Vicente Ferreira Pastinha foi um grande mestre da capoeira, esse documentário fala da sua história, de como ele foi importante na vida de seus alunos, principalmente de João grande e João pequeno, mesmo sem estudo e sem condições de vida ele ainda era sábio, falava coisas de capoeira que outros não sabiam falar. Conseguiu mostrar que a capoeira é muito mais do que as pessoas podem imaginar, capoeira e amor, irmandade e principalmente respeito.
Salve a Capoeira Angola que está me ajudando nessa evolução como pessoa, salve meu mestre Axé do Interior, salve mestre Pastinha que possa estar em um lugar melhor olhando por todos capoeiristas e que continuemos nessa luta maravilhosa e política que é a Capoeira... Muita emoção!!
Emocionante a historia de uma pessoa com inteligência incrível, simplicidade ímpar. A leitura que ele faz da vida usando a capoeira como lupa. Infelizmente, a herança de Pastinha( falta de reconhecimento) é gritante na vida de muitos negros que ainda lutam pra manter nossa cultura acesa e vibrante.
A sabedoria de mestre Pastinha, é uma coisa impressionante, naquela época , sem estudo, as condições de vida , difíceis, e ele com essa sabedoria, MAIOR É DEUS, PEQUENO SOU EU,viva Pastinha.
QUE DEUS JEOVÁ ABENÇOE SEMPRE A TODOS UM GRANDE MESTRE PASTINHA E GRANDES CAPPOEIRISTAS A CAPOEIRA E DO BEM E ENSINA A DESIPLINA PARA O CORPO E ALMA E A APRENDEMOS A TRARTAR E TER AMOR A O PROXIMO PARABÉNS A TODOS
Lindo documentário. Joguei capoeira na academia do mestre Suassuna, na década de 70, lá na Rua Frederico Steidel. Tempos maravilhosos. Era capoeira pura, vinda do mestre Pastinha. Saudades.
Parabéns, nossa maravilhoso! Viva os mestres Pastinha, João Pequeno e João Grande. Só agradecer por conhecer os dois pessoalmente e ser capoeirista, ter oportunidade de treinar na academia de João Pequeno com ele em vida! Ouvi ele em Salvador nos encontro e no forte. Além disto no Encontro de Cultura de Raiz -Lapinha Museu Vivo em Lagoa Santa/MG. Só agradecer por ter a capoeira na minha vida e também vestir a camisa da Associação Cultural Eu Sou Angoleiro de Belo Horizonte/]MG. Salve meu Mestre João Bosco e nossa contra mestre Flávia Soares.
Grande homem muito afrente do seu tempo no Brasil se dá muito pouco valor a quem tanto fez pelo povo brasileiro se fosse político talvez teria o reconhecimento que esse grande homem merece
Lindo... Conheci a capoeira de Angola com mestre Angolinha, na faculdade Federal Rural do Rio em 1998. Ao menos no Rio, não lembro ou não conheci muitos projetos como o dele, naquela época quero dizer, estava bem no começo. Ele queria, e conseguiu, introduzir a Angola num meio acadêmico onde quem mandava era capoeira regional. Através dele tive a oportunidade, o prazer e a honra de conhecer mestre Cobra Mansa num Workshop de Capoeira Angola que promovemos. Foi bonito ver o pessoal da regional participando e suando muito a camisa, surgiu ali um novo respeito deles em relação a Capoeira de Angola. Mestre Cobra Mansa deu uma senhora aula de história seguida de um treino de arrancar toco rsrsrs. Nunca vou esquecer, foi mais que mágico. E Angolinha conquistava todo mundo, mas nunca foi fácil, descanso pra ele era a gente plantando bananeira. Eu precisei sair, mas o grupo continuou forte por lá. Treino duro, fosse físico, de canto, de tocar e/ ou construir nossos instrumentos, o que fosse, tinha que ter disciplina. Acho que a pouca disciplina que aprendi na vida,veio dali. Sinto muitas saudades e o toque do berimbau já é o suficiente pra me encher os olhos de lágrimas. Enfim, lindo documentário, Parabéns a todos que participaram.
