Tava com as cordas super extra pesadas no carrinho do ml aqui, por equivoco, ja passei isso na guitarra e hoje uso 0.9 e agora saquei no nylon tambem, totalmente real...
Hoje em dia uso cordas ultra Light, normalmente com a altura de corda não tão baixa, nem tão alta. Fui administrando a pegada e cheguei a esta regulagem. Já toquei com cordas super pesadas e mais baixas, nitidamente perdia o conforto da tocabilidade e perdia em qualidade sonora. Fora a dor muscular, podendo desenvolver tendinite ou qualquer coisa física. Parabéns pelo vídeo!
Que coisa... Ontem tocando sozinho na igreja, percebi que estava sofrendo com tensão extra pesada, que uso nos meus violões. E fiz uma escolha de trocar hoje por pesada. Coloquei pela manhã, e percebi que a execução ficou bem melhor. Agora entro no RUclips e um vídeo do mestre confirmado a escolha. Obrigado mestre pelos conselhos sábios de uma vida. 👏👏👏👏👏👏👏❤️
O violão em si é um instrumento para tocar somente ele é um instrumento solista. Já dizia o mestre João Gilberto ele gostava de silêncio em seus shows para fazer soar seus acordes dissonantes perfeitos.
Meu cordoamento é o tensão leve, tanto por questão de som quanto de conforto, eu sou facinado com o som das leves, com o som delas, experimentei todas as tensões mas casei com a leve kkkkkkk
Oi mestre gostei muito de sua explicação muscular, eu toco flamenco a 20 anos e pra esse tipo de música alta tensão é o necessário justamente pra a gente não ter q tocar com mais intensidade
Excelente Cconteúdo mestre: Apenas Acrescentando o assunto, principalmente aos iniciantes, tem 3 tipos de encordoamentos Para o Violão Nylon....Tensão Leve, Tensão Média e Tensão alta, e como o Dr. falou, use aquela tensão conforme a sua adequação....mas dou uma dica aos iniciantes, usem as tensões média o leve, a tensão alta fica para os mais experientes...Paz a todos...
já estou com quase sessenta anos Ulisse, assisti suas apresentações com o grupo D´alma Ulisses! Esempre gostei muito do violão, será que consigo aprender nessa altura da vida Ulisses! Parabéns pelos videos e por socializá-los! Forte abraço professor, mestre e mais que doutor do vilão!
Eu já gosto de usar extra pesada, mas não pra ficar tocando forte, é que eu toco mais no corda de aço e mesmo usando 0.11 ainda assim a tensão é bem maior e quando eu pulo de um violão pro outro a diferença do volume é considerável. Uma das razões de descer pra 0.11 quando todo mundo falava pra usar 0.12 foi exatamente essa do video, além que eu considero que tem fazer uma força desnecessária pra tirar som do violão ainda mais se o tampo for tamanho medio. Na guitarra eu uso 0.09 só no violão classico mesmo que eu gosto de sair do padrão xD.
Ulisses, tem um timbre lindo esse violão! Caiu como uma luva pro som que vc faz hoje. Uma sugestão de pauta: um vídeo com você comentando sobre alguns violões que já usou na sua carreira, com exemplos de música que foram gravadas e as principais qualidades e características de cada violão. Eu ia curtir mto! Abraço.
@@UlissesRochaGuitar meu amigo , eu comprei um violão Godin , não sei ao certo de qual tensão de encordoamento que tenho que estar comprando ..? Por acaso o senhor poderia estar me informando , qual usar por favor ! Toco pagode . Desde já agradeço e um forte abraço .
Eu tb testei várias , a Augustine é legal mais a corda 4D quebra sozinha , D Addario tem graves lindos mais as agudas não tem brilho . A Savarez é a melhor para mim
Nunca gostei de cordas pesadas, nem uso unhas muito compridas, para o som ficar bem suave, como eu gosto, ele deve ter, ao mesmo tempo, um pequeno estalo da unha com a maciez do dedo, mas eu não sou violonista clássico ou flemenco, toco vários estilos, sempre com suavidade, por todos esses motivos a corda leve é a ideal para mim.
Ulisses, no meu caso eu busquei usar as cordas de tensão mais alta (mas não extra pesada), para tentar obter mais volume do meu violão. Eu tenho um toque leve e toco Choro e peças clássicas. Não toco com agressividade geralmente. Eu também uso as cordas de tensão mais alta para poder usar uma altura de cordas mais baixa. Já consegui baixar a altura para valores abaixo dos usuais. Mas também não sou adepto da ação baixíssima. Busco um equilíbrio entre tocabilidade e projeção/sustentação de som. Muito boas estas séries que você apresenta. Obrigado.
