Passou por aqui e não se inscreveu?? Poxa... Se inscreve aí pra ajudar esse humilde canal a crescer e não perder as novidades! Jogos que eu lancei: store.steampowered.com/developer/enchantgames
Por isso que eu sempre falo que a galera passa muito tempo pensando no que tem dentro do jogo, sem pensar direito como ele vai ser visto "fora". Se vc não traz a pessoa pro jogo, ninguém nunca vai ver o tanto de trabalho que tem dentro dele.
É bom ver projetos que não foram tão bons assim, até mesmo casos de fracasso. Para ter uma visão mais realisata de como funciona o mercado. Ótimo conteúdo, parabéns.
Realmente, o marketing é importantíssimo para o sucesso de um jogo. O problema é que raramente vemos dicas práticas de como fazer um bom marketing para o jogo. É muito difícil ter visibilidade na internet sendo um desenvolvedor pequeno. Acho que valeria um vídeo explicando estratégias para fazer o projeto ser mais conhecido e chegar nos possíveis jogadores.
Vou falar sobre isso num video mais tecnico. Mas pra quem nao for do clube de membro, dou o spoiler: o marketing mais barato e facil que eu acho é lançar uma demo e se inscrever no NEXT FEST. É o que funcionou melhor pra mim do ponto de vista de menos trabalho.
Cara, suas análises são muito boas e por um ponto de vista excelente. Inclusive, tô ansioso pra jogar seu deckbuild de meditação quando sair. Por fim, não sei como tá seu tempo ou se seria pertinente, mas, depois do vídeo da banana, seria legal falar do mercado do Clicker Games/Jogos Incrementais ( e se há um mercado real pra eles fora dos games grátis de celular).
Achei fascinante... Olhar esse game e ver imediatamente um Souls like é uma salto lógico, identidade visual geralmente associada a "relaxing games". Mas um motivo pelo qual deveriam ter trabalhado mais na identificação do genero.
Amei o conteúdo e sonho ainda ser um desses solo dev. Vou companhar o canal e sim, pode fazer mais vídeos sobre fracassos de marketing pois passa mais veracidade. A internet está já cheia de cases de sucessos.
É muito interessante aprender com histórias como essas. Mais do que aprender "DOs" é muito importante aprender os "DONTs" na hora de lançar um jogo. Valeu pelo vídeo!
Se um dia for falar sobre canais de devlog, dá o exemplo do canal ThinMatrix. Esse canal faz, todo mês, entre 100 mil e 300 visualizações, apenas falando sobre o jogo que ele tá desenvolvendo.
excelente vídeo como de costume, na parada que você disse sobre devlog é uma parada que já estava pensando a dias já kkkk, fazer vídeos ajuda nas wishlist mas a grande maioria vai ser pessoas que desenvolvem também querendo ou não, dai reformulando a minhas ideias pensei em criar um insta sobre jogos e memes de jogos, onde eu posso divulgar meu jogo, mas ainda estou pensando em varias coisas, até penso em criar um canal porem o tempo é complicado kkkkkkk
Eu peguei o jogo com o jack sparrow só pra testar, o jogo é bonitão mas começa te segurando pela mão, quase sem nenhuma liberdade, tutorial longo pra caramba e obrigatório , só comecei a de fato jogar, depois de uns 10-15 minutos de tutorial, nesse momento eu já tinha perdido o interesse. É isso, fui sem saber o que esperar e o jogo não me pegou.
Estava preso numa bolha de recomendações só de conteúdo gringo no youtube, e seu canal foi um achado. Ele é sensasional. Pretendo começar um em breve para o meu estúdio, e vejo seu canal como um modelo de qualidade.
Essa história parece muito com o desenvolvimento do primeiro jogo em que trabalhei, o Lodestar. A questão do gênero foi um problema pra gente, demoramos a entender qual era o foco do jogo e ele foi crescendo cada vez mais, meio que montando os trilhos com o trem em movimento. E aí os outros problemas vieram também, preço, análises nunca acima do "mostly positive" e coisas mais. Por isso no jogo novo mudamos 100% a estratégia.
