Muito bom! Sou engenheiro e faço música por lazer, gosto muito das suas explicações, são muito racionais e alinhadas com a física e ergonomia... Fazem muito sentido...
Acho que caberia uma 4° parte da serie "cordas Leves ou Pesadas", falando sobre o tipo de afinação que também interfere bastante na tocabilidade e sonoridade, por exemplo, uma música afinada meio-tom abaixo do padrão se eu coloco uma corda com Tensão Média vai ficar uma droga ela vai vibrar demais, porém se eu coloco uma corda pesada vai existir um equilíbrio de tensão ao tocar até porque ela não vai estar esticada no máximo como também uma sonoridade bem diferente.
3 года назад+5
Bacana demais. Conheci seus videos hoje. Que serenidade e propriedade pra explicar!!! Parabéns pelo conteúdo e obrigado por compartilhar conhecimentos tão valiosos conosco. Vou tentar aplicar esses conhecimentos no meu dia a dia com o violão daqui em diante. Abraço e sucesso!
Incrível o conteudo do seu canal e sua desenvoltura didática. Esses dias eu conheci uma música antiga linda chamada Canários em uma interpretação aqui no youtube msm e me pareceu simples não fossem as ligaduras na hora de tocar com tensão máxima aqui. Não tinha me dado conta até assistir isso que dificilmente conseguirei me aproximar do que me conquistou nessa e em outras tbm. Pior é que lembro de aumentar tensão pra sumir com um ruido na quarta corda logo no primeiro traste
Muito bom essa sequência de vídeos desse assunto! Veio na hora certíssima na minha experiência com o violão, hoje comprei minhas primeiras cordas pesadas ( já havia visto os últimos dois vídeos sobre cordas) espero aprender um pouco mais sobre isso na prática. Seu canal está fabuloso, continue trabalhando nele, tem sido riquíssimo para todos que querem um conteúdo com mais base e profundidade. Descobri esses dias a sua música Rindo da Saudade, uma das músicas mais lindas que já ouvi e conheci essa obra num momento muito propício em minha vida. Comecei a estudá-la, espero em breve estar tocando e me divertindo com ela. Grande abraço, professor!
As três partes super esclarecedoras, os quem tem um pouco de vivência com o violão se identificarão com os desafios colocados e vão pegar um atalho enorme para melhorar a qualidade do som que produzem. Obrigado e parabéns por compartilhar o conhecimento e a experiência.
É um privilégio ver um vídeo desse, obrigado. É tão complexo o assunto sobre cordas. Vc ensina em um vídeo, como colocar cordas. O meu violão (que é barato😁não aguentou a pressão) mas, serviu de aprendizado. Sou teu fã.
Ulisses muito boa as considerações que você abordou no vídeo. Sobre a questão "arte ao violão" considero vc, o Paulo Bellinatti e o Marco Pereira como a santíssima Trindade do violão instrumental brasileiro na era pós Baden, Paulinho, Bonfá...pela acuidade e toque diferenciado, composição, e carisma artístico do material final musical. O seu toque ao meu ver é o mais equilibrado e diferenciado dos 3, não sei como traduzir em palavras, algo como o João Gilberto tocando bossa nova e outros tocando. Esses dias assisti um episódio do programa "Brasil toca choro" onde vários violonistas e regionais gravaram para o programa e o Paulo e o Marco Pereira tocaram em duo uma ou duas músicas do Dilermando e aí se viu o que é arte, emocionante, finíssimo, que apresentação! Muito atrás de vocês 3, acredito que Yamandu Costa e Alessandro Pennezi possam liderar essa nova geração, mas precisam aprender muitoooo...pois talvez não beberam na fonte que vocês tiveram a oportunidade de beber e ser contemporâneos. abs
Obrigado!! Assisti os três vídeos, ouro puro⚜️ e quanto generosiade em compartilhar a observação atenta e dedicada de uma vida com o instrumento, resumindo e apresentando tão bem. É nessa hora que cabe a palavra Mestre.🙏🏽🙏🏽
Você contando suas histórias de evolução musical me faz refletir sobre seus álbuns, em especial o álbum "Só", pra mim deveria ser tomado como exemplo para todos os violonistas solo de estúdio e engenheiros de som. Como você disse no vídeo, da pra ouvir tudo, é um álbum bem limpo e claro, e isso exige um violonista top notch como dizem por ai. É muito fácil você encontrar albuns de outros violonistas com o grave alto demais que abafa os agudos, ou agudos muito estridente. Obrigado por compartilhar essas experiências conosco, vale ouro.
Parabéns mestre! Pelo tema abordado, no que tange a gravação sempre que me ouvi achei meu timbre péssimo grande frustração pra mim ... Hj vejo que o problema é o excesso de força após esse vídeo! Obrigado
Parabéns pelos vídeos, Ulisses! São aulas espetaculares de técnicas, para extrair o melhor do violão e também para manter a saúde física do músico. Um show!
Muito obrigado por todas essas informações que você nos passou. Poucos músicos preocupam com esses detalhes, mas querem atingir a qualidade que você explicou. Valeu demais.
Muito boa explicação. Mestre eu sempre tive vontade de aprender tocar violão , e sempre adiei por causa do tempo. Atualmente, aposentado e com 74 anos de idade, comprei um violão um violão de uma marca tradicional, encordoamento nylon tensão média e estou tentando aprender. A minha dúvida e sobre a altura ideal das cordas em mm para um bom aproveitamento . Pode me dá uma dica?
