Honestamente, não vou nem tão longe, vou entrar apenas na escravidão dentro das metrópoles mesmo, uma coisa que só quem trabalha lá enxerga. Funcionários de shopping. São cargas horárias absurdas, cada vez menos funcionários com metas absurdas para serem atingidas, 1 folga na semana não dá pra nada, a gente trabalha mais de 6 horas, tem 15 minutos pra comer e não recebe alimentação a não ser que seja final de semana e feriado. Eu falo que sou escrava do Shopping, pq infelizmente, foi onde consegui trabalho e que pagava melhorzinho, mas ao mesmo tempo, perdi toda a minha liberdade e esse pouco que ganho a mais do salário mínimo é gasto em alimentação. Como a economia vai de mal a pior, a gente não ta conseguindo bater meta pra ganhar comissão e o numero de funcionários é pouco, então, são horas segurando xixi, segurando a fome, e com um monte de regrinhas pra que a gente consiga uma graninha extra. Tem que vender um n° x de peças por atendimento, manter o ticket médio super alto e ainda tem que chegar 30 minutos antes do expediente começar, porém, não podemos sair com 30 min antes de dar o horário da loja fechar. A exploração está em todo lugar. Pegamos peso. Fazemos banco de horas que não são contabilizadas. A saúde é ferrada em todos os sentidos, do mental ao físico, nos afastamos de amigos e familiares, deixamos de ter lazer. Então, sinceramente, se isso não é um tipo de exploração, eu não sei.
Vale ressaltar também que estamos tendo que trabalhar fora do horário de expediente, pois temos que criar vínculo com o cliente pra conseguir fidelizar o mesmo a loja. E as funções? É vendedor sendo caixa, é extoquista sendo auxiliar de vendas e trabalhando como caixa e isso pq eu não trabalho em loja popular.
@@jssclcn Mesmo que majoritariamente seja uma área que se vê bastante em shopping também dá pra falar do setor de fast food e de como é insalubre e análogo a escravidão trabalhar ali. Basicamente a descrição do que você falou da sua profissão foi o que eu vivi em uma rede aqui na minha cidade
@@Mike_Pereira Rapaz, quem trabalha em fast food merece um terreno com tudo de melhor no céu. Se pra lojista é ruim, pra quem trabalha em cozinha é muito pior. Tenho completa noção disso.
Eu trabalho 12 horas por dia, 6 meses de dia e 6 meses de noite, sou técnico em mecânica industrial, para o padrão brasileiro da minha profissão ganho relativamente bem, e tenho essa escala de trabalho de 4 dias por semana. Trabalho 4 dias seguidos, folgo 4 dias seguidos, aqui no RS. É SURREAL folgar 4 dias e poder acompanhar o crescimento da minha filha, é sensacional, que mais pessoas consigam ter tempo para as suas famílias.
@@eduardopinto4533 meu ponto é que essa jornada de 4 dias e uma remuneração minimamente descente que seja é muito bom para o trabalhador e para a família do trabalhador.
Escravidao é para o negro, para o morador de periferia, pro pobre em geral. Trabalho como entregador de aplicativo, te falo com todas as letras que é escravidão pura. O pobre nao tem opçao. Dificilmente ele vai poder se qualificar, cursar uma faculdade, ou fazer um curso técnico, pois ele precisa trabalhar para sobreviver, nao terá tempo pra isso, além de nao ter dinheiro para custear esses cursos. Ou vira entregador de aplicativo, ou vai trabalhar em call center, vai ser atendente de super mercado. Consequentemente será explorado, e ainda vai ter que ser grato porque segundo essas empresas ele nao é obrigado a estar ali, como se a mesma tivesse lhe fazendo um favor. Vai aguentar humilhações, baixos salários, pressão psicológica, humilhação de chefe. Vai trabalhar até a exaustão sem reclamar, e jamais dizer "não" para um superior hierárquico. A vida do pobre é assim, ser explorado.
Cara, eu não fui criada nem por pai nem por mãe, e aos 12 anos eu cai nessa de trabalho escravo. Eu fiquei presa no interior de Pernambuco, por 11 meses, bem dentro das brenhas mesmo, e eu trabalhava tanto, mas tanto que em um mês eu perdi 09kg. Eu não podia ter contato com o mundo externo, não podia comer, só que era permitido pra mim, e eu não tinha contato com minha família. Teve um dia, em novembro de 2009, que eu consegui escondido ligar pra uma tia minha e falar o que tava acontecendo. Eles foram me buscar, mas eu tava subnutrida e toda fudida. Graças a Deus eu sai dessa.
Sinto muito q isso tenha acontecido c vc..tão criança, aí mesmo que fizeram essa canalhice...que bom que vc saiu desse inferno, que bom que teve seus tios pra ligar❤
Graças a Deus não! Graças à oportunidade que você teve de falar com sua família, e graças à família que você tem. Enquanto você esteve escravizada, "Deus" não fez nada para te livrar da escravidão.
Ian, mano. Vc nem vai ler isso, mas me sinto na obrigação de escrever para que quem te segue saiba: sou um comunista de 45 anos de idade e agradeço pela sua existência. Sabemos que provavelmente nem veremos uma revolução. E mesmo assim vc não para de lutar. Obrigado.
Vc é comunista? Vc divide seus meios de produção com pessoas que não conhece? Nao né? Então vc é mais um comuna de iPhone defendendo o que nem conhece. Antes de me chamar de Bolsonarista ou algo do tipo, não, não apoio ele nem os conservadores, mas qualquer um que leu história teria vergonha de se chamar de comunista, uma ideologia que matou milhões de fome e execuções no mundo inteiro e só serviu pra botar no poder um governo muito mais opressor que o antigo.
Já trabalhei em um mercado grande no shopping, fiquei dez dias direto trabalhando sem folga no maldito 6×1 e um dia na semana fazia doze horas trabalhadas pq aumentavam o intervalo. Um inferno, não dá pra descansar nem fazer um curso, não conseguia sair e tirar férias era um parto. Além de que trabalhar com cliente é mt difícil, odiava os Natais e fim de ano que eu passava mais no mercado do que com a minha família. Sempre "brincávamos" sobre dormir no serviço, pq não íamos precisar pegar busão p trabalhar. É triste, mas saí de lá e agora consegui um novo emprego. Espero que tenha mais sorte lá.
Cara, na minha cidade já conheci um homem que realizou um trabalho escravo. Na época que ele me contava as condições de trabalho na lavoura em que ele trabalhava, eu não entendia aquilo como escravidão por ser muito novo, mas eu fui tendo a noção de que era trabalho escravo com o passar do tempo. Que eu me lembre, a principal característica da escravidão contemporânea presente no trabalho realizado por esse homem era o fato de que ela havia sido sazonal, mas o trabalho degradante, as péssimas condições de moradia e de alimentação também eram presentes.
