Um bom professor é aquele que nunca esquece que um dia também foi aluno. Que sabe e entende as dificuldades que o estudante tem para aprender a tocar e se aprimorar no instrumento. Adquirir uma memória muscular precisa não é da noite para o dia, e soma-se a isso as dificuldades pessoais de cada aluno (ansiedade, estresse, etc.). Parabéns! Seus alunos têm ótimo professor.
Parabéns. Que didática. Me esclareceu tudo. Usei durante MUITO tempo, cordas de alta tensão. Já estou sentindo dores no tendão. Hj fui comprar novas cordas, e a vendedora me explicou que cordas deste tipo, se faz mais força. Vou mudar pra média. Valeu pela explicação. Ótimo vídeo
Show , depois de muito tempo só através deste vídeo que tinha algo errado com meu violão . As cordas estão pesadas de mais . Sou iniciante, vou trocar para uma média e volto aqui para comentar.
Ulisses Rocha, te conheci pessoalmente na Unicamp, onde fui aluno no curso de música popular entre 1997 e 1999. Mas muito antes já te admirava pela sua sua versatilidade, musicalidade, bom gosto e sensibilidade, tanto em trabalhos solo como acompanhando outros grandes artistas em shows e gravações. Infelizmente, a quantidade de alunos que vc tinha na época não possibilitou que tomasse aulas contigo na Unicamp, apesar da minha insistência. Mas, agora, estou cobrindo essa lacuna na minha formação. Embora, hoje, minha profissão seja a advocacia, sigo vivendo e respirando música, sempre com sede de aprender essa "magia sem truques" (definição que o Hermeto Pascoal deu para a música no nosso primeiro dia na Unicamp, numa aula inaugural fabulosa, viabilizada pelo saudoso e queridíssimo Fernando Faro). Gratidão pela sua generosidade em compartilhar tanto conteúdo de qualidade. Assistirei a todos os vídeos com muito carinho e atenção. Forte abraço e fique com Deus
Muito legal. Só o fato de se disponibilizar a ajudar outros vale este ensino. Contudo, a riqueza de elementos torna este ato dativo excelente. Muito grato.
Oi Dr. Ulisses, eu só compro mais a tensão alta pq gosto de tocar mais batidão sertanejo ou ao ar livre e o de nylon eu penso que a tensão alta da mais som em volume, mas vendo seu vídeo nas próximas vou comprar media por questão de ser mais macia doer menos a mão.
Parece um princípio de qualquer tipo de arte: começar sempre com leveza, sem dureza, relaxado, sem impor força demasiada; só assim, com o tempo, quando o corpo já está preparado para avançar, aí sim, você perpassa um degrau e vai além.
Pois é. Levei meu violão ao Luthier por estar trastejando muito. Ele, além da manutenção, me aconselhou colocar cordas pesadas. Este vídeo veio em bom momento para que eu continue apostando nas cordas médias. Apesar que existem cordas xinguilings. Parabéns pelo vídeo!
Oi amigo, eu vou comprar meu primeiro violão, ele é um Striberg FS4D modelo Folk, ele vêm de fábrica com cordas 0.11, quase pensei em mudar para 0.10 para mim não machucar a mão durante o aprendizado, pois dizem que fica mais fácil aprender nas 0.10, mais achei que iria ficar muito leve pra mim tocar e pouco volume de som também com essas cordas. Gostaria de fazer duas perguntas ao senhor se puder me ajudar a responder: 1- É verdade que é mais fácil aprender na corda 0.10, do que começar com 0.11 ou 0.12, elas machuca a mão mesmo? 2- E a segunda pergunta pergunta é sobre o calibre médio de cordas que o senhor recomenda, as cordas médias que voce fala de peso médio que voce usa hoje em dia é de quais calibres, são as 0.11 mesmo, ou quais calibres são as médias que voce usa? Obrigado por responder se puder. Perguntei de novo nesse segundo vídeo caso o senhor não visse o comentário no primeiro vídeo :)
Caro Ulisses, estou começando agora nesse ramo do Clássico, muito obrigado pelo vídeo foi de grande ajuda, abraços e parabens pelo seu trabalho, concerteza uma grande inspiração para seguir!
Já assisti a essa série de videos sobre cordas leves ou pesadas muitas vezes e sempre aprendo mais e mais a cada novo ‘replay '. Parabéns e muito obrigado.
Ótimo vídeo. Por experiência própria, fiz a opção pelas cordas nylon de tensão média, confirmando tudo que você disse. Obrigado por compartilhar. Parabéns.
Professor, poderia dizer qual a altura das cordas do seu violão na 12 casa com tensao média? O luthier abaixou as cordas de tensão média do meu, regulou o tensor. Mesmo assim ainda há um pouco de trastejamento. As soluções que ele me deu foram: trocar as cordas por uma tensão pesada ou subi-las novamente.
excelente aula. toquei muito tempo ,com cordas tensão média,mas colocava muita força o que é errado.mas ao trocar para cordas leves senti que o meu desempenho melhorou muito .valeu professor!
Conteúdo muito bom. Muito mesmo!!! A saude das mãos agradecem demais! Só não sabe disto, quem ainda está livre das tendinites, das dores de juntas dos dedos.
Me adequei muito bem à tensão pesada, tanto pra nylon quanto pro aço. Acredito que o teste seja o melhor caminho, tanto de marca quanto de tensão. Um outro ponto que considero importante é a ação das cordas. Mais que conforto é uma questão de saúde das mãos e nervos. No mais, continue postando essas valiosas dicas!