Carol parabéns, que orgulho ter uma capoeirista, camarada na frente deste trabalho! Já estivemos juntas na Acesa, ver este registro rico e belíssimo, muito emocionante! Sobretudo porque sei do seu amor e generosidade para essa manifestação cultural. Axé minha irmã precisamos de mais diretora e mulheres na capoeira. Caminhos abertos e que venha mais e mais trabalhos bons e comprometidos como este.
A vida foi boa com mestre pastinha, pq ele conseguiu muitas coisas na boas com a capoeira, ele conseguiu derrotar o seu talvez seu maior adversário que foi o menino malandro e ainda apoiado por sua mãe, tudo pra vencer Pastinha algum que ele foi corajoso e enfrentou várias vezes esse menino taludo que só queria se farriar de pastinha todas às vezes, mais logo aquilo ia se resolver pq pastinha teve ajudou do seu mestre que viu tudo Ali que pastinha passou com esse menino , o velho mestre ao convidar pastinha ele não pensou duas vezes e foi logo aprender com africano velho e sábio, onde ele aprendeu coisa de muita, valia que serviu pra vencer e não apanhar mais desse menino que tinha o apoio de sua mãe ainda por conta mas, ele surpreendeu até mesmo a mãe do próprio que ali, deixaram pastinha de mão.. mais indo pra frente no seu crescimento foi se aperfeiçoando cada vez mais, fez muitas coisas boas que a vida o favoreceu tipo foi marinheiro, esgrima e muito mais dentro da Marinha, e na capoeira foi reconhecido com grande mestre de capoeira Angola, onde teve várias músicas cantada pra ele, que muita delas afirmava que pastinha era o rei da capoeira por foi um grande inovador da capoeira na atualidade... Mas, mesmo assim teve uma vida difícil como a de muitos brasileiros, mas ele e assim como outros mestre da cultura popular tiveram caminhos parecido a dele no final de sua idade idosa sofre o descaso total e sendo que nem um dos capoeirista na época não fizeram nenhum manifestação pra ele saí dessa ou ter um fim bem melhor do qual ele teve e não merecia😢mas infelizmente aconteceu assim; o grande mestre pastinha rei da capoeira ao viver a sua velhice melhor isso não aconteceu, foi aos poucos juntos com a sua esposa, sofrendo a pior fase de suas vidas...mas, mesmo com tanto sofrimento dele, a mulher perguntava pastinha o que vc tá sentindo, mesmo abatido ele diz, nada, ...absurlutamente nada....😢 Foram injusto com o mestre pastinha...
meu coraçao doi de lembraças ao rever este documentariio, lembro das aulas de capoeira nos todos sentado vendo esse documentario , hj poucos continuam na capoeira poucos estao vivos
Agradeço a capoeira Angola por oque eu me tornei se não fosse a capoeira Angola não saberia oque é respeito a capoeira para mim é amor respeito au próximo não competição mais sim malandragem ginga dança amor .IEEE salve todos os mestres camara.
Que documentário maravilhoso, existem brasileiros que nos fazem ter orgulho de nosso país, neste país não tanto valor a mártires como pastinha, bomba e muitos outros, deveria existir museus ruas, bairros com o nome deles, obrigados mestres, salve a capoeira.
Se os capoeiras de hj estudassem esse documentário iriam respeitar as raízes e a velha guarda na capoeira....porque infelizmente hj em dia um Mestre fica velho e esquecido. Nos mesmo apagamos a história. Parabéns lindo e especial o documentário...verdadeira história de Mestre Pastinha.