Isso mostra como é importante ter um planejamento e executá-lo de forma certa e efetiva,pois um deslize pode fazer seu projeto ir por água abaixo. Ótimo vídeo como sempre! Sucesso irmão!
So vi seu comentário sem pretensão aqui, e agora vou me dispor aqui kkkkk se tiver afim podemos conversar, não sou profissional mas tô super disposto a ver se rola! Mas se tiver procurando alguém profissional pra entregar tudo pronto entendo kkkk
Olha esse site games-stats, lá você pode conferir vários jogos do seu gênero e a faixa de preço deles, receitas e etc. É bom pra ter um norte e ver se seu jogo não destoando do mercado.
Eu tô com uma ideia incrível para um jogo é assim: Eu não faço nada, eu não programo eu não desenho ai o jogo não existe e esse é meu jogo! Espero que gostem
O problema ta na midia e no player. Souls like não é gênero, engulam isso lá no fundo do estomago de vocês, mas sim, citar que é um souls like faz o marketing. Já existia milhares de games no estilo souls, antes dos souls sairem, Não é só pq vc tem chefes com mecanicas, vc desvia e usa magia, armas etc que aquele game se torna automaticamente um souls like ou um zelda, tem que capar quem fica comparando isso todo jogo que lança, real, a industria de games é mto maior que joguinho dificil todo cinza e joguinho que explora colorido como aspectos a serem comparados.
Bom comentário. Trouxe uma boa discussão! O que pega é que esse detalhamento nao importa muito. O que importa é que existe uma tag na steam com 1639 jogos taggeados como soulslike. Entao na prática, pro marketing isso que importa pq o algoritmo da steam rankeia pros players baseado nas tags dos jogos que ele tem jogado.
Me ajuda com o seu conhecimento e percepção do mercado BR. Falando profissionalmente, pra quem busca trabalhar como game dev, vale mais a pena se aprofundar na Unity ou na Godot? Pessoalmente acho as duas ótimas, mas indo pelo lado profissional seria mais "fácil" encontrar trabalho como dev Godot ou Unity?
Flintlock: The Siege of Dawn não é souls like e galera tá chamando de souls like , os devs falaram q é ação, com varios inimigosp ra bater,,combos tipoi um game hack s slash, mas tera algo um pouco cadenciado , tá mais pra algo proximo god of war ragnarok , ai tão dizendo q é souls like pq do jeito do jogo kkk
Oq você acharia de um jogo q tem mecânicas opostas? Por exemplo, tem hack n slash como combate direto, mas também tem stealth no gameplay, seria possível relacionar esses dois?
Flopou na Steam e nos console em todas as plataformas, boniteza não poe mesa, se o jogo não for bom o suficiente não tem market que ajuda, mas o que faz um jogo ser bom é uma receita que ninguém sabe exatamente passo a passo só tem algumas idéias, obviamente ser um soulslike automaticamente as pessoas vão comparar com elden ring, se não for do mesmo nível é melhor nem brincar porque os haters são muitos nesse genero. O fato desse jogo ainda não ter entrado no gamepass ou na psn plus só colabora com minha tese, fora que não tem como um jogo ter tag casual e soulslike e ser levado a sério.
Sinceramente apesar de toda a análise no fim o fato é só um o jogo não é bom o suficiente, o jogo teve uma média de interesse ok pra um jogo nichado, a única outra coisa além da qualidade do jogo em si q de fato pode ter prejudicado é a falta de localização de preços. Fora isso o resto tudo se consegue naturalmente se o jogo for bom, coisa q aparentemente não era. Ou seja, o jogo estava fadado ao fracasso, ele podia não ter dado prejuízo. Mas com ctz não daria lucro. Pq se fosse um bom jogo ele teria dado lucro independente de todos esses erros. Pq jogo bom os jogadores recomendam.
