comento aqui né. Boa mano. Continue
@@vibrandogabrielnunes4478 vai na playlist q da pra comentar. Valeu irmao proximo video será sobre clonagem. Como é facil fazer
@@florecanhamo8900 vou aguardar. Já tentei e acabei matando
Nossa se eu tivesse um professor de história como você na época de escola eu com certeza seria uma pessoa mais incrível hoje
Não fume maconha ou outra coisa: faz mal
@@capotegabrielhã??? Q ce ta falando ôhhh
Esse episódio foi feito pra mim, assisti fumando um, valeu Professor !!!!!
Eu sou uma pessoa simples. Vejo a palavra maconha, e me interesso.
é verdade
Maconha é realmente interessante kkkk
eukkkkk
nós kkkj
Kkkkkk as vezes
Kkkkkkkkkk, devia dar aula na minha escola. Os alunos iriam amar.
😂
Melhor episodio, nem comecei a assistir ainda. Ela alegra, ela inspira, ela acalma...
Cara, esse tema dava duas horas de episódio fácil. Sensacional. Fiquei curioso se a palavra cana, vem de cannabis. Por favor, façam mais um episódio posteriormente. Inclusive, pensei em alguns pontos interessantes que podem ser citados num segundo episódio sobre o assunto e tomo a liberdade, e o abuso, de sugerir : a influência da indústria do nylon e do petróleo pra substituir as fibras de cânhamo, assim como a indústria da celulose pra substituir a matriz da produção de papel. A teoria do Jack Herer em seu livro "O rei vai nu" , bíblia do cânhamo que o sugere como a única alternativa de substituição da matriz energética global, de forma ecológica e sustentável, e que reverta o nível de carbono da atmosfera. Sobre a ligação com o Brasil e nossa cultura, o espetáculo Hair no Rio de Janeiro, que praticamente inaugura no país a utilização em teatros e lugares fechados, que anos depois se tornaram praxe em shows e apresentações no Brasil, mas que antes não era nada comum. Também frisaria sobre as "landraces" brasileiras, genéticas de origem africana adaptadas ao clima brasileiro, uma delas que ao ser levada para Amsterdam e cruzada com uma genética indiana deu origem a White Widow, "strain" que até hoje domina os coffeshops holandeses, e o faz desde que surgiu, na década de 90. Também frisaria o trabalho do israelense Raphael Mechoulan, pois é uma história maravihosa que tem conexão com o Brasil, o bioquímico descobriu em textos judaicos milenares que a cannabis era usada antigamente para o tratamento de convulsões, e após isolar tanto o CBD quanto o THC, fez testes clínicos em São Paulo comprovando a eficácia em pacientes epilépticos. Obrigado por esse episódio, aguardava ansiosamente. "Maconha pode, cloroquina não pode"!
Na faculdade de medicina veterinária da UFSC tem a matéria de Endocanabinologia Veterinária, além dos grandes Padre Ticão e o Dr Elisaldo Carlini (que trabalhou junto com Mechoulan)!
Cannabis vem do hebraico kane bosem, ou cana aromática. Procure por "cana aromática" na bíblia eletrônica, e surpreenda-se.
Up. Ótimo comentário.
puta comentario foda
Cana não tem nada haver com cannabis
Pessoas como vc, deveriam estar na frente de um pais !
a maconha salvou a minha vida. Em 1989, indo com com Yamaha DT180 de um cliente a outro, a um quarteirão de distância, o casco no braço,.pois a pressa era grande e a distância era curta. Eu era representante de peças de motos. No semáforo, numa avenida de Campinas, saí acelerado, como todas as motos, e soltou a mola que segurava o pezinho, que desceu, fez uma alavanca e fui com a cabeça ao chão. Perdi a coordenação motora, fiquei talvez 2 semanas como um zumbi, não me.lembro de quase nada, até que veio me visitar um amigo, o Ticô, trouxe um baseado, e na primeira "bola", voltou a luz,...eu posso afirmar que a maconha salvou a vida
Sofri acidente de moto, quebrei femur em varios pedaços e tambem o ombro. 2 anos de tratamento e o medico me tirou codeina, dores fortes , muito fortes e sem analgesico ta sendo foda. Bem inclinado a partir para uma terapia natural.