A Capoeira é genuinamente BRASILEIRA, surgiu foi aqui mesmo nesse Brasil, se não, havia de ter muitos campeonatos e uma grande lista de mestres nascidos e criados lá fora, seja lá aonde, mas isso não existe, e se tem gente ensinando Capoeira lá fora, é mestre brasileiro. A Capoeira é Regional daqui mesmo, no futuro todos cantarão novas cantigas falando das origens Brasileiras da capoeira, que é nossa, nossa mesmo. Falou um praticamente prá mais de 50 anos, e enquanto tiver perna, vai jogar.
@@manoelgomesfilho5036 , É um bom entendimento para o termo regional. Acho que o que está errado é o "de" Angola. É só Capoeira Angola. É a brincadeira indígena chamada Capoeira (Xondaro) que foi apropriada pelos africanos e caboclos em geral. Levaram, levaram bunito e levaram porque tem bateria. Mestre Bimba se apropriou também e levou o seu quinhão, tirando o jogo da roda e colocando no ring. Mas nesse quizito o brasileiro que está levando a melhor é um peso leve chamado Hélio Gracie. E o inevitável retorno as raízes está acontecendo e a capoeira inevitavelmente assume o seu território a gira de lila, da vadiação, alegria, festa, brincadeira de roda, que tem suas regras impressas na oralidade das canções, e nelas estão suas regras e não me alise não me pegue não. Não me pegue não me agarre não me ponha a mão.
Mestre pastinha revolucionou a capoeira no Brasil e infelizmente morreu praticamente abandonado em um abrigo pra idosos seu fim foi de cortar o coração. 😪 Salve mestre pastinha que hoje está jogando capoeira no céu !
Pastinha, Bimba, Camisa, Acordeão, Suassuna, Sarará, Gato mola, e tantos outros, não estruturaram a Capoeira, mas deram início a Arte Marcial do futuro. Mas, ainda está para surgir o "Gigorokano" da Capoeira, que escreverá a verdadeira história e a sua origem Brasileira, surgida no Brasil, nada de origem em outras nações, e finalmente fará dessa arte a melhor do mundo. Ela, a Capoeira é genuinamente Brasileira, não teve origem em outro lugar senão no Brasil, do contrário veríamos grandes campeonatos e vasto elenco de mestres em qualquer outra nação estrangeira. Estão se deixando influenciar pelas cantigas, sem perceber que elas retratam apenas uma época em que se precisava achar uma origem, seja lá qual fosse, para a Capoeira que crescia como luta no Brasil, e isso é maravilhoso. Muitas outras cantigas e batidas verdadeiramente Brasileiras surgirão e substituirão, as antigas e, mostrarão ao mundo que a Capoeira surgiu aqui, nunca foi importada de nenhum outro lugar, ela é exclusivamente Brasileira, é Regional, e é a primeira Arte Marcial Brasileira, e todos jogaremos e cantaremos novas cantigas, que falarão do Brasil e da origem Brasileira de sua Capoeira.
Encore une merveilleuse découverte ✨ Mes différentes révélations à méditer : voyager (mental), se déposer profondément (coeur) et un énorme soleil lumineux qui est avec douceur (ventre) ☀️
Parabéns mestre Pastinha, pela sua vida dedicada a capoeira. Documentário bem relevante e importante para nos capoeiristas e sociedade de modo geral. Parabéns para todos envolvidos.
Tantos treinaram com ele..e na hora que mais precisou foi abandonado..e alguns até famosos hoje.. essa que é a verdade..nem uma campanha fizeram para ajuda lo..
A única ou talvez a melhor definição dos Mestres João Pequeno e Mestre João Grande dita pelo Mestre Moraes. Parabéns aos responsáveis pelo documentário, e também concordo com Mestre Cobrinha com sua relação a grande maestria no ponto dos que chegaram. Grandes falas Mestre Moraes, maravilha.
@@s.ribeiro6824o que tem a ver Fernandinho e Marcola com o maior mestre da Capoeira de Angola, vc tá no canal errado vendo o documentário errado, aqui é sobre reconhecer um artista, uma lenda que não teve o reconhecimento merecido em vida, vc responde um comentário de uma pessoa que reconhece a importância do trabalho do Mestre Pastinha com uma idiotice dessas, brasileiro não idolatra bandido nenhum, aqui é um povo guerreiro, trabalhador e pacífico, se vc não está feliz vai para um outro país e seja feliz.