Boa explicação sobre a interpretação dos violonistas. Estou cansado de ver pessoas comparando violonistas da tradição popular aos vionistas-intérpretes (música erudita).Isso é um erro grotesco.Outro dia, li um comentário de um estudante de violão erudito, situação na qual ele comparava Yamandu Costa ao John willians ( tem cabimento um absurdo desses?) Desde de quenado um violonista-intérprete pode fazer seu estilo pessoal se sobressair à interpretação(estilo de época da peça em execução)?O violonista da tradição popular tem a total liberdade de carimbar sua marca nas suas composições, já que a sua própria obra é o que está sendo executado;outra coisa, totalmente diferente, é tomar uma peça de Bach (tocata e fuga em D,por exemplo) e começar a tocar fora da dinâmica exigida,com excesso de força ou falta de atributo em trechos específicos da peça (peça que, aliás, foi originalmente composta para órgão). Aliás, dentro da própria música popular, existem infinitas maneiras de se tocar violão;acho que a terminologia popular de veria dar lugar à nomenclatura verdadeira de caestilo (choro,Bossa Nova etc)
Um grande mestre . Uma explicação soberba e consciente sobre as cordas . Parabéns Ulisses Rocha se eu morasse aí serias o meu professor. Aqui na Europa sou teu admirador.
Maravilha. A parte um é a melhor, porque saúde em primeiro lugar. Uma LER, tendinite, distonia focal... São coisas que precisamos fugir prioritariamente.
Grande Mestre Ulisses! Muito obrigado por esses ensinamentos! Apesar de já tocar há muitos anos, considero esses vídeos de extrema importância! Confesso que gostaria de ter tido acesso à tais informações mais cedo! Me identifiquei muito quando você comentou no primeiro vídeo sobre tensão de cordas, que usar as cordas mais pesadas eram uma questão de “auto-afirmação” . Só fui quebrar esse “tabu” há cerca de uns dois anos”. Outra questão que considero ser de extrema importância para a formação dos violonistas e que, a meu ver, também carrega muito essa questão da estética (visual) e da “auto-afirmação” é a questão da postura ! Poderia ser uma sugestão para os próximos vídeos? Um grande abraço, e muitíssimo obrigado pela generosidade de compartilhar suas experiências!!!
Eu acho o grave do meu violão muito bom: tem corpo, presença, espacialidade e peso. Me agrada bastante. Para tocar moonlight sonata 1° movimento fica ótimo.
Ja vi e revi esses 3 videos varias vezes e cada dia mais fã do seu trBalho e entendi bem a relaçao altura, instrumentos, tensões e etc. Sabe o que acho que faltou? Essas mesmas análises so que com o amigo comentando tudo isso mostrando a diferença entre cordas nacionais e as importadas famosas. Abraços Grande Ulisses
Boa Noite Ulisses Rocha , obrigado pelas dicas sobre o violão. gostaria que falasse sobre como lixar as unhas e como fazer o polimento delas ah se possível gostaria que falasse sobre ficar nervoso nas apresentações , sofro desse bolquei. obrigado !
eu estou começando a tocar. tenho um yamaha C40. por enquanto, costumo tocar mais leve. estava comprando um encordoamento d'addario pro arté EJ46 de alta tensão (hard tension). quando vi seu vídeo, cancelei a compra. fiquei pensando se não deveria comprar um de tensão normal. fiquei pensando se o fato de meu violão não ter tensor pode ser um fator importante. encordoamento de alta tensão pode exigir mais do braço, não? vídeo maravilhoso! obrigado, ulisses. eu o considero, junto com guinga, meu violonista predileto.
Olá Ulisses. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência. Por favor, gostaria de saber qual altura de cordas para as tensões média e pesada você costuma usar (em mm, na 12ª casa). Grato e um forte abraço.
Nada como quem fala com propriedade e ao mesmo tenho humildade! Não sei quanto dessas aulas valem para violão de aço! Eu toco um Dreadnought e sinto que o timbre só vem com cordas 012, imagino que seja por conta da calibragem do tampo mesmo. Eu acho um pouco cansativo mas acredito que com treino e técnica vai ficar melhor. Agradeço as aulas.
Parabéns pelos vídeos professor! Muito bem explicado. Gostaria que o senhor explicasse também sobre os tipos de afinações, pois tenho a impressão que as variadas tensões ajudam a ajustar certos tipos de afinações, exemplo: afinação em D fica mais ajustada com cordas de alta tensão. No meu caso o meu violão é um yamaha clássico C70. Isso procede professor?
Acabei de assistir a série de três vídeos. Muito bem abordado o tema e muito pertinentes todas as ponderações. Com respeito a altura do rastilho, pude perceber que tem ligação direta com a projeção e o volume do som, se o rastilho está mais alto o violão tem mais volume e projeção, se está mais baixo, tem menos. Você também percebe isso?
Luiz Ferreira na verdade acho que é mais uma correlação do que uma relação. Rastilho mais alto induz ao toque mais forte que por sua vez confere mais volume.
Show de tema! Cordas de nylon de tensão alta, em um violão bem regulado, se comparam com qual calibre em cordas de aço quando se fala em maciez e pressão dos dedos para se ter um som limpo?