Ótimas explicações. Tive vários problemas de tendinite com cordas pesadas na guitarra e o fator principal que me ajudou a resolver foi usar cordas leves. Obrigado pelo vídeo.
Bom saber que você resolveu, porque eu estou nesta busca. Tentando acostumar dia a dia meus dedos ao uso do violão. Pois, quando eu toco violão, sinto dores intensas nos dedos, num espaço de três músicas. No meu caso, usando 011, por exemplo. Então, vou já, já correndo comprar uma 010, pelo menos, e continuar acostumando dia a dia minha tocabilidade, pra ver se minha mão fica firme e eu paro de sentir essas dores que sinto nas juntas.
Muito importante você falar isso Ulisses, mas já vi colegas colocando encordoamento pesados para suprir a qualidade do violão, ou seja, vezes o violão é Luthier com boa construção, porém, não tem "aquela" projeção. Seria muito legal falar sobre esse assunto, instrumento vs encordoamento. Abraços e muito obrigado pela sua contribuição.
Muito bem explicado. Gostaria apenas de acrescentar que encordoamento mais pesado pode ter seu espaço quando utilizado em afinações alternativas. A propósito, eu notei com o passar dos anos que um instrumento mantido em uma afinação alternativa por anos a fio responde melhor do que um violão no qual se muda a afinação o tempo todo. Por isso eu tenho violões “reservados” para afinações específicas, e nestes casos, faço uso de encordoamento pesado para obter o balanço adequado de tensão e conforto.
Em alguns casos tem a ver com a construção. Um Hauser danigicaria com tensão pesada, pois foi criado para usar tripa cuja tensão é MT mais baixa q o nylon q até então não existia
Cara conheci vc no podcast do Kaiser. Que conteúdo bacana e de qualidade. Parabéns pela didática e por passar isso para quem aprecia o instrumento e tem desejo de evoluir. Valeu
Cara, bacana o vídeo. Eu colocava toda a visão das cordas mais pesadas ou mais leves no braço do violão. Tinha certo medo de utilizar até cordas 010 por não querer afetas o braço do meu violão. Mas me esclareceu muitas coisas aqui no vídeo.
Eu me sinto perdido na corda de tensão normal acho que tá desafinado mesmo afinando tipo quando toco me sinto perdido mas quando toco na media ou Pesada me sinto melhor tocando nesse tipo de tensão de corda e melhor para mim
Em menos de um ano aprendendo a tocar usando cordas erradas adquiri um cisto sinovial,comecei cm violão cm cordas de aço, não sabia de nada sobre violão e meu prof que me indicou, então depois comecei a pesquisar, vendi meu violão comprei um com cordas de nylon e está indo tudo bem.
Muito bom mestre, aprendi muito, muito boa explicação, eu estava curioso, para experimentar cordas pesadas, o Sr me convenceu, desisti, parabéns pela aula.
Legal Ulisses...eu tenho um violão Ulisses Rocha...A corda parecer que vai estourar.Vou trocar o encordoamento...Admiro seu maravilhoso trabalho desde a época do Alma. Parabéns.
Tenho que deixar minha experiência com este vídeo: toco na igreja acompanhando a liturgia da missa e minha relação com o violão melhorou sensivelmente quando troquei o encordoamento para médio, seguindo o conhecimento do vídeo. Sinto que estou tocando com mais segurança e estou explorando com mais qualidade e inteligência os recursos da capitação do violão. Parabéns por esse conteúdo e pela didática utilizada.
Violao de aço, passei do 0.10 de guitarra (mais molinha), pra cordas de violao 0.10, agora foi pra 0.12. obviamente se faz mais força... E to sofrendo um pouco 😂... a ideia era justamemte experimentar a 0,13, mas n achei facil por aqui onde moro. No de nylon nunca passei da tensao media... Ja toquei com a leve e adorava, mas n sao muito faceis de achar. Acho que vale a pena experimentar. Pra violao de aço gostei do som das 0.12, mas a força que faz n sei se compensa... Ainda mais que os trastes que uso no momento sao mais finos. Obg mestre pelo conhecimento!
Bom, eu sempre usei tensão pesada no violão e guitarra (011 ou 012) e bom, nunca tive problema de tocar "forte" ou forçar a musculatura, sempre toquei leve, tanto pra fazer solos na guitarra e outras coisas. eu gosto da tensão pesada por conta dos graves, o grave do violão principalmente eu acho lindo quando coloco 012. mas entendi seu ponto de vista, acho que é algo particular ! mas como você disse, se força a musculatura a ponto de prejudicar, ai a pessoa deveria trocar de tensão com certeza !