Meu deus até choro capoeira me ajudou muito não entrar nas drogas,não beber ensinamentos e respeito capoeira sou !!! Obrigado capoeira
PARABÉNS MEU VELHO AMIGO,-MESTRE PASTINHA ,SOU O SEU MAIOR FÃ MEU QUERIDO, DESCANSE EM PAZ, DEUS TE ABENÇOE !!!😊
Vicente Ferreira Pastinha foi um grande mestre da capoeira, esse documentário fala da sua história, de como ele foi importante na vida de seus alunos, principalmente de João grande e João pequeno, mesmo sem estudo e sem condições de vida ele ainda era sábio, falava coisas de capoeira que outros não sabiam falar. Conseguiu mostrar que a capoeira é muito mais do que as pessoas podem imaginar, capoeira e amor, irmandade e principalmente respeito.
Triste fim de muitos capoeiristas . Muita fama , mas pouco reconhecimento .
"O valor só é dado quando tudo acaba ."
Verdade
👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Excelente
RELEVÂNCIA NACIONAL: ótima matéria !!!
Salve a Capoeira Angola que está me ajudando nessa evolução como pessoa, salve meu mestre Axé do Interior, salve mestre Pastinha que possa estar em um lugar melhor olhando por todos capoeiristas e que continuemos nessa luta maravilhosa e política que é a Capoeira... Muita emoção!!
trabalho sensacional e muito necessário
ÓTIMA matéria !!!
Muito belo documentário, eu vou divulgar como o fogo que se espalha, as novas sementes devem conhecer.
Emocionante a historia de uma pessoa com inteligência incrível, simplicidade ímpar. A leitura que ele faz da vida usando a capoeira como lupa. Infelizmente, a herança de Pastinha( falta de reconhecimento) é gritante na vida de muitos negros que ainda lutam pra manter nossa cultura acesa e vibrante.
Caraca legal e muito emocionante vê,o video do grande mestre, pastinha
Eu fiquei presa nesse vídeo 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Viva esse mestre que conheci agora
Muito importante. Muito relevante !!!
Belíssimo documentário.
A sabedoria de mestre Pastinha, é uma coisa impressionante, naquela época , sem estudo, as condições de vida , difíceis, e ele com essa sabedoria, MAIOR É DEUS, PEQUENO SOU EU,viva Pastinha.
Tem que ter um filme.
QUE DEUS JEOVÁ ABENÇOE SEMPRE A TODOS UM GRANDE MESTRE PASTINHA E GRANDES CAPPOEIRISTAS A CAPOEIRA E DO BEM E ENSINA A DESIPLINA PARA O CORPO E ALMA E A APRENDEMOS A TRARTAR E TER AMOR A O PROXIMO PARABÉNS A TODOS
Muito lindo e emocionante. Pastinha nunca será esquecido, seu final foi triste, mas sua trajetória brava.
Um esporte uma defesa muito boa de se aprender e se educar
Conheci Mestre Pastinha hoje e me apaixonei!
Lindo documentário. Joguei capoeira na academia do mestre Suassuna, na década de 70, lá na Rua Frederico Steidel. Tempos maravilhosos. Era capoeira pura, vinda do mestre Pastinha. Saudades.
Maravilhoso 💥 hurras a esse Espírito de Altíssimo Nível ❤
Massa. Saudades
Parabéns, nossa maravilhoso! Viva os mestres Pastinha, João Pequeno e João Grande. Só agradecer por conhecer os dois pessoalmente e ser capoeirista, ter oportunidade de treinar na academia de João Pequeno com ele em vida! Ouvi ele em Salvador nos encontro e no forte. Além disto no Encontro de Cultura de Raiz -Lapinha Museu Vivo em Lagoa Santa/MG. Só agradecer por ter a capoeira na minha vida e também vestir a camisa da Associação Cultural Eu Sou Angoleiro de Belo Horizonte/]MG. Salve meu Mestre João Bosco e nossa contra mestre Flávia Soares.