Caro Ulisses, boa noite! Essa sequência de videos falando da tensão das cordas está fantástica. Eu toquei guitarra dos 17 aos 23 anos, era a minha grande paixão, mas desde então eu tive que parar pois ui acometido por uma lesão no ombro causada por esforço repetitivo e por exercicios feitos de forma errada na academia. Hoje, aos 34 anos eu votei a pegar na guitarra e no violão, mesmo com limitações, já que não tenho força no braço esquerdo, somente tenho firmeza nos dedos 1 e 2, então mesmo pra fazer um simples acorde no violão eu tenho alguma dificuldade, mas decidi continuar mesmo assim, pois tocar violão e guitarra faz de mim uma pessoa mais feliz. Mestre Ulisses, o meu violão (nylon) é padrão, não é um instrumento de qualidade acima da média, eu gostaria de te pedir uma ajuda, é uma dúvida q talvez me ajude: existem violoes em que a necessidade de fazer força para que as notas saiam seja muito baixa? Será que existe esse violão tão macio em que eu farei uma pressão mais leve sobre as cordas e conseguirei fazer as notas saírem? Aqui na minha cidade mal tem loja de instrumentos pra q eu possa testar, e os violoes são mais simples. Eu li algo que diz que trastes altos facilitam muito. Quem sabe eu consiga um violão que facilite a minha vida tendo em vista a limitação física que a lesão que tenho me causa. Ficarei muito feliz se você puder me ajudar nesse sentido. Um grande abraço e obrigado pela contribuição. Saúde é o nosso bem mais precioso.
Olá,tem cordas, dependendo da marca que as pesadas simplesmente o som não sai de tão duras.. Eu consegui regular o meu violão com ação bem baixa, aí funciona muito bem com tensão alta.. 3,7mm na 6ª corda,12ª casa e 2,7mm na 1ª corda, 12ª casa.
Mestre, comprei um Cort Cec3, que vem com Savarez Cristal Corum High Tension mas está muito difícil de tocar, fico com dor na mão. Estou querendo pegar uma normal ou leve. Procurei os D´Addario Pro-arté mas são muitas opções. Qual você recomenda?
Boa noite Prof. gostei da sua orientação sobre cordas sou iniciante e meus dedo ficam machucado eu acho que é as cordas eu compro qual quer uma marca. mais agora com a sua boa orientação ja sei vou comprar as leves. Aliá foi uma Aula que você deu.
Muito obrigado por compartilhar sua experiência Ulisses, tenho certeza que assim como eu há vários violeiros que se sentem inspirados pelo seu trabalho.
Ulisses muito boa as dicas, realmente as cordas média tensão são convidativas, eu estava usando a Savarez HT, e testei a Hannabach Média Tensão e gostei inclusive da durabilidade delas. Assim que as lojas de música abrirem quero testar a Dynacore. Outro ponto do vídeo muito lírico foi o pequeno trecho que vc tocou da Se ela perguntar do Dilermando muito lindo a sua interpretação. Aliás se fosse possível Ulisses você gravar assim arranjos para o violão de músicas como Insensatez, Samba do avião e outras que você tocava nas aulas seria muito bom esse registro pois é tão difícil encontrar arranjos solo assim tocados por grandes violinistas brasileiros. Você poderia fazer uma enquete no canal, que tal? abraços
Prezado Gustavo, é interessante notar, caso você não saiba, que os diferentes fabricantes de encordoamentos tem sistemas diferentes de classificação de tensão leve, média, alta, extra alta etals. A Hannabach é o caso típico. A tensão média ou média alta dela é equivalente à tensão pesada da D'Addario, Savarez, La Bella e outras. A tensão alta dela é bem maior do que os outros fabricantes. Então, a gente tem que olhar para os valores de tensão em libras ou quilos e não apenas se é média ou alta. Ou seja, colocá-las na mesma "escala" ou ordem de grandeza. Eu tenho testado várias marcas e tipos de cordas (nylon, titânio, carbono) e fiz um levantamento dos valores de tensão de várias marcas. Sds.
Eu usava cordas D’addario extra pesadas e decidi passar para tensão média depois que tive tendinite no polegar da mão direita. Logo no início eu percebi que ficava menos cansado e que conseguia executar técnicas que tinha muito mais dificuldade quando usava cordas extra pesadas.
Amigos, tenho um violão da carvalho lutheria com tampo de cedro e uso encordoamento dadario tensão extra alta, porém fico horas gravando em meu home Studio e realmente cansa ! Por quais deveria substituir sem perder muita qualidade, uma média ou apenas alta ?
Conheço gente que tira um som maravilhoso com violão velho e cordas simples, eu acho que o OUVIDO bom define o melhor som. Esse som que voce tirou do seu Violão foi muito bom 👏👏👏👏
Muito importante a vossa colaboração.....em que as vezes o músico pensa que está atendendo a necessidade com uma corda tensão x( por exemplo) e não tem a experiência de que no futuro essa tensão poderá lhe proporcionar algum dano na coordenação devido ao uso inadequado dessa tensão ...
Uma dúvida, faz mais de uma década que não toco mais, comprei um sd 200c tos da strinberg e um acordoamento 0.12 da mesma marca por ter achado que seria o melhor e por que nunca tive problemas antes com calos nos dedos, pelo jeito a melhor pra mim seria 0.11, um mortal como eu poderia ter problemas de tendinite treinando até 1h por dia também ou é só pra quem passa horas trancado treinando?
Comecei a usar tensão leve depois de corrigir um empenamento (embarrigada) na região do cavalete... Consigo estudar por mais tempo sem fadiga e percebo um controle melhor de dinâmica.
Ulisses tenho um Strindberg folk SD 20 e maltrato muito as pontas dos dedos ,o problema é cordas ou cavalete alto? AA ,,, cordas de aço OK.Mim indique número correto e suave por fvr!!!