Mestre acompanhando seu trabalho de muita importancia poderia me ajudar comprei um violão novo vou pedir para fazer uma regulagem porem veio com cordas tesao pesada, mas no futuro vou usar cordas com tensão media vou precisar regular o violão novamente por essa troca de cordas de tensao pesada para tensao media? se preciso fazer uma nova regulagem no violão?
Sempre usei encordoamento médio, e sempre gostei muito, menos tensão é tudo, e tirava um som com volume bem satisfatório pra minha realidade. Mas recentemente comprei um violão de Luthier que veio com encordoamento com tensão extra pesada, e ao tocar músicas com boas quantidades de pestana foi sofrível pros meus músculos, mas me serviu de experiência pra matar a minha curiosidade sobre tensões elevadas nas cordas, e me ajudou na tomada de decisão de que tensão média é a minha onda, e minha saúde agradece.
Este vídeo é maravilhoso, gostei muito da sua explicação! Eu já usei muito as cordas pesadas, hoje faço uso das cordas leves ou médias também, mas consegui mudar através de pesquisas como esta. Percebo uma grande diferença e como o timbre é límpido. Toco violão clássico mas não profissionalmente, sou músico em minha igreja e acompanho nas celebrações litúrgicas. Até aqueles com menos percepção musical percebem a diferença, muito vezes me perguntam sobre a qualidade do som do meu instrumento. Excelente!
Eu peguei umas cordas bem leves, as que eu tinha eram mais pesadas, doía meu dedo, e essas leves agora não doem e são bem macias de tocar consigo sentir mais. Porém curto o som das antigas, mas meu pensamento é que, como eu estou começando essas cordas mais leves é uma boa opção para não doer tanto o dedo e ganhar mais prática, aí mais pra frente eu compro uma média.
Ulisses, muito obrigado pelos seus vídeos, são todos muito pontuais e a respeito do que ninguem fala sobre o mundo violonistico. Vc poderia falar tbm sobre a postura ideal do ombro? as vezes estou estudando ou tocando e sinto que tensiono demais o meu ombro direito e as vezes percebo que tbm levo ele mais perto do violão. obrigado
Oi amigo, eu vou comprar meu primeiro violão, ele é um Striberg FS4D modelo Folk, ele vêm de fábrica com cordas 0.11, quase pensei em mudar para 0.10 para mim não machucar a mão durante o aprendizado, pois dizem que fica mais fácil aprender nas 0.10, mais achei que iria ficar muito leve pra mim tocar e pouco volume de som também com essas cordas. Gostaria de fazer duas perguntas ao senhor se puder me ajudar a responder: 1- É verdade que é mais fácil aprender na corda 0.10, do que começar com 0.11 ou 0.12, elas machuca a mão mesmo? 2- E a segunda pergunta pergunta é sobre o calibre médio de cordas que o senhor recomenda, as cordas médias que voce fala de peso médio que voce usa hoje em dia é de quais calibres, são as 0.11 mesmo, ou quais calibres são as médias que voce usa? Obrigado por responder se puder.
Obrigado Ulisses. Muito instrutivo sobre um assunto pouco discutido. Percebo também que cordas muito pesadas estrangulam o som nas regiões agudas, a partir da nona casa. Seu vídeo me orientou bastante. Abraço
Utilizo sempre plugado e, em ambientes em que requer uma pressão sonora maior. Levando em consideração este fator, como consigo um maior GBF (ganho antes da microfonia) maior, principalmente nas cordas graves. Utilizando cordas de tensão maior ou menor?
Obrigado palas informações, eu quero afinar meu violão um tom abaixo da afinação padrão, por conta disso terei que mudar a calibração do braço e estou em dúvida se também era bom trocar as cordas por umas de tensão mais pesada para ter uma compensação nesse sentido.
Fala professor! Muito legal o papo! Eu uso cordas extremamente pesadas (savarez 520J), mas minha regulagem é quase que 'digital', rs... as cordas são coladinhas no braço... eu toco MUITO leve e completamente sem esforço... penso que a tensão das cordas ta ligado diretamente a REGULAGEM da AÇÃO DAS CORDAS, certo? Se boto cordas de tensão média fica muito molenga e trasteja... queria muito que você falasse mais a fundo da sua regulagem! Forte abraço!
@@aleffscharl Oi Aleff, vc entrando em meu canal poderá conferir! Uso dois modelos do luthier SAMUEL CARVALHO, porém troquei os trastes, coloquei trastes de aço inox e mexi no cavalete e tbm na pestana (na verdade vivo mexendo, regulagem assim milimétrica requer cuidados contínuos... por conta de temperatura e tudo mais) O luthier que fez essas alterações pra mim é o Renato Duarte (RD Custom), vc tbm acha conteúdo dele aqui no RUclips! Forte abraço!