E é por isso que eles adoram pegar jovens pra escravizar, porque não entendem o que estão fazendo com eles Os escravocratas até proibem eles de falar com outras pessoas porque se falar tem grandes chances dessa pessoa notar e avisar/denunciar
Esse tipo de trabalho acontece muito pelo interior do Brasil, em que os fazendeiros acham natural que os trabalhadores sejam colocados em situação degradante. Acham que estes trabalhadores, pela condição de pobreza, não fazem jus a um ambiente de trabalho digno, de uma remuneração mínima e nada além de uma alimentação podre. São pessoas “inferiores”, que estão sujeitas a trabalhar em qualquer situação. Devem inclusive agradecer a “oportunidade” de “fazer um dinheiro”. Que qualquer investimento para garantir um trabalho melhor a essas pessoas não eh razoável, já que estas são pessoas inferiores, que devem encarar qualquer coisa. E todo o entorno social dessa pessoa acredita da mesma forma que este deve ser o tratamento a essas pessoas. Desde familiares, amigos, representantes da sociedade e do estado - inclusive no sistema legal. Então ocorre reiteradamente com naturalidade nesse ambiente.
E essa é uma questão que explica, por exemplo, porque a aristocracia se arrepia todo ao ver preto e pobre sentado nos bancos das universidades estudando Direito. Imagina essa galera formando um exército de defensores dos trabalhadores, conhecendo a legislação, que é fraca, mas que se fosse aplicada como está, traria uma mudança de vida excepcional pra classe trabalhadora!!!!
Quando o grisalho, ali do outro lado da mesa, começou a falar eu fiquei chocado! Basicamente... Ele disse que, a culpa do desemprego em massa são dos processos de "má fé" dos empregados contra os patrões, e das as lideranças que "dizem defender" os trabalhadores!😮😮😮
Ele tem a cebeça do pequeno empresario. Para o estabelecimento que tem um lucro bruto de 30.000 , qualquer má fé de funcionario faz os custos de operação superarem esses 30.000, o dono de um negocio que fatura 30.000 no geral nao deve ter 5 mil por mes garantido de lucro liquido Restaurante é muito comum o lucro bruto ser 100k e o custo de produção ser 110k. Sim o dono ficou 10 mil mais pobre esse mes....
"Os europeus são abençoados. " Podem trabalhar menos porque são mais qualificados . Não é porque tem uma história de imperialismo e de transferência de trabalho menos qualificado para os países pobres .Parabéns pela paciência Ian.
Os franceses têm muito essa ideia de férias, vc volta das férias e seus colegas perguntam quando você tirará outras. Eu fico chocado quando vejo europeus tirarem 6 meses de férias aqui no Brasil.
@@kawandesu7892 Cê acha mesmo? (ironia) Imagino o Ian assistindo a abertura desse canal e lendo as especialidades das pessoas: "Especialista em felicidade coorporativa", "Especialista em people skills", "Futuro do Trabalho" kkkkkkkk Sem falar nos 2 CEOS do Flow que fazem parte da equipe da tal Escola do Trabalho.
É bom ver que o Ian voltou a participar de podcasts pra espalhar a palavra de Marx. Não sei se isso foi influência da Carolline Sardá que deu aquela furada de bolha recentemente com essa estratégia. Em um dos vídeos dela reagindo ao Ícaro (aquele ex marketeiro do Brasil Paralelo), descobri que ela estudou marketing digital, então além da Carol ser uma máquina de história sobre o feminismo, ela também tem mto a agregar no crescimento dessa onda vermelha. Me parece que cresce
As empresas são condenadas a pagarem 10 mil reais pros empregados. Isso faz a escravidão valer a pena. O que é 10 mil no bolso de uma Salton, bicho!? É desumano!
@@polly9429 sim!!! Foi igual o Ian falou, mesmo quem foi preso pode pagar a fiança pra sair dessa, paga uma indenização que é humilhante e ainda a empresa sai no lucro cometendo essas atrocidades...
@@CamaradaSabo outro exemplo q lembro do Ian falando é a questão do qnt a Uber gasta em processos pra não abrir brecha pra q comecem a fiscalizar o app, pras grandes empresas a única coisa q importa é ter o maior lucro possível, não importa em qm ou oq tenham q pisar pra isso
Uma vez eu escutei a seguinte frase, que descreve bem e resume por que vale a pena ter escravos, e em geral, vale a pena quebrar a lei propositalmente: "nesse mundo em que vivemos, em países como brasil, EUA e outros semelhantes, multas e processos, não são punições, são meramente o custo de fazer negócios"
Eu aprendi isso na pratica, meu ex patrao me demitiu com 2 anos de trablho la nao pagou o ultimo mes q trabalhei e me devia 1 mes de horas extra do banco de horas e so pagou meu salario q trabalhei quando botei na justiça apos 4 meses e so fui receber as verbas trabalhitas apos quase 2 anos e a juiza nem aplicou multa no patrão parecem q os o meu ex chef e a juiza eram da maçonaria entao ja viu...
Tive recentemente um experiencia com uma empresa que implementou jornada de 4 dias por semana. Desde antes dessa implementação a empressa ja explorava os funcionários,com salários baixos e alto numero de demandas, tentando usar o fato de que a empresa era uma "Empresa do futuro", um ambiente cool e desenvolvido de se trabalhar pra manter os funcionários dentro da empresa, foi a pior experiencia da minha vida, trabalhando com design em modelo de agencia, passei a ter que lidar com 9 clientes em 4 dias da semana. Forçado a cumprir com prazos mal planejados e cobranças exageradas. Eu acreditava que poderia ser legal a experiencia de uma empresa cool, mas depois dessa experiencia, se tornou meu maior pesadelo. Em dois meses desenvolvi burnout e problemas de pele devido ao estresse, um experiencia DAQUELAS!
Ian, vi o podcast e na parte q vc falou sobre o A Deriva, queria q vc soubesse q foi no corte desse podcast (a deriva) q vi e entendi o comunismo de uma forma verdadeira, e ter consciência de classe. Quero q vc saiba o quão importante vc foi pra mim, e q não ligue tanto pra crítica, pq o trabalho q vc faz vai pra além dessas pessoas, torço muito por vc, obrigado e parabéns ✊🙂
Também conheci o Ian e a Soberana através do "A Deriva", e eu nem sou consumidor de nenhum podcast dos Estudios Flow. Eu já conhecia e me identificava com o comunismo, mas o poder que o Ian tem de nos radicalizar é realmente algo incrível, de muito valor. Venceremos!
Não sou comunista nem namoro essa ideologia, mas acho legal entender outros sistemas e saber o que exatamente cada um defende. O Ian é excelente tem uma ótima didática e joga rápido as informações de forma clara.
