É verdade, acabei de analisar. Obrigado pelo toque, vai fazer toda a diferença! Abração e continue com os excelentes vídeos, tô aprendendo pra caramba contigo!
@utorrent55 A Matemática é a ciência da razão (por excelência). Em raríssimas ocasiões um conceito não pode ser demonstrado a partir de outro conceito. O mesmo ocorre com os critérios de congruência: eles servem para garantir de maneira inquestionável que dois triângulos são congruentes (o que permite uma série de aplicações práticas em Engenharia, Arquitetura etc.).
Sim, exclusivamente nesse caso. Se você tiver um triângulo e um dos ângulos "parecer" reto e você usar Pitágoras, por exemplo, você pode ter errado o exercício. Apesar dessa situação ser relativamente rara hoje em dia, é bom tomar cuidado.
Agora sim, plenamente correto. Agora os critérios não são exatamente "a critério do freguês". Existem casos onde poucas informações são dadas e você é obrigado a utilizá-las. Se você conseguir fazer um desdobramento e justificar o uso de um outro critério, é plenamente válido.
Nerckie, sem querer ser chato, mas já sendo. Em "semirreta", você chamou a atenção para a nova regra ortográfica, que bom! Mas ao mesmo tempo, na vídeo-aula anterior (a primeira parte dessa), "contra-exemplo" estava escrito equivocadamente tudo junto. Duas palavras diferentes, quando a primeira terminada em vogal e a segunda iniciada em vogal, o hífen se faz necessário. Abraço e parabéns pelas excelentes aulas!
nerckie Meu parabéns cara, você está me ajudando muito. Suas Aulas são bem explicadas, fazendo com que todos os alunos se sintam mais bem preparados. Obrigado.
@sandro785 LAA não é critério. Na verdade você quis dizer LAAo (espero). Se for isso mesmo, Note que não há um ângulo oposto (conhecido) ao lado neste exercício. Sobre as aulas de Química, eu adoraria dar uma resposta precisa, mas estou sem tempo para nada. Abraço!
@LeosueiroMr Há um erro aqui: (..)a bissetriz corta os angulos exatamente ao meio, portanto ficariamos com um angulo de 90 graus (...). O fato da bissetriz cortar o ângulo exatamente ao meio não é garantia que ela seja perpendicular ao lado oposto.
Já sei aonde quer chegar como em SIMETRIA de figuras. Fora na Engenharia de Fundações que, agora, estou percebendo o uso de congruência de triângulos (no caso o triângulo equilátero). Mais uma coisa de Geometria de 7a Série sendo usado na Engenharia, além dos segmentos notáveis de um triângulo (no caso, o equilátero).
nerckie, Se dois triangulos retangulos tem ordenadamente congruentes um cateto e a hipotenusa, entao eles sao congruentes?? muito obrigado sempre ajudando muito, rumo ao ita !!
Eu não sou prof. mas acho que desde que você consiga comprovar como chegou àquele critério, o mesmo pode ser usado pra qualquer caso, uma vez que todos comprovam a congruência entre os triângulos da questão. Ou seja, se você conseguiu mostrar o critério LAL entre os triângulos da última questão, o mesmo pode ser usado pra definir a congruência. Espero ter ajudado. o/
De forma alguma eu me ofendo, correções são sempre excelentes. Vamos lá então:contraexemplo está escrito de maneira correta. Neste caso, usa-se o hífen apenas se a vogal final do prefixo e a vogal inicial da palavra seguinte são as mesmas (como em contra-ataque). Exatamente por este motivo, vc escreveu incorretamente "vídeo-aula", cuja forma correta é "videoaula". Veja a nova versão do Houaiss. Grande abraço!
Também fiz como o colega pelo critério LAAo, passei retas paralelas no sentido CA e BD e percebi que o ângulo  e ^B são alternos internos, logo, congruentes. Dai com um ângulo reto dado, com o ângulo que achei e com E sendo o ponto médio temos resumidamente que são congruentes por LAAo. E por lógica se os triângulos são congruentes podem ser verificados pelos 4 critérios, a escolha do freges ou a depender dos dados da questão. ok?
Bom, no exercício 4 fica mais fácil (pelo menos no meu caso) pensar que já que temos dois lados de mesma medida, o angulo formando entre esses lados e sua base correspondente só podem ser congruentes (por conta dos lado terem a mesma medida)!