Ela n deicha tu pensar e fica difícil entender fora o câncer e ser escravo
@@edgar_thiz5104 Brodher analisa a possibilidade pô!Quem tá sofrendo com a dor é vc e não alguém que não sente e fica discriminando uma planta que é remédio como se drogas se vende também em farmácia! Um dorflex não vai te aliviar no entanto é uma droga! Quem julga a maconha pode mandar vc tomar um tilex....e a o tilex também não é uma droga? Vê se tu se dá melhor com o concentrado ou um beck de Kush mesmo! Busque a sua qualidade de vida independente de qual remédio vai tirar a sua dor....faça!
@@danielpassaia8469 kkk " nao deixa tu pensar" tirou da onde isso amigo? Muito pelo contrário ela estimula a circulação sanguínea no cérebro(por isso os olhos ficam vermelhos e baixos) estimulando a conexão neural,ou seja, te faz pensar mais só qie vários pensamento por isso vc fica 'chapado' pq os pensamentos vem um atras do outro se vc trabalha isso com foco consegue até entender melhor as coisas!
@@danielpassaia8469 eu diria que ela faz pensar mais, só que tem que saber usar, uma vez na casa de um amigo, enrolei um baseado na palha, e comecei a fumar, em seguida chegou um rapaz crente, e me pediu um trago, pensando que era fumo de corda. Falamos da maconha e ele não parava de criticar, dizendo que era a erva do diabo, etc... depois tivemos altos papos, bem iluminados, uma ótima vibração, numa frequência quase roçando outra dimensão, foi super legal. Ele só passou mal depois que ficou sabendo que o que tinha fumado era maconha, para vc ver como o preconceito afeta a saúde
Faz um vídeo sobre a relação de escravizados e índios.
Up
Não foi uma das melhores
Também fiquei curiosa... Por quê não se davam bem? Eu pensei que se juntariam contra os brancos...
@@maxr.2791 Eu sei que ambos foram escravizados o que me interessa é em como se viam, se ajudavam uns aos outros se faziam amizade, relacionamento, ataques aos brancos etc.
@@maxr.2791 Verdade eu não tinha pensado nisso... Ou seja, que os nativos daqui veriam qualquer um como invasor... Talvez o quilombo dos Palmares tenha sido diferente porque já havia passado algum tempo da chegada desses "estranhos" aqui na terrinha... Seria legal saber mais sobre isso, é interessante. Obrigada pela atenção!
Ceus vídeos é uma aula de história. Parabéns amigao. Sou da Bahia sul do Brasil. É um grande remédio grandes benefícios a nossa saúde.
Esta é a melhor performance que eu já vi de Eduardo Bueno em seus vídeos: expressivo, mas equilibrado; seguro sobre o assunto tratado. Parabéns e obrigado pelas informações.
No interior da Espanha ainda existem familias que fabricam as proprias roupas desde o plantio ate o tear, utilizando Canhamo.
eu já sabia desse lado da história, mas ver você dando essa aula de um jeito mais "desenvoltoso", ficou ainda melhor de entender e de refrescar a memória.
"Inclusive tem aqui" achei q o Bueno ia dar uma tragada kkkk
kkkkkkkkkkkkk eu tbm
Pensei a msm coisa kkkkkkk
Manooo! Tava esperando já kkkk
Bando de maconheiro mesmo
Eu também achei kkkk
Eu cai nesse bait as 2 vezes q consultou do lado esquerdo dele... O fumo e o chá da Carlota... Auhauahauahauauuh
Maravilhoso, peninha. 🍁🌱🍁🌿
Estudo esçelente top saudações pára todos os inscritos e amigos
Nem assisti ainda mas esse já é meu episódio favorito!