Comprei uma Augustine classic blue, ela é bem confortavel, as 3 cordas agudas são medias e as 3 graves são pesadas, e para os meus ouvidos elas dão equilibrio entre os graves e os agudos. Nem todo mundo tem condições de comprar uma corda dessas, mas optei por comprar um tagima paraty e com essas cordas ficou show Mas quero que entendam que eu sou iniciante e que isto pode ser apenas uma sensação minha hehe
@@trickveira nao tenho, mas se for se tratar de violao classico e for comprar cordas da Augustine, na minha opniao, as cordas vermelhas, gold, e pretas nao vale a pena, mt ruins ou perde o brilho rapido, recomendo as azuis
@@trickveira so uma observação, eu nao testei as outras, apenas a blue, mas cheguei a esta conclusão depois de muita pesquisa. Mas com ctz das marcas que testei essa foi a que eu mais gostei. E esqueçi de falar, cordas clássicas da *Giannini* nao vale apena nem por ser Barata, sao ruins
Olá Ulisses, parabéns pelos vídeos!!!!! Gostaria de perguntar como você prende as cordas no cavalete desse instrumento do vídeo. Vejo que elas não estão presas laçadas por cima do cavalete.
Oi amigo, eu vou comprar meu primeiro violão, ele é um Striberg FS4D modelo Folk, ele vêm de fábrica com cordas 0.11, quase pensei em mudar para 0.10 para mim não machucar a mão durante o aprendizado, pois dizem que fica mais fácil aprender nas 0.10, mais achei que iria ficar muito leve pra mim tocar e pouco volume de som também com essas cordas. Gostaria de fazer duas perguntas ao senhor se puder me ajudar a responder: 1- É verdade que é mais fácil aprender na corda 0.10, do que começar com 0.11 ou 0.12, elas machuca a mão mesmo? 2- E a segunda pergunta pergunta é sobre o calibre médio de cordas que o senhor recomenda, as cordas médias que voce fala de peso médio que voce usa hoje em dia é de quais calibres, são as 0.11 mesmo, ou quais calibres são as médias que voce usa? Obrigado por responder se puder. Perguntei de novo nesse segundo vídeo caso o senhor não visse o comentário no primeiro vídeo :) kkkk
posso responder por ele kkkk, na minha opnião tanto cordas 0.10 ou 0.11 pra vc que ta aprendendo vai lhe causa um pequeno encomodo até vc se acostumar, a diferença é que cordas 0.11 tem mais tensão tanto para a afinação quando pra vc fazer os acordes, comece com 0.10 pra vc vai ser melhor e o seu violão sendo folk ele por si só ja tem muita ressonancia e grave, geralmente cordas mais pesadas são para dar mais peso no som, eu sempre uso cordas NIG 0.11 050 ( tensão media ) esse numero 050 quer dizer ( tensão media ) se fosse 052 seria (tensão alta) sobre corda 0.12 eu não te recomendaria, até pq dificilmente vc vai ver videos sobre 0.12 é muita tensão e pode acabar forçando o braço ou cavalete ou até mesmo tampo.
@@djroberio Poxa o brigado irmão pela atenção e os conselhos, ele já vai vir com a 0.11 de fábrica, vou usar elas até cair kkkkkk do braço, depois se meus dedos não tiver bom coloco as 0.10 então, abraço.
@@fabiojaneiru só mais uma dica que eu acabei esquecendo, toda vez que vc for trocar de 0.11 para 0.10 ou virse versa, vc tem que mandar um luthier regular o braço atravéz do tensor para que o braço do violão fique de acordo ao encordoamento. forte abraço
Olá, Ulisses. O que define a tensão de uma corda? Existe uma convenção que fala que a corda te tensão leve tem um peso "X", e uma corda de tensão alta tem peso "Y"? A tensão alta de uma marca "A" pode ser diferente da marca "B"? Sempre tive essa curiosidade.
Diego Flores não. É baseado num certo bom senso mesmo. Cada marca tem várias opções que comparativamente podem ser classificadas desta forma, mas eventualmente uma corda leve de uma marca pode equivaler a uma corda média de outra marca.
Prezado Professor, muito elucidativas suas orientações, a partir de sua experiência e de seu talento. Aproveitando o mestre, gostaria de perguntar, na sua opinião, o que aconselharia, as 6 cordas tensão média ou os bordões tensão alta e as primas tensão média.
Aconselho a melhor opção para seu conforto. Tudo depende das características do seu instrumento e do tipo de toque vc tem. Vale experimentar várias possibilidades e escolher a que mais te agrada. Tudo deve ser muito pessoal.
Para violão flat, você recomenda a mesma linha de raciocínio? Comprei um flat da marca Marques...usado, veio com o braço empenado, pois o antigo dono, usava cordas de nylon nele, levei no Luthier ele ajustou, as cordas estão próximas ao braço, estou usando cordas de tesão média, o violão amplificado fica agradevel pra eu tocar, teria alguma sugestão?
Se vc está apenas estudando, troque quando der. Se está trabalhando profissionalmente, em poucas semanas as cordas perdem o som. Se estiver gravando, menos ainda. As D’addario costumam durar o dobro das outras.
@@UlissesRochaGuitar No CD Fractal a sonoridade é de muito bom gosto! Na maioria das musicas me parece que usa guitarra, amp, comp, delay e reverb. Como conseguir um timbre tão grandioso com essa simplicidade? aonde esta o segredo?