Gostaria de saber, se muda a afinação com cordas de nylon média tensão, porque, quando afino usando diapasão de Lá, a corda mizinha parece que vai arrebentar, tenho medo de apertar mais e volto um Ton na afinação e o son fica feio, estou querendo aprender, a afinar e tocar, faço algumas posições decoradas, obrigado mestre
As cordas foram feitas para suportar a afinação em Lá normalmente. Talvez vc esteja afinando muito acima. Já experimentou afinador eletrônico? É mais preciso e seguro. Vc pode baixar gratuitamente alguns apps muito bons para celular. .
Eu uso tensão pesada, me dói muito os tendões das duas mãos. Vou usar um encordoamento leve , pra testar. É como disse, a gente fica meio travado, não fica uma coisa natural.
Aprendi demais Ulisses, tenho as mãos pequenas e uso cordas 0.12 mesmo pra tocar em afinações abertas pra fingerstyle eu sinto que faço muito esforço pra tocar
Olá Professor Ulisses. Adorei seus vídeos sobre a escolha das cordas. Talvez você note pela foto que passei um pouco dos 25 anos. Tenho problemas com a articulação do dedo polegar da mão esquerda por causa disso costumo usar cordas de tensão leve e altura baixa do cavalete. Dessa forma é bem difícil obter um som limpo. Como ainda sonho em ser um violonista, gostaria de saber se você recomenda algo mais para melhorar meu desempenho e tocabilidade. Quando eu crescer vou tocar bem, eu prometo. Por enquanto sou em ouvinte apaixonado dos bons violonistas. Obrigado.
Oi Anuar. Para tirar um som limpo no seu caso, seria bom dar uma retificada no braço do seu violão com um luthier “realmente bom” e tocar mais fraco, dentro dos limites que seu violão oferece. Volume não é o mais importante. Conheço vários violonistas brilhantes que tocam com violões bem macios com ação das cordas bem baixa e com um toque bem leve.
Uso corda levinha de guitarra nos meus violões, parece som de harpa, no começo foi ruim pois estava acostumado com as pesadas então dava muita porrada no violão agora é só o filé.
Professor o sr tem o dom didático, dom da música, e de lecionar o que sabe e aprendeu ao longo dos anos sendo acessível do nível iniciantes ao avançado! Professor moro no Paraná, onde fica sua escola? O sr da curso ou aulas on line? Qual essa peça que o sr tocou ai antes de falar do Vila Lobos! E excelente!
Eu não tenho escola. Sou professor da Unicamp. Ofereço no entanto um mentoria online. Se tiver interesse mande uma mensagem pelo meu site e conversamos sobre os detalhes. Aí então vc me diz em que video está a música que vc quer saber o nome.
Boa tarde Ulisses. Muito bom o conteúdo do seu vídeo para mim nesse momento. Eu já um mês mais ou menos levei meu violão que estava com o braço empenado e cordas altas para o Luthier fazer uma sangria,regular os trastes e fazer uns enchertos na madeira devido ao tempo, pois é um Di Giorgio clásico 28 de 1979. Ele voltou perfeito com as cordas bem baixas e confortáveis mas as cordas mi, lá e ré estão trastejando demais quando eu aperto junto aos trastes. Voltei ontem lá no Luthier que fez o serviço e um dos funcionários me mostrou que estava perfeito o serviço e que o problema era das cordas que coloquei que são de tensão média. Ele me recomendou para melhorar isso cordas Gianini Titanium tensão pesada para não acontecer mais isso. Mas eu receio de trocar e não me acostumar com essa tensão já que já estou acostumado a média. Gostaria muito da sua opinião e uma sugestão. Muito obrigado e fique com Deus!!
São muitas as variáveis a serem levadas em consideração para eu poder te sugerir uma solução. Pode ser que o trabalho não esteja tão bom assim, ou que vc esteja tocando forte demais para uma relação tensão média / ação baixa. Nesta situação te aconselho tocar mais leve ou levar seu violão em outro luthier ( bom e reconhecido) Não há milagre!
@@UlissesRochaGuitar Muito obrigado por me esclarecer essa questão. Eu antes de levar ao Luthier eu tocava com essa mesma corda que é a MPB, mas levando em conta que estava mais alta as cordas e com a vibração não tinha trastejamentos e hj para não haver maiores vibrações só tocando bem de leve essas cordas. Depois de ver o seu vídeo me surgiu uma dúvida e talvez uma possível solução: Será que se eu colocar as cordas de Titanium na tensão média ela sendo um material mais resistente esse trastejo venha a melhorar? Muito obrigado pela atenção Ulisses e uma boa noite!!
@@UlissesRochaGuitar eu vou sim experimentar alguns encordoamentos até chegar a um que me adaptar melhor ou então levar para regular. Muito obrigado pelas dicas e sua atenção!!
Ulisses, você havia comentado que atualmente usa a corda "Dynacore Pro-Arté", da D'addario. Quais aspectos te chamam a atenção nesse modelo de corda? Parabéns, mais um ótimo vídeo! Admiro muito seu trabalho!!
Guilherme Ortega , o violão que eu uso nesse video tem um som menos brilhante e casa bem com a Dynacore por conta das primas de titânio que são mais brilhantes. Já no meu Joacir que é um violão mais brilhante, prefiro as Composites, que as primas são em nylon normal, menos brilhantes. Ou seja, é uma adequação às características do violão.