Pra mim as multas no Brasil deveriam ser por porcentagem da renda. E se a renda for fraudada para pagar as multas, a multa será dobrada. Imagina se essas fazendas e as empresas terceirizadas tivessem que pagar 2, 3% da renda anual por trabalhador escravizado? Ia acabar isso rapidinho.
já começa errado que na constituição exige que o empregador perca a terra e ela seja dividida entre os camponeses, oq nao acontesse. Numa coisa eu concordo com a extrema direita, com uma constituição dessa eu arranco o papel e limpo meu rabo cagado porque nao serve pra nada
achei muito bacana esse corte, sou do direito e sinto falta de um olhar jurídico sobre as questões do Brasil na perspectiva crítica do comunismo. Acho que enriquece muito o debate e fortalece nosso conhecimento sobre as estruturas de manutenção do poder da burguesia. bom demais ian
Não é atualmente que existe o maior uso desse tipo de escravidão. Na época do regime militar era muito maior. Eu sei porque naquela época trabalhei nessas condições quando era adolescente e ouvi muitas histórias. Naquela época, os peoes ficavam nas pensões e hotéis nas cidades do interior esperando um gato pagar a conta. O gato pagava a conta e marcava as despesas. Cobrava até a viagem. A conta nunca era paga. O peão "engolia a lua", ou seja, fugia do acampamento.
Aqui na minha cidade no interior de SP libertaram um vigilante de um trabalho escravo. Ele trabalhava 24 horas por dia a mais de um ano não saia do local fazendo vigilância de uma empresa que fechou, dormia num carro velho, bebia água suja que servia para tomar banho de caneca e comia comida estragada wue o patrão levava 1 vez na semana.
Trabalho em Supply Chain tb, teve um caso de navio holandês que trabalhava com “refugiados” coreanos (do norte) e operavam o navio levando materiais pro mercado do petróleo. O dono “sumiu”, os coreanos n sei o q aconteceu com eles e o navio foi “expropriado” (sendo q tinha sido abandonado, um navio muito capenga já sem manutenção). Ele transportou milhares de materiais pra inúmeras empresas aqui no Brasil.
A escravidão compensa no Brasil, ja que a punicao é uma multa irrisória que é transferida para o trabalhador escravizado. A lei tem que mudar e gerar cadeia pra quem escraviza.
@@hlbomm e considerando que quem escraviza geralmente consegue bons advogados a impunidade aumenta ainda mais. Pena que na democracia burguesa nunca vai se criminalizar a escravidão.
más condições que não garantem uma existência é até pensável mas não faz sentido prender alguém por fornecer moradia e comida em troca de mão de obra. Talvez em alguns lugares essa seja a única oferta de vida disponível mesmo, levando em conta que tem gente que recebe o dinheiro dessa multa e continua desempregado
@@pedrogabriel6810 Se pensar por essa ótica de que se está dando uma moradia e comida há está tudo bem então a gente tem que perdoar todos os donos de escravos que tivemos no Brasil já que a Sensação era um alojamento e os escravos recebiam alimento para sobreviver por serem uma propriedade cara. Tem que lembrar que esse trabalho escravo a pessoa fica presa ao trabalho, não é como se ela escolhesse ficar nessas condições e sim ela é forçada a ficar. No relato da denúncia de trabalho escravo nas vinícolas existiam pessoas que usavam da força física pra manter as pessoas no trabalho, eles recebiam apenas pra subsistência e as condições de moradia eram péssimas. Negociar com escravagista seria a mesm coisa que negociar com um estuprador ou um pedófilo, não vai resolver porque o clima de impunidade já estaria no ar.
@@fabiorodrigo7503 que escravagista o que maluco, tô falando de trabalho por comida, e não uma tentativa de obrigar alguém a trabalhar de graça. Tem realmente situações onde não existe emprego nenhum e as pessoas procuram mão de obra por existência mesmo. Quando a justiça fiscaliza, apreende e paga essa multa pra quem é resgatado trabalhando por menos de um salário mínimo, na maior parte das vezes a pessoa continua desempregada. Agora me diz, ela vai tirar dinheiro da onde? vai tirar trabalho da onde?
Como fala a minha professora de historia, no Brasil tem uma discrepância enorme no que ta na lei e o que acontece realmente, trágico e pelo que Ian fala, o problema é cronico.
Ian deu AULA!! E disse tudo acerca desse exército de reserva. Eu sou da área de Tecnologia, uma das áreas mais “privilegiadas” porém agora já vemos os empregadores fazendo layoffs, forçando uma DIMINUIÇÃO nos salários. Ou seja, a mamata na área acabou. Por mais que ainda falte muita mão de obra na área, há um movimento coordenado para haver layoffs e diminuição nos salários na área de tecnologia
@@elimontoia4777 é um termo gourmet para "demissão". Como não é CLT, a empresa fala que tá rezudindo despesas, rescinde o contrato com o empregado e depois contrata novamente por um salário menor.
É aquela história do materialismo histórico ser inegável. Ainda bem que temos professores assim, com tamanho embasamento pra conversar e elucidar os pontos.
Ian mandou bem demais e foi uma conversa muito boa! esse homem barbudo fazendo "hmmr" enquanto o Ian falava me deu um arrepio hard sos, mas consegui manter o foco graças a deus, vídeo incrível
Já falei isso algumas vezes. Vinícolas tem um controle de cadeia brutal. A ponto de saber de qual quadra veio a uva do lote. Ou sabiam que o trabalhador tava escravizado ou, simplesmente, ligavam tão pouco pra eles que não se importavam em saber.
A desesperança tá batendo forte nessas últimas horas, já tô com a corda no pescoço, (não literalmente, no sentido da situação ficar mais difícil) e cada vez descubro que o país estava pior do que eu pensava e que não parece quue. Vai ter precisão de melhora.
Sensacional, ta pra nascer alguém que explane essa questão de forma mais aberta que o Ian. O papo mais reto e o mais pleno espelho do reflexo que vivemos. Ian, seriam necessários quantos ensinos médios atuais para chegar ao seu nível de conhecimento?! Acho que uns 10.. milhões. Hahahaha, obrigado pela aula. ❤
7:57 sobre esse assunto, tem um filme brasileiro, muito bom inclusive, que foi baseado em fatos reais sobre esse assunto, "Pureza" o nome do filme, fala sobre uma mãe que vai atras do seu filho que esta sendo escravizado em uma fazenda.
As penalidades não são compatíveis com o crime. O que torna essa prática extremamente lucrativa. Não pagar os direitos trabalhistas deveria ter pena pesada, pois as condições acabam piorando até chegar nesse extremo.
O filme "7 prisioneiros" mostra bem esse aliciamento. É brasileiro e é com aquele cara q faz um personagem na série Sintonia. Tinha na Netflix quando eu assisti
Como combater trabalho escravo se quase todos os advogados aderem essa prática? Eles escravizam os estagiários também. Muitos trabalham muito em troca de "experiência".
@@yur1767 nao necessariamente birra, de acordo com o joao o ian precisou cancelar a primeia vez pq nao ia dar e depois ele foi chamado de novo e nao foi pq ele tava muito ruim emocionalmente, mas o ferrez ficou um pouco resentido pelo ian nao ter ido e depois apareceu em outro podcast
@@andreplima João carvalho disse que ele tava com uns problemas pessoais e não pode ir. Acabou que o certeza interpretou errado e o Ian se ofendeu com a postura do ferrez. Enfim, nada demais. Já já se entendem
Ja vi relatos desse tipo de aliciamento com prostituição também. Muitas mulheres ficam presas na prostituição porque ficam "devendo" quem emprega elas, foram levadas pra longe da cidade delas e nunca conseguem sair porque nunca conseguem pagar a dívida.