Conheci seu canal agora e adorei a qualidade dos conteúdos. Sempre foi apaixonado por violão, mas tive um problema de tendinite no dedo anelar esq que me desanimou muito e me fez abandonar os instrumentos por muitos anos. No cavaquinho, pela formação dos acordes serem mais fechadas, consegui superar um pouco esse problema, mas é só eu fazer acordes mais abertos ou solos usando o referido dedo que o fantasma volta. Por favor, poderia falar sobre esses problemas de tendinite e como fazer para aliviá-los, exercícios de fortalecimento da mão esquerda. Sucesso
Oi Paulo. Eu tenho muito desconforto em abortar questões relacionadas à saúde porque não sou médio. É uma questão de responsabilidade. Acho que vc poderia procurar um fisioterapeuta. Tenho certeza que ele vai ajudar muito.
Professor Ulisses, no meu caso tenho um violão flat vazado de nylon e uso ele pra cantar na igreja em convites. Geralmente canto sozinho. Sempre uso tensão média mas penso em mudar pra tensão pesada. O senhor poderia me dar informação a respeito?
Caraca, ta ai anos de experiencia em minutos, passaria uma vida pra aprender isso, errando.... Obrigado de verdade !
Tava com as cordas super extra pesadas no carrinho do ml aqui, por equivoco, ja passei isso na guitarra e hoje uso 0.9 e agora saquei no nylon tambem, totalmente real...
Sou Violonista e digo com toda certeza que é sempre maravilhoso ouvir quem é sábio. Obrigado por repassar essas experiências e palavras.
Estou aqui porquê não tem esse conteúdo a respeito do cavaco... Mas acredito que resume tudo esse vídeo
Hoje em dia uso cordas ultra Light, normalmente com a altura de corda não tão baixa, nem tão alta. Fui administrando a pegada e cheguei a esta regulagem. Já toquei com cordas super pesadas e mais baixas, nitidamente perdia o conforto da tocabilidade e perdia em qualidade sonora. Fora a dor muscular, podendo desenvolver tendinite ou qualquer coisa física. Parabéns pelo vídeo!
É isso. Cada um chega num resultado pessoal!
Que coisa...
Ontem tocando sozinho na igreja, percebi que estava sofrendo com tensão extra pesada, que uso nos meus violões. E fiz uma escolha de trocar hoje por pesada.
Coloquei pela manhã, e percebi que a execução ficou bem melhor.
Agora entro no RUclips e um vídeo do mestre confirmado a escolha.
Obrigado mestre pelos conselhos sábios de uma vida. 👏👏👏👏👏👏👏❤️
O violão em si é um instrumento para tocar somente ele é um instrumento solista.
Já dizia o mestre João Gilberto ele gostava de silêncio em seus shows para fazer soar seus acordes dissonantes perfeitos.
Muito, muito bom meu queri amigo, Deus te abençoe!
Muita humildade pra reconhecer, isso é o músico
Meu cordoamento é o tensão leve, tanto por questão de som quanto de conforto, eu sou facinado com o som das leves, com o som delas, experimentei todas as tensões mas casei com a leve kkkkkkk
Oi mestre gostei muito de sua explicação muscular, eu toco flamenco a 20 anos e pra esse tipo de música alta tensão é o necessário justamente pra a gente não ter q tocar com mais intensidade
Excelente aula. Meu Tranquillo Giannini 1956 agradece. Hehehe
Mestre, receba meu humilde "like", como forma de agradecimento !
Conteúdo profissional de quem entende do assunto
Ou na moral Ulisses é um gênio, mano, composições incrível, aff, top.
Excelente Cconteúdo mestre: Apenas Acrescentando o assunto, principalmente aos iniciantes, tem 3 tipos de encordoamentos Para o Violão Nylon....Tensão Leve, Tensão Média e Tensão alta, e como o Dr. falou, use aquela tensão conforme a sua adequação....mas dou uma dica aos iniciantes, usem as tensões média o leve, a tensão alta fica para os mais experientes...Paz a todos...
já estou com quase sessenta anos Ulisse, assisti suas apresentações com o grupo D´alma Ulisses! Esempre gostei muito do violão, será que consigo aprender nessa altura da vida Ulisses! Parabéns pelos videos e por socializá-los! Forte abraço professor, mestre e mais que doutor do vilão!
Claro que pode. Agora é a hora boa!