Tenho há anos um violão Memphis pra iniciante. Sempre usei encordoamento clássico médio Giannini. Recentemente comprei um Rozini eletroacústico RX210, cordas mais pesadas da Daddario. Eu mesmo baixei as cordas, através do rastilho. O som do Rozini é mais aberto, é bonito. Curiosamente, acho o som do Memphis, nessa configuração, mais refinado, delicado e passei a gostar mais desse. No violão com encordoamento mais pesado, pra mim, a naturalidade fica a desejar e erro bastante, batendo com o que falas no início do vídeo, ataques precipitados ou atrasados. Um detalhe é que suas primas são mais grossas na tensão mais pesada. É sempre assim? Irei tentar uma tensão média no novo violão. Obrigado pelos ensinamentos, Mestre. p.s. O local escolhido para o vídeo é um show. Onde fica?
@@UlissesRochaGuitar sim Ulisses, se compararmos cordas do mesmo material. Mas por exemplo,as cordas Dynacore que você são mais finas do que as de nylon. E as cordas de (fluoro)carbono são mais finas ainda. Então o violonista pode decidir passar de uma tensão média de nylon para uma tensão mais alta de carbono e não vai ter esse "problema" das cordas mais grossas. Claro que aí muda um pouco o timbre que ele vai obter pela diferença de material.
se te incomoda, deve tentar baixar a ação (regulagem de rastilho) e/ou usar um encordoamento 011. Tensor vc só deve mexer se o braços estiver com alguma curva. Tensor não foi feito para regular altura de cordas.
George, se permite o conselho, leve a um luthier de sua cidade. Qualquer detalhe errado na mudança da ação das cordas pode gerar uma série de problemas: na afinação, trastejamento, etc. Com um profissional vc testa e vê qual altura mais lhe apetece pra tensão 012.
Em um bom violão feito por um bom luthier a tensão das cordas faz muita diferença em relação ao som. O violão com tensão alta é outro instrumento mas, como só estou tocando em casa voltei pra tensão média. Não gostei do som.
Muito bem ,obrigado,mais preciso de uma dica sua, comprei um violão uns tempos atrás, mas com o tempo fui achando o som meio magro ,aí resolvi comprar um outro violão com tampo maciço com cordas 012 ,tem um timbre bem superior muito diferente ,porém as vezes quando pego o outro violão com cordas 010 acho bem mais suave de tocar, se eu trocar as cordas 012por 010 vou ter um resultado pra melhor?
@@UlissesRochaGuitar verdade, este que tem cordas 012 já veio regulado pelo vendedor, mais acho que dá pra abaixar um pouca as cordas acho que ficará mais agradável de tocar,
Parabéns pelo vídeo, curti bastante! Ulisses, responda-me uma coisa por favor, se for possível... Tenho um violão de nylon giannini start n14 e gostaria de trocar as cordas dele por uma corda que tenha um som um pouco mais brilhante, qual corda vc me indicaria?
Muito bem explicado, agora entendi que as acordas são para o violonista e não para o violão. Show, obrigado amigo.
Um bom professor é aquele que nunca esquece que um dia também foi aluno. Que sabe e entende as dificuldades que o estudante tem para aprender a tocar e se aprimorar no instrumento. Adquirir uma memória muscular precisa não é da noite para o dia, e soma-se a isso as dificuldades pessoais de cada aluno (ansiedade, estresse, etc.). Parabéns! Seus alunos têm ótimo professor.
Parabéns. Que didática. Me esclareceu tudo. Usei durante MUITO tempo, cordas de alta tensão. Já estou sentindo dores no tendão. Hj fui comprar novas cordas, e a vendedora me explicou que cordas deste tipo, se faz mais força. Vou mudar pra média. Valeu pela explicação. Ótimo vídeo
Show , depois de muito tempo só através deste vídeo que tinha algo errado com meu violão . As cordas estão pesadas de mais . Sou iniciante, vou trocar para uma média e volto aqui para comentar.
Eu só uso cordas de nylon?
Teoria muito bem explicada. Acho que o ideial seria experimentar os diferentes tipos de tensão e ver qual a melhor.
Ulisses Rocha, te conheci pessoalmente na Unicamp, onde fui aluno no curso de música popular entre 1997 e 1999. Mas muito antes já te admirava pela sua sua versatilidade, musicalidade, bom gosto e sensibilidade, tanto em trabalhos solo como acompanhando outros grandes artistas em shows e gravações.
Infelizmente, a quantidade de alunos que vc tinha na época não possibilitou que tomasse aulas contigo na Unicamp, apesar da minha insistência.
Mas, agora, estou cobrindo essa lacuna na minha formação.
Embora, hoje, minha profissão seja a advocacia, sigo vivendo e respirando música, sempre com sede de aprender essa "magia sem truques" (definição que o Hermeto Pascoal deu para a música no nosso primeiro dia na Unicamp, numa aula inaugural fabulosa, viabilizada pelo saudoso e queridíssimo Fernando Faro).
Gratidão pela sua generosidade em compartilhar tanto conteúdo de qualidade. Assistirei a todos os vídeos com muito carinho e atenção.
Forte abraço e fique com Deus
Tudo de bom, Silas!
Muito legal. Só o fato de se disponibilizar a ajudar outros vale este ensino. Contudo, a riqueza de elementos torna este ato dativo excelente. Muito grato.
Oi Dr. Ulisses, eu só compro mais a tensão alta pq gosto de tocar mais batidão sertanejo ou ao ar livre e o de nylon eu penso que a tensão alta da mais som em volume, mas vendo seu vídeo nas próximas vou comprar media por questão de ser mais macia doer menos a mão.
Parece um princípio de qualquer tipo de arte: começar sempre com leveza, sem dureza, relaxado, sem impor força demasiada; só assim, com o tempo, quando o corpo já está preparado para avançar, aí sim, você perpassa um degrau e vai além.
Obrigado!
Pois é. Levei meu violão ao Luthier por estar trastejando muito. Ele, além da manutenção, me aconselhou colocar cordas pesadas. Este vídeo veio em bom momento para que eu continue apostando nas cordas médias. Apesar que existem cordas xinguilings. Parabéns pelo vídeo!