Grande homem muito afrente do seu tempo no Brasil se dá muito pouco valor a quem tanto fez pelo povo brasileiro se fosse político talvez teria o reconhecimento que esse grande homem merece
Sensacional
Mestre pastinha foi gigante! Sábio, filósofo.
Lindo...
Conheci a capoeira de Angola com mestre Angolinha, na faculdade Federal Rural do Rio em 1998. Ao menos no Rio, não lembro ou não conheci muitos projetos como o dele, naquela época quero dizer, estava bem no começo. Ele queria, e conseguiu, introduzir a Angola num meio acadêmico onde quem mandava era capoeira regional.
Através dele tive a oportunidade, o prazer e a honra de conhecer mestre Cobra Mansa num Workshop de Capoeira Angola que promovemos. Foi bonito ver o pessoal da regional participando e suando muito a camisa, surgiu ali um novo respeito deles em relação a Capoeira de Angola. Mestre Cobra Mansa deu uma senhora aula de história seguida de um treino de arrancar toco rsrsrs. Nunca vou esquecer, foi mais que mágico. E Angolinha conquistava todo mundo, mas nunca foi fácil, descanso pra ele era a gente plantando bananeira.
Eu precisei sair, mas o grupo continuou forte por lá.
Treino duro, fosse físico, de canto, de tocar e/ ou construir nossos instrumentos, o que fosse, tinha que ter disciplina. Acho que a pouca disciplina que aprendi na vida,veio dali. Sinto muitas saudades e o toque do berimbau já é o suficiente pra me encher os olhos de lágrimas.
Enfim, lindo documentário, Parabéns a todos que participaram.
Belo relato!
Muito bom mesmo parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿 grande Axé 🤸🏿♀️🤸🏿♀️🤸🏿♀️🎼🎵🎶
Amooo escutar ver capoeira ❤
Carol parabéns, que orgulho ter uma capoeirista, camarada na frente deste trabalho! Já estivemos juntas na Acesa, ver este registro rico e belíssimo, muito emocionante! Sobretudo porque sei do seu amor e generosidade para essa manifestação cultural. Axé minha irmã precisamos de mais diretora e mulheres na capoeira. Caminhos abertos e que venha mais e mais trabalhos bons e comprometidos como este.
maravilhoso documentario muito necessario
Belíssimo documentário. Linda história, um grande intelectual da cultura baiana. Mestre Pastinha merecia um final de vida digna de um grande mestre...
Maravilhoso 😍🤩😍👏
A vida foi boa com mestre pastinha, pq ele conseguiu muitas coisas na
boas com a capoeira, ele conseguiu derrotar o seu talvez seu maior adversário que foi o menino malandro e ainda apoiado por sua mãe, tudo pra vencer Pastinha algum que ele foi corajoso e enfrentou várias vezes esse menino taludo que só queria se farriar de pastinha todas às vezes, mais logo aquilo ia se resolver pq pastinha teve ajudou do seu mestre que viu tudo Ali que pastinha passou com esse menino , o velho mestre ao convidar pastinha ele não pensou duas vezes e foi logo aprender com africano velho e sábio, onde ele aprendeu coisa de muita, valia que serviu pra vencer e não apanhar mais desse menino que tinha o apoio de sua mãe ainda por conta mas, ele surpreendeu até mesmo a mãe do próprio que ali, deixaram pastinha de mão.. mais indo pra frente no seu crescimento foi se aperfeiçoando cada vez mais, fez muitas coisas boas que a vida o favoreceu tipo foi marinheiro, esgrima e muito mais dentro da Marinha, e na capoeira foi reconhecido com grande mestre de capoeira Angola, onde teve várias músicas cantada pra ele, que muita delas afirmava que pastinha era o rei da capoeira por foi um grande inovador da capoeira na atualidade...