@@ThompsonBorgesE como é que eles dão???? Voce poderia dar um exemplo, estou pensando em fazer um jogo e não quero que ninguem me de uma rasteira por falta de experiência no mercado! Ja ouvi fakar de dev de games que fez jogo não ficou nem com 30% do lucro do jogo por causa de publish e de impostos do governo.
Me explica uma coisa, nesse caso de vender fora da Steam. É possivel ou ainda teria prejuizo se a empresa vender o jogo fora da Steam, mas quando a pessoa comprar ela recebe uma chave da steam! Faz diferença a questão de chaves ou compra? Ou só a venda na Steam que conta?
Passou por aqui e não se inscreveu?? Poxa... Se inscreve aí pra ajudar esse humilde canal a crescer e não perder as novidades!
Jogos que eu lancei: store.steampowered.com/developer/enchantgames
Por isso que eu sempre falo que a galera passa muito tempo pensando no que tem dentro do jogo, sem pensar direito como ele vai ser visto "fora". Se vc não traz a pessoa pro jogo, ninguém nunca vai ver o tanto de trabalho que tem dentro dele.
Propaganda é a alma do negocio, tambem aqui.
Do nada o Gallen
É bom ver projetos que não foram tão bons assim, até mesmo casos de fracasso. Para ter uma visão mais realisata de como funciona o mercado. Ótimo conteúdo, parabéns.
Uhhum.
Perfeito
Realmente, o marketing é importantíssimo para o sucesso de um jogo. O problema é que raramente vemos dicas práticas de como fazer um bom marketing para o jogo. É muito difícil ter visibilidade na internet sendo um desenvolvedor pequeno.
Acho que valeria um vídeo explicando estratégias para fazer o projeto ser mais conhecido e chegar nos possíveis jogadores.
Vou falar sobre isso num video mais tecnico. Mas pra quem nao for do clube de membro, dou o spoiler: o marketing mais barato e facil que eu acho é lançar uma demo e se inscrever no NEXT FEST. É o que funcionou melhor pra mim do ponto de vista de menos trabalho.
O que mais me deixou impressionado foi a quantidade de lista de desejos e o número de vendas.
pouco mais de 10% ne. meio baixo
Mas acaba sendo a média mesmo. Se eles conseguissem 20% já seria muito
maioria das pessoas que coloca um jogo em wishlist nem lembra que colocou la
Cara, suas análises são muito boas e por um ponto de vista excelente. Inclusive, tô ansioso pra jogar seu deckbuild de meditação quando sair. Por fim, não sei como tá seu tempo ou se seria pertinente, mas, depois do vídeo da banana, seria legal falar do mercado do Clicker Games/Jogos Incrementais ( e se há um mercado real pra eles fora dos games grátis de celular).
ha um mercado gigante e conheço um dev que faz muitos jogos idle clicker
Achei fascinante... Olhar esse game e ver imediatamente um Souls like é uma salto lógico, identidade visual geralmente associada a "relaxing games". Mas um motivo pelo qual deveriam ter trabalhado mais na identificação do genero.
Concordo plenamente
Honestamente nunca havia ouvido falar nesse jogo... Acabei de comprar pra ver como é
Amei o conteúdo e sonho ainda ser um desses solo dev. Vou companhar o canal e sim, pode fazer mais vídeos sobre fracassos de marketing pois passa mais veracidade. A internet está já cheia de cases de sucessos.
É muito interessante aprender com histórias como essas. Mais do que aprender "DOs" é muito importante aprender os "DONTs" na hora de lançar um jogo.
Valeu pelo vídeo!