Oi amigo, eu vou comprar meu primeiro violão, ele é um Striberg FS4D modelo Folk, ele vêm de fábrica com cordas 0.11, quase pensei em mudar para 0.10 para mim não machucar a mão durante o aprendizado, pois dizem que fica mais fácil aprender nas 0.10, mais achei que iria ficar muito leve pra mim tocar e pouco volume de som também com essas cordas.
Gostaria de fazer duas perguntas ao senhor se puder me ajudar a responder:
1- É verdade que é mais fácil aprender na corda 0.10, do que começar com 0.11 ou 0.12, elas machuca a mão mesmo?
2- E a segunda pergunta pergunta é sobre o calibre médio de cordas que o senhor recomenda, as cordas médias que voce fala de peso médio que voce usa hoje em dia é de quais calibres, são as 0.11 mesmo, ou quais calibres são as médias que voce usa?
Obrigado por responder se puder.
Perguntei de novo nesse segundo vídeo caso o senhor não visse o comentário no primeiro vídeo :)
E que som lindo desse violão hein? somado à firmesa de quem executa que é seu caso, só uma frase me impressionou, abçs
Bom dia Ulisses você esta completamente certo, minha tendinite fala por mim e pela mão esquerda. Pra mim Valeu muito a dica.
Qual o nome da múseica dessa música? 7:43 - sempre vejo violonistas tocando, mas não sei o nome.
Caro Ulisses, estou começando agora nesse ramo do Clássico, muito obrigado pelo vídeo foi de grande ajuda, abraços e parabens pelo seu trabalho, concerteza uma grande inspiração para seguir!
Conteúdo rico, obrigada
Vamos de leve/média ❤
Olá Prof. Ulisses Rocha. Parabéns pelo vídeo. O que o senhor está fazendo é mais do que uma aula, é um serviço de utilidade pública. Bom trabalho!!!!
Já assisti a essa série de videos sobre cordas leves ou pesadas muitas vezes e sempre aprendo mais e mais a cada novo ‘replay '.
Parabéns e muito obrigado.
Ótimo vídeo. Por experiência própria, fiz a opção pelas cordas nylon de tensão média, confirmando tudo que você disse. Obrigado por compartilhar. Parabéns.
Professor, poderia dizer qual a altura das cordas do seu violão na 12 casa com tensao média? O luthier abaixou as cordas de tensão média do meu, regulou o tensor. Mesmo assim ainda há um pouco de trastejamento. As soluções que ele me deu foram: trocar as cordas por uma tensão pesada ou subi-las novamente.
excelente aula. toquei muito tempo ,com cordas tensão média,mas colocava muita força o que é errado.mas ao trocar para cordas leves senti que o meu desempenho melhorou muito .valeu professor!
Meu nobre ..qual encordoamento "marcas* devo usar no Strindberg 301galaxy
Conteúdo muito bom. Muito mesmo!!! A saude das mãos agradecem demais! Só não sabe disto, quem ainda está livre das tendinites, das dores de juntas dos dedos.
"Fazer café e comprar um pãozinho" foi a parte em que mais me identifiquei. kk
Talvez sua área de interesse seja padaria, não violão. Kkk
@@UlissesRochaGuitar lkkkk mas o violão pra mim é só hobby mesmo.
Me adequei muito bem à tensão pesada, tanto pra nylon quanto pro aço. Acredito que o teste seja o melhor caminho, tanto de marca quanto de tensão. Um outro ponto que considero importante é a ação das cordas. Mais que conforto é uma questão de saúde das mãos e nervos. No mais, continue postando essas valiosas dicas!
As de bronze, é seca mais dura qui as de cobre, banhadas a prata né? As de cobre banhadas a prata, é mais macias,né?
Caro Ulisses, boa noite! Essa sequência de videos falando da tensão das cordas está fantástica.
Eu toquei guitarra dos 17 aos 23 anos, era a minha grande paixão, mas desde então eu tive que parar pois ui acometido por uma lesão no ombro causada por esforço repetitivo e por exercicios feitos de forma errada na academia. Hoje, aos 34 anos eu votei a pegar na guitarra e no violão, mesmo com limitações, já que não tenho força no braço esquerdo, somente tenho firmeza nos dedos 1 e 2, então mesmo pra fazer um simples acorde no violão eu tenho alguma dificuldade, mas decidi continuar mesmo assim, pois tocar violão e guitarra faz de mim uma pessoa mais feliz. Mestre Ulisses, o meu violão (nylon) é padrão, não é um instrumento de qualidade acima da média, eu gostaria de te pedir uma ajuda, é uma dúvida q talvez me ajude: existem violoes em que a necessidade de fazer força para que as notas saiam seja muito baixa? Será que existe esse violão tão macio em que eu farei uma pressão mais leve sobre as cordas e conseguirei fazer as notas saírem? Aqui na minha cidade mal tem loja de instrumentos pra q eu possa testar, e os violoes são mais simples. Eu li algo que diz que trastes altos facilitam muito. Quem sabe eu consiga um violão que facilite a minha vida tendo em vista a limitação física que a lesão que tenho me causa. Ficarei muito feliz se você puder me ajudar nesse sentido. Um grande abraço e obrigado pela contribuição. Saúde é o nosso bem mais precioso.
Oi Caio. É só baixar a ação das cordas e usar cordas mais leves. Tenho certeza que vc poderá tocar com facilidade mesmo com essas limitações.
Parabéns pela série de aulas. Muito sucinto e claro. Obrigado.
Olá,tem cordas, dependendo da marca que as pesadas simplesmente o som não sai de tão duras..