Mas, mesmo assim teve uma vida difícil como a de muitos brasileiros, mas ele e assim como outros mestre da cultura popular tiveram caminhos parecido a dele no final de sua idade idosa sofre o descaso total e sendo que nem um dos capoeirista na época não fizeram nenhum manifestação pra ele saí dessa ou ter um fim bem melhor do qual ele teve e não merecia😢mas infelizmente aconteceu assim; o grande mestre pastinha rei da capoeira ao viver a sua velhice melhor isso não aconteceu, foi aos poucos juntos com a sua esposa, sofrendo a pior fase de suas vidas...mas, mesmo com tanto sofrimento dele, a mulher perguntava pastinha o que vc tá sentindo, mesmo abatido ele diz, nada, ...absurlutamente nada....😢
Foram injusto com o mestre pastinha...
meu coraçao doi de lembraças ao rever este documentariio, lembro das aulas de capoeira nos todos sentado vendo esse documentario , hj poucos continuam na capoeira poucos estao vivos
Documentário inestimável. Tem informações de tantas fontes. Verdadeiramente maravilhoso.
"O bom capoeirista
nunca se exalta
procura sempre estar calmo
para poder refletir
com precisão e acerto".
VIVA A CAPOEIRA!
Agradeço a capoeira Angola por oque eu me tornei se não fosse a capoeira Angola não saberia oque é respeito a capoeira para mim é amor respeito au próximo não competição mais sim malandragem ginga dança amor .IEEE salve todos os mestres camara.
Maior é "DEUS " pequeno sou Eu ,, na roda da Capoeira Grande pequeno sou Eu ,,,grande frase : ficará pra sempre ...
Isso é palavra digna de Mestre
Presente Rafael Victor de Lima Barbosa 5ANO A TARDE num.27.
Maior é DEUS pequeno SOU eu. Na roda grande eu sou menino pequeno
viva a capueira e viva mestre pastinha heeee vamos se bora camara
Que documentário maravilhoso, existem brasileiros que nos fazem ter orgulho de nosso país, neste país não tanto valor a mártires como pastinha, bomba e muitos outros, deveria existir museus ruas, bairros com o nome deles, obrigados mestres, salve a capoeira.
Meus Deus do céu!!! Que relíquia todas essas imagens, mostra todas nossas origens a mais pura expressão dos ancestrais verdadeiramente Brasileiros!!!
Amei
Que belíssimo documentário deveria ser divulgado com mais frequência e intensidade, cakwu Mestrd Pastinha e seu legado...
muito aprendizado nesse documentario belissimo parabens
Que riqueza viu, parabéns 👏 gratificante ver um documentário desse
Se os capoeiras de hj estudassem esse documentário iriam respeitar as raízes e a velha guarda na capoeira....porque infelizmente hj em dia um Mestre fica velho e esquecido. Nos mesmo apagamos a história.
Parabéns lindo e especial o documentário...verdadeira história de Mestre Pastinha.
A Capoeira é genuinamente BRASILEIRA, surgiu foi aqui mesmo nesse Brasil, se não, havia de ter muitos campeonatos e uma grande lista de mestres nascidos e criados lá fora, seja lá aonde, mas isso não existe, e se tem gente ensinando Capoeira lá fora, é mestre brasileiro. A Capoeira é Regional daqui mesmo, no futuro todos cantarão novas cantigas falando das origens Brasileiras da capoeira, que é nossa, nossa mesmo. Falou um praticamente prá mais de 50 anos, e enquanto tiver perna, vai jogar.
@@manoelgomesfilho5036 , É um bom entendimento para o termo regional.
Acho que o que está errado é o "de" Angola. É só Capoeira Angola.
É a brincadeira indígena chamada Capoeira (Xondaro) que foi apropriada pelos africanos e caboclos em geral.
Levaram, levaram bunito e levaram porque tem bateria.