Luis Rafael, eu usei um POD da Line 6 em linha, direto na mesa. Com comp, rev e delay, como vc bem observou. Mas duas coisas contribuíram bastante para o resultado, a guitarra, uma Tagima Telecaster que o Tagima fez especialmente pra mim, e por eu não usar palheta. Acho que esse mix de fatores fizeram o som final. Sem falar é claro, no Adonias, um dos maiores engenheiros de som do Brasil na atualidade, que arrasou no acabamento de tudo.
@@UlissesRochaGuitar Obrigado Pela Atenção. Tenho vários Cds seu e acho todos de modo geral de muito bom gosto! Em especial Moleque, Ar e o próprio Fractal
Ulisses Rocha, primeiro parabéns pelo seu trabalho primoroso na música! Mestre, eu sou psicólogo e pretendo colocar música na terapia (não musicoterapia, que é outra área). Atendo em sala pequena (ambiente clínico), e preciso de um violão que evoque calma e serenidade. A projeção sonora não é o mais importante, pois poderá interferir no atendimento nas outras salas. Mas preciso de um violão que tenha um bom cantabile e que possa tocar fundo na alma, se você me entende. Preferencialmente com madeiras escuras e acabamento fosco. Tudo muito discreto. Qual violão (de fábrica) você me recomenda? Desde já te agradeço.
Oi Israel. Te aconselho o Tagima série Café. Eu não gosto de acabamento fosco. Acho que o som fica menos definido, e faz bastante barulho quando desliza sobre a roupa, o que nas gravações atrapalha bastante. Abraço
Amigo coloquei um encordoamento em um violão Salvador Ibanez, conhece? Queria saber se essa corda pesada danifica este violão, sempre usei cordas leve mas a pesada deu um som melhor, abraço obrigado
Olá professor Ulisses, já discuti com vários violonistas que idolatram cordas de aço e desprezam totalmente violões de nylon. Tem um amigo meu que fez um violão de luthier pra corda de aço 013( extra pesada ) . Acredito que tudo é uma questão de repertório.
Curioso isso! Houve época em que gostava muito do som do aço. Hoje em dia desprezo com todas as minhas forças, apesar de admirar alguns músicos que utilizam.
0.13 ainda não seria a mais pesada pra violão de aço, a Giannini tem um jogo 0.14... Hj troquei e coloquei 0.12 e achei pesada. Mas tem um fator que muitos se esquecem, é o traste. Enquanto o traste for mais Jumbo mais fácil fica de tocar... Nylon nunca toquei com cordas acima das médias.
É de utilidade pública essa série com esses 3 vídeos. Muito aprendizado em pouco tempo. Que Deus te abençoe!!
Muito bom! Sou engenheiro e faço música por lazer, gosto muito das suas explicações, são muito racionais e alinhadas com a física e ergonomia... Fazem muito sentido...
Que série de três vídeos maravilhosa!!! Parabéns pela didática e pela sinceridade musical Ulisses Rocha!!!!
Acho que caberia uma 4° parte da serie "cordas Leves ou Pesadas", falando sobre o tipo de afinação que também interfere bastante na tocabilidade e sonoridade, por exemplo, uma música afinada meio-tom abaixo do padrão se eu coloco uma corda com Tensão Média vai ficar uma droga ela vai vibrar demais, porém se eu coloco uma corda pesada vai existir um equilíbrio de tensão ao tocar até porque ela não vai estar esticada no máximo como também uma sonoridade bem diferente.
Bacana demais. Conheci seus videos hoje.
Que serenidade e propriedade pra explicar!!!
Parabéns pelo conteúdo e obrigado por compartilhar conhecimentos tão valiosos conosco.
Vou tentar aplicar esses conhecimentos no meu dia a dia com o violão daqui em diante.
Abraço e sucesso!
Muito obrigado Professor genial
Incrível o conteudo do seu canal e sua desenvoltura didática. Esses dias eu conheci uma música antiga linda chamada Canários em uma interpretação aqui no youtube msm e me pareceu simples não fossem as ligaduras na hora de tocar com tensão máxima aqui. Não tinha me dado conta até assistir isso que dificilmente conseguirei me aproximar do que me conquistou nessa e em outras tbm. Pior é que lembro de aumentar tensão pra sumir com um ruido na quarta corda logo no primeiro traste
Muito bom essa sequência de vídeos desse assunto! Veio na hora certíssima na minha experiência com o violão, hoje comprei minhas primeiras cordas pesadas ( já havia visto os últimos dois vídeos sobre cordas) espero aprender um pouco mais sobre isso na prática. Seu canal está fabuloso, continue trabalhando nele, tem sido riquíssimo para todos que querem um conteúdo com mais base e profundidade. Descobri esses dias a sua música Rindo da Saudade, uma das músicas mais lindas que já ouvi e conheci essa obra num momento muito propício em minha vida. Comecei a estudá-la, espero em breve estar tocando e me divertindo com ela. Grande abraço, professor!
As três partes super esclarecedoras, os quem tem um pouco de vivência com o violão se identificarão com os desafios colocados e vão pegar um atalho enorme para melhorar a qualidade do som que produzem. Obrigado e parabéns por compartilhar o conhecimento e a experiência.
Grande mestre Ulisses vc poderia abordar o tema "Unhas?" grato.