Ele não disse q o Maranhão é do Norte. Ele falou "... região Nordeste e Norte", e logo em seguida citou o Maranhão por ser o estado com mais pessoas resgatadas do trabalho análogo à escravidão
@@Brunim129 Pelo emoji no final, ele é do estado do maranhão e só fez uma piada com uma possível confusão de terem errado a região em que o estado dele fica. 😅
Eu dei muita risada (risadas de desespero) quando nos momentos do diálogo (9:51) em que o Ian pergunta se eles viram a pena, eles respondem: "Nao acompanhei o desfecho" 🥴. Dai segue assim: 10:05 "aham, concordo", 10:15 "oh, meu deus", 10:25 "da exploração😢", 10:40 "ehhh, eu nao sabiaaan😮", 11:00 "a gente foi abençoado, e a gente tem que ir além e investigar" 🤡. Cara, sinceramente isso nao é "ir além", isso é o minimo. Todas deveriam ser assim, e a lei deveria ser a principal reguladora disso. O Ian fala algo semelhante em 12:10. Toda a cadeia deveria ser responsabilizada!!!! Terceirização é a brecha, a desculpinha que as empresas usam pra se proteger do processo e indenização, e sabem disso.
minha vó foi escravizada como doméstica por mais de dez anos, comia apenas restos e dormia num tatame no chão. Essa mão de obra. industrial de reserva aí é literalmente a pessoa que não tem nada, isso inclui nenhum noção do golpe que tá sofrendo ou nada a perder. Hoje minha vó tem noção que era escravizada, mas passei minha infância com ela dizendo que os "patrões" dela deram um lugar pra ela morar. Não é generalizando, mas o. problema soa visível e que ele só acabe com o fim do capitalismo
Cara... desculpa, que porra é essa de "trabalha 15 dias e processa pra ganhar 16 mil"?! Numa boa, só se o salário for 30k e a empresa tiver andado MUITO errado neste contrato de trabalho.
Honestamente, não vou nem tão longe, vou entrar apenas na escravidão dentro das metrópoles mesmo, uma coisa que só quem trabalha lá enxerga. Funcionários de shopping. São cargas horárias absurdas, cada vez menos funcionários com metas absurdas para serem atingidas, 1 folga na semana não dá pra nada, a gente trabalha mais de 6 horas, tem 15 minutos pra comer e não recebe alimentação a não ser que seja final de semana e feriado. Eu falo que sou escrava do Shopping, pq infelizmente, foi onde consegui trabalho e que pagava melhorzinho, mas ao mesmo tempo, perdi toda a minha liberdade e esse pouco que ganho a mais do salário mínimo é gasto em alimentação. Como a economia vai de mal a pior, a gente não ta conseguindo bater meta pra ganhar comissão e o numero de funcionários é pouco, então, são horas segurando xixi, segurando a fome, e com um monte de regrinhas pra que a gente consiga uma graninha extra. Tem que vender um n° x de peças por atendimento, manter o ticket médio super alto e ainda tem que chegar 30 minutos antes do expediente começar, porém, não podemos sair com 30 min antes de dar o horário da loja fechar. A exploração está em todo lugar. Pegamos peso. Fazemos banco de horas que não são contabilizadas. A saúde é ferrada em todos os sentidos, do mental ao físico, nos afastamos de amigos e familiares, deixamos de ter lazer. Então, sinceramente, se isso não é um tipo de exploração, eu não sei.
Vale ressaltar também que estamos tendo que trabalhar fora do horário de expediente, pois temos que criar vínculo com o cliente pra conseguir fidelizar o mesmo a loja. E as funções? É vendedor sendo caixa, é extoquista sendo auxiliar de vendas e trabalhando como caixa e isso pq eu não trabalho em loja popular.
Ideia foda!! Eu ficava indignado quando meu irmão trampava em shopping. O maluco fazia tudo dentro da loja e recebia um salário de vendedor... é foda
@@jssclcn Mesmo que majoritariamente seja uma área que se vê bastante em shopping também dá pra falar do setor de fast food e de como é insalubre e análogo a escravidão trabalhar ali. Basicamente a descrição do que você falou da sua profissão foi o que eu vivi em uma rede aqui na minha cidade
@@Mike_Pereira Rapaz, quem trabalha em fast food merece um terreno com tudo de melhor no céu. Se pra lojista é ruim, pra quem trabalha em cozinha é muito pior. Tenho completa noção disso.
Me senti acolhida
Eu trabalho 12 horas por dia, 6 meses de dia e 6 meses de noite, sou técnico em mecânica industrial, para o padrão brasileiro da minha profissão ganho relativamente bem, e tenho essa escala de trabalho de 4 dias por semana. Trabalho 4 dias seguidos, folgo 4 dias seguidos, aqui no RS. É SURREAL folgar 4 dias e poder acompanhar o crescimento da minha filha, é sensacional, que mais pessoas consigam ter tempo para as suas famílias.
Eu também tenho um trabalho. Qual o teu ponto?
@@eduardopinto4533 acho que ele só tava querendo dividir que ele é afortunado de ter um trabalho digno, mesmo. que é coisa rara aqui no país...
@@samyomura deixa ele responder né.
@@eduardopinto4533 kkkk okay , mano
@@eduardopinto4533 meu ponto é que essa jornada de 4 dias e uma remuneração minimamente descente que seja é muito bom para o trabalhador e para a família do trabalhador.
ainda vivemos num Brasil colonia
Antes eu já tinha essa intuição, depois de conhecer o Paulo Arantes ficou lógico
Comentário necessário
Esse cara é muito foda
Boa, camarada!
Que podcast é esse???
N vivemos não
Escravidao é para o negro, para o morador de periferia, pro pobre em geral. Trabalho como entregador de aplicativo, te falo com todas as letras que é escravidão pura. O pobre nao tem opçao. Dificilmente ele vai poder se qualificar, cursar uma faculdade, ou fazer um curso técnico, pois ele precisa trabalhar para sobreviver, nao terá tempo pra isso, além de nao ter dinheiro para custear esses cursos. Ou vira entregador de aplicativo, ou vai trabalhar em call center, vai ser atendente de super mercado. Consequentemente será explorado, e ainda vai ter que ser grato porque segundo essas empresas ele nao é obrigado a estar ali, como se a mesma tivesse lhe fazendo um favor. Vai aguentar humilhações, baixos salários, pressão psicológica, humilhação de chefe. Vai trabalhar até a exaustão sem reclamar, e jamais dizer "não" para um superior hierárquico. A vida do pobre é assim, ser explorado.