Meu pai era fã do Burton, tem vários livros dele aqui em casa. O Burton detestou o Brasil e os brasileiros, não gostava dos africanos também, mas foi cônsul ou coisa parecida aqui. Ele gostava mesmo era dos árabes. Vou ver o episódio sobre o cabra, valeu!
@@laenderalvesbatista6924 O Burton morreu em 1890.
Que aula!!👏🏼👏🏼👏🏼
Cara, vou repetir quantas vezes for preciso, vc é realmente o CARA, seu trabalho e sério, cultural e competente e o seu talento posso assegurar é no momento inigualável, com sinceridade, meus Parabéns...... abraços....jPs.
a forma como esse mano explica eh sinistro primeira vez q eu presto atençao na aula
Muito bom seu video
Muito legal a historia
Parabéns
Compartilhei ..
Like
Como sempre, espetacular!
Aprender sempre...Obrigado professor🙏sou um jovem aprendiz com meus 60 anos (da lata💨💨💨💨💨🙈🙈🙈🙈) hj desconfio da metate e a outra metade sei a verdade
ABRAÇO FIQUE NA PAZ!!
cada vídeo uma aula👍👍👍👏👏
Adorei a aula..... 20 minutos ligadão......
Valeu xará.. com vc toda História q nos conta, desperta nossa atenção.. muito obg pelo seu trabalho!!
Teu video junto com o do Greg News sobre a maconha, são uma otima fonte de informação, tu na parte históricas brasileira é o dele na parte científica e de uso variado industrial !!
Pesquisa os vífeos do Sidarta Ribeiro. São excelentes.
Greg news é propaganda descarada em favor dos vagabundos do Rio de Janeiro. Filhinhos de papai q não trabalham é adoram usar drogras
Não uso maconha mas sempre fui fã da erva por ser curiosa e ler sobre, agora o pouco que eu sabia foi confirmado por você obrigada por compartilhar conosco suas histórias pois agora com 59 anos estou adorando saber, meus professores da época me fazia dormir😴
Rebeldes, Beats, Rajneeshs , Hippies , Punks .... saudações !!
Namaste
@@hectorbonilla5538 namaste!
As pragas d mundo
Encontro das tribos, isto é a cannabis, paz e amor, ouvir e ser ouvido
@@danielpassaia8469 Vc quis dizer políticos, banqueiros, mega empresários e pedófilos, esses sim são as pragas
Muito interessante, brasil sempre vanguarda do atraso e da hipocrisia, legaliza
A frase "o Brasil está na vanguarda da ignorância" nunca fez tanto sentido kkkkk
Democracia e liberdade ...é tudo que precisamos como sociedade....Viver sem correntes...sem medo...sem proibições...e acima de tudo respeitando a Natureza... a mãe de todos nos...a mãe do Planeta Terra...Deixar a maconha na paz ou travar guerra contra ela tem sido uma discussão que dura 5 décadas ....Desde dos tempos de Beatles .... Bob Dylan...até a nova geração dos século 21 a erva sempre esteve no ar....Buonas Ideias!
Faltou voce falar do lobby das industrias emergentes do algodao e quimicas nos EUA no inicio do seculo XX que promoveram a criminalizaram da canabis para acabar com a concorrencia que o canhamo oferecia pelo uso dela na producao mais barata de oleo comestivel, combustivel, borracha, solventes, lonas, fibras texteis, etc
Isso, comecei a ler os comentários pra ver se alguém tocava no assunto, segundo alguns relatos históricos que já li sobre o assunto, os EUA com o surgimento das fibras sintéticas, especialmente o Nylon, passou a ter total interesse na demonização do cânhamo, e hoje dominam o mercado e poluem livremente o planeta com suas fibras sintéticas não recicláveis e nada biodegradáveis. Mais um capítulo podre na história da humanidade. Faltou citar essa, que talvez seja uma das mais significativas, se não a derradeira, parte dessa história.