É um privilégio ver um vídeo desse, obrigado. É tão complexo o assunto sobre cordas. Vc ensina em um vídeo, como colocar cordas. O meu violão (que é barato😁não aguentou a pressão) mas, serviu de aprendizado. Sou teu fã.
Ulisses muito boa as considerações que você abordou no vídeo. Sobre a questão "arte ao violão" considero vc, o Paulo Bellinatti e o Marco Pereira como a santíssima Trindade do violão instrumental brasileiro na era pós Baden, Paulinho, Bonfá...pela acuidade e toque diferenciado, composição, e carisma artístico do material final musical. O seu toque ao meu ver é o mais equilibrado e diferenciado dos 3, não sei como traduzir em palavras, algo como o João Gilberto tocando bossa nova e outros tocando. Esses dias assisti um episódio do programa "Brasil toca choro" onde vários violonistas e regionais gravaram para o programa e o Paulo e o Marco Pereira tocaram em duo uma ou duas músicas do Dilermando e aí se viu o que é arte, emocionante, finíssimo, que apresentação! Muito atrás de vocês 3, acredito que Yamandu Costa e Alessandro Pennezi possam liderar essa nova geração, mas precisam aprender muitoooo...pois talvez não beberam na fonte que vocês tiveram a oportunidade de beber e ser contemporâneos. abs
Obrigado!! Assisti os três vídeos, ouro puro⚜️ e quanto generosiade em compartilhar a observação atenta e dedicada de uma vida com o instrumento, resumindo e apresentando tão bem. É nessa hora que cabe a palavra Mestre.🙏🏽🙏🏽
Você contando suas histórias de evolução musical me faz refletir sobre seus álbuns, em especial o álbum "Só", pra mim deveria ser tomado como exemplo para todos os violonistas solo de estúdio e engenheiros de som. Como você disse no vídeo, da pra ouvir tudo, é um álbum bem limpo e claro, e isso exige um violonista top notch como dizem por ai. É muito fácil você encontrar albuns de outros violonistas com o grave alto demais que abafa os agudos, ou agudos muito estridente. Obrigado por compartilhar essas experiências conosco, vale ouro.
Parabéns mestre! Pelo tema abordado, no que tange a gravação sempre que me ouvi achei meu timbre péssimo grande frustração pra mim ... Hj vejo que o problema é o excesso de força após esse vídeo! Obrigado
Ótimos videos sobre cordas! Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pelos vídeos, Ulisses!
São aulas espetaculares de técnicas, para extrair o melhor do violão e também para manter a saúde física do músico.
Um show!
Muito obrigado por todas essas informações que você nos passou. Poucos músicos preocupam com esses detalhes, mas querem atingir a qualidade que você explicou. Valeu demais.
Muito boa explicação.
Mestre eu sempre tive vontade de aprender tocar violão , e sempre adiei por causa do tempo.
Atualmente, aposentado e com 74 anos de idade, comprei um violão um violão de uma marca tradicional, encordoamento nylon tensão média e estou tentando aprender.
A minha dúvida e sobre a altura ideal das cordas em mm para um bom aproveitamento .
Pode me dá uma dica?
Eu só uso cordas de nylon?
obrigado!
Boa explicação sobre a interpretação dos violonistas. Estou cansado de ver pessoas comparando violonistas da tradição popular aos vionistas-intérpretes (música erudita).Isso é um erro grotesco.Outro dia, li um comentário de um estudante de violão erudito, situação na qual ele comparava Yamandu Costa ao John willians ( tem cabimento um absurdo desses?) Desde de quenado um violonista-intérprete pode fazer seu estilo pessoal se sobressair à interpretação(estilo de época da peça em execução)?O violonista da tradição popular tem a total liberdade de carimbar sua marca nas suas composições, já que a sua própria obra é o que está sendo executado;outra coisa, totalmente diferente, é tomar uma peça de Bach (tocata e fuga em D,por exemplo) e começar a tocar fora da dinâmica exigida,com excesso de força ou falta de atributo em trechos específicos da peça (peça que, aliás, foi originalmente composta para órgão).
Aliás, dentro da própria música popular, existem infinitas maneiras de se tocar violão;acho que a terminologia popular de veria dar lugar à nomenclatura verdadeira de caestilo (choro,Bossa Nova etc)
Um grande mestre . Uma explicação soberba e consciente sobre as cordas . Parabéns Ulisses Rocha se eu morasse aí serias o meu professor. Aqui na Europa sou teu admirador.
Maravilha. A parte um é a melhor, porque saúde em primeiro lugar. Uma LER, tendinite, distonia focal... São coisas que precisamos fugir prioritariamente.
Grande Mestre Ulisses! Muito obrigado por esses ensinamentos! Apesar de já tocar há muitos anos, considero esses vídeos de extrema importância! Confesso que gostaria de ter tido acesso à tais informações mais cedo! Me identifiquei muito quando você comentou no primeiro vídeo sobre tensão de cordas, que usar as cordas mais pesadas eram uma questão de “auto-afirmação” . Só fui quebrar esse “tabu” há cerca de uns dois anos”. Outra questão que considero ser de extrema importância para a formação dos violonistas e que, a meu ver, também carrega muito essa questão da estética (visual) e da “auto-afirmação” é a questão da postura ! Poderia ser uma sugestão para os próximos vídeos? Um grande abraço, e muitíssimo obrigado pela generosidade de compartilhar suas experiências!!!
Cleber Assumpção , essa é uma ótima idéia. Vou abordar esse assunto também. Obrigado pela dica..