Toda vez que vou na rodoviária de Salvador tem comerciais de aviso sobre trabalho escravo e tomar cuidado com essa tática da "proposta de emprego"
Cara, eu não fui criada nem por pai nem por mãe, e aos 12 anos eu cai nessa de trabalho escravo. Eu fiquei presa no interior de Pernambuco, por 11 meses, bem dentro das brenhas mesmo, e eu trabalhava tanto, mas tanto que em um mês eu perdi 09kg. Eu não podia ter contato com o mundo externo, não podia comer, só que era permitido pra mim, e eu não tinha contato com minha família. Teve um dia, em novembro de 2009, que eu consegui escondido ligar pra uma tia minha e falar o que tava acontecendo. Eles foram me buscar, mas eu tava subnutrida e toda fudida. Graças a Deus eu sai dessa.
Sinto muito q isso tenha acontecido c vc..tão criança, aí mesmo que fizeram essa canalhice...que bom que vc saiu desse inferno, que bom que teve seus tios pra ligar❤
✊🏻✌️
✊🏾✌️
Graças a Deus não! Graças à oportunidade que você teve de falar com sua família, e graças à família que você tem. Enquanto você esteve escravizada, "Deus" não fez nada para te livrar da escravidão.
@@inesalmeidalima1447 fato!
Ian, mano. Vc nem vai ler isso, mas me sinto na obrigação de escrever para que quem te segue saiba: sou um comunista de 45 anos de idade e agradeço pela sua existência. Sabemos que provavelmente nem veremos uma revolução. E mesmo assim vc não para de lutar. Obrigado.
✊🛠️🚩
Vc é comunista? Vc divide seus meios de produção com pessoas que não conhece?
Nao né?
Então vc é mais um comuna de iPhone defendendo o que nem conhece.
Antes de me chamar de Bolsonarista ou algo do tipo, não, não apoio ele nem os conservadores, mas qualquer um que leu história teria vergonha de se chamar de comunista, uma ideologia que matou milhões de fome e execuções no mundo inteiro e só serviu pra botar no poder um governo muito mais opressor que o antigo.
Meu professor de geografia, tava dando aula sobre “gatos” e ele falava como se fosse uma coisa boa, algo que é “normal” e isso é tão, tão triste
Já trabalhei em um mercado grande no shopping, fiquei dez dias direto trabalhando sem folga no maldito 6×1 e um dia na semana fazia doze horas trabalhadas pq aumentavam o intervalo. Um inferno, não dá pra descansar nem fazer um curso, não conseguia sair e tirar férias era um parto. Além de que trabalhar com cliente é mt difícil, odiava os Natais e fim de ano que eu passava mais no mercado do que com a minha família. Sempre "brincávamos" sobre dormir no serviço, pq não íamos precisar pegar busão p trabalhar. É triste, mas saí de lá e agora consegui um novo emprego. Espero que tenha mais sorte lá.
Os empregadores também retêm os documentos pessoais para inpedir a pessoa de se locomover
Cara, na minha cidade já conheci um homem que realizou um trabalho escravo. Na época que ele me contava as condições de trabalho na lavoura em que ele trabalhava, eu não entendia aquilo como escravidão por ser muito novo, mas eu fui tendo a noção de que era trabalho escravo com o passar do tempo.
Que eu me lembre, a principal característica da escravidão contemporânea presente no trabalho realizado por esse homem era o fato de que ela havia sido sazonal, mas o trabalho degradante, as péssimas condições de moradia e de alimentação também eram presentes.
Lembrar disso hoje me traz uma agonia imensa, até porque eu era bem próximo dele
E é por isso que eles adoram pegar jovens pra escravizar, porque não entendem o que estão fazendo com eles
Os escravocratas até proibem eles de falar com outras pessoas porque se falar tem grandes chances dessa pessoa notar e avisar/denunciar
com o tempo a gente começa a ver que as coisas que aprendemos nos livros de história n é tão distante assim da nossa realidade
Esse tipo de trabalho acontece muito pelo interior do Brasil, em que os fazendeiros acham natural que os trabalhadores sejam colocados em situação degradante. Acham que estes trabalhadores, pela condição de pobreza, não fazem jus a um ambiente de trabalho digno, de uma remuneração mínima e nada além de uma alimentação podre. São pessoas “inferiores”, que estão sujeitas a trabalhar em qualquer situação. Devem inclusive agradecer a “oportunidade” de “fazer um dinheiro”.
Que qualquer investimento para garantir um trabalho melhor a essas pessoas não eh razoável, já que estas são pessoas inferiores, que devem encarar qualquer coisa. E todo o entorno social dessa pessoa acredita da mesma forma que este deve ser o tratamento a essas pessoas. Desde familiares, amigos, representantes da sociedade e do estado - inclusive no sistema legal. Então ocorre reiteradamente com naturalidade nesse ambiente.
E essa é uma questão que explica, por exemplo, porque a aristocracia se arrepia todo ao ver preto e pobre sentado nos bancos das universidades estudando Direito. Imagina essa galera formando um exército de defensores dos trabalhadores, conhecendo a legislação, que é fraca, mas que se fosse aplicada como está, traria uma mudança de vida excepcional pra classe trabalhadora!!!!
Mas aí a gente começa a estagiar e trabalha para quem? Grandes empresas que escravizam. É triste
😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Quando o grisalho, ali do outro lado da mesa, começou a falar eu fiquei chocado! Basicamente... Ele disse que, a culpa do desemprego em massa são dos processos de "má fé" dos empregados contra os patrões, e das as lideranças que "dizem defender" os trabalhadores!😮😮😮
quando alguém reinvindica o que está na legislação eles ficam atacados mesmo
Ele tem a cebeça do pequeno empresario.
Para o estabelecimento que tem um lucro bruto de 30.000 , qualquer má fé de funcionario faz os custos de operação superarem esses 30.000, o dono de um negocio que fatura 30.000 no geral nao deve ter 5 mil por mes garantido de lucro liquido
Restaurante é muito comum o lucro bruto ser 100k e o custo de produção ser 110k. Sim o dono ficou 10 mil mais pobre esse mes....
Calado e um poeta.
Se falar sobre Feminicídio, esse vai falar das mulheres que batem nos homens.
Ele terminou concordando com o Ian no final, então eu creio que não seja por mau-caratismo, mas sim por falta de estudo na área.
"Os europeus são abençoados. " Podem trabalhar menos porque são mais qualificados . Não é porque tem uma história de imperialismo e de transferência de trabalho menos qualificado para os países pobres .Parabéns pela paciência Ian.
Os franceses têm muito essa ideia de férias, vc volta das férias e seus colegas perguntam quando você tirará outras. Eu fico chocado quando vejo europeus tirarem 6 meses de férias aqui no Brasil.
Abençoados? São exploradores.
Ué, mas o Brasileiro é o primeiro a reclamar do Feriado. Chamar o próprio povo de vagabundo.
@@jlima5560 vc diz os brasileiros que flertam com a meritocracia?🧐🤔
@@jlima5560 Cuidado ao falar "o brasileiro", somos 200+ milhões de pessoas.
cara eu assisti o podcast inteiro, o ian fala bem demais
onde é podcast?