Mestre Bimba se apropriou também e levou o seu quinhão, tirando o jogo da roda e colocando no ring. Mas nesse quizito o brasileiro que está levando a melhor é um peso leve chamado Hélio Gracie.
E o inevitável retorno as raízes está acontecendo e a capoeira inevitavelmente assume o seu território a gira de lila, da vadiação, alegria, festa, brincadeira de roda, que tem suas regras impressas na oralidade das canções, e nelas estão suas regras e não me alise não me pegue não. Não me pegue não me agarre não me ponha a mão.
Vc sabe o nome da chula cantada trecho 12:38
@@lucianoastiko capoeira não tem NADA a ver com xondaro. nossa cultura não é indígena
Os produtores desse documentário e os mestres que participaram estão de parabéns.documentario muito bom salve capoeira angola
Mestre pastinha revolucionou a capoeira no Brasil e infelizmente morreu praticamente abandonado em um abrigo pra idosos seu fim foi de cortar o coração. 😪
Salve mestre pastinha que hoje está jogando capoeira no céu !
História Linda desses grandes mestres
Quanta tristeza e gratidão eu senti nesse vídeo, meu coração lamenta seu abandono, mas agradeço a seu amor pela capoeira
Ô coisa linda da vida! ❤❤❤❤
Save a todos , documentario rico demais, historia da capoeira e linda .. Nasceu na dor por isso tem resistencia axe.
Isso sim é documentário!!!
Parabéns aos idealizadores
Documentário lindo e emocionante,Viva a Capoeira,graças a Deus.
Como diz os velhos mestres "capoeira é para todos, mas nem todos são para capoeira" salve
Essa frase é de Bimba!
MUITO OBRIGADO grande mestre Pastinha... Até breve meu irmão...
" Viva a Capoeira de Angola para sempre " ❤❤❤❤❤❤❤
sdd de um tempo que não vivi e queria ter vivido
Pastinha, Bimba, Camisa, Acordeão, Suassuna, Sarará, Gato mola, e tantos outros, não estruturaram a Capoeira, mas deram início a Arte Marcial do futuro. Mas, ainda está para surgir o "Gigorokano" da Capoeira, que escreverá a verdadeira história e a sua origem Brasileira, surgida no Brasil, nada de origem em outras nações, e finalmente fará dessa arte a melhor do mundo. Ela, a Capoeira é genuinamente Brasileira, não teve origem em outro lugar senão no Brasil, do contrário veríamos grandes campeonatos e vasto elenco de mestres em qualquer outra nação estrangeira. Estão se deixando influenciar pelas cantigas, sem perceber que elas retratam apenas uma época em que se precisava achar uma origem, seja lá qual fosse, para a Capoeira que crescia como luta no Brasil,
e isso é maravilhoso. Muitas outras cantigas e batidas verdadeiramente Brasileiras surgirão e substituirão, as antigas e, mostrarão ao mundo que a Capoeira surgiu aqui, nunca foi importada de nenhum outro lugar, ela é exclusivamente Brasileira, é Regional, e é a primeira Arte Marcial Brasileira, e todos jogaremos e cantaremos novas cantigas, que falarão do Brasil e da origem Brasileira de sua Capoeira.
Que maravilha de vídeo, muito bacana. Parabéns a todos os mestres e viva a Capoeira Angola
Encore une merveilleuse découverte ✨
Mes différentes révélations à méditer : voyager (mental), se déposer profondément (coeur) et un énorme soleil lumineux qui est avec douceur (ventre) ☀️
Sensacional este documentário!!!
Que filme bom, maravilha. Iê viva a Bahia, Iê viva Mestre Pastinha, Iê viva todos os mestres.
Que cultura! que arte! contendo de conhecer isso.
A Capoeira é vida e arte axé capoeira salve !!!
Parabéns mestre Pastinha, pela sua vida dedicada a capoeira. Documentário bem relevante e importante para nos capoeiristas e sociedade de modo geral. Parabéns para todos envolvidos.