Verdade 😊
Se um dia for falar sobre canais de devlog, dá o exemplo do canal ThinMatrix. Esse canal faz, todo mês, entre 100 mil e 300 visualizações, apenas falando sobre o jogo que ele tá desenvolvendo.
meu sonho ter um canal assim em ingles
Toda experiência é muito válida, seja positiva ou negativa, sempre há algo pra se aprender! valeu!
Seu canal é bom demais cara! Sou seu fã, e considero você minha maior inspiração.
Obrigado de coração
excelente vídeo como de costume, na parada que você disse sobre devlog é uma parada que já estava pensando a dias já kkkk, fazer vídeos ajuda nas wishlist mas a grande maioria vai ser pessoas que desenvolvem também querendo ou não, dai reformulando a minhas ideias pensei em criar um insta sobre jogos e memes de jogos, onde eu posso divulgar meu jogo, mas ainda estou pensando em varias coisas, até penso em criar um canal porem o tempo é complicado kkkkkkk
pois é. a gente vive fazendo marketing so pra gamedev como se isso fosse alguma coisa
Top mano, faz um video sobre como definir o genero do jogo, pra gente não cair no erro desses devs aí.
Esse seria o video mais importante viu
Esse erro 1 me deixou pensativa se estou fazendo a mesma coisa.
cabe dar uma pensada em lassuli
Eu peguei o jogo com o jack sparrow só pra testar, o jogo é bonitão mas começa te segurando pela mão, quase sem nenhuma liberdade, tutorial longo pra caramba e obrigatório , só comecei a de fato jogar, depois de uns 10-15 minutos de tutorial, nesse momento eu já tinha perdido o interesse.
É isso, fui sem saber o que esperar e o jogo não me pegou.
Estava preso numa bolha de recomendações só de conteúdo gringo no youtube, e seu canal foi um achado. Ele é sensasional. Pretendo começar um em breve para o meu estúdio, e vejo seu canal como um modelo de qualidade.
feliz demais por isso!
Achei mais interessante esse formato de análise porque as estratégias são mais aplicáveis, do que não fazer
Essa história parece muito com o desenvolvimento do primeiro jogo em que trabalhei, o Lodestar. A questão do gênero foi um problema pra gente, demoramos a entender qual era o foco do jogo e ele foi crescendo cada vez mais, meio que montando os trilhos com o trem em movimento. E aí os outros problemas vieram também, preço, análises nunca acima do "mostly positive" e coisas mais. Por isso no jogo novo mudamos 100% a estratégia.
Opa! Se quiser compartilhar, faço um video sobre
bom ter esses pontos em mente pra quando eu iniciar minha carreira de dev
Isso mostra como é importante ter um planejamento e executá-lo de forma certa e efetiva,pois um deslize pode fazer seu projeto ir por água abaixo. Ótimo vídeo como sempre! Sucesso irmão!
Contéudo TOP! Valeu por compartilhar essas dicas. 🤝👏
Eu que agradeço
Joguin parece até bom. Penso q seria legal conhecer casos de jogos q ficaram conhecidos mto depois do lançamento
boa dica de tema
Video top meu bom, nos faz pensar em vários tópicos importantíssimos.
adoro teus videos
So vi seu comentário sem pretensão aqui, e agora vou me dispor aqui kkkkk se tiver afim podemos conversar, não sou profissional mas tô super disposto a ver se rola! Mas se tiver procurando alguém profissional pra entregar tudo pronto entendo kkkk
massa que o Passarin ja se candidatou!
Rpz, sou amante ferrenho de souls-like e n tinha ouvido falar desse jogo, vlw pela indicação especialmente em steam sale
Pode fazer um video sobre como precificar o seu jogo ? Pq agora bateu uma dúvida, visto o caso kkk
Bom tema viu
Olha esse site games-stats, lá você pode conferir vários jogos do seu gênero e a faixa de preço deles, receitas e etc. É bom pra ter um norte e ver se seu jogo não destoando do mercado.