@@morbipine Kritikê Podcast
O Ian é maravilhoso! Adoro esse cara!
os maluco desse podcast são liberal para krlh né?
@@kawandesu7892 Cê acha mesmo? (ironia)
Imagino o Ian assistindo a abertura desse canal e lendo as especialidades das pessoas: "Especialista em felicidade coorporativa", "Especialista em people skills", "Futuro do Trabalho" kkkkkkkk
Sem falar nos 2 CEOS do Flow que fazem parte da equipe da tal Escola do Trabalho.
É bom ver que o Ian voltou a participar de podcasts pra espalhar a palavra de Marx. Não sei se isso foi influência da Carolline Sardá que deu aquela furada de bolha recentemente com essa estratégia. Em um dos vídeos dela reagindo ao Ícaro (aquele ex marketeiro do Brasil Paralelo), descobri que ela estudou marketing digital, então além da Carol ser uma máquina de história sobre o feminismo, ela também tem mto a agregar no crescimento dessa onda vermelha. Me parece que cresce
Pessoal, comentem, curtam e compartilhem... vamos engajar!
up up up!!!!
Engajamento 🎉🎉
\o/
Deu aula Ian, infelizmente essas coisas acontecem hoje em dia e sabemos que a "justiça" nunca vai dar a punição correta
Justiça burguesa vai condenar os membros da sua própria classe quando mesmo? Nada de novo no front, como sempre
As empresas são condenadas a pagarem 10 mil reais pros empregados. Isso faz a escravidão valer a pena. O que é 10 mil no bolso de uma Salton, bicho!? É desumano!
@@rivelinoj sempre vai ser assim enquanto eles estiverem no comando de tudo
@@polly9429 sim!!! Foi igual o Ian falou, mesmo quem foi preso pode pagar a fiança pra sair dessa, paga uma indenização que é humilhante e ainda a empresa sai no lucro cometendo essas atrocidades...
@@CamaradaSabo outro exemplo q lembro do Ian falando é a questão do qnt a Uber gasta em processos pra não abrir brecha pra q comecem a fiscalizar o app, pras grandes empresas a única coisa q importa é ter o maior lucro possível, não importa em qm ou oq tenham q pisar pra isso
Acho muito importante usar termos marxistas mesmo em lugares onde não estão familiarizados com eles
com certeza!
SIM! Acostuma o pessoal ao nosso vocabulário
Indiquei o canal história pública pra minha mãe. Hoje ela assiste sempre que pode. ❤
Uma vez eu escutei a seguinte frase, que descreve bem e resume por que vale a pena ter escravos, e em geral, vale a pena quebrar a lei propositalmente: "nesse mundo em que vivemos, em países como brasil, EUA e outros semelhantes, multas e processos, não são punições, são meramente o custo de fazer negócios"
Eu aprendi isso na pratica, meu ex patrao me demitiu com 2 anos de trablho la nao pagou o ultimo mes q trabalhei e me devia 1 mes de horas extra do banco de horas e so pagou meu salario q trabalhei quando botei na justiça apos 4 meses e so fui receber as verbas trabalhitas apos quase 2 anos e a juiza nem aplicou multa no patrão parecem q os o meu ex chef e a juiza eram da maçonaria entao ja viu...
Putz...
Mano?? o ian é muito galã, de verdade
Todo comunista se torna bonito 😂
"A revolução não será meramente ideológica, mas também estética"
GATO, Gustavo Gaio, 2022
Eu faaaaalo isso kkkk 🫶🏼
Sim, ele é extremamente atraente😅
Obviamente, porque tod@ comunista tem vibe de gostos@
Tive recentemente um experiencia com uma empresa que implementou jornada de 4 dias por semana. Desde antes dessa implementação a empressa ja explorava os funcionários,com salários baixos e alto numero de demandas, tentando usar o fato de que a empresa era uma "Empresa do futuro", um ambiente cool e desenvolvido de se trabalhar pra manter os funcionários dentro da empresa, foi a pior experiencia da minha vida, trabalhando com design em modelo de agencia, passei a ter que lidar com 9 clientes em 4 dias da semana. Forçado a cumprir com prazos mal planejados e cobranças exageradas. Eu acreditava que poderia ser legal a experiencia de uma empresa cool, mas depois dessa experiencia, se tornou meu maior pesadelo. Em dois meses desenvolvi burnout e problemas de pele devido ao estresse, um experiencia DAQUELAS!
Ian, vi o podcast e na parte q vc falou sobre o A Deriva, queria q vc soubesse q foi no corte desse podcast (a deriva) q vi e entendi o comunismo de uma forma verdadeira, e ter consciência de classe. Quero q vc saiba o quão importante vc foi pra mim, e q não ligue tanto pra crítica, pq o trabalho q vc faz vai pra além dessas pessoas, torço muito por vc, obrigado e parabéns ✊🙂
Também conheci o Ian e a Soberana através do "A Deriva", e eu nem sou consumidor de nenhum podcast dos Estudios Flow. Eu já conhecia e me identificava com o comunismo, mas o poder que o Ian tem de nos radicalizar é realmente algo incrível, de muito valor.
Venceremos!
Que lindo cara, cresce e cresce MUITO
Não sou comunista nem namoro essa ideologia, mas acho legal entender outros sistemas e saber o que exatamente cada um defende.
O Ian é excelente tem uma ótima didática e joga rápido as informações de forma clara.
Pra mim as multas no Brasil deveriam ser por porcentagem da renda. E se a renda for fraudada para pagar as multas, a multa será dobrada.
Imagina se essas fazendas e as empresas terceirizadas tivessem que pagar 2, 3% da renda anual por trabalhador escravizado? Ia acabar isso rapidinho.
já começa errado que na constituição exige que o empregador perca a terra e ela seja dividida entre os camponeses, oq nao acontesse. Numa coisa eu concordo com a extrema direita, com uma constituição dessa eu arranco o papel e limpo meu rabo cagado porque nao serve pra nada
Ian Neves em podcasts é a minha religião. Ele é muito didático e sempre se faz entender.
Tô viciada em assistir o Ian falar
achei muito bacana esse corte, sou do direito e sinto falta de um olhar jurídico sobre as questões do Brasil na perspectiva crítica do comunismo. Acho que enriquece muito o debate e fortalece nosso conhecimento sobre as estruturas de manutenção do poder da burguesia. bom demais ian
Guerreira, deve ter encontrado cada ser humano insuportável na área
Não é atualmente que existe o maior uso desse tipo de escravidão. Na época do regime militar era muito maior. Eu sei porque naquela época trabalhei nessas condições quando era adolescente e ouvi muitas histórias. Naquela época, os peoes ficavam nas pensões e hotéis nas cidades do interior esperando um gato pagar a conta. O gato pagava a conta e marcava as despesas. Cobrava até a viagem. A conta nunca era paga. O peão "engolia a lua", ou seja, fugia do acampamento.
@Ernestito É uma consolidação. Colocaram todas as leis existentes numa consolidação.
