Por que o PIB não pode ser o único indicador para medir o sucesso de um país?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Historicamente, o crescimento do PIB é apontado como a principal referência para apontar se uma economia vai bem ou mal. No entanto, dentro dessa lógica economicista há questões importantes que são ignoradas.
    Por exemplo, a mineração contribui para o crescimento do PIB. Mas e os impactos socioambientais que causa? O mesmo ocorre com a indústria armamentista, de tabaco, agronegócio e inúmeros outros segmentos que promovem o crescimento econômico, mas criam problemas e desigualdades.
    Não se trata de desacreditar a importância do PIB, mas de entender que ele não pode ser considerado uma métrica absoluta.
    Neste vídeo, Luis Mauricio Junqueira Zanin, coordenador do projeto Inovajuntos, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), promove uma reflexão importante sobre o tema.
    A CNM trabalha para a excelência na gestão municipal e melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O Inovajuntos é um projeto de cooperação internacional executado pela CNM, em parceria com a Universidade de Coimbra e com a União Europeia. O projeto visa fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para inovação e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU).
    SOBRE A ECONOMIA B
    A Economia B é uma plataforma jornalística que conta histórias de pessoas e organizações que trabalham em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Nosso objetivo é contribuir para a justiça climática e apresentar ideias e soluções para um futuro regenerativo.
    www.aeconomiab...

Комментарии • 1

  • @diegoleite6654
    @diegoleite6654 5 месяцев назад

    PIB e IDH são elementos distintos