Super interessante Ulisses os três vídeos, bem esclarecedor. Abração
Eu acho o grave do meu violão muito bom: tem corpo, presença, espacialidade e peso. Me agrada bastante. Para tocar moonlight sonata 1° movimento fica ótimo.
Ja vi e revi esses 3 videos varias vezes e cada dia mais fã do seu trBalho e entendi bem a relaçao altura, instrumentos, tensões e etc. Sabe o que acho que faltou? Essas mesmas análises so que com o amigo comentando tudo isso mostrando a diferença entre cordas nacionais e as importadas famosas. Abraços Grande Ulisses
OBRIGADA PROFESSOR....TENJA UM ÓTIMA NOITE...DEUS TE DÊ SEMPRE ESSE LINDO DOM...🙌👍
Tua explicação sobre gravação abriu minha mente, obrigado Ulisses! Abraço
Maravilha Ulisses. Você pode fazer um vídeo abordando sobre a limpeza do violão ? grata.
Boa Noite Ulisses Rocha , obrigado pelas dicas sobre o violão. gostaria que falasse sobre como lixar as unhas e como fazer o polimento delas ah se possível gostaria que falasse sobre ficar nervoso nas apresentações , sofro desse bolquei. obrigado !
Obrigado por compartilhar isso com a gente
Muito interessante isso sobre a corda de titânio e carbono. Obgd
Muito bom Ulisses. Obrigado pelo empenho e vontade de ensinar o que sabe.
Parabéns professor, sou teu fã !!!
Vou me inscrever em seu canal, com certeza. OBRIGADO. Vc é um professor excepcional.
Muito bom Mestre! Obrigado por compartilhar sua experiência!
Grande aula, obrigado.
Ulisses é a voz da experiência e didática.
eu estou começando a tocar. tenho um yamaha C40. por enquanto, costumo tocar mais leve. estava comprando um encordoamento d'addario pro arté EJ46 de alta tensão (hard tension). quando vi seu vídeo, cancelei a compra. fiquei pensando se não deveria comprar um de tensão normal. fiquei pensando se o fato de meu violão não ter tensor pode ser um fator importante. encordoamento de alta tensão pode exigir mais do braço, não? vídeo maravilhoso! obrigado, ulisses. eu o considero, junto com guinga, meu violonista predileto.
sou fã do Fleta, que som esses violões tem.
Olá Ulisses. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência. Por favor, gostaria de saber qual altura de cordas para as tensões média e pesada você costuma usar (em mm, na 12ª casa). Grato e um forte abraço.
Fantástico! Muito obrigado...
Áudio bem melhor! Valeu, mestre!
Três vídeos maravilhosos. Obrigado!
Perfeito Mestre!!
Perfeito!
Vale ouro essas palestras!
Excelente! Muito obrigado.
Nada como quem fala com propriedade e ao mesmo tenho humildade!
Não sei quanto dessas aulas valem para violão de aço! Eu toco um Dreadnought e sinto que o timbre só vem com cordas 012, imagino que seja por conta da calibragem do tampo mesmo. Eu acho um pouco cansativo mas acredito que com treino e técnica vai ficar melhor.
Agradeço as aulas.
rapaz muito obrigado sou inicinte e essas informçoes me ajudam muito valeu amigo
Eu.nem sabia disso OBRIGADO pela explicação
Eu uso a cordas elixir em um fender simples
Ótimo video! Obrigado Ulisses.
Excelente. Curitiba-PR
Matéria boa, coerente.
obrigado, Ulisses !
Muito grato. excelente.
Parabéns pelos vídeos professor! Muito bem explicado. Gostaria que o senhor explicasse também sobre os tipos de afinações, pois tenho a impressão que as variadas tensões ajudam a ajustar certos tipos de afinações, exemplo: afinação em D fica mais ajustada com cordas de alta tensão. No meu caso o meu violão é um yamaha clássico C70. Isso procede professor?
Acabei de assistir a série de três vídeos. Muito bem abordado o tema e muito pertinentes todas as ponderações. Com respeito a altura do rastilho, pude perceber que tem ligação direta com a projeção e o volume do som, se o rastilho está mais alto o violão tem mais volume e projeção, se está mais baixo, tem menos. Você também percebe isso?
Luiz Ferreira na verdade acho que é mais uma correlação do que uma relação. Rastilho mais alto induz ao toque mais forte que por sua vez confere mais volume.
Mestre voce usa tambem viola?
Aprendi muito, obrigado. Já assisti a shows seu e adorei muito muito.
Comprei violão dijorgio autor muito tempo usando som muito baixo agora estou trocando corda titânio média pressão
Muito obrigado, me ajudou demais
Show de tema! Cordas de nylon de tensão alta, em um violão bem regulado, se comparam com qual calibre em cordas de aço quando se fala em maciez e pressão dos dedos para se ter um som limpo?
Qual é a ação das cordas desse instrumento? A altura da corda em relação a escala na altura da 12 casa?
Comentários e orientações excelentes.
parabéns mestre dicas sensacionais.
Oi Mestre! O que vc considera cordas baixas ? Por exemplo com as ej45 , qual altura vc usa na traste 12 ?
Comprei uma Augustine classic blue, ela é bem confortavel, as 3 cordas agudas são medias e as 3 graves são pesadas, e para os meus ouvidos elas dão equilibrio entre os graves e os agudos.