Mas ele não disse que atualmente existe maior uso da escravidão. Ele disse nos últimos 15 anos teve o maior número de denúncias.
Aqui na minha cidade no interior de SP libertaram um vigilante de um trabalho escravo. Ele trabalhava 24 horas por dia a mais de um ano não saia do local fazendo vigilância de uma empresa que fechou, dormia num carro velho, bebia água suja que servia para tomar banho de caneca e comia comida estragada wue o patrão levava 1 vez na semana.
Trabalho em Supply Chain tb, teve um caso de navio holandês que trabalhava com “refugiados” coreanos (do norte) e operavam o navio levando materiais pro mercado do petróleo. O dono “sumiu”, os coreanos n sei o q aconteceu com eles e o navio foi “expropriado” (sendo q tinha sido abandonado, um navio muito capenga já sem manutenção). Ele transportou milhares de materiais pra inúmeras empresas aqui no Brasil.
A escravidão compensa no Brasil, ja que a punicao é uma multa irrisória que é transferida para o trabalhador escravizado. A lei tem que mudar e gerar cadeia pra quem escraviza.
Muitas vezes a multa não é nem o que o cara tem direito.
@@hlbomm e considerando que quem escraviza geralmente consegue bons advogados a impunidade aumenta ainda mais. Pena que na democracia burguesa nunca vai se criminalizar a escravidão.
más condições que não garantem uma existência é até pensável mas não faz sentido prender alguém por fornecer moradia e comida em troca de mão de obra.
Talvez em alguns lugares essa seja a única oferta de vida disponível mesmo,
levando em conta que tem gente que recebe o dinheiro dessa multa e continua desempregado
@@pedrogabriel6810 Se pensar por essa ótica de que se está dando uma moradia e comida há está tudo bem então a gente tem que perdoar todos os donos de escravos que tivemos no Brasil já que a Sensação era um alojamento e os escravos recebiam alimento para sobreviver por serem uma propriedade cara. Tem que lembrar que esse trabalho escravo a pessoa fica presa ao trabalho, não é como se ela escolhesse ficar nessas condições e sim ela é forçada a ficar. No relato da denúncia de trabalho escravo nas vinícolas existiam pessoas que usavam da força física pra manter as pessoas no trabalho, eles recebiam apenas pra subsistência e as condições de moradia eram péssimas. Negociar com escravagista seria a mesm coisa que negociar com um estuprador ou um pedófilo, não vai resolver porque o clima de impunidade já estaria no ar.
@@fabiorodrigo7503
que escravagista o que maluco,
tô falando de trabalho por comida, e não uma tentativa de obrigar alguém a trabalhar de graça.
Tem realmente situações onde não existe emprego nenhum e as pessoas procuram mão de obra por existência mesmo.
Quando a justiça fiscaliza, apreende e paga essa multa pra quem é resgatado trabalhando por menos de um salário mínimo, na maior parte das vezes a pessoa continua desempregada.
Agora me diz,
ela vai tirar dinheiro da onde?
vai tirar trabalho da onde?
Ian é fera demais. Que didática sensacional! Que ele ajude a formar muitos outros camaradas que possam ser tão bons ou melhores ainda! Venceremos!
Como fala a minha professora de historia, no Brasil tem uma discrepância enorme no que ta na lei e o que acontece realmente, trágico e pelo que Ian fala, o problema é cronico.
Ian deu AULA!! E disse tudo acerca desse exército de reserva. Eu sou da área de Tecnologia, uma das áreas mais “privilegiadas” porém agora já vemos os empregadores fazendo layoffs, forçando uma DIMINUIÇÃO nos salários. Ou seja, a mamata na área acabou. Por mais que ainda falte muita mão de obra na área, há um movimento coordenado para haver layoffs e diminuição nos salários na área de tecnologia
Charles, explica o que seria esse layoffs?
@@elimontoia4777 demissão em massa
@ernestito7064 exatamente
@@elimontoia4777 é um termo gourmet para "demissão". Como não é CLT, a empresa fala que tá rezudindo despesas, rescinde o contrato com o empregado e depois contrata novamente por um salário menor.
@@brunob7372 Obrigado pela informação
O jornal da minha família agora é o Ian, muito bom.
É aquela história do materialismo histórico ser inegável. Ainda bem que temos professores assim, com tamanho embasamento pra conversar e elucidar os pontos.
cuspindo fatos 🔥
o Ian foi SUPER bem preparado, caralho QUE ORGULHO. aprendi muito nesse vídeo, obrigada, professor e camarada!
Vi ao vivo e estou revendo de tão bom que foi. Sua didática é excelente, Ian ❤
Ian arrepiando nos podcasts. Cada vez mais preparado! Adiante camarada 🔥
Brabo demais! 🔥🔥🔥🔥
Corte top demais, toda a fala do Ian foi muito clara e organizada. Parabéns pela didática e dedicação ao estudo dos assuntos 👏🏻👏🏻👏🏻
Seria uma reparação mínima necessária a expropriação de terra para empresas criminosas condenadas por escravizar mão de obra.
Caralh* Ian, você é muito inteligente cara T.T como é bom assistir alguém nesse grau de consciência.
Revoltante essa situação da escravidão
A desapropriação de terras por trabalho escravo não foi regulamentada,com a parlamento que temos não será. Os próprios juízes são escravagistas.
O cara quase meteu a clássica "escravidão é ruim, mas..." Kkkkkk
Ian mandou bem demais e foi uma conversa muito boa!
esse homem barbudo fazendo "hmmr" enquanto o Ian falava me deu um arrepio hard sos, mas consegui manter o foco graças a deus, vídeo incrível
Gostei dos dois entrevistadores. Foram respeitosos, escutaram e fizeram comentários com sentido. Gostei muito!
Já falei isso algumas vezes. Vinícolas tem um controle de cadeia brutal. A ponto de saber de qual quadra veio a uva do lote. Ou sabiam que o trabalhador tava escravizado ou, simplesmente, ligavam tão pouco pra eles que não se importavam em saber.
A desesperança tá batendo forte nessas últimas horas, já tô com a corda no pescoço, (não literalmente, no sentido da situação ficar mais difícil) e cada vez descubro que o país estava pior do que eu pensava e que não parece quue. Vai ter precisão de melhora.
A revolução tem q ser urgente
Por isso a revolução deve acontecer agora!
Isso acontece desde a década de 80. O Brasil ainda não saiu da escravidão.
Sensacional, ta pra nascer alguém que explane essa questão de forma mais aberta que o Ian. O papo mais reto e o mais pleno espelho do reflexo que vivemos. Ian, seriam necessários quantos ensinos médios atuais para chegar ao seu nível de conhecimento?! Acho que uns 10.. milhões. Hahahaha, obrigado pela aula. ❤
7:57 sobre esse assunto, tem um filme brasileiro, muito bom inclusive, que foi baseado em fatos reais sobre esse assunto, "Pureza" o nome do filme, fala sobre uma mãe que vai atras do seu filho que esta sendo escravizado em uma fazenda.