@@BetoMartin70 bacana, teus comentários acrescentou mais ao episódio! Interesses comerciais, com certeza!
Sempre o poder do dinheiro, a criar falsos motivos a manipular, deturpar para não perder o seu LUCRO.
Interessante, mas não surpreendente.
Capitalismo sempre destruindo coisas boas que a natureza dá hehehe
Vim procurar nos comentários se alguém falaria sobre essas outras influências. Eu adoraria conhecer mais, poderia citar algumas fontes para eu ler?
Maravilhoso vídeo, sonho em ser jardineiro da minha própria erva, ser usuário de um produto de qualidade sem financiar o tráfico! Só quem fuma sabe como a planta nos faz melhor! Pensamento crítico é necessário!
Muito real cara, eu tinha muito preconceito até experimentar, de todos os vicios que ja tive maconha é o mais saudavel e não dá aquela sensação de vazio que você sente quando passa um dia inteiro no videogame, não da aquela ressaca miseravel, dor de cabeça. Maconha é libertador, você se sente livre de pensamentos negativos, você não procura briga.. é uma paz extrema mas as pessoas insistem em ter preconceito
Excelente - como sempre - Parabéns pela clareza em tudo !!!
Tudo depende de como é usado, e para que é usado. Muito boa explanação caro Peninha!
Você conhece sobre a síndrome da deficiência do sistema endocanabinoide?
Tanto faz edai se o indivíduo quer usar de forma recreativa, cigarro e álcool são bem piores, e ninguém falar nada
Disso se faz um grande comunicador, felicidade e euforia ao contar sobre o assunto.
Isso dito por Josh Kesselman, da Raw rolling papers, e super concordo!
Ótimo vídeo, continuarei aqui no canal!
Mão na cabeça cabeludo,KKK parabéns, ótimo vídeo.
Muito obrigado por esse episódio. Desconhecia a maior parte dessa história.
Eu faço musculação e na hora de dormir sinto muitas dores musculares,passei a fumar antes de dormir na intenção de melhorar isso e foi um santo remédio,melhorou inclusive o sono.Pra alguém ser contra a maconha com certeza é por que não conhece essa erva milagrosa kk
É bom ouvir esse relato de você, que com certeza NUNCA fumou!!
BELISSIMA AULA SOBRE A CANNABIS SATIVA !!!!!!!!!!
Queria fumar um com o Eduardo Bueno e conversando sobre história.
Fica a dica, tem uma empresa que desenvolveu um produto 100% vegetal, natural e legalizado que proporciona efeitos similares da cannabis de ótima qualidade. Prefiro comprar esse produto ao invés de plantar ou comprar porcaria sem procedência. Sempre uso , muito TOP recomendo.
Eu amo á se-assistir, tô aprendendo português e você é um cara muito interessante pra melhorar meu falar e entender da essa língua bastante linda 😌
Qual e sua lingua materna?
@@vitorbrasiliano1524 grego
Nossa.....o que eu escrevi tem muitos erros sitacticos, agora q eu o viu de novo
@@Xarmutinha posso te ajudar se você quiser
@@vitorbrasiliano1524 obrigado
É muito interessante como a maconha foi introduzida no território que hoje constitue o Brasil; obrigado Professor Peninha por nos trazer estes fatos históricos em minuscias 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Que vídeo excelente!!! 🪴 Planta sagrada! Medicina ancestral! Amei 💜
Episódio mais esperado da história do Buenas.
Real
só fiquei meio triste com esse começo zuando falta de memória. já to nessa militância a tanto tempo que qualquer reforço de estereótipo já me pega.
Eduardo Bueno nunca decepciona!