Eu já gosto de usar extra pesada, mas não pra ficar tocando forte, é que eu toco mais no corda de aço e mesmo usando 0.11 ainda assim a tensão é bem maior e quando eu pulo de um violão pro outro a diferença do volume é considerável. Uma das razões de descer pra 0.11 quando todo mundo falava pra usar 0.12 foi exatamente essa do video, além que eu considero que tem fazer uma força desnecessária pra tirar som do violão ainda mais se o tampo for tamanho medio. Na guitarra eu uso 0.09 só no violão classico mesmo que eu gosto de sair do padrão xD.
Excelentes explicações. Ulisses não só musical como articulado na fala.
Ulisses, tem um timbre lindo esse violão! Caiu como uma luva pro som que vc faz hoje. Uma sugestão de pauta: um vídeo com você comentando sobre alguns violões que já usou na sua carreira, com exemplos de música que foram gravadas e as principais qualidades e características de cada violão. Eu ia curtir mto! Abraço.
Mario Mele boa ideia, Marinho! Vou deixar na fila!
@@UlissesRochaGuitar meu amigo , eu comprei um violão Godin , não sei ao certo de qual tensão de encordoamento que tenho que estar comprando ..? Por acaso o senhor poderia estar me informando , qual usar por favor ! Toco pagode . Desde já agradeço e um forte abraço .
Olha, já testei Hannaback, Savarez e Augustine. Cheguei a mesma conclusão que muita gente: as mais equilibradas são a Augustine Regals Blue
Experimente as D’addario composites. São excelentes e duram pelo menos 3x mais. Aliás, todas as cordas de primeira linha da D’’Addario são assim.
Eu tb testei várias , a Augustine é legal mais a corda 4D quebra sozinha , D Addario tem graves lindos mais as agudas não tem brilho . A Savarez é a melhor para mim
Eu me adaptei com cordas leves, inclusive já ouvi comentários que nem estava tocando por mal mexer a mão direita
Nunca gostei de cordas pesadas, nem uso unhas muito compridas, para o som ficar bem suave, como eu gosto, ele deve ter, ao mesmo tempo, um pequeno estalo da unha com a maciez do dedo, mas eu não sou violonista clássico ou flemenco, toco vários estilos, sempre com suavidade, por todos esses motivos a corda leve é a ideal para mim.
tocar raspando a unha nas cordas, ao invez de somente puxar, ajuda a nao ficar muito estralado o som. da uma maciêz com brilho
nossa essa foi a melhor explicaçao que ja ouvi , parabens . realmente preciso mais qualidade do que volume e desgaste
Ulisses, no meu caso eu busquei usar as cordas de tensão mais alta (mas não extra pesada), para tentar obter mais volume do meu violão. Eu tenho um toque leve e toco Choro e peças clássicas. Não toco com agressividade geralmente. Eu também uso as cordas de tensão mais alta para poder usar uma altura de cordas mais baixa. Já consegui baixar a altura para valores abaixo dos usuais. Mas também não sou adepto da ação baixíssima. Busco um equilíbrio entre tocabilidade e projeção/sustentação de som.
Muito boas estas séries que você apresenta. Obrigado.
Muitas coisas eu não tinha conhecimento muito obrigado por estas dicas referente as cordas mestre
Obrigado pelas dicas.
Muito obrigada pela ajuda! Estou com meu novo violão e sou total iniciante. Começar ja sabendo coisas importantes como o tipo de corda será util.
Ótimas explicações. Tive vários problemas de tendinite com cordas pesadas na guitarra e o fator principal que me ajudou a resolver foi usar cordas leves. Obrigado pelo vídeo.
Bom saber que você resolveu, porque eu estou nesta busca. Tentando acostumar dia a dia meus dedos ao uso do violão. Pois, quando eu toco violão, sinto dores intensas nos dedos, num espaço de três músicas.
No meu caso, usando 011, por exemplo. Então, vou já, já correndo comprar uma 010, pelo menos, e continuar acostumando dia a dia minha tocabilidade, pra ver se minha mão fica firme e eu paro de sentir essas dores que sinto nas juntas.
@@Rafafranka Já usei 09 em violão aço!
Excelente explicação!!! Conseguiu racionalizar a explicação e passa-la de maneira adequada! Meus Parabéns
Ótimo! Me ajudou muito. Lembrei aqui quando eu era adolescente, já ouvia seus álbuns. E hoje to aqui assistindo sua dica de ouro. Obrigado !
Parabéns amigo explicação simples porém eficaz
Assim ensina um bom professor.
Muito bom Ulisses, abandonei as cordas extra pesadas também e não me arrependo! Abração!