Tiro o chapéu para o Ian! 👏👏👏👏✌️ Um camarada mais do que necessário!
Comentário de engajamento do inicio do vídeo.
As penalidades não são compatíveis com o crime. O que torna essa prática extremamente lucrativa. Não pagar os direitos trabalhistas deveria ter pena pesada, pois as condições acabam piorando até chegar nesse extremo.
Ian manda bem d+
Comentário de engajamento do meio do vídeo.
O filme "7 prisioneiros" mostra bem esse aliciamento. É brasileiro e é com aquele cara q faz um personagem na série Sintonia. Tinha na Netflix quando eu assisti
Como combater trabalho escravo se quase todos os advogados aderem essa prática?
Eles escravizam os estagiários também. Muitos trabalham muito em troca de "experiência".
Nossa, que passada de pano... "mas tem gente que nos processa, por isso nãopagamos mais"... meu deus
Parabéns pela participação Ian! Vc responde sempre prontamente à todas as questões...
Po Ian tu poderia ir no Avesso Podcast do Ferrez, acho que vcs teriam um papo dahora
Ele ta de birra com o Férrez, logo passa e ele vai.
@@andreplima Eu to por fora dessa história, oq rolou?
Ele desmarcou com o avesso pra ir em podcast de mais view.
Férrez resumiu ao 3min desse video:
ruclips.net/video/q8zgBFkX5N8/видео.html
@@yur1767 nao necessariamente birra, de acordo com o joao o ian precisou cancelar a primeia vez pq nao ia dar e depois ele foi chamado de novo e nao foi pq ele tava muito ruim emocionalmente, mas o ferrez ficou um pouco resentido pelo ian nao ter ido e depois apareceu em outro podcast
@@andreplima João carvalho disse que ele tava com uns problemas pessoais e não pode ir. Acabou que o certeza interpretou errado e o Ian se ofendeu com a postura do ferrez. Enfim, nada demais. Já já se entendem
Comentário de engajamento do final do vídeo.
Participação num podcast que nunca ouvi falar, me pegou de surpresa hahahahahahaha bom video
Não precisa ir longe. Começa pelos entregadores e os motoristas de Uber.
Dói mas é real, a escravidão oculta ainda existir em 2023. 😔😵💫
Ja vi relatos desse tipo de aliciamento com prostituição também. Muitas mulheres ficam presas na prostituição porque ficam "devendo" quem emprega elas, foram levadas pra longe da cidade delas e nunca conseguem sair porque nunca conseguem pagar a dívida.
Para quem está procurando o podcast é um que se chama kritikê
Obrigada!🙇
Obrigada!
O cara meteu aquela do "carteira assinada sai muito caro pra mim 😢😢😢😢, por isso vou te pagar 600 pode ser?"
O argumento "foi a terceirizada, não sabíamos" não cola em lugar nenhum. Eu trabalho em uma estatal e isso é impensável!
Esse episódio inteiro do podcast ficou muito bom gente
Valeu!
Gosto das análises do Ian, pois ele traz a tona detalhes importantíssimos.
Ian meu caro, o Maranhão, apesar de estar perto da Amazônia, é um estado da região Nordeste 😢
As vezes erros são cometidos kkk
Ele não disse q o Maranhão é do Norte. Ele falou "... região Nordeste e Norte", e logo em seguida citou o Maranhão por ser o estado com mais pessoas resgatadas do trabalho análogo à escravidão
@@osmarduarte O cara não tem o que criticar no argumento... dai só sobra apontar essas falhas bobas, tipo alguém apontando erro de português.
@@Brunim129 acho q nem foi uma crítica, camarada. Foi só desatenção do camarada Marcelo
@@Brunim129 Pelo emoji no final, ele é do estado do maranhão e só fez uma piada com uma possível confusão de terem errado a região em que o estado dele fica. 😅
manda muito, ian, preparadíssimo
parabéns, força e sucesso irmão
Vivo aprendendo muito com esse canal!!!
Queria saber mais sobre a experiência socialista de Granada e suas peculiaridades.
Adorei o debate. Bastante reflexivo e revoltante
Hehe, "fiquei puto. Adorei".
Compartilho muito esse sentimento
Eu dei muita risada (risadas de desespero) quando nos momentos do diálogo (9:51) em que o Ian pergunta se eles viram a pena, eles respondem: "Nao acompanhei o desfecho" 🥴. Dai segue assim: 10:05 "aham, concordo", 10:15 "oh, meu deus", 10:25 "da exploração😢", 10:40 "ehhh, eu nao sabiaaan😮", 11:00 "a gente foi abençoado, e a gente tem que ir além e investigar" 🤡. Cara, sinceramente isso nao é "ir além", isso é o minimo. Todas deveriam ser assim, e a lei deveria ser a principal reguladora disso. O Ian fala algo semelhante em 12:10. Toda a cadeia deveria ser responsabilizada!!!! Terceirização é a brecha, a desculpinha que as empresas usam pra se proteger do processo e indenização, e sabem disso.
Bora camaradaaaas
minha vó foi escravizada como doméstica por mais de dez anos, comia apenas restos e dormia num tatame no chão. Essa mão de obra. industrial de reserva aí é literalmente a pessoa que não tem nada, isso inclui nenhum noção do golpe que tá sofrendo ou nada a perder. Hoje minha vó tem noção que era escravizada, mas passei minha infância com ela dizendo que os "patrões" dela deram um lugar pra ela morar. Não é generalizando, mas o. problema soa visível e que ele só acabe com o fim do capitalismo
Muito bom
comenta a música "expresso da escravidão" do ratos de porão. seria animal! a tempos, joão gordo e cia, denunciam tudo isso quem vem a tona agora.
Esse brother tá voando! Parabéns!
Bom ver o Ian comentar sobre a locomoção, eu tinha a mesma percepção ...
Quero ver completo
As leis tem um alvo especifico e bem claro .
Afinal justiça pra quem ?
Muito bom ian, parece que cresce hein.....
17:35 nunca ngm sequer foi preso por crime de racismo no Brasil. Toda vez eles jogavam como injúria, aí a pessoa pagava uma fiança e tava solta
Como explica de forma didática e bem explicada, o Ian fala mto bem, cara!!
Cara... desculpa, que porra é essa de "trabalha 15 dias e processa pra ganhar 16 mil"?! Numa boa, só se o salário for 30k e a empresa tiver andado MUITO errado neste contrato de trabalho.
nossa li o titulo desse video com a voz do joão gordo gritando o titulo hahaha
No video em sequencia apareceu a musica do Djavan, Samurai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mds rindo igual um imbecil
a oratória do ian só melhora
Ian, que aula, hein??!!!
O Ian tem uma paciência...😅
Ian, será que sai algum vídeo falando sobre a França?
A vida do empresário é muito difícil hein
Ian se candidate, eu e minha familia vamos votar em você!
acho muito dificil, ele quer uma revolução, ele quer tempo pra construi-la, se candidatar toma tempo
@@hermes9733 isso daria a ele recursos e visibilidade ao partido comunista