Nerckie, pegando esse barco surgiu mais uma forma de interpretar que eu não sei exatamente se esta correto. Eu posso dizer que o ponto E também é o ponto médio de m(AB)?
Nerckie, no caso do exercício número quatro, teria como provar que o triângulo isósceles possui os angulas da base igual, se eu utilizasse a medida da base igual a pelo menos um dos lados? vlw.
Olá Nerckie, queria saber, no exercício 5 (momento 08:06 ), se posso afirmar que o ângulo C é congruente ao ângulo D, poderia também afirmar que o lado AC é congruente ao lado BD ? Se sim, então poderia resolver a questão com o critério LAL?
No momento 7:00 eu poderia justificar os ângulos da base como: o tamanho do lado é diretamente proporcional a medida do ângulo, se dois lado são congruentes, seus ângulos opostos também são congruentes ?
8:00 Alfa continua sendo congruente a Beta se os dois triângulos formados pela bissetriz estiverem '' espelhados'' ou só na posição contrária assim como você demonstrou depois?
eu sempre tive uma dúvida em relação ângulo de triangulos; como é que faço para saber quando é que eu vou ter que colocar alfa,beta,gama,tetra.cosseno ou seno? ou tanto faz?
Nerckie, no exercício 5 (Ap. do momento 8:06) o enunciado afirma apenas que E é ponto médio de CD. Nesse caso, fica evidente que C e D tem a mesma medida; contudo, se A e B não forem um segmento de reta (e o exercício não especifica que são), não há como afirmar que o ângulo alfa de ACE é igual ao ângulo alfa de EBD (9:02) e, portanto, não haveria como provar que eles são congruentes. Não?
@Nerckie no critério LLL e LAL também é um critério de semelhancia pode acontecer dos lados nesses 2 critérios ai ao invés de serem congruentes forem apenas oroporcionais? Segunda pergunta: em congruência de triangulo eu posso fazer proporção entre os lados correspondentes? Já que todos eles têm uma proporção igual a 1.
Sobre LLL e LAL serem critérios de semelhança e congruência ao mesmo tempo, CUIDADO, as verificações são diferentes: enquanto na congruência o critério LAL procura identificar CONGRUÊNCIA de lados e ângulos, na semelhança o mesmo critério identifica SEMELHANÇA de lados e congruência de ângulos: a nomenclatura é igual, mas a aplicação é muito diferente. Sobre sua segunda pergunta, sim, vc pode, mas cuidado para não confundir conceitos e critérios.
Olá Nerckie, gostaria de saber se no exercício cinco eu poderia dizer que ele é congruente usando o critério "L,A,L" ? (onde eu notei que há mais dois lados congruentes AE e EB, que nesse caso ficaria lado AE ou EB, ângulo Alfa e o lado CE ou/e ED)
eu sei que escrever nem sempre é a melhor coisa,mas se eu explicar apenas dizendo que os seus Ângulos serão congruentes pelo fato de os lados do triângilo Isóceles ser congruentes logo seus ângulos tbm serâo... está correto? ou é necessario provar por bissetriz?!
Nerckie no momento 10:50 se ao invés de colocar na prova da maneira que voçê escreveu a pessoa colocar em forma escrita(com as mesmas informações) também é válido?
Nerckie, no exercício 4 eu poderia ter colocado uma bissetriz no ângulo alfa e beta pra formar dois triângulos retângulos e ver que existe LAL? Seria a altura, o ângulo de noventa graus e BD e DC. Agradeço desde já.
Ahhh verdade... De qualquer forma eu teria que colocar uma bissetriz no centro do triângulo dividindo o ângulo de cima. Eu tinha ignorado essa parte hahaha. Valeu, nerckie!
Professor, no exercício 3, 02:46. Tá, não é congruente pelo critério AAA. Mas se tenho três ângulos iguais, logo, tenho três lados tbm. Eu poderia adotar como LLL e o tornar congruente?
Professor, eu cheguei na resposta do exercício 5, apenas observando que o angulo de 90º está entre dois lados do triângulos, sendo então LAL. Ainda tenho dificuldade em elaborar todo um raciocínio, faço de formas mais simples e mesmo assim chego na resposta(as vezes), mas seria aceitável a idéia simples que tive pra chegar na resposta ? Obrigada .
nerckie, no momento 3:20 os triângulos que vc disse estarem no critério AAA, eu olhei como LLL, afinal são escalenos de mesmo tamanho ( quanto à seus lados ) então mesmo assim não posso os considerar congruentes?