Muito importante você falar isso Ulisses, mas já vi colegas colocando encordoamento pesados para suprir a qualidade do violão, ou seja, vezes o violão é Luthier com boa construção, porém, não tem "aquela" projeção. Seria muito legal falar sobre esse assunto, instrumento vs encordoamento. Abraços e muito obrigado pela sua contribuição.
Fellipe Nosor abordarei essa questão no terceiro video da série.
Muito bem explicado. Gostaria apenas de acrescentar que encordoamento mais pesado pode ter seu espaço quando utilizado em afinações alternativas. A propósito, eu notei com o passar dos anos que um instrumento mantido em uma afinação alternativa por anos a fio responde melhor do que um violão no qual se muda a afinação o tempo todo. Por isso eu tenho violões “reservados” para afinações específicas, e nestes casos, faço uso de encordoamento pesado para obter o balanço adequado de tensão e conforto.
Ricardo Fonseca como mencionei no video, cordas são como roupa. Use as que se adequam melhor aos seus objetivos.!
Em alguns casos tem a ver com a construção. Um Hauser danigicaria com tensão pesada, pois foi criado para usar tripa cuja tensão é MT mais baixa q o nylon q até então não existia
Cara conheci vc no podcast do Kaiser. Que conteúdo bacana e de qualidade. Parabéns pela didática e por passar isso para quem aprecia o instrumento e tem desejo de evoluir. Valeu
Cara, bacana o vídeo. Eu colocava toda a visão das cordas mais pesadas ou mais leves no braço do violão. Tinha certo medo de utilizar até cordas 010 por não querer afetas o braço do meu violão. Mas me esclareceu muitas coisas aqui no vídeo.
Obrigado, Mestre! Foi realmente uma aula esclarecedora! Grato!!!
Esse sua explicação serve para cavaco
Sempre quis saber sobre isso
Excelente vídeo, muito esclarecedor, pois a tensão das cordas é uma grande dúvida para quem toca violão
ACREDITEM ESTOU INDO PRO CENTRO DE MACEIÓ AGORA COMPRAR CORDAS TENSÃO ALTA... O VÍDEO TIROU MINHAS DÚVIDAS
Bom demais seu video
Eu me sinto perdido na corda de tensão normal acho que tá desafinado mesmo afinando tipo quando toco me sinto perdido mas quando toco na media ou Pesada me sinto melhor tocando nesse tipo de tensão de corda e melhor para mim
Muito obrigado Ulisses. Foi de grande ajuda seu video.
Ulisses, fale por favor sobre as unhas: naturais, postiças, de gel, etc. Um abraço!
Iria pedir isso agr rsrs...tamanhos e tal
Excelente Guerreiro !!! Parabéns e muito obrigado.
obrigado pelo video, Ulisses.
Ganhou meu like, sempre usei pesada vou testar hj uma média, pois minha tocada com os estudos ficou bem mais leves !
Em menos de um ano aprendendo a tocar usando cordas erradas adquiri um cisto sinovial,comecei cm violão cm cordas de aço, não sabia de nada sobre violão e meu prof que me indicou, então depois comecei a pesquisar, vendi meu violão comprei um com cordas de nylon e está indo tudo bem.
Muito bom mestre, aprendi muito, muito boa explicação, eu estava curioso, para experimentar cordas pesadas, o Sr me convenceu, desisti, parabéns pela aula.
Tenho um violão flat, oco, mas somente afinava com cordas de alta tensão.
Bom toco Violão de aço uso cordas 0.11
Muito obrigado por esse vídeo, foi tudo que eu precisava ouvir!
Obrigado por transmitir seu conhecimento.
Excelente, Ulisses!
Legal Ulisses...eu tenho um violão Ulisses Rocha...A corda parecer que vai estourar.Vou trocar o encordoamento...Admiro seu maravilhoso trabalho desde a época do Alma. Parabéns.
Mais um inscrito👏👏👏👏
Excelente explicaçâo👏
Bravíssimo
Tenho que deixar minha experiência com este vídeo: toco na igreja acompanhando a liturgia da missa e minha relação com o violão melhorou sensivelmente quando troquei o encordoamento para médio, seguindo o conhecimento do vídeo. Sinto que estou tocando com mais segurança e estou explorando com mais qualidade e inteligência os recursos da capitação do violão. Parabéns por esse conteúdo e pela didática utilizada.
Parabens! Estava precisando de essa dics pq toco leve
Muito esclarecedor e honesto o seu vídeo, Ulisses! Parabéns!! Penso da mesma forma! Muito bom!👏👏👏💚❤️
Eu gosto de corda tensão pesada com uma ação de cordas super baixas. Pra mim funciona.