Sempre bom aprender com os erros dos outros
Vlw muito bom saber, quero começar a criar jogo é muito bom saber oq não fazer
tem uma pegada meio outland nessa mudança de cores
ainda há tmpo de recuperar o preju
Obrigado!! 🎉Conteúdo muito legal.
Fala um pouco mais sobre as diferenças entre Triple A e Indie Game no mundo moderno.
Curti muito seu canal! Estou gravando 1000 reviews (estou atualmente na 34). Espero fazer a review de algum jogo seu em breve 😃
Será um prazer
Eu tô com uma ideia incrível para um jogo é assim: Eu não faço nada, eu não programo eu não desenho ai o jogo não existe e esse é meu jogo! Espero que gostem
Muito bom esse lado que você contou. Voltei a fazer devlog depois do seu conselho, amanhã deve sair o primeiro vídeo a respeito.
Vou assistir
@@enchantgamedev muito obrigado ☺ Está programado para postar hoje as 18h
Gostei... Quero mais desses
O problema ta na midia e no player. Souls like não é gênero, engulam isso lá no fundo do estomago de vocês, mas sim, citar que é um souls like faz o marketing. Já existia milhares de games no estilo souls, antes dos souls sairem, Não é só pq vc tem chefes com mecanicas, vc desvia e usa magia, armas etc que aquele game se torna automaticamente um souls like ou um zelda, tem que capar quem fica comparando isso todo jogo que lança, real, a industria de games é mto maior que joguinho dificil todo cinza e joguinho que explora colorido como aspectos a serem comparados.
Bom comentário. Trouxe uma boa discussão! O que pega é que esse detalhamento nao importa muito. O que importa é que existe uma tag na steam com 1639 jogos taggeados como soulslike. Entao na prática, pro marketing isso que importa pq o algoritmo da steam rankeia pros players baseado nas tags dos jogos que ele tem jogado.
Isso e Marketing, uma palavra e mais fácil que escrever todo esses texto seu
Me ajuda com o seu conhecimento e percepção do mercado BR. Falando profissionalmente, pra quem busca trabalhar como game dev, vale mais a pena se aprofundar na Unity ou na Godot? Pessoalmente acho as duas ótimas, mas indo pelo lado profissional seria mais "fácil" encontrar trabalho como dev Godot ou Unity?
As mais usadas pela industria, atualmente, sao Unity e Unreal, embora Godot venha crescendo.
Flintlock: The Siege of Dawn não é souls like e galera tá chamando de souls like , os devs falaram q é ação, com varios inimigosp ra bater,,combos tipoi um game hack s slash, mas tera algo um pouco cadenciado , tá mais pra algo proximo god of war ragnarok , ai tão dizendo q é souls like pq do jeito do jogo kkk
novidades sobre o seu proximo jogo? estava interessado nele quando apresentou a ideia
Ta rolando! Mas pintou um projeto antes. Divulgarei logo logo pra voces.
Conteúdo muito bom. Mal posso esperar pelo próximo!
Ja ta no forno. Entrevista com o dev de Mullet Mad Jack :)
@@enchantgamedev Bom demais
Oq você acharia de um jogo q tem mecânicas opostas? Por exemplo, tem hack n slash como combate direto, mas também tem stealth no gameplay, seria possível relacionar esses dois?
acho que nao tem nada impossivel. O cuidado é nao destruir o coraçao de um genero pra tentar inovar
Acho quase impossível mesclar esses dois gêneros, são muitos distintos e um apaga a essência do outro
Ja estou comprando curso na udemy sobre marketing digital dps dessa
Estude sobre a redbull, os cara são os rei dos marketing de conteúdo.
@@dinossauroromano a q te da asas? eles são bons mesmos, mas é uma empresa gigante com money pra isso. Sou um mero mortal ainda
Não achou um contrato justo com a publisher e não ganharam nenhum dinheiro.
muito legal o video, sempre é bom conhecer os casos de sucesso e de fracasso
Com certeza 👍
Gostei do vídeo, se os estúdios de cinema gastam mais com marketing do que com o filme, por que você vai negligenciar o marketing do seu produto?