Nerckie,no exercício 5 eu posso afirmar que existe uma congruência LAL,pois temos o lado AC,um ângulo de 90 graus e o lado CE e no outro triângulo o lado BD,o ângulo de 90 graus e o lado DE?
Na verdade, desta forma, eh LLL E LLA tbm. Sao inteiramente congruentes. Mas na explicacao da proposicao vc deve justificar, de alguma forma os lados ac e bc serem iguais. Justificando assim, a congruência pelo criterio LAL.
Fala Nerckie. Blz? Só uma coisa, no exercício 5 (ultimo) 10:30, esses triângulos também são congruentes pelo critério LAA? MAIS UMA COISA! E as aulas de química? Quando voltam? Abraço, e parabéns pelo trabalho.
Professor, no exercício 5 eu poderia usar o critério LAAoposto? Imaginando duas retas paralelas, o seguimento AB seria a transversal e os ângulos alternos internos. Está correto essa resolução? Obrigada.
+Juliana Leme Veja: para que tenhamos ângulos alternos internos, colaterais, correspondentes.... é necessário que existam DUAS paralelas (pelo menos) e uma transversal. Não é o que ocorre no exercício, a menos que vc esteja se referindo a uma CONSTRUÇÃO AUXILIAR que não existe no exercício. Mesmo assim, não vi como isso ajudaria. Abraço!
Nerckie, uma dúvida no exercício 3, especificamente no primeiro par de triângulos. Como eles possuem ângulos iguais, ambos possuem lados iguais ( LLL ) , devido a isso não podemos deduzir que os triângulos são congruentes?
Cuidado, ângulos iguais não significa que os lados serão iguais, eles podem ser apenas semelhantes. Um triangulão equilátero e um triangulinho equilátero possuem mesmos valores para ângulos mas nem por isso são congruentes.
@pricilaleitesilva Depende. Se o exercício pedir para provar que os ângulos da base são congruentes, aí vc deverá provar algebricamente. Mas se o exercício pedir uma determinada informação que dependa de um triângulo isósceles, daí sim você poderá explicar verbalmente sem a necessidade de provar. Agora cuidado na forma como você explicou. O correto é "os ângulos DA BASE de um triângulo isósceles são congruentes.
Nerckie, eu poderia dizer que assim como E é o ponto médio de CD, que E é o ponto médio de AB também? Eu fiz dessa forma, separei os dois ângulos, e cheguei a conclusão que o critério LAL pode ser usado também. pois EC = ED(congruente), ângulo alfa e EA=EB(congruente). A resposta estaria certa também?
Boa tarde, Nerckie. Gostaria de tirar uma dúvida. No exercício 5, se a questão não desse a informação de que E é o ponto médio de CD, daria pra concluir isso somente com a observação da figura? Tipo, no olhômetro? Ou isso poderia levar ao erro? Ps: não sei como seus vídeos tem tão poucas vizualizações e curtidas, pq tenho certeza que você é o melhor professor de matemática do RUclips, cara. Parece que as pessoas não se interessam por matemática, só pode. Venho aprendendo muito contigo, muito obrigado pelas aulas. E agradeço desde já também se puder tirar minha dúvida.
Boa tarde! O examinador tem que dar condições de calcular ou diretamente informar a posição do ponto médio de formas diretas ou indiretas. Nenhuma solução gráfica é válida se a única forma de se determinar uma medida for o "olhômetro". Sucesso!
Eu to com uma duvida . Sabendo que os triangulos sao congruentes quais sao os valores de x y e z Do lado esquerdo do triangulo do lado de fora ta 3,5 cm e do lado direiro por fora esta 4cm e por dentro esta na base um angulo b do lado esquerdo e do outro o angulo a e nas pontas estao no topo P do lado esquerdo R e Q na direita e na base do lado de fora esta 5cm .como que eufaço essa conta? Estou confusa pf me ajudem se puderem
Mas qual informação no exercício garante que os triângulos possuem o mesmo tamanho? Cuidado. Em Geometria o examinador não é obrigado a fazer um desenho em escala, você deve se prender às informações numéricas /algébricas fornecidas.