Aproveitei para acender agora. A luz. :)
Nossa mãe do céu!kkkkk
Osmar Trevas não vai gostar desse video, mas eu gostei! kkkkk
Osmar Terra Plana
Osmar LIXO 🤮🤮🤮🤮🤖
A proibição das drogas resulta numa guerra ao tráfico, que além de causar mortes em decorrência da violência dos conflitos entre políciais e criminosos, também mata os consumidores do produto, que precisam recorrer a um mercado cuja a qualidade é duvidosa.
esse osmar é uma desgraça pro brasil , não sei como teve gente que votou nele.
Osmar é um careta cagão que tem medinho de maconha. Ou foi estuprado por um maconheiro, ou se apaixonou por uma maconheira e tomou um forão hahahah
Pode puxar a fixa que aí tem trauma na adolescência kkkkkkkk
Vim rever esse episódio porque estou pesquisando sobre os usos do óleo de cannabis pra tratar depressão, ansiedade e confusão mental do transtorno do espectro autista. Uma luz no fim do túnel pra mim.
Eu vivi pra ver o Peninha falar sobre maconhakkkk episódio inédito!!
O cara já falou muitas vezes, ele curte tbm.
Cara, o Peninha sempre foi pro erva, nos programas de radio do sul ele sempre falou como legitimo maconheiro
@@gabrieldeavila8631 não sabia man. Peninha ja teve programa de radio?
@@ezecebim8704 Ele ja foi do pretinho basico uma epoca. Procura no youtube. Era muito bom kkkk
Ué...
Adorei o vídeo, faz a se pensar de onde vem todo este preconceito sobre a erva.
PROFESSOR , OBRIGADO.........
Bendita hora, bendita hora
Como poderei eu
Ter conhecido este canal somente agora
Boa kkk
Nunca é tarde,né?
Sensacional essa sua apresentação Mestre Peninha , um tema muito relevante
O professor que eu precisava ,bom demais
Cara vc e demais... adoro assistir suas aulas... porra, dou aula mais ou menos assim, contando história, histórias...
Quê bom assistir vc domingo de manhã...
Sensacional...estava esperando por esse vídeo....vc é show!!!!
Obrigada pela aula!!!
Peninha, eu te amo! Obrigado por esse canal, cara. De verdade ❤️
Sensacional meu caro, sem palavras!!
História antiga, linda e tão injustiçada de nossa plantinha companheira e guerreira.
Obrigado pelo conhecimento...
Fumei dessa da lata . Foi numa estalacao de arte e literatura na baixada . Casa de um poeta .
Mano!! Voce ésimplesmente genial, essa precisava ser contada e você fez de uma forma maravilhosa!
Muito obrigado pelo seu conhecimento, seu canal é seu desempenho em mostrar um Brasil de muitas é muitas histórias, liberdade e lei para todos, Que Deus te abençoe ..Por mostrar a muitas pessoas o valor de nosso país, Somos gratos.. Sou um patriota com muito orgulho obrigado.🙏🏾🙌🏾
Realmente Eduardo Bueno é the best....
Como pode um canal FODA com esse tem menos de 1 milhão de inscritos enquanto outros canais de cultura inútil beiram os 10 milhões? Cultura tb é uma escolha...
Me pergunto a mesma coisa.
Por que esses são de entretenimento, não de conhecimento como esse.
@@ogutoalves1766 Era uma pergunta retórica
@@romulolacana Ah, tá! Desculpa aê, interpretei errado!
Maconha e cultura ?e escravidão
Parabéns, você se superou criando o episódio que agora é o meu preferido! Pena que eu esqueci de ver antes hahaha, mas valeu a pena! Valeu Peninha e DÁ LHE GRÊMIO!
Vc é um máximo, eu e meu filho de 12 anos amamos os seus vídeos... Obrigada por dividir todo o seu conhecimento.
Deu pausa na vinheta, fui bolar UM e voltei !!!!!
Quato conhicemento assistindo este vidio
Isso aí kkkkk
A minha foi vape kkkk thc de óleo de maconha pra ser vaporizada eh bom pra krl tmb kkk
@@mjk6949 :O
privilegiozasso
Mais uma das muitas Riquezas que nossos ancestrais trouxeram, lamentável, incrível essa jdeia que eles sempre tinham uma erva para curtir e relembrar da África, é lindo!!!