Osmar Takashi é isso, se funciona pra vc é o que importa.
Cara, que aula!
Excelente
Violao de aço, passei do 0.10 de guitarra (mais molinha), pra cordas de violao 0.10, agora foi pra 0.12. obviamente se faz mais força... E to sofrendo um pouco 😂... a ideia era justamemte experimentar a 0,13, mas n achei facil por aqui onde moro.
No de nylon nunca passei da tensao media... Ja toquei com a leve e adorava, mas n sao muito faceis de achar.
Acho que vale a pena experimentar. Pra violao de aço gostei do som das 0.12, mas a força que faz n sei se compensa... Ainda mais que os trastes que uso no momento sao mais finos.
Obg mestre pelo conhecimento!
Bom, eu sempre usei tensão pesada no violão e guitarra (011 ou 012) e bom, nunca tive problema de tocar "forte" ou forçar a musculatura, sempre toquei leve, tanto pra fazer solos na guitarra e outras coisas. eu gosto da tensão pesada por conta dos graves, o grave do violão principalmente eu acho lindo quando coloco 012. mas entendi seu ponto de vista, acho que é algo particular ! mas como você disse, se força a musculatura a ponto de prejudicar, ai a pessoa deveria trocar de tensão com certeza !
Exato!!
Mestre, faz um vídeo sobre o seu sistema de captação de violão :)
Boa ideia!
Mestre acompanhando seu trabalho de muita importancia poderia me ajudar comprei um violão novo vou pedir para fazer uma regulagem porem veio com cordas tesao pesada, mas no futuro vou usar cordas com tensão media vou precisar regular o violão novamente por essa troca de cordas de tensao pesada para tensao media? se preciso fazer uma nova regulagem no violão?
Qual é o enquadramento indicado para um violão clássico
muito bom a explicação.. gostei
Gostei do video , estou aprendendo a tocor isso muito bom
muito bom suas ideias... parabéns pela publicação desse conteúdo
Grato!
Show 👏🔥
Perfeitas Dicas! Parabens e obrigado pelos Videos! Ajuda demais
Muito bom!!!! Grande conhecimento desde os pequenos detalhes. 🙏🏽🙌🏽
Sempre usei encordoamento médio, e sempre gostei muito, menos tensão é tudo, e tirava um som com volume bem satisfatório pra minha realidade. Mas recentemente comprei um violão de Luthier que veio com encordoamento com tensão extra pesada, e ao tocar músicas com boas quantidades de pestana foi sofrível pros meus músculos, mas me serviu de experiência pra matar a minha curiosidade sobre tensões elevadas nas cordas, e me ajudou na tomada de decisão de que tensão média é a minha onda, e minha saúde agradece.
Ótimo Ulisses!
Um problema que eu sinto hoje em dia é que a maioria das cordas de Média Tensão é um pouco ruim para se ter um som firme.
Este vídeo é maravilhoso, gostei muito da sua explicação! Eu já usei muito as cordas pesadas, hoje faço uso das cordas leves ou médias também, mas consegui mudar através de pesquisas como esta. Percebo uma grande diferença e como o timbre é límpido. Toco violão clássico mas não profissionalmente, sou músico em minha igreja e acompanho nas celebrações litúrgicas. Até aqueles com menos percepção musical percebem a diferença, muito vezes me perguntam sobre a qualidade do som do meu instrumento. Excelente!
Obrigado pelas dicas!!
Feliz apenas de ouvir o mestre Ulisses!
Eu peguei umas cordas bem leves, as que eu tinha eram mais pesadas, doía meu dedo, e essas leves agora não doem e são bem macias de tocar consigo sentir mais. Porém curto o som das antigas, mas meu pensamento é que, como eu estou começando essas cordas mais leves é uma boa opção para não doer tanto o dedo e ganhar mais prática, aí mais pra frente eu compro uma média.
Isso mesmo Letícia. O certo é ir adequando.
Ulisses, muito obrigado pelos seus vídeos, são todos muito pontuais e a respeito do que ninguem fala sobre o mundo violonistico. Vc poderia falar tbm sobre a postura ideal do ombro? as vezes estou estudando ou tocando e sinto que tensiono demais o meu ombro direito e as vezes percebo que tbm levo ele mais perto do violão. obrigado
Bruno H. Olá Bruno. Vou terminar essa série sobre as cordas e depois vou tentar abordar esse tópico.