Eba, acertei quase todos! Obrigada, Nerckie! :)
Na moral nerckie virei Teu Fã explica bem demais.
nerckie Ta de parabéns explica bem valeu.
@SalesDragonForce Note que é impossível criar uma única aula que atenda às necessidades e expectativas de todas as pessoas...
É verdade, acabei de analisar. Obrigado pelo toque, vai fazer toda a diferença! Abração e continue com os excelentes vídeos, tô aprendendo pra caramba contigo!
@utorrent55 A Matemática é a ciência da razão (por excelência). Em raríssimas ocasiões um conceito não pode ser demonstrado a partir de outro conceito. O mesmo ocorre com os critérios de congruência: eles servem para garantir de maneira inquestionável que dois triângulos são congruentes (o que permite uma série de aplicações práticas em Engenharia, Arquitetura etc.).
olha obrigado apesar de ser portugues os seus vídeos você me ajudam muito, obrigado
caramba, mto bom, estou estudando e preciso mesmo dessas aulas vlw!
Nunca tinha entendido isso nas aulas. Agora, entendi.
Beijos!
ÓTIMA AULA NERCKIE! me ajudou muitooooo
Sim, vc pode.
Excelente!
Sim, exclusivamente nesse caso. Se você tiver um triângulo e um dos ângulos "parecer" reto e você usar Pitágoras, por exemplo, você pode ter errado o exercício. Apesar dessa situação ser relativamente rara hoje em dia, é bom tomar cuidado.
Muito Obrigado, me ajudou a passar de ano!
Um Abraço,
Mariana 8°A
Agora sim, plenamente correto. Agora os critérios não são exatamente "a critério do freguês". Existem casos onde poucas informações são dadas e você é obrigado a utilizá-las. Se você conseguir fazer um desdobramento e justificar o uso de um outro critério, é plenamente válido.
Nerckie dá aula tão bem que eu assisto em velocidade 2x mais rápido pra economizar tempo e ainda entendo tudo.
Eu também, porém no 1.5 rsrs
Opa, vou olhar! Obrigado!
Nerckie, sem querer ser chato, mas já sendo. Em "semirreta", você chamou a atenção para a nova regra ortográfica, que bom! Mas ao mesmo tempo, na vídeo-aula anterior (a primeira parte dessa), "contra-exemplo" estava escrito equivocadamente tudo junto. Duas palavras diferentes, quando a primeira terminada em vogal e a segunda iniciada em vogal, o hífen se faz necessário. Abraço e parabéns pelas excelentes aulas!
Ai, Nerckie, tu és 10!
Show! Excelente... Obrigado, professor! 29/01/2020
nerckie Meu parabéns cara, você está me ajudando muito. Suas Aulas são bem explicadas, fazendo com que todos os alunos se sintam mais bem preparados. Obrigado.
Sim, independentemente da posição dos triângulos. O espelhamento serviu apenas para tornar a explicação mais didática.
É a notação matemática para "Portanto".
Sim, perfeitamente válido.
Nos vídeos de Geometria Plana. Abraço!
@sandro785 LAA não é critério. Na verdade você quis dizer LAAo (espero). Se for isso mesmo, Note que não há um ângulo oposto (conhecido) ao lado neste exercício. Sobre as aulas de Química, eu adoraria dar uma resposta precisa, mas estou sem tempo para nada. Abraço!
@LeosueiroMr Há um erro aqui: (..)a bissetriz corta os angulos exatamente ao meio, portanto ficariamos com um angulo de 90 graus (...). O fato da bissetriz cortar o ângulo exatamente ao meio não é garantia que ela seja perpendicular ao lado oposto.
Pessoal nao esqueção de da um like ao vídeo, valeu
Valeu, Nerckie ótima aula, muito bem explicada, :D
Nerckie, tem videos explicando melhor sobre bissetriz, mediana e altura? Obrigada.
Já sei aonde quer chegar como em SIMETRIA de figuras. Fora na Engenharia de Fundações que, agora, estou percebendo o uso de congruência de triângulos (no caso o triângulo equilátero). Mais uma coisa de Geometria de 7a Série sendo usado na Engenharia, além dos segmentos notáveis de um triângulo (no caso, o equilátero).
nerckie, Se dois triangulos retangulos tem ordenadamente congruentes um cateto
e a hipotenusa, entao eles sao congruentes?? muito obrigado sempre ajudando muito, rumo ao ita !!