Man ele ja morreu
Emocionante... a capoeira tem essa energia... parabens para todos que trabalharam nesse documentário...
Se hoje eu sei um pouco dos muitos ensinamentos graças esses mestres salve capoeira brasileira
🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋🙋😍😍😍mestre top , excelente.
Gostei da capoeira isso ajuda a nossa cultura e tirar muito garoto da rua
Tantos treinaram com ele..e na hora que mais precisou foi abandonado..e alguns até famosos hoje.. essa que é a verdade..nem uma campanha fizeram para ajuda lo..
Sério isso?
Não sabia disso
@@manuelvicentte6964 pois é irmão
Assista e você vai vê o final dele como foi triste
@@l.j.4038 Foi de partir o coração, um triste abandono, deixá-lo até passar fome, foi muita crueldade
Pois é mn pra ver que no brasil ninguém da valor a arte que tirou o negro da escravidão
maravilha esse documentário _____________________ ♪♪♪ salve a Bahia!!!!
❤
Viva Mestre Pastinha parabéns eu amo fazer Capoeira .Noelson Salvador-Ba
A única ou talvez a melhor definição dos Mestres João Pequeno e Mestre João Grande dita pelo Mestre Moraes. Parabéns aos responsáveis pelo documentário, e também concordo com Mestre Cobrinha com sua relação a grande maestria no ponto dos que chegaram. Grandes falas Mestre Moraes, maravilha.
Pastinha vive entre nós 🙏
Maravilhoso!!! Obrigada por cpt!
Já assisti umas 3 vezes.
Grande Mestre inventor da capoeira AngoLa huma Lenda fica com Deus Mestre
Gratidão, mestre Pastinha!
Axé!
Grande e Eterno Mestre Pastinha.
Esses são verdadeiros Mestres de capoeira angola.Salve Mestre Pastinha;M João pequeno;M João Grande e M Moraes.
documentario muito bom.
Maravilha.
Adoro os africanos parabéns Capoeira RUclips sempre o melhor
Ele não é africano. É BRASILEIRO!!!!!
Obrigada!
😍😍😍😍😍 muito bom!!!
Adoraria ler seu livro. Ainda tem como adquirir?!
Lindo lindo lindo. Gratidão e Axé por tudo. Salve
Capoeira raiz.Capoeirista Galo.
Trabalho lindo!
Grande mestre pastinha.
Mestre patinha 👆✌️ I respect you
Meu Deus Lenda da capoeira AngoLa grandes mestres
Lindo de se ver! Um salve de Fortaleza-CE! Glória Macedo
Es un ridmo contajioso de atecion para dansar lo mismo que la lucha es ajil muchos movimientos me gusta un abrazo para todos miguel de argentina.
Salve Mestre Pastinha e todos Angoleiros e Angoleiras do universo, viva nossos ancestrais.
Miigwesh!!✊🏿
Grandes mestres saLve capoeira AngoLa
Muito bom
Um gênio da nossa negritude,morreu pobre,desamparado! Esse é o Brasil,que não valoriza os verdadeiros fazedores de cultura!
De
Garanto que Fernadinho beira mar e Marcola ñ morrerão pobres e sequer desamparado! Já que no Brasil, bandidos são idolatrados e tratados como heróis.
@@s.ribeiro6824o que tem a ver Fernandinho e Marcola com o maior mestre da Capoeira de Angola, vc tá no canal errado vendo o documentário errado, aqui é sobre reconhecer um artista, uma lenda que não teve o reconhecimento merecido em vida, vc responde um comentário de uma pessoa que reconhece a importância do trabalho do Mestre Pastinha com uma idiotice dessas, brasileiro não idolatra bandido nenhum, aqui é um povo guerreiro, trabalhador e pacífico, se vc não está feliz vai para um outro país e seja feliz.
Éssa foi sua missão e ele à cumpriu exatamente como um mestre, não negando conhecimento e nem cobrando por isso, Éra um dom !!!