Oi amigo, eu vou comprar meu primeiro violão, ele é um Striberg FS4D modelo Folk, ele vêm de fábrica com cordas 0.11, quase pensei em mudar para 0.10 para mim não machucar a mão durante o aprendizado, pois dizem que fica mais fácil aprender nas 0.10, mais achei que iria ficar muito leve pra mim tocar e pouco volume de som também com essas cordas.
Gostaria de fazer duas perguntas ao senhor se puder me ajudar a responder:
1- É verdade que é mais fácil aprender na corda 0.10, do que começar com 0.11 ou 0.12, elas machuca a mão mesmo?
2- E a segunda pergunta pergunta é sobre o calibre médio de cordas que o senhor recomenda, as cordas médias que voce fala de peso médio que voce usa hoje em dia é de quais calibres, são as 0.11 mesmo, ou quais calibres são as médias que voce usa?
Obrigado por responder se puder.
Muito bacana o vídeo 😊😊
Obrigado Ulisses. Muito instrutivo sobre um assunto pouco discutido. Percebo também que cordas muito pesadas estrangulam o som nas regiões agudas, a partir da nona casa. Seu vídeo me orientou bastante. Abraço
Utilizo sempre plugado e, em ambientes em que requer uma pressão sonora maior. Levando em consideração este fator, como consigo um maior GBF (ganho antes da microfonia) maior, principalmente nas cordas graves. Utilizando cordas de tensão maior ou menor?
Valeu professor, muito boa esplicacao.
Obrigado palas informações, eu quero afinar meu violão um tom abaixo da afinação padrão, por conta disso terei que mudar a calibração do braço e estou em dúvida se também era bom trocar as cordas por umas de tensão mais pesada para ter uma compensação nesse sentido.
Obrigado mestre!
Obrigado pela informação! 👏
Fala professor! Muito legal o papo! Eu uso cordas extremamente pesadas (savarez 520J), mas minha regulagem é quase que 'digital', rs... as cordas são coladinhas no braço... eu toco MUITO leve e completamente sem esforço... penso que a tensão das cordas ta ligado diretamente a REGULAGEM da AÇÃO DAS CORDAS, certo? Se boto cordas de tensão média fica muito molenga e trasteja... queria muito que você falasse mais a fundo da sua regulagem! Forte abraço!
Qual o seu violão? Luthier? Essa sua regulagem é inerente a fabricacao do seu violão ou a uma intervenção sua no cavalete?
@@aleffscharl Oi Aleff, vc entrando em meu canal poderá conferir! Uso dois modelos do luthier SAMUEL CARVALHO, porém troquei os trastes, coloquei trastes de aço inox e mexi no cavalete e tbm na pestana (na verdade vivo mexendo, regulagem assim milimétrica requer cuidados contínuos... por conta de temperatura e tudo mais)
O luthier que fez essas alterações pra mim é o Renato Duarte (RD Custom), vc tbm acha conteúdo dele aqui no RUclips!
Forte abraço!
@@bconde85 Obrigado pela resposta Bruno! MT interessante essas modificações mesmo em um violão de alta qualidade como os do SC.
@@bconde85 será que posso usar cordas nylon alta tensão no memphis nylon ?
@@morenaflor4130 sempre dependerá da regulagem.
Muito massa!! Sou sua fã!!!
Conheci seu canal agora e adorei a qualidade dos conteúdos. Sempre foi apaixonado por violão, mas tive um problema de tendinite no dedo anelar esq que me desanimou muito e me fez abandonar os instrumentos por muitos anos. No cavaquinho, pela formação dos acordes serem mais fechadas, consegui superar um pouco esse problema, mas é só eu fazer acordes mais abertos ou solos usando o referido dedo que o fantasma volta. Por favor, poderia falar sobre esses problemas de tendinite e como fazer para aliviá-los, exercícios de fortalecimento da mão esquerda. Sucesso
Oi Paulo. Eu tenho muito desconforto em abortar questões relacionadas à saúde porque não sou médio. É uma questão de responsabilidade. Acho que vc poderia procurar um fisioterapeuta. Tenho certeza que ele vai ajudar muito.
BOA NOITE ULISSES...BELAS EXPLICAÇÕES...FICA NA PAZ DO SENHOR DEUS...🙏🙌👍💃
Professor Ulisses, no meu caso tenho um violão flat vazado de nylon e uso ele pra cantar na igreja em convites. Geralmente canto sozinho. Sempre uso tensão média mas penso em mudar pra tensão pesada. O senhor poderia me dar informação a respeito?
O ideal é experimentar e ver como se sente melhor. Não há uma regra. É um processo de adequação entre vc e o instrumento.
@@UlissesRochaGuitar ok professor! Muito obrigado!👏🏻👏🏻👏🏻