Eu consegui regular o meu violão
com ação bem baixa, aí funciona
muito bem com tensão alta..
3,7mm na 6ª corda,12ª casa e 2,7mm na 1ª corda, 12ª casa.
eu tb só uso média tensão, muito mais confortável
Plvrs sucintas..de quem sb do q está falando muito bacana suas dicas.. Tipo de Encordoamento depende de uma série de fatores físicos e técnicos.
Mestre, comprei um Cort Cec3, que vem com Savarez Cristal Corum High Tension mas está muito difícil de tocar, fico com dor na mão. Estou querendo pegar uma normal ou leve. Procurei os D´Addario Pro-arté mas são muitas opções. Qual você recomenda?
Boa noite Prof. gostei da sua orientação sobre cordas sou iniciante e meus dedo ficam machucado eu acho que é as cordas eu compro qual quer uma marca. mais agora com a sua boa orientação ja sei vou comprar as leves. Aliá foi uma Aula que você deu.
Muito obrigado por compartilhar sua experiência Ulisses, tenho certeza que assim como eu há vários violeiros que se sentem inspirados pelo seu trabalho.
Ulisses muito boa as dicas, realmente as cordas média tensão são convidativas, eu estava usando a Savarez HT, e testei a Hannabach Média Tensão e gostei inclusive da durabilidade delas. Assim que as lojas de música abrirem quero testar a Dynacore. Outro ponto do vídeo muito lírico foi o pequeno trecho que vc tocou da Se ela perguntar do Dilermando muito lindo a sua interpretação. Aliás se fosse possível Ulisses você gravar assim arranjos para o violão de músicas como Insensatez, Samba do avião e outras que você tocava nas aulas seria muito bom esse registro pois é tão difícil encontrar arranjos solo assim tocados por grandes violinistas brasileiros. Você poderia fazer uma enquete no canal, que tal? abraços
Prezado Gustavo, é interessante notar, caso você não saiba, que os diferentes fabricantes de encordoamentos tem sistemas diferentes de classificação de tensão leve, média, alta, extra alta etals. A Hannabach é o caso típico. A tensão média ou média alta dela é equivalente à tensão pesada da D'Addario, Savarez, La Bella e outras. A tensão alta dela é bem maior do que os outros fabricantes. Então, a gente tem que olhar para os valores de tensão em libras ou quilos e não apenas se é média ou alta. Ou seja, colocá-las na mesma "escala" ou ordem de grandeza. Eu tenho testado várias marcas e tipos de cordas (nylon, titânio, carbono) e fiz um levantamento dos valores de tensão de várias marcas. Sds.
Strinberg, é ô meu violão nylon!
Excelente vídeo, muito detalhado e reflexões muito interessantes.
Assisti aos três vídeos e aprendi muito. Parabéns!!!
Eu usava cordas D’addario extra pesadas e decidi passar para tensão média depois que tive tendinite no polegar da mão direita. Logo no início eu percebi que ficava menos cansado e que conseguia executar técnicas que tinha muito mais dificuldade quando usava cordas extra pesadas.
É isso!!!
Caro Ulisses, muito interessantes e claras as suas explicações. Estou adorando. Já subscrevi. Abraço
Muito obrigado pelas dicas, comprei alta tensão agorinha! Valeu!
Amigos, tenho um violão da carvalho lutheria com tampo de cedro e uso encordoamento dadario tensão extra alta, porém fico horas gravando em meu home Studio e realmente cansa !
Por quais deveria substituir sem perder muita qualidade, uma média ou apenas alta ?
Conheço gente que tira um som maravilhoso com violão velho e cordas simples, eu acho que o OUVIDO bom define o melhor som.
Esse som que voce tirou do seu Violão foi muito bom 👏👏👏👏
Também conheço!
Valeu, mestre! Tem ajudado bastante essa reflexão sobre a tensão das cordas. Abraços
Muito importante a vossa colaboração.....em que as vezes o músico pensa que está atendendo a necessidade com uma corda tensão x( por exemplo) e não tem a experiência de que no futuro essa tensão poderá lhe proporcionar algum dano na coordenação devido ao uso inadequado dessa tensão ...
Suas informações são ótimas e a critério de cada um compreender e se identificar.
Meu violão está com os agudos muito abafados, mudando as cordas poderia melhorar? se sim seria tensão mais leve ou mais pesada?
muito bom.
Excelente, parabéns! Professor qual essa peça achei linda e tive impressão de já ter escutado!?
muito bom Ulisses parabens pela dica maravilhosa. com certeza e desse jeito, e que bom que voce falou eu ja tinha percebido isso... muito obrigado!!
Uma dúvida, faz mais de uma década que não toco mais, comprei um sd 200c tos da strinberg e um acordoamento 0.12 da mesma marca por ter achado que seria o melhor e por que nunca tive problemas antes com calos nos dedos, pelo jeito a melhor pra mim seria 0.11, um mortal como eu poderia ter problemas de tendinite treinando até 1h por dia também ou é só pra quem passa horas trancado treinando?
Comecei a usar tensão leve depois de corrigir um empenamento (embarrigada) na região do cavalete... Consigo estudar por mais tempo sem fadiga e percebo um controle melhor de dinâmica.
Ulisses tenho um Strindberg folk SD 20 e maltrato muito as pontas dos dedos ,o problema é cordas ou cavalete alto? AA ,,, cordas de aço OK.Mim indique número correto e suave por fvr!!!