Dá uma olhadinha no site (link na descrição do vídeo).
Não. Apenas um dos critérios. Por isso se chama "critério", ou seja, algo que você usa para julgar uma outra coisa.
Eu não sou prof. mas acho que desde que você consiga comprovar como chegou àquele critério, o mesmo pode ser usado pra qualquer caso, uma vez que todos comprovam a congruência entre os triângulos da questão. Ou seja, se você conseguiu mostrar o critério LAL entre os triângulos da última questão, o mesmo pode ser usado pra definir a congruência.
Espero ter ajudado. o/
Hummm INTENDI!
De forma alguma eu me ofendo, correções são sempre excelentes. Vamos lá então:contraexemplo está escrito de maneira correta. Neste caso, usa-se o hífen apenas se a vogal final do prefixo e a vogal inicial da palavra seguinte são as mesmas (como em contra-ataque). Exatamente por este motivo, vc escreveu incorretamente "vídeo-aula", cuja forma correta é "videoaula". Veja a nova versão do Houaiss. Grande abraço!
Também fiz como o colega pelo critério LAAo, passei retas paralelas no sentido CA e BD e percebi que o ângulo  e ^B são alternos internos, logo, congruentes. Dai com um ângulo reto dado, com o ângulo que achei e com E sendo o ponto médio temos resumidamente que são congruentes por LAAo. E por lógica se os triângulos são congruentes podem ser verificados pelos 4 critérios, a escolha do freges ou a depender dos dados da questão. ok?
Bom, no exercício 4 fica mais fácil (pelo menos no meu caso) pensar que já que temos dois lados de mesma medida, o angulo formando entre esses lados e sua base correspondente só podem ser congruentes (por conta dos lado terem a mesma medida)!
Não. Erro 500 é quando o servidor do site cai. Costuma voltar em algumas horas.
Nerckie, pegando esse barco surgiu mais uma forma de interpretar que eu não sei exatamente se esta correto. Eu posso dizer que o ponto E também é o ponto médio de m(AB)?
Nerckie, no caso do exercício número quatro, teria como provar que o triângulo isósceles possui os angulas da base igual, se eu utilizasse a medida da base igual a pelo menos um dos lados? vlw.
vlw
@Nerckie sempre em exercicios de geometria posso fazer construções auxiliares?
Olá Nerckie, queria saber, no exercício 5 (momento 08:06 ), se posso afirmar que o ângulo C é congruente ao ângulo D, poderia também afirmar que o lado AC é congruente ao lado BD ? Se sim, então poderia resolver a questão com o critério LAL?
quando me formar quero ser que nem o Nerckie rs
Nerckie, no exercício 4, poderia ser congruência ALA, ângulo alfa, lado e ângulo da bissetriz?
No momento 7:00 eu poderia justificar os ângulos da base como: o tamanho do lado é diretamente proporcional a medida do ângulo, se dois lado são congruentes, seus ângulos opostos também são congruentes ?
Em que momento exato ( minuto e segundo)?
Nem precisam ser ordenados. Se um cateto e a hipotenusa são congruentes, então eles são congruentes. Isso é bem fácil de provar por Pitágoras.
"fala galera blz"?
nerckie,onde estaria à aula da LEI DOS SENOS E COSSENOS?
Obrigado!
8:00 Alfa continua sendo congruente a Beta se os dois triângulos formados pela bissetriz estiverem '' espelhados'' ou só na posição contrária assim como você demonstrou depois?
eu sempre tive uma dúvida em relação ângulo de triangulos; como é que faço para saber quando é que eu vou ter que colocar alfa,beta,gama,tetra.cosseno ou seno? ou tanto faz?
Nerckie, no exercício 5 (Ap. do momento 8:06) o enunciado afirma apenas que E é ponto médio de CD. Nesse caso, fica evidente que C e D tem a mesma medida; contudo, se A e B não forem um segmento de reta (e o exercício não especifica que são), não há como afirmar que o ângulo alfa de ACE é igual ao ângulo alfa de EBD (9:02) e, portanto, não haveria como provar que eles são congruentes. Não?