Exatamente
Bem interessante. É sempre bom um contrapeso a esse sonho de todo solo dev de acertar um grande hit.
Curti bastante esse vídeo.
Flopou na Steam e nos console em todas as plataformas, boniteza não poe mesa, se o jogo não for bom o suficiente não tem market que ajuda, mas o que faz um jogo ser bom é uma receita que ninguém sabe exatamente passo a passo só tem algumas idéias, obviamente ser um soulslike automaticamente as pessoas vão comparar com elden ring, se não for do mesmo nível é melhor nem brincar porque os haters são muitos nesse genero. O fato desse jogo ainda não ter entrado no gamepass ou na psn plus só colabora com minha tese, fora que não tem como um jogo ter tag casual e soulslike e ser levado a sério.
concordo, casual e soulslike nao combinam.
pelo faturamento devem ter atingido quase 300 mil reais só na Steam, porem onde o dinheiro entra de verdade será nos consoles
Sim! Não é um caso perdido. Mas acho que o custo do estudio supera essa valor
Parabéns pela abordagem. +1 inscrito.
Obrigado 🤝
Eles não tinham como vender por fora e dar um código para quem comprou para tirar o jogo na steam?
o problema que review via codigo nao conta no algoritmo
Souls Like, lembrei de Souls Reaver
Sinceramente apesar de toda a análise no fim o fato é só um o jogo não é bom o suficiente, o jogo teve uma média de interesse ok pra um jogo nichado, a única outra coisa além da qualidade do jogo em si q de fato pode ter prejudicado é a falta de localização de preços. Fora isso o resto tudo se consegue naturalmente se o jogo for bom, coisa q aparentemente não era. Ou seja, o jogo estava fadado ao fracasso, ele podia não ter dado prejuízo. Mas com ctz não daria lucro. Pq se fosse um bom jogo ele teria dado lucro independente de todos esses erros. Pq jogo bom os jogadores recomendam.
eu estou usando sites conhecidos e entrando em grupos.... já estou com um youtube pronto e o x.
Opa mano, qual é o site do minuto 0:54? Tava precisando para um tcc. Ótimo video inclusive irmão
Fala irmao! Não é um site. Sao coisas que eu assino
@@enchantgamedev Pdp irmão, vlw!
pra mim jogos q usam muito a mesma cor sao cansativos esse jogo sofre com isso
Resumindo foram muito gananciosos, não aceitaram a comissão da publisher, cobraram caro, se sentiram estrelinhas.
Calma lá, você nem deve fazer ideia de como as publishers dão rasteira nos devs
@@ThompsonBorgesE como é que eles dão???? Voce poderia dar um exemplo, estou pensando em fazer um jogo e não quero que ninguem me de uma rasteira por falta de experiência no mercado! Ja ouvi fakar de dev de games que fez jogo não ficou nem com 30% do lucro do jogo por causa de publish e de impostos do governo.
Qual site que você consegue ver essas informações do jogo da steam que aparece no tempo 1:33 do video?
são newsletters que assino
Não aparece para min a opção seja membro 😢
Voce tem mais de uma conta e esta usando a sua conta admin?
Me explica uma coisa, nesse caso de vender fora da Steam. É possivel ou ainda teria prejuizo se a empresa vender o jogo fora da Steam, mas quando a pessoa comprar ela recebe uma chave da steam! Faz diferença a questão de chaves ou compra? Ou só a venda na Steam que conta?
a desvantagem é que a pessoa nao vai poder deixar review como comprador
Cara, eu queria o contato do cara que faz as artes pra você
posso te passar o contato, mas nao posso passar o dado dele publicamente aqui. Mande-me um email.
curti esse tipo de video tbm
sertanejo
😸
Fizeram tudo errado.