Muito bem explicado! Obg professor
Gostaria de saber, se muda a afinação com cordas de nylon média tensão, porque, quando afino usando diapasão de Lá, a corda mizinha parece que vai arrebentar, tenho medo de apertar mais e volto um Ton na afinação e o son fica feio, estou querendo aprender, a afinar e tocar, faço algumas posições decoradas, obrigado mestre
As cordas foram feitas para suportar a afinação em Lá normalmente. Talvez vc esteja afinando muito acima. Já experimentou afinador eletrônico? É mais preciso e seguro. Vc pode baixar gratuitamente alguns apps muito bons para celular. .
Que aula! Parabéns e muito obrigado!
MT bom! Considerações MT elucidativas!
Excelente mestre Ulisses Rocha !!
Obrigado
Muito boa abordagem do tema! Convincente!
Que violao é esse cara kkkk muito bom o som
Este é um Kenneth Hill, da California.
Que sujeito incrível!
Eu uso tensão pesada, me dói muito os tendões das duas mãos. Vou usar um encordoamento leve , pra testar. É como disse, a gente fica meio travado, não fica uma coisa natural.
Experimentar sempre!
Obrigado por esses vídeos, Ulisses! Estão me ajudando bastante! :)
Explicação muito boa e o timbre do violão tbm! Qual Equalizador/captador tu recomenda pra violão nylon?
Aprendi demais Ulisses, tenho as mãos pequenas e uso cordas 0.12 mesmo pra tocar em afinações abertas pra fingerstyle eu sinto que faço muito esforço pra tocar
Bruno Osawa pois é!
Olá Professor Ulisses. Adorei seus vídeos sobre a escolha das cordas. Talvez você note pela foto que passei um pouco dos 25 anos. Tenho problemas com a articulação do dedo polegar da mão esquerda por causa disso costumo usar cordas de tensão leve e altura baixa do cavalete. Dessa forma é bem difícil obter um som limpo. Como ainda sonho em ser um violonista, gostaria de saber se você recomenda algo mais para melhorar meu desempenho e tocabilidade. Quando eu crescer vou tocar bem, eu prometo. Por enquanto sou em ouvinte apaixonado dos bons violonistas. Obrigado.
Oi Anuar. Para tirar um som limpo no seu caso, seria bom dar uma retificada no braço do seu violão com um luthier “realmente bom” e tocar mais fraco, dentro dos limites que seu violão oferece. Volume não é o mais importante. Conheço vários violonistas brilhantes que tocam com violões bem macios com ação das cordas bem baixa e com um toque bem leve.
@@UlissesRochaGuitar Obrigado, Ulisses
Uso corda levinha de guitarra nos meus violões, parece som de harpa, no começo foi ruim pois estava acostumado com as pesadas então dava muita porrada no violão agora é só o filé.
Fala Mestre Ulisses Rocha!
Gostaria MT de ter um diálogo mais formal sobre isso com o senhor
Perfeito
Parabéns pelos esclarecimentos!
Qual a marca de encordoamento qui afina??? Porque eu comprei encordoamento qui afina! Existe encordoamento qui afina, ê quê não???
Eu uso D’Addario composites. Afina muito bem!
Excelente explicaçâo👏👏
Valeu!
Professor o sr tem o dom didático, dom da música, e de lecionar o que sabe e aprendeu ao longo dos anos sendo acessível do nível iniciantes ao avançado! Professor moro no Paraná, onde fica sua escola? O sr da curso ou aulas on line? Qual essa peça que o sr tocou ai antes de falar do Vila Lobos! E excelente!
Eu não tenho escola. Sou professor da Unicamp. Ofereço no entanto um mentoria online. Se tiver interesse mande uma mensagem pelo meu site e conversamos sobre os detalhes. Aí então vc me diz em que video está a música que vc quer saber o nome.
Qual deu site?
@@consultoriagestaopublica2830 www.ulissesrocha.com
@@UlissesRochaGuitar muito obrigado professor!
Boa tarde Ulisses. Muito bom o conteúdo do seu vídeo para mim nesse momento. Eu já um mês mais ou menos levei meu violão que estava com o braço empenado e cordas altas para o Luthier fazer uma sangria,regular os trastes e fazer uns enchertos na madeira devido ao tempo, pois é um Di Giorgio clásico 28 de 1979. Ele voltou perfeito com as cordas bem baixas e confortáveis mas as cordas mi, lá e ré estão trastejando demais quando eu aperto junto aos trastes. Voltei ontem lá no Luthier que fez o serviço e um dos funcionários me mostrou que estava perfeito o serviço e que o problema era das cordas que coloquei que são de tensão média. Ele me recomendou para melhorar isso cordas Gianini Titanium tensão pesada para não acontecer mais isso. Mas eu receio de trocar e não me acostumar com essa tensão já que já estou acostumado a média. Gostaria muito da sua opinião e uma sugestão. Muito obrigado e fique com Deus!!
São muitas as variáveis a serem levadas em consideração para eu poder te sugerir uma solução. Pode ser que o trabalho não esteja tão bom assim, ou que vc esteja tocando forte demais para uma relação tensão média / ação baixa. Nesta situação te aconselho tocar mais leve ou levar seu violão em outro luthier ( bom e reconhecido) Não há milagre!
@@UlissesRochaGuitar Muito obrigado por me esclarecer essa questão. Eu antes de levar ao Luthier eu tocava com essa mesma corda que é a MPB, mas levando em conta que estava mais alta as cordas e com a vibração não tinha trastejamentos e hj para não haver maiores vibrações só tocando bem de leve essas cordas. Depois de ver o seu vídeo me surgiu uma dúvida e talvez uma possível solução: Será que se eu colocar as cordas de Titanium na tensão média ela sendo um material mais resistente esse trastejo venha a melhorar? Muito obrigado pela atenção Ulisses e uma boa noite!!
Luis Fernando Lopes tem que experimentar. Violão, encordoamentos, regulagens, é como roupa. Vc tem que entender o que te veste melhor.