Nem todo mundo tem condições de comprar uma corda dessas, mas optei por comprar um tagima paraty e com essas cordas ficou show
Mas quero que entendam que eu sou iniciante e que isto pode ser apenas uma sensação minha hehe
@@trickveira nao tenho, mas se for se tratar de violao classico e for comprar cordas da Augustine, na minha opniao, as cordas vermelhas, gold, e pretas nao vale a pena, mt ruins ou perde o brilho rapido, recomendo as azuis
@@trickveira so uma observação, eu nao testei as outras, apenas a blue, mas cheguei a esta conclusão depois de muita pesquisa.
Mas com ctz das marcas que testei essa foi a que eu mais gostei.
E esqueçi de falar, cordas clássicas da *Giannini* nao vale apena nem por ser Barata, sao ruins
Parabéns pelas dicas. Excelentes.
Ulisses usa corda nylon ou aço, qual calibre abraço!
Que aula. Obrigado Ulisses.
Qual encordoamento você sugere para o violão Manuel Rodriguez um Caballero 9? Quero tirar o melhor som do violão.
Adriano Limberger Hertz o ideal é experimentar. Eu só uso D’Addario composites ou dynacore tensão normal ou pesada , dependendo do violão
Bom demais essas dicas!
Concordo em tudo que vc disse, mas um Fleta é um Fleta:)
Mas Ferrari sem piloto não anda. (;
Olá Ulisses, parabéns pelos vídeos!!!!! Gostaria de perguntar como você prende as cordas no cavalete desse instrumento do vídeo. Vejo que elas não estão presas laçadas por cima do cavalete.
string tie
É difícil de tocar a música Rio acima
Excelente explicaçâo👏👏
Oi amigo, eu vou comprar meu primeiro violão, ele é um Striberg FS4D modelo Folk, ele vêm de fábrica com cordas 0.11, quase pensei em mudar para 0.10 para mim não machucar a mão durante o aprendizado, pois dizem que fica mais fácil aprender nas 0.10, mais achei que iria ficar muito leve pra mim tocar e pouco volume de som também com essas cordas.
Gostaria de fazer duas perguntas ao senhor se puder me ajudar a responder:
1- É verdade que é mais fácil aprender na corda 0.10, do que começar com 0.11 ou 0.12, elas machuca a mão mesmo?
2- E a segunda pergunta pergunta é sobre o calibre médio de cordas que o senhor recomenda, as cordas médias que voce fala de peso médio que voce usa hoje em dia é de quais calibres, são as 0.11 mesmo, ou quais calibres são as médias que voce usa?
Obrigado por responder se puder.
Perguntei de novo nesse segundo vídeo caso o senhor não visse o comentário no primeiro vídeo :) kkkk
posso responder por ele kkkk, na minha opnião tanto cordas 0.10 ou 0.11 pra vc que ta aprendendo vai lhe causa um pequeno encomodo até vc se acostumar, a diferença é que cordas 0.11 tem mais tensão tanto para a afinação quando pra vc fazer os acordes, comece com 0.10 pra vc vai ser melhor e o seu violão sendo folk ele por si só ja tem muita ressonancia e grave, geralmente cordas mais pesadas são para dar mais peso no som, eu sempre uso cordas NIG 0.11 050 ( tensão media ) esse numero 050 quer dizer ( tensão media ) se fosse 052 seria (tensão alta) sobre corda 0.12 eu não te recomendaria, até pq dificilmente vc vai ver videos sobre 0.12 é muita tensão e pode acabar forçando o braço ou cavalete ou até mesmo tampo.
@@djroberio Poxa o brigado irmão pela atenção e os conselhos, ele já vai vir com a 0.11 de fábrica, vou usar elas até cair kkkkkk do braço, depois se meus dedos não tiver bom coloco as 0.10 então, abraço.
@@fabiojaneiru só mais uma dica que eu acabei esquecendo, toda vez que vc for trocar de 0.11 para 0.10 ou virse versa, vc tem que mandar um luthier regular o braço atravéz do tensor para que o braço do violão fique de acordo ao encordoamento. forte abraço
Olá, Ulisses. O que define a tensão de uma corda? Existe uma convenção que fala que a corda te tensão leve tem um peso "X", e uma corda de tensão alta tem peso "Y"?
A tensão alta de uma marca "A" pode ser diferente da marca "B"? Sempre tive essa curiosidade.
Diego Flores não. É baseado num certo bom senso mesmo. Cada marca tem várias opções que comparativamente podem ser classificadas desta forma, mas eventualmente uma corda leve de uma marca pode equivaler a uma corda média de outra marca.
@@UlissesRochaGuitar Entendi. Então o jeito é ir testando mesmo... Muito obrigado!
Valeu!
Boa noite, Ulisses! Colocar um encordoamento da mesma marca do instrumento faz diferença ou é algo irrelevante? Grato!
É irrelevante. Vc deve escolher o encordoamento ao qual vc melhor se adapte.
@@UlissesRochaGuitar Ok. Muito obrigado!
Ulisses, tem a questão de dependendo da tensão do encordoamento desajustar a regulagem da afinação dos instrumentos?
Leonardo Florisbal se a tensão alterar a posição do tampo e/ou do braço, desregula a afinação sim.
Ulisses Rocha - Guitar Blz!! Obrigado pelas dicas..pois meu violao está desafinando um pouco nas primas...