@Nerckie no critério LLL e LAL também é um critério de semelhancia pode acontecer dos lados nesses 2 critérios ai ao invés de serem congruentes forem apenas oroporcionais? Segunda pergunta: em congruência de triangulo eu posso fazer proporção entre os lados correspondentes? Já que todos eles têm uma proporção igual a 1.
Sobre LLL e LAL serem critérios de semelhança e congruência ao mesmo tempo, CUIDADO, as verificações são diferentes: enquanto na congruência o critério LAL procura identificar CONGRUÊNCIA de lados e ângulos, na semelhança o mesmo critério identifica SEMELHANÇA de lados e congruência de ângulos: a nomenclatura é igual, mas a aplicação é muito diferente. Sobre sua segunda pergunta, sim, vc pode, mas cuidado para não confundir conceitos e critérios.
Olá Nerckie, gostaria de saber se no exercício cinco eu poderia dizer que ele é congruente usando o critério "L,A,L" ? (onde eu notei que há mais dois lados congruentes AE e EB, que nesse caso ficaria lado AE ou EB, ângulo Alfa e o lado CE ou/e ED)
Nerckie, ali no ultimo exercicio, os lado AC e BD são ou não correspondentes?
P.S.: AULA PERFEITA =]
Nerckie, resolvi o exercicio 5 do mesmo modo que você resolvel o exercicio 4, usando o criterio LAL, também é correto ?
@SalesDragonForce verdade
eu sei que escrever nem sempre é a melhor coisa,mas se eu explicar apenas dizendo que os seus Ângulos serão congruentes pelo fato de os lados do triângilo Isóceles ser congruentes logo seus ângulos tbm serâo... está correto? ou é necessario provar por bissetriz?!
olá, poderia dizer que o triângulo isósceles (ex 4), é conguente pelo critério LAA?
Nerckie no momento 10:50 se ao invés de colocar na prova da maneira que voçê escreveu a pessoa colocar em forma escrita(com as mesmas informações) também é válido?
Nerckie, no exercício 4 eu poderia ter colocado uma bissetriz no ângulo alfa e beta pra formar dois triângulos retângulos e ver que existe LAL? Seria a altura, o ângulo de noventa graus e BD e DC. Agradeço desde já.
Mas se eu eu coloco uma bissetriz no angulo alfa e no ângulo beta, o que garante que os triângulos obtidos terão um ângulo reto?
Ahhh verdade... De qualquer forma eu teria que colocar uma bissetriz no centro do triângulo dividindo o ângulo de cima. Eu tinha ignorado essa parte hahaha. Valeu, nerckie!
Professor, no exercício 3, 02:46. Tá, não é congruente pelo critério AAA. Mas se tenho três ângulos iguais, logo, tenho três lados tbm. Eu poderia adotar como LLL e o tornar congruente?
No momento 08:56. Posso dizer que a medida de AE é a medida de EB?
Nerckie, no exercício 4, os triângulos também são congruentes pelo critério ALA, não são?
Para um triangulo ser congruente tem que apresentar os 4 critérios?
Professor, eu cheguei na resposta do exercício 5, apenas observando que o angulo de 90º está entre dois lados do triângulos, sendo então LAL. Ainda tenho dificuldade em elaborar todo um raciocínio, faço de formas mais simples e mesmo assim chego na resposta(as vezes), mas seria aceitável a idéia simples que tive pra chegar na resposta ? Obrigada .
nerckie, no momento 3:20 os triângulos que vc disse estarem no critério AAA, eu olhei como LLL, afinal são escalenos de mesmo tamanho ( quanto à seus lados ) então mesmo assim não posso os considerar congruentes?
Nerckie,no exercício 5 eu posso afirmar que existe uma congruência LAL,pois temos o lado AC,um ângulo de 90 graus e o lado CE e no outro triângulo o lado BD,o ângulo de 90 graus e o lado DE?
Na verdade, desta forma, eh LLL E LLA tbm. Sao inteiramente congruentes. Mas na explicacao da proposicao vc deve justificar, de alguma forma os lados ac e bc serem iguais. Justificando assim, a congruência pelo criterio LAL.
Fala Nerckie. Blz?
Só uma coisa, no exercício 5 (ultimo) 10:30, esses triângulos também são congruentes pelo critério LAA?
MAIS UMA COISA!
E as aulas de química? Quando voltam?
Abraço, e parabéns pelo trabalho.