@@UlissesRochaGuitar eu vou sim experimentar alguns encordoamentos até chegar a um que me adaptar melhor ou então levar para regular. Muito obrigado pelas dicas e sua atenção!!
Ulisses, você havia comentado que atualmente usa a corda "Dynacore Pro-Arté", da D'addario. Quais aspectos te chamam a atenção nesse modelo de corda?
Parabéns, mais um ótimo vídeo!
Admiro muito seu trabalho!!
Guilherme Ortega , o violão que eu uso nesse video tem um som menos brilhante e casa bem com a Dynacore por conta das primas de titânio que são mais brilhantes. Já no meu Joacir que é um violão mais brilhante, prefiro as Composites, que as primas são em nylon normal, menos brilhantes. Ou seja, é uma adequação às características do violão.
@@UlissesRochaGuitar , entendi. Bacana!!
Aliás, recentemente comprei um violão Tagima "Série Café Ulisses Rocha" usado, estou gostando muito do instrumento!
Muito obrigado!!!
Tenho há anos um violão Memphis pra iniciante. Sempre usei encordoamento clássico médio Giannini. Recentemente comprei um Rozini eletroacústico RX210, cordas mais pesadas da Daddario. Eu mesmo baixei as cordas, através do rastilho. O som do Rozini é mais aberto, é bonito. Curiosamente, acho o som do Memphis, nessa configuração, mais refinado, delicado e passei a gostar mais desse.
No violão com encordoamento mais pesado, pra mim, a naturalidade fica a desejar e erro bastante, batendo com o que falas no início do vídeo, ataques precipitados ou atrasados. Um detalhe é que suas primas são mais grossas na tensão mais pesada. É sempre assim?
Irei tentar uma tensão média no novo violão.
Obrigado pelos ensinamentos, Mestre.
p.s. O local escolhido para o vídeo é um show. Onde fica?
Flávio Bárrios Luís . Quanto mais tensas, mais grossas são as cordas. O caminho é esse. Experimente e veja qual funciona melhor pra vc.
@@UlissesRochaGuitar emendei com o vídeo das ligaduras e citei a paisagem no vídeo errado.
@@UlissesRochaGuitar sim Ulisses, se compararmos cordas do mesmo material. Mas por exemplo,as cordas Dynacore que você são mais finas do que as de nylon. E as cordas de (fluoro)carbono são mais finas ainda. Então o violonista pode decidir passar de uma tensão média de nylon para uma tensão mais alta de carbono e não vai ter esse "problema" das cordas mais grossas. Claro que aí muda um pouco o timbre que ele vai obter pela diferença de material.
Qual nome dessa música que ele toca em 7:40?
também quero saber
Logo no início desse vídeo temos um ponto de vista parecido...mas na guitarra...ruclips.net/video/2J_MWiSsUXc/видео.html
nelsonber sim, exato!
Ulisses como saber se a altura das cordas do meu violão está correta? Se não muito alta ou muito baixa? Obrigado
Halvecio
Se a ação estiver muito alta fica difícil tocar. Se estiver muito baixa, as cordas trastejam. O meio termo é o ideal.
@@UlissesRochaGuitar tem como fazer essa medição fa altura das cordas?
Ulisses comprei um violao otimo de aço. Devo mexer no tensor pra baixar cordas? 012
se te incomoda, deve tentar baixar a ação (regulagem de rastilho) e/ou usar um encordoamento 011. Tensor vc só deve mexer se o braços estiver com alguma curva. Tensor não foi feito para regular altura de cordas.
George, se permite o conselho, leve a um luthier de sua cidade. Qualquer detalhe errado na mudança da ação das cordas pode gerar uma série de problemas: na afinação, trastejamento, etc. Com um profissional vc testa e vê qual altura mais lhe apetece pra tensão 012.
Em um bom violão feito por um bom luthier a tensão das cordas faz muita diferença em relação ao som. O violão com tensão alta é outro instrumento mas, como só estou tocando em casa voltei pra tensão média. Não gostei do som.
É verdade. É um paradigma a ser resolvido.
Qual seria a melhor marca de cordas?
Eu uso D’Addario
0.11 é considerado pesado?
Eu acho pesadinha sim
100% 👍
Muito bem ,obrigado,mais preciso de uma dica sua, comprei um violão uns tempos atrás, mas com o tempo fui achando o som meio magro ,aí resolvi comprar um outro violão com tampo maciço com cordas 012 ,tem um timbre bem superior muito diferente ,porém as vezes quando pego o outro violão com cordas 010 acho bem mais suave de tocar, se eu trocar as cordas 012por 010 vou ter um resultado pra melhor?
Vai ter um violão mais fácil de tocar mas com menos volume. Tudo tem um preço. Pessoalmente prefiro o mais fácil de tocar.
@@UlissesRochaGuitar verdade, este que tem cordas 012 já veio regulado pelo vendedor, mais acho que dá pra abaixar um pouca as cordas acho que ficará mais agradável de tocar,
Parabéns pelo vídeo, curti bastante!
Ulisses, responda-me uma coisa por favor, se for possível...
Tenho um violão de nylon giannini start n14 e gostaria de trocar as cordas dele por uma corda que tenha um som um pouco mais brilhante, qual corda vc me indicaria?
Te indico D’addario Dynacore ou Carbon.
A corda tem q ser melhor pro músico mas tbm tem q ser melhor para o instrumento
Cordas finas de mais fica muito mole e as vezes me atrasa
A escolha das cordas é muito pessoal. A que funciona melhor pra vc, é a que vale.
Precisamos de uma forma fácil de aprender a tocar
Existe. Chama-se professor. É a forma mais simples e rápida. Evita descobrir a roda.