Anos de experiência resumidos em 20 minutos. Ninguém te falou nada disso e ele entregou de bandeja, violonista iniciante.
Prezado Professor, muito elucidativas suas orientações, a partir de sua experiência e de seu talento. Aproveitando o mestre, gostaria de perguntar, na sua opinião, o que aconselharia, as 6 cordas tensão média ou os bordões tensão alta e as primas tensão média.
Aconselho a melhor opção para seu conforto. Tudo depende das características do seu instrumento e do tipo de toque vc tem. Vale experimentar várias possibilidades e escolher a que mais te agrada. Tudo deve ser muito pessoal.
Para violão flat, você recomenda a mesma linha de raciocínio? Comprei um flat da marca Marques...usado, veio com o braço empenado, pois o antigo dono, usava cordas de nylon nele, levei no Luthier ele ajustou, as cordas estão próximas ao braço, estou usando cordas de tesão média, o violão amplificado fica agradevel pra eu tocar, teria alguma sugestão?
Segue a mesma linha sim. Tem que experimentar.
@@UlissesRochaGuitar blz, valeu pelo o retorno, vou fazer o teste
AH de quanto em quanto tempo para trocar as cordas ? eu troco a cada 6 meses.
Se vc está apenas estudando, troque quando der. Se está trabalhando profissionalmente, em poucas semanas as cordas perdem o som. Se estiver gravando, menos ainda. As D’addario costumam durar o dobro das outras.
@@UlissesRochaGuitar Então estou fazendo certo, obrigado.
Olá Ulisses.
Isso vale para violão de aço também?
Luis Rafael sim, claro.
@@UlissesRochaGuitar No CD Fractal a sonoridade é de muito bom gosto!
Na maioria das musicas me parece que usa guitarra, amp, comp, delay e reverb.
Como conseguir um timbre tão grandioso com essa simplicidade? aonde esta o segredo?
Luis Rafael, eu usei um POD da Line 6 em linha, direto na mesa. Com comp, rev e delay, como vc bem observou. Mas duas coisas contribuíram bastante para o resultado, a guitarra, uma Tagima Telecaster que o Tagima fez especialmente pra mim, e por eu não usar palheta. Acho que esse mix de fatores fizeram o som final. Sem falar é claro, no Adonias, um dos maiores engenheiros de som do Brasil na atualidade, que arrasou no acabamento de tudo.
@@UlissesRochaGuitar Obrigado Pela Atenção.
Tenho vários Cds seu e acho todos de modo geral de muito bom gosto!
Em especial Moleque, Ar e o próprio Fractal
Ulisses Rocha, primeiro parabéns pelo seu trabalho primoroso na música! Mestre, eu sou psicólogo e pretendo colocar música na terapia (não musicoterapia, que é outra área). Atendo em sala pequena (ambiente clínico), e preciso de um violão que evoque calma e serenidade. A projeção sonora não é o mais importante, pois poderá interferir no atendimento nas outras salas. Mas preciso de um violão que tenha um bom cantabile e que possa tocar fundo na alma, se você me entende. Preferencialmente com madeiras escuras e acabamento fosco. Tudo muito discreto. Qual violão (de fábrica) você me recomenda? Desde já te agradeço.
Oi Israel. Te aconselho o Tagima série Café. Eu não gosto de acabamento fosco. Acho que o som fica menos definido, e faz bastante barulho quando desliza sobre a roupa, o que nas gravações atrapalha bastante.
Abraço
@@UlissesRochaGuitar muitíssimo obrigado, mestre! 🤝
Amigo coloquei um encordoamento em um violão Salvador Ibanez, conhece? Queria saber se essa corda pesada danifica este violão, sempre usei cordas leve mas a pesada deu um som melhor, abraço obrigado
Violões são feitos para suportar todas as medidas de cordas. Se vc gostou, tá tudo certo.
🎼👏👏👏🙏🙌
Excelente vídeo, Ulisses! Gostaria de saber que cordas recomenda para o Tagima Ulisses Rocha. Grato!
Andre De Luna D’addario Composites ou Dynacore. Tensão média ou alta.
Didática excelente professor 👏😇
0.11 é considerada corda média ou alta?
011 é uma medida de cordas de guitarra. Cordas de violão usam outra métrica. Mesmo assim eu diria que 011 para guitarras já é uma corda pesada.
Olá professor Ulisses, já discuti com vários violonistas que idolatram cordas de aço e desprezam totalmente violões de nylon. Tem um amigo meu que fez um violão de luthier pra corda de aço 013( extra pesada ) . Acredito que tudo é uma questão de repertório.
Curioso isso! Houve época em que gostava muito do som do aço. Hoje em dia desprezo com todas as minhas forças, apesar de admirar alguns músicos que utilizam.
0.13 ainda não seria a mais pesada pra violão de aço, a Giannini tem um jogo 0.14...
Hj troquei e coloquei 0.12 e achei pesada. Mas tem um fator que muitos se esquecem, é o traste. Enquanto o traste for mais Jumbo mais fácil fica de tocar...
Nylon nunca toquei com cordas acima das médias.
bloqueio. agora esta certo.
Vitor Seixas Serafim vou abordar esses assuntos nos próximos vídeos
@@UlissesRochaGuitar Ok vou ficar menos ansioso. grato.
Quando gente quer virar piloto carro você com Fusca nunca vai chegar frente instrumento está diretamente ligado violonista