Professor, no exercício 5 eu poderia usar o critério LAAoposto? Imaginando duas retas paralelas, o seguimento AB seria a transversal e os ângulos alternos internos. Está correto essa resolução?
Obrigada.
+Juliana Leme Veja: para que tenhamos ângulos alternos internos, colaterais, correspondentes.... é necessário que existam DUAS paralelas (pelo menos) e uma transversal. Não é o que ocorre no exercício, a menos que vc esteja se referindo a uma CONSTRUÇÃO AUXILIAR que não existe no exercício. Mesmo assim, não vi como isso ajudaria. Abraço!
Portanto tbem é possível dizer que os triângulos são congruentes pelo critério LaL?
qual é a aula sobre pitagoras?
Nerckie na nota 4 aquele angulo formado com a bizetriz é um angulo adjacente?
Nerckie, uma dúvida no exercício 3, especificamente no primeiro par de triângulos.
Como eles possuem ângulos iguais, ambos possuem lados iguais ( LLL ) , devido a isso não podemos deduzir que os triângulos são congruentes?
Cuidado, ângulos iguais não significa que os lados serão iguais, eles podem ser apenas semelhantes. Um triangulão equilátero e um triangulinho equilátero possuem mesmos valores para ângulos mas nem por isso são congruentes.
@@nerckie Valeu, professor.
@pricilaleitesilva Depende. Se o exercício pedir para provar que os ângulos da base são congruentes, aí vc deverá provar algebricamente. Mas se o exercício pedir uma determinada informação que dependa de um triângulo isósceles, daí sim você poderá explicar verbalmente sem a necessidade de provar. Agora cuidado na forma como você explicou. O correto é "os ângulos DA BASE de um triângulo isósceles são congruentes.
No exercício 5, posso falar que AE é congruente EB ?
Nerckie, eu poderia dizer que assim como E é o ponto médio de CD, que E é o ponto médio de AB também? Eu fiz dessa forma, separei os dois ângulos, e cheguei a conclusão que o critério LAL pode ser usado também. pois EC = ED(congruente), ângulo alfa e EA=EB(congruente). A resposta estaria certa também?
Boa tarde, Nerckie. Gostaria de tirar uma dúvida. No exercício 5, se a questão não desse a informação de que E é o ponto médio de CD, daria pra concluir isso somente com a observação da figura? Tipo, no olhômetro? Ou isso poderia levar ao erro?
Ps: não sei como seus vídeos tem tão poucas vizualizações e curtidas, pq tenho certeza que você é o melhor professor de matemática do RUclips, cara. Parece que as pessoas não se interessam por matemática, só pode. Venho aprendendo muito contigo, muito obrigado pelas aulas. E agradeço desde já também se puder tirar minha dúvida.
Boa tarde! O examinador tem que dar condições de calcular ou diretamente informar a posição do ponto médio de formas diretas ou indiretas. Nenhuma solução gráfica é válida se a única forma de se determinar uma medida for o "olhômetro". Sucesso!
@@nerckie, obrigado.
Más para que servem esses Critérios de Congruência? somente para demonstrar que um triangulo é congruente a outro em determinados momentos?
Eu to com uma duvida . Sabendo que os triangulos sao congruentes quais sao os valores de x y e z
Do lado esquerdo do triangulo do lado de fora ta 3,5 cm e do lado direiro por fora esta 4cm e por dentro esta na base um angulo b do lado esquerdo e do outro o angulo a e nas pontas estao no topo P do lado esquerdo R e Q na direita e na base do lado de fora esta 5cm .como que eufaço essa conta? Estou confusa pf me ajudem se puderem
06:00
09:38
da aula pro 9° ano porfavooor eu tenho dificuldade em matematica e estou no 9 ano
Amigo, como faço para compra o dvd com as videos aulas????
ah sim, eu poderia considerar seus lados iguais só se essa informação fosse traga no exercício então.
Mas qual informação no exercício garante que os triângulos possuem o mesmo tamanho? Cuidado. Em Geometria o examinador não é obrigado a fazer um desenho em escala, você deve se prender às informações numéricas /algébricas fornecidas.
Boa aula , mas poderia ser um pouco mais devagar ao explicar ;d
Desculpe. É no exercício 5 a partir de 8:10
Kkkkk. Legal,
Em qual momento (minuto e segundo)?
Em qual momento (minuto e segundo)?
Em qual momento (minuto e segundo)?