Hoje é fundamental que as pessoas não se submetam a repressão sem nenhum embasamento...
Ta perdido
@@danielpassaia8469 ???
@@danielpassaia8469 Acho que tu ta perdido, afundado e afogado no seu preconceito, tanto que não apresenta argumentos só julgamentos.
To gostando das aulas prof😁
Gratidão pelas informações e ensinamentos❤😍😘
Sucesso ao Canal!!!
Muita Paz, Amor e Luz a todos😍❤😘
É uma planta incrível e que geraria bastante capital pro país, que tem uma terra ótima para plantação ainda por sima. É uma idiotice proibir uma coisa que ajudaria muito o país, e a legalização ajudaria a derrubar grande parte do dinheiro do tráfico.
Mas o seu português está com baixo, poxa cara "sima" você assassinou a língua portuguesa
Muito bacana a historia ! Valeu pela aula! Amo maconha e atualmente moro num pais onde ela e legalizada, que diferenca poder comprar minha erva na loja e consumi-la sem vergonha, nem medo de ser feliz. Espero poder fazer isso um dia no Brasil....
Concordo plenamente com você, mais pra nossos políticos corrupto,não vão legalizar,
Parabéns, vídeo sensacional!
Não fumo maconha e nem gosto do cheiro. Não gostaria de ver meus filhos nessa. Mas reconheço que os efeitos deletérios da guerra contra as drogas são muito maiores do que os efeitos das próprias drogas. Acho que a regulamentação não irá resolver o problema, mas ao menos irá amenizar. Dos males, o menor. Legalize já!
Isso é medicinal. Eu uso no chá
Tomara que nenhum do seus filhos tenham epilepsia por que nao tem medicina melhor que a maconha
Já experimentou? Qual é? Aproveitar uma roda de conversa lombrado é algo que deve de experimentar pelo menos uma vez na vida.
@@julianocamargodosreis6873 ninguém obrigado a experimentar essa m****
Sempre foi notório e deturpada a maneira como a questão da maconha foi tratada no nosso país, só não sabia como... agora já fica um pouco mais claro
caraca, a sua explicação é incrível, você leva o assunto com uma leveza gigantesca
Tú é uma fera! Nada como receber informações de quem realmente as têm.
Você e seu canal são extremamente necessários! Obrigada por sempre nos trazer conteúdos de qualidade!💚
Oi gatinha linda
Vc tem 63 anos?????.....
Como eu te amo, Eduardo...
Td o que vc fala é delicioso ouvir.
Você é MARAVILHOSO. Adoro seus textos e lives. Adorava te ver nas conversas na tv ,junto com Xico Sá , Maitê Proença. 😃🌿
A maconha salvou minha vida, sempre fui um cara agressivo tanto dentro de casa quanto fora dela e isso me prejudicou durante anos principalmente na minha fase inicial de namoro, fumo maconha desde 2017 e só tem me feito muito bem me acalma de um jeito maravilhoso, meu humor melhorou sou outra pessoa, o ruim e ter q ter medo de plantar e ser preso, atualmente estou comprando 25 gramas por 120 reais e isso que me deixa triste nesse Brasil. Cannabis natural é vida.
Que vibe boa para acrescentar conhecimento. Obrigado tio
Poxa vida muito bom o canal do Eduardo,em vez desses jovens ficarem vendo futilidades na net tem canais de bom conteúdo,parabéns Eduardo!!!
2:28 - Pelo que eu saiba os Citas referidos por Heródoto eram um povo de pastores seminômades que ficava ao norte do mar negro e em geral nas estepes da Ucrânia, Russia e Cazaquistão. Nada tem a ver com a Síria de hoje, que já era bem sedentarizada em razão do Império Aquemênida, mais conhecido como Persa.
exato!
Simplesmente maravilhoso
Obrigada por tanta informação , vc é um show de professor.